Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 223 Director: Mário Lopes Sábado, 17 de Agosto de 2019
50 produções atraíram mais de 8500 espetadores
Cistermúsica em edição “erudita e popular” bate recorde de público
Foram 32 dias de intensa programação, numa edição marcada por grande afluência de público e que registou muitos concertos esgotados, contabilizando-se mais de 8500 espetadores em 50 produções, quase o dobro do público registado na edição passada. Para a organização, “é o espelho de um trabalho ao longo de muitos meses que permitiu manter a grande qualidade artística de programação de música erudita, mas também introduzir propostas diversificadas como jazz e fado” que cativaram novos públicos. De relevar também “a melhoria muito significativa nas condições de acolhimento, que proporcionou excelentes condições, amplamente elogiadas pelo público e pelos artistas nacionais e internacionais”, acrescenta o diretor-executivo Rui Morais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da música orquestral/filarmónica à eletrónica/trip-hop
"Tocatas de Verão" trouxeram mais público
ao Cadaval
Realizou-se entre 22 de junho e 6 de julho, no auditório externo dos Paços do Concelho (Cadaval), a 13ª edição das Tocatas de Verão, evento que voltou a proporcionar ao público um conjunto de espetáculos gratuitos ao ar livre, que foram desde as audições dos alunos de música concelhios aos músicos e bandas locais e visitantes. Fátima Paz, vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, manifestou-se satisfeita com a «significativa afluência de público» que teve a iniciativa, considerando que a mesma foi do agrado de todos.As Tocatas de Verão prometem voltar para o ano com mais animação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Natureza e música de mãos dadas no anfiteatro natural do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Sons da Fórnea juntou Gonçalo Pescada e Mário Marques em concerto do Cistermúsica
O concerto “Sons da Fórnea” teve lugar no dia 21 de julho, ao final da tarde, no grande anfiteatro natural do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O palco foi dos músicos Gonçalo Pescada e Mário Marques, que apresentaram um recital “Tributo a Piazzola e Galliano”, com acordeão e saxofone. Realizada pela terceira vez, esta iniciativa resulta da parceria da Câmara Municipal de Porto de Mós com a Junta de Freguesia de Alvados e Alcaria, o ICNF, as Águas Centro Litoral e o Cistermúsica, integrando, assim, o concerto no programa do Festival de Música de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 3 de agosto
Moonspell apresentam novo disco em Santarém com a primeira parte a cargo dos Vulture
Os Moonspell vão atuar, no dia 3 de agosto, pelas 21h45, na ex-Escola Prática de Cavalaria de Santarém, num concerto de apresentação do mais recente álbum “1755”. A abertura do concerto está a cargo da banda ribatejana, Vulture. Os bilhetes, com um custo de 5 euros estão à venda no Teatro Sá da Bandeira, BOL, Worten, CTT e Fnac. 1755 foi o disco mais vendido de Heavy Metal em Portugal entre 2017 e 2018, e é o mais recente disco dos Moonspell, cantado em português. Uma reflexão poética, musical e filosófica da banda sobre o grande terramoto de Lisboa, a 1 de novembro de 1755, e as suas repercussões no mundo civilizado. O referido disco é tocado na íntegra nesta tour, sendo que o alinhamento para estes concertos inclui também temas obscuros da carreira dos Moonspell.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 15 de setembro no Parque Atlântico
Cartaz das Festas do Sítio traz Olavo Bilac, Herman José, Blaya, Átoa e Cuca Roseta
Estão a chegar as “Festas do Sítio”, as festividades populares do concelho da Nazaré que se realizam há décadas no âmbito das celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora da Nazaré. De 7 a 15 de setembro, o Parque Atlântico (Sítio da Nazaré) será o palco da música, da gastronomia e de muita diversão popular. Será o primeiro ano de evento totalmente organizado pela Câmara Municipal. Olavo Bilac, Herman José, Blaya, Átoa e Cuca Roseta irão atuar nas Festas do Sítio, as primeiras totalmente organizadas pela Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cantora brasileira atua no dia 14 de agosto
Ludmilla vai ser o grande centro das atenções da primeira edição do Santarém Summer Fest
