Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o melhor candidato presidencial?
Ana Gomes
André Ventura
João Ferreira
Marcelo Rebelo de Sousa
Marisa Matias
Tiago Mayan Gonçalves
Edição Nº 237 Director: Mário Lopes Segunda, 30 de Novembro de 2020
Projeto Teatro em Formação do Teatro Virgínia
Teatro Maior de Idade estreia em Torres Novas peça “A Cantora Careca”
O Teatro Maior de Idade, do projeto Teatro em Formação do Teatro Virgínia, estreia no sábado, dia 7 de novembro, às 21h30 o seu mais recente espetáculo, fruto do trabalho desenvolvido ao longo do último ano de ensaios. A Cantora Careca é uma obra de Eugéne Ionesco, escrita em 1948, que nega os valores críticos e literários da época traçando o caminho do antiteatro, conduzindo-o, assim, ao sucesso atual de escritor teatral. Ionesco rompe com o seu teatro do absurdo, todo o convencionalismo literário defendendo que a arte tem como objeto fundamental transmitir angústia. Essa angústia pode ser provada através de A Cantora Careca onde a palavra se transforma num fim e não num meio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre até 11 de novembro
Festas da Cidade de Torres Vedras arrancam
a 27 de outubro adaptadas à atual pandemia
As Festas da Cidade de Torres Vedras estão de regresso. Entre 27 de outubro e 11 de novembro, Torres Vedras assinala as festividades com um programa diferente do habitual, adaptado à atual pandemia de COVID-19, e contando com a transmissão de várias iniciativas em meio digital. A missa em honra de São Gonçalo de Lagos * dá início ao programa, estando marcada para o dia 27, terça-feira, às 19h00, na Igreja de Nossa Senhora da Graça. Uma das novidades deste ano consiste na iniciativa “Acordeão nas ruas”, que vem substituir as tradicionais “Merendas do Acordeão”. Desta forma, a população de todas as freguesias do Concelho poderá assistir à atuação de acordeonistas, que irão atuar em várias ruas de cada freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição de fotografia "Identidade Territorial - Imaginário Visual da Região"
Domingos Alvão e João Daniel representam Alcobaça em exposição inaugurada no m|i|mo
A exposição de fotografia "Identidade Territorial - Imaginário Visual da Região", uma mostra de imagens simbólicas do legado histórico, social e patrimonial dos 26 municípios parceiros da Rede Cultura 2027, criada para dinamizar a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027, foi inaugurada no dia 23 de outubro, em Leiria, no mimo - Museu da Imagem em Movimento. Alcobaça faz-se representar por trabalhos de Domingos Alvão e de João Daniel (reinterpretação de uma fotografia de Domingos Alvão), e uma peça da coleção do Museu Raul da Bernarda - Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Procolor, do grupo AkzoNobel, é parceira da Fundação Anouk para a criação de murais terapêuticos
AkzoNobel cria série de murais terapêuticos
no Centro Hospitalar do Oeste
A AkzoNobel e a Fundação Anouk juntaram-se uma vez mais para a criação de uma série de murais terapêuticos no Centro Hospitalar do Oeste nas Caldas da Rainha– dando continuidade a uma parceria com mais de 12 anos. Os murais foram desenhados em vários quartos, corredores e salas de espera, utilizando tintas doadas pela marca Sikkens, do grupo AkzoNobel, pertencente à empresa. As obras de arte ajudam a criar um ambiente acolhedor, a reduzir a ansiedade e a oferecer uma atmosfera relaxante aos pacientes e respetivas famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo segundo ano consecutivo
Artes à Vila vence Iberian Festivals Awards: Best Small festivals é no Mosteiro da Batalha
Decorreu no dia 17 de outubro, a 5ª edição da gala dos Iberian Festival Awards, que reconhece e premeia toda a indústria dos festivais de música ibéricos e conta com um painel de júris nacionais e internacionais. O Artes à Vila é vencedor na categoria de Best Small festivals referente a 2019 e é reconhecido pelo público pelo segundo ano consecutivo. A edição de 2019 estará sempre na memória com momentos únicos e inesquecíveis com mais de 15 concertos, exposições, workshops e ações de formação no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desafio do presidente do Turismo Centro de Portugal foi lançado na abertura do 13.º Festival ART&TUR
Pedro Machado defende cooperação regional para atrair produções cinematográficas
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, propôs, no dia 20 de outubro, a criação de um instrumento financeiro regional que permita aos vários territórios da região Centro captarem produções cinematográficas internacionais. A proposta foi feita durante a sessão de abertura da 13.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que se iniciou terça-feira e que vai decorrer até ao dia 23, no Teatro Viriato, em Viseu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encerramento do Congresso decorre dias 23 e 24 de outubro em Leiria e Caldas da Rainha
Congresso "O Futuro da Nossa Cidade" convida Tolentino de Mendonça e François Matarasso
