Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 205 Director: Mário Lopes Segunda, 20 de Novembro de 2017
Nuno Mangas discursou perante o ministro da Tutela na abertura do ano lectivo
Presidente do Politécnico de Leiria quer IPL transformado em Universidade Politécnica
«O Politécnico de Leiria tem tido um papel crescente na produção, disseminação e transferência de conhecimento na região de Leiria e Oeste, e é crucial que não veja a sua capacidade de atuação limitada, seja por questões de natureza administrativa ligada à sua designação, seja por menor capacidade de responder aos desafios que lhe são colocados», afirmou Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, na sessão solene de abertura do ano letivo 2017/2018. Apesar das fortes restrições financeiras, já que «o financiamento público do Politécnico de Leiria é hoje dos mais baixos no contexto do ensino superior em Portugal», indicou o presidente, ainda foi possível intensificar a componente do apoio social aos estudantes mais carenciados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
7 Maravilhas sentam Portugal à Mesa
7 Maravilhas à Mesa é o próximo concurso
das 7 Maravilhas de Portugal
Vinhos, pratos e petiscos, roteiros, eventos e experiências enogastronómicas vão fazer as “mesas”a concurso. A organização das 7 Maravilhas de Portugal® acaba de divulgar o tema da eleição de 2018. 7 Maravilhas à Mesa® é a sétima eleição realizada em Portugal, promovendo os patrimónios que marcam a nossa identidade nacional. O projecto acaba de arrancar, com a fase de candidaturas a abrir a 17 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de São Bento foi a primeira a receber Executivo municipal
Município de Porto de Mós promove reuniões
de câmara descentralizadas
O novo Executivo da Câmara Municipal de Porto de Mós pretende implementar uma estratégia de descentralização e de coesão territorial, motivo pelo qual realizará reuniões de câmara descentralizadas, uma vez por mês, em cada uma das freguesias do concelho, garantindo a presença de todo o Executivo nas Juntas de Freguesia, pelo menos uma vez de 10 em 10 meses. A freguesia de São Bento foi a primeira a acolher a Reunião de Câmara do Município de Porto de Mós, no dia 9 de novembro, pelas 14h30, na sede da Junta de Freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Gostar de Constância”
Auditório do Centro Ciência Viva celebra aniversário da Notável Vila da Constância
Faz no dia 7 de dezembro de 2017, 7 anos que o Gostar de Constância ocupa já o seu lugar no calendário dos eventos culturais do concelho. Realiza-se sempre a 7 de dezembro por se tratar de uma data de grande relevância histórica para a comunidade, visto ter sido nesse dia, em 1836, que a rainha D. Maria II, satisfazendo um pedido apresentado pela população, mudou o nome da vila de Punhete, que tinha há séculos, para Notável Vila da Constância. Na edição deste ano, que terá lugar no auditório do Centro Ciência Viva de Constância, a partir das 20h30, serão homenageados a Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, a Associação Casa-Memória de Camões e o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Malpique.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da CPCJ
Município de Leiria lança projeto de prevenção
e combate ao “bullying”
O Município de Leiria vai lançar, através da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), um projeto de prevenção e combate ao “bullying” nas escolas do 1.º do Ensino Básico. Com início dia 21 de novembro, este projeto reconhece a importância de desenvolvimento de ações que previnam e contrariem as práticas de “bullying”, considerando os problemas que as escolas enfrentam por comportamentos agressivos de alunos e as suas consequências no sucesso dos mesmos e na sociedade em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço está também adaptado para caravanismo
Parque de Campismo de Alcobaça reabre
no dia 22 de novembro
O parque de campismo de Alcobaça vai reabrir no dia 22 de novembro, podendo receber campistas e caravanistas A informação foi avançada por Paulo Inácio, durante a reunião de câmara de 13 de novembro, em resposta a Carlos Bonifácio, vereador do CDS, que questionou sobre a atual situação do espaço e o facto dos caravanistas que visitam a cidade estarem a pernoitar em espaços inadequados como a Cova da Onça ou o estacionamento do Merco Alcobaça. Segundo o edil, a autarquia irá reunir com a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, por forma a decidir quem será a entidade responsável pela gestão da infraestrutura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do ano lectivo 2018-2019
Câmara da Nazaré deixa de subsidiar transporte a alunos que estudam noutros concelhos
A comparticipação da Câmara Municipal irá deixar de existir já a partir do ano letivo (2018-2019). no título de transporte de alunos para escolas fora do concelho. O aumento da oferta curricular com a entrada em funcionamento do ensino secundário público, e a política de criação de condições para a continuação dos estudos na rede de escolas do concelho da Nazaré são as justificações da proposta apresentada pelo vice-presidente da Câmara, Manuel Sequeira, que visa extinguir o critério de apoio a alunos a frequentar a oferta formativa no ensino regular não disponível no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado do PSD interpelou ministro da Agricultura
Duarte Marques propôs e Governo concordou com formação em Proteção Civil para autarcas
O deputado Duarte Marques propôs ao ministro da Agricultura a organização de um plano de formação para autarcas em matéria de proteção civil e combate aos incêndios. Recordando a formação em combate a incêndios que foi dada recentemente a alguns membros do Governo, o parlamentar do PSD lembrou que os autarcas são os principais responsáveis pela proteção civil nos seus concelhos não tendo necessariamente formação especial para isso. O deputado eleito pelo distrito de Santarém deu o exemplo do Governo anterior que criou o programa Capacitar para dar formação em gestão aos autarcas que estivessem interessados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Instituto Politécnico de Leiria
Estudante brasileiro apresenta projeto musical na ESECS de Leiria destinado a pessoas cegas
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPL) apresentou, no dia 15 de novembro, o projeto “Música transformando vidas” e do livro inclusivo “O circo panapaná”, ambos de Paulo Mauá, estudante do mestrado em Comunicação Acessível da Escola. “Música Transformando Vidas” é um projeto solidário e criativo, que pretende melhorar a vida de adultos com deficiência visual através da música, “O circo panapaná” é um livro infantil que o Centro de Recursos para a Inclusão Digital da ESECS/IPL adaptou para braille e sistema pictográfico para a comunicação (pictogramas), transformando-se assim num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais ou em idade pré-escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CCDRC anuncia os nove projetos selecionados
Leiria e Fátima finalistas do Concurso de boas práticas de envelhecimento ativo e saudável
Já são conhecidos os nove finalistas do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), em estreita colaboração com os membros fundadores do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra). Os projetos vencedores serão revelados no 5º Congresso Anual do Consórcio Ageing@Coimbra, que se realiza no dia 28 de novembro de 2017, em Coimbra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Foi uma etapa dura”, disse ainda o vencedor da prova.
