Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Tenciona ir ver o Papa Francisco em Fátima nos dias 12 e 13 de maio?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 198 Director: Mário Lopes Sexta, 28 de Abril de 2017
Conselho de Ministros aprovou resolução para a sua criação
Fortaleza de Peniche será “Museu Nacional dedicado à luta pela liberdade e democracia”
O Conselho de Ministros aprovou, em reunião no dia 27 de abril, na Fortaleza de Peniche, a resolução que possibilita a conservação e reabilitação desta antiga prisão da ditadura, transformando-a num “Museu Nacional dedicado à luta pela liberdade e pela democracia”. O Conselho de Ministros realizou-se no dia em que se assinalou o 43º aniversário da libertação dos presos políticos da prisão do Estado Novo. Antes da reunião, o primeiro-ministro António Costa realizou uma visita à Fortaleza e aos blocos prisionais, acompanhado de ex-presos políticos da cadeia de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 6 de maio
Tomar recebe Congresso da Sopa com mais de meia centena de sopas para provar
O Congresso da Sopa, iniciativa pioneira na consagração da sopa como destino gastronómico em Portugal, acontece mais uma vez em Tomar, já no dia 6 de maio, sábado, a partir das 12h30. São 31 os participantes desta 24ª edição, que decorrerá no acolhedor espaço do Mouchão Parque, uma ilha em pleno rio Nabão, entre restaurantes, algumas associações e o patrocinador do evento. Agora, ele aí está de novo, com mais de meia centena de sopas, entre as quais boa parte das mais apreciadas pelo país inteiro, como a sopa de peixe ou a sopa da pedra, mas também tentadoras experiências que se tornarão com certeza inesquecíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para valorizar o património e a história da cidade
Santarém vai ser palco de “Cortes e Lendas”
de 5 a 7 de maio
Santarém oferece “Cortes e Lendas”, de 5 a 7 de maio, com o objetivo de dignificar e valorizar o património e a história da cidade de Santarém. Esta iniciativa, organizada pela Viver Santarém, Desporto e Lazer, EM, SA e pela Câmara de Santarém, oferece diferentes momentos de animação, através de representações teatrais, visitas guiadas, Peddy Paper Histórico-Cultural, momentos musicais, feira de artesanato e mercado de sabores, recriação de Ceia Medieval, cortejos, festa da Cerveja artesanal, Animação e recriações históricas, Malabarismo e espetáculo de fogo, Danças e Cantares, Demonstração de Falcoaria, Exposição de Aves, Caminhada Medieva e Cerveja artesanal, para além da Feira de Artesanato e Mercado de Sabores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às sextas (jantar), sábados e domingos
II Festival Gastronómico “Vamos às Favas
a Ourém” vai decorrer de 5 a 29 de maio
Fazendo jus ao ditado popular “Favas: maio as deu, maio as levou”, o Município de Ourém, a empresa municipal OurémViva, a Escola de Hotelaria de Fátima e a ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima, levam a cabo o II Festival Gastronómico “Vamos às Favas a Ourém”. De 5 a 29 de maio, às sextas (jantar), sábados e domingos, esta apreciada iguaria da família das leguminosas será o ingrediente principal servido nos vários restaurantes concelhios aderentes. À mesa, cada chefe de cozinha promete oferecer experiências gastronómicas únicas, onde a fava será saboreada das mais variadas formas, desde entradas a sobremesas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Vitrais para a Igreja da Golpilheira é o projeto mais votado do Orçamento Participativo
O projeto “Vitrais para Igreja de Nossa Senhora de Fátima”, localizada na Freguesia da Golpilheira, é o grande projeto vencedor do Orçamento Participativo da Batalha, com 402 votos recebidos, num total de 825. De acordo com os fundamentos da proposta submetida, a instalação de vitrais na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, recentemente requalificada, contribuirá para a valorização do património material e espiritual da Freguesia da Golpilheira, através da beleza e do simbolismo que os vitrais acrescentarão ao equipamento religioso. Refira-se que a referida igreja recebeu, em 2016, o altar e outras peças litúrgicas oriundas da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, do Santuário de Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia defende turismo sustentável, ambiental e educacional
Município de Alcobaça promove percurso
pelos antigos Coutos de Cister
Estendendo as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril), o Município de Alcobaça, em parceria com a Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA), promoveu no sábado, 22 de abril, um percurso pelos antigos Coutos de Cister cujo território abrangia uma vastíssima área geográfica. Este périplo, que terminou no Mosteiro de Cós, demonstrou a visão estratégica da autarquia para a gestão turística do concelho, onde se manifestam os valores da sustentabilidade, da valorização do ambiente e da educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado nas comemorações do 43.º aniversário da Revolução de 25 de abril de 74