No ano capital da candidatura de Leiria (e 25 municípios) a Capital Europeia da Cultura 2027, o encerramento do congresso internacional “O Futuro da Nossa Cidade”, presidido pelo Luís Filipe Castro Mendes, junta no mesmo debate alguns dos nomes maiores do momento: Tolentino de Mendonça, Alexandre Quintanilha, François Matarasso, Kepa Korta. Serão dois dias, 23 e 24 de outubro, que lançam, no território, e no país, um debate europeu sobre a importância da cultura, como elemento de coesão territorial fundamental para o futuro das cidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Teatro e concerto com Lena d’Água celebram
6º aniversário da reabertura do Teatro Stephens
A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, assinala o sexto aniversário da sua reabertura, de 22 a 29 de outubro, com programação de teatro e um concerto com Lena d’Água. A peça de teatro “O Faroleiro”, com encenação de Tiago Mateus para Estado Zero Associação Cultural – Integrado no XXV FESTIVAL ACASO abre as celebrações no dia 22 de outubro às 21h30. No dia 24 de outubro, às 16h, terá lugar a peça de teatro infantil “Autozinho da Barca do Inferno & Animais Nossos Amigos”. No dia 25 de outubro às 17h, a cantora Lena D’água apresenta “Desalmadamente” no Teatro Stephens. Finalmente, no dia 29 de outubro às 21h30, a peça de teatro “O Dom de Rixote” sobe ao palco com encenação de Pedro Wilson para O Nariz – Integrado no XXV Festival Acaso
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
“Alma”, de Tiago Correia, sobe ao palco sábado no Teatro Virgínia
A peça «Alma», distinguida com o Grande Prémio de Teatro Português SPA 2018, sobe ao palco do Teatro Virgínia este sábado, dia 17 de outubro, a partir das 21h30. O júri realçou a qualidade da obra, “as personagens apresentam-se com uma autenticidade surpreendente: num texto que dirige um olhar lúcido e questionador sobre a futilidade do mundo contemporâneo.” É uma peça sobre a juventude, a solidão e a possibilidade de confiança na amizade e no amor, a importância de que se revestem os laços familiares e a transmissão de valores entre gerações são alguns dos temas abordados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Santarém organiza “Por Terras de Cabral”
Colóquio internacional em Santarém assinala 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral
De 8 a 11 de Outubro, “Por Terras de Cabral” junta Gilberto Gil, Onésimo Teotónio Almeida, Ivan Lins, António Zambujo, Tim Bernardes, Pedro Abrunhosa, Tom Zé, Bruno Nogueira, Gregório Duvivier e Mariana Cabral (Bumba na Fofinha) num ciclo de conversas online que aproxima Santarém do Brasil. Há 500 anos falecia, em Santarém, o navegador e explorador português Pedro Álvares Cabral, ficando sepultado na Igreja de Santa Maria da Graça, monumento nacional desde 1910 e um dos mais importantes exemplares da arte gótica em Portugal. Quase três séculos depois, há 198 anos, dava-se a Independência do Brasil. É a partir destes dois momentos históricos que o município de Santarém promove “Por Terras de Cabral” um diálogo on-line entre Portugal e Brasil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal promove Festival de Arte Urbana
Marinha Grande vai ter o Festival Sopro
inspirado na tradição marinhense
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai promover o Festival “Marinha Grande, Sopro: Arte Pública”, com curadoria da associação Riscas Vadias, de 25 de outubro a 13 de novembro de 2020. Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, “a arte urbana é uma expressão artística poderosa e impactante que queremos estimular na Marinha Grande. O Festival Sopro, inspirado na tradição marinhense, é apenas o início de um trabalho a longo prazo que queremos cumprir no que toca à arte urbana e à cultura no concelho da Marinha Grande. Para além disso, este Festival reserva-nos uma surpresa em homenagem ao escultor marinhense Joaquim Correia, no centenário do seu nascimento”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
23º Festival Marionetas na Cidade
Marionetas dinamizam a cidade de Alcobaça
este fim de semana
Pelo 23º ano consecutivo, o Festival Marionetas na Cidade dinamiza este fim de semana (de 2 a 4 de outubro) a cidade de Alcobaça com uma programação dedicada ao que de melhor se faz a nível nacional na área do teatro de marionetas. Promovido pela multipremiada companhia alcobacense S.A. Marionetas com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, a edição deste ano irá apresentar 10 companhias, 11 Espetáculos, 26 Apresentações, 2 Exposições, durante 3 dias em 5 recintos. Dados os constrangimentos resultantes do contexto da pandemia do COVID-19, o festival irá realizar-se integralmente em espaços ao ar livre, com reserva antecipada de lugares de entrada gratuita, através do email sam@samarionetas.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Estrada Nacional Nº 1
Nuno Catita
Alcobaça e o Futuro
Rui Alexandre
Dever de informar
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o