Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 165 Director: Mário Lopes Sábado, 18 de Novembro de 2017
Município da Batalha defende modulação no valor das portagens na A-19
Testes de ruído junto ao Mosteiro da Batalha revelam valores muito acima do limite legal
Num estudo realizado em abril deste ano pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), através do Laboratório de Ruído e Vibrações, é demonstrado que as medições de ruído ambiente no Mosteiro da Batalha revelam valores muito acima dos permitidos pela legislação, sendo os mesmos atribuídos, integralmente, à passagem de trânsito na Estrada Nacional localizada em frente ao monumento. Na zona do Mosteiro, nomeadamente em alguns espaços abertos do seu interior, os parâmetros previstos no Regulamento Geral do Ruído - Lden e Ln -, descritor das 24 horas e descritor noturno, não cumprem os valores regulamentares, já que, mediante o estudo, registaram-se 72 dB(A) para um limite legal de 65 dB(A) e 62 dB(A) para um limite de 55 dB(A), respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Valor da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal reconhecido internacionalmente
A Fundação DOCOMOMO Ibérico aprovou a incorporação do conjunto edificado composto pela antiga fábrica de briquetes e plano inclinado de extração da Mina do Espadanal (Rio Maior) no Registo DOCOMOMO Ibérico – A Arquitetura da Indústria (Nível B). O conjunto arquitetónico composto pela fábrica de briquetes e pelo plano inclinado de extração da Mina do Espadanal foi edificado entre 1951 e 1955, afirmando-se enquanto importante exemplar de arquitetura moderna no contexto regional. Símbolo de modernidade industrial na sua época, mantém, passadas seis décadas, uma presença urbana incontornável na cidade de Rio Maior.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Até domingo
Mercado Medieval revive cerco a Óbidos
Recomeçou esta quinta-feira, 31 de julho, o Mercado Medieval de Óbidos. Até domingo, dia 3 de agosto, os visitantes poderão mergulhar na História e vivenciar o cerco que a vila sofreu, em 1246, e que dá o mote ao evento deste ano. Recorde-se que o Conde de Bolonha, que será o futuro rei D. Afonso III, nas lutas de hegemonia que o opuseram ao seu irmão, o então rei D. Sancho II, foi o mandante do cerco de 8 meses que a vila viveu no século XIII. Neste conturbado período, a vila manteve-se fiel ao seu soberano.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
19ª Festa de Verão alia o melhor da gastronomia à animação, etnografia e artesanato
Expotur reúne "grande família caldense" espalhada pelo mundo de 8 a 17 de agosto
A Expoeste – Pavilhão de Feiras e Exposições das Caldas da Rainha, abre as suas portas de 8 a 17 de agosto para acolher a 19ª edição da Expotur - Festa de Verão. O certame, com abertura marcada para 8 de Agosto às 18h, alia o melhor da gastronomia à animação, etnografia, artesanato e ainda uma mostra do associativismo das freguesias, numa organização conjunta da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Juntas de Freguesia, Coletividades e Associações do Concelho. 22 tasquinhas, 2400 lugares sentados e 117 pavilhões de exposição preenchem os 10.000 m2 do Pavilhão da Expoeste, atraindo às Caldas da Rainha cerca de 200 mil visitantes ao longo dos 10 dias do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro veio a Alcobaça promover os produtos da terra
Poiares Maduro mostra dotes culinários
e sentido de humor na Granja de Cister
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional foi o cozinheiro convidado este sábado, dia 12 de julho, da recém-inaugurada Granja de Cister, em Alcobaça. Miguel Poiares Maduro começou por visitar demoradamente a loja de produtos da terra do concelho de Alcobaça, mostrando-se bastante interessado e conhecedor das temáticas gastronómicas. Por fim, o ministro vestiu o avental e, na companhia do Chef Albano Lourenço, mostrou não só que sabe cozinhar, mas que tem um refinado sentido de humor, ainda desconhecido da maioria dos portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal das Caldas da Rainha apresentou Rota Bordaliana
