Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 227 Director: Mário Lopes Segunda, 28 de Setembro de 2020
Leiria Cidade Criativa da Música oferece Natal cantado à cidade
Coro gigantesco de 300 vozes inaugura hoje Leiria Cidade Natal
Um coro gigantesco de cerca de 300 vozes vai inaugurar esta sexta-feira, 29 de novembro, às 21 horas, o Leiria Cidade Natal, com uma atuação na Fonte Luminosa logo após a inauguração da iluminação natalícia. Esta iniciativa, que celebra também a designação de Leiria, pela Unesco, como Cidade Criativa na Área da Música, junta 13 coros do concelho, que vão interpretar em conjunto dois clássicos desta quadra: Adestes Fidelis e Linda Noite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Academia de Música de Alcobaça
Cistermúsica renova apoio da Direção-Geral
das Artes para o biénio 2020-21
O Festival de Música de Alcobaça já revelou a imagem e avançou as datas da 28ª edição, bem como as temáticas que farão parte da programação. Em 2020, o Cistermúsica regressa de 26 de junho a 31 de julho, prosseguindo a missão de aproximação do grande público à música clássica e evocando duas grandes efemérides: os 250 anos do nascimento de Beethoven e os 500 anos da Circum-navegação. O Festival de Música de Alcobaça é a atividade artística estruturante do projeto cultural da instituição, que engloba ainda o Gravíssimo! — Academia e Festival de Metais Graves, o Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” e um projeto educativo nas áreas da música e dança, que decorre em todo o concelho, ao longo de todo o ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Rodrigo Leão lotou o Teatro Sá da Bandeira duas vezes
“O Método” foi o concerto apresentado por Rodrigo Leão em dose dupla, este sábado, dia 21 de dezembro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. Dois espetáculos memoráveis, com lotação esgotada, em que Rodrigo Leão nos apresentou temas que marcaram o seu percurso musical e canções do novo repertório tais como o seu mais recente single “A Bailarina” do novo álbum de Rodrigo Leão, “O Método”, que terá edição global a 21 de fevereiro de 2020. Com a voz da sua filha mais nova, Sofia, e a colaboração coral da Academia Musical dos Amigos das Crianças (AMAC), “A Bailarina” é também o primeiro vídeo do álbum, animado pelo coletivo criativo Oskar & Gaspar, a partir de desenhos originais de Rodrigo Leão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o primeiro trimestre
Teatro-Cine de Torres Vedras abre novo ano com aposta na música, teatro, dança e cinema
A programação do primeiro trimestre de 2020 do Teatro-Cine de Torres Vedras está prestes a iniciar-se. É já no dia 5 de janeiro, pelas 16h30, com um Concerto de Ano Novo que será levado a cabo pela Banda Sinfónica da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria. A música prosseguirá no Teatro-Cine de Torres Vedras com: o concerto X, que celebrará a primeira década de atividade do grupo torriense Albaluna (24/1, 21h30); Diálogos para clarinete, viola e piano, que serão interpretados pelo Re:Flexus Trio (8/2, 21h30); e, um “concerto de cartaz”, a realizar pelo grupo Capitão Fausto - A Invenção do Dia Claro (14/2, 21h30). Já o teatro vai ser o “prato forte” da programação do Teatro-Cine de Torres Vedras do primeiro trimestre do próximo ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Teatro-Cine da cidade
Banda Sinfónica do Concelho de Leiria atua
no Concerto de Ano Novo em Torres Vedras
A Banda Sinfónica da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria vai protagonizar o Concerto de Ano Novo do Teatro-Cine de Torres Vedras, no próximo dia 5 de janeiro, pelas 16h30. De referir que esta banda fez a sua estreia precisamente nesta data, em 2013, com o maestro Jean Sébastien Béreau. A celebrar a oitava temporada de existência, com direção artística a cargo das bandas filarmónicas da Bidoeira e Bajouca, a Banda Sinfónica da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria volta a convidar um maestro de referência internacional - Dárío Sotelo (Brasil) - que trará do outro lado do Atlântico obras de referência do repertório para sopros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Direção aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2020