Tem a agenda de agosto reservada para espetáculos em Portugal. Vai, inclusive, estrear-se no palco principal do maior festival de verão de música lusófona. Mas antes, Ludmilla será ainda ser o grande centro das atenções da primeira edição do Santarém Summer Fest, no dia 14 de agosto, na antiga Escola Prática de Cavalaria e Jardim da República. Com um cartaz musical de peso, para além da artista brasileira, autora de sucessos como Cheguei, Din Din Din e dos mais recentes A Boba sou eu e Favela Chegou, sem esquecer a sua participação em Onda Diferente, com Anitta e Snoop Dogg, o Santarém Summer Fest¹19 vai proporcionar ao público uma noite de ritmos contagiantes. A Ludmilla, juntam-se CEF, Laton, Rui Orlando, Soraia Ramos e Batuta Dj.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival de Música de Alcobaça teve um recorde de público
Cistermúsica regista um número crescente
de espectadores estrangeiros
A primeira quinzena do Cistermúsica teve uma afluência de público histórica, contabilizando 5105 espetadores até ao momento, mais do dobro do público registado no período homólogo do ano anterior, em mais de vinte espetáculos, não só no Mosteiro de Alcobaça, mas noutros patrimónios relevantes. A grande maioria dos espetáculos teve lotação esgotada, facto que, para Rui Morais da direção do festival, “é motivo de grande satisfação”. “Mas ainda importante é o feedback muito positivo que a esmagadora maioria dos espetadores nos tem feito chegar quer quanto à excelência da programação, quer no que se refere à organização”, acrescenta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão
Constância recebe a quarta edição do FICOC - Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão
Numa organização da CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, Constância recebe a quarta edição do FICOC - Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão da CICO em Constância, um evento que decorre nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2019. Este evento desenvolverá atividades em todas as freguesias do Município de Constância. Um vasto e rico programa musical será apresentado ao público por carrilhanistas e organistas nacionais e estrangeiros, promovendo e valorizando, no concelho, a presença do maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo, o Carrilhão LVSITANVS, e da relíquia cultural que é o Órgão Histórico da Igreja Matriz de Constância. Neste festival participarão também, com as suas peculiaridades, as associações concelhias parceiras da CICO por Protocolos de Colaboração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Praia da Areia Branca abre o mês de agosto
com a 2ª edição do “Sons na Areia”
A Praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã, vai receber a sua 2ª edição do Sons na Areia. Com data marcada para os dias 2 e 3 de agosto, estes dois dias de sonoridades de verão prometem criar a sua diferenciação na Zona Oeste. À semelhança de outras relevantes zonas costeiras do País, o Sons na Areia 2019 colhe o máximo potencial da zona envolvente em dois dias de uma simbiose perfeita entre música, praia e sol, no coração da zona Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pianista sul-coreana Young-Choon Park e a dupla irlandesa Michelle O’Connor e Wolodymyr Smishkewych
Grandes nomes internacionais entram em cena na atual edição do Cistermúsica
Esta quinta-feira, dia 11 de julho, às 21h30, o Cistermúsica recebe mais um dos grandes destaques internacionais do festival, nomeadamente a pianista sul coreana Young-Choon Park que irá interpretar, desta vez no contexto intimista do Claustro D. Dinis (Claustro do Silêncio) do Mosteiro de Alcobaça, um programa composto por sonatas de Mozart, Beethoven e Chopin. Presença assídua nas principais salas de espetáculos de todo o mundo, a artista repete a sua presença depois, no dia 14 de julho, às 19h00, no Convento das Bernardas – Museu da Marioneta em Lisboa, em mais um concerto integrado na Rota de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto de verão terá lugar no dia 27 de julho
Fernando Daniel leva música ao vivo à baía
de São Martinho do Porto
No dia 27 de julho, sábado, São Martinho do Porto volta a ser o palco de mais um concerto de verão para toda a família. Fernando Daniel, vencedor do The Voice em 2016, é atualmente uma das vozes mais ouvidas nas rádios. No espetáculo não faltarão também algumas versões de alguns dos seus artistas favoritos, há que não esquecer que foi assim que deu a conhecer ao público a sua voz única e a sua personalidade artística, primeiro no Factor X e depois no The Voice, onde se sagrou vencedor na edição de 2016. Em palco, Fernando Daniel, na voz, guitarra e piano, estará acompanhado pelo seu habitual quarteto de músicos: Mike Pestana (bateria e programações), Tiago Silva (baixo), Mendonza (teclado) e Ivo Magalhães (guitarra).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rodrigo Amado Motion Trio vai apresentar-se Centro Cultural