Figuras de cerâmica gigantes dão a conhecer trabalho e história de Bordalo Pinheiro
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugurou, no sábado, 5 de julho, o primeiro ponto da Rota Bordaliana, um percurso cultural e artístico que contará com cerca de 20 figuras de cerâmica, construídas à escala humana. O ponto de partida da Rota Bordaliana é a rotunda na Avenida 1º de Maio, em frente à estação de comboios, adornada com azulejos e rãs, destacando-se uma peça com 1,4 m, no centro do plano de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Figuras gigantes dão a conhecer trabalho e história de Bordalo Pinheiro
Município das Caldas da Rainha apresenta
este sábado a Rota Bordaliana
Grandes… muito grandes! É imediatamente a palavra que ocorre quando se olha para as figuras de cerâmica que irão integrar a Rota Bordaliana. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apresenta publicamente este sábado, 5 de julho, às 11h30, o primeiro ponto de um percurso que certamente apaixonará os fãs da estética bordaliana mas não só: considerando a escala das figuras, cerca de 20, que irão estar espalhadas por vários locais da cidade, nomeadamente penduradas ou afixadas em prédios, ninguém ficará indiferente!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
UHF e Jorge Palma no 31º Festival do Vinho Português e 21ª Feira Nacional da Pêra Rocha
Está agendada para as 18 horas do dia 5 de agosto de 2014, terça-feira, a abertura do 31º Festival do Vinho Português e da 21ª Feira Nacional da Pêra Rocha, certames que irão decorrer na Mata Municipal do Bombarral até dia 10 do mesmo mês. Nesta edição, que decorre no ano em que se assinala o primeiro centenário da criação do concelho do Bombarral, o destaque do programa de animação integra duas referências da música nacional: UHF e Jorge Palma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
14 de Agosto de 2013
Batalha de Aljubarrota comemora 629 anos
A Batalha de Aljubarrota festeja mais um ano de história, com as comemorações alusivas à data que marcou um dos dias mais importantes para Portugal – 14 de Agosto de 1385. Este dia vai ser lembrado, como habitual, com cerimónia militar no local da Batalha, missa campal e deposição de flores junto ao Monumento de Nuno Álvares Pereira. Para marcar esta data haverá, ainda, uma animação desenvolvida por um grupo de arqueiros (de arco medieval) que farão uma visita guiada pelo campo a todos os visitantes. Aqui será explicado, na “primeira pessoa” tudo o que aconteceu naquele dia para que Castela fosse derrotada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Resolução 1100/XII
Deputados recomendam ao Governo medidas de proteção ao Mosteiro da Batalha
O Grupo Parlamentar do PSD apresentou o Projeto de Resolução nr. 1100/XII/3ª em que recomenda ao Governo que a empresa de capitais públicos EP - Estradas de Portugal, S.A., concessionária da Rede Rodoviária Nacional, diligencie os maiores esforços no sentido de finalizar os projetos necessários para a concretização de medidas que minimizem os impactos ambientais do ruído, trepidação e gases poluentes gerados pelo excesso de tráfego no troço do IC2 de veículos sobre o Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma grandiosa recriação da Batalha de Aljubarrota
“Aljubarrota Medieval” promove história ao vivo de 14 a 17 de agosto
“Aljubarrota Medieval”, evento que evoca a vitória na batalha que marcou o destino da nacionalidade, garantindo a independência de Portugal, vai realizar-se de 14 a 17 de agosto, na vila de Aljubarrota. Durante quatro dias, tem a oportunidade de descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a no local que deu o nome à batalha ocorrida há 626 anos no Campo Militar de S. Jorge. Destaca-se este ano, no dia 16, uma grandiosa recriação da Batalha de Aljubarrota, com centenas de participantes vindos de vários os pontos de Portugal. Fica desde já convidado para assistir à história ao vivo!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre de 10 de julho a 3 de agosto
Mercado Medieval de Óbidos: haverá túneis por baixo de Óbidos?
