Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a proposta do PS de quotas para negros e ciganos nas universidades?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 220 Director: Mário Lopes Terça, 16 de Julho de 2019
Município apresentou programação para o 2.º trimestre
Santarém Cultura vai integrar rota de digressão de espetáculos de referência nacional
Inês Barroso, vice-presidente da autarquia de Santarém, com o pelouro da Cultura e João Aidos, programador do projeto Santarém Cultura, apresentaram, no dia 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a programação para o 2.º trimestre de 2019, nos espaços culturais da cidade, em que Santarém se assume como cidade na rota de digressão de espetáculos de referência nacional - com nomes como António Zambujo, Salvador Sobral, Ricardo Ribeiro, Vitorino com Cordis e ainda a pianista Joana Gama - e reforça a aposta num programa para famílias, de envolvimento da comunidade e de integração de instituições e jovens em idade escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 30 de março
Rede Cultura 2027 reúne em Leiria com gentes
e agentes da Cultura
'A Programação e o Território: A cidade e a aldeia, o adro e a rua como palcos', é o tema do próximo Encontro de Gentes e Agentes da Cultura queai decorrer no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no dia 30 de março, entre as 15h00 e as 19h00. Tem já confirmados como oradores Gonçalo Lopes, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Leiria, Luís Ferreira, diretor artístico do Festival 'Bons Sons' e diretor do Projeto 23milhas, Sofia Rino, Membro do Conselho Estratégico - Rede Cultura 2027, José Carlos Faria, vice-presidente da Direção do Teatro da Rainha e cenógrafo, Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto - Rivoli e Campo Alegre e Madalena Victorino, professora, programadora e coreógrafa. Terá ainda como moderador o jornalista Miguel Ângelo Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às 21h30 de sexta-feira, dia 15 de março
Glenn Miller Orchestra protagoniza “antestreia” do 37.º Festival Música em Leiria
A Glenn Miller Orchestra sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Siva (TJLS), em Leiria, na próxima sexta-feira, dia 15 de março, para protagonizar o espetáculo de antestreia da 37.ª edição do Festival Música em Leiria, o mais antigo festival de música do País a decorrer de forma ininterrupta. O concerto terá início às 21h30 e antecipa a abertura “oficial” do Festival, que estará a cargo da dupla de pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester, no dia 23 de março, também no TJLS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 16 de março
Rede Cultura 2027 marca para Alcobaça
1º encontro de gentes e agentes da Cultura
A Rede Cultura 2027 promove, entre março e junho, um conjunto de encontros entre gentes e agentes da Cultura, sob o título genérico 'Prelúdio de ideias em 9 andamentos', e que, em cada sessão, pretende refletir várias temáticas em torno da Cultura. São encontros descentralizados que terão como palco vários concelhos do território desta Rede, composto por 26 municípios que, no dia 22 de fevereiro assinaram, em Leiria, o compromisso de integração neste inovador projeto cultural. Alcobaça acolhe, dia 16 de março (sábado), entre as 15h00 e as 19h00, o primeiro destes encontros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 23 de março, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva
Mário Laginha e Pedro Burmester abrem 37.º Festival Música em Leiria “a dois pianos”
A dupla de pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester vai abrir com chave de ouro a 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML) com o “Concerto a dois pianos”, onde juntarão os seus estilos musicais num espetáculo imperdível. O concerto inaugural terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva, a partir das 21h30 do próximo sábado, dia 23 de março, oficializando o arranque do Festival após a antestreia protagonizada pela Glenn Miller Orchestra, na passada sexta-feira, dia 15 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 6 de abril
Rede Cultura 2027 marca para Torres Vedras Encontro de Gentes e Agentes da Cultura
