Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O peso excessivo das mochilas escolares é um problema grave para as crianças?
Sim
Não sei / talvez
Não
Edição Nº 197 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Março de 2017
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto abriu “Oeste Jovem 2017”
João Paulo Rebelo: “Jovens devem fazer mais que estudar só dentro da sala de aula”
Arrancou no dia 23 de março o “Oeste Jovem 2017”, que até 12 de maio irá realizar várias atividades dirigidas a jovens. O evento organizado em conjunto pelos 12 municípios do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) conta com atividades artísticas, culturais e desportivas, debate sobre a responsabilização, consciência das problemáticas sociais e otimização do trabalho associativo e escolar, oficinas de escrita; atividades radicais e náuticas; provas desportivas; concursos; workshops e concertos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Obras começam na próxima semana
Câmara assina auto de consignação das obras de estabilização das Encostas de Santarém
O Município de Santarém assinou esta quinta-feira, dia 23 de março, o auto de consignação para a 1ª fase da obra do PGEES - Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém. O documento foi assinado pelo presidente do município, Ricardo Gonçalves e por José Carlos Gonçalves, representante da empresa “Ancorpor – Geotecnia e Fundações, Lda”, na presença de José Serrano Gordo, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal. Esta primeira fase do PGEES decorrerá na Encosta de Santa Margarida e Encosta da Ribeira de Santarém. A obra no valor de 5 milhões de euros terá início na próxima semana e terá uma duração de 27 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CDS de Alcobaça insiste na alegação e volta a questionar Pedro Machado
Turismo do Centro desmente ter organizado roteiro de operadores turísticos franceses
Em resposta às questões colocadas pelo CDS de Alcobaça, sobre a não inclusão do concelho de Alcobaça num roteiro de 20 operadores turísticos franceses que visitaram a região entre 11 a 14 de março. Pedro Machado, presidente da Entidade de Turismo do Centro referiu ao Tinta Fresca que “o Turismo do Centro de Portugal não organizou nenhum roteiro de operadores turísticos franceses”, lamentando que os membros do CDS “tenham colocado notícias em público sem conhecerem a resposta às questões que colocaram”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos do Colégio João de Deus celebraram o Dia Mundial da Árvore
Leiria lança projeto de apadrinhamento
de árvores por alunos de Leiria
O Dia Mundial da Árvore foi assinalado esta terça-feira, 21 de março, pelo Município de Leiria com a plantação de árvores, numa iniciativa que contou com a participação de alunos de 14 turmas do Colégio João de Deus, que assumiram o compromisso de apadrinhar e cuidar das árvores. Nas comemorações foi distribuída uma centena de árvores, numa iniciativa que se estendeu às freguesias que colaboraram com as escolas a nível local para que todas as crianças do concelho plantassem as suas árvores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa é uma das maiores do país
ESTM e região de vinhos de Lisboa formalizam acordo de cooperação científica
A Escola Superior de Turismo de Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL) e a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa acabam de formalizar um protocolo de cooperação técnica e científica que prevê o desenvolvimento de investigação especialmente no âmbito da engenharia alimentar, e a realização de estágios. Para Paulo Almeida, diretor da ESTM/IPL, trata-se de uma oportunidade, «um desafio para colaborar em projetos de criação de novos produtos que resultem do vinho, adicionar valor ao próprio produto, ou até mesmo para colaborar na definição de rotas turísticas para valorizar o património da região ligado ao vinho».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Publicado na revista internacional GeoBios
Peça de dinossáurio do Museu de Porto de Mós alvo de estudo internacional
Nos últimos anos, as colecções de dinossáurios do Jurássico Superior depositadas na Sociedade de História Natural (Torres Vedras), Museu Geológico (Lisboa), Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa), Museu Municipal de Porto de Mós (Porto de Mós) e Museu Municipal do Bombarral (Bombarral) têm sido alvo de um estudo detalhado por parte de uma equipe internacional de investigadores que conta com a participação de investigadores portugueses e espanhóis do Natural History Museum of Los Angeles County, Grupo de Biología Evolutiva UNED, Sociedade de História Natural, Instituto Don Luis, FCPT-Dinopolis e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Este estudo tem resultado na revisão de vários espécimenes clássicos, assim como, na descoberta e estudo de exemplares para a Ciência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria
Gonçalo Lopes: "Há um reconhecimento a nível regional e nacional de que Leiria está na moda"
O Tinta Fresca publica agora a terceira parte da entrevista a Gonçalo Lopes, vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria. Nesta última parte abordamos temas como os problemas de estacionamento na cidade e os desafios que o Centro Histórico atravessa, com o encerramento nos últimos meses de algumas das principais lojas da cidade capital de distrito..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa foi apresentado em Porto de Mós
Tok’andar apresenta 14 percursos pedestres todos os fins de semana até junho
Foi apresentado no dia 17 de março, no Edifício dos Gorjões, da Câmara Municipal de Porto de Mós a reconhecida iniciativa “Tok’andar”, que conta este ano com a 13ª edição. A cada ano o número de adeptos tem subido de forma continuada, prova de que as caminhadas, a valorização da natureza e a prática desportiva são cada vez mais valorizadas pela população em geral e neste campo Porto de Mós desfruta de uma riqueza ímpar que lhe permite apresentar 14 percursos, todos os fins-de-semana, durante 3 meses, de abril a junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia da Árvore
Município de Alcobaça planta 27500 árvores autóctones na Quinta do Campo
O Município de Alcobaça assinalou o dia 21 de março, Dia da Árvore, com uma visita à Quinta do Campo, freguesia do Bárrio, local onde o município está a reflorestar 30 hectares de terreno através da plantação de 27500 plantas autóctones como carvalhos e sobreiros, tendo o dia sido assinalado com a plantação de algumas árvores. Recorde-se que o município iniciou em 2016 a limpeza dos terrenos da Quinta do Campo e em parceria com a APFCAN – Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré está a reorganizar e replantar toda a área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Nacional dos Centros Históricos
General Ramalho Eanes recebe em Tomar prémio nacional Memória e Identidade
As comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses vão decorrer em Tomar na terça-feira, dia 28 de março, e incluirão a entrega do prémio nacional Memória e Identidade ao general Ramalho Eanes. A iniciativa do Município de Tomar e da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) terá lugar no dia do 207.º aniversário natalício de Alexandre Herculano, começando com a reunião da Direção daquela entidade, às 14 horas, no Moinho da Ordem (Complexo Cultural da Levada). No mesmo local, pelas 15h30, terá lugar a assembleia-geral da Associação. Após este momento estatutário, haverá uma visita ao Convento de Cristo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante os meses de verão
Luís Peças e João Paulo Ferreira voltam a atuar no Mosteiro de Alcobaça
Os contratenores alcobacenses Luís Peças e João Paulo Ferreira vão voltar a atuar no Mosteiro de Alcobaça. Os músicos, o município de Alcobaça e a DGPC – Direção Geral do Património Cultural chegaram a acordo e os cantores atuarão de abril a Setembro O pagamento dos meses de abril, maio e junho será assegurado pelo município de Alcobaça e o dos meses de julho, agosto e setembro pela DGPC. Luís Peças e João Paulo Ferreira, que ficaram em 2º lugar no recente Festival da Canção da RTP, atuarão de segunda a sexta-feira das 9 às 10h e das 14 às 15h na Sala do Capítulo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 de março a 1 de Abril
GNR comemora 100 anos da chegada a Leiria
O Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana de Leiria comemora o 100º aniversário da chegada da GNR ao distrito de Leiria, com a realização de um conjunto de atividades de âmbito militar, social e cultural. As comemorações tiveram início esta segunda-feira, 20 de março, com a inauguração de uma exposição no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, em Leiria, subordinada ao tema “100 Anos da Chegada da GNR a Leiria”, que pode ser visitada até dia 26 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 4, 5 e 6 de abril
Escola Superior de Gestão do Politécnico
de Tomar organiza 12.ª Semana da Gestão
A Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar (ESGT) organiza, nos dias 4, 5 e 6 de abril, a 12.ª edição da Semana da Gestão, porventura, o seu evento mais icónico. Sob o mote "Dando de caras com o futuro: Tendências e desafios do gestor", o encontro desdobrar-se-á em diversas temáticas - organizadas em painéis conduzidos por moderadores/as convidados/as - através das quais se tentará traçar um prognóstico dos diversos desafios que os gestores e gestoras enfrentarão num futuro muito próximo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho foi excluído do roteiro para operadores turísticos franceses
Concelhia do CDS de Alcobaça acusa Turismo do Centro de afastar turistas franceses
O presidente da Comissão Concelhia do CDS/PP de Alcobaça pediu explicações ao Turismo do Centro depois de ter tomado conhecimento em reunião de Câmara, a 3 março, da realização de um roteiro promocional na região para operadores turísticos franceses promovidos supostamente pelo Turismo do Centro que contemplou praticamente todos os concelhos da região, mas que deixou de fora Alcobaça, com os inerentes prejuízos que daí advêm para o sector turístico a nível local. O roteiro decorreu ente 11 e 14 de março, estando previstas visitas a monumentos e equipamentos turísticos a concelhos muito próximos de Alcobaça, entre os quais Torres Vedras, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Porto de Mós, Batalha, Fátima e Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ORU vai estar pronta em maio
Câmara da Nazaré apresenta proposta
para Operação de Reabilitação Urbana
Os trabalhos de preparação do programa estratégico da operação de reabilitação urbana, que surge na sequência da aprovação pelo Município da Nazaré das Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) da Praia da Nazaré, Sítio e Pederneira, foram apresentados, publicamente, no dia 17 de março, numa sessão que decorreu na Biblioteca Municipal da Nazaré. O urbanista Eng.º Fonseca Ferreira, da Colectiva Arquitetura, apresentou o trabalho que a Camara Municipal da Nazaré está a promover para a reabilitação urbana, juntamente com esta equipa externa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do Centenário das Aparições de Fátima
Câmara de Santarém cria Gabinete de Apoio
ao Peregrino
Por ocasião das Comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que decorrem em maio, e que contam com a deslocação do Papa Francisco a Portugal, a Câmara de Santarém aposta na criação do Gabinete de Apoio ao Peregrino, o qual tem como principal objetivo criar uma estrutura de apoio aos peregrinos, que se desloquem ou regressem de Fátima, em peregrinação, garantindo uma resposta atempada, estruturada e eficaz no âmbito das peregrinações que, este ano, têm um caráter de dimensão excecional, pelo previsível aumento de afluência de peregrinos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com transmissão do programa da RTP1 “Aqui Portugal”
VI Feira dos Produtos da Terra vai decorrer este fim de semana em Ourém
É já este sábado, 25 de março, a abertura da VI Feira dos Produtos da Terra, iniciativa que ao longo de todo o fim-de-semana irá proporcionar aos visitantes um vasto programa de animação com destaque para a transmissão em direto, a partir do certame, do programa da RTP1 “Aqui Portugal” e um grande espetáculo com o artista Marco Paulo. O Parque da Cidade António Teixeira e o Centro de Negócios de Ourém recebem a VI Feira dos Produtos da Terra a 25 e 26 de março, numa organização conjunta do Município de Ourém e da empresa municipal OurémViva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Politécnico de Leiria recebe apresentação
do estudo “A praxe como fenómeno social”
A Direção Geral do Ensino Superior (DGES) apresenta, no dia 28 de março, no auditório da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSL/IPL), a a partir das 10h30, o estudo “A praxe como fenómeno social”, que caracteriza e analisa a praxe no ensino superior em Portugal. A sessão conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com reforço dos postos disponíveis para prestação de cuidados de saúde
Cartaxo organiza “Operação Fátima”
A Operação Fátima 2017 – Apoio ao Peregrino, organizada pelo Município do Cartaxo, vai decorrer de 5 a 11 de maio e integra o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros Municipais do Cartaxo, a Associação Humanitária da Freguesia de Pontével, a PSP e a GNR, a comunidade católica através das suas paróquias e organizações, tal como a Conferência S. Vicente de Paulo, e outras instituições públicas e privadas, quer para apoio no terreno, quer para cedência de bens essenciais a serem entregues aos peregrinos. A primeira reunião de coordenação decorreu no dia 16 de março, com a presença de representantes de algumas destas instituições. Outras organizações públicas e privadas já confirmaram a presença na próxima reunião de trabalho, agendada para dia 23 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Membros do PSD na Comissão de Agricultura do Parlamento visitaram o Distrito de Leiria
Deputados do PSD questionam corte
no financiamento para o regadio da Cela
Os membros do PSD na Comissão de Agricultura da Assembleia da República, Nuno Serra e Maurício Marques, em visita ao distrito de Leiria no dia 20 de março, alertaram para a possibilidade de falta de verba para o Regadio da Cela. A obra que já teria sido aprovada em âmbito do PRODER poderá agora não avançar devido à alteração do Governo para o Programa PDR que atualmente não contempla o Regadio da Cela como projeto a avançar. Além do Regadio da Cela, poderão também estar em causa investimentos de privados, como o CAC em Leiria e unidades de investigação como a prevista para a Estação Vieira Natividade em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Supertubos de gala consagra vencedores do Rip Curl Peniche 2017
Matias Canhoto, Martim Van Zeller, Rodrigo Lebre, Tomás Abreu, Felipe Teixeira, Carolina Santos, Camila Costa e Leonor Fragoso vencem a 1ª etapa do Rip Curl Peniche 2017 e da 1ª Etapa do Circuito de Surf do Centro. Foi nas ondas de Supertubos que se realizou este fim-de-semana de 18 e 19 de março que se realizou o Rip Curl Peniche 2017, primeira etapa da edição de 2017 do Circuito de Surf do Centro da Federação Portuguesa de Surf e do circuito do Peniche Surfing Clube.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Paula Santos, membro do Comité Central do PCP