Livro “40 Anos do Poder Local Democrático” apresentado em Torres Vedras
O Município de Torres Vedras comemora mais uma vez a “Revolução dos Cravos” que este ano completa 43 anos. Do programa dessas comemorações, consta , até 29 de Abril, a exposição documental “Uma nova Concepção de Luta – Documentos e Materiais da LUAR e de Palma Inácio no Arquivo Ephemera” | Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras. As celebrações foram também aproveitadas para apresentar a coleção das obras que integram a Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira | Paços, na Galeria Municipal de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 de abril a 1 de maio
XXIX Festa do Vinho do Cartaxo vai juntar vinho & chocolate em festa renovada
A Festa do Vinho do Cartaxo chega ao Pavilhão Municipal de Exposições já na sexta-feira, dia 28 de abril, com mais produtores de mais regiões vitivinícolas, novos espaços de provas e com um programa de animação que convida ao convívio à volta das tasquinhas regionais. Vinho & Chocolate é o tema escolhido para 2017 que traz ao Cartaxo mais de três dezenas de produtores e casas agrícolas, chocolate artesanal e empresas do setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações prosseguem este sábado, dia 22 de abril
Dia dos Monumentos e Sítios mostra património cultural e industrial de Alcobaça
As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, iniciadas esta terça-feira, 18 de maio, dinamizaram o concelho de Alcobaça sob o mote “O Património Cultural e o Turismo Sustentável”, através de um conjunto de atividades que promoveram e relevaram o vasto património cultural e industrial de Alcobaça. No âmbito destas comemorações, o Museu Raul da Bernarda lançou um novo programa de Masterclasses denominado "À Roda da Cerâmica Artística" com uma sessão inaugural dedicada ao trajeto histórico da cerâmica contemporânea de Alcobaça e a sua importância no contexto do turismo sustentado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Energia elétrica chega finalmente em pleno
ao Complexo da Levada
Após demoradas conversações do Município com a EDP e a DGPC foi finalmente possível definir a localização e condições de alimentação de energia elétrica ao Complexo Cultural da Levada. Recorde-se, a propósito, que aquele importante marco histórico da arqueologia industrial (valorizado com a descoberta durante as obras dos antigos lagares da vila, os quais remontam ao período do Infante D. Henrique) tem estado a ser alimentado com energia provisória de obra, o que limita a sua plena utilização em matéria de equipamentos eletromecânicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Operação Urbanística de Salvaguarda aos Impactos de Ruído e Poluição sobre o Mosteiro Santa Maria da Vitória”
Câmara da Batalha lança projeto de proteção ambiental do Mosteiro Santa Maria da Vitória
O Município da Batalha assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o lançamento do concurso público para a realização da empreitada designada por “Operação Urbanística de Salvaguarda aos Impactos de Ruído e Poluição sobre o Mosteiro Santa Maria da Vitória”, um projeto no valor de 485,8 mil euros, objeto de apoio através de fundos europeus do Centro 2020, no âmbito das intervenções de requalificação aprovadas no Plano de Ação de Regeneração Urbana da vila da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poderá tratar-se de “um pequeno mausoléu”
Ruínas romanas descobertas em Alcobaça durante as obras do Parque Verde
Os trabalhos para a colocação de uma sapata do passadiço do Parque Verde na zona junto à Rua Costa Veiga, originaram a descoberta de umas ruínas romanas. A informação foi avançada por Paulo Inácio na reunião de câmara de 13 de abril. Segundo o autarca poderá tratar-se de “um pequeno mausoléu” e a descoberta poderá ser uma “mais-valia para o Parque Verde”. Paulo Inácio adiantou também que as obras estão a ser acompanhadas pelos arqueólogos do município e da DGPC e que “não interferem nos trabalhos do Parque Verde”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
9.ª edição da mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos” decorre de 1 a 31 de abril
Pastelarias de Tomar saem à rua este sábado
e expõem doçaria local e conventual
Este sábado, dia 22 de abril, a mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos” sai para a rua com a iniciativa “Doce Passeio Doce”. Neste dia, as pastelarias da cidade templária promovem as suas especialidades na Praça da República, das 15h00 às 18h00. Fatias de Tomar, Beija-me Depressa, castanhas de ovos, queijinhos doces, cornucópias, tigeladas, primorosas, bolos de cama, queijadas de gila, espadas de D. Gualdim são alguns dos cerca de 30 doces locais e conventuais que podem ser saboreados neste sábado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras vão decorrer durante dois anos
