Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 90 Director: Mário Lopes Terça, 22 de Abril de 2008
Prémio Pintor Fernando de Azevedo Marinha Grande
7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande dedicada ao pintor Guilherme Correia

   


Guilherme Correia, João Pedrosa, Alberto
Cascalho, João Luiz Costa e Álvaro Nobre

A Câmara Municipal da Marinha Grande apresentou no dia 18 de Abril, a “7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande 2008 – Prémio Pintor Fernando de Azevedo”, que irá decorrer de 20 de Setembro a 19 de Outubro, no Parque Municipal de Exposição, na Marinha Grande. Nesta 7ª edição da Bienal, a Câmara Municipal da Marinha Grande irá homenagear o pintor marinhense Guilherme Correia. O orçamento do certame é de 178 mil euros. 

    Estiveram presentes na conferência de imprensa, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande, Alberto Cascalho, presidente do município da Marinha Grande e Comissário da Bienal; João Marques Pedrosa, vereador da Cultura; João Luiz Costa, Director Artístico da Bienal; Álvaro Nobre, da empresa garrafeira Gallo Vidro; Guilherme Correia, o artista consagrado  no âmbito da edição deste ano do certame, além de outras individualidades ligadas à Bienal.

    A 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande – “Prémio Pintor Fernando de Azevedo” é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande que, deste modo, dá continuidade ao ciclo de Bienais iniciado em 1996. Trata-se de uma mostra de obras de arte, apresentadas a concurso sob o tema “O Vidro na Arte, a Arte do Vidro”, que evoca o “vidro” nas mais diversas vertentes. Em paralelo com a exposição, realizam-se outras mostras temáticas, workshop’s, ateliês para crianças, desfile de moda e diversas actividades de animação cultural.

    À semelhança das edições anteriores, a Bienal tem como objectivo internacionalizar a vocação vidreira da Marinha Grande, salientando as suas competências na Arte do Vidro e a vontade cultural do município bem como a vontade de ser representativa nos mercados e, no futuro imediato, uma válida opção na contemporaneidade artística do vidro. A 7ª edição da Bienal de Artes Plásticas conta com o alto patrocínio da empresa garrafeira Gallo Vidro, S.A – Grupo Vidrala.

      Nesta edição da Bienal, subordinado à temática "O Vidro na Arte a Arte do Vidro", será homenageado o Pintor Guilherme Correia, numa exposição retrospectiva da sua obra que terá lugar próprio e o devido destaque no catálogo da Bienal. Será conferencista na sessão de abertura da exposição da Bienal, a realizar no dia 20 de Setembro de 2008, a Professora Doutora Cristina Azevedo Tavares, filha do pintor Fernando de Azevedo.     

     


Bienal apresenta um prémio de 10 mil euros

As obras a apresentar a concurso deverão ser de expressão contempo- rânea. O Vidro deverá estar presente como objecto de criação plástica, quer na sua subjectividade plástica, quer na sua substantividade. As obras a concurso e os respectivos Boletins deverão ser entregues de 9 a 14 de Junho de 2008, por conta dos artistas concorrentes, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande. 

    O Júri da Bienal será constituído por personalidades representativas da cultura artística contemporânea: a Pintora Emília Nadal, Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes; o Escultor Professor José João Brito, Vice Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes; o Pintor Jaime Azinheira, professor aposentado da Escola Superior de Belas Artes do Porto; a Escultora Luiza Gonçalves, Membro da Direcção da Cooperativa Árvore e o Eng.º António Noivo como consultor técnico vidreiro de reconhecido mérito.

    Segundo Alberto Cascalho o objectivo desta bienal é representar a comunidade marinhense, além de “defender, preservar e projectar no futuro o património da Marinha Grande na arte vidreira”. A autarquia irá também retomar a iniciativa “Bienal sai à rua”, iniciada em 2006 com o objectivo de partilhar o evento com a comunidade, pretendendo-se “ manter e reforçar essa componente porque a Bienal deve ser vivida pela comunidade.”

