Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 180 Director: Mário Lopes Quinta, 27 de Julho de 2017
De 16 de outubro a 29 de novembro
Museu do Vinho de Alcobaça acolhe exposição “PortoCartoon 2015 - A Luz do Humor Mundial”
O Museu do Vinho de Alcobaça, de 16 de outubro a 29 de novembro, a exposição “PortoCartoon 2015 – A Luz do Humor Mundial”, uma mostra de trabalhos de alguns dos mais conceituados cartunistas mundiais. Recorde-se que o italiano Alessandro Gatto foi o vencedor do Grande Prémio do XVII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e subordinado ao tema "A Luz", com a obra denominada "Window" ("Janela"), voltando assim a conquistar o prémio que já havia ganho em 2012. O segundo prémio foi atribuído a Izabela Kowalska-Wieczorek, da Polónia, com a obra "Safe Light" ("Luz Protetora"), e o terceiro a Andrei Popov, da Rússia, com "Lantern" ("Lampião").
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FOLIO encerrou esta segunda-feira após 11 dias repleto de inúmeros eventos
Mais de 30 mil visitantes afluíram à 1ª edição do Festival Literário Internacional de Óbidos
Aos números já antes divulgados (459 criadores, 200 autores, 154 sessões literárias, 56 ilustradores, 37 conferências, 36 espetáculos, 14 exposições, 13 livrarias, etc.), a organização do Festival Literário Internacional de Óbidos pode agora acrescentar com a máxima certeza os mais de 30 mil visitantes que afluíram a Óbidos para a primeira edição do FOLIO. Uma aposta corajosa, ambiciosa, mas indubitavelmente ganha por todos aqueles que acreditaram na afirmação de Óbidos, como Vila Literária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
18º Festival “Marionetas na Cidade”
Marionetas prometem brincadeira a sério
até domingo em Alcobaça
O 18º Festival “Marionetas na Cidade” arrancou no dia 12 de outubro, no concelho de Alcobaça. Com os espetáculos da semana dedicados às escolas e a decorrerem em lugares com a Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça, o Cine-Teatro de Alcobaça ou a Escola de São Martinho do Porto, foram centenas de crianças que com muito entusiasmo assistiram a alguns dos espetáculos que o grupo SA Marionetas, organizador do festival, preparou para esta semana. Mas, até domingo, dia 18 de outubro, muitos espetáculos, protagonizados por 11 companhias de teatro, ainda irão ter lugar em vários locais da cidade de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro José Lúcio da Silva
Humorista brasileiro Gregório Duvivier sobe
ao palco em Leiria com "Uma noite na Lua”
Gregório Duvivier apresenta, no dia 28 de outubro às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, o espetáculo “Uma noite na Lua”. O humorista é o rosto do momento do humor brasileiro, actor pelo Porta dos Fundos, um dos canais do youtube com mais visualizações em todo o Mundo e presente na televisão portuguesa através do canal FOX. Gregório Duvivier, além de ator no coletivo Porta dos Fundos é um dos fundadores originais do canal e autor principal do grupo. Além do teatro, televisão e cinema, Gregório Duvivier destacou-se recentemente pela autoria de livros de grande sucesso no Brasil e em Portugal: "A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora", "Ligue os pontos - Poemas de amor e Big Bang" e "Put Some Farofa". Assina ainda uma coluna semanal no jornal Folha de São Paulo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 15 e 25 de outubro
Festival Literário Internacional de Óbidos 2015 vai contar com 459 criadores
Entre 15 e 25 de outubro, o Festival Literário Internacional de Óbidos 2015 contará com 459 dos melhores criadores, 154 sessões literárias, 56 ilustradores, 37 conferências, 36 espetáculos e 14 exposições. O melhor da cultura lusófona e mundial estará em Óbidos, que será, nestes 11 dias, o local em que tudo acontece. O Folio Autores, a Folia, o Folio Educa, o Folio Ilustra e o Folio Paralelo são as componentes que se transformam e redimensionam o espaço de Óbidos, distribuindo atividades pelo território e demonstrando as infinitas ligações que a literatura permite. Autores, editores, alunos, professores e artistas são chamados a participar e todos os temas são possíveis: arte, cultura, política, educação ou até o quotidiano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Politécnico de Leiria apresenta manual ilustrado dedicado aos peixes das Berlengas
