Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 126 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Memórias da História. A Chegada do Rei Menor
Torres Novas volta a promover a Feira Medieval
Em 2010 as Memórias da História ficaram marcadas pela realização da Feira Quinhentista “Revisitar D. Manuel I – 500 anos do Foral Novo”. Dando continuidade ao modelo da feira de época, este ano o evento, que decorre de 5 a 8 de Maio, será dedicado às Cortes de 1438, que então tiveram lugar em Torres Novas. Uma festa popular cheia de cor, cheiros e sabores de outrora, que convida o visitante a uma viagem pelas memórias da história local e nacional. O programa de animação será permanente com performances musicais e teatrais que fazem a contextualização histórica e criam o ambiente certo! Cortejos, música, bailes, malabaristas, falcões e mendigos assim como muitos outros personagens marcam a experiência desta viagem ao séc. XV.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Leiria
Exposição “Os Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha” permanece até Junho nas Cortes
A exposição “Os Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha” vai permanecer patente até Junho, nas Salas 1 e 2 da Casa-Museu João Soares. Os grafitos são desenhos espontâneos sobre superfícies edificadas feitos sem preocupações de conservação, destinados a uma observação imediata. O que é invulgar é que esses frustes indícios resistam ao tempo e se perpetuem através dos séculos. Geralmente isso acontece através de gravações incisas na pedra que foram escapando a sucessivas limpezas mas é muito raro em restos pintados ou desenhados com materiais perecíveis. Ora foi precisamente isso que aconteceu nas paredes do Mosteiro de Batalha onde milhares de traços feitos com ponteiros de carvão ou argila se fixaram para sempre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Casa-Museu Passos Canavarro apresentada no dia 6 de Maio
A Fundação Passos Canavarro – Arte, Ciência e Democracia apresenta, no dia 6 de Maio (sexta-feira) pelas 11 horas, a Casa-Museu Passos Canavarro, no Largo da Alcáçova, em Santarém. Situada na Alcáçova conquistada por D. Afonso Henriques, em 1147, foi, conforme as confrontações históricas, residência real até esta ter sido transferida para o futuro castelo, situado no centro da cidade – onde se situa actualmente a Catedral de Santarém. Em 1841, Manuel da Silva Passos – Passos Manuel e sua Mulher, Gervásia de Sousa Falcão, adquiriram estas casas que foram imortalizadas, por Almeida Garrett, nas “Viagens Na Minha Terra”. A abertura ao público será no dia 17 de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chef Chakall é embaixador das Sopas do Mundo
XVIII Congresso da Sopa marcado para dia 7 de Maio em Tomar
Centenas de kits do Congresso da Sopa foram distribuídos no dia 14 de Abril na Rua Augusta, em Lisboa, pelo Chef Chakall. Esta foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Tomar na apresentação oficial do Congresso da Sopa que tem como tema, nesta edição, as Sopas do Mundo. “É um prazer para mim ser embaixador duma iniciativa tão interessante como esta, uma vez que este ano o tema são as Sopas do Mundo e eu sou argentino. Estou a gostar bastante desta apresentação, o público mostrou-se muito curioso e interessado e, por isso, contamos com a presença de todos em Tomar dia 7 de Maio para experimentarem a sopa que estarei lá a cozinhar”, referiu Chakall, embaixador do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Recuperação da Capela da Perucha vai ser uma realidade
Câmara de Ourém assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Município de Ourém assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um programa extenso e diversificado, promovendo iniciativas de sensibilização para a salvaguarda dos patrimónios, mas também com propostas e acções práticas de intervenção. O mote para o arranque da celebração foi lançado no dia 17 de Abril, na capela da Perucha – Freixianda, onde decorreu uma sessão de apresentação e discussão pública do projecto de salvaguarda deste imóvel religioso contemplado como valor patrimonial edificado em Plano Director Municipal. “Conservar bem para melhor preservar” foi o tema em debate no “Acontece no Museu” que decorreu no dia 18 de Abril no Museu Municipal de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do Secretário de Estado da Administração Local
Dezenas de embarcações recebem Bênçãos
em Constância no dia 25 de Abril
