Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 168 Director: Mário Lopes Sexta, 30 de Outubro de 2020
Com 10 companhias portuguesas e estrangeiras
17ª festival “Marionetas na Cidade” traz 16 espetáculos este fim de semana a Alcobaça
A 17ª edição do festival “Marionetas na Cidade” já começou e as marionetas já ocuparam os vários recantos da cidade de Alcobaça. Até 12 de outubro, 10 companhias portuguesas e estrangeiras irão apresentar 16 espetáculos em vários espaços da cidade e do concelho, como “Inês de Castro”, dos SA Marionetas, “Prometeu”, de Marcelo LaFontana, ou “Volley”, pela companhia Chão d’Oliva/Fio de Azeite, entre muitos outros. O espetáculo inaugural ficou a cargo da companhia espanhola “El Patio” que apresentou no Cine-Teatro de Alcobaça “A mano”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Casa da Cultura – Teatro Stephens reabriu com espetáculo memorável
Memórias revisitadas e emoções partilhadas marcaram o espetáculo “Palco de Memórias”, encenado por Norberto Barroca com colaboração plástica de Mário Dias Garcia, na reabertura da Casa da Cultura – Teatro Stephens, no dia 25 de outubro, na Marinha Grande. 120 pessoas, entre atores, músicos, bailarinos, técnicos e outros, fizeram desfilar três séculos da vida social, económica e cultural marinhense, num espetáculo singular de cerca de três horas, que bem poderia ser visto por todos os marinhenses ou não estivéssemos a falar da sua identidade, forjada na indústria vidreira, no mar e no Pinhal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Moinho das Castanholas acolhe mostra fotográfica “Entre Caminhos”
O Museu Municipal do Cadaval promove, de 8 a 21 de novembro, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas, a Exposição Fotográfica “Entre Caminhos”, da autoria de Acácio Xisto. A mostra itinerante, que aborda alguns dos pontos de interesse patrimonial do Oeste, abre oficialmente ao público dia 8 (sábado), pelas 15h00. A exposição é composta por cerca de 30 trabalhos fotográficos da autoria de Acácio Xisto, jovem de 21 anos (Carvalhal, Bombarral), amante de fotografia e atualmente colaborador da Cooperativa Agrícola do Sanguinhal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Thierry Ferreira regressa da China
entre a escultura e o pensamento
Thierry Ferreira acaba de regressar de Pingtan (Província de Fujian, China), onde participou nas comemorações da inauguração, no dia 11 de outubro, do Parque de Exposição Internacional de Escultura da cidade, que integra uma réplica em bronze da escultura de sua autoria, “Cubic”. A obra do escultor de Alcobaça revela uma reflexão sobre a arte pública contemporânea, confrontando-a com a história da arte. Thierry Ferreira descreve esta obra como «contrariedade da tendência da escultura vertical, que potencia à exaustão a ideia de três dimensões, podendo por isso ser colocada em qualquer posição, forçando assim o espectador a sentir necessidade de visualizar todas as faces da escultura. Mais do que um instrumento político, a escultura é pensamento».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 11 de outubro
Câmara de Torres Novas e ed. Caleidoscópio lançam livro inédito de Maria Lamas
O Município de Torres Novas e a editora Caleidoscópio vão lançar este sábado, dia 11 de outubro, a obra A lenda da borboleta, da autoria de Rosa Silvestre (pseudónimo de Maria Lamas). A sessão de lançamento terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, pelas 16 horas. Não se conhece (até hoje) a data de produção da maquete de A lenda da borboleta, nem as condições ou os objetivos da sua criação. No entanto, segundo o testemunho da proprietária (Maria Leonor Machado de Sousa, neta de Maria Lamas), podemos situar a criação deste trabalho na década de 30 do século XX.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Escola Superior de Artes e Design conquista três prémios no Concurso Educacional Sqédio
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria, conquistou três prémios no Concurso Educacional Sqédio 2014: o Prémio Criatividade, o Prémio Professor e o Prémio Instituição. Esta competição, dirigida a estudantes de escolas secundárias e superiores, universidades e centros de formação do território nacional, visa distinguir anualmente os melhores projetos digitais, em ambiente 3D, criados com o programa SolidWorks.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro do design e da engenharia
