Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Tenciona ir ver o Papa Francisco em Fátima nos dias 12 e 13 de maio?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 198 Director: Mário Lopes Sexta, 28 de Abril de 2017
Conselho de Ministros aprovou resolução para a sua criação
Fortaleza de Peniche será “Museu Nacional dedicado à luta pela liberdade e democracia”
O Conselho de Ministros aprovou, em reunião no dia 27 de abril, na Fortaleza de Peniche, a resolução que possibilita a conservação e reabilitação desta antiga prisão da ditadura, transformando-a num “Museu Nacional dedicado à luta pela liberdade e pela democracia”. O Conselho de Ministros realizou-se no dia em que se assinalou o 43º aniversário da libertação dos presos políticos da prisão do Estado Novo. Antes da reunião, o primeiro-ministro António Costa realizou uma visita à Fortaleza e aos blocos prisionais, acompanhado de ex-presos políticos da cadeia de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Dia 6 de maio
Tomar recebe Congresso da Sopa com mais de meia centena de sopas para provar
O Congresso da Sopa, iniciativa pioneira na consagração da sopa como destino gastronómico em Portugal, acontece mais uma vez em Tomar, já no dia 6 de maio, sábado, a partir das 12h30. São 31 os participantes desta 24ª edição, que decorrerá no acolhedor espaço do Mouchão Parque, uma ilha em pleno rio Nabão, entre restaurantes, algumas associações e o patrocinador do evento. Agora, ele aí está de novo, com mais de meia centena de sopas, entre as quais boa parte das mais apreciadas pelo país inteiro, como a sopa de peixe ou a sopa da pedra, mas também tentadoras experiências que se tornarão com certeza inesquecíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação ambientalista desafia Governo português a defender de forma mais firme os interesses nacionais
Quercus discorda das conclusões sobre resíduos nucleares junto à central de Almaraz
O grupo de trabalho criado pelo Governo português para avaliar a construção do Armazenamento Temporário de Resíduos Nucleares (ATI) junto à Central de Almaraz considerou, no dia 27 de abril, em Conferência de Imprensa, segura e adequada a construção desta infraestrutura junto à fronteira com Portugal. A Quercus discorda destas conclusões e considera que as mesmas não refletem os reais perigos da construção do ATI e apenas suportam uma posição institucional já assumida pelo Governo Português, que retirou a queixa junto de Bruxelas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para valorizar o património e a história da cidade
Santarém vai ser palco de “Cortes e Lendas”
de 5 a 7 de maio
Santarém oferece “Cortes e Lendas”, de 5 a 7 de maio, com o objetivo de dignificar e valorizar o património e a história da cidade de Santarém. Esta iniciativa, organizada pela Viver Santarém, Desporto e Lazer, EM, SA e pela Câmara de Santarém, oferece diferentes momentos de animação, através de representações teatrais, visitas guiadas, Peddy Paper Histórico-Cultural, momentos musicais, feira de artesanato e mercado de sabores, recriação de Ceia Medieval, cortejos, festa da Cerveja artesanal, Animação e recriações históricas, Malabarismo e espetáculo de fogo, Danças e Cantares, Demonstração de Falcoaria, Exposição de Aves, Caminhada Medieva e Cerveja artesanal, para além da Feira de Artesanato e Mercado de Sabores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às sextas (jantar), sábados e domingos
II Festival Gastronómico “Vamos às Favas
a Ourém” vai decorrer de 5 a 29 de maio
Fazendo jus ao ditado popular “Favas: maio as deu, maio as levou”, o Município de Ourém, a empresa municipal OurémViva, a Escola de Hotelaria de Fátima e a ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima, levam a cabo o II Festival Gastronómico “Vamos às Favas a Ourém”. De 5 a 29 de maio, às sextas (jantar), sábados e domingos, esta apreciada iguaria da família das leguminosas será o ingrediente principal servido nos vários restaurantes concelhios aderentes. À mesa, cada chefe de cozinha promete oferecer experiências gastronómicas únicas, onde a fava será saboreada das mais variadas formas, desde entradas a sobremesas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a violência nas relações
Exposição “Transforma-te” vai estar patente
no Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Depois do átrio da Biblioteca Municipal de Alcobaça, e do Posto de Turismo de São Martinho do Porto, a exposição de fotografia e vídeo "Transforma-te” estará, de 3 a 31 de maio de 2017, patente no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. A exposição pretende chamar a atenção da comunidade para a questão da violência nas relações e está inserida numa campanha com o mesmo nome: "Transforma-te”. Em julho de 2016, vinte pessoas do Concelho de Alcobaça passaram por uma experiência de transformação visual, com a colaboração de uma cabeleireira, de uma maquilhadora e de uma consultora de imagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo assinala a libertação dos presos políticos após o 25 de Abril de 1974
Conselho de Ministros reúne-se hoje
na Fortaleza de Peniche
O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira, dia 27 de abril, na Fortaleza de Peniche, para assinalar o 43º aniversário da libertação dos presos políticos da prisão do Estado Novo. Os membros do Governo deverão chegar ao Forte de Peniche pelas 9 horas e, após a habitual fotografia de família, iniciam uma visita às instalações da antiga prisão. O primeiro-ministro António Costa deverá tirar uma fotografia com ex-presos políticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal alerta para o impasse do projeto nas comemorações oficiais do 25 de Abril
Paulo Inácio: aprovação do Regadio da Cela é uma homenagem a Humberto Delgado
Durante a homenagem ao General Humberto Delgado que se realizou no dia 25 de abril, na Cela Velha no âmbito das comemorações dos 43 anos do 25 de Abril, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça relembrou o impasse em que se encontra atualmente o Regadio da Cela. Antes da homenagem a Humberto Delgado junto ao monumento a ele dedicado na Cela Velha, onde foi deposta uma coroa de flores, as celebrações oficiais do 25 de Abril pelo Município de Alcobaça arrancaram durante a manhã com a já tradicional caminhada “Caminhar em Liberdade” que este ano terá superado a fasquia dos mil participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Vitrais para a Igreja da Golpilheira é o projeto mais votado do Orçamento Participativo
O projeto “Vitrais para Igreja de Nossa Senhora de Fátima”, localizada na Freguesia da Golpilheira, é o grande projeto vencedor do Orçamento Participativo da Batalha, com 402 votos recebidos, num total de 825. De acordo com os fundamentos da proposta submetida, a instalação de vitrais na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, recentemente requalificada, contribuirá para a valorização do património material e espiritual da Freguesia da Golpilheira, através da beleza e do simbolismo que os vitrais acrescentarão ao equipamento religioso. Refira-se que a referida igreja recebeu, em 2016, o altar e outras peças litúrgicas oriundas da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, do Santuário de Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 9 a 13 de maio
Festival Literário "Livros a Oeste" traz grandes autores à Lourinhã
A edição deste ano do Festival Literário Livros a Oeste - que decorre de 9 a 13 de maio, na Lourinhã - tem algumas novidades, entre elas um concerto de encerramento com Sérgio Godinho. Contudo, é nas conversas com autores e nas apresentações de livros que podemos encontrar alguns grandes nomes da literatura portuguesa: Manuel Alegre, Miguel Real, Mário Zambujal, Rui Zink, Afonso Cruz, Natália Luiza, Frei Fernando Ventura, Fernando Pinto do Amaral, Rui Miguel Tovar, entre muitos outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trokakiosque - Cabine de Leitura
Antiga cabine telefónica transforma-se
numa microbiblioteca em Leiria
O Trokakiosque - Cabine de Leitura vai ser inaugurado esta quinta-feira, 27 de Abril, no Largo 5 de Outubro, transformando uma cabine telefónica antiga numa microbiblioteca dedicada à troca de livros, bem no centro da cidade de Leiria. O novo espaço, que resulta de uma parceria entre a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e a Fundação Portugal Telecom, tem como objetivo promover a leitura, permitindo um acesso mais direto aos livros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 25 de Abril
Dia da Liberdade assinalado em Porto de Mós com alertas sobre afastamento dos mais jovens
