Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 238 Director: Mário Lopes Quarta, 25 de Novembro de 2020
Proposta resolve a ligação entre os Parceiros e Leiria
Leiria vai ter Parque Verde em Porto Moniz com oito hectares
Um Parque Verde com cerca de oito hectares vai ser construído em Porto Moniz e Santa Clara, Leiria, oferecendo um novo espaço verde de usufruto para a população, com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas, um investimento de € 1.278.651,07 referente ao pagamento de compensações que decorre da lei no âmbito de licenciamento de um loteamento. A proposta resolve a ligação entre os Parceiros e Leiria, propõe a criação de uma ligação forte através de ciclovias e circuitos pedonais potenciando o ecossistema existente e valorizando o crescimento da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
No âmbito da Lei do Orçamento do Estado para 2021
Parlamento aprova proposta de investimento do PSD de 5 milhões para o Pinhal de Leiria
A Assembleia da República aprovou a proposta do PSD, apresentada pela deputada Margarida Balseiro Lopes, de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 para aplicação de 5 milhões de euros na recuperação do Pinhal de Leiria durante o ano de 2021. Recorde-se que o Governo não contemplou nenhuma verba específica na Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2021 para a Mata Nacional de Leiria. O objetivo do PSD é que os 16 milhões de euros arrecadados com a venda da madeira queimada sejam integralmente aplicados na Mata Nacional de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do ministro da Administração Interna
Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres assinalado na Lourinhã
A Guarda Nacional Republicana assinala esta quarta-feira, dia 25 de novembro, pelas 10h30, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres no Posto Territorial da Lourinhã, na área do Comando Territorial de Lisboa, que contará com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita e do comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Clero. Em 1999, as Nações Unidas designaram oficialmente o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, com o intuito de alertar para esta problemática que atinge mulheres em todo o mundo. Diariamente, as mulheres são vítimas de vários tipos de violência, como violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação e outras agressões sexuais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Num investimento previsto de 65 mil euros
Câmara de Porto de Mós inicia ampliação
da Rede de Saneamento básico em Alvados
Enquadrado na estratégia de ampliação da rede de saneamento básico no concelho de Porto de Mós e tendo em conta a elevada dinâmica turística que a localidade de Alvados tem vivido ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Porto de Mós está a ampliar a rede de saneamento básico nesta aldeia, permitindo desta forma a várias Unidades Hoteleiras, bem como, ao futuro Centro de Interpretação da Serra de Aire e Candeeiros (antigo Centro de Desporto Ar Livre), o acesso pela primeira vez à rede de saneamento básico, num investimento previsto de 65 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 de novembro a 10 de janeiro
“Natal em Movimento” na Marinha Grande traz camião e comboio com animação pelas ruas
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai organizar a iniciativa “Natal em Movimento”, que inclui a ligação da iluminação e decoração de Natal nas ruas do concelho e atividades culturais itinerantes, que decorrem de 28 de novembro a 10 de janeiro, com o objetivo de animar a população e dinamizar o comércio tradicional. Este ano, e não obstante as restrições e orientações impostas pela Direção-Geral de Saúde, no que respeita à realização de eventos, a Câmara Municipal da Marinha Grande faz questão de assinalar esta época festiva e para tal preparou um conjunto de iniciativas, de caráter itinerante, de forma a proporcionar a todos, munícipes e público em geral, a oportunidade de viverem o Natal com segurança. Pretende-se garantir toda a magia e espírito natalício que a época merece, transmitindo um sentimento de esperança num momento tão conturbado da vida de todos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro para contrariar o confinamento das consciências
Nuno Garcia Lopes celebra 25 anos de escrita
com site próprio e livro “O repto de Europa”
O escritor Nuno Garcia Lopes celebra dia 27 de Novembro o 25º aniversário da edição do seu primeiro livro, “Poemas de Constância e Desafio”, com um duplo lançamento: o seu site pessoal e a nova obra “O repto de Europa”. O livro, que celebra 25 anos de edição de Nuno Garcia Lopes, nasceu da urgência de valorizar o humanismo, querendo também contrariar a ideia de que a fruição cultural ficou refém da pandemia. Com chancela da Origami (Médio Tejo Edições), este livro inclui dois contos que giram em volta de viagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados da indústria seguradora relativos ao mês de setembro de 2020
Seguradoras fortemente afetadas pela pandemia é o terceiro sector com maior queda
Os dados da indústria seguradora relativos ao mês de setembro de 2020 revelam que o setor foi fortemente afetado pela pandemia que se reflete já no agravamento dos custos dos sinistros. Alguns ramos registam um crescimento desses custos superior ao verificado em 2019, nomeadamente os seguros de multirriscos, de doença, de assistência no automóvel ou de crédito. Esta tendência deverá estender-se aos restantes ramos de seguros até ao final do ano. Destaque ainda para a redução da produção de seguros, em especial no ramo Vida que atinge mais de 40%. A nível mundial a indústria seguradora foi a terceira com maior queda e atualmente regista uma recuperação mais lenta em relação a outros setores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa sessão intitulada "Cuidar Portugal"
Candidata presidencial Ana Gomes participa em ação de pré-campanha eleitoral em Leiria
A candidata à Presidência da República Ana Gomes estará presente esta quinta-feira, dia 26 de novembro pelas 18 horas, numa sessão intitulada "Cuidar Portugal", no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Ana Gomes é jurista, tendo exercido funções de diplomata na ONU (Nova Iorque e Genebra), Londres, Tóquio e Jakarta, tendo terminado a carreira como embaixadora de Portugal na Indonésia durante o período de transição de Timor-Leste para a Independência. Militante do Partido Socialista desde 2002, foi deputada ao Parlamento Europeu de 2004 a 2019. Conta atualmente com o apoio oficial do PAN e do Livre, uma vez que o PS decidiu dar liberdade de voto aos seus militantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Edição Especial devido à pandemia
Doces & Licores com Tradição na Mostra 2020 vão estar em 12 casas do concelho de Alcobaça
Durante os 6 dias desta edição especial, 12 casas do concelho, com maior tradição e presença regular na Mostra, estão à sua espera com os seus produtos conventuais, novidades e ofertas especiais. Alcobaça tem, na Doçaria Conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça que deixaram, devido a mais de oito séculos de permanência na região e com a sua dedicação à terra e aos saberes, uma marca de excelência. Do seu legado em termos de doçaria e licores conventuais, são famosas as cornucópias, o Pão de ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, o licor de Ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comando Municipal de Operações de Proteção Civil de Tomar reuniu para avaliar a situação