José Sousa e Marion Kim Mangrobanga vencem 43ª Meia Maratona da Nazaré
José Sousa venceu a 43ª Meia Maratona Internacional da Nazaré (MMIN)ao cortar a meta em 1:12:24. O atleta da União Clube Eirense participou pela primeira vez nesta corrida que classificou como “boa e com uma massa humana fantástica”. “Foi uma etapa dura”, disse ainda o vencedor da prova. Marion Kim Mangrobanga foi a vencedora feminina da mãe das Meias-Maratonas em Portugal. A triatleta fez a prova em 1:26:27. “Foi uma prova muito difícil. O vento não ajudou, mas cumpri os meus objetivos”. Na prova dos 10 km, Octávio Vicente e Andreia Ferrum cortaram a meta em primeiro lugar, nas categorias masculino e feminino, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido e coordenado pelo Turismo do Centro
Projeto ‘Lugares Património Mundial’ promete dinamizar a Região Centro durante dois anos
Foi apresentada no dia 13 de novembro, na Sala dos Atos Grandes da Universidade de Coimbra, o projeto “Lugares Património Mundial” que liga quatro monumentos da Região Centro: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo e a Universidade de Cimbra, Alta e Sofia. O investimento com fundos europeus irá decorrer durante dois anos e mobilizar 2,3 milhões de euros. O projeto divide-se em quatro grandes áreas: a programação cultural, a programação educativa, a promoção/ hospitalidade turística e a comunicação, vertente que integra a criação de uma plataforma digital única para os monumentos, bem como a melhoria de informação e sinalética nos monumentos. Foi ainda apresentada a marca do projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Jornadas de Arqueologia celebram 150 anos
do estudo sobre as Grutas da Cesareda
O Município de Óbidos, através do Serviço de Arqueologia, está a organizar, dia 26 de novembro, na Livraria da Adega – Espaço Ó, as Jornadas de Arqueologia para comemorar os 150 anos da publicação de Nery Delgado, com o título “Da Existência do Homem no Nosso Solo em Tempos Mui Remotos Provada pelo Estudo das Cavernas. Notícia ácerca das Grutas da Cesareda”, a qual incidiu sobre uma das primeiras escavações arqueológicas em contexto de gruta na Península Ibérica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Fleming de Oliveira apresenta sábado livro
“No tempo de gente importante como nós”
Fleming de Oliveira apresenta este sábado, dia 18 de novembro às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o seu livro “No tempo de gente importante como nós”. O advogado, ex-deputado do PSD e historiador local publica neste livro as biografias de centenas de figuras ilustres da vida social e política de Alcobaça dos últimos 50 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Posto de Turismo do Sítio muda para novas instalações no Santuário
O Posto de Turismo do Sítio mudou de instalações. O serviço de prestação de informações sobre acontecimentos e locais de interesse turístico, gastronómico ou paisagístico, e outros, a visitantes e turistas passou para a ala esquerda do Santuário. A funcionar desde maio deste ano, o Posto do Sítio recebeu 12.692 visitantes até outubro, conseguindo alcançar segmentos de mercado com pouca expressão no balcão do edifício do mercado municipal. O turismo religioso, pela proximidade ao Santuário e a elementos ligados ao milagre de N. S. Nazaré, foi o mais significativo. Seguiram-se os pedidos de informação sobre as ondas grandes e o Ascensor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No mundo de trabalho
Município de Leiria, escolas e associações apoiam integração de jovens com deficiência
Um projeto com o objetivo de promover a integração de jovens com incapacidade ou deficiência no mundo de trabalho vai ser desenvolvido no concelho de Leiria, na sequência de um protocolo assinado esta quarta-feira pelo Município de Leiria, escolas e associações. Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, destacou a importância do Projeto “Futuro Já” na integração de jovens na vida ativa, tal como o papel das instituições participantes para o sucesso desta iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Avenida D. Afonso Henriques já tem 1ª Fase da Empreitada de requalificação consignada
A Avenida D. Afonso Henriques já tem 1ª Fase da Empreitada de requalificação consignada. Esta 1ª Fase, com prazo de execução de 100 dias, e estimativa orçamental para elaboração do projeto de execução de 240 819,21 euros, vai intervir na Avenida Grupo de Forcados Amadores de Santarém para poente, entre o Campo Infante da Câmara e a Rua Padre João Rodrigues Ribeiro, com o objetivo de possibilitar aos munícipes uma utilização mais eficiente das infraestruturas existentes, após a abertura do Centro Escolar do Sacapeito, de modo a criar melhores condições de acesso viário ao local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
I Encontro Viver o Tejo reuniu 170 participantes ligados ao setor do turismo
Nersant reclama criação da Entidade Regional de Turismo do Ribatejo
O debate promovido pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, em torno do setor turístico do Ribatejo, resultou na necessidade urgente de criação da Entidade Regional de Turismo do Ribatejo. A Nersant dedicou o dia 15 de novembro inteiramente ao setor do turismo, um dos mais promissores a nível nacional. De facto, foi o potencial deste setor que motivou a associação empresarial a levar a efeito este encontro entre as empresas do setor do turismo do Ribatejo, com o objetivo de, juntos, encontrarem uma estratégia de promoção turística do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Imposto Municipal sobre Imóveis
Câmara de Alcobaça aprova redução de IMI
para 0,350%
A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 13 de novembro, a redução do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis de 0,365% para 0,350% a aplicar em 2018. Além do IMI, foram também aprovadas a taxa de IRS e o valor da derrama a cobrar às empresas. Quanto à taxa de IRS, o município devolve aos munícipes 3,75% arrecadando apenas 1,25%, valor igual ao ano anterior, proposta também aprovada por unanimidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Surfista australiano ofereceu uma das suas pranchas
Ross Clarke-Jones já está na Surfer Wall:
“A Nazaré é a oitava Maravilha do Mundo"
Ross Clarke-Jones já está representado na Surfer Wall do Forte de S. Miguel Arcanjo através de uma das suas pranchas. A lendária fama de surfista destemido, caçador de tempestades e aventureiro ficou, na sexta-feira, dia 10 de Novembro, na parede museológica dedicada aos desportos de ondas. “É uma honra fazer parte da história do surf na Nazaré”, disse Ross Clarke-Jones.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação da Indústria Papeleira
Pataias recebe sessão informativa da CELPA sobre o Projecto Melhor Eucalipto
Esta quinta-feira, dia 16 de Novembro, decorre mais uma sessão de informação para produtores florestais integrada no Projecto Melhor Eucalipto, desta vez em Pataias, no concelho de Alcobaça. A sessão decorrerá nos Bombeiros Voluntários de Pataias, tem o apoio da Associação Produtores Florestais dos Concelhos Alcobaça e Nazaré (APFCAN) e conta com uma vertente teórica, em sala, e outra prática, no campo. O Projecto Melhor Eucalipto já realizou sessões de informação para praticamente 900 pessoas – entre proprietários, produtores e técnicos florestais – sobre as melhores práticas de gestão florestal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
16 de novembro – Dia Nacional do Mar
8 milhões de toneladas de lixo são despejados no mar diariamente
Estima-se que 8 milhões de toneladas de lixo por dia chegam aos oceanos por ação do Homem. 80% da poluição marinha tem origem em terra, com consequências desastrosas na biodiversidade marinha. No Dia Nacional do Mar, a Quercus destaca os 10 principais problemas a afetar os Oceanos e pede aos responsáveis políticos que acelerem e tornem mais ambiciosos os planos para a criação de Áreas Protegidas Marinhas e que invistam fortemente na redução das fontes de poluentes marinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 15 de novembro
Batalha, Alcobaça e Tomar recebem programa “Era Uma Vez... Monges, Cavaleiros e Reis”