    O autarca destacou também as iniciativas que irão decorrer durante o certame, que contam com o apoio da Crisform e da EPAMG, tais como atelis para crianças e jovens, bem como workshops, para que a Bienal “seja uma festa da cidade e uma festa da cultura marinhense”, pelo que, além destas actividades, a programação irá incluir também vários espectáculos musicais. O autarca congratulou-se também com o apoio da empresa garrafeira Gallo Vidro, S.A – Grupo Vidrala, que patrocina o prémio da Bienal no valor de 10 mil euros.

    Por sua vez, o director artístico da Bienal referiu que o certame pretende “trazer pintores que façam do vidro a sua obra”, aproveitando para agradecer a  maneira “não leviana” como a autarquia encara este certame que se espera seja “uma partilha de sensibilidades.” João Luiz Costa destacou também a importância da homenagem a Guilherme Correia, apontando como um dos pontos altos desta Bienal a exposição retrospectiva dos 50 anos de actividade do pintor.

    Também Alberto Cascalho realçou o historial artístico do pintor Guilherme Correia, descrevendo o homenageado como “uma pessoa que dispensa qualquer apresentação.”  Guilherme Correia, que dedicou 65 anos da sua vida à cristalaria e garrafaria,  reconheceu que “é  uma honra ser homenageado”, esperando poder continuar a projectar a Marinha Grande fora de Portugal.

Informações adicionais:

Local de Entrega:
Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande (Pavilhão 1)
Boavista - Marinha Grande
 
Horários de Entrega:
De 09 a 14 de Junho - entre as 9h e as 12h30, e as 14h e as 19h.
- Os trabalhos enviados por via aérea, marítima ou ferroviária, a partir do estrangeiro, deverão ser dirigidos à Câmara Municipal da Marinha Grande.
 
Para a obtenção dos Regulamentos, Boletins ou outros esclarecimentos, contactar:
Gabinete de Coordenação da 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande
Câmara Municipal da Marinha Grande
Praça Guilherme Stephens
2430 - 960 Marinha Grande
Telef. 244 573 300 ou 244 573 321
Fax: 244 561 710
email: bienal@cm-mgrande.pt

                    Biografia de  Guilherme Correia

   


Guilherme Correia

Correia, Guilherme Augusto de Oliveira, nasceu na Marinha Grande, no dia 30 de Dezembro de 1923. Aguarelista de feição Naturalista. Exímio Retratista, Paisagista e Marinhista. Faz parte de uma Família de consagrados artistas plásticos, entre os quais seu Pai, Mestre João Correia, que se notabilizou na Arte de pintar a óleo e aguarela e autor dos cenários para o Teatro Nacional D. Maria II (à época); e seu irmão, o Escultor Joaquim Correia, ex-Director da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Os seus filhos seguiram também o mesmo caminho, Pedro Correia com os cursos de Pintura e Arquitectura e Paulo Guilherme também dedicado à pintura. 

    É Autor do símbolo e respectiva «Medalha de Turismo de Leiria/Rota do Sol» e do logotipo para a Câmara Municipal da Marinha Grande, alusivo aos «250 Anos do Vidro». Teve a seu cargo a Direcção Artística da Companhia Industrial Portuguesa e também da «Fábrica Santos Barosa» (Marinha Grande). Foi convidado pela Câmara Municipal de Leiria a executar uma Aguarela alusiva à «Cidade de Leiria» para oferta ao Presidente da República, Dr. Cavaco Silva (2007).

    Guilherme Correia, sempre dedicado à aguarela, está representado no Museu Maria da Fontinha, em Castro d’Aire e em diversas colecções particulares, entro e fora do País. Teve a seu cargo a Direcção Artística da Companhia Industrial Portuguesa e também da Fábrica Santos Barosa. Expôs na II Bienal dos Artistas de Leiria, promovida pela Câmara Municipal da Leiria, fazendo também parte da sua organização. Esteve presente nas cinco Bienais de Alenquer, na qualidade de Artista Convidado.

