Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 121 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Receitas ajudam IPSS do concelho da Marinha Grande
Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia aposta na programação cultural
A 21ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande foi inaugurada no dia 26 de Novembro, pelo governador civil de Leiria, Paiva de Carvalho e pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira. Pela primeira vez, a FAG terá um tema “O Vidro”, um pretexto para trazer artesãos ao vivo ao recinto e receber a 1º Mostra de Artes Decorativas, esta dedicada ao artesanato urbano. O programa cultural é este ano reforçado, com actuações musicais às sextas e sábados à noite, para aliciar o público jovem. A organização da FAG, que decorre até 5 de Dezembro, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, é da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Dia 27 de Novembro
Casa-Museu João Soares inaugura exposição Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha
A Casa-Museu . Centro Cultural João Soares inaugura a Exposição “Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha” nas Salas 1 e 2, dia 27 de Novembro de 2010 às 16 horas, em Cortes, Leiria. A exposição “Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha” fala de um assunto até hoje ignorado: o gesticular anónimo de quem esteve no Mosteiro durante a sua construção. Escultores, pedreiros, carpinteiros, arquitectos, monges fixaram nas paredes uma linguagem paralela, não a dos alicerces, das abóbadas e de um imaginário que iriam legar à posteridade, mas as dúvidas, as conversas, as ironias, as crenças, de um quotidiano forjado numa das épocas mais criativas do viver português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Mostra de Doces e Licores Conventuais está cada vez mais internacional
Terminou, com sucesso, a XII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais. Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria voltaram a ter como cor predominante o amarelo-torrado e também os comerciantes marcaram presença no evento com a decoração dos estabelecimentos e das ruas envolventes ao centro histórico. As salas Azul (Refeitório), Rosa (Sala dos Monges) e Verde (Sala do Capítulo) acolheram os 37 participantes nacionais e internacionais. A representação estrangeira ficou a cargo das cidades geminadas com o município: Alcobaça da Bahia (Brasil), Aubergenville (França), e ainda Bélgica e Espanha que participam no evento há largos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de Novembro a 5 de Dezembro
Feira de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande: cultura, tradição e inovação
A 21ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande inaugura no dia 26 de Novembro (sexta-feira), pelas 18h, no Parque Municipal de Exposições, situado na Boavista, Marinha Grande. O certame, que decorre até 5 de Dezembro, é organizado pela Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCD Casal Galego) e conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande. Consiste numa mostra de artesanato, de gastronomia, de costumes, de tradições e de cultura, apresentando um retrato dos ofícios transmitidos entre gerações e do que são as novas tendências criativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente do Tribunal Constitucional presidiu às Celebrações dos 550 Anos da Morte do Infante
Batalha inaugura busto do Infante D. Henrique
O Infante D. Henrique (1394-1460) tem, desde o dia 14 de Novembro, um busto no largo com o seu nome, junto ao Mosteiro da Batalha, monumento onde repousam os seus restos mortais. A figura do Infante de Sagres, ícone nacional dos Descobrimentos, não foi esculpida com base na imagem em que enverga o chapéu borgonhês, alegadamente retratada nos Painéis de S. Vicente, mas antes na figura que cobre o seu túmulo, ostentando a coroa de Duque de Viseu. Segundo o Professor Saul Gomes, esta imagem é a que melhor retrata o Infante, que a terá mandado fazer ainda em vida. A obra é da autoria dos escultores batalhenses António José Moreira e Alzira Antunes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Reclassificação do Monte de S. Bartolomeu encontra-se em Discussão Pública