O programa “Era Uma Vez... Monges, Cavaleiros e Reis – À Descoberta dos Mosteiros Património Mundial do Centro”, lançado em 2015 pelos municípios de Alcobaça, Batalha e Tomar, realiza este ano a sua 3ª edição que começou já esta quarta-feira, 15 de novembro. O projeto consiste na organização de visitas temáticas ao Mosteiro de Alcobaça, ao Convento de Cristo e ao Mosteiro da Batalha para alunos do 4º ano dos três concelhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado do PS interveio no Parlamento
António Sales volta a pedir ao Governo
para permitir ao IPL outorgar grau de doutor
O deputado socialista António Sales questionou esta terça-feira, dia 14 de Novembro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o envolvimento dos Institutos Superiores Politécnicos na atribuição do grau académico de doutoramento, pedindo também esclarecimentos sobre a previsão de transferência das verbas orçamentadas para a transição das carreiras dos doutorandos nestas instituições de ensino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo prepara-se para mudanças no clima
CIMLT já prepara Plano de Adaptação
às Alterações Climáticas na Lezíria do Tejo
No dia 8 de novembro, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) foi palco do 1º Workshop do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Lezíria do Tejo. A atividade contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas, dos setores agrícola, florestal, ambiental, da saúde, da água, da investigação e do planeamento. O objetivo foi caracterizar eventos climáticos passados e a sua perceção social e promover a partilha de experiências e interação dos diferentes atores sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado do PSD de Santarém critica falta de transparência na gestão de fundos europeus
Duarte Marques acusa governo de discriminar concelhos de Santarém afetados por incêndios
O deputado do PSD Duarte Marques aproveitou o debate com o Ministro da Economia sobre o Orçamento de Estado (OE2018) para voltar a apelar à igualdade de tratamento entre os concelhos que sofreram com os incêndios deste verão. Duarte Marques lembrou que “o cardápio de apoios dirigidos às empresas e empresários dos concelhos de Pedrogão e de 15 de outubro são muitíssimo diferentes daqueles a que têm direito as empresas de outros concelhos como Mação, Oleiros, Fundão, Vila de Rei, Sardoal, Ferreira de Zêzere, entre outros.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Mosteiro de Alcobaça
Virgolino Jorge lança “Ratio Fecit Diversum. Ensaios sobre a Abadia de Alcobaça”
A Direção-Geral do Património Cultural/ Mosteiro de Alcobaça promove, na sexta-feira, dia 17 de novembro, às 17h30, na Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça, (entrada pela Ala Norte), a apresentação do livro “Ratio Fecit Diversum. Ensaios sobre a Abadia de Alcobaça”, de Virgolino Ferreira Jorge, número 2 da Coleção “Estudos Monásticos Alcobacenses”. A apresentação do livro do Professor da Universidade de Évora integra o programa do II Encontro Internacional de Abadias Cistercienses em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara do Cartaxo investe mais de 35 mil euros para devolver “segurança e sustentabilidade ao edifício”
Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita reabre depois de obras de requalificação
O fim de tarde do dia 11 de novembro foi recebido na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, como um “dia há muito esperado. Hoje realiza-se um sonho de muita gente e que tem uma longa história”, conforme assegurou Miguel Montez Leal – que presidiu à Comissão das Comemorações do Bicentenário do Concelho –, na inauguração da que passará a ser a exposição “residente do Salão das Artes”. Vinte e nove obras assinadas por Eduardo Rosa Mendes, Jorge Maltieira e José Tagarro, pintores naturais ou residentes no Cartaxo, de um total de cinquenta doadas pelos artistas à Câmara Municipal, estão agora reunidas num só espaço “com a dignidade que lhes devemos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 a 26 de novembro
Pista de gelo e pão de ló de Cós novidades
na Mostra de Doces Conventuais de Alcobaça
Este ano além das tradicionais iguarias como as Cornucópias (Alcobaça), Pão de Ló de Alfeizerão (Alcobaça), Pastéis de Santa Clara (Coimbra), Brisas do Liz (Leiria), Licor de Ginja (Alcobaça), Licor de Singeverga (Roriz, Santo Tirso), D. Rodrigo (Portimão), Pão de Rala (Alentejo), Trouxas do Mondego (Tentúgal), Pudim Abade de Priscos (Braga), entre outros, a XIX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça apresenta como novidades o lançamento do Pão de Ló de Cós e uma pista de gelo com 200m2 que será instalada na frente do Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Santarém e Área Oeste
Presidentes da JSD da região apoiam Rui Rio
Rui Rio conta já com o apoio pessoal dos líderes de 10 estruturas distritais da JSD de todo o país, entre os quais Renato Guardado, da Distrital de Leiria, Tiago Carrão, da Distrital de Santarém e Jorge Faria de Sousa, da Distrital de Lisboa - Área Oeste. A candidatura do candidato à presidência do Partido social Democrata garante contar já com numerosos apoios de diversos militantes e estruturas da JSD, a que se juntam agora mais estes 10 presidentes distritais da JSD, que, a título pessoal, afirmam em uníssono que é hora de agir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valor mantém-se desde 2014
Câmara da Batalha aprova taxa mínima de IMI de 0,3% em 2018
A Câmara Municipal da Batalha aprovou em Reunião de Câmara manter a taxa no valor mínimo de 0,3% previsto na Lei do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2018, medida que representa uma diminuição de receita estimada em 852 mil euros. Na proposta, que terá de ser aprovada pela Assembleia Municipal, determina-se ainda que seja aumentado para o triplo o valor da taxa nos prédios urbanos em ruínas, e a uma majoração em 50% da taxa de IMI aplicável aos prédios rústicos com áreas florestais em situação de abandono, como medida de prevenção aos fogos florestais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de Novembro
Caldas da Rainha inaugura iluminação de Natal com 3,5 milhões de microlâmpadas em led
Caldas da Rainha já está em contagem decrescente para a inauguração das iluminações de Natal e da árvore gigante, no sábado, dia 18 de novembro, às 18 horas. É o arranque oficial do programa de animação de Natal da cidade que promete oferecer, durante sete semanas, “o melhor do Natal” e “muitos sorrisos”. Há já vários anos que o Município das Caldas da Rainha e a Associação Empresarial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) desenvolvem em parceria este projecto, que tem um forte impacto no tecido socioeconómico da cidade, atraindo milhares de visitantes ao longo das várias semanas. Este ano Câmara e associação de comerciantes investiram cerca de 160 mil euros em iluminação, animação e dezenas de eventos e estimam atrair à cidade meio milhão de visitantes. A inauguração das iluminações de Natal, a 18 de novembro, é um momento muito aguardado e será assinalado com uma grande festa na Praça 25 de Abril, local onde está implantada a árvore gigante com 33 metros de altura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Profissionais e académicos reúnem-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Leiria recebe seminário sobre transformação digital na indústria da construção
“Transformação digital na Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC)” é o tema do seminário BIM Centro 2017, dinamizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), em parceria com a Stratbond e a ARICOP – Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria, e que se realiza no dia 16 de novembro, no Anfiteatro -1.02, do edifício D da ESTG/IPL, a partir das 14h. «Nesta segunda edição pretendemos contribuir para a consolidação da relevância da metodologia BIM – Building Information Modeling na Indústria AEC, e em particular no contexto das transformações digitais inerentes à Indústria 4.0», salienta Ricardo Gomes, docente e coordenador do departamento de Engenharia Civil da ESTG/IPL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bernardo Santareno e Mário Viegas nasceram em novembro
