Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem vai vencer as eleições presidenciais no Brasil?
Jair Bolsonaro
Fernando Haddad
Edição Nº 214 Director: Mário Lopes Terça, 23 de Outubro de 2018
Deputados do PSD questionam Governo sobre situação do IPS
Politécnico de Santarém precisa com urgência de 2,2 milhões de euros até ao final do ano
O Instituto Politécnico de Santarém precisa urgentemente de 2,2 milhões de euros para fazer face às sua responsabilidades imediatas, denuncia o deputado do PSD Duarte Marques, que acusa o Governo de “fraude política com o suposto sucesso do défice pois é conseguido à custa das instituições que ficam com a corda na garganta pondo em causa a qualidade da sua atividade. O Governo sabia em 2017 que este Orçamento na chegaria, por isso na altura votámos contra”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Marinha Grande
Teatro Stephens assinala 4 anos da reabertura
com concerto “Viviane canta Edith Piaf”
No dia 25 de outubro, a Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, assinala quatro anos da sua reabertura, com a realização do concerto “Viviane canta Edith Piaf”, pelas 21h30. A requalificação da Casa da Cultura Teatro Stephens, que representou um investimento de cerca de 2 milhões de euros e culminou com a inauguração do espaço no dia 25 de outubro de 2014, pretendeu dar continuidade a um conjunto de intervenções de regeneração urbana, com vista à “valorização e animação do Património Stephens, contribuindo para a dinamização e reabilitação do Centro Tradicional da nossa cidade”, recorda a presidente da Câmara, Cidália Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Saúde da mulher” traz centenas de profissionais de saúde ao Hospital de Santo André
Centro Hospitalar de Leiria promove Colóquio de Saúde Materna e Obstétrica
A “Saúde da Mulher – ciência e arte no cuidar” é o mote do X Colóquio de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O encontro receberá, dias 25 e 26 de outubro, quinta e sexta-feira, a partir das 9h00, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria cerca de duas centenas de profissionais para falar de temas como os desafios para a mulher, nomeadamente o impacto da obesidade na fertilidade; cuidados intraparto, especialmente as novas recomendações da Organização Mundial de Saúde; novos métodos de domínio da dor no trabalho de parto; o valor da amamentação; os cinco sentidos do bebé como porta aberta para o mundo; e a disfunção sexual no casal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eduardo Cabrita considerou que foi a consciência coletiva que evitou vítimas mortais
Ministro da Administração Interna visita áreas da Marinha Grande afetadas pela tempestade
O ministro da Administração Interna visitou áreas afetadas pela tempestade Leslie, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, na tarde deste sábado, 20 de outubro. A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, e os vereadores Carlos Caetano e Célia Guerra, mostraram alguns dos locais mais atingidos pelo temporal. Eduardo Cabrita considerou que foi “a consciência coletiva que permitiu que, perante um fenómeno desta gravidade, não tivéssemos vítimas mortais”, lembrando que, para isso, terão contribuído os sucessivos avisos à população que foram sendo emitidos à medida que a tempestade ia evoluindo e que o município da Marinha Grande reforçou nos seus canais de comunicação oficiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre a Guarda e Torres Novas
Verdes propõem abolição das portagens na A23
Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde recomendam ao Governo que considere a abolição das portagens na A23 – Autoestrada da Beira Interior, uma vez que não existem alternativas viáveis, seja a nível rodoviário ou ferroviário, a esta via. Em muitos lances a autoestrada foi construída sobre anteriores vias, tornando-se inevitável a sua utilização, em outros troços a alternativa às portagens obriga a transitar pelo interior das povoações ou por estradas sem o mínimo de condições para a circulação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para promoção da leitura junto da população com dificuldades de mobilidade
Batalha cria projeto-piloto “Biblioteca em Casa”
A autarquia da Batalha leva cultura e carinho a casa dos idosos do Concelho. Entre livros e conversas, o novo projeto da biblioteca municipal, que vai arrancar nos próximos meses de novembro e dezembro, pretende aquecer muitos corações, fazendo dos livros verdadeiras pontes de afeto e inclusão. A Biblioteca Municipal lançou um novo projeto que alia a promoção do livro e da leitura ao combate à exclusão social e à solidão. “Biblioteca em Casa” é nova iniciativa da Câmara da Batalha que todos os meses leva livros, filmes e muito amor a todos os idosos do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um autocarro com 55 lugares
Câmara de Alcobaça apoia a participação