No dia 25 de Abril (Segunda-feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13 horas vão chegar a Constância cerca de 80 embarcações, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho. Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar. A recepção às embarcações vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa Agrícola doou o edifício à autarquia
Câmara de Torres Novas transforma lagar
de Árgea em museu ligado ao azeite e à olaria
O Município de Torres Novas e a Cooperativa Agrícola de Árgea celebraram, no dia 16 de Abril, um protocolo referente à doação do edifício/lagar onde se situa a sede da Cooperativa. A cerimónia, abrilhantada pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Olaia-Lamarosa, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, que classificou o momento como «um dia de homenagem a todos os que aqui vieram trazer o resultado do seu labor. Mas é também um sintoma e um sinal do desprezo que esta actividade tem tido em Portugal».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Professor Saul António Gomes profere conferência no dia 29 de Abril em Leiria
Moinho do Papel comemora este mês
600 anos do Alvará Régio
Para assinalar a comemoração dos 600 anos da atribuição do Alvará Régio para o fabrico de papel, serão realizadas diversas actividades no Moinho do Papel, entre os dias 29 e 30 de Abril. No âmbito desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Leiria em parceria com a Simlis, decorrerá no sábado, dia 29, pelas 21h30, uma conferência subordinada ao tema “600 Anos de Alvará Régio para o fabrico de papel”. A conferência será apresentada por Saul António Gomes, professor e investigador da Universidade de Coimbra e autor de inúmeros livros nas áreas da História, Paleografia e Diplomática, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 a 24 de Abril
Jogos tradicionais e folclore marcam programa de animação de Páscoa na Nazaré
A Câmara Municipal da Nazaré promove, de 22 a 24 de Abril, um programa de animação para a Páscoa dedicado à divulgação da cultura local. Jogos tradicionais e folclore serão os pratos fortes de um conjunto de actividades que visam incentivar a vivência da rua tão própria desta comunidade piscatória. Na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa, a Marginal (no troço da Avenida da República) vai fechar ao trânsito e abrir-se à população que queira aprender ou recordar as brincadeiras de outros tempos. Saltar à corda, jogar ao pião, ao cântaro ou à banca, são algumas das propostas lançadas pela autarquia com “Brincar é Tradicional”. As actividades estarão concentradas junto ao antigo Posto de Turismo, entre as 15h e as 18 horas, onde moradores e visitantes poderão levantar o material pretendido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Conselho da Cidade convidado pelo IGESPAR para conferência "Água, Cultura e Património"
2011 foi designado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) o ano em que se celebra o património associado à água. Em Portugal as celebrações estão a cargo do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arqueológico e Arquitectónico) que vai realizar em Abril várias conferências subordinadas ao tema “Água, Cultura e Património”. O Conselho da Cidade das Caldas da Rainha foi convidado para dinamizar uma dessas conferências que terá lugar no dia 20 de Abril pelas 18 horas, em Lisboa, no Palácio da Independência, e para a qual convidou como orador o Dr. João Almeida Dias, cujo tema de dissertação será “Memória do Termalismo em Portugal: memória do passado ou oportunidade do futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar dos especialistas só terem escolhido duas receitas
Estremadura e Ribatejo enviaram 54 pratos
ao concurso "7 Maravilhas da Gastronomia"
A região da Estremadura e Ribatejo candidatou 54 pratos ao concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”, sendo a quarta região com mais candidaturas apresentadas. A escolha de apenas dois pratos da região entre os 70 pré-seleccionados para a fase seguinte do concurso, ditada pelo painel de 70 especialistas do júri, mereceu comentários diferentes dos presidentes das Entidades de Turismo de Leiria-Fátima e do Oeste. David Catarino ressalva que alguns pratos apresentados por outras regiões são também pratos da Estremadura e Ribatejo e aposta no sucesso dos dois pratos apresentados pela região: Arroz de Marisco, da praia da Vieira, e a Sopa da Pedra, de Almeirim. Já António Carneiro coloca em dúvida a origem de alguns pratos e desvaloriza a importância do concurso.
Esta notícia foi comentada 5 vez(es).
