Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda que a "Geringonça" morreu?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 213 Director: Mário Lopes Terça, 15 de Outubro de 2019
Coletânea é apresentada sexta-feira, dia 12 de outubro
Politécnico de Leiria lança DVD “Dançante” sobre a cultura tradicional e popular da região
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria lança esta sexta-feira, dia 12 de outubro, pelas 21h, no auditório 1 da ESECS, a coletânea de estudos “Dançante”, um trabalho que pretende registar, fixar e divulgar o património imaterial da cultura tradicional e popular regional da região de Leiria e Alta Estremadura. Traduzido nas suas danças enquanto forma de expressão tradicional e popular, para além de mostrar as formas dançadas, esta produção analisa as formas artísticas e coreográficas de cada dança, atribuindo-lhes um significado lúdico e histórico-cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da empresa Musicalmente
Paulo Lameiro vai preparar a candidatura
de Leiria a Capital Europeia da Cultura
A empresa Musicalmente, liderada pelo maestro e musicólogo Paulo Lameiro, foi a vencedora do concurso lançado pelo Município de Leiria para a contratação de serviços de consultoria e programação no âmbito da estratégia cultural tendo em vista a preparação da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. A contratação, aprovada esta terça-feira, 21 de agosto, em reunião de Câmara, visa o desenvolvimento de uma estratégia cultural para preparação da candidatura, sendo para tal necessário recorrer à contratação de serviços de consultoria e programação até agosto de 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Cristina Maria, Pedro Tochas e festival Acaso integram programação do Teatro Stephens
A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta espetáculos de música, stand-up comedy e teatro, no mês de setembro, recebendo nomes como Cristina Maria, Pedro Tochas e o Festival ACASO, respetivamente. Cristina Maria apresenta o espetáculo “Livremente”, num encontro de pura partilha entre, artistas, instrumentistas, autores e compositores, nasce este novo trabalho, unindo várias expressões da música com o Fado. Já Pedro Tochas partilha o que descobriu e o que ainda quer descobrir no espectáculo “Descobrimentos”, uma avaliação do que é ter 45 anos na sociedade atual. Por fim, Dédalo por Urso Pardo, é uma peça de teatro integrado na XXIII Edição do Festival de Teatro Acaso
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 6 a 21 de setembro
Ópera no Património leva o bel canto a Leiria
e à Batalha
O projeto Ópera no Património chega esta semana à cidade de Leiria e à vila da Batalha. Um roteiro artístico-cultural liderado pelo Município de Leiria, que pelo segundo ano consecutivo junta os Municípios de Viseu, Foz Côa, Pinhel, Batalha e Coimbra em torno da música clássica aberta à comunidade. Sem dúvida um conjunto de espectáculos que vão iluminar ainda mais o património de cada localidade, com destaque para o Moinho de Papel, a Igreja da Misericórdia, a Biblioteca Afonso Lopes Vieira, a Sé e o Museu de Leiria, bem como o Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Manuel Ribeiro falou em Alcobaça de assédio e da carreira
Vocalista dos UHF no Books & Movies 2018: 20% da população é vítima de “stocking”
Já começou a 5ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça que se realiza de 8 a 14 de outubro (com uma extensão nos dias 18 e 19 de outubro). O evento conta com 102 atividades distribuídas entre literatura, cinema, dança, ilustração, teatro e da música, além das conversas com os autores e realizadores. Nesta 5ª edição do Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça o grande homenageado será o ator Ruy de Carvalho, que este ano cumpre 76 anos de carreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas celebrações do 5º aniversário da UFAV
Junta de Alcobaça e Vestiaria homenageia
Maria de Lurdes Resende com grafiti de 10 m
As celebrações a propósito do 5º aniversário da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria vão realizar-se no dia 27 de outubro, com uma homenagem a Maria de Lurdes Resende, cantora que se celebrizou com a canção “Alcobaça”. O programa contempla, às 14 horas, uma Assembleia de Freguesia extraordinária com o intuito de protagonizar uma dupla homenagem. Segundo o Executivo da UFAV, “Alcobaça nada seria sem a paixão de Maria de Lurdes Resende”, pelo que “a artista receberá o nosso mais profundo agradecimento, espelhado num grafiti com cerca de 10 metros de altura, exibido na Rua Afonso Lopes Vieira.” A inauguração está agendada para as 16 h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordeonista francês apresenta "Cadernos de Viagens" à Marinha Grande
Michel leva sapateado e canções românticas
à Casa da Cultura Teatro Stephens
No dia 4 de Outubro, pelas 21h30, Michel leva os seus "Cadernos de Viagens" à Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande. Grande impulsionador do sapateado em Portugal, o acordeonista francês, que reside em Portugal há várias décadas, apresentará composições próprias que remetem o imaginário para o ambiente boémio e romântico de Paris e Lisboa, conjugando as sonoridades do acordeão, piano, guitarra clássica e flauta transversal. Para a ocasião, o espectáculo será enriquecido com alguns momentos de sapateado pelas bailarinas Marinela Mangueira e Anabela Martins.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município quer integrar Rede de Cidades Criativas
