Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 126 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Cerimónia de Entrega de Prémios do II Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade Alcobaça
Simantra Grupo de Percussão brilhou
no Concerto de Laureados do CIMCA
A Cerimónia de Entrega de Prémios do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) teve lugar no dia 15 de Abril, no Cine-Teatro de Alcobaça, com a actuação do Simantra Grupo de Percussão (1º Prémio na Categoria Sénior) e do Duo Liz (2.º Prémio da Categoria Júnior, já que o 1.º lugar nesta categoria não foi atribuído). Formado em 2009 por alunos da Universidade de Aveiro, o Simantra Grupo de Percussão, que actuou neste espectáculo com Fernando Chaib, Ricardo Monteiro e Leandro Teixeira, levou para casa um cheque no valor de 5000 euros e a oportunidade de realizar concertos na temporada de 2012 no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, Centro Cultural de Belém e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Sara Condinho participa em noite de fados
no Cine-Teatro São Pedro
Sara Condinho apresenta-se neste sábado, dia 23 de Abril, às 22h, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, numa noite de fados. Sara Condinho começou a cantar fado aos 16 anos e a participar nas noites de fado organizadas no seu concelho, Alcanena. Hoje, aos 23 anos, sente que o fado já faz parte da sua vida e é com ele que se identifica. Apesar de não fazer do fado profissão, já deu voz a vários espectáculos de norte a sul do País e além-fronteiras. Promete cantar "até que a voz lhe doa" e transmitir a todos aquilo que lhe vai na alma através da sua voz. Nesta noite, no Café-Concerto do Cine-Teatro São Pedro, Sara Condinho faz-se acompanhar pelo fadista Eduardo Almeida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em guitarra e música de câmara
Alunos do Orfeão brilham em concursos nacionais e internacionais
A Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) volta a ter alunos e ex-alunos seus premiados, desta vez no âmbito do Concurso Juvenil de Guitarra Cidade de Almada e do Concurso Internacional de Música de Câmara da Cidade de Alcobaça (CIMCA), que se realizaram na terceira semana de Abril. André Almeida Ferreira, aluno da EMOL, venceu o Concurso Juvenil de Guitarra Cidade de Almada, arrecadando o primeiro prémio do seu escalão (Escalão V), cuja final teve lugar no dia 14 de Abril. No CIMCA, que se realizou de 10 a 15 de Abril, o Duo Liz, com Ricardo Pereira, e o Trio Densité, com Laura Felício, ambos ex-alunos da EMOL, ganharam o segundo e o terceiro prémios da Categoria Júnior, respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Sérgio Carolino com novo CD gravado e apresentado ao vivo no CCC
Sérgio Carolino, tubista aclamado no panorama internacional e presença constante nos mais diversificados festivais musicais, encontra-se neste momento a ultimar a gravação do seu mais recente trabalho no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha. Na preparação e consequente apresentação deste novo disco, Sérgio Carolino aposta numa abordagem musical variada, experimentando diversas sonoridades que vão desde o jazz, ao funky passando também pelo rock, apostando assim na completa satisfação das mais exigentes plateias. A apresentação deste novo trabalho irá decorrer quinta-feira, dia 21 de Abril em estreia nacional no Grande Auditório do CCC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trio Anès fica em 2º e Trio Musicalis em 3º
Simantra Grupo de Percussão é o vencedor
da 2ª edição do CIMCA
O grande vencedor do 1.º Prémio do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) foi o Simantra Grupo de Percussão, depois de decorrida a Final da Categoria Sénior durante o dia de ontem no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro. Formado em 2009, este grupo leva assim para casa um cheque no valor de 5000 euros e a oportunidade de realizarem concertos na temporada de 2012 no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, Centro Cultural de Belém e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival decorre de 15 a 30 de Abril
Superman abre 10ª edição do Dança em Leiria
