Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a redução da velocidade máxima dentro das localidades para 30 km/h?
Sim
Não
Não sei / Talvez
Edição Nº 208 Director: Mário Lopes Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Até dia 24 de maio
Câmara de Santarém põe à venda 4 blocos habitacionais da Escola Prática de Cavalaria
A Câmara de Santarém está a receber propostas até dia 24 de maio de 2018 para aquisição dos quatro blocos habitacionais da Ex-Escola Prática de Cavalaria. Os interessados devem apresentar a sua proposta de aquisição, em carta fechada, devendo a mesma respeitar os termos e condições de alienação aprovados, à exceção do valor base de licitação, que sofre uma desvalorização de 30% face ao valor inicial de base de licitação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Sábado, dia 3 de março
Roteiro do Castelo de Leiria conduz visitantes através de cinco milénios de História
Uma visita ao Castelo de Leiria que nos leva a percorrer cinco milénios de História é o objetivo da iniciativa que vai decorrer no sábado, dia 3 de março, a partir das 10h30. O Roteiro do Castelo de Leiria, guiado por António Ginja (Arqueólogo, Doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais e Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia), leva os visitantes a descobrir a história do Castelo de Leiria, desde a origem do povoado à atualidade. Este percurso é gratuito, mas sujeito a um limite máximo de 50 participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De design e desenvolvimento de hardware
NOS lança desafios à indústria com abertura de novo laboratório na Marinha Grande
. A NOS e a OPEN lançaram, no dia 22 de fevereiro, o desafio à indústria, de sugestão de projetos, numa nova plataforma (iot.nos.pt) no âmbito do laboratório de Design e Desenvolvimento de Hardware na Marinha Grande. Este laboratório dedica-se à investigação e desenho de soluções de hardware, compatíveis com a Internet of Things, e irá permitir potenciar o desenvolvimento tecnológico do tecido empresarial, pelas respostas que pode oferecer aos desafios de agilidade, qualidade e flexibilidade que as empresas nacionais enfrentam diariamente para testar e desenvolver os seus projetos. Sonae, Frulact e Sword Health foram as primeiras empresas a partilhar alguns dos desafios que serão endereçados ao ecossistema de startups, parceiros tecnológicos e instituições académicas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carlos Bernardes e Pedro Folgado estiveram presentes
Alenquer e Torres Vedras recebem testemunho nos Açores da Cidade Europeia do Vinho 2018
Os municípios de Torres Vedras e Alenquer marcaram presença na Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2017, que decorreu este fim de semana de 17 e 18 de fevereiro, na Madalena, ilha do Pico, nos Açores. A cerimónia marcou o fim de um ano de iniciativas que promoveram e dinamizaram a vitivinicultura daquele concelho açoriano. Ao lançamento do vinho comemorativo do certame seguiu-se a "entrega de testemunho" a Alenquer e Torres Vedras, municípios que são Cidade Europeia do Vinho 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa parceria com a EDP Distribuição, em prol do ambiente e da economia
Câmara do Cadaval vai erradicar lâmpadas de mercúrio da iluminação pública
Arranca em todo o concelho do Cadaval, em março próximo, ficando concluída em 2019, a substituição total das lâmpadas de vapor de mercúrio por luminárias LED, numa operação de irradicação da mais poluente tecnologia utilizada na rede elétrica. A medida vem promover o aumento da eficiência energética da iluminação pública do Concelho, traduzida tanto em benefícios económicos como ambientais. Trata-se de uma iniciativa enquadrada no contrato de concessão de distribuição de energia elétrica em baixa tensão, estabelecido entre o Município do Cadaval e a EDP Distribuição, Energia SA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Município de Leiria
Programa Alimentação Saudável nas escolas e jardins de infância chega ao concelho de Leiria
O Município de Leiria apresentou esta sexta-feira um Programa Alimentação Saudável com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudável e o combate à obesidade no universo de seis mil alunos dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho. Este programa do Município, que será desenvolvido entre 2018 e 2021, tem como embaixador o chef Luís Gaspar e conta com as parcerias da Escola profissional de Leiria, Centro Hospitalar de S. Francisco e a Escola Superior de Saúde de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro meio de transporte próprio
Cister Sport de Alcobaça adquire carrinha de 9 lugares
Após campanha de angariação do final de 2017, o Cister Sport de Alcobaça adquiriu finalmente o seu primeiro meio de transporte próprio - uma carrinha Renault de 9 lugares. Este foi um exemplo de mobilização sem precedentes do clube e que contou com a colaboração de muitos atletas, pais, amigos, anónimos, empresas privadas e entidades públicas, que resultou nesta aquisição, crucial para o presente e futuro do clube. Davide Santos da empresa ExpoEuropa, entregou as chaves do veículo a António Lorvão, presidente do Cister SA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 5 de maio
Mais de três mil vão descobrir a cidade à noite no novo Leiria Run
Leiria vai ser invadida pelos amantes das corridas, trails e caminhadas em mais uma edição do Leiria Run que, dia 5 de maio, vai levar os participantes a percorrerem um circuito noturno cheio de surpresas pela cidade. Com partida às 19 horas, esta prova promete contagiar de energia e boa disposição os participantes, cada vez em maior número, que se entregam à paixão, cada vez maior, pelas corridas, trails e caminhadas e que resulta numa atividade desportiva, onde a cultura, o convívio e a aventura também marcam presença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Parreira Fernandes Lda instala unidade na Área de Acolhimento Empresarial do Valado
Foi adjudicado mais um lote da AAE – Área de Acolhimento Empresarial de Valado dos Frades, cuja área vendida é, atualmente, de 70%. A empresa Parreira Fernandes Lda, com sede na Nazaré, e que desenvolve a sua atividade na construção e reparação de barcos; reparação de motores marítimos e assistência técnica a embarcações, adquiriu um lote com 2100 m2. Com as futuras instalações, pretende desenvolver produtos de inovação tecnológica, tais como, embarcações movidas a eletricidade de componente renovável, motores e baterias com recurso a novas tecnologias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 24 e 25 de fevereiro
1500 escuteiros comemoram na Azambuja
dia de Baden Powell
