Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 156 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Da autoria do Carmelo de Coimbra
Biografia da Irmã Lúcia apresentada em Fátima
“Um caminho sob o olhar de Maria” é o título do novo livro que apresenta a biografia completa da Irmã Lúcia. Com lançamento em Coimbra e em Fátima, a publicação estará nas livrarias a partir do próximo dia 7 de outubro. O livro, da autoria do Carmelo de Coimbra, mostra como se desenrolou a vida daquela que viu, falou e privou, de muito perto, com a Senhora mais brilhante que o sol, e revela vários aspetos e acontecimentos da sua vida, desconhecidos até ao presente, documentados pelos seus escritos pessoais, tendo como base aquilo que ela própria narrou da sua vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autocarro é alternativa
Avaria deixa Ascensor da Nazaré fora de serviço
O Ascensor da Nazaré, que liga a praia ao Sítio, encontra-se temporariamente fora de serviço. Uma avaria está na origem desta paragem. Como alternativa, para os passageiros do Ascensor, foi colocado em funcionamento o transporte por autocarro, que circulará de 30 em 30 minutos, a partir da Praça Dr. Manuel de Arriaga (praia) e do Largo de N. S. Nazaré (Sítio).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ivima e Escola EB1 do Pero Neto
Câmara da Marinha Grande cede instalações municipais a associações do concelho
A Câmara Municipal da Marinha Grande assinou contratos de comodato para cedência de parte das instalações do antigo edifício da Ivima e da Escola do 1º ciclo do lugar de Pero Neto, a oito associações do concelho, para desenvolveram atividades ao nível da intervenção social. Para a disponibilização de instalações na antiga IVIMA, cedidas à autarquia pela Barbosa e Almeida SA, os contratos foram assinados, no dia 24 de setembro, pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, e pelos representantes das instituições beneficiárias:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundo documental tratado
Documentos históricos do Teatro Stephens já estão disponíveis ao público
O Arquivo Municipal da Marinha Grande procedeu à recolha e tratamento de um conjunto documental que se encontrava no edifício do Cine-Teatro Stephens e que dizia respeito ao seu funcionamento. Os documentos estão, agora, disponíveis para consulta pública. O Arquivo Municipal procedeu à incorporação da documentação que se encontrava num pequeno espaço onde funcionava a bilheteira e em insuficientes condições de conservação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Feira de S. Simão com inscrições abertas
até 14 de outubro
Decorrem até 14 de outubro as inscrições da Feira de S. Simão que terá lugar, pelo segundo ano consecutivo, no Mercado Municipal de Alcobaça, de 26 de outubro a 2 de novembro de 2013. Uma feira secular onde tradicionalmente se vendem frutos secos e produtos alimentares regionais. Nesta Feira assinalam-se duas datas religiosas: o dia de São Simão (dia 28 de Outubro) e o Dia de Todos os Santos (dia 1 de Novembro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No domingo
Mercado da República recria início do século XX em Tomar
A Praça da República, coração da cidade de Tomar, acolhe mais uma vez, no domingo, dia 6 de Outubro, o Mercado da República, evento pretende recriar um mercado do início do século XX com produtos regionais, jogos tradicionais, bailarico e música tradicional. A iniciativa é organizada conjuntamente pelo Conselho Técnico Regional dos Templários da Federação do Folclore Português e pelos ranchos folclóricos do concelho, com o apoio do Município de Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 25 de outubro a 3 de novembro em Santarém
33º Festival Nacional de Gastronomia recebe grandes nomes da cozinha nacional e galega
A Casa do Campino em Santarém volta a receber de 25 de outubro a 3 de novembro o Festival Nacional de Gastronomia. O 33º Festival Nacional de Gastronomia, que tem como lema “Um País à sua Mesa”, tem como principal novidade o regresso dos almoços temáticos organizados pelas diferentes entidades de turismo e a introdução do projeto de dietas mediterrânicas que trará grandes nomes da cozinha portuguesa e galega. O festival é uma organização da empresa municipal Viver Santarém e conta com o apoio do Turismo do Alentejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Obras no Mosteiro obrigam a alterações
na Mostra de Doces e Licores Conventuais