    Exposições individuais mais destacadas na Galeria Capitel (Leiria), nos anos 1974, 1982, 1984, 1993, 1995 e 1998. Convidado pelos artistas internacionais, para estar presente no Centro Cultural de Nova Iorque, em Barcelona, nas Caraíbas em Tóquio (2006). Autor da aguarela “Leiria”(2007) – encomenda da Câmara Municipal de Leiria para oferta, já concretizada ao Presidente da República Cavaco Silva. Autor do retrato do Professor Marcelo Rebelo de Sousa e também para o Conservatório de Artes de Leiria, Praça Rodrigues Lobo.

                               EXPOSIÇÕES

Exposições Individuais: (selecção) «Galeria Capitel», Leiria (1074, 1982, 1984, 1993, 1995, 1998, 2000 e 2003) e «Galeria Castelo S. Jorge», Lisboa, a convite da Embaixada da Bélgica, em Portugal (1991).

Exposições Colectivas: (53) Leiria, Marinha Grande, Porto e Lisboa.

Exposições no Estrangeiro: (selecção) «Centro Cultural de Barcelona», Espanha (2000); «Centro Cultural de New York», EUA (2002); «Exposição Artistas em Miami», Florida, EUA e «Exposição Federação da Cultura Portuguesa» (2003); «Centro Cultural de Tóquio», Japão (2000 e 2006).

Bienais/Salões: «II Bienal Arte Plásticas», organizada pela Câmara Municipal de Leiria (1996); I e II Bienal de Artes Plásticas, Marinha Grande (1996 e 1998) e I , II, III, e IV Bienal Arte Figurativa», Alenquer (1998, 2000, 2004 e 2006).

Antologiado: «Colecções Atelier», Documentário Filmado (VHS), Produções Anifa Tajú (Vol. 2), «Naturalismo: Arte Maior – Alguns dos Melhores Aguarelistas Portugueses», Lisboa (2002), de Afonso Almeida Brandão.

Colecções Particulares: Portugal, Espanha, EUA e Japão.

Representado: Museu Maria da Fontinha (Castro D’Aire); Museu João Mário (Alenquer), Museu Joaquim Correia (Marinha Grande); Acervo «Galeria Capitel» (Leiria); Acervo Câmara Municipal de Leiria; Acervo Conservatório de Artes de Leiria.

Colecções Privadas: Joaquim Vieira (Leiria) e Dr. Marcelo Rebelo de Sousa (Lisboa).

Escreveram sobre a sua obra: Afonso Almeida Brandão, Ângela Belgama, Basílio Artur Pereira, Carlos Eugénio, Francisco Vieira da Rosa, Manuel Bontempo e Saúl António.

 

22-04-2008
« Voltar

Comentários

Nome:*
Email:*
Comentário:*

* Obrigatório
Ao comentar aceita automaticamente a
política de utilização deste portal.
Para que o seu comentário seja válido deve preencher todos os campos acima indicados como obrigatórios. O email é usado apenas para efeitos de verificação e não será exibido com o comentário. Os comentários deste portal são moderados, pelo que são sujeitos a verificação antes de serem publicados. Não serão aceites comentários de carácter insultuoso, discriminatório, racista ou spam.
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Externato Cooperativo da Benedita
Nuno Catita
Assédio Sexual: Sofrer em silêncio não é solução
Pedro Esteves
Sobre o “historiador municipal” de Alcobaça, Fleming de Oliveira
Valdemar Rodrigues
A propósito da tragédia do pinhal de Leiria, 2017
José Marques Serralheiro
Carta Aberta ao Ministro da Agricultura
Vítor Graça
Poupança: Promoções e Vales de Desconto
Joana Parracho
Estima-se que 8 em cada 10 pessoas terão um episódio de lombalgia ao longo da sua vida
Dr. Manuel Tavares de Matos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o