Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 168 Director: Mário Lopes Sexta, 30 de Outubro de 2020
Certame regressa ao Cadaval dia 22 de novembro
Festa das Adiafas celebra final das colheitas
e mostra produtos regionais
A Festa das Adiafas regressa ao Cadaval de 22 a 30 de novembro, para nove dias de exposições de artesanato e atividades económicas, gastronomia típica, animação musical e atividades equestres. O tradicional evento decorre no recém-ampliado recinto junto ao Campo da Feira e convida a brindar ao final das colheitas e celebrar os produtos regionais. O certame conta, este ano, com mais de 40 expositores de artesanato, atividades económicas e também de âmbito institucional, que marcarão lugar no pavilhão de exposições. Na vertente gastronómica, participam um total de 12 associações/coletividades do concelho, respetivamente dinamizando seis tasquinhas e seis restaurantes, revertendo a favor das referidas entidades e respetivo trabalho comunitário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
XVI Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais regressa ao interior do Mosteiro
A cidade de Alcobaça recebe de 13 a 16 de novembro, a XVI Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que este ano volta ao interior do Mosteiro de Santa Maria, após as obras que em, 2013, impediram o uso de alguns espaços do monumento Património da Humanidade. Assim, Barrigas de Freira, Pudim do Abade, Castanhas Doces, Cornucópias e muitos mais prometem deliciar quem visitar Alcobaça durante estes quatro dias. O orçamento é de 50 mil euros, a organização é do município de Alcobaça, que espera receber cerca de 50 mil visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anta do Vale da Laje, em Tomar
Mais antigo monumento funerário megalítico
a norte do Tejo já se encontra visitável
A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, visitou na segunda-feira, 6 de outubro, a Anta do Vale da Laje, agora disponível para ser visitada por todos os interessados, em resultado dos trabalhos realizados pelo Município de Tomar, em colaboração com a União de Freguesias da Serra e Junceira. No decurso deste esforço conjunto procedeu-se recentemente à limpeza e desmatação do espaço da anta, um monumento megalítico de grande importância uma vez que é o mais antigo conhecido a norte do rio Tejo
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Achados mais antigos têm 3700 anos
Arqueóloga da Universidade de Coimbra atesta valor dos espólios arqueológicos de Ourém
O depósito encontrado na década de 60 no Cabeço de Maria Candal, em Freixianda, foi o tema da conferência sobre arqueologia, que teve lugar no dia 9 de outubro no auditório dos Paços do Concelho. Perante uma plateia composta, na sua maioria, por alunos do ensino secundário, Raquel Vilaça, docente de Arqueologia e Artes na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, começou por explicar o que é a arqueologia, e transportou os presentes numa viagem no tempo, até há “3 mil anos atrás”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Com a peça de teatro “Palco de Memórias”, encenada por Norberto Barroca
Casa da Cultura – Teatro Stephens reabre
no dia 25 de outubro
A reabertura da Casa da Cultura – Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, ocorrerá no dia 25 de outubro, pelas 21h. A requalificação da Casa da Cultura – Teatro Stephens pretende dar continuidade a um conjunto de intervenções de regeneração urbana recentemente realizadas, com vista à requalificação e animação do património edificado e ao desenvolvimento cultural, turístico e económico deste conjunto patrimonial de grande relevância nacional, o Património Stephens. A obra representa um investimento superior a dois milhões de euros, comparticipados em 85 % pelo QREN.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Festival Nacional de Gastronomia promove gastronomia mediterrânica e património
O 34º. Festival Nacional de Gastronomia decorre de 17 de outubro a 2 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. A Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA) e a Câmara de Santarém apostam nesta edição na promoção do património histórico-cultural da capital ribatejana e no aumento do número de tasquinhas em detrimento do número de restaurantes. Tendo como lema “Descubra Santarém enquanto prova Portugal”, o maior evento de divulgação da gastronomia portuguesa pretende, assim, aliar a gastronomia ao turismo, e dar a conhecer aos visitantes a riqueza histórica e cultural de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Igreja e Sacristia Nova