Pelo quarto ano consecutivo a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Porto de Mós associaram-se para celebrar os 43 anos volvidos sobre a Revolução dos Cravos – 25 de Abril. O vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Albino Januário, que deixou uma mensagem de alerta sobre o afastamento das gerações mais novas face à importância do que representa o 25 de abril e os seus valores encerrando a sua intervenção com um apelo: “(…) a democracia é um regime político imperfeito, mas é bom recordar, e sobretudo nunca esquecer, que foi ele, e é ele, que nos oferece valores e liberdade (…)”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração poderá acontecer dentro dos próximos dias
Câmara da Nazaré instala Posto de Turismo
no Coreto do Sítio
O Coreto do Largo de Nossa Senhora (Sítio), nas imediações do Santuário, vai receber o segundo posto de turismo da vila. A disponibilização de serviços de apoio de proximidade aos cidadãos, em especial no enquadramento local do turista, é um dos objetivos deste serviço que passará a funcionar no início de maio. O equipamento será alvo de melhoramentos no interior, para poder receber o novo serviço, cuja inauguração poderá acontecer dentro dos próximos dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em apenas duas semanas
Loja do Cidadão da Batalha já atingiu mais
de cinco mil atendimentos
Inaugurada no dia 10 de abril pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, a Loja do Cidadão da Batalha contabilizou nas duas primeiras semanas de atividade mais de cinco mil atendimentos efetuados. Com uma média diária de 500 atendimentos efetuados, a Loja do Cidadão da Batalha tem registado elevada procura pelos cidadãos, o que se traduz na larga superação dos objetivos inicialmente traçados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4 dias, 4 destinos, 4 ementas
EPADRC promove de 9 a 12 de maio festival
“Há Gastronomia em Alcobaça”
À semelhança de anos anteriores, a EPADRC – Escola Profissional de Alcobaça, vai levar a cabo, de 9 a 12 de maio, na Semana da Restauração, o evento Há Gastronomia em Alcobaça, repetindo a mesma iniciativa que em 2014 teve lugar no Museu do Vinho. Trata-se de um evento de promoção da gastronomia, cultura e património enquanto produtos estratégicos do turismo local. Durante quatro dias, decorrerão eventos gastronómicos nas freguesias de São Martinho do Porto, Pataias, Benedita, e Alcobaça/Vestiaria; sendo o términus desta iniciativa na Granja de Cister em Alcobaça com o Seminário - Turismo, cultura, gastronomia e património - visão e estratégias para o território; e um jantar de gala de encerramento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para associações com atividades no concelho
Câmara de Tomar aprova 416 mil euros de apoio ao associativismo para 2017
Foram aprovados na reunião de Câmara de 24 de abril os apoios a prestar no corrente ano às associações que desenvolvem as suas atividades no concelho de Tomar, e que perfazem um total de 416 mil euros. Pela primeira vez, todas as associações podiam concorrer, qualquer que fosse a sua área, uma mudança de paradigma que se juntou às alterações efectuadas no sistema de concurso, agora mais simples com a concentração num único local. Foram igualmente definidas regras claras e transparentes para todas as candidaturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia defende turismo sustentável, ambiental e educacional
Município de Alcobaça promove percurso
pelos antigos Coutos de Cister
Estendendo as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril), o Município de Alcobaça, em parceria com a Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA), promoveu no sábado, 22 de abril, um percurso pelos antigos Coutos de Cister cujo território abrangia uma vastíssima área geográfica. Este périplo, que terminou no Mosteiro de Cós, demonstrou a visão estratégica da autarquia para a gestão turística do concelho, onde se manifestam os valores da sustentabilidade, da valorização do ambiente e da educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Promete-me” é lançado na Biblioteca José Saramago
C.M. Cruz apresenta primeiro romance em Leiria
“Promete-me” é o primeiro romance de C. M. Cruz, autora natural do Brasil, e que será apresentado na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria, já esta quinta-feira, dia 27 de abril, pelas 19h00. A nova obra conta com a apresentação de Tânia Rodrigues, e com a interpretação de um momento musical protagonizado por António Alves. “Promete-me” é o primeiro livro da série “Hoje e Sempre” e contém temas sensíveis para algumas pessoas».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Recordando a sua importância na visita do Papa a Fátima
Deputados do PSD pressionam Governo a abrir Base Aérea de Monte Real à aviação civil
Um grupo de deputados do PSD, em que se incluem Feliciano Barreiras Duarte, José António Silva e Pedro Pimpão, quer respostas concretas relativamente à ambição da Região Centro ter uma infraestrutura aeroportuária aberta à aviação civil e disponível para acolher companhias low-cost. Este considerado é um tema da maior actualidade, em virtude da escolha do Governo pelo Montijo na opção Portela+1, assim como, pelo facto do Santo Papa, na sua deslocação a Portugal, aterrar na base aérea de Monte Real. Neste sentido, os deputados interpelaram o Governo para saber quais as diligências desenvolvidas para aferir da viabilidade da abertura de Monte Real à aviação civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Nazarena Rita Coelho vence concurso
"Toma Lá Talento!" 2017
Rita Coelho, aluna do Agrupamento de Escolas da Nazaré, venceu, no dia 21 de Abril, a edição de 2017 do concurso "Toma Lá Talento!", com a interpretação do conhecido tema "I will always love you", popularizado pela cantora norte-americana Whitney Houston. Em segundo lugar ficou a bailarina Francisca Costa Louro, em representação do Município de Alcobaça. O terceiro classificado foi o grupo Handscrew, em representação do Município de Alenquer. A iniciativa, integrada no Oeste Jovem 2017, teve lugar no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pelo Hospital D. Manuel de Aguiar em parceria com o Município de Leiria
Mercado de Sant’Ana acolhe a 28 e 29 de abril Aldeia da Alimentação Saudável
O Mercado de Sant’Ana acolhe, nos dias 28 e 29 de abril, a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa do Hospital D. Manuel de Aguiar em parceria com o Município de Leiria. Sessões de showcooking, apresentações de livros, workshops, aconselhamento nutricional e rastreios são alguns dos destaques do programa, desenvolvido no âmbito “Leiria Tem Saúde”, um projeto do Município de Leiria que teve início em 2013, com o objetivo de promoção da saúde e estilos de vida saudáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com caminhada, exposição e cerimónias oficiais
Município de Alcobaça assinala 43º aniversário do 25 de Abril
As Comemorações Oficiais que assinalam o 43º aniversário do 25 de Abril no Município de Alcobaça iniciam-se às 12h, com a sessão de homenagem ao General Humberto Delgado com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento em sua memória, na Cela Velha, freguesia da Cela. Pelas 15h, terá lugar a deposição de uma coroa de flores no monumento comemorativo do 25 de Abril, na praça João Deus Ramos, junto aos Paços do Concelho, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedrógão Grande
Praia Fluvial do Mosteiro regista enchente durante o fim de semana de Páscoa
Na Praia Fluvial do Mosteiro, em Pedrógão Grande, houve enchente no fim de semana da Páscoa. Num fim de semana alargado e de calor, a aprazível praia da Aldeia de Xisto do Mosteiro beneficiou também do facto de ser a única a funcionar na região, fruto de ter já todas as infraestruturas funcionais, nomeadamente o solário (relva envolvente limpa, aparada e bem tratada), o restaurante e bar a funcionar já devidamente preparados e apetrechados para a época balnear, balneários/WC com chuveiros e fraldário e até animação infantil, nomeadamente com insufláveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado nas comemorações do 43.º aniversário da Revolução de 25 de abril de 74
Livro “40 Anos do Poder Local Democrático” apresentado em Torres Vedras
O Município de Torres Vedras comemora mais uma vez a “Revolução dos Cravos” que este ano completa 43 anos. Do programa dessas comemorações, consta , até 29 de Abril, a exposição documental “Uma nova Concepção de Luta – Documentos e Materiais da LUAR e de Palma Inácio no Arquivo Ephemera” | Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras. As celebrações foram também aproveitadas para apresentar a coleção das obras que integram a Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira | Paços, na Galeria Municipal de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Saúde em Ourém
