| IPL vai apresentar mestrado em Prescrição do Exercício Físico e Promoção da Saúde |
|
|
|
Politécnico de Leiria cria app Movida de saúde e exercício físico ao serviço da comunidade |
|
 Atividade física prescrita é individualizada O Politécnico de Leiria apresenta esta quarta-feira, 5 de junho, às 11 horas, o projeto MOVIDA, no campus 5, que se localiza junto ao Hospital de Santo André, em Leiria. A plataforma MOVIDA – MOnitorização da atiVIDAde física – implementa um programa de eHealth na comunidade, que prescreve atividade física e faz a monitorização do progresso do utilizador. A atividade física prescrita é individualizada, como se de uma receita se tratasse, e é recebida na app do utilizador, para que a possa realizar de uma forma acompanhada.
A plataforma é constituída por uma interface web de prescrição – dinamizada por profissionais de saúde -, e por quatro aplicações móveis (vocacionadas para a reabilitação cardíaca, doenças crónicas, hábitos de vida saudáveis e monitorização de rotinas), sendo que a comunicação entre as app e a interface é completamente autónoma: a realização ou não cumprimento do exercício proposto é registada na plataforma do prescritor, assim como este pode fazer alterações à prescrição, que ficam imediatamente disponíveis na app do utilizador.
O MOVIDA aposta assim na promoção da saúde e na prevenção do sedentarismo e morbilidade, através da prescrição supervisionada de exercício, de forma integrada e em interligação entre cuidados de saúde, transversal – uma vez que se dirige às diferentes faixas etárias - e multidisciplinar. O projeto explora as potencialidades da quantidade de dados gerados, usando algoritmos de inteligência artificial para tornar a plataforma adaptativa.
À apresentação pública do projeto, às 11h00, segue-se a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Politécnico de Leiria e a Direção-Geral da Saúde, na pessoa da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, para estabelecer parcerias no âmbito da análise inteligente de dados e metodologias de inteligência artificial como ferramentas de apoio à decisão em saúde.
Será igualmente feita a apresentação do novo mestrado do Politécnico de Leiria em Prescrição do Exercício Físico e Promoção da Saúde, que decorrerá na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e pretende dar resposta à necessidade premente de promover a atividade física, o exercício, e o desporto enquanto impulsionadores de qualidade de vida, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
A sessão terminará com uma visita ao ciTechCare – Center of Innovative Care and Health Tecnhnology do Politécnico de Leiria, onde decorrem diversos projetos de investigação aplicada em saúde.
O projeto de investigação MOVIDA, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, teve início em 2017 e é desenvolvido em parceria pelo Politécnico de Leiria, líder do projeto, e os politécnicos de Castelo Branco e Tomar, a Câmara Municipal de Leiria, a Unidade de Saúde Familiar Santiago e o Centro Hospitalar de Leiria. Mais informação sobre o projeto pode ser consultada em www.movida.ipleiria.pt.
Fonte: Midlandcom
|
|
| 04-06-2019 |
|
|
|
« Voltar
|