Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 55 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Santarém
Teatro Sá da Bandeira recebe ópera "As Variedades de Proteu"
A sala de espectáculos do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém recebe no dia 3 de Junho, às 21h45, a ópera "As Variedades de Proteu", de António José Silva (texto) e António Teixeira. A música vai estar a cargo da orquestra da Escola de Rhetorica, Metrica e Harmonia (direcção musical: Stephen Bull/ Companhia S.A. Marionetas). O espectáculo organizado pela ARTEMREDE assinala o 3º centenário do nascimento de António José da Silva, "O judeu" e foi estreado em 1737 com a fascinante música barroca de António Teixeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
IX Animarte - Feira Municipal das Artes e Ofícios dedicado à obra "A Menina do Mar"
A 9ª edição da Animarte - Feira Municipal das Artes e Ofícios decorre de 1 a 5 de Junho no Parque de Lazer do Cadaval, sob o tema "A Menina do Mar", numa alusão à obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. Além do vasto programa dedicado às crianças, a  feira tem também uma importante vertente expositiva com dezenas de stands reunindo a já clássica mostra de artesanato e comércio regional, para além dos ateliês temáticos das escolas e de outras instituições locais. No total, a ANIMARTE contará, este ano, com 60 participantes, distribuídos por mais de 90 stands. A apresentação da iniciativa decorreu no dia 19 de Maio, no Auditório da Câmara Municipal do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de animação 2005
Madredeus, Dulce Pontes, Carmina Burana e Barbeiro de Sevilha animam Verão de Óbidos
A Câmara Municipal de Óbidos e a empresa municipal Óbidos Patrimonium apresentaram, no dia 23 de Maio, o seu programa de animação para 2005 em Óbidos, nomeadamente, no Verão. O tradicional Mercado Medieval, concertos com os Madredeus e Dulce Pontes, as óperas "O Barbeiro de Sevilha" e "Carmina Burana", a Semana Internacional de Piano de Óbidos, o Festival de Teatro com História e o Festival Internacional de Chocolate fazem parte do ambicioso programa de animação deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de Junho
Septeto da Orquestra Metropolitana de Lisboa com concerto marcado para a Lourinhã
O Septeto da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) actua no dia 4 de Junho, pelas 21h30, no Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar - sede da Associação Musical e Artística Lourinhanense. Os músicos são Agnes Flanagan e Elena Dimitrieva, nos violinos, Valentin Petrov, na viola, Peter Flanagan, no violoncelo, Anabela Malarranha, na flauta, Nuno Silva, no clarinete e Stéphanie Manzo, na harpa - interpretarão Três Sonatas de Scarlatti, Cinco Sonatas de Scarlatti de Francaix e Prélude, Marine et Chansons de Ropartz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Concerto de Pedro Abrunhosa com 2 momentos
Pedro Abrunhosa e os Bandemónio animaram a noite de 15 de Maio, nas Caldas da Rainha, um concerto no âmbito das Festas da Cidade. Milhares de pessoas encheram a praça frente aos Paços do concelho e ao Tribunal e não deram por mal empregue o seu tempo. O espectáculo teve um segundo "momento", com a inesperada presença de Fernando Costa em palco de óculos escuros apelando directamente ao voto em si próprio: "O povo vota em quem gosta, o povo vota no Fernando Costa", gritou. Apanhado de surpresa, o artista emendou o autarca, em jeito de brincadeira, com a frase "o povo gosta é do Abrunhosa".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de Maio
Joana Amendoeira actua em Torres Vedras
O Teatro-Cine de Torres Vedras vai ser palco no dia 21 de Maio, pelas 21h30, de um espectáculo com Joana Amendoeira. Nascida em Santarém em 1982, a fadista participou pela primeira vez, em 1994, na "Grande Noite do Fado de Lisboa", onde recebeu os maiores elogios do público e júri presentes. Em 1995 voltou a participar, desta vez, na edição do Porto, onde ganhou o 1.º prémio de interpretação feminina. A partir daí, iniciou uma actividade regular com espectáculos por todo o País. A acompanhar a cantora estarão Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola de fado) e Paulo Vaz (baixo).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XIII Festival de Música de Alcobaça
Alexandre Delgado: ópera barroca de marionetas vai ser um acontecimento nacional
O Festival de Música de Alcobaça decorre até 4 de Junho, com o tema "O Encontro das Artes no cinquentenário da morte de Luís de Freitas Branco. O Cistermúsica teve início a 14 de Maio com a Orquestra Sinfónica da ESMAE e obras de Max Reger e Luís de Freitas Branco. Segue-se o Recital de Canto e Piano (Dia 21), o Trio Méditerrain (22), o bailado da CeDeCe ao som de piano a 4 mãos (28) e o espectáculo infantil "Morte e Nascimento de uma Flor" (1 de Junho). O festival encerra com a ópera barroca "As Variedades de Proteu", de António José da Silva (o Judeu), com interpretação da SA Marionetas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praça Guilherme Stephens
Concerto de Sérgio Godinho na Marinha Grande atraiu milhares de pessoas