O Agrupamento 1382-Azambuja, do Corpo Nacional de Escutas, vai ser o anfitrião das comemorações 2018 do “Dia de BP”, designação da atividade que homenageia anualmente o fundador do movimento escutista, o britânico Sir Robert Baden-Powell. A iniciativa envolverá parte da Região de Lisboa do Corpo Nacional de Escutas num total de cerca de 1500 escuteiros, com idades a partir dos 6 anos, acompanhados pelos respetivos chefes e também alguns familiares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Dignitude e Município assinam protocolo
Programa abem: rede solidária do medicamento chega a Porto de Mós
A Câmara Municipal de Porto de Mós e a Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, vão assinar um protocolo de colaboração para a implementação do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, aprovado na reunião de câmara de 15 de fevereiro de 2018 e que será assinado no dia 7 de abril, no decorrer da 1ª Feira da Saúde e Bem-estar. A Dignitude é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, uma iniciativa que tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fadista fará uma visita cantada à exposição
Cristina Maria inaugura em Alcanena exposição “Fado” & “Pedras D’Alma”
A inauguração da Exposição “Fado” & “Pedras D’Alma”, de Cristina Maria, terá lugar no dia 3 de março de 2018, sábado, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena. A inauguração contará com uma visita cantada, guiada por Cristina Maria, intercalada com momentos de fado, acompanhada à guitarra portuguesa e guitarra clássica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
6ª edição de Conferências da Arquivo dedicada ao Som da Cidade
A 6ª edição das Conferências da Arquivo - O Som da Cidade decorre este sábado, 24 fevereiro das 18h às 20h, na Livraria Arquivo, em Leiria. São oradores Catarina Sampaio (Arquiteta, doutorada em Antropologia Social e Cultural), Carlos Nascimento (Técnico de Som e Músico), Eunice Neves ( Arquiteta Paisagista, especialista em Permacultura) e Judite Ventura (Engª do Ambiente, Laboratório de Acústica Ambiental - IPL).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 2 a 11 de março
Tasquinhas de Rio Maior 2018 vai ter pratos apenas confecionados pelas associações
O pavilhão Multiusos de Rio Maior recebe de 2 a 11 de março a 33ª edição das Tasquinhas de Rio Maior, este ano com a novidade das tasquinhas serem totalmente dedicadas às associações e colectividades do concelho. Além disso a organização apresenta também como novidades, a atribuição do prémio Melhor Prato, o encurtamento do horário de funcionamento da tenda dos bares e bilhetes com preços mais acessíveis, para quem queira visitar o evento considerado um dos maiores certames de gastronomia do país, que promove a gastronomia típica do concelho, além do seu artesanato, doçaria e licores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na OPEN
NOS inaugura na Marinha Grande Laboratório de Desenvolvimento e Design de Hardware
A NOS e a OPEN inauguram esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 10h, o novo Laboratório de Desenvolvimento e Design de Hardware, na OPEN, da Marinha Grande. A apresentação contará com as intervenções de Joaquim Menezes, da OPEN, e João Ricardo Moreira, da NOS, aos quais se juntam outros convidados (parceiros e clientes). O Laboratório está orientado para a Investigação e Desenvolvimento de soluções de connect devices dentro do modelo IoT - Internet of Things.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha de recrutamento abrange quatro escritórios
Critical Software abre Centro de Engenharia
em Tomar e procura 60 novos engenheiros
A Critical Software lançou uma campanha de recrutamento tendo em vista a abertura de quatro escritórios no interior do país. Os novos escritórios, que a tecnológica quer ter operacionais já em abril, situar-se-ão em Évora, Tomar, Vila Real e Viseu. A Critical Software está à procura de 60 engenheiros de software para os novos escritórios, mas este número deverá aumentar até ao final do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detidos pertencem a grupo de assaltantes de ATM com recurso a explosões
PJ detém mais dois homens autores de crimes violentos na zona do Oeste
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em complemento da operação policial levada a cabo no passado mês de janeiro, da qual se deu nota pública no dia 24 desse mês, identificou e deteve dois homens, que eram os restantes elementos que faziam parte de um grupo que se dedicava à prática de crimes de roubo, com recurso a explosão, tendo por alvo ATM’s, furto qualificado, furto de uso de veículo e de dano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Teatro Virgínia
Sean Riley & The Slowriders estão de regresso
e apresentam novo disco em Torres Novas
O concerto de Sean Riley & The Slowriders no Teatro Virgínia, em Torres Novas, está agendado para o dia 3 de março, às 21h30. Tudo começou em 2007 com a edição de “Farewell”, onze belíssimas canções que projetaram Sean Riley & The Slowriders como autores de uma das melhores estreias discográficas da história da música produzida em Portugal. A relevância dada a Farewell e consequente exposição mediática da banda elevaram a fasquia para o segundo disco – e a banda respondeu com um inspirado “Only Time Will Tell”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Pavilhão da Mata no| 3 de março
1ª prova do circuito standard e latinas de dança desportiva regressa às Caldas da Rainha
A cidade de “todos os desportos” volta a ser palco de um grande evento e no próximo dia 3 de Março vai receber a 1ª Prova do Circuito Standard e Latinas de Dança Desportiva. A organização está a cargo do “par” Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo e Município das Caldas da Rainha, duas entidades que têm acertado o passo desde 2015, quando o primeiro grande evento de dança desportiva teve lugar no Pavilhão da Mata.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cidade está mobilizar-se para o encontro do dia 28 da Taça de Portugal
Praça da Universidade recebe ecrã gigante para todos assistirem ao jogo do Caldas
Se no dia 28 de Fevereiro nem todos os caldenses podem ir assistir ao Caldas x Desportivo das Aves… o jogo vem até Caldas! Passamos a explicar: é mais uma iniciativa conjunta para que a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal seja vivida como um grande momento de reunião e de festa! Autarquia, juntas de freguesia urbanas - União de Freguesias das Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro e União de Freguesias das Caldas da Rainha - N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório – e Caldas Sport Clube anunciaram hoje que será instalado um ecrã gigante na Praça da Universidade (junto à biblioteca e skateparque) para que todos possam assistir ao jogo, num clima de convívio e animação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município aprova adjudicação de empreitada para a Loja do Cidadão
Município de Leiria aprova instalação da Loja
