Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Leiria tem condições para ser Capital Europeia da Cultura?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 84 Director: Mário Lopes Segunda, 12 de Novembro de 2018
Dia 3 de Novembro
Mário Laginha apresenta "Canções & Fugas"
no Teatro-Cine de Pombal
"Canções & Fugas" é o nome do projecto musical que o pianista e compositor Mário Laginha leva ao palco do Teatro-Cine de Pombal, no dia 3 de Novembro (sábado), pelas 21h30, no âmbito do Festival das Artes promovido pelo Município de Pombal. Neste projecto, Mário Laginha compôs uma série de fugas - respeitando a sua técnica de escrita, mas introduzindo elementos comuns ao universo do jazz - alternando-as com igual número de temas, com uma estrutura bastante livre e espaço para a improvisação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de Novembro às 16h30
Santarém recebe concerto de tributo a Adriano Correia de Oliveira
Foi há 25 anos, em Avintes, que se calou uma das mais límpidas vozes de sempre da música portuguesa: Adriano Correia de Oliveira. Santarém assinala a data com o espectáculo “Cantaremos Adriano – Tributo a Adriano Correia de Oliveira”. A homenagem ao cantor terá lugar no dia 4 de Novembro, às 16h30, no Teatro Sá da Bandeira em Santarém. Vários músicos juntam-se neste tributo, onde vão interpretar algumas das músicas mais emblemáticas de Adriano Correia de Oliveira, um dos mais importantes músicos portugueses do séc. XX.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Últimos Concertos
Temporada de Cravo de Óbidos termina dia 27
A V Temporada de Cravo de Óbidos este ano dedicada a comemorar os duzentos e cinquenta anos da morte de Domenico Scarlatti, termina nos dias 26 e 27 de Outubro,. Na sexta-feira, dia 26 de Outubro, pelas 21h30, no Auditório Municipal Casa da Música, Sara Braga Simões (soprano) e Júlio Galvão (cravo) apresentam obras de Scarlatti e outros num Recital de Cravo. Segue-se no sábado, dia 27 de Outubro, pelas 21h30, no Santuário Senhor Jesus da Pedra, a apresentação da já consagrada Camerata Josefa d´Óbidos com obras de Scarlatti, Bach, Vivaldi, Britten, Elgar e Barber com direcção musical de Massimo Mazza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FURA, FURA: um “encontro olhos nos olhos”
Teatro da Rainha promove tributo a José Afonso
A companhia das Caldas da Rainha encerra o mês de Outubro com uma iniciativa original na área da música. De 25 a 27 de Outubro, FURA, FURA vai relembrar o “libertador de consciências”, com três concertos e uma exposição patente na Sala Estúdio do Teatro da Rainha. FURA, FURA reúne três universos de criação diferentes com um ponto em comum: o facto de ter como referência constitutiva José Afonso, um poeta que, para Fernando Mora Ramos, “tudo da voz tocou com magia melódica, ritmo vital e subtileza popular e erudita”. Mezzo Ensemble, Couple Coffee, João Afonso e João Lucas saúdam assim durante três dias, sempre às 21h30, a memória da figura de proa do “canto livre”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Sérgio Godinho apresenta “Ligação Directa”
no Teatro José Lúcio da Silva
Sérgio Godinho apresenta, no dia 27 de Outubro, pelas 21h30, o seu último trabalho discográfico “Ligação Directa” no palco do Teatro José Lúcio da Silva. O espectáculo com o título “Sérgio Godinho |em| ligação directa”, tem como base o repertório constante neste último trabalho e é “uma ligação directa” às emoções e à razão, que desde sempre as canções de Sérgio Godinho despertaram: o amor, a ironia, a esperança, a contestação. Sérgio Godinho irá interpretar as suas canções mais recentes das quais se destacam “Às vezes o amor”, “Marcha centopeia”, “O rei do zum zum”, “Só neste país”, ou “A deusa do amor”, brindando ainda o público com as maiores referências da sua obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Dreams in Colour”
Disco de David Fonseca entra directamente
para nº1 do top nacional de vendas
Editado no dia 8 de Outubro, “Dreams in Colour”, o novo disco de David Fonseca, entra directamente para Nº 1 do Top Nacional de Vendas com apenas uma semana de presença nas lojas. Aguardado com enorme expectativa, o sucessor de “Sing Me Something New” (2003) e de “Our Hearts Will Beat As One” (2005), tem provocado, nos media e no público, um entusiasmo assinalável: as apresentações de “Dreams In Colour” nos dias 7 e 14 nos fóruns da Fnac do Colombo e Norteshopping contaram com um número invulgar de pessoas para este tipo de eventos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 19 de Outubro