na Corrida Sempre Mulher
No dia 28 de outubro, a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama irá realizar, em Lisboa, mais uma edição da Corrida Sempre Mulher, para a qual a Câmara Municipal de Alcobaça irá disponibilizar um autocarro com 55 lugares para permitir a participação dos munícipes. Para o efeito, deverá solicitar a reserva do seu lugar no autocarro através do email desporto@cm-alcobaca.pt até ao próximo dia 25 de outubro. Os lugares serão ocupados por ordem de chegada. O horário e local de partida do autocarro serão comunicados diretamente junto dos interessados, em resposta ao email de inscrição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clube de Atletismo da Nazaré terminou participação em 1º lugar
“Nazaré a Marchar” juntou 85 atletas
de todo o País
A primeira etapa do “Nazaré a Marchar” juntou 85 atletas de todo o País, em representação de várias associações e clubes, no sábado, dia 20 de outubro. A iniciativa teve como objetivos incentivar à prática desta disciplina atlética e olímpica, e pontuar para os campeonatos nacionais. O Clube de Atletismo da Nazaré terminou a sua participação nesta iniciativa com uma excelente pontuação, ficando em 1º lugar, com 15 pontos. A classificação coletiva ficou, assim, organizada: CAN, Centro Desportivo da Quarteira (13 pontos) e Juventude Vidigalense (11 pontos).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de Proteção do Conhecimento SIS - Serviço de Informações de Segurança
Nersant e Agrocluster reforçam prevenção contra espionagem económica
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e Agrocluster Ribatejo vão receber na região, nos dias 24 e 25 de outubro, o Programa de Proteção do Conhecimento SIS - Serviço de Informações de Segurança, através do qual as organizações portuguesas são desafiadas a refletir sobre a importância da proteção do conhecimento e da informação sensível, num mundo concorrencial e simultaneamente aberto às parcerias e às oportunidades da globalização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo o ministro da Administração Interna
Porto de Mós, Ansião e Bombarral vão ter verbas do Estado reforçadas em 2019
“O Orçamento de Estado para 2019 será o melhor de sempre para as autarquias locais”, anunciou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, durante a apresentação do documento aos militantes do distrito de Leiria que teve lugar este sábado, 20 de outubro, na sede do PS em Leiria. Segundo Eduardo Cabrita, as transferências do Estado para os municípios em 2019 vão crescer 6,2% e para as freguesias 5,8%, em média. Contudo, o Governo decidiu este ano alterar as regras de transferências financeiras para as autarquias locais, de modo a privilegiar aquelas que mais dependem do Estado por não receberem nos seus orçamentos verbas significativas dos sectores do turismo e do imobiliário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5ª edição do Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça
Ruy de Carvalho: “Quem passa por Alcobaça fica com qualquer coisa cá dentro”
A 5ª edição do Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça homenageou o ator Ruy de Carvalho, que este ano cumpre 76 anos de carreira. Em conversa com os jornalistas, falou da sua carreira e também do espetáculo “Trovas & Canções, Actores, Poetas e Cantores”, que interpretou conjuntamente com o seu filho João de Carvalho e Adelaide Sousa e Guilherme Madeira, acompanhados pelos músicos Ricardo Gama e João Correia. Ruy de Carvalho nasceu em 1927 e conta já com 76 anos de carreira como ator, tendo-se profissionalizado com apenas 20 anos. É viúvo, tem um filho ator, João de Carvalho e uma filha jornalista, Paula Carvalho e três netos, um deles também ator, Henrique de Carvalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ART&TUR vai decorrer na cidade de Leiria entre 23 e 27 de outubro
Conferência internacional do Festival Art&Tur traz a Leiria especialistas de cinema e turismo
Uma conferência internacional sobre cinema e turismo, intitulada “Centro de Portugal no Cinema Mundial”, a cargo de cineastas e investigadores de renome, é um dos pontos fortes do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai decorrer na cidade de Leiria entre 23 e 27 de outubro. A conferência consiste em oito painéis, que decorrerão no Teatro Miguel Franco e no Mercado Sant‘Ana. Nos dias 24, 25 e 26, a exibição dos filmes em competição será intercalada pelas palestras, numa dinâmica que fará crescer ainda mais o interesse do ART&TUR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo anunciou redução dos passes mensais nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa
Federação Regional do Oeste do PS quer passes low cost extensivos à Região Oeste
