Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o nível da pandemia em Portugal?
Normal que haja surtos pontuais
Anormal e a culpa é do Governo
Anormal e a culpa é do comportamento das pessoas
Não sei
Edição Nº 234 Director: Mário Lopes Segunda, 13 de Julho de 2020
Após Parlamento chumbar a suspensão dos contratos de exploração de gás nas concessões “Batalha” e “Pombal”
Ativistas da campanha "Gás é andar para trás" contra furos de gás na Bajouca e Aljubarrota
As organizações da campanha "Gás é andar para trás" reiteram que, apesar do parlamento ter chumbado propostas de cancelamento e suspensão dos contratos de prospeção e exploração de gás, elas não irão permitir que os trabalhos se desenvolvam, seja na freguesia de Aljubarrota seja na Bajouca. Apesar de ainda não existirem datas específicas para a realização dos primeiros trabalhos nos terrenos já adquiridos pela empresa “Australis Oil & Gas”, estas organizações reiteram que, juntamente com as populações locais, não irão permitir o que consideram “mais um crime climático.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Nas instalações da Cooperativa Agrícola de Bombarral
Bombarral recebe ação de formação destinada
a produtores agrícolas sobre a COVID-19
No âmbito da atual pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal do Bombarral através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade de Saúde e a Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), com a Cooperativa Agrícola de Bombarral (CAB) e demais entidades locais, vão organizar uma ação de informação e sensibilização sobre a COVID-19 destinada aos produtores agrícolas. Esta ação tem como objetivo informar e esclarecer os intervenientes ligados ao setor sobre as boas práticas de segurança sanitária no atual contexto da COVID-19, especialmente face ao atual contexto que se avizinha com o arranque da campanha da apanha da fruta no concelho do Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria
PJ detém homem por homicídio qualificado
na forma tentada na Chamusca
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um homem, de 36 anos de idade, desempregado, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, ocorrido na zona da Chamusca, no dia 14 de fevereiro de 2020. O arguido munido de uma arma de fogo, terá disparado sobre a vítima, atingindo-a no braço, à altura do tórax. De seguida abandonou o local, sem prestar qualquer socorro à vítima, tendo-se ausentado da sua área de residência para parte incerta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal
Projeto europeu da OesteCIM para a Igualdade de Género aprovado pela EEA Grants
Oeste +Igual: OesteCIM é entidade promotora de projeto-piloto Europeu para a implementação de políticas e boas-práticas nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Aprovado no âmbito do Programa “Conciliação e Igualdade de Género” do EEA Grants 2014-2021, o projeto-piloto pretende desenvolver e implementar políticas eficazes e instrumentos nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, nos 12 municípios da OesteCIM, em parceria com o Centre for Gender and Equality (Noruega).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apenas 21 casos
Concelho de Santarém regista menor número de casos ativos de COVID-19 em três meses
O concelho de Santarém, que liderou o número de casos ativos de COVID-19 na região nos últimos meses, chegando a atingir 79 casos no dia 21 de abril, registou um decréscimo significativo nas últimas semanas, reduzindo-se para apenas 21 casos ativos este sábado, dia 11 de julho. No total, o concelho regista 218 casos de infeção desde o início da pandemia, dos quais 185 já estão recuperados. Neste momento, há 32 casos em vigilância ativa e registaram-se 12 óbitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vale Furado, Polvoeira, Água de Madeiros,, Paredes da Vitória e São Martinho do Porto
Assistentes de praia formados no Politécnico
de Leiria vigiam praias do concelho de Alcobaça
Por iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça, foi assinado, no dia 10 de julho, no Cine-Teatro de Alcobaça, um protocolo de colaboração com o Politécnico de Leiria para formação de assistentes de praia. Os estudantes do Politécnico irão assegurar a vigilância da lotação e do distanciamento social entre os veraneantes através de recomendações com teor essencialmente pedagógico, em articulação com as autoridades municipais, de ambiente e saúde. A medida, que já está a ser implementada desde o dia 4 de julho, contempla a colocação de 12 assistentes pela Unidade de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Alcobaça durante os meses de julho e agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Atrium inicia obra de remodelação para instalar o balcão do Instituto de Registos e Notariado
As obras de remodelação do espaço do Atrium para instalação dos serviços do Instituto de Registos e Notariado já tiveram início este mês de julho, num investimento de cerca de meio milhão de euros, integralmente financiado pelo IRN, não apenas para a obra mas também para mobiliário e equipamentos do novo modelo nacional de Balcão Único de Atendimento do IRN. Esta obra tem um prazo de execução de 4 meses. Assim que o IRN esteja instalado no Atrium, o Instituto de Gestão Financeira dos Equipamentos da Justiça começará a pagar uma renda mensal ao Município da Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Magalhães Ribeiro promoveu uma reunião para o efeito
Câmara Municipal do Cartaxo monitoriza plano de contingência da Zona Ribeirinha de Valada
· A Câmara Municipal do Cartaxo mantém controlo sobre cumprimento do Plano de Contingência dedicado exclusivamente a regular o uso do espaço público na zona ribeirinha da freguesia de Valada. As áreas da fluvina e de estacionamento foram abertas a 19 de junho depois de assegurado o reforço da fiscalização por parte da GNR. Pedro Magalhães Ribeiro afirmou na altura que o reforço do patrulhamento foi “condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permitiu abrir o espaço a mais pessoas, em melhores condições de segurança.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca já está registada e conta com candidatura aprovada no programa Portugal Inovação Social