Rita Guerra em palco com “Sentimento”
no Café Concerto de Pombal
A cantora Rita Guerra actua no dia 19 de Outubro (sexta-feira) às 23 horas, no Café Concerto de Pombal. Dona de uma das mais bonitas vozes portuguesas, Rita Guerra dispensa grandes apresentações, tendo uma das carreiras mais estáveis e consolidadas dentro do panorama musical português. Rita Guerra (voz e piano), que apresentou no dia 24 de Setembro o seu último álbum “sentimento”, apresenta-se em palco acompanhada de Alexandre Manaia (teclados e guitarra), Gonçalo Pereira (guitarras), Ricardo Pego (baixo) e Rui Reles (bateria).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1º Festival de Dança de Alcobaça decorre de 1 a 17 de Novembro
Primeira edição do Internacional Exchange Festival arranca com 9 espectáculos
O Internacional Exchange Festival - 1º Festival de Dança de Alcobaça decorre de 1 a 17 de Novembro, em Alcobaça, Leiria e Santa Maria da Feira. No total, o festival conta com nove espectáculos, em que participarão o Moscow Piano Quartet, a Companhia Nacional de Bailado, o Ballet Nacional da Croácia (TIZ Rijeka), o Quorum Ballet, a Escola de Dança do Conservatório Nacional, a Academia de Dança Contemporânea, o Ad Lib Trio Acústico e a CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea, a entidade organizadora. Consulte aqui o programa do festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o Quarteto com Piano de Moscovo, Solistas de Salzburgo e Roberto Corrêa
Município de Alcobaça comemora em Outubro
o Dia Mundial da Música
O concelho de Alcobaça festeja “Outubro - Mês da Música”, com a apresentação de cinco espectáculos musicais. Assim, o Quarteto com Piano de Moscovo actua nos dias 19 e 20 de Outubro no Mosteiro de Cós às 21h30 e no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias às 18 horas, respectivamente. No dia 21 de Outubro às 18h30, é a vez dos Solistas de Salzburgo actuarem no Mosteiro de Alcobaça e, no dia 26 às 18h30, o guitarrista Roberto Corrêa traz a Alcobaça os sons do sertão brasileiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro José Lúcio da Silva
Vieux Farka Touré apresenta em Leiria álbum “Festival do Deserto”
Vieux Farka Touré (filho do falecido Ali Farka Touré, a maior lenda do blues africano) e os Tinariwen actuam no dia 18 de Outubro às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva. Vieux Farka Touré lança agora o seu primeiro disco onde se podem escutar a kora de Toumani Diabaté e, a guitarra do seu pai, Ali Farka Touré na sua última gravação.Os Tinariwen têm-se destacado desde há dois anos como um dos grupos de maior expressão da chamada world music com tours ininterruptas por todo o mundo (numa delas chegaram a abrir alguns concertos para os Rolling Stones). O disco novo, Aman Iman: Water Is Life é o mote principal deste concerto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Grupo percussão Tocándar actua em Espanha
O Grupo de percussão Tocándar irá actuar em Espanha nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, no II Festival “Aires de Dulzaina” na cidade de S. Esteban de Gormaz, localizada entre Valladolid e Sória. Será um festival de música tradicional, dedicado principalmente ao instrumento tradicional “dulzaina” conhecido entre nós por gralha. O projecto, para além da percussão com instrumentos tradicionais e outros, conta já com um grupo de caretos, gigantones e cabeçudos. Brevemente irá iniciar a escola de gaitas de foles, sendo os primeiros 4 exemplares oferecidos pela Junta de Freguesia da Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a estreia absoluta da Oratória “Fátima, sinal de esperança para a Humanidade”
Orquestra Filarmonia das Beiras inaugura Igreja da Santíssima Trindade
A Orquestra Filarmonia das Beiras inaugura a Igreja da Santíssima Trindade com a estreia absoluta da Oratória “Fátima, sinal de esperança para a Humanidade”, no dia 13 de Outubro, acompanhada por um Coro composto por 11 grupos, seis de Leiria, quatro de Beja, o Coro Infantil do Santuário de Fátima, e com oito solistas, cinco crianças e três adultos, dirigidos pelo Maestro Mário Nascimento. Assim, no âmbito do 90º aniversário da última aparição da Virgem Maria em Fátima, subirão ao palco cerca de 370 elementos. A antestreia da Oratória decorreu no dia 11 de Outubro, no Centro Pastoral Paulo VI e repetir-se-á, na Igreja da Santíssima Trindade no dia 14 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 26 de Outubro
