Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda que as autarquias sejam obrigadas a limpar terrenos privados, caso proprietários não o façam?
Sim
Não
Não sei / Talvez
Edição Nº 209 Director: Mário Lopes Sábado, 21 de Abril de 2018
Entre Cartaxo e Salvaterra de Magos
Ponte Rainha Dona Amélia reabre à circulação
As Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos informaram que as obras de reparação dos aparelhos de apoio do tabuleiro da Ponte Rainha Dona Amélia, iniciadas no dia 16 de abril e que obrigaram à interdição de circulação durante o período noturno, estão terminadas. Os trabalhos vão continuar, mas sem necessidade de interdição da circulação. Assim, a partir desta sexta-feira, dia 20 de abril, o trânsito na Ponte Rainha Dona Amélia estará reaberto ao trânsito automóvel. .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Atividade e contas dos SMAS foram aprovadas
Câmara de Torres Vedras alcança em 2017 resultado positivo de 6,8 milhões de euros
O Executivo Municipal de Torres Vedras aprovou esta terça-feira, 17 de abril, em reunião de Câmara, os relatórios de atividade e contas da Câmara Municipal de Torres Vedras e dos Serviços Municipalizados de Torres Vedras - SMAS relativos ao ano de 2017. A Câmara Municipal de Torres Vedras conseguiu um resultado líquido positivo de 6,8 milhões de euros, tendo reduzido o passivo em cerca de 2 milhões de euros em relação a 2016. O valor da dívida a médio e longo prazo do Município ronda os 11,7 milhões de euros – tendo diminuído dos 13,1 milhões referentes ao ano anterior -, enquanto a dívida a curto prazo baixou de 6,3 para 5,4 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 a 22 de abril de 2018
Alcanena Walking Festival- Encontro Nacional de Pedestrianistas vai decorrer até domingo
A Câmara Municipal de Alcanena promove, entre os dias 20 e 22 de abril, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, o Alcanena Walking Festival – Encontro Nacional de Pedestrianistas.Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena, financiada pelo FEDER, através do programa PROVERE, do Centro 2020, enquadrada no âmbito do Portugal 2020, com os apoios da Junta de Freguesia de Serra de Santo António, do Centro Ciência Viva do Alviela e da Associação Cultural e Ambiental COV’ALTAS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 de abril a 1 de maio
Expo Lourinhã reúne 160 empresas e artesãos, 30 associações e 17 formações musicais
Está quase a chegar mais uma grande edição da Expo Lourinhã, que, uma vez mais, promete trazer milhares de pessoas à sede do concelho, entre os dias 27 de abril a 1 de maio. Com um figurino que se tem vindo a consolidar ao longo do tempo, este evento é dedicado às empresas / instituições da Lourinhã, apesar de também estar aberto à participação de empresas externas ao concelho. A Expo Lourinhã cresce no número de empresas participantes, na gastronomia e street food, estando previstas ao todo 160 empresas e artesãos, 30 associações e instituições, 17 formações musicais e mais de 70 patrocinadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inserido na Primavera de Livros
Nuno Ribeiro apresenta livro sobre naufrágio
no auditório da Câmara do Cadaval
A Primavera de Livros prossegue, no Cadaval, já no próximo sábado, 21 de abril, pelas 15h30, no auditório dos Paços do Concelho, com a apresentação do livro de Nuno Ribeiro “O Naufrágio do Praia da Victoria”. O autor dará a conhecer o seu fascínio pelas histórias “escondidas” no fundo do mar e promete fazer uma ligação do seu livro ao Cadaval, com uma surpresa a revelar na ocasião. Nuno Ribeiro nasceu em Lisboa, em 1971, mas tem origens na Beira Baixa. Muito jovem, foi para Vendas Novas, onde viveu até aos 17 anos, altura em que regressa a Lisboa para fazer Licenciatura em Engenharia Informática.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doce Passeio Doce, Feira do Livro e Mostra Internacional de Folclore acontecem já dia 25 de abril
Praça da República recebe 18 pastelarias
que dão a provar mais de 30 doces de Tomar
No próximo feriado, 25 de abril, Tomar é um destino obrigatório. As pastelarias da cidade saem à rua e apresentam mais de 30 doces locais e conventuais na Praça da República. Trata-se da iniciativa “Doce Passeio Doce”, integrada na mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos”, que decorre ao longo do mês de abril. No Dia da Liberdade, não são só os doces que marcam encontro na Praça da República. A partir das 15h00, a II Mostra Internacional de Folclore dos Templários garante música e dança durante toda a tarde. E é também a partir dessa hora que começa, ali bem perto, no Complexo Cultural da Levada, a edição deste ano da Feira do Livro de Tomar, que se prolonga até 6 de maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro acontece nos sábados dia 21 e 28 de abril
Escola Superior de Educação debate em Leiria inclusão 2.0 nas escolas
A inclusão nas escolas está em debate no 3.º Encontro sobre Inclusão em Contexto Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPL), sob o mote “Rumo a uma escola inclusiva de segunda geração”. O evento decorre nos sábados 21 e 28 de abril, e discute temas como o novo enquadramento legal para a Inclusão num contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e os desafios que se colocam à qualidade de vida, além de dar a conhecer boas práticas de inclusão em diversas áreas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD responsabiliza Governo pela suspensão de obras devido aos atrasos nas transferências do Estado
TC manda parar as obras do bloco operatório do Hospital de Santarém por “falta de liquidez”
O deputado do PSD Duarte Marques confrontou esta quarta-feira, 18 de Abril, o ministro da Saúde na Comissão de Saúde da Assembleia da República com a decisão do Tribunal de Contas de recusar o visto prévio para a obra em curso no Hospital Distrital de Santarém pelo facto de ter “saldos negativos”. Os montantes em atraso nas transferências do Orçamento de Estado para o Hospitall de Santarém e o acumular das dívidas do Governo para com este e outros hospitais causaram esta situação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro contrato foi assinado em 2010
2º Contrato Local de Segurança do Município
de Torres Vedras vai abranger todo o concelho
Foi assinado, no dia 18 de Abril, no Auditório do Edifício Paços do Concelho, o Contrato Local de Segurança do Município de Torres Vedras, que tem em vista a redução dos índices de criminalidade e a promoção do sentimento de segurança da população do concelho. O contrato foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia implementa a criação de aldeias seguras
Município da Batalha apoia aquisição de veículo florestal de combate a incêndios dos Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Voluntários da Batalha irá contar com um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), um veículo considerado essencial para o combate aos fogos florestais, sendo igualmente um equipamento moderno quer pela sua capacidade de combate e inovações tecnológicas que o equipa, quer pelas condições de segurança ativas e passivas que proporciona aos seus operacionais. O valor da viatura ronda os 160 mil euros, será apresentado este fim de semana e conta com o cofinanciamento por parte da Câmara Municipal, nos termos de protocolo realizado na preparação e planeamento no âmbito do Dispositivo Florestal de Combate a Incêndios 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Guitarrista do autor de "Grândola Vila Morena"
Rui Pato recorda Zeca Afonso nas celebrações do 25 de abril na Nazaré
A Assembleia Municipal da Nazaré realiza no dia 25 de abril a sessão comemorativa da data que assinala um novo período da história de Portugal, resultante do movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático. A data será marcada pela habitual sessão comemorativa dos eleitos locais, e que decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Subscritores exigem intervenção urgente por parte das Câmaras Municipais de Óbidos e Peniche
Petição alerta para perigos de estrada
em más condições em Óbidos
A petição pública “Melhorar a estrada entre Serra D´El Rei e a Praia D´El Rei”, lançada pela Associação de Proprietários do Praia D’El Rey, queixa-se das más condições da estrada entre Serra D´el Rei e a Praia D´el Rei, onde, nos anos mais recentes, já morreram 3 pessoas. Esta iniciativa visa sensibilizar e mobilizar a comunidade e, sobretudo, o poder público local para a necessidade urgente de melhorar as condições de segurança da via onde os acidentes rodoviários são frequentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Museu do Vinho de Alcobaça
Rede de Museus Portugueses do Vinho reúne com congénere espanhola em Alcobaça
O Museu do Vinho de Alcobaça acolheu, no dia 9 de abril, uma reunião da Rede de Museus Portugueses do Vinho (RMPV), cuja coordenação está a cargo do museu municipal desde a sua constituição, em fevereiro de 2016, pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Além do grupo de trabalho permanente da Rede (constituída pelos municípios de Alcobaça, Loures, Monção, a Fundação Museu do Douro e a própria AMPV), a reunião contou com a presença da Associação de Museus do Vinho de Espanha, com o objetivo de estreitar o relacionamento institucional entre as congéneres e explorar oportunidades de parcerias de ordem diversa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Jorge Caseiro toma posse do novo comandante do Comando Territorial de Leiria da GNR
O Comando Territorial de Leiria realizou, no dia 17 de Abril, a cerimónia de tomada de posse do novo comandante do Comando Territorial de Leiria, tenente-coronel Jorge Humberto Marques Caseiro, a qual foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Manuel Mateus Costa da Silva Couto. O Tenente-Coronel Jorge Humberto Marques Caseiro é licenciado em Ciências Políticas, com pós-graduação em "Human Rights and Democracy" e em Direito do Mar. Encontra-se a frequentar o Mestrado em Sistemas de Informação para a Gestão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXX Festa do Vinho decorre de 27 de abril a 1 de maio
Vinho & Chocolate estão de volta ao Cartaxo
A Festa do Vinho & do Chocolate chega ao Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo no dia 27 de abril, sexta-feira. Exposição, venda e provas de vinho e chocolate, cozinha ao vivo e harmonizações para o público degustar livremente, tasquinhas regionais, artesanato e espaço dedicado às crianças, para além de muita animação, são as propostas da XXX edição que mantém o chocolate como convidado especial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 19 câmaras
Sistema de videovigilância de Leiria já entrou em funcionamento
O sistema de videovigilância da cidade de Leiria, composto por 19 câmaras, entrou em funcionamento no dia 16 de abril. O sistema de videovigilância instalado nas principais artérias do Centro Histórico, nomeadamente nas ruas Barão Viamonte, Capitão Mouzinho de Albuquerque, Eça de Queirós, Miguel Bombarda, Comandante Almeida Henriques e avenidas Heróis de Angola e dos Combatentes da Grande Guer¬ra e os largos Cândido Reis e da Sé, tem como objectivo “a prevenção e dissuasão de comportamentos criminosos na área em que estão instalados”. O investimento do município de Leiria, rondou os 350 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimbra, Caldas da Rainha e Nazaré
Direção Regional de Cultura do Centro celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) associa-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sitos (DIMS), celebrado anualmente a 18 de abril. Em 2018 o DIMS acolhe a temática “Património Cultural: De Geração para geração”. Neste contexto, a DRCC convida a participar nas atividades programadas no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), no Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica (Caldas da Rainha), e no Museu Joaquim Manso (Nazaré). Todas as atividades têm participação gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 18 e 22 de abril
Alcobaça promove o Património Cultural
no âmbito do Turismo Sustentável
Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma programação dedicada à promoção do Património Cultural no âmbito do Turismo Sustentável. O Município tem vindo a promover junto das escolas, turistas e público em geral o Património Cultural e Ambiental do concelho de forma sistemática e organizada, programando rotas e percursos interpretativos. Uma aposta na preservação, divulgação e valorização do território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Governo financia restauro da Igreja Paroquial São Vicente do Cercal
