Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 72 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
Um dos maiores dramaturgos portugueses de sempre
Santarém comemora 50º aniversário da primeira peça de Bernardo Santareno
“Novembro, mês de Santareno” é a primeira iniciativa do Instituto Bernardo Santareno para celebrar o 50º aniversário da primeira peça de um dos maiores dramaturgos portugueses de sempre. Do programa destaque para a conferência “Santareno entre o Céu e o Inferno”, proferida por Luís Rebello; a estreia nacional da peça “Ódio”, interpretada por Fernanda Lapa, uma Grande Gala, onde serão atribuídos os Prémios Santareno de Teatro; a apresentação do Prémio Nacional com o nome do autor, a inauguração do monumento à sua obra e a representação da peça “A Confissão”, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Batalha, Marinha Grande e Pedrógão Grande
XI ACASO – Festival de Teatro com mais de duas dezenas de espectáculos
A 11ª edição do ACASO – Festival de Teatro vai decorrer entre os dias 26 de Outubro e 2 de Dezembro. Serão mais de duas dezenas de espectáculos de teatro, música e dança, para além de várias exposições e vai decorrer nos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande e Pedrógão Grande. A abertura do festival terá lugar no dia 26 ( 5ª feira) às 21h30, no Auditório Municipal da Batalha, com a peça “O Canto do Cisne”, de Tchekov, pelo grupo “O Nariz”. A encenação é de Pedro Wilson e a interpretação de Henrique Martins e Pedro Oliveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com espectáculo de magia
Luís de Matos encerra 6ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande apresenta o espectáculo de ilusionismo “Enigma”, de Luís de Matos, no dia 28 de Outubro (sábado), às 21 horas, no Parque Municipal de Exposições, na Marinha Grande. Durante quase duas horas estão prometidas fantásticas ilusões, que apaixonam todos aqueles cuja imaginação lhes permite entrar num mundo de fantasia e magia. O show marca o encerramento da 6ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande – Prémio Pintor Fernando de Azevedo, marcada para o dia seguinte, 29 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espectáculo Artemrede
“A Barraca” leva peça “Os Renascentistas” ao Cine-Teatro de Alcobaça
Depois de ter passado por Santarém e Almeirim, a Artemrede apresenta, no dia 27 de Outubro às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça, a peça “Os Renascentistas, do grupo “A Barraca”. O texto e a encenação são de Hélder Costa e as interpretações de André Nunes, Gil Filipe, Mariana Abrunheiro, Luis Thomar, Pedro Borges, Rita Fernandes, Sérgio Moras e Susana Costa. Porquê escrever uma peça em que os personagens principais são Gil Vicente, Damião de Góis, Camões, Fernão Mendes Pinto e Chiado? Antes de mais, porque além de simbolizarem o que de melhor existiu como arte e literatura no nosso século de ouro, o século XVI, gosto deles como pessoas, confessa Hélder Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Artista inaugurou exposição na Batalha
Júlio Pomar: “Há muito pouca gente viva”
Júlio Pomar marcou presença, no dia 7 de Outubro, na Galeria Municipal Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, na exposição de pintura e escultura que decorre até 13 de Novembro denominada “Ópera Múltipla”. O artista, de 80 anos, um dos nomes contemporâneos mais marcantes das artes plásticas do nosso País explicou que a exposição se baseia num conjunto de réplicas das suas obras, concebidas a pensar na exibição simultânea em diversos locais. Pomar confessa que o que o leva a manter a sua produção cultural é o “estar vivo”, deixando, no entanto, escapar que “há muito pouca gente viva.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara quer democratizar a Cultura no concelho
Ministra da Cultura visita Bienal e Museu do Vidro da Marinha Grande