O Festival Dança em Leiria de 2011 será marcado por uma série de espectáculos e a projecção de um filme, entre os dias 15 e 30 de Abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança. O primeiro espectáculo, “Solos: Superman + Nossa Senhora das Flores”, terá lugar no Teatro Miguel Franco, no sábado, pelas 21h30. A actuação conta com duas performances diferentes de coreografia e interpretação de Francisco Camacho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jazz em Alcanena
Cantora Joana Machado interpreta Tom Jobim
no Cine-Teatro São Pedro
A cantora Joana Machado apresenta este sábado, 16 de Abril, às 21h30, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, um concerto de jazz, onde apresenta o seu último trabalho intitulado “A Casa do Óscar”, inspirado na música de Tom Jobim. Afonso Pais, guitarrista/compositor, recriou as canções à imagem do seu original universo musical, adaptando-as a esta formatação tipicamente de jazz e permitindo ainda um contributo pessoal.” Após o espectáculo de Joana Machado, decorrerá, no Café-Concerto, o lançamento da edição de 2011 do Jazz Minde, que contará com a actuação de Xaral’s Dixie e de Tiago Achega Trio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estágio da Páscoa, de 15 a 20 de Abril de 2011
Músicos de todo o País reúnem em estágio
com a Orquestra Sinfónica de Leiria
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) reunirá dezenas de jovens músicos com a Orquestra Sinfónica de Leiria, no Estágio da Páscoa que se realiza nos dias 15 a 20 de Abril, com direcção de Rodrigo Queirós, maestro titular desta Orquestra. O Estágio encerrará com um grande concerto protagonizado por todos os participantes, no dia 21 de Abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Júri não atribui 1º Prémio na Final da Categoria Júnior
Duo Liz conquista 2º lugar no CIMCA 2011
A Final da Categoria Júnior no II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), decorrida durante a manhã de 13 de Abril no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, apurou para o 2.º lugar o Duo Liz e no 3.º lugar o Trio Densité. O Júri decidiu não atribuir o 1.º Prémio da competição, tendo reservado ao Trio com Piano do Conservatório Nacional uma Menção Honrosa. II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”
Finalistas do CIMCA 2011 já são conhecidos
O Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), acolheu, no dia 10 de Abril, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, o sorteio das provas eliminatórias, onde participaram representantes de todos os grupos participantes. Entretanto, já são conhecidos os primeiros finalistas. Assim, na Categoria Júnior foram apurados o Trio Densité, Trio Scherzando, Duo Liz, Trio com Piano do Conservatório Nacional e Trio Animato e, na Categoria Sénior, Simantra Grupo de Percussão, Trio Musicalis, Trio Anès, Trio Pessoa, Duo XaSonaiP e Trio Lusitanus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Juntando melhores músicos e melhor público de jazz do País
Bernardo Sassetti Trio em noite mágica abre Festival de Jazz de Valado dos Frades
O Festival de Jazz de Valado dos Frades 2011 arrancou, no dia 8 de Abril, com uma noite mágica, das muitas que a organização já habituou o público ao longo de 14 anos. O Bernardo Sassetti Trio apresentou o novo projecto de originais, “Motion, recebendo uma calorosa e entusiástica recepção do público do Valado dos Frades. Numa sala onde público e músicos estão apenas a um metro de distância, reina um ambiente informal de clube de jazz e já existe uma geração de público formada, Bernardo Sassetti, acompanhado pelos seus parceiros de aventura de há 13 anos, o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão sentiram-se em casa, levando o pianista a afirmar que este foi o melhor concerto do Trio dos últimos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos Cursos Livres de Dança constituem nova aposta da Academia em diferentes formas de dança
Academia de Dança de Alcobaça abre inscrições para novos Cursos Livres de Dança
