Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a proposta do PS de quotas para negros e ciganos nas universidades?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 220 Director: Mário Lopes Terça, 16 de Julho de 2019
Município apresentou programação para o 2.º trimestre
Santarém Cultura vai integrar rota de digressão de espetáculos de referência nacional
Inês Barroso, vice-presidente da autarquia de Santarém, com o pelouro da Cultura e João Aidos, programador do projeto Santarém Cultura, apresentaram, no dia 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a programação para o 2.º trimestre de 2019, nos espaços culturais da cidade, em que Santarém se assume como cidade na rota de digressão de espetáculos de referência nacional - com nomes como António Zambujo, Salvador Sobral, Ricardo Ribeiro, Vitorino com Cordis e ainda a pianista Joana Gama - e reforça a aposta num programa para famílias, de envolvimento da comunidade e de integração de instituições e jovens em idade escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 30 de março
Rede Cultura 2027 reúne em Leiria com gentes
e agentes da Cultura
'A Programação e o Território: A cidade e a aldeia, o adro e a rua como palcos', é o tema do próximo Encontro de Gentes e Agentes da Cultura queai decorrer no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no dia 30 de março, entre as 15h00 e as 19h00. Tem já confirmados como oradores Gonçalo Lopes, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Leiria, Luís Ferreira, diretor artístico do Festival 'Bons Sons' e diretor do Projeto 23milhas, Sofia Rino, Membro do Conselho Estratégico - Rede Cultura 2027, José Carlos Faria, vice-presidente da Direção do Teatro da Rainha e cenógrafo, Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto - Rivoli e Campo Alegre e Madalena Victorino, professora, programadora e coreógrafa. Terá ainda como moderador o jornalista Miguel Ângelo Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
“Ofélia” coloca no palco do Politécnico de Leiria espetáculos de teatro de todo o País
O Festival Ofélia regressa às Caldas da Rainha, promovido pelos estudantes do segundo ano da licenciatura em Teatro da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, entre os dias 8 e 11 de abril. Esta 9ª edição recebe instituições de ensino superior nacionais convidadas, e apresenta espetáculos e exercícios teatrais, criações desenvolvidas pelos estudantes de Teatro, um workshop e um encontro entre os participantes, para partilha de preocupações, anseios e planos para o futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 6 de abril
Rede Cultura 2027 marca para Torres Vedras Encontro de Gentes e Agentes da Cultura
O 'Prelúdio de Ideias' da Rede Cultura 2027 – Leiria Capital Europeia da Cultura 2027 segue para Torres Vedras. No dia 6 de abril, das 15 às 19 horas, no auditório dos Paços do Concelho, vai estar em destaque o tema 'Políticas Culturais: porque nos importa pensar'. Os oradores já confirmados são Ana Umbelino - Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Luísa Arroz Albuquerque - Professora Adjunta da ESADCR, António Pinto Ribeiro - Ensaísta e Programador, Paula Guerra - Professora e investigadora. O encontro será moderado pela jornalista Ana Isabel Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 16 de março
Rede Cultura 2027 marca para Alcobaça
1º encontro de gentes e agentes da Cultura
A Rede Cultura 2027 promove, entre março e junho, um conjunto de encontros entre gentes e agentes da Cultura, sob o título genérico 'Prelúdio de ideias em 9 andamentos', e que, em cada sessão, pretende refletir várias temáticas em torno da Cultura. São encontros descentralizados que terão como palco vários concelhos do território desta Rede, composto por 26 municípios que, no dia 22 de fevereiro assinaram, em Leiria, o compromisso de integração neste inovador projeto cultural. Alcobaça acolhe, dia 16 de março (sábado), entre as 15h00 e as 19h00, o primeiro destes encontros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um espetáculo a não perder
Companhia italiana leva à Catedral de Santarém “Os Quadros Vivos de Caravaggio”
No dia 13 de abril, pelas 21h30, a Catedral de Santarém vai receber o espetáculo Os Quadros Vivos de Caravaggio da Companhia italiana Ludovica Rambelli, numa proposta do projeto municipal Santarém Cultura. Um espectáculo construído com a técnica dos quadros vivos, La Conversione di un Cavallo é um trabalho de extrema simplicidade, mas com um grande impacto visual. Sob os olhos dos espectadores são compostas 23 telas de Caravaggio com os corpos dos atores, usando objetos do quotidiano e tecidos drapeados. Um único ponto de luz ilumina a cena criando uma moldura imaginária