Politécnico de Leiria cria marca ‘100% IN’ para a inclusão de alunos com necessidades especiais
Fruto de uma parceria celebrada entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Pedre António Vieira (IPAV), o “100% IN”®, que nasceu em 2018 com o objetivo de promover a inclusão integral de estudantes com necessidades educativas especiais, recebeu, neste mês de junho, o registo de marca portuguesa (com o número 637258) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no mesmo ano em que viu ser aprovada a sua candidatura ao programa Portugal Inovação Social. O projeto vem reforçar a vocação do Politécnico de Leiria para a inclusão, assumido como um dos valores primordiais da sua ação ao nível da sua dinâmica interna, mas também na sua relação com o exterior, seja junto da sua comunidade, seja a nível nacional ou em contexto internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de infetados no concelho subiu para 71
Torres Vedras volta a ser o concelho do Oeste com mais casos ativos de COVID-19
O concelho de Torres Vedras voltou a ser, no dia 10 de julho, o concelho da Região Oeste com mais casos de COVID-19 ativos (71). A situação já tinha acontecido no início da pandemia, mas cerca de dois meses depois baixou para um mínimo de apenas um caso ativo. Caldas da Rainha é agora o segundo concelho com mais casos ativos (64), seguido de Alenquer (63). Alcobaça é agora o quarto concelho mais afetado (41), seguido de Peniche (23) e Sobral de Monte Agraço (21). Lourinhã (14), Óbidos (12) e Cadaval (11) são os últimos municípios do Oeste com números de dois dígitos. Bombarral (9), Arruda dos Vinhos (9) e Nazaré (4) são os municípios com menos casos ativos de COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Clean Water
GNR deteta seis crimes e 19 contraordenações por descargas ilegais de resíduos no Lis e Lena
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria, face às sucessivas denúncias de alterações de características da bacia hidrográfica dos rios Lis e Lena, lançou uma operação intitulada de “Clean Water” em fevereiro de 2020, visando fazer face às descargas diretas e indiretas de efluentes provenientes da indústria transformadora, bem como das atividades agrícolas e pecuárias, as quais apresentam bastante representatividade na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Biblioteca de praia de S. Martinho do Porto abre ao público com todas as normas de segurança
A Biblioteca de Praia em São Martinho do Porto abre ao público, de forma condicionada, no dia 13 de julho, segunda-feira, cumprindo todos os requisitos de segurança no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Permanecerá em funcionamento até ao dia 30 de agosto. Coordenada pela Biblioteca Municipal, a Biblioteca de Praia, abre todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com o serviço de empréstimo domiciliário de livros, até ao limite máximo de duas semanas (15 dias).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 11 e 15 de julho
Congresso da Rede Cultura 2027 visita Tomar
e Castanheira de Pera
Depois de Batalha, Caldas da Rainha e Óbidos, o ciclo Congresso aos Sábados, ruma pela primeira vez ao Médio-Tejo. Este sábado, dia 11 de julho, o Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade estará em Tomar, para uma sessão intitulada “Hospitalidade ou outrar-se”, que pretende refletir sobre a hospitalidade no território da Rede Cultura 2027. Depois de percorrer as três CIM abrangidas pela Rede Cultura 2027, o ciclo Congresso às Quartas regressa ao Norte. No dia 15 de julho estará em Castanheira de Pera, na Praça da Notabilidade, para uma sessão subordinada ao tema Um sistema cultural mais preparado para as crises.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estratégia visa minimizar riscos da COVID-19 na época das colheitas
Governo apresenta a autarcas do Oeste guia
de boas práticas nas fileiras agroalimentares
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estiveram reunidos, no dia 8 de julho, com os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o presidente da CIM de Leiria, representantes da CIM da Lezíria do Tejo e CIM do Médio Tejo e demais entidades, para definir a estratégia de minimização da Covid-19 nas fileiras agroalimentares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pão de frutos vermelhos é o resultado de vários anos de investigação
Pão de medronho desenvolvido por estudante do Politécnico já está disponível em Leiria
O Pão de Medronho, um produto desenvolvido nos últimos 10 anos pelo chefe de cozinha e nutricionista Rui Lopes, também estudante de mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, e membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), da mesma instituição, acaba de ser disponibilizado ao público. Aquele que será o primeiro pão de frutos vermelhos, nesta fase de arranque, estará disponível nos supermercados Coviran das localidades de Telheiro, Planalto, Monte Redondo, Amor, Arrabalde e Reguengo do Fetal, no distrito de Leiria, e nas próximas semanas estará também acessível em Castelo Branco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Projeto ambiental premiado internacionalmente volta às praias do concelho com Bandeira Azul
A candidatura à Bandeira Azul em cada época balnear integra um programa de atividades de Educação Ambiental, da responsabilidade do Município de Alcobaça. No contexto atual da pandemia COVID-19 foi feita uma adaptação ao tema do ano 2020, considerando-se estes temas anuais: “Bem-Estar é um Lugar à Beira Mar”, “De Volta ao Mar com Atitude de Mudar” e “O Mar Começa Aqui - O Mar Começa em Ti.” Devido à pandemia as atividades de educação ambiental inicialmente programadas não vão ser concretizadas na praia como habitual. Foi necessária a adoção de suportes e metodologias diferenciadoras na realização de atividades pedagógicas que permitem continuar a desafiar os utentes na promoção da educação ambiental, tendo em consideração as contingências impostas pelo COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da pandemia COVID-19