A Academia de Dança de Alcobaça (ADA), projecto integrado no seio da Academia de Música de Alcobaça (AMA) e reconhecida pelo Ministério da Educação como escola oficial de dança, tem abertas as inscrições para um conjunto de novos Cursos Livres de Dança lançados a partir do corrente mês de Abril. Revelando uma aposta em ritmos mais latinos e tropicais, a ADA disponibiliza a partir de agora três novos Cursos Livres de Dança: “Forrobodó – Ritmos Brasileiros”, “Capoeira” e “Ritmos Latinos”, estes dois últimos em parceria com escolas conceituadas da nossa região – Grupo de Capoeira GingaCamará e Passo Cubano, respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2.ª edição conta com grupos de Portugal, E.U.A, Alemanha, França e Espanha
Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” começa domingo
O Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), inicia-se este fim-de-semana, decorrendo entre os dias 10 e 15 de Abril no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro. A abrir o evento, decorrerá naquele mesmo espaço no dia 10 de Abril, pelas 19h30, o sorteio das provas eliminatórias, onde estarão representantes de todos os grupos participantes. Já o Concerto do Laureados e a Entrega de Prémios realizar-se-ão no último dia da competição, 15 de Abril, às 21h, também no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival apresenta valores consagrados e novos talentos
14º Festival de Jazz de Valado dos Frades
abre sexta-feira com Bernardo Sassetti Trio
O novo disco de Bernardo Sassetti Trio, “Motion”, abre com chave de ouro esta sexta-feira, 8 de Abril, a 14ª edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades. Até dia 16, seis concertos passarão pelo palco da Biblioteca de Instrução e Recreio, num programa que continua a privilegiar o jazz que se faz em Portugal. Segundo a organização, «a linha programática mantém-se», com o objectivo de «divulgar os novos valores do jazz nacional e apresentar os novos projectos de músicos reconhecidos». Mas o Festival de Jazz de Valado dos Frades não esquece a sua «função educativa», proporcionando um palco a talentos menos conhecidos do grande público e, por isso, menos mediáticos, embora de grande qualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pederneira
“Canções do Mundo” e Filarmónica da Nazaré encerram celebrações do Senhor dos Passos
O grupo “Canções do Mundo” (Teresa Radamanto, Patrícia Radamanto, Valter Loureiro e Tânia Alexandre) e a Filarmónica da interpretam este domingo, dia 10 de Abril às 21 horas, no Centro Cultural da Nazaré, o recital “O Canto da Terra”, com temas de inspiração religiosa, que marca o encerramento das celebrações do Senhor dos Passos da Pederneira. Entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma ilha de música e artes a descobrir
Festival “Música em Leiria” regressa a 25
de Maio com Maria João e Mário Laginha
Uma ilha de música e artes a descobrir é o que propõe a 29.ª edição do Festival Música em Leiria (FML), organizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA), que regressa a 25 de Maio com mais de uma dezena de concertos, a realizar até 2 de Julho. O concerto de abertura decorre, como é já tradição, no Teatro José Lúcio da Silva, e terá como protagonistas Maria João e Mário Laginha. Miguel Sobral Cid, director artístico do Festival Música em Leiria, explica que «a programação de 2011 do Festival “Música em Leiria” é concebida em torno do conceito de ilha, um dos mais prolíferos estímulos do imaginário humano nas mais diversas culturas, sobretudo pela profusão de metáforas que compreende».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Música de Lisboa
Saxofonista leiriense César Cardoso apresenta CD “Half Step”
O saxofonista leiriense César Cardoso, membro dos Desbundixie e director da Orquestra de Jazz de Leiria, apresenta, no dia 5 de Abril (terça-feira), na Escola Superior de Música de Lisboa o seu disco intitulado “Half Step”. O concerto está inserido no 2º Ciclo de Jazz da ESML, e começa às 18h no Pequeno Auditório. César Cardoso será acompanhado por Bruno Santos – guitarra; Filipe Melo – piano; Nelson Cascais – contrabaixo; e André Sousa Machado - bateria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A crise política
António Carmo
Renovar Portugal – Apostar na Juventude
Pedro Pimpão
Tempo de escolhas
Francisco Louçã
Tempo de exigência
Filipe Matias Santos
Eleições
José Peixoto
Os cortes do financiamento público ao Externato Cooperativo da Benedita
Pedro Guerra
Eleições antecipadas: uma oportunidade de mudança
Ricardo Miguel
Adotas ou não adoptas o novo acordo?
Luís Reis
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o