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontros de gentes e agentes da Cultura decorrem até maio
Leiria, Torres Vedras, Caldas, Figueiró, Óbidos, Nazaré e Tomar recebem a Rede Cultura 2027
A Rede Cultura 2027 promove, entre março e junho, um conjunto de encontros entre gentes e agentes da Cultura, sob o título genérico 'Prelúdio de ideias em 9 andamentos', e que, em cada sessão, pretende refletir várias temáticas em torno da Cultura. São encontros descentralizados que terão como palco vários concelhos do território desta Rede, composto por 26 municípios que, no dia 22 de fevereiro assinaram, em Leiria, o compromisso de integração neste inovador projeto cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Miguel Araújo, The Gift, comédia de improviso
e muito mais na nova agenda do Teatro Virgínia
A programação do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para os meses de abril a junho foi apresentada esta noite. Miguel Araújo abre a temporada com «Casca de Noz», num concerto intimista, a 6 de abril. Uma semana mais tarde, no dia 13, a Vortice Dance Company traz Home 2.0, um espetáculo que alia a linguagem corporal e a plasticidade cénica contemporâneas a uma forte componente multimédia. O Coral Sinfónico de Portugal apresenta uma noite de música da América do Sul no dia 27 do mesmo mês e, apenas, alguns dias mais tarde, no dia 30 (véspera de feriado), os The Gift apresentam Verão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade e agentes culturais vão participar nas decisões de programação cultural do Município
Câmara da Batalha cria Conselho Municipal
da Cultura
A Câmara Municipal da Batalha aprovou esta segunda-feira, 18 de março, a criação da Comissão Municipal de Cultura que visa “a promoção da democratização do acesso à Cultura, um objetivo concreto deste Conselho Municipal, mediante a parceria entre o Município e as Instituições da sociedade civil”, conforme pode ler-se em proposta subscrita pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em maio, a companhia teatral sairá em digressão
Revista dos 25 anos do Grupo Gente Gira vai estar em exibição até finais de abril no Cadaval
Mantém-se em cena, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), até finais de abril, o espetáculo “Revista no Coração – 25 Anos de Gente Gira", que assinala um quarto de século da associação teatral cadavalense. Bom humor, canto, dança, cenários e figurinos “de encher a vista” são os ingredientes invariáveis. Em maio, seguirá em digressão. Segundo adianta Gonçalo Costa, presidente do Grupo Gente Gira, as oito exibições já realizadas foram do agrado do público, o que é atestado pela afluência, que já suplantou o milhar de espetadores (não contando com a exibição do dia 23, pelas 21h30).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos Pimpões, dia 22 de março, às 21h30
António Calvário e Natalina José trazem revista à portuguesa às Caldas da Rainha
Natalina José e António Calvário lideram a Volt'a Portugal em revista, uma nova revista à portuguesa que estreou em dezembro, que está a percorrer todo o país e que tem esgotado salas constantemente. Este espetáculo, chega às Caldas da Rainha, nos Pimpões, no dia 22 de março, sexta-feira, pelas 21h30. Popular e divertida, esta nova revista conta com rábulas como "a visita de Dolores Aveiro"; "a vizinha da Cristina Ferreira"; "a vidente Madame Chiça", entre outras, e com novos temas interpretados por António Calvário (temas originais e gravados propositadamente para esta revista).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escritor multipremiado
Gonçalo M. Tavares orienta em Leiria curso de cultura, literatura e pensamento contemporâneo
O escritor Gonçalo M. Tavares promove, nos dias 29, 30 e 31 de março, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, um Curso de Cultura, Literatura e Pensamento Contemporâneo. No dia 29 março, as sessões decorrem das 17 às- 20 horas, no dia 30 março, das 10 às 13 h e no dia 31 março, das 14 às 18 horas. As inscrições decorrem de 1 A 27 de março, no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Leiria sendo a propina do curso de 45 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Bruno Nogueira lotou o Teatro Sá da Bandeira de gargalhadas