Ana Margarida Martinho apresentou livro sobre a história do restauro do Mosteiro de Alcobaça
“Uma obra de história e afetos”, assim classificou o Professor Virgolino Jorge o livro "Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Contributos para a história do restauro da Igreja e da Sacristia Nova (1850-1960)", de Ana Margarida Martinho, que teve lugar no dia 11 de outubro, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Estiveram presentes a vereadora da Cultura, Inês Silva, os diretores dos Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, Jorge Pereira de Sampaio e Joaquim Ruivo, respetivamente, a presidente da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca, e Filipe Themudo Barata, docente da Universidade de Évora e antigo professor da autora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na zona anexa ao futuro hotel
Direção Geral do Património Cultural vai demolir edifícios anexos ao Mosteiro de Alcobaça
A Direção Geral do Património Cultural comunicou formalmente à Câmara Municipal de Alcobaça que foi adjudicada a obra que contempla a demolição de edifícios anexos no espaço do Mosteiro de Alcobaça, que albergaram serviços como a lavandaria e o refeitório do antigo lar residencial. A obra vai deixar em aberto o espaço entre a antiga Biblioteca e o Jardim do Obelisco, permitindo assim à população descobrir aquele espaço e perceber a sua importância. Esta obra terá início nos próximos dias e decorrerá até 30 de novembro, afetando o trânsito automóvel na Rua Silvério Raposo.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Batalha
Prof. Virgolino Jorge promove visita ao antigo abastecimento de água ao Mosteiro da Batalha
O Prof. Virgolino Ferreira Jorge promove, no dia 23 de outubro às 10 horas, a visita guiada ao antigo abastecimento de água ao Mosteiro da Batalha. Esta visita pretende mostrar o importante contributo dos mosteiros para o conhecimento hidrotécnico medieval. Os participantes, em número limitado a 30 pessoas, deverão trajar fato de trabalho informal (calças e ténis), pois a visita inclui o reconhecimento do sistema adutor, num trajeto rural de cerca de 900 m.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 de outubro a 2 de novembro
34º Festival Nacional de Gastronomia convida: visitem Santarém enquanto provam Portugal
A inauguração da 34ª edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) realizou-se na sexta-feira, dia 17 de outubro, na Casa do Campino. Entre as várias edilidades que se associaram ao evento, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), os vereadores Susana Pita Soares, Luís Farinha e Inês Barroso, assim como António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), fizeram as honras da casa na receção a Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, que se deslocou à capital do Ribatejo para enaltecer a grandeza do único festival gastronómico português de âmbito nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Workshop decorre no dia 29 de outubro, às 9h30
Reabilitação do património edificado em análise no Mosteiro da Batalha
“Caracterização do Património edificado: conhecer para intervir” é o mote do workshop que se realiza no dia 29 de outubro, no Mosteiro da Batalha. Esta iniciativa, dirigida a estudantes, engenheiros, arquitetos e outros profissionais da área, visa divulgar técnicas não intrusivas de caracterização e inspeção dos edifícios e monumentos. A iniciativa é organizada em parceria pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, pela Universidade de Aveiro, pelo Grupo Dryas Octopetala, pela Câmara Municipal da Batalha e pelo Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de São Simão já abriu ao público
Cestas típicas da Castanheira podem fazer reduzir uso dos sacos de plástico em Alcobaça
