Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 224 Director: Mário Lopes Sexta, 23 de Agosto de 2019
Através da guia Sandra Henriques
Visitas guiadas ao Convento de Cristo disponíveis aos domingos
Já conhece o Convento de Cristo? Todos os domingos (dia de entrada livre no monumento até às 14 h, para residentes em Portugal) realiza-se uma visita guiada a começar às 11 h, com ponto de encontro na Cafetaria do Castelo, com uma duração aproximada de duas horas. Descobrir o Castelo Templário e o Convento de Cristo, desvendar os segredos e mistérios de muitos séculos de história são bons pretextos para uma visita guiada a este monumento de Tomar classificado pela UNESCO como Património Mundial. Sandra Costa é a responsável por esta iniciativa semanal, que complementa com outras visitas noutros dias e horários, não só ao monumento de Tomar, como à cidade nabantina, ao Castelo de Almourol, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sabores da gastronomia local presentes nas tasquinhas
Feira de São Bernardo traz cultura popular
a Alcobaça até domingo
A Feira de São Bernardo foi inaugurada na tarde do dia 20 de agosto pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, no pavilhão MercoAlcobaça, acompanhado pelo ainda presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, e pelo vice-presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira. Presentes estiveram ainda a vereadora da Cultura, Inês Silva, e vários presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho. O programa musical iniciou-se com Bárbara Bandeira (dia) 20, seguindo-se David Fonseca (dia 21), Cuca Roseta (dia 22), Plastic People (Dia 23), Vala (dia 24) e Aurea (dia 25).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira tem 120 expositores nas mais diversas áreas, com maior foco na fruta
Primeiro fim de semana da Frutos leva 25 mil visitantes às Caldas da Rainha
A edição de 2019 da Feira dos Frutos abriu as suas portas na sexta-feira, dia 16 de agosto, com a presença do secretário de Estado do Ambiente e Transição Energética, João Ataíde, assinalando da melhor forma as preocupações ambientais deste evento. Durante o primeiro fim de semana passaram pela Frutos cerca de 25 mil visitantes. Muita fruta, muita animação e muito público. Assim se pode resumir este evento, onde há um grande destaque para a sustentabilidade. Para além do espaço onde é recriada a Praça da Fruta, são vários os produtores de fruta presentes a venderem diretamente ao público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Seu Jorge, Amor Eletro, Anjos, Matias Damásio e José Cid no cartaz
Festas da Batalha batem recorde de visitantes com mais de 60 mil pessoas em cinco noites
Ao longo de cinco dias, as Festas da Batalha terão atraído à Vila mais de 60 mil pessoas, com especial destaque para a participação muito elevada de público no concerto de Seu Jorge no dia 14 de agosto. O programa das Festas da Batalha contou com diversas atividades, destacando-se a realização de mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo Mestre de Avis e que contou como madrinha da prova a Campeã Olímpica Rosa Mota, mas também diversos Torneios de Futebol (Feminino e Masculino), Xadrez e Desportos Eletrónicos. Ao Desporto, as atividades disponíveis incluíram ainda visitas teatralizadas ao Mosteiro da Batalha num trabalho de grande qualidade técnica concretizado pelo Grupo de Teatro O Nariz e que registaram lotação esgotada em todas as sessões. Mais uma vez, foi possível ao público conhecer alguns dos produtos de excelência produzidos no Concelho da Batalha, através da exposição e venda do mel, azeite, vinho e doçaria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Última intervenção de vulto no monumento nacional aconteceu há cerca de 10 anos
Real Fábrica do Gelo já tem verba aprovada
de meio milhão de euros para nova valorização
Foi recentemente aprovado, para efeitos de comparticipação europeia, o projeto de Conservação, Valorização e Divulgação da Real Fábrica do Gelo, orçado em perto de meio milhar de euros, que tem por intento reforçar a presença do antigo complexo fabril como polo dinamizador da Serra de Montejunto e do concelho do Cadaval. Esta operação, protocolada entre o Município do Cadaval e a Direção Geral do Património Cultural, consiste, designadamente, na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural do Monumento Nacional setecentista que constitui o complexo da Real Fábrica do Gelo, situado junto ao Parque de Merendas de Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Amílcar Coelho lança livro “A hermenêutica
do amor em Bernardo de Claraval”
O livro “A hermenêutica do amor em Bernardo de Claraval”, da autoria de Amílcar Coelho, vai ser lançado no dia 20 de Agosto, pelas 17h00, no anfiteatro do MercoAlcobaça, no âmbito da feira de S. Bernardo, em Alcobaça. A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, e a apresentação será do autor, com comentários de António Valério Maduro e de Rui Rasquilho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atouguia, concelho de Ourém
Companhia “O Nariz” levou teatro histórico
à Capela de São Sebastião
O espetáculo de teatro “Histórias de Nuno Álvares Pereira, Santo Condestável”, apresentado pela companhia “O Nariz”, teve lugar no domingo, 11 de agosto, em plena Capela de São Sebastião, na freguesia de Atouguia, concelho de Ourém. De referir que o Município de Ourém tomou recentemente conhecimento das conclusões dos trabalhos de estudo de inspeção e diagnostico realizados à ruína da Capela, com o firme propósito de proceder à sua reabilitação enquanto local de visitação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha decorre de 16 a 25 de agosto
Jorge Palma abre Frutos 2019 esta sexta-feira