Encontra-se em discussão pública até ao dia 20 de Dezembro a Reclassificação do Sítio Classificado do Monte de S. Bartolomeu. Os interessados podem, durante o período de discussão pública, apresentar as observações e sugestões que julgarem pertinentes acerca das propostas de reclassificação daquela área protegida, por escrito. O processo para a classificação do Monte de S. Bartolomeu/S.Brás como “Monumento Natural” surge no âmbito de contactos desenvolvidos entre o Instituto de Conservação da Natureza (ICN), a Autoridade Florestal e a Câmara Municipal da Nazaré, e pretende dar cumprimento ao novo quadro legal aplicável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Palácio de Landal servirá de obra-modelo
Sociedade de Gestão Urbana de Santarém
vai reabilitar 50 casas no primeiro ano
A Sociedade de Gestão Urbana de Santarém, cujo objecto social é promover a reabilitação, requalificação e regeneração urbana e rural do Centro Histórico da Cidade e da Área Crítica de Recuperação e de Reconversão Urbanística da Ribeira de Santarém e de Alfange, foi apresentada no dia 15 de Novembro. A empresa municipal foi constituída em 1 de Agosto de 2010, com a Câmara Municipal de Santarém a ser a única accionista e tendo como presidente o vereador António Valente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Ovos do Paraíso e Licor Singeverga vencem XII Mostra de Doces e Licores Conventuais
A XII Mostra de Doces e Licores Conventuais foi inaugurada na manhã do dia 18 de Novembro, no Mosteiro de Alcobaça, com a presença do director do IGESPAR e de vários presidente de Câmara da Região Oeste. Com a participação de 38 stands, representações nacionais e internacionais, nomeadamente Bélgica, Espanha e Brasil, a Mostra conta este ano com algumas novidades que vieram renovar o brilho ao maior evento mediático de Alcobaça. Durante a tarde decorreu o concurso de Melhor Doce e Melhor Licor Conventual, que tiveram como vencedores “Ovos do Paraíso”, da Pastelaria Alcoa, e o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça é Capital da Doçaria e dos Licores Conventuais de quinta a domingo
XII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais anima Mosteiro de Alcobaça
A XII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais vai decorrer durante quatro dias, de 18 a 21 de Novembro, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, esperando-se a presença de milhares de visitantes. O Monumento Património da Humanidade e Maravilha de Portugal vai acolher 37 participantes oriundos de Portugal Continental e Ilhas (Madeira) contando com a representação de países como Espanha, França, Bélgica e Brasil. Um projecto integrado na Rota dos Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, promovido pela Associação Mosteiros de Portugal, candidatado ao Programa Mais Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de Novembro a 5 de Dezembro
21ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande elege como tema “O Vidro”
A FAG 2010 – 21ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande irá decorrer de 26 de Novembro a 5 de Dezembro, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande. Com organização da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego, esta Mostra, que este ano abraçará a temática “O Vidro”, tem como objectivos a dvulgação do Artesanato, Gastronomia, Folclore, Etnografia e Música Popular Portuguesa. Em paralelo decorre ainda a 1ª Mostra de Artes Decorativas da Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Assinado Contrato de Financiamento de 3,2 milhões de euros
Golegã vai ter Centro de Alto Rendimento
de Desportos Equestres
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, na presença do ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, e da governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, assinou no dia 13 de Novembro, na Golegã, o contrato de financiamento do “Centro de Alto Rendimento da Golegã – Desportos Equestres”, no valor de 3,2 milhões de euros. O projecto conta com apoio comunitário, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e será importante para o desenvolvimento do desporto equestre, da Golegã e da região. Foi ainda realizada uma visita à 35ª Feira Nacional do Cavalo – 12ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de Leiria
Alda Sales Machado Gonçalves apresenta livro “Leiria – As Fontes, o Rio Lis e suas Pontes”
A Junta de Freguesia de Leiria e a editora Folheto & Design apresentam, no dia 22 de Novembro (segunda-feira), pelas 15h, nas instalações da Junta de Freguesia de Leiria, o livro “Leiria – As Fontes, o Rio Lis e suas Pontes”, da autoria de Alda Sales Machado Gonçalves. A obra será apresentada pela presidente da Junta, Laura Esperança, e a sessão contará com apontamentos poéticos, proclamados por Isabel Aragão e José Vaz. De seguida será efectuado um passeio pedestre pelos locais evidenciados na obra, caso as condições meteorológicas o permitam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Loja "Portugal Rural"
