Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 124 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Com a presença do ministro da Justiça, Alberto Martins
Protocolo de criação da cidade judiciária
em Santarém assinado nas Festas de S. José
De 17 a 20 de Março, Santarém vai receber mais uma edição das Festas de S. José, o padroeiro do concelho. O Campo Infante da Câmara será o palco principal destas festas que este ano apresentam um vasto programa que inclui musica, animação, corrida de toiros, gastronomia e religião, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santarém e da Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém. Além das actividades em torno datas da Reconquista Cristã de Santarém (15 de Março) e do Feriado Municipal (19 de Março), que comemora o Dia de S. José, Santo Padroeiro dos Artífices, destaque para os concertos com a cantora Aurea, a divertida banda “Jim Dungo”, a fadista Joana Amendoeira e Herman José, uma festa com música dos anos 80 com o DJ Paulino Coelho, da Rádio Renascença, as actuações de Tunas Académicas e Ranchos Folclóricos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Máquina do Tempo relança guarda-roupa histórico
Novos projectos para Tomar apresentados no Convento de Cristo
Hoje, dia 1 de Março comemoram-se 851 anos da fundação do Castelo de Tomar. Integrado nas cerimónias do Dia da Cidade, a Máquina do Tempo, parceria entre o Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira, a Câmara Municipal de Tomar, o Convento de Cristo e o Instituto Politécnico de Tomar, apresenta no Convento de Cristo, às 16h, um conjunto de novos projectos. O guarda-roupa histórico que permite que alunos do 4.º ao 6.º ano conheçam de forma mais próxima o Convento de Cristo e História de Tomar será relançado com um desfile, no sentido de dar a conhecer essa possibilidade a todas as escolas e agrupamentos de escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do Professor Luís Graça
Trilogia de Gualdim Pais apresentada em Tomar
A apresentação da Trilogia de Gualdim Pais teve lugar no dia 19 de Fevereiro, na Galeria Templários - Welcome Center do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, delegação de Tomar. “Estas três publicações tratam do mesmo homem, de um herói e da sua complexidade enquanto pessoa, um Gualdim mitificado, perdido no tempo, num tempo do qual não existe documentação, disse Luís Graça, tomarense e Professor da Universidade Católica. Recorde-se que D. Gualdim Pais (1118 - 1195) foi um cruzado português, fundador da cidade de Tomar e cavaleiro de D. Afonso Henriques. Mandou construir o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo (1160), que se tornou o Quartel-General dos Templários no País. Também fundou os Castelos de Almourol, Idanha, Ceras, Monsanto e Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Templo judaico é o mais antigo de Portugal
Sinagoga de Tomar excluída do grupo de fundadores da Rede de Judiarias de Portugal
A última reunião dos potenciais membros fundadores da Rede de Judiarias de Portugal, com vista à aprovação dos estatutos e à marcação da escritura pública de constituição, vai realizar-se na Covilhã, nesta segunda-feira, dia 28 de Fevereiro. A Delegação de Tomar da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo estranha que, entre os sócios fundadores, não se encontre o Município de Tomar, porque a Sinagoga de Tomar é a mais antiga de Portugal e que mantém os traços originais que remontam ao séc. XV. Um dos fundadores da Associação será a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo que está representada pelo seu vice-presidente executivo, Manuel de Faria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova tartaruga é o género mais antigo conhecido na Europa
Tartaruga com 145 milhões de anos descoberta em Torres Vedras
A mais antiga tartaruga de água doce que se conhece na Europa foi descoberta no Jurássico superior de Torres Vedras, pela equipa do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da ALT-Sociedade de História Natural. O registo de tartarugas do Jurássico Superior português é muito abundante e apenas agora começou a ser devidamente estudado. A revista Journal of Vertebrate Paleontology publica um estudo sobre a Selenemys lusitanica, um novo género e nova espécie de tartaruga que viveu no final do Kimmeridgiano (145 Milhões de anos) e descoberta durante a escavação paleontológica de um dinossauro, em 2003, na Praia de Santa Rita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos restaurantes de Abrantes, Constância e Sardoal
