Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 141 Director: Mário Lopes Segunda, 26 de Junho de 2017
Organização procura cerca de 100 figurantes
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota recria Batalha Real de 1385
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) em colaboração com a Associação Companhia Livre, irá realizar o evento “A Batalha Real – Quadros Vivos 2012”, no âmbito das Comemorações do 627º Aniversário da Batalha de Aljubarrota.A atividade consiste na recriação de quadros vivos da Batalha de Aljubarrota, onde participam diretamente cerca de 150 pessoas, onde os cerca de 100 figurantes, serão voluntários que se podem inscrever antecipadamente, e que participarão ativamente no evento, na preparação e execução.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mercado de Sant`Ana regressa às origens
com venda de produtos da terra
Nos dias 24 e 25 de agosto, o Mercado Sant`Ana, em Leiria, vai voltar a ser um espaço de comercialização de produtos agrícolas, com a iniciativa “Mercado da Terra”, onde será possível ver e adquirir produtos da terra. Os visitantes poderão adquirir produtos hortícolas, frutas, plantas aromáticas, azeite, vinho, licores, mel, plantas ornamentais, biscoitos, pequenos frutos, queijos e doces. Paralelamente, estão previstas conferências, que abordarão temas relacionados com agricultura biológica, oportunidade do regresso à terra, nutrição com tradição e empreendedorismo no mundo rural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vinhos de Alenquer, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Cartaxo e Rio Maior distinguidos
Vinhos portugueses premiados no concurso “Selezione Del Sindaco”
O Forte de S. Julião da Barra recebeu, no dia 20 de julho, a cerimónia de entrega dos prémios, a Portugal, do concurso internacional “La Selezione del Sindaco”. Produtores nacionais e municípios receberam prémios em cerimónia que contou com a presença de Paolo Benvenuti, diretor do concurso e Paulo Varanda, presidente da RECEVIN e AMPV. A Sociedade Agrícola Casal do Conde, com sede no Cartaxo, recebeu uma das Medalhas de Prata para o seu Casal do Conde DOC Tejo de 2011, Touriga Nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Mostra Internacional de Rendas de Bilros põe centenas de rendilheiras a trabalhar ao vivo
A Câmara Municipal de Peniche irá promover, de 26 a 29 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento, que pretende enaltecer a importância da mulher rendilheira e da arte de tecer a Renda de Bilros, irá contar com a maior participação de comitivas estrangeiras de sempre, facto que o torna no acontecimento mais emblemático desta índole, ao nível Europeu. Portugal, Bélgica, França, Inglaterra, República Checa, Malta, Rússia, Hungria, Itália, Espanha, País de Gales, Polónia, Brasil, entre outros países, irão exibir a sua arte, durante todo o fim de semana, partilhando técnicas e exemplos de boas práticas associados a este saber- fazer ancestral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, 29 de julho
Mosteiro promove visita guiada à exposição bibliográfica e de pintura "Cister e Alcobaça”
Cister e Alcobaça - Exposição Bibliográfica" é a exposição que decorre na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça. A mostra contempla a obra bibliográfica sobre Cister e Alcobaça, com destaque para vários exemplares oriundos do Mosteiro, ainda do séc. XVI. A par são apresentadas algumas esculturas e pinturas das reservas do Mosteiro de Alcobaça, da autoria de Domingos Vieira Serrão, Simão Rodrigues, Baltazar Gomes Figueira e Bento Coelho da Silveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Riachos
Bênção do Gado espera adesão de mais de 100 mil visitantes
As tradições rurais repetem-se e saem à rua, a partir de 19 de julho e até ao dia 30 de julho, a festa que acontece de quatro em quatro anos na vila de Riachos, no concelho de Torres Novas vai começar: a Bênção do Gado. A Festa da Bênção do Gado retoma uma tradição rural cuja origem se perde na memória do tempo e revela a marca identificadora desta terra e destas gentes. Esta iniciativa espera uma adesão de mais de 100 mil visitantes, com destaque para os provenientes das diversas comunidades emigrantes de Riachos em países como França, Suíça, Inglaterra, Canadá, Angola e Moçambique.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Historiador nasceu em Leiria em 1919
Município de Leiria lamenta morte
