Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 201 Director: Mário Lopes Quinta, 27 de Julho de 2017
No dia 11 de agosto
Castelo de Porto de Mós acolhe Celebrações
do 632º Aniversário da Batalha de Aljubarrota
Porto de Mós celebra este ano o 632º Aniversário da Batalha de Aljubarrota, a Batalha Real, que deu a Portugal a independência definitiva, a 14 de agosto de 1385, sob o comando de D. Nuno Álvares Pereira. No dia 11 de agosto, o Castelo de Porto de Mós acolherá as celebrações desta data, a partir das 21h00. O programa contempla a abertura da Exposição de Aguarelas “A participação de Porto de Mós na Batalha Real”, por Mestre Vítor Santos. A animação ficará ao encargo do grupo de música folk “Caruma”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Santa Cruz recebe Laboratório de Paleontologia de Verão: Espaço dos Dinossauros
A Sociedade de História Natural inaugura o Laboratório de Paleontologia de Verão: Espaço dos Dinossauros, no dia 25 de julho pelas 16 horas, no Parque Municipal de Jogos (edificio do antigo Santa Bar), na Praia de Santa Cruz (Torres Vedras). Para dar a conhecer ao público em geral a sua atividade, a Sociedade de História Natural terá um Laboratório de Paleontologia de portas abertas a todos. Aqui poder-se-á observar como se limpam e conservam os ossos de dinossauros, bem como ver outros fósseis de vertebrados descobertos no concelho. A atividade estará aberta a todos, crianças e familiares, que podem visitar e participar em todo o processo. A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Recriação Histórica & Mercado Oitocentista recebeu cerca de 15 mil visitantes no Vimeiro
O Vimeiro, no concelho da Lourinhã recebeu, de 14 a 16 de julho, a Recriação Histórica & Mercado Oitocentista que contou com aproximadamente 15 mil visitantes. “Este ano, o evento superou largamente as nossas expectativas, tendo ultrapassado os 10 mil visitantes da edição de 2016. Esta iniciativa tem vindo a crescer sustentadamente não só em número de visitantes como em número de expositores no Marcado Oitocentista e recriadores”, adianta o vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Fernando Oliveira, e vereador responsável pelo pelouro do Turismo e Competitividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Novedrate (Itália) atribui medalha ao vice-presidente da Câmara de Peniche
Jorge Amador distinguido como Embaixador
da Renda de Bilros no Mundo
O Município de Novedrate (Itália) conferiu ao vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche (CMP), Jorge Amador, a condecoração de "Embaixador da Renda de Bilros no Mundo" durante a cerimónia de Divulgação de Resultados do XXV Concurso de Rendas de Bilros de Peniche. O presidente de Novedrate (Itália), Serafino Grazzi, referiu que “Jorge Amador é o Embaixador da Renda de Bilros do Mundo. Este reconhecimento internacional está assente no trabalho desenvolvido por este autarca enquanto vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche na valorização desta arte tradicional, através dos diversos projetos na área da inovação e no seu trabalho no plano nacional e internacional.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
m|i|mo vai ter duas semanas de entrada livre durante as obras de beneficiação do edifício
O m|i|mo – museu da imagem em movimento vai ter entrada livre entre os dias 27 de julho e 14 de agosto, devido à realização de obras naquele espaço museológico, o que condiciona a visita a algumas áreas do edifício. Dado que podem ser adquiridos bilhetes conjuntos para visitar os diversos espaços museológicos do Município, durante este período o m|i|mo não será integrado nesta modalidade dado que a entrada será gratuita. A Câmara Municipal de Leiria adianta que estas são condições excecionais e temporárias, pelo que agradece a melhor compreensão de todos os visitantes durante o período de tempo em que decorre a intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edifício quinhentista recebe eventos e espetáculos gratuitos durante três dias
Convento do Carmo requalificado reabre 6ª feira com função cultural em Torres Novas
De 21 a 23 de julho, o Município de Torres Novas promove um programa diversificado de eventos, com acesso gratuito, para assinalar a inauguração do Convento do Carmo, edifício histórico e emblemático que começou a ser construído em 1558. Um non stop de iniciativas artísticas, de teatro a concertos, de instalações a fotografia, de dança a arte urbana, entre outras áreas. Um programa para todas as idades, a decorrer nos vários espaços do Convento do Carmo, de manhã à noite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Vila de Aljubarrota recebe Feira Internacional
