Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O coronavírus COVID-19 vai tornar-se um problema grave em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Quinta, 2 de Abril de 2020
Jorge Carlos Fonseca impressionado com o Festival Literário Internacional de Óbidos
Presidente da República de Cabo Verde participa durante três dias no Folio 2019
O Presidente da República de Cabo Verde participou nos primeiros três dias do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que foi inaugurado no dia 10 de outubro e se prolonga até ao dia 20 de outubro. Jorge Carlos Fonseca gostaria que se mantivesse uma ligação forte com Óbidos, de forma a trocar experiências culturais, com base no que acontece no Folio. Em Cabo Verde há dois importantes festivais literários e Óbidos poderá servir de exemplo pela forma como envolve a comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ricardo Araújo Pereira foi um dos autores convidados este domingo
Marcelo Rebelo de Sousa: “O que torna único o Folio é o seu lado inesperado e inovador”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é um fã desde a primeira hora do FOLIO – Festival Literário de Óbidos e, como não poderia deixar de acontecer, esteve este domingo, 13 de Outubro, na vila histórica para participar neste evento e assistir a algumas das sessões, onde acabou também por ser um dos protagonistas. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o facto de o FOLIO ter temáticas para vários públicos e, por isso, ser tão abrangente. O Chefe de Estado considerou também que o tema escolhido foi muito importante, porque aborda muitas questões e “toca toda a gente, atraindo públicos muito diversos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de atividades decorre até final de novembro
Programa cultural em Leiria marca Centenário de Sophia de Melo Breyner Andresen
O centésimo aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2019) vai ser assinalado pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira com um programa de atividades a decorrer até ao final de novembro e com uma exposição fotográfica em janeiro de 2020. Nos dias 2, 6, 9, 16, 23 e 30 de novembro, tem lugar a exibição de um documentário biográfico sobre a poetisa. O Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen começou a ser assinalado, em Leiria, no dia 12 de outubro, com o bailado “Na Substância do Tempo”, apresentado no Teatro José Lúcio da Silva pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da Rede Eunice AGEAS
Centro Cultural do Cartaxo selecionado para receber peças do Teatro Nacional D. Maria II
O Centro Cultural do Cartaxo (CCC) foi selecionado, entre 19 concorrentes, para integrar o grupo de três novos espaços culturais que se juntam à Rede. Até 2022, o Centro Cultural vai receber nove peças de teatro – três por temporada. O anúncio dos três teatros selecionados para integrar a Rede Eunice Ageas (REAgeas) ao longo dos três próximos anos foi realizado no dia 22 de outubro, no Salão Nobre Ageas, numa apresentação que contou com a presença da atriz Eunice Muñoz e de representantes do Teatro Nacional D. Maria II, do Grupo Ageas Portugal, e das três autarquias que passam a integrar esta rede – Cartaxo, Bragança e Portalegre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada custa 2,5 milhões, mas é financiada por fundos comunitários
Cineteatro de Ourém inicia obras profundas para ser espaço cultural de primeira qualidade
A requalificação do Cineteatro Municipal de Ourém prossegue dentro dos prazos e em bom ritmo, sendo perfeitamente visíveis os efeitos desta intervenção profunda, levada a cabo pela Câmara Municipal de Ourém, no sentido de oferecer à comunidade um centro de artes e espetáculos modernizado e de primeira qualidade. O projeto visa a reabilitação de um espaço com mais de três décadas ao serviço da população. Inaugurado em setembro de 1988, o antigo Cineteatro Municipal proporcionou concorridas sessões de cinema durante largos anos, tendo oferecido palco às mais variadas ações culturais, como o histórico Cenourém, festival de teatro com duas décadas de existência, sempre com o antigo Cineteatro como pano de fundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras integram candidatura de Kranj a Capital Europeia da Cultura
Forcados de Coruche brilham no maior festival de fotografia da Europa
O Grupo de Forcados Amadores de Coruche está em grande destaque num dos maiores festivais internacionais de fotografia da Europa, que este ano decorre na Eslovénia no âmbito da candidatura de Kranj a Capital Europeia da Cultura 2025. Cada elemento do grupo foi retratado individualmente por Horst Friedrichs, um dos fotógrafos mundiais mais premiado da atualidade, numa série a que deu o nome – Minotauro. As obras vão ficar expostas durante todo o evento, entre os dias 5 e 13 de novembro, para o qual os Forcados Amadores de Coruche foram nomeados embaixadores oficiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Cinema de Turismo realiza-se em Torres Vedras de 22 a 25 de outubro
Filme promocional do Centro de Portugal vence prémio do público do Festival ART&TUR
O filme “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?” (https://bit.ly/2WnVXmi), produzido pela Slideshow para o Turismo Centro de Portugal, foi o grande vencedor do prémio do público no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo. O festival vai ter lugar em Torres Vedras, de 22 a 25 de outubro. Pela primeira vez na sua história, o Festival ART&TUR ofereceu este ano ao público a oportunidade de votar nos melhores filmes e documentários de turismo na competição, através dos People’s Choice Awards. A votação, dividida em três categorias, decorreu no website do Festival, entre 9 de setembro e 9 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora
Biblioteca Municipal de Alcobaça celebra 18 anos com Marionetas e bolo de aniversário
A Câmara Municipal de Alcobaça celebrar a entrada na maioridade da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 23 de novembro, sábado, que, este ano, cumpre 18 anos de serviço à comunidade como espaço de cultura. As velas serão sopradas a partir das 17h00, mas antes, pelas 16h00, traga toda a família ao Auditório da Biblioteca para assistir ao espetáculo de teatro de marionetas “Para que Servem as Mãos”, pela companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CELA - Connecting Emerging Literary Artists
Óbidos participa na 1ª reunião do projeto CELA do Programa Europa Criativa
Nos dias 24 e 25 de outubro, decorreu, em Bruxelas, a primeira reunião de trabalho do projeto CELA - Connecting Emerging Literary Artists, sendo a Câmara Municipal de Óbidos um dos 9 parceiros que integra projeto do Programa Europa Criativa. Este programa, que vai na sua segunda edição, decorrerá até 2023. O seu objetivo é o de aumentar a capacidade de uma nova geração de criadores literários para trabalhar numa escala internacional e para o público europeu. Permite uma cooperação transnacional intensiva entre escritores, tradutores e profissionais literários em início de carreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas Comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura
Cine-Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro celebra reabertura com bailado “Da Vinci”
As Comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura do Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro vão ter lugar no dia 9 de novembro às 21h30, com o Bailado “Da Vinci”, pela Opera – Ballet, com produção da Dance Company, com coreografia de Julia Olmedo, “Da Vinci” é o resultado de um profundo estudo da mítica figura de Leonardo. De todos os pontos de vista Da Vinci é um crossover / fusão de arte, unindo o melhor da música, da dança, do canto e da história, para oferecer ao público um bailado único.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor premiado pelas ilustrações do livro “A Guerra”
Secretária de Estado da Cultura entrega Prémio Nacional de Ilustração a André Letria no Folio
“Em Óbidos a literatura é promoção do livro e da leitura, mas é também reabilitação de lugares abandonados, espaço de debate e partilha de ideias e centro de interesse turístico”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, durante a sua presença no FOLIO – Festival Literário de Óbidos. A governante salientou que este festival literário “cumpre, desde a sua origem, aquele que é um dos objetivos centrais na lógica dos festivais literários e da sua importância enquanto iniciativas congregadoras: o de lutar contra o centralismo da oferta cultural, contribuindo para a criação de lugares e eventos de interesse cultural disseminados por todo o território português”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
‘Gala Books & Movies’ realiza-se no no dia 20 de outubro
Fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge recebe 6º Prémio Internacional Books&Movies
O fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge foi o grande vencedor do Prémio Internacional Books & Movies 2019, com a obra “Viagem com Rio à vista”, sob o pseudónimo Afonso Borda d’Água. O anúncio foi feito na reunião pública de Câmara Municipal de Alcobaça, no dia 9 de setembro. Este ano a modalidade a concurso foi Roteiro de Viagem Escrito. Ao autor da obra selecionada será atribuído o prémio monetário no valor de cinco mil euros (€5.000,00), a ser entregue durante a ‘Gala Books & Movies’ no dia 20 de outubro, no Cine-Teatro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alexandre Narciso (escrita), Isabel Nolasco (fotografia) e Carlos Ferreira (vídeo)
Vencedores do Discoveries Awards entregues em Óbidos no âmbito do FOLIO
Alexandre Narciso (escrita), Isabel Nolasco (fotografia) e Carlos Ferreira (vídeo) são os vencedores da 2ª edição do Discoveries Awards (que o ano passado era denominado prémio Literário Latitudes Viagens & Vantagens), que tinha como tema o Turismo de Viagens em Portugal. A entrega dos prémios aos vencedores teve lugar este sábado, dia 19 de outubro, na Casa da Música, Óbidos, no âmbito do FOLIO. Os Discoveries Awards foram lançados pela Via Verde, em parceria com o projeto Óbidos Vila Literária, para distinguir trabalhos que destacassem o melhor de Portugal e do povo português, publicados até 15 de Julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas encerra a sua terceira edição alcobacense em Aljubarrota no dia 31 de outubro
Celeiro de Aljubarrota acolhe encerramento
do 3º Festival Manobras da Artemrede
O Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas encerra a sua terceira edição em Aljubarrota (Alcobaça), no próximo dia 31 de outubro, com um espetáculo e uma festa no Celeiro de Aljubarrota. A noite de encerramento começa às 21h30 com o espetáculo de teatro Fogo Lento, da encenadora italiana Gostanza Givone, no qual uma mulher italiana e um homem português preparam panzerotti e cozinham, em lume brando, conceitos como identidade e tradição. No final do espetáculo, o público é convidado para o palco-cozinha para uma conversa com os atores Gostanza Givone e Ricado Vaz e para aprenderem a confeccionar, também eles, panzerotti.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão realizou-se no Centro Escolar e destinou-se aos alunos do 1º Ciclo