Na reunião do Secretariado da Federação Regional do Oeste, ocorrida no dia 9 de outubro, no Sobral de Monte Agraço, mais uma vez descentralizada, e, face às notícias veiculadas, no início de outubro de 2018, em diversos Órgãos de Comunicação Social no que concerne à redução do valor a pagar pelos passes mensais de transportes públicos em todos os municípios das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, uma medida que poderá ser implementada em 2019 através da criação de um passe único, a FRO (Federação Regional do Oeste) mostra-se claramente preocupada com esta estratégia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paula Faria faz parte da equipa recentemente eleita
Docente do IPL integra direção da Sociedade Portuguesa de Matemática
Paula Faria, docente do Politécnico de Leiria, integra a nova direção da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), liderada por Filipe Oliveira. O trabalho desenvolvido pela docente do departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria e investigadora do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) tem permitido um relacionamento mais próximo com os pares nacionais e internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Setor social é o mais afetado
Município de Pombal contabiliza 6 milhões
de euros de prejuízo no concelho
O ponto de situação do Município de Pombal sobre os efeitos da tempestade Leslie efetuado no dia 19 de outubro pelas 11h30, aponta para prejuízos registados de 4.8 milhões de euros (5.8 milhões com cálculo das 200 habitações por contabilizar), repartidas do seguinte modo: Infraestruturas públicas - €380.195, Infraestruturas sociais (IPSS / Associações Culturais e Desportivas / etc.) – €438.615; Empresas e unidades económicas – €3.569.685; Habitações permanentes com desalojados – €75.000; Habitações permanentes (37 habitações) – €381.508 e cerca de 200 habitações que não têm ainda avaliação de custos calculada – aproximadamente €1.000.000.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reformulação profunda da rede de percursos em curso
Projeto de Turismo de Natureza apresentado
em Porto de Mós
O Espaço Jovem de Porto de Mós acolheu, no dia 18 de outubro, a apresentação do Projeto de Turismo de Natureza que inclui a Rede de Percursos e Trilhos do Concelho de Porto de Mós. Esta reformulação integra um projeto de turismo alargado e engloba a renovação dos percursos pedestres, BTT e Enduro, numa rede integrada com cerca de 400km, com vários níveis de dificuldade e que fazem ligação ao Centro de BTT da Pia do Urso, no concelho da Batalha e às Rotas do concelho de Alcanena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Mangorrinha, Cristina Ramos e Horta e Rui Gonçalves
Movimento Viver o Concelho promove debate “Que memória para a SECLA?”
A Associação MVC – Movimento Viver o Concelho realiza o evento “21 às 21”, convidando Jorge Mangorrinha (moderador) e Cristina Ramos e Horta e Rui Gonçalves (oradores) para fazerem uma reflexão e promoverem o debate: “Que memória para a SECLA?”. A iniciativa desenrolar-se-á no dia 21 de outubro, às 21h, na sede da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, na Rua Almirante Cândido dos Reis, junto à Praça da República. A incerteza quanto ao futuro do património cerâmico da SECLA que ainda subsiste e o recente projeto de transformação da área da Fábrica 1 que está em análise na Câmara Municipal justificam um debate sobre o tema. Nesta sessão, estarão na mesa dois arquitectos e uma
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação decorre no dia 22 de outubro
Politécnico de Leiria e ACEPI sensibilizam
para a transformação digital na Indústria
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria acolhe esta segunda-feira, dia 22 de outubro, a ação de sensibilização sobre a “Transformação digital na Indústria”, em parceria com a ACEPI – Associação da Economia Digital, no âmbito do Roadshow Nacional “Portugal Digital 2017-2025”. Este encontro reflete também o cumprimento dos objetivos do protocolo IPL Indústria, que englobam a promoção da formação em contexto empresarial, a disseminação do conhecimento e da tecnologia, e a realização de ações de responsabilidade social conjuntas, que aproximam a academia da realidade industrial, beneficiando estudantes, docentes e empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em flagrante delito
GNR de Rio Maior detém suspeitos de furtos
em residências de Óbidos, Caldas e Bombarral
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, deteve, no dia 16 de outubro, em flagrante delito, duas mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 28 e 46 anos, pela prática de cinco crimes de furto em residências, na localidade de Cabeça Gorda – Rio Maior. No âmbito de uma investigação, que decorria há cerca de um mês, por furto em residências nos concelhos de Óbidos, Caldas da Rainha e Bombarral, os militares efetuaram diligências que culminaram na detenção dos suspeitos, em flagrante delito, no momento em que abandonavam uma das residências alvo de furto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 de outubro a 2 de novembro
