Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem vai crescer mais nestas eleições autárquicas?
PS
PSD
CDU
CDS
BE
Independentes
Outros
Edição Nº 203 Director: Mário Lopes Sexta, 22 de Setembro de 2017
Para substituição de comboios e realização de obras
Parlamento aprova recomendação do CDS para que Governo melhore a Linha do Oeste
A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, 21 de setembro, em Plenário, o Projeto de Resolução n.º 878/XIII/2.ª (CDS-PP), que Recomenda ao Governo que proceda com urgência ao lançamento do concurso para obras na Linha do Oeste e, entretanto, substitua o material circulante degradado atualmente em circulação. O Projeto teve votos favoráveis do PSD, BE, CDS-PP, PCP, PEV e PAN, e abstenção do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade do atual presidente da Câmara
Cília Seixo sucede a Paulo Fonseca
como candidata do PS à Câmara de Ourém
O Tribunal Constitucional (TC) indeferiu, no dia 10 de setembro, o recurso apresentado pelo Partido Socialista, confirmando assim a inelegibilidade de Paulo Fonseca, candidato à presidência da Câmara Municipal de Ourém, nas eleições de 1 de Outubro. Na referida decisão o TC negou dar provimento ao recurso interposto pelo PS à decisão tomada pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santarém - Juízo Cível de Ourém, a 17 de Agosto e confirmada pelo mesmo tribunal a 24 de Agosto. Por esta razão a primeira candidata do PS ao município de Ourém passa a ser a número dois da lista, Cília Seixo, que foi deputada municipal nos últimos 8 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Passos Coelho junta-se esta sexta-feira a autarcas e empresários
Líder do PSD reconhece dinâmica empresarial da região em almoço na Batalha
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, participa esta sexta-feira, dia 22 de setembro, na campanha de Paulo Batista Santos na Batalha, com presença prevista pelas 12h15, na zona frontal do Mosteiro da Batalha, para tomar conhecimento do projeto de proteção ambiental na frente do Mosteiro da Batalha, seguindo-se, pelas 12h45, almoço com autarcas e empresários da região, no salão do Centro Recreativo da Golpilheira – Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com ação de campanha que incluiu candidatos da região centro
Bloco de Esquerda realiza viagem de comboio para reclamar a revitalização da Linha do Oeste
O Bloco de Esquerda promoveu no dia 17 de setembro, uma viagem de comboio na Linha do Oeste com os candidatos autárquicos dos concelhos ao longo da linha Coimbra-Lisboa. Em defesa da Linha do Oeste e pela sua requalificação integral, o BE mobilizou os candidatos autárquicos de diversos concelhos ao longo da linha, onde se destacam António Delgado (Alcobaça) e Telma Ferreira (Nazaré). Participaram nesta iniciativa, que culminou no Campo Pequeno, Ricardo Robles, Mariana Mortágua, Heitor de Sousa, José Manuel Pureza e Catarina Martins.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo Conselho Português para os Refugiados
Município de Ourém distinguido pelo acolhimento aos refugiados
O Município de Ourém foi distinguido, no dia 20 de setembro, pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR) pela "inestimável colaboração" prestada na criação de soluções dignas de acolhimento e integração aos refugiados em Portugal. Numa cerimónia em que também esteve presente a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, Ana Alves Monteiro, em representação do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, recebeu esta distinção pelas mãos do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autárquicas 2017
Pedro Passos Coelho visita Batalha e Pombal esta sexta-feira
Pedro Passos Coelho estará no distrito de Leiria esta sexta-feira, dia 22 de Setembro, no âmbito da campanha eleitoral autárquica. Pelas 12h15, o presidente do PSD estará num encontro no Mosteiro da Batalha, a propósito de um projeto ambiental para a proteção do Mosteiro da Batalha, monumento classificado pela Unesco como Património Mundial. Pelas 12h45, participa num almoço com autarcas e empresários no Salão do Centro Recreativo da Golpilheira. Pelas 19h30, visitará a XXIV Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal, na Expocentro, em Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acção de Campanha sobre Património, Cultura e Qualidade de Vida
CDU promove visita guiada ao centro histórico de Leiria
A CDU, no âmbito da sua agenda de ações de campanha, organizou no dia 16 de setembro uma visita guiada pela zona histórica de Leiria, de forma a dar a conhecer o Património da cidade e o seu enquadramento urbanístico. A visita, liderada pelo Arquiteto António Moreira de Figueiredo (ex-diretor do urbanismo e do gabinete local do POLIS de Leiria), contou não só com a participação de cerca de 50 apoiantes de campanha da CDU, mas também com os leirienses que se iam juntando neste percurso que durou cerca de uma hora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médicas do Centro de Saúde foram destacadas para São Martinho do Porto
ACES Oeste Norte faz sessão de esclarecimento sobre falta de médicos em Alfeizerão
O ACES Oeste Norte vai promover no dia 22 de setembro, pelas 10horas, uma sessão de esclarecimento à população sobre a falta de médicos no Centro de Saúde de Alfeizerão. Ana Pisco, diretora do ACES, explicará à população de que forma se está a resolver e quando se espera que esteja o problema resolvido. Segundo Leonel Ribeiro, presidente da Junta de freguesia de Alfeizerão, o Centro de Saúde dispunha de duas médicas que foram durante os meses de verão prestar serviço em São Martinho do Porto. Atualmente as médicas ainda não regressaram a Alfeizerão e os utentes apenas dispõem de um médico que não está a tempo inteiro e não dá consultas todos os dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação decorre esta quinta-feira
Orçamento Participativo de Peniche tem quatro vencedores
Esta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 19 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Peniche, realizar-se-á uma cerimónia com a presença dos proponentes dos projetos vencedores do Orçamento Participativo do ano 2017. Os projetos a apresentar distribuíram-se pelas áreas do desporto, recreio e lazer, proteção do meio ambiente e conservação da natureza, requalificação e construção de equipamentos urbanos. Para o efeito o Município disponibilizou o montante orçamental de 30.000€.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quinta-feira, 21 de Setembro