Círculo Cultural Scalabitano lamenta corte
do apoio municipal para menos de metade
O Círculo Cultural Scalabitano aprovou no dia 18 de dezembro o seu Plano de Atividades e respetivo Orçamento para o exercício de 2020. Numa assembleia geral conduzida pelo Dr. Botas Castanho, foi apresentado o projeto artístico e cultural do Círculo para o ano que agora se inicia e que tem como linhas de força a aposta no trabalho das suas Secções: Orquestra Típica Scalabitana, Coro e Veto Teatro Oficina; das suas Academias: de Dança e Expressão Corporal (Ballet), Música e Teatro e Expressão Plástica e dos seus Departamentos: Recreação Histórica, atividades de Ar Livre e Lazer, Artes Plásticas e Comunicação e Imagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura do edifíco
Carlos Bica atua no aniversário do Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
Durante os meses de novembro e dezembro, o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro terá dois motivos para uma grande celebração uma vez que se assinalam os 75 anos da sua edificação original e 15 anos da sua recuperação e reabertura. Recorde-se que a inauguração do edifício teve lugar a 18 de dezembro de 1944 e a sua reabertura a 12 de novembro de 2004 No âmbito desta dupla celebração, o Cine-Teatro apresenta o conceituado músico de jazz português Carlos Bica, num concerto acompanhado de André Santos (guitarra elétrica) e João Mortágua (saxofones alto e soprano), a realizar dia 29 de novembro, às 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento "Poesia com Melodia", no próximo dia 7 de dezembro
“Viva Termas Centro” leva animação, cultura e experiências às estâncias termais da região
A rede Termas Centro vai apresentar no dia 7 de dezembro a próxima edição do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, iniciativa que irá levar ações e iniciativas diversificadas às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021. Música, teatro, dança, fotografia, passeios pedestres ou de carros clássicos, showcooking e torneios desportivos são algumas das iniciativas que vão animar as estâncias termais nos próximos dois anos. As Termas das Caldas da Rainha e as Termas de Monte Real estão entre as 18 estâncias termais do Centro de Portugal. ,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com músicos do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes
Igreja do Mosteiro da Batalha recebe concerto de Natal com participação de 150 músicos
Mais de 150 músicos do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes participam este sábado, dia 14 de dezembro, às 18h30, na Igreja do Mosteiro da Batalha no Grande Concerto de Natal. O concerto, com entrada gratuita, contará com a interpretação de diversas classes, coros e ensembles desta instituição musical de Leiria, para a realização de um repertório exclusivamente dedicado à quadra natalícia, com destaque para melodias bem conhecidas como “Os pastores e o menino”, “Hodie Christus Natus Est”, ou “Hallelujah”, celebrizado pela voz de Leonard Cohen.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria “devolve” evento à comunidade
Madbaça Xmas Night promove concertos com Keep Razors Sharp e alcobacenses Fuzzil
A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) vai voltar a organizar uma noite de concertos para assinalar o Carnatal. O Mercado Municipal de Alcobaça vai receber, no dia 21 de dezembro, a Madbaça Xmas Night, com os concertos dos alcobacenses Fuzzil e os cabeça de cartaz Keep Razors Sharp. A novidade deste ano é que o evento será “devolvido” à comunidade, de onde, aliás, saiu através do movimento cívico Madbaça, explica João Araújo, um dos impulsionadores do movimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a apresentação do Cancioneiro de Natal Manuelino
Pedro Caldeira Cabral encerra Comemorações dos 500 Anos do Foral para Montagraço
