Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a legalização da eutanásia?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 102 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Fevereiro de 2020
Presidentes das duas juntas de freguesia estiveram presentes em Roma
Aljubarrota espera mais turistas depois
da canonização de D. Nuno Álvares Pereira
José Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Prazeres de Aljubarrota, esteve presente, no dia 26 de Abril, em Roma, na cerimónia de canonização de D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável. O autarca, que esteve na Praça de São Pedro, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente de Aljubarrota, Amílcar Raimundo, dos tesoureiros e secretários das juntas e do padre Ramiro Portela, foi uma das 35 pessoas das duas freguesias que fizeram questão de ver o Papa Bento XVI canonizar D. Nuno de Santa Maria Álvares Pereira. Em vésperas de se candidatar a um terceiro mandato, José Lourenço fala da obra realizada e na maior festa anual da freguesia: a Feira Medieval de Aljubarrota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de “comerciantes-cidadãos” quer renovar a tradição da loiça erótica caldense
Confraria do Príapo criada hoje nas Caldas
A Confraria do Príapo vai ser criada hoje, 28 de Abril, pelas 15h30, nas Caldas da Rainha. Depois da Escritura Pública no Cartório Notarial, segue-se um brinde no Restaurante Pachá pelas 16h45. A ideia partiu de um grupo de “comerciantes-cidadãos” que quer renovar a tradição da loiça erótica caldense e lançar uma confraria, tendo como referência o típico falo em cerâmica, de forma a trazer novas abordagens e permitir actividades lúdicas, culturais e recreativas numa perspectiva de marketing da cidade. Colóquios, esculturas, gastronomia, poesia, desenhos e até um museu erótico, estão nos planos dos confrades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém e Tomar
Aurélio Lopes lança "Videntes e Confidentes:
Um Estudo sobre as Aparições de Fátima"
A Sala de Leitura Bernardo Santareno recebeu, no dia 18 de Abril, o lançamento do novo livro do antropólogo Aurélio Lopes “Videntes e Confidentes: Um Estudo sobre as Aparições de Fátima”. O livro vai ser objecto de uma nova apresentação pública, no dia 2 de Maio (sábado), às 16 horas, no Salão da Biblioteca Municipal de Tomar, numa organização do Jornal "O Templário" e apoio da Câmara Municipal de Tomar. A publicação está a cargo das Edições Cosmos, e é patrocinada pela Câmara Municipal de Santarém, sendo o prefácio da autoria do teólogo e professor universitário Frei Bento Domingues, que irá estar, igualmente, presente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Requalificação do Poço de São Bartolomeu reforça atracção turística de Vale da Pinta
O Poço de São Bartolomeu, em Vale da Pinta, e a zona envolvente foram requalificados e devolvidos à população, no dia 25 de Abril. Depois de anos de degradação, este monumento histórico renasceu, aumentando a expectativa “de que se venha a tornar num ponto de atracção turístico da freguesia, juntamente com o futuro Museu Escolar, o primeiro do distrito”, frisou Fernando Ramos. O presidente da Junta de Freguesia considerou este um momento histórico para Vale da Pinta e felicitou a Comissão de Festas de 2007, por ter a iniciativa de propor à Câmara e Junta de Freguesia o restauro deste espaço, que existe deste a Idade Média e é classificado de Monumento Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
“JERO” lança livro de memórias de guerra
José Eduardo Reis de Oliveira, conhecido no jornalismo da região de Alcobaça por JERO, vai lançar, no dia 2 de Maio, pelas 16, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, um livro de memórias de guerra. Segundo o autor, “Golpes de Mão’s” é um livro escrito em “dois tempos”: em 1964-65, tendo como fonte um “Diário de Guerra” (Confidencial), de sua autoria, que registou a vida dos militares da C.Caç. 675, então em “quadrícula” no Norte da Guiné (zona de Binta e Guidage) em 2007-08 num Portugal em tempo de paz, mas com feridas de guerra ainda mal cicatrizadas, ouvindo e registando memórias de ex-combatentes.
Esta notícia foi comentada 5 vez(es).