Esta foi uma noite memorável, mais uma sala lotada no Teatro Sá da Bandeira, com o espectáculo “Depois do medo”, de Bruno Nogueira. Bruno Nogueira volta à solidão do palco e diante de uma plateia que apenas desejava a possibilidade de rir. Não desiludiu. Ele conseguiu provocar todo o tipo de risos e gargalhadas com o humor, que lhe é característico. “Depois do Medo” foi construído a partir da abordagem a questões “que só incomodam pessoas que têm demasiado tempo livre”. Foi um discorrer de vários temas interessantíssimos. Um encantador processo mental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Amores-Perfeitos e Outras Delícias”
José Alberto Vasco apresenta novo livro
em Lisboa
O autor alcobacense José Alberto Vasco vai apresentar o seu novo livro “Amores-Perfeitos e Outras Delícias”, editado e publicado em parceria com a Chiado Books. Essa apresentação, única e exclusiva, decorrerá na tarde do sábado 16 de março, às 17h30, em Lisboa, no Chiado Clube Literário (Rua de Cascais, 57 / Alcântara). O livro será apresentado pela atriz e poetisa beneditense Vera Dinis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico
Projeto “Leiria dá um filme” leva cinema a 600 alunos do ensino básico
Realizou-se esta semana a segunda edição deste ano do projeto “Leiria dá um filme”, que levou cerca de 600 alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico à sala do Teatro José Lúcio da Silva. Nesta sessão, os jovens dos Agrupamentos de Escolas D. Dinis e Henrique Sommer e da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira tiveram oportunidade de assistir aos filmes “Atrás das Nuvens”, de Jorge Queiroga, e “Adeus Pai!”, de Luís Filipe
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo grupo de teatro vai dedicar-se ao teatro de comédia
Grupo cénico da Sociedade Recreativa Operária ressurge 103 anos depois em Santarém
A SRO - Sociedade Recreativa Operária de Santarém criou um novo grupo de teatro que já estreou este mês com o espetáculo “Conserto para Concerto”. Trata-se de teatro de comédia, projeto que o grupo pretende desenvolver como sua identidade artística. O Grupo Cénico da SRO, assim chamado, (re)surge 103 anos depois daquela coletividade ter sido uma das mais importantes na dinâmica teatral da cidade, segundo foto original encontrada no sótão, e restaurada pelo Mestre Quintino Suspiro. A SRO foi fundada em Maio de 1915.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Teatro Stephens apresenta novos espetáculos com artistas do concelho
A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, é palco do concerto do projeto “Lobos de Barro”, do pianista e compositor marinhense André Barros e do músico Válter Lobo, e da exibição da peça “A soprar se vai ao longe”, pelo Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense, nos dias 9 e 10 de março. No fim de semana que antecede a comemoração do 31º aniversário da elevação da Marinha Grande a cidade, a Câmara Municipal apresenta espetáculos com artistas do concelho, convidando a população a assistir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com inauguração a 27 de março
Serralves expõe obras de Ângelo de Sousa
em Torres Vedras
Ângelo De Sousa: quase tudo o que sou capaz é uma exposição realizada a partir de obras da Coleção de Serralves, a ser apresentada no Paços Galeria Municipal de Torres Vedras, pelas 21h30 de dia 27 de março, no âmbito do acordo de integração do município de Torres Vedras como Fundador de Serralves. A cerimónia de inauguração contará com as presenças da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Município
Mês da Juventude traz animação a Alcobaça
até 27 de abril
De 27 de março a 27 de abril, o Município de Alcobaça irá organizar diversas atividades integradas no Mês da Juventude, um programa focado na dinamização cultural e social dos jovens munícipes de todo o concelho. A iniciativa irá incluir sessões de cinema, concertos musicais, stand-up comedy, entre outros. Carlão abriu o Mês da Juventude com um concerto no Cineteatro de Alcobaça, no dia 27 de março, e Capitão Fausto encerra o programa, no dia 27 de abril, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Festivais de Verão 2019 – Centro e Sul de Portugal
Liberdade para manifestar opinião
César Santos
A importância do Exame Médico Desportivo
Dr. Manuel Portela
Parque de auto caravanismo e passadiços de S. Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o