Merendas do Acordeão integram Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras
As Merendas do Acordeão, integradas no Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, vão pela primeira vez sair da cidade levando os sons que marcam o Concelho e as suas tradições às freguesias torrienses. Entre 21 de outubro e 11 de novembro, esta iniciativa promete animar os finais de tarde com uma programação que se estende pelos espaços de convívio de todo o concelho de Torres Vedras, com atuações em cafés, bares, restaurantes, hotéis e associações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estragos estimados em 5 milhões de euros
Tempestade Leslie causa na Marinha Grande mais prejuízos privados que públicos
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem equipas a proceder a trabalhos de limpeza e remoção de escombros, devido aos estragos provocados pela tempestade Leslie, registada no passado fim de semana. O concelho da Marinha Grande sofreu danos em escolas, via pública, jardins e equipamentos, para além de muitos danos em propriedade privada. As zonas mais afetadas foram a Praia da Vieira e S. Pedro de Moel, onde há estragos em telhados, coberturas e hotelaria/restauração e no interior do pinhal com a queda de muitas árvores. Há também a informação de duas empresas industriais que sofreram danos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Jornalista da SIC José Gomes Ferreira é orador convidado do Fórum Económico Benedita
Dia 26 de outubro, pelas 18horas, irá realizar-se no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, o Fórum Económico Benedita 2018, uma organização conjunta do Instituto Nossa Senhora da Encarnação e da Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita, cujo convidado será o jornalista e diretor-adjunto de Informação da SIC, José Gomes Ferreira. Os temas desta conferência serão o Orçamento de Estado 2019 e a Economia Regional/Local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Noite de Halloween
Terror chega à vila do Bombarral na noite
de 31 de outubro
O Bombarral vai ser assombrado na noite de 31 de outubro e madrugada de 1 de novembro, oferecendo a todos os presentes um conjunto de experiências únicas. A vila do Bombarral é tomada pela magia do oculto na noite de Halloween. Vários são os pontos da vila que contarão com animação nesta que é a noite mais assustadora do ano. Midnight run e Scary Party são as novidades deste ano que oferecem aos presentes experiências únicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovidas pela Câmara Municipal
Cartaxo vai ter sessões públicas para debater trânsito e requalificação do concelho
Na sequência das intervenções previstas pelo Plano de Ação para a Requalificação do Concelho do Cartaxo, que também integra ações em arruamentos da cidade, o presidente da Câmara Municipal vai convocar reuniões de trabalho com moradores e comerciantes da Urbanização do Valverde e Quinta das Correias. A Comissão Municipal de Trânsito vai reunir no dia 26 de outubro para deliberar sobre a circulação rodoviária e a organização do espaço urbano em alguns arruamentos da cidade. O Município tem, em fase de preparação, o Plano de Ação para a Requalificação do Concelho do Cartaxo, cujas intervenções também terão influência na organização do espaço urbano na cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria das crianças do Jardim-Escola João de Deus de Leiria
Hospital de Santo André recebe exposição artística sobre Cuidados Paliativos Pediátricos
Até 31 de outubro é possível ver na consulta externa do Hospital de Santo André, em Leiria, uma exposição artística dedicada aos Cuidados Paliativos Pediátricos, com trabalhos da autoria das crianças do Jardim-Escola João de Deus de Leiria. Esta é uma das iniciativas que assinala o mês dos Cuidados Paliativos no Centro Hospitalar de Leiria, que adere ao movimento internacional de alerta e sensibilização para este tipo de cuidados, e que decorre até ao final de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival tem no metal português a sua imagem de marca
Centro Cultural do Cartaxo recebe CTX Metal Fest no dia 27 de outubro
Concertos, CTX Metal Market, workshops, livros e autores, gastronomia e prova de vinhos, performances e apresentação de produtos que ostentam a marca do Festival, são razões para ficar pelo Centro Cultural do Cartaxo, desde que as portas abem, até ao último som das cinco bandas que vão ocupar o palco. A terceira edição do festival que tem trazido ao Cartaxo bandas portuguesas, transformando o Centro Cultural em espaço de encontro para público e músicos que têm no Metal o seu modo de expressão artística, promete muita qualidade para o dia 27 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Margarida Marques e Odete João dirigiram uma pergunta ao Ministério do Mar
