Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda que a "Geringonça" morreu?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 132 Director: Mário Lopes Quinta, 17 de Outubro de 2019
Durante três dias
Ourém acolheu 1º Congresso de História
e Património da Alta Estremadura
A importância do conhecimento da história e património para a identidade local e para o desenvolvimento regional, nomeadamente no que ao distrito de Leiria e concelho de Ourém diz respeito, constituiu o mote para a realização do 1º Congresso de História e Património da Alta Estremadura, que se realizou no último fim-de-semana de Outubro e contou com a participação de mais de uma centena de participantes ao longo dos três dias de trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 6 de Novembro em Santarém
Festival Nacional de Gastronomia leva sabores do Oeste à Casa do Campino
O Festival Nacional de Gastronomia, que se realiza na Casa do Campino em Santarém, cumpriu a sua primeira semana de realização com um almoço temático da região gastronómica do Oeste, confeccionado pela Escola Profissional da Nazaré, sob a orientação do chefe Ricardo Raimundo. O repasto incluiu percebes, recheio de sapateira e amêijoa à Bulhão Pato da Costa da Nazaré, canja do mar, robalo da Nazaré com arroz de marisco, além das frutas como a maçã de Alcobaça e pêra rocha do Oeste e os doces como o pudim de São Bernardo, pão-de-ló de Alfeizerão e barquinho de sopa dourada. A refeição foi regada com os bons vinhos da região. O melhor da gastronomia, em Santarém, até 6 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara quer visitantes a provarem deliciosos sabores de Outono e de Natal
Antigo mercado revitalizado em Constância
Os Sabores de Outono e os Sabores de Natal merecerão destaque especial nas duas próximas edições da Revitalização da Praça, iniciativas que decorrerão, em Constância, nos dias 6 de Novembro e 4 de Dezembro, respectivamente. O Município de Constância está a lançar o desafio aos seus munícipes que tenham para venda frutos secos, compotas, doces de época, licores ou outros produtos alusivos às temáticas, mesmo que ainda não tenham vindo vender, para que se inscrevam e participem na Revitalização da Praça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 1 de Novembro
Feira de S. Simão no centro da cidade ajuda pequeno comércio de Alcobaça
Os frutos secos, as castanhas, as nozes, os pinhões, as passas e as merendeiras são alguns dos atractivos para quem visitar a cidade de Alcobaça, até dia 1 de Novembro, e passar pela secular Feira de S. Simão, que se realiza pela segunda vez numa tenda colocada junto ao Mercado Municipal, uma aposta da autarquia que tem, segundo os organizadores, tido sucesso. A inauguração do evento realizou-se na manhã de 28 de Outubro, tendo estado presente o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e a restante vereação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano em que se comemora o centenário de Alves Redol
Candidatura da Cultura Avieira a património imaterial da Unesco apresentado em Santarém
A apresentação do projecto de candidatura da Cultura Avieira a património imaterial nacional e da Unesco teve lugar no ano em que se comemora o centenário de Alves Redol. O vereador Vítor Gaspar esteve presente na conferência de imprensa, realizada no Instituto Politécnico de Santarém, onde estiveram também presentes os professores Teresa Serrano e João Serrano, o realizador de cinema Francisco Manso, o Professor da IADE Carlos Barbosa e o Almirante Vasco Saldanha, da Associação Tagus Universalis, com o objectivo de dar o desenvolvimento e o percurso do projecto de candidatura da cultura Avieira a património imaterial nacional e da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração teve lugar no dia 21 de Outubro
Santarém recebe o melhor da Gastronomia portuguesa até 6 de Novembro
