Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem vai vencer as eleições presidenciais no Brasil?
Jair Bolsonaro
Fernando Haddad
Edição Nº 214 Director: Mário Lopes Sexta, 19 de Outubro de 2018
Margarida Marques e Odete João dirigiram uma pergunta ao Ministério do Mar
Deputadas do PS querem Governo a apoiar pescadores afetados pela tempestade Leslie
As deputadas do PS eleitas pelo círculo de Leiria questionaram o Governo sobre se vai ou está já a desenvolver alguma iniciativa específica de caráter financeiro ou outra que apoie os pescadores daquela região, na sequência da passagem do furacão Leslie. Numa pergunta enviada ao Ministério do Mar, ao abrigo do regimento parlamentar, Margarida Marques e Odete João lembram que o furacão Leslie teve um efeito particularmente devastador em algumas regiões. “A zona costeira dos concelhos de Marinha Grande e Leiria foi particularmente fustigada, atingindo um número significativo de pescadores, em especial na Vieira de Leiria e Pedrógão onde a pesca xávega tem uma enorme importância”, recordam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Peniche espera 50 mil visitantes
Etapa do Campeonato do Mundo de Surf 2018
já começou na praia de Supertubos
A Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteCIM, iniciou a sua participação no Campeonato do Mundo de Surf 2018, dia 15 de outubro, com uma conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu no Hotel MH Peniche. A iniciativa contou com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, do presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, do responsável da World Surf League para a Europa, África e Médio Oriente, Francisco Spínola, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e de alguns surfistas nacionais e internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documentário "Terras de Cister - Um Legado para o Futuro"
Filme vencedor do Prémio Internacional Books & Movies volta a ser exibido esta sexta-feira
Esta sexta-feira, 19 de outubro, pelas 21h30, será exibido no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, o documentário “Terras de Cister - Um Legado para o Futuro”, vencedor da última edição do Prémio Internacional Books&Movies. Realizado por Filipe Miguel de Moura, “Terras de Cister – Um Legado para o Futuro” foi considerado pelo júri como “um trabalho que oferece uma perspetiva abrangente sobre a importância histórica do concelho de Alcobaça, debruçando-se sobre as atividades financeiras e culturais que mais se destacam na região. Há um trabalho de campo notório, não se ficando meramente pelas cabeças falantes, além de incluir pequenos rasgos de ficção que acrescem valor à obra.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
75% da área total vendida
Área de Localização Empresarial de Valado
dos Frades é um sucesso a atrair investidores
A mais recente operação de alienação de lotes na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades resultou na venda de mais 5 lotes, estando já 75% da área total vendida. A Papelão Sabichão, Comércio de Produtos para a Hotelaria, Lda e a António Constantino Santos, Unipessoal Lda, no ramo da carpintaria industrial, são as duas novas entidades que se juntam ao conjunto de empresários que adquiriram lotes na AAE para desenvolverem a sua atividade. As empresas MD Plastics, Luis Silvério & Filhos SA, Rotom Portugal, Alitec SA e Jorge Vieira Lda, já iniciaram as obras de implantação no local, estando outras em fase de elaboração de projetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fio condutor é o tema “Pequenos GrandEsPaços”
Plano Anual de Educação da Chamusca assinala 50 anos da chegada do Homem à Lua
O Município da Chamusca definiu o Plano Anual de Atividades para a Educação, em vigor para o ano letivo de 2018/2019, que apresenta os principais projetos e as iniciativas a realizar nas escolas do concelho e cujo fio condutor é o tema “Pequenos GrandEsPaços”, assinalando desta forma várias efemérides: os 50 anos da chegada do Homem à Lua, os 100 anos da Existência da União Astronómica Internacional e ainda os 100 anos das observações que vieram comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. O objetivo principal é dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam projetar o futuro e definir objetivos para sua vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa “Scouting Designing With Natural Stone Portugal 2018”
Sector da pedra junta em Alcobaça arquitetos dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido
No dia 11 de Outubro de 2018, a empresa MVC – Mármores de Alcobaça teve o privilégio de receber arquitetos oriundos dos Estados Unidos e Canadá bem como do Reino Unido através do programa “Scouting Designing With Natural Stone Portugal 2018” organizado pela Assimagra - Associação Portuguesa dos Industriais dos Mármores, Granitos e Ramos Afins. Por volta das 10h, os arquitetos internacionais foram recebidos na empresa para conhecer as instalações, os métodos de extração e transformação e os seus produtos, nomeadamente, a pedra calcária da Região Centro de Portugal. Por volta das 10h, os arquitetos internacionais foram recebidos na empresa para conhecer as instalações, os métodos de extração e transformação e os seus produtos, nomeadamente, a pedra calcária da Região Centro de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede grudis reúne investigadores e estudantes na área da Contabilidade