Deputadas do PS querem Governo a apoiar pescadores afetados pela tempestade Leslie
As deputadas do PS eleitas pelo círculo de Leiria questionaram o Governo sobre se vai ou está já a desenvolver alguma iniciativa específica de caráter financeiro ou outra que apoie os pescadores daquela região, na sequência da passagem do furacão Leslie. Numa pergunta enviada ao Ministério do Mar, ao abrigo do regimento parlamentar, Margarida Marques e Odete João lembram que o furacão Leslie teve um efeito particularmente devastador em algumas regiões. “A zona costeira dos concelhos de Marinha Grande e Leiria foi particularmente fustigada, atingindo um número significativo de pescadores, em especial na Vieira de Leiria e Pedrógão onde a pesca xávega tem uma enorme importância”, recordam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche espera 50 mil visitantes
Etapa do Campeonato do Mundo de Surf 2018
já começou na praia de Supertubos
A Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteCIM, iniciou a sua participação no Campeonato do Mundo de Surf 2018, dia 15 de outubro, com uma conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu no Hotel MH Peniche. A iniciativa contou com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, do presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, do responsável da World Surf League para a Europa, África e Médio Oriente, Francisco Spínola, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e de alguns surfistas nacionais e internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documentário "Terras de Cister - Um Legado para o Futuro"
Filme vencedor do Prémio Internacional Books & Movies volta a ser exibido esta sexta-feira
Esta sexta-feira, 19 de outubro, pelas 21h30, será exibido no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, o documentário “Terras de Cister - Um Legado para o Futuro”, vencedor da última edição do Prémio Internacional Books&Movies. Realizado por Filipe Miguel de Moura, “Terras de Cister – Um Legado para o Futuro” foi considerado pelo júri como “um trabalho que oferece uma perspetiva abrangente sobre a importância histórica do concelho de Alcobaça, debruçando-se sobre as atividades financeiras e culturais que mais se destacam na região. Há um trabalho de campo notório, não se ficando meramente pelas cabeças falantes, além de incluir pequenos rasgos de ficção que acrescem valor à obra.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
75% da área total vendida
Área de Localização Empresarial de Valado
dos Frades é um sucesso a atrair investidores
A mais recente operação de alienação de lotes na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades resultou na venda de mais 5 lotes, estando já 75% da área total vendida. A Papelão Sabichão, Comércio de Produtos para a Hotelaria, Lda e a António Constantino Santos, Unipessoal Lda, no ramo da carpintaria industrial, são as duas novas entidades que se juntam ao conjunto de empresários que adquiriram lotes na AAE para desenvolverem a sua atividade. As empresas MD Plastics, Luis Silvério & Filhos SA, Rotom Portugal, Alitec SA e Jorge Vieira Lda, já iniciaram as obras de implantação no local, estando outras em fase de elaboração de projetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fio condutor é o tema “Pequenos GrandEsPaços”
Plano Anual de Educação da Chamusca assinala 50 anos da chegada do Homem à Lua
O Município da Chamusca definiu o Plano Anual de Atividades para a Educação, em vigor para o ano letivo de 2018/2019, que apresenta os principais projetos e as iniciativas a realizar nas escolas do concelho e cujo fio condutor é o tema “Pequenos GrandEsPaços”, assinalando desta forma várias efemérides: os 50 anos da chegada do Homem à Lua, os 100 anos da Existência da União Astronómica Internacional e ainda os 100 anos das observações que vieram comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. O objetivo principal é dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam projetar o futuro e definir objetivos para sua vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa “Scouting Designing With Natural Stone Portugal 2018”
Sector da pedra junta em Alcobaça arquitetos dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido
No dia 11 de Outubro de 2018, a empresa MVC – Mármores de Alcobaça teve o privilégio de receber arquitetos oriundos dos Estados Unidos e Canadá bem como do Reino Unido através do programa “Scouting Designing With Natural Stone Portugal 2018” organizado pela Assimagra - Associação Portuguesa dos Industriais dos Mármores, Granitos e Ramos Afins. Por volta das 10h, os arquitetos internacionais foram recebidos na empresa para conhecer as instalações, os métodos de extração e transformação e os seus produtos, nomeadamente, a pedra calcária da Região Centro de Portugal. Por volta das 10h, os arquitetos internacionais foram recebidos na empresa para conhecer as instalações, os métodos de extração e transformação e os seus produtos, nomeadamente, a pedra calcária da Região Centro de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede grudis reúne investigadores e estudantes na área da Contabilidade
