Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 80 Director: Mário Lopes Sexta, 6 de Dezembro de 2019
Trio Mediterrain e Corais do Orfeão de Leiria
Festival “Música em Leiria” apresenta sons
da Europa na última semana de Junho
A 25ª edição do festival “Música em Leiria” regressa nos dias 29 de Junho em Pombal e 30, em Leiria, com o Trio Mediterrain e uma mistura de nacionalidades e instrumentos na música clássica. Reunidos a partir de Berlim, os “jovens músicos de particular talento” Laura Ruiz Ferreres, clarinete, Bruno Borralhinho, violoncelista e Kim Barbier, ao piano, propõem um concerto variado e são rosto de uma programação musical “que reserva espaço ao público mais jovem”. O “Música em Leiria” volta ao Teatro José Lúcio logo no domingo, dia 1, para a interpretação de obras de Luís Tinoco, Queen e de musicais da Broadway pelos Corais do Orfeão de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro de Cós
António Rosa com carta branca no Cistermúsica
O Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça apresenta, no dia 30 de Junho às 21h30, no Mosteiro de Cós, o concerto “Carta branca a António Rosa”. Serão intérpretes António Rosa (clarinete) e António Oliveira (piano), os quais interpetarão obras de Fernando Lapa, Witold Lutoslawski, Igor Stravinsky, Niels Gade e Francis Poulenc. Este é o segundo concerto dedicado a músicos alcobacenses, depois de Sérgio Carolino ter actuado no dia 16 de Junho com os Saxofínia. No dia 7 de Julho, será a vez do percussionista Manuel Campos fechar este ciclo. Preço: 5 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival terá lugar de 24 a 26 de Agosto
Moita Flores, Da Weasel e Mundo Secreto apresentaram Live Experiences in Alviela
Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, Gonçalo Terenas, da Global Share, empresa organizadora e produtora do Live Experiences in Alviela, Francisco Mendes, Relações Públicas deste Festival, apresentaram no dia 25 de Junho em conferência de imprensa em Lisboa, no restaurante Linha D’Água, o festival Live Experiences in Alviela que terá lugar em Vaqueiros, nos dias 24, 25 e 26 de Agosto. Além dos já referidos Da Weasel e Mundo Secreto, actuarão neste festival 4Taste, Xutos e Pontapés e Pedro Abrunhosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4.º Estágio Internacional de Orquestra
Orfeão de Leiria inaugura ciclo de concertos com actuação do clarinetista António Rosa
No âmbito do 4.º Estágio Internacional de Orquestra da região Leiria – Fátima organizado pelo Orfeão de Leiria, teve início no dia 25 de Junho um concerto do clarinetista António Rosa, na Casa Municipal de Cultura em Alvaiázere. Natural de Vestiaria (Alcobaça), este músico licenciado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na classe do Professor António Saiote, frequenta actualmente o Mestrado em Clarinete na Universidade de Aveiro. O referido estágio terá início a 16 de Julho e termina a 29 do mesmo mês, estando ainda a decorrer inscrições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos mais importantes grupos europeus de Música Antiga
NeoBarok estreia no Festival Música em Leiria
Perfeição e virtuosismo, por si só, não são sinónimos de grande música. Junte-se-lhe o prazer e alegria de a tocar, e um entendimento renovado da prática da música antiga, uma experiência que se cruza com as referências a Reinhard Goebel, ao Música Antiqua de Colónia, ao Concerto Köln e a Akademie für Alte Musik - algo que este recém-formado agrupamento sustenta em cada uma das suas apresentações -, eis a fórmula para o aplauso unânime que o NeoBarock vem conhecendo por toda a Europa. Esta semana estarão em Leiria, a convite do Festival Música em Leiria. O concerto é no dia 27 de Junho (quarta-feira), às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SA Marionetas e CeDeCe estreiam bailado
no Cine-Teatro de Alcobaça
Deuses da dança e das marionetas à solta
na abertura de “A Caixa de Pandora”
O grupo SA Marionetas estreou, nos dias 8 e 9 de Junho, no Cine-Teatro de Alcobaça, o espectáculo “A Caixa de Pandora”, um bailado de grande intensidade e beleza plástica, com marionetas de 4,5 metros de altura, um verdadeiro hino para os sentidos. O grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça esteve cheio na noite de estreia desta co-produção de CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea e S.A.Marionetas-Teatro & Bonecos, baseada na célebre história da mitologia grega.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4ª edição