Tomar
Posto de Turismo no Convento de Cristo será plataforma giratória para 500 mil turistas
O Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, apresentou no dia 18 de Abril, o projecto do novo Posto de Informação Turística a instalar no Convento de Cristo em Tomar, monumento Património da Humanidade. As novas instalações situam-se nas antigas cocheiras do Conde Costa Cabral, um espaço de 300 m2 que funcionará como porta de entrada para Rota do Património da Humanidade. O projecto foi apresentado durante as cerimónias do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no Convento de Cristo. A partir do Convento de Cristo, os turistas serão convidados a visitar Castelo de Almourol, Santuário de Fátima e entrar na Rota do Património da Humanidade, formado pela trilogia do Convento de Cristo em Tomar, Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar
CCDR - Centro aprova candidatura “Mosteiros Portugueses Património da Humanidade”
Integrada no Programa Estratégico “Política das Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”, e candidatado ao Programa Operacional Regional do Centro - “Mais Centro” 2007-2013, as autarquias de Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar viram o projecto Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, ser aprovado pela CCDR-Centro. O investimento total é de 10 milhões de euros do FEDER, sendo que as intervenções de natureza material e requalificações rondam os 4 milhões de euros de FEDER para Alcobaça, Batalha e Tomar, ficando o restante para outras iniciativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Ourém
Câmara celebra canonização do Beato Nuno
A Câmara Municipal de Ourém vai celebrar, no dia 26 de Abril (domingo), a canonização do Beato Nuno, 2º conde de Arraiolos, 7º conde de Barcelos e 3º conde de Ourém, com um programa a desenrolar na zona histórica. As cerimónias terão início com uma missa na Igreja de N.ª Sr.ª das Misericórdias pelas 11h00, seguida de uma cerimónia evocativa e descerrar de uma lápide no Terreiro de S. Tiago, fronteiro ao Castelo de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Câmara promove compra de Presídio Militar
e conservação do ecossistema do rio Alviela
A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na reunião de 20 de Abril, o contrato-promessa de compra e venda de bens futuros com a Estamo - Participações Imobiliárias, S.A. para aquisição do antigo Presídio Militar, por mais de 4,6 milhões de euros. O edifício irá acolher a sede da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, a Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém e será sede de diversas associações ligadas ao sector. Um dos edifícios adjacente vai ser "autonomizado", de forma a permitir à autarquia encontrar um parceiro privado que recupere, a custo zero, todo o edifício. O Executivo aprovou também um protocolo com o ISPA para a investigação e conservação do ecossistema do rio Alviela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de Abril a 3 de Maio
Festa do Vinho junta 54 expositores no Cartaxo
A Festa do Vinho 2009, apresentada no dia 20 de Abril, no Cartaxo, propõe uma viagem ao mundo dos vinhos, representados neste certame por um vasto leque de quintas e adegas. É o ponto de encontro entre produtores e apreciadores do vinho, mas também um lugar onde convivem a gastronomia regional, apresentada pelas oito freguesias do concelho, a animação musical, o artesanato, os concursos de vinhos e a tradição ribatejana. No total, o Pavilhão Municipal de Exposições vai contar, entre 30 de Abril e 3 de Maio, com um total de 54 expositores, entre entidades da área do vinho e dos sectores institucionais e artesanais. Este ano, o seminário irá abordar a temática das Adegas Cooperativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Navegador reuniu-se no local com D. João II depois de descobrir a América
Câmara da Azambuja inaugura Casa Colombo
A Câmara Municipal de Azambuja vai inaugurar a "Casa Colombo" no dia 25 de Abril, pelas 12h. A "Casa Colombo" foi alvo de recuperação pela autarquia, através da EMIA- Empresa Municipal de Infra-Estruturas de Azambuja, com um investimento de 125 mil euros, dotando a Freguesia de Vale do Paraíso de um novo espaço cultural que permite à população adquirir um melhor conhecimento das suas raízes históricas e culturais. Com este novo espaço, o Município pretende centrar, interpretar e demonstrar a importância histórica local, nacional e internacional da estada de D. João II e de Cristóvão Colombo nestas paragens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Requalificação de Antigo Matadouro Municipal em fase de análise de propostas de adjudicação