Cartaxo recebe saxofonista Trevor Watts lenda incontornável do jazz europeu
O Rodrigo Amado Motion Trio vai apresentar-se no Cartaxo com o lendário saxofonista Trevor Watts, um dos mais conceituados improvisadores da história do jazz. O encontro entre o saxofonista britânico e o grupo de Rodrigo Amado, Miguel Mira e Gabriel Ferrandini terá lugar no dia 13 de julho, sábado, às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo. O concerto será o será o único que realizarão em Portugal e chega ao Centro Cultural do cartaxo, como culminar de uma residência artística que os músicos vão realizar entre 9 e 15 de julho, na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
27º Festival de Música de Alcobaça
Cistermúsica arranca com mês de celebração da música, da dança e do património
O Festival de Música de Alcobaça teve um primeiro fim de semana com muito público (mais de um milhar), que marcou presença nos seis espetáculos deste arranque, mas até 28 de julho ainda há mais de 40 produções para vários públicos em vários territórios. Mas os grandes concertos do fim de semana tiveram lugar no Mosteiro de Alcobaça, palco privilegiado do festival. No sábado à noite o teatro musical “A Rua”, com coro infantil e orquestra da Academia de Música de Alcobaça, encheu a Cerca do Mosteiro, com cinco centenas de espetadores que muito aplaudiram este espetáculo da programação “Júnior e Famílias”. A música erudita, espinha dorsal do Cistermúsica, teve o seu ponto alto no domingo, quando centenas de pessoas assistiram ao concerto de abertura da programação principal pelo “Ludovice Ensemble”, na magnífica Nave Central do Mosteiro. Ouviram-se as Cantatas de Bach e também uma chuva de aplausos, no final.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
27ª edição reforça aposta na inclusão e democratização da música erudita
Maior Cistermúsica de sempre vai ter 50 concertos espalhados por todo o País
O 27º Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça realiza, de 28 de junho a 28 de julho, a sua maior edição de sempre com 50 concertos espalhados por todo o País, imbuídos de uma missão: democratizar o acesso à música erudita, tornando-a popular e inclusiva. Ludovice Ensemble, Kronos Quartet, Madeleine Peyroux, Camané, Mário Laginha e Rão Kyao são algumas das propostas de um programa que pode consultar no site do festival. A maior parte dos espetáculos, cerca de 30, serão realizados no concelho de Alcobaça, tendo o Mosteiro de Santa Maria como verdadeiro epicentro do evento, com cerca de 21 espetáculos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria com a Câmara Municipal
27º Cistermúsica traz espetáculos à Marinha Grande e S. Pedro de Moel
Tempos Modernos, de Charles Chaplin, filme mudo, com música ao vivo e Gonçalo Pescada e Mário Marques, num recital de acordeão e saxofone, são os espetáculos em destaque nos dias 28 e 29, na Marinha Grande e em São Pedro de Moel e que se realizam, no âmbito da parceria existente entre a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Cistermúsica 2019 - 27º Festival de Música de Alcobaça em Rede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No auditório externo dos Paços do Concelho
"Tocatas de Verão" arrancam este sábado
no Cadaval
Arranca este sábado, dia 22 de junho, a 13.ª edição das Tocatas de Verão, evento a ter lugar no auditório externo dos Paços do Concelho. Entre os dias 22 junho e 6 de julho, o Cadaval oferece mais um ciclo de concertos musicais ao ar livre. Como tem sido hábito por esta altura do ano, este ciclo de concertos, organizado pelo Município do Cadaval em parceria com a Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval (A.F.C.C.), promete mais um conjunto de espetáculos que apostam na oferta diferenciada de música ao vivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 4 a 7 de julho
Festas do Almonda trazem Sea, David Fonseca, Tito Paris e Sérgio Godinho a Torres Novas
