Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual dos partidos vai perder mais deputados nesta eleição para o Parlamento Europeu?
PDR
PS
PSD
BE
CDS
CDU
Edição Nº 219 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Maio de 2019
Alcobaça
Obras de Shakespeare e José Saramago condimentam 6ª edição do Ao Teatro! Festival
Ao fim de 6 edições consecutivas, o “Ao Teatro! Festival” consolida, em 2019, a sua missão original de trazer ao Concelho de Alcobaça espetáculos de teatro, produzidos por companhias profissionais e amadoras, possibilitando a formação de públicos e de criadores amadores, e convidando a comunidade local à fruição cultural e artística de qualidade. Com propostas como “Hamlet” de Shakespeare (pela companhia Chapitô) ou “Antes a Morte que Tal Sorte”, adaptação da obra de José Saramago “As Intermitências da Morte” (pela companhia da Benedita Gambuzinos com 1 Pé de Fora), o “Ao Teatro! Festival” promete, uma vez mais, “fazer da Cultura fator de dinamização e desenvolvimento do território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município já assinou o manifesto de criação da Rede Cultura 2027
Município de Alcobaça aposta na Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura
Foi assinado, na manhã de sexta-feira, 22 de setembro, o manifesto para a criação da Rede Cultura 2027, uma estrutura de promoção da partilha de criações e recursos artísticos e culturais entre as 26 autarquias aderentes. “Com a constituição desta Rede, a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 que o Município de Leiria decidiu preparar, para ser oportunamente submetida ao processo de seleção nacional, passa a dispor de um quadro colaborativo entre estruturas e instituições mais amplo e com envolvimento alargado de agentes no campo artístico e cultural”, pode ler-se no documento rubricado pelo Presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de 25 municípios, Diocese de Leiria-Fátima, NERLEI e IPL
Conselho Geral da Rede Cultura 2027 reúne
pela primeira vez no Museu de Leiria
Os municípios que compõem a Rede Cultura 2027 vão, esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, formalizar a assinatura do compromisso que define a sua participação neste projeto, pioneiro ao nível das comunidades intermunicipais, e que pretende fomentar a criação de uma rede de cidades que vão cooperar no domínio das artes, da cultura e do conhecimento. Trata-se de um projeto inédito, uma ligação municipal sem precedentes no nosso País, que pretende consubstanciar uma candidatura a Capital Europeia da Cultura, que terá à cabeça a cidade de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com alunos da EB Alexandre Herculano e Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Intervenção “Guerrilha Urbana” tenta mudar forma de fazer teatro em Santarém
A intervenção, oficina e performance "Guerrilha Urbana" teve este sábado, dia 23 de fevereiro, a sua última performance, com os alunos de teatro EB Alexandre Herculano e de um aluno do curso de Artes de Espetáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém. Pelas 10h00, o Coreto do Jardim da República foi o ponto de partida. Durante quase duas horas, os jovens atores circularam pelas ruas do Centro Histórico, às vezes silenciosos, outras vezes dançando ou gesticulando, provocando reações aos transeuntes e pelo caminho entregavam um envelope com um cartão e um soldado questionando-os
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peça desapareceu da casa-museu Vieira Natividade
Polícia Judiciária recupera obra de arte centenária do Mosteiro de Alcobaça
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação em inquérito titulado pela Secção de Caldas da Rainha do DIAP da Comarca de Leiria, localizou e apreendeu uma peça classificada como objeto de arte com valor histórico e artístico, pertencente ao espólio do Mosteiro de Alcobaça. A peça agora recuperada, que se descreve como sendo uma escultura em gesso que reproduz a “roda da vida” que se encontra na cabeceira do túmulo de D. Pedro I, produzida pelo escultor António Augusto da Costa Motta, havia sido subtraída por volta do ano de 2005 da casa-museu Vieira Natividade, gerida pelo Mosteiro de Alcobaça, situado nesta cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mass MoCa seleciona artista nazarena entre 360 candidatos
Ex-aluna da ESAD Marisa Piló selecionada para expor num dos maiores museus americanos
Marisa Piló, diplomada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, foi selecionada entre 360 candidatos para fazer residência artística no museu Mass MoCa, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América. No total são 60 os artistas selecionados para esta residência artística num dos maiores museus dos EUA. Para Marisa Piló «ser selecionada para o programa de residências artísticas daquele que é considerado um dos maiores museus de arte contemporânea dos Estados Unidos, que tem duas exposições incríveis de dois grandes artistas, o James Turrell e Sol Lewitt, é o realizar de um sonho."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Montepio às vezes o amor”
