Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 70 Director: Mário Lopes Terça, 22 de Agosto de 2006
De 2 a 10 de Setembro
XIV Festival Regional de Gastronomia de Leiria preserva “Sábios Sabores”

             
Isabel Damasceno e Miguel Sousinha


    O XIV Festival Regional de Gastronomia de Leiria vai decorrer diariamente de 2 a 10 de Setembro, das 18h às 24h, no Marachão, em Leiria. O certame resulta de uma parceria da Região de Turismo Leiria/Fátima e da Câmara Municipal de Leiria, com apoio das Câmaras Municipais de Alcobaça, Batalha, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Sob o tema "Sábios Sabores", esta edição conta com 11 participantes - um representante de cada um dos 8 concelhos da região -, duas escolas profissionais e um restaurante de leitão da Boa Vista.

             A apresentação do Festival Regional de Gastronomia de Leiria teve lugar no dia 21 de Agosto no Salão Nobre da Câmara Municipal de Leiria, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Damasceno, do presidente da Região de Turismo de Leiria-Fátima, Miguel Sousinha, e ainda de Neusa Magalhães, vereadora das Actividades Económicas.

             Isabel Damasceno enalteceu o Festival por ser uma oportunidade de promoção da região e de atrair pessoas a Leiria. A autarca destacou também a instalação no Marachão este ano de infra-estruturas adequadas ao funcionamento do festival, após o processo de requalificação desta zona junto ao rio Lis. No futuro, o festival estender-se-á também ao Jardim Luís de Camões depois de concluídas as respectivas obras de requalificação, previstas para Setembro ou Outubro.

             Também Miguel Sousinha se congratulou com as obras no local, planeadas de forma a poderem servir também o Festival de Gastronomia, quer em termos de água corrente quer de saneamento básico. Este ano, tal como no ano anterior, haverá apenas 8 restaurantes representantes dos 8 concelhos, dois representantes das escolas profissionais de hotelaria de Leiria e um restaurante temático, mas em 2007, com o alargamento do festival ao Jardim Luís de Camões, regressará o número habitual de restaurantes, ou seja, 16 ou 17.

             O presidente da Região de Turismo explicou que os “Sábios Sabores” - tema deste ano – recorda a cultura gastronómica produzida durante vários séculos nesta região, com aromas e sabores quer da serra quer do mar. Mais uma vez, o objectivo da organização é dar a conhecer os principais produtos turísticos da região, como a Gastronomia, um dos produtos que marca a diferença a nível nacional. Miguel Sousinha lembrou que a Gastronomia de Leiria-Fátima tem como base os produtos regionais, sendo um dos objectivos do festival divulgá-los também.

             O critério para a escolha dos restaurantes presentes passa pelas sugestões das autarquias que, em conjunto com a Região de Turismo, convidam o restaurante seleccionado. Miguel Sousinha reconhece que os critérios são discutíveis, mas garante que a organização tenta trazer sempre os melhores restaurantes de cada concelho que tenham capacidade logística para confeccionarem refeições fora das suas instalações habituais.

             Miguel Sousinha destacou também a realização este ano de um seminário, em conjugação com a colaboração da APCER (Associação Portuguesa de Certificação) e da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), visando a qualificação do produto turístico. Assim, virão duas pessoas ligadas a estas entidades visando dar tópicos ajudas para a certificação da restauração.

             Face às novas políticas e linhas de orientação para os sectores da restauração e hotelaria, o Seminário “Certificação na Restauração” terá lugar no dia 6 de Setembro, pelas 16h30, na Sala de Conferências do Posto de Turismo de Leiria, pretende promover um espaço de debate e reflexão sobre a reestruturação destes sectores de actividade, orientando-os para a melhoria da qualidade dos serviços que prestam ao público consumidor, numa indústria que se assiste em franco crescimento.

             Segundo o presidente da Região de Turismo, “a nossa restauração diferencia-se a nível nacional por excelentes restaurantes de grande qualidade gastronómica e pretendemos um valor qualitativo que é a certificação dessa restauração. Temos condições quer a nível de infra-estruturas quer a nível do que é confeccionado e das condições dos próprios restaurantes e pensamos estar na altura de dar este passo.”

             Miguel Sousinha revelou que ainda não há restaurantes certificados na Região de Turismo, situação que considerou natural atendendo que em Portugal há muito poucos restaurantes certificados. No entanto, adianta que “tentamos ser os primeiros e daí a tentativa de trazer o assunto a discussão pois muitas vezes as pessoas têm o papão da certificação. A certificação não é tão difícil como isso hoje, quer a nível de autocontrolo quer de HCCP. Dentro de dois ou três anos todos os restaurantes vão ser obrigados a tê-la e quem der o passo primeiro vai ter mais benefícios que aderindo mais tarde”, explicou.

