Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
As alterações climáticas são uma ameaça real para a humanidade?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 212 Director: Mário Lopes Quinta, 16 de Agosto de 2018
Segundo estudo do Laboratório de Ruído e Vibrações
Mosteiro da Batalha regista reduções sonoras significativas após a barreira acústica no IC2
A Câmara Municipal da Batalha recebeu esta segunda-feira, 13 de agosto, um estudo técnico realizado pelo Laboratório de Ruído e Vibrações que confirma a evolução positiva dos níveis do ruído na zona do Mosteiro da Batalha, face a igual análise realizada em 2014, o que permite evidenciar que no espaço em redor entre a estrada e o monumento, os parâmetros medidos, cumprem atualmente os valores regulamentares, já que se situam abaixo de 65 dB(A) e 55 dB(A), respetivamente. O Dia do Município da Batalha é comemorado a 14 de agosto, data que este ano é assinalada através da conclusão deste importante projeto para a preservação do mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Constância
Ministro da Ciência abre XXV Astrofesta
Entre os dias 17 e 19 de agosto, em coorganização com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Centro Ciência Viva de Constância acolhe a 25ª edição da Astrofesta. Por mais um ano, investigadores convidam os cidadãos para aprender mais sobre astronomia e astrofísica através de palestras, oficinas e observações do sol, da lua, dos planetas e especialmente de “objetos do céu profundo” como enxames estelares, nebulosas e galáxias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
São Pedro de Moel apresenta qualidade de água boa para banhos
A Câmara Municipal da Marinha Grande informou, no dia 10 de agosto, que não existem problemas com as águas balneares em São Pedro de Moel, cujos resultados das amostras analisadas se encontram dentro dos parâmetros normais legalmente previstos. Os resultados à qualidade da águas proveniente do Ribeiro de São Pedro de Moel captadas à boca da manilha, que desagua na praia, não apresentam quaisquer riscos para a saúde pública, considerando-se água própria para banhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 9 de setembro, no CNEMA, em Santarém
Festival Bike Portugal reúne mundo da bicicleta em Santarém
A 15ª edição do Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, decorre de 07 a 09 de setembro no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e promete ser, uma vez mais, o centro das atenções do sector. O evento é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer se encontram ligados a este ramo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento rondou cerca de 45 mil euros
Município adquire ambulância de socorro
para os Bombeiros Municipais de Tomar
O Município de Tomar adquiriu no início do presente mês de agosto uma ambulância de socorro que veio substituir viaturas do mesmo tipo que foram abatidas no passado, suprindo assim uma necessidade dos Bombeiros Municipais de Tomar. A viatura destinada ao socorro pré-hospitalar está equipada com todo o material para as diversas valências. Com esta ambulância, já são quatro as viaturas deste género ao serviço dos Bombeiros Municipais de Tomar, representando assim um número adequado para fazer face à média de ocorrências registadas no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria é um dos protagonistas das melhores experiências gastronómico-cervejeiras
Leiria tem nove restaurantes embaixadores
das Mesas Bohemia
Evento incontornável do calendário gastronómico nacional, as Mesas Bohemia têm dado a conhecer alguns dos melhores representantes da cozinha tradicional portuguesa de Norte a Sul do país, numa viagem de sabores e sabores, proporcionando uma experiência gastronómica e cervejeira memorável. Sendo julho e agosto, por excelência, meses em que os Portugueses rumam para outros destinos para as merecidas férias de verão, as Mesas Bohemia alargam a sua oferta de eventos ao longo de todo o ano e dão agora a oportunidade a todos de usufruírem desta experiência gastronómica e cervejeira através de uma rede de mais de 300 restaurantes oficiais, dos quais 9 localizam-se em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós
Autarquias opõem-se ao aumento de tarifários superiores a 85% propostos pela Valorlis
Os representantes dos Municípios acionistas da sociedade VALORLIS – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. (VALORIS), que representam 49% do capital social da empresa gestora do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da Alta Estremadura, opõem-se à proposta de valores apresentados relativos aos tarifários, a vigorar já em 2019 e projetados para 2021 que, de forma acumulada no período regulatório representam um aumento de 85%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De nível básico e secundário
