Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem vai crescer mais nestas eleições autárquicas?
PS
PSD
CDU
CDS
BE
Independentes
Outros
Edição Nº 133 Director: Mário Lopes Domingo, 24 de Setembro de 2017
Leiria
Sérgio Godinho apresenta "Mútuo Consentimento" no Teatro José Lúcio da Silva
Sérgio Godinho apresenta, no dia 9 de Dezembro (sexta-feira), no Teatro José Lúcio da Silva, o seu novo álbum de originais. "Mútuo Consentimento" é o título do novo disco do “escritor de canções” e promete ser um dos mais importantes da sua discografia. No ano em que passam 40 anos da edição de "Os Sobreviventes", o primeiro longa duração da sua carreira, Sérgio Godinho olha em frente e apresenta-nos um disco constituído por 11 novas canções como só ele nos sabe oferecer. A mestria de descobrir a musicalidade das palavras, tão característica em Sérgio Godinho, pode ser reconhecida em temas como "Acesso Bloqueado", "Bomba-Relógio", "Eu Vou a Jogo" ou em "Em Dias Consecutivos".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Orfeão de Leiria celebra Natal com espectáculos de música e dança
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) vai celebrar a quadra natalícia com a realização de uma série de espectáculos de música e dança nos próximos dias. Os espectáculos de Natal do OL CA, que se realizam nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro, e são protagonizados por alunos e professores das escolas de música (EMOL) e dança (EDOL), pretendem assinalar a época festiva, espalhando o espírito natalício pela cidade com som e movimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para mostrar o trabalho produzido por alunos e professores
Academia de Música apresenta espectáculo
de Natal no Cine-Teatro de Alcobaça
Na tradição e à imagem de outros anos, a Academia de Música de Alcobaça (AMA) vai realizar no dia 10 de Dezembro, sábado, pelas 21h30, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, mais um espectáculo de Natal este ano dedicado à obra “Cântico de Natal” de J. W. Peterson. Esta é uma iniciativa mais uma vez dedicada à quadra natalícia e profundamente integrado no espírito da época, num ano em que teremos a oportunidade de assistir a uma grande produção que aposta em mostrar o trabalho desenvolvido por alunos e professores ao longo dos primeiros meses do ano lectivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Formação decorre entre 20 e 23 de Dezembro
Academia de Música de Alcobaça com inscrições abertas para o 3.º Curso de Percussão
A Academia de Música de Alcobaça (AMA) tem abertas as inscrições para o 3.º Curso de Percussão, que se realiza entre os dias 20 e 23 de Dezembro, no Cine-Teatro de Alcobaça - João d'Oliva Monteiro, uma iniciativa que volta a contar com a direcção artística do músico alcobacense Manuel Campos (conceituado músico alcobacense que desde o início tem liderado esta acção de formação) e tem entre os seus formadores os percussionistas Miquel Bernat e Joaquim Alves.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estágio reúne alunos e professores para aperfeiçoamento musical
Flautas do Orfeão de Leiria brilham em Estágio de Natal
Alunos e professores do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) estarão reunidos no Estágio de Natal da Orquestra de Flautas, para dois dias de aperfeiçoamento musical em que a flauta será a protagonista. No âmbito deste estágio, que decorre nos dias 3 e 4 de Dezembro, será ainda realizado um concerto, que terá lugar no Auditório José Neto, no edifício sede do OL CA, a partir das 21h00 do dia 9 de Dezembro, com o objectivo de angariar fundos para a aquisição de novos instrumentos musicais.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Barreiras Duarte atribui a crise à perda de valores
«O Orfeão de Leiria é um exemplo inspirador
a seguir por instituições de todo o País»
Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, foi o convidado para a Oração de Sapiência que assinalou a abertura oficial do ano lectivo no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, no dia 26 de Novembro. Na sua intervenção, que teve como tema “O Papel da Arte e da Cultura em Tempos de Crise”, o governante atribuiu a crise actual à perda de valores, como a seriedade, o trabalho, o sacrifício e o respeito pelo mérito e alertou para a falta de cultura dos jovens portugueses, ao mesmo tempo que enaltecia «o excelente trabalho do Orfeão de Leiria no serviço que presta à sua comunidade ao proporcionar uma grande oferta cultural e artística aos seus alunos».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da República congratula-se com decisão da UNESCO