“Muy Nobre e Sempre Leal” Vila de Óbidos será o mote para o Mercado Medieval, que se realiza de 10 de julho a 3 de agosto, num evento aberto de quinta-feira a domingo. Entre a História e a Lenda, Óbidos faz uma viagem ao passado e recria o ambiente de outros tempos. Após longos e sucessivos cercos, foi crescendo a ideia de que estes só seriam possíveis através de uma rede de túneis secretos que permitiriam o abastecimento dos habitantes da vila nestes momentos de cerco, apesar de, a nível arqueológico, não existirem nenhumas indicações nesse sentido. Esta ideia dos túneis tornou-se mais evidente na tradição oral pelo nome segundo o qual os obidenses ainda hoje são conhecidos: os toupeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com início no dia 12 de julho
Município promove Mercadinho de Alcanena
no segundo sábado de cada mês
O Município de Alcanena vai promover o Mercadinho de Alcanena, que decorre no próximo dia 12 de julho, sábado, das 10:00h às 18:00h, na Praça Marechal Carmona. Esta iniciativa terá lugar no segundo sábado de cada mês, das 10:00h às 18:00h, na Praça Marechal Carmona, sendo que o horário e local poderão sofrer alterações. O Mercadinho de Alcanena pretende valorizar o meio rural e a sua população, dinamizando e consolidando as atividades económicas locais de agricultura, comércio e de artesanato, através da prática de uma agricultura sustentável, com controlo da produção e rastreabilidade, garantia de saúde, higiene e segurança alimentar, qualidade e genuinidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Granja de Cister
Cooperativa Agrícola de Alcobaça lança livros de Joaquim Vieira Natividade
O espaço da loja Granja de Cister, inaugurado a 5 de julho, continua a promover o que de bom de faz e produz no concelho de Alcobaça. No dia 7 de julho realizou-se o lançamento de dois livros de Joaquim Vieira Natividade, em homenagem ao grande investigador agronómico alcobacense e “pai ideológico da Cooperativa Agrícola de Alcobaça”: “Os Monges Agrónomos do Mosteiro de Alcobaça” e “Associações Agrícolas – Palavras ditas no dia das Associações Agrícolas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Técnicos já estão a identificar os prédios devolutos
Município de Alcobaça quer criar gabinete
para os Centros Históricos
A Câmara Municipal de Alcobaça está a identificar os prédios devolutos do centro histórico da cidade. O trabalho que está a ser efetuado em parceria com a Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, decorre há cerca de um mês. Segundo Paulo Inácio “os proprietários estão a ser contactados por um técnico da Câmara para saber a disponibilidade de reabilitação ou arrendamento”. O objetivo da autarquia é criar um gabinete próprio e alargar aos vários centros históricos do concelho o levantamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 25 a 27 de julho
Castelo de Leiria recebe Mercado Medieval
em tempos D'El Rey D. Dinis
O Castelo de Leiria vai receber, nos dias 25, 26 e 27 de julho, o Mercado Medieval, intitulado "Em tempos del Rey D. Dinis". O Mercado Medieval permite ao visitante uma viagem pelo tempo revivendo momentos únicos de história e magia entre reis, cavaleiros, damas, princesas e donzelas. No Castelo de Leiria será possível revisitar locais privilegiados de negócio de mercadores, artesãos e artífices, que exibem o seu produto artesanal para atrair clientes. As feiras eram locais de negócio com forte expressão no período medieval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Forte de S. Miguel Arcanjo vai estar aberto até 16 de setembro
O Forte de S. Miguel Arcanjo, monumento militar maneirista localizado no extremo do Promontório do Sítio da Nazaré, a sede oficial do North Canyon Show, projeto do Município da Nazaré protagonizado pelo extreme waterman Garrett McNamara, vai estar aberto até 16 de setembro. Além de uma vista privilegiada sobre a costa, o edifício apresenta ao público três exposições, uma de carácter documental, outra fotográfica e uma de escultura. “O Forte de S. Miguel Arcanjo, o Guardião da Memória”; “North Canyon: Nazaré raízes de Mar” e a exposição de escultura, da autoria de Adália Alberto, são as três exposições temporárias que se encontram naquele local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo “Fado na Praça“ é uma das novidades
Mercado Ribeirinho de Constância vai decorrer de 11 a 13 de julho