'É por causa de Ourém que o utente hoje pode escolher o hospital onde quer ser tratado'
O secretário de Estado da Saúde disse, no dia 19 de abril, à margem da assinatura de um contrato-programa e três protocolos para a requalificação das extensões de saúde de Caxarias Olival, Sobral e Alburitel, que “foi por causa de Ourém que o Ministério da Saúde decidiu que qualquer utente tem a liberdade de escolher o hospital onde quer ser tratado”. Manuel Delgado foi mais longe afirmando que “quando este Governo entrou em funções e reuni, pela primeira vez, com o senhor presidente da Câmara, percebi logo que Ourém estava a ser discriminado negativamente em termos de prestação de cuidados de saúde. Os utentes tinham de ser transportados cerca de 70 quilómetros para um outro hospital, tendo o de Leiria a pouco mais de 20 quilómetros”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 de abril a 1 de maio
XXIX Festa do Vinho do Cartaxo vai juntar vinho & chocolate em festa renovada
A Festa do Vinho do Cartaxo chega ao Pavilhão Municipal de Exposições já na sexta-feira, dia 28 de abril, com mais produtores de mais regiões vitivinícolas, novos espaços de provas e com um programa de animação que convida ao convívio à volta das tasquinhas regionais. Vinho & Chocolate é o tema escolhido para 2017 que traz ao Cartaxo mais de três dezenas de produtores e casas agrícolas, chocolate artesanal e empresas do setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD aposta em candidatos com experiência profissional e política
Filipe Sales apresentou “equipa de trabalho para devolver a esperança a Peniche”
“Uma equipa de trabalho, de confiança, com experiência autárquica e sobretudo com muito ânimo para devolver a esperança a Peniche”. Filipe Sales, candidato do PSD a presidente da Câmara Municipal de Peniche, apresenta desta forma os primeiros nomes da equipa que o acompanha na candidatura: Cristina Leitão, António Salvador e Júlio Coelho. Filipe Sales salienta a coesão absoluta na escolha das pessoas que o acompanham, reveladora de que se trata da “escolha de pessoas com mérito inequívoco e com provas dadas de serviço público e de envolvimento nas associações”,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prova decorre no dia 6 de maio
Leiria Run 2017 está a chegar à cidade
A cidade de Leiria recebe, dia 6 de maio, a partir das 21 horas, mais uma edição do Leiria Run, um evento que vai ao encontro da paixão, cada vez maior, dos leirienses pelas corridas, trails e caminhadas Já está em contagem decrescente o relógio para o tiro de partida para mais uma edição do Leiria Run, dia 6 de maio, às 21:00, uma corrida (12 Km) e uma caminhada (6 Km), lúdicas e acessíveis a todos os amantes da corrida, do trail running, corredores de montanha ou o mais calmo dos caminhantes, numa iniciativa do Município de Leiria, Núcleo de Espeleologia de Leiria, Liz Runners, Juventude Vidigalense, Clube de Orientação do Centro e Associação Distrital de Atletismo de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira força política a divulgar candidatos aos órgãos municipais
Ricardo Miguel e Brizelinda Marques lideram lista eleitoral da CDU ao Município do Cadaval
A Coordenadora Concelhia do Cadaval da CDU – Coligação Democrática Unitária, tornou públicos os primeiros candidatos das listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Cadaval nas eleições autárquicas de 1 de Outubro. Ricardo Miguel, eleito na Assembleia Municipal será o cabeça de lista à Câmara e Brizelinda Marques lidera a lista da CDU à Assembleia Municipal. Com este primeiro ato, a CDU dá início a uma caminhada apresentando candidatos conhecedores dos problemas e das reais necessidades do Concelho e capazes de afirmar um rumo de progresso e desenvolvimento do Concelho. O grande mote desta candidatura passa por incutir um novo rumo e um novo impulso ao desenvolvimento social e económico do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Comissão de Educação e Cultura
Deputadas dão nota positiva à descentralização de competências na Educação da Batalha
Seis deputadas da 8ª Comissão de Educação e Cultura, da Assembleia da República, visitaram, no dia 19 de Abril, o Agrupamento de Escolas da Batalha e a Câmara Municipal, com o intuito de proceder à análise do processo de descentralização de competências da Educação encetado pela Câmara Municipal da Batalha, no ano letivo de 2015/2016. Às deputadas, o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, defendeu que este processo, “se tem revestido de enorme importância, numa lógica de benefício para os alunos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documento segue agora para a Assembleia Municipal
Oposição chumba relatório e contas de 2016
do Município de Alcobaça
Os vereadores da oposição da Câmara Municipal de Alcobaça chumbaram, na reunião de 19 de abril, o relatório e contas de 2016 do município. Apesar de terminar o ano com um saldo positivo de 3,8 milhões de euros os vereadores do PS (José Canha e Eugénia Rodrigues), do CDS (Carlos Bonifácio) e da CDU (Rogério Raimundo), votaram contra o documento alegando, entre outras razões, “o desinvestimento no concelho” e a “falta de visão estratégica”. Contactado pelo Tinta Fresca, Paulo Inácio considerou este chumbo “um ato irresponsável”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 a 21 de maio
Leiria Festival está de volta e com um cartaz
de peso
David Fonseca, Xutos & Pontapés, David Carreira, Amor Electro, Diogo Piçarra e The Rifte prometem três noites em grande no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, de 19 a 21 de maio, no Leiria Festival, um evento que antecede a temporada de festivais de verão no País. À semelhança do ano anterior, o Leiria Festival será também uma montra para as bandas do concelho, a quem cabe a responsabilidade de abrirem a festa, nos três dias. Este ano, os eleitos foram os ‘Twin Transistors’, ‘Les Crazy Coconuts’ e ‘Quem é o Bob?’.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro”
OesteCIM e Municípios do Oeste celebram acordo para combate ao insucesso escolar
A cerimónia de assinatura do Acordo entre Parceiros para o desenvolvimento do projeto “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro” realizou-se no dia 20 de abril, na sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha. O projeto Aluno ao Centro integra o Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Oeste, aprovado em 31 de Agosto de 2015, com um montante de investimento total de 9 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No lançamento dos Cadernos das Conferências do Mosteiro
António Barreto e Guilherme d'Oliveira Martins são oradores em conferência na Batalha
A Sessão de lançamento dos Cadernos das Conferências do Mosteiro 2016 terá lugar no sábado, dia 29 de abril às 17h30, no Auditório do Mosteiro da Batalha. Integrado no programa Conferências do Mosteiro, a sessão conta com a presença dos ex-ministros António Barreto e Guilherme d'Oliveira Martins. De realçar que a organização irá oferecer os 4 cadernos publicados às pessoas presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Bolos de Aniversário + Saudáveis, Passeio Pedestre e visita guiada
15º aniversário do Parque Ambiental celebrado em Constância nos dias 29 e 30 de abril
Uma visita guiada ao Parque Ambiental, o Passeio Pedestre Interpretativo O Bosque Ripícola da Ribeira da Foz e um concurso de Bolos de Aniversário + Saudáveis são os três eventos que integram as comemorações do 15º aniversário do Parque Ambiental de Santa Margarida, os quais decorrerão, respectivamente, nos dias 29 e 30 de abril. Recorde-se que o Parque Ambiental de Santa Margarida foi inaugurado em 18 de abril de 2002, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, que na ocasião apelidou o equipamento como uma Jóia para o País. O Parque Ambiental de Santa Margarida, que integra também o Borboletário Tropical, faz hoje jus às declarações do governante, pois é uma verdadeira jóia para o concelho, para a região e para o País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude
Festival da Juventude de Torres Novas encerra com formação de laço azul humano
No âmbito do encerramento do Festival da Juventude de Torres Novas, será formado este domingo, dia 23 de abril, na Praça 5 de Outubro, em Torres Novas, um laço azul humano para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude. A iniciativa está agendada para as 17h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa presidiu à assinatura do PTE-D 2030
Pacto para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande 2017 sucede ao Pacto de 1998