de Antiguidades de 28 a 30 de julho
A vila de Aljubarrota vai receber de 28 a 30 de julho a 2ª Feira Internacional de Antiguidades. Mais de 200 feirantes, colecionadores e antiquários oriundos de Portugal, Espanha, França e Bélgica, irão invadir as ruas da vila e disponibilizar, durante os três dias do certame, antiguidades, colecionismo e velharias. Além das antiguidades pode contar também com animação tradicional e espaços de tasquinhas e petiscos. O evento é uma organização conjunta dos colecionadores Carlos Henriques e José Manuel Dias, da Junta de Freguesia de Aljubarrota e do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo municipal defende acesso livre ao espaço
DGPC quer acesso ao Jardim do Obelisco pago com bilhete da visita ao Mosteiro de Alcobaça
O executivo municipal de Alcobaça mostrou-se “preocupado” com a proposta da DGPC – Direção Geral do Património Cultural relativamente à forma de tornar visitável o Jardim do Obelisco. A proposta apresentada pela DGPC, na reunião tida com todos os intervenientes na construção do Hotel no Mosteiro, pretende que o Jardim do Obelisco seja integrado nos espaços visitáveis do Mosteiro, tendo assim um custo o seu acesso, ao contrário do que defende a autarquia alcobacense, que pretende “uma fruição livre do espaço”. O assunto foi abordado da reunião de Câmara de 13 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho
Menino do Lapedo já pode ser visitado
ao fim de semana
O Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo, em Santa Eufémia, Leiria, vai abrir todos os sábados e domingos de 01 de agosto a 10 de setembro, entre as 14:00 e as 18:00. O núcleo também vai funcionar, no mesmo horário, no feriado de 15 de agosto. Durante o ano, as visitas podem ser realizadas mediante marcação prévia na Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal
Nazaré recebe “Exposição de viaturas antigas da Marinha Portuguesa"
De 15 a 23 de julho, algumas das viaturas antigas e emblemáticas da Marinha estão na Biblioteca Municipal da Nazaré, na “Exposição de viaturas antigas da Marinha Portuguesa". Esta mostra, que resulta de uma parceria da Marinha com a Câmara Municipal da Nazaré, é uma atividade integrada na comemoração dos 700 anos da criação formal da Marinha. As viaturas antigas da Marinha são mantidas pela Direção de Transportes através do seu Núcleo Museológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Militar e professor universitário
Caldas da Rainha e Leiria celebram centenário do escritor Manuel Ferreira
Completa-se esta terça-feira, 18 de Julho, o centenário de Manuel Ferreira, escritor e investigador que, em muitos aspectos, foi pioneiro no estudo e divulgação das literaturas africanas de língua portuguesa. Foi a condição militar que trouxe Manuel Ferreira às Caldas da Rainha. Estava-se em 1954, o então sargento regressava, com a mulher e dois filhos da Índia. Manuel Ferreira nasceu em Gândara dos Olivais, Marrazes, Leiria, a 18 e Julho de 1917. Na sua terra natal a evocação do escritor começou em 28 de Março de 2017, com uma conferência do Professor Pires Laranjeira, docente da Universidade de Coimbra, antigo discípulo de Manuel Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame promete a maior animação de sempre no castelo e centro histórico
Leiria Medieval recria coroação do Infante
D. Duarte como herdeiro da Coroa de Portugal
A atmosfera medieval volta a invadir o castelo e o centro histórico, de 21 a 23 de julho, três dias em que a cidade regressa ao tempo dos reis. Nesse fim de semana, quem sair às ruas de Leiria poderá ter a felicidade de se cruzar com D. João I, D. Filipa de Lencastre, D. Nuno Álvares Pereira ou os infantes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique. Na edição deste ano, com o tema “Leiria Medieval: Infante D. Duarte, Herdeiro da Coroa”, é recriada a consagração do Infante D. Duarte, então com 9 anos, como legítimo herdeiro da Coroa de Portugal após o falecimento do primogénito, D. Afonso, em Braga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 6 de agosto, aberto que quinta a domingo
Mercado Medieval de Óbidos 2017 dedicado
à condição da mulher na Idade Média
