Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Leiria tem condições para ser Capital Europeia da Cultura?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 84 Director: Mário Lopes Segunda, 12 de Novembro de 2018
FURA, FURA: um “encontro olhos nos olhos”
Teatro da Rainha promove tributo a José Afonso
A companhia das Caldas da Rainha encerra o mês de Outubro com uma iniciativa original na área da música. De 25 a 27 de Outubro, FURA, FURA vai relembrar o “libertador de consciências”, com três concertos e uma exposição patente na Sala Estúdio do Teatro da Rainha. FURA, FURA reúne três universos de criação diferentes com um ponto em comum: o facto de ter como referência constitutiva José Afonso, um poeta que, para Fernando Mora Ramos, “tudo da voz tocou com magia melódica, ritmo vital e subtileza popular e erudita”. Mezzo Ensemble, Couple Coffee, João Afonso e João Lucas saúdam assim durante três dias, sempre às 21h30, a memória da figura de proa do “canto livre”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Lourdes Norberto, Manuela Maria, Paula Lobo Antunes e Álvaro Faria
Cine-Teatro de Alcobaça recebe peça de teatro “Felizmente não é Natal!”
O Cine-Teatro recebe, no dia 27 de Outubro (sábado), pelas 15h e pelas 21h30, a hilariante comédia de Carles Alberola, encenada por Celso Cleto “Felizmente não é Natal”. Uma peça que conta com a interpretação de conceituados actores nacionais como: Lourdes Norberto, Manuela Maria, Paula Lobo Antunes e Álvaro Faria. O espectáculo das 15h, que surge na sequência das comemorações do Dia Mundial do Idoso, terá como público-alvo idosos com mais de 60 anos, residentes no Concelho de Alcobaça, utentes de IPSS, familiares e funcionários. Nesse sentido, o Município de Alcobaça disponibiliza transporte de todas as sedes de concelho até à cidade, tendo o bilhete um valor especial de 5 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Galeria Mouzinho de Albuquerque
Júlio Resende: um nome maior da arte portuguesa em exposição na Batalha
A exposição “Momentos de um Trajecto”, da autoria de mestre Júlio Resende foi inaugurada no dia 14 de Outubro, na Galeria Mouzinho de Albuquerque, na Batalha. Uma mostra que reúne 58 obras, quase todas representativas do percurso de um dos maiores nomes da arte portuguesa do século XX, pintadas no Brasil, Goa, Moçambique e Cabo Verde. O longo trajecto do consagrado pintor portuense, de 90 anos de idade, passou, além da tela, pela pintura a fresco, vitral, painéis cerâmicos, ilustração de obras literárias e cenários teatrais. A não perder, até 25 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Casa-Museu Mário Botas com inauguração prevista para final de 2008
A construção da Casa-Museu Mário Botas, interrompida desde Abril de 2006, devido à renúncia do empreiteiro André Brás, poderá ficar concluída em 2008. Isabel Castro, directora da instituição da Nazaré, assegurou ao Tinta Fresca que à data, os pagamentos à empresa estavam em dia, encontrando-se a obra já na fase de acabamentos. A Fundação Mário Botas tomou posse da obra em Janeiro de 2007, estando previsto para breve o lançamento de um novo concurso. Refira-se que a obra do pintor nazareno permanece, desde 1998, na reserva do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 26 de Outubro
José Régio revivido nas Caldas da Rainha
O Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, o Museu do Hospital e das Caldas e a Associação Forense do Oeste inauguram, no dia 26 de Outubro, às17h30, na Capela de São Sebastião, a exposição “Espelhamentos- Herança literária de José Régio. À noite, pelas 21 horas, decorrerá no Café Central, mais uma edição do Café das Quintas, com a presença de Isabel Cadete Novais, do Centro de Estudos Regianos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado na Festa da Marioneta da Artemrede
Companyia Jordi Bertran apresenta espectáculo de marionetas em Santarém e Alcobaça
A Artemrede apresenta pela primeira vez uma Festa da Marioneta, até 18 de Novembro, em vários locais, nomeadamente nos associados desta estrutura. Neste âmbito, a Companyia Jordi Bertran, de Espanha, apresenta, no dia 25 de Outubro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, e no dia 31 às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça, o espectáculo de marionetas “Antologia”. Sete monólogos "musicais, plásticos e teatrais" para marionetas, compõem o espectáculo. O movimento, os pequenos detalhes, o humor, a poesia, produzem um magnetismo hipnótico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Instituto Bernardo Santareno
Gala, teatro, exposições e conferências marcam “Novembro, Mês de Santareno” em Santarém
Pelo segundo ano, o Instituto Bernardo Santareno vai organizar em colaboração com a Câmara Municipal de Santarém o “Novembro, Mês de Santareno”. O programa divide-se em três partes principais: ciclo de conferências, comemorações dos 50 anos da primeira exibição da peça “A Promessa” e a II Grande Gala Santareno. De destacar também a estreia do espectáculo "Bernardo Santareno: Os Túneis da Liberdade", pelo VETO Teatro Oficina, a 23 de Novembro e a exposição “Santarém, Capital do Teatro” patente ao público, de 5 a 30 de Novembro, no hall do Teatro Sá da Bandeira, que destacará Almeida Garrett, Bernardo Santareno, Alda Rodrigues e Mário Viegas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémios de escultura e pintura