Decorreu no dia 14 de Abril, no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Santarém, o Acto Público de abertura das propostas referente ao Procedimento de Concurso Público para adjudicação da empreitada Requalificação do Edifício do Antigo Matadouro Municipal de Santarém, com vista à instalação da Loja do Cidadão. Apresentaram-se a concurso 7 concorrentes, encontrando-se neste momento em fase de análise das propostas por parte do júri, com vista à adjudicação. A instalação da Loja do Cidadão e dos serviços locais de Finanças de Santarém no antigo Edifício do Matadouro Municipal de Santarém fazem parte do pacote das compensações incluídas no Plano de Acção Ota/ Alcochete para os 14 Municípios do Oeste e 4 da Lezíria do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Secretária de Estado da Cultura visita Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Alcobaça comemora hoje, 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Estão agendadas conferências, visitas orientadas diurnas e nocturnas e destaque para a cerimónia de entronização do espumante pelas 11h, que contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos e do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho. A sessão está aberta à comunicação social. Entrada livre no monumento e actividades. As inscrições para as visitas deverão ser efectuadas na recepção do Mosteiro de Alcobaça, até 1 hora antes do respectivo início. Consulte aqui o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 11 de Abril a 31 de Maio
Exposição “O Último Porto do Mediterrâneo: Mértola em Alcobaça” no Armazém das Artes
O Armazém das Artes apresenta, de 11 de Abril a 31 de Maio, a exposição “O Último Porto do Mediterrâneo: Mértola em Alcobaça”. Durante quase três décadas, o Campo Arqueológico de Mértola escavou, investigou, recuperou sítios, publicou, fez museus. Esta exposição é uma síntese do trabalho acumulado desde o início dos trabalhos arqueológicos, em 1978. “O Último Porto do Mediterrâneo – Mértola em Alcobaça” é mais um passo numa já longa caminhada. Todos os sábados às 16h30 ocorrerão palestras: Cláudio Torres, Carlos Guardado da Silva, Santiago Macias, Borges Coelho, Luís Urbano Afonso, Hermenegildo Fernandes e Rui Rasquilho são os oradores convidados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Convento de Cristo
Ministro da Cultura preside a Comemorações
do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Sob o lema “Património e Ciência”- Conhecer para Proteger, o Convento de Cristo recebe, no dia 18 de Abril, pelas 18h30, uma Sessão Comemorativa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A iniciativa, que conta com a presença do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, inclui a apresentação pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica do projecto "Património e Ciência", a apresentação do site do Convento de Cristo, uma das medidas do projecto de Inovação Tecnológica, “Mil Anos de Sabedoria, da Idade Média ao séc. XXI” e visita à sua exposição, uma parceria com o IPT e a IniGraphics e ainda a actividade “Olhar as Estrelas”, com telescópios instalados no terraço das Ceras em parceria com o Centro Ciência Viva, de Constância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 1 de Maio
Carta de Cister reúne em Alcobaça para discutir futuro das abadias
Depois do Município de Alcobaça se ter representado na província belga de Brabant Wallon, Valónia, na última Assembleia-Geral da Fundação Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses, em Abril de 2008, é agora a vez de Alcobaça receber no Mosteiro de Alcobaça, a Assembleia – Geral. O encontro decorre a 1 de Maio no Mosteiro de Alcobaça e inclui a realização da Assembleia Geral Ordinária e um Fórum que conta com intervenções de estudiosos que se têm dedicado a Cister como são os casos do Prof. Doutor Saúl António Gomes, do Eng.º Pedro Tavares, do Prof. Doutor António Filipe Pimentel e da Prof. Doutora Arq. Andreia Galvão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Centro Hospitalar do Oeste Norte e o Museu do Hospital e das Caldas
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009 comemorado nas Caldas da Rainha
