 |
 |
Com a presença do ministro Eduardo Cabrita |
|
|
|
Partido Socialista realiza em Alenquer jantar tradicional comemorativo do 5 de outubro |
|
 Jantar comemorativo da Implantação da República tem uma longa traição em Alenquer O Partido Socialista (PS) de Alenquer organizou mais um jantar evocativo do 5 de outubro, cujas intervenções foram protagonizadas por João Nicolau, presidente da Concelhia do PS Alenquer, Ivan Gonçalves, secretário-geral da Juventude Socialista, Carlos Cordeiro, militante socialista que, praticamente ininterruptamente celebrou 60 anos consecutivos do jantar de 5 outubro, Filipa Santos, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Oeste, Carlos Bernardes, presidente da Federação Regional do Oeste do PS, Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer e Eduardo Cabrita, representante do secretário-geral do Partido Socialista, António Costa.
O presidente da Concelhia do PS Alenquer enfatizou os valores da igualdade, liberdade e fraternidade da República com os princípios e valores do Partido Socialista. João Nicolau saudou a presença de mais de duas centenas de camaradas, o que, segundo ele, mostra a vitalidade e a mobilização do PS.
Ivan Gonçalves, secretário-geral da Juventude Socialista, sublinhou: “que é um dever moral legislar sobre as desigualdades salariais nas várias organizações, trabalhar para aprofundar os valores republicanos, assim como reforçar o papel das novas gerações no poder decisório”.
Carlos Cordeiro, militante socialista que, praticamente ininterruptamente, celebrou 60 anos consecutivos do jantar de 5 outubro, com camaradas e amigos, destacou a importância dos valores republicanos numa data que está convicto que irá continuar a ser reconhecida no território de Alenquer.
Filipa Santos, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Oeste, realçou a importância dos ideais da República, fraternidade, liberdade e igualdade de género. Foi destacado o papel das mulheres na sociedade civil e a necessidade de participação na vida política ativa de modo a poderem contribuir para uma sociedade melhor, diferente e mais justa.
Carlos Bernardes, presidente da Federação Regional do Oeste, começou por realçar os 108 anos de República, a todos que conquistaram a liberdade e homenagear Teófilo Carvalho dos Santos, assim como os camaradas Almeida Santos e Mário Soares, exemplos claros de lutadores dos valores republicanos.
O também presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras sublinhou a importância do poder local, através das Juntas de Freguesias, Câmaras Municipais e Assembleias Municipais e prometeu continuar a trabalhar para que, de geração em geração, tenhamos a nossa sociedade com mais e melhores igualdades e oportunidades.
Numa Federação Regional do Oeste com 5 concelhos englobados é muito importante elaborar um trabalho intermunicipal para bem da inclusão, progresso e para engrandecer todo território que abrange mais de 170.000 habitantes e que atualmente está, em termos médios, com 3,6% de taxa de desemprego, face aos 6,7% de desemprego a nível nacional.
“São números que nos colocam em Pleno Emprego, mas também nos desafiam para os fatores de fixação e retenção de talento nos nossos territórios, para tal necessitamos do apoio do Governo Central na Construção do IC11, na eletrificação da Linha do Oeste e para começar a executar a Descentralização num trabalho de proximidade para todos os portugueses”, defendeu Carlos Bernardes.
Por sua vez, Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, referiu a importância desta data ser celebrada e participada por militantes, autarcas, simpatizantes e amigos, mais uma vez no território de Alenquer. O autarca prometeu continuar com uma gestão do erário público eficiente e eficaz, mas defendeu também a necessidade de reabilitar, reformar e credibilizar o Estado.
“É também um momento de balanço destes três anos de Governo e todos observamos que a «Geringonça» está sólida, coesa, devolveu a esperança e a confiança aos portugueses, é e será com o Partido Socialista que teremos um Portugal Melhor. 2019 será um ano com três eleições, é tempo de mobilizações e de estarmos unidos!”, concluiu.
Por fim, Eduardo Cabrita, representante do secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, foi o responsável pelo encerramento desta celebração republicana em Alenquer. O atual ministro da Administração Interna enalteceu “os 108 anos de combates pela República, os três anos em que, com o PS, foi possível fazer diferente, devolver rendimento aos portugueses, devolver esperança e confiança, apresentar o mais baixo défice público da democracia, com contas claras e arrumadas, o mais baixo desemprego desde a adesão à EU e cumprir a Constituição da República.”
Contudo, segundo Eduardo Cabrita, o Governo de esquerda em Portugal só é possível com o Partido Socialista a liderar, admitindo que “há desafios que necessitam de resposta, tais como uma melhor fiscalidade, mais e melhor igualdade - direito das mulheres, direito à habitação para todos e redução do emprego precário, bem como o reforço dos valores e princípios Socialistas, com uma resposta europeia à crise migratória e o acesso igualitário à Educação e ao Emprego.
O também ministro da Administração Interna referiu que Portugal se orgulha de ser o quarto país mais seguro do Mundo com inequívoca referência de que quer a segurança, quer a promoção da inclusão social são valores de esquerda.
Por outro lado, defendeu que a execução da Descentralização permitirá uma maior proximidade aos cidadãos e claramente melhorar a nossa democracia. Equidade entre todos os territórios; Educação, Cultura, Gestão do Património, com os nossos autarcas a poderem decidir no que está mais próximo com conhecimento de causa em prol dos seus territórios. O governante realçou que a Educação é a base da sociedade, sendo necessário continuar a investir em Educação, em mais e melhor Emprego e na formação ao longo da vida, caminho que acredita só ser possível com o PS.
Eduardo Cabrita realçou a importância das Eleições Europeias como uma oportunidade para afastar os movimentos radicais e extremistas e reforçar a necessidade de defender os valores europeus.
Rodeado de muitos autarcas, Eduardo Cabrita afirmou que “o Partido Socialista orgulha-se de ser o grande partido do poder local democrático”, lembrando que “assinalamos hoje um ano após a nossa maior vitória autárquica nacional. Viva a República, viva o PS!”
Fonte: FRO|PS
|
|
10-10-2018 |
|
|
« Voltar
|
|
 |
 |
|
|