“Santarém em Cena” é tema da Visita Guiada deste mês promovida pela Câmara de Santarém
“Santarém em Cena” é o tema da última visita guiada prevista para este ano, promovida pela Câmara de Santarém, que tem lugar no próximo sábado, dia 18 de novembro, com início às 14h30, no Jardim da República, duração de 2h30 e términus no Bairro de S. Bento. Nesta Visita, que conta com a participação do Veto Teatro Oficina, vamos falar de Teatro. Santarém foi berço do dramaturgo Bernardo Santareno e do ator, encenador e recitador Mário Viegas, ambos de nome próprio, António, e ambos nomes marcantes, singulares e incontornáveis do teatro português. A pretexto das suas datas de nascimento, no mês de novembro, o programa irá falar desta arte, que nos emociona e nos transforma enquanto espectadores e da qual encontramos referências na Cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de investigação quer pesca reduzida a zero já em janeiro de 2018
Investigadores do IPL alertam que tubarão anequim enfrenta ameaça de extinção
Uma equipa de investigadores portugueses concluiu que caso não sejam proibidas as capturas de tubarão anequim no Atlântico, a espécie poderá desaparecer dos nossos mares. Portugal, a par de Marrocos e Espanha, é dos maiores pescadores de tubarão anequim, que é, das espécies analisadas, a que sofreu uma diminuição mais drástica em lota, em Portugal. Caso a pesca desta espécie não seja reduzida a zero já no próximo ano, não recuperará, indicam os especialistas. O estudo que envolve o Politécnico de Leiria, a Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios, recolheu e analisou os dados da última década de descargas de tubarões e raias em Portugal, e foi apresentado este mês na conferência da European Elasmobranch Association, em Amesterdão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras de conservação dos monumentos do centro terão linha própria de financiamento
Fortaleza de Peniche será o 15.º museu nacional graças a verbas comunitárias
O deputado do PS António Sales questionou, no dia 7 de Novembro, o ministro da Cultura, durante a audição do governante no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2018, sobre o futuro dos mosteiros da zona centro. O parlamentar eleito pelo distrito de Leiria aproveitou ainda para saudar a promoção e o apoio a projetos de valorização do património presentes no relatório do OE, o que constitui “um eixo fundamental na recuperação de níveis de investimento necessários à boa gestão e ao crescimento do tecido cultural português”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orfeão de Leiria celebra o Natal a partir de canções de tradição popular portuguesa
Orquestra Sinfónica de Leiria regressa e traz “Um Natal Português” ao Convento da Portela
“Um Natal Português” é a proposta do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) para assinalar a abertura da quadra natalícia na cidade e marcar igualmente o regresso da Orquestra Sinfónica de Leiria, num grandioso concerto que terá lugar na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos), em Leiria, no dia 1 de dezembro, a partir das 21h30. O concerto irá celebrar o Natal a partir de canções tradicionais portuguesas, especialmente adaptadas para orquestra e coro pelos compositores portugueses Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Fernando Valente e Eugénio Amorim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto é apresentado esta segunda-feira
Centro de Portugal liga em rede os 4 Lugares Património Mundial
Uma rede de 12 entidades elegeu o Património da Humanidade de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar como dínamos turísticos da Região Centro de Portugal, convocando programação cultural, educação, comunidade, comércio e comunicação para um trabalho conjunto de dois anos e um investimento de mais de 2.3 milhões de euros na respetiva requalificação patrimonial e turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Nersant recebe primeiro-ministro caboverdiano para almoço debate com as empresas da região
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar esta quinta-feira, 16 de novembro, em Torres Novas, um almoço-debate com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. A iniciativa, que irá decorrer pelas 13h no Restaurante Nersant em Torres Novas, tem como objetivo promover um encontro entre as empresas da região do Ribatejo e o Governo cabo verdiano, com o objetivo de debater e encontrar soluções facilitadores de processos de cooperação empresarial entre os dois países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde 5 de novembro
Rio Maior já tem novos campos de ténis e padel
No domingo, dia 5 de novembro, foram inaugurados os novos Campos de Ténis e Padel no Complexo Desportivo de Rio Maior. A construção destes campos veio dar resposta a uma solicitação da população, reforçando a oferta deficitária de campos de ténis no concelho. Apostou-se ainda na construção de um Campo de Padel, uma modalidade desportiva cada vez mais popular e que conquista novos praticantes de ano para ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Vicente Batalha dirige peça comemorativa
do 63º aniversário do Cine-Teatro São Pedro
Para assinalar o seu 63º aniversário, o Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebe, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o espetáculo “Era Uma Vez Um Teatro”, pelo Grupo de Teatro Alcanena em Cena, com direção e encenação de Vicente Batalha, coreografia de Raquel Senhorinho e participação das bailarinas do Corpo de Dança. A estreia do espetáculo será no dia 18 de novembro, sábado, às 21h30. No dia 19 de novembro, domingo, o espetáculo será apresentado às 16 h, repetindo no dia 20 de novembro, segunda-feira (dia do aniversário), às 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Margarida Balseiro Lopes reclama mais celeridade na reconstrução das casas
Deputada do PSD alerta: só 18 casas ardidas no incêndio de Pedrógão foram reconstruídas
Na audição ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, no dia 6 de novembro, a deputada do PSD Margarida Balseiro Lopes reclamou mais celeridade na reconstrução das casas afetadas pelos incêndios na audição parlamentar de discussão do Orçamento do Estado para 2018. Alertando para a discrepância entre o número de casas que arderam nos incêndios de Pedrógão Grande, em que o relatório do Fundo Revita refere 205 casas e o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas fala em 235, Margarida Balseiro Lopes criticou ainda o atraso em quase 4 meses na publicação do Decreto-Lei que permite que seja acelerado o processo de reconstrução das casas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de Leiria ter recebido a 1ª edição
Torres Vedras acolhe II Gala Porco d’Ouro
A cidade de Torres Vedras acolhe, no dia 24 de Novembro, sexta-feira, a segunda edição da Gala Porco d’Ouro, evento que premeia os melhores produtores suinícolas do país. No evento que analisará 37 explorações em concurso, serão entregues os galardões que premeiam os produtores que apresentam os melhores índices técnicos de produtividade prante uma audiência prevista de mais de 700 profissionais da fileira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caminhada solidária “Reconstruir para o Futuro”
Farmácia Guerra Pedrosa organiza caminhada para apoiar vítimas dos incêndios
Para apoiar as vítimas dos incêndios na região de Leiria, a Farmácia A. Guerra Pedrosa, em Vieira de Leiria, Marinha Grande, desafia os seus utentes a participar na caminhada solidária “Reconstruir para o Futuro”, no dia 19 de novembro, às 9h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Farmácia. Por cada inscrição, a Farmácia A. Guerra Pedrosa doará 1 “farma”, sendo que cada participante pode também contribuir com uma doação de valor facultativo. O total dos donativos angariados nesta ação será convertido em bens para recuperação das habitações da população afetada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Área de Serviço serve o Almoço de Família mais divertido da época
Centro Cultural do Cartaxo estreia comédia “Almoço de Família”