Tomar regista 91 novos casos de COVID-19 e
2 óbitos na semana entre 16 e 22 de novembro
Decorreu na manhã desta segunda-feira, dia 23 de novembro, no Posto de Comando Municipal de Operações de Proteção Civil de Tomar, a reunião semanal do Comando Municipal de Operações de Proteção Civil de Tomar, para avaliar e acompanhar a situação epidemiológica no concelho, bem como debater os assuntos relacionados com a entrada do novo estado de emergência, a inclusão de Tomar na lista dos Concelhos de risco elevado e as consequentes medidas a adotar. De acordo com os dados enviados pela USPMT - Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, Tomar tem a registar, na semana entre 16 e 22 de novembro, 91 novos casos e 2 óbitos. Já foram infetados no concelho um total de 402 pessoas, 217 recuperaram e há 180 casos em vigilância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
250 Anos da Concessão do Título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo
Carlos Fiolhais fala da influência de Pombal
nas Ciências Exatas e na História Natural
“A influência de Pombal nas Ciências Exatas e na História Natural” é o tema do webinar que irá ser realizado esta quinta-feira, 26 de novembro, no âmbito da Ciência e Tecnologia e dos 250 Anos da Concessão do Título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo., A iniciativa terá lugar pelas 11h15 a partir do Celeiro do Marquês e transmitido pelos meios digitais do município, contando com uma presença limitada de participantes, mediante inscrição prévia. O webinar estará a cargo do Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais, Doutor em Física Teórica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Percurso pela cidade inclui cinco etapas
ACCCRO promove app de realidade aumentada para visitar Caldas, Rainha do Natal
A partir de agora é possível participar num fantástico jogo de realidade aumentada pelas ruas das Caldas da Rainha, através da aplicação “Caldas, Rainha do Comércio AR”, disponível gratuitamente para Iphone ou Android. A “Caldas, Rainha do Comércio AR”, permite que se faça um percurso pela cidade em que se completam cinco etapas, sendo que em cada uma delas há um momento interativo com realidade aumentada. Por exemplo, será possível ver uma figura histórica à entrada do Hospital Termal, através da câmara do telemóvel, um trenó a voar sobre o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha ou o Zé Povinho a falar em frente aos Paços do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a Renovação do Estado de Emergência
Nove concelhos da região nas listas de Risco Muito Elevado ou Extremamente Elevado
Só um concelho da região integra a lista de concelhos de Risco Extremamente Elevado (> 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias) de propagação de COVID-19 divulgada este sábado, dia 21 de novembro, pelo Governo: Alcanena. Contudo, nove concelhos da região integram a lista de Risco Muito Elevado (480 a 960 casos): Abrantes, Azambuja, Cartaxo, Constância, Coruche, Nazaré, Ourém e Pombal. O maior grupo (22 concelhos) integra a lista de Risco Elevado (240 a 480) enquanto 12 concelhos integram a lista de concelhos com Risco Moderado (< 240).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em resposta ao deputado do PS João Paulo Pedrosa
Ministro das Infraestruturas promete viagem
de comboio entre Leiria e Lisboa em meia hora
Na segunda semana de novembro, na audição setorial dos Ministros com vista à aprovação do Orçamento de Estado, o deputado do PS João Paulo Pedrosa inquiriu vários ministros sobre outras tantas matérias de interesse para o distrito de Leiria. Assim, ao Ministro das Infraestruturas perguntou sobre o comboio de alta velocidade para Leiria, valorizando esta infraestrutura e a importância que ela tem para a população e as empresas do distrito, já que Leiria é a única capital de distrito do litoral que não é servida por uma rede eficaz de transporte ferroviário. Em resposta, o governante salientou que hoje um cidadão de Leiria demora 4 horas a chegar a Lisboa de comboio em alta velocidade e passará a demorar meia hora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Juntando cerca de 35 entidades, desde empresas a instituições sociais
Câmara de Alcobaça promove sessão sobre medidas de apoio à empregabilidade do IEFP
Esta quinta-feira, 19 de novembro, cerca de 35 entidades, desde empresas a instituições sociais, participaram numa sessão online de formação e esclarecimento sobre um conjunto de apoios à empregabilidade e à atividade empresarial. A iniciativa foi promovida através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alcobaça e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Na sua intervenção de abertura da sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio sublinhou “a importância das empresas e instituições sociais estarem informados sobre o conjunto de apoios disponíveis para assegurar o seu bom funcionamento num período onde a incerteza a instabilidade são fatores prementes."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Advogada é a mandatária distrital de Leiria da Candidatura à Presidência
Anabela Baptista justifica apoio a João Ferreira com a necessidade de defender a Constituição
A mandatária Distrital de Leiria da Candidatura de João Ferreira a Presidente da República, Anabela Baptista, advogada de 46 anos, de Leiria, foi apresentada no sábado, dia 14 de novembro. Na iniciativa, que decorreu no Auditório do Centro Associativo Municipal de Leiria, e em que participaram 60 convidados, apoiantes e ativistas da Candidatura, oriundos de vários Concelhos do Distrito de Leiria, intervieram Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e a Mandatária Distrital Anabela Baptista. Segundo Anabela Baptista, “João Ferreira, na sua candidatura à Presidente da República, além do formal juramento de "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa", assume o compromisso maior que é o de fazer cumprir e concretizar a Constituição de Abril.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de uma primeira certificação em julho
LeiriaShopping renova selo de higiene e segurança com certificação SGS
O LeiriaShopping acaba de renovar a sua certificação de monitorização de higiene e avaliação de desinfeção da SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e segurança. Depois de uma primeira certificação em julho, o Centro volta agora a renovar o selo de higiene e segurança, que confirma a rigorosa aplicação de protocolos e regulamentos e reforça o seu compromisso com a segurança dos seus visitantes, lojistas e colaboradores. A atribuição desta certificação resulta de um processo pormenorizado de verificação dos atuais sistemas de higiene e limpeza do LeiriaShopping, que incluem um conjunto de testes de adenosina trifosfato (ATP) a amostras de superfícies para avaliar a eficácia das práticas de limpeza e higienização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa dinamizada pelo Municipio do Bombarral