Nova época de Allegro Pediátrico na Pediatria do HSA inicia com concerto especial
A Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) inicia mais uma temporada de Allegro Pediátrico no Serviço de Pediatria do Hospital de Santo André (HSA) com um apontamento musical especial, esta quinta-feira 21 de setembro, a partir das 10h00, no internamento de Pediatria. O programa Allegro Pediátrico, terapia musical para bebés, decorre desde março de 2007, semanalmente no HSA, unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP) e no internamento do Serviço de Pediatria, para alegrar e trazer mais cor aos dias dos bebés e crianças internados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ExpoSalão – Batalha
Francisco Moita Flores participa em conferência na ExpoFunerária
Depois da primeira edição, considerada um êxito, a Expofunerária – Salão de Equipamentos, Produtos, Artigos e Serviços para a Atividade Lutuosa está de regresso com elevadas expectativas. A 2ª edição começa já esta sexta-feira, dia 22 de setembro, e irá decorrer durante três dias, até ao próximo domingo, na Exposalão, na Batalha, das 10h às 19h.Para além da componente de exposição, a ExpoFunerária conta com um vasto programa de atividades paralelas, nas quais vai contar com a presença do escritor Francisco Moita Flores na conferência ‘’O ritual funerário enquanto mediador com o Além’’, a decorrer sábado, dia 23 de setembro às 17 h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 9 a 15 de outubro
Festival Marionetas na Cidade celebra 20 anos em Alcobaça com edição internacional
As ruas da cidade de Alcobaça vão ser invadidas pelas marionetas de 9 a 15 de outubro, com a realização da 20ª edição do Festival Marionetas na Cidade. 21 espetáculos de 12 companhias de teatro oriundas de 6 países (Portugal, Espanha, Hungria, França, Itália e Argentina). A estreia de dois filmes, uma exposição e uma oficina de construção de marionetas fazem também parte do programa desta edição, considerada a “mais internacional de sempre”. O festival é organizado pelos SA Marionetas, em parceria com o Município de Alcobaça, a UFAV - União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e o comércio local e tem um orçamento que ronda os 30 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Eduardo Cabrita
Jantar de campanha da candidatura socialista em Peniche reúne mais de 400 pessoas
Os candidatos da candidatura “Juntos por Amor à Terra” reuniram os apoiantes, no dia 16 de Setembro, num jantar de campanha em que estiveram presentes mais de 400 pessoas. O evento contou com as intervenções de Belmiro da Silva Pereira (mandatário da candidatura), António Sales (Presidente da Federação Distrital de Leiria do PS) e Eduardo Cabrita (dirigente nacional do PS), bem como de Carlos Mota, Adriano Constantino e Luís Ganhão, apoiantes da candidatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Falta de tempo invocado pelos candidatos
Debate com candidatos à Câmara Municipal
de Alcobaça sem vencedores nem vencidos
O auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça recebeu sábado, dia 9 de Setembro, um debate entre os cabeças de lista à Câmara Municipal de Alcobaça: Paulo Inácio (PSD), Cláudia Vicente (PS), Carlos Bonifácio (CDS), Rogério Raimundo (CDU), António Delgado (BE) e Lúcia Duarte (Independente) vão debater as suas propostas para o concelho, com moderação de Joaquim Paulo (Região de Cister) e Mónica Alexandre (Tinta Fresca/Rádio Benedita FM). Um debate onde todos os candidatos primaram pela elevação, não faltando mesmo algumas pitadas de bom humor, apesar das críticas recíprocas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Líder do CDS é também candidata à Câmara Municipal de Lisboa
Assunção Cristas vai estar presente no jantar hoje da candidatura do CDS de Pombal
A candidatura do CDS-PP de Pombal promove, esta quarta-feira, dia 20 de setembro, pelas 20 horas, um Jantar-Convívio no restaurante S. Sebastião (Travasso), em Pombal. O jantar conta com a presença da presidente do CDS-PP, Assunção Cristas – que fará uma pausa na sua campanha para a Câmara Municipal de Lisboa-, e do candidato a presidente da Câmara Municipal de Pombal, Sidónio Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por irregularidades na recolha de assinaturas
Tribunal Constitucional nega recurso de João Raul e recusa candidatura à Junta da Benedita
O Tribunal Constitucional (TC) negou no dia 8 de setembro, o recurso apresentado pela candidatura independente "João Raul - Unidos pela Benedita", apoiada pelo PS. Segundo o acórdão do TC, a recusa da candidatura deve-se a “irregularidades no preenchimento da lista de assinaturas”, como por exemplo não ser “referida a denominação de Grupo de Cidadãos Eleitores”, nem “o órgão autárquico a que se candidata”. Já anteriormente o Tribunal de Alcobaça tinha chumbado a candidatura por considerar que não havia referência ao “Grupo de Cidadãos Eleitores João Raul - Unidos pela Benedita” ou ao “nome do candidato”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CCISP assina em Leiria protocolo de cooperação com Macau
Estudantes de Macau vão poder estudar
nos politécnicos portugueses
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) formaliza esta quinta-feira, dia 21 de setembro, um protocolo de cooperação com o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) da Região Administrativa Especial de Macau, na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria a partir das 9h30. O acordo preconiza a utilização dos resultados do exame unificado de acesso às Instituições do Ensino Superior de Macau, de forma a que os estudantes macaenses possam ingressar nos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico afiliados do CCISP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Politécnico de Leiria discute tendências na tecnologia e mobilidade automóvel
Secretário de Estado do Ambiente promove curso TeSP sobre Veículos Elétricos e Híbridos