do Cidadão no edifício “O Paço”
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, 20 de Janeiro, em reunião de Câmara, a adjudicação da empreitada para a adaptação e instalação da Loja do Cidadão no edifício “O Paço”. O prazo para a execução da empreitada é de 250 dias, pelo montante de €1.089.000,00 + IVA. Neste espaço funcionarão serviços ligados à Autoridade Tributária, Segurança Social, Instituto dos Registos e Notariado e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo livro integra Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS
Escola Superior de Saúde elabora e apresenta Manual de Alimentação para Peregrinos
Docentes da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSL/IPL) são autores do novo Manual de Alimentação para Peregrinos, que será apresentado esta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 16h00, na Biblioteca José Saramago, em Leiria. A publicação, que integra o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde (DGS), mostra os cuidados a ter para uma alimentação mais adequada à atividade física que os peregrinos realizam durante os dias de caminhada, entre outras recomendações essenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
D. Gualdim Pais fundou o Castelo Templário há 858 anos
Dia de Tomar comemorado em conjunto
com os 75 anos da Casa do Concelho
Começam já este fim de semana as iniciativas de comemoração do Dia de Tomar, que este ano se articulam com a celebração do 75º aniversário da Casa do Concelho de Tomar. Como é habitual, a data central dos festejos será o dia 1 de março, em que se assinalam os 858 anos da fundação do Castelo Templário por D. Gualdim Pais. As cerimónias oficiais começam às 10 horas com o hastear da bandeira e homenagem ao fundador, na Praça da República, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no Cine-Teatro
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria
Cercilei promove 9.º Encontro na Diferença
A Cercilei – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria apresentou esta sexta-feira a programação do 9.º Encontro na Diferença, dias 1, 2 e 3 de março, uma ação de formação acreditada com especialistas reconhecidos, que este ano terá como tema “Pela estrada fora eu vou”. Na conferência de imprensa de apresentação do encontro, a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Leiria, Ana Valentim, destacou a importância que a Cercilei representa para a região na área do apoio social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Chaves a Faro
Jovens ciclistas percorrem Portugal em prova solidária de apoio aos Bombeiros de Fátima
Henrique Mendes, de Fátima, volta este ano a desafiar-se para um longo percurso de bicicleta. A aventura começa em Chaves no dia 23 de maio e termina três dias depois em Faro. A novidade desta terceira edição é que o evento passa a ter cariz solidário. Na preparação e durante a aventura, Henrique conta com a colaboração de um amigo de infância, Carlos Maurício. Henrique Mendes fará o percurso sobre duas rodas e Carlos Maurício acompanhá-lo-á durante toda a viagem, no carro de apoio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Batalha e Marinha Grande
36º Festival Música em Leiria aposta no início da primavera e na internacionalização
O 36º Festival Música em Leiria realiza-se três meses mais cedo que o habitual, ou seja, de 16 de março a 20 de abril, numa tentativa da organização de preencher uma lacuna na agenda cultural de Leiria que durante este período tem menos actividades. Sob a direcção do maestro António Vassalo Lourenço, o Música em Leiria 2018 “aposta forte na internacionalização” com destaque para a presença da cantora Ute Lemper. Além da alemã, sobem ao palco do festival Maria João e Ensemble Darcos, Orquestra Filarmonia das Beiras, Portugoesas, Ensemble Cantante, Companhia Olga Roriz, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Afirmar uma alternativa reformista no Portugal do Sec. XXI”
Congresso do PSD aprova moção apresentada pelo presidente da Distrital de Leiria
A CPD/PSD Leiria, no seguimento da realização do 37º Congresso Nacional do PSD, manifesta publicamente a sua satisfação pela excelente representação do distrito de Leiria nos órgãos nacionais do PSD. De salientar a eleição de Feliciano Barreiras Duarte (Bombarral) para Secretário Geral do PSD, Rui Rocha (Ansião) para vogal da CPN/PSD, Telmo Faria (Óbidos) , Tinta Ferreira e Daniel Rebelo (Caldas da Rainha), João Costa (Leiria) e Renato Guardado (Pombal) para o Conselho Nacional do PSD e Cristiana Santos (Alvaiázere) para o Conselho de Jurisdição Nacional do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio “Quinas de Ouro de 2018” da FPF
Jordan Santos nomeado para “Jogador do ano de futebol de praia”
Jordan Santos é um dos nomeados pelo "Conselho Quinas de Ouro" aos prémios “Quinas de Ouro 2018”, a gala que vai distinguir os melhores do ano civil de 2017 no futebol, futsal e futebol de praia, no dia 19 de março, no Pavilhão Carlos Lopes (Lisboa). O atleta da Nazaré é um dos três nomeados na categoria “Jogador do ano futebol de praia”. A votação final será feita por treinadores, jogadores e adeptos. O atleta é um dos quatro jogadores de futebol de praia da Nazaré que têm patrocínio desportivo da marca Praia do Norte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Limpeza florestal já começou
Batalha investe em equipamentos de apoio
ao combate aos incêndios para as freguesias
A Câmara Municipal da Batalha já deu início à gestão de faixas de combustível nos terrenos, caminhos e estradas municipais do concelho e vai investir em motobombas a gasolina, no reforço de pontos de água e equipamentos de apoio ao primeiro combate. Estas ações serão realizadas em colaboração com as juntas de freguesia e representam um investimento global superior a 90 mil euros. As operações de limpeza têm como objetivo aumentar a resiliência do espaço florestal aos incêndios e atenuar a sua propagação, consistindo no corte e limpeza dos terrenos públicos, de bermas e valetas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-presidente da Junta de Freguesia de Carnide
Município de Pombal manifesta pesar pelo falecimento de Joaquim dos Santos Mota
O Município de Pombal expressa as suas mais sentidas condolências pelo falecimento do Senhor Joaquim dos Santos Mota, antigo Presidente da Junta de Freguesia de Carnide, que exerceu os seus mandatos de 1982 a 2001. Nascido a 27 de Agosto de 1937, Joaquim dos Santos Mota é recordado pelo seu forte carisma e pela sua simplicidade, tendo, como Presidente de Junta, sido percursor da construção e melhoramento da Rede Viária da Freguesia, mas também da implementação e expansão da Rede de Abastecimento Público de Água naquele território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém recebe “Parlamento dos Jovens” em Sessão Distrital