Rede de Cuidados Continuados Integrados na Região Centro passa a contar com 21 camas
No âmbito da pandemia COVID-19, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) na região Centro passou a contar com 21 camas destinadas a reforçar a capacidade de resposta no contexto de pandemia, possibilitando a mais rápida saída de doentes dos hospitais. Neste âmbito, foram celebrados contratos-programa entre a Administração Regional de Saúde do Centro, a Segurança Social e três entidades, a saber: Associação de Beneficência Popular de Gouveia (12 camas de média duração e reabilitação), Santa Casa da Misericórdia da Batalha (6 camas de média duração e reabilitação) e Santa Casa da Misericórdia de Pinhel (3 camas de longa duração e manutenção).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Performance reflete sobre a presença do digital nas vidas contemporâneas
Dança “Step 2 Duplicate” desconfina em Leiria no festival “Estado de Excepção”
“Step 2 Duplicate”, uma performance de dança contemporânea que se debruça, através do movimento, sobre a duplicação dos indivíduos e das suas relações interpessoais nas várias redes sociais, integra, a 18 de julho, sábado, às 21h30, a programação do festival “Estado de Excepção” organizado pelo Leirena Teatro. A apresentação no festival que percorre as ruas do concelho de Leiria desde junho é uma adaptação, para os tempos de pandemia, do original que estreou em 2019 no espaço cultural “Rua das Gaivotas 6”, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atendimento ao público está a funcionar à distância
Câmara da Marinha Grande encerra ao público no regime presencial até ao dia 14 de julho
Um trabalhador da Câmara Municipal da Marinha Grande testou positivo para a Covid-19. Apesar de se ter identificado que a infeção do funcionário municipal não terá ocorrido dentro das instalações da Câmara Municipal, após ponderação dos riscos, a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, decidiu encerrar todos os atendimentos presenciais ao público até ao dia 14 de julho, inclusive, com exceção das escolas e mercados municipais que manterão o seu funcionamento normal e implementar o regime de teletrabalho para todos os trabalhadores da autarquia no mesmo período, mantendo-se apenas os piquetes de serviços essenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praia das Amoeiras, em Santa Cruz
Torres Vedras já tem uma praia para cães
A primeira praia para cães do concelho de Torres Vedras foi inaugurada no dia 8 de julho. Trata-se da Praia das Amoeiras, em Santa Cruz, que esta época balnear está preparada para receber os banhistas que queiram levar os seus amigos de quatro patas. A praia, que conta com um extenso areal, tem abrigos para os animais, decorados como as típicas barracas de praia que se encontram naquela localidade, assim como bebedouros e dispensadores de sacos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a deteção de um caso em Almeirim
BE de Santarém preocupado com possibilidade de implantação de redes de tráfico humano
O Secretariado Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda manifesta a sua preocupação com a falta de vigilância e controlo que tem possibilitado a implantação de redes de tráfico humano, como a situação desta quinta-feira, 8 de julho, em Almeirim comprova. Recorde-se que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve três pessoas e identificou 150 potenciais vítimas dos crimes de tráfico humano e auxílio à imigração ilegal que trabalhavam nos campos agrícolas da zona de Almeirim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 25 de julho
Festas do Almonda vão decorrer no Castelo
de Torres Novas com lotação limitada
O Município de Torres Novas vai promover, a partir do dia 8 de julho (dia em que se celebra o 35.º aniversário da elevação de Torres Novas a cidade), um programa de animação com artistas ligados ao concelho. Os espetáculos decorrerão no interior do castelo, com lotação limitada, e cumprindo todas as recomendações de segurança no âmbito da prevenção da Covid-19. A entrada é gratuita mas requer levantamento prévio de bilhete.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Exposição Insetos em Ordem até 30 de outubro no Parque Ambiental de Santa Margarida
Insetos em Ordem é o título da exposição que está patente na Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida, no concelho de Constância, até ao próximo dia 30 de outubro. Aberta ao público todos os dias das 10h00 às 19h00, a exposição é uma organização da TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal com o apoio da autarquia de Constância. A Mini Exposição Insetos em Ordem permite aproximar os visitantes do mundo dos insetos de uma forma dinâmica e divertida. Trata-se de uma exposição científica que permite conhecer o método de identificação dos animais através da utilização de chaves dicotómicas e que reúne também informação sobre as características, diversidade, biologia e ecologia das 14 principais ordens de insetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peixe juvenil encontrava-se congelado
GNR detém dois homens em Monte Redondo por posse ilegal de 113 quilos de meixão
O Comando Territorial de Leiria, através do Destacamento de Trânsito de Leiria, deteve, dia 3 de julho, dois homens de 31 e 37 anos, pelo crime de dano contra a natureza, na Auto Estrada do Litoral Centro (A17), em Monte Redondo. As detenções foram efetuadas no seguimento de uma abordagem a uma viatura, que seguia em plena A17, indiciando circular de modo irregular, sendo a mesma encaminhada para a área de serviço daquela Auto Estrada em Monte Redondo para fiscalização. No decorrer da fiscalização os militares da Guarda verificaram que a viatura transportava vários sacos de congelação com 113 quilos de meixão, Anguilla Anguilla, congelado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.