Bombarral volta a viver um Natal e Peras
a partir do dia 1 de dezembro
Está agendado para o dia 1 de dezembro, terça-feira, o início de mais um Natal e Peras, iniciativa dinamizada pelo Municipio do Bombarral que conta com um conjunto de ações que pretendem levar o espírito natalício a toda a população neste contexto de pandemia que irá alterar substancialmente as tradicionais comemorações desta época festiva. A abertura do programa comemorativo está agendada para as 11 horas do dia 1 de dezembro com a inauguração da primeira edição do Comerci’Art, momento que será transmitido em direto na página de Facebook do Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundação “la Caixa” financia projeto do ciTechCare
Politécnico de Leiria vai estudar impacto social da prevenção e controlo de infeção de Covid-19
O ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria obteve financiamento para o projeto “O impacto social da Prevenção e Controlo de Infeção nas estruturas residenciais para idosos durante a crise de Covid-19”. Sónia Gonçalves Pereira, investigadora do Politécnico de Leiria, e Catarina dos Santos Marques, estudante de doutoramento, viram o seu projeto ser um dos três selecionados pelo Observatório Social da Fundação “la Caixa”, num concurso que pretende apoiar projetos de investigação que contribuam para obter dados sobre o impacto social da pandemia Covid-19 na sociedade portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lista contém atualmente 18 dos 30 concelhos da região
Mais concelhos do Médio Tejo, Oeste, Lezíria e Leiria podem integrar hoje a lista sanitária
O número de concelhos da região que integram a lista sanitária do Governo com mais de 240 novos casos de COVID-19 nos últimos 14 dias – atualmente são 18 – pode aumentar este sábado, dia 21 de novembro, por determinação do Conselho de Ministros. Só no Médio Tejo há seis concelhos com mais de 200 casos ativos. Abrantes (262), Alcanena (229), Entroncamento (318), Ourém (655), Tomar (390) e Torres Novas (311). No Oeste, Torres Vedras (243), Alcobaça (161), Caldas da Rainha (105) e Peniche (104) já ultrapassam a centena de casos ativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serão sorteados um total de 1500 euros em prémios
Leiria Christmas Market tem 150 LeiriaCoins para 10 vencedores do concurso de compras
O programa Leiria Christmas Market 2020, promovido pelo Município de Leiria, em parceria com a ACILIS-Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da região de Leiria, surgiu com o objetivo de incentivar as compras de Natal nos estabelecimentos de comércio local do concelho de Leiria e nas lojas online do Leiria Market e Mercado de Leiria. Até 27 de dezembro de 2020, cada 10€ em compras num dos estabelecimentos aderentes, incluindo a loja online do Leiria Market e do Mercado de Leiria, dão direito a um cupão de participação no sorteio “Leiria Christmas Market”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Concurso “Vamos Fotografar as Nossas Tradições” abre inscrições até 7 de dezembro
Estão abertas as inscrições, até 7 de dezembro, para a 2ª edição do Concurso de fotografia “Vamos Fotografar as Nossas Tradições.” O concurso é organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Municipais da RIBLT e Centro de Informação Europe Direct do Oeste e Lezíria do Tejo. Conta ainda com o apoio dos municípios da Região Oeste, incluindo o de Alcobaça, através da Biblioteca Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Projeto "Paul Natura - Conhecer para Proteger" organiza seminário online este sábado
Realiza-se este sábado, dia 21 de novembro, um seminário subordinado ao tema “O valor das zonas húmidas no ordenamento do território – vantagens e dificuldades de gestão sustentável de zonas húmidas (exemplos nacionais)”, no âmbito do projeto “Paul Natura – Conhecer para proteger”. O seminário terá início pelas 15h00, em formato online, sendo transmitido em direto na página de Facebook do Município de Azambuja. Esta é mais uma iniciativa do consórcio que lidera o projeto, no qual são parceiros o Município de Azambuja, a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, a Universidade Lusófona, o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja e a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Surto fez subir números do concelho para 228
Torres Vedras apresenta 35 casos ativos
de COVID-19 em trabalhadores agrícolas
A 18 de novembro, o concelho de Torres Vedras registava 228 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 85 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 608 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou 31 novos casos confirmados e 8 novos casos recuperados. De salientar o cluster de casos de COVID-19 associados a trabalhadores agrícolas, que apresenta 35 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, registando três novos casos confirmados. Todos os casos ativos associados a este cluster pertencem à União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Associação de Horticultura do Oeste contesta redução drástica de apoios à eletricidade verde
A AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste enviou uma carta ao ministro de Estado e das Finanças, João Leão e à ministra da Agricultura, Maria do Céu de Oliveira Antunes, no dia 20 de novembro, em representação dos horticultores da zona Oeste, mais precisamente dos seus associados, manifestando o seu descontentamento relativamente ao apoio regulamentado em Portaria nº265-B/2020, de 16 de novembro e solicitando uma reapreciação das medidas definidas em portaria
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela ACCCRO
Concurso de Montras de Natal do Comércio Local das Caldas da Rainha abre inscrições
A partir de 14 de novembro estão abertas as inscrições para o Concurso de Montras de Natal do Comércio Local, promovido pela Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, no qual podem participar todos os comerciantes da cidade de Caldas da Rainha. O concurso decorrerá de 21 de novembro a 6 de janeiro de 2021, sendo possível a inscrição até 7 de dezembro. A partir dessa data, e até 6 de janeiro, terá lugar a votação do público. Haverá ainda um júri que irá avaliar as montras entre os dias 4 e 6 de janeiro. Os vencedores serão conhecidos a 28 de janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 a 29 de novembro
Município de Alcobaça associa-se à 8ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Pelo 6º ano consecutivo, o Município de Alcobaça participa na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (a cumprir a sua 8ª edição), uma iniciativa comunitária realizada à 8 destinada a chamar à atenção das comunidades locais e nacionais, dos consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos populacionais para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar para a sua redução e prevenção. De 21 a 29 de novembro, a Câmara irá promover algumas iniciativas locais, a começar por uma ação de sensibilização em algumas padarias do concelho nos dias 24 e 25 de novembro e outra ação de sensibilização em alguns supermercados concelhios nos dias 26 e 27 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluindo 84 aves, um macaco, um veado e três antílopes negros
Operação "Thunder 2020" de Proteção da Vida Selvagem da GNR resgata dezenas de animais