Santarém recebe a Sessão Distrital do “Parlamento dos Jovens” (Ensino Secundário), que este ano tem como tema de debate a "Igualdade de Género – um debate para tod@s", na Sala da Assembleia Municipal de Santarém, na Ex Prática de Cavalaria, no dia 27 de fevereiro (terça-feira), a partir das 09h00, com receção aos participantes. Esta iniciativa, que tem com objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade, é organizada pela Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ, e conta com o apoio da Câmara de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ano de 2017 foi o melhor de sempre para a região
Turismo do Centro de Portugal cresce o dobro da média nacional
O ano de 2017 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), dão conta de um crescimento consolidado da região em todos os indicadores analisados; dormidas, hóspedes e proveitos da atividade. De acordo com os dados do INE, entre janeiro e dezembro de 2017, registaram-se 5.654.683 dormidas no Centro de Portugal, o que representa um crescimento de 14,52% em relação ao total de 2016, que tinha sido de 4.937.900.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos estrangeiros de saúde e medicina observam práticas clínicas no Centro Hospitalar
Programa Atlantis traz estudantes dos EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido a Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) abre as portas a estudantes universitários estrangeiros de medicina e de saúde e graduados recentes, para a realização de programas observacionais hospitalares. O CHL formalizou recentemente um acordo com o Saint Mary’s Institute for Educational Excellence, designado Atlantis, com sede em Washington, nos Estados Unidos da América, e que visa incrementar a colaboração e criar uma ligação mais próxima entre universidades americanas, futuros profissionais de saúde americanos e os sistemas nacionais de saúde, através de programas estritamente observacionais inseridos em contextos clínicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Secretário de Estado das Florestas inaugura Expojardim/Frutitec/Iberopragas na Exposalão
Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, acaba de confirmar a presença na inauguração da feira Expojardim/ Frutitec E Hortitec, que decorre de 9 a 11 de março, em paralelo com a Iberopragas. O governante chegará à Exposalão cerca das 11h00, estando prevista uma visita ao certame que conta, nesta edição, com um aumento significativo, quer no número de expositores, quer na área de exposição. São esperados mais de 20 mil visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro de Cristãos do Oeste – Caminhos e desafios
Torres Vedras recebe sessão de comemoração dos 20 anos do Congresso de Cristãos do Oeste
A Plataforma de Diálogo e Intervenção Social (Ação Católica do Oeste do Patriarcado de Lisboa, a Fundação João XXIII e o Núcleo de Diálogo Social) promove no dia 18 de março de 2018 uma sessão de comemoração dos 20 anos do Congresso de Cristão do Oeste, efeméride evocada no “Encontro de Cristãos do Oeste, Caminhos e Desafios” que se irá realizar, entre as 9h30 e as 17 h, no auditório do Centro de Apoio aos Empresários do Oeste (CAERO), em Torres Vedras. Em 1997 realizou-se o Congresso de Cristãos do Oeste que envolveu milhares de pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 a 24 de fevereiro
Fátima e Guarda recebem VI Workshop Internacional de Turismo Religioso
Globalização e Turismo Religioso” é o tema que irá ser abordado na edição de 2018 do Workshop Internacional de Turismo Religioso. Este workshop é o maior evento de turismo religioso em Portugal e nos últimos anos tem apresentado um crescimento sólido e gradual. Este ano não é exceção, sendo esperados nesta edição cerca de 700 participantes, entre os quais 150 hosted buyers, 150 suppliers e 40 expositores, todos representantes de setores da área do turismo. A sexta edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso irá realizar-se entre 22 e 24 de fevereiro e, à semelhança das edições anteriores, irá ser organizada pela ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima com a colaboração dos Municípios de Ourém e da Guarda e do Santuário de Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Rocha integra também a Direção Nacional
Feliciano Barreiras Duarte vai exercer funções de secretário-geral do PSD
Feliciano Barreiras Duarte foi escolhido pelo novo presidente do PSD Rui Rio para o cargo de secretário-geral. O deputado eleito pelo distrito de Leiria, natural do Bombarral, vai ser o responsável pela organização interna do PSD no mandato que agora se inicia. Por sua vez, Rui Rocha, actual presidente da Distrital de Leiria do PSD e ex-presidente da Câmara Municipal de Ansião, integra a nova Direção Nacional do PSD, como vogal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda etapa da semifinal da Taça de Portugal
Caldas cumpre exigências da FPF e defronta Desportivo das Aves no Campo da Mata
A Câmara das Caldas da Rainha e o Caldas Sport Club garantiram, no dia 16 de fevereiro, que todas as exigências inerentes à realização da segunda etapa da semifinal da Taça de Portugal vão ser cumpridas e no próximo dia 18 de abril o Caldas Sport Clube (CSC) vai defrontar o Desportivo das Aves no Campo da Mata! Numa conferência de imprensa conjunta, que teve lugar esta sexta-feira na Autarquia, os responsáveis de ambas as entidades falaram ainda da importância desta "parceria estratégica" que tem permitido alavancar este "momento mágico e histórico" da chegada do clube às finais da mítica competição da Taça de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através dos deputados Carlos Matias e Heitor de Sousa
BE questiona ligação das Zonas Industriais
de Riachos e Entroncamento à rodovia nacional
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou, numa pergunta dirigida ao Governo, no dia 14 de fevereiro, pelos deputados Carlos Matias e Heitor de Sousa, a falta de ligação das Zonas Industriais de Riachos e Entroncamento à rodovia nacional. Recorde-se que há cerca de um ano, teve lugar na Zona Industrial do Entroncamento uma cerimónia para apresentação do programa PVAE - Plano de Valorização das Áreas Empresariais, cujo objectivo é tornar mais fácil e mais seguro o acesso das empresas ali sediadas às principais vias rodoviárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclos de Comunicação regressam à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Estudantes de Comunicação de Leiria refletem sobre presente e futuro dos media