Foi inaugurada ao final do dia 30 de outubro, mais uma edição da Feira de São Simão, no Mercado Municipal de Alcobaça. Assim pode deslocar-se para adquirir os frutos secos e passados e produtos típicos da época ou visitar uma exposição de artesanato do concelho ou duas exposições artísticas de autores locais: Thierry Ferreira e Renato Silva, Vera Luís, Nuno Henriques; António Paulino e Júlia Ramalho. Também a animação não faltará com a presença de grupos tradicionais e cantores do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Centro de Investigação assina protocolo
com Real Irmandade do Santíssimo Milagre
O CIJVS – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, valência da Câmara de Santarém criada tendo como base e ativo a doação feita pelo Professor Joaquim Veríssimo Serrão à Câmara Municipal de Santarém, e a Real Irmandade do Santíssimo Milagre assinaram um protocolo de colaboração no dia 27 de outubro. O protocolo, válido pelo período de três anos automaticamente prorrogado por iguais períodos, tem como objetivo institucionalizar a cooperação cultural entre as duas entidades, segundo programas anuais que contemplem estudos sobre os temas que são seus objetivos comuns, tendo em conta o planeamento conjunto e a execução dessas atividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 9 de Novembro, na Casa dos Cubos
Tomar recebe a primeira Feira do Mel, Vinho
e Marmelada
Vai decorrer nos dias 7 a 9 de Novembro, na Casa dos Cubos, em Tomar, a primeira edição da Feira do Mel, Vinho e Marmelada, que se integra na celebração do Dia Europeu do Enoturismo. A iniciativa começa na sexta-feira, dia 7, com a inauguração às 19h00, prolongando-se até às 22 com degustações diversas. A Feira do Mel, Vinho e Marmelada é organizada pela Divisão de Turismo e Cultura do Município de Tomar, contando com o apoio da Canto Firme, ADIRN, Associação de Apicultores do Centro de Portugal, produtores de vinho do concelho e restantes entidades participantes. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Entidades assinam protocolo que integra parceria em investigação e formação
IPL e Mosteiro da Batalha firmam cooperação para conservação do património edificado
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Mosteiro da Batalha celebraram recentemente um protocolo de cooperação na área da reabilitação e conservação do património edificado, onde se comprometem disponibilizar as suas instalações e equipamentos para promover a troca de informação científica e técnica, na realização de ações conjuntas, atividades de carácter técnico-científico e de investigação, ensino, seminários, workshops, formação de recursos humanos, visitas de estudo e outras iniciativas públicas. Neste acordo, o IPL colabora ainda na realização de estágios no âmbito das suas formações, em áreas e números a fixar anualmente para o ano letivo seguinte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quarta-feira, na Levada
Batalha de La Lys inspira acordo entre Instituto de História Contemporânea e Câmara de Tomar
Vai ser assinado na quarta-feira, dia 22 de outubro, pelas 11 horas, na Levada de Tomar - Moinho da Ordem, um protocolo entre a Câmara Municipal de Tomar e o Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A cerimónia inclui ainda duas preleções: "Património cultural e museológico, cidadania e história: a Levada de Tomar", por Graça Filipe, responsável técnica do Projeto do Museu da Levada de Tomar; e "IHC: estudo, formação e disseminação da história contemporânea", pela presidente daquele instituto, Fernanda Rollo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria entre ADIRN e Convento de Cristo
Investigador em gastronomia abre ciclo
de palestras sobre quotidiano na Idade Média
A ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e o Convento de Cristo de Tomar vão promover um ciclo de conferências sobre o quotidiano medieval, integrado na Festa Templária 2015. A palestra “À volta da mesa na Idade Média”, apresentada pelo investigador de Cultura e História da Alimentação Virgílio Nogueiro Gomes, marca o início do ciclo de conversas e acontece já no próximo dia 29 de outubro, quarta-feira, às 15h30, no Convento de Cristo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oriunda de Alegrete- Rio Grande do Sul
Comitiva Brasileira visita Santarém e faz romagem ao túmulo de Cabral