Começou esta quinta-feira, dia 13 de julho, mais uma edição do Mercado Medieval de Óbidos, este ano dedicado à condição de ser mulher na Idade Média. Até 6 de agosto, aberto de quinta a domingo, é possível assistir a diversos espetáculos, animação e, naturalmente, a um grande menu gastronómico, preparado pelas coletividades do concelho de Óbidos. Segundo o administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, organizadora do evento, “foram contratados, para a edição deste ano do Mercado Medieval de Óbidos, perto de 30 grupos de animação nas áreas de música, teatro, dança, torneios e recriação histórica”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
Alcobaça promove vinhos e produtos locais
na 2ª edição dos Vinhos da Região de Lisboa
De 11 a 16 de julho, decorre a segunda edição da feira Vinhos de Lisboa na Rua Augusta, um evento dedicado à promoção dos vinhos da região de Lisboa associados aos produtos endógenos dos vários municípios participantes. Alcobaça, município com grande tradição vitivinícola, está representada pelos vinhos da Adega de Alcobaça e da Quinta dos Capuchos. Associados aos vinhos da região, os turistas podem degustar queijos, Ginja e Doces Conventuais. Há ainda animação com “Padeiras de Aljubarrota” e com o cantor Francisco Peças. Uma aposta do Município de Alcobaça na promoção turística dos seus produtos endógenos de excelência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Trabalhos arqueológicos no Castro de Vila Nova de S. Pedro vão ter Dia Aberto à população
Os trabalhos arqueológicos no “Castro de Vila Nova de s. Pedro”, no concelho da Azambuja, tiveram início no dia 03 de julho e decorrerão atá ao próximo dia 21 de julho. No dia 19 de julho irá decorrer o “Dia Aberto” a toda a população e comunidade, onde será possível realizarem visitas guiadas e ateliers de arqueologia experimental, entre as 08h00 e as 19h00. Neste dia, cerca de 120 crianças inscritas na actividade “Férias Desportivas” irão visitar o “Castro de Vila Nova de s. Pedro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na histórica vila de Aljubarrota
Aljubarrota Medieval comemora independência de Portugal
Na Aljubarrota Medieval – evento com mais de 20 anos de existência – milhares de pessoas percorrem anualmente as ruas estreitas que caracterizam esta vila, revivendo os tempos medievais. Aqui poderá provar o afamado pão da padeira, os queijos, os enchidos, os licores, os doces, o mel e as compotas. Também haverá espaço para a olaria, a tecelagem e os bordados. Revive-se o ambiente e o quotidiano da época medieval com as tavernas, os cortejos, torneios a pé e a cavalo, mostras de armas, ceia medieval, acampamento, malabarismos e muita música. Um dos momentos altos é a recriação da Batalha de Aljubarrota, não descurando a Noite da mítica Padeira de Aljubarrota ou a Noite de D. Nuno, o Santo Condestável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para instalar o Espaço Jovem Empreendedor
Câmara da Batalha reabilita edifício público "Antigo Hospital da Misericórdia"
A Câmara Municipal da Batalha procedeu ao início da obra de reabilitação do edifício municipal designado como "Antigo Hospital da Misericórdia", com o objetivo de instalação da futura Unidade de Apoio à Rede Europeia de Conhecimento para a Juventude, um espaço inovador vocacionado para o empreendedorismo jovem e de partilha de espaços e recursos (Co-working), potenciando a qualificação e o emprego de jovens. Trata-se de um investimento global que ascende a 435 mil euros, cofinanciado por fundos europeus e que requalificará um edifício localizado na entrada da Vila da Batalha, contribuindo para o objetivo municipal da reabilitação urbana e valorização dos espaços públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maior evento europeu dedicado a esta arte tradicional vai decorrer de 20 a 23 de julho
Mostra Internacional de Rendas de Bilros traz centenas de rendilheiras a Peniche
A Câmara Municipal de Peniche irá realizar, de 20 a 23 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Destaque para o lançamento de produto de pastelaria inspirado na Renda de Bilros de Peniche com integração de Macroalgas Marinhas, a presentação de projetos de design urbano e de produto, alusivos à identidade local pelos alunos da Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria, centenas de rendilheiras a trabalhar ao vivo, Desfiles “Rendas na Moda” com criações nacionais e internacionais e forte presença de delegações internacionais provenientes de Espanha; França; Itália; República Checa; Bélgica; Rússia; Polónia; Inglaterra; Suíça; Estónia; Bulgária; Alemanha e Argentina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”