Escola de Artes e Movimento - Sport Operário Marinhense inicia ensino da música e da dança
Por despacho da Diretora-Geral da Administração Escolar, em regime de suplência, Susana Castanheira Lopes, foi concedida autorização de funcionamento à “Escola de Artes e Movimento” – Sport Operário Marinhense para o ensino artístico especializado da música e da dança. Assim pode a “Escola de Artes e Movimento” - Sport Operário Marinhense ministrar o ensino artístico especializado de nível básico e secundário, em regime de planos e programas oficiais, nomeadamente, Iniciações e Curso Básico de Dança, Iniciações e Cursos Básicos de Música. Cursos Secundários de Dança e Canto e Cursos Secundários de Música.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tutela reconhece carência de médicos na quase totalidade das especialidades do CHL
Centro Hospitalar de Leiria abre 37 vagas para médicos e aumenta especialidades médicas
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai poder reforçar os seus recursos humanos médicos, assim como aumentar a oferta de especialidades e serviços que disponibiliza aos seus mais de 400.000 utentes. A garantia foi dada pela Tutela no despacho nº 7082/2018, de 26 de julho, que reconhece a carência de médicos na quase totalidade das especialidades existentes, e ainda em especialidades novas onde o CHL não dispõe de qualquer médico, e que são extremamente necessárias - Angiologia e Cirurgia Vascular, Doenças Infeciosas e Nefrologia - e que serão agora disponibilizadas no Centro Hospitalar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho do Porto recebe esta terça- feira um rastreio do Cancro da Pele
A Autoridade de Saúde Publica promove um rastreio do Cancro da Pele esta terça- feira, dia 14 de agosto, entre as 10 e as 13h e as 14 e as 16h30, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto. A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) estima que este ano sejam diagnosticados em Portugal mais de 12 mil novos casos de cancros da pele e que cerca de mil sejam melanoma. Mais de uma centena de casos de cancro da pele foram detetados em 2017 no rastreio nacional, que observou 1548 pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Músico da banda “Os Charruas”
Município do Cartaxo lamenta desaparecimento do guitarrista Phil Mendrix
O presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, assinala com sentido pesar o falecimento do músico e guitarrista Filipe Mendes – reconhecido entre profissionais e admiradores pelo nome que adotou, Phil Mendrix. Figura incontornável da história do rock em Portugal, o guitarrista integrou a banda Os Charruas. Phil Mendrix trouxe, por diversas vezes, o seu virtuosismo ao Centro Cultural do Cartaxo, assim como, a outros espaços do concelho, sendo presença assídua na Gala Pop Rock organizada anualmente por António José Portela e na orquestra juvenil da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Celebração da Independência de Portugal decorre até 15 de agosto
Recriação histórica da Batalha de Aljubarrota juntou milhares de pessoas
Milhares de pessoas assistiram no dia 12 de agosto, à recriação histórica da Batalha de Aljubarrota. No campo em frente à Estalagem do Cruzeiro, cerca de 200 figurantes, entre portugueses e castelhanos, recriaram o dia da batalha que deu a independência a Portugal. De realçar que este ano dois atores narraram o acontecimento da batalha e interagiram com o público, levando a uma participação mais ativa da assistência. Após a vitória do exército de D. João I, ocorreu o cortejo da vitória pelas ruas da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portal de informação turística sobre Fátima
Infátima convida internautas a visitar Fátima
e a conhecer a Região
Desde o pré-lançamento, em maio de 2017, por ocasião da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o site Infátima.pt anuncia um aumento da notoriedade e adesão por parte de investidores e internautas. Depois de vários meses a trabalhar na otimização de conteúdos, e angariação de presenças para os diretórios “Onde Dormir”, “Onde Comer”, “Onde Comprar” e “Serviços”, a plataforma digital aposta agora na sua própria divulgação. A mais recente ação de promoção foi o lançamento do vídeo promocional “A sua Viagem Começa Aqui”, filmado em vários concelhos dos distritos de Leiria e Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 15 de setembro
V Feira de Setembro traz a Alcanena mostra de artes e ofícios, gastronomia e doçaria regional
