Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o nível da pandemia em Portugal?
Normal que haja surtos pontuais
Anormal e a culpa é do Governo
Anormal e a culpa é do comportamento das pessoas
Não sei
Edição Nº 44 Director: Mário Lopes Sexta, 11 de Junho de 2004
Através de projecções luminosas
Artistas alemães vão reinventar as noites de Leiria

 Projecções luminosas na Igreja de Saint Andrea- Dusseldorf

A Câmara Municipal de Leiria e o m|i|mo - Museu da Imagem em movimento apresentam de 13 a 30 de Junho, em Leiria, o projecto de instalação "Leiria - Transformação" - Projecções em Espaço Natural e Urbano, das 22h à 1 h da madrugada. Patrocinado pela sociedade Portugal 2004 e Programa Polis serão mostradas um conjunto de projecções de fotografias sobre o património edificado. Karin Veldhues e Gottfried Schumacher são os artistas alemães que em colaboração com o Kulturforum Rheine e o m|i|mo prometem reinventar as noites de Leiria até ao final do mês.

Curadoria: Ana David- Museu da Imagem em movimento Leiria e Martin Rehkopp, Kulturforum Rheine.

Produção - CML - m|i|mo/ Kulturforum

O Kulturforum Rheine, propôs à Câmara Municipal de Leiria - Museu da Imagem em Movimento, um projecto de dois artistas plásticos Alemães, que se têm vindo a afirmar no mundo das Artes Plásticas. Devido ao interesse mostrado pelo Dr. Vítor Lourenço, Vereador da Cultura, desde o momento em que teve conhecimento deste surpreendente trabalho, iniciamos uma busca de parceiros tendo em vista a sua concretização.

       Atendendo às preocupações ecológicas, e culturais emanadas pelos anteriores projectos "instalação" dos artistas, pareceu natural à organização propor uma parceria à sociedade Leiria Polis que desde o inicio mostraram interesse em participar num projecto desta tipologia, fornecendo aos artistas materiais diversos sobre os projectos a decorrer em Leiria.

Do seu currículo, contam já com trabalhos em vários locais com menção por parte de especialistas, à qualidade e originalidade do trabalho produzido. Duas das suas ultimas instalações foi na Catedral de Colónia e no Hôtel des Dieux em Paris.Será noticia a apresentação de um projecto de caracter internacional, que envolverá o património edificado e natural da cidade de Leiria.

O que são as projecções?

Hôtel des Dieux 

Esta instalação em Leiria corresponde a três locais de projecções de fotografias de grande visibilidade, em que a luz projectada constrói outras imagens sobre superfícies naturais (àrvores) e edificadas seleccionadas na cidade e que se transformarão num espectáculo nocturno fascinante e único. A luz das projecções é espectacular e cria em comparação com a iluminação pública de edifícios na cidade um contraponto.

Os monumentos são vistos pela primeira vez pelo observador numa escuridão estranha. Uma das metas a alcançar, é a de conceder a arquitecturas já demasiado conhecidas, um "manto" alheio e desconhecido, para as podermos voltar a Ver! As pessoas movem-se no lugar da projecção e nos arredores. Desta forma o observador é o elemento móvel destes trabalhos. As projecções permanecem paradas. A Luz permite que a projecção nocturna e os arredores se possam fisicamente sentir. A luz dos veículos, das ruas, das casas e apartamentos são sempre suplementos de uma projecção. O espaço à volta transforma-se com a escuridão num espaço escultural.

                                    Objectivos

· Criar um espaço cénico diferente na cidade, intervindo com imagens nas texturas urbanas;· Afirmar a identidade local através da aproximação virtual em diferentes contextos promovendo a interacção do espectador/actor;
· Dissolver a matéria através da luz criando um efeito surpresa;
· Proporcionar efeitos visuais inovadores;
· Editar catálogo com as diversas projecções tendo em vista a memória futura do projecto.

Local e Data

As Projecções Luminosas irão realizar-se em Leiria, no âmbito do Euro 2004. Serão inauguradas no dia 13 de Junho e estarão expostas até 30 de Junho (à noite) incluindo o período que compreende a realização dos jogos do Euro na cidade de Leiria.