Festival de Música do Dia dos Namorados passa por Caldas da Rainha, Leiria e Santarém
Arranca dia 14 de fevereiro, em 17 cidades portuguesas, a maior edição de sempre do Montepio às vezes o amor - O Festival de Música do Dia dos Namorados. Baptizadas de Capitais do Amor, Aveiro, Caldas da Rainha, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Setúbal são as primeiras 8 cidades a acordar ao som do cupido esta quinta-feira, data em que se celebra o Dia dos Namorados. Diogo Piçarra sobe ao palco do CCC das Caldas da Rainha, mas o concerto já tem lotação esgotada, enquanto Raquel Tavares leva o fado ao Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Dia 16, é a vez de Mafalda Veiga subir ao palco do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, mas o concerto já tem lotação esgotada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dança, música, canto e teatro sobem ao palco do Teatro José Lúcio da Silva no dia 16 de fevereiro
Espetáculo "Reagir 2019" convoca este sábado artistas de Leiria para a luta ao cancro
Dança, música, canto e teatro vão subir ao palco do Teatro José Lúcio da Silva este sábado, 16 de fevereiro, para o espetáculo "Reagir 219 - As Artes de Leiria na Luta ao Cancro". Com receitas a reverter para o Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), este espetáculo contará com atuações de artistas da região de Leiria, num momento em que a cultura inspira a esperança de todos aqueles que direta ou indiretamente, lutam contra o cancro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo projeto de requalificação no Largo da Praça da Fonte no Reguengo do Fetal
Prémio de Arquitetura Mateus Fernandes atribuído a arquiteta da Batalha
Sara Saragoça Soares, arquiteta e natural do Concelho da Batalha, é a vencedora da segunda edição do Prémio de Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes”, iniciativa que pretende distinguir projetos de requalificação do espaço público e que na presente edição se dedicava ao Largo da Praça da Fonte, na Freguesia de Reguengo do Fetal. A escolha do Largo da Praça da Fonte levou em linha os efeitos da tempestade Ana que, em 2017, derrubou a palmeira centenária existente neste largo centenário da sede de freguesia, assumindo-se como um símbolo histórico, mas também afetivo desta aldeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em parceria com a Artemrede
Projeto "Visionários" convida alcobacenses
a tornarem-se programadores culturais
O Município de Alcobaça, em parceria com a Artemrede, promove pelo 2ª ano consecutivo o projeto “Visionários”, uma iniciativa que visa aproximar os programadores do público dando a este último a oportunidade de participar nos processos de decisão a nível da programação cultural do Município. Inspirado no projeto italiano “Visionari” de Luca Ricci, “Visionários” propõe um novo modelo de aproximação entre espectadores, artistas e instituições culturais. Subjacente a ela está a criação de uma plataforma de debate que fomenta a livre expressão, a aprendizagem informal e o empoderamento do espectador, que abandona o seu papel tendencialmente passivo para participar ativamente na programação cultural da sua região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Sara Barradas e Vera Mónica
José Raposo regressa com comédia musical
ao Centro Cultural do Cartaxo
Vou Levar-te Comigo é a comédia musical protagonizada por José Raposo, Sara Barradas e Vera Mónica que vai subir ao palco do Centro Cultural do Cartaxo no dia 2 de março, sábado, a partir das 21h30. A Rita (Vera Mónica) e o Chico (José Raposo), um ex-casal de atores de mérito reconhecido pelo grande público decide fazer “qualquer coisa” que os perpetue na memória coletiva dos portugueses. Contratam uma autora que através das canções das suas vidas consiga contar a história do encontro dos dois e do grande amor que viveram.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luísa Maria Vieira tem nos «fragmentos da natureza» sua fonte inspiradora
Artista plástica “Lumavie” expõe Artesanato Contemporâneo na Biblioteca do Cadaval
Abriu oficialmente no dia 9 de fevereiro, na Biblioteca Municipal, a Exposição de Artesanato Contemporâneo, pela autora cadavalense “Lumavie” – Luísa Maria Vieira. A inédita mostra ficará patente ao público até dia 1 de março. A mostra de “Lumavie”, cujo nome tem a sua origem nas primeiras letras do nome da autora – Luísa Maria Vieira, ficará patente de 11 de fevereiro a 1 de março, no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal – segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Quebrar a confiança
Luís Guerra Rosa
Morte de peixes no Rio Alcoa e encerramento de balcão bancário em São Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o