Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o número de turistas estrangeiros em Portugal?
Excessivo
Bom
Insuficiente
Não sei
Edição Nº 210 Director: Mário Lopes Segunda, 25 de Junho de 2018
De 27 a 29 de julho
III Feira Internacional de Antiguidades atrai mais de 100 antiquários às ruas de Aljubarrota
A vila de Aljubarrota vai receber de 27 a 29 de julho a 3ª Feira Internacional de Antiguidades. Até ao momento estão inscritos mais de 80 feirantes, colecionadores e antiquários oriundos de Portugal, Espanha, França e Bélgica, irão ocupar as ruas da vila e disponibilizar, durante os três dias do certame, antiguidades, colecionismo e velharias. Além das antiguidades pode contar também com animação tradicional e espaços de tasquinhas e petiscos. O evento é uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Aljubarrota e do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, dia 24 de junho
Museu da Lourinhã celebra 34º aniversário
com “Mercado de Produtos Locais"
O Museu da Lourinhã celebra mais um aniversário, o 34º, no dia 24 de junho (domingo). A entrada no Museu é gratuita e está aberto à hora de almoço. Como modo de assinalar esta efeméride, vamos realizar uma sessão comemorativa, pelas 15h do dia 24, no Museu. Da sessão consta ainda a inauguração das exposições temporárias “O Colecionismo - Uma pequena homenagem aos doadores do Museu da Lourinhã” e "Um Museu em Playmobil", bem como um “Mercado de Produtos Locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo do IPOM indica que 2/3 dos munícipes consultados concorda ou não se opõe à obra
Batalhenses estão satisfeitos com intervenção em frente ao Mosteiro e serviço de água
Num Estudo de Opinião realizado pelo Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado (IPOM) telefonicamente para o Município da Batalha, com o intuito de facultar à Autarquia dados alusivos à perceção dos eleitores sobre questões relacionadas com gestão autárquica, quase metade dos inquiridos concorda com a intervenção realizada pelo Município na frente do Mosteiro: 43,7% concorda com a obra, 16,2% não concorda com o projecto e 14,7% acha não era necessária. Por sua vez, 25,4% não tem opinião sobre o assunto. Quando inquiridos sobre se tinham conhecimento sobre o projeto concretizado, mais de 84% dos batalhenses disse conhecer a obra em causa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”
Cultura cisterciense celebrada em Alcobaça
nos dias 6, 7 e 8 de julho
Nos dias 6, 7 e 8 de julho celebra-se o legado e a cultura cisterciense no “II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”, uma iniciativa da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça que conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça. Historiadores e especialistas da cultura cisterciense estarão reunidos em Alcobaça, mais propriamente no Mosteiro de Cós e na Escola Secundária D. Inês de Castro durante 3 dias debatendo os vários aspetos da cultura da Ordem de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo Centro de Portugal ocupa um espaço destacado no certame
Região Centro é o destino nacional convidado na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa
O Turismo Centro de Portugal (TCP) vai estar em grande destaque na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato – FIA Lisboa 2018, que se realiza na FIL - Feira Internacional de Lisboa, de 23 de junho a 1 de julho. A organização da FIA distinguiu a região como Destino Nacional Convidado desta que é a maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica e a segunda na Europa, num sinal de reconhecimento da vitalidade dos seus artesãos e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Maria Augusta Trindade Ferreira lança livro "História da Vila de Alcobaça - Uma hipótese"
A Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe, no dia 16 de junho, sábado, às 16h30, o livro "História da Vila de Alcobaça - Uma hipótese", da autoria de Maria Augusta Trindade Ferreira, ex-directora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A apresentação será feita pelo historiador Rui Rasquilho, também ex-director do Mosteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 350 mil euros
Requalificação do atual Museu da Nazaré vai arrancar mas já está previsto novo edifício
O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, marcou presença no dia 8 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Nazaré, na assinatura do protocolo entre a Câmara da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), que visa dar início à transferência de espólio e de funcionários do Museu Joaquim Manso para espaços da autarquia e à requalificação do edifício do Museu. O investimento ascende a 350 mil euros, sendo comparticipado pela DRCC em 200 mil euros e o restante pelo município da Nazaré. Prevê-se que as obras se iniciem em 2018 e estejam concluídas até final de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche - 1ª Festa em Honra de S. João Baptista
