Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve fazer mais para combater as alterações climáticas?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 228 Director: Mário Lopes Sábado, 25 de Janeiro de 2020
Leiria
Ministra da Modernização do Estado discute descentralização com os municípios de Leiria
A ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, Alexandra Leitão, e o secretário de Estado para a Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, reuniram, no dia 22 de janeiro, na CIMRL, com os presidentes dos Municípios da Região de Leiria, no âmbito do Roteiro para a Descentralização. Na reunião, os autarcas deram a conhecer as necessidades, as preocupações e os desafios que o processo de descentralização coloca à Região de Leiria, tendo em vista a transferência de competências prevista nos diplomas setoriais aprovados com base na LeiQuadro da Descentralização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Circuito com as melhores ondas do país começa em fevereiro
7.ª edição do Circuito de Surf do Centro arranca na Nazaré
O Circuito com as melhores ondas do país começa em fevereiro 7.ª edição do Circuito de Surf do Centro arranca na Nazaré Está tudo a postos para o arranque da 8.ª edição do Circuito de Surf do Centro, o circuito que é conhecido por oferecer as melhores ondas do país e que é coorganizado pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, Ericeira Surf Clube, Peniche Surfing Clube e Associação Sealand Santa Cruz e o com o aval da Federação Portuguesa de Surf. É precisamente na Nazaré que será realizada a etapa inaugural de 2020, já no fim de semana de 1 e 2 de fevereiro, com os campeões em título a defenderem os troféus e a lutarem, uma vez mais, pelo tão ambicionado apuramento para a final nacional do Campeonato Nacional de Surf Esperanças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
GNR deteve homem no concelho de Leiria
Tribunal de Leiria decreta prisão preventiva
a homem por violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve, dia 23 de janeiro, um homem de 52 anos, por violência doméstica, no concelho de Leiria. Na sequência de diligências de investigação os militares apuraram que o suspeito agrediu física, verbal e psicologicamente a sua namorada, de 50 anos, durante um ano e meio, tempo que durou a relação. Nos últimos quatro meses o suspeito, não tendo aceitado o fim da relação perseguiu a vítima, controlando a sua vida diária, infligindo maus tratos verbais e psicológicos, ameaçando-a de morte
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Licínio Oliveira de Carvalho sucede a Hélder Roque
Governo nomeia membros do Conselho de Administração do CHL para o triénio 2020/2022
O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, e a ministra da Saúde, Marta Temido, nomearam no dia 22 de janeiro os membros do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) para o triénio 2020/2022. O Despacho Conjunto 21/2020 produz efeitos a partir de 23 de janeiro, e nomeia Licínio Oliveira de Carvalho, para o cargo de presidente do CA; Salvato Maciel de Castro Feijó, para o cargo de vogal executivo com funções de diretor clínico; Maria Emília Silva Fernandes Fael, para o cargo de vogal executivo com funções de enfermeira diretora; Maria Alexandra Liz Cardoso Tomás Borges, para o cargo de vogal executiva e Inês Sofia de Sousa Carlos, para o cargo de vogal executiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa municipal vai recorrer da decisão
Tribunal de Leiria dá razão aos trabalhadores
no caso de despedimento da Nazaré Qualifica
A Nazaré Qualifica, Empresa Municipal, foi notificada esta semana da decisão do Tribunal de Leiria de considerar procedente o pedido de reintegração de 6 funcionários nos quadros desta empresa. Recorde-se que este despedimento foi baseado na informação contida no memorando entregue, em 2013, pela gerência cessante e que tinha como base a sustentabilidade da empresa. Apesar de a anterior gerência ter sido nomeada por partido diferente do que governa o Município desde 2013, não encontrou este conselho de gerência argumentos para refutar o que era mencionado no referido documento, tendo considerado que efectivamente a sustentabilidade da empresa estava em causa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valor ascende a 31,9 milhões de euros
Peniche é a maior lota nacional em vendas
O valor do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental, sob gestão da Docapesca, atingiu o valor histórico de 212,3 milhões de euros em 2019, o que representa um crescimento de 3,3% em comparação com os 205,5 milhões do ano transato. O pescado transacionado atingiu assim o valor mais elevado desde que existem registos estatísticos sistematizados. A quantidade de pescado transacionado também passa de 99,7 mil toneladas em 2018 para 112,6 mil toneladas, correspondendo a um aumento de 12,7%. A lota de Peniche foi responsável por um valor de vendas de 31,9 milhões de euros, seguindo-se Sesimbra (29,4 milhões) Matosinhos (24,6 milhões) Aveiro (17,7 milhões) e Vila Real de Santo António (14 milhões).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Ministro da Educação inaugura requalificação da Escola Básica e Secundária da Guia
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, presidirá à sessão de inauguração das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária da Guia, na segunda-feira, dia 27 de janeiro, pelas 15h. A intervenção, no valor de 1.588.000€, foi uma iniciativa do Município de Pombal, cofinanciada pelo Centro 2020 e cuja comparticipação nacional é assumida pelo Município e pelo Ministério da Educação. A iniciativa do Município de Pombal surgiu perante a manifesta necessidade das obras para garantir o normal funcionamento da escola e as boas condições de aprendizagem dos alunos e a não contemplação da intervenção nas obras da responsabilidade da Parque Escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sede da Junta de Freguesia
Espaço Cidadão de Évora de Alcobaça já está em funcionamento
O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. Neste espaço, o cidadão tem acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público. Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima. O Espaço Cidadão de Évora de Alcobaça encontra-se a funcionar na sede da Junta de Freguesia sita na Rua Nova, N.º 2, em Évora de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação decorre sexta-feira, dia 24 de janeiro, no Hospital de Santo André
Centro Hospitalar de Leiria acolhe formação prática dedicada à doença coronária ostial
A Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular (UHICV) do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), acolhe esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, a partir das 08h30, a formação especializada D@CL – Day at the Cath Lab, dedicada à doença coronária ostial. Esta ação formativa de carácter prático, promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, consiste num dia passado na Unidade de Hemodinâmica para o tratamento de doentes com doença coronária ostial, onde aos cardiologistas do CHL e a alguns jovens médicos em formação se juntam especialistas nacionais da área para um trabalho conjunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Junta de Freguesia da Bajouca organiza Marcha Contra o Gás no próximo domingo
A Junta de Freguesia da Bajouca promove este domingo, dia 26 de janeiro, às 14h30, uma Marcha Contra o Gás, uma iniciativa em que se pretende uma vez mais manifestar a oposição clara e determinada da população e forças vivas da região à realização de atividades de prospeção ou exploração de hidrocarbonetos naquela freguesia. Nesse sentido, a Junta de Freguesia apela à participação, não apenas da população da freguesia da Bajouca, mas também das localidades vizinhas, perante uma ameaça que não está circunscrita ao seu território, mas que é muito mais abrangente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mestres foram convidados a participar nos cruzeiros científicos
Nazaré defende quotas de pesca com equilíbrio entre conhecimento científico e necessidades
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, apelou a que não só se olhe apenas para o lado científico na definição de quotas pesqueiras e TAC. “Também tem de se olhar para o lado social”, disse o autarca relativamente à posição do Ministério do Mar, que recebeu, na passada semana, dezenas de pescadores de todo o país, que se deslocaram a Lisboa por causa dos novos limites de pesca e a falta de apoios. Walter Chicharro reforçou a preocupação da Autarquia sobre o período de defeso da sardinha, que afeta os pescadores do cerco da Nazaré
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas decorrerão em Rio Maior de 17 a 19 de setembro de 2020
II Jornadas Internacionais 'Memórias do Carvão' apresentadas em Rio Maior
A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, o Instituto de História Contemporânea (NOVA, FCSH), a Sociedad Española para la Defensa del Patrimonio Geológico y Minero (SEDPGYM) e a Câmara Municipal de Rio Maior, apresentam, no dia 21 de Janeiro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos, em Rio Maior. a sessão de lançamento das "II Jornadas Internacionais 'Memórias do Carvão': na Pegada da Descarbonização". As Jornadas decorrerão em Rio Maior de 17 a 19 de setembro de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dirigido a crianças e assistentes operacionais
APAV sensibiliza comunidades escolares de Alcobaça sobre o abuso sexual de crianças
Fornecer ferramentas a crianças e a assistentes operacionais para lidar/identificar eventuais situações de abuso e violência sexual contra menores foi o propósito das sete sessões que a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima realizou no concelho da Alcobaça, entre 19 dezembro a 15 de janeiro, a convite do Município de Alcobaça, através do GAVVD – Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica. Estas ações de curta duração realizaram-se em várias escolas dos três agrupamentos do concelho e serviram de apresentação do projeto “Rede CARE”, que tem por objetivo apoiar crianças e jovens vítimas de violência sexual de forma especializada, bem como as suas famílias e amigos/as.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alameda Dom Afonso Henriques está interdita à circulação de viaturas