PCP promove debate em Leiria pela defesa e dignificação do Serviço Nacional de Saúde
A Comissão Concelhia de Leiria do Partido Comunista Português promove esta sexta-feira, 24 de março, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Leiria, um debate pela defesa e dignificação do Serviço Nacional de Saúde, sob o lema “A Saúde é um direito, defendê-la e promovê-la um dever”. A oradora convidada é Paula Santos, membro do Comité Central do PCP e deputada à Assembleia da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 21, 22 e 23 de março
Escola Superior de Artes e Design de Caldas
da Rainha participa na Festa da Francofonia
A Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria recebe a Festa da Francofonia nos próximos dias 21, 22 e 23 de março. Das atividades a realizar na ESAD.CR/IPLeiria destacam-se: na terça-feira e na quinta-feira, no âmbito do ciclo de cinema francês, os filmes “O Novo” (Le Nouveau, 2015) e “Não sou um canalha” (Je ne suis pas un salaud, 2016), respetivamente, sendo quarta-feira o dia de portas abertas, e do ateliê de cerâmica, dedicado ao trabalho em azulejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com “Sete Saias” e “Os Azeitonas”
Ávinho 2017 - Festa do Vinho e das Adegas anima Aveiras de Cima de 7 a 9 de abril
A Freguesia de Aveiras de Cima já se prepara para a festa do vinho mais castiça do País. Trata-se da décima terceira edição da Ávinho - Festa do Vinho e das Adegas, e acontece neste ano 2017 nos dias 7, 8 e 9 e de abril. O evento é organizado em parceria pela Câmara Municipal de Azambuja, pela Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e pela “Associação Vila Museu do Vinho”, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que guardará como recordação… – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos na dezena e meia de adegas privadas participantes na iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Praia do Norte patrocina dois esperanças
do bodyboard
Pedro Veigas e Tomás Meca juntaram-se à equipa Praia do Norte, composta pelos bodyboarders Teresa Almeida, Tó Cardoso e Dino Carmo. Foi celebrado com os dois jovens esperanças um contrato de patrocínio desportivo que, entre outros, tem como objetivo “promover as ondas da Nazaré e a marca Praia do Norte, e apoiar atletas em crescimento desportivo”, explicou Walter Chicharro, presidente do Município
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rogério Cação e António José Correia lideram listas à Câmara e Assembleia Municipal
Secretário-geral do PCP apresenta candidatos da CDU em Peniche
A CDU Peniche realizará no dia 26 de março, pelas 18 horas, no Auditório Municipal de Peniche, um Acto Público de Apresentação dos Candidatos da CDU. Serão apresentados os primeiros candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal, Rogério Cação e António José Correia, respectivamente, e serão anunciados os cabeças de lista a várias freguesias do Concelho de Peniche. Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, participará no Acto Público da CDU-Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã, Peniche Bombarral e Óbidos
Lourinhã recebe I Congresso sobre o Planalto das Cesaredas
Nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril realiza-se no Auditório Municipal da Lourinhã o I Congresso sobre o Planalto das Cesaredas, planalto de elevado interesse que cobre os municípios das Lourinhã, Peniche Bombarral e Óbidos. O Congresso conta com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas como instituições promotoras. Serão debatidos os aspectos ligados à Geologia, Geomorfologia, Paleontologia, Pré-história e Arqueologia, Espeologia, Vegetação e Fauna, Ambiente, Património, História, Costumes, Demografia, Actividades Económicas, no fundo, aspectos de cariz humano e natural que distinguem este Planalto em concreto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Repetindo a candidatura de 2013
Anabela Baptista é a candidata da CDU
à Câmara Municipal de Leiria
Anabela Baptista é a primeira candidata da CDU à Câmara Municipal de Leiria, e Filipe Reis o primeiro candidato da lista à Assembleia Municipal, repetindo assim a candidatura de 2013 A apresentação da candidatura teve lugar no dia 18 de março, no Auditório do Mimo - Museu de Imagem em Movimento, em Leiria. A advogada quer que “esta candidatura seja expressão de uma vontade firme de alteração do modelo de gestão e dinâmica autárquica em Leiria, com a certeza de que projecto apresentado pela CDU representaria um avanço efectivo na qualidade de vida das populações e uma necessária melhoria para o concelho de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com The Legendary Tigerman, António Zambujo, e Companhia Nacional de Bailado
Teatro Virgínia inicia nova temporada
A programação do Teatro Virgínia para os meses de abril, maio, junho e julho foi apresentada no dia 17 de março. A temporada da sala de Torres Novas inicia-se com um filme-concerto a 1 de abril. «How To Become Nothing» junta o músico The Legendary Tigerman, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa road trip pelo deserto da Califórnia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial do Sono assinalou-se no dia 17 de março
Estudos revelam que problemas do sono afetam vida sexual
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia, através da sua Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono, associa-se à World Sleep Society para comemorar o Dia Mundial do Sono, que se assinalo no dia 17 de março. Um estudo da National Sleep Foundation revela que em ⅔ dos casais, pelo menos um dos membros ressona; ⅓ dormem em quartos separados ou usam tampões e mais de ½ dos roncopatas têm noção que perturbam o sono do companheiro. 63% dos Doentes com Síndrome Apneia Obstrutiva do Sono apresentam problemas conjugais, sendo que 69% reportam diminuição do desejo sexual. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança a campanha “Acorde, antes que seja tarde demais” .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para promoção de produtos regionais ou locais
Nazaré e Azores Airlines celebram protocolo
O Município da Nazaré e a Azores Airlines celebraram, no dia 16 de março, um acordo que irá promover a visibilidade do concelho, e de toda a sua oferta, nas ligações aéreas da transportadora portuguesa. “Este acordo é muito importante. Temos muito interesse em estar junto das populações. Queremos projetar a empresa, mas também queremos criar condições aos Municípios e aos seus trabalhadores, através da aplicação de preços mais acessíveis”, explicou Paulo Menezes, Presidente do Conselho de Administração da Sata Internacional – Azores Airlines, SA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sabe o que fazer em caso de acidente nuclear?
Eco-Cartaxo promove sessão de esclarecimento sobre Almaraz
A Eco-Cartaxo – Movimento Alternativo e Ecologista convida toda a população para uma sessão de esclarecimento no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 8 de abril, sábado, às 15h00, que é também um desafio à reflexão sobre a Central Nuclear de Alamaraz. A proximidade com Almaraz, com uma distância de apenas 300 km em linha reta de Lisboa, faz com que seja imperiosa a reflexão sobre o que é a Central Nuclear de Almaraz, os problemas que giram em torno da radioatividade e eventuais danos nas pessoas, animais e ambiente em caso de acidente nuclear.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“No Oeste é que está a qualidade de vida”
Turismo do Centro dedicou sexta-feira na BTL
à Comunidade Intermunicipal do Oeste
O Turismo do Centro e os seus 100 municípios estão presentes na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa até 19 de março. O evento que reúne e pretende divulgar as melhores ofertas a nível de turismo em Portugal conta assim com a presença da maior região do país. Sol, mar, serra, gastronomia e património mundial fazem parte do leque diversificado desta região que vai desde Aveiro até ao norte do Distrito de Lisboa. No dia 17 de março, o Turismo do Centro dedicou a tarde à Comunidade Intermunicipal do Oeste e ao que de melhor esta região tem para oferecer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 60 espaços promocionais de municípios e 30 de empresas da região
Turismo do Alentejo e Ribatejo apresenta maior stand da BTL
O Turismo do Ribatejo e Alentejo marca presença na edição 2017 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa com o maior stand do evento. São 1215 m2 que recebem 60 espaços promocionais de municípios e 30 de empresas da região. A região que tem como embaixadores Jorge Corrula, Paula Neves e Sìlvia Rizzo aposta na campanha “Desligue” para promover uma região muito abrangente e diversificada onde as praias, a gastronomia e a natureza cativam quem a visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 19 de março
Alcobaça promove-se na BTL com património, praias e gastronomia
O Município de Alcobaça marca presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que decorre até 19 de março. O município está presente no stand da Oeste CIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste, com o Museu do Vinho em parceria com o Parque dos Monges. Inês Silva, vereadora da Cultura, justificou a presença do município na BTL dado ser “importante promover o património e a região em conjunto com os restantes municípios do Oeste” mas também “destacar alguns dos pontos fortes do concelho” como o património, as praias e a gastronomia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região de Leiria uma oferta turística com tudo incluído
Comunidade Intermunicipal de Leiria presente na BTL
A CIMRL – Comunidade Intermunicipal de Leiria também marca presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, até 19 de março. No stand desta entidade, o visitante pode ficar a conhecer a gastronomia da região de Leiria¸ a diversidade cultural e desportiva, o seu património sob o lema “Região de Leiria uma oferta turística com tudo incluído”. No dia 17, a animação ficou a cargo do grupo batalhense “Gaitilena” e do grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Rotary Club de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na próxima 2ª e 3ª feira entregue papel velho e receba plantas
Alcobaça assinala Dia Mundial da Árvore,
da Floresta e da Agricultura
A Câmara Municipal de Alcobaça assinala, no dia 21 de março, as comemorações do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura com a campanha “Qual é o seu Papel?”, que promove a troca de papel velho por plantas. A campanha centrar-se-á na Praça João Deus Ramos, frente aos Paços do Concelho, nos dias 20 e 21 de março onde será instalado o ponto de recolha de papel. A 21 de março a campanha será alargada a todas as Juntas de Freguesia do concelho de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promover o concelho e os seus operadores turísticos são os objetivos da presença no evento
Cartaxo leva vinhos, chocolate e avieiros à Bolsa de Turismo de Lisboa
O Município do Cartaxo está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), salão referência para a indústria do turismo nacional, que decorre na FIL – Feira Internacional de Lisboa. A presença do Município é uma parceria com a Ollem Turismo Fluvial. Os vinhos em prova serão da empresa Casal do Conde e o chocolate da empresa Destinos Gourmet. O Município estendeu o convite aos operadores turísticos do concelho, para estarem também presentes com as ofertas turísticas que promovem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Num troço do rio da Fonte
Município de Santarém promove primeira renaturalização fluvial no concelho
No âmbito do projeto "Reabilitar Troço a Troço" (RTT), Município de Santarém promove no dia 25 de março, a primeira renaturalização de uma linha de água do concelho, na freguesia do Arneiro das Milhariças, num troço do rio da Fonte (afluente do rio Centeio), junto à Rua Albertino Henriques Barata. Esta iniciativa tem como objetivo restabelecer as condições naturais e estruturais da linha de água, promovendo a sua dinâmica natural, com recurso a aplicação de técnicas de engenharia natural, potenciando a recuperação do habitat ribeirinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com oito casos
Coordenadora Concelhia da CDU de Alcobaça critica gestão das propriedades municipais
A Coordenadora Concelhia da CDU de Alcobaça emitiu um comunicado, no dia 14 de março, criticando o que considera “a péssima gestão PSD”, durante 19 anos, das propriedades municipais, por não ter rentabilizado “o que é de todos nós”. E exemplifica com oito casos concretos: terreno no centro de Alfeizerão para o novo Hospital do Oeste, Mercoalcobaça, Quinta da Conceição, Quinta da Cova da Onça, Quinta da Serra, Zona Industrial de Pataias, parque de campismo e projecto de golfe de Pataias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com "Diogo Piçarra em Pessoa", Mário de Carvalho e acampamento com histórias
Tertúlias, sessões de autógrafos, música e teatro em destaque na Feira do Livro de Leiria
Um espetáculo de Diogo Piçarra inspirado em Fernando Pessoa, um acampamento noturno com histórias para alunos, uma conversa com o escritor Mário Carvalho, tertúlias, sessões de autógrafos, música e teatro são alguns dos destaques da Feira do Livro e da Leitura que decorre de 29 de março a 2 de abril em Leiria. A inauguração da Feira do Livro e da Leitura está marcada para dia 29 de março, às 10 horas, pelo Coro Juvenil do Orfeão de Leiria, um dia marcado ainda pela presenta da escritora infanto-juvenil Maria Inês Almeida e pela apresentação do livro “Será Príncipe ou Principite?”, de Margarida Castelão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distinguidas pelo IAPMEI
Crédito Agrícola de Pombal homenageia 27 empresas PME Líder e PME Excelência
O Crédito Agrícola de Pombal homenageou, no dia 17 de março, as empresas suas clientes que obtiveram os estatutos de PME Líder e PME Excelência 2016. A cerimónia decorreu na Quinta do Ti Lucas, em Pombal. Das 221 empresas Clientes do Crédito Agrícola distinguidas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal pelo contributo para a competitividade e crescimento da economia portuguesa, as 27 que são clientes do Crédito Agrícola de Pombal foram homenageadas pela instituição financeira numa cerimónia que reuniu cerca de 130 pessoas. Destaque para a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Pombal e de Penela, e de um representante do IAPMEI.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
PEV questiona falta de acessos ao tribunal
para pessoas com mobilidade reduzida
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Justiça, sobre a avaria, há já 2 anos, da plataforma elevatória que permite a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aceder ao primeiro piso do edifício do Tribunal de Porto de Mós, não permitindo a estes cidadãos o acesso a serviços ali prestados o que constitui um obstáculo à sua qualidade de vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha de sensibilização: O Diagnóstico precoce pode salvar a sua Vida!