Portugal participou na Operação “Thunder 2020”, de 14 de setembro a 11 de outubro, realizando ações de investigação e de fiscalização para combater o comércio ilegal e os crimes praticados contra a vida selvagem, especialmente a fauna e flora. No âmbito desta operação foram realizadas em Portugal, pelas diversas entidades acima mencionadas, 159 ações de investigação e/ou fiscalização, com 156 animais fiscalizados, 10 autos de contraordenação e a apreensão de várias espécimes e espécies. O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, no dia 12 de novembro, recuperou também um exemplar da espécie bufo real, na localidade de Tremoceira, concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 25 mil euros
Município da Lourinhã iniciou a requalificação das instalações do Posto de Turismo
O município da Lourinhã deu início à requalificação das instalações do Posto de Turismo, empreitada que terá o custo de 25.447,65 euros e ficará concluída até ao final do presente ano. Estas obras incidem genericamente no melhoramento das condições de atendimento ao público assim como no cumprimento da legislação inerente à lei das acessibilidades. O interior do Posto de Turismo contará ainda com uma estrutura decorativa constituída por peças de madeira, decorada com plantas verticais artificiais, que constituirá um fundo de enquadramento ao dinaussauro “Alossauro Baby”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria do Município com a RedeLAB
Novo Centro de Testes Rastreio COVID-19 abre em Sobral de Monte Agraço
O Centro de Testes Rastreio COVID-19, em Sobral de Monte Agraço, está a funcionar desde o dia 16 de novembro, junto ao Mercado Municipal, numa parceria do Município com a RedeLAB, e funcionando em plena articulação com as Autoridades de Saúde, para melhor servir a população do concelho que necessite de ser testada. A Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço relembra que os testes serão realizados apenas aos cidadãos sinalizados pelas autoridades competentes para o efeito, não sendo o Município responsável por essa gestão. Assim, os munícipes que registem sintomas da doença provocada pela infeção pelo novo coronavírus devem contactar a Linha SNS 24.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apreensão de cannabis
PSP efetua num dia dupla apreensão de droga nas Caldas da Rainha
No dia 18 de novembro, pelas 9h15, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra de Caldas da Rainha, da Divisão Policial de Caldas da Rainha, no âmbito de uma ocorrência de desentendimento entre um casal, deteve um homem e apreendeu 2554 doses de cannabis. Durante o dia 18 de novembro, entre as 9h e as 12h, a PSP , desenvolveu ainda, naquela cidade, uma operação policial de combate ao tráfico de estupefacientes, dando cumprimento a cinco mandados de busca: um domiciliário, um não domiciliário e três em viaturas automóveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra a concurso público tem um valor base a rondar os 245 mil euros
Município de Pombal avança com zona verde
e ciclovia para a zona do Casarelo
A zona do Casarelo, confinante com a encosta do Castelo, no centro da cidade de Pombal, vai ser requalificada para acolher uma bolsa de estacionamento, um corredor ribeirinho com ciclovia, uma via de circulação pedonal e uma zona verde. O projeto foi aprovado pelo Executivo Municipal que deliberou lançar a obra a concurso público, com um valor base a rondar os 245 mil euros. O novo espaço terá ainda um parqueamento de bicicletas (BikeSharing), dando desta forma maior valor à rede de mobilidade da cidade, para além de dar apoio às atividades lúdicas e desportivas realizadas na mata da encosta do Castelo, e também de apoio à habitação e estabelecimentos comerciais das imediações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para coordenar a resposta municipal à pandemia
Câmara do Cartaxo ativou Posto de Comando Municipal de Proteção Civil
O Centro de Promoção Vitivinícola e o Auditório Municipal, localizados na Quinta das Pratas, passaram a acolher, desde esta quarta-feira, dia 18 de novembro, o Posto de Comando Municipal de Proteção Civil que a Câmara Municipal do Cartaxo ativou para coordenar a resposta municipal à pandemia do novo coronavírus SARS-COV2 e à doença Covid-19. O Posto de Comando Municipal de Proteção Civil foi ativado para coordenar a resposta municipal e os meios humanos e técnicos disponíveis no concelho e envolvidos no combate ao contágio por novo coronavírus SARS-COV2 e no apoio à população atingida pela doença Covid-19. O Posto de Comando tem linha de telefone direta e email de contacto disponível para dúvidas da população e necessidades de apoio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Máscaras de uso social reutilizáveis
Torres Novas inicia distribuição de máscaras
(2ª fase) no dia de 23 de novembro
O Município de Torres Novas irá iniciar a segunda fase de distribuição à população de máscaras de uso social reutilizáveis que decorrerá de 23 de novembro a 4 de dezembro. Cada cidadão tem direito a uma máscara. Para tal, tem de se encontrar recenseado ou ser residente numa das freguesias do concelho. O levantamento será efetuado através da apresentação do original do documento de identificação ou atestado de residência. A fim de desaconselhar a deslocação generalizada das pessoas ou a aglomeração nos locais de entrega das máscaras, permite-se que cada cidadão possa proceder ao levantamento de máscaras por conta de outrem, desde que se faça acompanhar dos documentos mencionados, referentes a cada cidadão para o qual se pretende levantar a máscara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bispo de Leiria-Fátima esteve internado desde o dia 4 de novembro
Cardeal D. António Marto recebe hoje alta
do Hospital de Santo André
O cardeal D. António Marto continua internado no Hospital de Santo André, em Leiria, onde deu entrada no dia 4 de novembro, com sintomas febris. Desde então, tem sido incansavelmente acompanhado por uma equipa de profissionais de saúde e submetido aos necessários tratamentos por via intravenosa, que obrigaram à sua permanência naquela unidade hospitalar. A febre que desencadeou o seu internamento foi controlada e, atualmente, o bispo da diocese de Leiria-Fátima encontra-se bem-disposto e animado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com aumentos de 77% e 234%, respetivamente
Porto de Mós aprova Orçamento com reforço
da ação social e desenvolvimento económico
Foi aprovado em Reunião de Câmara um dos maiores orçamentos municipais do concelho de Porto de Mós para o ano 2021, num total de 22.721.639€. Este orçamento, para além de refletir um conjunto de compromissos eleitorais de forma a concluir o atual mandato com uma elevada taxa de sucesso, reflete principalmente o maior investimento de sempre em apoio social e desenvolvimento económico no concelho. Este é um orçamento com um grande enfoque nas pessoas e empresas, essa é a natureza deste Executivo, que não abdica destes princípios em prol da qualidade de vida e bem-estar da população do concelho de Porto de Mós. Pese embora esta estratégia, o Orçamento foi aprovado com os votos contra do PS e a abstenção da vereadora do movimento AJSIM.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Ensemble de Cordas” com Sérgio Carolino (tuba) e Mário Marques (saxofone) é o primeiro concerto