Fado elevado a Património Cultural Imaterial da Humanidade
O Presidente da República congratulou-se, no dia 27 de Novembro, com a decisão da UNESCO de designar o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Numa mensagem a propósito da decisão tomada pelo Comité Internacional da UNESCO, reunido em Bali, na Indonésia, o Presidente felicitou todos os que estiveram envolvidos na candidatura do Fado a este reconhecimento internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Academia de Santo Amaro recria a fábula de La Fontaine
Musical infantil ‘A Cigarra e a Formiga’ promete deslumbrar público no Cine-Teatro de Alcobaça
O Musical Infantil "A Cigarra e a Formiga, da Academia de Santo amaro, vai estar no Cine-Teatro de Alcobaça, no dia 17 de Dezembro, sábado, com duas sessões - uma às 14h30 e outra às 18h30. Da autoria de João Duarte Costa, o musical conta com um elenco em que pontificam os actores Bruno Pópulo, Cláudia Ferreira, Isabel Martins, Joana Aires, Joana de Carvalho, João Nascimento, Marta Gorgulho, Tiago de Almeida e Vanessa Silva e o torreense Sérgio Paulo, ex-colaborador do Tinta Fresca, que assim faz a sua estreia no teatro como actor profissional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Armazém das Artes promove 4 exposições e concerto com Sérgio Carolino e Sérgio Barradas
O Armazém das Artes inaugura no dia 26 de Novembro, pelas 16 horas, as exposições “Eu Silvino Villa Nova – Homenagem a Silvino Villa Nova”, “Pratos da Guerra, Pratos de Paz”, Armando Menezes – Pintura e “Da Válvula ao Transistor – Núcleo Museológico”. As exposições estarão patentes ao público até 26 de Fevereiro. De referir que às 18 h terá lugar o concerto “Surrealistic Discussion”, protagonizados por uma dupla improvável: Sérgio Carolino (Tuba) e Sérgio Barradas (Acordeão). No mesmo dia logo às 9 h da manhã, a formadora Carina Jordão orienta a oficina "Brincar aos Cientistas", para crianças dos 5 aos 8 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 30 de Novembro no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro
Concerto de aniversário do Ressurgimento da Banda de Alcobaça apresenta novo disco
A Banda de Alcobaça celebra no dia 30 de Novembro, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, os seus 26 Anos do Ressurgimento num concerto que será marcado pelo lançamento de um disco ao vivo que inclui parte do repertório que a caracterizou ao longo dos últimos anos. Gravado no Cine-Teatro de Alcobaça no dia 19 de Março, durante o Concerto Comemorativo dos 25 Anos do Ressurgimento da Banda de Alcobaça, este disco sublinha ainda o trabalho de cerca de nove anos do maestro Rui Carreira, que aqui propõe o registo de um programa onde são abarcados, resumidamente, os muitos géneros, épocas, estilos e compositores tocados ao longo deste tempo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Adjunto profere Oração de Sapiência e inaugura novas salas de dança
Feliciano Barreiras Duarte abre novo ano lectivo no Orfeão de Leiria
Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, será o convidado de honra na abertura do ano lectivo 2011/2012 do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA), que decorre no dia 26 de Novembro, sábado, pelas 17h. O secretário de Estado irá proferir a Oração de Sapiência neste evento que assinala oficialmente o início das actividades das escolas de dança (EDOL) e de música (EMOL) do Conservatório de Artes, e inaugurar as novas salas de dança do edifício sede do OL CA, situado na Avenida 25 de Abril, em Leiria, onde decorrerá toda a cerimónia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 27 de Novembro
Academia de Música de Alcobaça encerra ciclo de concertos para bebés no Cine-Teatro
A Academia de Música de Alcobaça (AMA) encerra na manhã do dia 27 de Novembro, domingo, pelas 11h, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, o ciclo de Concertos para Bebés “À Procura dos Sons”, apresentando aquela que será a última das suas propostas temáticas: “Espaço de Sons”. “Espaço de Sons” será o último de quatro espectáculos que durante o ano de 2011 visaram estimular os bebés através da música convidando-os a subir ao palco no meio de um ambiente interactivo