Europacolon e Farmácias Holon organizam em Leiria rastreios gratuitos ao cancro do intestino
As Farmácias Holon e a Europacolon Portugal promovem, em Leiria, uma campanha de sensibilização para o cancro colorretal. A iniciativa tem como objetivo promover o rastreio de uma doença que ainda é responsável pela morte de 11 portugueses todos os dias. Durante os meses de março e abril, os rastreios de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) estão disponíveis em 11 Farmácias Holon, para pessoas com idades compreendidas entre os 50 e 75 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra deverá durar um ano
Câmara de Leiria investe 2,2 milhões de euros na criação do jardim da Almoinha Grande
A Câmara de Leiria aprovou esta quinta-feira, 16 de março, o projeto para a criação do Jardim da Almoinha Grande, uma aspiração que tem já 25 anos e que irá custar cerca de 2,2 milhões de euros. O jardim prevê a plantação de mais de meio milhar de novas árvores, de quase 1900 novos arbustos, um lago e a continuidade de percursos pedestres ao longo do rio Lis, estando garantidas as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
49 aldeias pré-finalistas são reveladas a 7 de Abril
Vila Medieval de Ourém e Aljustrel candidatas às 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias
O Município de Ourém acaba de candidatar duas aldeias na iniciativa 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. A Vila Medieval de Ourém e Aljustrel são as apostas de Ourém nesta eleição, na categoria Aldeia - Monumento. A estratégia passa por promover duas aldeias com características bastante distintas e diferenciadoras, com uma tipicidade e autenticidade bastante vincadas. As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região. As categorias são: Aldeias com História; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da presidente da Câmara Municipal Anabela Feitas
Lidl Portugal reabre loja de Tomar com novo conceito de loja
O Lidl prossegue o processo de renovação da sua rede de lojas em Portugal e celebra a reabertura da loja de Tomar, que se apresenta agora com uma nova imagem proporcionando uma melhor experiência de compra. Mais espaçosa, moderna e funcional, a loja vem oferecer ao cliente uma compra simplificada e áreas sociais otimizadas para tornar o trabalho diário dos colaboradores mais confortável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do 1º ciclo das escolas públicas do concelho
Roteiro dos Pequenos Condutores na Escola
de trânsito de Leiria junta mais de 1400 alunos
Mais de 1400 alunos do 1º ciclo das escolas públicas do concelho participaram ao longo deste ano letivo no Roteiro dos Pequenos Condutores – Escola de Trânsito de Leiria, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância da segurança rodoviária e, em simultâneo, proporcionar-lhes a experiência de conhecerem o património cultural e etnográfico da região. Esta quinta-feira decorreu a última atividade do ano letivo 2016/2017, com a participação, durante a manhã, de duas turmas de alunos dos segundo e terceiro anos da escola de A dos Pretos, Maceira e, à tarde, da EB Porto Carro, EB Costas e EB Cavalinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 5 de abril de 2017, às 10h00
Alfeizerão acolhe primeiro leilão público
de cavalos
O evento realiza-se no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA) e tem como objetivo promover raças de cavalos classificadas. O Leilão de Cavalos ocorre a 05 de abril, pelas 10h00, em Alfeizerão, e é a primeira iniciativa organizada em parceria entre a LEILOSOC Market Partners® e o CEIA. A inscrição de equinos, que decorre até 24 de março, é aberta a todos os proprietários e criadores, e é responsabilidade do CEIA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo fim-de-semana de evento
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos abre Espaço Cacau Brasil
Depois de um arranque em grande, com muitos milhares de visitantes, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos volta para o seu segundo fim-de-semana de atividades e com uma novidade: a abertura do Espaço Cacau Bahia – Brasil, na Galeria do Pelourinho. Este espaço terá uma exposição de fotografias sobre o cacau do Brasil, a sua produção na Amazónia e na Bahia, e uma outra mostra de artefactos utilizados na produção do cacau, amêndoas, frutos e derivados, bem como material explicativo sobre essa cultura e a sua relação com o bom chocolate. Haverá, igualmente, exposição e comercialização de chocolate de origem do Brasil, com alto teor de cacau.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 de março a 2 de abril
Feira das Tasquinhas de Rio Maior promove gastronomia da região
De 24 de março a 2 de abril realizam-se no Pavilhão Multiusos de Rio Maior as Tasquinhas de Rio Maior. O evento conta este ano com a presença de 24 tasquinhas, sendo 22 de associações do concelho e dois restaurantes no piso térreo, 75 stands de empresas e instituições, bem como espaços Show Cooking e Música e Café no 1º andar, tendas exteriores de Doçaria e Artesanato com 55 stands e o já habitual TasquinhasFest, reservado a bares e dj. Destaque também para as atividades desportivas como o 26º Grande Prémio Internacional de Marcha a 1 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aniversário da Escola contou com a presença do secretário de Estado da Educação
Câmara reivindica intervenção urgente
na Escola Secundária do Cartaxo
O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo assinalou o XIII Aniversário com um conjunto de atividades que envolveu alunos e professores ao longo do dia 13 de março. O aniversário contou com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, que foi recebido na Escola Básica José Tagarro, passou pela Escola Básica Marcelino Mesquita e terminou a visita na Escola Secundária do Cartaxo. Pedro Magalhães Ribeiro reforçou a necessidade de administração central executar obras urgentes na Escola Secundária do Cartaxo que “está ao serviço da educação há 37 anos e nunca teve qualquer obra de beneficiação ou melhoramento das instalações, para além das que a direção conseguiu executar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festividades começaram esta quarta-feira
Festas de S. José promovem em Santarém encontro de gerações
Santarém volta a celebrar as Festas de S. José, de 15 a 19 de março. O grande evento do Concelho dá a conhecer ao País o que Santarém tem de melhor, no que respeita às suas tradições e ícones: o folclore, em que o fandango é o rei da festa, volta a encher de luz e de cor as ruas do Centro Histórico, no desfile etnográfico que conta com a participação dos ranchos folclóricos do Concelho, a par do mercado tradicional e das largadas de toiros, que decorrem no Campo Infante da Câmara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
2ª Gala do Desporto do Município de Alcobaça homenageia clubes e atletas do concelho
A 2ª Gala do Desporto do Município de Alcobaça realizou-se na sexta-feira, 10 de março, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro e serviu de homenagem aos clubes e atletas que ano após ano honram o bom nome do concelho. “O Município tem muito a agradecer a todas as entidades coletivas e individuais aqui representadas pelo exemplo de esforço e dedicação que representam. A Gala do Desporto é, neste sentido, uma justa homenagem e uma demonstração de reconhecimento pelo trabalho que as associações desportivas desenvolvem na formação de desportistas e cidadãos”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Maior evento de sustentabilidade do país decorre na Expotorres
"Os 17 O.D.S. - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030" são o mote para a primeira edição do GreenFest Torres Vedras. Entre 24 e 26 de março, a Expotorres recebe o maior evento de sustentabilidade realizado em Portugal. A comemorar dez anos, o GreenFest vai realizar-se pela primeira vez fora do município de Cascais. A câmara de Torres Vedras tem feito uma grande aposta na promoção e desenvolvimento da sustentabilidade nos seus três pilares, social, económico e ambiental, e está empenhada em cumprir as metas das Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Câmara aprova aquisição de terreno para Lar em Famalicão
A Câmara da Nazaré aprovou por unanimidade a aquisição de um terreno para atribuir ao Centro Social da Freguesia de Famalicão. O terreno contíguo às atuais instalações irá permitir a ampliação da sede do Centro Social com a construção de um novo equipamento, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). Dar resposta residencial permanente e melhorar a qualidade de vida da população idosa do concelho com a construção de um Lar, que terá capacidade para acolher 52 utentes, é o objetivo deste projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Exposição de fotografia sobre Chiqueda reúne mais de 500 fotografias de populares
A Associação Recreativa de Chiqueda (Alcobaça) promove, de 18 de março a 2 de abril uma exposição de fotografia sobre a localidade de Chiqueda. Mais de 500 fotografias reunidas entre populares da localidade que retratam os habitantes de Chiqueda, o rio e a sua nascente, a Associação Recreativa, a Igreja, a Cultura e Desporto da localidade. Além da exposição, estão também disponíveis visitas guiadas aos moinhos da localidade. O objetivo da iniciativa é mostrar a localidade e atrair mais visitantes. A exposição é organizada pela Associação Recreativa de Chiqueda com o apoio da Junta de Freguesia de Aljubarrota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado no Programa de Educação Ambiental do Município de Leiria.