Fundação de Serralves preserva espaços verdes urbanos em Porto de Mós
Até ao dia 24 de janeiro, a Alameda Dom Afonso Henriques, em Porto de Mós, estará interdita à circulação de viaturas, uma vez que estão a decorrer trabalhos de limpeza e poda de árvores no local. A intervenção tem como objetivo manter as espécies saudáveis e, assim, preservar uma das zonas arboríferas da vila mais icónicas, ainda que a operação se estenda a outras zonas da vila com espécies a necessitar de manutenção.Alameda Dom Afonso Henriques está interdita à circulação de viaturas. A intervenção tem como objetivo manter as espécies saudáveis e, assim, preservar uma das zonas arboríferas da vila mais icónicas, ainda que a operação se estenda a outras zonas da vila com espécies a necessitar de manutenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca
Município de Pombal apoia reparações na antiga escola da Água Formosa
A Câmara Municipal de Pombal, deliberou, na reunião do dia 17 de janeiro, apoiar a União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, para proceder a reparações na antiga escola da Água Formosa. As instalações são atualmente utilizadas pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Água Formosa (ADERCAF), no âmbito da política municipal de potenciar as escolas antigas para a dinamização das comunidades locais nos vários domínios. Havendo necessidade de proceder à substituição de estores, a Câmara Municipal decidiu apoiar a União das Freguesias em 442,80€, suportando assim a totalidade das despesas com esta intervenção, essencial para normal utilização da escola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antigo vereador da cultura da Câmara Municipal de Leiria poderá suceder a Acácio de Sousa
Orfeão de Leiria elege nova direção com lista única encabeçada por Vítor Lourenço
Os sócios do Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA) vão votar a nova direção da instituição, em eleições que contam com uma lista única encabeçada pelo antigo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria (CML), Vítor Lourenço. O sufrágio para escolher a direção que deverá suceder a equipa liderada por Acácio de Sousa, que conclui agora seis anos como presidente da instituição, decorre entre as 17h00 e as 21h00 de quinta-feira, dia 30 de janeiro, na sede do OLCA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
3ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes” destina-se à freguesia da Golpilheira
Câmara da Batalha lança concurso de ideias para requalificar o Centro Cívico da Golpilheira
A Câmara Municipal da Batalha leva a 3ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes” à freguesia da Golpilheira, com o objetivo de requalificar o Centro Cívico do lugar, atribuindo um prémio de 5 mil euros ao projeto vencedor, numa intervenção que se estenderá às zonas mais degradadas do lugar e cujo processo de decisão pretende envolver a população. Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, “o objetivo da requalificação urbana deve chegar às freguesias, já realizamos projetos relevantes em São Mamede, vários na Vila da Batalha e estamos a iniciar a requalificação da Praça do Largo da Fonte no Reguengo do Fetal, seguir-se-á a freguesia da Golpilheira”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Marta Menezes
Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra
os 250 anos de Beethoven no Teatro Virgínia
A solista Marta Menezes, acompanhada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e sob condução do maestro Pedro Amaral, apresenta no próximo dia 8 de fevereiro no Teatro Virgínia em Torres Novas um espetáculo comemorativo dos 250 anos de Beethoven. Os bilhetes têm o custo de 10€ (sendo aplicáveis descontos) e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30), nos pontos de venda Fnac e Worten ou online em www.bol.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da iniciativa “Uma Aventura em Alcobaça”
Atividades de Natal do Município de Alcobaça mobilizam mais de 350 crianças
Durante a pausa letiva da quadra natalícia, o Município de Alcobaça disponibilizou, através da programação da Biblioteca Municipal e da iniciativa “Uma Aventura em Alcobaça”, um diversificado programa de atividades lúdicas e pedagógicas que ao todo mobilizaram 364 crianças. Estas atividades vão ao encontro das necessidades das famílias do concelho para ocupação dos tempos livres durante as férias de Natal de forma proactiva, construtiva e dando a conhecer diversos locais de interesse do concelho e da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programas CED – Captura, Esterilização e Devolução
Município do Cartaxo cria grupo de trabalho sobre animais errantes
O Município do Cartaxo constituiu um grupo de trabalho que reúne serviços técnicos e responsáveis das associações de proteção dos animais do concelho, para avaliação e execução das alterações legislativas recentes. O Grupo de trabalho elencou principais recomendações na abordagem a colónias de gatos ou indivíduos errantes no espaço público e cria e-mail dedicado para que população possa reportar localização de colónias de gatos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PS aplaudem plano de investimento
Centro Hospitalar de Leiria vai investir 5,2 milhões de euros em obras e equipamento
Os quatro deputados do Partido Socialista da Assembleia da República eleitos pelo círculo de Leiria visitaram, no dia 18 de janeiro, o Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e assinalaram o plano de investimentos do CHL orçado em cerca de 5,2 milhões de euros para 2020. Raul Castro, Elza Pais, João Paulo Pedrosa e Sara Velez reuniram com o Conselho de Administração do CHL e formalizaram com agrado a decisão da Tutela para o financiamento de várias obras e aquisição de equipamentos, para a melhoria da procura dos utentes e da prestação de cuidados de saúde do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitadas de maior relevo em curso no concelho
Executivo municipal de Ourém passa revista
a obras de 6,2 milhões de euros
Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, liderou, esta terça-feira, uma incursão do Executivo Camarário por algumas das obras de maior relevo em curso no nosso concelho, mais concretamente nas freguesias de Alburitel, Atouguia, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Misericórdias e Seiça. O périplo contemplou a visita a 14 empreitadas, promovidas pelo Município, no âmbito dos mais diversos quadrantes, totalizando um investimento a rondar os 6,2 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Epidemia nota-se primeiro nas farmácias e depois nos serviços de saúde
Previsão Despertador das Farmácias validada: pico da gripe foi na primeira semana do ano
O pico da gripe em Portugal ocorreu na primeira semana do ano. Na maioria do território, o surto epidémico foi de grau 3 (moderado), semelhante ao do ano passado, no qual se registaram 3.331 óbitos devido à doença. Confirmou-se a previsão avançada pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias, em conferência de imprensa realizada no dia 11 de dezembro. As farmácias atendem, em média, 520 mil pessoas por dia. A partir dos dados estatísticos relativos à procura de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias, conseguem antecipar a evolução da epidemia em duas semanas. O impacto da epidemia nas urgências hospitalares e nos cuidados primários só acontece mais tarde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR identifica origem de descarga ilegal
de efluentes no Rio Lis
O Comando Territorial de Leiria da GNR identificou, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Leiria, no dia 17 de janeiro, uma exploração agropecuária, por descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Leiria. No decorrer de uma ação de monitorização da Bacia Hidrográfica do Rio Lis, os militares detetaram uma descarga de efluentes suinícolas para uma linha de água, sem qualquer tratamento sanitário, efetuada diretamente para um afluente daquele rio, suscetível de configurar um crime de poluição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
PCP evoca memória e luta de José Moreira
nos 70 anos do seu assassinato pela PIDE
O PCP irá realizar no dia 25 de janeiro, sábado, iniciativas de homenagem e evocação da memória e luta de José Moreira, militante, quadro e funcionário do PCP durante o período da resistência ao fascismo, assassinado pela PIDE em 23 de Janeiro de 1950. Natural da Praia da Vieira de Leiria, José Moreira foi funcionário do PCP responsável pela ligação às tipografias clandestinas do PCP. Foi preso em Torres Novas no início de 1950, e por ter resistido com notável firmeza à tortura da polícia política acabou por ser assassinado, tendo a PIDE tentado encenar o seu suicídio atirando o seu corpo da janela da Sede da PIDE em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa prevê criar 40 postos de trabalho diretos
Empresa luso-americana na área do ambiente investe 6 milhões de euros no Cartaxo
A empresa BB&G – Alternative Worldwide Environmental Solutions, Lda (BB&G), representada pelos empresários Germano Araújo Carreira e David Fowler, vai construir uma unidade industrial no Valleypark - Parque de Negócios do Cartaxo. A assinatura do contrato decorreu hoje, na Câmara Municipal do Cartaxo, entre o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, o presidente do Valleypark, José Eduardo Carvalho e um dos empresários da BB&G, Germano Araújo Carreira. A instalação está prevista para o ano de 2020 e o início de funcionamento da fábrica para o 2º trimestre de 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro artista artista anunciado é um fenómeno de popularidade junto do público mais jovem
Rapper Piruka vai atuar na Feira de Leiria