O primeiro-ministro, António Costa, presidiu no dia 21 de abril no Teatro Stephens na Marinha Grande, à assinatura do PTE-D 2030 – Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande. O Pacto assume-se como uma orientação estratégica de médio e longo prazo para o desenvolvimento da Marinha Grande, tendo como objetivos, entre outros, a promoção da competitividade e inovação dos setores industriais mais dinâmicos, o reforço e valorização do potencial do sistema local de inovação e a promoção da imagem do concelho, no sentido de atrair o investimento externo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações prosseguem este sábado, dia 22 de abril
Dia dos Monumentos e Sítios mostra património cultural e industrial de Alcobaça
As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, iniciadas esta terça-feira, 18 de maio, dinamizaram o concelho de Alcobaça sob o mote “O Património Cultural e o Turismo Sustentável”, através de um conjunto de atividades que promoveram e relevaram o vasto património cultural e industrial de Alcobaça. No âmbito destas comemorações, o Museu Raul da Bernarda lançou um novo programa de Masterclasses denominado "À Roda da Cerâmica Artística" com uma sessão inaugural dedicada ao trajeto histórico da cerâmica contemporânea de Alcobaça e a sua importância no contexto do turismo sustentado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Ministro Adjunto formaliza apoio do Governo
ao Centenário das Aparições de Fátima
O ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, vem a Ourém esta quinta-feira, dia 27 de abril, para formalizar o apoio do Governo no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima. A cerimónia de assinatura do contrato programa decorrerá no edifício-sede do Município de Ourém, pelas 17h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXIII edição decorre de 22 de abril a 26 de maio
Festival de Teatro Juvenil arranca este sábado em Leiria
De 22 de abril a 26 de maio sobe o pano para a XXIII edição do Festival de Teatro Juvenil, com um conjunto de 15 peças, destinadas em especial ao público estudantil de Leiria. A grande maioria das peças é encenada precisamente por grupos de teatro das escolas do concelho, envolvendo centenas de alunos em palco. A sessão de abertura está marcada para este sábado, dia 22 de abril, às 21:30, com a peça “Sombras do absurdo”, pelo Grupo de Teatro Sport Operário Marinhense. O festival prossegue nos dias 2, 3, 4, 9, 10, 12, 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de maio no Teatro Miguel, com sessões à tarde (15:00) ou à noite (21:30), de acordo com o programa do festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Moita Flores, Jorge Veloso e José Junqueiro participam nas “Conversas de Abril”
As “Conversas de Abril”, em Porto de Mós, terão como temática “Que desafios para o Poder Local?”, tendo como oradores Francisco Moita Flores, investigador na área das Ciências Forenses, Jorge Veloso, vice-presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE e José Junqueiro, vereador da Câmara Municipal de Viseu e antigo secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária e da Administração Local. A sessão, que terá lugar no dia 25 de Abril, às 16 horas, no Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, conta ainda com as presenças do presidente da Assembleia Municipal, Rui Neves e do presidente da Câmara Municipal, João Salgueiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Começou a aventura de 3.000 quilómetros
Carlos Vieira, António Figueiredo e Miguel Vilar pedalam pela Paz do Vaticano até Fátima
Miguel Vilar, antigo piloto de automóveis, Carlos Vieira, conhecido como o bombeiro-ciclista de Leiria, e António Figueiredo, médico ortopedista de Coimbra, já começaram a “Pedalar pela Paz” do Vaticano até Fátima. Às 10 horas desta manhã (11 horas locais), os três ciclistas arrancaram da Praça de São Pedro, no Vaticano. Nesta primeira de 21 etapas, o grupo vai percorrer 116 quilómetros em direção a Montalto di Castro, localidade da região da Lácio (Itália). Depois seguem-se três etapas até à passagem da fronteira de Itália com França, a difícil passagem pela cordilheira dos Pirenéus e várias localidades em Espanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tournée do seu sétimo álbum
The Gift iniciam digressão “de Alcobaça
para o mundo” e “Altar” já é nº1 de vendas
Os alcobacenses The Gift iniciaram no dia 13 e 14 de abril a digressão do seu sétimo álbum de originais “Altar”, com concertos esgotados no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro. A ansiedade do público em escutar as novas músicas da banda contrastou com a tranquilidade dos músicos em palco, com o público rendido durante todo o concerto, destacando-se os momentos em que se ouviu “Big Fish”, “Hymn to Her”, “Love Without Violins”, “Malifest” e “Clinic Hope” ou mesmo os consagrados “Primavera” e “Explode”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento
Empresas gazela do Centro aumentam 53%
em 2016
O número de empresas gazela na região Centro cresceu de 57, em 2015, para 87, em 2016, o que representa um aumento de cerca de 53%. Esta é uma das conclusões de um estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que, pelo quinto ano consecutivo, identifica este tipo de empresas. O conceito de empresa «gazela», assumido internacionalmente, corresponde a empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, sustentados ao longo do tempo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereadores da oposição desconhecem teor do documento
Primeiro-ministro assina hoje Pacto Territorial para o Desenvolvimento da Marinha Grande
O primeiro-ministro António Costa estará presente esta sexta-feira, às 10h, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, na sessão solene de assinatura do “Pacto Territorial para o Desenvolvimento da Marinha Grande”. Contudo, a assinatura deste documento não é pacífico, uma vez que, segundo o vereador Aurélio Ferreira, do Movimento pela Marinha (MpM), o “Pacto Territorial para o Desenvolvimento da Marinha Grande” não foi discutido em reunião de Câmara, pelo que dos 7 elementos do executivo, só o presidente e a vice-presidente (PS) têm conhecimento do mesmo e, por isso, considera esta assinatura um ato inválido
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara Municipal decreta três dias de Luto Municipal
Faleceu Hélder Travado, primeiro presidente
da Câmara do Cartaxo após o 25 de Abril
É com sentido pesar que se comunica o falecimento de Hélder Francisco Ferreira Travado, que entre 1974 e 1976 foi Presidente da Comissão Administrativa do Concelho do Cartaxo e que entre 1989 e 1996 exerceu as funções de Vereador da Câmara Municipal do Cartaxo eleito pela CDU. O corpo estará em câmara ardente na sede do Município, a partir das 11h00 desta sexta-feira, dia 21 de abril, de onde seguirá, no dia 22 de abril, sábado, às 13h00, em cortejo fúnebre para o Cemitério da Póvoa de Santa Iria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luís Montenegro almoça com jovens da JSD
Líder parlamentar do PSD encerra em Leiria
IX Academia Jovens Autarcas 2017
Domingo, dia 23 de abril, pelas 13 horas, Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, fará o encerramento da IX Academia Jovens Autarcas 2017, organizada pela JSD distrital de Leiria. O encontro terá lugar no Restaurante A Grelha, na Rotunda da Almoínha Grande, em Leiria. Deputado desde 2002, Luís Montenegro foi presidente da secção de Espinho da JSD, sendo presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata desde 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
22 e 23 de abril
Bodyboard esperanças entram em competição este fim de semana em Peniche
É já este fim de semana que Peniche recebe os melhores bodyboarders nacionais abaixo dos 18 anos na 3ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças da Federação Portuguesa de Surf, o Peniche Bodyboard Meeting 2017. Quase cem atletas competem nas categorias de sub 12, sub 14, sub 16, sub 18 e sub 18 Feminino. O checkin está marcado para as 7h30m de sábado, 22 de abril, com inicio previsto para as 8h, na praia do Pico da Mota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimas por incumprimento no concelho de Alcobaça diminuíram sete vezes em dois anos
GNR promete fiscalizar limpeza de terrenos
O GIPS - Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana estiveram no dia 19 de abril no concelho de Alcobaça, no âmbito de uma ação de fiscalização do cumprimento da obrigação legal de realização de trabalhos de gestão de combustível. Foram mobilizados 30 militares para sensibilizar os proprietários de terrenos para a necessidade de estes se manterem cuidados como forma de prevenção para o risco de incêndio florestal. Quem não cumprir poderá incorrer em coimas que poderão ir dos 140.00 a 5.000 euros para pessoa singular e de 800.00 a 60.000 euros para pessoa coletiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Limite de endividamento aumenta para quase 30 milhões de euros
