Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 220 Director: Mário Lopes Quarta, 3 de Abril de 2019
Celebração do 45º aniversário da Revolução dos Cravos
Tributo a Salgueiro Maia, Brigada Victor Jara e filme Luz Obscura no 25 de Abril em Santarém
    
                                                 Cartaz
As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Santarém, tiveram início esta amanhã, dia 3 de abril, às 11h00, com o Tributo a Salgueiro Maia, no Monumento Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos, no dia em que se assinala a data da morte do “Capitão sem Medo” (03 de abril de 1992).

     Esta cerimónia contou com intervenções de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém, do ex-furriel miliciano Augusto Bento Raposeiro, em representação das Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural e de Carlos de Matos Gomes, em representação da Associação 25 de Abril. O ex-furriel miliciano Augusto Bento Raposeira tomou parte na Coluna Militar ao Comando de uma Chaimite. A cerimónia contou ainda com uma intervenção de Daniela Maia, neta do Capitão de Abril, Fernando Salgueiro Maia.

    Às 21h30, o filme “Luz Obscura”, de Suzana Sousa Dias, passa no Teatro Taborda - Círculo Cultural Scalabitano. A sessão conta com a presença de Álvaro Pato, filho de Octávio Pato, de quem a realizadora Susana Sousa Dias usa fotografias de cadastro de presos políticos pertencentes ao seu núcleo familiar. Este filme procura revelar, a partir de fotos da PIDE/DGS, como um sistema autoritário opera na intimidade familiar. Neste caso, na vida de Octávio Pato. O filme volta a refletir sobre os anos da ditadura em Portugal. Depois de ter participado em vários festivais, “Luz Obscura” foi distinguido com a Menção Especial do Júri da Competição Internacional de Longas-Metragens da DocumentaMadrid e recebeu o Prémio de Melhor Som no Festival Caminhos do Cinema Português. Esta iniciativa conta com a parceria do Cineclube de Santarém. Mais informações e reservas, através do e-mail: cineclubedesantarem@gmail.com

    Na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, às 21h30, há Concerto com a Brigada Victor Jara, no Convento de S. Francisco. Ingressos disponíveis: Comissão das Comemorações do 25 Abril - Associação Cultural - 963 512 243/ 964 563 460
Emoção d'Imagens - 243 323 212 - Rua Dr. Pedro Canavarro (rua do Minipreço) ou no Dia do Espetáculo - Portaria do Convento de S. Francisco

    Pioneiros na valorização e divulgação da música tradicional há mais de 40 anos, este coletivo coimbrão é uma referência incontornável da música portuguesa pelo seu importante legado patrimonial e memória cultural do nosso cancioneiro.
Este espetáculo está integrado nos 90 anos do Nascimento de José Afonso, no 7º Aniversário da criação do Núcleo da AJA - Associação José Afonso de Santarém e no 45º Aniversário do 25 de Abril.

   Ficha artística: Arnaldo Carvalho - percussão; Aurélio Malva - viola, bandolim, gaita de foles, voz solo; Catarina Moura - voz solo; José Tovim - viola baixo; Joaquim Teles (Quiné) – bateria; Luís Garção Nunes - viola, viola beiroa, cavaquinho; Manuel Rocha – violino; Miguel Moita - piano e sintetizador e Rui Curto - acordeão e concertina.

    No dia 11 de abril, às 21h00 é inaugurada a Exposição do Cartoonista António Maia “45 Anos de Democracia - Apontamentos de Viagem - 45 Cartoons de António Maia”, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas. A Exposição vai estar patente até dia 27 de abril, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00.

     Às 22h00 tem início a Leitura Encenada “Maio de 1958” (Humberto Delgado), de António Torrado, no Fórum Actor Mário Viegas.

    No domingo, dia 14, às 15h00, há Teatro para Crianças “PANTUFA & AUGUSTO – à Conquista de Santarém”, pelo Veto Teatro Oficina - Círculo Cultural Scalabitano, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas. Direção e representação: António Júlio Santos (Pantufa) e Nuno Domingos (Augusto), luminotecnia/sonoplastia: José Carlos Jordão.
“O Augusto sabe tudo muito bem na história de Portugal. Ele estudou todos os aspetos e explica bem explicadinho ao Pantufa.
O Pantufa parece que não sabe nada, mas…
Será que o foi o D. Afonso Henriques o nosso primeiro rei?
Ou foi o Pantufa!...
E qual foi o papel do Augusto!
Já estou a ficar baralhado…
Mas se querem saber o que vai acontecer, o melhor é ver esta proposta do Veto.
Um espetáculo claramente dirigido às crianças e à sua linguagem tão especial.”

António Júlio Santos.
Palhaços [Duração: 50’ | Classif. para Todos]
Informações: Círculo Cultural Scalabitano | Tlf. 243321150 (14H-20H) | vto.ccs@gmail.com ou circuloscalabitano@gmail.com

Às 16h30, o Convento de S. Francisco recebe o Espetáculo ABRILARTE com Dança, Música, Circo, Canto, Folclore e Teatro, que conta com a participação dos seguintes agentes culturais do concelho de Santarém: Grupo Folclórico de Abitureiras, Grupo Cénico da SRO – Sociedade Recreativa Operária de Santarém, Human Art, Octávio Freitas, New Star Dance Clube, Mafalda Murta e ADEC – Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano.
Ingressos disponíveis: Comissão das Comemorações do 25 Abril - Associação Cultural - 963 512 243/ 964 563 460
Emoção d'Imagens - 243 323 212 - Rua Dr. Pedro Canavarro (rua do Minipreço) ou no Dia do Espetáculo - Portaria do Convento de S. Francisco

No dia 18 de abril, às 21h30, o Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Mário Viegas, recebe o Recital a Ary dos Santos, com Domingos Lobo e Manuel Coelho, com poemas, canto e música.
Dia 23, tem lugar a apresentação do Livro “Do Lado Certo da História”, de Pezarat Correia, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Mário Viegas. A apresentação do livro está a cargo do Coronel Carlos Matos Gomes.