“Património e Ciência” é o mote que inspira as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009. É pois nesse âmbito e, destacando o carácter assistencial e cientifico que sempre caracterizaram o Hospital Termal Rainha D. Leonor, que o Centro Hospitalar do Oeste Norte e o Museu do Hospital e das Caldas se associa uma vez mais ao ICOMOS e IGESPAR nestas comemorações. Para o efeito foram preparadas um conjunto de actividades que decorreram entre os dias 17 de Abril a 18 de Maio, preparando assim as comemorações do Dia Internacional dos Museus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Se não podemos vencê-los, vamos comê-los”
II Festival Gastronómico de Lagostim de Rio até final de Abril em Ferreira do Zêzere
O município de Ferreira do Zêzere organiza o II Festival Gastronómico de Lagostim de rio, "procambarus clarkii", em Abril, nos restaurantes aderentes às Sextas*, Sábados e Domingos. Pioneiro em Portugal ao utilizar este crustáceo na gastronomia, o Festival Gastronómico de Lagostim de Rio, mantém-se como espaço de excelência para apresentar ao público português este lagostim que é considerado uma iguaria em países como a França, Alemanha, EUA e China.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“(Es)Paço Real - Ambientes Recriados” em 2009
Arquitectos e designers de Torres Vedras mostram intervenções na Casa do Castelo
Habitar Torres Vedras constitui um projecto que se define como uma mostra de um espaço intervencionado, a Casa do Castelo, na Rua Capitão Luís Botto Pimentel, n.º 11, junto ao Castelo de Torres Vedras, e que estará patente ao público de 15 de Abril a 30 de Maio. A inauguração está agendada para as 21h. A funcionar de quinta a sábado, das 14h às 0h e domingos das 14h às 19h, neste espaço o visitante poderá conhecer as intervenções realizadas ao nível de interiores, bem como do terraço e jardim, projectadas por criativos na área da arquitectura e design de interiores, estabelecidos no Concelho de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Monte de S. Brás candidato a “monumento natural de âmbito nacional”
O Monte de S. Brás pode vir a ser classificado “Monumento Natural de âmbito Nacional”. Encontra-se em desenvol- vimento um protocolo entre o Instituto de Conservação da Natureza (ICN), a Autoridade Florestal e a Câmara Municipal da Nazaré com vista a essa classificação, no âmbito de um processo já aberto junto do ICN. O interesse da flora local, o valor paisagístico e a originalidade geológica valeram-lhe, em 1979, o estatuto de “Sítio Classificado”. A vegetação é variada, testemunho de antigas associações florísticas ricas em elementos mediterrânicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 30 de Abril
I Jornadas Gastronómicas de Porto de Mós: boa mesa com natureza e património
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Porto de Mós irá organizar, de 14 a 30 de Abril, as I Jornadas Gastronómicas do Município de Porto de Mós, em parceria com os Azeites Morgado, Azeites Quinta da Capeleira, Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa-Vinhos da Estremadura e Confraria Gastronómica da Morcela de Arroz - Alta Estremadura. Conhecido pela excelência de sabores como o cabrito assado e a morcela de arroz, o concelho irá contar agora com um concurso gastronómico, a realizar nos restaurantes aderentes, para promover a restauração, o turismo e o concelho, que integra parte do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemorado em Tomar
MemoBlitz’09 leva cientistas, alunos e curiosos ao Aqueduto dos Pegões
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, durante os dias 17 e 18 de Abril, um grupo de especialistas e investigadores de várias áreas temáticas irá promover, pela primeira vez em Portugal, uma iniciativa de sensibilização inspirada no conceito “Bioblitz”, mas agora aplicada ao Património Cultural. O Bioblitz é um evento que se realiza nos EUA desde 1996, e consiste numa inventariação-relâmpago de seres vivos animais e vegetais numa determinada zona. A Associação Restauradores sem Fronteiras – Grupo Portugal (A-RSF) é a entidade responsável pela organização do MemoBlitz’09.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Semana Santa com programa intenso
Ourém recria tradicional Via-Sacra
As celebrações da Semana Santa em Ourém decorrem entre 5 e 12 de Abril. O momento alto é a já tradicional recriação da Via-Sacra, com um cortejo de figurantes trajados a rigor que atravessa o centro histórico da cidade até ao cimo do castelo, que ano após ano atrai largos milhares de forasteiros à cidade. Este ano está marcada para sexta-feira, dia 10. Domingo de Páscoa, dia 12 de Abril, a celebração pascal e a procissão das confrarias da paróquia terão lugar a partir das 11h. Todas as cerimónias terão lugar na zona histórica e na Igreja Colegiada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A iniciar já no início deste Verão