de José Hermano Saraiva
O Município de Leiria lamentou, no dia 20 de julho, a morte de José Hermano Saraiva. O Professor, escritor e apresentador de programas históricos na televisão desde 1970 era natural de Leiria e, apesar de a sua vida ter sido passada fora desta cidade, nunca perdeu a oportunidade de demonstrar publicamente o carinho que sempre nutriu pela terra onde nasceu. Em comunicado, o Município reconhece que “Leiria e o País muito lhe devem. O conhecimento da História das nossas terras também se deve ao imenso trabalho deste grande divulgador e homem do saber.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 12 restaurantes da cidade
Alcobaça recebe iniciativa “Alcobaça à Mesa - Fins de semana gastronómicos”
Alcobaça vai receber a iniciativa “Alcobaça à Mesa - Fins de semana gastronómicos” de 28 de julho a 26 de Agosto, com o intuito de divulgar os produtos da região. Durante cinco fins de semana, ao lado dos Vinhos de Alcobaça, da Maçã de Alcobaça e da Ginja de Alcobaça pode encontrar a melhor da gastronomia local em 12 restaurantes aderentes: Adega Típica “A Mãe”, Cervejaria O Cantinho , Parque dos Monges, Restaurante A Curva , Restaurante Adega Alegre, Restaurante António Padeiro, Restaurante Corações Unidos, Restaurante Frei Bernardo, Restaurante O Marujo, Restaurante Pizzaria Rotunda, Restaurante Saburoso e Restaurante Trindade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre até 12 de Agosto
Assalto ao Castelo anima segunda noite
do Mercado Medieval de Óbidos
Começou na quinta-feira à tarde, mais uma edição do Mercado Medieval de Óbidos. E se no primeiro dia foi dia de “noivado” entre D. Afonso V e D. Isabel de Coimbra, o segundo dia está reservado para o assalto ao castelo. Animação, gastronomia e recriação histórica são os ingredientes de um dos eventos mais emblemáticos de País, sendo, sem dúvida, um dos ícones de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre entre os dias 8 e 12 de agosto
Rão Kyao abre Festival do Vinho Português
e Feira Nacional da Pera Rocha
O conceituado músico e compositor português Rão Kyao vai estar no Bombarral no dia 8 de agosto, quarta-feira, para a abertura do XXIX Festival do Vinho Português e a XIX Feira Nacional da Pera Rocha. Os certames, que se realizam novamente em simultâneo, têm lugar entre os dias 8 e 12 de agosto na Mata Municipal e irão contar com um programa de animação que se destaca pela sua diversidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Museu Nacional do Vinho já foi incorporado
no Património do Estado
O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território reafirmou a intenção de ceder o Museu Nacional do Vinho à Câmara Municipal de Alcobaça. Na sua comunicação, o Ministério dirigido por Assunção Cristas reafirma que, nos termos da lei, a cedência do Museu obriga a uma transferência de propriedade do Instituto do Vinho e da Vinha para o património do Estado, tutelado pelo Ministério das Finanças, que por sua vez, o cederá à Câmara de Alcobaça. Esta cedência foi autorizada no dia 18 de julho, através do despacho n.º 9669/2012, no qual o prédio misto denominado Olival Fechado é incorporado no património do Estado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Céu, a Pedra e a Terra”– Os Cistercienses em Alcobaça”
Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho lançam livro conjunto sobre Cister
O livro “O Céu, a Pedra e a Terra”– Os Cistercienses em Alcobaça”, de Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho, foi apresentado no dia 7 de julho, no Parque de Negócios de Alcobaça, perante cerca de uma centena de pessoas. O livro, de 140 páginas, com uma tiragem de mil exemplares, revela mais alguns episódios da passagem dos monges de Cister pelos Coutos de Alcobaça. A edição é do CEPAE – Centro do Património da Estremadura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 de agosto a 2 de setembro
Festival do Tomate, Azeite e Alho volta
aos restaurantes do concelho de Santarém
A gastronomia está em festa na cidade e no concelho de Santarém de 1 de agosto a 2 de setembro, com mais uma edição do Festival do Tomate, Azeite e Alho, no âmbito da iniciativa “Sabores e Saberes do Ribatejo”. A organização é da Cul.Tur – Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém e o evento conta com a adesão de 9 restaurantes. Polvo à lagareiro, cabrito no forno, caldeirada de bacalhau, açorda de tomate com bacalhau frito, arroz de marisco e tamboril, massa à barrão, lulas de tomatada, massada de cherne e lombo de porco atomatado são alguns dos muitos pratos que fazem parte do cardápio desta iniciativa, que tem como objetivo promover a gastronomia local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"O monge detetive na Abadia de Alcobaça"