Associação TAGUS promove azeites da região em 13 restaurantes do Ribatejo
Começou no dia 18 de Fevereiro, e vai até à Páscoa (dia 24 de Abril), a acção promocional que tem o objectivo de promover e valorizar os azeites produzidos no Ribatejo Interior, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com cinco produtores e 13 restaurantes aderentes. Designada por “Azeites da nossa Terra”, esta iniciativa pretende levar às mesas dos restaurantes cinco garrafas de 500 ml de azeite da variedade virgem extra.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Desde Janeiro
Câmara de Alcobaça lança serviço educativo
no Museu Raul da Bernarda
Para além da exposição temporária: "Os Trajes do Rancho do Alcoa Alusivos à Louça de Alcobaça" (espólio doado à Câmara Municipal de Alcobaça) e também da Colecção de Cerâmica da Fábrica Raul da Bernarda (exposição permanente), o Museu ganha agora a vertente de Serviço Educativo. Depois de avaliado o sucesso da iniciativa e o interesse demonstrado pelos visitantes, a Câmara Municipal de Alcobaça quer desafiar as escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e ATL’s a conhecerem este espólio tão rico em tradição e história. A primeira visita no âmbito do Serviço Educativo ocorreu no dia 20 de Janeiro de 2011, dia em que se comemorou os seis meses da reabertura do espaço ao público, contando com a presença da Escola João de Deus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
QREN comparticipa num investimento global de 10 milhões de euros
Pombal integra Rede Urbana de Competitividade e Inovação dos Castelos Medievais do Mondego
O Município de Pombal é um dos parceiros da Rede Urbana de Competitividade e a Inovação dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego (RUCMMM), constituída pelas cidades de Coimbra, Figueira da Foz e Pombal, e pelas vilas da Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela e Soure, cujas características e história comuns determinaram a sua vontade de abraçar este desafio de apropriação e valorização territorial e estímulo a uma nova economia. A Recuperação e Musealização da Torre de Menagem do Castelo de Pombal, o Equipamento de Apoio ao Visitante com Sala de Projecções e Área de Venda, a Sonorização do Castelo e o Levantamento, Recuperação e Musealização da Torre do Relógio Velho fazem parte dos projectos de participação de Pombal nesta rede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 de Fevereiro a 8 de Março
Santarém recebe o Festival do Magusto
O concelho de Santarém recebe, de 19 de Fevereiro a 8 de Março, mais uma edição do Festival do Magusto, iniciativa integrada no Festival Sabores & Saberes. Feito à base de couves, feijão, broa e azeite, o magusto pode ser acompanhado com bacalhau assado, alheira, solha, nacos de vitela, carne de alguidar, carapauzinhos fritos, entrecosto frito, rojões e sável entre muitos outros. A não perder em 15 restaurantes do concelho de Santarém, numa organização da empresa municipal Cul.Tur.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Catedrático de História doou 30 mil obras da sua biblioteca
Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Câmara de Santarém assinam protocolo
A Câmara Municipal de Santarém aprovou, por unanimidade, o protocolo com o Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, decorrente do professor Joaquim Veríssimo Serrão ter doado ao município de Santarém, em 25 de Setembro de 2009, a sua biblioteca pessoal, num total de cerca de 30 mil obras. O Executivo aprovou também a abertura do concurso público para a contratação da “Remodelação da EN 3-5 Eixo estruturante da Estrada da Estação” e o pedido de isenção de taxa, no âmbito do programa “Urbhis Renovação”, que visa impulsionar a dinamização de operações de reabilitação, avançando com a recuperação exterior dos edifícios devolutos, nomeadamente em fachadas e telhados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém recebe investimento de 2,5 milhões de euros
Ministério da Cultura cria “Rota das Catedrais” para requalificar catedrais portuguesas
