Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 236 Director: Mário Lopes Sexta, 30 de Outubro de 2020
No centenário do seu nascimento
Mosteiro da Batalha/DGPC publica e-Book
sobre o ator e dramaturgo Miguel Franco
No ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, o Mosteiro da Batalha relembra o dramaturgo, encenador e ator Miguel Franco, autor de “O Motim” e de “A Legenda do Cidadão Miguel Lino”. Numa edição do Mosteiro da Batalha/DGPC, coordenada por Maria João Franco, vai ser publicada uma palestra inédita “Como Acontece Teatro” de 1973, os testemunhos de Maria João Franco, a transcrição de uma entrevista com Basílio Artur Pereira, o “Alcaide do Castelo de Leiria”, bem como dois textos de 1973: do crítico João Gaspar Simões e de José Travaços Santos, seu amigo. O e-Book será lançado on-line a 25 de setembro, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa decorre de 19 de setembro a 18 de dezembro
Comemorações do Centenário do Nascimento
de Bernardo Santareno arrancam em Santarém
As comemorações do Centenário do Nascimento de Santareno vão decorrer de 19 de setembro a 18 de dezembro, na cidade de Santarém. Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (Santarém, 19 de Novembro de 1920 — Oeiras, 29 de Agosto de 1980) é considerado o maior dramaturgo português do século XX. Formado em Medicina psiquiátrica, Bernardo Santareno rapidamente conciliou a sua profissão de médico com a de escritor. Primeiro poeta, autor de três livros e mais tarde, em muito influenciado pelas experiências como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia que incluiria no seu único livro de narrativas, «Nos mares do fim do mundo», dedicou-se ao teatro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
26 apresentações de 11 espetáculos serão apresentados por 10 companhias
23ª edição do festival Marionetas na Cidade vai decorrer de 2 a 4 de outubro em Alcobaça
A 23ª edição do festival Marionetas na Cidade irá decorrer de 2 a 4 de outubro na cidade de Alcobaça. São 26 apresentações de 11 espetáculos apresentados por 10 companhias ao longo de 2 dias em 5 recintos. Haverá duas exposições patentes no Museu do Vinho de Alcobaça com inauguração a 2 de outubro pelas 18h00 até 2 de novembro, com entradas livres: Manipulações Ilustradas 2003 – 2020, de Rui Sousa, e Marionetas, de Carlos Reis. Esta edição tem a particularidade de ser totalmente realizada ao ar livre e totalmente gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
World Press Cartoon
Cartunistas internacionais vão estar disponíveis sábado para fazer caricaturas dos caldenses
Este sábado, 19 de setembro, se for ao Café Central, Citrus, Dominó, Contradição ou Venézia e lhe oferecerem uma caricatura, não estranhe! Alguns dos mais conceituados cartunistas do mundo estão nas Caldas da Rainha para participar em mais uma edição do World Press Cartoon e sábado, a partir das 11 horas, vão estar nestes locais para surpreender os caldenses com a sua criatividade e talento. Em anos anteriores, a iniciativa normalmente decorria nas ruas da cidade mas este ano, devido à previsão de chuva, optou-se por realizar a mesma dentro de alguns dos cafés do centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição da iniciativa internacional RHI
Projeto Revolution_Hope_Imagination marca presença em Alcobaça de 18 a 21 de setembro
A iniciativa RHI - Revolution_Hope_Imagination, um projeto que pretende criar um diálogo entre a arte e os negócios, a cultura e o turismo, regressa ao concelho de Alcobaça entre os dias 18 e 21 de setembro. A nível nacional o evento decorre de 18 a 25 de setembro. O projeto é levado a cabo pela Arte Institute, organização sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz em todos os continentes. Em quase 9 anos já promoveu quase 900 artistas e esteve presente em 36 países e 86 cidades. É o único projeto português no mundo que, de forma sustentada, tem conseguido promover a cultura contemporânea e a marca “Portugal”, transversalmente em todas as áreas artísticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Companhia S.A.Marionetas representa Portugal na Eslováquia com Teatro Dom Roberto
A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos, de Alcobaça, irá representar Portugal em Festival na Eslováquia na cidade de Bratislava. Esta participação será a primeira fora do país desde o início da pandemia covid-19. Será apresentado o teatro tradicional de marionetas português o "teatro Dom Roberto" dia 19 de setembro no festival Puppets in the Park. Para além da companhia portuguesa, irão estar representantes de Itália, Inglaterra, França e Eslováquia. Já em outubro, de 2 a 4, a companhia organiza a 23ª edição do festival Marionetas da Cidade na cidade de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessões de teatro decorrem até final de setembro ao ar livre
“Gargalhadas Desconfinadas” reiniciam
a programação cultural na Chamusca
O Município da Chamusca retomou a oferta cultural aos munícipes do concelho, após o período de confinamento, com uma proposta de espetáculo de teatro de rua intitulado “Gargalhadas Desconfinadas”, produzido pela Companhia de Teatro do Ribatejo, com apoio e organização do Município. As sessões de teatro decorrem durante as sextas-feiras de agosto e de setembro, ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Municipal da Chamusca, tendo-se iniciado a 21 de agosto, com repetição de mais duas sessões a 28 de agosto, e ainda novas sessões durante todas as sextas-feiras de setembro e outubro, com a possibilidade de existirem duas sessões em cada dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PIN’ARTE decorre nesta freguesia do concelho da Chamusca
Festival de Arte Urbana em Contexto Rural anima Ulme de 11 de setembro a 11 de outubro
A freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe o PIN’ARTE – Festival de Arte Urbana em Contexto Rural, de 11 de setembro a 11 de outubro. Durante um mês, sobretudo aos fins de semana, diversos artistas de rua vão pintar murais, fazer esculturas ao vivo e deixar as suas obras espalhadas pelas ruas de Ulme e do Semideiro, num festival que tem dado vida e cor a esta freguesia. Um dos destacados artistas que vai marcar presença nesta edição será Óscar Rodrigues, o famoso escultor que usa a motosserra como instrumento de trabalho e que, recentemente, realizou o famoso busto de Miguel Torga na raiz do negrilho. O artista vai realizar uma escultura ao vivo no Semideiro, nos dias 3 e 4 outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do Presidente da República e da ministra da Cultura
Perve Galeria reabre com ciclo comemorativo dos seus 20 anos de existência em Alfama
Encerrada desde março, devido às medidas de confinamento, a Perve Galeria retoma a sua atividade no dia 19 de setembro, inaugurando um ciclo comemorativo dos seus 20 anos de existência em Alfama, com uma mostra intitulada "Diálogos 2.0" que contará com mais de uma centena de obras de arte que permitem revisitar outras tantas exposições que esta instituição foi apresentando, desde o ano 2000, nos seus espaços no centro histórico da capital portuguesa, onde tem também instalada a Casa da Liberdade - Mário Cesariny, e noutros locais de referência em Portugal e no estrangeiro. São duas décadas de divulgação das artes visuais que a Perve Galeria comemora, com a inauguração a contar com a presença de destacadas personalidades, entre as quais a do Presidente da República, da Ministra da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 150 mil euros
Câmara de Santarém assina protocolo de apoio financeiro com associações e agentes culturais
A assinatura dos protocolos relativos ao apoio financeiro do Município de Santarém a associações e agentes culturais decorreu, dia 10 de setembro, no Convento de S. Francisco. Foram assinados 29 protocolos, relativos ao apoio a 55 candidaturas aprovadas, sendo 9 de Atividade Permanente (Programa Anual – 85.000€) e 46 de Atividade Pontual (Projeto Pontual – 65.000€) e Festivais. Os projetos serão dinamizados até 15 de abril de 2021, nas áreas do teatro, música, dança e expressão corporal, cultura tradicional, artes plásticas, pesquisa, investigação e desenvolvimento e em iniciativas de âmbito transdisciplinar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizada pela Artemrede
Festival Manobras em edição dupla passa por Abrantes, Alcanena, Pombal, Sobral e Tomar
A iniciativa organizada pela Artemrede apresenta-se agora no outono de 2020 e na primavera de 2021, assegurando programação cultural em 15 territórios. A programação, conhecida esta segunda-feira, dia 7 de setembro, em Pombal, acontece numa primeira fase de 12 de setembro a 31 de outubro, com iniciativas em Abrantes, Alcanena, Barreiro, Montemor-o-Novo, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar. O festival contará nesta primeira fase com 27 apresentações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro Nacional de Aguarela
Vinte aguarelistas nacionais captaram a beleza do concelho de Torres Vedras
O concelho de Torres Vedras voltou a acolher o Encontro Nacional de Aguarela. Na segunda edição deste evento, que decorreu de 28 a 30 de agosto, os talentosos artistas participantes na mesma retrataram o centro histórico de Torres Vedras, Porto Novo, a zona das escarpas da Maceira e a vila do Turcifal, abordando estes locais sob diferentes prismas, que foram de panorâmicas mais gerais a pequenos pormenores que podem passar mais despercebidos ao comum dos observadores, numa multiplicidade pictórica que patenteou a beleza natural e edificada do concelho de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“onde as maçãs crescem”
Carlos Lopes Pires lança último livro de poesia no jardim da Casa-Museu João Soares
No dia 12 de setembro, sábado, pelas 17h00, terá lugar o lançamento do último livro de poesia de Carlos Lopes Pires, de Leiria, no jardim da Casa-Museu João Soares, em Cortes – Leiria, ao ar livre e na observância das atuais limitações de contingência pandémica. Neste livro, que tem por título “onde as maçãs crescem”, com 202 páginas, espelha uma bem atual «reflexão sobre o significado das palavras e dos nomes, particularmente sobre a morte e o seu sentido, sobre a esperança, sobre o amor nas suas diversas vertentes…». A obra, com a chancela da editora “Hora de ler”, será apresentado por Luís Vieira da Mota e António Nunes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antiga escola do concelho de Torres Vedras foi requalificada
Escola de Alfeiria vai ser residência artística para artistas, investigadores e curadores
A antiga Escola de Alfeiria foi convertida em residência artística no âmbito do projeto RAMA - Residências Artísticas Maceira Alfeiria. A cerimónia de inauguração do espaço decorreu no dia 1 de setembro, em Alfeiria. A RAMA - Residências Artísticas Maceira Alfeiria, para além deste espaço, conta com um estúdio, que funciona numa antiga adega, na localidade de Maceira, na freguesia de União das Fregueisas de Dois Portos e Runa. Destinada a artistas, investigadores e curadores nacionais e internacionais, a RAMA pretende desenvolver-se como centro de investigação avançada no campo das artes e do cruzamento com as ciências e a educação, procurando ideias para a sustentabilidade, a ecologia e o equilíbrio entre sistemas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Dia Mundial do Coração
Dr. Luís Negrão
Como se preparar para as pandemias pós-pandemia: riscos para a saúde da visão
Dr. Raúl de Sousa
Hepatites crónicas e a importância do diagnóstico precoce
DR. Arsénio Santos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o