Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 180 Director: Mário Lopes Quinta, 19 de Outubro de 2017
De 29 outubro a 1 de novembro
Feira de São Simão 2015 traz a Alcobaça
os tradicionais frutos secos e passados
A secular Feira de São Simão remonta, em Alcobaça, ao reinado de D. Manuel I (1495-1521), tendo já sido realizada em vários espaços da cidade de Alcobaça, tendo, desde 2012, lugar no Mercado Municipal, junto aos Paços do Concelho. Neste certame, que assinala a celebração do Dia de São Simão e do Dia de Todos-os-Santos, é tradição que as gentes da região venham à procura das passas, das castanhas, dos pinhões, das nozes e de muitos outros produtos típicos e muito apreciados nesta época do ano. Estarão ainda também em destaque os queijos, os enchidos, as compotas, os vinhos e outras iguarias, petiscos e animação para toda a família. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça, decorrerá de 29 de outubro a 1 de novembro e tem entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 25 de outubro, em Tomar
Tradições, frutos secos e produtos locais
em destaque na Feira de Santa Iria
A Feira de Santa Iria começa em Tomar no dia 16 de outubro, prolongando-se até 26 de outubro. Destaque na edição deste ano para o espaço que volta a ser destinado aos produtores locais de vinho, mel e azeite, frente ao Convento de S. Francisco. O certame volta assim a ser uma mostra do melhor que se produz no concelho, em que se incluem igualmente os frutos secos, integrados na Feira das Passas, situada no mesmo espaço do ano passado, ao lado do Tribunal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 18 de outubro
Festa das Adiafas e Festival do Vinho Leve celebram um ano de boas colheitas
Celebrar as colheitas do ano de 2015, mostrar o que de melhor se produz a nível de gastronomia e vinhos da região, além das exposições de artesanato e atividades económicas, espetáculos musicais, colóquios e animação diversa, é o objetivo da Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve, que se realiza no Cadaval, no Campo da Feira, até domingo, 18 de outubro. Cerca de 40 expositores de atividades económicas, vinho e artesanato, bem como 12 tasquinhas de associações locais, que mostram os petiscos regionais, prometem um dia bem passado no coração da Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Descubra Santarém enquanto prova Portugal” é o lema da 35ª edição
Festival de Gastronomia regressa a Santarém de 22 de outubro a 1 de novembro
É já esta quinta-feira que o concelho de Santarém recebe, pelo 35º ano consecutivo, o Festival de Gastronomia de Santarém. “Descubra Santarém enquanto prova Portugal” é o lema que resume este certame que decorre de 22 de outubro a 1 de novembro, na Casa do Campino de Santarém. A 35ª edição do FNG de Santarém, além dos habituais 11 dias de promoção das artes culinárias e dos seus produtos, traz novidades: A Praça do Petisco, uma volta ao conceito inicial do Festival que apresenta cinco tasquinhas que servirão petiscos de diversas regiões do país; Restaurante Lucky 13, um restaurante temático com serviço por marcação e todos os dias com um chefe diferente e dois seminários temáticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4.ª edição
Festival do Vinho de Torres Vedras vai decorrer de 30 de outubro a 13 de novembro
O Festival do Vinho de Torres Vedras realizar-se-á de 30 de outubro a 13 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, integrado no programa comemorativo das Festas da Cidade. Esta é a 4.ª edição deste festival que contará com a participação de 11 produtores de vinho do Concelho de Torres Vedras, um espaço permanente dedicado à mostra e venda de vinhos, provas, concurso e uma mostra de uvada. O Festival do Vinho de Torres Vedras assume-se como mais uma forma de celebração do S. Martinho, da vinha e do vinho, elementos fundamentais que traduzem a vivência deste concelho, o trabalho das populações, o saber dos antigos e a arte ligada à atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Figuras de cerâmica gigantes dão a conhecer trabalho e história de Bordalo Pinheiro
Rota Bordaliana é inaugurada este sábado
nas Caldas da Rainha
A Cerimónia de Inauguração da Rota Bordaliana – roteiro cultural e artístico que homenageia Rafael Bordalo Pinheiro e a tradição cerâmica das Caldas da Rainha – vai decorrer este sábado, dia 17 de outubro, pelas 10h30, numa sessão presidida pelo Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado. A cerimónia irá realizar-se na Estação de Comboios das Caldas da Rainha, local de chegada de Bordalo Pinheiro quando se deslocava à cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Restaurantes celebram versatilidade deste ingrediente
Outubro é mês do feijão nas mesas de Tomar
Os dias mais curtos e as brisas de Outono que começam a soprar convidam a mais e melhores momentos à mesa de um bom restaurante. É a pensar nisso que o Município de Tomar, em colaboração com os restaurantes do concelho, preparou mais uma edição da mostra gastronómica Todos com o Feijão, o Feijão com Todos, a decorrer no mês de outubro. Aos fins de semana e também no dia 20, em que a cidade celebra a sua padroeira, Santa Iria, 22 restaurantes apresentam um menu especial em que a mais famosa das leguminosas dá a conhecer toda a sua versatilidade, de tal ordem que permite fazer uma refeição com entradas, sopa, prato principal e sobremesa sempre com base no feijão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esta sexta-feira