             De qualquer modo, a organização garante a qualidade do festival em termos de higiene. Se dúvidas houvesse, basta referir a inspecção da Autoridade de Saúde há cerca de 4 anos, que não encontrou qualquer problema. Ao todo, foram servidas quase 10 mil refeições em 2005, número que se deverá repetir este ano, se o tempo ajudar.Miguel Sousinha garante que, apesar de não haver registos nesse sentido, é frequente os restaurantes aumentarem o número de clientes no resto do ano, decorrente destes tomarem conhecimento do restaurante no Festival Regional de Gastronomia de Leiria

             O orçamento é mais baixo nesta edição, podendo descer de 50 mil em 2005 para cerca de 40 mil euros em 2006, devido à existência este ano de infra-estruturas próprias de água e electricidade no local. Em termos de animação, Miguel Sousinha referiu que este ano, devido ao condicionamento de espaço, não será montado um palco pelo que os grupos vão actuar de forma itinerante pelo espaço do festival.

             Outras iniciativas como a exposição de “Licores e artesanato regional de Porto de Mós”, e o Seminário “Certificação na Restauração”, farão parte integrante do festival. Como vem sendo habitual, o principal objectivo do Festival visa a promoção da gastronomia da região, da qualidade e diversidade da oferta, remetendo o visitante para heranças culturais seculares transformadas, por mãos hábeis, em suculentas iguarias.

             A organização sublinha que compete às entidades públicas competentes e aos restaurantes da Região, preservar e valorizar essas heranças culturais, que constituem a identidade de todos nós em geral e da Região, em particular.

             Mário Lopes

 Participantes

 Alcobaça

Restaurante Pedra do Ouro – Ouro sobre Azul

Rua do Jogral, nº 6

Pedra d’Ouro

2445-431 Pataias

Tel.: 244 590020

Fax: 244 590030

 Pratos:

- Bacalhau à Pedra d’Ouro

- Bife à Pedra d’Ouro

 Batalha

Restaurante Pérola do Fetal

Celeiro

Reguengo do Fetal

2440-208 Batalha

Tel: 244 705689

Fax: 244 705759

 Pratos:

- Arroz de Pato

- Lombo de Cherne com açorda e alcaparras

  Leiria

Restaurante Muralhas

Rua Cidade Colipo

Andreus – Barreira

2410 – 001 Leiria

Tel.: 244 892090

Fax: 244 838650

 Pratos:

- Migas de Bacalhau na Broa

- Bifinhos de Javali com Migas de Espargos

 Marinha Grande

Restaurante “Vieiralis”

Estrada da Praia, nº 6

2460 – 720 Vieira de Leiria

Tel.: 244 691 290

Fax.: 244 697 764

 Pratos:

- Massinha de Tamboril

- Ensopado de Robalo

 Nazaré

Restaurante “Nova Casa Cação”

Largo das Caldeiras, nº1

2450 – 141 Nazaré

Tel. 262 551 035

 Pratos:

- Arroz de Lulas com Camarão

- Feijoada de Marisco

 Ourém

Restaurante “Paço do Conde”

R. Dr. Francisco Sá Carneiro

Complexo Desp. Piscinas Municipais

2490 Ourém

Tel./Fax: 249 542 483

 Pratos:

- Bifinhos de Pato

- Medalhões de Vitela

 Pombal

Restaurante A Forja

Estrada IC2

Venda da Cruz - Pelariga

3105-296 Pombal

Tel.: 236 211 800

Fax: 236 211 801

 Pratos:

- Bacalhau Forjado no Fole

- Cabritinho da Sicó à Pastor

 Porto de Mós

 Confraria da Morcela de Arroz da Alta Estremadura

Apartado 127

2485-909 Mira de Aire

geral@confrariadamorcela.net

Pratos:

- Morcela de Arroz da Alta Estremadura

 Escolas Profissionais 

 Escola Profissional de Leiria

Rua da Cooperativa – S. Romão

2414 – 901 Leiria

Tel.: 244 848 610

Fax: 244 848 611

 Pratos:

- Petiscos Variados

  Escola Profissional de Ourém

Rua Santa Teresa de Ourém, 13

2494 – 909 Ourém

Tel. 249 540 390

Fax. 249 540 399

 Pratos:

- Massinhas de Cherne

- Galo caseiro com Vinho Tinto

 Restaurante de Leitão

 Restaurante “O Pinto”

Estrada Nacional 1 – Barracão

2410 – 774 Agodim

Tel.244 722 302 | Fax.: 244 724 163

 - Leitão da Boa Vista

 Outros eventos

             Face às novas políticas e linhas de orientação para os sectores da restauração e hotelaria, o Seminário “Certificação na Restauração”, a ter lugar no dia 06 de Setembro, pelas 16,30 horas, na Sala de Conferências do Posto de Turismo de Leiria, pretende promover um espaço de debate e reflexão sobre a reestruturação destes sectores de actividade, orientando-os para a melhoria da qualidade dos serviços que prestam ao público consumidor, numa indústria que se assiste em franco crescimento. Para a realização do Seminário conta-se com a colaboração da APCER (Associação Portuguesa de Certificação) e da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).