Câmara de Ourém aprova relatório de gestão com saldo de gerência de 4,2 milhões de euros
A Câmara Municipal de Ourém aprovou, no dia 18 de abril, por maioria, o relatório de gestão da atividade municipal e a prestação de contas referentes ao ano de 2016. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, “continuamos a consolidar a redução do endividamento do Município, apresentando hoje uma margem de 27, 9 milhões de euros face ao limite total definido pela Lei. Isto é, se for necessário, por exemplo para aproveitar fundos comunitários, que o Município recorra ao endividamento, tem uma margem muito folgada de 27,9 milhões de euros, situação que parecia longe de atingir se atentarmos aos últimos anos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Energia elétrica chega finalmente em pleno
ao Complexo da Levada
Após demoradas conversações do Município com a EDP e a DGPC foi finalmente possível definir a localização e condições de alimentação de energia elétrica ao Complexo Cultural da Levada. Recorde-se, a propósito, que aquele importante marco histórico da arqueologia industrial (valorizado com a descoberta durante as obras dos antigos lagares da vila, os quais remontam ao período do Infante D. Henrique) tem estado a ser alimentado com energia provisória de obra, o que limita a sua plena utilização em matéria de equipamentos eletromecânicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Operação Urbanística de Salvaguarda aos Impactos de Ruído e Poluição sobre o Mosteiro Santa Maria da Vitória”
Câmara da Batalha lança projeto de proteção ambiental do Mosteiro Santa Maria da Vitória
O Município da Batalha assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o lançamento do concurso público para a realização da empreitada designada por “Operação Urbanística de Salvaguarda aos Impactos de Ruído e Poluição sobre o Mosteiro Santa Maria da Vitória”, um projeto no valor de 485,8 mil euros, objeto de apoio através de fundos europeus do Centro 2020, no âmbito das intervenções de requalificação aprovadas no Plano de Ação de Regeneração Urbana da vila da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovem alcobacense vai representar o concelho no Bombarral na Grande Final do Oeste
Bailarina Francisca Louro vence em Alcobaça final concelhia do concurso “Toma Lá Talento"
A jovem bailarina alcobacense Francisca Louro, do Agrupamento de Cister, alcançou o primeiro lugar na final concelhia do concurso “Toma Lá Talento 2017" e irá representar o concelho de Alcobaça na Grande Final a decorrer no dia 21 de abril, sexta-feira, pelas, 21h30 no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral. "Toma Lá Talento 2017" é um concurso com a finalidade de captar talentos no seio da comunidade juvenil, entre os 12 e os 20 anos. A iniciativa enquadra-se na programação do OesteJovem, (anterior Mês da Juventude), uma organização conjunta dos doze municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste no sentido de promover iniciativas de caráter lúdico e pedagógico que dinamizem a comunidade jovem da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
43º aniversário da Revolução dos Cravos
Nazaré assinala o 25 de Abril com música
e intervenções políticas
A Nazaré assinala no dia 25 de abril, terça-feira, os 43 anos da Revolução de Abril, com uma sessão solene e música na Praça Dr. Manuel de Arriaga. A sessão comemorativa terá início, às 9h30, com o hastear das bandeiras, no edifício dos Paços do Concelho, numa cerimónia que será acompanhada pela Orquestra Filarmónica do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. Às 10h30 terá início a sessão comemorativa do dia 25 de Abril, no Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré, com a intervenção de vários oradores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Isaura Morais candidata-se ao terceiro mandato
PSD e CDS-PP voltam a concorrer coligados
em Rio Maior
O PSD de Rio Maior e o CDS/PP de Rio Maior entenderam por bem dar continuidade ao Acordo de Coligação estabelecido nos dois últimos atos eleitorais autárquicos, acordando em manter a Coligação “Juntos Pelo Futuro PSD/CDS-PP” para as eleições autárquicas de 2017, a realizar no dia 1 de Outubro, com a candidatura à Câmara Municipal de Rio Maior a ser encabeçada por Isaura Morais, que assim se recandidata a mais um mandato à frente dos destinos do concelho de Rio Maior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poderá tratar-se de “um pequeno mausoléu”
Ruínas romanas descobertas em Alcobaça durante as obras do Parque Verde
Os trabalhos para a colocação de uma sapata do passadiço do Parque Verde na zona junto à Rua Costa Veiga, originaram a descoberta de umas ruínas romanas. A informação foi avançada por Paulo Inácio na reunião de câmara de 13 de abril. Segundo o autarca poderá tratar-se de “um pequeno mausoléu” e a descoberta poderá ser uma “mais-valia para o Parque Verde”. Paulo Inácio adiantou também que as obras estão a ser acompanhadas pelos arqueólogos do município e da DGPC e que “não interferem nos trabalhos do Parque Verde”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
25º Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas
Fundação da Juventude tem cerca de 100 estágios para a região de Leiria
Os jovens a frequentar o penúltimo e último ano de qualquer curso do ensino superior já se podem candidatar ao 25º Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas (PEJENE), promovido pela Fundação da Juventude. Empresas procuram, cada vez mais, jovens com formação em áreas específica. Os estágios realizam-se entre julho e setembro de 2017 e pressupõem a atribuição de subsídio de alimentação e de transporte, assim como um Seguro de acidentes pessoais. Para a região de Leiria existem cerca de 100 vagas em mais de 30 áreas de formação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terminou o tempo de emergência financeira
Câmara do Cartaxo aprova contas de 2016
com indicadores positivos
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou por maioria, na reunião de dia 17 de abril, as contas de 2016, com três votos a favor do PS, a abstenção de um eleito do movimento independente Paulo Varanda – Movimento pelo Cartaxo (PV-MPC), assim como dos dois vereadores do PSD. Pedro Magalhães Ribeiro afirma que “estas contas fecham um ciclo de luta contra a rutura financeira e a falta de credibilidade do Município, que se encontravam em queda livre no início do mandato. Foi difícil, vai ser difícil, mas conseguimos inverter a tendência de queda. É agora possível encarar o futuro com mais esperança”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémios entregues a 29 de abril na Califórnia
Hugo Vau nomeado para prémios mundiais
de ondas grandes
O surfista português Hugo Vau, de 39 anos, encontra-se entre os finalistas dos WSL Big Wave Awards deste ano, os prémios mundiais para os surfistas cujas performances em ondas gigantes se destacaram ao longo dos últimos doze meses, atribuídos anualmente pela World Surf League, a entidade que rege o surf profissional em todo o planeta. Vau encontra-se entre os cinco finalistas escolhidos por um painel de especialistas, na categoria de “Maior Onda”, graças a uma onda surfada na Praia do Norte, Nazaré, no dia 24 de outubro de 2016.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
9.ª edição da mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos” decorre de 1 a 31 de abril
Pastelarias de Tomar saem à rua este sábado
e expõem doçaria local e conventual
Este sábado, dia 22 de abril, a mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos” sai para a rua com a iniciativa “Doce Passeio Doce”. Neste dia, as pastelarias da cidade templária promovem as suas especialidades na Praça da República, das 15h00 às 18h00. Fatias de Tomar, Beija-me Depressa, castanhas de ovos, queijinhos doces, cornucópias, tigeladas, primorosas, bolos de cama, queijadas de gila, espadas de D. Gualdim são alguns dos cerca de 30 doces locais e conventuais que podem ser saboreados neste sábado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na noite de 24 de abril
Santarém evoca noite em que Salgueiro Maia mobilizou militares para a revolução de Abil
Na noite de 24 de abril, Santarém vai evocar a noite em que Salgueiro Maia mobilizou os militares para a revolução de Abril, com o Espetáculo Evocativo da Madrugada do 25 de Abril - “Esta é a Madrugada que eu esperava”, na ex Escola Prática de Cavalaria de Santarém, com texto do Coronel Correia Bernardo, na altura capitão, envolvido em toda a movimentação que aconteceu na EPC, antes da saída do Salgueiro Maia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras vão decorrer durante dois anos