Edição especial Doces & Licores Conventuais abrilhantada com os Concertos da Justiça
A Orquestra Clássica do Centro (OCC), em parceria com os Tribunais da Relação, promove um ciclo de concertos intitulado “Concertos da Justiça”. Desta forma, segunda-feira, dia 30 de novembro de 2020 às 19h00, na Sala dos Monges do Mosteiro de Alcobaça, “Ensemble de Cordas” com Sérgio Carolino (tuba) e Mário Marques (saxofone), apresentarão um espetáculo que integra a programação da “Edição Especial Doces & Licores Conventuais - nas casas com tradição na Mostra”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
«Desde muito pequenina que invento canções»
Laura Varges promessa do The Voice Portugal
é do Cadaval
Chama-se Laura Varges e está a dar que falar no “The Voice Portugal”, desde que, a 11 de outubro, virou as quatro cadeiras na “prova cega” do afamado concurso de novos cantores. Após ter passado também a fase “batalhas”, a música cadavalense (oriunda do Vilar) regressa, no próximo domingo à noite, ao programa da RTP1, e conta com o voto do público para suplantar mais uma fase, seguindo rumo a um lugar ao sol no panorama musical português. Bruno Fialho entrevistou a cantora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Venda de madeira ardida proveniente dos incêndios de outubro de 2017 no Pinhal de Leiria rendeu 16 milhões de euros
PSD exige 5 milhões de euros de investimento em 2021 no Pinhal de Leiria
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria apresentaram uma proposta ao Orçamento do Estado para 2021 para aplicação de 5 milhões de euros na recuperação do Pinhal de Leiria durante o ano de 2021. Recorde-se que o Governo não contemplou nenhuma verba específica na Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2021 para a Mata Nacional de Leiria. Apesar das diversas recomendações políticas e técnicas, a recuperação da mata Nacional de Leiria encontra-se atrasada, como aliás o Governo já veio reconhecer, prometendo a resolução de “atrasos” que permitam um investimento de 9,1 milhões de euros até 2024 na Mata Nacional de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
VIII Encontro Politécnico de Leiria + Indústria anuncia mudanças nas bolsas para licenciaturas no ano letivo 2020/2021
Politécnico de Leiria, Nerlei e Cefamol apresentam modelo de atribuição de bolsas
O Politécnico de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL) anunciaram o modelo de atribuição de bolsas Politécnico de Leiria + Indústria de empresas da região a estudantes da instituição no ano letivo 2020/2021. O modelo prevê a concretização do programa Mestrados + Inovação, que inclui o apoio financeiro no valor de 3.000 euros a estudantes que desenvolvam investigação aplicada a projetos submetidos pela empresa, o programa de “labelling” e remodelação de quartos nas residências de estudantes, em que as empresas ajudam financeiramente para a criação de melhores condições, bem como as bolsas para licenciatura, este ano atribuídas num formato distinto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casos crescem agora também no Oeste Norte
Região Oeste ultrapassa os mil casos ativos
de COVID-19
O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste já ultrapassou os mil, tendo atingido os 1059 no dia 16 de novembro. Os concelhos que integram o distrito de Lisboa continuam a concentrar a grande maioria dos casos (68%), com destaque para Alenquer (345), Torres Vedras (174), Arruda dos Vinhos (80), Cadaval (49), Lourinhã (38) e Sobral de Monte Agraço (36). A novidade é o crescimento de casos também na zona norte, nos seis concelhos do Distrito de Leiria, com Caldas da Rainha e Alcobaça a aproximarem-se da centena de casos cada (97), seguidos de Peniche (71), Nazaré (39),e Óbidos (19) e Bombarral (14).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em resposta aos reflexos negativos provocados pela pandemia ao longo dos últimos sete meses
Orçamento municipal da Batalha aumenta 10% em relação ao ano anterior
A Câmara da Batalha aprovou, na reunião camarária desta segunda-feira, dia 16 de novembro, o orçamento e as grandes opções do plano para 2021, num total de 19,7 milhões de euros, montante que configura um aumento de 10% em relação ao ano anterior, e projetando investimentos de 60 milhões de euros para os próximos 5 anos. O orçamento foi aprovado com os votos a favor dos vereadores eleitos pelo PSD, a abstenção do CDS/PP e o voto contra do vereador do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando que há universidades com metade dos alunos com igual financiamento
JSD Distrital de Leiria critica critérios injustos que penalizam financiamento do Politécnico
A JSD Distrital de Leiria reuniu recentemente com a direção do Politécnico de Leiria, incluindo o seu presidente, Professor Rui Pedrosa, onde foram abordados vários temas, como: a passagem a Universidade Politécnica, o (sub)financiamento, os impactos da Covid-19 no funcionamento da instituição e nas aulas, a eventual expansão territorial do Politécnico e a resposta de alojamento estudantil. O presidente da JSD Distrital de Leiria, João Antunes dos Santos considera que “a reunião foi extremamente útil, servindo para que a JSD pudesse ficar a conhecer melhor a vida do Politécnico, os seus anseios e os desafios que se lhe colocam. Reforçando a proximidade da JSD a esta instituição que une o distrito, que tanto enche de orgulho os leirienses e que é imprescindível à estratégia de potenciação, crescimento e desenvolvimento da região e do País”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De um total de 311
Concelho de Tomar regista 54 novos casos
de Covid-19 na semana de 9 a 15 de novembro
A Comissão do Posto de Comando Municipal de Operações de Proteção Civil de Tomar reuniu, no dia 16 de novembro, para efetuar o balanço semanal da realidade epidemiológica no concelho bem como para acompanhar ativamente as situações detetadas em lares e na comunidade em geral relativamente à problemática do Coronavírus. Tal como tornado público este domingo, está a ser acompanhada a situação epidemiológica na Escola Secundária Santa Maria do Olival que determinou, como medida de contenção da propagação do vírus, o seu encerramento e a transição para o regime de aulas não presencial a todas as turmas, até 29 de novembro, com reavaliação posterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a realização da Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal
Teatro-Cine de Torres Vedras reabriu portas
a 10 de novembro após obras de beneficiação
O Teatro-Cine de Torres Vedras foi recentemente alvo de obras de beneficiação, tendo reaberto as suas portas no dia 10 de novembro para a realização da Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal. As obras consistiram na substituição do telhado, na remoção das chapas de fibrocimento com amianto da cobertura, na execução de drenagens e impermeabilizações de terraços e caleiras, na revisão do sistema de segurança contra incêndios bem como do sistema de climatização, na execução da pintura interior e exterior do edifício, no reforço da cobertura do palco com instalação de painéis acústicos e térmicos, na reabilitação do pavimento do palco, na instalação de soalho de madeira maciça na sala de espetáculos e no arranjo da zona de estacionamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 21 de novembro