Marchas animam Cadaval no Santo António,
São João e São Pedro
A 4ª edição das Marchas Populares de Santo António decorreu no dia 12 de Junho, na vila do Cadaval, numa organização da Junta de Freguesia do Cadaval, com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval. No dia 22, enquadrando-se na Festa de S. João, que decorre de 21 a 26 de Junho, voltam as marchas ao Cadaval, para os também já habituais desfiles de São João, constituindo mais uma organização da Junta de Freguesia local. Também no dia 30, por ocasião do S. Pedro, as marchas prosseguem na Ventosa, no largo principal da localidade, desta feita numa organização do Ventosa Atlético Clube.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XV Festival de Música de Alcobaça
Schubert no seu esplendor no Cistermúsica
A Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana juntaram os seus músicos para uma actuação conjunta (das cordas) de “A Grande” 8ª Sinfonia de Schubert. No Cine-Teatro de Alcobaça esteve, no dia 10 de Junho, uma centena de músicos interpretando uma das mais vigorosas obras da música clássica, exigindo especial preparação física para uma actuação ininterrupta de hora e meia. Sob direcção de Michael Zilm, a sinfonia do génio de Viena foi um momento de grande exaltação musical, sublinhado no final pelo público com uma longa salva de palmas. O Cistermúsica prossegue a 16 e 17 de Junho, com Sérgio Carolino e os britânicos The Orlando Consort.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jazz em português
Festival de Jazz de Santarém marca reabertura do Ginásio do Seminário
O Festival de Jazz de Santarém está marcado para os dias 15, 16 e 17 de Junho, no requalificado Ginásio do Seminário. Miguel Braga e "Transa Atlântica" que convida Fernando Girão, no dia 15, João Mendes c/ Trio Carlos Azevedo, Quinteto Paula Oliveira e Bernardo Moreira, com "Lisboa que adormece", no dia 16, Quinteto de Jazz de Lisboa "20 anos sem Zeca Afonso" e Quarteto de André Sarbib convida Maria Viana, no dia 17, são as propostas em cartaz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
João Paulo Esteves da Silva e Dennis González
Duo luso-americano de piano e trompete promete no “Jazz Central” de Torres Vedras
No âmbito do Ciclo “Jazz Central”, João Paulo Esteves da Silva e Dennis González actuam, no dia 9 de Junho, pelas 22h, na Praça do Município, em Torres Vedras. Contam-se pelos dedos os duos de piano e trompete no Jazz. Aliás, em toda a música, clássica e contemporânea. É essa fórmula pouco usual que o pianista português João Paulo Esteves da Silva e o trompetista norte-americano de ascendência mexicana, Dennis González, pretendem experimentar. O Ciclo “Jazz Central” prossegue, nos dias 16 e 23 de Junho, com Concertos do “Quarteto de Júlio Resende” (no Largo de Santo António) e “IMI Kollektief” (na Praça Machado Santos), respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 8 e 9 de Junho
Guitarrista croata Dejan Ivanovic homenageia Andrés Segóvia na Batalha e Porto de Mós
O guitarrista croata Dejan Ivanovic apresenta-se no dia 8 Junho (sexta-feira) às 21h30 no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e no dia 9 de Junho (sábado) às 21h30, no Castelo de Porto de Mós. É homenageando Andrés Segóvia, figura central da Guitarra do século XX e de quem se assinala em 2007 a passagem dos 20 anos da sua morte, que o guitarrista croata Dejan Ivanovic apresenta um programa inteiramente preenchido com obras dedicadas àquele mestre espanhol, algumas em primeira audição nacional, outras em estreia mundial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Carducci Quartet e Orquestras de Lisboa
no Cistermúsica a 9 e 10 de Junho
O grupo irlandês Carducci Quartet actua no dia 9 de Junho (sábado) às 18 horas, no Mosteiro de Cós. Sob o tema «A Europa do Quarteto de Cordas», serão interpretadas obras de Joseph HAYDN, Antonin DVORÁK e Maurice RAVEL. No domingo, 10 de Junho às 11 horas, é a vez dos Pequenos Violinos da Metropolitana subirem ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça, num concerto para pais e filhos, com entrada livre. O domingo musical termina às 18 horas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica de Lisboa, interpretando oras de Nicolay Rimsky-KORSAKOV – "Capricho Espanhol" e Franz SCHUBERT (8.ª Sinfonia, «A Grande»).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 7 de Junho
Sequeira Costa: pianista prodigioso regressa
ao Teatro José Lúcio da Silva