Produtos "Made in Oeste” em destaque
na Semana Promocional da Região Oeste
Os produtos "Made in Oeste” vão estar em destaque no âmbito da Semana promocional da Região Oeste a decorrer de 16 a 20 de Novembro 2010, na Loja "Portugal Rural" - Campo de Ourique, em Lisboa, das 10h às 19h, de terça-feira a sábado. Integrado nesta edição, decorre o evento "Doces e Licores Conventuais" de Alcobaça, com doces tentações a não perder dias 16 e 17 de Novembro 2010. O projecto Portugal Rural nasceu em 1998, no âmbito da Iniciativa Comunitária LEADER II, e cresceu ao abrigo do Programa LEADER +, tendo como objectivo a criação de um espaço de promoção e representação do Mundo Rural português em Lisboa, associado e reforçado com iniciativas de animação e dinamização de produtos, produtores e territórios rurais envolvidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encomendada pelo Município de Torres Vedras
Comemoração do Bicentenário das Linhas de Torres encerra com obra de Nuno Côrte-Real
O Ideal Comum é o concerto que no dia 20 de Novembro, às 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, marcará o encerramento da Comemoração do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras. Neste concerto serão ouvidas duas obras intimamente ligadas às invasões francesas: a Sinfonia n.º 3, em Mi b Maior, opus 55, de Ludwig van Beethoven, composta em 1803 para “festejar a recordação de um grande Homem” (palavras escritas em epígrafe pelo punho do próprio compositor, que no desejo de dedicar a obra de Napoleão, depois do acto invasivo a retirou veementemente) e a estreia absoluta da Oratória Popular, opus 40, de Nuno Côrte-Real, obra encomendada pelo Município de Torres Vedras no intuito de comemorar o Bicentenário das Linhas de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casa Pedro Álvares Cabral/ Casa do Brasil
Santarém comemora Dia Europeu do Enoturismo com prova de vinhos
Este domingo, dia 14 de Novembro, comemora-se o Dia Europeu do Enoturismo. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Santarém, a CUL.TUR, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém, EEM e a Associação de Municípios Portugueses de Vinho realizam neste dia uma prova de vinhos e de produtos tradicionais do Tejo, às 15 horas, na Casa Pedro Álvares Cabral/ Casa do Brasil, em Santarém. O objectivo desta prova é envolver os participantes na descoberta de alguns produtos tradicionais do Ribatejo, harmonizados com os vinhos do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações envolvem municípios de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos e a Batalha
Batalha inaugura busto do Infante D. Henrique nos 550 anos da morte do Navegador
Tem lugar neste domingo, 14 de Novembro, na Igreja do Mosteiro da Batalha, uma Missa de Sufrágio em Memória do Infante D. Henrique. O programa a realizar na Vila da Batalha, compreende ainda uma cerimónia protocolar junto ao Túmulo do Infante, na Capela do Fundador e às 12h, no Auditório do Mosteiro, uma palestra intitulada “O Infante, a Batalha e os Destinos de Portugal”a proferir pelo Professor Doutor Saul António Gomes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pelas 13h15, proceder-se-á à inaugurarão o Busto do Infante D. Henrique, no Largo com o mesmo nome do descobridor, junto às Capelas Imperfeitas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Golegã
XXXV Feira Nacional do Cavalo decorre
de 5 a 14 de Novembro
A XII Feira Internacional do Cavalo Lusitano e a XXXV Feira Nacional do Cavalo - Feira de S. Martinho vão decorrer de 5 a 14 de Novembro, na Golegã. Lançamento de livros, colóquios, exposições de pintura e fotografia e concursos equestres serão parte de um programa diário intensivo durante nove dias na Capital do Cavalo. Consulte aqui toda a programação do evento que arrasta anualmente milhares de pessoas à terra de Carlos Relvas e José Saramago.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós e Batalha
Campo da Batalha de Aljubarrota classificado como Monumento Nacional
O Governo aprovou, no Conselho de Ministros de 4 de Novembro, um decreto que classifica como monumento nacional o Campo da Batalha de Aljubarrota e área envolvente, também designado Campo Militar de S. Jorge de Aljubarrota. A Batalha de Aljubarrota, ocorrida entre os exércitos português e castelhano num planalto entre a ponte do Boutaca, concelho da Batalha, a norte, e o Chão da Feira, concelho de Porto de Mós, a sul, no dia 14 de Agosto de 1385, representa um momento decisivo de afirmação de Portugal como reino independente, marcando o imaginário de muitas gerações”, sublinhou o Governo em comunicado.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Torres Novas