O 'Prelúdio de Ideias' da Rede Cultura 2027 – Leiria Capital Europeia da Cultura 2027 segue para Torres Vedras. No dia 6 de abril, das 15 às 19 horas, no auditório dos Paços do Concelho, vai estar em destaque o tema 'Políticas Culturais: porque nos importa pensar'. Os oradores já confirmados são Ana Umbelino - Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Luísa Arroz Albuquerque - Professora Adjunta da ESADCR, António Pinto Ribeiro - Ensaísta e Programador, Paula Guerra - Professora e investigadora. O encontro será moderado pela jornalista Ana Isabel Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição decorre de 23 a 25 de maio
Conan Osíris vai atuar no festival Impulso
nas Caldas da Rainha
Está fechado o cartaz para a segunda edição do Impulso. Ao privilegiar a relação com o município o festival renova o seu envolvimento com a cidade e anuncia uma nova localização: o histórico Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha. O cartaz fica selado com as confirmações de Conan Osíris, Linda Martini, DJ Marfox, a lake by the moon, Ângela Polícia, Dakoi., Moonjuice e Nádia Schilling. A organização anuncia ainda uma parceria com o DocLisboa — durante os dias do festival, serão exibidos na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, vários filmes premiados das últimas edições do que é único festival de cinema em Portugal exclusivamente dedicado ao documentário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 3 de abril, no Solar dos Ataídes
“Música em Leiria” recebe violino de André Gaio Pereira e piano de Francisco Sassetti
O jovem violinista André Gaio Pereira, vencedor do Prémio Jovens Músicos RTP/Antena 2 em 2017, vai protagonizar esta quarta-feira, dia 3 de abril, às 21h30, o próximo espetáculo da 37ª edição do Festival Música em Leiria (FML), acompanhado pelo pianista Francisco Sassetti, no Solar dos Ataídes (ao Terreiro), em Leiria. O concerto é de entrada livre e traduz a missão e o compromisso, assumido pelo FML enquanto evento cultural organizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA), de contribuir para a divulgação dos novos talentos da música nacional que tenham como base a formação em música clássica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Pilar del Rio participa no Moinho de Papel
nos Diálogos com a Música
Os Diálogos com a Música regressam dia 12 de abril, sexta-feira, às 19 horas, ao Moinho do Papel, em Leiria, com uma sessão muito especial dedicada à literatura, com a participação de Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, sobre a Música em e para José Saramago. Esta iniciativa, que surge no contexto da candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas Unesco na área da Música, é promovida pelo Teatro José Lúcio da Silva, tendo a Fundação Millennium bcp como mecenas e a CentroStar como parceiro de mobilidade. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Sondar-te Electric Ensemble apresenta concerto internacional no Teatro da Rainha
Sob a direcção do maestro sueco Petter Sunkvist, o Sondar-te Electric Ensemble volta a apresentar mais um concerto que tem a voz como elemento central e que contará com a participação da soprano britânica Frances M Lynch, figura de excepção no panorama vocal da actualidade e cujo trabalho à frente do Electric Voice Theatre é uma referência incontornável na música das últimas duas décadas. Sond’Ar-Te Electric Ensemble apresenta Presenças Vocais no Teatro da Rainha no dia 29 de março às 21h30, para o público em geral, e às 15h00, uma sessão para escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Miguel Araújo, The Gift, comédia de improviso
e muito mais na nova agenda do Teatro Virgínia
A programação do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para os meses de abril a junho foi apresentada esta noite. Miguel Araújo abre a temporada com «Casca de Noz», num concerto intimista, a 6 de abril. Uma semana mais tarde, no dia 13, a Vortice Dance Company traz Home 2.0, um espetáculo que alia a linguagem corporal e a plasticidade cénica contemporâneas a uma forte componente multimédia. O Coral Sinfónico de Portugal apresenta uma noite de música da América do Sul no dia 27 do mesmo mês e, apenas, alguns dias mais tarde, no dia 30 (véspera de feriado), os The Gift apresentam Verão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade e agentes culturais vão participar nas decisões de programação cultural do Município