Em plena semana europeia da mobilidade, o Politécnico de Leiria discute, na quinta-feira, 21 de setembro, a partir das 17h30, no auditório da ESTG/IPL, as novas tendências na tecnologia e mobilidade automóvel. O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, marcará presença na sessão, que culmina com a apresentação pública do novo curso técnico superior profissional (TeSP) em Veículos Elétricos e Híbridos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPL), e onde serão debatidas as tecnologias híbrida e elétrica, as novas soluções integradas para a mobilidade, e as novas tecnologias presentes no mercado automóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atleta de Alcobaça
Melanie Santos é vice-campeã do mundo
de sub-23 no Triatlo
Melanie Santos, triatleta do Benfica, sagrou-se no dia 16 de setembro, em Roterdão na Holanda, vice-campeã do mundo em sub-23, ao terminar em segundo lugar a última prova do mundial. A atleta beneditense terminou a prova de Triatlo com o tempo de 2h05m37s, tendo ficado apenas a 16 segundos da vencedora, a norte-americana Tamara Gormon. A triatleta de Alcobaça tem somado êxitos consecutivos, tendo já conseguido, no dia 23 de julho, o título de campeã europeia de clubes de estafetas mistas, pelo Benfica. Na ocasião, Melanie fez equipa com Vanessa Fernandes, João Pereira e Miguel Arraiolos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novas acessibilidades são prioridade para empresários
PS convida empresários para recolher ideias e dinamizar Parque Industrial de Monte Redondo
A equipa do Partido Socialista candidata às eleições autárquicas do dia 1 de outubro, esteve reunida esta terça-feira, dia 19 de setembro, com empresários do norte do concelho para debater as prioridades no âmbito da expansão e exploração do Parque Industrial de Monte Redondo, que, numa fase inicial, contará com mais 20 hectares (a juntar aos atuais 50) para a instalação de novas empresas. Raul Castro e pela sua equipa garantem que resolveram o impasse de anos devido ao modelo escolhido pelo anterior executivo do PSD, que entregou a maioria da empresa que detinha os terrenos a uma entidade privada, o que a impedia de fazer expropriações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estrada Municipal 549 esteve cortada para limpeza da via
Acidente na estrada Alcobaça- Pataias entre veículo pesado e ligeiro provoca um ferido
Uma colisão entre um veículo pesado e um veículo ligeiro, cerca das 16h de dia 18 de setembro, na Estrada Municipal 549 que liga Alcobaça a Pataias, provocou um ferido ligeiro e o corte da via durante cerca de 30 minutos para a limpeza da mesma. Segundo fonte da GNR, o ferido ligeiro, condutor do veículo ligeiro, foi transportado ao Hospital de Leiria por precaução. Estiveram envolvidos nas operações 4 militares da GNR e 8 elementos e 3 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Pataias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro foi apresentado este domingo
Câmara reedita obra do Prof. Virgolino Jorge sobre sistema hidráulico do Mosteiro da Batalha
Editado originalmente em 1996, o estudo “Sistema hidráulico do Convento Dominicano de Santa Maria da Vitória” da autoria do Professor Doutor Virgolino Jorge, (Universidade de Évora), foi apresentado ao público, no dia 17 de Setembro, face à reedição da obra pela Câmara da Batalha. O estudo, sintetiza a gestão primitiva da água do Mosteiro da Batalha, resultado de prospeções efetuadas no terreno há mais de 25 anos, tendo as conclusões desta investigação sido submetidas no Simpósio Internacional “Hidráulica Monástica Medieval e Moderna, ocorrida em 1993.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tendo como ponto alto a tradicional eleição da Rainha das Vindimas
Baile das Vindimas regressa dia 23 de setembro ao Cadaval
Regressa em setembro o emblemático Baile das Vindimas, uma vez mais numa organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração do Município do Cadaval. O tradicional evento, marcado para o serão de dia 23, terá lugar no pavilhão multiusos municipal e incluirá a eleição da Rainha das Vindimas 2017. O glamoroso espetáculo insere-se na 54ª edição do Baile das Vindimas, acontecimento historicamente realizado pelos Bombeiros Voluntários do Cadaval e retomado, em 2014, pelo Clube Atlético do Cadaval, em colaboração com município e juntas de freguesia, entre outros apoios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo da associação Transport & Environment revela
Gasóleo é pior para o clima que a gasolina mas é usado por 70% dos carros na Europa
Dois anos após o escândalo das emissões, conhecido como Dieselgate, ter exposto a realidade pouco limpa dos carros a gasóleo, um novo estudo da associação Transport & Environment (T&E), da qual a Quercus é membro efetivo, demonstra que os carros a gasóleo, para além de contribuírem para a poluição atmosférica, emitem mais gases com efeito de estufa do que os carros a gasolina. Na Europa, o mercado automóvel encontra-se distorcido a favor dos veículos a gasóleo através de regulamentos enviesados e impostos injustos. Embora o diesel represente 50% da quota de mercado na Europa, no resto do mundo é apenas um nicho de mercado. Na Europa, 7 em cada 10 veículos ligeiros de passageiros e comerciais vendidos são a gasóleo, enquanto que nos EUA representam menos de 1% das vendas e na China, o maior mercado de veículos do mundo, menos de 2%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça Mouzinho de Albuquerque
Mais de 350 figurantes recriam no domingo
o Mercado do Século XIX da Batalha
A Praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, acolhe este domingo, 24 de setembro, mais uma edição da reconstituição do Mercado do Século XIX. A iniciativa conta com a participação de 350 figurantes, oriundos de oito agrupamentos folclóricos e pretende manter vivas as tradições da cultura popular e dos produtos comercializados nos mercados da época. O evento recriará ainda o ambiente popular característico dos mercados existentes no século XIX, com animação diversificada e através de figuras-tipo tais como o oleiro, o tira-dentes, a bordadeira, o latoeiro, o louco, as leitoras da sina, entre outros, através da participação de atores do Grupo “TE-ATO – Grupo de Teatro de Leiria”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-dirigente local do PS