Paulo Perre e Henrique do Vale vencem V Bienal de Artes Plásticas da Nazaré
O escultor Paulo Perre com o trabalho “Consersio in aliam naturam XII” e o pintor Henrique do Vale com “Ouro do mar vivo” foram os vencedores da V Bienal de Artes Plásticas da Nazaré, tendo os vencedores arrecadado os prémios de 3 000 e 2500 euros, respectivamente. Os 53 trabalhos seleccionados continuam em exposição no Centro Cultural da Nazaré até ao dia 21 de Outubro. Na cerimónia de premiação, que decorreu no dia 14 de Outubro, foram ainda atribuídas menções aos artistas Cristina Joana Oliveira, Rosa Pereira e José Fonte (menções honrosas em Pintura), e Conceição Cabral (menção honrosa em Escultura).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição “Cerâmica Contemporânea: 4 Autores Caldenses”
Galeria Municipal Osíris expõe obras de Ana Sobral, Bolota, Carlos Enxuto e Mário Reis
Depois da conceituada exposição “Cerâmicas para as arquitecturas. Azulejos com autores (1950-2000)”, a Galeria Municipal Osíris volta-se agora para o trabalho de quatro autores caldenses no âmbito da cerâmica contemporânea. Integrada também no conjunto de eventos propostos pela Festa da Cerâmica das Caldas da Rainha, inaugura a 25 de Outubro, às 18 h, a exposição “Cerâmica Contemporânea: Quatro Autores Caldenses”. Patente ao público até 31 de Dezembro, esta iniciativa reúne trabalhos de Ana Sobral, Bolota, Carlos Enxuto e Mário Reis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Centro Dramático Bernardo Santareno estreia peça “Noite de Assassinos”
O Centro Dramático Bernardo Santareno estreia dia 19 de Outubro, às 21h30, a peça “Noite de Assassinos”, no Teatro Sá da Bandeira. A peça volta a cena nos dias 20, 26 e 27 de Outubro. José Triana, escritor cubano, em 1965 ganhou o prémio de teatro, em Havana, com a peça A Noite dos Assassinos. Nesta peça, o autor, coloca três jovens adultos a brincar ao assassinato, tendo como alvo os seus próprios pais. Lalo, Cuca e Beba, são três irmãos que simulam sucessivamente serem eles próprios, os seus pais, os amigos da família, os vizinhos e familiares, numa actividade teatral intensa, em que simulam situações reais e imaginárias encaminhando-se para uma brincadeira terrível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cós – Alcobaça
Escultora Madalena Metelo produz Prémio
de Revelação Artística D. Benta de Aguiar
A jovem escultora Madalena Metelo é a autora do Troféu PRADBA 2007 - Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar. A obra foi produzida por sugestão do escultor José Aurélio, durante um estágio realizado pela autora no seu atelier em Alcobaça durante o Verão de 2007 . A obra ilustra a frase do epitáfio de D. Benta de Aguiar: "Benta na Vida, Águia na subida ao Ceo". Trata-se de uma peça cerâmica de grande beleza e sobriedade plástica, de cor branca, com cerca de 30 cm de altura e um peso de cerca de 0,6 kg.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Colecções de Mário Botas, Costa Pinheiro e SA Marionetas em exposição no Armazém das Artes
O Armazém das Artes inaugurou, no dia 5 de Outubro, três exposições em simultâneo: o espólio dos 10 anos da companhia SA Marionetas, a mostra “Spleen”, do pintor nazareno Mário Botas (1952-1983) e a obra gráfica do pintor Costa Pinheiro (1932 - ), considerado um dos mais importantes pintores da segunda metade do século XX. As exposições estarão patentes ao público até 31 de Dezembro, todos os dias das 14 h às 19h. As entradas são pagas, havendo descontos para estudantes, professores e seniores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Damião Porto inaugura exposição individual
de pintura na Galeria 57
A Galeria 57 promove uma exposição individual de trabalhos do pintor Damião Porto, no dia 13 de Outubro (sábado) pelas 21 horas, em Leiria. Na ocasião será lançado o livro onde se encontram reproduzidas as obras patentes na exposição “Histórias que nunca ninguém sabe…Parte 1”. Licenciado em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto, Damião Porto, depois de concluir a licenciatura, nunca mais parou de pintar e de nos surpreender com os seus trabalhos, fazendo exposições em Portugal e no estrangeiro. Apesar dos seus 32 anos, é neste momento um dos mais promissores pintores portugueses e um dos mais aplaudidos por alguns dos melhores críticos de arte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Obras concorrentes à Bienal de Artes Plásticas patentes ao público até 21 de Outubro
