Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 213 Director: Mário Lopes Sexta, 23 de Agosto de 2019
Presidente da República visitou de surpresa o Festival Literário Internacional de Óbidos
Marcelo Rebelo de Sousa: “O Folio tem sido
um milagre”
“O Folio tem sido um milagre e só é possível um milagre na base da utopia.” A frase é de Marcelo Rebelo de Sousa que, no dia 3 de outubro, esteve presente no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, numa vinda sem aviso prévio, para visitar o festival e assistir ao concerto de música tradicional dos “Roncos do Diabo”. Para o Presidente da República, o Folio é um milagre, “porque é feito de poucos ou nenhuns apoios, porque é feito com a iniciativa da própria autarquia, da população, daqueles que dão a vida do ponto de vista cultural, daqueles que aparecem e conseguem converter aquilo que não pode morrer num grande sucesso”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tenor alcobacense é também autor e ator
Filipe de Moura vence prémio Books & Movies e assume-se como artista multifacetado
O tenor alcobacense Filipe de Moura foi o vencedor do Prémio Internacional Books & Movies 2018. O tenor apresentou a concurso um documentário intitulado “Terras de Cister – Um legado para o futuro”, onde apresenta “uma radiografia que pode ser uma parte da atualidade”, mas também “uma projeção para o futuro do que pode esta terra e esta gente ir mais além”. O documentário será exibido no dia 19 de outubro, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro e o autor traçou para o Tinta Fresca o retrato desta obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da empresa Musicalmente
Paulo Lameiro vai preparar a candidatura
de Leiria a Capital Europeia da Cultura
A empresa Musicalmente, liderada pelo maestro e musicólogo Paulo Lameiro, foi a vencedora do concurso lançado pelo Município de Leiria para a contratação de serviços de consultoria e programação no âmbito da estratégia cultural tendo em vista a preparação da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. A contratação, aprovada esta terça-feira, 21 de agosto, em reunião de Câmara, visa o desenvolvimento de uma estratégia cultural para preparação da candidatura, sendo para tal necessário recorrer à contratação de serviços de consultoria e programação até agosto de 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça recebe 6 espetáculos, 2 oficinas e 1 instalação
Festival internacional “Manobras” leva mundo das marionetas a 11 municípios da Artemrede
O Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas regressa para a 2ª edição de 14 de setembro a 31 de outubro em 11 municípios associados da Artemrede: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Santarém, Sobral de Monte Agraço e Tomar. O festival é uma organização da Artemrede em parceria com os municípios membros da associação e com o apoio do Programa Operacional Centro 2020. O concelho de Alcobaça irá acolher 6 espetáculos, uma instalação e duas oficinas a realizar entre os dias 15 de setembro e 14 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Alice Vieira e António Mota integram júri
do Prémio Literário A Escola
Dois dos escritores contemporâneos mais trabalhados nas escolas fazem parte do júri que está a analisar os 70 trabalhos concorrentes a este galardão criado no âmbito da comemoração do Centenário das Escolas na Linhaceira, aldeia do concelho de Tomar. O júri que vai escolher os melhores trabalhos de ficção narrativa concorrentes ao Prémio Literário A Escola já está a trabalhar. Foi, assim, natural a escolha de Alice Vieira e de António Mota, dois escritores com vasta obra dedicada a crianças e jovens e, por isso mesmo, dos contemporâneos mais lidos nas aulas e eles mesmos presença habitual em muitos estabelecimentos de ensino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Cristina Maria, Pedro Tochas e festival Acaso integram programação do Teatro Stephens
A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta espetáculos de música, stand-up comedy e teatro, no mês de setembro, recebendo nomes como Cristina Maria, Pedro Tochas e o Festival ACASO, respetivamente. Cristina Maria apresenta o espetáculo “Livremente”, num encontro de pura partilha entre, artistas, instrumentistas, autores e compositores, nasce este novo trabalho, unindo várias expressões da música com o Fado. Já Pedro Tochas partilha o que descobriu e o que ainda quer descobrir no espectáculo “Descobrimentos”, uma avaliação do que é ter 45 anos na sociedade atual. Por fim, Dédalo por Urso Pardo, é uma peça de teatro integrado na XXIII Edição do Festival de Teatro Acaso
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos Buskers Festival
Artes de rua vão estar à solta em Óbidos