É um fenómeno da música nacional, com milhares de fãs e seguidores, e está confirmado nos concertos da Feira de Leiria, onde atuará dia 22 de maio, no Palco Estádio. Piruka. Este é o primeiro nome de um grande cartaz dos concertos que se vão realizar nos dias 22 e 23, que serão revelados nos próximos dias. Este rapper, um fenómeno de popularidade junto do público mais jovem, será um dos nomes fortes da primeira noite de concertos no Palco Estádio, dia 22 de maio. "Se Eu Não Acordar Amanhã", "Salto Alto", "Não Se Passa Nada", "Vim para ficar", "Só Vim Dizer Yau" e "Não Faz Isso" são alguns dos sucessos deste artista, que tem centenas de milhares de seguidores nas suas plataformas de comunicação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do projeto europeu URBACT (Space4People)
Municípios Europeus debatem políticas urbanas na Nazaré
O Município da Nazaré irá acolher, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, um encontro de municípios europeus, no âmbito do projeto europeu URBACT (Space4People), dedicado à melhoria de políticas urbanas para as vilas e cidades. Nestes trabalhos estarão presentes representantes dos municípios de Bielefeld (Alemanha), Valga (Estónia), Serres (Grécia), Badalona (Espanha), Guía de Isora (Espanha), Turku (Finlândia), Saint-Germain-en-Laye (França), Panevezys (Lituânia) e Arad (Roménia). Integrarão ainda as sessões de trabalho o responsável europeu do URBACT, Emmanuel Moulin, e os representantes nacionais do URBACT em Portugal, Maria João Matos e Ana Resende.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Votação decorre online até 28 de janeiro
Judoca tomarense Patrícia Sampaio é candidata a Desportista do Ano
Patrícia Sampaio, da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar) e atleta da Associação de Judo do Distrito de Santarém, foi nomeada Candidata ao Prémio Desportista do Ano (categoria Atleta Feminino do Ano). Este galardão será atribuído com base numa votação online, aberta ao público em geral, e na votação dos presentes no dia da 24ª Gala do Desporto, no Casino Estoril. Esta gala é promovida pela Confederação do Desporto Portugal e é a grande festa do Desporto Nacional e de todas as Federações Desportivas. No evento, são entregues prémios aos agentes desportivos que mais se distinguiram ao longo do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Regulamento Municipal de Acesso à Habitação Social obedece a critérios definidos
Município entregou chaves de habitação social a seis famílias em Pedrógão Grande
O presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, entregou no dia 15 de janeiro 2020, as chaves das habitações sociais de Pedrógão Grande a seis famílias que se candidataram para o efeito, após concurso público que obedece às normas constantes no Regulamento Municipal de Habitação Social. Além do Presidente Valdemar Alves e os futuros moradores, estiveram presentes na cerimónia de entrega das chaves e assinatura dos contratos, a vice-presidente Margarida Guedes, o vereador Nelson Fernandes e a técnica de serviço social da autarquia, Sandra Paiva, que irá continuar a acompanhar as famílias no seu processo de integração habitacional e social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberações da reunião de câmara de 14 de janeiro
Câmara de Azambuja aprova criação de Central Municipal de Operações de Socorro
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na reunião ordinária do dia 14 de janeiro de 2020, a criação de uma Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS), em articulação com as duas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários existentes no concelho. A CMOS, que funcionará 24h por dia, sete dias por semana, permitirá uma maior rentabilidade dos recursos e uma resposta mais eficaz às ocorrências, de forma a que os cidadãos tenham o socorro mais rápido possível, mais eficiente e adequado. Esta central permitirá, ainda, uma coordenação em tempo real do número de operacionais e viaturas disponíveis, possibilitando uma melhor agilização dos meios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Walter Chicharro contesta criação de aeroporto em Coimbra
Nazaré defende abertura da Base Aérea
de Monte Real à aviação civil
O presidente da Câmara da Nazaré defendeu, no dia 16 de janeiro, a abertura da Base Aérea de Monte Real para uso civil. “Considero que a concretização deste projeto é fundamental para o desenvolvimento do turismo na região, bem como para o crescimento das exportações da mesma”. O ministro Pedro Nuno Santos declarou a disponibilidade do Governo para ajudar a Região na negociação com a Força Aérea para que a Base Aérea Monte Real possa receber aviões cíveis, sem comprometer a sua atual utilização militar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça de Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa)
Leiria recebe exposição fotográfica “Génesis” de Sebastião Salgado
A Praça de Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa) será o palco da exposição de fotografia “Génesis”, de Sebastião Salgado, que será inaugurada no dia 23 de janeiro, às 10:00, decorrendo até 19 de fevereiro. Com “Génesis”, o fotógrafo procura as origens do mundo e do planeta em que vivemos, antes de ser confrontado com o ritmo da vida moderna, apresentando fotografias de paisagens, animais e pessoas, tiradas entre 2004 e 2011, e representando uma homenagem à majestade da natureza e à fragilidade do planeta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Salvaterra de Magos
BE exige intervenção imediata para travar
“a enorme catástrofe ambiental” no rio Sorraia
Uma delegação da Coordenadora Concelhia de Salvaterra de Magos e da Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda verificou in loco o que considera “a enorme catástrofe ambiental que está a atingir o rio Sorraia. Ao longo de muitas dezenas de quilómetros, o rio e os seus afluentes estão cobertos por um espesso tapete de jacintos-de-água, uma espécie invasora muito agressiva. As margens estão extremamente vulneráveis, com aluimentos vários e com a vegetação maltratada, a exigir poda seletiva. A fauna mal sobrevive e a biodiversidade foi muito reduzida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Projeto GPS Mós criado para assegurar o bem-estar de idosos em situação de risco
A partir de 18 de janeiro entra em vigor o Regulamento Municipal de Funcionamento do Grupo de Proteção Sénior de Porto de Mós. As alterações demográficas que se têm verificado na população portuguesa têm-se vindo a traduzir num envelhecimento progressivo da mesma, o que coloca às instituições, às famílias e à comunidade em geral um grande desafio, nomeadamente pensar o envelhecimento ao longo da vida, numa perspetiva mais preventiva e promotora de saúde e autonomia, visando uma maior qualidade de vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Municípios emitem comunicado conjunto
Alcobaça e Nazaré contestam modernização da Linha do Oeste só até às Caldas da Rainha
Os Municípios de Alcobaça e da Nazaré, tendo tomado conhecimento dos recentes desenvolvimentos relativamente ao projeto de modernização da Linha do Oeste - cujas empreitadas já anunciadas apenas contemplam intervenções no troço entre Mira-Sintra-Meleças e Torres Vedras, e no troço entre Mira-Sintra Meleças e Caldas da Rainha –expressaram conjuntamente, no dia 16 de janeiro, o seu inconformismo pela omissão dos seus concelhos no que diz respeito a esta matéria. “Uma vez mais, verifica-se que Alcobaça e a Nazaré são preteridos relativamente a outros concelhos servidos pela Linha do Oeste”, lamentam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo
DGPC e Ephemera acordam cooperar no âmbito do Museu Nacional da Resistência e Liberdade
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a Associação Cultural Ephemera e José Pacheco Pereira assinam, a 22 de janeiro, um protocolo de cooperação a cinco anos para o desenvolvimento de ações previstas no projeto de criação do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche. O protocolo é assinado pelas 15h00 nas instalações da Ephemera (Rua Brito Camacho, 6), na Marmeleira , e estabelece, entre outros, o compromisso de “cedência gratuita e temporária de peças e documentos integrantes do Arquivo Biblioteca de José Pacheco Pereira, identificadas como relevantes para completar e enriquecer a exposição permanente do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em regime de depósito”, comprometendo-se a DGPC a assegurar que as mesmas “beneficiarão das condições de exposição e de conservação exigidas e regulamentadas para o património móvel”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois das cheias no rio Tejo obrigarem à sua suspenção por razões de segurança
Ponte Rainha Dona Amélia volta a estar aberta ao trânsito automóvel
Em 9 de janeiro, o Município do Cartaxo procedeu à entrega do relatório técnico sobre as condições atuais de segurança da Ponte Rainha D. Amélia à empresa Infraestruturas de Portugal (IP), para decisão sobre a reabertura da circulação na Ponte Rainha D. Amélia. A circulação na Ponte Rainha D. Amélia foi esta sexta-feira e, finalmente, reposta depois do cabal esclarecimento remetido pela Direção de Serviços de Rede e Parcerias da IP, na manhã de hoje, ao Município do Cartaxo, que informa que “os últimos dados remetidos à IP pelas Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos sobre os levantamentos batimétricos e a inspeção aos pilares da Ponte Rainha D. Amélia não evidenciam evolução que ponha em causa a estabilidade dos pilares da Ponte, elemento estrutural da responsabilidade desta empresa”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feriado Municipal celebrou os 122 anos da restauração concelhia
Câmara do Cadaval atribui prémios municipais de mérito escolar e mérito desportivo
As comemorações do Feriado Municipal do Cadaval, desenroladas entre os dias 11 e 13, puseram acento tónico na atribuição de diversas distinções, com ênfase nos prémios municipais de mérito escolar e mérito desportivo. O 122.º Aniversário da Restauração do Concelho incluiu, para além disso, atividades de cariz cultural e também desportivo. A cerimónia de entrega dos Prémios Municipais de Mérito Escolar e Mérito Desportivo Escolar, relativos ao ano letivo transato (2018/19), foi, efetivamente, um momento de destaque do Feriado Municipal. O Município distingue, desta forma, o esforço estudantil, ao mesmo tempo que estimula o empenho dos alunos do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 17 e 18 de janeiro, às 21h30, no Teatro da Rainha
Finalistas de Teatro da ESAD apresentam-se
em palco com “Afinal, era Brecht!”