Professor José Artur Pinto orienta Roteiro Ambiental "A Natureza na Cidade de Leiria"
O Município de Leiria promove este sábado, 18 de março, o Roteiro Ambiental "A Natureza na Cidade de Leiria", entre as 10:00 e as 12:00. O roteiro, que será conduzido pelo professor José Artur Pinto, decorrerá na área envolvente à Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e o Rio Lis, estando integrado no Programa de Educação Ambiental do Município de Leiria. As inscrições devem ser efetuadas através de e-mail para o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria: cia@cm-leiria.pt ou pelo telefone 244 845 651. O ponto concentração é o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de março a 12 de maio
“Oeste Jovem 2017” junta pela primeira vez
os 12 municípios do Oeste
A Oeste CIM promove de 23 de março a 12 de maio o OesteJovem. A iniciativa surge no seguimento do mês da juventude e é uma organização conjunta dos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, que propõem um vasto conjunto de atividades de caráter lúdico e pedagógico que dinamizem a comunidade jovem da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Complexo Arqueológico da Rede Cársica da Nascente do Almonda
Crânio humano fóssil de há 400 mil anos descoberto em Torres Novas
Proceedings of the National Academy of Sciences USA, uma das mais importantes revistas científicas mundiais, anuncia, em artigo publicado esta terça-feira, 14 de março, o descobrimento em Portugal de um crânio humano fóssil datado de há 400.000 anos, o mais antigo até hoje encontrado em território nacional. O achado foi feito por uma equipa da UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) durante trabalhos de escavação arqueológica na rede cársica associada à nascente do Rio Almonda (Pedrógão, Torres Novas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
BTL, Qualifica e Futurália
Alcobaça promove-se em três feiras nacionais
O Município de Alcobaça vai participar em três feiras durante o mês de março: BTL, Qualifica e Futurália. De 15 a 19 de março, Município de Alcobaça irá marcar presença na 29ª edição da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) o mais importante evento da indústria do Turismo Nacional que irá ter lugar na FIL - Feira Internacional de Lisboa. O Município estará enquadrado, no âmbito da OESTECIM, no stand institucional da Turismo Centro de Portugal, junto à entrada do pavilhão 2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do Dia Internacional das Florestas
Caldas da Rainha aposta em hortas nas escolas
Chama-se “Hortas de Maio” e é a novidade a destacar no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas promovidas pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha. A Autarquia vai lançar um projecto de dinamização de hortas no espaço escolar pois entende que estas vão constituir-se como uma importante plataforma de aprendizagem para as crianças dos jardins de infância e 1º Ciclo. Conceitos fundamentais como sensibilização ambiental, biodiversidade, agricultura e consumo sustentáveis, alimentação saudável, combate ao desperdício alimentar, entre outros, podem agora ser experienciados pelas crianças dos 25 estabelecimentos de ensino do concelho que já manifestaram vontade de implementar o projecto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Exposalão
Expocasião - Feira de Veículos Usados e Semi Novos decorre de 24 a 26 de março na Batalha
Decorre de 24 a 26 de março de 2017 na Exposalão, Batalha, a EXPOCASIÃO - Feira de Veículos Usados e Semi Novos (ligeiros de passageiros e ligeiros de mercadorias). Segundo dados do Banco de Portugal, os portugueses fizeram mais contratos de crédito para automóveis usados do que para automóveis novos em novembro de 2016. Face a novembro de 2015, o número de novos contratos de crédito para automóveis usados aumentou em 42.3%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha
Ciclo de Interações Culturais recebe na ESAD
Rui Catarino para falar de gestão cultural
Rui Catarino, gestor cultural, é o próximo convidado do Ciclo de Interações Culturais, numa conversa marcada para esta quarta-feira, 14 de março, às 18h00, no auditório 1 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria Semanalmente o Ciclo de Interações Culturais (CIC) leva à (ESAD.CR/IPL) um conjunto de conversas em torno da produção, mediação e programação cultural. Estas conversas em final de tarde, promovidas pela licenciatura em Programação e Produção Cultural, dedicam-se, em março, aos temas centrais da economia e da inovação, e da educação para as artes e a criatividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-vice-presidente da Câmara e actual vereador
Carlos Bonifácio volta a liderar candidatura
do CDS à Câmara Municipal de Alcobaça
O plenário de militantes do CDS, após parecer favorável da Comissão Concelhia, deliberou por unanimidade, no dia 10 de março, aprovar a candidatura do independente Carlos Bonifácio à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça nas autárquicas de 2017. O CDS/PP de Alcobaça parte para esta disputa eleitoral com a convicção que, dada a sua experiência, o conhecimento aprofundado do concelho e a sua honestidade, o ex-vice-presidente da Câmara e actual vereador é o candidato com melhor perfil para encetar uma alternativa credível e alterar o que considera ser “o rumo desastroso da atual gestão autárquica.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governante participou no debate “Leiria Social” do Fórum Cidadania Leiria
Ministro Vieira da Silva destaca poder local como um dos protagonistas da mudança social
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, destacou o papel do poder local como um dos protagonistas da mudança social no País, juntamente com as políticas públicas e com o dinamismo da sociedade civil. Para o governante, o poder local é responsável por «valorizar a intenção social» através da «criação de redes sociais». Na sua intervenção no âmbito do debate Leiria Social, dinamizado pelo Fórum Cidadania Leiria, no passado dia 10 de março em Leiria, Vieira da Silva alertou que «nem todos conhecem dos seus direitos», e que «há redes sociais que não descolaram» por haver «recursos disponíveis que não usamos». Para o Ministro, estes instrumentos «funcionam melhor quanto maior for o envolvimento das autarquias locais».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além da construção do novo Centro Escolar de Marrazes
Município de Leiria investe 2,4 milhões
de euros em escolas nas freguesias
O Município de Leiria já deu início aos trabalhos de ampliação e modernização da escola da Bajouca, uma das quatro empreitadas a levar a cabo para a melhoria do parque escolar nas freguesias do concelho, num valor que ultrapassa os 2,3 milhões de euros. Além da Bajouca, as obras abrangem a Escola Básica de Machados (495.948,20 euros) e Escola Básica de Caxieira (609.500 euros), na União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, bem como a Escola Básica de Bidoeira de Cima (683.700 euros).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Manuela Gouveia, Rui Vieira Nery e Taíssa Poliakova
I Festival de Piano da Alcáçova de Santarém
vai decorrer de 24 a 26 de março
O I Festival de Piano da Alcáçova de Santarém vai realizar-se na Casa-Museu Passos Canavarro, de 24 a 26 de Março, A pianista Manuela Gouveia participa no concerto de abertura, no dia 24 (21 horas): A Masterclass para 10 alunos executantes de piano do Conservatório de Música de Santarém e da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) terá lugar no dia 25. No dia 26, terá lugar uma palestra com Rui Vieira Nery intitulada “O Lugar do Piano no Romantismo Musical Europeu” (18 horas), seguindo-se um concerto com Taíssa Poliakova Cunha (19 horas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego
Estudantes do Politécnico de Leiria dinamizam ações para mostrar oferta formativa na Qualifica
O Politécnico de Leiria marca presença na edição anual da Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, este ano com o tema “Find your balance”, que se realiza de 16 a 19 de março, na Exponor, no Porto. Durante quatro dias, o Politécnico de Leiria dará a conhecer a oferta formativa das suas cinco Escolas, através de workshops, demonstrações e outras atividades, dinamizadas por estudantes, bem como pelas unidades de investigação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Centro Escolar da Benedita recebeu simulacro de evacuação
Realizou-se, no dia 9 de março, um simulacro de evacuação, no Centro Escolar da Benedita, uma parceria entre o Centro Escolar, Bombeiros e GNR locais e a Câmara Municipal de Alcobaça, através do Serviço Municipal de Proteção Civil. Este exercício pretende dotar a comunidade escolar de uma cultura de segurança e de autoproteção. Este projeto começou há cerca de uma ano, com a visita às instalações escolares, dando-se depois início à elaboração das medidas de autoproteção, que serão incluídas posteriormente no Plano de Emergência do Estabelecimento Escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médio Tejo promove empreendedorismo tecnológico
High School Innovation Summit volta em abril ao Parque Tecnológico do Vale do Tejo
Depois do sucesso do ano passado, que contou com a presença de mais de 300 alunos, o High School Innovation Summit (HSIS) volta em Abril à cidade de Abrantes. Este evento surge como um concurso de ideias de produtos e serviços inovadores. Todos os interessados têm até ao dia 5 de abril para formalizar a sua candidatura (individual ou em grupos de três elementos), sendo os finalistas selecionados no dia 10 do mesmo mês. O concurso e a consequente atribuição de prémios terão lugar no dia 19 de abril, no Parque Tecnológico do Vale do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovida pelo Município de Alcobaça
Rota do Património Cultural e do Turismo Sustentável vai ter visitas guiadas gratuitas
“Na Rota do Património Cultural e do Turismo Sustentável” é mais um projeto do Município de Alcobaça que pretende promover o riquíssimo património do concelho no âmbito das Comemorações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. As visitas guiadas gratuitas iniciam-se com “A Villa Romana de Parreitas e o Museu Monográfico do Bárrio”, no dia 25 de março; depois, no dia 22 de abril será a “Visita ao Mosteiro de Coz”; no dia 6 de maio haverá “Alcobaça - Dê lugar ao Amor”; no dia 10 de junho, “Por Aljubarrota, com Brites de Almeida” e, para terminar, no dia 8 de julho será a vez de “São Martinho do Porto, para lá da praia em época balnear”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em carta ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa
JSD Lisboa - Área Oeste exige requalificação
do terminal rodoviário do Campo Grande
A JSD Lisboa - Área Oeste enviou uma carta ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa a exigir a requalificação do terminal rodoviário do Campo Grande. Este terminal, local de passagem para tantos habitantes da região Oeste (e, nomeadamente, para jovens) em deslocações de trabalho, estudo, lazer ou outros, encontra-se actualmente, de acordo com a JSD, num estado de conservação altamente negativo, com nível de degradação evidente e que exige mesmo que os utentes recorram a chapéus-de-chuva para se protegerem da chuva, dos "pombos" ou até (se tiverem sorte) de partes da cobertura do terminal (onde ela ainda existe) que por vezes cedem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
35 balões vão estar nos céus de 28 março a 2 abril
Festival Internacional de Balonismo assinala início da primavera em Coruche
Entre os dias 28 de Março e 2 de Abril de 2017, os céus da pacata vila ribatejana de Coruche, em Santarém, vão encher-se de cor e fantasia. É esta a proposta da Rubis Gás, patrocinador principal, e da Windpassenger, empresa organizadora da primeira edição do Rubis Gás UP — Festival Internacional de Balonismo Coruche. Com o apoio das instituições locais como a Câmara Municipal de Coruche e o Turismo do Alentejo e Ribatejo, bem como das empresas Paladin, Arroz Cigala, Delta Café, Aero Club de Portugal, TAP Portugal, SACOB Seguros, e da Quercus, o Festival já confirmou 35 equipas oriundas de todo o Mundo, como Brasil, Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Inglaterra e, claro, Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Taça de Portugal de XCO
David Rosa e Maaris Meier vencem XCO Internacional de Marrazes
O campeão luso David Rosa e a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Rebanorte) ganharam este domingo, dia 12 de março, a primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), uma corrida internacional, disputada na pista permanente de Marrazes, Leiria. A competição de elite masculine assistiu a um duelo entre portugueses, do qual saiu vencedor David Rosa, 1m46s mais rápido do que Mário Costa (Primaflor/Mondraker), segundo classificado. O terceiro foi José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias e Araújo/Frulact), a 2m05s. João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), oitavo da geral, foi o melhor sub-23.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O melhor Jazz americano com Entrada Livre
Mosteiro da Batalha recebe Purdue University Jazz Band & Jazz Combo
A Purdue University Jazz Band & Jazz Combo é um grupo universitário de prestígio, que interpretará obras de C. Porter, R. Ferrão, G. Gershwin, J. Mercer, B. Holman, C. Santana, O. Nelson. Uma parceria: Mosteiro da Batalha/DGPC e goEs Travel (Barcelona), com o apoio da Câmara Municipal da Batalha. Caso as condições atmosféricas o não permitam, o concerto realizar-se-á no Claustro Real
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
V Workshop Internacional de Turismo Religioso
Pedro Machado anuncia projeto de valorização dos sítios Património Mundial
O presidente do Turismo do Centro, anunciou no dia 9 de março à margem do jantar oficial do V Workshop Internacional de Turismo Religioso no refeitório do Mosteiro de Alcobaça V Workshop Internacional de Turismo Religioso o projeto de valorização dos sítios Património Mundial, cujo investimento comunitário é de dois milhões de euros. Segundo Pedro Machado, o projeto prevê a criação de uma agenda cultural em rede, a qualificação e o aumento da informação ao nível da sinalética nos sítios património mundial e a criação de um conjunto de eventos específicos para cada um dos lugares património mundial, que posteriormente poderá ser visto nos outros locais património mundial e internacionalmente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Filipe Sales apresenta candidatura do PSD
para “devolver a esperança a Peniche”
Filipe Sales, candidato do PSD a presidente da Câmara Municipal de Peniche, apresentou publicamente no dia 4 de março, a sua candidatura. Numa sessão que contou com a presença de cerca de 300 pessoas, realizada no Mercado Municipal de Peniche, o candidato declarou que aquele era o início de “uma caminhada para devolver a esperança a Peniche”. Numa intervenção de cerca de meia hora, Filipe Sales apresentou as linhas estratégicas da sua candidatura: Valorizar o território; Dinamizar a economia; Mobilizar e Dar Futuro a todos. Apesar de não ser a apresentação do programa eleitoral, o candidato desenvolveu algumas propostas para cada uma destas linhas mestras, que pretendem “colocar as pessoas e as famílias de Peniche no centro das prioridades da autarquia”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 23 de setembro de 2017
Festival Materiais Diversos celebra nove anos entre Minde, Alcanena e Cartaxo
O Festival Materiais Diversos (fMD) regressa de 14 a 23 de setembro para celebrar nove anos de um programa dedicado às artes performativas, onde dança, teatro e música contemporânea são roteiros a seguir desde a vila de Minde, no concelho de Alcanena, até à cidade do Cartaxo. “Gatilho da Felicidade” de Ana Borralho & João Galante é o espetáculo confirmado para a abertura do fMD 2017 e fará subir ao palco do Cineteatro São Pedro, em Alcanena, 15 jovens protagonistas de um jogo de perguntas sobre a ideia de felicidade, a forma como esta varia de pessoa para pessoa, é influenciada ou desformada pelo consumismo e a cultura de massas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 5 a 8 de abril de 2017 em Alcobaça
Ricardo Barceló orienta 7ª Masterclasse
de Guitarra da Academia de Música
Aberta ao público em geral e a qualquer guitarrista, seja estudante de 1º grau ou aluno de nível superior, a 7ª Masterclasse de Guitarra realiza-se nas interrupções letivas do 2º Período com o objetivo de dar oportunidade aos alunos de trabalhar com o professor convidado Ricardo Barceló de forma a melhorarem as suas capacidade técnicas e musicais, permitir o convívio entre estudantes de várias escolas e dinamizar a Classe de Guitarras da Academia de Música de Alcobaça (AMA).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prova recebeu duas centenas de atletas
David Coelho e Ana Filipa Santos vencem17.º Duatlo do Cadaval
Perto de duas centenas de atletas marcaram presença no 17.º Duatlo do Cadaval, realizado no domingo, 5 de março, numa iniciativa do Município do Cadaval em colaboração com a Federação de Triatlo de Portugal. O tradicional evento, que reúne anualmente atletas de todo o país, ficou este ano marcado pela disputa do Campeonato Nacional de Grupos de Idade. O Campeonato Nacional de Grupos de Idade, integrado no 17.º Duatlo do Cadaval, teve como vencedores absolutos, em masculinos, David Coelho (S.F.R.A. Amadora) e Ana Filipa Santos (Rio Maior Triatlo), em femininos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Cordes, Out!"