A Casa do Campino em Santarém recebe até 6 de Novembro o 31º Festival Nacional de Gastronomia. Almoços temáticos, tasquinhas, demonstrações culinárias, workshops, artesanato, doçaria e muita animação fazem parte do programa para quem decidir visitar Santarém. “Bacalhau na Broa”, “Papas de Sarrabulho”, “Cabrito Assado à Pastor” e “Tapas” são algumas das iguarias a não perder.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Son a dorecção de José Gil
União da Marioneta Portuguesa abre sede
em Alcobaça
cerimónia de abertura da sede da UNIMA Portugal - União da Marioneta Portuguesa bem como do Centro de Documentação UNIMA Portugal na cidade de Alcobaça decorreu no dia 15 de Outubro. Nesta cerimónia esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, todo o executivo do município e ainda Jacques Traudeu, secretário-geral da UNIMA Internacional, que veio de Montreal (Canada) propositadamente para esta cerimonia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O melhor da região” até 23 de Outubro
Festa das Adiafas celebra no Cadaval
fim das vindimas e da colheita da fruta
A vila do Cadaval celebra até dia 23 de Outubro (domingo) mais uma “Festa das Adiafas”, numa organização do município do Cadaval. O certame, dedicado aos produtos e actividades da região, volta a incluir o “Festival Nacional de Vinho Leve” e a reunir gastronomia típica, exposições, tertúlias, actividades equestres e espectáculos. A novidade principal deste ano são as diferentes ofertas das tasquinhas, incluindo uma Eco-Tasquinha. O orçamento ascende a cerca de 50 mil euros, representando uma redução de 20 mil euros em relação a 2010.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CIBA celebrou 3º aniversário
Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota ultrapassa cinquenta mil visitas anuais
O CIBA - Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota comemorou no dia 11 de Outubro, o seu 3º aniversário. Quase 140 mil pessoas visitaram o CIBA nos três primeiros anos, o que deixou os seus responsáveis muito satisfeitos, os quais consideram que apesar do sucesso do projecto, o CIBA “ainda tem muito para crescer”. O CIBA recebeu de 11 de Outubro de 2008 até 11 de Outubro de 2011 136094 visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arruda dos Vinhos
14.ª Festa da Vinha e do Vinho promove vinhos, gastronomia e artesanato da região
Terra de raízes marcadamente agrícolas, dedicada à cultura da vinha e do vinho, Arruda dos Vinhos recebe, de 28 de outubro a 1 de novembro a 14.ª Festa da Vinha e do Vinho, no pavilhão multiusos, onde se pretende divulgar e promover os vinhos, a gastronomia e o artesanato da região. No recinto, vários restaurantes promovem uma mistura de odores e sabores tão característicos da gastronomia portuguesa, aliada aos bons vinhos do concelho. Um conjunto de espetáculos que pretende atingir as várias gerações, anima o espaço e garante ao visitante momentos de prazer e diversão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço é dedicado a Júlio César Machado e Anrique da Mota
Museu do Bombarral inaugurou a nova sala
de exposição
O Museu Municipal do Bombarral conta desde o dia 1 de Outubro, com uma sala de exposição dedicada a Júlio César Machado e Anrique da Mota, duas personalidades da cultura portuguesa com fortes ligações ao concelho do Bombarral. A inauguração do novo espaço, onde até há pouco tempo estava instalado o Posto de Turismo, aconteceu no dia em que se assinalou o 176º aniversário do nascimento de Júlio César Machado e contou com a presença de inúmeros convidados, entre os quais alguns familiares de Anrique da Mota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2.º Fórum de Participação Pública do Torres ao Centro
II Encontro de Arquitectura e Urbanismo – ciclo de conferências termina a 21 de Outubro
O II Encontro de Arquitectura e Urbanismo – ciclo de conferências, terminará no dia 21 de Outubro, sexta-feira, com a realização do 2.º Fórum de Participação Pública do Torres ao Centro – Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Vedras, que terá lugar às 21h, no Auditório do Edifício Paços do Concelho [Praça do Município – Torres Vedras].