Ministério da Cultura anuncia 1 milhão de euros de investimento no Mosteiro de Alciobaça
A secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, visitou no dia 3 de Abril o Mosteiro de Alcobaça. Acompanharam a visita da representante do Governo, Elisio Summavielle, presidente do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico; Cecília Gil, directora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça; Paulo Inácio, presidente da Assembleia Municipal e Alcina Gonçalves, vereadora da Cultura. Segundo Elisio Summavielle, no inicio no Verão de 2009 será investido um milhão de euros na cobertura da antiga biblioteca dos monges e na capela, obras que se prolongarão até 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cem Anos da República – República e Democracia
Círculo Cultural Scalabitano promove Ciclo
de Conferências sobre a República
O Círculo Cultural Scalabitano promove, no dia 16 de Abril (quinta-feira), pelas 21 horas, na sua sede no âmbito do Ciclo de Conferências 2009, subordinado ao tema Cem Anos da República – República e Democracia, a conferência “Lisboa Revolucionária”, apresentada por Fernando Rosas, proeminente historiador, Professor Catedrático e Presidente do Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL. Esta conferência será antecedida pela apresentação das cenas mais marcantes do espectáculo “Bernardo Santareno…nos Túneis da Liberdade”, produzido em 2007, tendo contado para tal com a colaboração da sua secção Veto Teatro Oficina, nomeadamente, do seu criador, José Ramos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O portão que Abril abriu em 1974 reabre em 2009” para assinalar 35 anos de “uma história de Liberdade”
Santarém inicia celebrações do 35º aniversário do 25 de Abril
As comemorações do 35º Aniversário do 25 de Abril, têm início no dia 3 de Abril (sexta-feira), às 11h, com uma Evocação a Salgueiro Maia junto ao Monumento no Jardim dos Cravos. A Câmara de Santarém e a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril apresentam um vasto programa, que tem continuidade no dia 4 (sábado), com saída às 9h, junto à Antiga Escola Prática de Cavalaria, rumo a Castelo de Vide, para uma romagem à Campa de Salgueiro Maia. Colóquios com escritores e militares de Abril, caminhadas, exposições, musica, dança e teatro completam o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Hermínio de Freitas Nunes
Livro “Os Pescadores da Praia da Vieira–
O Naufrágio do Salsinha” lançado dia 4 de Abril
O lançamento do livro “Os Pescadores da Praia da Vieira – O Naufrágio do Salsinha”, da autoria de Hermínio de Freitas Nunes, terá lugar no dia 4 de Abril (sábado), às 16 h, na Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia da Vieira. O Núcleo Central de Coordenação da Candidatura da cultura Avieira a património nacional saúda o lançamento deste livro, mais um sobre os pescadores de Vieira de Leiria, que “vem atestar o enorme dinamismo da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e do seu presidente em preservar e honrar a memória colectiva, condições essenciais para se poder projectar um futuro digno para os cidadãos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Rouxinol Faduncho e os Deolinda.
Ávinho a 2 euros em Aveiras de Cima
Durante três dias, não faltará diversão na freguesia de Aveiras de Cima, com a realização da Ávinho, baptizada pela organização como "a festa do vinho mais castiça do País." Concertos, animação de rua, visitas às adegas, muitos petiscos, pão e febras, concurso vinícola e desfile: são muitas as razões para visitar a Ávinho onde, por apenas 2 euros, pega-se na caneca e, zumba, bebe-se à discrição… mas sem pegar no carro. Este ano, os cabeças-de-cartaz são o Rouxinol Faduncho e os Deolinda. A animação está garantida nos dias 3, 4 e 5 de Abril, na freguesia ribatejana de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Cavaco
Rui Alexandre
Cidadania exclusiva
Luís Guerra-Rosa
D. Nuno Álvares Pereira: Glória, Honra e Exemplo
Saul António Gomes
Mudança
Nuno Miguel Cruz
Unir Alcobaça. Vamos abrir a Câmara e dar prioridade às pessoas!!!
Rogério Raimundo
Para um balanço a preto e branco, com várias tonalidades de cinzento
Daniel Adrião
O tempo que passa também é de oportunidades
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o