Nas comemorações do 31º aniversário do 25 de Abril, a Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, foi inundada de pessoas, oriundas de todos os pontos da região. Por iniciativa da Câmara Municipal, que organizou um vasto programa de actividades, a mobilização de pessoas foi marcante para "Cantar Abril". Uma noite marcada pela realização da prova de atletismo Milha de Cristal, distribuição de cravos vermelhos de papel exibindo uma frase alusiva à efeméride, discurso do presidente da Câmara, fogo de artifício e um concerto de Sérgio Godinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na festa do 2º aniversário
Orquestra Típica e Coral de Alcobaça lança 1º CD
A Orquestra Típica e Coral de Alcobaça apresentou o seu primeiro CD durante o espectáculo do segundo aniversário, que decorreu no dia 7 de Maio, no Cine-Teatro da cidade. Ao todo são 15 temas populares, principalmente de autores da segunda metade do século XX, como Belo Marques, Alves Coelho filho ou Nóbrega e Sousa, mas também algumas canções inéditas, sobretudo, da autoria da dupla Raul Duarte/Aníbal Freire. Como habitualmente, a sala encheu-se de pessoas de todas as idades para ouvir as canções populares que fizeram as delícias de várias gerações de alcobacenses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Filipe Melo Trio e Kiko "Raw" no In Jazz 2005: pouco público para um grande concerto
Filipe Melo Trio e Kiko "Raw" encerraram, no dia 23 de Abril, a passagem por Alcobaça do In Jazz 2005 - Jazz em Português. Na antevéspera, actuaram o pianista João Paulo e o Quinteto de Mário Santos e, na véspera, foi a vez do Afonso Pais Trio e de Bernardo Sassetti a solo. O concerto do Trio Filipe Melo, com Bernardo Moreira (Contrabaixo) e Bruno Santos (Guitarra), fez juz à personalidade criativa e irreverente do jovem pianista. Os poucos espectadores presentes no Cine-Teatro de Alcobaça quase saltaram das cadeiras, diante do humor e do som apelativo deste trio, bem representativo do melhor da nova geração de músicos de jazz portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 14 de Maio
Leiria acolhe 3º Festival Coral Internacional Afonso Lopes Vieira
O Festival Internacional "Afonso Lopes Vieira" vai ter lugar no dia 14 de Maio (sábado) às 16 h, no Teatro Miguel Franco, em Leiria. A 3ª edição deste festival pretende divulgar e chamar a atenção para o poeta leiriense Afonso Lopes Vieira. Este ano haverá um coral especial denominado CRAMOL (um grupo de mais de vinte mulheres que cantam, muitas vezes em círculo, polifonias "a capella" ou apenas com o acompanhamento do adufe, músicas tradicionalmente reservadas ao seu género) e do Coral PEÑA LABRA de Santander - Cantábria- Espanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Orfeão celebra 59º aniversário com sarau
O Orfeão de Leiria vai comemorar no domingo, dia 15 de Maio o seu 59º Aniversário. Logo pela manhã será celebrada uma missa na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos) pelas 10h30 com a participação dos Corais do Orfeão de Leiria seguida de uma romagem ao cemitério de Amor para uma homenagem ao coralista falecido Albertino Serra. Já há noite, pelas 21h30 no Auditório do Orfeão de Leiria, haverá lugar para um sarau com a participação da Escola de Música e da Escola de Dança do Orfeão de Leiria bem como dos Corais do Orfeão de Leiria, sob a direcção do Maestro Augusto Mesquita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dedicada às artes musicais
Samuel Jerónimo lança webzine Phono
O músico e compositor valadense Samuel Jerónimo lançou, durante o mês de Abril, um novo local de interesse para todos os que se interessam pela vivência cibernáutica e pelas artes musicais. Trata-se da webzine Phono, localizada no endereço digital: . Além do seu fundador e editor Samuel Jerónimo fazem parte da sua equipa redactorial o músico e organizador de eventos leiriense Carlos Matos, o melómano lisboeta João Troviscal Costa e o musicógrafo e radialista alcobacense José Alberto Vasco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Pedro Abrunhosa nas Festas da Cidade 2005
Pedro Abrunhosa e os Bandemónio são os cabeças-de-cartaz do dia de abertura das Festas da Cidade das Caldas da Rainha, no dia 14 de Maio. Destaque ainda para a inauguração do estacionamento subterrâneo e renovação da Praça 5 de Outubro, a sessão solene com entrega de medalhas, a animação da Praça 5 de Outubro, o concerto com a Banda de Comércio e Indústria das Caldas da Rainha e para a inauguração das piscinas de S. Catarina, no dia 15 de Maio, feriado municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
XIII Cistermúsica dedicado ao compositor Luís de Freitas Branco
O Festival de Música de Alcobaça terá lugar este ano entre 14 de Maio e 4 de Junho. Com o tema "O Encontro das Artes no cinquentenário da morte de Luís de Freitas Branco, o Cistermúsica dedica o primeiro fim-de-semana ao grande compositor português, através de interpretações da Orquestra Sinfónica da ESMAE e do Quarteto Lacerda, que apresentará um espectáculo de música e poesia com a estreia absoluta de um quarteto de João Pedro Oliveira encomendado pela organização em parceria com o Festival de Música do Estoril. Uma edição marcada pela introdução de entradas pagas, mas que terá um ciclo de cinema português com entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Imaginários de Museus e Museus Imaginários
Festival Música em Leiria 2005
XIII Festival de Música de Alcobaça - O Encontro das Artes
Nossa pátria língua-mãe
Origem, evolução e significado do Traje Académico
A seca na agricultura e no mundo rural do Oeste
"A Sabedoria traz discernimento político"
De Karol a Joseph
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o