PS de Alcobaça suspende campanha eleitoral devido à morte de José Pedro Adrião
O Partido Socialista de Alcobaça manifesta o seu profundo pesar pela notícia do falecimento do seu José Pedro Adrião. “Durante a sua vida de entrega à causa da Democracia e aos valores do nosso Partido representou aio longo dos anos o partido em inúmeros cargos tendo sido presença contínua em comissões políticas e secretariados, além de ter desempenhado funções como sindicalista com grande relevo. A sua dedicação e apego aos valores do socialismo democrático, traduz a sua perda num momento doloroso”, refere em comunicação a Concelhia do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Célia Sousa integra projeto internacional para criar livros inclusivos
Docente do Politécnico de Leiria dá formação sobre criação de livros multiformato no Brasil
Célia Sousa, docente e investigadora do Politécnico de Leiria, acaba de regressar do Brasil, onde esteve a dar formação para o desenvolvimento de livros multiformato, no âmbito do projeto SENSeBOOK - Livros multissensoriais uma ponte entre continentes. O projeto envolve a partilha de know-how entre especialistas portugueses e brasileiros, para contribuir ativamente para a igualdade das pessoas com deficiência, e promoção do desenvolvimento do potencial humano dos estudantes e docentes envolvidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 22, 23 e 24 de setembro
Alcobaça associa-se às comemorações
das “Jornadas Europeias do Património”
O Município de Alcobaça associa-se às comemorações das “Jornadas Europeias do Património” com um conjunto de iniciativas, a desenvolver nos dias 22, 23 e 24 de setembro, enquadradas no tema: Património e Natureza. Dias abertos nos museus municipais, oficina pedagógica, percurso interpretativo, visita guiada, teatro “Museu da Existência” são algumas das propostas em cartaz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival tem nas bandas portuguesas uma imagem de marca
CTX Metal Fest regressa ao Cartaxo
no dia 28 de outubro
O universo Metal vai voltar ao Cartaxo para um Festival que tem nas bandas portuguesas uma imagem de marca, com o CTX Metal Fest, pelo segundo ano consecutivo. Para subirem ao palco do Centro Cultural estão já confirmadas as bandas Decayed, Bruma Obscura, Invoke, Karbonsoul e Dawn of Ruin. #INGVAR SCORN vai ser o Metal DJ residente, que abrilhantará o evento antes, durante e depois das prestações das bandas no Festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra patente no Banco de Portugal
Exposição dos finalistas da ESAD em Leiria prolongada até 29 de outubro
A exposição dos estudantes finalistas de Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPL) será prolongada até 29 de outubro, podendo ser visitada no Banco de Portugal, em Leiria. A exposição conta com trabalhos de 34 estudantes finalistas de 2016/2017, e até ao final de agosto acolheu cerca de 2.100 visitantes. O Banco de Portugal foi mecenas de um catálogo da exposição, para o qual Rodrigo Silva, docente da ESAD.CR/IPL, escreveu um ensaio original.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Paiva e Armando Tavares da Silva estiveram em Constância
Jardim-Horto e Casa-Memória de Camões visitados por dois prestigiados académicos
O Professor Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, é um dos mais prestigiados botânicos portugueses. É, por outro lado, um profundo conhecedor da obra de Camões na perspetiva das plantas. Esteve de visita ao Jardim-Horto, a convite da Direção da Associação, para melhor conhecer o Jardim-Horto, criado há quase 30 anos, e se inteirar do trabalho que está a ser realizado para o reabilitar. Deu opiniões e sugestões e manifestou-se disponível para colaborar com a Associação na área da sua especialidade. E virá oportunamente a Constância para proferir, na Casa-Memória, uma conferência sobre As plantas na obra de Camões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Espaço Cidadão abre em Mira de Aire e Juncal
A partir de segunda-feira, dia 18 de setembro, os serviços do Espaço Cidadão estarão disponíveis também em Mira de Aire e no Juncal, nas sedes de Junta de Freguesia. O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades, num único balcão. No Espaço Cidadão é possível ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público. Nestes novos balcões pode, a título de exemplo, tratar-se da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Batista Santos recandidata-se à Câmara Municipal
Manifesto eleitoral do PSD Batalha apresenta 5 áreas estratégicas para o futuro do concelho
A candidatura do PSD aos órgãos autárquicos do concelho da Batalha, a partir da experiência de 4 anos de mandato, para o próximo ciclo de governação local de 2017-2021, apresenta cinco áreas estratégicas de intervenção: I - Promover a economia e a competitividade; II - Valorizar o território e os recursos naturais; III - Promover a coesão social e a melhoria da qualidade de vida; IV - Reforçar o potencial humano e a inclusão social; e V - Melhorar e modernizar os serviços da autarquia. Em cada uma das áreas são apresentados objetivos prioritários que correspondem às opções programáticas da candidatura liderada por Paulo Batista Santos para o próximo mandato autárquico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 23 e 24 de setembro
Espetáculos do Teatro-Cine de Torres Vedras vão recomeçar
A programação do Teatro-Cine de Torres Vedras está prestes a recomeçar. Nos próximos dias 23 e 24 de setembro, pelas 21h30 e as 17h, respetivamente, esta sala de espetáculos municipal vai acolher o teatro “Saudade”, que será levado a cena pelo Coletivo de Criação Artística Teorema. Também na área do teatro, a Companhia João Garcia Miguel apresenta no dia 14 de outubro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, “A Tempestade”. De realçar, da programação do Teatro-Cine de Torres Vedras, a continuação da Temporada Darcos, um ciclo de concertos de música clássica dirigidos pelo maestro e compositor torriense Nuno Côrte-Real, maioritariamente interpretados pelo grupo Ensemble Darcos no referido equipamento cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola de Hotelaria de Fátima
