Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 84 Director: Mário Lopes Sexta, 12 de Outubro de 2007
Cadaval
VI Festa das Adiafas arranca com eleição
da Rainha das Adiafas

  


Cartaz

A “VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região” decorre no Cadaval, de 13 a 21 de Outubro. Gastronomia típica, exposições, espectáculos, eleição da Rainha das Adiafas 2007, actividades equestres e um colóquio sobre vinho são as propostas de um certame de reconhecimento nacional. O certame é organizado pela Câmara do Cadaval e dedicado ao final das colheitas, contando com boa gastronomia, servida por restaurantes e tasquinhas, exposições de artesanato e de actividades económicas, espectáculos musicais, eleição da “Rainha das Adiafas” (logo na noite de abertura), e ainda a realização do “III Fim-de-Semana Equestre”.

     Estando a inauguração oficial do certame marcada para sábado, pelas 16 horas, seguir-se-á a abertura do VI Festival do Vinho Leve da Região, num dia especialmente dedicado à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da qual o Cadaval faz parte, estando a mesma também representada no pavilhão exposicional.

      O certame estará, este ano, repartido em três grandes espaços distintos: o pavilhão das exposições, que compreenderá a exposição institucional, de artesanato (com destaque para a doçaria e licores) e de actividades económicas, e ainda a mostra referente ao Festival do Vinho Leve da Região (onde estarão representadas, para além da “CVRE – Vinhos da Estremadura”, as seguintes adegas: Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, São Mamede da Ventosa, “SOADEGAS – Sociedade Comercial de Vinhos, Lda.” e Vermelha); o pavilhão da gastronomia e da animação musical e, por fim, o recinto das actividades equestres, onde decorrerá o “III Fim-de-Semana Equestre”.

      A nível gastronómico, é de realçar a presença de treze espaços de “comes-e-bebes”, nomeadamente, seis restaurantes e sete tasquinhas, cujas iguarias e ementas serão meticulosamente confeccionados e servidos, na quase totalidade, por associações concelhias de cariz social e cultural, cujos eventuais lucros reverterão para apoiar, por exemplo, importantes projectos de intervenção social.

      A nível exposicional, a somar aos intervenientes no festival de vinho leve, refira-se a presença de representações da Câmara Municipal do Cadaval, das dez Juntas de Freguesia concelhias e de perto de uma vintena de diversas associações e empresas implicadas com o sector produtivo concelhio/regional, totalizando o pavilhão de exposições perto de 40 participantes.

Eleição da Rainha das Adiafas na noite de abertura

   


Rainhas das Adiafas 2006

Em evidência estará, uma vez mais, a eleição da “Rainha das Adiafas 2007”, a acontecer, como habitualmente, logo na noite de abertura do certame, que incluirá diversas actuações musicais. Um total de dezanove candidatas, catorze das quais oriundas do concelho cadavalense, desfilarão na passerelle deste certame, sendo as restantes provenientes de Lisboa, Moita dos Ferreiros (Lourinhã), Sobreiro Curvo (Torres Vedras), Caldas da Rainha e Bombarral.

     Entre os elementos do júri figurarão algumas caras conhecidas do grande público, como é o caso do casal de modelos Mónica e Rubim e do jornalista Duarte Siopa, havendo, uma vez mais, em jogo, valiosos prémios para as vencedoras. O desfile e a eleição da “Rainha das Adiafas” conta com apresentação de Patrícia, ex-vocalista da girls band “BABY” e actuações musicais da girls band “CAN CAN”, do grupo de sevilhanas e do grupo de hip-hop “OVERLOAD”.