Festa em honra de S. João Baptista valoriza
e recupera tradições na Ilha da Berlenga
É já no dia 16 de junho que os pescadores da Ilha da Berlenga em Peniche promovem a 1ª festa em honra de São João Baptista, num evento que pretende valorizar e recuperar as tradições berlengueiras ligadas ao São João Baptista, santo de devoção das gerações fundadoras desta pequena comunidade. O evento, organizado pelos pescadores da ilha da Berlenga, com o apoio institucional do Município de Peniche, da Paróquia de Peniche, do ICNF, da SPEA e patrocínios locais, vai decorrer no Bairro de Pescadores da Ilha da Berlenga e tem como objetivo a recolha de fundos para a construção de um nicho para a colocação do Santo Padroeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documento foi entregue à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo
Carta Gastronómica do Ribatejo contém registo histórico de 557 receitas populares
A Carta Gastronómica do Ribatejo foi entregue pela Confraria Gastronómica do Ribatejo (CGR) à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), no dia 7 de junho, durante a FNA 2018, que está a decorrer no CNEMA, em Santarém. Este projeto, que se iniciou em 2015, através da assinatura de um protocolo de parceria entre a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), a Confraria Gastronómica do Ribatejo e a Câmara Municipal de Santarém (CMS), culminou com a entrega do documento que contém o registo histórico de 557 receitas populares do Ribatejo, dos municípios da Lezíria, fruto de um trabalho de pesquisa e recolha de informação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, 8 de junho
Ministro da Cultura assina protocolo
para a requalificação do Museu da Nazaré
O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, estará esta sexta-feira, 8 de junho, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Nazaré, para presidir à sessão de assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro que visa, entre outros, a requalificação do Museu da Nazaré, atualmente em mau estado de conservação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXIII Pomonas Camonianas
Constância presta homenagem a Camões
nos dias 9 e 10 de junho
Nos dias 9 a 10 de junho, Constância recebe as XXIII Pomonas Camonianas, um grandioso evento cultural que pretende homenagear Camões, a época em que o épico viveu e a sua ligação à vila de Constância. Constância tem com Camões uma muito antiga e arraigada relação de afeto, fundada na plurissecular tradição de que o épico terá vivido na vila durante algum tempo, aqui tendo escrito parte da sua produção poética. Sobre as ruínas que o povo aponta como tendo sido as da casa que o acolheu, foi erguida a Casa-Memória de Camões que visa perpetuar a memória do poeta em Constância e transformar-se, a prazo, num Centro de Estudos Camonianos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Bom Dia Cerâmica proporciona reaproximação entre o património industrial e a comunidade
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica transformou, este fim de semana de 1 a 3 de junho, o Mercado Municipal de Alcobaça num polo de intenso debate em torno das questões essenciais e atuais relacionadas com a atividade da cerâmica. Organizada e promovida pelo Município de Alcobaça, a iniciativa procurou proporcionar uma reaproximação entre o histórico setor e a comunidade, através de mesas-redondas, projeções de filmes, exposições artísticas, momentos de lazer, exposições de cerâmica artística, oficinas e demonstrações de “cerâmica viva”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FIABA 2018 decorre até 3 de junho
Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha mostra o artesanato e gastronomia da região
A 28º FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha foi inaugurada no dia 30 de maio. Dinamizado pelo município da Batalha, o certame mostra ao visitante, até 3 de junho, o que de melhor se faz ao nível do artesanato e da gastronomia local. Mais de 60 artesãos, 17 tasquinhas e 10 produtores locais concelhios apresentam produtos de excelência do Concelho da Batalha, tais como o mel, o azeite, o vinho, os licores, a doçaria, entre outros. A animação está a cargo de “Us Sai de Gatas”, “David Antunes” e “Augusto Canário”, havendo ainda uma tenda electrónica para os mais jovens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado no “Bom Dia Cerâmica”