IPL acolhe pela primeira vez workshop grudis sobre investigação em Contabilidade
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria acolhe pela primeira vez o workshop grudis (Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade), que já vai na sua décima edição, com o mote “Investigação em Contabilidade: teorias dominantes e teorias emergentes”. O encontro, que decorre no dia 19 de outubro, entre as 14h00 e as 18h00, reúne investigadores e académicos para analisar as teorias utilizadas nas diversas áreas da Contabilidade, bem como as novas teorias que começam a surgir e estão a ser usadas mais recentemente na área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Região Oeste e Santarém
Federações do PS articulam na Nazaré posição comum no âmbito do Portugal 2030
As Federações do Partido Socialista de Leiria, Região Oeste e Santarém estiveram reunidas este sábado, 13 de outubro, na Nazaré, para debater a preparação do território abrangido por estas três estruturas para o próximo ciclo de desenvolvimento, coincidente com o novo Quadro Comunitário de Apoio. Tendo o Programa Portugal 2030 como pano de fundo, as três Federações procuram articular posições no sentido de dar resposta às necessidades de uma região que partilha infraestruturas e características geográficas e identitárias que a aproximam e que fazem dela uma unidade territorial com condições de apresentar níveis de coesão superiores aos atuais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 de outubro a 1 de novembro
Feira de São Simão traz sabores do outono
a Alcobaça
A Feira de São Simão, a feira dos produtos típicos e regionais, está de volta a Alcobaça! Na Feira de São Simão, que este ano decorre de 27 de outubro a 1 de novembro, pode encontrar os frutos secos e os passados, tão típicos e apreciados nesta época, e outros produtos alimentares regionais: queijos, enchidos, azeites e as tradicionais broas de batata doce. Também está previsto um espaço gastronómico para o convívio dos visitantes e um programa de animação diário dedicado à música popular e tradicional portuguesa e onde não faltará a recriação de um típico serão de Descamisada, pelos grupos folclóricos do concelho (Dia 31).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Munícipes podem votar em 18 propostas
Orçamento Participativo de Porto de Mós já tem propostas a votação
Foram apresentadas no dia 15 de outubro as 18 propostas a concurso na 1ª Edição do Orçamento Participativo. Cada um dos proponentes das propostas teve oportunidade de apresentar o seu projeto e de o defender perante o público. As propostas encontram-se, agora, a votação até ao dia 19 de novembro. Para votar basta aceder ao site http://op.municipio-portodemos.pt/ , registar-se e votar. Pode, também, dirigir-se à Câmara Municipal ou à sua Junta de Freguesia e preencher o boletim de voto disponível para o efeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 20 de outubro
Fernando Dacosta apresenta livro sobre Amália na Biblioteca Municipal de Leiria
No sábado, dia 20 de outubro, às 17 horas, Fernando Dacosta estará na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, para apresentar o seu livro “Amália - A Ressureição”. Nas palavras do autor, “Amália é uma viagem pela vida de uma das mais marcantes cantoras do século XX, revelando memórias, encontros, desencontros, episódios menos conhecidos de uma fascinante carreira internacional. Um livro incontornável de memórias em torno de Amália e das personagens que a inspiraram e com quem conviveu.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terceiro e último dia do Encontro Internacional de Negócios será dedicado à visita a empresas
Segundo dia do Nersant Business chegou
às 1026 reuniões de negócio
O Nersant Business 2018 terminou a fase de reuniões de negócio com um total de 1026. O evento finaliza esta quarta-feira com visitas às empresas portuguesas que participaram no encontro de negócios. A edição deste ano reúne cerca de 200 empresários e delegações de 38 países. O forum internacional de negócios é uma das maiores mostras de networkig em Portugal. Tem um cariz muito pragmático, focado no encontro entre empresários e na concretização de negócios, com o objetivo de promover exportações e atrair investimento estrangeiro para o Ribatejo. Vários empresários destacam o potencial do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Agromuseu Dona Julinha encerra esta semana devido à Tempestade Leslie
