Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve fazer mais para combater as alterações climáticas?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 80 Director: Mário Lopes Sexta, 25 de Maio de 2007
Peniche
8ª edição do Festival “Sabores do Mar”
com maior mediatização de sempre

     


Apresentação do certame

As comemorações do Dia da Criança, do Dia do Pescador, a Travessia de natação Berlengas-Peniche, a convenção "Sou de Peniche", a primeira jornada da Liga de Verão - Futebol de Praia, o Passeio Marítimo Nocturno e os concertos com Carlos Alberto Moniz, Xutos & Pontapés e Da Weasel, são os pontos fortes da 8ª edição do Festival “Sabores do Mar” que se realiza em Peniche de 1 a 10 de Junho. Com um orçamento a rondar os 125 mil euros, o festival promete muita animação, artesanato e a boa gastronomia marítima. 

       A apresentação da 8ª edição do Festival “Sabores do Mar” realizou-se no dia 23 de Maio, na sede do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) em Peniche. Estiveram presentes António José Correia e Jorge Amador, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, respectivamente; Rogério Cação, presidente da Assembleia Municipal de Peniche; António Carneiro, presidente da Região de Turismo do Oeste;  Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés; Carlos Alberto Moniz; Nuno Vicente e Miguel Arrobas, nadadores que farão a travessia Berlengas-Peniche, além de outras entidades que apoiam o certame.

      Segundo António José Correia, a organização desenvolveu este ano mais actividades de animação para que a vinda a Peniche não seja só pela gastronomia, que está omnipresente no festival com o bom peixe e a doçaria, como os pastéis de Peniche, por exemplo, mas também pelas outras actividades inseridas no certame, como concertos, seminários e futebol de praia. A organização espera que mais de 60 mil pessoas visitem o certame durante os 10 dias. 
      
     


Organização e artistas confiantes no êxito
do festival "Sabores do Mar"

Participam neste certame 25 artesãos e 19 restaurantes, que irão concentrar ainda mais a sua atenção nos visitantes, oferecendo pelo menos três pratos que todos os dias têm de estar disponíveis, perfazendo um total de cerca de 60 pratos. Para garantir a qualidade da gastronomia durante o certame vai haver uma comissão de vigilância e segurança alimentar, que tem como objectivo verificar e ajudar a restauração a manter elevados níveis de qualidade. A comissão será composta pela Câmara de Peniche, elementos da Escola Superior de Tecnologia do Mar, Delegação de Saúde de Peniche e os Bombeiros Voluntários de Peniche, que estarão mais ligadas à segurança.

      Rogério Cação considera que o festival tem um programa “muito atractivo” e que este vai ser um festival de sucesso e, em jeito de brincadeira, disse que “um festival que começa com os Xutos é um festival que tem o melhor dos Pontapés de saída”. Por sua vez, António Carneiro referiu que este é um festival muito alargado e que Peniche é “um embaixador gastronómico” da região “em Portugal e fora dele”. A finalizar a conferência, o vocalista dos Xutos & Pontapés afirmou esperar que o grupo seja uma “mais-valia” para o festival e que possa trazer mais pessoas. Segundo Tim, o concerto terá a duração de cerca de duas horas e serão tocadas cerca de 25 músicas, entre as quais “Homem do Leme”.

      Comemorações do dia da Criança

      No dia 1 de Junho, a autarquia dedica uma especial atenção às crianças, comemorando o seu dia com um enorme festival de diversões e actividades dedicadas aos mais novos. Este ano, o Município de Peniche celebrará esta data oferecendo à geração mais nova um espectáculo musical com Carlos Alberto Moniz, imprimindo assim uma maior qualidade no programa de animação para o Dia da Criança.

      Concerto Xutos & Pontapés e da Weasel

     
Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés
À semelhança da edição do Festival Sabores do Mar do ano passado, o Município quis trazer a Peniche um grupo musical de renome nacional, pelo que, este ano, a escolha recaiu nos Xutos & Pontapés, que actuarão no dia 2 de Junho. Uma escolha que não surge ao acaso, dado que o estilo de música deste grupo é apreciado por várias faixas etárias, conduzindo assim a uma maior mobilização de público. A autarquia espera que este esforço financeiro suplementar contribua para atrair mais visitantes. Para os mais jovens, a organização escolheu os Da Weasel, que actuam dia 8 de Junho, e trarão um público mais jovem ao concelho. Os bilhetes custarão 7,50€ no concerto dos Xutos e Pontapés e 6€ no espectáculo dos Da Weasel.

      Comemorações Dia do Pescador 

      Apesar do Dia Nacional do Pescador ser comemorado oficialmente a 31 de Maio, as actividades previstas para a comemoração deste dia terão lugar no domingo, dia 3 de Junho, de forma a que todos os profissionais do sector das pescas e seus familiares possam, no seu dia de descanso semanal, desfrutar de todo o conjunto de iniciativas do festival. Segundo António José Correia, as comemorações do Dia do Pescador serão centradas na homenagem aos pescadores do concelho que naufragaram. E na inauguração da iluminação do heliporto, que ficará preparado para alguma intervenção nocturna que seja necessária.

      De salientar também o seminário sobre segurança marítima, com a presença de representantes dos armadores e do ISN, a realizar nesse dia. São objectivos deste seminário, a reflexão sobre eventuais erros e negligências ocorridas noutras situações, bem como a prevenção como “objecto” essencial no desempenho desta profissão que tantos perigos acarreta, sendo inúmeros os episódios fatídicos que tantas famílias têm enlutado ao longo de toda a costa portuguesa. Para finalizar as comemorações deste dia num ambiente de descontracção, actuará o fadista António Severino. 