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, assinou, no dia 14 de Fevereiro, com a Câmara Municipal Santarém e a Conferência Episcopal Portuguesa, o protocolo “Rota das Catedrais em Santarém”. O investimento em Santarém será de 2,5 milhões de euros, sendo as principais obras efectuadas na catedral da cidade, mas também as igrejas de Santa Clara, Santa Iria da Ribeira de Santarém e da Alcáçova, serão alvo de intervenções. “A Rota das Catedrais” é um projecto desenvolvido pelo Ministério da Cultura com a Conferência Episcopal Portuguesa, e que constitui uma operação integrada de requalificação das catedrais portuguesas, tendo em vista a sua integração numa dinâmica de projecção cultural e turística, quer em termos nacionais, quer internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moita Flores e António Carmo selam aprovação com abraço histórico
Câmara de Santarém aprova compra da antiga Escola Prática de Cavalaria
A Câmara Municipal de Santarém aprovou, no dia 14 de Fevereiro, a compra dos terrenos da antiga Escola Prática de Cavalaria, actualmente propriedade da ESTAMO – Participações Imobiliárias S. A.. O pagamento será feito durante 12 anos, com um período de carência de três anos, pelo que só se iniciará no próximo mandato autárquico. A aprovação deste ponto decorreu de forma emocionada, tendo no final Francisco Moita Flores referido que esta “foi a reunião mais feliz da minha vida “ e “um momento histórico para Santarém”. A reunião terminou com um abraço inédito entre o presidente Moita Flores e o líder da oposição, António Carmo.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Envolvendo cerca de 50 formandos e respectivos formadores
Câmara de Peniche promoveu na Covilhã workshop sobre Renda de Bilros
No âmbito do Protocolo estabelecido com o Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção (CIVEC), a Câmara Municipal de Peniche promoveu o segundo workshop sobre Rendas de Bilros de Peniche, na Covilhã. Este workshop realizado, no dia 24 de Janeiro, na delegação de Lisboa do CIVEC, rumou até à Delegação da Covilhã, no dia 31 de Janeiro, com o objectivo de sensibilizar para a arte de fazer Renda de Bilros; divulgar as suas origens históricas; conhecer a evolução da sua aplicação prática; reconhecer os materiais e utensílios utilizados; distinguir tipos de Renda, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XVI Encontro Nacional Museologia e Autarquias e VIII Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias
Município da Batalha prepara passaporte cultural para o concelho
Com o tema “Território, Cultura, Ciência e Inclusão”, decorre nos dias 11 e 12 de Fevereiro, o XVI Encontro Nacional Museologia e Autarquias e o VIII Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias, na Batalha e em Constância. A sessão de abertura, que decorreu no Auditório Municipal da Batalha, contou com a presença de António Lucas e Máximo Ferreira, presidentes da Câmaras Municipais da Batalha e de Constância, de Mário Moutinho, reitor da Universidade Lusófona e de João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação. O segundo dia dos trabalhos decorre na Casa-Memória de Camões, em Constância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Fevereiro
Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais realiza encontro anual em Alcobaça
A apresentação das Actas das VI Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval - A Guerra e a Sociedade na Idade Média irá decorrer no dia 12 de Fevereiro (sábado), pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Estarão presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o director do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio, e a Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, Maria Helena da Cruz Coelho. Recorde-se as Jornadas decorreram em Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, nos dias 6, 7 e 8 de Novembro de 2008. Este dia marca também o encontro anual da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais que os seus trabalhos a partir das 10h30. Consulte aqui o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 14 de Fevereiro
Ministra da Cultura apresenta em Santarém
a "Rota das Catedrais”
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, desloca-se à cidade de Santarém no dia 14 de Fevereiro, pelas 17 horas, para a assinatura do protocolo “Rota das Catedrais em Santarém”, sendo acompanhada pela governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona. Trata-se de um projecto desenvolvido pelo Ministério da Cultura com a Conferência Episcopal Portuguesa, e que constitui uma operação integrada de requalificação das catedrais portuguesas, tendo em vista a sua integração numa dinâmica de projecção cultural e turística, quer em termos nacionais, quer internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Dia de Miguel Torga em Leiria reviveu vida