Município de Ourém assinala Dia Mundial do Turismo em Fátima
O Município de Ourém vai assinalar o Dia Mundial do Turismo no dia 27 de setembro, a partir das 11h00, no auditório da Escola de Hotelaria de Fátima. Nesta ocasião será apresentado o programa do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação seguindo-se a sessão “Fátima e o Turismo Religioso: Estratégias de Desenvolvimento - um olhar pós-2017” que contará com a participação de Carlos Costa, da Universidade de Aveiro, Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém e Francisco Vieira, diretor executivo da Insignare.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colaboradora do Politécnico de Leiria propõe a aplicação do design thinking ao turismo
Anabela Monteiro publica livro sobre fatores de decisão no turismo educativo e cultural
Anabela Monteiro, colaboradora do Politécnico de Leiria, propõe a aplicação do design thinking ao setor do turismo, no seu livro que analisa os fatores de decisão no turismo educativo e cultural, intitulado “A mobilidade académica europeia e o turismo educativo e cultural: fatores de decisão e motivação”. A obra resulta da investigação que deu corpo à tese de doutoramento de Anabela Monteiro, e pretende estabelecer um ponto de partida para aplicação da ferramenta design thinking no turismo jovem, por pretender perceber os fatores de motivação que levam à decisão de mobilidade educativa e turismo cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Despacho conjunto para concretização da obra foi assinado
Câmaras do Cadaval e Bombarral constroem Centro de Recolha Intermunicipal de animais
Os Municípios do Cadaval e Bombarral assinaram esta sexta-feira, dia 15 de setembro, um despacho conjunto que visa concretizar, a breve trecho, a edificação de um Centro de Recolha Oficial Intermunicipal, previamente protocolado pelas duas entidades. O equipamento funcionará como centro de recolha animal (canil e gatil) e alojamento de animais para adoção. O despacho conjunto para a constituição de agrupamento de entidades adjudicantes foi assinado pelos presidentes da Câmara do Cadaval, José Bernardo Nunes, e da Câmara do Bombarral, José Manuel Vieira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Walter Chicharro, Alberto Madaíl, Graciano Dias, António Caria dos Santos e Telma Ferreira
Biblioteca Municipal recebe este sábado debate com os candidatos à Câmara da Nazaré
O debate com os candidatos à presidência da Câmara da Nazaré terá lugar este sábado, dia 16 de setembro, a partir das 16 horas, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. Durante duas horas, Walter Chicharro (PS), Alberto Madaíl (PSD), Graciano Carvalho Dias (CDS), António Caria dos Santos (CDU) e Telma Ferreira (BE) irão debater três temas: Finanças Municipais, Desenvolvimento Económico e Investimento Público. O debate será moderado pelo diretor do Região de Cister Joaquim Paulo e pela jornalista do Tinta Fresca Mónica Alexandre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a margem direita (norte) do Rio Lis
“Leiria sobre Rodas” obriga a deslocalização temporária da Feira bissemanal de Leiria
A Câmara Municipal de Leiria informou esta sexta-feira que, devido à realização da iniciativa “Leiria sobre Rodas”, a Feira bissemanal de Leiria, também conhecida por Mercado de Levante, será deslocalizada para a margem direita (norte) do Rio Lis pelo período compreendido entre 16 de setembro (sábado) a 26 de setembro (terça-feira) de 2017. Em 2017, o programa do “Leiria sobre Rodas” decorre de 21 a 24 de setembro, com novidades no espaço MotorShow, um espaço maior para as marcas de veículos novos e Automobilia e com uma tema central para a Mostra de Veículos Históricos – “50 Anos Rally de Portugal”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Início do ano letivo 2016/2017
Câmara de Ourém dá boas-vindas ao pessoal docente e não docente
A cerimónia de abertura do ano letivo, uma iniciativa do Município de Ourém, decorreu nos dias 6 e 7 de Setembro, sendo dividida em dois momentos, um destinado ao pessoal docente e outro ao pessoal não docente. Ao longo dos dois dias tiveram lugar momentos culturais e várias conferências relacionadas com o sistema educativo. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, comparou o sistema educativo a uma casa sustentada por quatro pilares. “O Município, enquanto responsável máximo desta organização, o pessoal docente, o pessoal não docente e as famílias”, reforçando que “só há uma forma desta casa se manter viva e cumprir a sua função. Com uma boa ligação entre os pilares”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
GNR detém homem em Almagreira por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, deteve, no dia 13 de setembro, em Almagreira, um indivíduo de 26 anos, por tráfico de estupefacientes. No âmbito de uma investigação foi efetuada uma busca domiciliária tendo sido apreendido 361 gramas de cannabis, um telemóvel e objetos relacionados com o tráfico e consumo de estupefacientes. O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa decorre quinta-feira, dia 21 de setembro, a partir das 17h00
Politécnico de Leiria dá as boas-vindas aos novos estudantes com uma Sunset Party
O Politécnico de Leiria dá as boas-vindas aos novos estudantes com a dinamização de uma Sunset Party, no dia 21 de setembro, quinta-feira, pelas 17h00, nos Serviços Centrais. Esta será a terceira edição da iniciativa que pretende ser um momento de descontração e de animação para todos os caloiros nacionais e internacionais, com a animação a cargo de DJ Cut – Jorge Dias – Anubis. O Politécnico de Leiria prevê receber este ano letivo mais de 4000 novos estudantes, entre os quais estão muitos estudantes estrangeiros que escolhem o Politécnico de Leiria para estudar, através de programas de mobilidade Erasmus e Erasmus Mundus, acordos bilaterais com outras instituições de Ensino Superior, ou por ingresso direto nos mestrados, licenciaturas e TeSP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Esteves de Carvalho não se revê na candidatura de Carlos Bonifácio
Ex-líder da Concelhia de Alcobaça do CDS anuncia apoio à candidatura do PSD