Vanda Furtado Marques, Isabel Neto e Flávia Grilo apresentam novo livro infanto-juvenil
Vanda Furtado Marques e Isabel França Neto apresentaram, no dia 8 de julho, na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça o seu último livro intitulado "O monge detetive na Abadia de Alcobaça". A sessão, muito concorrida, contou a presença de cerca de duas centenas de pessoas, que não quiseram perder a oportunidade de ver e ouvir as autoras de livros infantis, onde se inclui a jovem ilustradora Flávia Grilo, e ainda de ver a excelente exposição de pintura e escultura das reservas do Mosteiro de Alcobaça, que estará patente ao público até 26 de Agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Francisco Rodrigues Lobo, Acácio Paiva, Afonso Lopes Vieira, Eça de Queiroz e Miguel Torga
Rota dos Escritores de Leiria homenageia escritores que “sentiram” a cidade
Para todos aqueles que residem em Leiria bem como para quem visita a cidade atraído pela sua beleza e história, a Rota dos Escritores de Leiria é uma oportunidade criada pelo Município para dar a conhecer uma importante faceta da cidade marcada por cinco grandes nomes da literatura nacional. A primeira visita guiada decorre no sábado, dia 14 de julho, pelas 16 horas, com início na Sé de Leiria. Francisco Rodrigues Lobo, Acácio Paiva e Afonso Lopes Vieira, que nasceram em Leiria, e Eça de Queiroz e Miguel Torga, que viveram na cidade, são agora carinhosamente relembrados pelo Município, que quer partilhar, através da Rota dos Escritores de Leiria, a vida e obra destes homens que tiveram também um papel muito importante na divulgação de Leiria com a sua obra literária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biblioteca Municipal da Nazaré
Amílcar Coelho apresenta livro Enigma de Cister – O Espaço entre o Visível e o Invisível
O auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré é palco, já no dia 21 de julho, pelas 16h, da apresentação do Livro Enigma de Cister – O Espaço entre o Visível e o Invisível, da autoria de Amílcar Coelho. O livro, que resulta de uma pesquisa realizada pelo autor sobre os cistercienses, «é um contributo para uma melhor compreensão da identidade do projeto original de Cister bem como no que se refere à formação do espaço desta ordem religiosa.»
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Mosteiro de Stª Maria da Vitória recebe colóquio “A Capela dos Sousas no Mosteiro da Batalha”
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, recebe, nos dias 13 e 14 de outubro de 2012, o Colóquio/Atelier “Da Investigação à Comunicação nos Monumentos - A Capela dos Sousas no Mosteiro da Batalha”. A organização é do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e Centro do Património da Estremadura (CEPAE). O Mosteiro da Batalha consagrou-se, em grande medida, como panteão régio, de D. João I a D. João II. Esta realidade levou a que quase se esquecesse ter sido esta também a última morada não apenas dos frades pregadores que o habitaram em vida, mas ainda de uma aristocracia de corte. O testemunho mais notável de um tão interessante aspeto da história portuguesa é a Capela dos Sousas, cujo património cobre um arco temporal de três séculos (XV a XVII).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Juntamente com o Oceanário de Lisboa
Museu da Batalha entre finalistas dos Prémios Turismo de Portugal
Decorreu no dia 26 de Junho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a Cerimónia de Entrega dos Prémios Turismo de Portugal, numa iniciativa que visou distinguir os projectos turísticos que mais contribuíram para o desenvolvimento e prestígio do sector em 2011. O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) candidatou-se ao Prémio “Novo Projecto Público”, tendo ficado entre os finalistas, junto com o Oceanário de Lisboa. Nesta categoria saiu vencedor o Chalet e Jardim da Condessa D’Elda, promovido por “Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.”, tendo sido a menção honrosa atribuída ao projecto de Valorização das Ruínas Romanas de Tróia, promovido pela Troiaresort – Investimentos Turísticos, S.A.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mercado Medieval de Óbidos 2012