nos dias 8 e 9 de setembro
A terceira edição do “Óbidos Buskers Festival” decorrerá nos dias 8 e 9 de setembro de 2018. Durante dois dias, alguns dos lugares do centro histórico da vila serão invadidos por uma mostra de arte variada e interdisciplinar: teatro de rua, magia, música e outras formas de arte possíveis de serem realizadas ao ar livre. As apresentações das várias companhias e grupos portugueses e internacionais irão ao longo do dia, durante o evento, em espetáculos gratuitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Static” atraiu milhares de pessoas a Santa Cruz
“O Beijo” vence Concurso de Homens-Estátua de Santa Cruz
Santa Cruz recebeu, entre 20 e 25 de agosto, a 12.ª edição do Static – Concurso de Homens-Estátua. Durante uma semana foi possível assistir às performances dos 27 participantes, tendo os melhores sido selecionados para a final que se realizou no dia 25 de agosto, no Largo Jaime Batista da Costa. Na final do evento, em que 1.143 pessoas votaram nas suas performances preferidas, Cátia Ferreira e Vítor Hugo Almeida, com o trabalho “O Beijo”, foram os grandes vencedores ao receberem o prémio do público e do júri.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre de 15 a 18 de novembro de 2018
Mostra de Doces Conventuais assinala 20 anos com vídeo mapping no Mosteiro de Alcobaça
O Município de Alcobaça está a preparar a 20ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que se realiza de no Mosteiro de Alcobaça, de 15 a 18 de novembro de 2018. Paulo Inácio, presidente da autarquia alcobacense, adiantou ao Tinta Fresca que haverá “comemorações condignas” tendo sido contratada a empresa de produção multimédia “O Cubo” que já está a “preparar um espetáculo de vídeo mapping extraordinário cujo tema são os Doces Conventuais”, a ser exibido na fachada do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
S.A. Marionetas e Os Músicos do Tejo interpretam Guerras do Alecrim e Mangerona
Manobras leva ópera barroca de marionetas
a Pombal, Tomar, Palmela e Abrantes
Na segunda quinzena de outubro, o Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas apresenta em Pombal um dos espetáculos mais aguardados desta edição: Guerras do Alecrim e Mangerona. O espetáculo subirá ao palco do Teatro-Cine no próximo dia 14 de outubro (domingo), às 16H00. Este é um espetáculo de ópera barroca com recurso a marionetas em tamanho humano que junta em palco um fabuloso elenco de atores/cantores e músicos, com encenação de Carlos Antunes. Trata-se de uma criação que une a companhia S.A. Marionetas e Os Músicos do Tejo, numa coprodução entre o festival Cistermúsica e a Artemrede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Encontro Nacional de Desenho de Rua voltou
à Encosta de São Vicente
Pelo segundo ano consecutivo, a Encosta de São Vicente, em Torres Vedras, deu o mote à atividade Encosta – Desenho de Rua, que decorreu entre 29 de julho e 5 de agosto. As portuguesas Dina Domingues e Lurdes Morais e o brasileiro José Clewton foram os desenhadores residentes que procuraram registar, nos seus cadernos, a realidade física e social daquela zona da cidade. O objetivo destas residências artísticas passou por registar e estudar a relação entre a Encosta de São Vicente e o centro histórico de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Movida pela paixão da escrita, a autora lançou segundo livro este ano
Ana Kandsmar apresenta “A Lenda do Havn”
na Biblioteca Municipal do Cadaval
A Biblioteca Municipal do Cadaval recebe a 15 de setembro (sábado), pelas 15h00, a apresentação da segunda obra literária de Ana Kandsmar, escritora de origens cadavalenses. “A Lenda do Havn” trata-se de um romance que marca o primeiro centenário do fim da Primeira Guerra Mundial. Depois do bem-sucedido “A Guardiã – O Livro de Jade do Céu”, lançado há três anos e também apresentado na biblioteca cadavalense, Ana Kandsmar surge, em 2018, com “A Lenda do Havn ou de um Amor que (se) perdeu (n)o Norte”. «Uma viagem entre a Grã-Bretanha do séc. XX e Portugal do séc. XXI», descreve a sinopse, «que leva na bagagem amor, traição, paz, guerra e um infindável recurso às memórias mais belas».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 de agosto a 15 de setembro
Porto de Mós recebe Simpósio Ibérico
de Escultura em Pedra
Porto de Mós volta a acolher uma iniciativa ligada à arte e à cultura. Entre os dias 19 de agosto e 15 de setembro decorre o Simpósio Ibérico de Escultura em Pedra, com execução de esculturas ao vivo na Frente Ribeirinha de Porto de Mós. Os escultores participantes, naturais de Portugal e de Espanha e com um vasto currículo nacional e internacional, são Armando Martinez, Fernando Martins, Santos Carvalho e Xico Lucena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento homenageia ator Ruy de Carvalho