II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça vai decorrer nos dias 2 e 3 de junho
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica, promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça, decorre este ano em dois momentos complementares, que irão ocorrer nos 18, 19 e 20 maio (no Museu Raul da Bernarda) e, posteriormente, a 1, 2 e 3 de junho (no Mercado Municipal), com múltiplas atividades ligadas à cerâmica. incluído neste evento ocorre ainda, entre 2 e 3 de junho, o II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça, cujo objetivo primordial é estabelecer uma reflexão sobre a realidade inerente ao património material e imaterial da cerâmica com a participação de investigadores, artistas, industriais e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio de Melhor Museu do Ano atribuído ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira
Associação Portuguesa de Museologia premeia seis museus da Região Centro
O Turismo Centro de Portugal congratula-se, no dia 26 de maio, com os seis prémios para os museus da região, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, incluindo o de Melhor Museu do Ano, para o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, no concelho de Abrantes. Os outros museus distinguidos foram o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição (Alenquer); Museu de Leiria, Museu Municipal de Ourém; Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu da Faiança de Alcobaça Luís Pereira de Sampaio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do Dia Internacional dos Museus
Especialistas apelam para uma investigação aprofundada sobre a Chita de Alcobaça
Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Alcobaça promoveu, no sábado, dia 19 de maio, um debate sobre a Chita de Alcobaça, um dos maiores patrimónios do concelho cujas origens deverão ser objeto de uma investigação aprofundada. A história da Chita de Alcobaça está ainda por desvendar na sua plenitude. Conhecem-se possíveis influências estéticas e persistem até aos dias de hoje alguns registos, mas a sua génese está ainda envolta em algum mistério, o que torna necessário e pertinente um renovado foco sob o prisma da arqueologia industrial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de maio a 3 de junho
Torres Novas espera receber mais de 75 mil visitantes na nona Feira de Época
Este ano com o tema «A Salvação do Corpo – Mestre António, físico-mor de D. João II», as Memórias da História permitem a todos os visitantes uma viagem no tempo, com uma recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas. De 30 de maio a 3 de junho, o centro histórico da cidade de Torres Novas recua no tempo ao longo de cinco dias repletos de animação, num ambiente de festa, de cor e de sons da época. São esperados mais de 75 mil visitantes ao longo do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª edição
'Bom Dia Cerâmica' celebra património material e imaterial do setor no concelho de Alcobaça
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica, promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça, decorre este ano em dois momentos complementares, que irão ocorrer nos 18, 19 e 20 maio (no Museu Raul da Bernarda) e, posteriormente, a 1, 2 e 3 de junho (no Mercado Municipal), com múltiplas atividades ligadas à cerâmica. Incluído neste evento ocorre ainda, entre 2 e 3 de junho, o II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça, cujo objetivo primordial é estabelecer uma reflexão sobre a realidade inerente ao património material e imaterial da cerâmica com a participação de investigadores, artistas, industriais e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento recria regresso a Leiria dos soldados que partiram para a I Grande Guerra
Mais de mil figurantes dão vida à recriação histórica “Leiria há 100 anos”
Mais de mil figurantes vão dar vida à Leiria de outros tempos, em mais uma edição da recriação histórica “Leiria há 100 anos”, que se realiza nos dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, no coração da cidade, com entrada livre. Esta viagem no tempo vai decorrer no Largo Paulo VI, Jardim Luís de Camões, Largo de Goa, Damão e Diu, Mercado de Sant’Ana. Praça Rodrigues Lobo e Largo 5 de Outubro, das 14 às 24 h de sábado, e das 13 às 20 h de domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira Nacional de Agricultura 2018
Uso de "barrete de campino" dá entrada grátis
no "Dia do Município de Santarém"