Guitarrista Roberto Corrêa traz a Alcobaça música do Sertão brasileiro
Integrada na digressão Portugal – Cabo Verde (Outubro e Novembro de 2007), Roberto Corrêa apresenta-se no Mosteiro de Alcobaça no dia 26 de Outubro (sexta-feira), às 21h, na Sala do Capítulo. Hoje, no Brasil e no mundo, quem quiser ouvir cultura do interior do Brasil Central terá por ouvir Roberto Corrêa, importante nome da viola na actualidade. Guitarrista, compositor e pesquisador, tornou-se referência nacional e internacional do género. As suas composições e interpretações têm levado a música do Sertão aos palcos do mundo inteiro. Uma oportunidade de ser relacionar mais intimamente com a Cultura brasileira. Entrada Livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Clã apresentam "Cintura" no Teatro Virgínia
Os Clã apresentam, no dia 13 de Outubro às 21h30, no Teatro Virgínia, em Torres Novas, o seu álbum intitulado “Cintura”. A comemorar 15 anos de carreira, os Clã estão de regresso aos originais com um novo álbum, depois de experiências paralelas e digressões além fronteiras. Musical e visualmente diferente do seu antecessor, “Rosa Carne”, o quinto registo dos Clã é determinado e feminino, na apresentação, rico e lírico, nas composições de Regina Guimarães, Carlos Tê, Adolfo Luxúria Canibal e Arnaldo Antunes. Com canções da autoria de Hélder Gonçalves, que volta a assinar uma das letras neste novo trabalho, os Clã prometem surpreender com um espectáculo que complementa a mensagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 17 de Outubro
Caim apresenta primeiro álbum da banda
no Cineteatro de Rio Maior
A Banda Caim, que tem como vocalista o jovem riomaiorense Duarte Arribança, prepara-se para lançar o seu primeiro álbum intitulado “Beg a Dime”, no dia 29 de Outubro. Como antecipação desse lançamento, a banda irá apresentar o seu álbum no Cineteatro de Rio Maior, no dia 17 de Outubro, pelas 21h30. A entrada no concerto é gratuita, sendo apenas necessário os interessados dirigirem-se ao Cineteatro para efectuar a reserva de bilhetes. Este concerto conta com o apoio do RM Jovem e da Câmara Municipal de Rio Maior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de Outubro
Pombal recebe musical "Querido Che"
A produtora "Sola do Sapato" e o Teatro Mundial apresentam, no dia 13 de Outubro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Pombal, o espectáculo "Querido Che". Trata-se de um espectáculo musical, com um texto original da autoria de Abel Neves e canções originais de Hugo Novo, encenado por Almeno Gonçalves, com um grande elenco composto por nove actores, Alexandre Ferreira, Hugo Sequeira, João Maria Pinto, João Miguel Mota, Manuel Lourenço, Maria Walbeehm, Orlando Costa, Patrícia Pinheiro e Sofia Dias. "Querido Che" conta ainda com o trabalho de Marco de Camillis em todas as coreografias apresentadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Outubro
Orquestra Metropolitana de Lisboa regressa à Lourinhã
Os músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa estão de regresso à Lourinhã com um recital, que decorrerá no dia 12 de Outubro, pelas 21h30, no Edifício Vigia, na Praia da Areia Branca. Este espectáculo, inserido no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município da Lourinhã e a Associação “Música – Educação e Cultura”, será levado a efeito por um quarteto de cordas constituído por Carlos Damas e José Teixeira, no violino, Valentim Petrov, na viola e Jian Hong, no violoncelo. No decorrer do concerto serão interpretadas duas peças de Mendellssohn – Capriccio e Fuga op. 81 e Quarteto em Lá Menor op. 13.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alqueidão da Serra
Coral Calçada Romana actua nas Astúrias
O Coral Calçada Romana, de Alqueidão da Serra realiza, de 4 a 7 de Outubro, uma digressão artístico-cultural às Astúrias (Espanha). O grupo efectuará dois concertos, um na igreja paroquial de Infiesto (Piloña) e outro no Centro Asturiano de Oviedo, onde actuará com o Coro do Centro Asturiano de Oviedo e a Coral Polifónica Piloñesa Ars Nova, que há alguns meses visitaram a região de Leiria-Fátima e foram acolhidos pelo Coral Calçada Romana. Complementam este programa, que se estenderá até domingo, dia 7, algumas visitas culturais de elevado interesse como o Santuário de Covadonga, Oviedo, o Parque Nacional dos Picos da Europa, o Museu do Minério e da Indústria das Astúrias e o Lago de Sanábria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa organização da Associação Cultural Sons do Lena