Ministro da Economia visita Espaço Empresa
e participa em conferência em Leiria
O ministro Adjunto e da Economia visita esta quarta-feira, dia 08 de julho, às 17h30, o renovado Espaço Empresa em Leiria, no edifício da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria. Pedro Siza Vieira será o principal orador da conferência “Incentivar e Valorizar as Atividades Empresariais” que terá lugar pelas 18 h, no edifício Nerlei, em Leiria. Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Joaquim Meneses, empresário, e António Poças, presidente da direção da Nerlei serão também oradores nesta conferência que será transmitida em direto do Facebook da Nerlei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CCDR do Centro promove assinatura de um Pacto Institucional
Pacto para a Valorização da Economia Circular junta 84 entidades da Região Centro
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 84 entidades públicas e privadas assinaram um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na região Centro. Enquanto responsável pela coordenação da Agenda Regional de Economia Circular do Centro, a CCDRC desafiou os agentes regionais para assumirem o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares. São cerca de 230 ações assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização, ecodesign e eco-concepção, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos, simbioses industriais, tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia das Amoeiras
Primeira praia para cães de Torres Vedras inaugurada em Santa Cruz
A inauguração da primeira praia para cães do concelho de Torres Vedras decorreu na manhã desta quarta-feira, 8 de julho, na Praia das Amoeiras, em Santa Cruz. Esta época balnear, a Praia das Amoeiras está preparada para receber os banhistas que queiram levar os seus cães, contando com abrigos para os animais e bebedouros, assim como dispensadores de sacos. O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, da Associação para Proteção aos Animais de Torres Vedras (APA) e da Associação INCLUIR+.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Município vai construir rotunda na interseção
das ruas Dr. João Soares e Afonso Lopes Vieira
O Município de Leiria adjudicou uma empreitada para a construção de uma rotunda na interseção das Ruas Dr. João Soares e Afonso Lopes Vieira, junto à Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, uma obra que se pretende concretizar durante o período de interrupção escolar, altura do ano em que se regista uma significativa redução do tráfego automóvel nestas vias. Com um investimento de 345 mil euros e um prazo de execução de 90 dias, esta obra visa oferecer melhores condições de tráfego e segurança numa artéria que, pela proximidade de diversas escolas, regista grandes constrangimentos no tráfego automóvel motivados por convergência de veículos particulares para embarque e desembarque de alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA recebe Concurso Nacional de Azeite no dia 22 de julho
O Concurso Nacional de Azeites de Portugal, evento organizado pelo CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e pelo CNEMA, realiza-se a 22 de julho de 2020, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. Este concurso tem como objetivo a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem – Obtido unicamente por processos mecânicos, produzido na última campanha 2019/2020, que sejam propriedade de produtores e embaladores reconhecidos legalmente, e que sejam comercializados pelos próprios com referência comercial exclusiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça apela ao civismo e cumprimento de regras de segurança nas praias do concelho
Assistentes de praia sensibilizam veraneantes em Paredes da Vitória e São Martinho do Porto
Esta manhã de segunda-feira, 6 de julho, a Câmara Municipal de Alcobaça procedeu ao já tradicional hastear da Bandeira Azul e da Bandeira “Praia Acessível- Praia para Todos”, dois importantes galardões que atestam a qualidade, a segurança e acessibilidade das duas praias de maior afluência do concelho. Ambas as praias estão já a ser, desde o início do mês de julho e até ao final de agosto, patrulhadas por assistentes de praia formados através de um protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eurobetonilhas passou a dispor de um equipamento autonivelante de betão
Empresa de Pombal tem equipamento inovador na Península Ibérica
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Alves Mateus, visitou esta terça-feira (6 de julho), a empresa Eurobetonilhas – Betonilhas e Parquets, Lda., a convite da gerência, com o objetivo de conhecer um equipamento inovador ao nível da Península Ibérica. Num investimento superior a 300 mil euros, a empresa sediada na Zona Industrial da Formiga, em Pombal, passou a dispor de um equipamento autonivelante, único em Portugal e Espanha, desenvolvido em parceria com um laboratório francês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de julho
Torres Novas comemora 35 anos como cidade com concerto de Teresa Tapadas
O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de julho, quarta-feira, um programa de comemoração do 35.º aniversário da elevação de Torres Novas a cidade. As atividades têm início às 10h, junto da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas, seguindo-se as intervenções de José Trincão Marques, presidente da Assembleia Municipal e de Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal. Por volta das 10h30, decorrerá a assinatura de protocolo entre o Município e o Clube Desportivo de Torres Novas, com vista à cedência de espaço para instalação da futura sede. Às 11 horas será inaugurado o Espaço do Cidadão situado na junta de freguesia de Chancelaria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filme promocional da região Centro de Portugal continua a conquistar troféus em festivais de cinema de turismo internacionais
Escrivaninha de Fernando Pessoa e 1ª edição da Mensagem em exposição no Museu do Pão
A escrivaninha de Fernando Pessoa faz agora parte do espólio do Museu do Pão, bem como uma rara primeira edição da sua obra, “Mensagem”, ambas acessíveis ao público através da sua integração no circuito expositivo permanente do Museu. As duas peças, assim como um par de óculos que se encontram emprestados à Brasileira do Chiado, foram adquiridas pelo Museu num leilão de bens pertencentes à família do escritor. A apresentação das peças emblemáticas aconteceu esta terça-feira, dia 7 de julho, no Museu do Pão, em Seia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa RETOMAR
