Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a legalização da eutanásia?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 102 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Fevereiro de 2020
Concertos de música clássica em Óbidos
Filarmonia das Beiras abre Maio Barroco 2009
Tem início já no sábado, dia 2 de Maio, mais uma edição da temporada de música clássica “Maio Barroco”, na Vila de Óbidos. A edição deste ano será novamente dedicada ao compositor obidense José Joaquim dos Santos (1747 – 1801), num total de seis concertos. A par da componente musical, a edição deste ano conta com uma visita temática: “Viagem pelo Barroco em Óbidos”. O primeiro espectáculo da temporada será o “Concerto de Música Barroca Portuguesa (Século XVII e XVIII)”, interpretado pela Orquestra Filarmonia das Beiras. Realiza-se no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, pelas 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 a 3 de Maio
Big Band do Município grava terceiro disco
no Cine-Teatro da Nazaré
A Big Band do Município da Nazaré vai transformar o Cine-Teatro da vila em “estúdio”, de 1 a 3 de Maio, para a gravação do seu terceiro disco. Durante três tardes, os músicos da formação conduzida por Adelino Mota vão preparar e gravar os temas de um CD que será lançado durante o Verão, para assinalar o 10º aniversário da Big Band. Segundo Adelino Mota, este terceiro trabalho discográfico, composto por standards de jazz, irá «demonstrar, pela elevada complexidade técnica dos arranjos, a evolução dos músicos». «É nosso objectivo que este disco supere os anteriores e evidencie a maturidade da Big Band do Município da Nazaré», sublinha o maestro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 16 de Maio
Quinteto de Carlos Martins abre 12º Festival
de Jazz de Valado dos Frades
O 12º Festival de Jazz de Valado dos Frades irá decorrer de 7 a 16 de Maio na Sala da Biblioteca de Instrução e Recreio. Os concertos são às 22 horas, excepto no dia 10 de Maio, em que será às 17 horas, e contarão com as presenças de “Água” Quinteto de Carlos Martins, Fefer / Barretto / Eisenstadt, Quarteto de Desidério Lázaro, Mê Quintete, Dixienaza Jazz Band, Quarteto de Júlio Resende, Quinteto de Paulo Gomes com Eric Vloeimans e Paulo Gaspar & Friends - "Tributo a Benny Goodman". A organização é dos voluntários da Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peregrinação das Crianças 2009
Santuário de Fátima organiza oratória infantil
“Mil flautas para Jesus”
Integrada no programa da Peregrinação Nacional das Crianças ao Santuário de Fátima, na manhã de 10 de Junho, e com repetição durante a tarde do mesmo dia, terá estreia absoluta, na Igreja da Santíssima Trindade, a Oratória Infantil “Mil flautas para Jesus”. Trata-se de uma obra dedicada ao Beato Francisco, e especialmente inspirada no seu interesse por tocar flauta pastoril, ou “pífaro”, como nos é historicamente documentado. Esta obra foi composta, e está a ser actualmente orquestrada com a colaboração do maestro Paulo Lameiro, para envolver musicalmente todas as crianças que a ela assistam no dia da Peregrinação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Filipe Pinto-Ribeiro abre ciclo recitais de piano
O pianista Filipe Pinto-Ribeiro dá início, a 16 de Abril, ao ciclo de recitais de piano no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Em 2009 o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha volta a acolher grandes pianistas, enquadrados num Ciclo denominado de “Pianíssimo”. O piano esteve presente desde a primeira hora na programação do CCC, quer em formações jazz, quer noutros géneros musicais, trazendo a palco pianistas de referência internacional. António Pinho Vargas, António Victorino D’ Almeida, Joaquim Kuhn, Benny Lackner, Russ Lossing, Filipe Melo, João Paulo, Júlio Resende e António Rosado, são alguns dos nomes que já passaram pelo CCC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 17, 18 e 19 de Abril
Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe 14º Troféu Nacional do Acordeão
A exemplo de anos anteriores, a Associação de Acordeão de Alcobaça, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça e a Escola de Música Serenata organizam em conjunto o 14º Troféu Nacional do Acordeão nos dias 17, 18 e 19 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal, gentilmente cedida para o efeito. Este Troféu vai seleccionar os representantes de Portugal no 59º Troféu Mundial do Acordeão que, este ano, se realiza em Albufeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival de Música e Dança da Academia de Música Banda de Ourém
Orquestra Típica de Ourém apresenta novo trabalho discográfico
Inserido na FESTAMBO (Festival de Música e Dança da Academia de Música Banda de Ourém) a Orquestra Típica de Ourém irá apresentar no dia 19 de Abril (domingo), na Quinta da Alcaidaria-mor, em Ourém, o seu mais recente trabalho discográfico intitulado “MEMÓRIAS”. Com arranjos do maestro José António Santos, este trabalho resultou duma pesquisa de temas tradicionais, da anteriormente designada província da Alta Estremadura, junto de vários grupos etnográficos do concelho de Ourém. Estes temas, recolhidos nas freguesias de Fátima, Olival, Freixianda e Nossa Senhora da Piedade - Ourém, com novos arranjos adaptados para orquestra, constituem uma verdadeira homenagem àqueles que contribuíram para a preservação do cancioneiro popular oureense.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Torres Novas
Jacinta apresenta “Songs of Freedom”
Jacinta apresenta, no dia 18 de Abril às 21h30, no Teatro Virgínia, em Torres Novas, o disco “Songs of Freedom”. Num espectáculo irreverente e surpreendente, Jacinta apresenta, em “Songs of Freedom”, uma simbiose do jazz com temas célebres dos anos 60, 70 e 80. De Ray Charles a U2, passando por James Brown, Nina Simone, Bob Marley, Beatles, Beach Boys, Stevie Wonder, Prince, Bee Gees e Bobby Mcferrin, Jacinta, considerada a “melhor jovem artista de jazz do continente europeu em 2007”, promete revelar todo o seu potencial enquanto intérprete, evidenciando a sua voz umas vezes portentosa, outras delicada e, sobretudo, a sua competência ao nível do swing.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto dos Laureados decorreu a 3 de Abril
I Concurso Internacional de Música de Câmara - Cidade de Alcobaça com balanço muito positivo
Durante seis dias consecutivos a cidade de Alcobaça recebeu o CIMCA - I Concurso Internacional de Música de Câmara ‘Cidade de Alcobaça’, um concurso pioneiro em Portugal que congregou 119 músicos com média de idades não superior a 30 anos, integrados em 28 grupos de 10 países diferentes, entre eles: Portugal, França, Hungria, Polónia, Brasil, Espanha, Rússia e Estados Unidos da América. A entrega dos prémios e o concerto dos laureados decorreu no dia 3 de Abril, no Cine-Teatro de Alcobaça, com mais de meia casa. Os vencedores foram o Trio Impressões e o Messiaen Quartet, muito aplaudidos neste Concerto dos Laureados. .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com orçamento de 600 mil euros
Câmara Municipal de Pombal volta a privilegiar entretenimento nas Festas do Bodo 2009
As Festas do Bodo 2009 foram apresentadas no dia 3 de Abril, no Teatro-Cine de Pombal. Do cartaz sobressaem os nomes de Mickael Carreira e Tony Carreira, Per7ume, Rita RedShoes, Sons da Fala - com Sérgio Godinho, Vitorino, Janita Salomé e Tito Paris -, Susana Félix, Angélico, ABBA Fever , Buraka Som Sistema e a estrela internacional o DJ suíço Yves LaRock. O evento, que decorre em Pombal, de 23 a 27 de Julho, repete, em parte, o modelo organizativo do ano anterior, com a organização a ser assumida não apenas pela empresa municipal Pombal Viva, mas também pela própria Câmara de Pombal. Apesar da crise, o orçamento para o evento, que privilegia o entretenimento, ascende a 600 mil euros. Ainda assim, menor que no ano anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro Sá da Bandeira