As obras concorrentes à V Bienal de Artes Plásticas da Nazaré - Prémio Thomaz de Mello estão patentes, até ao dia 21 de Outubro, no Centro Cultural da Nazaré. Cinquenta e três trabalhos foram seleccionados para concorrer aos prémios nas áreas de pintura e escultura, respectivamente no valor de 2.500 e 3.000 euros. A cerimónia de premiação decorrerá no dia 14 de Outubro (domingo), pelas 16 horas, no Centro Cultural da Nazaré. A Bienal de Artes Plásticas é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Outubro, Novembro e Dezembro
Município de Pombal promove Festival das Artes
Teatro, dança e música são as grandes artes a que o Município de Pombal dedica um festival durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, a decorrer no Teatro-Cine de Pombal. O musical ”Querido Che”, no dia 13 de Outubro e a peça “O Monstro às Escuras”, de Filipe Crawford, no dia 27 de Outubro são os primeiros espectáculos em cartaz.. Para assistir aos espectáculos, o Município de Pombal disponibiliza um Cartão Festival das Artes ao preço de 5 euros e que permite uma redução de aproximadamente trinta por cento na aquisição dos bilhetes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Festival Nacional de Teatro de Marionetas - Marionetas na Cidade”
Treze companhias nacionais de marionetas mostram encanto do teatro de rua
A companhia S.A. Marionetas organiza, de 5 a 14 de Outubro, na cidade de Alcobaça o “Festival Nacional de Teatro de Marionetas - Marionetas na Cidade”. Esta 10ª edição conta com a presença de 13 companhias que realizarão 30 espectáculos em 10 dias espalhados por toda a cidade. Destaque para a excelente exposição que reúne o espólio da companhia nos seus 10 anos de existência a decorrer no Armazém das Artes e para a estreia de “Ben Almanzor – o feitiço do mouro no Castelo de Alcobaça”. O espectáculo da S.A.Marionetas, que recriou a lenda de Ben Almanzor feita com sombras gigantes projectadas nas paredes do Castelo de Alcobaça, teve a originalidade de ser visionado à noite do largo do Mosteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Teatro da Rainha exibe "A Estação Inexistente" na Antiga Lavandaria do Hospital Termal
A “Estação Inexistente”, um texto constituído por duas peças de dois autores, Luigi Pirandello e Rocco D'Onghia, continua em cartaz na Antiga Lavandaria do Hospital Termal, nas Caldas da Rainha, até 14 de Outubro. A produção do Teatro da Rainha, em colaboração com o Centro Cultural da Malaposta, tem encenação de Fernando Mora Ramos e reúne no palco Isabel Lopes, Carlos Borges e Victor Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marionetas em Alcobaça 1997-2007, Costa Pinheiro - Obra Gráfica e Spleen- Mário Botas
Armazém das Artes inaugura em Alcobaça três importantes exposições no mesmo dia
Armazém das Artes inaugura, no dia 5 de Outubro às 16 horas, a exposição Marionetas em Alcobaça 1997-2007: espólio da Companhia SA Marionetas, Teatro de Bonecos - 10 anos. Uma impressionante mostra de Marionetas que abrange várias técnicas de manipulação. À mesma hora, são inauguradas duas outras exposições: “Costa Pinheiro – Obra Gráfica: 1953/2007” em colaboração com a Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, com toda a obra gráfica deste importante pintor português reunida numa apresentação inédita, e Spleen – Mário Botas, em colaboração com a Fundação Mário Botas, um importante conjunto de 51 obras desta importante figura da Cultura da Região Oeste, natural da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 de Outubro a 30 de Dezembro em Tomar
Núcleo de Arte Contemporânea mostra pinturas, desenhos e objectos de Albertina Mântua
Um conjunto de pinturas, desenhos e objectos de Albertina Mântua dão corpo, de 14 de Outubro a 30 de Dezembro, à 27.ª exposição temporária do Núcleo de Arte Contemporânea. A artista nasceu no ano de 1929 em Lisboa, em cuja Escola Superior de Belas-Artes se licenciou. Foi das poucas mulheres a participar nos primeiros momentos da intervenção surrealista, destacando-se os cadavre-exquis realizados em parceria com Vespeira. Partindo desse universo da década de 50, Albertina Mântua cruza múltiplas referências, desde Max Ernest a Magritte, com citações que recuam a Bosch, passando pelo Simbolismo e pelo Romantismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
António Trindade inaugura exposição de pintura na Galeria Conventual
António Trindade inaugurou, no dia 22 de Setembro, uma exposição de pintura na Galeria Conventual, em Alcobaça. Natural desta cidade, o professor da Escola Nacional de Belas Artes caracteriza-se por apresentar nos seus quadros imagens desfocadas, algo que tem a ver com a efemeridade das coisas, mostrando assim a realidade em mutação. Gosta de provocar uma certa tensão e um certo mistério nas suas obras e de mostrar as variações da existência humana e os seus estados de alma. A exposição irá estar patente ao público até ao dia 7 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A escola da Calçada de Carriche
Mário Lopes
OPINIÃO
Portugal e as Migrações: “Novos e Velhos Desafios”
Henrique Tigo
O Arquitecto Eugénio dos Santos
Luís Rosa
A nova cruz alta de Fátima
D. Serafim Ferreira e Silva
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o