Câmara da Batalha aprova apoio de emergência
de 75 mil euros às associações desportivas
O Município da Batalha decidiu antecipar apoios financeiros excecionais para minimizar os impactos das associações e clubes desportivos locais, no valor global de 75 mil euros, sendo uma medida enquadrada no âmbito do Programa Municipal de Apoio extraordinário e temporário para dinamização da cultura e do associativismo (Programa RETOMAR), que define um regime temporário e excecional de apoio às associações, grupos artísticos ou coletividades que se dediquem às atividades desportivas, audiovisuais, de teatro ou de dança, constituídas em pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora é Odete Lobo Fernandes
Confraria Ibérica do Tejo apresenta na Golegã Caderno Cultural dedicado à poesia
A Confraria Ibérica do Tejo continua a apoiar as obras de qualidade dos autores e das autoras que precisam de ser divulgadas. Desta vez, a CIT apoia o lançamento de um Caderno Cultural, o Nº 35, dedicado à poesia - um Caderno de Poesia. Ocorrerá este sábado dia 11 de Julho, às 11h30 da manhã, junto ao monumento ao Avieiro localizado na Azinhaga sobranceiro ao Almonda, na ponte do Cação. A autora é Odete Lobo Fernandes, da Azinhaga, e o prefácio é de autoria de José Veiga Maltez, presidente da Câmara Municipal de Golegã. A CIT - Confraria Ibérica do Tejo agradece à Câmara Municipal da Golegã e à Junta de Freguesia de Azinhaga o apoio prestado, sem o qual não teria sido possível a edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de infetados no concelho subiu de 48 para 65
Caldas regista mais 17 casos de COVID-19 devido a focos em lar e infantário
O concelho de Caldas da Rainha registou mais 17 casos positivos de COVID-19 este domingo, dia 5 de julho, resultando essencialmente de dois focos, no Lar do Montepio Rainha D. Leonor e num infantário, registando um total de 139 casos confirmados desde o início da pandemia, 65 dos quais ativos, 4 óbitos e 70 recuperados. O presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha reconhece que o caso concreto do episódio ocorrido no lar de idosos remonta ao final do mês de junho, quando se verificou o aparecimento de sintomas em alguns utentes e funcionários que tinham tido resultados negativos nos testes efetuados a 26 de Junho. Sendo assim, foi necessário realizar uma segunda bateria de testes que registaram desta vez, até ao momento, mais 15 casos positivos (13 utentes e dois funcionários).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seis pessoas foram identificadas
GNR deteta 25 caravanas em estacionamento e acampamento ilegal na Marinha Grande e Leiria
O Comando Territorial de Leiria, através do Destacamento Territorial de Leiria, no dia 5 de julho, efetuou uma ação de fiscalização de atividade de caravanismo e acampamentos ocasionais, na orla costeira dos concelhos de Leiria e Marinha Grande. O objetivo da ação foi a verificação das atividades interditas na orla costeira, nomeadamente a circulação, permanência e estacionamento de veículos motorizados, com vista à conservação dos valores ecológicos constantes no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) de Ovar-Marinha Grande, para proteção dos ecossistemas e minimizar riscos sobre os valores naturais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à pandemia por Covid-19
Feira mensal da Lourinhã reabre ao público após 3 meses de suspensão
Após 3 meses suspensa, decorrente da pandemia por Covid-19, reabriu esta segunda-feira, dia 6 de julho, ao público a feira mensal da Lourinhã. O vereador com o pelouro da Proteção Civil, João Serra, acompanhado pela GNR e pelos serviços municipais de Proteção Civil, deslocou-se esta manhã ao espaço para aferir as condições de reabertura, que obedeceram a um Plano de Contingência elaborado pela Câmara, bem como para transmitir confiança nesta nova fase, a feirantes, comerciantes, prestadores de serviços, clientes e público em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para tratamentos, medicação e adaptação da habitação
Câmara de Pombal associa-se ao Lions Clube no apoio à família do ‘menino Pedrito’
A Câmara Municipal de Pombal, através da vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde, Ana Maria Cabral, associou-se, este sábado, 3 de julho, à ação do Lions Clube de Pombal – Marquês de Pombal, de entrega de um donativo à família do jovem Pedro Ferreira, “menino Pedrito”, como é carinhosamente conhecido, a quem foi diagnosticado Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença neuromuscular, hereditária e degenerativa, altamente incapacitante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mulher é arguida por tráfico de estupefacientes
GNR detém mulher produtora e consumidora
de cannabis em Monte Redondo
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial da Guia, deteve este domingo, dia 5 de julho, uma mulher de 54 anos, por tráfico de estupefacientes, na freguesia de Monte Redondo, concelho de Leiria. No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda aperceberam-se de um forte odor a produto estupefaciente vindo do interior do veículo, que a condutora, depois de questionada, confidenciou ser consumidora de cannabis e que cultivava as próprias plantas para seu consumo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants 2014-2021
Projeto Oeste+Recicla vai pagar pelo depósito de garrafas de bebidas não reutilizáveis
O projeto Oeste +Recicla foi aprovado no âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants 2014-2021, cujo slogan é “Working together for a green and competitive Europe”. Com o principal objetivo de aumentar a aplicação dos princípios da economia circular em setores específicos, na produção e consumo, o Projeto Oeste +Recicla tem por base a implementação de um sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas não reutilizáveis que irá potenciar o aumento da taxa de reciclagem de embalagens de plástico de produtos de consumo contribuindo para os objetivos do MFEE 2014-2021,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidaturas decorrem no mês de julho
Orçamento Participativo 2020/2021 de Leiria conta com orçamento de 561 mil euros
Tem início esta quarta-feira, dia 1 de julho, o período de apresentação das propostas ao Orçamento Participativo (OP) de 2020/2021, numa edição que disponibiliza 561.141,36 euros à concretização das ideias mais votadas e que tem como novidade a existência de áreas temáticas. As candidaturas devem ser enviadas até 31 de julho e deverão estar integradas numa das três categorias definidas para este ano: Verde ou Imaterial, Jovem e Material.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Costa lidera na categoria sénior
Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras) vence e lidera Taça de Portugal de Ciclismo sub-23
Rui Costa (UAE Team Emirates) ganhou este domingo, 4 de julho, a Prova de Reabertura, um contrarrelógio individual de 22 quilómetros, pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, disputado em Sangalhos, concelho de Anadia. O poveiro assumiu o comando da geral da Taça. Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras) foi o melhor sub-23 e lidera a Taça de Portugal na categoria mais jovem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação teve lugar em streaming no Facebook do Teatro- Cine de Torres Vedras
CD sobre o órgão Histórico da Igreja assinala 500 anos da Misericórdia de Torres Vedras
Decorreu no dia 28 de junho, domingo, pelas 17 horas, o lançamento / apresentação do CD: " Torres Vedras: O Órgão Histórico da Igreja da Misericórdia" que, devido às regras aplicadas à COVID-19, passou em streaming no Facebook do Teatro- cine de Torres Vedras. No ano em que a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras celebra os seus 500 anos de existência, este trabalho discográfico representa os 12 anos de atividade deste órgão de tubos de 1773, construído por Bento Fontanes (restauro em 2008 por Dinarte Machado), importante organeiro galego do século XVIII, recriando as sonoridades e práticas musicais da época.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vencedor do World Press Photo e instagrammers estreiam câmara da Fujifilm no Centro de Portugal
Cinco fotógrafos vão descobrir o território
da Região de Leiria e do Médio Tejo
Um premiado fotojornalista, vencedor do World Press Photo, e quatro instagrammers portugueses estão, desde o dia 2 de julho, a fotografar alguns recantos do Centro de Portugal, no “Roteiro FujifilmXperience Centro de Portugal”. O motivo é o lançamento nacional de uma nova câmara fotográfica Fujifilm Série X. Durante os dias 2, 3 e 4 de julho, os cinco fotógrafos vão descobrir o território da Região de Leiria e do Médio Tejo, acompanhados das novas câmaras fotográficas mirrorless, Fujifilm X-T4 e Fujifilm X100V. No primeiro dia, visitam locais emblemáticos de Porto de Mós e do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, passando, no dia seguinte, por Entroncamento, Constância e Vila Nova da Barquinha. O “Roteiro termina em Tomar, no terceiro dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste regista 317 casos ativos no dia 3 de julho
Casos de COVID-19 sobem em Torres Vedras e descem em Alcobaça e Caldas da Rainha
Alenquer continua a ser o concelho da Região Oeste com maior número de infetados ativos com COVID-19 (71), acumulando um total de 209 casos desde o início da pandemia. Contudo, Torres Vedras é agora o segundo concelho com maior número de casos ativos (52), ultrapassando mesmo Alcobaça (50) e Caldas da Rainha (48). Peniche é agora o 4º concelho do Oeste com mais casos do coronavírus (27), seguido do Bombarral (16), Sobral de Monte Agraço (13), Cadaval (11) e Lourinhã (10). Com números de um dígito estão Arruda dos Vinhos (9), Óbidos (9) e Nazaré (1).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Praia fluvial do Agroal abre limitada à presença de 200 pessoas em simultâneo
A época balnear na Praia Fluvial do Agroal teve início no dia 1 de julho e decorre até 15 de setembro, período em que será possível desfrutar deste património natural de inestimável valor com toda a segurança, já que a Câmara Municipal de Ourém desenvolveu todos os procedimentos necessários para o cumprimento integral das normas e recomendações em vigor, no âmbito do combate à disseminação da Covid-19. O acesso à Praia Fluvial do Agroal está limitado à presença de 200 pessoas em simultâneo, controlo realizado no acesso ao recinto que se encontra delimitado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Temperaturas podem atingir 40ºC em algumas cidades
Onda de calor leva ARS do Centro a ativar medidas do plano de contingência do verão
Em virtude da previsão de temperaturas altas a partir de sábado, 4 de julho, que deverão prolongar-se durante a próxima semana na região Centro, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), através do Departamento de Saúde Pública, chama a atenção para a necessidade da população adotar um conjunto de procedimentos que, mantendo o conforto térmico e uma correta hidratação, previnam os efeitos do calor na saúde. Deve ser dada especial atenção às pessoas mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas, nomeadamente às crianças, pessoas com mais de 65 anos, aos portadores de doenças crónicas e a todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, no exterior com consequente exposição forçada ao sol e ao calor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na data que assinala o 76º aniversário do Capitão de Abril
Município de Santarém e Associação assinalam 76º aniversário de Salgueiro Maia
A Câmara Municipal de Santarém e a Associação Salgueiro Maia (ASM) assinalaram, no dia 01 de julho, o aniversário de nascimento de Salgueiro Maia, com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Capitão de Abril, nos Jardim dos Cravos, em Santarém. Nesta cerimónia, que assinala o 76º aniversário de Salgueiro Maia, estiveram presentes Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Coronel Andrade da Silva, Presidente da Associação Salgueiro Maia e Coronel Leonardo Antão, Presidente da Mesa de Assembleia Geral da ASM, entre outros membros da Associação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém homem e mulher em flagrante delito por furto em Alpedriz
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Valado de Frades, deteve, no dia 2 de julho, uma mulher e um homem, de 30 e 45 anos, por furto no interior de uma residência, na localidade de Alpedriz, no concelho de Alcobaça. Na sequência de uma denúncia a informar que estaria a decorrer um furto numa residência, os militares da GNR deslocaram-se de imediato para o local, deparando-se com os suspeitos retidos por populares. O material furtado, recheio da residência (mobiliário e artefactos), foi recuperado, tendo sido apreendido o veículo utilizado pelos suspeitos para a prática do furto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relatório da ANACOM comprova fundamento das queixas dos portomosenses