José Bento dos Santos apresenta em Alenquer "Quinzena da Codorniz e do Torricado"
No âmbito do alargado programa “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”, decorrerá esta sexta-feira, dia 9 de outubro pelas 17 horas, no salão nobre dos paços do concelho em Alenquer, a apresentação pública da Quinzena da Codorniz e do Torricado, conduzida pelo Engº. José Bento dos Santos. Numa sala cheia de história, haverá oportunidade de conhecer os pratos que todos os chefes presentes, dos restaurantes alenquerenses que aderiram à Quinzena, terão para apresentar, dando assim enfoque a uma combinação única de produtos endógenos do concelho, acompanhados também pelos melhores vinhos de Alenquer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sobre Cister e a conquista de Ceuta
Alcobaça recebe conferências com Pedro Barbosa, Maria Alegria Marques e Rui Rasquilho
O Mosteiro de Alcobaça promove, no âmbito do Ciclo de Conferências Estudos Monásticos Alcobacenses, duas conferências a realizar no dia 17 de outubro, a partir das 15 horas, na Sala do Capítulo. A primeira, com o Professor Pedro Gomes Barbosa, da Universidade de Lisboa, é subordinada ao tema “Alcobaça antes de Cister” e, a segunda, com a Professora Maria Alegria Marques, da Universidade de Coimbra, é subordinada ao tema “Releituras sobre os primórdios de Cister em Alcobaça.” Também o Rotary Club de Alcobaça promove um jantar/Conferência, desta vez sob o tema "A Conquista de Ceuta, 600 anos Depois", com o historiador Rui Rasquilho, a ter lugar no dia 23 de outubro, (sexta-feira), no Hotel Santa Maria em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com lançamento de livro e espetáculo multimédia
Celebrações dos 500 anos do Foral Manuelino de Porto de Mós encerram no dia 24 de outubro
A 18 de Fevereiro de 1515, D. Manuel I atribuía à Vila de Porto de Mós o Foral Novo, reforçando a sua importância e autonomia administrativa. 500 anos passados sobre esta data, a Câmara Municipal de Porto de Mós celebrou durante vários meses e com diversas atividades culturais este marco histórico. No dia 24 de Outubro terá, então, lugar a cerimónia de encerramento das comemorações, pelas 19h00, na Praça da República da qual fará parte o lançamento do livro "Forais de Porto de Mós", da autoria de Saul António Gomes, coordenador científico do projeto, António José de Menezes Teixeira e Kevin Soares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame do final das colheitas voltou a atrair visitantes de dentro e fora do concelho
Agricultura esteve em foco na Festa das Adiafas 2015 no Cadaval
Despediu-se a 18 de outubro, no Cadaval, o certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, que voltou a reunir, durante nove dias, gastronomia, exposições de artesanato e de atividades económicas, espetáculos musicais e animação diversa. Em evidência, este ano, estiveram cinco momentos de conversa dedicados ao setor agrícola. O pavilhão de exposições e zona exterior do recinto juntaram cerca de 40 expositores de artesanato e atividades económicas. O pavilhão gastronómico reuniu, por seu turno, 12 associações locais, que dinamizaram restaurantes e tasquinhas com pratos e petiscos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No concelho da Lourinhã
“Pelo São Martinho, Contos, Castanhas e Vinho” na aldeia das Cesaredas
"As conversas são como as cerejas. E os contos? Serão como as castanhas?" Na segunda edição da iniciativa "Pelo São Martinho, Contos, Castanhas e Vinho" é a vez da aldeia das Cesaredas receber esta festa comunitária, assente na promoção da identidade e cultura locais. Ao longo da celebração, o São Martinho vai ser festejado à boa maneira tradicional e em boa companhia, com um passeio pedestre, oficinas de saberes locais e um magusto com baile, tendo como ponto alto uma sessão de contos com António Fontinha, Cláudia Fonseca e contadores locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição do Festival da Abóbora realiza-se de 30 de outubro a 1 de novembro
Produção de abóbora na Lourinhã representa 53% da produção nacional
A segunda edição do Festival da Abóbora Lourinhã e Atalaia realiza-se de 30 de outubro a 1 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Atalaia, com mostras gastronómicas, exposições, workshops, concursos e muita animação. Organizada pela Freguesia de Lourinhã e Atalaia, esta iniciativa visa promover e valorizar a produção deste fruto e das suas diferentes utilizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento total na ordem dos 4,5 milhões de euros
Requalificação da antiga central termoelétrica de Porto de Mós apresentada esta sexta-feira
A apresentação pública do projeto das obras de requalificação do edifício da antiga Central Termoelétrica de Porto de Mós, bem como, das funções polivalentes na área cultural que o mesmo edifício irá acolher, vai realizar-se esta sexta-feira, dia 9 de outubro Trata-se de um momento de inegável significado social e importância histórica para Porto de Mós e para a Região. O projeto conhecerá o seu arranque no próximo ano, implicará um investimento total na ordem dos 4.500.000€ e destina-se a colmatar uma necessidade antiga no domínio de vários serviços estratégicos da Câmara, na área cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Mata dos Sete Montes