Festival Jazz da Marinha Grande recebe Trio Rui Caetano e Sexteto Bernardo Moreira
A Marinha Grande é a capital do jazz até ao dia 21 de novembro, no âmbito da organização do 6º Festival Jazz da Marinha Grande, que começou no dia 13, na Casa da Cultura Teatro Stephens. A programação integra artistas com currículo nacional e internacional de várias gerações, que apresentam os seus projetos de jazz num evento que tem a direção artística do maestro e músico César Cardoso. A edição deste ano do Festival abriu com a atuação do Quarteto Ricardo Toscano, no dia 13 de novembro. O saxofonista veio acompanhado por João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e por João Lopes Pereira (bateria). O músico demonstrou o seu invulgar talento e a sua forte personalidade musical, num espetáculo que teve grande empatia por parte do público presente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluído nas propostas de alterações ao Orçamento de Estado
Grupo Parlamentar do PSD propõe plano especial de apoio à economia de Fátima
O grupo parlamentar do PSD propôs ao Governo a criação de um Plano Especial de Apoio à Economia de Fátima, no âmbito das propostas de alterações ao Orçamento de Estado. Esta proposta decorreu da insistência que a Comissão Política Distrital de Santarém tem vindo a fazer e da visita que os deputados do PSD realizaram recentemente a Fátima. Para o PSD, é urgente a criação deste plano, em virtude dos impactos altamente negativos que o Turismo tem vindo a sofrer em algumas zonas, decorrentes da crise externa causada pela pandemia. O concelho de Ourém tem vindo a sofrer este impacto, dado o peso que o setor do Turismo religioso sempre teve, à volta do Santuário de Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lista sanitária integra mais 8 concelhos da região
Concelho da Batalha foi o único da região a sair da lista dos concelhos com risco elevado
Com base na Resolução do Conselho de Ministros n.º 96-B/2020, que prorroga a declaração da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, a partir das 00h00 de dia 13 de novembro, o Concelho da Batalha deixou de fazer parte da lista dos concelhos com risco elevado. Desta forma, passará a vigorar o regime de medidas descritas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2020, aplicáveis a todos os concelhos a nível nacional, que a seguir se elenca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Descentralizar a Cultura – De cá para lá” e a construção de um espaço museológico em Boa Vista
Orçamento Participativo 2020/2021 de Leiria já tem propostas vencedoras
“Descentralizar a Cultura – De cá para lá” e a construção de um espaço museológico em Boa Vista foram as propostas mais votadas nas categorias “Verde ou Imaterial” e “Material” da edição deste ano do Orçamento Participativo, que contou com um total de 2.122 votos. Na tipologia “Verde ou Imaterial”, o primeiro lugar foi alcançado com 660 votos, tendo sido ainda selecionadas para execução as candidaturas “Uma biblioteca para a Comunidade” e a colocação de ilhas ecológicas na Urbanização de Santa Clara, com 475 e 103 votos, respetivamente. Na última posição ficou a proposta de colocação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais, que recebeu a preferência de 55 cidadãos registados na plataforma do OP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Plano de Contingência do Município
Câmara do Cartaxo continua ação de desinfeção e descontaminação de espaços públicos
A Câmara Municipal do Cartaxo mantém desde o início da pandemia – com reforçou nas últimas semanas – trabalhos de descontaminação de equipamentos municipais e espaços públicos, assim como, de edifícios escolares e educativos. Os trabalhos decorrem no âmbito do Plano de Contingência do Município e dos planos de contingência dos equipamentos municipais. Os espaços escolares são desinfetados diariamente. Na última semana os trabalhos de descontaminação decorreram na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, nas instalações afetas à área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, no Jardim de Infância da Ereira, no Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique, na Unidade de Saúde Familiar de Pontével e na Escola Básica Marcelino Mesquita do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vítimas foram o pai e a irmã grávida
Suspeito de duplo homicídio em Torres Vedras detido pela PJ na Amadora
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública, deteve um homem, de 28 anos de idade, por fortes indícios da prática de dois crimes de homicídio qualificado. Os factos foram cometidos no final da noite de sexta-feira, 13 de novembro, no concelho de Tores Vedras, quando o presumível autor atingiu mortalmente, com golpes de arma branca, o seu progenitor e a sua irmã, na residência que todos partilhavam. Os crimes foram praticados na sequência de uma altercação entre o agressor e o seu pai, por este o repreender pela forma dissoluta como aquele, com hábitos de consumo de estupefacientes, levava a sua vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Escola Secundária Santa Maria do Olival passa a regime de aulas não presencial
Dada a situação epidemiológica na Escola Secundária Santa Maria do Olival, que determinou o isolamento profilático de sete turmas e face à possibilidade de transmissão em ambiente escolar, foi autorizado pela Diretora Geral da Saúde, a transição para o regime de aulas não presencial a todas as turmas. Este regime terá início no dia 16/11/2020 e termina a 29/11/202, com reavaliação posterior. A Câmara Municipal de Tomar alerta para a necessidade de cumprimento da Regra dos 5, como forma de contenção da COVID-19, evitando a sua propagação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Patrícia Gaspar participou, esta manhã, numa ação de sensibilização rodoviária da PSP
Governo assinala em Torres Vedras o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada
No âmbito do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, participou, esta manhã, numa ação de sensibilização rodoviária promovida pela Polícia de Segurança Pública (PSP), em Torres Vedras. “Nos últimos 20 anos, reduzimos de 2.000 para 474 o número anual de mortes nas estradas portuguesas, mas nenhum número, por mais baixo que seja, nos pode deixar confortáveis. É por isso que o Governo continua a identificar a redução da sinistralidade rodoviária como uma das suas prioridades”, disse a secretária de Estado, durante a operação de sensibilização da PSP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aulas decorrem nos dias 16 e 23 de novembro, através da plataforma Zoom
ESTG de Leiria promove ciclo de aulas abertas
sobre regime laboral da Administração Pública