A edição de 2013 da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que se realiza de 14 e 17 de novembro, vai sofrer algumas alterações relativamente às edições anteriores, uma vez que as obras que se encontram a decorrer no Mosteiro de Alcobaça até ao final do ano, assim obrigam. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça em reunião de Câmara de 14 de outubro, embora ainda falte acertar alguns pormenores com a Direção Geral do Património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca Viver O Tejo vai dar a conhecer as Estrelas do Médio Tejo
Nersant lança votação para distinguir património do Médio Tejo
As riquezas da região do Médio Tejo vão ser dadas a conhecer pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém. Com o objetivo de promover a região do Ribatejo como destino turístico de qualidade, a Nersant vai divulgar, numa cerimónia que se realiza em novembro, as “Estrelas do Médio Tejo”, distinções que têm como objetivo dar a conhecer ao país os atrativos desta região. Neste momento, a votação já está disponível no portal Viver O Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 19 e 20 de outubro
Aveiras de Cima celebra campanha vitivinícola 2013 com a Festa das Vindimas
Aveiras de Cima vai celebrar a campanha vitivinícola 2013 com uma Festa das Vindimas, no próximo fim de semana 19 e 20 de outubro. Os pontos de encontro serão, no sábado à tarde, o edifício do Mercado Diário da vila, e no domingo de manhã, no campo de futebol do Aveiras de Cima Sport Clube. A Festa das Vindimas 2013 é uma iniciativa conjunta da Comissão de Festas de Aveiras de Cima e da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
À Descoberta de Porto de Mós
Município apresenta filme promocional
sobre o concelho de Porto de Mós
Ao longo dos últimos meses, a Câmara Municipal de Porto de Mós tem acompanhado uma equipa de filmagem por todo o concelho e em vários eventos, com o objetivo de realizar um filme promocional sobre a região e, assim, apresentar uma compilação do que, por cá, há de melhor. Desde o património natural, ao gastronómico, ao turismo, à animação, ao artesanato ou à indústria, este trabalho resulta numa verdadeira viagem aos recantos e encantos do concelho, levando o espectador a saltar da cadeira e partir à descoberta. E é exatamente esse o desafio que é lançado no dia 16 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado dos Frades
Rancho Flores do Campo recria descamisada
O Rancho Folclórico "Flores do Campo" realiza no sábado, 26 de outubro, às 21 horas, na Praça 25 de Abril, na vila de Valado dos Frades, uma descamisada. Trata-se da recriação de um dos costumes rurais locais, e tem como objetivo manter viva a memória cultural da vila de Valado dos Frades. A animação musical do evento “Um Serão na Eira” estará a cargo do Rancho Flores do Campo. A recriação etnográfica da descamisada, a atividade agrícola ligada ao ciclo do milho, conta com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré e da Junta de Freguesia de Valado dos Frades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça - Capital da Doçaria Conventual
XV Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais regressa de 14 a 17 de novembro
De 14 a 17 de novembro, o Mosteiro de Alcobaça acolhe mais de 40 participantes nacionais e internacionais, nomeadamente conventos e mosteiros portugueses (Alcobaça, Arouca, Aveiro, Beja, Leiria, Lorvão, Ovar, Portimão, Tentúgal), mosteiros de Espanha, abadias da Bretanha e Normandia (França), Bélgica e Polónia e este ano conta com a presença das únicas Monjas da Ordem de Cister atualmente em Portugal. E, como a riqueza do Mosteiro de Alcobaça é infindável, este ano a Mostra realiza-se no Claustro do Rachadouro, espaço habitualmente interdito ao público, onde se encontravam as oficinas, o arquivo e a biblioteca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 2 de novembro
Mercado Municipal de Alcobaça volta a receber a tradicional Feira de São Simão
A tradicional Feira de São Simão realiza-se de 26 de outubro a 2 de novembro no Mercado Municipal de Alcobaça (pelo segundo ano consecutivo). A Feira, que assinala o Dia de São Simão (28 de outubro) e o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), conta com mais de um século de tradição em Alcobaça e promove a venda dos tradicionais frutos secos e diversos produtos alimentares regionais, muito apreciados nesta época. São 17 expositores de várias localidades do País – Torres Novas, Alcobaça, Leiria e Castelo de Vide - a vender frutos secos, passados, fruta da época (por exemplo, avelãs, nozes, passas, figos passados, romãs) e produtos alimentares regionais (enchidos, queijos, bolos, azeite, ginja de Alcobaça, entre outros).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 11 de novembro