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Trio de solistas e trio de câmara abrem ciclo
“A Guitarra no Outono”
A edição deste ano do ciclo de concertos “A Guitarra no Outono”, do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, arranca já no sábado, dia 19 de Novembro, com um concerto duplo protagonizado por três solistas de guitarra e um trio de câmara, alunos e professores do Orfeão. O espectáculo de entrada livre terá lugar no Auditório José Neto, no Orfeão, a partir das 16h. A primeira parte do concerto estará a cargo dos guitarristas Hugo Ferreira, João Resende e João Paulo Lopes, enquanto a segunda parte será da responsabilidade do trio de câmara composto por Ana Lopes, na voz, Ilda Coelho, na guitarra, e por João Pedro Fonseca, na flauta transversal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo
Acordeonista Eugénia Lima vai ser homenageada em concerto em Torres Vedras
No âmbito do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, o Teatro-Cine de Torres Vedras vai acolher no dia 11 de Novembro às 21h30, um concerto de homenagem a Eugénia Lima. Para muitos considerada a melhor acordeonista portuguesa de sempre, Eugénia Lima é grandemente responsável pela difusão da música de acordeão em Portugal, principalmente nos meios rurais, com especial incidência em concelhos da região Oeste como Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Mafra, o que a tornou uma autêntica “lenda viva” nesta zona de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Orfeão convida pais e filhos a descobrir
“Selva Musical”
O Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes vai realizar um novo ateliê integrado no projecto Zero|Cinco, em que pais e crianças são convidados a desbravar a “Selva Musical” com música, jogos, ritmo e movimento. O ateliê destina-se a crianças entre os zero e os cinco anos, e tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento das suas competências físicas, intelectuais, pessoais e relacionais. A iniciativa realiza-se no sábado, dia 12 de Novembro, na sala polivalente do Orfeão, na Avenida 25 de Abril, em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Coros do Orfeão de Leiria, S. Pedro de Aradas e Viva Voz juntos em concerto
O Coro do Orfeão de Leiria, o Coro de S. Pedro de Aradas, de Aveiro, e o Coro Viva Voz, de Santa Catarina da Serra, estarão juntos em concerto no dia 12 de Novembro, sábado, na Igreja de S. Pedro, em Leiria, pelas 18h. O evento surge de um convite do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) que pretende celebrar o intercâmbio entre as organizações artísticas, privilegiando a troca de saberes e experiências. A direcção artística dos coros estará a cargo dos maestros Pedro Miguel, Manuel Sarrico e Rita Seco, que irão dirigir o Coro do Orfeão de Leiria, o Coro de S. Pedro de Aradas e o Coro Viva Voz respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 6 de Novembro
Escola de Dança e Artes de Óbidos inaugurada em antiga escola primária
A Escola de Dança e Artes de Óbidos foi inaugurada no dia 6 de Novembro. No edifício da antiga escola primária de Óbidos, junto à vila, cresce agora um novo espaço dedicado à Dança, ao Teatro, Artes Plásticas, Literatura e Musica, com foco essencial no desenvolvimento da cultura, dedicado às crianças e à população do concelho. A cerimónia de inauguração da Escola de Dança e Artes de Óbidos contou com a presença do conhecido músico Nuno Feist.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Público esgotou duas sessões do espectáculo
Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes deixam público de Alcobaça em êxtase
Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes actuaram no dia 29 de Outubro, em concerto duplo no Cine-Teatro de Alcobaça, onde apresentaram o novo espectáculo “Só Nós 3 ... Mais Canções”. Temas como “Meninos de Huambo”, “Amélia dos Olhos Doces” e “Adeus Tristeza” fizeram as delícias de todos os que esgotaram o grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça e ovacionaram por várias vezes três dos maiores cantores portugueses das últimas décadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Terrorismo social não, obrigado
Mário Lopes
OPINIÃO
OE 2012: reflexo do momento constituinte que vivemos
Filipe Matias Santos
No tricentenário da morte do beato português Padre José Vaz (1651/1711)
Domingos Soares Rebelo
Para que serve uma juventude partidária?
Micael Sousa
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o