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, deslocar-se-á, esta quinta-feira, 19 de abril, pelas 9h00, à localidade do Cercal (Cadaval), mais precisamente à Igreja Paroquial de São Vicente, no intuito de assinar um contrato de financiamento para a recuperação da referida capela. A visita do governante tem o intuito de firmar um acordo de financiamento, com a Fábrica da Igreja Paroquial São Vicente do Cercal, objetivando o restauro e conservação da antiga igreja, cuja construção remonta ao séc. XVII.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Santarém promove visita à Torre das Cabaças
e exposição "Bora Pintar o Cabaceiro"
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018, assinala-se a 18 de abril, uma organização da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) em colaboração com o ICOMOS Portugal, e a Câmara Municipal de Santarém (CMS) tem agendadas, para o efeito. várias iniciativas enquadradas no tema "Património Cultural: de geração em geração". As comemorações começam com uma visita à Exposição "Bora Pintar o Cabaceiro", patente na Loja do Cidadão até 30 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória
Ano Europeu do Património Cultural celebrado na Batalha com instalação de lettering alusivo
Por proposta da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu adotou 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural. Esta efeméride tem enquadramento através dos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, pretendendo-se apelar com esta celebração para o papel do Património no desenvolvimento social e económico de todo o espaço Europeu. Para o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, “assinalar o Ano Europeu do Património Cultural reveste-se como um verdadeiro desígnio que deve convocar as instituições e os Europeus para os grandes objetivos da promoção e defesa do Património enquanto legado dos povos que importa preservar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 22 de abril
Peça de teatro “Peixe e Pão” assinala na Nazaré Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Município da Nazaré vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a peça de teatro “Peixe e Pão”, de Fernando Ybarra, no dia 22 de abril, às 16h00, no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota). Assinalando o dia, no Ano Europeu do Património Cultural, o Centro Cultural da Nazaré, preparou uma noite dedicado às artes e tradições, com a colaboração do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré. Para além da peça de teatro, estará exposta a mostra etnográfica “Usos e Costumes”, que o público poderá revisitar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro-ministro inaugurou extensões de saúde de Monte Real Carvide e Cortes
António Costa em Leiria: “Não temos escolha alternativa entre saúde e défice”
O primeiro-ministro António Costa e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, inauguraram no dia 16 de abril as novas instalações das Unidades de Saúde Monte Real - Carvide e Cortes. Estes dois serviços, eram segundo Raul Castro, presidente do município de Leiria, os que no concelho menores condições reuniam para os utentes. As instalações, construídas em terrenos cedidos pela Câmara Municipal de Leiria e ao abrigo do Programa Centro 2020, servem um total de 8 mil utentes inscritos e representam um investimento superior a 1 milhão de euros, traduzido em maior conforto e comodidade para utentes e profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração teve lugar este sábado
Centro de Marcha e Corrida de Torres Vedras vai apoiar treino dos desportistas amadores
O Centro de Marcha e Corrida de Torres Vedras foi inaugurado este sábado, 14 de Abril, no Centro de Educação Ambiental, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras. A manhã começou com uma cerimónia protocolar que marcou a abertura do espaço, que contou com a presença de Laura Rodrigues, vereadora da Atividade Física e vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Rui Vieira, da Federação Portuguesa de Atletismo, e Paulo Pereira, presidente do Clube Académico de Penafirme.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereadores socialistas apresentaram proposta
PS quer levantamento e classificação de edifícios históricos do concelho de Alcobaça
Cláudia Vicente, vereadora eleita pelo PS, apresentou na reunião de Câmara de 9 de abril, um pedido para que o Município de Alcobaça crie um grupo de trabalho que efetue o levantamento e a classificação dos edifícios com valor histórico existentes no concelho de Alcobaça. Os vereadores do Partido Socialista pretendem que desta forma não se percam edifícios que fazem parte da história e da memória colectiva dos alcobacenses. Este pedido surgiu depois de demolido um edifício do século XVI que tinha representatividade histórica para a freguesia, apesar de pertencer a um privado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante os 30 anos do programa “Bandeira Azul”
Investimento em Santa Cruz tem valor socioambiental de 2,1 milhões de euros
O investimento na costa do concelho de Torres Vedras assume um valor socioambiental de 2,1 milhões de euros. A conclusão é do estudo “O Lado Verde da Bandeira Azul”, que foi apresentado, no dia 10 de abril, em Lisboa, e que mostra o valor dos benefícios socioambientais em termos económicos que resultam dos investimentos feitos durante os 30 anos do programa “Bandeira Azul” em Portugal. Um dos seis casos de estudo analisados centrou-se em Santa Cruz, tendo como foco a praia do Centro – que obteve a primeira Bandeira Azul em 1991 – e estendendo-se às praias da Física e do Pisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso gastronómico é promovido pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral
“Rochinha” e “Semifrio de Pera e Chocolate” vencem Concurso Gastronómico “Pera à Prova”
A “Rochinha”, na categoria de Salgados, e o “Semifrio de Pera e Chocolate”, na categoria de Doces, foram as receitas vencedoras da segunda edição do Concurso Gastronómico “Pera à Prova”. Andreia Duarte e Sara Andrade, do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, e Inês Antunes e Mariana Francisco, da Escola de Turismo e Hotelaria do Oeste, foram, respectivamente, as autoras das iguarias que mereceram a escolha dos elementos que compuseram o júri deste concurso. O evento foi organizado pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, em colaboração com a ANP - Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e a Caixa Agrícola do Bombarral, tendo ocorrido no dia 12 de abril de 2018, no Auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Correspondente à revitalização cultural do centro histórico
Verão In. Str inicia novo ciclo em Santarém
com imagem gráfica forte
“Verão In.Str… é um espanto!” inicia um novo ciclo com uma nova imagem que rompe com o passado, de um Centro Histórico cinzento, inerte, adormecido, procurando afirmar um Centro Histórico que se pretende contagiado pela explosão de vida, alegria, mistério e adrenalina. A imagem deste ano surge desta vez com uma força cromática revitalizada com a explosão de energia que é o In.Str com centenas de espetáculos e acontecimentos a um ritmo intenso e uma verdadeira comunhão de artistas, músicos, fotógrafos, associações culturais e desportivas, bares e restaurantes, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Maus cheiros alastram no Centro Escolar
de Santa Margarida da Coutada
No seguimento do apuramento do não registo de entrada do Relatório do Instituto Politécnico de Tomar na Câmara Municipal de Constância e atendendo às dúvidas suscitadas pelas Vereadoras Júlia Amorim e Sónia Varino acerca do referido documento e com vista ao esclarecimento desta situação indagamos junto do Técnico Responsável que nos prestasse os devidos esclarecimentos acerca das recomendações constantes do Relatório.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada da Marinha Grande foi eleita presidente da JSD este fim de semana
Margarida Balseiro Lopes é a primeira mulher
a liderar a JSD
Margarida Lopes foi eleita no Congresso Nacional da Juventude Social Democrata que decorreu nos dias 13, 14 e 15 de Abril, na Póvoa do Varzim. A deputada do PSD, eleita pelo distrito de Leiria, de 28 anos, natural da Marinha Grande, é a primeira mulher a liderar a JSD e é também a mais jovem parlamentar da sua bancada. De referir que Margarida Balseiro Lopes, consultora fiscal, não declarou apoiou a qualquer candidato nas eleições diretas para a presidência do PSD, enquanto o seu concorrente ao cargo parta o mandato 2018-2020, André Neves, foi apoiante do atual presidente do PSD, Rui Rio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo municipal preocupado com segurança dos munícipes
Presidente da Câmara de Alcobaça defende videovigilância nas cidades do Oeste
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, defendeu na reunião de Câmara pública de 9 de abril, que seja discutida nas autarquias do Oeste a possibilidade de instalar videovigilância nas cidades da região. Paulo Inácio avançou com esta informação após os vereadores do PS e do CDS mostrarem a sua preocupação perante a onde de assaltos que se tem verificado no concelho de Alcobaça nas últimas semanas, salientando que a “falta de segurança é um problema gravíssimo.” O autarca já reuniu com o comandante distrital da GNR a pedir reforço de meios para o concelho e anunciou uma reunião com o secretário de Estado da Administração Interna para abordar o assunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhor tinto e melhor branco da colheita 2017
“Agro-Batoréu” e “Quinta da Lapa” vencem Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja
Agro-batoréu Lda., de Aveiras de Cima, com o melhor tinto, e Agrovia S.A. “Quinta da Lapa”, de Manique do Intendente, com o melhor branco, foram os grandes vencedores da 36ª edição do Concurso de Vinhos do Produtor do Concelho de Azambuja. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar num jantar oferecido a todos os produtores participantes e os resultados serão divulgados na cerimónia de abertura da 14ª “Avinho – Festa do Vinho e das Adegas”, que irá animar Aveiras de Cima até ao próximo domingo, 15 de abril, e durante a qual os premiados darão visibilidade aos troféus conquistados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cinco Escolas Superiores do Instituto vão receber ainda este ano um novo Presidente
Apresentação de candidaturas à presidência do Politécnico de Santarém decorre até 20 de abril
O Instituto Politécnico de Santarém iniciou no dia 6 de abril o processo de eleição do novo Presidente da instituição, para o quadriénio 2018-2022. Neste procedimento podem candidatar-se Professores e Investigadores do Instituto Politécnico de Santarém ou de outras instituições, nacionais ou estrangeiras de Ensino Superior ou de investigação, bem como individualidades de reconhecido mérito e experiência profissional relevante. A 20 de abril termina o prazo para apresentação de candidaturas à eleição do futuro Presidente do IPS. A publicitação das candidaturas admitidas acontece a 29 de maio após um processo de seleção criterioso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Impulsionado pelo Centro Social da Freguesia de Moçarria
Grupo de Música Sénior de Santarém apresentado no Teatro Sá da Bandeira
O Grupo de Música Sénior do Concelho de Santarém apresentou-se na tarde de dia 12 de abril, ao GIAIS - Grupo Interinstitucional de Apoio à Pessoa Idosa do Concelho de Santarém, no Teatro Sá da Bandeira. A apresentação do Grupo, que se constituiu no início do ano de 2016, composto por 35 pessoas idosas, impulsionado pelo Centro Social da Freguesia de Moçarria, que tem Carlos Beja como presidente da Direção e Susana Prates como coordenadora, contou com a participação de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Vila Maria e Turquel disputam Final da Taça da Fundação Inatel Leiria de Futebol
A Final da Taça da Fundação INATEL Leiria de Futebol vai ter lugar no Estádio Municipal de Leiria Dr. Joaquim Magalhães Pessoa, no dia 28 de abril de 2018, sábado, pelas 17h00, com a participação das equipas do Sporting Clube de Vila Maria (Peniche) e da União Desportiva de Turquel (Alcobaça). Bruno Castro (Vila Maria) e Fábio Carreira (Turquel) são os treinadores das duas equipas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia de evocação do Centenário da Batalha de La Lys decorreu na Batalha
Presidente da República admite compreensão pela intervenção militar internacional na Síria