Alcanena recebe, a 15 de setembro de 2018, a Vª Edição da Feira de Setembro. Promovida pela União de Freguesias de Alcanena e Vila Moreira em colaboração com a população, este evento pretende enaltecer a história do Concelho e simultaneamente notabilizar os valores, as tradições e o património histórico, cultural e humano de Vila Moreira, nomeadamente, através da mostra de gastronomia/ doçaria regional, de artes & ofícios, da cultura, do desporto, do movimento recreativo e das atividades de natureza social e educativa, proporcionando oportunidades de encontro e de lazer ao público, residente e visitante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Feira de S. Bernardo exibe exposição Memórias do concelho na 1ª metade do século XX
Na Feira de São Bernardo (18 a 22 de agosto) encontrará um espaço exclusivamente dedicado à evocação da memória e das tradições do concelho, na primeira metade do século XX. A exposição “Património e Memória” irá mostrar uma recolha de fotografias e objetos que nos transportam aos tempos dos nossos antepassados, às vivências e à cultura dos nossos pais, avós e bisavós: objetos decorativos das casas, automóveis e bicicletas, taverna e muito mais. “Da vivência à cultura, a exposição irá exibir a riqueza do nosso património cultural e da nossa identidade. Irá mostrar como eram, naquele tempo, o equipamento dos bombeiros, os objetos decorativos que tínhamos nas nossas casas, com destaque para a cerâmica e para a chita, os automóveis e as bicicletas que circulavam nas nossas estradas, entre muitos elementos”, afirma a Vereadora da Cultura, Inês Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às sextas-feiras
Município de Ourém promove no mês de agosto “Músicas na Praça”
O Município de Ourém volta a dinamizar a iniciativa “Músicas na Praça” durante o mês de agosto com o objetivo de animar as ruas da Cidade de Ourém e proporcionar oferta cultural diversificada e de qualidade a todos os munícipes. A Praça Dr. Agostinho Albano de Almeida vai receber diferentes sonoridades nas sextas-feiras de agosto, animando as noites de verão e todos os oureenses. Nas próximas sextas-feiras o público terá acesso a concertos de rock, fado e música popular, numa iniciativa que pretende dinamizar as Praças de Ourém e tudo isto com artistas concelhios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
DJ Vintém anima Festa Branca em Valada
Vestir a família e os amigos de branco é o primeiro passo para um Sunset à beira rio – depois, é só escolher uma bebida fresca e dançar enquanto celebra o verão. Entrar numa noite de verão ao som do DJ Bruno Vintém enquanto assiste ao pôr do sol em Valada, é a proposta da Festa Branca que tem início marcado para as 18h00 do dia 25 de agosto, sábado, na fluvina da aldeia ribeirinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a recriação dos cenários da Batalha Real
Aljubarrota Medieval celebra até quarta-feira
a Independência de Portugal
O Aljubarrota Medieval 2018 começou este sábado, 11 de agosto. 633 anos depois da batalha que colocou frente a frente portugueses e castelhanos, celebra-se na vila de Aljubarrota, a independência de Portugal. Durante cinco dias pode assistir a várias recriações do quotidiano do século XIV, com destaque para a Recriação Histórica da Batalha, no dia 12 de agosto, além de torneios a pé e a cavalo, mostras de armas e o acampamento militar, momentos de história ao vivo onde os figurantes tentam retratar o cenário da Batalha Real. O Aljubarrota Medieval é um festival organizado pela Junta de Freguesia de Aljubarrota e pelo Município de Alcobaça até 15 de agosto, contando com um orçamento de 80 mil euros. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para permitir a execução da empreitada de consolidação da encosta
Terrenos do topo da encosta de Santa Margarida declarados de utilidade Pública
A Declaração de utilidade Pública, solicitada pela Câmara de Santarém e autorizada pela Direção-Geral das Autarquias Locais, vai permitir a conclusão do processo de expropriação dos terrenos, com caráter de urgência e, consequentemente, a execução da empreitada de consolidação do topo da Encosta de Santa Margarida. A declaração foi publicada no dia 7 de agosto, em Diário da República, por despacho do Secretário de Estado das Autarquias Locais
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No mercado semanal da Batalha e na EN 109 no Carriço
GNR apreende mais de 500 artigos contrafeitos na Batalha e Pombal
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Batalha, apreendeu, no dia 6 de agosto, 457 artigos de vestuário contrafeitos, no mercado semanal da Batalha. Durante uma ação de fiscalização a recintos de venda ambulante, realizada no mercado semanal da Batalha, os militares detetaram e apreenderam peças de vestuário contrafeitas que estavam expostas para venda, num valor total que ascendia os 1.880 euros. Foram identificadas três mulheres detentoras da mercadoria, com idades compreendidas entre os 23 e 61 anos. Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 35 mil euros por equipa