“Media: hoje e amanhã” é o tema da nova edição dos Ciclos de Comunicação, que decorrem entre 20 e 22 de fevereiro, no auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPL). Com organização dos estudantes da licenciatura em Comunicação e Media, a edição deste ano pretende debater as atuais dinâmicas de media e as suas tendências de evolução futura. «A excessiva tribalização dos consumidores, o efeito das redes sociais, a polarização do discurso e os desafios que colocam aos media serão alguns tópicos em discussão», refere a organização do evento. As conferências têm entrada livre, e decorrem entre as 15h00 e as 18h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 24 de fevereiro
Sábado taurino em Azambuja com lançamento de livro, aula de toureio e colóquio
A vila de Azambuja vai ter a tarde de sábado, 24 de fevereiro, animada com um conjunto atividades taurinas que terão como palcos o Auditório Municipal e a Praça de Toiros local. O primeiro evento será o lançamento do livro “António Salema, a impressão digital de um azambujense aficionado”, pelas 15h00, no Auditório do Páteo Valverde. A obra celebra os quase 92 anos de vida de um homem muito querido em Azambuja, principalmente no meio taurino, e a sua enorme paixão pelo “mundo dos toiros”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Advogado de Leiria foi colega de António Costa
José Pereira dos Santos anuncia candidatura à presidência da Distrital de Leiria do PS
José Pereira dos Santos é candidato à presidência da Federação Distrital de Leira do Partido Socialista. O experiente advogado, que vive e trabalha em Leiria, iniciou a sua vida política ao lado de António Costa, Eduardo Cabrita e José Apolinário, na direcção da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Agora disponibiliza-se para concorrer com uma equipa à liderança da Federação de Leiria do Partido Socialista, porque entende que esta é a sua terra e porque acredita que com a sua equipa pode fazer diferente e melhor. A apresentação da moção "Os militantes e o PS em Primeiro Lugar" teve lugar esta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, na sede da federação em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Empresarial da Região de Leiria congratula-se com alteração legislativa aprovada pelo Governo
Nerlei: doutoramentos no Politécnico de Leiria vão beneficiar as empresas da região
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria congratula-se com a decisão do Governo, tomada esta quinta-feira, 15 de Janeiro, em Conselho de Ministros, em aprovar uma alteração legislativa que autoriza os Politécnicos a terem cursos que conferem o grau de doutor. Jorge Santos, presidente da Direção da Nerlei, afirma que “a decisão é claramente positiva para a Nerlei e para os empresários da região de Leiria e dá-nos particular estímulo para investir ainda mais em investigação e tecnologia e assim aumentar o valor acrescentado dos nossos produtos e a competitividade das empresas, da região e do País”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fruit Logistica 2018
Maçã de Alcobaça promovida em Berlim
através do Clube de Exportadores
A Maçã de Alcobaça marcou presença naquele que é considerado o maior certame mundial do sector da fruticultura, a Fruit Logistica 2018, que decorreu de 7 a 9 de fevereiro em Berlim, efetuando desta forma a grande ação de promoção e divulgação do Clube de Exportadores, exposta a todo o mundo. Com esta iniciativa do Clube de Exportadores a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) pretende continuar a apostar no mercado externo, juntando todas as empresas parceiras a exportar com a marca Maçã de Alcobaça, com imagem e embalamento próprio, onde a qualidade seja garantida para vários pontos do mundo, com um padrão de qualidade único.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Texto de Ana Luísa Monteiro destacou-se entre cerca de 6 mil contos
Estudante de Leiria vence V Concurso Internacional de Contos
A Fundação MAPFRE divulgou recentemente os prémios da V Edição do Concurso Internacional de Contos, uma iniciativa promovida em Portugal, Espanha e 18 países da América Latina com o objetivo de incentivar a criatividade e a escrita entre os mais jovens, tendo como base o tema solidariedade. Ana Luísa Monteiro, uma jovem de 16 anos, estudante na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, de Leiria, foi uma das vencedoras desta edição, conquistando o prémio na Categoria Juvenil, com o Conto “Solidariedade gera Confiança”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorreu entre os dias 9 e 12 de fevereiro
Carnaval trouxe 4 dias de folia ao Bombarral
Depois de vários anos de interregno, a tradição das festas de Carnaval regressaram em força à vila do Bombarral pela mão da Câmara Municipal, que proporcionou aos bombarralenses quatro dias de folia de 9 e 12 de fevereiro de 2018, que a organização considera ter sido “um enorme sucesso.” Pela adesão às várias atividades promovidas, mas também pelas reacções positivas registadas nas redes sociais, este foi sem dúvida um regresso muito bem acolhido pela população, tendo desde logo ficado demonstrado a vontade de que esta tradição não se volte a perder.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conselho Geral vê cumprido um dos objectivos do seu Plano Estratégico 2020
Governo concede ao Politécnico de Leiria hipótese de abrir cursos de doutoramento
Os membros externos do Conselho Geral do Politécnico de Leiria congratulam-se, com a posição do Governo, veiculada através dos meios de comunicação social, de vir a permitir aos Politécnicos conferir o grau de doutor. Em comunicado emitido esta quinta-feira, 15 de Fevereiro, as entidades representadas no Conselho Geral do IPL sublinham que "a possibilidade de atribuir o grau de doutor é condição necessária à realização da vocação do Politécnico de Leiria e do seu papel no desenvolvimento da região e do país, tal como previsto no seu Plano Estratégico 2020, aprovado em 2016. “
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, dia 19 de fevereiro
Deputados do Grupo Parlamentar do PS promovem visita ao Município da Batalha
Esta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista realizam uma visita ao Município da Batalha, para tomarem conhecimento, nomeadamente, do Projeto de requalificação Ambiental do Mosteiro da Batalha, do funcionamento do Centro Hospitalar de Nª Sra. da Conceição, do projeto em curso da nova Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Misericórdia da Batalha, seguindo-se uma visita às obras de Requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha e um ponto de situação do processo de descentralização na área da Educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Regulamento encontra-se em fase de elaboração
Município de Porto de Mós prepara Orçamento Participativo