Dar continuidade a uma política de aproximação entre a perspetiva académica e o quotidiano da Administração Pública portuguesa é um dos propósitos do primeiro Ciclo de Aulas Abertas de Regime Laboral da Administração Pública (RLAP), que vai ter lugar nos dias 16 e 23 de novembro, através da plataforma Zoom. O Ciclo de Aulas Abertas, aberto à comunidade académica em geral e a todos os interessados, é promovido pela docente e estudantes da unidade curricular de RLAP (licenciatura em Administração Pública da Escola Superior de Tecnologia e Gestão/ESTG do Politécnico de Leiria), com o apoio da Coordenação de Curso e do Núcleo de Estudantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluindo Alcanena, Alcobaça, Almeirim, Alpiarça, Caldas da Rainha, Golegã, Nazaré e Tomar
Livro sobre Bernardo Santareno apresentado em Santarém e noutros 12 municípios
O livro “Bernardo Santareno da nascente até ao mar”, da autoria de José Miguel Noras, vai ser lançado em direto, no dia 19 de Novembro de 2020, data do centenário do médico, poeta e dramaturgo. Com a chancela da Âncora Editora, esta obra desenvolve-se por 448 páginas, com 619 notas de rodapé e mais de cem fotografias. O seu lançamento decorrerá em Santarém, nos dias 19 e 20 de Novembro, às 20h30, no Centro Cultural Regional de Santarém – Fórum Actor Mário Viegas, em Alcanena, no dia 28 de Novembro, às 16 horas, no Cine-Teatro São Pedro, bem como em Alcobaça, Almeirim, Alpiarça, Caldas da Rainha, Coimbra, Golegã, Lamego, Lisboa, Nazaré, Porto e Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei inaugura Iluminação de Natal e presépios na vila
A Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei inaugurou a Iluminação de Natal de 2020. Apesar da dedicada época que atravessamos, como estímulo ao comércio local e de cimentar o espírito natalício, a autarquia de Serra D’El-Rei antecipou 15 dias a ligação da Iluminação de Natal. A Junta de Freguesia instalou ainda vários presépios em diversos locais desta vila. Em articulação com os comerciantes locais está a decorrer o “Concurso de Montras de Natal”, uma iniciativa que conta com prémios financeiros e diplomas suportados apenas pela Junta de Freguesia. Outro dos investimentos da Freguesia de Serra D’El-Rei para esta quadra é o equipamento “Serra D’El-Rei 3D”, a instalar até ao início do mês de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento termina este domingo
Prove Leiria Doçaria tem 36 especialidades
para provar
A edição de 2020 do Prove Leiria Doçaria arrancou esta sexta-feira, estende-se até domingo, 15 de novembro, e decorre diretamente nas pastelarias aderentes, contando com 36 doces selecionados especialmente para o evento. Cada pastelaria preparou 3 especialidades exclusivas, que prometem fazer as delícias dos apreciadores mais exigentes. O evento Prove Leiria Doçaria, organizado pela Câmara Municipal de Leiria e que conta com o apoio dos Cafés Delta, é já uma tradição local, que se realiza todos os anos, com o objetivo de mostrar o que de melhor e mais doce se faz em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Média nacional é de apenas 1 aparelho e média europeia de 3 por 10 mil habitantes
Alcobaça distribui mais 16 desfibrilhadores e entra na lista de concelhos na média europeia
A média nacional de distribuição de dispositivos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) é de 1 por cada 10 000 habitantes. Com a aquisição e instalação de 16 novos DAEs para serem instalados nos espaços públicos municipais de cultura e desporto, que se juntam aos 14 já instalados nas corporações de bombeiros e no Estádio Municipal de Alcobaça, o concelho dá um salto significativo no panorama nacional, ficando com 3 DAEs por cada 10 000 habitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 14 de dezembro
Centro Hospitalar de Leiria mantém suspensão da entrada de acompanhante/cuidador/visitas
Devido ao atual contexto de crescimento epidemiológico, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) considera ser necessário manter as medidas de restrição, contenção e de prevenção do novo coronavírus dentro da instituição, seguindo o seu plano de contingência, nomeadamente o procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais. Neste âmbito, o Conselho de Administração deliberou na sua reunião de 11 de novembro a manutenção da suspensão da entrada do acompanhante/cuidador/visitas até 14 de dezembro nos serviços de internamento e em Áreas Dedicadas COVID-19, com quatro exceções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades habituais foram suspensas ou adaptadas para que se realizassem em segurança
Festas da Cidade de Torres Vedras celebraram o São Martinho em versão pandémica
As Festas da Cidade de Torres Vedras 2020 decorreram de 27 de outubro a 11 de novembro, com um programa diferente do habitual, devido à atual pandemia de COVID-19, e contando com a transmissão de várias iniciativas em meio digital. As habituais Tasquinhas, que reuniam milhares de pessoas no Pavilhão Multiusos, foram suspensas e as restantes atividades adaptadas para que se realizassem em segurança. Numa parceria com as juntas de freguesia, foi promovido o evento “Acordeão nas ruas”, com pequenas atuações em locais estratégicos das 13 freguesias do Concelho. Esta nova iniciativa, que celebrou o acordeão, permitiu à população assistir aos espetáculos a partir das suas casas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Politécnico de Leiria, NERLEI e CEFAMOL
VIII Encontro Politécnico de Leiria + Indústria vai realizar-se em formato de webinar
O Politécnico de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL) promovem no dia 16 de novembro, a partir das 16h30, o VIII Encontro Politécnico de Leiria + Indústria, em formato de webinar. Na sessão será apresentado um balanço das atividades realizadas no ano letivo 2019/2020 entre estas entidades e as empresas associadas no âmbito do protocolo “Politécnico de Leiria + Indústria”, e divulgado um novo modelo de bolsas para estudantes de licenciatura para o ano académico 2020/2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas
GNR detém homem por violência doméstica contra esposa e familiares no concelho de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, no dia 12 de novembro, um homem de 47 anos por violência doméstica, no concelho de Leiria. No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o suspeito infligiu maus-tratos verbais, psicológicos, físicos e ameaças de morte reiteradamente, durante a relação de 28 anos que mantinha com a sua mulher de 46 anos, estendendo igualmente maus-tratos físicos ao filho de ambos. O suspeito causou ainda maus-tratos físicos e ameaçou de morte familiares da sua esposa, chegando, inclusive, a recorrer a uma faca de cozinha, encostando-a ao pescoço da vítima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marcelo Rebelo de Sousa ficou a par das preocupações dos empresários, num encontro que decorreu no Luso
Presidente da República ouviu empresários
do Turismo em encontro na Região Centro
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou esta sexta-feira, dia 13 de novembro, um encontro com empresários e agentes do setor do Turismo da zona Centro, para ouvir as suas preocupações perante a situação grave que esta atividade atravessa. O encontro, que aconteceu por iniciativa do Turismo Centro de Portugal e da Confederação do Turismo de Portugal, teve lugar no Grande Hotel de Luso. À chegada ao encontro, o Presidente da República reconheceu que os empresários do setor do turismo na região vivem uma situação muito difícil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha foi o único concelho da região a sair