Município aprova intervenção de um milhão
de euros no castelo de Leiria
A Câmara de Leiria aprovou esta quinta-feira, 13 de abril, uma intervenção no castelo de Leiria para a valorização e reabilitação do recinto, no valor de 1.066.217,47 €+ IVA. O prazo de execução da intervenção, definida para 730 dias, inclui não só o espaço intramuralhas atualmente visitável, mas, também, os elementos edificados da casa do guarda e os celeiros. "Esta intervenção terá um impacto considerável, na rede de castelos nacional, no sentido de proporcionar melhor inclusão social e cultural, em termos de mobilidade, e que será sujeito a financiamento comunitário”, pode ler-se na deliberação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do ano lectivo 2017/2018
Obras na Escola Amadeu Gaudêncio preparam criação do ensino secundário público na Nazaré
A Câmara Municipal da Nazaré vai avançar, já no verão, com as obras de beneficiação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, nomeadamente com a substituição da cobertura e a melhoria dos laboratórios. As obras surgem no âmbito de um acordo de colaboração entre o Município da Nazaré e Ministério da Educação, de onde serão transferidos 149 mil euros. Melhorar as atuais instalações e criar condições para a instalação do ensino secundário público na Nazaré, a partir do próximo ano letivo, são alguns dos objetivos desta intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra vai permitir a passagem de embarcações
Docapesca já concluiu a reparação da eclusa
do Porto de Peniche
A Docapesca terminou as operações de reparação da eclusa do porto de pesca de Peniche, uma estrutura que garante a regularização dos níveis de água entre a bacia portuária e o fosso da muralha, permitindo a passagem de embarcações. A Eclusa encontra-se agora em pleno funcionamento após a correção de um problema de projeto ao nível dos sensores de nível e que deu origem a várias avarias que impediam o cumprimento da sua função.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biblioteca Municipal Afonso Lopes
"Leiria Convida” traz apresentador Júlio Isidro
à biblioteca no sábado
No sábado, 22 de abril, às 17 horas, o comunicador e autor Júlio Isidro é o convidado da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, no âmbito do "Leiria Convida", projeto que consiste numa tertúlia com um escritor ou personalidade de âmbito nacional, que se destaque pela qualidade literária e ou pela sua intervenção cívica. Júlio Isidro aproveita para apresentar nesta tertúlia o seu mais recente livro “O Programa Segue Dentro de Momentos”, uma autobiografia de um dos mais importantes vultos da televisão em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de abril
Município de Azambuja inaugura “Espaço
do Cidadão” em Manique do Intendente
A Câmara Municipal de Azambuja vai inaugurar oficialmente o “Espaço do Cidadão” de Manique do Intendente, esta sexta-feira, dia 21 de abril, pelas 16h30. A inauguração contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, e da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso. Este novo espaço de serviços administrativos está a funcionar nas instalações da Junta da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa – na Praça dos Imperadores – em complemento com a respetiva secretaria. Ali, todos os cidadãos encontram um atendimento de proximidade, contribuindo para a desburocratização e poupança de tempo, em alinhamento com as políticas de modernização administrativa em curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada da já está consignada
Nave antiga do pavilhão desportivo municipal do Choupal vai ter cobertura reparada
A Câmara de Santarém consignou, no dia 17 de abril, a empreitada de reparação da Cobertura da Nave Antiga do Pavilhão Desportivo Municipal do Choupal – Santarém, cujos trabalhos têm a duração de 30 dias. Também para este pavilhão, foi adjudicada a obra de substituição do piso, estando previsto o seu início durante o mês de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Financiamento para reabilitação urbana em todo o País pode chegar aos 90%
IHRU apresentou em Alcobaça o programa “Reabilitar para Arrendar”
Desde 1970 até aos dias de hoje, o número de alojamentos em Portugal mais do que duplicou. Existem actualmente cerca de 6 milhões de casas para um universo de 4 milhões de agregados familiares. No entanto, o mercado de arrendamento nacional representa atualmente apenas 20% em termos de ocupação destes alojamentos. O cenário é retratado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), organismo com o qual com a Câmara Municipal de Alcobaça assinou um protocolo de cooperação institucional para sensibilizar a comunidade local para a importância da reabilitação urbana. A assinatura do protocolo teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça na quarta-feira, 12 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD dirigiram pergunta regimental ao Ministro do Planeamento das Infraestruturas
Pedro Pimpão apela à requalificação do IC2 de Leiria a Pombal e do IC8 de Pombal a Ansião
Os deputados do PSD eleitos pelo circulo eleitoral de Leiria entregaram uma pergunta regimental ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas apelando á necessidade de serem dados passos efectivos na urgente requalificação do IC2 entre Leiria e Pombal e do IC8 entre Pombal e Ansião. O grupo de deputados, entre os quais Pedro Pimpão, primeiro subscritor e impulsionador da iniciativa, recordou a recente marcha lenta no troço do IC2 que atravessa o concelho de Pombal e que passa pelas freguesias de Meirinhas, Vermoil, Pombal, Almagreira, Pelariga e Redinha, onde autarcas e população se juntaram para reclamar a necessidade de ser realizada uma intervenção urgente na requalificação deste troço do IC2 que é uma via com uma forte circulação rodoviária e com elevados índices de sinistralidade rodoviária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa distância de 7 km
Município de Alcobaça realiza tradicional caminhada comemorativa do 25 de Abril
A caminhada do 25 de Abril é já uma tradição das comemorações da Revolução dos Cravos no Município de Alcobaça. "Caminhar em Liberdade" tem início às 10h30, na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro de Alcobaça. A iniciativa é aberta a todas idades e visa promover o desporto e o convívio entre a comunidade do concelho. A distância percorrida será de 7km. Haverá um período de 5 minutos para aquecimento antes da partida. No final todos participantes vão receber uma garrafa de água, um reforço alimentar (maçã de Alcobaça) e farão exercícios de descontração e alongamentos acompanhados de música. Os primeiros 600 participantes terão direito a uma T-Shirt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Teatro José Lúcio da Silva
Vitorino e Janita Salomé atuam em Leiria
com a Orquestra Filarmonia das Beiras
Vitorino e Janita Salomé vão atuar esta sexta-feira, dia 21 de Abril às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, acompanhados da Orquestra Filarmonia das Beiras. Dirigidos pelo Maestro António Vassalo Lourenço, neste concerto com dois nomes incontornáveis da música portuguesa das últimas décadas, será apresentado um programa com canções de todos nós na voz destes cantores alentejanos, que são o retrato fiel de quem sempre viu na música emoções e não modas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada promove Formação em Apicultura
O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Prof. João Evangelista, nas Caldas da Rainha, promove, no dia 23 de Abril, uma Formação em Apicultura: Maneio e condução das colónias ao longo do ano - Modo de Produção Biológico. Esta formação será destinada ao público em geral e a quem pretende produzir mel, pólen, própolis, geleia real, com procedimentos operativos em MPB. Durante esta formação teórico-prática pretende-se dar a conhecer o modo de acompanhar, de forma organizada e contínua, a evolução das colónias do apiário ao longo do ano em Modo de Produção Biológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o tema “Os valores da liberdade”
Concerto de Carlão em destaque nos 43 anos do 25 de Abril em Ourém
“Os valores da liberdade” é o tema que enquadra toda a programação das comemorações do 43.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974, este ano com uma programação variada ao longo de 2 dias, com destaque para o concerto de Carlão no dia 24, pelas 22h00. Para o dia 24 estão ainda previstas “Canções de Abril”, com José Santos, Paulo Serafim e Rui Sérgio, pelas 21h00. A noite termina com um momento evocativo, onde todos vão cantar a Grândola Vila Morena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