Ceias Medievais regressam para reviver
a história num ambiente único
As Ceias Medievais são, mais uma vez, uma das grandes apostas do Mercado Medieval de Óbidos 2012, que inaugura na quinta-feira, dia 19 de julho. Trata-se de um repasto rico em iguarias num ambiente único, onde a música e a dança são uma constante, não esquecendo as pitorescas encenações recriadas por bobos e as místicas criaturas que cospem fogo. Refeições onde provará iguarias de outros tempos, regadas com aromáticos vinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de julho
Óbidos recebe workshop sobre acessórios
que completam o Traje Medieval
No âmbito do evento Mercado Medieval de Óbidos, realiza-se dia 13 de julho, a partir das 20h30, na EPIC- Espaço de Promoção da Inovação e Criatividade, um workshop sobre acessórios que completam o Traje Medieval. Neste workshop, aliando os conhecimentos na área da história do traje à criatividade, propõe-se elaborar acessórios que completam o Traje Medieval. Toucados, cintos e bolsas podem fazer toda a diferença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
mIiImo dá-se a conhecer no LeiriaShopping
O mIiImo-museu da imagem em movimento “muda-se” temporariamente para o LeiriaShopping, a partir de segunda-feira, dia 9 de julho, até dia 17 de agosto, com o objetivo de dar a conhecer o museu a novos públicos. Esta presença materializa-se em vitrines/expositores com espólio representativo da coleção do mimo: pré-cinema, cinema e fotografia, a mascote do museu, o “mimoso” e diversas oficinas pedagógicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
São Pedro de Moel
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira oferece circuito museológico aos visitantes
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, apresenta aos visitantes um circuito museológico dos bens artísticos e culturais daquele espaço. Trata-se de um circuito interpretativo bilingue (em português e inglês) dos elementos aplicados ao longo de vários anos pelo poeta Afonso Lopes Vieira nos edifícios da sua casa em São Pedro de Moel e evocada a sua relação com a vida e obra do escritor, que se apresentam um pouco por todos os espaços exteriores e interiores dos edifícios, que convidam a passear e a conhecer os recantos desta casa voltada ao mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Céu, a Pedra e a Terra”– Os Cistercienses em Alcobaça”
Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho apresentam livro no Parque de Negócios
O livro “O Céu, a Pedra e a Terra”– Os Cistercienses em Alcobaça”, de Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho, vai ser apresentado no dia 7 de julho (sábado) às 15 horas, no Parque de Negócios de Alcobaça (junto à Cooperativa Agrícola). Evento contará com uma degustação de vinho dos Capuchos, da antiga Granja de Chiqueda, dos Coutos de Alcobaça. Os vinhos da Quinta dos Capuchos foram premiados com medalhas de Ouro e Prata no Concurso Mundial de Bruxelas 2012. Na ocasião será apresentado o novo vinho intitulado “Vício.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça espera (e desespera) desde 2007 que o Governo lhe ceda a tutela do Museu
Estado deixa espólio do Museu Nacional
do Vinho em risco por falta de manutenção
A Câmara Municipal de Alcobaça e o Ministério da Agricultura acordaram a cedência da tutela do Museu Nacional do Vinho para a autarquia, por um período mínimo de 30 anos, passando esta a pagar uma renda anual de 20 mil euros. Paulo Inácio revelou ao Tinta Fresca que tem exercido uma enorme pressão junto do Governo para que a transferência do Museu para a tutela da autarquia ocorra rapidamente, nomeadamente, porque receia que o espólio do Museu, que não sofreu qualquer manutenção nos últimos cinco anos, desde o seu encerramento em julho de 2007, se tenha deteriorado. O autarca admite que a Câmara Municipal de Alcobaça não tem acesso ao espólio, pelo que desconhece o estado em que o mesmo se encontra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os Princípios, Os Fins e as Ervas Rasteiras
Valdemar Rodrigues
O Congresso: apontamentos
Rui Rasquilho
O Estado somos nós, mas só quando dá jeito!
Micael Sousa
Poupar … Nas férias
Inês Tristão Ouro
Gás Natural – Fonte energética das próximas décadas
Domingos Soares Rebelo
Praia de Supertubos – uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal"
António José Correia
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o