O Presidente da República aproveitou a cerimónia de evocação do Centenário da Batalha de La Lys, no dia 14 de abril, na Batalha, para se pronunciar sobre a intervenção militar da coligação internacional que juntou Estados Unidos da América, Reino Unido e França nessa mesma noite no ataque aéreo a instalações sírias onde se produzia ou armazenavam armas químicas. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que “Portugal já manifestou, pelo seu Governo, a compreensão pela razão e oportunidade da intervenção de três amigos e aliados, limitada a estruturas de produção e distribuição de armas estritamente proibidas pelo Direito Internacional, cujo uso é intolerável e condenável.“
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em sete espaços do concelho
Festa dos Museus: sete dias para sair da caixa em Leiria
Durante sete dias, os museus de Leiria saem da caixa. Nas salas onde habitualmente apenas se sussurra, elevam-se grandes vozes, reinventam-se clássicos da música portuguesa, apresentam-se as novas tendência do Brasil e recupera-se a essência dos cantares do nosso povo. Uma viagem que nos leva nas asas das aves que habitam o castelo e em que os jograis dos reis nos desafiam para jogos que põem à prova toda a nossa energia, até a mental. Com um programa desta qualidade, não espanta que já esteja inscrito D. Afonso Henriques, a Rainha Santa Isabel e o Alcaide-mor Lourenço Martins de Leiria, que não quiseram perder a visita guiada ao castelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Turismo em destaque na reunião de Câmara
na União de Freguesias de Alvados e Alcaria
A União de Freguesias de Alvados e Alcaria acolheu ontem, dia 12 de abril de 2018, a 6ª reunião de Câmara descentralizada, que teve lugar na sede da Junta de Freguesia, em Alvados. Os trabalhos iniciaram pela amanhã com a visita aos lugares da freguesia, tendo percorrido a aldeia de Alvados, a aldeia de Alcaria e o lugar da Barrenta. Apesar da chuva impedir a visita mais detalhada a alguns locais, foi possível identificar alguns pontos que necessitam de intervenção, nomeadamente o Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados; um local de Alcaria, onde é urgente garantir mais pressão na rede pública de abastecimento de água; e o Parque Infantil da Barrenta, que deve sofrer vistorias regulares dos seus equipamentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Multimédia e tecnologia sobem ao palco no Festival EVA
ESAD das Caldas da Rainha organiza 8ª edição do EVA – Festival de Vídeo e Artes Digitais
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPL) organiza a oitava edição do EVA – Festival de Vídeo e Artes Digitais, que decorre já nos dias 18 e 19 de abril. Estudantes e docentes do curso de Design Gráfico e Multimédia dinamizam este festival anual, que tem como função refletir sobre o design e os seus intervenientes no mundo tecnológico e da multimédia, através de conferências e workshops, e com espaço para a exposição de projetos dos estudantes nas áreas de vídeo e artes digitais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia
Jornalista e artesã desvendam em Fátima segredos dos Caminhos de Santiago
O jornalista Carlos Ferreira e a artesã Luísa Sousa são os convidados do próximo “Chá com Arte”, em Fátima, em que a conversa se desenvolve a propósito do tema Caminhos de Santiago, um conjunto de itinerários com destino à capital da Galiza percorrido no ano passado por 301 mil peregrinos. O encontro decorre no sábado, dia 21 de abril, no Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia, que organiza em conjunto com Liga de Amigos do Museu, a partir das 16 horas e com entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
44º aniversário
Município de Alcobaça comemora 25 de Abril com Dia Aberto do Desporto
As comemorações dos 44 anos da revolução democrática do 25 de Abril darão o mote para um dia inteiro dedicado à prática desportiva. Em paralelo com as tradicionais e solenes iniciativas, o Município de Alcobaça irá dinamizar o 25 de Abril com o Dia Aberto do Desporto: várias atividades gratuitas para toda a família em diferentes recintos desportivos da cidade de Alcobaça. Confira o programa completo:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Saúde acompanha primeiro-ministro a Leiria
António Costa inaugura Unidades de Saúde
de Monte Real - Carvide e Cortes
O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes inauguram esta segunda-feira, 16 de abril, à tarde, as novas instalações das Unidades de Saúde de Monte Real - Carvide e de Cortes, do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral. As novas instalações, construídas em terrenos cedidos pela Câmara Municipal de Leiria e ao abrigo do Programa Centro 2020, servem um total de 8 mil utentes inscritos e representam um investimento superior a 1 milhão de euros, traduzido em maior conforto e comodidade para utentes e profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intervenção começa dia 16 de abril
Obras na Ponte Rainha D. Amélia vão ter lugar durante a noite
As Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos vão proceder a uma intervenção na Ponte Rainha Dona Amélia a partir da próxima segunda-feira, 16 de abril, com vista à reparação dos aparelhos de apoio do tabuleiro. O valor da empreitada, adjudicada à empresa Teixeira Duarte, é de 24.708,60€. Para minimizar os prejuízos aos utentes da Ponte, as Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos procuraram assegurar o funcionamento diurno daquela infraestrutura rodoviária, ocorrendo a interdição no período noturno,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
BE saúda “Águas do Ribatejo” intermunicipal a 100% e recusa entrada de privados na Resitejo
O Bloco de Esquerda saúda a decisão da assembleia geral da empresa intermunicipal “Águas do Ribatejo” de alteração dos seus estatutos, passando agora a constar expressamente que o capital social é 100% público e detido pelos Municípios que integram a empresa. A Águas do Ribatejo é uma empresa estratégica na prestação do serviço público de abastecimento de água e de saneamento básico, que serve mais de 75 000 domicílios de 7 municípios do distrito de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seminário da ESTG partilha experiências e fala de estratégias para prevenção de sismos
Estudantes equatorianos de Engenharia Civil
do IPL partilham vivência do sismo de 2016
“Sismo do Equador – 2 anos depois, o que podemos aprender” é o tema do seminário organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), que decorre segunda-feira, dia 16 de abril, às 15h00. No primeiro momento do evento, os estudantes de Engenharia Civil na ESTG/IPLeiria, oriundos do Equador, partilham o seu testemunho da vivência do sismo de 16 de abril de 2016 naquele país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Patente de 18 a 30 de abril
Exposição “Os Moinhos” assinala no Cadaval Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), estará patente ao público, no Moinho das Castanholas (Cadaval), uma exposição de artesanato constituída por diversos moinhos, de vários tipos e materiais, executados por artesãos da região Oeste. A mostra estará patente ao público, de 18 a 30 de abril, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (situado ao cimo da Biblioteca Municipal e da EB1 Cadaval), podendo ser apreciada das 10h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira (exceto feriado).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 14 de abril
Presidente da República preside na Batalha à evocação do Centenário da Batalha de La Lys
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, este sábado, dia 14 de Abril, Dia do Combatente, à Cerimónia Evocativa do Centenário da Batalha de La Lys, a ter lugar na vila da Batalha. A Batalha de La Lys deu-se a 9 de abril de 1918, no vale da ribeira de La Lys, na região da Flandres Francesa. A batalha marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, com os exércitos alemães a infligirem uma pesada derrota às tropas portuguesas, constituindo o maior desastre militar português depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Auto de consignação da obra de requalificação do Regadio da Cela assinado no dia 16 de abril
vai ser assinado no dia 16 de abril, pelas 11h, na sede da Associação de Regantes da Cela, o auto de consignação da obra de requalificação do Regadio da Cela, entre a Direção Geral de Agricultura e a empresa Construções Pragosa, responsável por executar a obra. Prevê-se que a obra se inicie em meados de maio e que decorra por etapas durante cerca de dois anos. A primeira etapa é a execução da rede de rega. O projecto de modernização do Regadio da Cela é um investimento superior a 10 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça, Batalha e Caldas da Rainha estão entre os fundadores
14 municípios fundam a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas
Os representantes das cidades cerâmicas europeias de Itália, França, Espanha, Roménia, Alemanha, Polónia e República Checa reúnem-se em Mafra nos dias 16 e 17 de abril, associando-se à cerimónia de constituição da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC). O grupo de arranque da AptCC é formado por Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, tendo a sede sido instalada nas Caldas da Rainha e estando consensualmente definido que, neste primeiro mandato, a presidência da Associação é assumida por Mafra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol disputa-se já a 18 de Abril
Equipa do Caldas vai juntar-se aos adeptos
na Expoeste no final do jogo com o Aves
A grande máquina de apoio à equipa alvi-negra - Caldas Sport Clube- já está em marcha nas Caldas da Rainha. Nas ruas, nas conversas, nas redes sociais, já se sente a energia e a expectativa em torno do embate CSC x Desportivo das Aves, agendado para o próximo dia 18 de Abril. Tal como no jogo da primeira mão, a autarquia caldense, as Juntas de Freguesia da cidade, o Caldas Sport Clube e a Adio/Expoeste voltam a promover a transmissão televisiva em ecrã gigante do jogo, num momento de reunião e convívio de todos os que estão a torcer pela equipa caldense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tecnipão/Packaging vai ter lugar na Exposalão
Chefs da geladaria disputam na Batalha entrada no campeonato do mundo dos gelados
São 15 os jovens chefs da geladaria que, esta sexta-feira, 13 de Abril, vão lutar pelo título de 'melhor gelado de Portugal" e, com isso, representar o nosso país no campeonato 'Gelato Festival World Masters 2021'. Este é um dos destaques do programa do segundo dia da Tecnipão - Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para a Panificação, Pastelaria e Confeitaria e Packaging - Salão Profissional de Embalagem para o Setor Alimentar, cuja sexta edição arrancou esta quinta-feira, na Exposalão da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Companhia Olga Roriz homenageia este sábado Ingmar Bergman no Teatro José Lúcio da Silva
Em antestreia absoluta, a Companhia Olga Roriz marca presença no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, este sábado, 14 de abril às 21h30. Num espetáculo de homenagem a Ingmar Bergman, denominado “A meio da noite”, a coreógrafa e bailarina volta assim ao “Música em Leiria”, onde dançou pela última vez num solo coreográfico ao som da música de Stravinsky. Este será um regresso emocionante – e alvo de homenagem – para a bailarina coreógrafa portuguesa já que tanto o festival como a cidade de Leiria têm uma ligação especial para com a artista, que se estreou como primeira bailarina (integrada no extinto Ballet Gulbenkian), em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, em 1976;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal aprova licenciamento por unanimidade
Obras de construção do hotel no Mosteiro
de Alcobaça devem começar em maio
A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou por unanimidade, na sua reunião pública de 9 de abril, o licenciamento para a construção do Hotel de 5 estrelas no Mosteiro de Alcobaça, empreitada que será desenvolvida pelo grupo Visabeira, e que poderá ter início já no mês de maio. Segundo Paulo Inácio, o licenciamento foi aprovado com condicionantes técnicas que não impedem o avanço da obra e que estão ligadas a questões arqueológicas e de obra. Recorde-se que o hotel terá 81 quartos, sendo 9 suites, restaurante, spa, piscina interior, espaço comercial e salas multiusos. O investimento de 15 milhões de euros do Grupo Visabeira irá dinamizar a economia local e regional, prevendo-se a criação de 70 postos de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integração da Lena Engenharia e Construção é adiada para o final do ano
Grupo Lena muda a sua marca institucional
para Grupo NOV