MCCB promove percurso pedestre que recorda a antiga linha de comboio do Lena
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um percurso pedestre que recorda a antiga linha de comboio do Lena, bem como a actividade mineira nesta região, no domingo, 23 de abril. Inscrições gratuitas. O Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) elegeu o tema "Património Cultural e Turismo Sustentável" para a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) deste ano. A data assinala-se a 18 de abril e visa sensibilizar entidades culturais de todo o mundo para a defesa e divulgação do património cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelhia do PS já procura outro nome
Isabel Fonseca desiste da candidatura
à Câmara Municipal de Alcobaça
Isabel Fonseca, atual presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, desistiu da candidatura à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça pelo PS, revelou ao Tinta Fresca uma fonte socialista. A autarca terá indicado como razões do seu recuo o facto de nenhum dos seus elementos da Junta de Freguesia estar disponível para assumir a candidatura à presidência deste órgão, condição que colocara para assumir a candidatura à Câmara Municipal, e de sentir que não está preparada para aguentar a pressão pública que uma tal candidatura acarreta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria lidera investimento a seguir a Aveiro
Programa Centro 2020 abre concurso para mais 100 milhões de euros em projetos empresariais
O Programa Centro 2020 abriu novos concursos para investimento empresarial na região, que totalizam 100 milhões de euros de fundos europeus, e que encerram em geral no final do semestre. Desta verba, 18.5% são exclusivamente para projetos empresariais em territórios de baixa densidade. A verba distribui-se da seguinte forma: 59 milhões de euros para a inovação produtiva e empreendedorismo; 18.5 milhões de euros para inovação produtiva e empreendedorismo (baixa densidade); 19 milhões de euros para a Internacionalização; 2.5 milhões de euros para Qualificação e 1 milhão para vales I&D.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inspirado na prática na cidade de Sidney, Austrália
Caldas da Rainha quer atrair artistas de rua
com regulamento inovador
Caldas da Rainha lançou um Regulamento Municipal de Animação que quer atrair mais artistas de rua à cidade. O licenciamento é facilitado e não há pagamento de taxas. A partir do dia 12 de abril será possível a qualquer artista dirigir-se ao Posto de Turismo - mesmo ao fim de semana - e solicitar o crachá de “animador de rua” que o autoriza a actuar no espaço público. Só tem de preencher um formulário e comprometer-se a cumprir as regras do regulamento – o que será fiscalizado pela PSP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 a 29 de abril
Torres Vedras vai ser a “Cidade dos Livros”
Torres Vedras vai ser de novo “Cidade dos Livros”. Nesta iniciativa ir-se-á “fazer da leitura de palavras e imagens um prazer e uma FESTA, estabelecendo pontes entre a arte da escrita e a arte da ilustração, mas também não esquecendo os laços que estas podem estabelecer com a música, o teatro, a performance, o cinema de animação”. Explorar-se á “um chão comum de livros”, com um programa de atividades com que se procurará ir ao encontro dos sonhos e das esperanças de pequenos e grandes leitores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do projeto "Prevenir Já"
GNR inicia fiscalização de limpeza de terrenos com sessões nos concelhos do distrito de Leiria
O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da Unidade de Intervenção, iniciará, dia 17 de abril, pelas 09:00 horas, em frente às instalações do Município de Leiria, a fiscalização no âmbito do projeto "Prevenir Já". O projeto "Prevenir já" materializa-se numa fiscalização intensiva e completa de todas as áreas inseridas nas faixas secundárias de gestão de combustível, sendo uma estratégia de patrulhamento assente no policiamento de proximidade e na sensibilização das populações em estreita colaboração com autarquias e comunidades locais, com o objetivo último de prevenção dos incêndios florestais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Teatro Miguel Franco
Ruy de Carvalho participa na apresentação
em Leiria do livro “Felicidade 100 Idade”
O consagrado ator Ruy de Carvalho participa dia 19 de abril, pelas 15 horas, no Teatro Miguel Franco, na apresentação do livro “Felicidade 100 Idade”, da autoria de Jorge Gameiro. Este livro, com prefácio do ator Ruy de Carvalho, aborda a temática do envelhecimento ativo, numa perspetiva holística, com propostas de intervenção, quer na participação e inclusão ativa do idoso na sociedade, fomentando o seu envolvimento e participação ativa no exercício da sua cidadania, quer na implementação de novas respostas sociais e de saúde no apoio aos idosos, bem como a consolidação das já existentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato de empreitada já foi assinado
Construção do Parque Radical do Cadaval arranca no mês de maio
O Município assinou na manhã de 12 de abril, o contrato de empreitada para a "Recuperação e Valorização do Parque Verde Urbano da Vila – Construção do Parque Radical", devendo a obra arrancar em maio, junto ao vulgarmente denominado “parque dos lápis”. Recorde-se que o programa preliminar do concurso contou com apoio de um representante de um grupo de jovens locais. O valor da adjudicação ultrapassa os cem mil euros e tem um prazo máximo de construção de 120 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço será dedicado ao turismo e à cultura
Município de Alcobaça compra antigo Celeiro
de Aljubarrota
O Município de Alcobaça aprovou na reunião de câmara de 20 de março a aquisição do edifício do antigo Celeiro de Aljubarrota, pelo valor de 135 mil euros. Em declarações ao Tinta Fresca, José Lourenço Severino, presidente da Freguesia de Aljubarrota, referiu que a escritura de promessa de compra e venda do imóvel foi assinada no dia 5 de abril. O autarca garantiu também que “o celeiro será um bem maior para a Vila de Aljubarrota e para a freguesia” dada a sua centralidade e que o seu “futuro passará por algo ligado ao turismo e cultura”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 17 de abril
Tasquinhas em Constância: doces e sabores pelos recantos da vila
Pratos de peixe do rio, migas tradicionais, grelhados, enchidos, arroz de feijão, caldo verde, tigeladas, queijinhos do céu, entre outras iguarias, são os doces e os sabores que se podem encontrar pelos recantos da vila, nas tasquinhas e nos restaurantes da vila que estão em funcionamento durante a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho de Constância’2017, um evento que decorre em Constância, nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Altar” já está em digressão nacional
The Gift apresenta novo álbum este sábado em showcase na FNAC de Leiria
The Gift apresenta este sábado, dia 15 de Abril, às 22 horas, num showcase na FNAC de Leiria, o seu último álbum intitulado “Altar”. Trata-se do sétimo álbum de originais da banda de Alcobaça, produzido pelo britânico Brian Eno, produtor de bandas como U2 ou Coldplay e foi apresentado ao público esta quinta e sexta-feira, com dois concertos no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro, que marcam o arranque da sua digressão nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Forte de S. Miguel Arcanjo com visitas guiadas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de abril, será assinalado pelo Município da Nazaré com visitas guiadas ao "Forte de São Miguel Arcanjo: um exemplo de gestão patrimonial e turística", das 14h00 às 17h00. Através de três abordagens diferenciadas, mas, ao mesmo tempo, interligadas, será relevado o processo de reabilitação do Forte de São Miguel Arcanjo no âmbito da relação entre o património edificado, o património natural e as novas dinâmicas para o turismo cultural no Concelho da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em protocolo com a Associação Dignitude
Município de Santarém associa-se à Rede Solidária do Medicamento
O Executivo Municipal aprovou, no dia 10 de abril, por unanimidade, em reunião de Câmara, a celebração de um protocolo com a Associação Dignitude, entidade responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, com o objetivo de garantir o acesso ao medicamento em ambulatório a qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica, que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento alemão vai ser inaugurado até final do ano