Rui Sinel de Cordes traz stand up comedy
ao Cine-Teatro de Alcobaça
“Cordes, Out!" é o novo solo de stand-up comedy de Rui Sinel de Cordes, o quinto e último em Portugal, antes de levar o seu humor para o Reino Unido. O humorista português estará de regresso a Alcobaça e ao Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro no dia 25 de março, pelas 22h00. Out fala da vida, dos sonhos, mas acima de tudo da morte - ou pelo menos do Inferno que atravessamos até lá chegar. Neste momento isto não parece um espectáculo muito engraçado, mas estamos a falar de Sinel de Cordes, um especialista em transformar tragédias em gargalhadas. Cada exibição de "Cordes, Out!" é uma festa de despedida e de festas percebe ele.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano e dos Planos de Ação de Reabilitação Urbana
Centro 2020 investe 60 milhões de euros
em regeneração urbana
O programa Centro 2020 aprovou, até ao momento, 115 projetos de regeneração urbana, que envolvem um investimento público municipal de 60 milhões de euros, com um apoio de fundos europeus de cerca de 46 milhões de euros. No âmbito da política de cidades, o Portugal 2020 prevê apoios para os centros urbanos de maior dimensão, através dos PEDU - Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, e para os centros urbanos complementares, através dos PARU - Planos de Ação de Reabilitação Urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa vai oferecer 36 visitas guiadas
“Museu Mais Ativo” recomeça terça-feira
com mais três roteiros em Leiria
O programa do Município de Leiria “Museu Mais Ativo” vai contar este ano com mais três roteiros, enriquecendo uma iniciativa que nos dois últimos anos registou quase 1.500 participantes oriundos das freguesias do concelho. Terça-feira tem início o programa que desafia os “jovens” com mais de 55 anos a visitarem espaços culturais de Leiria. Para além do Moinho de Papel, Agromuseu Municipal D. Julinha, m|i|mo - museu da imagem e movimento, Museu de Leiria e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, juntam-se agora o Museu Etnográfico do Freixial, Casa-Museu João Soares e Museu do Casal de Monte Redondo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nils Muižnieks é comissário para os Direitos Humanos
Comissário do Conselho da Europa visita comunidade cigana de Torres Vedras
O Comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Nils Muižnieks, e a sua equipa de trabalho visitaram, no dia 7 de março, Torres Vedras com o objetivo de conhecer mais profundamente a realidade da comunidade cigana residente no concelho e o impacto do programa “ROMED 2”. No Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Comissário foi recebido pelo presidente da Câmara, Carlos Bernardes, e pela vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Umbelino, tendo reunido ainda com elementos da comunidade cigana que integram o Grupo Ativo Comunitário. Nesta ocasião, o presidente da Câmara atribuiu uma Medalha da Cidade ao Comissário Europeu, bem como ao delegado nacional do Projeto “ROMED”, Bruno Gonçalves, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 24 de junho
Encontro de Cultura Popular do Ribatejo vai decorrer na Barquinha
Encontram-se abertas, até fins do presente mês de março, as candidaturas para o I Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, a realizar no Auditório Municipal da Barquinha a 24 de junho de 2017, numa organização do Fórum Ribatejo e do Município da Barquinha. É dirigido a todos os profissionais das áreas da cultura e do social, assim como à comunidade científica e, em especial, aos investigadores das áreas das ciências sociais, professores dos diversos graus de ensino, técnicos culturais da administração regional e autárquica e profissionais de turismo e património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 8 e 11 de março
Concelhias de Alcobaça e do Cadaval do PCP assinalam o Dia Internacional da Mulher
A Comissão Concelhia do Partido Comunista Português realizou, dia 8 de março, uma ação de contacto com as trabalhadoras da COOPVAL para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Além de oferecer um cravo vermelho foi distribuído um documento do PCP sobre a efeméride e os diretos da mulher. Também a CDU de Alcobaça está com a luta pelos direitos concretos das mulheres no trabalho, na segurança social, pela igualdade salarial, na maternidade, no caso de doença profissional, na deficiência, na erradicação da pobreza, nas melhores condições na velhice, pelas crianças nas escolas, creches e tempos livres
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila Velha de Ródão
CCDR do Centro encerra empresa Centroliva por excesso de emissão de poluentes gasosos
A Centroliva-Indústria de Energia S.A possui, em Vila Velha de Ródão, um estabelecimento dedicado à produção de energia elétrica a partir da combustão de biomassa (bagaço de azeitona, estilha e resíduos florestais) em duas caldeiras que, segundo o Decreto-lei 78/2004 de 3 de abril, estão sujeitas ao autocontrolo das emissões gasosas. Atendendo às sistemáticas e reiteradas faltas de apresentação de relatórios de autocontrolo das fontes fixas por parte da Centroliva e às inconformidades identificadas, e não sanadas, em vários relatórios apresentados, a CCDR do Centro concluiu que a Centroliva não cumpriu nos anos 2008, 2009 e de 2012 a 2016 o dever de monitorização das emissões definido no n.º 1 do art.º 19º do Decreto-lei 78/2004.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerâmica atinge máximo histórico de 701 m€ e Cristalaria chega aos 82 m€
2016 foi ano de recordes para exportações
de Cerâmica e Cristalaria Nacionais
Se dúvidas houvesse estão dissipadas, pois 2016 foi mesmo o melhor ano de que há registo para as exportações de produtos cerâmicos e de cristalaria. O valor das exportações na Cerâmica ascendeu a 701 milhões de euros, o mais elevado de sempre. A Cristalaria não fica atrás. Neste setor, as exportações nacionais cresceram 12,3% e alcançaram também o seu máximo histórico, movimentando 82 milhões de euros. Após a crise económica mundial de 2008-2009, as exportações portuguesas de cerâmica conseguiram crescer de uma forma sustentada. Só em 2016 ultrapassaram os 701 milhões de euros, o que corresponde ao valor mais elevado de sempre, representando uma variação de 6,3% face a 2015
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas garantem que obras excedem as expectativas eleitorais
Município de Ourém investe 900 mil euros
em requalificação de estradas
A Câmara Municipal de Ourém tem em desenvolvimento um conjunto de obras de alguma envergadura, que visam dotar, a zona norte do Município, em sede de investimento público, de idênticas oportunidades aos restantes locais do concelho, face às necessidades constatadas e à implementação de políticas abrangentes e inclusivas, que a todos possam servir e beneficiar. Em ano de grande exigência orçamental e face à ausência de resposta eficaz e em tempo útil, da administração central, tem sido a Câmara Municipal a liderar os investimentos a promover na esfera do Município, desde as obras relacionadas com as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, aos projetos de investimento no restante concelho,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Independente apoiada pelo PS Leiria
Isabel Afonso recandidata-se à presidência
da União de Freguesias Marrazes e Barosa
A atual presidente da União de Freguesias Marrazes e Barosa, Isabel Afonso, confirmou que se irá recandidatar como independente, apoiada pelo PS Leiria, nas Eleições Autárquicas a realizar este ano. Depois de quatro anos à frente dos destinos da freguesia de Marrazes, e outros três a comandar a União de Freguesias Marrazes e Barosa, a presidente assume o compromisso de dar continuidade a um projeto essencialmente focado nas pessoas e no seu bem-estar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural
ExpoSalão inaugura hoje Frutitec e Expojardim na Batalha
A Frutitec e a Expojardim, feiras a decorrer de 10 a 12 de Março, na Exposalão-Batalha, serão inauguradas pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Amândio Torres dia 10 de Março, às 15 horas. O comité de inauguração contará também com a presença do presidente de Câmara da Batalha, Paulo Santos e o presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o Chef Chocolatier Jorge Cardoso
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos promove workshop avançado de Bombons
Nos dias 25 e 26 março, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, em parceria com o Laboratório de Gastronomia da Escola Josefa d’Óbidos, dinamiza Workshops de Bombons com o Chef Chocolateiro, Jorge Cardoso, o português radicado na Suíça, e que representou a equipa desse país no maior Concurso de Pastelaria do Mundo, onde obteve a Medalha de Bronze, em Janeiro de 2017. Os workshops, com duração de cerca de 3h00, têm como objetivo permitir aos formandos aprender a elaborar bombons de chocolate, com diferentes sabores, texturas com decorações modernas e estilizadas, dando a conhecer em simultâneo os cuidados a ter com o chocolate em receitas que se possam produzir em casa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Governo aprova Centro Qualifica na Insignare
A INSIGNARE viu recentemente aprovado, pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, o seu Centro Qualifica, sucessor do CQEP. Estes Centros visam, entre outros, o encaminhamento vocacional de jovens e adultos, mas são sobretudo conhecidos pelo processo RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, através do qual os adultos podem ver certificadas as suas competências e conhecimentos obtidos ao longo da vida. Com esta aprovação, a INSIGNARE vê recompensado o seu pioneirismo ininterrupto nesta área de quase duas décadas, sendo ainda hoje encarada como um dos mais relevantes atores regionais neste setor. O processo é gratuito, funcionando das 09H00 às 20H00, nos dias úteis, nas instalações da Escola Profissional de Ourém (EPO) e da Escola de Hotelaria de Fátima (EHF).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
AS Band, Virgul e Mickael Carreira são cabeças de cartaz
Festas de S. José 2017 animam Santarém
de 15 a 19 de março
A cidade de Santarém recebe de 15 a 19 de março mais uma edição das Festas de São José, padroeiro da cidade. Destaque para as atuações de AS Band no dia 15, Virgul no dia 17 e Mickael Carreira no dia 18. O dia 16 será dedicado à vida académica com a animação a ser da responsabilidade de tunas académicas. No programa destaca-se também a atividade tauromáquica do concelho. Ricardo Gonçalves garantiu que que “estas Festas vão ser um estrondoso sucesso e vão ser vividas e participadas pela população, com grande fraternidade entre nós”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 10 de março
Pastel D’Óbidos apresentado no Festival Internacional de Chocolate
A criação dos Pastéis D’Óbidos surgiu do convite da Junta de Freguesia da Amoreira aos alunos do curso profissional de cozinha/pastelaria da Escola Josefa D’Óbidos no Festival da Ginja, que se realiza naquela localidade do concelho de Óbidos. Neste contexto, a criação e desenvolvimento de produtos de pastelaria com base em Ginja, quer com o fruto, quer com o licor, surgiu como a melhor maneira de demonstrar as capacidades dos alunos, aliada a um dos símbolos da doçaria Portuguesa: o Pastel de Nata. Fruto de várias tentativas, surgiu um produto bastante apreciado pelos frequentadores do festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo da NERLEI foi apresentado segunda-feira
Sector TICE em Leiria está numa fase inicial mas tem muito potencial para se afirmar
“O sector TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) em Leiria encontra-se ainda numa fase inicial, sendo necessária a construção de alicerces que viabilizem o seu desenvolvimento. As empresas têm pequena dimensão, e deverão colaborar por forma a crescer no mercado doméstico e internacional”. Esta é a principal conclusão do estudo da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria apresentado no dia 6 de março, e que reforça a ideia do potencial que a Região tem para formar um cluster TICE.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Roteiro escrito sob o tema "Alcobaça - Dê Lugar ao Amor
4º "Prémio Internacional Books&Movies” tem valor de 5 mil euros