 Programa

 16H30             Abertura do Seminário

16H40             Painel “Processo de Certificação na Restauração “

 “O Processo de Certificação na Restauração através da implementação do HACCP”

Eng.ª Rita Ramos, Gestora de cliente da APCER (Associação Portuguesa de Certificação)

 17H10             Período para questões

17H25             Coffe-break

17H40             “O Regulamento (CE) nº 852/2004 sobre Higiene dos Géneros Alimentícios”

Dr.ª Maria Lurdes Gonçalves, Directora Regional de LISBOA E Vale do Tejo da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica)

18H10             Período para questões

18H30             Encerramento

  Posto de Turismo de Leiria apresenta a exposição “Cores e Licores” (Licores e artesanato regional de Porto de Mós)

             De 2 a 10 de Setembro, no âmbito do Festival, a galeria do Posto de Turismo de Leiria, tem patente ao público uma exposição de licores (Maria Silvina Bértolo) e artesanato (Associação de Artesãos das Serras de Aire e Candeeiros (AASAC).

           Maria Silvina Bértolo é natural de Alqueidão da Serra e, há cerca de 20 anos, segue uma tradição familiar de produção de licores artesanais, de vários tipos de frutas: tangerina, amora, alperce, ameixa, morango…

             A AASAC foi criada a 20 de Março de 1992 e tem a sua sede e centro de exposição no lugar do Livramento. A sua abrangência ultrapassa largamente a área geográfica do concelho de Porto de Mós e do próprio Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. No entanto, a sua actividade artesanal está intimamente ligada à riqueza natural do concelho de Porto de Mós. A cestaria em junco, a olaria, a tecelagem manual, trabalhos em madeira, raízes, pedra, cortiça, em vidro, cerâmica (azulejo, porcelana, etc), são ainda hoje actividades características neste concelho.

             A Associação tem como preocupação desenvolver várias iniciativas e parcerias visando fomentar uma política que proteja e dignifique as artes e os ofícios das Serras de Aire e Candeeiros, bem como a divulgação, promoção e valorização das suas artes.

Esta exposição pode ser visitada diariamente, das 10h às 13h e das 15h às 19h..

 Animação Regional

         Todos os dias pelas 20H30, o espaço do Marachão contará com a actuação de vários tipos de animação regional volante que irão preencher e animar o serão de todos os visitantes do Festival.

 02 de Setembro (Sábado)

18H00 e 20H30 – Grupo VIP (Música Regional)

 03 de Setembro (Domingo)

- EPAMG

 04 de Setembro (Segunda-feira)

- Grupo Musical Gaitilena

 05 de Setembro (Terça-feira)

- Tocata do Grupo de Danças e Cantares de S. Romão

 06 de Setembro (Quarta-feira)

- Trovadores do Liz

 07 de Setembro (Quinta-feira)

- Trovadores do Liz

 08 de Setembro (Sexta-feira)

- Saxofonista e Acordionista

 09 de Setembro (Sábado)

- EPAMG

 10 de Setembro (Domingo)

20H30 - Grupo de Concertinas da Barrenta

23H00 - EPAMG

 

22-08-2006
« Voltar

Comentários

Nome:*
Email:*
Comentário:*

* Obrigatório
Ao comentar aceita automaticamente a
política de utilização deste portal.
Para que o seu comentário seja válido deve preencher todos os campos acima indicados como obrigatórios. O email é usado apenas para efeitos de verificação e não será exibido com o comentário. Os comentários deste portal são moderados, pelo que são sujeitos a verificação antes de serem publicados. Não serão aceites comentários de carácter insultuoso, discriminatório, racista ou spam.
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O raio
Elsa Proença
O Ordenamento do Território e a Protecção da Natureza
Eugénio Sequeira
Líbano: Uma Guerra sem Solução?
Paulo Batista Santos
O 150º aniversário do nascimento de Marcelino Mesquita
Paulo Caldas
Líbano
Ricardo Miguel
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o