Jorge Esteves de Carvalho, ex-presidente da Concelhia de Alcobaça do CDS, anunciou no dia 11 de Setembro, que irá apoiar a candidatura do PSD, liderada por Paulo Inácio. O gestor, que militou no CDS durante mais de 30 anos, justificou a sua opção de não votar CDS no dia 1 de Outubro com o argumento de que o partido “deixou de existir em Alcobaça desde 2013”, após ter perdido as eleições no concelho para o atual presidente, Luís Querido, estando “a candidatura à Câmara Municipal que constará nos Boletins de Voto com a sigla CDS-PP subordinada, em exclusivo, aos interesses de Carlos Bonifácio”, que se recandidata como independente na lista do CDS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a exposição “Espinafres & Desporto”
Centro Cultural Gonçalves Sapinho inaugura Centro de Exposições da rede “Ciência Viva”
O Centro Cultural Gonçalves Sapinho (CCGS) vai abrir um Centro de Exposições no presente mês. A primeira grande exposição, inaugurada no dia 18 de setembro, resulta de uma parceria com a Rede Nacional “Ciência Viva. Denominada de “Espinafres & Desporto”, destina-se a todas as idades, mas é especialmente pensada para o público escolar e foca-se na importância do desporto e de uma alimentação saudável para um estilo de vida equilibrado. Esta exposição estará patente até ao dia 15 de junho de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo de adesão já foi celebrado entre a autarquia e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Biblioteca do Bombarral aderiu à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
O Município do Bombarral e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) celebraram um protocolo, com vista à adesão da Biblioteca Municipal do Bombarral à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). A adesão à RNBP permitirá à Biblioteca Municipal do Bombarral a prestação de um melhor e mais diversificado serviço. Desta forma, a biblioteca bombarralense poderá aceder e usufruir dos recursos e serviços disponibilizados, pela DGLAB e participar em iniciativas de caráter local, regional, nacional e internacional promovidas pela DGLAB ou pelos seus parceiros nacionais e internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A propósito do saneamento básico na Freguesia de Maceira
Candidatura do PS acusa Fernando Costa
de desconhecer a realidade municipal de Leiria
Face à notícia publicada no Diário de Leiria desta quinta-feira, 14 de setembro, que refere um compromisso celebrado entre o candidato a presidente da Câmara Municipal de Leiria pelo PSD, Fernando Costa, e o candidato à Junta de Freguesia de Maceira, João Ferreira, a candidatura do Partido Socialista decidiu reagir ao que considera “mais esta ação mediática baseada na mentira e no “show off” eleitoral.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Movimento proTejo promove 3ª Manifestação contra a poluição do rio tejo e seus afluentes
O proTejo é um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTejo) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do Tejo em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas atuações de organização e mobilização social. Em virtude dos elevados níveis de poluição extrema que se têm verificado no rio Tejo, o proTejo apela aos cidadãos e às comunidades ribeirinhas da bacia do Tejo a unirem-se e a participarem na 3ª manifestação contra a poluição do rio tejo e seus afluentes, que se irá realizar dia 14 de outubro de 2017 pelas 15 horas, em Lisboa à beira Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 17 de setembro
Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço aceitam desafio de serem Eco Evento
As Festas e Feira de Sobral de Monte Agraço decorrem de 8 a 17 de setembro e aceitaram o desafio da Valorsul de tornar as festas num Eco Evento, através da reciclagem e pontos de recolha. Tornar as Festas num Eco-evento implica o compromisso na redução do impacto ambiental resultante do evento bem como a promoção e gestão adequada de resíduos. Para o presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, José Aberto Quintino da Silva, “as festas anuais da terra são preparadas com muita antecedência e vividas intensamente pela população, logo, importa aproveitar este acontecimento para evangelizar bons hábitos cívicos a favor do município e do Planeta.”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 2,5 milhões de euros
Fase 2 do Centro Escolar de Porto de Mós inaugurada no primeiro dia de aulas
A Fase 2 do Centro Escolar de Porto de Mós foi inaugurada esta quarta-feira, 13 de setembro, dia em que a nova infraestrutura acolhe os alunos e se iniciou o ano letivo 2017/2018. A cerimónia foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, João Salgueiro, contando com a presença do presidente do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, Rui Cláudio, para proceder ao descerramento da placa de inauguração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão Nacional de Eleições condena autarca por violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade
CNE acusa Walter Chicharro de usar cargo de autarca da Nazaré para promover candidatura
A CDU da Nazaré tornou público, no dia 13 de setembro, o que considera “mais um incumprimento das Leis, cometido pelo presidente da Câmara Municipal da Nazaré (CMN), Walter Chicharro, acusando-o de “se julgar acima da Lei, atropelando tudo e todos, incluindo as Leis, a justiça e os tribunais”, e de “utilizar bens públicos de todos nós, com aproveitamento político e eleitoral da sua candidatura.” A denúncia foi apresentada à Comissão Nacional de Eleições, (CNE), por um elemento da CDU, por se entender, que o já referido eleito e actual candidato do PS ao mesmo órgão autárquico estaria a utilizar os meios próprios da autarquia para se promover politicamente à custa do erário público municipal, manifestando ilegalidade por falta da neutralidade e imparcialidade obrigatórias,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do pintor Massimo Esposito
Mural dos Poetas inaugurado em Constância