O Grupo Lena acaba de dar origem ao Grupo NOV, a nova imagem baseada da Fórmula NOV que abrangerá todas as áreas de atividade do Grupo, à exceção, para já, da Lena Engenharia e Construção SGPS e da Lena SGPS. O Grupo NOV irá dar destaque à inovação, focando-se na Construção, mas diversificando em atividades complementares que lhe acrescentam valor, como a Indústria e o Ambiente, ou em atividades que acrescentam dimensão sustentável. A transformação para a nova marca abrange no imediato as áreas cuja situação financeira está consolidada (Automóveis, Turismo, Ambiente e Comunicação) e, progressivamente, incluirá igualmente a área da construção, cuja reestruturação financeira deverá estar concluída em julho de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Corrida junta o desporto, o vinho tinto, os pampilhos, as bifanas e muita animação por toda a cidade
Scalabis Night Race regressa a Santarém
no dia 21 de Abril
A Associação Scalabis Night Runners Club, o Centro Comercial W Shopping e o Município de Santarém apresentaram no dia 11 de abril, no Centro Comercial W Shopping Santarém em conferência de imprensa a 6ª edição da W Scalabis Night Race, que este ano promete para além do famoso abastecimento de tinto, pampilhos e bifanas, animação redobrada através de muita música, dança e artes performativas. A W Shopping Scalabis Night Race tem um percurso de aproximadamente 10 km, com partida no Jardim da Liberdade às 21h e chegada no mesmo local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa anual visa a promoção dos livros e da leitura
Escritor Nuno Nepomuceno abre no Cadaval edição da Primavera de Livros 2018
A Primavera de Livros está de regresso ao Cadaval, com diversas atividades de incentivo à leitura e de comemoração do mês do livro. Já este sábado, 14 de abril, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal recebe o escritor Nuno Nepomuceno para um encontro que permitirá conhecer a carreira do já consagrado autor, oriundo da região Oeste, e travar contacto com a sua obra, com enfoque especial no seu mais recente livro, “Pecados Santos”. Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha, é licenciado em Matemática, pela Universidade do Algarve, e reside na região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
The World Travel Film & Video Festival Awards 2018
11ª edição do Festival ART&TUR vai decorrer
na cidade de Leiria de 23 a 27 de outubro
A 11ª edição do Festival ART&TUR vai decorrer na cidade de Leiria de 23 a 27 de outubro de 2018 em Parceria com a Região de Turismo do Centro de Portugal e o Município de Leiria. O Festival dos Filmes de Promoção Turística, Vídeos de Viagem, Documentários, Televisão, Vloggers, Corporate e Web TV destinado às Cidades, Regiões, Países, Indústria do Turismo, Produtores, Agências, Empresas do Audiovisual, Instituições, ONG's.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
ADPTN convida para laboratório de ideias "Património: de geraçao em geração"
A Associação de Defesa do Património de Torres Novas assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, com uma sessão pública, dedicada ao tema "Património: de geração em geração", com enfoque na discussão sobre o direito à cidade, a cidade democrática, a função social da arqueologia e dos museus. A classe de saxofones da Escola de Música da Banda Oeprária Torrejana abre a sessão às 18h30, no Largo do Paço, em Torres Novas. A Associação convida os participantes a juntarem-se, no final, para um jantar convívio (marcações pelo tel 916088815).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Raquel Bessa apresentou estratégias para a prevenção e tratamento da tuberculose
Hospital de Santo André recebeu coordenadora do Programa Nacional da Tuberculose
Raquel Bessa de Melo, coordenadora nacional do Programa Nacional da Tuberculose, foi a oradora convidada do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) para uma sessão clínica dedicada à temática da tuberculose que decorreu no dia 28 de março. O auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, esteve lotado com profissionais de saúde, elementos do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos do CHL, do ACES Pinhal Litoral e do ACES Oeste Norte, bem como profissionais do serviço de Segurança e Saúde no Trabalho. Tipos de tuberculose, vias de transmissão, sintomas mais evidentes, tuberculose ativa e tuberculose latente, e vigilância dos profissionais de saúde, foram os temas abordados na sessão clínica. Raquel Bessa esclareceu ainda as dúvidas de alguns profissionais, nomeadamente na área da prevenção da doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival decorre de 30 de abril a 9 de junho
Marisa Liz abre 21º Festival de Jazz do Valado
O Festival de Jazz de Valado dos Frades, um dos mais emblemáticos da Região, tem início a 30 de abril com o concerto da Big Band do Município da Nazaré e Marisa Liz, vocalista dos Amor Electro, no Cine-teatro da Nazaré, às 21h30. O primeiro de vários concertos deste Festival acontecerá no Dia Internacional do Jazz, e fora da sua sede oficial (BIR - Biblioteca e Instrução e Recreio de Valado dos Frades). Com 21 anos de existência, exclusivamente dedicado ao Jazz português, por onde já passaram alguns músicos internacionais e reconhecidos jazzistas nacionais, o Festival do Valado continua a valorizar os músicos nacionais e a diversidade, os jovens profissionais e a apostar na formação de públicos, levando o Jazz às Escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 14 de abril
Centro de Marcha e Corrida inaugurado sábado em Torres Vedras
A inauguração do Centro de Marcha e Corrida de Torres Vedras decorrerá este sábado, dia 14 de abril, às 9h15, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (Parque Verde da Várzea). Esta iniciativa integra o Plano Nacional de Marcha e Corrida da Federação Portuguesa de Atletismo e resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras com o Clube Académico de Penafirme, entidade responsável pelas atividades do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Mais que competição é uma forma diferente de dar a conhecer a cidade”
Leiria Run promete percurso cheio de surpresas na cidade do Lis
Os participantes no Leiria Run, uma prova que constitui uma verdadeira festa do desporto, vão ter oportunidade diferente de descobrir Leiria, num percurso cheio de surpresas, que passará pelos locais mais emblemáticos da cidade do Lis. A prova, apresentada esta segunda-feira em conferência de imprensa, está marcada para dia 05 de maio, com um percurso de corrida de 12 quilómetros e um de caminhada de seis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma das 49 Pré-Finalistas às 7 Maravilhas à Mesa® tem assinatura ribatejana
Mesa de Constância: do lombinho de fataça com açorda de ovas e coentros ao javali de caça
Foi com enorme satisfação que o município de Constância tomou conhecimento que a Mesa de Constância foi apurada, entre as 182 candidatas às Maravilhas à Mesa®!, tendo assim atingido o título de Pré-Finalista. E tendo alcançado este estatuto tão disputado, começa agora um espaço de promoção e divulgação que culminará numa das 7 Galas Pré-Finalistas que irão ter lugar entre 22 de julho e 2 de setembro. Nestas galas serão eleitas pelo público 2 Mesas, que passam à fase de Finalistas e que terão presença na Gala Final de 16 setembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Festa do Vinho e das Adegas” em Aveiras de Cima
Ávinho 2018 tem Emanuel Moura e D.A.M.A como cabeças de cartaz
É já nos dias 13, 14 e 15 de abril que que se realiza mais uma Ávinho - Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, Concelho de Azambuja. O evento, sempre em meados do mês de abril, é já uma tradição em toda a região e afirma-se como a festa do vinho mais castiça do país. A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Participação de Portugal na I Guerra
Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe sessão evocativa do centenário da Batalha de La Lys
No dia 28 de abril de 2018 pelas 16h, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, vai ser evocada a participação de Portugal e concretamente de Alcobaça, na I Guerra Mundial com intervenções de Fleming de Oliveira, Jero/José Eduardo R. Oliveira, moderação de Rui Rasquilho, locução de Piedade Neto e apresentação de um powerpoint com fotografias e filmes da época. No dia 9 de abril, cumpriram-se 100 anos sobre a dramática Batalha de La Lys, onde intervieram muitos alcobacenses. Seria muito interessante que comparecessem as pessoas que tiveram familiares e amigos na I Guerra, se inscrevessem-se nesse dia na Biblioteca para oportunamente prestarem, querendo, o seu depoimento, para registo e memória futura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sede da Nerlei
Ministro do Trabalho apresenta em Leiria aplicação sobre trabalhadores no estrangeiro
A Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria recebe o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, esta quinta-feira, dia 12 de abril, pelas 14h30, no Ed. NERLEI, para a apresentação nacional da Nova Aplicação "Destacamento on-line de Trabalhadores". Além da apresentação da nova ferramenta on-line, que irá tornar mais fácil para as empresas a gestão dos processos de destacamento de trabalhadores para o estrangeiro, será ainda abordada a Legislação Aplicável ao Destacamento de Trabalhadores, nas perspetivas da Segurança Social e da Autoridade para as Condições de Trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas Jornadas Distritais de Formação Autárquica
PSD começou a preparar as próximas eleições autárquicas no distrito de Santarém
As Jornadas Distritais de Formação Autárquica decorreram no dia 7 de abril, no Cartaxo, no Auditório da Quinta das Pratas. O Programa, vocacionado para Autarcas do PSD e independentes que integraram as Listas do PSD às Eleições Autárquicas, contou com a participação do presidente da Distrital do PSD de Santarém, Nuno Serra, que deixou ideias-chave para o futuro da região, alicerçadas na inovação, na descentralização, e na vontade de fazer melhor e de forma diferente, e destacando a importância destas iniciativas na preparação atempada de candidaturas mais fortes, coesas e agregadoras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Cister/CEERIA vence I Encontro Nacional
de Andebol Adaptado
A equipa do Cister Sport de Alcobaça/CEERIA venceu, este fim de semana, o I Encontro Nacional de andebol adaptado nível 2, que decorreu em Tavira. O clube apresentou-se com duas equipas, A e B, tendo a equipa A da cidade de Alcobaça se sagrado vencedora da competição ao derrotar as outras cinco equipas, tendo a equipa B arrecadado também um honroso 4º lugar da classificação. Participaram no torneio seis equipas: Clube de Vela Tavira/Fundação Irene Rolo; Cautchu; APDD/APACO; Cister/Ceeria A e B; Casa do Povo de Messines e ACASO-Olhão, num universo de cerca de meia centena de atletas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar da previsão de chuva
Festival de Chocolate de Óbidos regressa
este fim de semana com todo o seu sabor
Marcado pelas intempéries que se fizeram sentir no mês de março, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos volta em força já este fim de semana e até dia 22 de abril, de sexta-feira a domingo, novamente de portas abertas para dar aos visitantes a oportunidade de poder experimentar as diferentes possibilidades de apreciar o Chocolate, sob a tónica das “Alterações Climáticas”. Será possível apreciar os 10 símbolos escolhidos para representar a temática e que tomaram forma em Esculturas de Chocolate, conhecer o “bombom mais caro do mundo”, contemplar os adereços e figurinos em chocolate construídos por chocolatiers sobre o design de talentosas estilistas, saborear as apetitosas iguarias das marcas presentes e conhecer em palco as receitas apresentadas pelos chefs pasteleiros e chocolatiers que poderá encontrar no recinto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposalão
Tecnipão/Packaging leva à Batalha o melhor
da panificação e da embalagem
O melhor da panificação e da embalagem vai estar em exposição na Exposalão, de 12 a 15 de abril, na sexta edição da Tecnipão - Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para a Panificação, Pastelaria, Confeitaria, Geladaria e Chocolataria e Packaging - Salão Profissional de Embalagem. A organização do certame tem as melhores expetativas em relação a esta edição que se prepara para bater recordes no número de visitantes, esperando mais de 25 mil pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Relações Interpessoais e Gestão Operacional dos Intervalos”
Câmara de Alcobaça realiza ações de formação para Assistentes Operacionais nas escolas