Na reunião de câmara de Porto de Mós de 1 de fevereiro, foi aprovado o início da elaboração do “Regulamento do Orçamento Participativo”, o qual se encontra em fase de Participação Procedimental pelo prazo de 10 dias úteis, ou seja, até ao dia 28 de fevereiro de 2018. A Câmara Municipal de Porto de Mós pretende, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, partilhar com os cidadãos um modelo de gestão mais dinâmico para o concelho. A iniciativa visa promover uma cultura de participação e envolvimento da comunidade no novo ciclo de desenvolvimento e futuro do concelho, incentivando uma cidadania ativa e práticas de construção coletiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa das edições mais participadas de sempre
Mais de dois mil foliões desfilaram no Carnaval do Cadaval
Mais de 2100 foliões, nomeadamente cerca de 700 figurantes no corso principal, e perto de 1400 no desfile escolar, constituem o rescaldo do Carnaval cadavalense, que suplanta, desta forma, a afluência do passado ano, fazendo desta uma das mais participadas edições de que há memória. O tempo frio e chuvoso, que se fez sentir ao longo da festividade, não impediu o sucesso de mais uma edição do Carnaval do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Joana Ramôa lidera estudo sobre policromia no Mosteiro da Batalha
Projeto sobre a cor na Capela do Fundador”
é destaque na revista National Geographic
“Policromia monumental: a cor na Capela do Fundador”, um projecto já apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, é destaque do próximo número da revista National Geographic (Portugal), a sair para as bancas no dia 28 de fevereiro. Este projecto transdisciplinar pioneiro com base no património do Mosteiro da Batalha tem coordenação científica de Joana Ramôa, investigadora do Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa e integra investigadores da Universidade Nova de Lisboa, do Laboratório Hércules (Universidade de Évora), do Departamento de Engenharia do Instituto Politécnico de Leiria e do Instituto Português de Heráldica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sétima edição da competição destinada a premiar os alunos da Academia de Música de Alcobaça
Concurso “Pequenos Grandes Talentos” 2018 tem inscrições abertas até 9 de março
A Academia de Música de Alcobaça (AMA) vai dar início, entre março e junho, à sétima edição do Concurso “Pequenos Grandes Talentos”, com o seu habitual lema “Pequenos em Tamanho, Grandes em Talento”, destinado a promover e a premiar o desenvolvimento artístico dos seus alunos de música. Esta iniciativa tem como principais objetivos: promover os seus alunos e o trabalho por eles realizado ao longo do ano letivo; incentivar o estudo individual; incentivar as diferentes práticas musicais; promover o encontro entre alunos de diferentes instrumentos e escolas; envolver os pais, família e amigos nos processos de aprendizagem; estimular a criatividade individual e de grupo, entre muitos outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro do Ambiente abre trabalhos esta sexta-feira
Congresso do Tejo III reúne especialistas
para debater o futuro do maior rio português
O Congresso do Tejo III vai decorrer nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa (Doca de Alcântara). Num momento em que o maior rio português é alvo de grande atenção mediática, “chegou a hora do grande debate sobre o futuro do rio Tejo, o rio que temos e o rio que devemos ter, com um programa temático bem preparado e com um grupo bem definido de especialistas qualificados nas diversas matérias substantivas”, refere a Organização, assegurando que "este Congresso do Tejo III será um grande debate para com validade actual avaliar situações, procurar encontrar soluções e apontar caminhos para que tenhamos Mais Tejo, Mais Futuro, um compromisso Nacional."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Rotary Club da Marinha Grande
Rotary leva mais de 500 voluntários a plantar
50 mil pinheiros no Pinhal de Leiria
A reflorestação do talhão 258 vai ter lugar no dia 3 de março de 2018, a partir das 09h00. São esperados numa ação inédita de mobilização do movimento rotário em Portugal. Vítor Grenha, presidente do Rotary Club da Marinha Grande explica que foi com esta convicção que o clube - ainda em choque com a devastação do incêndio de outubro de 2017, que destruiu cerca de 80% do Pinhal de Leiria - manifestou ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pouco tempo após o incêndio, a sua intenção de ajudar e reflorestar um talhão (cada um deles tem cerca de 30 hectares ou seja, o equivalente a quase 30 campos de futebol).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala vai ter lugar no dia 16 de março no Cine-teatro da Nazaré
Já são conhecidos os nomeados para a Gala
de Desporto da Nazaré 2018
A Comissão de Avaliação da Gala do Desporto 2018 divulgou os nomeados do evento promovido pela Câmara Municipal, que se irá realizar no dia 16 de março, no Cine-teatro da Nazaré. Mais de 4 dezenas de nomeados (entre atletas, treinadores, dirigentes, associações, clubes ou figuras que têm dado o seu contributo para a criação de apetências para a atividade física ou criado as condições para a progressão e a obtenção de resultados do treino desportivo) para as diferentes categorias (16) estarão à votação do público, a partir do próximo dia 19 de fevereiro, em: votacoes.cm-nazare.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR identifica em Turquel origem de descarga ilegal de efluentes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, no dia 8 de fevereiro, identificou uma exploração agropecuária, por descarga ilegal de efluentes pecuários, em Turquel, concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram uma descarga de águas com resíduos para um afluente do Rio Baça – Silval, em Turquel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mesa do Plenário terá como presidente o atual vereador na Câmara Municipal da Lourinhã Hernâni Santos
Jorge Faria de Sousa empossado presidente
da Comissão Política do PSD Lourinhã
Os novos órgãos do PSD Lourinhã foram empossados, no dia 1 de Fevereiro, com a presença do presidente da Distrital do PSD Oeste, deputado Duarte Pacheco, e do ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes. A nova Comissão Política do PSD Lourinhã liderada por Jorge Faria de Sousa, é composta ainda por Emanuel Menezes Lima, Mafalda Taborda Lourenço, Manuel Luís Costa, Paulo Oliveira, David Vieira, Filipa Portela, João Severino, Mafalda Morgado, Joel Quintino, Tiago Oliveira e Henrique Fonseca. Já a nova Mesa do Plenário de militantes terá como presidente o atual vereador na Câmara Municipal da Lourinhã, Hernâni Santos, acompanhado por Marina Albino e Duarte Gonçalves.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do projeto Coastwatch
Câmara de Alcobaça promove limpeza de praias com o apoio das Eco-Escolas