A perfeita comédia para dar início ao espírito de Natal está a chegar ao Cartaxo! Pela mão da Área de Serviço, com encenação de Frederico Corado chega “Almoço de Família”, uma peça de Frederico Corado e Vânia Calado que será a 21ª produção da Área de Serviço no Centro Cultural do Cartaxo. Não vai querer faltar ao convite para degustar um texto hilariante que transforma um simples domingo num dia surpreendentemente cómico, mas enternecedor. A estreia terá lugar no dia 24 de novembro, às 21h30, voltando o elenco a subir ao palco nos dias 25 e 26.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Casa Museu João Soares
Cortes recebe mostra "Cartazes de Propaganda Chinesa - A Arte ao Serviço da Política"
A Casa Museu João Soares, nas Cortes, Leiria, inaugura esta sexta-feira, dia 17 de novembro, às 18h30, a exposição - "Cartazes de Propaganda Chinesa - A Arte ao Serviço da Política". A mostra é promovida pela Fundação Mário Soares, Fundação Oriente e Câmara Municipal de Leiria, estando patente ao público até ao dia 25 de fevereiro de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã recebe maior modelo de dinossauro do Parque
Dinossauro Lourinhasaurus com 23 metros chega ao Dino Parque a 20 de novembro
Chegam à Lourinhã no dia 20 de novembro os últimos modelos dos dinossauros daquele que é o maior museu ao ar livre em Portugal: o Lourinhanosaurus e o Lourinhasaurus. Com estes dois modelos de dinossauros, o Dino Parque fica completo, com 120 modelos, que poderão ser visitados pelo público no início de 2018 e o qual irá proporcionar uma verdadeira viagem de milhões de anos à descoberta de outros mundos e observar alguns dos mais famosos dinossauros, como o Triceratops, Iguanodon e o Tyrannosaurus Rex, o mais perigoso de todos os predadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 13 a 17 de Novembro
Biblioteca de Tomar celebra 20 anos com Jorge Serafim e evocação de Cartaxo da Fonseca
O 20º aniversário da Biblioteca Municipal de Tomar, nas actuais instalações, vai ser comemorado com uma vasta programação ao longo da próxima semana, que dará mais uma vez realce ao seu patrono, António Cartaxo da Fonseca, insigne bibliófilo tomarense que doou a esta casa mais de 60 mil volumes, incluindo muitas raridades. Assim, será reeditada uma brochura alusiva, que reproduz um artigo alusivo de Fernando de Araújo Ferreira, bem como diversas fotografias antigas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais um prémio para o escultor alcobacense
Thierry Ferreira vence 7º Prémio Ibérico
de Escultura - Cidade de Serpa
A 7ª Edição do Prémio Ibérico de Escultura apresenta dez obras de oito artistas, que podem ser encontradas na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra e no jardim envolvente até ao próximo dia 3 de dezembro. Das propostas apresentadas, foram atribuídas três menções honrosas, e o respectivo primeiro prémio ao escultor Thierry Ferreira, que venceu com a obra Cubic#610221130.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relatório da OCDE revela indicadores de saúde
Portugal é o quarto país com mais pessoas
com demência
A Alzheimer Portugal está preocupada com o aumento da prevalência dos casos de demência em Portugal. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acaba de revelar que Portugal é o quarto país com mais casos de demência por cada 1000 habitantes (19,9). “A demência é um desafio enorme para muitas famílias, e, infelizmente, a grande maioria das pessoas não reconhece ainda que existem comportamentos que podemos adotar e que podem funcionar como fatores protetores contra as demências, tais como controlar a tensão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue”, explica José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Expositores da Moldplás satisfeitos com adesão e interesse dos visitantes à ExpoSalão
"Aqui, recebemos os clientes como se estivéssemos em nossa casa", garante a ExpoSalão, e, por isso, "é desta forma calorosa e com visível satisfação que a maioria dos 200 expositores encara esta décima edição da Moldplás - Salão de Máquinas, Equipamentos, Matérias-primas e Tecnologia para Moldes e Plásticos, que encerra as portas este sábado, pelas 20h00. A feira, uma verdadeira montra de excelência e inovação, tem registado uma grande afluência de visitantes, a maioria empresários e técnicos das indústrias de moldes e plásticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 11 e 12 de novembro
Tomar recebe durante três dias as Jornadas
de Esgrima Histórica
Tomar vai receber este fim de semana as Jornadas de Esgrima Histórica, numa iniciativa da associação Thomar Honoris, da Hema Portugal e do Município de Tomar, em colaboração com diversos parceiros. A iniciativa decorre em vários pontos da cidade, com conferência e exposição no Complexo Cultural da Levada, a partir de sexta-feira, dia 10, e a prática de esgrima no pavilhão Municipal Cidade de Tomar no sábado, 11 e domingo, 12.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário-geral da OMT e ministro da Economia serão oradores
Congresso Internacional de Turismo Religioso
e Peregrinação conta com 500 participantes
O Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, evento de alcance internacional organizado pelo Município de Ourém em parceria com a Organização Mundial de Turismo (OMT) e com o apoio do Ministério da Economia de Portugal, tem já mais de 500 participantes confirmados que rumarão a Fátima nos dias 22 e 23 de novembro. Este evento vai contar com a participação dos mais altos representantes dos países membros da OMT, bem como reconhecidos oradores e ilustres participantes vindos dos quatro quadrantes do mundo, além do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Taleb Rifai, e do ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Faria de Sousa manifesta apoio pessoal
Presidente da JSD Lisboa-Área Oeste declara apoio a Rui Rio
Jorge Faria de Sousa, presidente da JSD Lisboa-Área Oeste, declara o seu apoio pessoal à candidatura “É Hora de Agir”, liderada por Rui Rio à liderança do PPD/PSD. O jovem social-democrata entende que, “o Dr. Rui Rio tem um projeto para o PPD/PSD, é fundamental abrir o partido à sociedade civil, promover o debate de vários temas com militantes e com outras pessoas que queiram dar o seu contributo e trabalhar por uma maior implementação territorial das estruturas locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Profissionais dão dicas a crianças, pais e colaboradores para uma alimentação equilibrada
CHL comemora Dia Mundial da Diabetes com palestras de sensibilização em Alcobaça
Uma equipa de profissionais do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), dinamiza palestras de sensibilização sobre a problemática da diabetes, que passa por dicas de como fazer uma alimentação equilibrada e saudável, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra a 14 de novembro. Dirigidas a crianças, pais e colaboradores, estas ações de prevenção para a saúde realizam-se na Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, ministradas pela enfermeira Ana Rosa da Consulta Externa do HABLO e com o apoio da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após cair da prancha
Presidente da Câmara da Nazaré efetua visita
ao surfista acidentado Andrew Cotton
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, efetuou, esta quinta-feira, 9 de Novembro, uma visita de cortesia ao surfista Andrew Cotton, que se encontra internado numa unidade hospitalar próxima. O atleta britânico protagonizou um wipeout arrepiante ao ser surpreendido pela força de uma onda poderosa e arremessado para fora da prancha, na última quarta- feira. “Apesar do aparatoso acidente, fiquei bastante agradado ao ver que mantém a boa disposição e a forte vontade de regressar rapidamente ao mar, e à praia do Norte”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
13ª edição decorre este sábado
Encontro Oeste Sketchers reúne no Bombarral cerca de duas dezenas de desenhadores
O 13º Encontro Oeste Sketchers vai realizar-se no Bombarral este sábado, dia 11 de novembro. O encontro vai reunir cerca de duas dezenas de desenhadores que, ao longo do dia, vão desenhar alguns dos monumentos mais emblemáticos da vila bombarralense. O ponto de encontro é a Estação dos Caminhos de Ferro da CP. A participação é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Maria Morte" e "A Menina dos Caracóis"