A Câmara Municipal de Alcobaça através do CAJ – Fora de Portas tem promovido desde outubro passado ações de formação de 6 horas para Assistentes Operacionais, cujo tema é “Relações Interpessoais e Gestão Operacional dos Intervalos”. Iniciadas no passado mês de outubro no Externato da Benedita, as ações prosseguiram nesta pausa letiva no Agrupamento de São Martinho do Porto, no Centro Escolar da Benedita e na EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister. Até ao momento foram realizadas 6 sessões envolvendo 134 Assistentes Operacionais. Estão já agendadas várias sessões para o Agrupamento de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ANPC, ANMP e ANAFRE assinam hoje o Protocolo em Pedrógão Grande
Ministro da Administração Interna apadrinha programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reúne-se esta segunda-feira, 9 de abril, na Unidade de Missão para a Valorização do Interior, em Pedrógão Grande com a Direção da Associação Nacional de Freguesias. Na reunião, a ANAFRE apresenta conclusões do seu último congresso nacional. Pelas 11h30, o ministro preside à Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Colaboração entre a ANPC, a ANMP e a ANAFRE, para desenvolvimento dos programas “Aldeia Segura” e Pessoas Seguras”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carapau fresco e seco em destaque na “Cozinha Docapesca”
Pescado da Nazaré e de Peniche em destaque no “Peixe em Lisboa”
A Docapesca promove em 13 de abril, o Dia da Nazaré e de Peniche no âmbito do evento gastronómico “Peixe em Lisboa”, com a realização de uma aula de culinária de carapau seco (13h00) e de um showcooking, também na “Cozinha Docapesca”, de carapau seco (19h00). Estas iniciativas contam com o apoio de organizações de Peniche, nomeadamente, a CAPA - Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal e a OPCENTRO – Cooperativa de Pesca Geral do Centro. A 11ª edição do “Peixe em Lisboa” decorre até 15 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós, Caldas da Rainha e Figueiró dos Vinhos
GNR detém 13 pessoas por tráfico de droga
no distrito de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Porto de Mós, deteve também em flagrante delito, no dia 6 de abril, um homem e uma mulher, com 21 anos, por tráfico de estupefacientes, em Alqueidão da Serra – Porto de Mós. O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, no dia 3 de abril, em cumprimento de mandados de detenção, quatro homens, com idades compreendidas ente os 21 e 59 anos e uma mulher de 58 anos, por tráfico de estupefacientes, nos Distritos de Leiria, Santarém e Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant e IFD promovem apresentação em Santarém
Linha Capitalizar Mais apoia financiamento
de PME até 15 milhões de euros
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e a IFD - Instituição Financeira de Desenvolvimento realizam em Santarém, no dia 16 de abril, pelas 15h30, uma sessão de esclarecimentos relativa à Linha Capitalizar Mais. A linha de crédito permite financiar projetos com prazo até 12 anos, de montantes até 15 milhões de euros, abrangendo a parte não elegível dos projetos do Portugal 2020, quer para fundo de maneio quer para investimento novo em ativos fixos corpóreos ou incorpóreos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa inclui semanas temáticas: esta semana fala-se sobre Cirurgia Segura
CHL integra projeto de literacia de cidadãos para a segurança dos cuidados de saúde
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) é uma das nove instituições de saúde nomeadas pelo Ministério da Saúde para dinamizar um projeto piloto a nível nacional que pretende promover a literacia para a segurança dos cuidados de saúde junto da comunidade. O projeto, que pretende ser um forte contributo para a redução dos incidentes de segurança associados à prestação de cuidados de saúde, envolve semanas temáticas mensais dedicadas a algumas das áreas que dependem da colaboração dos utentes para garantia da segurança dos cuidados prestados pelos profissionais de saúde, como por exemplo, os cuidados pré e pós cirúrgicos,prevenção de quedas, prevenção da resistência aos antibióticos, etc.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 17 de abril
Torres Vedras acolhe conferência “Cidades orientadas para um futuro sustentável”
“Cidades orientadas para um futuro sustentável” é o tema da conferência que se realiza no dia 17 de abril, terça-feira, entre as 10h00 e as 18h00, no Centro Pastoral de Torres Vedras. A sessão de abertura vai contar com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. Esta iniciativa é promovida pela Direção-Geral do Território, Pacto dos Autarcas, Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis e pela Câmara Municipal de Torres Vedras. O evento tem por objetivo abordar a temática do desenvolvimento urbano sustentável e integrado, com particular destaque para a Agenda Urbana para a União Europeia, assim como para as ações promovidas pelo Conselho de Municípios e Regiões da Europa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
343 patrimónios provam a diversidade única de Portugal
Mesas da Batalha, Templários e Constância são pré-finalistas das 7 Maravilhas à Mesa
Do Minho ao Algarve, passando pela Madeira e Açores, foram divulgadas, no dia 7 de abril, as 49 Mesas pré-finalistas que reuniram o consenso de um Painel de 77 Especialistas e do Conselho Científico, destacando-se com o melhor da gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos de cada região de Portugal, de entre as 182 candidaturas submetidas às 7 Maravilhas à Mesa®. Provenientes de todas as regiões de Portugal, estas são as 49 ‘Mesas’, num total de 343 patrimónios, que os portugueses vão poder votar ao longo das Galas semanais, entre 22 de julho e 16 de setembro, transmitidas em direto pela RTP, com apresentação da dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atual diretor da Escola Superior Agrária quer gestão descentralizada
José Potes anuncia a candidatura a presidente do Politécnico de Santarém
O diretor da Escola Superior Agrária, Prof Coordenador José Mira de Villas-Boas Potes, anuncia a sua candidatura a presidente do Instituto Politécnico de Santarém. José Potes reconhece que o IPS está a passar por um período difícil, que tem sobretudo a ver com as crónicas dificuldades orçamentais que têm condicionado a sua atividade, e com uma organização e gestão pouco eficientes, tanto dos seus recursos financeiros como humanos. Por outro lado, recorda que as eleições para o Conselho Geral da Instituição ocorreram sob este espectro e levaram a que os diretores das Escolas que constituem o IPS se tivessem organizado para apresentar uma lista, que viria a ser a mais votada, sob o lema “Por um Instituto mais forte”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela Escola de Hotelaria
Fátima recebe Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo”
A 8ª Edição do Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo” vai realizar-se de 12 a 20 de abril, nos dias úteis, na Escola de Hotelaria de Fátima. Este ano, os projetos desenvolvidos pelos alunos centraram-se nas diferentes regiões de Portugal percorrendo os seus sabores e tradições vitivinícolas de norte a sul do país, passando pelas ilhas da Madeira e dos Açores. Este evento é o culminar da Prova de Aptidão Profissional desenvolvida ao longo do ano letivo e que já integra também o trabalho de pesquisa teórica e a realização do Live Cooking& Beverage Service, por parte dos alunos do 3º ano dos curso de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Município adquire dois imóveis em Fátima
e Caxarias
A Câmara Municipal de Ourém formalizou na reunião de Câmara de 2 de abril a aquisição de dois imóveis, um em Caxarias e outro em Fátima, além da aprovação do acordo de cedência onerosa de habitação que permitirá requalificar a Rua Gregório Correia, em Ourém. O edifício a adquirir em Caxarias e localizado na Rua Almirante Nunes da Mata, está em estado de ruína há vários anos. Tendo em conta o estado de abandono da obra com consequências negativas a nível ambiental e de saúde pública, o Município deliberou adquirir o imóvel por dezassete mil euros, a pagar em 10 prestações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 20 de abril
Budda Power Blues e Maria João atuam juntos no Cine-Teatro de Alcobaça
Budda Power Blues e Maria João vão atuar ao vivo 20 de Abril às 21h30 no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro . Após alguns concertos juntos, Budda Power Blues e Maria João decidem unir esforços e talentos na criação de um disco "a dois". Budda assume as composições e letras e Maria João empresta a voz e todo o seu talento, para um disco entitulado Blues Experience. Trata-se exactamente de uma experiência no mágico universo dos Blues onde Maria João deixa cair o seu registo icónico para se apoderar das canções e dar vida às letras, muitas das vezes em dueto com Budda, considerado o melhor músico de Blues do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 11 de abril a 3 de junho
Estacionamento do estádio de Leiria encerra para instalação da Feira de Maio
A partir de quarta-feira, dia 11 de abril, o estacionamento do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa ficará encerrado ao público para se dar início aos trabalhos de instalação da Feira de Maio de 2018. A Feira de Maio decorrerá entre os dias 28 de abril e 27 de maio, sendo o estacionamento aberto ao público a partir do dia 04 de junho. À semelhança dos anos anteriores, a “Feira de Maio – Feira do Concelho de Leiria”, o maior evento anual que o Município de Leiria organiza, irá realizar-se no espaço da Zona Desportiva onde decorre a Feira bissemanal de Leiria, também conhecida por “Mercado de Levante”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Pias Longas Aero Club, ACISO e Bombeiros Voluntários de Caxarias
Câmara de Ourém aprova apoios financeiros superiores a 300 mil euros a três associações
O Município de Ourém aprovou três propostas de protocolo que visam apoiar a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Caxarias, a Associação Pias Longas Aero Club e a ACISO – Associação Empresarial Ourém e Fátima. Estes protocolos representam apoios financeiros globais superiores a 300 mil euros e foram aprovados por unanimidade na reunião de Câmara de 2 de abril. O protocolo que visa apoiar a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Caxarias tem como objetivo a reconstrução e ampliação dos balneários do quartel dos Bombeiros de Caxarias, num apoio financeiro até ao montante de 35 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Construção de uma estação de tratamento de efluentes suinícolas e a requalificação de troços do IC2 e do IC8
Deputados do PS eleitos por Leiria votam recomendações em dissonância com o partido
Os deputados do PS eleitos por Leiria, Margarida Marques, António Sales e José Miguel Medeiros votaram favoravelmente esta sexta-feira, 6 de abril, dois projetos de resolução com benefício para a região. Em causa a recomendação ao Governo para a construção de uma estação de tratamento de efluentes suinícolas de gestão pública em Leiria, apresentado pelo Bloco de Esquerda, que apesar de ter tido a abstenção do PS em dois pontos e o voto favorável noutros dois, mereceu a concordância integral dos três parlamentares leirienses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleição dos finalistas decorre este sábado
Porto de Mós candidata às 7 Maravilhas à Mesa com Mesas do Castelo, da Fórnea e da Gruta
“7 Maravilhas à Mesa" é a sétima eleição das 7 Maravilhas de Portugal. Vinhos, azeites, pratos e petiscos, roteiros, eventos e experiências eno-gastronómicas vão fazer as “mesas” a concurso e Porto de Mós é candidato! Após se ter candidatado e ganho o concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, em 2010, onde as Grutas de Mira de Aire arrecadaram o título de Maravilha de Portugal, na categoria de “Grutas e Cavernas”, o Município de Porto de Mós volta a candidatar-se, desta vez, ao concurso 7 Maravilhas à Mesa com três mesas: Mesa do Castelo, Mesa da Fórnea e Mesa da Gruta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marrazes - Leiria
Jerónimo de Sousa presente na 10ª Assembleia da Organização Regional de Leiria do PCP
A Organização Regional de Leiria do Partido Comunista Português irá realizar a sua 10ª Assembleia da Organização Regional (AORLEI) no sábado, dia 14 de abril de 2018, a partir das 10h30, nas instalações sede do Sport Clube Leiria e Marrazes*, na cidade de Leiria. A AORLEI é o órgão máximo da Organização Regional de Leiria, reunindo-se a cada 4 anos (A 9ª AORLEI realizou-se em Junho de 2014, na cidade da Marinha Grande).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa municipal
Azambuja concorre às «7 Maravilhas à Mesa» conjugando identidade e autenticidade local
