Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 220 Director: Mário Lopes Quinta, 28 de Março de 2019
JS debateu em Leiria o Manifesto Europeu
António Costa e Pedro Marques levam a Leiria discurso do “sucesso governativo"
    
                         António Costa
A Juventude Socialista (JS) realizou nos dias 23 e 24 de março, na Biblioteca José Saramago Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria, a iniciativa «A Tua Geração na Europa» que teve como objetivo debater e refletir sobre os desafios da juventude europeia procurando promover a participação de todos na construção do Manifesto Europeu.O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa e o cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu, Pedro Marques encerraram o encontro este domingo, na Biblioteca José Saramago, no Instituto Politécnico de Leiria, tentando explicar aos jovens “o sucesso governativo”, que ambos dão como adquirido.

    A iniciativa «A Tua Geração na Europa» contou ainda com as presenças do atual ministro do Ambiente, João Pedro de Matos Fernandes, da deputada e candidata ao Parlamento Europeu Margarida Marques e da nova secretária-geral da Juventude Socialista, Maria Begonha.

    De referir ainda as presenças no sábado de Maria Manuel Leitão Marques, ex-ministra e agora candidata do PS ao Parlamento Europeu, bem como do empresário leiriense e ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos, no que terá sido a sua última participação partidária, dado que viria a falecer inesperadamente no dia seguinte, aos 43 anos. “Economia Digital e Desafios Democráticos" foi o tema deste painel.

   
                     Pedro Marques
Pedro Marques centrou boa parte do seu discurso no anúncio governativo da véspera do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes, recordando que o Governo PSD/CDS aumentou em 20% o custo dos passes sociais, para que as empresas de transportes pudessem atingir a sustentabilidade financeira.

   No caso do distrito de Leiria, o ex-ministro das Infraestruturas garantiu que a redução do valor dos passes sociais vai atingir os 50% e que a medida abrangerá um milhão de pessoas em todo o País, o que irá provocar uma melhoria drástica na sua qualidade de vida e na sustentabilidade ambiental do País.

    O cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu apelou aos jovens para votarem nesta eleição, recordando que os jovens britânicos ficaram em casa no dia do referendo à permanência do Reino Unido na União Europeia e, por isso, se iniciou o Brexit, apesar da maioria dos jovens ser pró-europeia.

  
         Palmas não faltaram para para a ação governativa
     Numa plateia repleta de jovens maioritariamente estudantes do ensino superior, António Costa começou por recordar a greve académica de 1927 e as sucessivas greves académicas pela liberdade e pela democracia, defendendo que o combate à ditadura era um desafio da juventude portuguesa.

   O secretário-geral do PS lembrou também que nesse domingo se assinalava o aniversário da “greve de 24 de março de 1962 que transformou toda uma geração e fez com que essa geração transformasse o País”, onde se formou, nomeadamente, a geração dos Capitães de Abril, que foram ganhando consciência política e a urgência de que "era preciso acabar com a ditadura, devolver a liberdade aos portugueses, construir a democracia, pôr um fim ao colonialismo e abrir Portugal à Europa". António Costa fez questão de destacar o papel nessa greve de Jorge Sampaio, então presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e que se tornou em democracia secretário-geral do PS e Presidente da República.

   “A greve juvenil de 62 transformou o País e a greve juvenil da semana passada vai mudar o mundo, sublinhou António Costa, referindo-se à greve às aulas em protesto contra as alterações climáticas, lembrando “o enorme poder transformador da juventude.”