Festival do Pastel de Feijão: “O Doce Sabor
de Torres Vedras”
O Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras tem este ano a sua terceira edição e decorre de 26 de outubro a 11 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, integrado nas Festas da Cidade 2013. Esta iniciativa contará com três componentes: mostra e venda de pastéis de feijão, com a presença diária de uma marca; workshops; e os concursos “Pastel de Feijão 2013” e “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arruda dos Vinhos
16ª Festa da Vinha e do Vinho promove vinho, gastronomia e artesanato da região
De 14 a 17 de novembro decorrerá em Arruda dos Vinhos a 16.ª edição da Festa da Vinha e do Vinho, um certame que pretende promover o vinho, a gastronomia e o artesanato da região. Conscientes desta importância da vinha e do vinho na história, geografia e economia do concelho, e da região, o Município de Arruda dos Vinhos, em colaboração com diversas entidades do Concelho, organiza desde 1998 a Festa da Vinha e do Vinho. Este é um certame que decorre no Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos e que pretende promover os vinhos, a gastronomia, o artesanato e as tradições associadas à produção vitivinícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 11 de novembro
Pavilhão Multiusos da Expotorres recebe Festival do Vinho de Torres Vedras
O Festival do Vinho de Torres Vedras realiza-se de 26 de outubro a 11 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, integrado no programa comemorativo das Festas da Cidade. A 2.ª edição deste festival contará com a participação de 16 produtores de vinho do Concelho de Torres Vedras. O Festival do Vinho assume-se como mais uma forma de celebração do S. Martinho, da vinha e do vinho, elementos fundamentais que traduzem a vivência do concelho, o trabalho das populações, o saber dos antigos e a arte ligada à atividade. Com esta iniciativa brinda-se ao nosso bom vinho e enaltece-se a importância socioeconómica que este tem em Torres Vedras, um dos concelhos com maior tradição vitivinícola do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
33º Festival Nacional de Gastronomia
Gastronomias mediterrânicas e peixes dominam o 33º festival de Santarém
Mais chefes, mais demonstrações culinárias, uma maior vocação para as famílias e para as crianças. Estas são novidades da edição 2013 do Festival Nacional de Gastronomia em Santarém. A culinária mediterrânica, classificada como Património Mundial, continua a marcar o festival. Aposta-se nos pratos de peixe. Há novas funcionalidades e nasceu um “Espaço de Negócios”. A abertura oficial está marcada para esta sexta-feira, dia 25 de outubro, pelas 19 horas e contará com a presença do secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira, do presidente de Câmara, Ricardo Gonçalves e de vários membros do Executivo Municipal e Membros da Assembleia Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vidro no “cubo de vidro”
Núcleo Arte Contemporânea do Museu do Vidro inaugurado na Marinha Grande
Perto de meio milhar de pessoas assistiu à inauguração do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) do Museu do Vidro, ocorrida a 19 de outubro, que foi marcada pela abertura ao público da exposição temporária “O lado feminino do vidro - glass seen throught feminine eyes” e da iniciativa “Música no Centro”. Muitos foram os munícipes que se quiseram associar ao programa cultural, expectantes por conhecer o novo espaço localizado no antigo edifício da Resinagem e que foi alvo de requalificação por parte da Câmara Municipal, tendo implicado um investimento de cerca de quatro milhões de euros, cofinanciado pelo QREN, no âmbito do programa “Mais Centro” e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 27 de outubro
Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve marcam despedida de Aristides Sécio
A 12º edição da “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, que decorre até 27 de outubro, foi inaugurada na tarde de dia 19. O certame, que se realiza no recinto junto ao Campo da Feira, tem como objetivo a celebração das colheitas e a promoção dos produtos locais e regionais, além de incluir também gastronomia, exposições, espetáculos, atividades equestres e colóquios. A edição de 2013 ficou marcada por ser o último ato público do presidente Aristides Sécio e da vereadora Eugénia Correia, que irão cessar as suas funções no município, e pela presença do novo presidente eleito da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abertura é na próxima sexta, dia 18