A ministra da Cultura esteve na Marinha Grande no dia 9 de Outubro, no âmbito de um périplo de dois dias ao distrito de Leiria. Ao final da tarde, Isabel Pires de Lima e a comitiva que a acompanhou visitou a 6ª Bienal de Artes Plásticas – Prémio Pintor Fernando de Azevedo e o Museu do Vidro. Estiveram também presentes o presidente do Instituto das Artes, o director do Instituto Português dos Museus, o delegado Regional da Cultura do Centro, o vice-presidente da Câmara, vereadores e presidente da Assembleia Municipal, a presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes, governador Civil de Leiria, entre outras entidades locais e regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
“Marionetas na Cidade”: maior festival de bonecos do País está na rua
A 9º edição do festival ”Marionetas na Cidade” prossegue até 15 de Outubro contando com a presença de 19 companhias, 17 das quais nacionais, e 3 estrangeiras na rubrica “Dom Roberto Convida…”. Ao todo serão 53 espectáculos em 10 dias espalhados um pouco por toda a cidade de Alcobaça. Segundo José Gil, este é o maior festival de sempre, pelo que manifesta o seu convencimento de que “vai mexer socialmente com a rotina das pessoas porque 90% do festival vai decorrer na rua, nomeadamente, no espaço requalificado junto ao Mosteiro de Alcobaça.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Vivilde Ferreira expõe "Enigmas da visibilidade" na Galeria 57
A Galeria 57 - arte contemporânea de Leiria inaugura, no dia 14 de Outubro pelas 16h30, a exposição individual de pintura de Vivilde Ferreira intitulada "Enigmas da visibilidade". Na ocasião, será também apresentado o livro alusivo à exposição, a qual estará patente ao público até 18 de Novembro. A pintora nasceu em Leiria em 1977, tendo concluído a licenciatura em Pintura pela Escola Universitária Artística de Coimbra e uma pós-graduação em Práticas e Teorias do Desenho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Ópera Múltipla” na Batalha
Galeria Mouzinho de Albuquerque recebe pintura e escultura de Júlio Pomar
A Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque recebe, de 7 de Outubro a 13 de Novembro, cerca de 30 peças, entre pintura, gravura e escultura, da autoria de Júlio Pomar, um dos nomes contemporâneos mais marcantes das artes plásticas do nosso País. Com uma carreira consagrada no plano nacional e internacional, Júlio Pomar, é, actualmente, um dos ícones mais representativos do espírito criador luso, com inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização da companhia S.A.Marionetas-Teatro & Bonecos
“Marionetas na Cidade” prometem 10 dias de encantamento em Alcobaça
A 9º edição do festival ”Marionetas na Cidade” foi inaugurada no dia 5 de Outubro com uma exposição na Escola Adães Bermudes sobre a vida do fantocheiro Cesário Cruz Nunes (1942-1952) e a colectiva de Fotografia “A Marioneta”, da autoria de Ana Pereira, António Guerra, Joaquim Pesqueira e Pedro Medeiros. Logo depois, a associação juvenil Pouco de Branco fez animação de rua no centro histórico da cidade. O festival estende-se até 15 de Outubro, contando com a presença de 19 companhias, 17 das quais nacionais, e 3 estrangeiras. Ao todo serão 53 espectáculos em 10 dias espalhados um pouco por toda a cidade de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Museu de Cerâmica inaugura exposição de cerâmica contemporânea japonesa
O Museu de Cerâmica inaugura no dia 21 de Outubro, uma exposição de cerâmica contemporânea japonesa, com o alto patrocínio da Embaixada do Japão e da Fundação do Japão. A mostra revela um conjunto de 44 obras de referência reveladoras de uma renovada e original linguagem plástica cerâmica, não deixando de veicular a tradição. A exposição, patente ao público até 23 de Novembro, será acompanhada de actividades complementares organizadas pelo Serviço Educativo do Museu, com visitas temáticas, sessões de contos japoneses, oficinas de origami e de escrita japonesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra de Rabiscos Conventuais
RABISQUITS 2006: jovens artistas plásticos saem à rua e suscitam curiosidade em Alcobaça