A praia de São Martinho do Porto foi, no dia 30 de janeiro, alvo de uma limpeza do seu areal inserida no âmbito do projeto Coastwatch, um projeto de caráter pedagógico e ambiental que se realiza em Portugal há 26 anos e ao qual o Município de Alcobaça tem vindo a aderir desde 2004, através da iniciativa “Clean Up Days”. As atividades de limpeza tiveram início na Concha Azul, na qual duas turmas de Eco-Escolas do concelho de Alcobaça conseguiram recolher 160 kg.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido ao agravamento das condições da ponte que liga os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos
Ponte Rainha Dona Amélia limitada a ligeiros com velocidade máxima de 30 km/h
As Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos subscreveram com a Junta Autónoma das Estradas em 16.12.1996, um protocolo de “Adaptação ao Trânsito Rodoviário da Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia”. Competiu à JAE a elaboração de todos os projetos técnicos, o lançamento do concurso, a fiscalização, bem como os normativos de vigilância da Ponte e ainda o financiamento da beneficiação e adaptação da Ponte ao trânsito rodoviário ligeiro. Deverá ser implementado um condicionamento à circulação rodoviária sobre a obra de arte, limitando-a a veículos ligeiros e a uma velocidade máxima de 30 km/h;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerca de 100 mil visitantes
Milhares de pessoas saíram à rua na Nazaré
para ver o Desfile de Carnaval de terça-feira
Terminou mais um desfile do Carnaval da Nazaré que foi acompanhado por milhares de pessoas, ao longo de 3 horas. Dezenas de grupos, centenas de participantes e vários carros alegóricos encheram a marginal da Nazaré com um espetáculo de cor, alegria, da dança e música, e que foi visto por perto de 100 mil visitantes, segundo as estimativas das autoridades presentes no local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Fauna carnavalesca" não deu tréguas à folia no último Corso Diurno do Carnaval de Torres 018
Susana Félix nomeada "Condessa do Samba
da Matrafona do Carnaval de Torres Vedras"
Ao final da manhã, enquanto insaciáveis foliões iam saindo da discoteca Túnel, outros iam vagueando pela cidade e os militares da brigada de trânsito da GNR iam fazendo o seu trabalho de fiscalização na estrada, alguns forasteiros já circulavam no circuito do corso, solicitando informações relacionadas com a festa que aí ia ter início poucas horas depois, a qual, de resto, já se sentia no ar. No término da folia desta Terça-feira de Carnaval os monarcas do Entrudo torriense atribuíram mais três decretos-reais, estes a Susana Félix (nomeando-a "Condessa do Samba da Matrafona do Carnaval de Torres Vedras"), a Catarina Avelino ("Condessa do Direito Real") e a Manuela Redondo ("Condessa do Beirão do Carnaval de Torres").
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Influenciado pela estética de Bordalo Pinheiro
Carnaval das Caldas quer ser o mais português de Portugal
19 Carros alegóricos, 5 grupos de dança e mais de 1350 figurantes desfilaram sábado à noite e domingo à tarde nos corsos do Carnaval das Caldas da Rainha. Muito influenciado pela estética de Bordalo Pinheiro, trapalhão, satírico e pautado por uma vincada crítica social e política o “Carnaval das Caldas” é um dos mais característicos carnavais portugueses, a que assistem cerca de 20 mil pessoas no conjunto dos três principais desfiles.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimas podem ascender a milhares de euros
Proteção Civil de Alcobaça apela à limpeza
dos terrenos até 15 de março
O Serviço Municipal de Proteção Civil apela a todos os munícipes do concelho de Alcobaça que procedam à limpeza dos respetivos terrenos rurais e urbanos em redor das edificações, de acordo com a legislação em vigor, até ao próximo dia 15 de março. Após o términus deste prazo inicia-se o regular período de fiscalizações, durante o qual será feito um levantamento de irregularidades passíveis de aplicação de coima. Através da campanha “Proteja a sua Casa e Floresta dos Incêndios”, a Proteção Civil pretende alertar os proprietários de casas isoladas, armazéns, oficinas, fábricas e estaleiros para a obrigatoriedade de limpeza numa faixa mínima de 50 metros de largura a partir da alvenaria exterior das edificações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Percurso vai chegar à cidade romana de Collipo
Ecovia histórica “Collipo ao Vale do Lena”
liga as freguesias da Batalha e da Golpilheira
O Município da Batalha solicitou a reprogramação das verbas inscritas no Pacto para o desenvolvimento e Coesão territorial para Região de Leiria, no período de 2014 a 2020. Através desta opção, a Autarquia pretende recuperar alguns dos projetos inscritos no referido plano que se encontravam sem dotação orçamental e que, por esta via, possibilitarão a execução da Ecovia “Collipo ao Vale do Lena”, que ligará as freguesias da Batalha e da Golpilheira. Desta operação, inclui-se ainda a construção de uma nova ponte pedonal junto ao açude da Batalha, possibilitando a sua travessia através de bicicleta e unindo o Parque dos Infantes à Zona desportiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carnaval de Torres Vedras 2018
Foliões tomam a cidade de assalto em noite
de corso trapalhão
Feito pelos foliões e para os foliões. Esta é uma das características diferenciadoras do Carnaval de Torres Vedras e a noite de segunda-feira não podia ser melhor prova disso mesmo. O Corso Trapalhão fez jus ao nome que tem e seguiu desordenado pelas ruas que marcam o percurso dos corsos torrienses, ganhando forma com o “mar” de mascarados que a ele se iam juntando. Com uma tradicional desorganização organizada, esta noite fez-se com os grupos espontâneos de mascarados a saírem à rua. Os carros, preparados pelos grupos para a grande festa torriense, iam de pequenas naus a “altas” ondas para surfistas de banheira, passando por autênticas pistas de dança do estilo mais duvidoso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Avenida Professor Engenheiro Joaquim Vieira Natividade
Câmara de Alcobaça promove apresentação do projeto de requalificação de avenida da cidade
A Câmara Municipal de Alcobaça vai promover uma sessão pública de apresentação e esclarecimento sobre o projeto de requalificação da Avenida Professor Engenheiro Joaquim Vieira Natividade. A sessão terá lugar no Auditório da Biblioteca, esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, pelas 21h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prova decorre dia 21 de fevereiro
Centro Hospitalar de Leiria associa-se à Brisas do Lis Night Run pela luta contra o cancro
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai associar-se à Brisas do Lis Night Run no dia 21 de fevereiro, como forma de celebrar e assinalar a luta contra o cancro. O encontro é às 21h00 na Praça Rodrigues Lobo, e o percurso passará depois pelo Hospital de Santo André, marcando esta parceria entre o Centro Hospitalar e o NEL (Núcleo de Espeleologia de Leiria) / Pédatleta. Esta iniciativa é um dos eventos que decorrem ao longo do mês de fevereiro, e surge da equipa do Hospital de Dia do CHL em colaboração com o Serviço de Oncologia, «como forma de homenagear os nossos utentes, e todos os doentes de cancro em Portugal, a alertar que todos podemos fazer mais pela nossa saúde», explica Alcina Ponte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior quer alavancar criação de novas empresas na região