Os estudantes finalistas do terceiro ano da licenciatura em Teatro da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria apresentam esta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de janeiro, às 21h30, no Teatro da Rainha, o espetáculo “Afinal, era Brecht!”, a partir da obra do dramaturgo e encenador alemão, Bertolt Brecht. A peça dirigida por Maria Gil, docente da ESAD.CR, decorre no Teatro da Rainha, situado na Rua Vitorino Fróis, junto à Biblioteca Municipal, nas Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Centros Escolares da Cela e de Turquel levam modernidade às crianças das duas freguesias
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, e o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, inauguraram este sábado, dia 11 de janeiro, os Centros Escolares de Turquel e da Cela. Os investimentos - de dois milhões de euros e 1,1 milhões de euros, respetivamente - vêm preencher duas antigas aspirações das populações das duas freguesias. Paulo Inácio recordou que a obra do Centro Escolar de Alfeizerão já foi lançada, estando também para breve o lançamento do Centro Escolar de Pataias, com que ficará concluída a rede de escolas prevista na Carta Escolar.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Turismo no Centro de Portugal cresceu 12,4% em novembro
Atividade turística na Região Centro subiu quase o dobro da média nacional
A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2019. Segundo os resultados preliminares da atividade turística nesse mês, publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento da procura pela região não dá sinais de abrandar. Pelo contrário, o Centro de Portugal é um destino cada vez mais preferencial para os turistas. O INE revela que, em novembro de 2019, o total de dormidas na região cresceu 12,4%, em comparação com novembro de 2018. Uma subida notável, tendo em conta que, no mesmo período, as dormidas no país aumentaram em média 7,2%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo de cooperação foi celebrado com o Centro Hospitalar do Oeste
Câmara aprovou protocolo com 17 medidas para o Hospital de Torres Vedras
A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou, esta quarta-feira, 16 de janeiro, um protocolo de cooperação a estipular com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) que pretende implementar “soluções duradouras de correção, melhoria e diferenciação da prestação de serviços de saúde” na Unidade de Torres Vedras do CHO. De forma a responder ao apelo a uma “ação urgente e imediata”, resultado das “últimas ocorrências no serviço de urgência pediátrica”, o protocolo estabelece como competência do CHO a garantia “no imediato” dos recursos humanos “específicos e necessários, ao funcionamento ininterrupto da urgência pediátrica.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abertura da mostra integrou-se nas comemorações do Feriado Municipal
Selma Fuster inaugura exposição de pintura
na Biblioteca Municipal do Cadaval
Está patente, até dia 31 de janeiro, na Biblioteca Municipal do Cadaval, a Exposição de Pintura “Estudos sobre retratos célebres”, da autoria de Selma Saraiva Fuster, filha do reconhecido médico Mário Saraiva que residiu no Vilar e trabalhou no Concelho. A mostra abriu ao público aquando das comemorações do Feriado Municipal, a 13 de janeiro. Integram a exposição cerca de 30 telas onde constam retratos célebres, mas também paisagens e “natureza morta”. A título de curiosidade, um dos trabalhos reflete uma pintura executada numa parceria da autora e respetivo pai.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com conferência científica e workshops
Centro de Investigação do Centro Hospitalar
de Leiria celebra cinco anos de atividade
O Centro de Investigação (CI) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) comemora cinco anos de atividade com a realização da conferência científica “O presente e o futuro no Centro de Investigação – uma mão cheia de experiências”, que se realiza no dia 23 de janeiro, a partir das 9h45, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. A manhã do dia 24 de janeiro é dedicada à realização de três workshops, abertos a profissionais de saúde, mediante inscrição gratuita mas obrigatória no site da instituição. Todos os temas serão abordados por personalidades externas ao CHL, a maioria ligada aos meios académicos nacionais, bem como a algumas instituições que em Portugal se dedicam à investigação científica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresário do sector da pesca
Câmara homenageia sábado Adriano Codinha “embaixador da Nazaré” no Canadá
A Câmara da Nazaré vai homenagear mais um nazareno que se destacou no estrangeiro como empreendedor, e responsável pela emigração de várias dezenas de pessoas, que conseguiram, com esta ação, uma nova oportunidade laboral e uma mudança nas suas vidas. Adriano Codinha é, para a Autarquia, “um dos embaixadores” da Nazaré no Canadá e, por essa razão, será homenageado este sábado, dia 18 de janeiro, no cineteatro da vila, às 21h00, numa sessão que será aberta a público em geral. Adriano Codinha é, para a Autarquia, “um dos embaixadores” da Nazaré no Canadá e, por essa razão, será homenageado este sábado, dia 18 de janeiro, no cineteatro da vila, às 21h00, numa sessão que será aberta a público em geral.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
“Imagina um Tesouro”
Livro lançado no Mosteiro de Alcobaça mostra Património Mundial do Centro aos mais novos
O Dormitório do Mosteiro de Alcobaça foi o palco privilegiado, no dia 14 de janeiro, para a apresentação do livro "Imagina um Tesouro - quatro lugares que vais guardar como um tesouro". Este projeto editorial surge no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro de Portugal e propõe uma viagem de descoberta pelos quatro lugares classificados pela UNESCO como Património da Humanidade no Centro de Portugal: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. O livro vai ser distribuído no contexto de visitas escolares aos monumentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento está inserido no ciclo de animação “Viva Termas Centro”
Termas Centro oferece grande concerto de jazz nas Caldas da Rainha
Quem é apreciador de música, e em particular de jazz, tem um excelente motivo para visitar as Caldas da Rainha no próximo dia 1 de fevereiro. Nesse sábado, pelas 21h30, a rede Termas Centro oferece um fantástico espetáculo jazzístico no Grande Auditório do Centro Cultural e Congressos, principal sala da cidade termal. A entrada é livre. O espetáculo, intitulado “Amazing Termas Centro Vintage Jazz Show”, é da autoria da banda Cottas Club Jazz Band. Em palco estarão 10 artistas, que recriarão a alegria do espírito Dixieland e a magia dos anos 20 em Nova Orleães.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas com a Escola de Educação e Ciências Sociais de Leiria
Leiria recebe quarta edição do Programa Investir na Capacidade
O Programa Investir na Capacidade (PIC) iniciou a sua quarta edição, no concelho de Leiria, no dia 11 de janeiro no m|i|mo - Museu da Imagem em Movimento. Esta iniciativa municipal resulta de uma parceria com a Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas, presidida por Helena Serra, e a Escola de Educação e Ciências Sociais (Politécnico de Leiria) através de Antónia Barreto, coordenadora científica do PIC – Leiria. O Programa Investir na Capacidade (PIC) tem como objetivo desenvolver o potencial das crianças e jovens em áreas diversas, bem como a sua capacidade de interação social com os pares, ao mesmo tempo que visa sensibilizar a sociedade para as necessidades educativas destas crianças e o apoio necessário às famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 2022
Cartaxo recebe espetáculos do Teatro Nacional
D. Maria II/Rede Eunice Ageas já em fevereiro
O Centro Cultural do Cartaxo é um dos quatro teatros municipais que integram a Rede Eunice Ageas, projeto de circulação nacional de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II com o apoio do Grupo Ageas Portugal. A par do Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre e do Teatro Municipal de Bragança, o Centro Cultural do Cartaxo integrou este projeto nesta temporada 2019-2020 e vai manter-se associado ao mesmo durante três anos, até 2022.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destinado a crianças dos 0 aos 3 anos
Município lança projeto “Ourém Mais Bebé”
O Município de Ourém tem desenvolvido políticas de proximidade às famílias através de medidas concretas que permitam assegurar as necessidades de conforto e bem-estar das crianças, como é exemplo o programa de Apoio à Natalidade que em 2018 apoiou 188 famílias, num montante global de 121 490€. No âmbito do trabalho desenvolvido pelo Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém, a autarquia promove agora o projeto “Ourém Mais Bebé” com o propósito de dar resposta às famílias cuja situação económica impossibilite o acesso a produtos de puericultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhoria de 15,6%, face ao saldo do ano anterior
Câmara da Batalha encerra 2019 com saldo orçamental positivo de 1,3 milhões de euros
A Câmara Municipal da Batalha registou, em 2019, um montante superior a 15 milhões de euros ao nível da execução orçamental o que revela um forte esforço no investimento e encerra o ano com um saldo global transitado para 2020 no valor de 1.344.486,06€, um valor que representa uma melhoria de 15,6%, face ao saldo do ano anterior (1.163.143,61 €). Para o presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, "o ano de 2020 começa com sinais positivos quer nos indicadores de atração económica, turismo e emprego, quer na saúde financeira da Câmara que lhe permite fazer face aos grandes desafios dos fundos comunitários do Portugal 2020".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deslocação obriga a suspender mandato na Assembleia Municipal de Alcobaça
Deputado alcobacense Luís Crisóstomo vai concluir doutoramento na Finlândia
O deputado municipal Luís Crisóstomo, eleito pela CDU nas últimas eleições autárquicas, tem conciliado exemplarmente a sua atividade política neste Órgão, com a sua atividade profissional enquanto Investigador Científico, e aluno de Doutoramento em Ciências Biomédicas, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto. A CDU recebeu com muita alegria e orgulho a notícia da atribuição da Bolsa de Estágio Albert Renold ao Luís, o que lhe irá permitir realizar parte dos trabalhos conducentes ao grau de Doutor na Finlândia, durante o primeiro semestre de 2020. É, para a CDU, mais uma prova da qualidade do Ensino Superior e Investigação em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