Pelo 4ª ano consecutivo, o Município de Alcobaça promove o Prémio Internacional Books&Movies dedicado à promoção da criatividade no âmbito da literatura de viagens, concretizada na produção de um roteiro escrito sob o tema "Alcobaça - Dê Lugar ao Amor". O prémio consubstancia-se na atribuição pela Câmara Municipal de Alcobaça do valor pecuniário de €5.000,00. A participação é gratuita, podendo apresentar candidaturas ao prémio quaisquer pessoas singulares dotadas de capacidade jurídica, independentemente da sua nacionalidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Remax
Fundação do Desporto apoia a bodyboarder Teresa Almeida
No dia 9 de março, pelas 15h, vai celebrar-se, no Centro de Alto Rendimento da Nazaré, um protocolo de apoio entre a Fundação do Desporto e a praticante de bodyboard Teresa Almeida, através do patrocínio da Remax Solmar - Fipax, Comércio e Serviços Lda.. A aposta em Teresa Almeida faz jus ao potencial, determinação e empenho que a atleta tem vindo a demonstrar nas competições nacionais e internacionais. Saliente-se que a jovem, natural do Vimeiro, Alcobaça, é vice-campeã nacional e europeia de Bodyboard, foi campeã do mundo no Chile em 2014 e ambiciona conquistar o TOP 10 do próximo campeonato mundial da modalidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob ameaça de arma de fogo
Três homens tentam assaltar o Santander Totta de Pataias
Cerca das 09h50 da manhã desta quarta-feira, 8 de março, três homens tentaram assaltar a dependência do banco Santander Totta em Pataias, Alcobaça. Segundo fonte da GNR, os homens atuaram de cara destapada, tendo dois deles entrado nas instalações do banco e ameaçado os funcionários com arma de fogo. O terceiro elemento terá ficado junto à porta. O assalto não se chegou a consumar devido à rápida intervenção da GNR de Pataias, que chegou rapidamente ao local, não antes de os assaltantes terem conseguido fugir a pé. A investigação está agora a cargo da Polícia Judiciária de Coimbra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Jornadas de Engenharia Eletrotécnica do IPL debatem “Desafios do presente e do futuro”
As Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Politécnico de Leiria reúnem na terça-feira, 14 de março, a partir das 9h45, no auditório 1 do edifício B da ESTG/IPL, profissionais do setor para debater os desafios do presente e do futuro. A iniciativa pretende transmitir uma visão clara das atividades empresariais, industriais e de investigação ligadas à área da engenharia eletrotécnica, com destaque para energia, automação, robótica, eletrónica, telecomunicações e computadores. Do programa das Jornadas destaca-se a presença de vários especialistas e profissionais que abordarão temáticas prementes da atualidade, como os desafios da indústria 4.0, a eficiência energética, e os sistemas eletrónicos e de processamento de dados do futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XIX Festival de Teatro Amador
Cenourém 2017 começa esta quinta-feira
A edição de 2017 do Festival de Teatro Amador Cenourém vai ter início esta quinta-feira, dia 9 de março, no Cineteatro Municipal de Ourém. Durante os meses de março, abril e maio os grupos de teatro amador de associações e escolas do concelho sobem a palco para mostrar o que de melhor se faz em Ourém a este nível. Os espetáculos têm início às 21h30, com bilhetes a 2,50€ que revertem para os diferentes grupos de teatro. O XIX Festival de Teatro Amador Cenourém tem organização do Município de Ourém e da empresa municipal OurémViva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mulheres ganham protagonismo nas listas do PSD
Paulo Batista Santos e Júlio Órfão candidatos à Câmara e Assembleia Municipal da Batalha
A Comissão Política Concelhia do PSD da Batalha apresentou no dia 6 de março, os candidatos do PSD aos principais órgãos autárquicos do concelho da Batalha. Sob o lema “Batalha tem Futuro”, Paulo Batista Santos, atual presidente de câmara, encabeça a lista à Câmara Municipal, Júlio Òrfão, ex-diretor do Mosteiro da Batalha é o candidato à Assembleia Municipal, Rosa Abraul à Junta de Freguesia da Batalha, Cristina Agostinho à Junta de Freguesia da Golpilheira, Horácio Sousa recandidata-se a Reguengo do Fetal e Marco Vieira à Freguesia de São Mamede. A mandatária é Teresa Morais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centenário das Aparições
Câmara de Ourém avança com obras em Fátima
Com o objetivo de dotar a cidade de Fátima de melhores infraestruturas por altura do Centenário das Aparições, a Câmara Municipal de Ourém iniciou, recorrendo a meios próprios, um conjunto de obras na cidade de Fátima. Sem conhecimento ainda do valor a comparticipar pelo Governo de Portugal, estas obras serão executados à medida que o orçamento do Município o permita, estando atualmente em curso a beneficiação da Rua Principal do Moimento (Fátima), a reabilitação de várias ruas do centro urbano de Fátima e a sinalização horizontal da área urbana de Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com financiamento de assistência financeira no valor de 52 milhões de euros
Plano de Ajustamento Municipal do Cartaxo já tem visto do Tribunal de Contas
O Plano de Ajustamento Municipal (PAM) do Cartaxo integra um financiamento de assistência financeira, no valor de 52 milhões e 035 mil euros, pelo prazo de 30 anos exclusivamente para pagamento de dívida. Este valor será recebido pelo Município em tranches, durante os próximos 24 meses - empréstimo do Fundo de Apoio Municipal (FAM). O serviço da dívida, que é agora de 4 milhões e 600 mil euros, passará a ter um valor máximo de 2 milhões e 600 mil euros. O peso dos juros em orçamento, que em 2014 é de 6 milhões de euros, será drasticamente reduzido, ficando abaixo de 1 milhão já em 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Refeitório do Mosteiro de Alcobaça
V Workshop Internacional de Turismo Religioso termina 1º dia com jantar em Alcobaça
O V Workshop Internacional de Turismo Religioso realiza-se nos dias 9 e 10 de março de 2017 em Fátima. O workshop tem como objetivos promover uma bolsa de contactos de negócio entre os participantes; promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso e reforçar a importância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial. O evento é destinado aos operadores turísticos internacionais e nacionais e aos empresários do setor da hotelaria e turismo. O primeiro dia do workshop termina com um jantar no refeitório do Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Dando as boas vindas ao Papa: o turismo e os grandes eventos religiosos"
Secretária de Estado do Turismo encerra Seminário em Fátima
Integrado no V Workshop Internacional de Turismo Religioso, decorre esta quinta-feira, dia 09 de março, o Seminário "Dando as boas vindas ao Papa: o turismo e os grandes eventos religiosos", que contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, no encerramento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cursos MOOC para todas as idades têm inscrições abertas
Politécnico de Leiria abre 20 cursos gratuitos online com aposta na inclusão
O Politécnico de Leiria abre 20 novos cursos MOOC – Massive Open Online Courses (cursos online gratuitos), disponíveis na sua plataforma UP2U. Destaque para o Ciclo Inclusão, área em que o Politécnico de Leiria é modelo de boas-práticas e referência mundial, que dispõe de cerca de uma dezena de cursos curtos na área da inclusão, como “Normas de acessibilidade na web”, “Como interagir com uma pessoa cega”, “Comunicação aumentativa”, entre outros. A UP2U disponibiliza ainda cursos no âmbito das estratégias de aprendizagem ativas, e outros que contribuem para o sucesso académico, tendo em conta os desafios da educação do séc. XXI (como “Gestão do tempo”, “Evitar o plágio”, etc.)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado na programação do mês de março
Biblioteca Municipal de Alcobaça apresenta exposição “Vamos Fotografar um Poema”
A exposição “Vamos Fotografar um Poema” é um dos grandes destaques da programação de Março da Biblioteca Municipal de Alcobaça. O grupo alcobacense de amantes de literatura "Amigos das Letras" fizeram um desafio aos fotógrafos do GAFA (Grupo . Amador . Fotógrafos . Alcobaça) para que através da objetiva de cada um, fosse fotografado um poema. Juntaram-se 21 poetas e 21 fotógrafos unidos em pares por sorteio e, as equipas trabalharam primeiro individualmente e depois todas em conjunto, para que nascesse uma exposição de carácter itinerante. A exposição estará patente até ao próximo dia 31 de março no Átrio da Biblioteca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Normas de Participação já estão disponíveis
Assembleia Municipal de Leiria aprova Carta de Princípios do Orçamento Participativo
A Carta de Princípios e as Normas de Participação do Orçamento Participativo (OP) para 2017/2018 foram aprovadas em Assembleia Municipal dia 24 de fevereiro, podendo ser apresentadas propostas entre os dias 15 de Março e 19 de Maio. O Orçamento Participativo, criado pelo município de Leiria com vista a incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, pretende contribuir, desde a sua implementação, para uma sociedade civil dinâmica e coesa, aumentando a transparência da atividade autárquica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultado da festa anual da Associação
Alcobacenses de Farmingville doam 6 mil euros aos bombeiros do concelho
A Associação Regional Alcobacense de Farmingville (sediada em Long Island, Nova Iorque, EUA), entregou no dia 3 de março, a cada uma das quatro corporações de bombeiros do concelho de Alcobaça um cheque no valor de 1500 euros, resultado dos donativos angariados na festa anual da associação que se realiza sempre no mês de outubro. Na ocasião, Venâncio Ramalho entregou em mãos o donativo para “apoiar as instituições da nossa terra que nos ajudam nos momentos mais difíceis”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia do seu 2º Aniversário
Mulheres Socias Democratas de Pombal assinalam Dia Internacional da Mulher
No dia 13 de março de 2017, o Movimento de Mulheres Socias Democratas de Pombal vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com a realização de um jantar-convívio, que contará, mais uma vez, com a presença e participação da madrinha do Movimento, Teresa Morais e do presidente da Concelhia do PSD Pombal, deputado Pedro Pimpão. Este jantar irá decorrer pelas 20h30, no Restaurante Caseiro - Ilha, e, tendo em conta o dia a assinalar, será antecedido, por uma apropriada visita à empresa Sindutex – Sociedade Industrial de Confeções, Lda, sediada no Louriçal, com mais de 25 anos de atividade, onde trabalham centenas de mulheres e que é também liderada por uma mulher.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Câmara Municipal
Alcobaça prepara percursos para peregrinos
do Centenário das Aparições de Fátima
No âmbito das Comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, que este ano contará com a presença de Sua Santidade o Papa Francisco, o Município de Alcobaça, em cooperação com as Juntas de Freguesia de Alfeizerão, Bárrio, Cela, Coz-Alpedriz-Montes, Alcobaça-Vestiaria e Aljubarrota, vai organizar uma caminhada entre o concelho de Alcobaça e Fátima, dividida em duas etapas. Esta caminhada tem como objetivo fazer o reconhecimento de novos itinerários com características semelhantes aos do Caminho do Mar e do Caminho da Nazaré (Caminhos de Fátima sinalizados para peregrinos), de forma a preparar a grande peregrinação que terá lugar em maio. Destas caminhadas experimentais resultará posteriormente um folheto informativo destinado aos peregrinos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Votação decorre até 10 de março
Ourém nomeado na categoria Melhor Autarquia nos Publituris Portugal Trade Awards 2017
O Município de Ourém voltou a ser nomeado para o prémio de “Melhor Autarquia” nos Publituris Portugal Trade Awards, concurso que pretende distinguir a excelência no Turismo, promovido pela revista Publituris. A apresentação dos vencedores nas diferentes categorias ocorre no próximo dia 15 de março, na BTL – Feira Internacional de Turismo, e a votação decorre até 10 de março em http://premios.publituris.pt/trade_2017/.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Salvador Sobral vai representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção
Viva la Diva vencem na votação do público mas ficam em 2º lugar no Festival da Canção