As Festas do Almonda, que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas à condição de cidade, realizam-se este ano de 4 a 7 de julho, no Jardim das Rosas. O programa conta com atuações de Sea, David Fonseca, Tito Paris e Sérgio Godinho como destaque, bem como diversas outras bandas. Um vasto leque de atividades desportivas completam o programa do evento, que contará ainda com as tradicionais tasquinhas e bancas de artesanato. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
UHF, Rouxinol Faduncho, D.A.M.A. e David Antunes+Berg
Festival da Sardinha traz oito concertos
à praia do Pedrógão
A sardinha volta a ser rainha e senhora da Praia do Pedrógão de 4 a 7 e de 11 a 14 de julho, num Festival que já vai na sua 22.ª edição e que traz oito concertos, oito tasquinhas, seis stands de exposição e um espaço infantil. O palco das atividades é montado junto à rotunda sul da praia leiriense, onde irão atuar UHF (dia 5), Rouxinol Faduncho (dia 6), D.A.M.A. (dia 12) e David Antunes + Berg (dia 13) como cabeças de cartaz, às 22:30. As sardinhas serão assadas e servidas por coletividades das freguesias de Carreira, Carvide, Coimbrão, Monte Real e Monte Redondo, estimando-se que, na edição deste ano, sejam consumidas cerca de cinco toneladas de sardinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto inaugura Ciclo de Programação Cultural da Rede Património Mundial do Centro em 2019
"Tenor do povo" Russell Watson dá concerto gratuito no Mosteiro da Batalha
É já esta sexta-feira, dia 21 de junho, pelas 21h30, que o cantor britânico Russell Watson inaugura o Ciclo de Programação Cultural da Rede Património Mundial do Centro de 2019, no Mosteiro da Batalha, num concerto com entrada livre. Russell Watson iniciou a sua carreira ainda em criança e ficou internacionalmente conhecido ao cantar, em 1999, o hino nacional do Reino Unido no Estádio de Wembley. A sua voz surpreendente ganhou muitos fãs nos vários cantos do mundo, incluindo em Portugal, onde já figurou nos primeiros lugares das tabelas de vendas nacionais. No próximo dia 21 de junho, subirá ao palco juntamente com a Orquestra Ópera no Património, no Largo da Vitória, na zona exterior do Mosteiro, para dar música a todos os presentes e celebrar o Património Mundial da Humanidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Linda Martini atuam hoje no Centro Cultural Gonçalves Sapinho – Benedita
Os Linda Martini atuam este sábado, dia 15 de junho, às 21h30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinh, na Benedita. Os Linda Martini nasceram em 2003 e são uma banda de rock. Da sua formação fazem parte André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes. Desde a edição do primeiro EP, em janeiro de 2006, que a banda tem sido bastante acarinhada, quer pelo público, quer pela imprensa musical e promotores. Prova disso mesmo, são as várias distinções de “disco do ano”, a presença e espaço de antena constantes nos principais veículos de comunicação e a presença assídua em festivais e queimas das fitas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Djodje, Maria Lisboa, Dealema, Carminho e Paulo Gonzo
Festas São Pedro prometem grande animação em Porto de Mós de 28 de junho a 7 de julho
Porto de Mós prepara-se para receber mais uma edição das grandes Festas São Pedro, entre os dias 28 de junho e 7 de julho, este ano subordinada ao tema da água, mantendo-se, assim, na linha estratégica definida pelo Município de Porto de Mós para o ano de 2019. Ponto de encontro de amigos e familiares, a festa em honra do patrono do concelho de Porto de Mós, São Pedro, é dedicada sobretudo à comunidade, às suas gentes, usos, costumes e tradições, sendo um arraial popular que prima pela união de gerações!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 22 de junho
Dino d'Santiago traz o funaná de Cabo Verde para o Parque Verde de Alcobaça
Dino d’Santiago traz ao novo Parque Verde de Alcobaça, no dia sábado, 22 de junho, os ritmos quentes de Cabo Verde modernizados pela eletrónica urbana lisboeta. A banda sonora ideal para celebrar a chegada do verão no concelho de Alcobaça. As distinções para "Melhor Álbum", "Melhor Artista Solo" e "Prémio da Crítica" dos Play - Prémios da Música Portuguesa constituem os indicadores atuais que Dino D`Santiago é um nome incontornável da atual música portuguesa. Trabalhando a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica com cunho de Lisboa, Dino D`Santiago tem recebido as mais elogiosas críticas ao seu álbum de "Mundu Nôbu" (SONY).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o