Concelho de Porto de Mós precisa de melhoria significativa nas comunicações móveis
“O concelho de Porto de Mós precisa de uma melhoria significativa nas comunicações móveis”, afirmou o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações que se deslocou a Porto de Mós para entregar a Jorge Vala o relatório técnico sobre a qualidade de acesso dos portomosenses às redes de comunicações. Foi também identificada necessidade idêntica na cobertura de fibra ótica. O trabalho de campo foi realizado nos dias 24 a 26 de junho. Durante estes dias a equipa técnica da ANACOM visitou todas as freguesias do concelho percorrendo 623 quilómetros em testes às redes móveis das três operadoras. No final concluiu que é justa a reivindicação das populações de S. Bento, Alqueidão da Serra, Arrimal-Mendiga e Mira de Aire.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
ESTM arranca com mestrado em Gastronomia no próximo ano letivo
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria vai ter um novo Mestrado em Gastronomia, que arranca já no ano letivo 2020/2021. As candidaturas decorrem até ao dia 22 de julho e podem ser realizadas online, no site da instituição. O novo ciclo de estudos da ESTM aposta numa formação especializada que visa responder às necessidades resultantes da constante evolução da área da gastronomia e restauração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vice-presidente Fernando Amorim vai acumular as áreas da Cultura, Acção Social e Saúde
Presidente da Câmara do Cartaxo retira pelouros à vereadora Elvira Tristão
Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, informou, na reunião de Secretariado do PS do dia 2 da julho, a sua decisão de retirar os pelouros a Elvira Tristão, vereadora com as áreas da Cultura, Acção Social e Saúde. O presidente Pedro Ribeiro informou que foi uma decisão muito ponderada e uma decisão bastante complexa. Sublinhou que tem com a camarada Elvira Tristão “uma relação de amizade e uma relação política com mais de 25 anos”. Afirmou, ainda, que “temos um longo percurso e um longo caminho comum, feito de muitas batalhas políticas travadas lado a lado”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apela ao voto no candidato da Lezíria do Tejo
Cestaria em Junco de Coruche é finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular
O Município de Coruche é finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular, com a sua Cestaria em Junco, na categoria Artesanato. O Município conta com o seu apoio nesta votação! Vote na Cestaria em Junco, ligando o 760 207 751 (valor da chamada: 0,60€+IVA). Apoie o candidato da Lezíria do Tejo. Esta é mais uma iniciativa das "7 Maravilhas", que desde 2007 promovem a Identidade Nacional e o melhor de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a “Operação Obrigado”
Centro Hospitalar de Leiria agradece apoio dado pela comunidade durante a pandemia
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de lançar a “Operação Obrigado” para agradecer à comunidade o apoio prestado à Instituição e a todos os seus profissionais durante a fase mais aguda do combate à pandemia da COVID-19. O agradecimento do CHL é dirigido a empresas, organizações e cidadãos que, das mais diversas formas, fizeram chegar o seu apoio, e estará presente nos jornais da região de Leiria, nos roll ups colocados nas entradas principais e nas consultas externas do Hospital de Santo André, do Hospital Distrital de Pombal e do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira e nas redes sociais com um vídeo protagonizado pelos profissionais do CHL, com a mensagem “COVID-19 | Operação Obrigado: O CHL agradece à comunidade”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feiras Virtuais Nersant
1ª Feira dos Equipamentos anti-Covid arranca com 28 expositores do Ribatejo
Com a realização deste certame digital, pretendeu a Nersant aproximar a oferta da procura, em materiais e equipamentos de proteção da pandemia do COVID-19. Ao desafio responderam 28 empresas: Parte superior do formulário Unique View, A. Faria da Silva, Amitrónica, Bindopor, Bratun, Descontel Consulting, Digital Vision, Dimedica, Ecoveg, Fernanda Galo, Flora Garden, Gravymedal, Iterp, Itimeaccess, Jotipox, Linextras, M3, Medisigma, Naxol, Next Step, Nobre Brindes, Primetool, Prodyalca, Rodalgés, Smf, Tagus Pharma, Trimnw e Trisca, Lda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimas podem chegar aos 5 mil euros
GNR vai controlar ajuntamentos e consumo
de bebidas alcoólicas em espaços públicos
A Guarda Nacional Republica alerta os cidadãos para o novo regime contraordenacional associado à declaração das situações de calamidade, contingência e alerta, a vigorar desde as 00h00 de hoje, 1 de julho, até às 23h59 do próximo dia 14 de julho. Com a declaração de três tipos de situação diferentes em Portugal Continental, no âmbito da pandemia COVID-19, diferentes normas se aplicam, em razão da localização geográfica. Assim, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa, que se encontra em situação de contingência e dispõe ainda de 19 freguesias em situação de calamidade, todo o restante território nacional continental se encontra em situação de alerta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente vai estar presente em Santa Margarida da Coutada
Altice Portugal assinala instalação de fibra ótica em 100% do concelho de Constância
O presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, vai estar em Santa Margarida da Coutada, esta quinta-feira, dia 2 de julho, às 18h00, junto ao Parque Ambiental de Santa Margarida, para assinalar o investimento feito em fibra ótica na freguesia. Esta era a única freguesia no concelho de Constância que não estava ainda dotada com esta infraestrutura, que permite acesso a serviços e tecnologia do futuro, nomeadamente à rede comercial 5G.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bispo da diocese de Leiria-Fátima
Cardeal D. António Marto convida à inscrição
em Educação Moral e Religiosa Católica
O Cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima acaba de publicar uma mensagem a convidar os encarregados de educação a matricularem as crianças e jovens na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). “A situação atual de pandemia veio reforçar a necessidade de que a educação na escola abranja todas as dimensões do ser humano”, contextualiza o prelado para, logo a seguir, constatar que “é preciso ser saudável não só do ponto de vista físico, mas também espiritual, moral e cultural”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação.