Um grupo de jovens artistas plásticos, sobretudo do concelho de Alcobaça, levou a efeito, de 30 de Setembro a 2 de Outubro, no espaço da Praça D. Afonso Henriques, junto ao Mosteiro de Alcobaça, uma mostra dos seus trabalhos. A ideia da Rabisquits 2006 – Mostra de Rabiscos Conventuais, partiu dos artistas Rita Pimenta e Gonçalo Tarquínio, tendo suscitado a curiosidade de centenas de pessoas, turistas e residentes, especialmente na sexta-feira, primeiro dia de exposição. Entre trabalhos executados ao vivo, instalações e muitos esboços de desenho, a mostra chamou a atenção para o cada vez maior número de jovens artistas alcobacenses em actividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Co-produção Artemrede eTeatro Nacional D. Maria II
“Vermelho Transparente” estreia no Centro Cultural do Cartaxo
A Artemrede, em co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II, apresenta um espectáculo de teatro “Vermelho Transparente”, a partir da obra de Jorge Guimarães, com estreia descentralizada, no dia 7 de Outubro às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo. A encenação é de Rui Mendes e a interpretação de Luís Esparteiro e Helena Laureano. O espectáculo será exibido a 27 de Outubro em Almeirim e de 7 Novembro a 30 de Dezembro, no Teatro Nacional D. Maria II.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra decorre de 7 de Outubro a 4 de Novembro
Companhia Chapitô abre Festival de Teatro de Pombal
O Festival de Teatro de Pombal realiza-se de 7 de Outubro a 4 de Novembro, numa organização do Município de Pombal, com a colaboração do Teatro Amador de Pombal. A Companhia do Chapitô abre a mostra teatral no dia 7 de Outubro às 21h30, com a peça «Talvez Camões», seguindo-se a Companhia Teatral do Chiado, Teatro Os Papa-Léguas, Pedro Tochas, Associação Cultural Marionetas em Algazarra, Associação Cultural Bica Teatro, Teatro Amador de Pombal e GATA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Praça D. Afonso Henriques recebe Rabisquits - Mostra de Rabiscos Conventuais
A RABISQUITS 2006 - Mostra de Rabiscos Conventuais vai realizar-se no fim-de-semana de 29 de Setembro a 1 de Outubro, na praça D. Afonso Henriques, em Alcobaça. O projecto consiste essencialmente na motivação, quer de jovens artistas quer da população em geral, para a sensibilização das artes plásticas, sentindo a necessidade de desenvolver eventos desta natureza no concelho, a fim de preencher o panorama cultural contemporâneo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria e Marinha Grande
VI Festival de Jazz da Alta Estremadura recebe estrelas nacionais e internacionais
As cidades de Leiria e Marinha Grande recebem, entre 29 de Setembro e 8 de Outubro, a VI edição do Festival de Jazz da Alta Estremadura, numa organização conjunta das duas Câmaras Municipais e da Associação de Desenvolvimento e Cooperação Atlântida. Este ano o Festival voltará a contar com nomes de relevo do circuito internacional, como o guitarrista Adam Rogers, ex-colaborador de músicos como Brecker Brothers e Norah Jones, o saxofonista Chris Cheek, um dos mais interessantes da actualidade e o trio liderado por Greg Maret (harmónica), que nos visitou recentemente com Pat Metheny.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Festival ”Marionetas na Cidade” com 53 espectáculos em cartaz
A companhia S. A. Marionetas - Teatro & Bonecos organiza mais uma vez o festival ”Marionetas na Cidade”, este ano de 5 a 15 de Outubro. Ao longo da sua história, o festival foi crescendo, tornando-se já uma referência nacional no panorama do teatro de marionetas. Esta 9ª edição conta com a presença de 19 companhias, 17 das quais nacionais, e 3 estrangeiras na rubrica “Dom Roberto Convida…”. Inserido no festival realiza-se também o 2º Encontro do “Teatro Dom Roberto”. No total, serão 53 espectáculos em 10 dias, espalhados um pouco por toda a cidade de Alcobaça.Consulte aqui o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Livre concorrência nos média e orçamentos zero
Mário Lopes
OPINIÃO
Avaliação Estratégica de Impactos
Henrique Tigo
Dos Arquivos aos Centros Municipais de Conhecimento
Miguel Silvestre
A Lei das Finanças Locais
Paulo Inácio
Gerir Cidades
Rui Rasquilho
As Verdades Inconvenientes e o Turismo
Jorge Mangorrinha
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o