Tânia Bailão Lopes apresenta dois novos livros na Biblioteca Municipal de Leiria
A autora e ilustradora Tânia Bailão Lopes apresenta, dia 11 de novembro, às 16 h, na sala da hora do conto da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, os seus novos livros "Maria Morte" e "A Menina dos Caracóis". “Maria Morte é uma menina pouco compreendida. Não tem amigos e todos se afastam dizendo que ela é muito má. Mas, certo dia, conhece Violeta Vida que fica a ser a sua melhor amiga e nunca mais se largam. Sempre juntas vão descobrindo a razão pela qual todos temem a Maria Morte e percebem que, afinal, a morte faz parte da vida”, revela a autora. O respeito pelos animais de estimação é o tema abordado no segundo livro - “A Menina dos Caracóis” – que contará com a presença de Daniela Sousa na apresentação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministério responde ao deputado socialista António Sales
Governo negoceia novos quartéis da GNR
em Peniche e Óbidos e da PSP em Leiria
O deputado socialista António Sales perguntou, no dia 7 de Novembro, ao ministro da Administração Interna se os postos territoriais da GNR de Peniche, de Óbidos e de Pedrógão Grande estão nas prioridades de investimento do Governo. O parlamentar falava durante a audição de Eduardo Cabrita no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018. Ora, o parlamentar considera que no distrito de Leiria a prioridade de investimento deve ir para os postos territoriais da GNR de Atouguia da Baleia, em Peniche, de Óbidos e de Pedrógão Grande, bem como para o comando distrital de Leiria da PSP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com ondas acima dos 10 metros
Ondulação grande junta Big Riders mundiais
na Praia do Norte
A entrada de uma ondulação muito grande criou boas condições para surfar, com ondas acima dos 10 metros nos sets maiores, e algum vento NE a permitir side-offshore. Mais de 20 Big Riders mundiais não faltaram à chamada, e apanharam ondas que os podem ter colocado na corrida aos Big Wave Awards (óscares das ondas grandes). O dia 8 de novembro ficou, também, marcado pelo wipeout arrepiante do surfista britânico Andrew Cotton, que foi surpreendido pela força de uma onda poderosa e arremessado para fora da prancha. Os procedimentos de segurança disponibilizados pelo Município foram imediatamente acionados, e o surfista assistido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poluição no Rio Tejo tem-se agravado
Duarte Marques acusa Governo de reduzir verbas de entidades fiscalizadoras do Ambiente
O deputado do PSD Duarte Marques questionou, no dia 8 de Novembro, o ministro do Ambiente sobre os problemas ambientais no distrito de Santarém, em particular o rio Tejo e os problemas de poluição de Torres Novas e Alcanena. Para Duarte Marques o “discurso do Governo não tem nada a ver com o Orçamento que propõe, a fiscalização será ainda menor em 2018”. O mais recente episódio de poluição de peixes mortos levou o Deputado do PSD a voltar a questionar o ministro pela falta de ação no combate a este flagelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Moldplás apresenta inovação e tecnologia
dos moldes e plásticos na ExpoSalão
A 10ª edição da Moldplás abriu portas esta quarta-feira, dia 8 de novembro, trazendo ao Centro de Exposições da Batalha (Exposalão) uma montra de excelência e inovação: máquinas, equipamentos e tecnologias para o setor dos moldes e plásticos. Com duas centenas de expositores, a feira espera um número recorde de 25 mil visitantes. "Uma vez mais, a Exposalão dá as mãos a duas das principais indústrias do País que, com o seu empenho, inovação e bem-fazer, têm levado além fronteiras o nome de Portugal", considera José Frazão, director-geral da Exposalão. A Moldplás - Salão de Máquinas, Equipamentos, Matérias-primas e Tecnologia para Moldes e Plásticos que decorre até dia 11.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR identifica em Camarate suspeito de furto em interior de residência na Caranguejeira
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, identificou, no dia 8 de novembro, em Camarate, um indivíduo de 22 anos, por furto em interior de residência. No âmbito de uma investigação por furto em interior de residência, que ocorreu no dia 31 de outubro, em Caranguejeira - Leiria, foi identificado o suspeito, que permitiu o cumprimento de um mandado de uma busca domiciliária e uma não domiciliária, em Camarate – Loures, tendo resultado na apreensão de sete cartuchos de calibre 12; um anel em ouro; uma pulseira em ouro; dois álbuns com moedas colecionáveis; quatro quadros de parede, com moldura e pintados à mão; três pen USB; dois telemóveis; um relógio; um tablet; um televisor; uma máquina fotográfica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o processo de apoio de emergência da reflorestação e medidas de minimização dos riscos ambientais
CIM da Região de Leiria pede ao Governo grupo de trabalho para o Pinhal de Leiria
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) realizou a sua instalação esta segunda-feira, dia 6 de novembro, integrando os novos 10 presidentes da câmara eleitos no dia 1 de outubro, respetivamente: Alvaiázere – Célia Marques; Ansião - António José Domingues; Batalha – Paulo Batista Santos; Castanheira de Pera – Alda Correia de Carvalho; Figueiro dos Vinhos - Jorge Fernandes de Abreu; Leiria – Raul Miguel Castro; Marinha Grande – Cidália Rosa Ferreira; Pedrogão Grande – Valdemar Alves; Pombal – Diogo Mateus; Porto de Mós – Jorge Vala.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Orçamento aprovado para 2018
Câmara da Batalha investe 414 mil euros
na proteção civil e na floresta
A Câmara da Batalha vai investir 414 mil euros na proteção civil e na floresta de acordo com o Orçamento aprovado para 2018, com destaque para a gestão dos espaços florestais através de ações de silvicultura preventiva em vias municipais (faixas de contenção), com uma verba disponível de 120 mil euros, seguindo-se a beneficiação e a manutenção da rede viária florestal. No âmbito do projeto "Prevenir Já", está previsto o apoio à formação em operações de fogo controlado, bem como a aquisição de kits/pontos de água de apoio ao Combate de 1ª Linha, para reforço de meios das juntas freguesia e a instalar junto das populações. Também as operações de reflorestação e campanhas sensibilização e vigilância móvel, são rúbricas que conhecem um forte investimento para os próximos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão solene decorre no dia 16 de novembro no Teatro José Lúcio da Silva
Politécnico de Leiria abre novo ano letivo
com presença do ministro Manuel Heitor
O Politécnico de Leiria realiza a abertura oficial do ano letivo 2017/2018 numa sessão solene que conta com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e que decorre no dia 16 de novembro, às 14h45, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Alexandre Quintanilha, presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, é o convidado de honra do Politécnico de Leiria para proferir a oração de sapiência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 18 de Novembro, no CNEMA, em Santarém
Tecfresh’17 recebe cerimónia de prémios dos concursos de doces,aguardentes e frutos secos
A Tecfresh’17 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que se realiza no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 16 a 18 de novembro, vai ser palco no dia 18 da cerimónia de entrega de prémios dos Concursos Nacionais decorreram no CNEMA em outubro, como o 6º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses, o 2º Concurso Nacional de Aguardentes não Vínicas Tradicionais Portuguesas e o 6º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Chef Luís Lavrador apresenta livro sobre teoria e prática da cozinha “Ao Sabor da Bíblia”