XII Festival de Música Tradicional na Batalha
Um dos festivais de música tradicional mais representativos da Região Centro tem lugar no dia 7 de Outubro (domingo), a partir das 15h30 na Praça Mouzinho de Albuquerque. Organizado pela “Associação Cultural Sons do Lena”, o XII Festival de Música Tradicional da Batalha decorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música e tem como principais objectivos a promoção e defesa da música tradicional proporcionando aos presentes uma viagem ao seio da cultura popular Portuguesa. Integram o Festival os seguintes grupos musicais: Gaiteiros da Batalha, Sons do Lena (Batalha), Trovas à Toa (Oliveira de Azeméis) e Convinha Tradicional (Porto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Auditório dos Pousos em obras pré-inaugurado com concerto original
O Dia Mundial da Música, no dia 1 de Outubro, foi assinalado no novo auditório dos Pousos, ainda em obras, com um espectáculo musical que marcou também a abertura solene do ano lectivo da Escola de Artes SAMP e da temporada de performances que irá acompanhar a construção do referido auditório. Um espectáculo original em gruas e andaimes, com martelos pneumáticos, violinos e outros instrumentos interpretados por pedreiros da obra, músicos, bailarinos e actores. O relato é feito aqui por Paulo Lameiro, director artístico da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Mestres organeiros recuperam órgãos de tubos
Seis dos oito órgãos históricos da cidade de Santarém estão a ser alvo de recuperação, num investimento de 410 mil euros. A recuperação é da responsabilidade da Câmara de Santarém em parceria com o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém. As obras de restauro decorrem até Setembro de 2008. Os seis órgãos de tubos são propriedade da Diocese (paróquias de Salvador, S. Nicolau e Marvila) e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria e Marinha Grande
Bennie Wallace, Mário Laginha e Carlos Barretto no Festival de Jazz Alta Estremadura
O Bennie Wallace Trio, com Bennie Wallace (sax tenor), Danton Boller (contrabaixo) e Alvin Queen (bateria) actua no dia 5 de Outubro, às 22h, no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande. O histórico e consagrado saxofonista norte-americano é a grande aposta da organização, a cargo de Pedro Moreira, na sétima edição do Festival de Jazz da Alta Estremadura, que decorre até ao dia 7 de Outubro, em Leiria e na Marinha Grande. Destaque ainda para a presença este ano de dois nomes maiores do jazz nacional: Mário Laginha, no dia 4 e Carlos Barreto, no dia 6 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Auditório dos Pimpões
West Europe Orchestra nas Caldas da Rainha com espectáculo de homenagem a Pavarotti
O auditório dos Pimpões vai receber, no dia 6 de Outubro (sábado), às 21h30, a West Europe Orchestra num espectáculo de homenagem ao tenor italiano Luciano Pavarotti, recentemente falecido. Com direcção de Hélio Leal, Eduarda Soeiro, soprano, Ana Miradouro, soprano, Filipe Moura, tenor e Bruno, tenor. Uma organização Município das Caldas da Rainha e Conservatório de Música de Caldas da Rainha com apoio dos Pimpões. Integrado no cartaz da Festa da Cerâmica, a música regressa com um concerto de Rao Kyao, a 13 de Outubro, pelas 22 h, no Museu João Fragoso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Marc Copland Trio abre Festival de Jazz
da Alta Estremadura 2007
Marc Copland, Gary Peacock e Bill Stewart abrem, no dia 29 de Setembro às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, o Festival de Jazz da Alta Estremadura 2007. Esta formação do pianista Marc Copland é aquilo a que se pode chamar um Super-Trio. Gary Peacock é um dos notáveis no contrabaixo. Companheiro privilegiado do pianista Keith Jarrett é um músico com uma carreira invejável que tocou (e toca) com um número enorme de músicos importantes. Bill Stewart é também um mestre na bateria. Quanto a Marc Copland, tem encantado audiências com o seu carácter inovador, sendo um dos grandes percursores da “escola lírica” do piano jazz actual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A escola da Calçada de Carriche
Mário Lopes
OPINIÃO
Portugal e as Migrações: “Novos e Velhos Desafios”
Henrique Tigo
O Arquitecto Eugénio dos Santos
Luís Rosa
A nova cruz alta de Fátima
D. Serafim Ferreira e Silva
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o