Câmara da Batalha cria Conselho Municipal
da Cultura
A Câmara Municipal da Batalha aprovou esta segunda-feira, 18 de março, a criação da Comissão Municipal de Cultura que visa “a promoção da democratização do acesso à Cultura, um objetivo concreto deste Conselho Municipal, mediante a parceria entre o Município e as Instituições da sociedade civil”, conforme pode ler-se em proposta subscrita pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontros de gentes e agentes da Cultura decorrem até maio
Leiria, Torres Vedras, Caldas, Figueiró, Óbidos, Nazaré e Tomar recebem a Rede Cultura 2027
A Rede Cultura 2027 promove, entre março e junho, um conjunto de encontros entre gentes e agentes da Cultura, sob o título genérico 'Prelúdio de ideias em 9 andamentos', e que, em cada sessão, pretende refletir várias temáticas em torno da Cultura. São encontros descentralizados que terão como palco vários concelhos do território desta Rede, composto por 26 municípios que, no dia 22 de fevereiro assinaram, em Leiria, o compromisso de integração neste inovador projeto cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto e conferência decorrem terça-feira, dia 19 de março
“Música e Ciência” trazem Carlos Fiolhais e Orquestra Metropolitana de Lisboa ao IPL
“A Música dos Planetas” é o tema do concerto, interpretado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, e da conferência de Carlos Fiolhais, professor de Física da Universidade de Coimbra, que se juntam no mesmo palco, já no dia 19 de março, às 15h, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Esta iniciativa inédita, com entrada livre, é dinamizada no âmbito do programa “Música e Ciência”, um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a AMEC | Metropolitana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cláudia Franco e a dupla Paulo Bernardino e Augusto Baschera com novo concerto a 13 de abril
Festival Música em Leiria agenda concerto extra nas grutas de Mira de Aire
O Festival Música em Leiria acaba de anunciar uma segunda data para o espetáculo protagonizado por Cláudia Franco e pela dupla Paulo Bernardino e Augusto Baschera: 13 de abril, nas grutas de Mira de Aire, em Porto de Mós, a partir das 21h30. O anúncio surge depois de ter esgotado rapidamente o espetáculo de 12 de abril, onde Cláudia Franco vai estrear o seu novo disco intitulado "Praia verde", e a dupla Paulo Bernardino (clarinete) e Augusto Baschera (violão), apresenta "Êxodo", sob o estilo chorinho-bossa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Nogent-sur-Marne
Rancho de Folclore da Nazaré em França formado por emigrantes sem relação com a vila
Um grupo de emigrantes portugueses sem quaisquer ligações à Nazaré formou o Rancho de Folclore “Gaivotas da Nazaré” em Nogent-sur-Marne, a cidade que está geminada com este Município há vários anos. O grupo começou a ser formado há mais de 10 anos por um casal francês, depois de uma visita de turismo à vila. Atualmente, composto por 27 elementos, o grupo é dirigido por José Paulo Ribeiro, natural do concelho das Caldas da Rainha e emigrado em Paris há mais de 20 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Vale da Pinta e Pontével
Concelho do Cartaxo recebe dois concertos para celebrar a primavera
Este fim de semana, o concelho do Cartaxo tem para oferecer dois concertos únicos, que são dois brindes musicais à primavera. A Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta (SCRVP) vai abrir portas para o Concerto de Primavera que marca o regresso da Orquestra da SCRVP. O encontro com a música está marcado para o dia 23 de março, sábado, às 21h30. No dia seguinte, 24 de março, domingo, às 14h30, é a vez da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, oferecer um Desfile de Primavera, que levará a música às ruas da freguesia de Pontével.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Jovens lobos da Boavista organizam II Wolf Rock Fest