Leiria apresenta candidatura a Cidade Criativa da Música da Unesco
O Município de Leiria quer ser Cidade Criativa da Unesco na área da Música. A Câmara Municipal de Leiria apresentou, no dia 1 de outubro, a sua intenção de candidatar o concelho à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da Música com o objetivo de projetar o enorme potencial criativo deste concelho. A Rede de Cidades Criativas Unesco foi criada em 2004 com o objetivo de estabelecer uma ligação e cooperação entre cidades que identificam a criatividade, a arte e a cultura enquanto fatores estratégicos para o desenvolvimento económico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quinta-feira, dia 30 de agosto
Vencedor do concurso Banda Revelação 2018 vai ter concerto exclusivo no Arena Shopping
O Arena Shopping prepara mais uma surpresa musical para todos os visitantes do centro comercial, que irá decorrer na noite de quinta-feira, dia 30 de agosto. A grande final do concurso Bandas Revelação 2018, organizado ao longo dos meses de verão, chega até aos torrienses a partir das 21h30, com um concerto memorável para todos os presentes. Este será o primeiro concerto após a revelação do vencedor, que será anunciado dois dias antes, na página de Facebook do Arena Shopping.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Música na Praça”
Batalha recebe este sábado grande concerto com a Orquestra de Jazz de Leiria
A Praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, recebe este sábado, 8 de setembro, às 21h30, um grande concerto com a Orquestra de Jazz de Leiria, sendo a entrada gratuita. A iniciativa, inserida no programa de dinamização cultural de verão da Câmara da Batalha, “Música na Praça”, tem proporcionado à população e aos turistas, diversos momentos de animação. A Orquestra Jazz de Leiria, surgiu em 2011 e junta músicos de todo o Distrito de Leiria, sendo considerada um dos projetos musicais mais inovadores de toda a região centro do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviços Municipalizados disponibilizam transporte especial para o recinto
Nazaré em Festa promove cinco dias de música ao ar livre
Serão cinco dias de música ao ar livre, num recinto com uma mostra de atividades, uma zona de diversões e gastronomia da região. Pelo palco dos concertos vão passar Fernando Daniel, Jimmy P., o Musical “Cantar Nazaré”, o Festival de Folclore e a Big Band do Município da Nazaré com Teresa Radamanto no dia do Município (8 de setembro) e Virgul. Os Serviços Municipalizados da Nazaré irão reforçar o transporte urbano de passageiros por ocasião do evento “Nazaré em Festa”, que se realiza no Parque Atlântico (Sítio da Nazaré) de 5 a 9 de setembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junto ao Mosteiro da Batalha
“Ópera no Património” leva 4 espetáculos gratuitos à Batalha de 20 a 23 de setembro
A 2ª edição do projeto cultural “Ópera no Património”, que envolve os Municípios da Batalha, Leiria, Viseu, Pinhel, Foz Côa e a Universidade de Coimbra, concretizará mais de 90 concertos e diversas ações operáticas nos diversos territórios envolvidos nesta ação. A Batalha, à semelhança de 2017, volta a receber diversos espetáculos de grande qualidade, com entrada gratuita, alusiva à conhecida peça “Visitação à Ópera de Eugene Onegin”, do compositor russo Piotr Tchaikovsky.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 20 e 23 Setembro,
Leiria Sobre Rodas recebe o maior Carrilhão
do mundo
Entre os dias 20 e 23 Setembro, o Leiria sobre Rodas vai contar com a animada presença daquele que é considerado o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo - o LVSITANVS. Tanto ao ar livre como em grandes recintos fechados, a solo ou juntamente com outros instrumentos ou agrupamentos, com o Carrilhão LVSITANVS é possível interpretar obras dos mais variados estilos, desde o erudito ao popular, e também música vanguardista incluindo eletrónica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
400 tocadores animam o 17º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta
O pequeno lugar da Barrenta, na União das Freguesia de Alvados e Alcaria, espera no próximo dia 29 de setembro mais de 400 tocadores de concertina no âmbito do 17º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta. Este evento já faz parte da agenda de muitos aficionados da cultura tradicional portuguesa. Em 2017 foram mais de 400 os tocadores deste instrumento, que continua a apaixonar gerações. Este ano a fasquia será mais alta, e estamos a preparar mais um encontro que pretendemos que seja inesquecível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
De que matéria se faz esta cidade?
Jorge Mangorrinha
Peso das mochilas não provoca escoliose
Dr. Nuno Neves
Explosão tecnológica abre a porta à inteligência artificial
Joaquim Vitorino
A Guida fugiu com um rapazola ou o pé da Luizinha Carneiro
Fleming de Oliveira
Não se esforce em demasia: dores nos pés podem ser sinal de fasceíte plantar
Drª Fátima Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o