LeiriaShopping garante cumprimento dos mais elevados padrões de higiene e certificação SGS
Para garantir a segurança e bem-estar dos seus visitantes, lojistas, fornecedores e colaboradores, o LeiriaShopping, centro gerido pela Sonae Sierra, decidiu dar um passo em frente, verificando e certificando os atuais procedimentos de limpeza e higienização, através de uma parceria com a SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Depois de inspecionado, o LeiriaShopping recebeu a certificação de monitorização de higiene e avaliação de desinfeção da SGS, que confirma a rigorosa aplicação de protocolos e regulamentos e, desse modo, reforça o compromisso da Sonae Sierra com a segurança e prevenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção do Ambiente
GNR recupera bufo real e peneiro vulgar
nas localidades de Caldas da Rainha e Pataias
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Caldas da Rainha, recuperou, dia 29 de junho, um exemplar da espécie bufo real e um exemplar da espécie peneiro vulgar, na localidade de Caldas da Rainha e Pataias. Após o alerta de populares, os militares da Guarda recolheram o bufo real, Bubo bubo, que se encontrava no interior de um armazém e o peneiro vulgar, Falco tinniculus, foi entregue no Posto Territorial de Pataias. Ambas as aves estavam debilitadas fisicamente. As aves foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens, em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia das Rocas
Ecobola Nivea está de regresso este verão
a Castanheira de Pera
A EcoBola Nívea chega este ano, pela primeira vez, à Oeiras Marina e ao Pingo Doce da Póvoa do Varzim. A Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, mantém também o mítico ponto de encontro. As EcoBolas Nívea são uma versão ecológica deste símbolo icónico do Verão, produzidas com materiais reciclados e recicláveis. A partir de dia 01 de Julho, quem passear pela Oeiras Marina ou for ao Pingo Doce da Póvoa do Varzim já pode conhecer a EcoBola Nívea! A 18 de Julho, reabre a Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, contando pelo segundo ano consecutivo com a presença da EcoBola Nívea.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto vai ligar Alcobaça e Nazaré por ciclovia ou autocarro elétrico
Mobilidade Suave do Rio Alcoa pedonaliza primeiro rio em Portugal da nascente até à foz
“Este é seguramente um dos mais ambiciosos projetos de dinamização e valorização territorial entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré. A ligação entre ambos é histórica e essencial para se compreender a identidade de todo este território. Num lógica de potenciação das mais-valias de cada um, faz todo o sentido que esta ligação seja consumada, materializando uma visão de futuro sustentável e de união entre os povos”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, durante a apresentação do projeto de Mobilidade Suave do Rio Alcoa que se realizou no dia 30 de junho, no Your Hotel & Spa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com seis ações de sensibilização em diversas freguesias do concelho de Caldas da Rainha
Fruticultores preparam a apanha da fruta com rigorosas medidas sanitárias anti-COVID-19
Com vista a informar e esclarecer fruticultores, madeireiros e outros empresários ligados ao sector primário para as boas práticas de segurança sanitária em contexto de Covid-19, a Proteção Civil Municipal das Caldas da Rainha, Autoridade de Saúde local e Juntas de Freguesia vão realizar seis ações de sensibilização em diversas freguesias do concelho. Além de outras atividades agrícolas e florestais que já decorrem, faltam poucas semanas para o arranque da campanha da apanha de fruta no concelho e, este ano, são muitos os desafios que se colocam a empresários e trabalhadores na forma de organizar os trabalhos e a logística da operação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ao SARS-COV-2 (COVID-19)
Município da Batalha regista mais de 2000 inscrições para realização de testes serológicos
A Câmara Municipal da Batalha vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, a primeira fase de disponibilização de testes serológicos ao SARS-COV-2 à população em geral e junto dos setores mais sensíveis da construção, transportes internacionais, restauração e hotelaria. Na presente data e em apenas uma semana já foram registados mais de mil pedidos individuais, dos quais 408 considerados como pessoas de risco no âmbito da COVID-19 e ainda 20 indivíduos que viajaram recentemente do estrageiro, ambas situações consideradas prioritárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Praia do Pedrógão hasteia bandeiras Azul, Qualidade Ouro, Praia Acessível e ColorAdd
As bandeiras Azul, Praia Qualidade Ouro, Praia Acessível, ColorAdd e a bandeira do Município de Leiria, foram hasteadas esta segunda-feira, ao final da tarde, na praia do Pedrógão, numa cerimónia simbólica que contou com a presença do presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, vereadores, presidentes das freguesias e representantes de diversas entidades civis e forças de segurança. As bandeiras foram hasteadas nas praias Centro e Sul, tendo a Praia Sul recebido, este ano e pela primeira vez, o galardão da Bandeira Azul, após uma candidatura apresentada pelo Município de Leiria, juntando-se à praia de Pedrógão Centro que tem consecutivamente conquistado este galardão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca e ex-deputado defende uma nova agenda mobilizadora para Pombal
Pedro Pimpão vence eleições para a Concelhia do PSD de Pombal
As listas encabeçadas por Pedro Pimpão à Comissão Política de Secção e José Gomes Fernandes à Mesa da Assembleia de Secção foram eleitas para os órgãos concelhios do PSD/Pombal no biénio 2020/2022, no acto eleitoral que se realizou no sábado, dia 27 de Junho de 2020. Com uma taxa de afluência significativa, neste contexto de desconfinamento em que vivemos e com lista única, participaram cerca de 70% dos militantes activos com quotas pagas, registando 109 votos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Estatuária, Memória e Democracia
Leonor Carvalho
As grandes epidemias da História
Joaquim Vitorino
Dever de informar
Carlos Bonifácio
A Pandemia… dos ignorados
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o