Salvador Sobral venceu, este domingo, 5 de fevereiro, o Festival RTP da Canção e vai representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção, em Kiev, na Ucrânia. A canção "Amar pelos dois", composta por Luísa Sobral, ficou em 2º lugar na preferência do público (10 pontos), mas conquistou a preferência dos júris regionais, (12 pontos), totalizando 22 pontos. O 1º lugar na preferência do público foi para “Nova Glória”, dos Viva La Diva (12 pontos), um prémio de consolação, uma vez que conquistou apenas 6 pontos nas votações dos júris regionais, terminando com 18 pontos. O último lugar do pódio foi para a canção "Primavera" (16 pontos), composta e interpretada por Celina da Piedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Escolas da Insignare acolhem 70 alunos e docentes de vários países
De 19 a 25 de fevereiro a Escola Profissional de Ourém e a Escola de Hotelaria de Fátima, no âmbito de projetos internacionais, apoiados pelo Programa Erasmus +, receberam simultaneamente 70 alunos e professores, oriundos de vários países da Europa, e enviaram para a Polónia, 4 alunos e uma professora. Fique a conhecer os objetivos de cada um dos projetos. De domingo, 19, a sábado, 25 a Escola Profissional de Ourém recebeu cerca de 40 docentes e alunos de vários países Europeus, oriundos da Bulgária, Itália, Roménia e Turquia, para uma semana repleta de atividades pedagógicas e lúdicas. Apoiado pelo programa Erasmus +, a parceria Europeia entre Escolas “Put Yourself in a Refugee’s Shoes” visa sensibilizar os jovens para a problemática, tão atual nos dias de hoje, dos refugiados e das migrações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festas do Concelho incluem Tarde de Folclore e Banda da Associação Filarmónica Montalvense
Tim, Ferro & Fogo, Tributo a Pink Floyd, HMB e Carrilhão Lvsitanvs nas Festas de Constância
As Festas do Concelho de Constância 2017 que decorrerão nos dias 15, 16 e 17 de abril, terão este ano como destaques musicais Tim, HMB, Ferro & Fogo, Tributo aos Pink Floyd, Tarde de Folclore, Banda da Associação Filarmónica Montalvense e o Carrilhão Lvsitanvs. Novidade nas festas deste ano será a Tenda Jovem, um espaço onde será possível prolongar a animação noturna. Paralelamente à vertente musical, integram as Festas do Concelho, as ruas floridas, o XXIX Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, a 9ª Caminhada, uma Mega Aula de Zumba, a XXVIII Mostra Nacional de Artesanato e a XI Mostra de Doces Sabores as tasquinhas típicas, diversas exposições, a chegada das embarcações a Constância e um espetáculo piromusical.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Manual de “Introdução à Gestão de Animação Turística” apresentado em Peniche
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL) recebe esta terça-feira, 7 de março, pelas 15h00, no seu auditório, em Peniche, o lançamento da segunda edição atualizada do livro “Introdução à Gestão de Animação Turística”, de Paulo Almeida e Sérgio Araújo, docentes da ESTM/IPL. Editado pela LIDEL e com uma estrutura teórico-prática, o livro apresenta as definições e caracterizações essenciais aos profissionais que estudam, planeiam e trabalham a animação turística, para a conceção de uma oferta de qualidade, assente em estratégias pensadas, direcionadas e profissionalmente comunicadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquiteta paisagista em Centro de Interpretação Ambiental
Investigadora leiriense Eunice Neves explica
em Leiria o que é a Permacultura
“Permacultura: viver de forma ética e sustentável no planeta” é o tema de um evento que vai decorrer dia 11 de março no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, com a presença de Eunice Neves, arquiteta paisagista. Natural de Leiria, Eunice Neves fez o primeiro Curso de Design de Permacultura na Tailândia em 2009, ano em que voltou para Portugal. Desde então, tem-se dedicado inteiramente ao estudo e prática desta disciplina. Fez várias formações com alguns dos mais experientes profissionais de permacultura do mundo e tornou-se formadora certificada, procurando integrar os seus conhecimentos de arquitetura paisagista com o design para a sustentabilidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovidos pela Revista de Marinha
Nazaré recebe 2ª edição de “Encontros do Mar”
A Revista de Marinha, a mais antiga e prestigiada revista nacional dedicada aos assuntos do mar, vai promover a segunda edição da iniciativa “Encontros do Mar” na Nazaré, esta segunda- feira, dia 6 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal. Os “Encontros do Mar” da Revista de Marinha têm como objetivo motivar e informar as empresas e as forças vivas da comunidade onde se realizam sobre as oportunidades que o Mar suscita, direta e indiretamente, à economia local. A primeira edição teve lugar na Ericeira e a segunda será acolhida pela Nazaré, uma das localidades nacionais mais reconhecidas internacionalmente pela sua ligação ao Mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Odete João, António Sales e José Miguel Medeiros
Deputados do PS criticam entrada ao serviço de automotoras obsoletas na Linha do Oeste
Os deputados do PS eleitos por Leiria, Odete João, António Sales, José Miguel Medeiros, numa Pergunta ao Governo, referem que a retirada das automotoras “592” que operavam nesta via, substituindo-as por outras obsoletas e menos confortáveis, veio degradar o serviço prestado, com atrasos sistemáticos e supressão frequente de comboios. Os avanços alcançados com a alteração de horários, a ligação direta a Coimbra e o efeito de rede no acesso à linha do Norte são agora perdidos com a destruição da fiabilidade do serviço prestado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomada de posse realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Município
João Pedro Pascoal preside à delegação
da Ordem dos Advogados do Bombarral
O Salão Nobre dos Paços do Município acolheu, no dia 24 de fevereiro de 2017, a tomada de posse dos elementos que compõe a delegação da Ordem dos Advogados no Bombarral. João Pedro Pascoal sucede a Mendonça Rodrigues como presidente da entidade, mantendo-se este último como secretário. O terceiro elemento da delegação que irá representar a Ordem de Advogados no Bombarral é Maria João Cavalheiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontainhas vence desfile de Carnaval
O Jardim de S. Bento, em Santarém, acolheu, no dia 28 de fevereiro, o desfile de Carnaval organizado pela Câmara Municipal de Santarém em parceria com a Viver Santarém, as Associações Culturais e Desportivas e as IPSS do Concelho, que ao longo do percurso apresentaram os seus carros alegóricos, máscaras e coreografias perante cerca oito mil pessoas. Para além destas associações do concelho, os Caretos de Alpiarça quiseram marcar a sua presença neste corso carnavalesco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhor Turismo 2020
Nersant lança projeto formação-ação financiado para o turismo em parceria com os municípios
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém vai dinamizar a partir do presente mês de março, um conjunto de ações de sensibilização respeitantes ao projeto Melhor Turismo 2020, que permite às empresas deste setor beneficiar de formação-ação com um financiamento de 90%. As ações, que vão decorrer em parceria com os Municípios, vão realizar-se em Vila Nova da Barquinha, dia 14 de março, no Sardoal dia 21 e em Alpiarça no dia 28 de março. Em abril, a Nersant apresenta o projeto dia 4 no Entroncamento, e dia 11, em Alcanena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município e Associação de Bombeiros satisfeitos com rescaldo da festividade
Elevada participação relança Carnaval do Cadaval
O Carnaval no Cadaval saiu à rua de 24 a 28 de fevereiro, numa das edições mais concorridas dos últimos anos. Perto de dois mil participantes, entre desfile escolar e corso principal, com muito público na assistência, vieram mostrar que a folia está viva e de boa saúde no concelho. Estreada no Carnaval, a revista "Que Grande Tramp'alhada" prossegue em exibição no cineauditório local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia da República aprovou proposta do PSD
Entidades públicas e autarquias já podem cooperar para rentabilizar imóveis devolutos
A Assembleia da República aprovou uma proposta do PSD que visa a cooperação entre entidades públicas e autarquias para rentabilizar imóveis do Estado devolutos ou subutilizados. O objetivo é dinamizar a gestão do património público, aproveitá-lo e prevenir a sua degradação. As autarquias recebem contrapartidas pelo serviço prestado, sob a forma de pagamentos pecuniários, pela partilha do produto da rentabilização do imóvel ou pela atribuição de direitos de utilização dos imóveis públicos, para a realização de projetos de interesse para as populações locais. Contudo, para o GECoRPA - Grémio do Património, há que distinguir os edifícios correntes dos que possuem valor histórico ou cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Discos rígidos de dois computadores atribuídos à Presidência desapareceram
Câmara do Bombarral alvo de assalto informático
O Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal do Bombarral informou, no dia 3 de fevereiro, que desconhecidos furtaram da sala de controlo informático, no interior do edifício dos Paços do Concelho, na vila do Bombarral, os discos rígidos internos de dois computadores portáteis, que estavam atribuídos ao Presidente da Câmara Municipal e ao Chefe de Gabinete do GAP e que continham informações importantes da autarquia. A subtração dos dados arquivados terá sido o principal alvo dos assaltantes, dado que existiam naquele espaço outros equipamentos, alguns deles novos, que foram deixados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Altar” é lançado nos dias 13 e 14 de abril no Cine Teatro de Alcobaça
Novo disco dos Gift produzido por Brian Eno em pré-venda a partir desta sexta-feira
"Altar" é o novo álbum dos Gift produzido por Brian Eno e misturado por Flood. Um disco de 10 canções, intemporais. Feitas durante dois anos. Pensadas ao longo de três. Sonhadas ao longo de vinte e dois. Este novo trabalho da banda de Alcobaça encontra-se disponível em pré-venda no Itunes já a partir desta sexta-feira, dia 3 de março. Será, depois, editado mundialmente a 7 de abril. Em março a banda viaja para os Estados Unidos para um concerto em Nova Iorque e várias atuações no Sxsw, Austin.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova loja aposta no reforço de proximidade e em nova organização
AKI reinaugura loja de Leiria
O AKI reinaugurou a sua loja de Leiria, de forma a reforçar do seu conceito de proximidade junto dos leirienses e atualizar a nova imagem da marca. O espaço renovado foi apresentado, no dia 2 de fevereiro, por Mafalda Silva, diretora da loja, com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Parceiros e Azoia, José Carlos Matias Filipe. Com um investimento de 500 mil euros, a renovada loja AKI Leiria apresenta uma reorganização dos departamentos, onde os produtos estão arrumados por uso para que a compra seja fácil, rápida e totalmente em linha com o que clientes precisam. Os produtos mais procurados nas lojas do AKI estão disponíveis à entrada ou no início do respetivo departamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comandante do Regimento de Engenharia de Espinho e Presidente Valdemar Alves visitaram a obra e fizeram balanço
Terraplanagem da futura Área de Localização Empresarial de Pedrógão Grande avança
O presidente do Município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, e o comandante do Regimento de Engenharia nº3 de Espinho (RE3), Coronel Fausto Couto, visitaram, no dia 22 de Fevereiro, a obra de terraplenagem da futura Área de Localização Empresarial de Pedrógão Grande (ALE). O presidente Valdemar Alves fez-se acompanhar pelo vice-presidente José Graça, pelo vereador Bruno Gomes e pelo chefe de Divisão, José Lopes, da mesma forma que o Comandante do Regimento de Engenharia nº3 de Espinho se fez acompanhar pelo seu núcleo duro do RE3 e do oficial responsável local da obra, “a mais importante e grandiosa no momento e uma das principais deste Regimento” – opinião várias vezes repetida pela comitiva militar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Enterprise Europe Network” e “Programa Erasmus para Jovens Empreendedores”
Iniciativas europeias para empresários e jovens vão ser apresentadas no Cadaval