João Moura preside à Mesa da Assembleia
Humberto Antunes sucede a Luís Albuquerque na liderança da Concelhia de Ourém do PSD
Os militantes da Secção de Ourém do PSD elegeram este sábado, dia 11 de janeiro, os órgãos que irão gerir os destinos do partido nos próximos dois anos. Humberto Antunes, que sucede no cargo a Luís Miguel Albuquerque, atual presidente da Câmara Municipal de Ourém, lidera a Comissão Política concelhia e João Moura, que presidente à Distrital de Santarém do PSD, preside à Mesa da Assembleia. Humberto Antunes é advogado, foi presidente da Junta de Freguesia de Formigais e atualmente é secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Companhia Logística de Combustíveis abastece toda a zona centro do País
PEV questiona condições de segurança e ambientais de empresa de Aveiras de Cima
A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e Ação Climática, sobre as condições de segurança e de proteção ambiental em que opera a Companhia Logística de Combustíveis, S.A., na área da logística de combustíveis, sendo responsável pela exploração do oleoduto entre Sines e Aveiras de Cima e pela armazenagem e expedição de combustíveis na instalação de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Parque de Estacionamento de Santo Agostinho passa a ter primeiros 30 minutos gratuitos
Os primeiros 30 minutos de utilização do Parque de Estacionamento de Santo Agostinho, em Leiria, são desde esta segunda-feira gratuitos, uma medida enquadrada com a empreitada pública de execução de infraestruturas do “Sistema Viário da Avenida Nossa Senhora de Fátima e Avenida General Humberto Delgado – PEDU”. O principal objetivo desta isenção de pagamento é apoiar em especial os pais e encarregados de educação que habitualmente transportam os seus filhos para a Escola João de Deus, e que ficam condicionados em aceder a este estabelecimento devido aos cortes de trânsito necessários para a intervenção na obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria é a terceira figura a anunciar a candidatura
Isabel Fonseca lança candidatura à Concelhia de Alcobaça do PS
Isabel Fonseca, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, apresentou, no dia 6 de janeiro, a sua candidatura à Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS. Estiveram presentes cerca de meia centena de militantes na sede do PS em Alcobaça, nomeadamente, os presidentes das Juntas de Freguesia de Évora de Alcobaça, Fernando Azeitona, e da Maiorga, Sérgio Rocha, além de muitos militantes históricos, como Leonel Fadigas, António José Henriques, José António Canha, José Acácio Barbosa, Rui Rasquilho e Joaquim Matias, este último na condição de mandatário da candidatura. De realçar ainda a presença do presidente interino da Federação Distrital de Leiria e presidente da Câmara Municipal da Nazaré, do PS, Walter Chicharro, que fez questão de dar o seu apoio pessoal a Isabel Fonseca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Obras de requalificação desviam trânsito
de troço da Avenida Marquês de Pombal
A partir do dia 13 de janeiro, será efetuado um corte de trânsito na Avenida Marquês de Pombal, em Leiria, no troço desde o Largo Infantaria n.º 7 ao cruzamento com a Rua Henrique Sommer, no âmbito da empreitada de requalificação urbana das avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado. Num investimento de quase 2,5 milhões de euros, pretende-se requalificar e valorizar as avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado, garantindo uma melhoria significativa da qualidade de vida de residentes, comerciantes e frequentadores desta área da cidade de Leiria..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
"Simplex": ópera cómica multimédia confronta interior e tecnologia no Teatro Sá da Bandeira
O Teatro Sá da Bandeira recebeu, no dia 11 de janeiro, o Quarteto Contratempus com o espetáculo “Simplex”, uma ópera cómica multimédia que relaciona um projeto de cenografia digital interativa com os intérpretes. “Simplex”, descrito como uma “ópera cómica multimédia interativa”, colocou em cena no Teatro Sá da Bandeira, os desafios trazidos pela tecnologia numa aldeia do “interior do interior” do país. Uma encenação de António Durães, com libreto de Carlos Tê e José Topa e coproduzida pelo Quarteto Contratempus/Teatro Municipal do Porto, que leva o espectador até à recôndita Vila Velha do Pinheiro, cuja Junta decide implantar métodos revolucionários e múltiplos avanços tecnológicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR detém homem em Monte Redondo
pelo crime de violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Monte Redondo, deteve no dia 9 de janeiro, um homem de 38 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Leiria. No decorrer de uma investigação relacionada com violência doméstica, os militares apuraram que o suspeito ameaçou de morte a sua ex-companheira, de 25 anos, com quem manteve uma relação durante cinco anos até agosto de 2019. No seguimento das diligências foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária, culminando na apreensão de uma catana, um taco de basebol, uma arma de alarme e uma faca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Pontével promove Festa da Feijoada
Pontével volta a receber a Festa da Feijoada no dia 26 de janeiro, domingo, a partir das 13 horas, nas instalações da Associação Os Quarentões (antiga SFIP). A mesa estará posta com inúmeras variedades de feijoada, para todos os gostos: à transmontana, de javali, de gazela, de frutos do mar, de chocos, de coelho, à portuguesa, à brasileira, vegetariana, entre outras. A festa é promovida pelo Centro Paroquial e de Bem-Estar Social de Pontével.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atual presidente do PSD venceu a nível nacional
Rui Rio vence diretas do PSD em Santarém Luís Montenegro vence em Leiria e Oeste
Luís Montenegro venceu, no dia 11 de janeiro, as eleições diretas para a presidência do PSD no distrito de Leiria (59% contra 37% de Rui Rio) e na Área Oeste do Distrito de Lisboa (58% contra 39%). Já Rui Rio venceu no distrito de Santarém (46% contra 43% de Luís Montenegro). A nível nacional, Rui Rio venceu com 49,26%, contra 41,54% de Luís Montenegro e 9,2% de Miguel Pinto Luz. Uma vez que nenhum dos candidatos obteve maioria absoluta, no dia 18 de janeiro realizar-se-á a segunda volta desta eleição com os dois candidatos mais votados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Adjunto e da Educação inaugurou o edifício
Câmara da Marinha Grande investe 420 mil €
na requalificação da Escola Básica da Moita
O novo edifício da Escola Básica da Moita foi inaugurado esta segunda-feira, 6 de janeiro, após a realização das obras de requalificação levadas a cabo pela Câmara Municipal da Marinha Grande, na sequência de um investimento de cerca de 420 mil euros. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, que elogiou o trabalho do Município que suportou integralmente o investimento na requalificação do espaço e salientou “as mais de 500 obras em escolas que conseguimos pôr no terreno nos últimos anos, numa grande parceria com as Câmaras Municipais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo do Centro patrocina projeto de mediação patrimonial "Imagina um Tesouro"
Livro sobre o Património Mundial do Centro apresentado no Mosteiro de Alcobaça
A apresentação da publicação “Imagina um Tesouro”, desenvolvida pela multipremiada editora Planeta Tangerina, realiza-se no dia 14 de janeiro, pelas 15 h, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro de Portugal. Imagina um Tesouro - Quatro Lugares que vais guardar como um tesouro" é um projeto editorial de mediação patrimonial, suportando a experiência turística e visitação por parte de públicos escolares e famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Empreitada de estabilização na EM 554 já decorre entre a Bezerra e Serro Ventoso
Com vista à melhoria das condições de utilização da EM 554, já iniciariam os trabalhos de estabilização do talude, entre a Bezerra e Serro Ventoso. Este era um trajeto que apresentava elevados riscos para os veículos e pessoas que utilizavam o local devido à frequência com que caiam detritos nas zonas de passagem. O objetivo da empreitada é, assim, evitar a queda de pedras e escorregamentos de solo, através da remoção dos sedimentos soltos e posteriormente proceder à pregagem e colocação de rede de dupla torção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fase de análise de propostas ainda está a decorrer
Câmara Municipal do Cartaxo nega cedência da Praça de Touros para o ano de 2020
Na sequência da informação publicada no site toureio.pt, de que seria o empresário Luís Miguel Pombeiro a gerir a Praça de Touros d Cartaxo, o Município do Cartaxo informa que a Câmara Municipal, órgão executivo com competência para deliberar sobre a cedência da Praça de Touros, ainda não tomou qualquer decisão relativa a este equipamento municipal, para o ano de 2020. Neste momento, está a decorrer a fase de análise de propostas chegadas ao município. Os serviços municipais estimam que este assunto possa ser agendado para a primeira reunião de fevereiro da Câmara Municipal, para apreciação e deliberação do Executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gonçao Lopes anunciou medida na sessão de Abertura do Ano Municipal
Município de Leiria anuncia grupo de trabalho para planear o futuro do concelho até 2030
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, anunciou esta sexta-feira, 10 de janeiro, a criação de um grupo de trabalho para o Planeamento de Leiria 2020-30, com o objetivo de traçar uma estratégia de afirmação de Leiria como um concelho de referência a nível nacional e internacional. O anúncio foi feito na sessão de Abertura do Ano Municipal, no Teatro Miguel Franco, durante a qual Gonçalo Lopes defendeu que Leiria deve assumir um modelo de desenvolvimento competitivo, sustentável e inclusivo, potenciando a identidade e as especificidades do território e da sua população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa é Capital Verde Europeia 2020
Torres Vedras apoia a Capital Verde Europeia 2020
Na véspera da cerimónia de abertura da Capital Verde Europeia 2020, Torres Vedras marcou presença em várias ações do programa, que decorreram ao longo desta sexta-feira. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, participou nas atividades que deram forma a um dia dedicado às Capitais Verdes Europeias, e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do vereador do Ambiente, Clima e Energia e Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, cidade que recebe a distinção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila mantém viva tradição ancestral criando pontes com o Brasil