O "Dia do Município de Santarém", 7 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, foi apresentado em conferência de imprensa esta terça-feira, dia 15 de maio, pelas 15h30 na Sala dos Azulejos dos Paços do Concelho. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), os vereadores Inês Barroso e Jorge Rodrigues, e Vasco Gracias, director-executivo do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), fizeram a apresentação dos principais destaques para o "Dia de Santarém".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato devia ter-se iniciado em abril
DGPC autoriza contratenores Luís Peças e João Paulo Ferreira a atuar no Mosteiro de Alcobaça
Os contratenores alcobacenses Luís Peças e João Paulo Ferreira já têm autorização da DGPC – Direção Geral do Património Cultural para iniciar as suas atuações musicais no Mosteiro de Alcobaça. O processo, segundo os músicos, estava a arrastar-se desde janeiro, altura em que enviaram uma proposta à directora da DGPC para renovação de contrato, sem obtenção de resposta até à data. Contactada pelo Tinta Fresca, a DGPC referiu, no dia 15 de maio, que “se encontra concluída a tramitação legal” e que “estão actualmente reunidas as condições necessárias para que os dois contratenores iniciem funções”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviços Municipalizados efectuaram a obra
Reabertura do Ascensor da Nazaré está prevista para 15 de maio
O Ascensor da Nazaré deverá retomar o normal funcionamento na terça-feira, dia 15 de maio. O serviço foi suspenso por motivos de segurança depois de se ter verificado a queda de blocos de pedra da arriba para o túnel. Após a deteção da queda de pedras, apesar destas terem ficado retidas numa rede protetora, a primeira entidade a quem foi comunicada a suspensão de atividade do Ascensor, e explicados os motivos, foi a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por ser a entidade que tutoria a área de arriba sobranceira ao túnel”, explica Orlando Rodrigues, vereador na Câmara e vogal dos Serviços Municipalizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra ‘Fratelli Toso 1910-1970’ assinala o Dia Internacional dos Museus
Marinha Grande recebe mostra sobre os 60 anos da fábrica italiana de vidro de Murano
A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o Dia Internacional dos Museus (DIM) através de um conjunto de atividades dirigido à população, que decorre de 18 a 25 de maio, com o objetivo de divulgar os espaços museológicos da cidade e cujo ponto alto ocorre no dia 18 de maio, com a “Noite dos Museus”, que inclui a inauguração da exposição “Fratelli Toso” e o concerto do Quarteto D. Dinis, do Orfeão de Leiria, no Museu do Vidro. O Dia Internacional dos Museu é celebrado a 18 de maio, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM) que, este ano, escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio promove investigação sobre história local na região de Leiria
"Prémio Villa Portela" passa a ser suportado pela Câmara Municipal de Leiria
A promoção da investigação da história local e do património do distrito de Leiria e do concelho de Ourém é o objetivo do “Prémio Villa Portela, que tem candidaturas abertas até 15 de outubro.Apresentado em conferência de imprensa esta quinta-feira, 10 de maio, este prémio, criado em 2010 por Ricardo Charters d'Azevedo, anterior proprietário da Villa Portela, passa a ser suportado pelo Município, no âmbito da passagem para a esfera autárquica do edifício Villa Portela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Feira Rural está de regresso a Santa Cruz
Em 2018 a Feira Rural apresenta uma grande novidade com cheiro a maresia! A primeira edição da Feira Rural de Santa Cruz realiza-se no dia 19 de maio, sábado, junto ao Mercado Municipal de Santa Cruz. Ao terceiro sábado de cada mês (exceto julho e agosto), vai poder visitar e fazer as suas compras na Feira Rural de Santa Cruz com a mesma frescura e qualidade de sempre. Será possível visitar bancas dedicadas à doçaria, aos vinhos e ao artesanato junto do Mercado Municipal de Santa Cruz, que neste dia funcionará até às 17h00, enquanto no interior do Mercado Municipal juntos dos operadores desse espaço, vai encontrar a venda de frutas e produtos hortícolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Das "crises" do estado-empresa e da empresa-estado
Valdemar J. Rodrigues
O pólen e o Centro de “Boas Vindas” no Mercado Municipal
Carlos Bonifácio
Não gosto de “certa” linguagem…
Fleming de Oliveira
Doença mental aumenta dependência do tabaco
Drª Tânia Silva
Pressão arterial alta é fator de risco para o enfarte
Dr. Pedro Farto e Abreu
Fumadores têm maior risco de desenvolver demência
Manuela Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o