Com lançamento previsto para 11 de novembro no Casino Figueira, na Figueira da Foz e apresentação a 16 de novembro na Escola de Hotelaria de Lisboa, o livro “Ao sabor da Bíblia”, do Chef Luís Lavrador, natural de Alcobaça, apresenta-se como um duplo convite: primeiro, a um percurso pela história da comensalidade, desde os primeiros tempos até ao início do Cristianismo, e, de seguida, como uma convocação à experiência gastronómica da confeção e degustação de menus onde imperam alimentos, temperos e sabores que marcam o itinerário da história judaica e cristã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela organização do evento e pela Valorsul
Fâs do surf reciclaram mais de 5 toneladas durante o campeonato do mundo em Peniche
A separação de resíduos de embalagem durante o campeonato do mundo de Surf, que decorreu em Peniche, no final de outubro, bateu todos os records. Ao todo, foi possível enviar para reciclagem mais de 5 toneladas de material, sobretudo plástico, desviando estes resíduos de um destino bem menos útil: o aterro sanitário. Os materiais recolhidos (papel e cartão, plástico e metal, e vidro) foram enviados para o centro de triagem da Valorsul para serem preparados para a entrega à indústria recicladora. Só com o papel e cartão recolhido, foi possível poupar o abate de 30 árvores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na vice-presidência mantêm-se Paulo Batista Santos e Célia Marques
Raul Castro reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Leiria
A primeira reunião do Conselho Intermunicipal, após a tomada de posse dos novos executivos dos Municípios, decorreu esta segunda-feira, 6 de novembro, com a instalação do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Leiria. A única lista foi aprovada por unanimidade, tendo Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, sido reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da CIM da Região de Leiria para o quadriénio de 2017-2021. Na vice-presidência mantém-se Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, a que se junta Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha recebe iniciativa “Viva Termas Centro” no dia 11 de Novembro
Projecto Termas Centro dinamiza 22 estâncias termais da Região Centro
No dia 11 de novembro, sábado, é a vez das Caldas da Rainha receber a iniciativa “Viva Termas Centro”. Com a assinatura do projecto Termas Centro o objectivo é garantir a dinamização das 22 estâncias termais que compõem o Centro do País, através de fins de semanas diferentes, com a promoção do que de melhor cada região tem a nível cultural, gastronómico e histórico. Destinadas a miúdos e graúdos, todas as actividades são gratuitas e garantem um dia inteiro de novas experiências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia decorre quinta-feira, 9 de novembro
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria comemora 38 anos de ensino
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPL) comemora na quinta-feira, dia 9 de novembro, 38 anos desde a aprovação em Conselho de Ministros, da sua criação como escola autónoma. A cerimónia, que se realiza no auditório 2 da Escola, tem início às 16h e conta com as intervenções de Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, de Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria e de Sandrina Milhano, diretora da ESECS, bem como dos presidentes dos diferentes Órgãos da ESECS/IPL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia quer plantar até 125 azinheiras já em novembro
Câmara de Santarém pede a munícipes
para plantarem “um Sumidouro de CO2”
A Câmara de Santarém lança o desafio a famílias Scalabitanas ou que habitem no Concelho, proprietárias até ½ hectare de terreno, a candidatarem-se à ação “Plante as Raízes do Futuro. Plante um Sumidouro de CO2”, de 6 a 14 de novembro, com o objetivo de poderem plantar até 125 azinheiras (Quercus rotundifolia), através duma parceria estabelecida com o município, a partir da qual passam a integrar a Rede de Famílias com Raízes. As famílias interessadas podem contatar as EMAS – Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade, da Câmara de Santarém, na Casa do Ambiente (Rua Pedro Canavarro, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30, ou podem submeter as suas candidaturas no Portal do Município .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com direção científica do Prof. Virgolino Jorge
Mosteiro da Batalha recebe colóquio “Número
e medida na Arquitetura Religiosa em Portugal”
O Mosteiro da Batalha recebe, nos dias10 e 11 novembro, com direção científica do Prof. Virgolino Jorge, o colóquio “Número e medida na Arquitetura Religiosa em Portugal”. A euritmia arquitetónica resulta de um desenho assente em factores conjugados de número e medida. As pesquisas efectuadas em diferentes exemplos de antigas construções religiosas no país – catedrais, mosteiros e conventos – testemunham a aplicação atenta e consciente desses preceitos básicos de racionalidade e estética no seu traçado morfológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Circuito Mundial de Bodyboard termina com excelentes resultados para atletas nazarenos
O Circuito Mundial de Bodyboard de 2017 terminou com excelentes resultados e os atletas Praia do Norte já se preparam para a nova temporada, com objetivos renovados. António Cardoso sagrou-se o primeiro português, e nazareno, a vencer uma etapa do Circuito Mundial APB, erguendo a taça em casa, no Nazaré Pro 2017, prova do Grand Slam (4 a 11 de outubro). Os companheiros, Teresa Almeida e Dino Carmo deram mostras de grande capacidade de superação, mostrando a sua excelente forma em todas as provas realizadas durante a época, que se apresentou bastante exigente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições realizaram-se em todas as concelhias do distrito
Rui Rocha reeleito presidente da Distrital
de Leiria do PSD
Realizaram-se no sábado, dia 4 de novembro, as eleições para os diversos órgãos do PSD do distrito de Leiria. Destaca-se o facto de ter sido apresentada uma única lista a cada um dos órgãos, salientando-se o apoio e a participação de todas as concelhias do distrito de Leiria. Nestes termos, para a Comissão Política Distrital de Leiria foram eleitos para presidente Rui Rocha, vice-presidentes Hugo Oliveira e Teófilo Santos, secretário Pedro Pimpão, tesoureiro Valter Ribeiro, vogais Paulo Batista, João Barreiras Duarte, João Marques, Humberto Marques, Joaquim Pequicho, Gabriel Vala, Filipe Sales, Albano Morgado e suplentes Daniel Marques, Filipe Silva e Manuel Lourenço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em conjunto com outras três escolas portuguesas
Escola de Alcobaça dá nome a novo asteróide
Pela primeira vez, jovens cientistas das escolas secundárias portuguesas vão ter a oportunidade de atribuir o nome a um objeto do Sistema Solar. Trata-se de um asteroide que foi descoberto por quatro equipas de alunos e professores do nosso país em 2012, mas as regras da União Astronómica Internacional obrigaram a quase 6 anos de espera até a descoberta poder ser oficializada. Inicialmente designado por 2012 FF25, este objeto tem sido observado nos últimos anos pelos mais importantes telescópios do mundo. Nesta campanha, em particular, estiveram envolvidas várias escolas portuguesas, e a sorte de descobrir o objeto 2012 FF25 coube a quatro equipas, entre as quais Bernardo Figueiredo e professor Paulo Carapito, da Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Alma Vitis 2016” e “Velhos Tempos. Reserva 2015” venceram no sector dos vinhos
Carmitas vence concurso do Pastel de Feijão de Torres Vedras 2017
Decorreu no dia 4 de novembro, no Ô Hotel Golf Mar, a cerimónia de entrega de prémios dos concursos realizados no âmbito do Festival do Pastel de Feijão e do Festival do Vinho de Torres Vedras. Integrados na edição 2017 das Festas da Cidade, estes concursos distinguiram a Casa Benjamin, vencedora do concurso A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras, com a sobremesa “Benjamim Pé de Feijão”; e Carmitas, vencedora do Pastel de Feijão de Torres vedras 2017. “Alma Vitis 2016. Vinho DOP Torres Vedras”, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, foi o vinho branco vencedor e “Velhos Tempos. Reserva 2015. Vinho Regional de Lisboa”, da Adega Cooperativa da Carvoeira o vinho tinto premiado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Vanda Furtado Marques apresenta sábado livro “Pedro e Inês – uma História de Amor”
