Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 171 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Comemoração dos trinta anos de carreira do bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca
Companhia de Dança de Almada leva trilogia "Muito Chão" ao Cine-Teatro de Alcobaça
A Companhia de Dança de Almada apresenta, no dia 7 de fevereiro, sábado, às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João D'oliva Monteiro, o espetáculo "Muito Chão". "Muito Chão" encerra a trilogia de comemoração dos trinta anos de carreira do bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca. Dela fazem parte as peças "Edzer" (África), "Casa do Rio" (Portugal) e por fim, "Muito Chão" (Índia).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Rui Sena apresenta programação de janeiro
a março do Teatro Virgínia
O novo diretor artístico do Teatro Virgínia, Rui Sena, apresentou, no dia 6 de janeiro, em conferência de imprensa, a programação da nova temporada Janeiro a Março de 2015. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do vice-presidente, Luís Silva, e da vereadora da Cultura, Elvira Sequeira. Rui sena reafirma algumas das linhas a que se comprometeu, tais como dar continuidade à programação de qualidade que o Teatro generalizou na cidade de Torres Novas e na região, que o tornou uma referência a nível nacional, e anuncia que os espetáculos irão refletir uma diversidade que assenta também num equilíbrio entre as diferentes disciplinas artísticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Música, Dança e Teatro no centro do programa que também abre portas às artes plásticas e ao cinema
Centro Cultural do Cartaxo apresenta programa para o trimestre
A exposição coletiva – Lisboa 13.2 NE 1/500000 –, que tem inauguração marcada para o dia 24 de janeiro, às 21h30, abre o programa do Centro Cultural do Cartaxo (CCC) para os próximos três meses. José Raposo Convida e Cartaxo Sessions continuam a marcar a programação do CCC. A primeira rúbrica decorre todos os últimos domingos de cada mês – 25 de janeiro, 22 de fevereiro e 29 de março – às 21h30, enquanto as Sessions vão marcar o mês de fevereiro com as bandas Asimov e Qwentin, a ocupar o palco do CCC no dia 21, a partir das 22h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inês Silva e Rui Morais apresentaram a programação de janeiro a abril
Câmara e Cine-Teatro de Alcobaça apostam na captação de novos públicos
A programação principal para os primeiros quatro meses do ano do Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro foi apresentada no dia 26 de janeiro, pela vereadora da Cultura do Município de Alcobaça, Inês Silva e pelo programador Rui Morais. Inês Silva revelou que pretende “articular a Cultura com outras áreas da Câmara”, chegando a novos públicos e com preços mais acessíveis. Dead Combo, companhia de Dança de Almada, Jigsaw e Pedro e os Lobos, Rão Kyao, D.A.M.A., Carminho, entre outros, sobem ao palco da principal sala de espetáculos de Alcobaça durante os meses de janeiro a abril de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Fólio” pretende celebrar a lusofonia
Município de Óbidos investe 600 mil euros na criação de Festival Internacional de Literatura
A Câmara Municipal de Óbidos e a Óbidos Vila Literária irão realizar, de 15 a 26 de outubro, um Festival Literário Internacional (Fólio 2015), com a participação de meia centena de escritores nacionais e internacionais e que porá em destaque efemérides ligadas à literatura e aos países lusófonos. A sua primeira edição, apresentada no dia 11 de janeiro, pretende “afirmar Óbidos no circuito nacional e internacional como uma vila literária”, através de um evento que colocará em evidência “efemérides ligadas a países como o Brasil ou as ex-colónias”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marionetas em vidro na Marinha Grande
S.A. Marionetas apresenta no Teatro Stephens espetáculo multimédia “Por este rio acima”
A Casa da Cultura – Teatro Stephens, na Marinha Grande, vai ser palco do espetáculo “Por este rio acima”, pela companhia S.A. Marionetas Teatro & Bonecos, no dia 17 de janeiro (sábado), pelas 21h30. Com esta criação cuja estreia nacional ocorreu no dia 27 de dezembro, em Alcobaça (localidade onde está sedeada esta Companhia), a S.A. Marionetas pretende homenagear as duas obras-primas da cultura portuguesa: “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, e o disco “Por este rio acima”, de Fausto Bordalo Dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Produção da companhia cadavalense aposta na juventude
Grupo Gente Gira estreia revista “É Cadaval, ninguém leva a mal!”