Nazaré recebe primeiro Encontro Internacional de Comunidades Devotas de Nª Srª da Nazaré
A vila da Nazaré vai ser palco do primeiro Encontro Internacional de Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré. De 24 a 26 de janeiro, dezenas de participantes de vários países de língua portuguesa onde este culto está presente, sobretudo do Brasil, são esperados na vila portuguesa, também famosa pela sua “onda gigante”, para este evento que constitui também um ponto alto no processo de candidatura do Culto de Nossa Senhora da Nazaré – Práticas e Manifestações, a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, bem como a sua inclusão no Inventário Nacional de Património Imaterial, numa iniciativa da Câmara Municipal da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Selecionador nacional de futebol foi campeão europeu em 2016
Fernando Santos recebe Medalha de Mérito Municipal de Óbidos
Fernando Santos, selecionador nacional de futebol será um dos homenageados, este sábado, 11 de Janeiro, em Óbidos, por ocasião do Feriado Municipal, com a medalha de mérito municipal. A cerimónia decorrerá na localidade de Gaeiras, Óbidos, terra de adopção de Fernando Santos, aquando da inauguração do novo Largo de São Marcos, a partir das 15 horas. A sessão contará com a presença de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, e de Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, entre outros convidados e população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para janeiro e fevereiro
Biblioteca Municipal com muitas propostas
para arranque do novo ano
Nos primeiros dois meses de 2020, a Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA) tem preparado para os seus utentes um leque diversificado de atividades para toda a família que não pode perder. Sessões de contos e debates, oficinas de escrita criativa, de fotografia e de teatro ou ainda ações de sensibilização para os perigos da Internet são algumas das propostas para janeiro e fevereiro da BMA. Confira a programação completa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados contestam falta de investimento em infraestruturas do Estado
PSD de Santarém estranha investimento
de 800 mil euros em apartamento da GNR
Os deputados do PSD do Distrito de Santarém, Sónia Ferreira, Isaura Morais e João Moura, em dezembro último, colocaram ao ministro da Administração Interna uma pergunta sobre a necessidade urgente de obras no quartel da GNR de Coruche, onde chove no interior e a integridade e segurança dos militares que lá trabalham está posta em causa. A resposta dada pelo MAI é considerada, “no mínimo, anedótica”, pois para além de não fazer qualquer alusão à questão principal, revela que está em elaboração um projeto de execução de remodelação para o Posto Territorial de Benavente para o qual estimam lançar a empreitada em 2021 no valor de 775.400,00 (+IVA).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Digressão de promoção do seu mais recente trabalho discográfico
Carminho apresenta “Maria” em Alcobaça
Carminho, a grande voz do fado e uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional apresenta no Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro, no dia 24 de janeiro, pelas 21h30, o seu mais recente trabalho discográfico "Maria". Depois de uma extensa digressão mundial de promoção do aclamado álbum, que passou por 20 países da Europa, América Latina, América do Norte e Ásia, Carminho está de regresso aos palcos portugueses, desta feita para uma digressão nos primeiros meses de 2020 por auditórios e teatros nacionais, nos quais se inclui o Cine-Teatro de Alcobaça. Esta será a grande oportunidade para ver, ouvir e sentir "Maria" ao vivo, um álbum que conta com a sua produção e inclui várias canções de sua autoria. Um disco verdadeiramente emocionante, aclamado pela crítica e já considerado um dos seus melhores trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o apoio do Município da Batalha
Procissão dos Caracóis do Reguengo de Fetal concorre a “Maravilha da Cultura Popular”
A Câmara Municipal da Batalha acompanha a pretensão da Junta de Freguesia do Reguengo de Fetal e respetiva Comissão da Igreja Paroquial de apresentação de candidatura da Festa de Nossa Senhora do Fetal, também conhecida como “Procissão dos Caracóis”, à eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular em Portugal, na categoria de Procissões e Romarias, a concretizar até ao próximo dia 1 de março. Recorde-se que a cerimónia religiosa conhecida como “Procissão dos Caracóis”, devido à tradicional e bem conhecida procissão noturna iluminada com cascas de caracóis, é um evento anual, realizado em finais de setembro e no primeiro fim de semana de outubro, que recebe milhares de visitantes e que podem observar, ao vivo, uma das mais brilhantes manifestações de índole popular e cultural com a realização da tradicional Procissão dos Caracóis integrada no encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora do Fetal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativas várias assinalam 122 anos da restauração da autonomia do Concelho
Cadaval recebe este fim de semana celebrações do Feriado Municipal
É já este sábado que arrancam as comemorações do “13 de Janeiro” – Feriado Municipal do Cadaval. O 122.º Aniversário da Restauração do Concelho é este ano assinalado de 11 a 13 do corrente mês, com atividades diversas, entre as quais a entrega dos prémios de mérito escolar e desportivo bem como dos certificados do Orçamento Participativo, entre outras iniciativas. As comemorações oficiais do insigne dia em que o Concelho recuperou a sua autonomia, a 13 de janeiro de 1898, acontecem este fim de semana, que será alargado, para quem trabalha no Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Companhia Agrícola do Sanguinhal
Executivo municipal do Bombarral visita núcleo museológico da Quinta das Cerejeiras
Os elementos do executivo da Câmara Municipal do Bombarral visitaram esta terça-feira, dia 7 de janeiro de 2020, o novo núcleo museológico da Companhia Agrícola do Sanguinhal, na Quinta das Cerejeiras, situada no centro da vila. Os autarcas foram recebidos por Carlos João da Fonseca e Diogo Reis, administradores da empresa, que além de promoverem uma visita guiada ao espaço, aproveitaram o momento para apresentar algumas das ideias que pretendem desenvolver na área do turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a contratação de mais quatro pediatras
Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras já não vai encerrar
Na sequência das perturbações que têm vindo a afetar o normal funcionamento da urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, garantiu, esta quarta-feira, 8 de janeiro, que o serviço não irá encerrar. “As soluções estão encontradas e passam, essencialmente, por podermos garantir a permanência do serviço de pediatria em Torres Vedras e as urgências da pediatria a funcionar 24 sobre 24 horas, 365 dias no ano”, adiantou, acrescentando que o funcionamento desses serviços será garantido por profissionais daquela unidade de saúde e por prestadores de serviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edifício está em avançado estado de degradação
Município e Direção Regional de Cultura vão requalificar o edifício do Museu da Nazaré
O Município da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) iniciaram um novo acordo de colaboração que tem em vista o futuro do Museu Etnográfico e Etnológico Dr. Joaquim Manso. No âmbito deste protocolo, a DRCC irá aproveitar a abertura do Aviso “Call 1 – Desenvolvimento Local através da salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro, no âmbito do Mecanismo de Financiamento do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021” para apresentar a candidatura deste projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com mais rotas e novidades
Percursos Pedestres de Leiria 2020 incluem
15 percursos que totalizam 130 quilómetros
Foi apresentado esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, em conferência de imprensa, o calendário da Rede dos Percursos Pedestres de Leiria para este ano, que conta com algumas novidades em relação a 2019. Para Carlos Palheira, vereador do Desporto, as expectativas apontam para uma maior adesão, numa iniciativa que pretende “transportar o território para mais próximo das pessoas”, dando a conhecer as vertentes paisagística e histórica do concelho. O novo ano inclui a realização de 15 percursos, mais dois do que no ano passado, num total de cerca de 130 quilómetros, procurando “chegar a cada vez mais sítios”, afirmou Carlos Palheira, num calendário que tem início no dia 16 de fevereiro, em Amor, e que termina a 15 de novembro, na Bajouca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para criação de uma Casa-Museu
Casa onde nasceu Maria de Lourdes de Mello e Castro cedida ao Município de Tomar
Foi celebrado com o Eng.º Luís Manuel de Mello e Castro de Alvellos o contrato de comodato de cedência ao Município de Tomar do prédio urbano sito na Rua Alexandre Herculano, com vista à criação da Casa-Museu em homenagem à pintora Maria de Lourdes de Mello e Castro e à sua obra, onde ficará patente ao público grande parte do espólio não apenas artístico mas que permitirá conhecer a vida e o processo de criação desta importantíssima artista plástica portuguesa, além de outras exposições e outras atividades pontuais, o que virá a proporcionar aos tomarenses e turistas mais um pólo de elevada importância cultural na cidade templária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
OesteSustentável interveio no Centro Escolar Casal do Telheiro
Escola de Arruda dos Vinhos poupa 6 mil euros por ano com instalação de iluminação LED
A OesteSustentável em parceria com o Município de Arruda dos Vinhos promoveu a substituição dos sistemas de iluminação do Centro Escolar Casal do Telheiro em Arruda dos Vinhos, no âmbito do projeto “LEDíficios do Oeste”. Esta intervenção tem uma poupança estimada de 36 668 kWh/ano, evitando cerca de 15,22tonCO2 para atmosfera, representando assim uma poupança anual de cerca de 6 000€ para o Município de Arruda dos Vinhos, esta representa uma redução de 65% nos custos com a fatura de energia elétrica, tendo um retorno do investimento municipal na ordem dos cinco meses, o que significa que ao quinto mês após a instalação, a intervenção ficará paga apenas com as poupanças obtidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em “As Flores de Sofia”
Dança e teatro junta jovens do Lar Santa Isabel e seniores do Orfeão de Leiria