e obra do autor de “Diário”
O Dia de Miguel Torga em Leiria foi celebrado no dia 5 de Fevereiro, com quatro momentos distintos: o descerramento de uma lápide, a visita à clínica Primis, a apresentação das Actas do II Colóquio e um momento literário. Às 16h45, nas instalações do Turismo de Leiria-Fátima, foi apresentado, por Carlos Fernandes, o livro “II Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria – Actas” que reúne quatro comunicações feitas naquele Colóquio, em 7 de Fevereiro de 2009, por Suzana Couceiro Vieira Santos, Sandra Duarte, Luís Martins Fernandes e José Cymbron. Tem 64 páginas e é uma edição da Junta de Freguesia de Leiria e da Delegação de Leiria da Fundação INATEL, que fizeram parte da Comissão Organizadora, com o apoio da Fundação Caixa Agrícola de Leiria. O momento alto da tarde aconteceu com a audição de vários textos de Miguel Torga, em particular dos vários volumes do seu “Diário”, mas sobretudo dos muitos volumes de poesia, desde “O outro livro de Job” a “Câmara ardente”, passando por “Odes”, “Cântico do Homem”, “Orfeu rebelde” e “Antologia poética”, nomeadamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portugueses vão eleger 7 categorias gastronómicas: Entradas, Sopas, Carnes, Caça, Peixe, Marisco e Doces
“7 Maravilhas da Gastronomia” vão ser anunciadas em Santarém em Setembro
Foi apresentado no dia 7 de Fevereiro, na Casa do Campino, em Santarém, o concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”, cujo símbolo é uma couve portuguesa em forma de prato, com faca e garfo do lado direito. Em Setembro será feito o anúncio dos vencedores nas categorias de entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces. A partir de Março estará disponível o site www.7maravilhas.pt para a votação dos melhores. Todas as receitas e pratos a considerar no processo de eleição serão organizados pelas 10 regiões do País e em 7 categorias: Entradas, Sopas, Carnes, Caça, Peixe, Marisco e Doces.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Fevereiro
Actas das VI Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval apresentadas em Alcobaça
A apresentação das Actas das VI Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval - A Guerra e a Sociedade na Idade Média irá decorrer no dia 12 de Fevereiro (sábado), pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Estarão presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o director do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio, e a Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, Maria Helena da Cruz Coelho. Recorde-se as Jornadas decorreram em Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, nos dias 6, 7 e 8 de Novembro de 2008.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Obras do Complexo Cultural e Museu
da Levada arrancaram no dia 1 de Fevereiro
A Câmara Municipal de Tomar, através do Departamento de Obras Municipais, vai levar a cabo, no dia 7 de Fevereiro, a operação de transferência provisória do espólio existente nos edifícios do futuro Complexo Cultural e Museu da Levada para os pavilhões da FAI. Esta acção, que tem uma duração prevista de três semanas, e que terá o acompanhamento dos Serviços de Museologia da autarquia, decorre do arranque da obra de requalificação do Complexo, consignada no passado dia 1 de Fevereiro. A transferência do espólio pretende a sua evidente salvaguarda até à conclusão da obra, altura em que regressará ao exacto local da sua proveniência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escritor viveu três anos em Leiria
Dia de Miguel Torga em Leiria celebrado
no dia 5 de Fevereiro
A Junta de Freguesia de Leiria, o Turismo de Leiria Fátima e a delegação de Leiria do Inatel promovem, no dia 5 de Fevereiro, no Auditório do Turismo de Leiria e nas ruas da cidade, o Dia de Miguel Torga em Leiria. Na sequência do I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria, realizado em 2 de Fevereiro de 2008, a Junta de Freguesia de Leiria e a Delegação de Leiria da Fundação INATEL aceitaram o repto e uniram-se na criação do Dia de Miguel Torga em Leiria, a celebrar anualmente na data da sua libertação do Aljube, 2 de Fevereiro. No âmbito do programa das comemorações a realizar em 2011, dá-se continuidade às iniciativas dos nos anos anteriores, reforçando as evocações da presença do escritor nesta cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha de comercialização 2009/2010