“Peixes das Berlengas – manual ilustrado da ictiofauna da Berlenga” é o título do novo livro da autoria de Telma Costa, Teresa Mouga, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro, que junta a arte da ilustração científica com a biologia marinha, com base no património natural da Reserva da Biosfera das Berlengas, reconhecida pela UNESCO. A nova obra será apresentada no dia 6 de outubro, pelas 17h30, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Tabaco e Outros Malefícios”
Curso de Expressão Dramática leva peça de Chekhov ao Centro Cultural do Cartaxo
No dia 3 de outubro, sábado, às 21h30, o palco do Centro Cultural do Cartaxo (CCC) recebe, em reposição, o exercício final dos alunos do Curso de Expressão Dramática que, este ano, levaram à cena a peça O Tabaco e Outros Malefícios, numa versão adaptada do monólogo de Anton Chekhov. Na peça criada por Nuno Crespo - orientador do Curso de Expressão Dramática -, a partir de uma versão adaptada do monólogo de Anton Chekhov, várias atrizes dão voz e corpo a uma só mulher que, servindo-se de uma conferência para alertar sobre os malefícios causados pelo tabaco, vai revelar, em tom de confidência, as agruras e os dissabores de uma vida banal em que, nem o casamento, as filhas e os bens materiais parecem atenuar a sua frustração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"But I just found out that my house is in flames"
Colectivo a9)))) apresenta em Leiria livro
de André Catarino
O Colectivo a9)))) em associação com Isabel Baraona e André Catarino, edita o livro "But I just found out that my house is in flames", em plenos festejos de Há Música na Cidade. O livro com desenhos do artista de André Catarino, tem edição limitada a 200 exemplares, que podem ser assinados pelo autor no dia 3 de outubro, às 18 horas na Livraria Arquivo, em Leiria. A exposição com os desenhos do livro será inaugurada às 15h30. na Sede do coletivo a9)))), em Leiria, também no dia 3 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição de pintura na Nazaré
Artur Franco expõe “Nazaré a Aguarela”
na Galeria Municipal Paul Girol
“Nazaré a Aguarela” é o título da exposição de pintura que Artur Franco traz à Galeria Municipal Paul Girol de 3 a 31 de outubro. Natural de Leiria, cidade onde nasceu em 1950, Artur Franco revelou, desde muito novo, uma excecional predisposição para desenho e pintura é já um nome conhecido e reconhecido no mundo das artes plásticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival decorre até 18 de outubro
18º Festival 'Marionetas na Cidade' começa
dia 12 de outubro
A companhia alcobacense de teatro S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos convida toda a comunidade para se divertir e apreciar o 18º Festival “Marionetas na Cidade”, um dos mais carismáticos eventos do concelho de Alcobaça, que arranca na próxima segunda-feira, 12 de outubro. Durante 7 dias, até 18 de outubro, vamos poder apreciar o trabalho de 11 companhias de teatro que encenarão 12 espetáculos, num total de 25 apresentações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Museu da Cerâmica inaugura exposição CENCAL 2014/15 – Cerâmica e Vidro
A inauguração da Exposição CENCAL 2014/15 Cerâmica e Vidro realiza-se no dia 8 de outubro, pelas 17 horas, na sala de exposições temporárias do Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha, que reúne trabalhos dos formandos realizados em cerâmica e vidro durante este período. Esta exposição constitui uma mostra do trabalho realizado ao longo de um ano de atividades nas instalações do CENCAL das Caldas da Rainha, Marinha Grande e Alcobaça, nas áreas de especialização do CENCAL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante 12 meses