Porto de Mós e OesteCIM promovem produtos típicos nas ruas de Lisboa
Porto de Mós promove-se na Rua Augusta e na Rua do Comércio, em Lisboa, pelo segundo ano consecutivo, na iniciativa “Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”, da organização da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRLX), em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa. Arranca esta terça-feira, dia 11 de Julho, este programa de promoção de produtos típicos que decorrerá até ao dia 16 de julho, entre as 11h00 e as 20h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Direção Geral do Património classifica Painel em azulejo da Pan Am de Reguengo do Fetal
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) procedeu, mediante comunicação dirigida à Câmara Municipal da Batalha, à abertura formal do procedimento de classificação do painel de azulejo, localizado na Freguesia de Reguengo do Fetal. Situado na encosta nascente que ladeia esta freguesia, o antigo painel publicitário da extinta companhia área norte americana “Pan Am”, integra a memória coletiva da antiga companhia aérea, sendo constituído por cerca de 4000 azulejos, com uma área de 92 metros quadrados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município vai enviar projeto à DGPC para parecer final
Projeto do Hotel no Mosteiro de Alcobaça espera parecer da DGPC para iniciar a obra
A Câmara Municipal de Alcobaça organizou, no dia 7 de julho, uma reunião entre a Visabeira, o arquiteto Souto Moura, os elementos da vereação, bem como representantes da sociedade civil local e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), para dar a conhecer os trabalhos de arqueologia realizados no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, bem como o projeto final do hotel e as acessibilidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Viagem no tempo até ao século XIX
Vimeiro promove Recriação Histórica
& Mercado Oitocentista entre 14 e 16 de julho
Entre os próximos dias 14 e 16 de julho, Vimeiro celebrará a histórica Batalha de 1808, ponto central na segunda restauração da independência de Portugal, organizando a sua Recriação Histórica & Mercado Oitocentista. Destaque para a Recriação Histórica da Batalha de Vimeiro, o regresso ao século XIX com demonstrações de profissões e ofícios da época, produtos gastronómicos e jogos de guerra do Período Napoleónico, o Baile Oitocentista e a recriação do de um Banquete em Honra de Sua Majestade
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias
Aldeia piscatória do Escaroupim apela ao voto durante a Gala dedicada às Aldeias Ribeirinhas
Escolhida entre mais de três centenas e meia de candidaturas, uma delas apresentada pelo Município de Salvaterra de Magos, a aldeia do Escaroupim é pré-finalista do Concurso "7 Maravilhas de Portugal - Aldeias" e agora precisa do apoio de todos para conseguir chegar à final. A Gala "7 Maravilhas de Portugal" dedicada à categoria Aldeias Ribeirinhas, na qual concorre o Escaroupim, acontece no dia 9 de Julho, pelas 21horas,na RTP1.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Roteiro propõe descoberta do Vale do Lapedo e do Abrigo do Lagar Velho
Os amantes da natureza e dos percursos pedestres têm mais um desafio, o de participar no Roteiro do Vale do Lapedo e Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, que se realiza este sábado, dia 8 de julho, entre as 10h30 e as 12h30, com ponto de partida no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho. Os participantes terão oportunidade de percorrer os trilhos do Passado no Vale do Lapedo e no Abrigo do Lagar Velho, com a companhia do “Menino do Lapedo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os meus sobressaltos e as minhas preocupações!
Carlos Bonifácio
O AVC é um ataque cerebral, prevenível e tratável!
Drª Elsa Azevedo
Portugal à beira do sucesso em tecnologia de ponta
Joaquim Vitorino
Festivais de verão: Conheça os seus direitos
Joana Parracho
Não adiemos a esperança
Victor Gil
AVC: como regressar ao dia a dia passo a passo?
Drªa Ana Matias
A Asma em números
Dr. João Fonseca
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o