Books & Movies 2018 apresenta em Alcobaça uma semana com 102 atividades culturais
A 5ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça realiza-se de 8 a 14 de outubro, com uma extensão nos dias 18 e 19 de outubro. Serão 102 atividades distribuídas entre literatura, cinema, dança, ilustração, teatro e da música, além das conversas com os autores e realizadores. Nesta 5ª edição do Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça o grande homenageado será o ator Ruy de Carvalho, que este ano cumpre 76 anos de carreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade inaugura mural de street art na Benedita
O Mural street art #parar, pensar, agir pela igualdade# Centro inaugurado na Benedita, vai ser inaugurado esta sexta-feira, dia 28 de setembro. A sessão promovida pelo Centro Qualifica – Barafunda, AJCSS, o Agrupamento de Escolas da Benedita e a ANIMAR, conta com a presença da secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. Esta atividade está integrada no evento Festejar Qualifica – Barafunda em Ação, com dinâmicas a acontecer de setembro a novembro de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Documentário “Terras de Cister’ vence Prémio Internacional Books & Movies 2018
O documentário “Terras de Cister” realizado por Filipe Miguel de Moura, sob o pseudónimo Miguel Reys, foi o trabalho escolhido pelo júri do 5º Prémio Internacional Books & Movies. O anúncio foi lido em voz alta pela Vereadora da Cultura Inês Silva na reunião de câmara desta segunda-feira, 10 de setembro. O prémio será entregue na Gala Books & Movies a realizar no dia 14 de outubro no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro. A 5ª edição do festival Books & Movies irá decorrer de 8 a 14 de outubro. Leia a deliberação do júri.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na cidade e na região de Santarém
XIV FITIJ – Festival Internacional de Teatro
e Artes vai decorrer de 1 a 7 de outubro
A XIV edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes, terá lugar na cidade de Santarém e na região, de 1 a 7 de outubro, contando este ano com a participação de grupos artísticos oriundos de 10 países. Portugal, Espanha, Inglaterra, Noruega, Dinamarca, Polónia, República Checa, Letónia, Israel e Brasil farão a festa, que, para além de muitos espectáculos de palco e de rua, apresenta uma programação muito diversificada e cativante. Embora o projecto contemple de modo especial a população escolar, grande parte das iniciativas são dirigidas a todo o tipo de público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gonçalo Rama e Liliana Gouveia alcançaram o 2.º lugar e uma menção honrosa, respetivamente
Estudantes do Politécnico de Leiria premiados no concurso nacional de inovação em Cerâmica
Dois estudantes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria representam a instituição no pódio do Prémio Inovação no setor Cerâmico, da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria, em colaboração com a PwC. Gonçalo Gama e Liliana Gouveia são ambos estudantes do mestrado em Design de Produto, e ganharam o segundo lugar e uma menção honrosa, respetivamente, entre 12 candidaturas a concurso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Folio decorre de 27 de setembro a 7 de outubro
Festival Internacional de Literatura de Óbidos fala de Ócio, Negócio e da Invenção do Futuro
O Festival Internacional de Literatura de Óbidos teve a sua primeira edição em 2015 e tornou-se num dos principais eventos de referência na área da literatura em Portugal. Com uma programação diversificada espalhada entre onze dias intensos, o Folio é dividido em várias linhas de programação: Folio Autores, Folio Educa, Folia e Folio Ilustra. De entre as várias iniciativas, destaque para as exposições, concertos, masterclasses, lançamentos de livros, cursos de iteratura,conferências, seminários, performances, tertúlias e mesas de autores, ciclos de cinema, entre muitas outras atividades. Este ano, todo o programa decorre de 27 de setembro a 7 de outubro, sendo subordinado ao tema: Ócio, Negócio e a Invenção do Futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição revisita a comunicação visual e sonora do espaço com três instalações
Docentes e estudantes do IPL participam na “Paradisaea” que marca 20 anos do Lux Frágil
“Paradisaea” é o nome da exposição patente nos antigos celeiros do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, que homenageia os 20 anos do Lux Frágil, e foi concebida pelo designer Fernando Brízio, e coordenada e produzida por Carla Cardoso, ambos professores da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria. A mostra, que conta ainda com a colaboração de mais de 20 estudantes e diplomados da ESAD.CR, revisita a comunicação visual e sonora que designers e artistas criaram ao longo dos 20 anos do Lux.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escritora cadavalense apresenta“Segredo de Liberum”
