| Pedro Pimpão, Margarida Balseiro Lopes, Feliciano Barreiras Duarte, José António Silva e Teresa Morais |
|
|
|
Deputados do PSD denunciam má qualidade do serviço de refeições da Escola da Batalha |
|
 Pedro Pimpão Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria entregaram uma Pergunta na assembleia da República, dirigida ao ministro da Educação, em que se solidarizam com a denúncia do presidente da Câmara Municipal da Batalha sobre o mau funcionamento do serviço de refeições do Agrupamento de Escola da Batalha, solicitando apoio no apelo à imediata intervenção do Ministério da Educação junto do fornecedor de refeições escolares, tendo presente os fundamentos da exposição que lhe foi remetida e registos subsequentes emanados da Direção do Agrupamento de Escolas e que até à presente data não obtiveram quaisquer desenvolvimentos por parte da DGEsTE-DSRCentro, assim como, a mais completa ausência de resposta por parte da entidade concessionária ICA.
Nestes termos, Pedro Pimpão, Margarida Balseiro Lopes, Feliciano Barreiras Duarte, José António Silva e Teresa Morais reforçam a exposição da Direção do Agrupamento e a informação pública da Câmara Municipal, desde o início do presente ano letivo de que se sucedem ocorrências de falta de comida, atrasos sistemáticos no fornecimento das refeições por ausência de recursos e falta de qualidade dos alimentos confecionados, o que tem conduzido a uma situação de “caos e insuportável”, conforme é qualificado pela Direção do Agrupamento.
Também a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Batalha, segundo os parlamentares, já intercedeu junto da DGEsTE-DSRCentro, solicitando intervenção para resolução da situação que consideram “incomportável” e referem que “parece evidente é que esta empresa de fornecimento de refeições apresenta diversas deficiências de base graves, sobretudo por falta de organização do pessoal, por falta deste (pois há trabalhos que não são feitos na véspera, para permitir haver mais tempo nas horas de "rush"/mais utilizadores), e por falta de formação e de espírito de equipa”.
Acresce que no domínio da limpeza e salubridade registam-se atropelos graves às normas legais e contratualmente definidas com a empresa ICA. Citando “A ICA recebeu um espaço de cozinha e de refeitório novos que, em apenas 15 dias, acusam o efeito da falta de manutenção e limpeza adequadas. Temos reiterado que a quantidade de pessoal disponibilizado para a Batalha e a coordenação e liderança do mesmo têm deixado muito a desejar. Quando alertámos para a Incumprimento grave do contrato de fornecimento de refeições escolares | sujidade no final de cada dia no refeitório, foi-nos respondido que o chão do mesmo só era lavado uma vez por semana, à sexta-feira.”
Assim, os deputados Pedro Pimpão, Margarida Balseiro Lopes, Feliciano Barreiras Duarte, José António Silva e Teresa Morais questionam quais as diligências/medidas que pretende implementar no imediato para solucionar esta problemática e garantir a regularidade contratual, evitando uma situação de rotura, uma vez que a situação se agudiza todos os dias.
|
|
| 06-10-2018 |
|
|
|
« Voltar
|