O Município de Azambuja é um dos nomeados ao concurso “7 Maravilhas à Mesa” cuja pré-seleção dos semifinalistas será conhecida este sábado, dia 7 de abril. Cumprindo os requisitos desta iniciativa de âmbito nacional, a autarquia reuniu uma parte do que tem de melhor e mais característico no seu património gastronómico. Além das iguarias e vinhos – que a seguir se apresentam – a candidatura integra, na categoria designada Roteiros, o projeto «Aveiras de Cima - Vila Museu do Vinho» com as suas adegas e os seus lagares como experiências únicas e peculiares do concelho de Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edição coordenada por Fernando Pereira Marques
Livro “O socialismo e o PS em Portugal” apresentado este sábado em Torres Vedras
No âmbito do programa comemorativo do 44.º aniversário da “Revolução dos Cravos” do Município de Torres Vedras, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras acolhe este sábado, dia 7 de abril, pelas 18h30, a apresentação do livro “O socialismo e o PS em Portugal”. Segundo refere a sinopse deste livro: “Apesar da incipiente industrialização, as ideias socialistas chegaram ao nosso país nos anos 50 do século XIX quando ainda se viviam as sequelas da Patuleia, guerra civil que contribuiu para abalar os alicerces da monarquia. Viriam a surgir, assim, as primeiras associações visando “os melhoramentos das classes laboriosas”, os primeiros periódicos e textos doutrinários. Em 1875, mesmo antes de que isso acontecesse noutros países mais desenvolvidos, foi fundado o Partido Socialista."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha, Leiria e Marinha Grande
Deputados reúnem na Batalha com autarcas para analisar a poluição na bacia do rio Lis
Os deputados da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação (CAOTDPLH) da Assembleia da República, realizam na segunda-feira, 9 de abril, uma deslocação à região de Leiria que inclui a visita a vários pontos críticos, designadamente linhas de água e a locais de descarga, com contaminação de recursos naturais. Esta iniciativa parlamentar tem por objetivo permitir à CAOTDPLH conhecer localmente a situação de contaminação do Rio Lis, seus afluentes e campos por descargas de efluentes e assim poder contribuir, no âmbito dos poderes constitucional e regimentalmente conferidos à Assembleia da República, para a resolução do problema.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Município compra terreno para prolongamento do Parque da Cidade António Teixeira
O Município de Ourém chegou a acordo com o proprietário do terreno contíguo ao limite poente do Parque da Cidade António Teixeira, em Ourém, o que vai permitir prolongar a zona de lazer em 2790 m2. O acordo agora celebrado inclui uma permuta com o proprietário e a aquisição de 954 m2 para perfazer os 2790 m2, objeto de candidatura ao PEDU - Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, uma vez que o Município já detinha um terreno com 1836 m2 no local. A aquisição terá o custo de 19 080 € a ser pago em cinco prestações anuais, de igual montante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5.º Ágoras Local
Leirienses chamados a escolher três medidas para reduzir lixo na cidade
O Município de Leiria promove na terça-feira, dia 10 de abril, uma ‘final’ do concurso de ideias para gestão de resíduos urbanos na cidade, numa sessão em que estarão em votação seis propostas, sendo eleitas três para colocar em prática. Nesta sessão, que vai decorrer a partir das 16h30 no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, os leirienses são convidados a votar numa das propostas que foram apuradas numa ‘semifinal’ em que estiveram em disputa 12 soluções, tendo sido apuradas seis. Os participantes no encontro do próximo dia 10 – o 5.º Ágoras Local – vão votar numa das seis propostas de ação apuradas para a final.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Totalizando 85.500 euros
Apoios ao Desporto para época 2018 na Nazaré começaram a ser distribuídos
Os apoios à atividade desportiva regular para a época 2018 na Nazaré totalizam os 85.500 euros, e serão distribuídos por 13 clubes/associações, por três vezes. Os primeiros 25% de apoios já foram entregues ao conjunto de Associações Desportivas do Concelho da Nazaré que apresentaram as suas candidaturas no âmbito do Regulamento de Apoio Municipal às atividades regulares. Os restantes 50% e 25% serão entregues em junho e dezembro, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Polícia Judiciária investiga o caso
Idosa encontrada morta no quintal em Turquel
Uma mulher de 71 anos de idade foi encontrada morta, pelos Bombeiros Voluntários da Benedita e pela VMER de Caldas da Rainha, no quintal da sua casa, em Feitosa, freguesia de Turquel, concelho de Alcobaça. O alerta para os bombeiros foi dado às 11h34 da manhã desta quinta-feira, 5 de abril, por um familiar da vítima, tendo a equipa médica da VMER do Centro Hospitalar do Oeste, de Caldas da Rainha, declarado o óbito no local. Para além dos Bombeiros Voluntários da Benedita e da VMER de Caldas da Rainha, estiveram também no local elementos do Departamento de Investigação Criminal da Policia Judiciária de Leiria, num total de 10 elementos apoiados por 5 viaturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial da Saúde comemorado em Leiria
Jornadas dos Internos do CHL partilham conhecimentos com profissionais e utentes
"Saúde além muralhas” é o mote da quarta edição das JoIN – Jornadas dos Internos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), dinamizada nos dias 5, 6 e 7 de abril pelos médicos internos do CHL. O encontro que promete cursos práticos para a formação de profissionais de saúde, estende ainda o convite à participação da comunidade no Dia Mundial da Saúde, nas atividades que a organização dinamiza na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria. «Sentimos que é importante dar a conhecer o trabalho dos médicos internos à nossa população, trazendo para fora de portas o nosso trabalho e dedicação», explica Adriana Santos Silva, presidente da comissão organizadora das JoIN.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Quinta do Almeida
Padel Clube de Alcobaça abre este sábado
O Padel Clube de Alcobaça informa que abrirá portas estre sábado, dia 7 de abril pelas 14 horas. Segue-se um fim de semana em que todos poderão usufruir gratuitamente das instalações do clube (sábado entre as 14 e as 23h e domingo entre as 10 e as 20h). Sábado, pelas 16 horas, registar-se-á um breve momento de oficialização da inauguração. O Padel Clube de Alcobaça, parceiro RacketsPro, é composto por 2 campos cobertos de última geração e com medidas oficiais, iluminação LED e balneários. O bar, os espaços / salas multiusos e o parque de estacionamento complementam o espaço. Na loja estão representadas algumas das principais marcas do universo do Padel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em apenas dois meses
Dino Parque - Parque dos Dinossauros
da Lourinhã já recebeu 50.000 visitantes
O Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã, inaugurado a 8 de fevereiro, já recebeu cerca de 50.000 visitantes nacionais e estrangeiros atingindo assim ¼ do número de visitantes estimado para o primeiro ano. Os últimos dias, coincidentes com o período de férias de Páscoa, potenciaram as visitas, com destaque para os turistas espanhóis que nesta altura do ano são presença comum em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Francisco Fanhais, João Afonso, Rui Pato e Coro do Círculo Cultural Scalabitano atuam este sábado
Concerto da Associação José Afonso no cartaz das Celebrações do 25 de Abril em Santarém
O programa das comemorações do 25 de Abril abriu com o Tributo a Salgueiro Maia, no dia 3 de abril (terça-feira), às na data do seu falecimento, com uma homenagem, junto à estátua do Capitão de Abril, no Jardim dos Cravos. No dia 7 de abril (sábado), às 21h30, o Convento de S. Francisco recebe um Concerto do Núcleo de Santarém da AJA – Associação José Afonso, que conta com a participação de Francisco Fanhais - 50 anos de Percurso , João Afonso, que se apresenta com A Buganvília - João Afonso & Rogério Pires, Rui Pato e o Coro do Círculo Cultural Scalabitano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente do Conselho de Administração do CHL recebe distinção no Dia Mundial da Saúde
Ministério da Saúde agracia Helder Roque
com a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro
O Ministério da Saúde vai agraciar Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), com a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro, que tem como objetivo o reconhecimento de serviços relevantes prestados à Saúde Pública. A distinção será entregue na sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, no sábado, 7 de abril, a partir das 10h30, no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mesa “Experiência única”
Mesa gastronómica da Batalha é pré-finalista
do concurso “7 Maravilhas à Mesa”
A mesa “Experiência única”, proposta pelo Município da Batalha, assenta na base de uma parceria que envolve restaurantes, unidades hoteleiras e produtores locais, consistindo na criação um roteiro gastronómico acessível, que junta gastronomia de excelência e espaços culturais inclusivos. A mesa candidata, pretende proporcionar a todos os cidadãos, independentemente das limitações que apresentem, uma experiência sensorial única através da degustação de pratos de elevada qualidade, de onde constam o leitão e o bacalhau, mas oferecendo também os vinhos da Adega Cooperativa da Batalha e do Azeite da Pia do Urso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 7 e 8 de abril
Comando de Leiria da GNR comemora Dia
da Unidade em Pedrógão Grande
O Comando Territorial de Leira da GNR vai comemorar, nos dias 7 e 8 de abril de 2018 (sábado e domingo), em Pedrógão Grande, o seu dia da Unidade - 101.º aniversário com a realização de uma cerimónia militar e várias outras iniciativas com a intenção de criar momentos de maior aproximação à população, nomeadamente através da realização de atividades culturais, de exercício físico e com cariz solidário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com atuação de 10 ranchos folclóricos
Casal Pinheiro acolhe 15º Festival de Folclore Concelhio de Alcobaça
A sede do Rancho Folclórico das Rosas, Casal Pinheiro e Fragosas (na freguesia de Évora de Alcobaça) irá acolher a 15ª edição do Festival de Folclore Concelhio, um dos eventos mais importantes de recuperação e celebração da tradição folclórica do concelho de Alcobaça. Durante a tarde de domingo, 8 de abril, vão atuar 10 grupos: Rancho Folclórico das Rosas, Casal Pinheiro e Fragosas; Rancho Folclórico do Centro Cénico da Cela; Rancho Folclórico de Casais de Santa Teresa; Rancho Folclórico do Acipreste; Rancho Folclórico do Vimeiro; Rancho Folclórico dos Moleanos; Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções; Grupo Regional de Folclore da Benedita; Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo da Cela Velha; Rancho Folclórico do Concelho de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo
Party’n Park – Fim de semana da Juventude de Porto de Mós sai à rua dias 13 e 14 de abril
Há festa no parque! Este é o mote para o fim de semana da juventude de 2018 “Party’n Park”, que acontece nos dias 13 e 14 de abril, no Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo com um programa repleto de animação! No dia 13, sexta-feira, pelas 14h30, destaque para a apresentação do projeto “Amar-te e respeitar-te”, com a participação especial de Jimmy P. “Amar-te e Respeitar-te” é um projeto pedagógico de combate à Violência no Namoro, desenvolvido em coautoria com o músico Jimmy P, que visa capacitar e dotar os e as jovens com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CHL pretende aproveitar as ideias de colaboradores e promover o espírito de pertença e de comunidade
Centro Hospitalar de Leiria segue Municípios
e adopta Orçamento Partilhado
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de lançar um Orçamento Partilhado para pôr em prática as ideias e projetos dos colaboradores que contribuam para a comunidade hospitalar. "Nós também participamos" é o nome da iniciativa que pretende dar voz às necessidades e sugestões dos profissionais do Centro Hospitalar de Leiria, promover o espírito participativo na vida da "casa amarela", alocando um valor para a concretização do projeto mais votado, de forma democrática, pela comunidade interna. As candidaturas decorrem até junho, altura em que será conhecida a ideia vencedora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Nuno Pinto, Sérgio Carolino e Jorge Queijo
Furum Fum Fum animam “Música em Leiria” com “Chorinhos com sotaque português!”