De 11 a 13 de julho, Constância recebe no POMTEZE o Mercado Ribeirinho, uma feira de produtos locais, artesanato, turismo de interior, hortofrutícolas e plantas, cinema, música, atividades de desporto e aventura, gastronomia tradicional e muita animação. No âmbito do Mercado Ribeirinho de Constância, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e a Câmara Municipal de Constância organizam em parceria um espetáculo de fado na Praça Alexandre Herculano, no dia 11 de julho, a partir das 22h00, envolvendo os estabelecimentos comerciais ali situados com o objetivo de dinamizar o centro histórico da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bilhete custa 3 euros
Município de Alcobaça lança circuito turístico do Mosteiro de Alcobaça ao Convento de Cós
O Município de Alcobaça e a União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes lançaram no dia 9 de julho, o Circuito Turístico que levará os visitantes do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ao Convento de Cós. Assim os turistas que pretendam efetuar este trajeto, deverão adquirir o bilhete de 3 euros na bilheteira do Mosteiro de Alcobaça e terão ao dispor uma carrinha de 9 lugares, que inclui seguro, o transporte de ida e volta e a visita guiada ao Convento de Cós. As crianças até aos 6 anos não pagam. A União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes pretende com este projeto dinamizar o comércio local e divulgar o artesanato, pelo que irá abrir ao público uma lojinha de produtos regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do Engenheiro Raul Mesnier du Ponsard
Ascensor da Nazaré comemora 125 anos
O Ascensor da Nazaré comemorou, na segunda-feira, 28 de julho, os 125 anos de existência. Para assinalar a data, a Câmara e os Serviços Municipalizados ofereceram aos visitantes, turistas e utilizadores deste meio transporte, que liga o Sítio à Praia há mais de um século, música acompanhada de bolo de aniversário. A Dixie Naza Jazz atuou na Gare do Sítio, onde está exposta uma réplica do ascensor, uma obra da autoria de um artista local, João Bexiga, e fez a viagem de ascensor com música, que se fez ouvir, também, na Gare da Praia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conversas de Arqueologia Medieval
Arqueólogos falam de descobertas em Óbidos
Inserido na programação do Mercado Medieval de Óbidos 2014, realizou-se, no dia 12 de julho, o evento Conversas de Arqueologia Medieval, com… Marco Liberato e Helena Santos, dedicado ao tema “Entre o Islão e a Cristandade - A cultura material na Estremadura Medieval”. Com estas Conversas, pretende-se divulgar junto da comunidade o património arqueológico que o Serviço de Arqueologia do Município de Óbidos tem vindo a identificar e recolher em trabalhos arqueológicos e que constitui uma parte integrante da nossa identidade e memória coletiva. O evento foi organizado pelo Serviço de Arqueologia, com apoio da Óbidos Criativa E.M..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma rota tecida por mãos de Rendilheiras de Peniche e da Europa
Peniche recebe Mostra Internacional de Rendas de Bilros de 24 a 27 de julho
A Câmara Municipal de Peniche irá realizar, de 24 a 27 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento pretende valorizar a mulher rendilheira e a sua arte, apresentar novos usos e aplicações da Renda de Bilros e permitir a partilha de experiências entre artesãs dedicadas a este saber-fazer. O evento contará com a participação de mais de uma centena de rendilheiras a trabalhar ao vivo e com a presença de 16 delegações estrangeiras provenientes de países como a Suíça, Polónia, Estónia, Bélgica, França, Inglaterra, República Checa, Rússia, Itália, Espanha e País de Gales, que orgulhosamente exibirão diferentes técnicas e produtos associados a este tipo de artesanato têxtil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Osteoartrose afeta mais de 2 milhões de pessoas
Dr. Augusto Faustino
Porquê votar em António Costa nas Primárias do PS?
Rui Alexandre
A falta de visão tem sempre consequências!
Carlos Bonifácio
Operação Verão Seguro – Chave Direta
Capitão Pedro Miguel dos Santos Rosa
S. Pedro do Silval mudou feição, mas não a tradição!
Lúcia Serralheiro
O Fiador: Direitos e Deveres
João Poseiro
As razões do apoio a António José Seguro
João Paulo Pedrosa
Uma bengala para a coligação
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o