Município de Tomar vai promover recuperação da Charolinha
O Município de Tomar vai promover a recuperação da Charolinha da Mata dos Sete Montes, ao abrigo do protocolo com o Instituto Politécnico de Tomar na área da conservação e restauro. Devidamente autorizado pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que tem a tutela daquele espaço, esta intervenção insere-se na estratégia do Município para a valorização do património histórico e paisagístico do concelho, a exemplo do que também já foi realizado na recuperação da Anta do Vale da Laje, em parceria com o Politécnico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Antropólogo Aurélio Lopes profere conferência "De Mãe de Deus a Rainha do Céu"
Dia 22 de Outubro, ás 18h30 horas, o antropólogo Aurélio Lopes estará presente na Sala de Leitura Bernardo, em Santarém, para realizar uma conferência respeitante ao peculiar percurso de ascensão de Maria na hagiologia católica. Denominar-se-á "De Mãe de Deus a Rainha do Céu" e seguirá uma perspetiva simultaneamente histórica e antropológica, daquilo a que poderemos chamar a insólita valorização de uma personagem inicialmente insignificante, num processo milenar de valorização. Personagem que se há-de tornar, afinal, na divindade mais importante do cristianismo moderno. Os "comos", os "quandos" e os "porquês" de uma afirmação feminina num religião particularmente misógina. A prodigiosidade da virgindade e a ambivalência da maternidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Génese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal
Alenquer recebe Congresso Internacional
do Espirito Santo
O Congresso Internacional do Espirito Santo será realizado em Alenquer, no dia 17 de outubro, pelas 11 h, no Convento de S. Francisco, com uma plêiade de prestigiados estudiosos nacionais e estrangeiros que aceitaram intervir no congresso. Este evento científico promovido pela Câmara Municipal de Alenquer e a Confraria de Santa Isabel em parceria com o CLEPUL da Universidade de Lisboa, a CIDH da Universidade Aberta, o CECH da Universidade de Coimbra, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e em cooperação com outras prestigiadas instituições nacionais e estrangeiras, visa celebrar importantes efemérides centenariais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Monges, cavaleiros e reis iniciam hoje descoberta dos Mosteiros Património Mundial
O projeto "Era uma vez… monges, cavaleiros e reis à descoberta dos Mosteiros Património Mundial do Centro” arranca dia 8 de outubro, em Alcobaça. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Municípios de Alcobaça, Tomar e Batalha que consiste numa visita temática no Mosteiro de Alcobaça, ao Convento de Cristo e ao Mosteiro da Batalha. Inspirados pelo imaginário da Idade Média, os alunos do 4.º ano dos concelhos envolvidos terão a oportunidade de descobrir os três Monumentos - Património Mundial da Humanidade da Região Centro e participar em ateliers alusivos às personagens emblemáticas de cada monumento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
30.ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos decorre até domingo
A 30.ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos, em Torres Novas, decorre na praça 5 de outubro, em pleno coração da cidade, de 8 a 11 de outubro e terá entrada gratuita. O certame, a que se junta a 24.ª edição da Feira Internacional dos Frutos Secos e a 13.ª Feira do Figo Preto, produto de identidade local com vários anos de tradição no concelho de Torres Novas, tem como objetivo principal dinamizar e dignificar o setor dos frutos secos e passados, a preservação dos saberes e sabores associados aos frutos secos, com principal destaque para a tradição, cultura e património torrejanos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença dos presidentes das Câmaras de Mafra, Sobral de Monte Agraço e de Torres Vedras
Dia Nacional das Linhas de Torres comemorado no Convento de Mafra
No dia 20 de outubro comemorou-se, pela primeira vez, o recém-criado Dia Nacional das Linhas de Torres. A cerimónia comemorativa decorreu na Sala dos Atos Académicos do Convento de Mafra e teve início com um concerto do Quinteto de Metais da Banda Sinfónica do Exército, procedido da intervenção presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, que salientou todo o trabalho que tem sido realizado para a salvaguarda, recuperação e divulgação das Linhas de Torres pelos seis municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres (Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), com a colaboração do Exército Português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A eleição das meias vitórias
Mário Lopes
OPINIÃO
Tromboembolismo venoso afeta dez milhões em todo o mundo
Drª Celeste Dias
Luaty Beirão
Henrique Neto
“Disciplinados”, os Portugueses foram votar
Joaquim Vitorino
Posição sobre as taxas do Imposto Municipal de Imóveis para 2016 no concelho de Alcobaça
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o