O trio Furum Fum Fum sobe ao palco do Teatro Miguel Franco esta quarta-feira, 4 de abril às 21h30, para um espetáculo que promete trazer a Leiria uma simbiose perfeita entre o “choro” brasileiro e o fado português. Nuno Pinto, Sérgio Carolino e Jorge (Clarinete, Sousafone e Percussão) levam a Leiria o concerto “Chorinhos com sotaque português!”. O clarinetista Nuno Pinto propõe um concerto diferente, fruto das suas viagens ao Brasil e da enorme vontade de conhecer o “choro” brasileiro como uma vertente do fado português. Com o tubista Sérgio Carolino e o percussionista Jorge Queijo forma-se um trio que vai, com certeza, deliciar o público. Um concerto diferente para um local onde se quer diversificar o tipo de música apresentada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Templários e Tomar
Tomar leva duas mesas às 7 Maravilhas à Mesa
Templários e Tomar, as duas mesas tomarenses concorrentes ao concurso nacional 7 Maravilhas à Mesa, foram nomeadas, o que significa que cumprem os requisitos e estão a ser avaliadas por um painel de especialistas e pelo Conselho Científico que escolherá as que mais se destacarem para a fase seguinte, a das 49 mesas que passam a ser pré-finalistas, e que será conhecida no próximo sábado, dia 7 de Abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
GNR deteve o homem em flagrante
Idosos de Turquel agredidos e roubados
na sua própria residência
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial da Benedita, deteve, no dia 3 de março, em flagrante delito, um homem, de 47 anos, por roubo em interior de residência, na localidade de Turquel, Alcobaça. Os militares encontraram os proprietários da residência, de 82 e 79 anos, bastante debilitados e com diversos ferimentos, tendo estes sido agredidos com um pau e uma cadeira, sendo necessário transportá-los para uma unidade hospitalar, onde ainda permanecem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Armatis-lc está no concelho há mais de 10 anos
Multinacional francesa anuncia contratação de 120 colaboradores para as Caldas da Rainha
A multinacional francesa Armatis-lc vai contratar, até final do ano, 120 colaboradores para o seu centro de contato na zona das Caldas da Rainha. Os candidatos pretendidos irão ocupar as vagas de Gestor de Apoio ao Cliente e Gestor Comercial, terão de ter perfil comercial e dominar o português ou o francês. As contratações prendem-se com o crescimento do negócio da Armatis-lc na zona Oeste, com especial destaque para as Caldas da Rainha. Em janeiro, a empresa efetuou um investimento de monta no centro de contato das Caldas da Rainha, no sentido de efetuar o re-branding da marca Armatis-lc e de renovar parte do edifício para proporcionar melhores condições de trabalho aos seus funcionários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Declarações de IRS, este ano, são obrigatórias via internet
Junta disponibiliza serviço de apoio ao IRS
para idosos e população carenciada de Pombal
Este ano, a Junta de Freguesia de Pombal disponibiliza à população idosa e carenciada da Freguesia, o serviço de apoio gratuito ao IRS, entrega e pedido de senha via internet, para a categoria A. Os fregueses que pretendam usufruir deste serviço poderão fazê-lo nos serviços da Junta de Freguesia, na Praça Faria da Gama, em Pombal. Este serviço é exclusivo para recenseados na Freguesia de Pombal. De acordo com a Autoridade Tributária, “no âmbito das medidas que integram a campanha de apoio ao IRS (entrega da MOD.3/2017), assume especial relevo o envolvimento de entidades que pela sua proximidade e interligação aos contribuintes reúnem condições privilegiadas para partilhar esse apoio.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visita Almeirim e Alpiarça
Unidade Móvel de Radiorrastreio inaugurada
na Lezíria do Tejo com tecnologia “de ponta”
A Unidade Móvel de Radiorrastreio (UMR) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vai ser inaugurada por Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, pelas 15 horas de 3 de abril, no Centro de Saúde de Almeirim. Esta viatura, adquirida com fundos europeus no valor de 685.000€, vai rastrear prioritariamente a população-alvo do ACES da Lezíria (que no total abrange cerca de 200.000 utentes) e do concelho da Azambuja (com cerca de 6.000 habitantes) - que compõem a região Lezíria do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tradição mantém-se e é o povo que decide se há Festa dos Tabuleiros em Tomar
Tomarenses vão reunir-se para dizer sim ou não à Festa dos Tabuleiros em 2019
Os habitantes do concelho de Tomar reúnem-se no próximo dia 6 de abril, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para decidir se há Festa dos Tabuleiros no próximo ano e, em caso afirmativo, proceder à escolha do respetivo mordomo. Como manda a tradição, cabe aos munícipes deliberar sobre a realização da Festa dos Tabuleiros. De uma forma informal, o povo de Tomar, que, por norma, adere em grande número ao convite para esta reunião, decide, por votação de braço no ar, se há ou não Festa dos Tabuleiros no ano seguinte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Largo do Mosteiro de Santa Maria de Almoster inicia obras de requalificação
A empreitada de requalificação do Largo do Mosteiro de Santa Maria de Almoster foi consignada esta segunda-feira, dia 2 de abril, e tem um prazo de execução de 120 dias. Esta empreitada pretende ainda potenciar os valores patrimoniais, históricos, paisagísticos, de modo a ir ao encontro das necessidades atuais da população, tendo em conta as memórias do local, por forma a dignificar o espaço sem perder a sua identidade e conceder-lhe uma “sala de receção” da freguesia de Almoster e a ligação da população ao Mosteiro - Monumento Nacional classificado desde 1920.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
36º Festival Música em Leiria
João Gil e Luís Represas apresentam Missa Brevis em concerto no Mosteiro da Batalha
Missa Brevis (Missa Breve) é o nome do concerto que se realiza sábado, dia 7 de abril, às 21h30, na Igreja do Mosteiro da Batalha. O projeto, da autoria do conhecido músico João Gil, apresenta composições derivadas de textos litúrgicos, em latim, com o intuito de celebrar a fé, num concerto único que conta ainda com a participação de Luís Represas, Manuel Rebelo, Manuel Paulo e Diana Vinagre. O concerto, com entrada gratuita, integra a programação do 36º Festival Música em Leiria e a Rede Cultural da Região de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto intitula “Uma Tradição de Comida Saudável”
Fundação Fernando de Pádua promove estilos de vida saudáveis em Rio Maior
A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, recebeu, no dia 21 de março, a visita do conhecido médico Fernando Pádua, Fundador e ex-Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, com o objetivo de apresentar ao Município um novo projeto da fundação com o seu nome. Este projeto, intitulado “Uma Tradição de Comida Saudável”, pretende encontrar formas de alterar alguns dos hábitos alimentares associados à dieta mediterrânea, prejudiciais para a saúde, reinterpretando as receitas tradicionais à luz do conhecimento científico e promovendo estilos de vida mais saudáveis e promotores de uma melhor saúde das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Alexander Dmitriev, Aníbal Freire, Franck Angelis e Diana Freire
Semana Internacional do Acordeão promove quatro masterclasses em Alcobaça
Nos dias 7 e 8 de Junho, a Associação de Acordeão de Portugal vai levar a efeito 4 Masterclasses convidando, para o efeito, 3 reconhecidos professores – Alexander Dmitriev, Aníbal Freire, Franck Angelis – e, pela segunda vez na Semana Internacional do Acordeão, haverás duas sessões de Yoga Para Músicos, dirigidas por Diana Freire. Estas Masterclasses estão integradas na 22ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2018” (2 a 10 de Junho) complementando uma série de atividades em que se destacam os concertos (2, 6, 7, 8, 9 e 10 de Junho) e o 23º Troféu Nacional / 4º Concurso Internacional de Acordeão (9 e 10 de Junho).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado Duarte Marques interveio ao plenário da Assembleia da República
PSD acusa Governo de discriminar Mação
nas ajudas aos prejuízos dos incêndios
O deputado do PSD, Duarte Marques, levou ao plenário da Assembleia da República o que considera “a lamentável discriminação a que o Governo de António Costa votou os lesados de Mação pela tragédia dos incêndios.” A propósito da discussão sobre o Relatório da Comissão Independente sobre os fogos de Outubro, Duarte Marques perguntou ao Governo porque é que “as empresas, os agricultores e os comerciantes não têm as mesmas ajudas que o governo deu a outros concelhos”, denunciand também o facto do Governo se preparar para financiar em apenas 60% a reconstrução dos equipamentos destruídos enquanto noutros concelhos será a 100%.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo já transpôs esta norma europeia para a legislação nacional
Nerlei alerta que o Novo Regulamento Geral da Proteção de Dados traz riscos para as empresas
A dois meses da entrada em vigor do Novo Regulamento Geral da Proteção de Dados e tendo sido anunciado apenas na passada semana, através de comunicado, a aprovação em Conselho de Ministros da legislação “necessária à execução na ordem jurídica nacional”, a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vem manifestar preocupação com a forma como foi transposta esta norma europeia para a legislação nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
Sofia Bernardo apresenta monólogo cómico
no Mês da Juventude do município de Alcobaça
A atriz Sofia Bernardo apresenta esta sexta-feira, dia 6 de abril, às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, o monólogo cómico “A Vida É Curta Demais Para Passar Lençóis a Ferro”. Maria é empregada doméstica. Num final de tarde que antecede a uma noite de passagem de ano decide terminar algumas tarefas numa das casas onde trabalha. No início da noite, recebe um telefonema da amiga com quem combinou passar a data festiva desmarcando todo o programa. Sózinha e desolada, acaba por passar o “reveillon” nesta casa, cheia de coisas que não são as suas, cheia de particularidades que estão tão distantes da sua realidade, mas que despertam em si toda a curiosidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição de Artes & Ofícios e de Gastronomia e Doçaria Regional
Vila Moreira recebe IV Feira Maria Moleira
Promovida pela União de Freguesias de Alcanena e Vila Moreira em colaboração com a população, este evento pretende enaltecer a história do Concelho e simultaneamente notabilizar os valores, as tradições e o património histórico, cultural e humano de Vila Moreira, nomeadamente, através da mostra de gastronomia/ doçaria regional, de artes & ofícios, da cultura, do desporto, do movimento recreativo e das atividades de natureza social e educativa, proporcionando oportunidades de encontro e de lazer ao público, residente e visitante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fadista apresenta novo trabalho ao fim de 12 anos