O Centro de Informação “Europe Direct Oeste” e o “CLDS 3G Melhor Cadaval”, em parceria com o Município do Cadaval, organizam, dia 7 de março (terça-feira), pelas 14h00, no auditório da Câmara, uma sessão de apresentação de duas iniciativas europeias – uma rede de apoio a empresas e um programa para jovens empreendedores. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, que pode ser feita online. A apresentação da Enterprise Europe Network (EEN) e do Programa Erasmus para Jovens Empreendedores estará a cargo da AIP – Associação Industrial Portuguesa, que constitui um dos Pontos de Contacto Nacionais das duas referidas iniciativas europeias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Câmara cede edifício da antiga escola primária de Arruda dos Pisões à Associação de Festas
A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o vereador Lopes Candoso e o presidente da Junta de Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões, Raul Bouzada Pinto, deslocaram-se no dia 25 de fevereiro, a esta última localidade onde assinaram um Contrato de Comodato que cede as instalações da antiga escola primária da aldeia à Associação de Festas da Arruda dos Pisões, que passará a utilizá-la como sua sede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um postal turístico do município mais a norte de Portugal
Neve continua a cair em Castro Laboreiro
e Lamas de Mouro no concelho de Melgaço
A neve continua a cair no concelho de Melgaço. O nevão desta madrugada apanhou todos de surpresa, impedindo a Proteção Civil de garantir a circulação do transporte escolar para o centro escolar da vila, e as crianças do primeiro ciclo de ensino básico não puderam ir à escola. A neve em Castro Laboreiro e Lamas de Mouro é um belo postal de visita ao Município Mais a Norte de Portugal. “Para o fim de semana, os meios vão manter-se em prevenção, sendo espectável que a situação desagrave a partir de domingo. Ainda de acordo com as previsões, para o dia de amanhã, sábado, não está prevista precipitação (na forma de neve nos pontos mais elevados)”, explicou o responsável pela proteção civil Luís Matos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado da região de Leiria Pedro Pimpão foi o autor do relatório da Petição
Parlamento aprova relatório sobre a Petição referente à Fortaleza de Peniche
A Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto aprovou, “por unanimidade”, o relatório do deputado social-democrata Pedro Pimpão sobre a petição pública em defesa da concessão parcial do Forte de Peniche, no âmbito do Programa REVIVE. Os peticionários, ouvidos na Assembleia da República, reafirmaram a necessidade de avançar com possibilidade de concessionar o Forte de Peniche a privados, dignificando assim aquele espaço, permitindo investir as receitas da concessão na recuperação do monumento, que se encontra num galopante estado de degradação, contribuindo assim para a dinamização económica da cidade,
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Prémio Nobel da Literatura foi homenageado esta quinta-feira
Auditório do Centro Cultural do Cartaxo passa
a designar-se Grande Auditório José Saramago
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo informou que o Município vai atribuir ao auditório do Centro Cultural, a designação de Grande Auditório José Saramago. A cerimónia de descerramento da placa, que assinala a homenagem, teve lugar no dia 2 de março, por ocasião da presença de Pilar del Rio - viúva do escritor que dirige a Fundação com o seu nome -, no Centro Cultural do Cartaxo, onde recebeu a distinção de Personalidade do Ano, atribuída pelo jornal O Mirante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Deputados do PS de Leiria pedem prioridade para quartel da GNR em Atouguia da Baleia
Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria perguntaram ao Governo se existe algum desenvolvimento no processo de construção do quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) na vila de Atouguia da Baleia. Em causa os diversos reveses deste processo, com ponto central aquando da retirada, no Orçamento do Estado para 2003, das verbas necessárias aos procedimentos essenciais para a realização da empreitada. António Sales, José Miguel Medeiros e Odete João lembram que, desde o início do ano de 1990, os mais diversos interlocutores políticos locais e as populações das três freguesias não urbanas do concelho de Peniche têm pugnado pela construção de um novo quartel da GNR na vila de Atouguia da Baleia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Biografia lança surfista McNamara numa nova onda
Garrett McNamara, surfista e recordista do Guiness mundial de ondas grandes, acaba de lançar o livro Lobo do Mar, pela editora Marcador. O lançamento acontece no dia 4 de março às 15h na FNAC do Colombo em Lisboa. Numa emocionante e honesta biografia, escrita na primeira pessoa, Garrett McNamara relata a sua vida pessoal e profissional e explora a coragem do Homem, a bravura o mar e a força da vida, irriquietamente inspiradora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso público para a empreitada foi já lançado
Cadaval vai ter Parque Radical em 2017
Está oficialmente aberto o concurso para a empreitada que irá valorizar o parque de lazer da vila do Cadaval, com a construção de um parque radical junto ao vulgarmente conhecido “parque dos lápis”. Refira-se que o programa preliminar do concurso foi elaborado, pelos respetivos serviços municipais, com o apoio de um representante de um grupo de jovens locais, que responderam ao desafio lançado pela Câmara. O concurso público referente à “Recuperação e Valorização do Parque Verde Urbano da Vila – Construção do Parque Radical” foi publicado, a 1 de março, em Diário da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bolsas “IPL Indústria”
Empresas da região de Leiria entregam bolsas de estudo a melhores estudantes do IPL
Quase três dezenas de estudantes do Politécnico de Leiria receberam esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, bolsas de estudo atribuídas por 21 empresas da região de Leiria. As bolsas “IPL Indústria” distinguem os melhores estudantes que ingressam em cursos de licenciatura do Politécnico de Leiria, e no ano letivo 2016/2017 as empresas entregaram 27 bolsas de estudo - que correspondem à propina anual do Politécnico de Leiria. As bolsas de estudo “IPL Indústria” resultam do protocolo estabelecido em julho de 2013 entre o Politécnico de Leiria, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, e a CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Reabilitar para Arrendar
Câmara da Batalha e Instituto da Habitação
e da Reabilitação Urbana assinam protocolo
O Município da Batalha assinou no dia 22 de fevereiro, um protocolo com o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, para a implementação do programa ‘Reabilitar para Arrendar - Habitação Saudável’ em todo o concelho, mas com especial enfase nas áreas urbanas da Batalha e de Reguengo do Fetal, que visa a reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, destinados sobretudo a arrendamento habitacional. O programa prevê financiamentos até 90%, com um prazo de pagamento até 15 anos com seis meses de carência de capital. A taxa de juro é fixa, de 2,9%. A única garantia exigida é a hipoteca do imóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apresentou dados estatísticos do concelho referentes a 2016
Taxa de desemprego no concelho de Alcobaça baixa para 6,4%
O Município de Alcobaça apresentou no dia 15 de fevereiro os dados estatísticos do concelho de Alcobaça relativamente a áreas como a balança comercial do concelho, a natalidade e a distribuição de riqueza. Os dados apresentados fazem parte do observatório social do concelho e tem como base números de entidades oficiais como o INE. Estiveram presentes na conferência de imprensa que se realizou no pequeno-auditório do Cine Teatro de Alcobaça, o presidente da autarquia Paulo Inácio e os técnicos Nélio Gomes e Milton Dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Desfiles de Carnaval ativaram economia local
O desfile do Carnaval “Agarrá Bossa” de terça-feira foi acompanhado por cerca de 70 mil pessoas. “A Nazaré alia a tradição e uma manifestação muito importante, como é o Carnaval, com a sua faceta espontânea, brincalhona e de gente que gosta de se divertir, com a atividade económica local”, disse Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, no final do terceiro desfile do ano. Para além dos desfiles de domingo, acompanhado por cerca de 80 a 100 mil pessoas, e do desfile desta terça-feira, a Nazaré realizou o desfile noturno, no passado sábado, que foi, igualmente, acompanhado por uma multidão que, no final, terminou a noite de folia nos bares e nas salas de baile da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crianças aprendem a fazer Sumol
Sumol naugura Espaço Interativo na Unidade Industrial de Pombal
A SUMOL+COMPAL inaugurou, no dia 1 de março, o Espaço Interativo Sumol, situado na fábrica de Pombal, onde ensina os mais novos a fazer a bebida refrescante portuguesa mais famosa e revelou aos mais novos a “fórmula secreta” da bebida refrescante portuguesa mais famosa, que já conta com mais de 60 anos de história! A inauguração contou com mais de 60 crianças entre os 5 e os 12 aos de idade, filhos de colaboradores, que tiveram a oportunidade de ver, sentir, cheirar e fazer pela primeira vez o seu próprio Sumol, com polpa de laranja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vermicomposto é cedido pela COOPVAL por via de acordo de colaboração
Município do Cadaval adota fertilizante natural na manutenção dos espaços verdes
Dando cumprimento ao protocolo celebrado entre o Município do Cadaval e a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (COOPVAL), teve recentemente lugar a recolha do primeiro lote de vermicomposto – fertilizante natural a utilizar pela Câmara Municipal na manutenção dos espaços verdes, dando assim um destino útil aos resíduos resultantes da calibragem da fruta. O acordo em questão data de 14 de fevereiro e tem por base o facto de a manutenção dos espaços verdes da vila estar a cargo da Câmara Municipal do Cadaval. Verifica-se assim, por parte da edilidade, a necessidade de utilização regular de fertilizantes na dita manutenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Marco Paulo e “Aqui Portugal” promovem
VI Feira dos Produtos da Terra
A sexta edição da Feira dos Produtos da Terra vai realizar-se em Ourém nos dias 25 e 26 de março e terá como principais destaques a transmissão em direto, a partir do certame, do programa da RTP1 “Aqui Portugal” e um grande concerto com o artista Marco Paulo. A VI Feira dos Produtos da Terra terá vários motivos de interesse, com mais de 50 expositores, tasquinhas dinamizadas por associações locais e um vasto programa com muitas novidades. Este evento, que é já um marco incontornável na promoção do mundo rural, é o sítio ideal para ter acesso aos muitos e bons produtos típicos da região e contará com animação musical, batismos e espetáculos equestres, uma garraiada, teatro, atividades direcionadas para o público infantil e muito mais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para cidadãos com mobilidade reduzida
Município de Alcobaça prevê instalar elevador para acesso aos Paços do Concelho
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, em resposta à deputada da CDU, Clementina Henriques que questionou o Executivo municipal sobre o que tem feito para minimizar as barreiras arquitetónicas, afirmou que a autarquia está a estudar a forma de colocar nas traseiras do edifício um acesso (plataforma) para que as pessoas com mobilidade reduzida possam aceder ao edifício dos Paços do Concelho. Segundo Paulo Inácio, a colocação de “uma plataforma elevatória” nas traseiras do edifício poderá ser a solução encontrada para o acesso ao palacete municipal, que é atualmente feito por escadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
15ª edição de 10 de março a 2 de abril
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai ser dedicado à música
A Música faz-se ouvir na 15ª edição do Festival de Chocolate de Óbidos, onde, este ano, o chocolate se apresenta em gulosas criações que surpreendem e aguçam o paladar para inéditas experiências. Novos sentidos se despertam perante ingredientes inusitados e insólitas peças, compondo uma melodia de sabores que se fundem para oferecer a melhor de todas as ementas. Uma das muitas novidades, de 2017, entre outras deliciosas surpresas, é uma "olaria" onde o chocolate se transforma em peça numa roda de oleiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o