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conferência no âmbito do projecto “Às terças no Mosteiro de Alcobaça”
Carina Santos e Elizabete Jorge apresentam “Técnicas de Construção na Época Medieval”
O projecto “Às terças no Mosteiro de Alcobaça” pretende dar a conhecer a história do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça bem como o património móvel e edificado que lhe está associado. A próxima conferência, subordinada ao tema “Técnicas de Construção na Época Medieval”, proferida pelas técnicas superiores Carina Santos e Elizabete Jorge, irá decorrer no dia 18 de Outubro às 15 horas, na Sacristia Nova” e tem como objectivo explicar as técnicas construtivas do monumento, bem como as oficinas necessárias, as ferramentas utilizadas, e os materiais aplicados. Seguir-se-á uma visita às coberturas e às torres do Mosteiro de Alcobaça. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 Outubro a 6 de Novembro
31º Festival Nacional de Gastronomia aposta em almoços temáticos
A Casa do Campino, em Santarém, recebe, de 21 de Outubro a 6 de Novembro, o 31º Festival Nacional de Gastronomia, o único evento que reúne o melhor da gastronomia portuguesa, este ano sob o tema “O País à Sua Mesa”. O orçamento do Festival é de 430 mil euros, o que representa uma redução de 20% face a 2010. Almoços temáticos dedicados a alguns produtos regionais como o pão, a caça e o peixe, entre outros, artesanato, doçaria, as habituais tasquinhas e muita animação aguardam o visitante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 28, 29 e 30 de Outubro
1.º Congresso de História e Património da Alta Estremadura marcado para Ourém
O 1.º Congresso de História e Património da Alta Estremadura, uma organização conjunta do Centro do Património da Estremadura (CEPAE), do Município de Ourém e do Centro de Formação "Os Templários", terá lugar em Ourém nos dias 28, 29 e 30 de Outubro. Serão desenvolvidas as seguintes temáticas: Arqueologia; História; História da Arte; Património Cultural; Património Natural. Está concluído, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), o processo de acreditação do 1º Congresso de História e Património da Alta Estremadura. Os docentes que participarem no congresso, com duração de 15 horas, ficarão com 0,6 créditos. Para isso apenas terão de se inscrever no site do Congresso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doce de origem conventual
Junta lança concurso de ideias para construção de um monumento ao biscoito do Louriçal
A Junta de Freguesia do Louriçal irá levar a cabo um concurso de ideias para a construção de um monumento ao biscoito do Louriçal, ícone da gastronomia local, regional e nacional. Esta iniciativa surge depois da mesma ter sido aprovada na última reunião da Assembleia de Freguesia, em Setembro último. O concurso é aberto ao público em geral até ao final do presente ano, onde irão ser avaliados diversos critérios, como criatividade, estética e mérito técnico. Os candidatos terão liberdade para escolher o local da vila do Louriçal onde pretendem que seja erigido o monumento, como uma praça, rotunda, largo, etc…
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
IGESPAR e Direcção Regional de Cultura não responderam às questões postas pelo Tinta Fresca
Abóbada do Celeiro dos Frades desaba
mas responsáveis recusam comentar incidente
Uma abobada do Celeiro dos Frades, inserido na área de protecção do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, ruiu recentemente. Contactados pelo Tinta Fresca, o IGESPAR confirmou o sucedido, mas escusou-se a tecer qualquer comentário, remetendo-nos para a Direcção Regional de Cultura Lisboa e Vale do Tejo, que também não se mostrou disponível para fornecer informações sobre o incidente que terá ocorrido quando se realizava uma intervenção no local. Leonel Rosa, presidente da ADEPA- Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça, lamenta o incidente.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Com a participação de mais de 140 artesãos de todas as regiões do País
Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas
de Pombal decorre de 13 a 16 de Outubro
É já a 18ª edição de uma das melhores Feiras de Artesanato do País, que vai ter lugar no Expocentro, em Pombal, entre os próximos dias 13 e 16 de Outubro. A 18ª Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal conta com a participação de mais de 140 artesãos de todas as regiões do País, estando representadas as técnicas mais genuínas do trabalho artesanal em barro, madeira, cabedal ou têxtil, numa variedade de peças que ilustram bem as nossas tradições seculares. As tasquinhas, que acolhem milhares de visitantes, estarão representadas com a gastronomia do concelho de Pombal, confeccionada por associações das freguesias que compõem o concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valter Ribeiro e Paulo Batista Santos entregaram requerimento no Parlamento
Deputados do PSD questionam Governo sobre hotel de charme no Mosteiro de Alcobaça