IPL acolhe pela primeira vez workshop grudis sobre investigação em Contabilidade
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria acolhe pela primeira vez o workshop grudis (Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade), que já vai na sua décima edição, com o mote “Investigação em Contabilidade: teorias dominantes e teorias emergentes”. O encontro, que decorre no dia 19 de outubro, entre as 14h00 e as 18h00, reúne investigadores e académicos para analisar as teorias utilizadas nas diversas áreas da Contabilidade, bem como as novas teorias que começam a surgir e estão a ser usadas mais recentemente na área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Região Oeste e Santarém
Federações do PS articulam na Nazaré posição comum no âmbito do Portugal 2030
As Federações do Partido Socialista de Leiria, Região Oeste e Santarém estiveram reunidas este sábado, 13 de outubro, na Nazaré, para debater a preparação do território abrangido por estas três estruturas para o próximo ciclo de desenvolvimento, coincidente com o novo Quadro Comunitário de Apoio. Tendo o Programa Portugal 2030 como pano de fundo, as três Federações procuram articular posições no sentido de dar resposta às necessidades de uma região que partilha infraestruturas e características geográficas e identitárias que a aproximam e que fazem dela uma unidade territorial com condições de apresentar níveis de coesão superiores aos atuais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 de outubro a 1 de novembro
Feira de São Simão traz sabores do outono
a Alcobaça
A Feira de São Simão, a feira dos produtos típicos e regionais, está de volta a Alcobaça! Na Feira de São Simão, que este ano decorre de 27 de outubro a 1 de novembro, pode encontrar os frutos secos e os passados, tão típicos e apreciados nesta época, e outros produtos alimentares regionais: queijos, enchidos, azeites e as tradicionais broas de batata doce. Também está previsto um espaço gastronómico para o convívio dos visitantes e um programa de animação diário dedicado à música popular e tradicional portuguesa e onde não faltará a recriação de um típico serão de Descamisada, pelos grupos folclóricos do concelho (Dia 31).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Munícipes podem votar em 18 propostas
Orçamento Participativo de Porto de Mós já tem propostas a votação
Foram apresentadas no dia 15 de outubro as 18 propostas a concurso na 1ª Edição do Orçamento Participativo. Cada um dos proponentes das propostas teve oportunidade de apresentar o seu projeto e de o defender perante o público. As propostas encontram-se, agora, a votação até ao dia 19 de novembro. Para votar basta aceder ao site http://op.municipio-portodemos.pt/ , registar-se e votar. Pode, também, dirigir-se à Câmara Municipal ou à sua Junta de Freguesia e preencher o boletim de voto disponível para o efeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 20 de outubro
Fernando Dacosta apresenta livro sobre Amália na Biblioteca Municipal de Leiria
No sábado, dia 20 de outubro, às 17 horas, Fernando Dacosta estará na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, para apresentar o seu livro “Amália - A Ressureição”. Nas palavras do autor, “Amália é uma viagem pela vida de uma das mais marcantes cantoras do século XX, revelando memórias, encontros, desencontros, episódios menos conhecidos de uma fascinante carreira internacional. Um livro incontornável de memórias em torno de Amália e das personagens que a inspiraram e com quem conviveu.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terceiro e último dia do Encontro Internacional de Negócios será dedicado à visita a empresas
Segundo dia do Nersant Business chegou
às 1026 reuniões de negócio
O Nersant Business 2018 terminou a fase de reuniões de negócio com um total de 1026. O evento finaliza esta quarta-feira com visitas às empresas portuguesas que participaram no encontro de negócios. A edição deste ano reúne cerca de 200 empresários e delegações de 38 países. O forum internacional de negócios é uma das maiores mostras de networkig em Portugal. Tem um cariz muito pragmático, focado no encontro entre empresários e na concretização de negócios, com o objetivo de promover exportações e atrair investimento estrangeiro para o Ribatejo. Vários empresários destacam o potencial do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Agromuseu Dona Julinha encerra esta semana devido à Tempestade Leslie