Universo de eleição de Sequeira Costa, a música de Chopin assinala o retorno deste pianista ao Festival, uma presença recorrente ao longo dos 25 anos de existência que agora se comemoram. Dos prodigiosos Prelúdios à fantasia do Scherzo Op. 31, cruzam-se o virtuosismo e o lirismo românticos em alguns dos mais pungentes exemplos da escrita pianística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Esplendor das Árias de Ópera do Barroco”
Grupo “Músicos do Tejo” em estreia mundial
no 2º aniversário do Centro Cultural do Cartaxo
O Centro Cultural do Município do Cartaxo comemora, no dia 9 de Junho (sábado) às 21h30, o seu segundo aniversário com o espectáculo “O Esplendor das Árias de Ópera do Barroco”, interpretado pelos “Músicos do Tejo”, grupo de música antiga liderado pelo cravista Marcos Magalhães. Como solistas estarão a soprano Ana Quintans e o cravista Marcos Magalhães. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Xutos e Pontapés fazem este ano 28 anos de carreira
Festival Sabores do Mar juntou mais de 6 mil no concerto dos “dinossauros” do rock
Mais de 6 mil pessoas vibraram no dia 2 de Junho com o concerto dos Xutos e Pontapés, que decorreu no Largo da Ribeira em Peniche, no âmbito do 8º Festival “Sabores do Mar”. Temas como “Longa se torna a espera”, “Mundo ao contrário”, “Dia de São Receber”, “Homem do Leme”, “Mergulho no Mar”, “Maria”, “Chuva Dissolvente” e “A Minha Casinha”, entre outros, levaram ao rubro, durante quase duas horas, o mar de gente que assistiu ao concerto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até Setembro
Contratenor Luís Peças inicia nova temporada no Mosteiro de Alcobaça
Luís Peças volta a proporcionar, pelo segundo ano consecutivo, momentos musicais aos visitantes do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, um projecto que tem o apoio do município de Alcobaça em parceria com o IPPAR. Este projecto teve início em Abril e prolongar-se-á até ao fim de Setembro com sessões de 2ª a 6ª feira das 11h às 12h e das 15h às 16h. Com o contratenor alcobacense estão dois intérpretes alternadamente: João Santos ao piano e Israel Costa Pereira na guitarra clássica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 1 de Junho
Big Band do Oeste encerra na Lourinhã projecto
"O Jazz Vai à Escola”
O encerramento do projecto "O Jazz Vai á Escola" no concelho da Lourinhã terá lugar com um concerto da Big Band do Oeste, no dia 1 de Junho às 22h, no Auditório da AMAL, na Lourinhã. Este projecto pedagógico decorre actualmente, pelo segundo ano consecutivo, também no concelho de Torres Vedras. Neste momento estão envolvidos nestas sessões cerca de 7.500 alunos, afirmando-se como o maior projecto pedagógico centrado no Jazz em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estreia Absoluta
Companhia Olga Roriz abre 25.º Festival Música em Leiria
A Companhia Olga Roriz apresenta, no dia 31 Maio e 1 de Junho, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, em estreia absoluta, o bailado “Paraíso”, uma encomenda do Teatro Nacional de São Carlos em co-produção com o Festival Música em Leiria. A direcção e selecção musical estarão a cargo de Olga Roriz. Com o lema Perpetuum mobile - Celebrar a Continuidade, a 25ª edição do Festival Música em Leiria decorre de 31 de Maio a 24 de Julho, em Leiria, Batalha, São Pedro de Moel e Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A poesia-rock da mais recente revelação nacional
Mundo Cão: Pedro Laginha canta no Fade In
O Fade In- Mostra Itinerante de Música do Distrito de Leiria apresenta, no dia 9 de Junho às 22 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, o grupo de poesia-rock “Mundo Cão”. As letras de Adolfo Luxúria Canibal e um conjunto luxuoso de músicos onde pontificam, entre outros, dois elementos dos Mão Morta, proporcionam o enquadramento ideal para a surpreendente interpretação vocal do mediático actor Pedro Laginha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A Linha do Oeste, o TGV e o Aeroporto da Ota
Mário Lopes
OPINIÃO
Perpetuum mobile - Celebrar a Continuidade
Miguel Sobral Cid
XV Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça
Alexandre Delgado
Óbidos já é uma “Maravilha de Portugal”, mas...
Carlos Orlando Rodrigues
A importância da arquitectura nas cidades com património histórico
Carlos Bonifácio
“Ao Menino e ao Borracho mete Deus a mão por baixo…”
Isabel Ferreira e Margarida Batalha
De novo a diáspora?! Ou multilocalidade?
Alzira Simões
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o