Os deputados Valter Ribeiro e Paulo Batista Santos questionaram o secretário de Estado da Cultura se o Governo pondera assegurar a abertura ainda em 2011 do concurso público internacional para as obras de adaptação do Claustro do Rachadouro e instalação de uma unidade hoteleira, nos termos do anunciado pelo IGESPAR, I.P., em Maio deste ano. Os parlamentares do PSD recordam que, nos termos do programa do XIX Governo Constitucional, o turismo é um factor estratégico para o desenvolvimento nacional e assente em conteúdos culturais de valorização do destino Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cinco empresas apresentaram propostas criativas
Parque Temático do Jurássico vai ser criado
no pinhal municipal da Lourinhã
Cinco empresas responderam ao “desafio” lançado, em Agosto, pelo Município da Lourinhã e apresentaram as suas propostas criativas para o parque temático do jurássico - um equipamento que vai combinar a vertente museológica “com uma forte componente ao ar livre”. Este novo complexo vai reunir o património paleontológico até agora patente no Museu da Lourinhã, conferindo condições condignas e adequadas à investigação científica, acondicionamento e exibição do acervo existente. A instalar no pinhal municipal, numa área total de 36,7 hectares, o equipamento será uma alavanca decisiva para a projecção nacional e internacional do património jurássico do concelho – que já é uma referência para cientistas e paleontólogos de todo o mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame regional inclui Festival Nacional do Vinho Leve
“X Festa das Adiafas” arranca dia 15 no Cadaval
A “Festa das Adiafas” regressa ao Cadaval de 15 a 23 de Outubro, numa organização do município do Cadaval. O certame, dedicado aos produtos e actividades da região, volta a incluir o “Festival Nacional de Vinho Leve” e a reunir gastronomia típica, exposições, actividades equestres e espectáculos, onde a eleição da Rainha das Adiafas é um dos momentos altos da animação. Consulte aqui o programa “Festa das Adiafas” e do “Festival Nacional de Vinho Leve” 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Municípios de Santarém, Rio Maior, Azambuja, Almeirim e Alpiarça vão ser parceitos
Cartaxo lança candidatura a Cidade Europeia
do Vinho 2012
O Município do Cartaxo apresentou uma candidatura à Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) – que compreende 9 países e cerca de 800 municípios europeus – no âmbito do Concurso Cidade Europeia do Vinho 2012. Este concurso vai permitir seleccionar, até final de Novembro, a Cidade Europeia do Vinho 2012. Esta candidatura tem também a particularidade de envolver os municípios e regiões geminadas e parceiras do Cartaxo na Roménia, Polónia, China, Brasil, Marrocos, Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Espanha, França, Itália e Reino Unido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de Outubro
Festim Medieval junta grupos de recriação histórica em Óbidos
O II Festim Medieval em Óbidos realiza-se no dia 8 de Outubro, domingo, com início às 15h, na Cerca do Castelo de Óbidos. Uma iniciativa no âmbito das comemorações do segundo aniversário da Associação Josefa D’Óbidos. Neste encontro participam vários grupos de recriação histórica na área da dança, música e teatro. O objectivo deste evento é celebrar o trabalho e esforço desenvolvido pelos grupos de recriação histórica do País. As entradas para assistir ao II Festim Medieval são livres. A organização é da Associação Josefa D’Óbidos, com o apoio do Município de Óbidos e da empresa municipal Óbidos Patrimonium, E.E.M.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha Paleontológica 2011 da ALT-Sociedade de História Natural
Paleontólogos descobrem em Torres Vedras três novas jazidas com dinossauros
A ALT-Sociedade de História Natural levou a cabo, de 10 a 30 de Setembro, mais uma Campanha Paleontológica. Este ano, os investigadores desta instituição científica de Torres Vedras procederam a mais uma escavação de um dinossauro, desta vez em Cambelas. Foram ainda realizados trabalhos de prospecção paleontológica, os quais resultaram na descoberta de três novas jazidas com dinossauros, trilhos com pegadas destes últimos animais e outros compostos exclusivamente por pegadas de tartarugas e répteis voadores. Esta ultima descoberta causou sensação à equipa de investigadores, pois a sua extensão é enorme e é potencialmente adequada a uma musealização in situ.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os Municípios e o Orçamento de Estado 2012
António Lucas
Rejeitar o colapso de Portugal
João Paulo Costa
A política da terra queimada – o caso da venda do Estádio Municipal de Leiria
Micael Sousa
O que nós não temos mas podemos ser
António Honório
Matematim ou Latinática?
Luís Reis
A Reforma da Administração Local e o concelho de Alcobaça
Luís Félix Castelhano
A Escolha
Valdemar Rodrigues
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o