Feira de Santa Iria traz a Tomar o melhor da tradição
A Santa Iria está aí à porta. Na próxima sexta-feira, o certame com praticamente quatro séculos de existência terá o seu início, com a inauguração oficial marcada para as 17 horas, no Convento de S. Francisco. Na ocasião será também inaugurada a exposição de trabalhos feitos pelos alunos das escolas do concelho com base na Feira e na lenda da padroeira do concelho. A Feira de Santa Iria decorre em Tomar, entre os dias 18 e 27 de Outubro, centrada na Várzea Grande, onde se situam os habituais divertimentos mecânicos e as vendas de produtos diversos
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Aos sábados
Mosteiro de Alcobaça promove conferências sobre a presença cisterciense em Portugal
O projeto intitulado “Aos Sábados na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça” pretende dar a conhecer a história da presença Cisterciense em Portugal, bem como outros temas relacionados com o Património Cultural. As temáticas são variadas e abrangentes, incluindo áreas como a História, a Arte, a Arquitetura, a Conservação e Gestão de Coleções, Espiritualidade, Economia, e outras. A apresentação das conferências decorrerá no espaço da Sacristia Nova, de acordo com a calendarização que se segue, estando o seu início marcado para as 17 horas. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 210 mil visitantes, 110 mil alunos, 5 mil turmas e 10 mil professores
Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota comemora 5 anos de existência
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), comemorou, no dia 11 de outubro, cinco anos de existência. Inaugurado em 2008, o CIBA veio cumprir um dos principais objetivos previstos pela Fundação Batalha de Aljubarrota o de salvaguardar o Campo de Batalha de São Jorge, onde Portugal venceu Castela. Com mais de 210.500 visitantes, o CIBA tornou-se numa referência no panorama museológico do país e no tratamento deste tipo de conteúdos, ao nível europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apresentação de Alexandre Patrício Gouveia
Maria João Lopo de Carvalho apresenta livro
"A Padeira de Aljubarrota” em Alcobaça
Maria João Lopo de Carvalho apresenta o romance “Padeira de Aljubarrota – Mulher de Armas e Heroína de Portugal”, no dia 2 de novembro, sábado, às 16h30, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O livro será apresentado por Alexandre Patrício Gouveia, presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota. Segundo a editora Leya, este é o romance nunca feito sobre a maior heroína da nossa história, cruzando a voz de Brites de Almeida com a voz de D. Beatriz de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Cozinha galega promove show cooking
no Festival Nacional de Gastronomia
No dia 31 de outubro, pelas, 19h30, terá lugar no recinto do festival, na Casa do Campino em Santarém, uma Mostra de Cozinha, a cargo do Chef Flávio Morganti, chefe do Restaurante Galileo de Ourense, Galiza. Detentor de “Dois Sois Repsol”, este chefe de origem italiana, cozinha na tradição das mais profundas raízes galegas, mas com a inovação que adquiriu na sua experiencia profissional noutros países. Autor de vários livros galardoados, investigador e criador de conceitos e tecnologias de aplicação culinária. Faz parte do projeto de Martin Besarategui System e é Presidente da Energcocina, entre outros. Show Cooking pelas 19.30 horas do dia 31, seguido de Degustação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Contos e Tradições nas quatro estações”
Livro de Delmar de Carvalho apresentado
no Teatro Eduardo Brazão
O escritor bombarralense Delmar de Carvalho apresentou no dia 19 de outubro o seu mais recente livro, intitulado “Contos e Tradições nas Quatro Estações”, numa edição da Chiado Editora. O lançamento da obra teve lugar no Teatro Eduardo Brazão e coube a Fernando Pascoal, da direção da União Cultural e Recreativa do Bombarral, falar um pouco sobre o escritor, destacando, entre outras virtudes, a sua grande generosidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Portugal 2020 e os 21 mil milhões
Valdemar Rodrigues
Insuficiência Cardíaca: escute o seu coração
Dr. Carlos Morais
Fazer campanha eleitoral é descobrir novas realidades
Micael Sousa
Um inquietante inconformismo
Joaquim Vitorino
Fraturas da coluna vertebral
Dr. Rui Delgado
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o