Paulo Bragança volta aos palcos em Leiria
para apresentar álbum “Cativo”
Paulo Bragança prepara-se para voltar aos palcos e apresentar “Cativo”, o seu novo EP que foi lançado no dia 9 de março. Com 5 concertos agendados para a zona da Grande Lisboa e um para Arcos de Valdevez, o fadista apresenta pela primeira vez "Cativo" ao vivo ao longo do mês de março e abril. Depois do arranque a 24 de março no Museu do Fado, apresenta agora o mesmo espetáculo no Teatro Miguel Franco em Leiria, pelas 21h30. Rosa da Noite, é o primeiro fado deste novo disco, e o primeiro single do artista desde 2006.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Rotary distingue empresário Joaquim Matos como 'Profissional do Ano'
O Rotary Club da Marinha Grande vai distinguir o empresário Joaquim Matos, de 85 anos, como 'Profissional do Ano' de 2017. A homenagem tem lugar durante um almoço, que decorre no dia 25 de abril (dia em que o Rotary da Marinha Grande celebra o 17º aniversário), a partir das 12h30, no Hotel Cristal, na praia da Vieira. Joaquim Matos, profissional da área dos plásticos, e que, apesar da sua idade, ainda se mantém no ativo, foi escolhido pelo Rotary pelo "excelente exemplo de empreendedorismo na história industrial da Marinha Grande".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fersant a caminho da lotação esgotada
Feira Empresarial da Região de Santarém já tem 70% de ocupação a dois meses de iniciar
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém dinamiza a XIX Fersant - Feira Empresarial da Região de Santarém, onde proporciona a presença de dezenas de empresas em stands de exposição. O certame permite às empresas uma panóplia de benefícios com a sua exposição, culminando com a promoção do tecido empresarial e promovendo a capacidade económica da região do Ribatejo. O principal objetivo, a par com as edições anteriores, é reforçar o estatuto alcançado pela Fersant e disponibilizar condições extremamente favoráveis às empresas que queiram participar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação pode custar 1,2 milhões de euros
Ministério do Ambiente vai retirar sedimentos do Tejo que podem ser “uma bomba relógio”
A operação de retirada dos 30 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no leito do Tejo, que se iniciará na segunda quinzena de maio, poderá ter um custo de 1,2 milhões de euros. A informação foi avançada pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, durante a Assembleia Municipal extraordinária de Santarém, dedicada ao Rio Tejo. Segundo o ministro, a operação será “extremamente cuidada” e decorrerá num terreno “sem qualquer valor ambiental”, tendo como objectivo a retirada de 12 mil dos 30 mil m3 de sedimentos que se encontram junto ao exutor das três indústrias de papel, uma delas a Celtejo, por serem “os mais pesados do ponto de vista ambiental” e considerados “uma bomba relógio”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Narciso Costa, Luís Fernandes, Lino António e António Varela
m|i|mo expõe obras de quatro artistas plásticos esquecidos de Leiria
Quatro nomes que marcaram uma época no que diz respeito às artes plásticas em Leiria – Narciso Costa, Luís Fernandes, Lino António e António Varela – voltam a juntar-se, desta vez através da sua obra, numa exposição que é inaugurada dia 07 de abril no m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria. Conforme destaca a curadora da exposição, Sandra Leandro, esta mostra divide-se em dois grandes núcleos, o “Nós no singular” e “Nós no plural”, que pretende resgatar os autores do esquecimento, mostrando parte da sua obra ao público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob a orientação da atriz Tânia Chita
Biblioteca Municipal da Nazaré forma público para o teatro
A Biblioteca Municipal está a promover o teatro e o gosto pela representação junto das crianças que frequentam o ensino pré-escolar do concelho. Contribuir para o gosto pelo teatro, para a formação de novos públicos e para a coesão social da comunidade, desenvolvendo a área artística e cultural da população infantil, através da formação pessoal e social da comunidade, são alguns dos objetivos da iniciativa “Teatro na Comunidade”, integrada no Plano Cultural do Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant dinamiza Bio-Ware
Programa de sensibilização para a Bioeconomia promove mesa redonda em Torres Novas
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Agrocluster Ribatejo dinamizam, junto do tecido empresarial, ações que confluem numa articulação entre as empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico. Os negócios no âmbito da Bioeconomia ganham, assim, motivação para a sua atividade permitindo aumentar a competitividade das PME. A primeira sessão de mesa redonda irá decorrer dia 5 de abril, na Nersant, em Torres Novas com o tema "Como pode a bioeconomia ser uma mais-valia para a minha empresa?", pretendendo motivar e esclarecer sobre o conceito de bioeconomia e estreita correlação com circularidade, sustentabilidade, criatividade e inovação no seio das organizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do casal Carlos Guerreiro e Patrícia Santos
Beneméritos visitaram casa em construção
em Pedrógão Grande
Em Pedrógão Grande a solidariedade não é palavra vã e os apoios às vítimas dos incêndios vão-se sucedendo. É o caso da construção de uma vivenda para o casal Carlos Guerreiro e Patrícia Santos que está a ser construída em Pedrógão Grande, a minutos do centro da vila. A Câmara Municipal de Pedrógão Grande, a Associação Quint Fonsegrives (França), a Cooperativa Farmacêutica Plural, a Imobiliária ERA, a Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, a Associação Mutualista Montepio e a Fundação Calouste Gulbenkian, uniram-se à Vigararia de Tomar, promotora desta iniciativa pela mão do Padre Mário Farinha Duarte numa das suas várias ações de solidariedade no concelho após os incêndios de junho 2017. Estas oito instituições contribuíram no total com 92 mil euros, mais terreno e execução do projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inquérito conduzido pelo Turismo Centro de Portugal revela elevada taxa de ocupação nos hotéis da região
Fim de semana da Páscoa atrai milhares
de turistas ao Centro de Portugal
Este fim de semana de Páscoa vai ser extremamente positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Um inquérito feito às unidades hoteleiras e de turismo rural, conduzido pelo Turismo Centro de Portugal, mostra que as taxas de ocupação estão muito altas, havendo dezenas de espaços completamente lotados. Os dados, recolhidos até ao dia 28 de março, indicam que, na globalidade do Centro de Portugal, as taxas de ocupação serão de 70% na sexta-feira e 66% no sábado. A procura é particularmente intensa nas sub-regiões da Beira Baixa e da Beira e Serra da Estrela, com taxas de ocupação que rondam, respetivamente, os 90% e os 80%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o voto contra da CDU
Alcobaça aprova adesão à Associação Nacional das Assembleias Municipais
A Assembleia Municipal de Alcobaça reunida a 23 março de 2018, aprovou por maioria, a adesão do Município de Alcobaça à Associação Nacional das Assembleias Municipais. A mesma decisão tinha sido tomada por unanimidade em reunião de Câmara do município alcobacense, que carecia do parecer da Assembleia Municipal, que a aprovou com os votos contra dos dois eleitos pela CDU, Luís Crisóstomo e Clementina Henriques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 9 de abril
V Edição Local Moinhos Abertos da Lourinhã abre ao público 15 moinhos do concelho
Desde 2014 que o Município da Lourinhã, com o dinamismo das Juntas de Freguesia e a participação de proprietários e amigos dos Moinhos do Concelho, celebra o Dia Nacional dos Moinhos (7 de Abril), promovido ao nível nacional pela Etnoideia – Rede Portuguesa de Moinhos. Este ano, a V Edição Local da iniciativa Moinhos Abertos da Lourinhã realiza-se de 7 a 9 (sáb. dom. 2ª) de abril, com a abertura ao público de 15 moinhos do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 7 e 8 de abril
1ª etapa do Circuito Regional de Surf do Centro 2018 vai disputar-se na Nazaré
A primeira etapa do Circuito Regional Surf do Centro vai decorrer nos dias 7 e 8 de abril na Nazaré. Este Circuito pretende qualificar os melhores atletas Esperanças de Surf da região Centro de Portugal nas diferentes categorias, pela conquista das vagas nas finalíssimas nacionais. A etapa de arranque do circuito, que passará por Santa Cruz, Ericeira e Peniche, é organizada pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e pela Federação Portuguesa de Surf. A prova será realizada na praia da Nazaré que apresentar as melhores condições com hora do check-in a anunciar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 12 e 25 de março
PSP deteta 562 infrações por uso de telemóvel durante a condução
Entre 12 e 25 de março, a Polícia de Segurança Pública identificou 562 situações de utilização de telemóvel durante a condução e detetou 1.934 infrações por excesso de velocidade, no âmbito de ações de fiscalização rodoviárias desenvolvidas em toda a sua área de responsabilidade. Estas ações, especialmente orientadas para a utilização indevida de telemóvel, decorrem do Plano Nacional de Fiscalização e contaram com um envolvimento de mais de 3.800 polícias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 13 de abril
Criativ(a)rte- Feira de Artes da Marinha Grande tem inscrições abertas
No âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal vai organizar a 11.ª edição da Criativ(a)rte – Feira de Artes, no dia 25 de abril, entre as 14h00 e as 19h00, no Parque da Cerca, na Marinha Grande. A participação na iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição, até ao dia 13 de abril. O objetivo desta Feira é o de proporcionar um espaço físico, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização da cidade: artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, animação, produtos regionais, produtos reciclados, produtos e artigos em 2.ª mão, produtos da terra, um workshop, um jogo, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Descentralizar é beneficiar populações e territórios
Carlos Bernardes
As Forjas da Vida
Joaquim Vitorino
Sobreendividamento: Dados Estatísticos do 1ºTrimestre de 2018
Suzana Pestana
Adoção de estilo de vida saudável pode reduzir risco de doença de Alzheimer
Ana Margarida Cavaleiro
Escolha desadequada de calçado pode provocar lesões
Drª Fátima Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o