Investimento de dois milhões de euros
Câmara Municipal da Marinha Grande requalifica Casa da Cultura Stephens
O Teatro Stephens, situado na Praça Guilherme Stephens, vai ser requalificado pela Câmara Municipal, através de um investimento de quase dois milhões de euros (valor total do investimento de 1,9 milhões de euros e que merecerão uma comparticipação do QREN Mais Centro no valor de 1,3 milhões de euros). Localizado no centro tradicional da Marinha Grande, o edifício do Teatro Stephens, reconstruído em 1940, faz parte integrante do conjunto urbano da antiga Fábrica-Escola Irmãos Stephens, conjunto este que se encontra actualmente em processo de profunda reconversão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
celebrações da Semana Santa de Óbidos realizam-se de 16 a 24 de Abril
As celebrações da Semana Santa de Óbidos realizam-se entre os dias 16 e 24 de Abril, com um vasto programa cultural e religioso. O programa inicia-se sábado, 16 de Abril às 15h30, com uma visita guiada ao Património Religioso de Óbidos, seguindo-se a inauguração da Exposição de Cerâmica de Paula Clemente, na Casa do Pelourinho e, pelas 21h30, a Procissão da Mudança das Imagens, com saída da Igreja da Misericórdia. Consulte aqui toda a programação da Semana Santa de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
650 anos da Trasladação de Inês de Castro do Convento de Santa Clara para o Mosteiro de Alcobaça
Celebrações inesianas passam por Alcobaça, Lourinhã, Batalha, Leiria, Bragança e Coimbra
As Comemorações dos 650 anos da Trasladação de Inês de Castro do Convento de Santa Clara para o Mosteiro de Alcobaça iniciaram-se nos dias 2 de Abril, em Coimbra, e no dia 3 de Abril, no Mosteiro de Alcobaça. A organização cabe à Associação dos Amigos de Pedro e Inês, de que a Câmara Municipal de Alcobaça faz parte. O programador-geral das Comemorações, que tal como em 2005, volta a ser Jorge Pereira de Sampaio, pretende evidenciar os lugares ligados aos dois amantes (Coimbra, Bragança, Canidelo/Vila Nova de Gaia, Moledo/Lourinhã e Alcobaça) e, nesse contexto os Mosteiros de Santa Clara e de Alcobaça e a Quinta das Lágrimas como lugares supremos da sua história.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Histórico
Ourém recria via-sacra ao vivo
No âmbito das celebrações da Semana Santa, vai realizar-se em Ourém, no dia 22 de Abril, às 15h, no Centro Histórico, a via-sacra ao vivo. As comemorações pascais começam no Domingo de Ramos, dia 17 de Abril, com a Celebração dos Passos e terminam no. Domingo de Páscoa, dia 24 de Abril, com a Celebração pascal seguida de procissão do Senhor Ressuscitado, com a presença de todas as confrarias da Paróquia de N.Srª das Misericórdias. Consulte aqui o programa das celebrações da Semana Santa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em representação do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo
Manuel de Faria eleito para o Conselho Fiscal
da Rede de Judiarias de Portugal
A Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, representada pelo seu vice-presidente executivo, o tomarense Manuel de Faria, foi eleita, em Assembleia Geral, para presidente do Conselho Fiscal da Rede de Judiarias de Portugal, no dia 5 de Abril, em Belmonte. António Grincho Ribeiro, presidente do Município de Castelo de Vide, presidirá à Direcção e Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo Lisboa e Vale do Tejo, ao Conselho Fiscal. O secretário-geral da Associação será o actual presidente do Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apenas dois pratos entre os 70 pré-finalistas
Região da Estremadura e Ribatejo derrotada
no concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”
As 70 pré-finalistas na eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia®” foram conhecidas no dia 7 de Abril. Esta é uma primeira selecção realizada por um painel de 70 especialistas, após a recepção entre 7 de Fevereiro e 27 de Março de 433 candidaturas de pratos de todo o País. A região do País com mais eleitos na lista de pré-finalistas é o Alentejo, com 12 pratos. Segue-se a região de Lisboa e Setúbal com 9 pré-finalistas e os Açores, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral com 8 pratos cada respetivamente. Com 6 candidatos eleitos encontra-se o Algarve e Entre Douro e Minho. A Beira Interior tem 3 pratos eleitos e a região da Estremadura e Ribatejo tem 2
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Mosteiro de Alcobaça recebe conferência com Pedro Tavares e espectáculo SA Marionetas