O Mural dos Poetas vai ser inaugurado esta quinta-feira, 14 de setembro, às 10h30, com a presença do autor da obra, o pintor Massimo Esposito, e dos alunos do Agrupamento de Escolas de Constância que colaboraram na execução desta intervenção artística. Localizado em Constância, na Estrada Nacional 3, no muro situado em frente à Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, o Mural dos Poetas é um tributo a três dos grandes poetas, que, entre outros, passaram por Constância: Luís de Camões, Vasco de Lima Couto e Alexandre O´Neill.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
3ª edição do “Passeio de boas-vindas”
Câmara de Alcobaça incentiva professores a dar a conhecer património do concelho aos alunos
No dia 8 de setembro, a Câmara Municipal de Alcobaça promoveu a 3ª edição do “Passeio de boas-vindas” aos docentes do concelho de Alcobaça, assinalando o arranque de mais um ano letivo. O programa incluiu visitas acompanhadas ao património natural e patrimonial do concelho, este ano mais concretamente nas freguesias do Vimeiro, Bárrio e São Martinho do Porto. Houve oportunidade de visitar os Moinhos de Vento, a Villa Romana de Parreitas, a Mata Nacional do Vimeiro, terminando com o percurso pedonal “São Martinho do Porto, Para Lá da Praia”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 25 mil euros
Centro histórico da Vila da Batalha vai receber novos contentores de lixo e papeleiras
O centro histórico da Vila da Batalha vai receber novos contentores de lixo e papeleiras, num investimento superior a 25 mil euros integralmente suportado pela SUMA, empresa concessionária dos serviços de limpeza, recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos no Concelho da Batalha. A medida prende-se com a necessidade de substituição que estes equipamentos de higiene e limpeza urbana apresentam, atendendo à elevada utilização que registam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalhos de jardinagem já se iniciaram
Jardim-Horto de Camões em Constância já começou a ser reabilitado
O Jardim-Horto de Camões, projetado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, é considerado o mais vivo e singular monumento erguido no mundo a um poeta. Instalado há quase 30 anos, nunca foi objeto de beneficiação significativa. Com o passar do tempo, como é natural, foi-se degradando, tanto no tocante às espécies vegetais como no que diz respeito aos elementos construídos. Impôs-se, por isso, a realização de um conjunto de trabalhos de intervenção com vista a devolver-lhe o encanto e a força que Manuela de Azevedo sonhou e melhorar as condições de vida das plantas, de trabalho da funcionária e de fruição dos visitantes. Nesta quinta-feira, dia 14, o Jardim-Horto será visitado pelo prestigiado botânico e camonista Professor Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 23 de setembro
Leiria recebe Concerto solidário pelas vítimas dos incêndios no Norte do distrito
O Teatro Miguel Franco, em Leiria, recebe, no dia 23 de setembro, sábado, às 21h30, um concerto solidário por Pedrógão Grande, com Amadeu de Oliveira, piano, António Almeida, tenor, José Barros da Paz, poesia, e Lídia Cortez, dança. Com o tema “Era uma vez… Tu e eu=Nós”, este concerto é uma iniciativa conjunta da BailaPiano, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e do Município de Leiria, com o objetivo de angariar fundos para apoiar as vítimas da tragédia dos incêndios que atingiu os concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na presença da secretária-geral adjunta do Partido Socialista
Candidatos do PS Oeste lançam em Peniche declaração conjunta sobre a economia do mar
Os cabeças de lista do Partido Socialista às Câmaras Municipais de Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Peniche e Torres Vedras, reuniram-se em Peniche, no dia 11 de setembro para um almoço, com o objetivo de discutir a temática da economia do mar e a sua contribuição para o desenvolvimento dos territórios. Cláudia Vicente (Alcobaça), Luís Patacho (Caldas da Rainha), João Duarte Carvalho (Lourinhã), Walter Chicharro (Nazaré), Jorge Gonçalves (Peniche),e Carlos Bernardes (Torres Vedras) apresentaram no final uma declaração conjunta com compromissos que visam o desenvolvimento regional alicerçado numa estratégia conjunta e supramunicipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Cine-Teatro de Alcobaça
CDS apresenta candidatos em Alcobaça
com casa cheia
O CDS-PP de Alcobaça apresentou no dia 10 de setembro, perante mais de 300 pessoas que se deslocaram ao Cine-Teatro de Alcobaça, os candidatos do partido a todos os órgãos autárquicos para as eleições de 1 de outubro. Carlos Bonifácio encabeça a lista à Câmara Municipal e Rosa Domingues é a primeira candidata à Assembleia Municipal. O mandatário da campanha é o empresário António Guerra e o mandatário da Juventude é o beneditense João Matias. Carlos Bonifácio apresentou-se nesta apresentação pública como “a alternativa que nos vai tirar do marasmo em que Alcobaça tem vivido nos últimos anos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“A Guerra dos 90 Minutos”
Estádio de Leiria vai transformar-se no campo de batalha do conflito israelo-árabe
No domingo, dia 17 de Setembro, às 21h30, o Teatro Miguel Franco vai receber “A Guerra dos 90 Minutos”. Nesta comédia satírica em formato de falso documentário, a disputa entre Israel e a Palestina é resolvida no estádio de Leiria, em Portugal, num jogo de futebol entre as duas seleções, no qual o árbitro é o ator português Pêpê Rapazote. Realizado por Eyal Halfon e com a participação dos atores Moshe Ivgy, Norman Issa, Alexandre Barata, Paula Pedregal, Pêpê Rapazote, João Augusto, João Lázaro, Luís Miguel Sarreira e Pedro Oliveira, “A Guerra dos 90 Minutos” mostra-nos os preparativos do grande jogo: as tensões entre as equipas, a forma como os leirienses vibram com o jogo e a perplexidade com que o mundo assiste a este desafio de futebol.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Nacional de Conservação da Natureza solicitou o embargo da obra
Quercus denuncia construção ilegal
na Albufeira de Castelo do Bode