O Município de Leiria informou que devido aos efeitos causados pela tempestade Leslie, que atingiu Leiria na noite de sábado, 13 de outubro, o Agromuseu Dona Julinha, em Ortigosa, irá estar encerrado durante esta semana, a fim se de proceder aos necessários trabalhos de limpeza na sequência da queda de árvores. De salientar que os animais residentes no Agromuseu não sofreram quaisquer danos e que as visitas agendadas para esta semana serão reagendadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um ano após os incêndios de outubro de 2017
PCP acusa Governo de só investir no Pinhal de Leiria com a venda da madeira queimada
Na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, dia 15 de outubro, na Sede da Direção da Organização Regional de Leiria do PCP, na Marinha Grande, o PCP recordou que neste dia se assinalou um ano passado sobre o violento incêndio da Mata Nacional de Leiria e sobre os incêndios que afectaram uma imensa área de floresta nos distritos de Leiria, Coimbra, Guarda e Viseu. Para o PCP, “passado um ano é tempo de pôr fim à propaganda, às palavras e discursos e passar à ação”, considerando que “já foi perdido tempo demais.” No acompanhamento à situação na Mata Nacional de Leiria o PCP identifica dois tipos de medidas: medidas de emergência e medidas estruturais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 102 atividades durante 7 dias
Books & Movies conquista novos públicos e termina com homenagem a Ruy de Carvalho
A Gala Books&Movies, com a homenagem ao ator Ruy de Carvalho encerrou a 5ª edição do Festival Literário e de Cinema de Alcobaça – Books & Movies. A Gala teve na primeira parte, além da homenagem a Ruy de Carvalho, a entrega do prémio Books & Movies 2018 a Filipe de Moura, tendo na segunda parte sido apresentado o espectáculo “Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores” com Ruy de Carvalho, João de Carvalho, Adelaide Sousa e Guilherme Madeira acompanhados pelos músicos Ricardo Gama e João Correia. A sessão homenageou os poetas e autores portugueses, tendo criando grande interactividade com público que encheu o Cine-Teatro de Alcobaça, na noite de 14 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira casa reconstruída por uma autarquia
Município de Pombal entrega chaves de casa reconstruída após o incêndio de 2017
O Município de Pombal entregou esta segunda-feira, 15 de outubro, as chaves à proprietária da casa que ardeu há um ano, no incêndio de outubro de 2017, na localidade de Brejos Velhos, Freguesia do Carriço, após a reconstrução do imóvel por parte da autarquia, que contou com o apoio do Programa de apoio à Reconstrução de Habitação Permanente, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 19 de outubro
Semana da Alimentação Saudável assinalada nas escolas de Leiria
De 15 a 19 de outubro, a Semana da Alimentação Saudável é assinalada nas escolas do concelho de Leiria com várias atividades. Durante estes dias estão a decorrer visitas formativas a jardins de infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico onde haverá momentos de animação de leitura em torno do livro “João Molengão no Mundo da Alimentação”, com a presença da Vereadora da Educação, Anabela Graça e da nutricionista da equipa multidisciplinar da Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
D. Gualdim Pais evocado no 9º centenário do nascimento do fundador do Castelo Templário
Com a presença de cerca de oito dezenas de participantes, oriundos de vários pontos do País, Tomar evocou no sábado, dia 13 de outubro, a figura de D. Gualdim Pais, no dia em que passaram 823 anos sobre a sua morte, ocorrida a 13 de Outubro de 1195. A iniciativa, dinamizada pelo Município em parceria com várias entidades, integrou-se nas celebrações do nono centenário do nascimento do fundador do Castelo Templário que, sob o título genérico de Jornadas Gualdinianas, têm vindo a decorrer em vários dos locais por onde passou ao longo da sua vida, começando por Barcelos, que documentos recentemente estudados apontam como possível local de nascimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém dois homens na Maiorga por posse de 5120 doses de cannabis
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação de Caldas da Rainha e do Posto Territorial de Alcobaça, no dia 13 de outubro, na localidade de Maiorga, deteve dois homens, com 37 e 62 anos, por tráfico de estupefacientes. Com o aparecimento num contentor do lixo público de sacos que continham vestígios de plantas de cannabis, os militares efetuaram diligências, que permitiram chegar à moradia suspeita da proveniência dos mesmos e à identificação dos proprietários. Esta ação culminou com a realização de uma busca domiciliária, em que se verificou que um dos compartimentos da casa estava transformado numa estufa de cultivo de plantas de cannabis, tendo resultado na apreensão de 5120 doses, deste tipo de produto estupefaciente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Feira de Santa Iria: que futuro?
Tiago Carrão
Estado da limpeza dos contentores e do Mercado Semanal de Alcobaça
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o