Vai ser inaugurada esta sexta-feira, 16 de Agosto, pelas 18h00, a Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha, que vai decorrer até dia 25 no Parque D. Carlos I. Com cerca de 120 expositores nas mais diversas áreas, com maior foco na fruta, a Frutos tem também uma grande componente festiva. Os concertos nocturnos, a iniciarem sempre às 22h00, é uma das maiores apostas da organização, responsabilidade do município das Caldas da Rainha. Na noite de sexta-feira sobe ao palco Jorge Palma, seguindo-se Bárbara Bandeira no sábado. No domingo à tarde, a partir das 17h30, os mais pequenos podem assistir ao espectáculo “As canções da Maria” (Maria de Vasconcelos e família), e à noite será a vez de André Sardet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal
Associação EICEL1920 quer fazer um museu mineiro em Rio Maior
A EICEL 1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitetónico, reuniu no dia 3 de agosto tendo eleito os novos órgãos sociais e aprovado o plano de ação para os próximos anos. Deste plano, destaca-se o projeto de instalação de um museu mineiro em Rio Maior, naquela que era a secção de trituração da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Este espaço, que esteve durante várias décadas ao abandono, tem sido objeto de ações de limpeza e restauro por parte da EICEL 1920.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chamusca
Festas do Arripiado reavivam ligação da aldeia ao Tejo
De 15 a 18 de agosto, a aldeia ribeirinha do Arripiado, no concelho da Chamusca, está em festa, nas tradicionais Festas de São Marcos, que homenageiam o padroeiro da localidade. A festas decorrem na zona ribeirinha, entre o Parque Verde e o Cais, e inclui diversas atividades: música, artesanato, cerimónias religiosas, procissão fluvial, folclore, desporto, diversões aquáticas, jogos, restauração e expositores. No cartaz musical destaque para os concertos de Toy (16 de agosto), P*ta da Loucura (17 de agosto), Padre Borga (15 de agosto), e FH5 (18 de agosto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Igreja de São Gião vai ser visitável
dentro de poucos meses
O monumento de arquitetura religiosa, classificado como de interesse nacional, localiza-se na Quinta de São Gião, na EN 242 (troço Nazaré - Famalicão) e está em processo de obras de restauro e consolidação após vários anos a aguardar por uma intervenção de fundo, que evitasse a ruína. Deverá reabrir dentro de meses, equipado com um Centro de Interpretação e uma loja de apoio ao visitante. Estão executados cerca de 25% da obra de Restauro e Consolidação Estrutural da Igreja de São Gião Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 10 a 14 de agosto, visite Aljubarrota Medieval – A história ao vivo!
Aljubarrota Medieval celebra vitória de 7 mil portugueses contra 30 mil castelhanos
Há 634 anos, a 14 de agosto de 1385, os exércitos de Castela compostos por 30.000 homens, foram bravamente derrotados pelas 7000 tropas lusitanas lideradas pela mestria estratégica de D. Nuno Álvares Pereira, nos campos de Aljubarrota, que pertenciam aos antigos coutos de Alcobaça, território dos monges cistercienses. Mais de seis séculos depois, a história da Batalha de Aljubarrota é ainda hoje celebrada e relembrada pela sua importância histórica. Uma batalha fundacional que representa o momento da afirmação definitiva da nacionalidade Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre até domingo no Bombarral
Ministro inaugurou 36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pera Rocha
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, inaugurou esta terça-feira, dia 6 de agosto, o 36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pera Rocha, que está a decorrer na Mata Municipal do Bombarral até dia 11. Dedicado a Abel Pereira da Fonseca, grande empresário vitivinícola do início do século XX e antigo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, o evento abriu com um pequeno apontamento teatral que trouxe à memória as visitas regulares de Fernando Pessoa às lojas que o referido empresário tinha em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arranque oficial da tour Brisas do Liz terá início na praia de São Martinho do Porto
Brisas do Liz adoçam praias do distrito de Leiria
As Brisas do Liz, doce pré-finalista candidato às 7 Maravilhas Doces de Portugal, estão a promover uma ação de ativação em algumas praias do distrito de Leiria, que visa promover o doce e incentivar ao voto, alcançando, assim, um lugar na final do concurso. O próximo sábado, dia 10 de agosto, marca o arranque oficial da tour Brisas do Liz, com início na praia de São Martinho do Porto. Seguem-se as praias da Nazaré, no dia 11, Paredes da Vitória, dia 15, São Pedro de Moel, dia 16, Vieira, dia 17 e o encerramento será na praia do Pedrógão, no dia 18.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Casa-Memória de Camões e Centro Ciência Viva mostram Os céus d'«Os Lusíadas»
Numa parceria com o Centro Ciência Viva de Constância, a Casa-Memória de Camões vai apresentar, na noite de 17 de agosto (sábado), a atividade Os céus d'«Os Lusíadas», na qual se cruza a poesia de Luís de Camões e o conhecimento que se tinha do céu no século XVI com a ciência e a observação astronómica do nosso tempo. Atividade inclui observações (à vista desarmada e com telescópios) da Oitava esfera (identificação de estrelas e constelações), Saturno (o habitante do sétimo céu), Júpiter (o habitante do sexto céu) e a Lua ("o planeta que no céu primeiro habita" – V, 24).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É preciso fazer mais e melhor se quisermos erradicar a hepatite C até 2030
Dr. Arsénio Santos
A inteligência artificial e o livre-arbítrio humano
Valdemar Rodrigues
Jogos de tabuleiro e de mesa mais populares já podem ser jogados online
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o