O Município de Leiria informou que devido aos efeitos causados pela tempestade Leslie, que atingiu Leiria na noite de sábado, 13 de outubro, o Agromuseu Dona Julinha, em Ortigosa, irá estar encerrado durante esta semana, a fim se de proceder aos necessários trabalhos de limpeza na sequência da queda de árvores. De salientar que os animais residentes no Agromuseu não sofreram quaisquer danos e que as visitas agendadas para esta semana serão reagendadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um ano após os incêndios de outubro de 2017
PCP acusa Governo de só investir no Pinhal de Leiria com a venda da madeira queimada
Na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, dia 15 de outubro, na Sede da Direção da Organização Regional de Leiria do PCP, na Marinha Grande, o PCP recordou que neste dia se assinalou um ano passado sobre o violento incêndio da Mata Nacional de Leiria e sobre os incêndios que afectaram uma imensa área de floresta nos distritos de Leiria, Coimbra, Guarda e Viseu. Para o PCP, “passado um ano é tempo de pôr fim à propaganda, às palavras e discursos e passar à ação”, considerando que “já foi perdido tempo demais.” No acompanhamento à situação na Mata Nacional de Leiria o PCP identifica dois tipos de medidas: medidas de emergência e medidas estruturais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 102 atividades durante 7 dias
Books & Movies conquista novos públicos e termina com homenagem a Ruy de Carvalho
A Gala Books&Movies, com a homenagem ao ator Ruy de Carvalho encerrou a 5ª edição do Festival Literário e de Cinema de Alcobaça – Books & Movies. A Gala teve na primeira parte, além da homenagem a Ruy de Carvalho, a entrega do prémio Books & Movies 2018 a Filipe de Moura, tendo na segunda parte sido apresentado o espectáculo “Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores” com Ruy de Carvalho, João de Carvalho, Adelaide Sousa e Guilherme Madeira acompanhados pelos músicos Ricardo Gama e João Correia. A sessão homenageou os poetas e autores portugueses, tendo criando grande interactividade com público que encheu o Cine-Teatro de Alcobaça, na noite de 14 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira casa reconstruída por uma autarquia
Município de Pombal entrega chaves de casa reconstruída após o incêndio de 2017
O Município de Pombal entregou esta segunda-feira, 15 de outubro, as chaves à proprietária da casa que ardeu há um ano, no incêndio de outubro de 2017, na localidade de Brejos Velhos, Freguesia do Carriço, após a reconstrução do imóvel por parte da autarquia, que contou com o apoio do Programa de apoio à Reconstrução de Habitação Permanente, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 19 de outubro
Semana da Alimentação Saudável assinalada nas escolas de Leiria
De 15 a 19 de outubro, a Semana da Alimentação Saudável é assinalada nas escolas do concelho de Leiria com várias atividades. Durante estes dias estão a decorrer visitas formativas a jardins de infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico onde haverá momentos de animação de leitura em torno do livro “João Molengão no Mundo da Alimentação”, com a presença da Vereadora da Educação, Anabela Graça e da nutricionista da equipa multidisciplinar da Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
D. Gualdim Pais evocado no 9º centenário do nascimento do fundador do Castelo Templário
Com a presença de cerca de oito dezenas de participantes, oriundos de vários pontos do País, Tomar evocou no sábado, dia 13 de outubro, a figura de D. Gualdim Pais, no dia em que passaram 823 anos sobre a sua morte, ocorrida a 13 de Outubro de 1195. A iniciativa, dinamizada pelo Município em parceria com várias entidades, integrou-se nas celebrações do nono centenário do nascimento do fundador do Castelo Templário que, sob o título genérico de Jornadas Gualdinianas, têm vindo a decorrer em vários dos locais por onde passou ao longo da sua vida, começando por Barcelos, que documentos recentemente estudados apontam como possível local de nascimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém dois homens na Maiorga por posse de 5120 doses de cannabis
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação de Caldas da Rainha e do Posto Territorial de Alcobaça, no dia 13 de outubro, na localidade de Maiorga, deteve dois homens, com 37 e 62 anos, por tráfico de estupefacientes. Com o aparecimento num contentor do lixo público de sacos que continham vestígios de plantas de cannabis, os militares efetuaram diligências, que permitiram chegar à moradia suspeita da proveniência dos mesmos e à identificação dos proprietários. Esta ação culminou com a realização de uma busca domiciliária, em que se verificou que um dos compartimentos da casa estava transformado numa estufa de cultivo de plantas de cannabis, tendo resultado na apreensão de 5120 doses, deste tipo de produto estupefaciente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Feira de Santa Iria: que futuro?
Tiago Carrão
Estado da limpeza dos contentores e do Mercado Semanal de Alcobaça
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o