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, e o cônsul honorário do Brasil, Joaquim Botas Castanho, receberam, no dia 23 de outubro, uma Comitiva vinda da cidade de Alegrete - RS no Brasil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A visita a Santarém teve como principal objetivo visitar a Igreja da Graça onde está a sepultura de Pedro Álvares Cabral, em campa rasa, constituída por uma laje retangular simples gravada com inscrições em caracteres góticos, assim como a Casa do Brasil, onde Cabral morou a partir de 1503 até 1520, o ano da sua morte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações oficiais dos 500 anos do Foral manuelino
Antiga Casa da Câmara da Pederneira acolhe reuniões do Executivo da Nazaré até dezembro
Até 15 de dezembro, as reuniões de Câmara da Nazaré vão realizar-se na Antiga Casa da Câmara, na Pederneira. A próxima reunião, agendada para segunda-feira, dia 13, já irá decorrer naquele edifício. Valorizar o património local e dignificar a relevância histórica do local, um edifício patrimonial e identitário, são alguns dos objetivos desta iniciativa, que descentraliza, ao mesmo tempo, as reuniões do executivo para o local estão a decorrer, desde o início deste mês, as comemorações oficiais dos 500 anos do Foral manuelino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Manuel Serrão, Rui Zink, Paulino Coelho, Júlio Magalhães e Miguel Poiares Maduro
Figuras públicas juntas à mesa em Santarém falaram de “Artes na Arte” da Gastronomia
Manuel Serrão, Rui Zink, Paulino Coelho, Júlio Magalhães e Miguel Poiares Maduro juntaram-se à mesa para falarem de “Artes na Arte” da Gastronomia, no dia 1 de novembro, no Salão Nobre da Casa do Campino, na 3ª Conversa “Portugal à Mesa”, iniciativa integrada na 34ª edição do Festival Nacional de Gastronomia. Esta iniciativa, moderada por Camilo Lourenço juntou estes ilustres convidados: um político, um escritor e professor, um jornalista, um empresário, um radialista que, de uma forma bem-humorada, falaram da arte da Gastronomia e da sua importância, demonstrando que Portugal apesar de pequeno é igualmente grande na arte que é cozinhar, faltando-nos apenas capitalizar tudo o que temos de bom.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento “Linhas Cruzadas”
Bordados de Óbidos adquirem nova roupagem
“Desenvolvimento comunitário é isto mesmo: é pegar na identidade, na tradição, procurar olhar para aquilo que nós temos de melhor, que é o nosso capital intelectual, seja das gerações mais passadas, ou das mais jovens, e transpô-lo, traduzindo riqueza para o concelho e, sobretudo, apostando no talento das pessoas.” Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Óbidos resumiu o evento “Linhas Cruzadas”, que decorreu no dia 25 de outubro, na Porta da Vila, em Óbidos. Uma iniciativa que pretendeu dar uma nova roupagem aos tradicionais bordados de Óbidos, que, nesta noite, tiveram novas aplicações e abordagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Camilo Lourenço modera conversa sobre "Artes na Arte" no Festival Nacional de Gastronomia
Gastronomia junta Rui Zink, Júlio Magalhães, Manuel Serrão,Paulino Coelho e Poiares Maduro
A 3ª Conversa "Portugal à Mesa", que tem como moderador, Camilo Lourenço, junta à mesa, Manuel Serrão, Rui Zink, Paulino Coelho, Júlio Magalhães e Miguel Poiares Maduro, para falarem das "Artes na Arte", e da influência da arte da profissão de cada um, na arte da Gastronomia, no próximo dia 1 de novembro, às 17h00, no Salão Nobre da Casa do Campino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 22 de novembro
“D. Duas Roupinho – o mítico” em exposição no Centro Cultural da Nazaré
“D. Fuas Roupinho – o mítico” é o tema da exposição, bibliográfica e documental, que o Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) irá apresentar ao público de 1 a 30 de novembro. Além da mostra, irão realizar-se três palestras com Adriano Monteiro sobre esta personagem, nos dias 8, 15 e 22 de novembro, das 17 às 18 horas. A mostra é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré e do Eng.º Adriano Monteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Erasmus+ tem Linhas de financiamento para as Linhas de Torres
Arruda, Torres Vedras e Sobral recebem ação de sensibilização para novo programa Erasmus