Inês Cardoso apresentou no Bombarral
“De Londres ao Porto numa gaivota”
Inês Cardoso, escritora e jornalista do Jornal de Notícias, passou a manhã de terça-feira, dia 22 de outubro de 2019, no Centro Escolar do Bombarral para falar sobre o seu terceiro livro, intitulado “De Londres ao Porto numa gaivota”, numa dição da Porto Editora. Na partilha com os estudantes do 1º Ciclo, a autora começou por falar um pouco sobre a história que nos apresenta neste livro e que gira à volta de uma palavra muito portuguesa e que não encontramos em qualquer outro idioma no mundo: a saudade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Galeria 5P da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça
Encontros de Fotografia de Alcobaça - Caixa 17.35 vai contar com participação de 5 países
O encontro/exposição “Caixa 17.35 - Encontros de Fotografia de Alcobaça” ocorrerá no dia 2 de novembro de 2019 (sábado), na Galeria 5P da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, na Rua Dr. Brilhante, nº20, em Alcobaça, que conta com a participação de fotógrafos de 5 países, dando uma forte dimensão internacional a este evento que, na sua II edição se vai afirmando já como um dos eventos de referência na área da fotografia a nível nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12.ª edição do ART&TUR decorreu em Torres Vedras
Teboho Mahlatsi e Eduardo de Sousa vencem Festival Internacional de Cinema de Turismo
Os vencedores da 12.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo foram conhecidos durante a noite de sexta-feira, dia 25 de outubro, numa cerimónia de entrega de prémios que teve como palco o Teatro-Cine de Torres Vedras, cidade onde decorreu o festival, de 22 a 25 de outubro. Na competição internacional, o grande vencedor foi um filme que promove a cultura sul-africana: “Bheki the Mbhaco Maker”, dirigido por Teboho Mahlatsi e produzido por Gavin Joubert, Marc Harrison e Wakhile Sithole. Filme do Turismo Centro de Portugal recebeu dois galardões. Muitos outros filmes da região foram premiados em Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com direção de Fernanda Narciso
Círculo Cultural Scalabitano abre Oficina de Teatro e Artes Plásticas
O Círculo Cultural Scalabitano vai concretizar a breve trecho um dos seus projetos mais emblemáticos, no campo do teatro. A criação da sua Academia de Teatro. Educar pela Arte é sobretudo contribuir para o desenvolvimento da personalidade da criança dando-lhe ferramentas poderosas para a compreensão do mundo. Neste conceito, as expressões artísticas são entendidas como meio privilegiado para a formação do desenvolvimento da aprendizagem com base na criatividade, na liberdade de expressão, do sentir e pensar, no prazer de aprender e experimentar caminhos diversos e alternativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escrita é uma paixão antiga que já deu alguns frutos
Cadavalense Helena Soares Silva lança livro de poesia na Biblioteca Municipal do Cadaval
A Biblioteca Municipal do Cadaval recebe dia 12 de outubro, pelas 15h00, o lançamento de um trabalho literário de mais uma conterrânea, de seu nome Helena Soares Silva. “Noites Brancas” é o título do livro de poesia editado por esta ex-atleta e ex-funcionária pública que, desde muito cedo, descobriu a escrita. Helena Soares Silva nasceu em Dili, Timor-Leste, no ano de 1962, e reside no concelho do Cadaval (Casais do Peral).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Cinco Sentidos” foi o grande vencedor da categoria “Turismo Cultural”
Filme promocional sobre a Batalha conquista 1º prémio em Festival Internacional de Cinema
O mais recente filme promocional do Município da Batalha, designado “Cinco Sentidos” foi o grande vencedor da categoria “Turismo Cultural” do conceituado Festival de Cinema de Turismo grego “Amorgos Tourism Film Festival”. Já na sua décima edição, o Festival de Cinema de Turismo “Amorgos” recebeu a concurso mais de 140 filmes, provenientes de 30 países, sendo considerado um dos mais importantes festivais de filmes de turismo de toda a Europa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo “Rita e a Floresta dos Legumes”
Rita Redshoes trouxe à Chamusca projeto pedagógico sobre alimentação
O Município da Chamusca proporcionou aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico de todo o concelho a oportunidade de assistirem ao espetáculo “Rita e a Floresta dos Legumes”, que aconteceu na sexta-feira, dia 8 de novembro, no Cineteatro da Chamusca, com a participação da conhecida cantora Rita Redshoes. No final deste divertido e pedagógico espetáculo, a autarquia ofereceu a todos os alunos um livro de “Rita e a Floresta dos Legumes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Teatro da Rainha estreia dia 7 de novembro
“O Pedido de Emprego”, de Michel Vinaver
Com estreia marcada já para 7 de novembro, a peça “O Pedido de Emprego”, de Michel Vinaver, surge na esteira do trabalho sempre mais abrangente do Teatro da Rainha que abraça autores clássicos e contemporâneos, revisitando muitas vezes as grandes peças da Antiguidade em chave moderna, habitando-as das perplexidades e roturas do nosso mundo. De 7 a 23 de novembro, a peça vai ser exibida de quarta a sábado, às 21h30, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o