Conteúdos das Projecções

Projecção 1

· Edifício Zara e a parede esquerda da nave central da Sé
Tema - Arqueologia (O menino do Lapedo)

Projecção 2

· Parede lateral do Teatro José Lúcio da Silva/ m|i|mo
Tema - Cinema

Projecção 3

· Árvores em frente ao estacionamento da Av. Cidade de Maringá, junto ao rio.
Tema - Ambiente: relação das pessoas com o rio

* As inaugurações deste projecto artístico têm início na Avenida Capitão Mouzinho de Albuquerque, ao pé da Zara, e serão sequenciais.

O Projecto das Instalações Luminosas será desenvolvido em três fases:

1. Visita a Leiria para selecção das área para projecções, recolha de imagens e informação escrita afim de desenvolver conceito;
2. Concepção de conteúdos e das imagens para as "Instalações Luminosas" tendo em vista a apresentação do projecto final;
3. Montagem das instalações nos espaços seleccionados na Cidade de Leiria

Segunda fase:
1º esboço enviado pelos artistas

                          Conceito: Projecções em Leiria

Karin Veldhues e Gottfried Schumacher (Alemanha)

 Projecto de biblioteca

"Projecções e espaços" (título de trabalho) - Projecto do m|i|mo - museu da imagem em movimento, Leiria (Portugal) e do Kulturforum Rheine (Alemanha)

A nossa ideia inicial e intenção para Leiria é de "lugares que mudam" em Leiria - assim planeamos 4 ou 5 projecções nos seguintes locais:

1 - A projecção principal (ainda sem título) será concentrada em três partes de diferentes arquitecturas no antigo paço do bispo em Leiria. Estas arquitecturas são para ser vistas numa "linha contínua" : primeiro a parede branca (do centro comercial), depois a casa velha cor-de-rosa, e por fim, parte da catedral de Leiria.

Poder-se-á realizar a seguinte ideia para esta projecção principal:
Pedimos que nos indicassem um local de distinção em Leiria ou arredores. Enquanto isso, durante a nossa visita, contaram-nos acerca da interessante descoberta e exploração arqueológica da sepultura de uma criança nos arredores de Leiria em 1998, assim escolheríamos e trabalharíamos com este material no espaço principal.

Com certeza que este projecto será uma sensível confrontação da vida contemporânea com parte do passado mais remoto, mas verão que é mais do que uma confrontação. É, em todo o caso, uma projecção de duplo sentido, que trabalhará com as projecções das pessoas presentemente. E talvez façamos uma visão profunda às condições temporárias da vida, ao corpo humano e as suas transformações, à morte e às formas de "sobrevivência" e ao nosso interesse (ou falta dele) em lembrar com a intenção de manter vivo.

Estamos sempre interessados nessas memórias especiais e as questões que levantam para a vida no presente. Uma das lendas que ouvimos em Portugal é o "Vinho dos Mortos" - nunca mais nos esquecemos.

A instalação técnica será colocada no 2º ou 3º andar da casa em frente de forma a que 3 projectores Mittleformat estarão direccionados para o complexo total das três arquitecturas diferentes. A luz da projecção técnica começará a funcionar com as estruturas arquitectónicas, os seus espaços, as suas paredes, as suas pedras, os espaços intermédios, com os próprios edifícios e suas diferentes funções, o seu espaço profano e sagrado. Utilizaremos a alteração de luz natural e artificial desde o princípio do escurecer até à completa escuridão nocturna. Enquanto a luz muda, os edifícios e imediações tornar-se-ão mais e mais esculturais e imateriais.

Talvez coloquemos um projector com imagens que alteram automaticamente. Mas normalmente trabalhamos com imagens "fixas" (às vezes de grandes dimensões), não com filmes (movimento) mas com luz em movimento. O importante, que também deve estar em movimento, é o espectador.

Esta projecção principal será vista pelo público todas as noites até ao fim do projecto.