Nos dias 15, 22 e 29 de Novembro em Arruda dos Vinhos, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) e o Centro de Informação Europe Direct Oeste (EDIC Oeste) organizam três workshops dedicados ao programa Erasmus+, sob o tema Linhas de financiamento para as Linhas de Torres. Inscrições gratuitas mas obrigatórias e limitadas à capacidade das salas: http://www.europedirect-oeste.pt/inscricao. Os interessados podem inscrever-se nos workshops que desejarem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
EICEL1920 realizou a quarta Ação Voluntária
de Conservação do Património Mineiro
A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitetónico, realizou, em setembro de 2014, a IV Ação Voluntária de Conservação do Património Mineiro, concretizando uma intervenção de grande relevância na antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Os trabalhos contaram com a participação de cerca de uma dezena de associados e com a colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior, que disponibilizou para o efeito uma máquina retroescavadora e os serviços do respetivo motorista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 19 de outubro
Museu Municipal de Azambuja comemora 10º aniversário
O Museu Municipal de Azambuja “Sebastião Mateus Arenque” vai comemorar o seu 10º aniversário com quatro dias de atividades abertas ao público. Recordando o dia inaugural, em 2004, o programa começa a 16 de outubro (quinta-feira) com uma sessão solene e a apresentação de uma retrospetiva das principais iniciativas e projetos desenvolvidos ao longo desses dez anos de existência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 18 outubro, 1 e 15 novembro
CIBA promove workshop sobre conservas, xaropes e licores
Será a 3ª vez que o Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota (CIBA) promove/desenvolve iniciativas gastronómicas contando com o Chef José Marques da Cruz como formador. Desta vez os temas são Conservas de Ervas Aromáticas, Frutos e Legumes; Compotas, Marmeladas, Geleias e Chutneys; Xaropes e Licores, em cada uma das sessões a decorrer nos respetivos sábados das 14h às 18h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Nazaré está a comemorar “500 anos do Foral da Pederneira”
A Nazaré está a comemorar os 500 anos do Foral da Pederneira, com um vasto programa de iniciativas culturais que irão decorrer até ao próximo dia 26, na Pederneira. O próximo evento realiza-se no dia 18, sábado, com a atuação do Coro da Câmara Municipal da Nazaré na Praça Bastião Fernandes – Pederneira, às 21h30. Nazaré está a comemorar “500 anos do Foral da Pederneira”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa “Portugal 1914-1918”
Município de Ourém associa-se ao programa
que assinala os 100 anos da I Guerra Mundial
O Município de Ourém associou-se ao programa “Portugal 1914-1918” promovido pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, que tem como intuito sensibilizar a população em geral para a importância da memória e da sua preservação. A história é feita de pessoas, compreendendo as suas dimensões individuais e coletivas, por isso o programa “Portugal 1914-1918” incentiva à participação direta de todos os cidadãos para recordar e conhecer melhor a história da Primeira Guerra Mundial que marcou a História de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do 40º aniversário do 25 de abril
Livro “Militares e política: o 25 de abril” apresentado na Fortaleza de Peniche
No dia 25 de outubro será apresentado, pelas 17h, na Fortaleza de Peniche, o livro “Militares e política: o 25 de abril“. Lançada no dia 28 de maio no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), a obra assinala o 40.º aniversário da Revolução portuguesa e foi organizada por Luísa Tiago de Oliveira, docente desta instituição. Em Peniche, para além da apresentação da obra, a cargo de Jacinto Godinho (jornalista da RTP e professor universitário), será projetado o documentário "Assalto à sede da PIDE/DGS", da autoria do mesmo, numa versão alargada que inclui a libertação dos presos de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Sócrates, a Troika e os informáticos: não há governos maus!
Mário Lopes
OPINIÃO
Mulheres em idade avançada são mais afetadas pelo AVC
Dr.ª Maria Teresa Cardoso
As Caldas numa Rede de Cidades Termais?
Jorge Mangorrinha
Estenose lombar afeta 10% da população
Dr. Paulo Pereira
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o