Em 2018, um grupo de jovens lobos da Boavista lançou-se na organização de um novo festival de rock em Alcobaça. Esse sonho concretizou-se em 23 de junho desse ano, levando a efeito a bem sucedida I Wolf Rock Fest,que levou ao palco da Associação Recreativa da Boavista as bandas Bad! e The Shrink Age e o duo de djs Feiticeiros do Rock (composto por Lourenço Sousa e pelo entretanto falecido Carlos Tinta). Esse êxito levou o mesmo grupo de jovens lobos boavisteiros a lançar-se na organização da II Wolf Rock Fest, que se realizará novamente na Associação Recreativa da Boavista (Alcobaça) na noite de sábado 6 de Abril de 2019, às 22 horas. As bandas em palco serão agora três, revelando a boa progressão do festival: Horse Head Cutters, Icarus e Hermosa Beach.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
37ª edição do Festival Música em Leiria
Quarteto PaGAGnini traz (des)concerto a Leiria repleto de humor e loucura
No âmbito da 37ª edição do Festival Música em Leiria, o Teatro José Lúcio da Silva acolheu sábado, dia 30 de março, pelas 21h30, o espetáculo protagonizado pelo quarteto de cordas espanhol PaGAGnini, que com o seu “(des)concerto” repleto de humor e loucura, provou que um espetáculo de música clássica não tem de ser aborrecido. Também integrado no 37º Festival Música em Leiria, no domingo, dia 31 de março, às 18h00, o Teatro José Lúcio da Silva recebeu o espetáculo de dança da Plataforma Displaced, vinda de Madrid, um projeto da leiriense Joana Brito, que juntou no mesmo palco flamenco, fado e dança contemporânea.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pianista atuou com Mário Laginha na abertura do 37.º edição do Festival
Pedro Burmester no Festival Música em Leiria: «Não há muitos festivais com esta longevidade”
«Não há muitos festivais com esta longevidade e isso deve-se a uma boa organização», declarou o pianista e compositor Pedro Burmester na cerimónia que assinalou a abertura da 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML), após o concerto que coprotagonizou com Mário Laginha, no sábado, dia 23 de março. No arranque daquele que é o festival de música mais antigo do País a decorrer sem interrupções, o pianista recordou ainda que, tanto ele como Mário Laginha, participam no FML há muitos anos e salientou que é bom ver a evolução ao longo do tempo «com salas de espetáculos cada vez mais cheias e um público que nos recebe cada vez melhor».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival “Música em Leiria”
“Os Músicos de Bremen” levam concertos didáticos a Ansião e Pedrogão Grande
Ansião e Pedrógão Grande são a primeiras paragens do espetáculo “Os Músicos de Bremen”, que integra o ciclo de concertos didáticos protagonizado pelo WindDidaticQuintet, no âmbito da 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML). Esta sexta-feira, dia 29 de março, às 10h30, no Centro Cultural de Ansião, e às 15h00, na Casa Municipal da Cultura de Pedrogão Grande, estreiam os primeiros de cinco espetáculos de entrada gratuita que irão percorrer o norte do distrito de Leiria, com paragens também em Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Alvaiázere.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Município
Mês da Juventude traz animação a Alcobaça
até 27 de abril
De 27 de março a 27 de abril, o Município de Alcobaça irá organizar diversas atividades integradas no Mês da Juventude, um programa focado na dinamização cultural e social dos jovens munícipes de todo o concelho. A iniciativa irá incluir sessões de cinema, concertos musicais, stand-up comedy, entre outros. Carlão abriu o Mês da Juventude com um concerto no Cineteatro de Alcobaça, no dia 27 de março, e Capitão Fausto encerra o programa, no dia 27 de abril, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
37º Festival Música em Leiria
Eurico Carrapatoso aparece de surpresa em concerto da Orquestra Sinfónica de Leiria
No âmbito da 37ª edição do Festival Música em Leiria, no sábado, dia 6 de abril, o grupo "Danças Ocultas" levou a magia e o encanto a uma sala fascinada, no Auditório Paroquial da Batalha. Também no domingo, dia 7 de abril, em Leiria, o compositor Eurico Carrapatoso apareceu de surpresa no concerto da Orquestra Sinfónica de Leiria, na Igreja de S. Francisco, que tinha o solista e saxofonista Nuno Mendes numa peça sua, e gritou um entusiástico "bravíssimo".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Festivais de Verão 2019 – Centro e Sul de Portugal
Liberdade para manifestar opinião
César Santos
A importância do Exame Médico Desportivo
Dr. Manuel Portela
Parque de auto caravanismo e passadiços de S. Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o