Design Center - Semana do Design da Marinha Grande decorre até sábado
O Design Center – Semana do Design da Marinha Grande está a decorrer até 11 de outubro, no centro tradicional da cidade. O certame exibe projetos de inovação e discute soluções para o futuro da indústria e do design. A entrada é gratuita. A inauguração do certame ocorreu no dia 3 de outubro, na Casa da Cultura e foi participada por mais de uma centena de pessoas, entre as quais a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), o presidente da Câmara; o presidente da Assembleia Municipal, a vice-presidente do Ayuntamiento de San Ildefonso La Granja, vereadores da Câmara, representantes dos parceiros, entre outras entidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com encenação de Norberto Barroca
Produção com cerca de 120 pessoas marca reabertura no Teatro Stephens
Cento e vinte e uma pessoas, entre atores, músicos, técnicos, entre outros, estão envolvidas na produção da peça “Palco de Memórias”, encenada por Norberto Barroca, cuja estreia está marcada para o dia 25 de outubro, na Casa da Cultura – Teatro Stephens, assinalando-se assim a reabertura oficial daquele equipamento municipal. O público em geral terá oportunidade de assistir gratuitamente à exibição daquela peça de teatro, que conta com a chancela de qualidade do reconhecido encenador marinhense Norberto Barroca e a colaboração plástica de Mário Dias Garcia, entre 25 e 29 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 de outubro a 9 de novembro
Al.Creative mostra trabalhos de autores
e criativos do concelho de Alcobaça
Durante três fins de semana de 24 a 26 de outubro, de 31 de outubro a 2 de novembro e de 7 a 9 de novembro, Alcobaça vai receber a primeira edição do Al.Creative, evento que procura juntar “os criativos” do concelho que ao longo do ano vão mostrando o seu trabalho em diferentes áreas como poesia, literatura, pintura ou música, e que tem como objetivo “estimular a cultura, promover a criatividade e dar visibilidade aos talentos que temos”. A organização é de um grupo de pessoas do concelho que se juntou para partilhar o gosto pela leitura e que decidiu lançar o desafio à Junta de Freguesia de Alcobaça, fazendo assim com que os munícipes deste vasto concelho visitem a cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Área de Contenção Encontros Internacionais de Cinema Fantástico e de Horror do Cartaxo
O horror já chegou ao Cartaxo!
Depois de mais de 200 filmes inscritos, é o momento da Seleção Oficial que compõe a competição da Área de Contenção – Encontros Internacionais de Cinema Fantástico de Horror do Cartaxo, dentro de longas e curtas-metragens, documentários e filmes de animação vindos de Portugal, Espanha, Itália, Bulgária, Islândia, Estados Unidos da América, Canadá, China, França e México. A Área de Contenção – Encontros Internacionais de Cinema Fantástico de Horror do Cartaxo vai decorrer nos dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro no Centro Cultural do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Escritor José Luís Peixoto apresenta “Galveias” na Livraria Arquivo
José Luís Peixoto apresenta, no dia 19 de outubro, domingo, pelas 17 horas, na Livraria Arquivo, em Leiria, o seu último livro “Galveias”. O novo livro do escritor, que completou 40 anos no mês de setembro, é uma homenagem à localidade alentejana onde nasceu, no distrito de Portalegre, cuja interioridade e identidade pretende retratar e defender. O novo livro foi lançado no dia 10 de outubro, com a chancela da Quetzal, do Grupo Bertrand Círculo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição
Prémio Internacional Books&Movies 2014 sobe para 5 mil euros
Pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Internacional Books&Movies é instituído pelo Município de Alcobaça, com o objetivo de estimular, divulgar e premiar a criatividade no âmbito do roteiro de viagens, escrito ou filmado. Este ano, o regulamento sofreu duas alterações significativas: o prémio anual é atribuído às modalidades de forma alternada (roteiro escrito nos ímpares e video em anos pares) e o valor pecuniário foi acrescido para 5 mil euros. Assim, em 2015, o Prémio dedica-se exclusivamente à modalidade do roteiro escrito, subordinado ao tema "Dê Lugar ao Amor". Recorde-se que na primeira dição o júri decidiu não atribuir o Prémio por os trabalhos apresentados não terem qualidade suficiente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 1 de novembro