O espetáculo performativo “As Flores de Sofia” conclui os 14 meses do projeto de inclusão social “Face to Face”, dinamizado pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes, que juntou as jovens do Lar de Santa Isabel, de Leiria, e alunas do Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria (CSOL) em torno da dança e do teatro, numa troca de experiências inédita. O espetáculo final do projeto “Face to Face” está marcado para as 17h30 do próximo sábado, dia 11 de janeiro, e terá lugar no Auditório do Orfeão de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de admitir ajustes no modelo proposto
Câmara de Leiria mantém intenção de alargar sistema de videovigilância na cidade
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, reiterou esta terça-feira, dia 7 de janeiro, a intenção de avançar com o alargamento do sistema de videovigilância na cidade de Leiria, admitindo a introdução de ajustes no modelo proposto, de modo a obter o parecer favorável da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). Esta posição surge na sequência do parecer desfavorável da CNPD ao pedido para instalação de novas Câmaras em Leiria e Portimão. Gonçalo Lopes defende que a legislação deve adaptar-se aos avanços tecnológicos, permitindo que o seu uso seja colocado ao serviço das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Ministra da Coesão Territorial inaugura sábado Centros Escolares da Cela e de Turquel
Os Centros Escolares de Turquel e da Cela vão ser inaugurados este sábado, dia 11 de janeiro, entre as 11h e as 12h15, no âmbito das comemorações do Dia Municipal da Educação. A cerimónia será presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, e pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto inclui aposta na mobilidade elétrica
Nazaré recebe novo interface de transportes públicos
A Nazaré vai construir um novo interface de transportes públicos, projetado para um terreno municipal na Avenida do Município, um local próximo do centro e da praia e que representa a aposta do município em estratégias de mobilidade e sustentabilidade. Esta obra representa um investimento de um milhão de euros, e pretende contribuir para a ligação entre as carreiras urbanas e de acesso às povoações vizinhas com as carreiras nacionais da rede de expressos, a futura ciclovia da Avenida do Município, e a mobilidade pedonal para acesso aos principais equipamentos e serviços do concelho. Está prevista também a instalação de um posto de bicicletas elétricas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação pública do documento realizou-se esta segunda-feira
Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da vila do Bombarral está em discussão pública
Encontra-se em discussão pública, até ao dia 14 de janeiro de 2020, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) da Área de Reabilitação Urbana da vila do Bombarral, o qual foi apresentado publicamente esta segunda-feira, dia 6, no Auditório Municipal. Promovida pelo Município do Bombarral e pela Comissão de Urbanismo e Ordenamento do Território da Assembleia Municipal, a iniciativa teve como principal objetivo promover a discussão deste importante documento, que define a estratégia de qualificação e revitalização da área urbana da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por razões financeiras e ambientais
Câmara de Tomar acaba com cartazes em papel e outdoors na área de reabilitação urbana
O Município de Tomar vai deixar de produzir cartazes de rua impressos. A medida foi anunciada na reunião de Câmara desta terça-feira, dia 7 de janeiro, a propósito do ponto da ordem do dia relativo à proibição de outdoors. Assim, passam a ser proibidos outdoors (suporte constituído por moldura e respetiva estrutura, fixada diretamente no solo ou em parede) com conteúdo publicitário comercial em toda a Área de Reabilitação Urbana da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade do Centro Hospitalar do Oeste
PSD Área Oeste contesta falta de pediatras
no Hospital de Torres Vedras
O PSD Área Oeste manifestou, no dia 6 de janeiro, preocupação pela falta de pediatras no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras. O PSD recorda que, em 2011, no auge da crise económica, quando foi criado o Centro Hospitalar do Oeste, disse abertamente então ao Ministro da Saúde que aceitava esta criação e a reestruturação dos serviços que isso exigisse, desde que tal não afetasse as urgências médico-cirúrgicas e a urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras. O então ministro Paulo Macedo compreendeu a exigência expressa pelo PSD em nome das populações do Oeste e deslocou-se a Torres Vedras, onde garantiu que as urgências não seriam encerradas e assim aconteceu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em resposta à Moção da Assembleia Intermunicipal da OesteCIM
Ministra da Cultura garante acesso livre e universal à Igreja do Mosteiro de Alcobaça
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, em resposta à Moção da Assembleia Intermunicipal da OesteCIM “Na Salvaguarda do Interesse Económico e Turístico para a Região Centro”, esclarece que “a porta da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça não encerrou nem está previsto que encerre, não estando em causa qualquer restrição de acesso à Igreja nem tão-pouco qualquer violação do princípio da igualdade”. Mais acrescenta que “será implementado um novo circuito de visita, tendo em vista melhorar as condições de fruição do monumento. Porém, tal não implicará o encerramento da porta da Igreja”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Batalha Recicla”
Câmara da Batalha cria programa de “Gestão e Valorização dos Biorresíduos”
O Município da Batalha preconiza um programa municipal de colaboração com outras entidades para a recolha, tratamento e valorização dos resíduos orgânicos, tendo em vista reduzir a deposição destes materiais nos aterros e implementar a recolha seletiva de biorresíduos. Nesse âmbito, por despacho do presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, foi criada uma equipa de projeto para a gestão dos biorresíduos no Município da Batalha - “Batalha Recicla”, com o objetivo de proceder à avaliação das condições ambientais, técnicas e económicas para implementar a recolha seletiva de biorresíduos na área do Município da Batalha, bem assim para acompanhar a nível supramunicipal o desenvolvimento de ações/candidaturas que preconizem um novo modelo de recolha seletiva e compostagem de biorresíduos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Substituindo a Renalopes
Galius assume o após venda da Renault
na Região de Leiria
A Galius, empresa do Grupo Nors, assegura a atividade de Após Venda da Renault Trucks em Leiria, desde o dia 1 de janeiro de 2020, assumindo diretamente a operação da Renalopes – Sociedade Comercial de Acessórios, Lda. A rede portuguesa de venda e após venda continuará a ser constituída por um total de 9 pontos, 2 de venda e os restantes de após venda, dos quais quatro com operação de retalho geridas diretamente pela Galius, situados em Lisboa, Porto, Santarém e agora Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um mês após o seu falecimento
Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos enaltece o arquitecto tomarense Costa Rosa
Exatamente um mês após o falecimento do Arquitecto José Inácio da Costa Rosa, data que se assinala esta terça-feira, dia 7 de janeiro, a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos assinala, com pesar, a perda de um homem que deixou contributos assinaláveis para a história de Tomar do séc. XX e início do séc. XXI. Com 92 anos, arquitecto e homem notável de Tomar, José Inácio da Costa Rosa era o sócio n.º 166 da Ordem dos Arquitectos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na ligação entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa
PCP questiona Governo sobre atrasos na CP nos descontos para novos passes do Oeste
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou no dia 3 de janeiro, na Assembleia da República, uma Pergunta ao Ministro das Infraestruturas e Habitação sobre o já anunciado atraso na aplicação dos novos descontos no preço dos passes na Linha do Oeste, na ligação entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa. Tal atraso contrasta com o que aconteceu com os operadores rodoviários cujos descontos vigoram desde 1 de Janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em reunião com António Lacerda Sales
Autarcas de Ourém manifestam preocupações junto da Secretaria de Estado da Saúde
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, reuniu, esta quinta-feira, 2 de janeiro, no Ministério da Saúde, em Lisboa, com o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, a propósito dos constrangimentos identificados pelo Município na área em questão. Participaram também o deputado da Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, e o chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, Filipe Baptista. O secretário de Estado foi confrontado com assuntos tão prementes quanto a criação de um serviço de urgência em Ourém, a demora na assinatura dos protocolos com a ARSLVT ou os motivos que levam o CODU a encaminhar utentes oureenses para Abrantes em vez de Leiria
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Educação
Escola da Moita reabre após obras superiores a 420 mil euros
O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, vai estar presente na cerimónia de reabertura da Escola Básica da Moita, no concelho da Marinha Grande, que decorre no dia 6 de janeiro (segunda-feira), pelas 09h00. O edifício principal daquele estabelecimento de ensino vai reabrir após as obras de requalificação, que tiveram lugar no ano passado e representaram um investimento superior a 420 mil euros. A intervenção visou dotar o edifício de melhores condições de segurança e conforto, para que nele possam funcionar quatro salas de ensino básico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Sara Brighenti, Sara Matos, Maria Francisca Almeida Gama e Leonardo Baptista
Alcobaça assinala Dia Municipal da Educação com debate sobre poder transformador da Arte
Que tipo de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores necessitam os estudantes para ter sucesso e modelar o seu mundo? Como podem os sistemas educativos desenvolver esse conjunto de competências? Qual o papel das Artes no caminho a percorrer? São questões pertinentes que dão o mote para o Dia Municipal da Educação, assinalado no próximo sábado, 11 de janeiro, pelas 15h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, com um debate focado no tema “Arte e Educação – o poder transformador da Arte”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ponte continua fechada ao trânsito
Inspeção subaquática aos pilares da Ponte Rainha Dona Amélia já foi realizada