Município aprova intervenção de um milhão
de euros no castelo de Leiria
A Câmara de Leiria aprovou esta quinta-feira, 13 de abril, uma intervenção no castelo de Leiria para a valorização e reabilitação do recinto, no valor de 1.066.217,47 €+ IVA. O prazo de execução da intervenção, definida para 730 dias, inclui não só o espaço intramuralhas atualmente visitável, mas, também, os elementos edificados da casa do guarda e os celeiros. "Esta intervenção terá um impacto considerável, na rede de castelos nacional, no sentido de proporcionar melhor inclusão social e cultural, em termos de mobilidade, e que será sujeito a financiamento comunitário”, pode ler-se na deliberação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
MCCB promove percurso pedestre que recorda a antiga linha de comboio do Lena
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um percurso pedestre que recorda a antiga linha de comboio do Lena, bem como a actividade mineira nesta região, no domingo, 23 de abril. Inscrições gratuitas. O Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) elegeu o tema "Património Cultural e Turismo Sustentável" para a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) deste ano. A data assinala-se a 18 de abril e visa sensibilizar entidades culturais de todo o mundo para a defesa e divulgação do património cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato de empreitada já foi assinado
Construção do Parque Radical do Cadaval arranca no mês de maio
O Município assinou na manhã de 12 de abril, o contrato de empreitada para a "Recuperação e Valorização do Parque Verde Urbano da Vila – Construção do Parque Radical", devendo a obra arrancar em maio, junto ao vulgarmente denominado “parque dos lápis”. Recorde-se que o programa preliminar do concurso contou com apoio de um representante de um grupo de jovens locais. O valor da adjudicação ultrapassa os cem mil euros e tem um prazo máximo de construção de 120 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço será dedicado ao turismo e à cultura
Município de Alcobaça compra antigo Celeiro
de Aljubarrota
O Município de Alcobaça aprovou na reunião de câmara de 20 de março a aquisição do edifício do antigo Celeiro de Aljubarrota, pelo valor de 135 mil euros. Em declarações ao Tinta Fresca, José Lourenço Severino, presidente da Freguesia de Aljubarrota, referiu que a escritura de promessa de compra e venda do imóvel foi assinada no dia 5 de abril. O autarca garantiu também que “o celeiro será um bem maior para a Vila de Aljubarrota e para a freguesia” dada a sua centralidade e que o seu “futuro passará por algo ligado ao turismo e cultura”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 17 de abril
Tasquinhas em Constância: doces e sabores pelos recantos da vila
Pratos de peixe do rio, migas tradicionais, grelhados, enchidos, arroz de feijão, caldo verde, tigeladas, queijinhos do céu, entre outras iguarias, são os doces e os sabores que se podem encontrar pelos recantos da vila, nas tasquinhas e nos restaurantes da vila que estão em funcionamento durante a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho de Constância’2017, um evento que decorre em Constância, nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Forte de S. Miguel Arcanjo com visitas guiadas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de abril, será assinalado pelo Município da Nazaré com visitas guiadas ao "Forte de São Miguel Arcanjo: um exemplo de gestão patrimonial e turística", das 14h00 às 17h00. Através de três abordagens diferenciadas, mas, ao mesmo tempo, interligadas, será relevado o processo de reabilitação do Forte de São Miguel Arcanjo no âmbito da relação entre o património edificado, o património natural e as novas dinâmicas para o turismo cultural no Concelho da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Igreja carece de obras de restauro da estrutura interior
Secretário de Estado assina no Cadaval contrato para recuperação da Igreja de Lamas
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, deslocou-se na manhã do dia 13 de abril, ao concelho do Cadaval, a fim de assinar o contrato de financiamento para “Restauro e Conservação da Estrutura Interior da Igreja Matriz de São Tomé de Lamas”. A assinatura prevê uma comparticipação financeira de metade do valor da obra, a qual ascende a mais de 80 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
João Matias, Mandatário da Juventude do CDS
Por Carlos Bonifácio
A minha candidatura à Câmara Municipal de Alcobaça
Isabel Fonseca
Doença de Parkinson afeta 18 mil portugueses
Dr. Miguel Coelho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o