Massimo Esposito promove em Constância ateliê de pintura e desenho
Constância foi o local escolhido por Massimo Esposito para ministrar um ateliê de pintura e desenho, com a duração de 12 meses e com o objetivo de aproximar a população à arte, potenciando a criação artística dentro da comunidade, conferindo ao município uma maior visibilidade ao nível cultural. Massimo Esposito é pintor, retratista, artista gráfico, pintor de azulejos, entre outras atividades artísticas que atualmente desenvolve, conta com cerca de 20 anos de experiência no ensino da arte e com um trabalho reconhecido em Itália, Brasil e Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Artistas André Banha e Orlando Franco criam novas leituras de espaço no Convento de Cristo
O Convento de Cristo, em Tomar, vai acolher entre os dias 17 de outubro e 31 de dezembro, a exposição “Caixa - considerações sobre o lugar”, da dupla de artistas André Banha e Orlando Franco, com curadoria de Catarina da Ponte. Esta mostra surge no âmbito do ciclo de exposições de Arte Contemporânea, coproduzidas pelo Projecto Travessa da Ermida, em Belém, e pelo Convento Cristo, em Tomar, que visa levar a Arte Contemporânea a este emblemático monumento da história de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rui Rasquilho apresenta “Poemas Escolhidos” no Armazém das Artes
As Edições Escafandro promovem, no Armazém das Artes, em Alcobaça, no dia 24 de Outubro, pelas 16h30, o Recital de Poesia de Lauro Moreira, antigo Embaixador do Brasil junto à CPLP, seguido da apresentação da obra “Poemas Escolhidos”, de Rui Rasquilho. Reunir vários livros de poemas, não todos, para organizar uma poesia escolhida ou completa é um desiderato antigo e complicado. O autor guardou apenas um critério, o gosto discutível, sobretudo do escritor leitor. Todos os versos foram, enfim, quase todos, escritos em Brasília, na mesma varanda larga sob as árvores vislumbrando réstias do lago mais além.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na peça "Universo Branco"
Teatrinho de Santarém promove aos domingos encontros com extraterrestres
O Teatrinho de Santarém apresentará no Fórum Actor Mário Viegas, aos domingos, nos dias 1, 8 e 15 de Novembro, pelas 16h, o seu novo espetáculo "Universo Branco", preferencialmente destinado à infância. A viagem de uma nave espacial enviada da Terra com seres humanos, tem como destino um planeta branco, algures num universo longínquo. O encontro com extraterrestres é amistoso e até divertido, resultando uma aceitação mútua das diferenças de comportamento, numa partilha de saberes que a todos valoriza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Patrono da Biblioteca vai ser homenageado
José Luís Peixoto e Quintino Aires associam-se ao 18º aniversário da Biblioteca de Tomar
A Biblioteca Municipal de Tomar vai abrir-se ainda mais à comunidade no próximo mês de novembro, a propósito da comemoração do 18º aniversário em edifício criado de raiz. A ocasião servirá também para homenagear António Cartaxo da Fonseca, patrono daquela casa que enriqueceu com a doação de mais de cinquenta mil livros, muitos dos quais preciosidades da vida literária portuguesa. O escritor José Luís Peixoto e o sexólogo Quintino Aires são duas das figuras mais conhecidas que irão passar pela Biblioteca de Tomar ao longo do próximo mês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A eleição das meias vitórias
Mário Lopes
OPINIÃO
Tromboembolismo venoso afeta dez milhões em todo o mundo
Drª Celeste Dias
Luaty Beirão
Henrique Neto
“Disciplinados”, os Portugueses foram votar
Joaquim Vitorino
Posição sobre as taxas do Imposto Municipal de Imóveis para 2016 no concelho de Alcobaça
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o