Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O coronavírus COVID-19 vai tornar-se um problema grave em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Quinta, 2 de Abril de 2020
No Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
Caldas Nice Jazz regressa às Caldas da Rainha
até 2 de novembro
A edição de 2019 do Festival Internacional de Jazz das Caldas da Rainha arrancou a 4 de outubro e prolonga-se até 2 de novembro. Organizado pelo Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o festival, que é já uma referência no jazz em Portugal, conta com sete concertos de artistas nacionais e internacionais. No primeiro dia, o trio do pianista Brad Mehldau abriu a maior sala de espetáculos da cidade e, no dia 17, sobe ao palco a Orquestra de Jazz de Matosinhos. O cartaz fica completo com os concertos de Kinga Glyk, Isabella Lundgren, Dave Douglas & Uri Caine Duo, "Pedro Moreira Sax Ensemble" e Matthew Halsall, que encerra esta oitava edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 17 de novembro
Festival de Órgão de Santarém promove música e património arquitetónico e eclesiástico
O II Festival de Órgão de Santarém, que visa promover a arte musical e o património arquitetónico e eclesiástico existente na cidade, arrancou esta sexta-feira com o concerto de abertura de guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral, António Esteireiro (Órgão) e Ducan Fox (Violone e Contrabaixo), na Igreja de Nossa Senhora de Marvila. O programa termina no dia 17 de novembro, na Catedral de Santarém, com a Missa, pela Schola Cantorum da Catedral de Santarém, com direção de Pedro Rollin Rodrigues, tendo como solista David Paccetti, no órgão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordeões do Mundo esteve integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras
16º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras: do popular ao vanguardismo
Em época propícia, de castanhas e água-pé, que convidam às sonoridades do acordeão, o concelho de Torres Vedras acolheu mais um festival dedicado a este instrumento musical, no qual o mesmo foi abordado na sua dimensão mais popular mas também num registo moderno e vanguardista. Integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras, teve assim lugar entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro a 16.ª edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada custa 2,5 milhões, mas é financiada por fundos comunitários
Cineteatro de Ourém inicia obras profundas para ser espaço cultural de primeira qualidade
A requalificação do Cineteatro Municipal de Ourém prossegue dentro dos prazos e em bom ritmo, sendo perfeitamente visíveis os efeitos desta intervenção profunda, levada a cabo pela Câmara Municipal de Ourém, no sentido de oferecer à comunidade um centro de artes e espetáculos modernizado e de primeira qualidade. O projeto visa a reabilitação de um espaço com mais de três décadas ao serviço da população. Inaugurado em setembro de 1988, o antigo Cineteatro Municipal proporcionou concorridas sessões de cinema durante largos anos, tendo oferecido palco às mais variadas ações culturais, como o histórico Cenourém, festival de teatro com duas décadas de existência, sempre com o antigo Cineteatro como pano de fundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª edição encerrou com missa dominical na Catedral
Festival de Órgão de Santarém dá vida à cidade com o maior número de órgãos de tubo ibéricos
O II Festival de Órgão de Santarém encerrou com a missa dominical, de 17 de novembro, na Catedral de Santarém, integralmente cantada pelo Coro da Schola Cantorum da Catedral de Santarém e acompanhada ao órgão por David Paccetti Correia, sob a direção de Pedro Rollin Rodrigues. Entre 8 e 17 de novembro, centenas de pessoas assistiram a 5 concertos, 2 visitas orientadas, e uma Missa dominical onde a música para Órgão ecoou em seis órgãos históricos, em seis igrejas de Santarém, Igreja de Nª Sra de Marvila, Igreja de Santa Maria da Alcáçova, Igreja de Nª Sra da Piedade, Catedral de Santarém, Igreja de São Nicolau e Igreja da Misericórdia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 17 de novembro
II Festival de Órgão de Santarém promove seis concertos e seis visitas orientadas a igrejas
Seis Concertos e seis Visitas orientadas, em seis órgãos de tubos ibéricos marcam o FÓS – II Festival de Órgão de Santarém, apresentado, no dia 29 de outubro, na Sé Catedral, em Santarém. Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém, Eva Neves, da Diocese de Santarém, Mário Rebelo, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, apresentaram toda a programação desta que será a segunda edição deste festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas Comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura
Cine-Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro celebra reabertura com bailado “Da Vinci”
As Comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura do Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro vão ter lugar no dia 9 de novembro às 21h30, com o Bailado “Da Vinci”, pela Opera – Ballet, com produção da Dance Company, com coreografia de Julia Olmedo, “Da Vinci” é o resultado de um profundo estudo da mítica figura de Leonardo. De todos os pontos de vista Da Vinci é um crossover / fusão de arte, unindo o melhor da música, da dança, do canto e da história, para oferecer ao público um bailado único.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
II Festival de Órgão de Santarém (FÓS) decorrerá de 8 a 17 de novembro
Ricardo Toste participa em três "flashmobs"
para promover o Festival de Órgão de Santarém
Os utentes e clientes da Estação Ferroviária de Santarém – IP/Infraestruturas de Portugal, do WShopping de Santarém e do Hospital Distrital de Santarém foram surpreendidos, no primeiro fim de semana de novembro, com flashmobs pelo organista Ricardo Toste. Estas ações, tiveram como objetivo promover o II Festival de Órgão de Santarém (FÓS), que decorrerá de 8 a 17 de novembro, em várias igrejas do centro histórico da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 1 de novembro
Cantora e pianista americana Sarah McCoy
vai atuar no Teatro Sá da Bandeira
Sarah McCoy, «uma das mais aclamadas cantoras e pianistas da nova geração, que editou em janeiro um notável disco de estreia», vai dar um concerto, no Teatro Sá da Bandeira, dia 1 de novembro, pelas 21h30. Bessie Smith com uma pincelada de Amy Winehouse. Uma pequena porção de Janis Joplin e algo de Tom Waits. E ainda qualquer coisa de Fiona Apple. O seu universo não desagradaria a Kurt Weill. Estas referências podem ser úteis para quem ainda não conhece Sarah McCoy. Os restantes sabem que esta compositora e intérprete nascida em Nova Iorque não se assemelha a ninguém, que a sua voz e carisma são únicos e marcantes logo ao primeiro instante no palco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Sociedade Cultural e Recreativa Vale da Pinta comemora 99 anos
A Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta (SCRVP) celebra o seu 99º aniversário no próximo domingo, dia 27 de outubro, com um programa preenchido. Haverá um almoço de confraternização, aberto a todos, sócios e amigos. As comemorações continuam, às 17:00, com uma demonstração de Karaté pelo Clube de Karaté da SCRVP, seguindo-se, às 17:30, um concerto pelo coro da SCRVP e, logo depois, pelas 18:00, o concerto da banda da SCRVP. Dirigido pelo maestro Nuno Mesquita, este promete ser um grande momento musical com temas já clássicos desta banda assim como outros em estreia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Fandango vai subir ao palco da Feira de Todos os Santos
Todos os ranchos folclóricos do concelho do Cartaxo estarão presentes na Mostra de Fandangos Ribatejanos que, na noite de sexta-feira, dia 1 de novembro, fará da Feira de Todos os Santos, o palco para um espetáculo que é também um elogio às gentes e à cultura ribatejanas. A Mostra de Fandangos Ribatejanos vai levar onze ranchos folclóricos ao Pavilhão Municipal de Exposições para uma noite que honra as tradições etnográficas do Cartaxo e da região. A partir das 21h30, os ranchos folclóricos mostrarão a diversidade e a riqueza etnográfica, mas também cénica e emotiva, da dança ribatejana que é candidata a Património Imaterial da Humanidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço do antigo Palácio de Cristal tem capacidade para oito mil pessoas
Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota “renasce” no coração do Porto
Depois de um rigoroso plano de intervenção e da implementação de mecanismos de engenharia inovadores, “renasce” um dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto: o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. A inauguração oficial decorreu esta terça-feira, dia 29 de outubro e o concerto de abertura deste novo espaço fica a cargo dos Ornatos Violeta, na quinta-feira, às 22h (com uma segunda data na sexta-feira, dia 1, à mesma hora). Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, desvalorizou a polémica sobre a ausência da campeã olímpica Rosa Mota – que não gostou de ver o seu nome no pavilhão secundarizado face à empresa de bebidas alcoólicas - sublinhando que o Porto tem agora um pavilhão multiusos que coloca a cidade na rota dos grandes eventos económicos, desportivos e musicais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5º Festival Jazz da Marinha Grande resulta da candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural
Marinha Grande volta a ser a Capital do Jazz de 15 a 23 de novembro
De 15 a 23 de novembro, a Marinha Grande vai ser a capital do Jazz, através da realização de um ciclo de concertos que decorrem na Casa da Cultura Teatro Stephens, no âmbito do 5º Festival Jazz da Marinha Grande e da candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural. A programação volta a ser de elevada qualidade, com artistas nacionais e internacionais de várias gerações, a apresentarem os seus projetos de jazz num evento que volta a ter a direção artística do maestro e músico César Cardoso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o