A Câmara Municipal de Vila de Rei licenciou um edifício habitacional de três pisos, junto a Fernandaires, na zona reservada do Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo de Bode (POACB), onde é proibida a construção de novos edifícios e a reconstrução de ruínas. A Quercus denunciou a situação junto das autoridades, porém a obra continua. No decorrer de uma ação de vigilância, a Quercus detetou obras de construção junto da Albufeira de Castelo do Bode, na zona reservada do POACB (publicado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 69/2003, de 10 de maio), onde não são permitidas novas construções ou grandes ampliações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com participação dos deputados Ricardo Robles, Mariana Mortágua, Heitor de Sousa e José Manuel Pureza
Bloco de Esquerda promove viagem em defesa da Linha do Oeste
O Bloco de Esquerda promove no dia 17 de setembro, domingo, uma viagem de comboio na Linha do Oeste com os candidatos autárquicos dos concelhos ao longo da linha Coimbra-Lisboa. Em defesa da Linha do Oeste e pela sua requalificação integral, o BE irá mobilizar as candidatas e os candidatos autárquicos de diversos concelhos ao longo da linha, para juntar forças até Lisboa, com saída na estação de Entrecampos pelas 13h30, onde as diversas candidaturas, juntamente com a candidatura de Lisboa, farão uma arruada até ao Campo Pequeno, que culminará com uma sessão pública (14h30). Participarão nesta iniciativa, entre outros, Ricardo Robles, Mariana Mortágua, Heitor de Sousa e José Manuel Pureza e candidatos dos concelhos abrangidos, estando já confirmados os nomes de António Delgado (Alcobaça) e Telma Ferreira (Nazaré).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Receção decorre no dia 14 de setembro
Escola Superior de Saúde de Leiria recebe
os novos estudantes na quinta-feira
A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSL/IPL) vai receber os novos estudantes das licenciaturas e do curso técnico superior profissional da Escola, que chegam pela primeira vez ao Ensino Superior, e seus familiares e amigos. As boas-vindas realizam-se no dia 14 de setembro, a partir das 10h00, no campus 2 do Politécnico de Leiria. Os novos estudantes das licenciaturas em Ciências da Informação em Saúde, Enfermagem e do TeSP em Gerontologia, serão recebidos às 10h00, seguindo-se uma atuação da Higiatuna. Às 11h30 serão dadas as boas-vindas aos estudantes dos cursos de Dietética e Nutrição, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. Seguem-se visitas guiadas à ESSL e ao campus 2 do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário-geral do PS apadrinhou candidatura socialista
Cidália Ferreira reivindica para o PS obra feita na Marinha Grande
Quase mil pessoas estiveram presentes, este domingo, dia 10 de setembro, no pavilhão do Parque Municipal de Exposições, para apoiar Cidália Ferreira, circunstância a que também se associou o secretário-geral do PS e primeiro-ministro António Costa e grande parte das estruturas concelhias do PS do Distrito de Leiria. Para além da apresentação das ideias-chave do seu programa que foi disponibilizado neste dia, Cidália Ferreira enalteceu o trabalho que os autarcas do PS fizeram no concelho da Marinha Grande, lembrando, com efeito, Artur Neto Barros, Álvaro Órfão, Álvaro Pereira e Paulo Vicente e aquilo que já tem vindo a realizar, designadamente, o Pacto Territorial para o Emprego e a Carta Estratégica concelhia, dois decisivos instrumentos de estudo e de trabalho para projetar ainda mais o concelho na senda do progresso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidata do Cartaxo foi eleita 1ª Dama de Honor
Inês Costa Diegues eleita Rainha das Vindimas de Portugal 2017
Inês Costa Diegues, jovem candidata que representou o Município de Viana do Castelo nesta 9ª edição do concurso, foi eleita no dia 9 de setembro Rainha das Vindimas de Portugal 2017. Mariana Carvalho, candidata do Cartaxo, foi eleita 1ª Dama de Honor e Nádia Sofia, de Palmela, foi 2ª Dama de Honor, tendo recebido também o Prémio Fotogenia. O Prémio Simpatia foi entregue à candidata de Reguengos de Monsaraz, Laura Miguel. O palco desta gala final foi o Centro de Artes de Águeda, que recebeu autarcas de muitos dos municípios associados da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e familiares e amigos das 16 jovens candidatas ao título de Rainha das Vindimas de Portugal.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
De 14 a 17 de setembro
Antigo edifício da EDP acolhe estreia do Leiria Design – Produto
O antigo edifício da EDP, em Leiria, abre portas de 14 a 17 de setembro para a primeira edição do Leiria Design - Produto, um evento que tem como principal objetivo a afirmação e promoção do design e engenharia de produto do distrito de Leiria, através de uma mostra de produtos emblemáticos e emergentes, criados, desenvolvidos ou produzidos na região. A mostra, que conta também com projetos considerados representativos do Design contemporâneo e emergente da região, contempla ainda um conjunto de atividades paralelas, como palestras diárias sob o tema “Diálogos sobre Produto”, com a participação de 14 oradores convidados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 9 de setembro
Nazaré e município luxemburguês de Consdorf assinam acordo de geminação
Os Municípios de Consdorf (no Grão-Ducado do Luxemburgo) e da Nazaré assinaram, no dia 9 de setembro, um acordo de geminação. O presidente da Câmara da Nazaré declarou a vontade do Município “concretizar o acordo de geminação”. “Vamos juntar vontades e fazer esta ligação, hoje, firmada, acontecer”, disse. O seu homólogo luxemburguês, Andre Poorters, disse estar “ansioso por concretizar esta ligação entre as duas povoações”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concertos dias 16 e 23, na Cerca do Castelo
Óbidos apresenta Ópera em Setembro
Em Setembro, Óbidos será palco de Concertos onde a música lírica será protagonista, unindo o cenário natural da Cerca do Castelo à melodia das orquestras e dos solistas, numa produção que promete surpreender as noites de final de Verão. Assim, no dia 16, pelas 21h30, o concerto será composto por dois «Intermezzos»: “Il Maestro di cappella” e “La Serva Padrona” e será levado a cabo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direção do Maestro Vassalo Lourenço, em versões semi-encenadas, tendo como solistas Nuno Dias (baixo), Vera Silva (soprano) e Leandro Alves como personagem de Vespone (La serva Padrona). Já no dia 23, com início às 21h30, a Cerca do Castelo recebe a Gala de Ópera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o