    “Pedro de Pezarat Correia nasceu no Porto em 1932. Curso liceal no Colégio Militar, licenciatura em ciências Militares na Escola do Exército, em 1954; doutoramento na Universidade de Coimbra com distinção e louvor em 2017. Major-general reformado. Seis comissões na guerra colonial (Índia, Moçambique, Angola e Guiné). Participante no movimento militar que desencadeou o 25 de Abril de 1974, integrou o Conselho da Revolução e, nessa qualidade, comandou a Região Militar do Sul.

     Na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra fundou e leccionou a cadeira de Geopolítica e Geoestratégia. Conferencista no Instituto da Defesa Nacional, Universidade Autónoma de Lisboa, e outros institutos superiores militares e civis.

Autor de Centuriões ou Pretorianos; Descolonização de Angola - A Jóia da Coroa do Império Português; Questionar Abril...; Angola - Do Alvor a Lusaka; Manual de Geopolítica e Geoestratégia; Guerra e Sociedade; ... da Descolonização - Do protonacionalismo ao pós-colonialismo e coautor em muitas dezenas de livros e trabalhos sobre geopolítica e geoestratégia, estratégia e conflitos, 25 de Abril, guerra colonial e descolonização”.
Dia 24 de abril, às 15h00, o Teatro Sá da Bandeira recebe uma sessão de Cinema para jovens - “Luz Obscura”, de Susana Sousa Dias.

    Este filme procura revelar, a partir de fotos da PIDE/DGS, como um sistema autoritário opera na intimidade familiar. Neste caso, na vida de Octávio Pato. O filme volta a refletir sobre os anos da ditadura em Portugal. Depois de ter participado em vários festivais, “Luz Obscura” foi distinguido com a Menção Especial do Júri da Competição Internacional de Longas-Metragens da DocumentaMadrid e recebeu o Prémio de Melhor Som no Festival Caminhos do Cinema Português. Esta iniciativa conta com a parceria do Cineclube de Santarém. Mais informações através do e-mail: cineclubedesantarem@gmail.com .

    Às 21h30, tem início o Espetáculo “Esta é a madrugada que eu esperava”, na Parada Chaimite – Ex-Escola Prática de Cavalaria, com texto da autoria do Coronel Joaquim Correia Bernardo, que reconstitui, no Ex-Quartel da Escola Prática de Cavalaria - EPC, em Santarém, a saída da Coluna Militar liderada por Salgueiro Maia, na Revolução de 25 de Abril de 1974, que derrubou o Estado Novo.
Este ano vão estar na assistência cerca de 50 “Rapazes” da Coluna de Salgueiro Maia, ex-militares que participaram na Revolução dos Cravos.

    Dia 25 de abril, das 10h00 às 12h30, o Jardim da Liberdade recebe uma Manhã Desportiva, pela empresa municipal Viver Santarém, e Pintura para Crianças, pela Associação Aqui Há Gato. Com muita arte e imaginação vamos pintar Abril com mil cores, as cores da Liberdade!

   Às 11h00 decorre a Cerimónia “Cravos para Salgueiro Maia”, junto ao Monumento Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos.
Às 12h30, tem lugar o Almoço Comemorativo do 25 de Abril, no antigo Refeitório da Ex-Escola Prática de Cavalaria, que conta com a participação de cerca de 50 “Rapazes” da Coluna de Salgueiro Maia, com a Câmara de Santarém, Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural e todos aqueles que queiram participar.

    Inscrições através da Comissão das Comemorações do 25 Abril - Associação Cultural - 963 512 243/ 964 563 460 e Emoção d'Imagens - 243 323 212 - Rua Dr. Pedro Canavarro (rua do Minipreço).

     Pelas 17h30 tem início o Encontro de Coros, promovido pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano, na Igreja da Graça, que conta com a participação dos grupos Allegreto (Braga), Coral Polifónico do Oeste (Guia, Pombal), Grupo Coral de Tancos e Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

    No dia 27 de abril, às 15h00, é lançado o Livro de Memórias “Padre Nuno/Xico Nuno”, no Convento de S. Francisco, numa sessão que conta com a atuação da Banda de Música da Mata e do Coro do Círculo Cultural Scalabitano.
Dia 30 de abril, às 21h30, tem lugar o lançamento do Livro “A Noite Mais Longa de Todas as Noites I 1926 – 1974”, de Helena Pato, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Mário Viegas, com apresentação de Ana Carita, professora universitária, que foi dirigente do MDP, na década de 70.

   O programa das Comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Santarém é coorganizado pela Câmara Municipal de Santarém e pelas Comemorações do 25 de Abril - Associação Cultural.

    Fonte: GRPC|CMS
03-04-2019
« Voltar

Comentários

Nome:*
Email:*
Comentário:*

* Obrigatório
Ao comentar aceita automaticamente a
política de utilização deste portal.
Para que o seu comentário seja válido deve preencher todos os campos acima indicados como obrigatórios. O email é usado apenas para efeitos de verificação e não será exibido com o comentário. Os comentários deste portal são moderados, pelo que são sujeitos a verificação antes de serem publicados. Não serão aceites comentários de carácter insultuoso, discriminatório, racista ou spam.
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Festivais de Verão 2019 – Centro e Sul de Portugal
Liberdade para manifestar opinião
César Santos
A importância do Exame Médico Desportivo
Dr. Manuel Portela
Parque de auto caravanismo e passadiços de S. Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o