Câmara da Marinha Grande aprova apoio financeiro a equipas do concelho na 1ª divisão
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou novos critérios de financiamento às equipas que disputem campeonatos de modalidades coletivas na 1ª divisão sénior, na sua reunião de 1 de agosto. O apoio só será concedido a uma equipa por género e o valor a atribuir será de 35000,00€ por época desportiva. Foi ainda definido que, relativamente à modalidade de andebol nos escalões jovens, dos infantis aos juniores, o limite seja fixado em 16 atletas por escalão e por equipa e que todas as modalidades desportivas individuais federadas sejam objeto de apoio nos termos definidos nos critérios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contributos para um planeta melhor
Câmara da Nazaré lança campanha ambiental “A Praia é nossa, o lixo é seu”
A Câmara da Nazaré lançou uma nova ação de sensibilização ambiental para os utilizadores da praia e que apela à correta deposição do lixo em contentores apropriados. Chama-se “A Praia é nossa, o lixo é seu” e tem como princípio (semelhante ao da Organização australiana Take3) o incentivo à recolha dos resíduos, manutenção das condições de higiene e a apresentação da Nazaré como uma das praias mais limpas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
HMB, Agir, Calema, Cuca Roseta e Gabriel o Pensador compõem o restante cartaz
Mia Rose abriu as Festas da Batalha 2018
A cantora Mia Rose abriu a programação das Festas da Batalha, no dia 10 de Agosto. Além da cantora de “I Love It”, passam pelo palco da Batalha, até 15 de agosto, HMB, Agir, Calema, Cuca Roseta e Gabriel o Pensador. Além do programa musical, fazem parte das Festas da Batalha, a mostra de actividades económicas, máquinas agrícolas, zona de restauração, tenda electrónica e provas desportivas, com o destaque a ir para a prova de atletismo Mestre de Avis, que se realiza a 15 de agosto. As Festas da Batalha são uma organização do município da Batalha, com o apoio das colectividades locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Águas do Rio Lis, junto à foz, e Ribeiro de São Pedro são impróprias para banhos
Câmara da Marinha Grande aconselha
à utilização apenas de praias balneares
Na sequência da comunicação da Unidade de Saúde Pública (USP) à Câmara Municipal da Marinha Grande, a autarquia alerta a população de que as águas do Rio Lis, junto à foz, e do Ribeiro de São Pedro são impróprias para banhos. Embora os locais em referência não estejam considerados como zona balnear identificada, de acordo com a Portaria n.º 118-A/2018, de 2 de maio, constata-se que estas águas são frequentadas por muitos banhistas e veraneantes, pelo que se justifica uma atenção especial, no que respeita às condições de segurança, salubridade e qualidade da água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 a 25 de agosto
STATIC - Concurso de Homens-Estátua
está de volta a Santa Cruz
De 20 a 25 de agosto, Santa Cruz vai “parar” para receber a 12.ª edição do STATIC – Concurso de Homens-Estátua de Santa Cruz. Todos os dias da semana será possível assistir às performances dos participantes do concurso, entre as 21h30 e as 23h30, nas ruas pedonais do centro da localidade. Nesta apresentação diária, o júri do concurso irá avaliar as performances tendo em consideração os critérios de criatividade, originalidade, imobilidade e efeito. No dia 25 de agosto, sábado, realiza-se, no Largo Jaime Batista da Costa, a final do concurso com os artistas selecionados pelo júri. Esta atividade integra o programa Onda de Verão
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Grupo informal da Dagorda cria Tacho Solidário
Tacho Solidário» é o nome de um projeto humanitário nascido recentemente na Dagorda, com vista a apoiar a população carenciada dentro ou fora do Concelho. Uma ideia que ganhou forma, reuniu jovens e menos jovens, e já fez a entrega de cerca de 200 refeições, nas cidades de Torres Vedras e em Lisboa. O grupo não se confina à localidade onde nasceu, estando a alargar-se à Sobrena, Vermelha e até a Campelos, já fora do Concelho. O projeto humanitário surgiu de uma conversa entre Rita Pereira e Cláudia Fernandes (Dagorda), no dia 26 de maio, dentro da igreja, enquanto decorriam as confissões para a 1 ª comunhão. As mentoras do mesmo preferem, no entanto, falar a uma só voz, na qualidade de grupo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De nacionalidade brasileira
GNR de Porto de Mós detém caçador furtivo
