Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o melhor candidato presidencial?
Ana Gomes
André Ventura
João Ferreira
Marcelo Rebelo de Sousa
Marisa Matias
Tiago Mayan Gonçalves
Edição Nº 237 Director: Mário Lopes Segunda, 30 de Novembro de 2020
Concerto realiza-se quinta-feira na Igreja de S. Pedro
7 Lágrimas apresenta em Leiria projeto musical que evoca presença dos portugueses no mundo
"Diáspora” é o nome do projeto musical que o grupo Sete Lágrimas vai levar ao palco da Igreja de S. Pedro, na quinta-feira, dia 29 de outubro, pelas 21h, no âmbito da 38.ª edição do Festival Música em Leiria e do Ciclo de Música Antiga “Flores de Música”, dinamizados pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes. Através de um “mergulho” nos géneros e formas musicais dos cinco continentes de ontem e de hoje, “Diáspora” evoca a presença histórica dos portugueses pelo mundo, arriscando novas fórmulas interpretativas de repertórios populares e eruditos do século XVI ao século XX, do género vilancico ibérico ao fado, dos vilancicos “negros” do século XVI/XVII ao “chorinho” brasileiro, passando pelas “mornas” africanas e pelas canções tradicionais de Timor, Macau, Índia, Brasil, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre até 11 de novembro
Festas da Cidade de Torres Vedras arrancam
a 27 de outubro adaptadas à atual pandemia
As Festas da Cidade de Torres Vedras estão de regresso. Entre 27 de outubro e 11 de novembro, Torres Vedras assinala as festividades com um programa diferente do habitual, adaptado à atual pandemia de COVID-19, e contando com a transmissão de várias iniciativas em meio digital. A missa em honra de São Gonçalo de Lagos * dá início ao programa, estando marcada para o dia 27, terça-feira, às 19h00, na Igreja de Nossa Senhora da Graça. Uma das novidades deste ano consiste na iniciativa “Acordeão nas ruas”, que vem substituir as tradicionais “Merendas do Acordeão”. Desta forma, a população de todas as freguesias do Concelho poderá assistir à atuação de acordeonistas, que irão atuar em várias ruas de cada freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo segundo ano consecutivo
Artes à Vila vence Iberian Festivals Awards: Best Small festivals é no Mosteiro da Batalha
Decorreu no dia 17 de outubro, a 5ª edição da gala dos Iberian Festival Awards, que reconhece e premeia toda a indústria dos festivais de música ibéricos e conta com um painel de júris nacionais e internacionais. O Artes à Vila é vencedor na categoria de Best Small festivals referente a 2019 e é reconhecido pelo público pelo segundo ano consecutivo. A edição de 2019 estará sempre na memória com momentos únicos e inesquecíveis com mais de 15 concertos, exposições, workshops e ações de formação no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Festival Novo Palco traz Hugo Trindade Trio este sábado à Benedita
O Festival Novo Palco apresenta este sábado, às 21h30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho – Benedita, um concerto com Hugo Trindade Trio (Hugo Trindade - guitarras & loops, Luís Pereira - bateria & samples e Edgar Alexandre - teclados & sintetizadores). Após vários anos a tocar em ''jazz trio'' no seu formato mais tradicional (guitarra, baixo e bateria), o guitarrista alcobacense Hugo Trindade decide explorar e reinventar a sonoridade do clássico ''Organ Trio''. Sem esquecer as raízes do blues e do soul jazz que em muito sustentam a estética desta formação, este trio percorre também as sonoridades mais modernas e experimentais que esta instrumentação permite, por entre arranjos e composições originais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encerramento do Congresso decorre dias 23 e 24 de outubro em Leiria e Caldas da Rainha
Congresso "O Futuro da Nossa Cidade" convida Tolentino de Mendonça e François Matarasso
No ano capital da candidatura de Leiria (e 25 municípios) a Capital Europeia da Cultura 2027, o encerramento do congresso internacional “O Futuro da Nossa Cidade”, presidido pelo Luís Filipe Castro Mendes, junta no mesmo debate alguns dos nomes maiores do momento: Tolentino de Mendonça, Alexandre Quintanilha, François Matarasso, Kepa Korta. Serão dois dias, 23 e 24 de outubro, que lançam, no território, e no país, um debate europeu sobre a importância da cultura, como elemento de coesão territorial fundamental para o futuro das cidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Teatro e concerto com Lena d’Água celebram
6º aniversário da reabertura do Teatro Stephens
A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, assinala o sexto aniversário da sua reabertura, de 22 a 29 de outubro, com programação de teatro e um concerto com Lena d’Água. A peça de teatro “O Faroleiro”, com encenação de Tiago Mateus para Estado Zero Associação Cultural – Integrado no XXV FESTIVAL ACASO abre as celebrações no dia 22 de outubro às 21h30. No dia 24 de outubro, às 16h, terá lugar a peça de teatro infantil “Autozinho da Barca do Inferno & Animais Nossos Amigos”. No dia 25 de outubro às 17h, a cantora Lena D’água apresenta “Desalmadamente” no Teatro Stephens. Finalmente, no dia 29 de outubro às 21h30, a peça de teatro “O Dom de Rixote” sobe ao palco com encenação de Pedro Wilson para O Nariz – Integrado no XXV Festival Acaso
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Ensemble Darcos e Ana Quintans levam música à Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa
No dia 17 de outubro, sábado, pelas 17h, na Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, em Torres Vedras, realiza-se o concerto Time Stands Still, interpretado pelo Ensemble Darcos e a soprano Ana Quintans. Numa alusão às Lachrimae or Seven Tears de John Dowland, Time Stands Still é uma revisitação pelo compositor Nuno Côrte-Real, da obra do compositor inglês, contemporâneo de Shakespeare. Com uma linguagem e instrumentação modernas que sem nos afastar do século XXI nos levam também ao século XVII e à sua melancolia, Côrte-Real cria um contraste entre as luth songs originais de Dowland que parecem ter sido feitas para a voz de Ana Quintans e peças instrumentais dedicadas a compositores e intérpretes caros ao compositor português, dentro de géneros musicais barrocos revisitados, como a pavana ou a fuga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Santarém organiza “Por Terras de Cabral”
Colóquio internacional em Santarém assinala 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral
De 8 a 11 de Outubro, “Por Terras de Cabral” junta Gilberto Gil, Onésimo Teotónio Almeida, Ivan Lins, António Zambujo, Tim Bernardes, Pedro Abrunhosa, Tom Zé, Bruno Nogueira, Gregório Duvivier e Mariana Cabral (Bumba na Fofinha) num ciclo de conversas online que aproxima Santarém do Brasil. Há 500 anos falecia, em Santarém, o navegador e explorador português Pedro Álvares Cabral, ficando sepultado na Igreja de Santa Maria da Graça, monumento nacional desde 1910 e um dos mais importantes exemplares da arte gótica em Portugal. Quase três séculos depois, há 198 anos, dava-se a Independência do Brasil. É a partir destes dois momentos históricos que o município de Santarém promove “Por Terras de Cabral” um diálogo on-line entre Portugal e Brasil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto com artistas estrangeiros cancelado pelas restrições de viagens devido à Covid-19
Elisa Rodrigues, Carolina Deslandes e IRMA integram Festival Internacional Caldas nice Jazz
O concerto do harpista colombiano Edmar Castaneda e do gaiteiro suiço Gregoire Maret no Festival Internacional Caldas nice Jazz, no dia 31 de outubro, foi substituído pelo concerto de Elisa Rodrigues com Carolina Deslandes e IRMA. A situação de pandemia de Covid-19 levou o Duo Edmar Castaneda & Gregoire Maret a decidir não avançar com a viagem para Portugal, devido às restrições de alguns países em relação às viagens de regresso no nosso País. A restante programação do Festival mantém-se inalterada, com o início dos concertos em sala já a dia 29 de Outubro com Manuel Linhares Quarteto, dia 30 com os Lokomotiv e dia 31 com o novo concerto de Elisa Rodrigues com Carolina Deslandes e IRMA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
15º aniversário da renovação do Teatro Virgínia assinalado com concerto gratuito de Noiserv
Para assinalar o 15.º aniversário da remodelação do atual edifício, o Teatro Virgínia tem agendado um concerto de Noiserv com entrada gratuita (mediante levantamento prévio de bilhete, limitado a 2 por pessoa), que terá lugar esta terça-feira, dia 13 de outubro, a partir das 21h30. Noiserv, multi-instrumentista a quem já chamaram «o homem-orquestra» ou «banda de um homem só», conta no seu currículo com o bem sucedido disco de estreia One Hundred miles from thoughtlessness (2008), o EP A day in the day of the days (2010), o galardoado Almost Visible Orchestra que foi distinguido como melhor disco de 2013 pela Sociedade Portuguesa de Autores e ainda em 2016 o longa-duração 00:00:00:00 que é descrito pelo músico lisboeta como «a banda sonora para um filme que ainda não existe, mas que talvez um dia venha a existir».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal de Alcobaça patrocina 32 projetos
Festival Novo Palco convoca 150 artistas
para atuarem em Alcobaça durante 5 meses
Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus Covid-19 foi a cultura, que engloba artistas, autores, compositores, técnicos de som, de palco e de multimédia, entre muitas outras profissões ligadas a este enorme setor. No sentido de apoiar os agentes culturais locais, a Câmara Municipal de Alcobaça apresenta o festival Novo Palco, um evento cultural multidisciplinar com artistas e grupos do concelho, a ter lugar no Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, de 7 de outubro de 2020 a 20 de fevereiro de 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“In Search of Light” é apresentado no dia 3 de outubro, no Teatro José Lúcio da Silva
Percussionista leiriense Eduardo Cardinho lança novo CD no Festival Música em Leiria
O Festival Música em Leiria (FML), promovido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA), vai levar ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, no próximo sábado, dia 3 de outubro, pelas 21h30, o percussionista leiriense Eduardo Cardinho, para apresentar o seu mais recente disco “In Search of Light”. O álbum foi gravado em julho de 2018, na companhia do saxofonista de renome mundial Ben Van Gelder, do virtuoso acordeonista João Barradas e de uma sólida secção rítmica composta por Bruno Pedroso e André Rosinha. Nas gravações esteve ainda um quarteto de cordas em algumas das músicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Clã atua dia 10 de outubro no Teatro Virgínia
No dia 10 de outubro, os Clã sobem ao palco do Teatro Virgínia para apresentar o seu álbum «Véspera». Os bilhetes têm o custo de 15€ (sendo aplicáveis descontos) e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30, pontos de venda Fnac e Worten ou em www.bol.pt . 2020 marca o regresso dos Clã aos discos. «Véspera» chegou com a primavera, sob o signo da estranheza destes tempos que vivemos. Lançado em pleno confinamento, o nono disco da banda foi muito bem recebido pelo público, imprensa e crítica especializada. O álbum alcançou, na primeira semana, o primeiro lugar no top de vendas da AFP e os temas de avanço – Tudo no Amor, Sinais, Armário e Jogos Florais - são presenças constantes nas rádios nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Estrada Nacional Nº 1
Nuno Catita
Alcobaça e o Futuro
Rui Alexandre
Dever de informar
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o