Decorreu durante a manhã desta segunda-feira, 6 de janeiro, a inspeção subaquática aos pilares da Ponte Rainha D. Amélia, levada a cabo pela empresa especializada XAVISUB. O relatório técnico, conjugando os dados da inspeção subaquática aos pilares e do levantamento batimétrico, que decorreu no passado dia 27 de dezembro, será entregue ao Município na próxima quinta-feira, dia 9 de janeiro. Este relatório permitirá uma avaliação das condições existentes, sendo de imediato remetido à empresa Infraestruturas de Portugal – IP para emissão de parecer sobre as condições de segurança para a reabertura da circulação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entidade Regional de Turismo destaca subida do número de visitantes e prémios conquistados durante o ano
Turismo na Região Centro cresce mais de 80% nos últimos seis anos
O ano de 2019 foi extremamente positivo para a atividade turística no Centro de Portugal e para a promoção da região enquanto destino. Os dados já existentes demonstram que 2019 terá sido o melhor ano de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. De acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística, de janeiro a outubro foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% do que no mesmo período de 2018, altura em que se registaram 3,41 milhões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da secretária de Estado do Ambiente
Municípios da CIMLT discutem “estratégia
de recolha seletiva de biorresíduos”
A secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, presidiu a uma reunião, no dia 3 de janeiro, na CIMLT, para debater a estratégia de implementação de recolha seletiva de biorresíduos. A reunião contou com a presença dos presidentes de Câmara, vereadores e técnicos dos Municípios da Lezíria do Tejo e do Alto Alentejo. Esta reunião ocorre na sequência do parecer da Procuradoria-Geral da República relativamente à definição de competências para a recolha de biorresíduos em Portugal, que veio clarificar que a mesma é da responsabilidade dos Municípios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ao abrigo do novo regime jurídico da transferência de competências do Estado para os municípios
Câmara da Batalha pretende instalar Arquivo Histórico Municipal na antiga Conservatória
A Câmara Municipal da Batalha em ofício dirigido ao ministro das Finanças, Mário Centeno e ainda às Ministras da Justiça e da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, reclama a gestão das antigas instalações da Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial da Batalha, na Rua dos Bombeiros, para localizar o arquivo o arquivo histórico municipal e apoio a instituições como o CEPAE-Centro do Património da Estremadura. Para o efeito, a autarquia apresenta ao Governo um projeto fundamentado sobre a futura utilização daquele património público sem qualquer utilização e orientado para criar melhores condições aos estudantes e investigadores que cada vez mais recorrem à consulta e estudo dos arquivos históricos do município da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto de Ano Novo em Santarém
Orquestra Filarmónica Portuguesa junta 600 pessoas em Santarém em concerto solidário
O Grande Auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas recebeu este sábado, dia 4 de janeiro, pelas 17 horas, a Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob o tema: “From Blues to Blue”, com Direção Artística do Maestro Osvaldo Ferreira. Esta iniciativa contou com a presença de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara, Cristina Casanova, vereadora da Câmara, Carlos Marçal, presidente da União de Freguesia da Cidade de Santarém e de João Leite, presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Viver Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca reforça posição na Região Centro
McDonald’s abre terceiro restaurante em Leiria
Já abriu o McDonald’s Leiria D. Dinis, o terceiro restaurante da marca no concelho de Leiria, com serviço McDrive®, aberto 24 horas por dia, durante toda a semana. Esta abertura reforça a aposta da marca na Região Centro e, em Portugal, onde já conta com um total de 174 restaurantes. O novo Restaurante, que pela primeira vez no concelho, integra serviço McCafé®, está localizado no Lis Shopping, o centro comercial junto à rotunda de Porto Moniz e é gerido por Eduardo Saragga Leal, franquiado da marca desde 1997 e que detém já cinco restaurantes McDonald’s em Leiria, Marinha Grande e Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do secretariado da Direção da Organização Regional de Leiria
PCP expressa o seu pesar pelo falecimento do Arquitecto Norberto Barroca
O secretariado da Direção da Organização Regional de Leiria do PCP expressou, no dia 3 de janeiro, o seu pesar e consternação pelo falecimento do Arquiteto Norberto Barroca, natural da Marinha Grande, uma das mais ilustres figuras deste Concelho e uma referência nacional na área da cultura. Nascido na Marinha Grande em 1937, Norberto Barroca foi uma figura destacada da Cultura na Marinha Grande e no plano nacional, e simultaneamente um homem de valores e de causas progressistas, com profundas preocupações sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Cartaxo e de Salvaterra de Magos
Pilares da Ponte Rainha Dona Amélia objeto de inspeção subaquática após cheias no Tejo
No passado dia 20 de dezembro, face ao aumento de caudais do Tejo resultante da depressão ELSA, as Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos suspenderam, por razões de segurança a circulação na Ponte Rainha D. Amélia. No mesmo dia decidiram as duas Câmaras Municipais levar a cabo, com caráter de urgência, os trabalhos de inspeção das condições de segurança da mencionada infraestrutura. Em conformidade com o Protocolo existente, compete à Câmara Municipal do Cartaxo proceder à monitorização da Ponte através do procedimento técnico de levantamento batimétrico e de inspeção subaquática aos pilares da ponte, cabendo à Câmara de Salvaterra de Magos o levantamento topográfico do tabuleiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir das 14h
Cerimónias fúnebres de Norberto Barroca decorrem sábado na Igreja da Marinha Grande
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, decretou luto municipal para este sábado dia 4 de janeiro, em honra do encenador, ator e arquiteto Norberto Barroca, falecido esta quinta-feira, 2 de janeiro de 2020. O velório terá lugar hoje, 3 de janeiro, no Teatro Stephens, a partir das 14h. As cerimónias fúnebres decorrerão no sábado, a partir das 14h, na Igreja da Marinha Grande e o cortejo fúnebre segue para o cemitério da Marinha Grande, onde será o funeral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A animação incluiu exposições e atividades natalícias
Presépio “gigante” com 500 figuras natalícias atraiu ao Cadaval cerca de 7500 visitantes
Cerca de 7500 visitantes quiseram apreciar, de perto, o presépio de grandes dimensões que constituiu o ponto alto da animação natalícia no Cadaval. A quadra que agora termina contou com diversas atividades alusivas, que visaram a boa disposição mas também a promoção do comércio local, sem esquecer a vertente solidária. Cerca de três semanas é o tempo de montagem do presépio “gigante” que marcou a temporada de Natal no Cadaval, um projeto da autoria do conterrâneo Rui Martins, pedreiro de construção civil, residente em Alguber. À data, a construção, patente até 5 de janeiro no Mercado Municipal, recebeu perto de 7500 visitas, de dentro e fora da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal da Marinha Grande decreta luto municipal para o dia das cerimónias fúnebres
Faleceu o encenador, ator e arquiteto marinhense Norberto Barroca
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, decreta luto municipal para o dia das cerimónias fúnebres do encenador, ator e arquiteto Norberto Barroca, falecido esta quinta-feira, 2 de janeiro de 2020. Para a presidente, ”esta é uma triste notícia que muito nos marca. Norberto Barroca foi e será sempre - porque nunca o esqueceremos - um grande Marinhense. Artista, encenador de gabarito Nacional, figura de reconhecido mérito, graças a Norberto Barroca boa parte da memória histórica do povo Marinhense permanecerá eternamente viva. Obrigada por tudo, Norberto. Ficam as enormes saudades. Até sempre."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Passagem de ano em Santa Cruz pôs milhares de pessoas de olhos postos no mar
Milhares de pessoas rumaram a Santa Cruz para uma passagem de ano de “olhos postos no mar”. Na noite de 31 de dezembro, as ruas do centro da localidade encheram, assim como os seus locais “privilegiados” para assistir ao espetáculo de fogo de artifício lançado do miradouro da Praia Formosa. Da Avenida do Atlântico ao Alto da Vela, sem esquecer locais como a Esplanada Antero de Quental, a Escadaria Júlio Vieira, junto ao Penedo do Guincho e um pouco por todo o areal, a busca pelo melhor local para assistir ao fogo de artifício era comum a todos os que acorreram àquela estância balnear.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré anunciou os nomes no primeiro baile do ano
Nelson Zarro e Gisélia Pedroso são os Reis
do Carnaval da Nazaré 2020
Nelson Zarro e Gisélia Pedroso foram apresentados, no dia 1 de janeiro, como os Reis do Carnaval 2020 durante o primeiro baile do ano, onde também se conheceu, em primeira mão, a marcha geral oficial do evento, com letra de Joaquim Mota, música de Nuno Abelha e interpretação de Vítor Maurício e Tiago Batalha. Já era conhecido o mote do Carnaval “Beu áuga da fontinha” (Bebeu água da fontinha, o que significa que alguém de fora se enamorou pela Nazaré) e neste primeiro dia do ano conheceram-se os rostos dos Reis da festa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 4 de janeiro
Caldas da Rainha vai despedir-se do Natal
com um passeio equestre
Para se despedir desta quadra natalícia, Caldas da Rainha promove um passeio equestre pelas ruas que atraíram milhares de pessoas à cidade. É já este sábado, dia 4 de janeiro, a partir das 18h00, que dezenas de cavalos e várias charretes fazem o percurso com toda a tranquilidade ao longo de duas horas. A iniciativa realiza-se este sábado, depois de ter sido adiada devido ao mau tempo. Árvore de Natal e presente gigante são de passagem obrigatória.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Miguel Paulo: “É preciso voltar a página no PS em Rio Maior"
Miguel Paulo
Mulheres portuguesas, por quem os sinos dobram
Joaquim Vitorino
Centro de Negócios de Alcobaça, Feira de São Bernardo e delimitação das novas ARU
Carlos Bonifácio
Só a CDU votou contra os Orçamentos 2020 da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça
Por Luís Crisóstomo e Clementina Henriques
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o