Colóquio “O Vinho: os desafios do sector” com inscrições até 17 de Outubro

   


A música popular não vai faltar nesta edição
da Festa das Adiafas

No âmbito do certame, irá decorrer um colóquio subordinado ao tema: “O Vinho: os desafios do sector”, a realizar dia 19 de Outubro (sexta-feira), pelas 14 horas, no auditório municipal do Cadaval. Constituindo a vitivinicultura, um dos pilares fundamentais da economia regional, e sendo o certame “VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região” um espaço de celebração e de promoção dos produtos da região, a Câmara Municipal do Cadaval irá realizar, em parceria com o Centro de Informação Europeia Europe Direct Oeste, um colóquio dedicado àquela temática.

     A conferência surge com o intuito de esclarecer produtores, distribuidores, promotores e público em geral com interesses no sector vitivinícola, sobre a reforma do sector vitivinícola proposta pela Comissão Europeia e suas implicações directas no dia-a-dia dos agentes que operam no sector e, em última análise, no consumidor final. É ainda seu propósito esclarecer e exemplificar o papel que as autarquias locais podem assumir na sua ligação com o sector.

    O colóquio contará com a intervenção do Director Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Eng.º José Canha, que abordará a temática “Estratégia da Viticultura para a Região”; do Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Eng.º António Rego, que se debruçará sobre a “Organização de Mercado Comum (OCM) do Vinho”; do Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Estremadura, Eng.º João Carvalho Ghira, cuja intervenção incidirá sobre o tema: “A CVR na nova organização institucional do sector vitivinícola”; e do Secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Sr. José Arruda, que, por sua vez, falará acerca da temática: “A Autarquia Local enquanto agente dinamizador”.

    As inscrições estão abertas até dia 17 de Outubro, na Câmara Municipal do Cadaval, podendo ser feitas pelo telefone 262 690 100 - Ext. 201 (Mariana Ramos), pelo fax 262 695 270, pelo e-mail coloquios.secretariado@cm-cadaval.pt, ou ainda através do site municipal em http://www.cm-cadaval.pt/coloquio.

A “Festa das Adiafas”

    A “Festa das Adiafas” é uma iniciativa da Câmara Municipal do Cadaval que pretende assim celebrar o final de todas as colheitas da região, sejam elas de carácter vitícola ou frutícola, acontecendo, anualmente, na vila do Cadaval. Este ano, o certame deslocou-se para o recinto do Parque de Serviços Urbanos (novas Oficinas Municipais), um espaço que lhe vem conferir uma maior amplitude.

       Trata-se de uma festa que exalta a base da economia da região: a produção frutícola e vitivinícola, donde sobressai a produção da reconhecida Pêra Rocha (sendo o Cadaval um dos principais produtores e exportadores do país), e do tão apreciado Vinho Leve, constituindo o concelho cadavalense, também neste caso, um exímio representante.

    Invariavelmente, à “VI Festa das Adiafas” associa-se o “VI Festival do Vinho Leve da Região”, único festival de vinho leve realizado em Portugal, que vem distinguir o bom vinho regional de baixo teor alcoólico, banindo as restantes bebidas alcoólicas deste certame (com excepção, claro, dos licores regionais). Ao promover o vinho leve, pretende a autarquia cadavalense homenagear o trabalho das adegas cooperativas e produtores particulares, pelo decisivo contributo para projectar nacional e internacionalmente a região, mediante os prémios que os seus vinhos têm sucessivamente alcançado.

VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região

DIA 13 – SÁBADO
16.00 h   Inauguração Oficial do Certame
  Com a presença da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval
16.30 h   Abertura do VI FESTIVAL DO VINHO LEVE DA REGIÃO
Com a presença da CONFRARIA DOS ENÓFILOS DA ESTREMADURA e da CONFRARIA DA PÊRA ROCHA DO OESTE
19.00 h   Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
22.00 h   Eleição da “Rainha das Adiafas 2007”
  Apresentação a cargo de Patrícia, ex-vocalista da Girls Band “BABY”
        - Actuação da Girls Band “CAN CAN”
        - Espectáculo de Sevilhanas, pela Sociedade Cultural e Recreativa de Cheganças
        - Actuação de Hip-Hop, com o grupo “OVERLOAD”