O Grupo Gente Gira estreia dia 13 de fevereiro, pelas 21h30, no cine-auditório do Cadaval, a revista “É Cadaval, ninguém leva a mal!”, com exibições em fevereiro e março. A companhia teatral cadavalense promete homenagear a revista, apresentando um grupo de gente jovem, cheio de vontade de divertir o público. É encarando a revista à portuguesa como «forma de evasão e divertimento, roubando sorrisos ao caricaturar o país que a viu nascer» que Ricardo Miguel, presidente do Grupo Gente Gira, apresenta a mais recente produção – “É Cadaval, ninguém leva a mal!”. Dando ênfase à realidade local, a nova revista não esquecerá, como sempre, as habituais críticas à atualidade nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biblioteca Municipal da Marinha Grande
Mary Bento e Gama Diniz apresentam livro “História do quadro branco”
O livro “História do Quadro Branco”, da autoria de Mary Bento e ilustrações de Gama Diniz, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, no dia 7 de fevereiro (sábado), pelas 15h00. A entrada é livre. A “História do Quadro Branco” não é mais do que uma metáfora que simboliza a necessidade do ser humano pertencer a uma família, a um grupo e a uma sociedade, com quem se identifique e se potencie/crença como indivíduo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo no Bombarral aborda as questões da emigração
Peça “Brumário” subiu ao palco do Teatro Eduardo Brazão
Manuel Henriques e Lynn Vargas Monge trouxeram ao palco do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, no domingo, dia 18 de janeiro de 2015, a peça de teatro “Brumário”. Como explicaram, no final da representação, os autores e intérpretes da peça, esta surge de uma encomenda do Teatro-Cine de Torres Vedras para a criação de um espectáculo em torno de questões relativas à emigração e suas políticas na actualidade europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arte contemporânea de criadores europeus
Delegação do projeto European Glass Experience visita a Marinha Grande
Uma comitiva composta por mais de uma dezena de pessoas representantes das entidades envolvidas no projeto "European Glass Experience", visitarão a Marinha Grande de 12 a 14 de janeiro, no âmbito da exposição homónima, que está patente no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), desde o dia 13 de dezembro. A deslocação à capital do vidro portuguesa tem como objetivos divulgar o projeto EGE, a indústria vidreira da Marinha Grande, o património e a produção artística europeia e promover o encontro entre as entidades envolvidas no referido projeto europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Exposição de Américo Frias homenageia artista oureense a título póstumo
Foi apresentada ao público na sexta-feira, 9 de janeiro, a exposição "Homenagem à Minha Velha Ourém" de Américo Frias. Com esta mostra, o autor pretendia homenagear a sua "Velha Ourém", através da pintura de diversos aspetos da Vila Medieval. A sua súbita partida dias antes da inauguração transformou esta exposição numa mais que merecida homenagem da Vila Medieval e do Município a Américo Frias, que deixa uma marca indelével na cultura oureense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"As noites do Ateneu"
Núcleo de Arte Contemporânea de Tomar inaugura exposição de António Viana
Vai ser inaugurada no sábado, dia 24 de Janeiro, pelas 16 horas, uma exposição de pintura e desenho de António Viana na galeria NAC.2, situada no Edifício da Comissão de Iniciativa e Turismo, em Tomar. A mostra integra treze pinturas e doze desenhos, datados entre 2003 e 2010 e reunidos sob o título "As noites do Ateneu". Esta galeria acolhe as exposições temporárias do Núcleo de Arte Contemporânea, resultante da doação feita por José-Augusto França à sua cidade natal de parte da sua coleção, e no qual António Viana é um dos artistas representados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arrabal foi a primeira
Biblioteca Municipal vai dar palco às 18 freguesias de Leiria durante três anos
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira vai transformar-se no palco das 18 freguesias do concelho de Leiria, num programa que se prolonga até 2017 e que pretende assumir-se como uma mostra social, cultural e associativa de cada um dos territórios. A Rota das Freguesias do Concelho é composta por uma exposição no átrio da Biblioteca Municipal, contendo uma caracterização histórica e socioeconómica da freguesia, e uma tarde cultural preparada para marcar o dia de estreia, com conferências, música, gastronomia, entre outras atividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Desconstruções Construtivas traz 15 artistas plásticos ao Palácio Landal
A exposição de Arte Contemporânea - Desconstruções Construtivas, é inaugurada no dia 5 de fevereiro, às 15h30, no Palácio Landal, em Santarém, e conta com os trabalhos e a presença dos quinze artistas plásticos participantes e com performances de Rebecca Moradalizadeh e de Ricardo Cardoso de Seia. Desconstruções Construtivas pretende dar a conhecer ao público as mais recentes criações da arte contemporânea portuguesa. Andreia Mateus, Andreia Santana, Diogo Caetano Oliveira, Joana Bernardo, João Rolaça, Lucy Pereira, Manuel Mendonça, Mirjam, Nuno Alexandre, Patrícia Virgílio de Almeida, Rebeca Moradalizadeh, Ricardo Cardoso, Rita Luiz, Rita Ruivo e Vieira Pereira
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Portugal 2020: uma oportunidade
Jorge Faria de Sousa
A Pirâmide de Maslow e Políticas Autárquicas
Carlos Cunha
Viver com Pacemaker
Dr. Carlos Morais
A dívida pública é um veneno letal
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o