Mary Bento apresenta em Alcobaça
“A história do quadro branco”
Mary Bento apresenta, no dia 1 de novembro, pelas 15h, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro “A história do quadro branco”. A história deste livro não é mais do que uma metáfora que simboliza a necessidade do ser humano ser pertença de uma família, de um grupo e de uma sociedade, com quem se identifique e se potencie/cresça como indivíduo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Área de Contenção na sexta, sábado e domingo
Encontros Internacionais de Cinema Fantástico e de Horror do Cartaxo decorrem até domingo
A Área de Contenção – Encontros Internacionais de Cinema Fantástico de Horror do Cartaxo decorre até domingo, no Cartaxo. O mais recente acontecimento cinematográfico do País vai decorrer de 31 de Outubro a 2 de Novembro no Centro Cultural do Cartaxo e é uma organização da Área de Serviço – Associação Artística do Cartaxo com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo. Para além de uma grande selecção de filmes em competição vindos dos quatro cantos do mundo, o público vai ter a oportunidade de ver, no Centro Cultural do Cartaxo, alguns dos grandes clássicos do cinema de Horror organizados em retrospectivas e ciclos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11 e 12 de outubro
Docente do Instituto Politécnico de Tomar
é o Comissário do Lisboa Open House
Fernando Sanchez Salvador, docente da Unidade Departamental de Arqueologia, Conservação e Restauro e Património do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é o Comissário do Lisboa Open House que, na sua 3.ª Edição, abre as portas de 27 novos locais num total de 70 espaços, nos dias 11 e 12 de outubro. Esta edição é marcada por um extenso programa de percursos e visitas comentadas, desde o Parque das Nações a Algés, da beira Tejo às Avenidas Novas, da Mouraria a Benfica, numa seleção baseada na importância cultural e arquitetónica e, na diversidade de tipologias e épocas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra temporária do Núcleo de Arte Contemporânea
Jaime Silva expõe "Cadernos de Sombras"
em Tomar até final do ano
A segunda exposição da galeria NAC.2, no Edifício da Comissão de Iniciativa e Turismo, em Tomar, é inaugurada no dia 18 de outubro, pelas 16 horas. Trata-se de uma mostra de desenho de Jaime Silva, intitulada "Cadernos de Sombras", composta por 182 desenhos em formato A5, executados entre os anos de 2008 e 2010. A novel galeria acolhe as exposições temporárias do Núcleo de Arte Contemporânea, resultante da doação feita por José-Augusto França à sua cidade natal de parte da sua coleção, que permite reconstituir parte significativa da História da Arte Portuguesa do século XX aos nossos dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 31 de outubro a 1 de fevereiro
Ourém recebe projeto sobre o escritor
Hans Christian Andersen
O Município de Ourém vai receber o projeto “Hans Christian Andersen… o Rapaz que queria ser actor, cantor e bailarino…”, uma iniciativa do designer Niels Fischer com o objetivo de divulgar a obra de Hans Christian Andersen na sua forma original, generosa e sem fins lucrativos. Em Ourém, o projeto conta com a participação de 38 instituições do concelho e artistas plásticos com atuação em áreas educativas, culturais e sociais que dinamizarão atividades ligadas à literatura, às artes plásticas, escultura, instalações de rua, tapeçarias, teatro, música e dança, entre outras. A exposição poderá ser visitada de 31 de outubro de 2014 a 01 de fevereiro de 2015, em vários locais da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 4 a 6 de novembro
Cinema Francês faz a festa em Leiria
A 15ª Festa do Cinema Francês chegou a Leiria esta terça-feira, dia 4 de novembro. Os dois filmes de animação Le Père Frimas de Youri Tcherenkov e l’Oeil du loup de Hoël Caouissin marcam o início deste evento com sessão marcada para as 10h30 e 14h30, respetivamente, no Teatro Miguel Franco (Rua Dr. Américo Cortez Pinto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Sócrates, a Troika e os informáticos: não há governos maus!
Mário Lopes
OPINIÃO
Mulheres em idade avançada são mais afetadas pelo AVC
Dr.ª Maria Teresa Cardoso
As Caldas numa Rede de Cidades Termais?
Jorge Mangorrinha
Estenose lombar afeta 10% da população
Dr. Paulo Pereira
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o