DIA 14 – DOMINGO
12.00 h    Abertura do Certame
                Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
16.00 h         Prova de Vinhos
   Com a presença de uma delegação da Associação de Escanções de Portugal
17.00 h    Tarde de Folclore
          - Rancho Etnográfico “Os Neveiros de Montejunto” de Pragança
          - Rancho Folclórico do Vilar
22.30 h    Espectáculo com o Grupo “CHAPARRAL BAND”

DIA 15 – SEGUNDA
19.00 h   Abertura do Certame
               Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
20.30 h   Arruada pelo Certame com “BANDINHA DO CASTELO”
22.00 h   Espectáculo com “BANDINHA DO CASTELO”
23.00 h   Noite de Fados

DIA 16 – TERÇA
19.00 h   Abertura do Certame
               Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
22.30 h   Actuação do Grupo “80 À HORA” – Tributo aos Anos Oitenta

DIA 17 – QUARTA
19.00 h   Abertura do Certame
               Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
22.30 h        Actuação do Grupo de Música Tradicional Portuguesa “ROSA DOS VENTOS”

DIA 18 – QUINTA
19.00 h   Abertura do Certame
               Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
22.30 h   Espectáculo com a Banda “OS XEQUES”

DIA 19 – SEXTA
14.00 h         Colóquio : “O Vinho: os desafios do sector”
   Organizado em parceria com o Centro de Informação “Europe Direct do Oeste”
         Local: Auditório Municipal
19.00 h   Abertura do Certame
               Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
21.30 h   ENCONTRO DE RANCHOS FOLCLÓRICOS
               - Rancho Folclórico “Luz dos Candeeiros” de Arrimal
  - Rancho Folclórico “Os Azeitoneiros de Alvorninha”
          - Rancho Folclórico “Videiras em Flor” da Murteira

DIA 20 – SÁBADO
12.00 h    Abertura do Certame
                Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
15.00 h    III Fim-de-Semana Equestre do Cadaval
          Actividades Equestres
21.30 h    Espectáculo Musical Equestre “Carrossel”, composto por oito crianças a cavalo
22.30 h    Espectáculo com “BANDA SELECÇÃO”

DIA 21 – DOMINGO
10.00 h    II Passeio Turístico Todo-o-Terreno – Rota do Vinho do Oeste (Partida)
        Org: Montejunto Rally Clube
  Partida: Largo da Adega Cooperativa do Cadaval
12.00 h    Abertura do Certame
                Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
15.00 h    III Fim de Semana Equestre do Cadaval
   - Actividades Equestres
   - Espectáculo com o “DUO S.A.”
18.00 h    II Passeio Turístico Todo o Terreno – Rota do Vinho do Oeste (Chegada)
         Chegada: Recinto do Certame – Parque de Serviços Urbanos
22.00 h    Actuação do Grupo de Música Tradicional Portuguesa “CHARNECA”
  0.00 h    Encerramento do Certame 2007

    Fonte: GIRP / CMC

12-10-2007
« Voltar

Comentários

Nome:*
Email:*
Comentário:*

* Obrigatório
Ao comentar aceita automaticamente a
política de utilização deste portal.
Para que o seu comentário seja válido deve preencher todos os campos acima indicados como obrigatórios. O email é usado apenas para efeitos de verificação e não será exibido com o comentário. Os comentários deste portal são moderados, pelo que são sujeitos a verificação antes de serem publicados. Não serão aceites comentários de carácter insultuoso, discriminatório, racista ou spam.
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A escola da Calçada de Carriche
Mário Lopes
OPINIÃO
Portugal e as Migrações: “Novos e Velhos Desafios”
Henrique Tigo
O Arquitecto Eugénio dos Santos
Luís Rosa
A nova cruz alta de Fátima
D. Serafim Ferreira e Silva
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o