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, é uma data de incontornável importância, na qual diversas instituições tentam chamar a atenção para o Património, um bem essencial para a nossa identidade e para nosso usufruto. Este ano o tema escolhido é “Água: cultura e património”. O Mosteiro de Alcobaça apresenta um programa recheado, com uma palestra a cargo do Eng. Pedro Tavares, seguido de visita aos marcos ainda existentes do sistema hidráulico deste monumento, uma breve visita guiada ao monumento, incidindo na importância da água para a manutenção da Abadia e dos Monges, seguida do ateliê “Vem pescar na cozinha do Mosteiro de Alcobaça” e, a encerrar, o Teatro Tradicional Português de Marionetas, com a peça “A Padeira de Aljubarrota”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de mais de quatro milhões de euros
Câmara da Marinha Grande adjudica reabilitação do Edifício da Resinagem ao grupo Lena
A Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um contrato com a empresa Lena Construções Atlântico, SA, relativo à adjudicação da obra de reabilitação do edifício da antiga Fábrica da Resinagem da Marinha Grande, no dia 4 de Abril. Na sequência da realização de concurso público, a Câmara deliberou em 10 de Fevereiro de 2011, adjudicar à referida empresa, a empreitada para a reabilitação do imóvel, pelo preço de 3,975 milhões de euros, acrescidos de IVA, para um prazo de execução de 480 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
«Cabrito assado no forno com batata e grelos» e «Miga à Manuel Pescador com enguias no espeto»
Torres Novas submete dois pratos ao concurso 7 Maravilhas da Gastronomia
O Município de Torres Novas, com o apoio da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, candidatou à iniciativa «7 Maravilhas da Gastronomia», em representação da região da Estremadura e Ribatejo, as receitas «Cabrito assado no forno com batata e grelos» (categoria «Carne») e «Miga à Manuel Pescador com enguias no espeto» (categoria «Peixe»). A escolha dos pratos ponderou o seu enquadramento histórico-cultural no contexto do património imaterial torrejano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o tema Água: Cultura e Património
Museu da Cerâmica celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2011
O Museu da Cerâmica vai participar no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de Abril (segunda-feira) que este ano decorre sob o mote da “Água: cultura e património”. Actividade temática a partir de uma visita à Exposição Temporária - Olaria. Séculos XIX e XX, onde se encontram diversas peças alusivas ao tema "Água: cultura e património". Peças de olaria das Caldas da Rainha e vários centros oleiros do País, que contam histórias pelo carácter utilitário que testemunham nas suas épocas, sublinhadas pela variedade de formas e funções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da República escolhe vila da Batalha para apelar à unidade dos portugueses
Cavaco Silva inaugura Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
O Presidente da República inaugurou, no dia 2 de Abril, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, no que constituiu a sua primeira visita oficial a um município no segundo mandato presidencial. Cavaco Silva justificou esta opção com o facto da vila da Batalha ser um símbolo da Independência Nacional e da unidade dos portugueses, factores que voltam hoje a estar em causa, por via do elevado endividamento e da crise política, económica e social em que o País se encontra mergulhado. O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha “procura dar a conhecer a nossa história, desde os primórdios deste território, evidenciando os seus marcos mais significativos até aos nossos dias, deixando ainda uma janela aberta para o futuro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 a 10 de Abril
Tasquinhas de Rio Maior celebra 25 anos
com 10 dias de festa
As Tasquinhas de Rio Maior foram inauguradas no dia 1 de Abril, no Pavilhão Multiusos da cidade, pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, e pela presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais. Uma edição especial, dado tratar-se do 25º aniversário, que, além das tradicionais tasquinhas, apresenta até 10 de Abril uma exposição empresarial composta por 50 empresas institucionais e comerciais, uma mostra de artesanato contará com 25 stands e uma mostra de doçaria regional, representada por 15 expositores. Consulte aqui o programa das Tasquinhas de Rio Maior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A crise política
António Carmo
Renovar Portugal – Apostar na Juventude
Pedro Pimpão
Tempo de escolhas
Francisco Louçã
Tempo de exigência
Filipe Matias Santos
Eleições
José Peixoto
Os cortes do financiamento público ao Externato Cooperativo da Benedita
Pedro Guerra
Eleições antecipadas: uma oportunidade de mudança
Ricardo Miguel
Adotas ou não adoptas o novo acordo?
Luís Reis
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o