Durante um ano, foi imperativo celebrar a atribuição do foral a Montagraço por D. Manuel, por considerar que este facto histórico foi determinante para a afirmação da autonomia do concelho de Monte Agraço, atual Sobral de Monte Agraço, construída ao longo destes cinco séculos, com uma identidade e cultura próprias.No dia 20 de dezembro, pelas 21h30 terá lugar a sessão de encerramento das Comemorações dos 500 Anos do Foral para Montagraço, na Igreja de Santo Quintino. As comemorações encerram-se da melhor forma, com a atuação do Coro Nossa Senhora da Vida e do concerto Atlântico, em que Pedro Caldeira Cabral apresenta o Cancioneiro de Natal Manuelino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Pedro Barroso comemora «50 anos de música
e palavras» com concerto no Teatro Virgínia
É um Teatro Virgínia completamente esgotado que recebe este sábado, dia 21 de dezembro, a partir das 21h30, o concerto comemorativo dos «50 anos de música e palavras» de Pedro Barroso, uma das míticas vozes da música portuguesa. Cantor de intervenção e defensor da liberdade, fez questão de estar entre os seus conterrâneos e amigos de sempre, numa noite de grandes emoções para ele e para todos nós. Cantautor de renome, foi com efeito, uma das vozes de Abril, em tempos de luta pela democracia e pela liberdade. Neste concerto recordará alguns dos seus maiores êxitos, entre tantas canções criadas ao longo da vida. E também não faltarão convidados e amigos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos atuam na Batalha, no dia 14, e levam espetáculo à ESTG no dia 15
Mosteiro da Batalha recebe concerto de Natal da Escola de Música e Coro do Orfeão de Leiria
Os alunos da Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (EMOL) e o Coro do Orfeão de Leiria juntam-se este sábado, dia 14 de dezembro, às 18h30, para celebrar a quadra festiva com um concerto de Natal que terá lugar no Mosteiro da Batalha. O espetáculo conta com a participação de alunos da EMOL e pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido na instituição pelos jovens talentos ao longo dos últimos meses. O concerto terá ainda uma segunda edição, com outras formações de alunos, no dia 15 de dezembro, que terá lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às 16h30 do dia 7 de dezembro, na Igreja do Convento da Portela
Orfeão de Leiria traz Filarmonia das Beiras ao Natal leiriense com "Missa da Glória"
A Orquestra Filarmonia das Beiras “celebra” na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos) a “Missa da Glória”, de Giacomo Puccini, em conjunto com o Coro DeCa, da Universidade de Aveiro, sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, no âmbito do Concerto de Natal oferecido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA) à cidade. O espetáculo de entrada gratuita está marcado para as 16h30 do próximo dia 7 de dezembro, e contará ainda com a participação do Coro de Iniciação e Coro de Câmara da Escola de Música do Orfeão de Leiria, juntando em palco cerca de centena e meia de participantes, entre instrumentistas e coralistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
“Trio Sete às Nove” atua nas “Noites com Jazz” este sábado no Espaço O Nariz Leiria
“Trio Sete às Nove” é o grupo convidado do programa “Noites com Jazz” este sábado 28 dezembro às 22 horas, no Espaço O Nariz Leiria. O “Trio Sete às Nove” é constituído por três jovens músicos com sólida formação e experiência em Jazz. Francisco Nascimento no saxofone alto, Hugo Lobo no piano e Francisco Ferreira na Bateria, partilham entre si a amizade, a paixão pelo Jazz e o facto de se terem conhecido no Conservatório de Música da Jobra, na vila da Branca, concelho de Albergaria a Velha, distrito de Aveiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Acesso Universal aos Cuidados para a Saúde da Visão em Portugal: O que Falhou?
Dr. Raúl de Sousa
Taxa de mortalidade por doença cardiovascular: diminuição ou ilusão?
Dr. Luís Negrão
Comemorar Dezembro como o mês da Medicina Interna!
Dr. João Araújo Correia
A arritmia que pode causar um AVC
Dr. Ernesto Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o