Nersant, Desmor e Município assinam protocolo para gestão partilhada da Startup Rio Maior
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, a Desmor, entidade gestora do CNIRM, e a Câmara Municipal de Rio Maior, assinaram no dia 1 de fevereiro, um protocolo para a gestão partilhada da Startup Rio Maior. O objetivo é incentivar a criação de novas empresas nesta cidade e incrementar o desenvolvimento económico da região. Com o objetivo de apoiar a criação de empresas e dinamizar a atividade económica e empresarial no concelho de Rio Maior, Nersant, Desmor e Município uniram-se pelo empreendedorismo e assinaram, nas instalações da segunda entidade, um protocolo de colaboração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR da Benedita detém traficante de droga junto a escola da Benedita
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, no dia 9 de fevereiro, um homem, de 21 anos, em flagrante delito, por tráfico de estupefacientes, na localidade da Benedita - Alcobaça. Durante a investigação foi possível averiguar que o suspeito se dedicava à venda de estupefacientes junto a um estabelecimento escolar, tendo o processo culminado na realização de três buscas, duas domiciliárias e uma não domiciliária, resultando na apreensão de 537 doses de haxixe, vários artigos utilizados para o tráfico e um veículo automóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Brasileiro sucede ao australiano Jamie Mitchell
Lucas Chianca vence Nazaré Challenge 2018
- 3ª etapa do mundial de ondas grandes
O brasileiro Lucas Chianca venceu o Nazaré Challenge, 3ª etapa do mundial de ondas grandes (Big Wave Tour) da World Surf League, que terminou este domingo, na Praia do Norte. Bastante emocionado com a vitória depois de ter concluído uma prova inspiradora, Chianca agradeceu o apoio do público e dos seus mestres, como Carlos Burle, assim como a forma como foi acolhido pela Nazaré. Na classificação final da etapa, que se disputou em dois dias devido à falta de condições de mar no primeiro dia do evento, Lucas Chianca ficou em 1º lugar; Billy Kemper em 2º; Natxo González em 3º; Kai Lenny em 4º; Grant Baker 5º e Nathan Florence em 6º lugar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Folia inundou a cidade este domingo apesar da chuva
“Suadas e Safadas” arrecadam Prémio da Real Confraria 2018 do Carnaval de Torres Vedras
O Corso de Domingo do Carnaval de Torres Vedras tinha razões para um começo tímido, mas a verdade é que os foliões torrienses, já com provas dadas noutros Carnavais, não se deixaram intimidar e saíram às ruas para mostrar as máscaras que andavam há meses a ser preparadas. “Mares e Oceanos” é o tema desta edição e durante estes 6 dias de festa toda a fauna e flora aquática possível e imaginária encontra-se na cidade. Nem Pamela Anderson faltou, rumando à terra do Carnaval “mais português de Portugal” de fato de banho e boia de salvação, não deixando que ninguém se afogasse na chuva que teimava em cair. A criatividade dos foliões parece não ter fim, fazendo rir todos quanto assistem aos festejos carnavalescos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Pimpão defende urgência desta obra
Câmara de Pombal avança com intervenção
no IC2 e passagem desnivelada na cidade
No âmbito do anunciado protocolo a estabelecer entre o Município de Pombal e a Infraestruturas de Portugal para realização de um projeto de execução de requalificação do IC2 entre os 136,7 km e os 148,5 km, estimado num valor de 134 mil euros a serem assumidos diretamente pela IP, Pedro Pimpão destacou a importância e pertinência desta requalificação do IC2 entre Leiria e Coimbra, considerando que esta é uma reivindicação antiga da região e que é urgente para diminuir os trágicos números da sinistralidade rodoviária verificados neste troço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 80 mil pessoas
Desfile de domingo na Nazaré acompanhado por um mar de gente
Mais de 80 mil pessoas acompanharam o desfile de domingo, que se apresenta sob o tema “Ná Pai Pá Gente”. A marginal encheu-se de público que se juntou para assistir a mais um desfile que compõe este grande evento. “Quero fazer um agradecimento aos grupos que fizeram um desfile tão grandioso como o que se viu hoje, e dizer que esta aposta da Câmara Municipal continuará, pois trata-se de um importante ativo turístico para o concelho”, diz Walter Chicharro, presidente do Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 17 de fevereiro
Livro “Ramalho Eanes: O Último General” apresentado na Biblioteca Municipal de Leiria
O livro “Ramalho Eanes: O Último General” vai ser apresentado sábado, dia 17 de fevereiro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, numa tertúlia que contará com a presença da autora desta obra, Isabel Tavares. O livro, refere a autora, retrata “a vida de um homem inconformado, que nunca desistiu do seu país, da sua gente, da liberdade. Um Dom Quixote dos tempos modernos”. “Sem pretensões, baseia-se em dezenas de entrevistas para contar os desafios que António Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República português eleito democraticamente enfrentou ao mesmo tempo que foi construindo a sua personalidade e descobrindo a sua vocação”, realça a jornalista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CAJ – Fora de Portas
Centro de Atendimento a Jovens do Município de Alcobaça visita escolas do concelho
O CAJ – Fora de Portas é uma iniciativa do Centro de Atendimento a Jovens do Município de Alcobaça que consiste na realização de oficinas temáticas junto das escolas do concelho de Alcobaça. Depois de, no dia 25 de janeiro, terem realizado, na EPADRC (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister), uma oficina para pais, mães, encarregados de educação e outros agentes educativos denominada: “Defeito de Fabrico”, os técnicos do CAJ realizaram, na quinta-feira, dia 1 de fevereiro, no Auditório da Escola Secundária D.ª Inês de Castro, uma oficina de reflexão sobre as “Novas Dependências e Relações Interpessoais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O estado dos estradas, o Parque Verde e o investimento privado
Carlos Bonifácio
Síndrome de Asperger: dificuldade de relacionamento pode ser um sinal de alarme
Drª Ana Machado
“Coração partido” na adolescência pode assumir contornos patológicos
Drª Maria Laureano
Desportos da mente ajudam a manter cérebro activo
Por André Simonsen
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o