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do seu Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) e do Posto Territorial de Porto de Mós, hoje, deteve, no dia 9 de agosto, em flagrante delito, um homem, com 60 anos, por exercício do ato venatório por meios e processos não permitidos, na localidade de Anaia – Porto de Mós. Na sequência de uma denúncia de populares, sobre a prática de caça ilegal por parte de um indivíduo naquela localidade, os militares efetuaram uma vigilância ao local, que culminou na identificação e detenção em flagrante delito do suspeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em toda a Região Oeste
Onda de calor dos últimos dias provoca quebra na produção de uva superior a 50%
As elevadas temperaturas que se registaram nos últimos dias, sobretudo no último fim de semana provocaram graves prejuízos na produção de uva, com o fruto a sofrer “um escaldão”, provocando assim quebras na produção de vinho que no sul da Região Oeste que ultrapassam os 30%, mas, no norte da Região Oeste, as quebras são ainda mais significativas, estando entre os 50 e 60% da produção. Bernardo Rosa e Rodrigo Martins, técnicos da Adega Cooperativa da Vermelha e Adega Cooperativa de Alcobaça, explicaram ao Tinta Fresca o impacto deste fenómeno meteorológico raro na produção do vinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto valeu à ESSL reconhecimento como Academia do Conhecimento pela Gulbenkian
Politécnico de Leiria desenvolve softskills
em crianças da região
A Escola Superior de Saúde (ESSL) do Politécnico de Leiria acaba de ver aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian o projeto de promoção de competências em crianças e jovens da região, para que sejam capazes de enfrentar positivamente um futuro em rápida mudança, tornando-se assim uma Academia do Conhecimento. O projeto envolve crianças, jovens e pais das comunidades municipais de Leiria e de Porto de Mós, e procura desenvolver o pensamento crítico, a comunicação, a resiliência, o trabalho em equipa, a superação da frustração, a capacidade de resolver problemas complexos e a adaptação à mudança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Aljubarrota Medieval começa este sábado a celebrar ao vivo a independência de Portugal
Durante cinco dias, de 11 a 15 de agosto, a vila de Aljubarrota do concelho de Alcobaça, estará em festa. Aljubarrota Medieval, um grande evento que conta com mais de duas décadas de existência, onde se evoca a gloriosa Batalha de Aljubarrota. Uma oportunidade para descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a junto do local que deu o nome à famosa Batalha, ocorrida no final da tarde do 14 de agosto de 1385 (há 633 anos) entre as tropas portuguesas, com aliados ingleses, e o exército castelhano e seus aliados. Após esse dia, e da derrota definitiva do exército castelhano, pôs-se fim à crise de 1383-1385 e consolidou-se a independência de Portugal, dando início ao reinado de D. João I, o primeiro rei da Dinastia de Avis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal prepara candidatura de Valada à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior
Cartaxo vai integrar projeto de criação de Rede de Estações de Serviço para Autocaravanas
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Margarida Abade, presidente da Junta de Freguesia de Valada e Pedro Nobre, vereador responsável pelos pelouros de urbanismo e ambiente, reuniram, no dia 8 de agosto, com os serviços municipais que vão executar a candidatura do Município do Cartaxo à Rede de Estações de Serviço de Apoio ao Autocaravanismo, que prevê a construção, em Valada, de um Parque para Autocaravanismo. A candidatura está integrada no projeto que a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo está a preparar para apresentar à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior e será entregue a esta entidade até ao próximo dia 16 de agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival de artes de rua realiza-se de 16 a 18 de agosto com entrada livre
Fanfarrão anima ruas de Tomar com fanfarras e artes circenses
Entre 16 a 18 de agosto, Tomar recebe o Fanfarrão, um festival de artes de rua, com entrada livre em todos os eventos. Ao longo de três dias, a cidade templária transforma-se num palco com animações de rua, artes circenses, artes plásticas e fanfarras. Esta é uma iniciativa do Município de Tomar, em parceria com as associações culturais Drama & Beiço e Canto Firme. O Fanfarrão, que tem em vista o enriquecimento musical e cultural da cidade de Tomar, apresenta espetáculos com artistas regionais e nacionais de referência, como Kumpania Algazarra, Desbundixie, Farratuga, Irmãos Esferovite e Mimos Dixie Band, entre muitos outros. Estes prometem surpreender o público com muito ritmo e irreverência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o