      Travessia de Natação Berlengas-Peniche
 
     


Nuno Vicente e Miguel Arrobas vão
percorrer 16 km a nado

Numa tentativa de fazer renascer o espírito aventureiro da natação em águas abertas dois nadadores, Nuno Vicente e Miguel Arrobas irão efectuar, no dia 7 de Junho, a nado, a travessia dos 16 Km que separam o arquipélago das Berlengas do Porto de Peniche. Os atletas serão acompanhados por elementos que garantirão todos os aspectos de segurança e por inúmeros barcos de recreio.

      À chegada ao porto de Peniche, estarão centenas de pessoas à espera para aplaudir entusiasticamente os heróis desta odisseia. Os nadadores farão a travessia sem fatos isotérmicos e prevêem demorar cerca de 4h30 a efectuá-la. A partida está prevista para as 13h e a chegada para cerca das 17h30.

      Convenção "Sou de Peniche" 

      A Convenção “Sou de Peniche”, que se realiza no Edifício Cultural, no dia 8 de Junho, constituirá um ponto de encontro de todos os que se sentem parte da comunidade penichense e querem participar no debate do seu futuro. Está aberto a todos os que nasceram ou trabalham em Peniche e a todos os que partilhando memórias e afectos com o território de Peniche e as suas gentes se consideram também associados ao seu destino. 

      Segundo António José Correia, a Convenção “Sou de Peniche” tem como objectivo partilhar com os participantes que gostam de Peniche e que querem dar o seu contributo para o instrumento de planeamento estratégico, a Magna Carta Peniche 2025. Segundo o autarca, “urbanismo, ambiente, inovação e tradição” são as quatro palavras chave que este seminário terá. Marcarão presença na convenção Augusto Mateus, que falará sobre o Plano de Acção para o Oeste; Oliveira das Neves, que versará sobre a  Magna Carta Peniche 2025 e Félix Ribeiro do PROT, que abordará os vários cenários de desenvolvimento para o Oeste. 

      Organizado pela Câmara Municipal, esta iniciativa poderá vir a ter uma periodicidade regular. As recomendações que vierem a ser adoptadas na Convenção “Sou de Peniche” serão tidas como contributos para a elaboração da Magna Carta – Peniche 2025 (mais informação em www.cm-peniche.pt).

      Liga de Verão - Futebol de Praia 

     


O almoço contou com ex-futebolistas Toni,
Hilário,  Simões e o jornalista João Malheiro

De 8 a 10 de Junho, realiza-se a primeira etapa da Liga de Verão - Futebol de Praia, considerado um dos eventos mais mediáticos de todo o Festival. Peniche foi, pelas suas características, a cidade escolhida para arranque de uma iniciativa, organizada pela Liga Portuguesa de Futebol de Praia, que irá certamente encher de público e de vida muitas e muitas praias ao longo do país. Participam nesta etapa as equipas do Benfica, Peniche, Setúbal, Estoril, Porto e Sporting. 

      Munido de uma forte estrutura a nível de equipamento e de uma máquina publicitária fortíssima, a organização espera que este evento traga a Peniche uma mediatização acima do habitual na região. As diversas transmissões em directo, nomeadamente da SIC (televisão oficial do evento), colocarão a cidade de Peniche num elevado ponto de notoriedade. Este evento tem como base a etapa Centro / Sul da Liga de Clubes de Futebol de Praia, incluindo igualmente eventos secundários, como as Olimpíadas de Praia, a Escola de Verão e a Academia de Surf. 

                    Passeio Marítimo Nocturno 

      Entrando já no segundo ano de existência, esta iniciativa, que se realiza no dia 9 de Junho, é uma aposta ganha, na medida em que demonstrou uma enorme mobilização e adesão quer por parte das empresas marítimo-turísticas, quer por parte daqueles que quiseram participar neste agradável passeio. Trata-se de um passeio nocturno que proporciona a mais de uma centena de pessoas, distribuídas por cerca de duas dezenas de embarcações marítimo-turísticas, uma visão magnífica da iluminação da península, complementada pelo fogo-de-artifício lançado sobre o mar.

      Para aqueles que, de terra, ficam a observar os barcos, no seu percurso entre a Ribeira Velha e o Cabo Carvoeiro, o espectáculo não é menos agradável, pelo jogo de cores e de luzes que, tanto as embarcações como o fogo-de-artifício espelham no mar.

    Programa disponível em: http://www.peniche.oestedigital.pt ou   http://www.peniche.oestedigital.pt/events/pesquisaeventos.aspx?uid=715c0216-7092-4c33-afb0-639e7b8704cb&m=a73

25-05-2007
« Voltar

Comentários

Nome:*
Email:*
Comentário:*

* Obrigatório
Ao comentar aceita automaticamente a
política de utilização deste portal.
Para que o seu comentário seja válido deve preencher todos os campos acima indicados como obrigatórios. O email é usado apenas para efeitos de verificação e não será exibido com o comentário. Os comentários deste portal são moderados, pelo que são sujeitos a verificação antes de serem publicados. Não serão aceites comentários de carácter insultuoso, discriminatório, racista ou spam.
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A Linha do Oeste, o TGV e o Aeroporto da Ota
Mário Lopes
OPINIÃO
Perpetuum mobile - Celebrar a Continuidade
Miguel Sobral Cid
XV Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça
Alexandre Delgado
Óbidos já é uma “Maravilha de Portugal”, mas...
Carlos Orlando Rodrigues
A importância da arquitectura nas cidades com património histórico
Carlos Bonifácio
“Ao Menino e ao Borracho mete Deus a mão por baixo…”
Isabel Ferreira e Margarida Batalha
De novo a diáspora?! Ou multilocalidade?
Alzira Simões
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o