Lidl foi o principal comprador de Maçã de Alcobaça
A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça veio reconhecer a cadeia de distribuição alemã Lidl & Cia., instalada em Portugal, como o melhor cliente de Maçã de Alcobaça na campanha de comercialização 2009/2010 em território nacional. Foram preparadas, adquiridas e vendidas nas lojas Lidl cerca de 500 mil embalagens no período compreendido entre Janeiro e Março de 2010, equivalente a seis milhões de maçãs de categoria l, tornando a Lidl & Cia o principal cliente de “Maçã de Alcobaça” no período em causa. Sendo a Maçã de Alcobaça um produto regional certificado, a APMA considera que o resultado deste trabalho é um estímulo para os produtores locais, que cada vez encontram menos espaço de venda em algumas insígnias da distribuição nacional, apesar de estarem em causa produtos nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apresentação oficial dos Reis do Carnaval 2011
Tradicional Festa de S. Brás marca início
do Carnaval na Nazaré
Decorre nesta quinta-feira, 3 de Fevereiro, a tradicional Festa de S. Brás e romaria ao Monte de S. Bartolomeu. Uma celebração ancestral que marca, há largas décadas, o arranque do Carnaval na Nazaré. O costume cristão da subida à capela de S. Bartolomeu, ascendendo os íngremes degraus até alcançar uma das mais belas vistas panorâmicas de toda a região, convive pacificamente com a festa profana. No sopé do monte, milhares de pessoas acampam durante o dia e, em jeito de piquenique, à volta de fogueiras, assam carne e enchidos, regados com boa disposição. É neste cenário que decorre a festa de arranque do Carnaval da Nazaré, com música, baile e muita gente mascarada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 7 de Fevereiro
Novo concurso '7 Maravilhas da Gastronomia' apresentado em Santarém
A empresa New 7 Wonders Portugal vai apresentar, no dia 7 de Fevereiro, em Santarém, o concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”. Este momento “marca o início de uma viagem única pela gastronomia portuguesa, factor determinante na escolha de Portugal como destino turístico e inegável diferenciador da identidade nacional em todo o mundo.” Na apresentação, estarão presentes António Serrano, ministro da Agricultura, Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, José Marquitos, José Fragoso, Catarina Furtado e José Carlos Malato, da RTP e Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Abertura ao público decorreu no dia 29 de Janeiro
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha: um dos melhores museus locais do País
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha abriu ao público no dia 29 de Janeiro. Um investimento de um milhão de euros, comparticipados a 80% por fundos comunitários, a que se somam os 250 mil euros, suportados em partes iguais pela Câmara Municipal da Batalha e pela Caixa de Crédito Agrícola da Batalha. O Museu, equipado com as mais modernas tecnologias, conta a história do concelho da Batalha, desde a pré-história até à actualidade e pretende assumir-se como uma âncora do desenvolvimento do turismo cultural, que se vem somar a outros pólos de atracção, com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Património da Humanidade, as Grutas da Moeda, o Parque Sensorial da Pia do Urso, as Termas Salgadas, o artesanato e a gastronomia local.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Entre 19 de Fevereiro e 8 de Março
Festival do Magusto à mesa de 14 restaurantes do Concelho de Santarém
O Festival do Magusto está de regresso ao concelho de Santarém entre 19 de Fevereiro e 8 de Março, tendo aderido 14 restaurantes que se comprometem a dar destaque na sua lista a esta receita tradicional feita à base de couves, feijão, broa e azeite. Para acompanhar há um vasto leque de escolhas, como bacalhau assado, alheira, solha, nacos de vitela, carne de alguidar, carapauzinhos fritos, entrecosto frito, rojões e sável, entre outros pratos. A iniciativa destinada a promover os produtos e a gastronomia local é promovida pela Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém, no âmbito da iniciativa Sabores & Saberes.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É urgente reduzir o número dos nossos deputados
Carlos Bonifácio
O papel dos Museus Locais no desenvolvimento das sociedades
Ana Mercedes Stoffel
Do patriotismo relativo
Valdemar Rodrigues
Sobreendividamento - Parte I
Por Sofia Antunes
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o