Dinossauros passeiam nas ruas da Lourinhã
à espera da inauguração do Parque Jurássico
As obras do Parque de Dinossauros da Lourinhã já se iniciaram. O parque que terá uma área total de 36 hectares, será construído em duas fases, estando prevista a inauguração da primeira fase até ao final de 2017. Para promover o Parque de Dinossauros o município da Lourinhã lançou a iniciativa “Os Dinossauros saem à rua” que conta com a colocação de várias réplicas de dinossauro espalhadas por pontos estratégicos da vila, como os Paços do Concelho. O Parque de Dinossauros representa um investimento de 6,5 milhões de euros de um grupo de investidores alemães, com o apoio do Turismo de Portugal, através do programa europeu Compete 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vales Oportunidades de Investigação” ao serviço da competitividade e inovação das empresas
Politécnico de Leiria acreditado para prestação de serviços de diagnóstico pelo Portugal 2020
O Politécnico de Leiria obteve a aprovação do processo de acreditação de entidades para prestação de serviços de diagnóstico no âmbito dos projetos “Vales Oportunidades de Investigação”, enquadrada na tipologia de investigação e desenvolvimento tecnológico do sistema de incentivos do Portugal 2020. Os projetos apoiados com os “Vales Oportunidades de investigação” têm a finalidade de promover a avaliação e identificação de problemas técnicos que importa resolver, de forma a permitir reforçar a competitividade das empresas ao nível da melhoria de produtos e de processos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Ex-militares portugueses da Legião Estrangeira reúnem-se em São Mamede
Cerca de 80 antigos combatentes portugueses que serviram na Legião Estrangeira Francesa reúnem-se na Freguesia de São Mamede, Concelho da Batalha, no próximo dia 22 de abril, num evento que contará com a participação do General Jean-Louis Franceshi, antigo comandante da Legião. A iniciativa visa promover o convívio entre os antigos militares portugueses e respetivas famílias, uma vez que muitos cidadãos portugueses serviram esta força militar francesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Igreja carece de obras de restauro da estrutura interior
Secretário de Estado assina no Cadaval contrato para recuperação da Igreja de Lamas
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, deslocou-se na manhã do dia 13 de abril, ao concelho do Cadaval, a fim de assinar o contrato de financiamento para “Restauro e Conservação da Estrutura Interior da Igreja Matriz de São Tomé de Lamas”. A assinatura prevê uma comparticipação financeira de metade do valor da obra, a qual ascende a mais de 80 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Manuel da Bernarda e Jean Ferrari orientam masterclasse “À Roda da Cerâmica Artística”
No dia 18 de Abril, por ocasião das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítio, o Museu Raul da Bernarda lança um novo programa de com uma sessão inaugural dedicada ao trajeto histórico da cerâmica contemporânea de Alcobaça e a sua importância no contexto do turismo sustentado. Neste sessão, com início às 10 horas, parte-se de um testemunho vivo do Arquitecto Manuel da Bernarda sobre a(s) sua(s) experiência(s) no sector industrial da cerâmica com o "mundo" da arte contemporânea onde se destacam os vários momentos de residências artísticas, precursoras em Portugal, por ele desenvolvidas no contexto do seu percurso tanto pessoal como empreendedor fabril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a colaboração da GNR
PSP detém 2 homens no concelho da Batalha por posse ilegal de armas e tráfico de cocaína
No dia 11 de abril de 2017, pelas 7h, a Polícia de Segurança Pública, na sequência da operação denominada Bottle, que originou a apreensão de mais de 40 kg de produto estupefaciente, efetuou esta operação que contemplou a execução, no Concelho da Batalha, de 2 buscas domiciliárias e 2 buscas em viaturas, onde apreendeu 2 caçadeiras de calibre 12; 1 shotgun de calibre 12; 1 pistola 9 mm ilegal; 1 pistola 6,35 mm ilegal; 4 carregadores de 9 mm; 1 carregador de 6,35 mm; 4 coldres para pistolas; 743 munições de 9 mm; 8 munições 6,35 mm; 100 munições .25 (6,35 mm); 396 cartuchos calibre 12; 32 doses de cocaína; 1 telemóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Banda atua a 24 de junho no Central Park, Nova Iorque
The Gift iniciam hoje e amanhã em Alcobaça
a digressão do álbum “Altar”
Os alcobacenses The Gift iniciam esta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de abril, a digressão o seu mais recente álbum “Altar”, com concertos no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro. A banda regressa assim à sua cidade Natal para apresentar o seu sétimo álbum de originais, que levou cerca de três anos a preparar e promete ser o seu melhor trabalho. “Altar” é, segundo Nuno Gonçalves, “uma celebração da música” e reúne “canções que podem ser por um lado muito vibrantes e muito excitantes e, por outro lado, mais sentidas”. Em entrevista ao Tinta Fresca, o músico falou sobre o álbum produzido por Brian Eno, produtor dos U2 ou Coldplay.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na jazida de Monte Agudo
Fósseis de dinossáurios saurópodes com 150 milhões de anos descobertos em Pombal
Fósseis de vértebras que podem pertencer a dinossáurios saurópodes que viveram há cerca de 150 milhões de anos foram descobertos na jazida de Monte Agudo, na região de Pombal, anunciou, no dia 11 de abril, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNNAC). Este é um dos resultados da primeira parte de uma campanha de escavação levada a cabo por paleontólogos portugueses e espanhóis do MUHNNAC e do Instituto Dom Luiz, da Universidade de Lisboa, e do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED de Madrid, com o apoio das autoridades locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia está preocupada com atraso na construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas
Câmara da Batalha denuncia descarga ilegal
de afluentes suinícolas e promove fiscalização
A Câmara Municipal da Batalha apresentou esta quarta-feira, 12 de abril, uma denúncia junto do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Leiria, relativa a descarga de águas residuais em linha de água e contaminação de solos por dejetos de suinicultura, sem licença e por ação de suinicultura localizada em Alcanadas, concelho da Batalha. O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, solicitou ainda à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro informação sobre o processo de regularização da exploração pecuária identificada como causa provável da descarga objeto de denúncia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer juntou-se ao Cadaval nesta atividade de sensibilização ambiental
Semana da Floresta levou mil crianças à Serra de Montejunto
Montejunto voltou, recentemente, a ser palco da emblemática Semana da Floresta, iniciativa de preservação da floresta e do ecossistema, bem como de promoção daquela serra. Esta 16ª edição contou com um circuito de atividades lúdicas que envolveu perto de um milhar de crianças de pré-escolar e primeiro ciclo. O Município de Alenquer juntou-se, pelo primeiro ano, ao Município do Cadaval na organização do evento. Para além dos mais de 700 participantes oriundos do pré-escolar e 1º Ciclo do concelho do Cadaval, participaram também, pela primeira vez, perto de 250 crianças do concelho de Alenquer, nomeadamente de Abrigada, Cabanas de Torres e Vila Verde dos Francos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No espaço de um mês
PSP faz mais de 1200 ações de sensibilização sobre a nova nota de 50 euros
Entre 6 de março e 6 de abril, a Polícia de Segurança Pública desenvolveu mais de 1 200 ações de sensibilização sobre a nova nota de 50 euros que entrou em circulação no dia 04 de abril. As ações inseriram-se na Operação “Nova nota de 50€ - A nova face do Euro” e foram dirigidas a comerciantes, idosos e alunos do 3.º ciclo e ensino secundário com o objetivo de dar a conhecer as principais alterações e alertar para o facto de ninguém estar autorizado a fazer troca de notas porta a porta. No espaço de um mês mais de 26 000 pessoas assistiram às ações de sensibilização realizadas. Foram ainda efetuados mais de 7 900 contactos individuais, a maioria dos quais a comerciantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
João Matias, Mandatário da Juventude do CDS
Por Carlos Bonifácio
A minha candidatura à Câmara Municipal de Alcobaça
Isabel Fonseca
Doença de Parkinson afeta 18 mil portugueses
Dr. Miguel Coelho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o