2 - "Intervenção Polis" (título de trabalho) pode ser o próximo espaço em Leiria. Este é um calmo e secreto jardim com velhas árvores e cheio de vegetação variada. Dois projectores serão colocados nas árvores. A Projecção será direccionada para a vegetação. O conteúdo poderá ser a visão e perspectiva diferente das pessoas sobre o rio. O conteúdo poderá ser este próprio espaço, a sua visão, função e a ideia da sua relação com o público.

As árvores e o rio são fragmentos de um mundo fechado, que não precisa de nenhuma acção humana - mas precisa de ser protegido. Pretendemos uma projecção espectacular que lembrará o segredo e protecção. Esta projecção será desenvolvida com conteúdos do projecto Polis.

Na realização da próxima projecção gostaríamos de propor que fosse sem a presença do público. Mas gostaríamos de por os resultados num catálogo (que todos precisamos) para completar a nossa intervenção "mudando espaços"

3 - "casa vazia" (título de trabalho). Num lugar não-vazio (Rua Barão de Viamonte) na parte velha da cidade de Leiria podem ver-se 3 paredes como restos de uma antiga casa. Estas paredes estão abertas para a rua e fechadas por um portão de ferro. Esta área não-privada e não-escondida (porque todos a conseguem ver) parece um jardim selvagem - podemos mesmo estar a olhar para um palco. Na vizinhança podem ver-se todo o tipo de casa mais ou menos intactas de ambos os lados da estreita rua.

Esta "casa vazia" está agora cheia de vegetação, com lixo, pedras soltas e outros - talvez até com plantas que raramente se vêem. Provavelmente trabalharemos com um olhar microscópio para a vida especial deste espaço, desta estranha espécie de jardim,... o resultado poderia ser uma projecção para a larga parede da frente. Desta vez também poremos um projector atras do portão.

Karin Veldhues e Gottfried Schumacher, Nusbaum, Março 2004


Curriculum Vitae - Resumo

Karin Veldhues e Gottfried Schumacher

· Karin Veldhues - Estudou na State Art Academy em Münster Mestre

· Gottfried Schumacher - Estudou na State Art Academy em Münster
Leitorado em Pintura na State Art Academy em Münster

Projectos conjuntos e exposições de grupo (selecção)

2004 - OUT-LOOKS / TEN APPROACHES,
Brandenburg Art Collections, Museum of Contemporary Art, Cottbus (Cat.)
-"Leiria- Tranformação" Museu da Imagem em Movimento, Leiria, Portugal

-"Cum grano salis", Rheine Cultural Forum/ Bentlage Monastery, Rheine (Cat.)
Wanderer (Wanderers), projecções na Igreja de St. Peter am Perlach, Augsburg

2003 - VIA FENESTRA, Viadrina Europa University e a Cidade de Frankfurt/ Oder (Cat.)
- MADONNA, Munich and Freising Diocesan Museum, Munich (Cat.)

2002 - BIENAL INTERNACIONAL DE PAPEL ART 8, Leopold-Hoesch-Museum, Düren (Cat.)
- THE FORBIDDEN CITY, Elisabeth Montag Foundation, Dresden (Cat.)
2000 - FOCUS, Museu Municipal de Simeonstift, Treves (Cat.)

11-06-2004
« Voltar

Comentários

Nome:*
Email:*
Comentário:*

* Obrigatório
Ao comentar aceita automaticamente a
política de utilização deste portal.
Para que o seu comentário seja válido deve preencher todos os campos acima indicados como obrigatórios. O email é usado apenas para efeitos de verificação e não será exibido com o comentário. Os comentários deste portal são moderados, pelo que são sujeitos a verificação antes de serem publicados. Não serão aceites comentários de carácter insultuoso, discriminatório, racista ou spam.
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Voando sobre um ninho de cucos
OPINIÃO
Regionalismo e urbanismo nos romances de José de Alencar
Condomínios de Portugal, S. A.
Revitalizar a forma de pensar um centro histórico
Caldas com ambição!
Nem mais um soldado da GNR para o Iraque!
Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Fev./ 2001) (Primeiras Impressões, Comentários e Reparos) - Recapitulação - XXIV Série
É tempo do Euro 2004
Por uma política pública de Ambiente
A importância do Euro 2004 para a região de Leiria
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o