Vila do Paço celebrou centenário da instalação dos correios
Vila do Paço assinalou, no domingo, dia 31 de Outubro, o centenário da instalação dos serviços postais e telegráficos, inaugurados a 27 de Setembro de 1910. As comemorações foram promovidas pela Sociedade Filarmónica e Recreativa de Vila do Paço, procurando também homenagear a Sociedade Ideal de Construção Urbanística, Lda., que levou a cabo a construção do actual edifício dos Correios, em particular sete «homens altruístas que empreenderam esta nobre tarefa». Foram eles Abílio dos Santos Martins, António Antunes Mota Júnior, José dos Santos Martins, António Gonçalves Bento; Manuel dos Santos Vieira Reis, Manuel dos Santos Silva Rodrigues e Fernando Sousa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Colégio de Nossa Senhora da Conceição: a história de um mosteiro dentro do Mosteiro
Antonieta Sousa apresentou, no dia 23 de Outubro, no Armazém das Artes, a sua tese de mestrado “O Colégio de Nossa Senhora da Conceição de Alcobaça – 1648-1833”. A professora da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça revelou que o Colégio era, na verdade, um mosteiro independente da filiação de Alcobaça, que começou por funcionar a Sul do templo e fora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, mas que, após o terramoto de 1755, passou a funcionar contíguo ao alçado Sul da nave colateral Sul do templo do Mosteiro. A investigadora defende que houve uma tentativa dos poderes instituídos, incluindo a casa-mãe de apagar o Colégio da memória colectiva, sobretudo, após o Marquês de Pombal ter interferido na instituição, de forma a torná-la uma instituição de ensino superior secular.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
13ª Edição do Prémio Fundação Mário Soares com valor de 5 mil euros
O Prémio Fundação Mário Soares é atribuído anualmente a autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do Século XX. O Prémio Fundação Mário Soares é constituído por uma quantia em dinheiro, de 5 mil euros. Os trabalhos concorrentes deverão ser apresentados em quatro exemplares (um original e três cópias) e entregues na Fundação, ou remetidos por correio, até 22 de Dezembro de 2010. Regulamento em www.fmsoares.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Feira de São Simão mantém tradição
dos frutos secos
A maior festa de frutos secos da região decorre de 29 de Outubro a 1 de Novembro, na tenda colocada no estacionamento do Mercado Municipal de Alcobaça. Uma Feira que conta já com mais de um século de tradição, onde os visitantes poderão encontrar deliciosas passas, castanhas, pinhões, nozes, entre muitos outros produtos típicos da época, que estarão expostos em 22 stands explorados por 12 participantes. O evento assinala ainda a celebração de datas religiosas como o Dia de São Simão (28 de Outubro) e o Dia de Todos os Santos (feriado de 1 de Novembro), uma data que a Igreja Católica, através do Papa Bonifácio IV, escolheu para honrar todos os Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Ministro da Administração Interna visitou Festival Nacional de Gastronomia 2010
O Festival Nacional de Gastronomia recebeu nesta sexta-feira, 29 de Outubro, a visita oficial do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e do secretário de Estado da Administração Interna, dia que foi dedicado ao Minho. Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, sublinhou a importância do Festival Nacional de Gastronomia como instrumento de defesa do património cultural quer na sua vertente gastronómica, quer em termos de animação e diversão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Os quatro pilares da crise
Mário Lopes
OPINIÃO
Desesperada Esperança
Valdemar Rodrigues
A Ota está no mesmo sítio mas onde andam as medidas de compensação?
Ricardo Miguel
Um ano depois com Paulo Inácio e sem Gonçalves Sapinho… tudo na mesma em Alcobaça
Jorge Esteves de Carvalho
A Câmara do Bombarral retirou aos trabalhadores o direito de mudarem de posição remuneratória atribuído pelo anterior executivo
Helena Santos
Não percebem!
Aurélio Lopes (1º subscritor)
Complexos Sociais Locais (CSL). O caminho do futuro?
José Marques
Um ano depois ou quatro mais um depois
José Acácio Barbosa
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o