A escritora Vanda Furtado Marques apresenta sábado, dia 11 de novembro, às 14h30, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o seu último livro intitulado “Pedro e Inês – uma História de Amor”, com ilustrações de Ana Mateus. A sessão, inserida no festival literário e cinematográfico Books & Movies, retrata a história de “um amor que se tornou tão forte e verdadeiro, que se tornou eterno. Contra tudo e contra todos.” Para os interessados, a organização promove uma visita ilustrativa pelos Túmulos de Pedro e Inês, no Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Nacional do Ambiente vai estar em Bona na 23ª Conferência do Clima das Nações Unidas
Quercus quer Portugal neutro em carbono
até 2050
Começa esta segunda-feira, dia 6 de novembro, a 23ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP23), que decorrerá em Bona, na Alemanha, até 17 de novembro, e será presidida pelas Ilhas Fiji. A Quercus, membro da Rede Europeia de Ação Climática, estará presente na conferência, integrada na delegação oficial portuguesa como única representante oficial das ONG de Ambiente nacionais. O grande desafio da COP23 será antecipar as conversações com vista a reavaliar já as contribuições nacionais de cada país na redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), de modo a que seja possível alcançar os objetivos do Acordo de Paris, que entrou em vigor faz hoje precisamente 1 ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Praceta Raul Lopes vai ser profundamente remodelada
A Praceta Raul Lopes, frente ao antigo Colégio Nuno Álvares, vai ser alvo de uma profunda remodelação que, não só pretende recuperar um espaço que tem vindo a perder alguma dignidade, mas transformá-lo numa praça mais ampla e convidativa. O projecto de execução para a requalificação dos espaços exteriores da Praceta Raul Lopes, que foi executado pela empresa PROAP – Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagística, Lda., foi aprovado na reunião da Câmara de Tomar, e será sujeito ao procedimento de discussão pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filme “The Guardian of Naturia” recebe Grande Prémio da Competição Nacional
Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR premeia a Região Centro
O júri internacional do 10º ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo acaba de atribuir o Grande Prémio da Competição Nacional ao filme “The Guardian of Naturia”, produzido pela “Ideias com Pernas”, com a direção de David Mendes, e que tem como objetivo promover a Pampilhosa da Serra e o Turismo de Natureza deste município da Região Centro de Portugal. O anúncio teve lugar na Gala de Prémios ART&TUR, a 3 de novembro em Vila Nova de Gaia, onde foi distinguida a excelência da produção audiovisual de Turismo, em duas competições paralelas – Nacional e Internacional – e em que estiveram a concurso 314 inscrições oriundas de 41 países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro Eduardo Brazão e a Mata Municipal receberam o Halloween 2017
Halloween Walk 4 Fun atrai mais de 600 pessoas ao Bombarral com duas "zonas de susto"
A vila do Bombarral viveu na terça-feira, dia 31 de outubro de 2017, mais uma fantástica Noite das Bruxas com a realização da quarta edição da “Halloween Walk 4 Fun”, que juntou mais de seis centenas de participantes. Face à avalanche de pessoas que aderiram ao evento o ano passado, desta feita a organização, a cargo do Clube Desportivo do Bombarral, decidiu introduzir algumas alterações, a começar pela partida, que teve lugar na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio a projetos até 500 mil euros
ADAE apoia projetos de investimento ligados
à economia do mar
A ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, no âmbito da sua Estratégia de Desenvolvimento Local da zona costeira do seu território ADAE MAR 2020, abriu no dia 15 de outubro um período de receção da candidaturas, para apoio financeiro a projetos ligados à economia do mar. Os apoios são concedidos com uma taxa mínima de 50%, sob a forma de subvenção não reembolsável e limitados a 500 mil euros, nos casos em que, simultaneamente, as operações sejam promovidas por entidades públicas e não sejam geradoras de lucro, e € 200 mil euros, nos restantes casos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano apresentou a Temporada de Outono
O Círculo Cultural Scalabitano apresentou a Temporada de Outono. Este ano circunscrita ao mês de novembro, vai ser um mês de novembro pleno de propostas para todos os gostos e sensibilidades. A abertura decorreu no dia 3, sexta-feira, (21 horas) com a abertura da exposição de pintura “Reflexos de uma Aprendizagem”, com a participação de Álvaro Conde, Cristina Vinagre, Elisabete Pires, Elvira Cristina, maria dos Anjos, Eduardo Fonseca, Romana, Rosa Jordão, São Soares, Tília Silva, Zita e César Pires. A exposição ficará disponível no Hall do Teatro Taborda até 31 de novembro, sempre nos dias úteis das 14 h às 20 h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
7.ª edição de Festival dedicado ao “doce sabor de Torres Vedras”
Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras decorre até 10 de novembro
O Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras realiza-se de 27 de outubro a 10 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, no âmbito das Festas da Cidade 2017. Este Festival, que conta a sua 7.ª edição, possui três áreas de referência: mostra e venda permanente de pastéis de feijão, provas e concursos. O pastel de feijão faz parte do legado dos torrienses. É o “doce” sabor da terra que traduz a identidade de Torres Vedras, apurado pelo passar dos séculos, amassados por mãos conhecedoras e saboreado por milhares. Com o objetivo de realçar a importância deste doce, bem como preservar as tradições que lhe estão associadas e promovê-lo, a Câmara Municipal de Torres Vedras organiza, uma vez mais, o Festival do Pastel de Feijão, em parceria com produtores locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
“A Revolução de Outubro 100 anos depois”
vai estar em debate na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, recebe, dia 18 de novembro, às 17 horas, uma palestra/debate com o tema “A Revolução de Outubro 100 Anos Depois”, assinalando o Centenário da Revolução de Outubro (1917-2017). O orador será Ricardo Noronha (1979), doutorado em História na Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação dedicada à nacionalização do sistema bancário durante o processo revolucionário português. É investigador do Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL), no âmbito do qual se tem dedicado ao estudo da conflituosidade social e das transformações da economia portuguesa durante a segunda metade do Século XX.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médico foi eleito pelo distrito de Leiria
Deputado António Sales eleito coordenador
dos membros do PS na Comissão de Saúde
O Grupo Parlamentar do PS elegeu, no dia 3 de Novembro, os deputados António Sales e João Castro como coordenadores dos deputados socialistas nas Comissões de Saúde e de Agricultura e Mar, respetivamente. João Castro e António Sales substituem as deputadas Júlia Rodrigues e Luísa Salgueiro, eleitas, a 1 de outubro, presidentes da Câmara Municipal de Mirandela e da Câmara Municipal de Matosinhos, respetivamente. António Sales é médico é, atualmente, deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo de Leiria, onde é membro das Comissões de Saúde e de Assuntos Europeus e coordenador do Grupo de Trabalho para os Atos Profissionais da área da Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Sobre o “historiador municipal” de Alcobaça, Fleming de Oliveira
Valdemar Rodrigues
A propósito da tragédia do pinhal de Leiria, 2017
José Marques Serralheiro
Carta Aberta ao Ministro da Agricultura
Vítor Graça
Poupança: Promoções e Vales de Desconto
Joana Parracho
Estima-se que 8 em cada 10 pessoas terão um episódio de lombalgia ao longo da sua vida
Dr. Manuel Tavares de Matos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o