Susana Júdice apresenta novo livro da trilogia fantástica na Biblioteca Municipal do Cadaval
A escritora Susana C. Júdice, oriunda do Concelho, apresenta já no dia 30 de setembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o romance literário “Segredo de Liberum”, que é o segundo de uma trilogia. A escritora convida, para fazer a sua apresentação no Cadaval, o também autor José Efe. Publicado em julho de 2018, “Segredo de Liberum” é um emocionante romance ficcional, que junta, numa narrativa fantástica, aspetos tais como amor, ameaça e sacrifício. «Quando os segredos são demasiado obscuros, entre a morte e o perdão, qual o limite do amor?» - é a questão lançada na sinopse do livro que sucede a “Sonho de Liberum”, também ele sob chancela da Chiado Editora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Sérgio Paulo promove Contos Domingueiros
na Esplanada com Espaço Infantil no Varatojo
A Associação Cultural e Benificente de Santo António do Varatojo, no Varatojo, Torres Vedras, em parceria com o Contador de histórias Sérgio Paulo, convida o público a estar presente no regresso, depois das férias de verão, dos Contos Domingueiros na Esplanada com Espaço Infantil da Associação, no domingo, dia 23 de setembro, pelas 15 horas. O evento tem entradas livres e destina-se não só às Crianças, mas também aos pais, encarregados de educação e restantes familiares. Irá sempre acontecer uma vez por mês, sempre no mesmo espaço, exceptuando condicionalismos climatéricos que poderão levar a Organização a levar o evento para o interior da Associação, no seu Salão Nobre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ambos os cantores festejam 80 anos
António Calvário e Natalina José lideram espetáculo “Volt’a Portugal em Revista”
Depois de “Ol(h)á Florbela!” e de “Que Grande Caldeirada!”, revistas encabeçadas pela popular atriz Florbela Queiroz, a produtora “Sonhos em Cena” apresenta uma nova revista à portuguesa intitulada “Volt’a Portugal em Revista”. A nova Revista à Portuguesa estreará no final de 2018, seguindo em digressão ao longo de 2019, e pretender dar uma verdadeira volta pelos vários palcos do país, de norte a sul, das grandes às pequenas salas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 de setembro a 31 de outubro
23º Acaso leva teatro a Leiria, Marinha Grande, Batalha, Pedrógão Grande, Rio Maior e Fátima
Os concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Ourém recebem de 20 de setembro a 31 de outubro, a 23ª edição do Festival Acaso. A programação a cargo do grupo “O Nariz”, com direcção de Pedro Oliveira, conta com teatro, música, poesia, performance e exposição. O festival inicia-se no Teatro Miguel Franco, no dia 20 de Setembro, pelas 21h30, com a apresentação de “Odisseia Sonora”, interpretada por José Raposo, Miguel Sobral Curado, Philippe Trovão e Teresa Sobral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Bip, A Vida de um Cão” e “Bip! Onde está o coração?”
CRID do IPL participa em dois livros infantis multiformato sobre a relação com os animais
A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação Mão Guia, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e a Associação São Francisco de Assis de Cascais apresentam nos dias 26 e 27 de setembro, os livros multiformato “Bip, A Vida de um Cão”, da autoria de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Salvador Mendes, e “Bip! Onde está o coração?” da autoria de Eduarda de Sousa Pires, com ilustrações de Mauricio Hilgert.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalho da ceramista Teresa Alves
Junta de Serra d’El-Rei lança medalha inspirada nos “Amores de Pedro e Inês de Castro”
A Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei lançou, no dia 30 de agosto, uma Medalha em cerâmica. Trata-se de um trabalho da ceramista Teresa Alves inspirado na bonita dos “Amores de Pedro e Inês de Castro” na freguesia de Serra D’El-Rei. Os interessados nesta Medalha podem adquiri-la no Fórum da Serra/Museu D. Pedro I. Recorde-se que o Museu desta Vila foi inaugurado no dia 14 de fevereiro de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
De que matéria se faz esta cidade?
Jorge Mangorrinha
Peso das mochilas não provoca escoliose
Dr. Nuno Neves
Explosão tecnológica abre a porta à inteligência artificial
Joaquim Vitorino
A Guida fugiu com um rapazola ou o pé da Luizinha Carneiro
Fleming de Oliveira
Não se esforce em demasia: dores nos pés podem ser sinal de fasceíte plantar
Drª Fátima Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o