Sérgio Godinho apresenta em Santarém disco “Nove e Meia no Maria Matos”
Mestre no jogo entre a música e a sonoridade das palavras, o músico e compositor Sérgio Godinho oferece-nos com o poder de comunicação que o caracteriza, um concerto único em Santarém, no dia 18 de Abril (sábado). A partir das 21h45, Sérgio Godinho considerado um dos mais importantes músicos da história portuguesa, apresenta o seu disco, “Nove e Meia no Maria Matos”, no Teatro Sá da Bandeira. O CD foi gravado no Teatro Maria Matos por ocasião dos concertos ocorridos entre os dias 16 e 20 de Maio de 2007, em cinco datas completamente esgotadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Cidade de Alcobaça"
Trio Impressões e Messiaen Quartet venceram
I Concurso Internacional de Música de Câmara
Os vencedores do I Concurso Internacional de Música de Câmara "Cidade de Alcobaça" foram o Trio Impressões: Bernardo Pinhal (Piano), Vera Santos (Clarinete), Rui Ramos (Flauta) e o Messiaen Quartet. Hoje, 3 de Abril, no Cine-Teatro, pelas 21h, o programa encerrará com a entrega de prémios e o Concerto dos Laureados. Em concurso estiveram 119 músicos, integrados em 28 grupos de 10 países. De relembrar que os vencedores deste I Concurso Internacional de Música de Câmara irão actuar no Festival Cistermúsica de Alcobaça www.cistermusica.com, a decorrer de 16 de Maio a 20 de Junho de 2009, na Casa da Música do Porto e no Centro Cultural de Belém, ambos em 2010.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tim, dos Xutos & Pontapés, é o principal mentor
Espaço M vai dar música a Rio Maior
Aproveitando a oportunidade da realização do Concurso “RM Rock”, foi apresentado um projecto a desenvolver em Rio Maior na área da música e que foi idealizado aquando da realização da 1ª edição do “RM Rock”, no ano passado. Tendo como principal mentor Tim, dos Xutos & Pontapés, surge, então, o Espaço M, projecto que será desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior. O Espaço M, assente no lema “Um Espaço para ti, um Espaço para a tua música” pretende ser um ponto de encontro musical, de partilha de ideias e de conhecimentos musicais, onde músicos e todos os que pretendam iniciar-se no mundo da música possam ter um local para aprender e ensaiar em condições favoráveis para a sua produção musical.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Rouxinol Faduncho e os Deolinda.
Ávinho a 2 euros em Aveiras de Cima
Durante três dias, não faltará diversão na freguesia de Aveiras de Cima, com a realização da Ávinho, baptizada pela organização como "a festa do vinho mais castiça do País." Concertos, animação de rua, visitas às adegas, muitos petiscos, pão e febras, concurso vinícola e desfile: são muitas as razões para visitar a Ávinho onde, por apenas 2 euros, pega-se na caneca e, zumba, bebe-se à discrição… mas sem pegar no carro. Este ano, os cabeças-de-cartaz são o Rouxinol Faduncho e os Deolinda. A animação está garantida nos dias 3, 4 e 5 de Abril, na freguesia ribatejana de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Cavaco
Rui Alexandre
Cidadania exclusiva
Luís Guerra-Rosa
D. Nuno Álvares Pereira: Glória, Honra e Exemplo
Saul António Gomes
Mudança
Nuno Miguel Cruz
Unir Alcobaça. Vamos abrir a Câmara e dar prioridade às pessoas!!!
Rogério Raimundo
Para um balanço a preto e branco, com várias tonalidades de cinzento
Daniel Adrião
O tempo que passa também é de oportunidades
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o