8 concelhos da região reforçam lista de risco da COVID-19 decretada pelo Governo
Abrantes, Alcanena, Almeirim, Coruche, Ourém e Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém, e Alvaiázere e Ansião, no distrito de Leiria, são os oito novos concelhos a integrar a lista de risco da COVID-19 decretada pelo Governo esta quinta-feira, dia 12 de novembro. Da anterior lista de 121 concelhos apenas saem sete, entre os quais o Município da Batalha, que registou uma redução significativo do número de infetados na última semana. A nova lista sanitária – que integra concelhos com 240 ou mais casos de COVID-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias - contém agora 191 municípios a nível nacional, que abrangem a maior parte do território do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de quatro árvores de Natal gigantes
Caldas da Rainha prepara um Natal digital
mas mantém iluminações de Natal
Caldas da Rainha vai reinventar o Natal deste ano e trocar as habituais animações de rua por espetáculos transmitidos pelas plataformas digitais. O projeto ‘Caldas, Rainha do Natal’ é uma parceria da autarquia com a associação comercial da cidade, na qual 75% das iniciativas recorrem à tecnologia. A autarquia aposta este ano em iniciativas transmitidas através das redes sociais e em espetáculos de realidade aumentada. As tradicionais iluminações da cidade são ligadas a 14 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa farmacêutica foi fundada em 2015 pelo português Carlos Monteiro
BioJam coloca no mercado diagnóstico rápido de COVID-19 e Gripe num só teste
A BioJam acaba de lançar no mercado um único dispositivo médico para diagnóstico de COVID-19 e Gripe. Depois de lançar os testes rápidos de antigénico NADAL® COVID-19 Ag, a BioJam coloca agora no mercado o teste NADAL® COVID-19 Ag+Influenza A/B que permite, em apenas 15 min e com uma só amostra recolhida via zaragatoa, diagnosticar possíveis casos de COVID-19 e Gripe, cujos sintomas acabam por ser muito semelhantes. Esta é uma ferramenta de diagnóstico que surge numa altura em que, segundo especialistas, há riscos de se cruzarem ao mesmo tempo uma ‘onda’ de COVID-19 com uma 'onda' de gripe.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhados por três elementos do MOAA-Movimento de Oposição ao Aterro de Azambuja
Presidente e todos os vereadores de Azambuja cumpriram caminhada pelo fecho do aterro
O Executivo Municipal de Azambuja cumpriu, na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, uma caminhada simbólica de protesto contra o aterro existente à entrada da sede de concelho. O presidente da Câmara e os vereadores foram acompanhados por três elementos do MOAA-Movimento de Oposição ao Aterro de Azambuja, tendo partido da Praça do Município com destino à entrada das instalações do aterro da empresa Triaza. Todos os participantes, mesmo em número reduzido, cumpriram o melhor possível as regras sanitárias de combate à pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça distribuiu 1300 exemplares a alunos do 4º ano e 2º ciclo
Livro sobre Património Mundial do Centro distribuído em todas as escolas de Alcobaça
No princípio de março deste ano, a Câmara Municipal de Alcobaça viu-se forçada a interromper, devido à pandemia do Covid-19, um ciclo de sessões, iniciado em fevereiro, de promoção e distribuição gratuita do livro “Imagina um Tesouro”, um projeto editorial cofinanciado, destinado ao público escolar e que se inscreve no âmbito da candidatura “Lugares Património Mundial do Centro de Portugal”. Este livro resultou de um trabalho conjunto dos quatro monumentos Património da Humanidade da Região Centro: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Universidade de Coimbra (Alta e Sofia) e Convento de Cristo (Tomar).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar do Município não ser considerado de risco elevado de contágio de COVID-19
Torres Novas encerra Piscinas Municipais
e Grutas de Lapas
Atendendo à evolução da situação epidemiológica, e pese embora o Município de Torres Novas não se inclua na presente data nos critérios para ser considerado concelho de risco elevado, foi determinada, de modo preventivo, a adoção das seguintes medidas: encerramento das Grutas de Lapas a partir desta quinta-feira, dia 12 de novembro, encerramento de todas as atividades desportivas praticadas nas Piscinas Municipais Fernando Cunha a partir de hoje, dia 12 de novembro e redução de horário para as 10h00-17h00 da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, mantendo-se encerramento aos sábados. Poderão ainda ser realizadas medições de temperatura corporal no acesso aos equipamentos municipais que se mantêm abertos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado do Oeste e presidente da Distrital de Lisboa Área Oeste do PSD
Duarte Pacheco é o primeiro português eleito presidente da UIP-União Interparlamentar
Duarte Pacheco, deputado na Assembleia da Republica e presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa Área Oeste do Partido Social Democrata, distinguiu-se recentemente como o primeiro português eleito como presidente da UIP-União Interparlamentar (organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos, cujo objetivo é mediar os contactos multilaterais dos parlamentares). Para a Comissão Política Distrital de Lisboa Área Oeste do Partido Social Democrata, a eleição de Duarte Rogério Matos Ventura Pacheco como presidente da UIP é um facto que nos deve orgulhar a todos, portugueses e oestinos, recordando também que, ao longo de todo o seu percurso político, quer partidário, quer enquanto parlamentar, Duarte Pacheco sempre defendeu os interesses de Portugal, mas também da sua região, o Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria Natal
Município reduz investimento em iluminação, reforça apoio social e dinamiza comércio local
O Município de Leiria vai reduzir este ano o investimento na iluminação natalícia e reforçar o apoio social, num modelo ajustado à nova pandemia Covid-19, em que é efetuada uma forte aposta da dinamização do comércio local. O valor do investimento total do Município na animação natalícia sofreu este ano um corte de 300 mil euros, reduzindo para 200 mil euros, muito abaixo dos 510 mil euros investidos em 2019, tendo sido eliminados da programação as atividades que potenciem concentrações de pessoas que possam colocar em risco a saúde pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Face aos números crescentes da pandemia
BE pede reforço da capacidade de resposta
no Centro Hospitalar do Médio Tejo
O Bloco de Esquerda manifesta a sua profunda preocupação pelos números crescentes da pandemia e pela capacidade de resposta instalada no Centro Hospitalar do Médio Tejo, quer para doentes COVID 19, quer para os doentes com outras patologias. O encerramento das urgências básicas de Torres Novas e Tomar no período noturno a que se junta as dificuldades evidentes de muitos Centros de Saúde, no inverno e em plena época de gripe, têm que suscitar preocupação sobre a capacidade de resposta de uma Urgência médico-cirúrgica (Abrantes) que já tinha sérios problemas antes da pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame teria acontecido entre 17 e 25 de outubro, não fosse a pandemia
Câmara do Cadaval delibera apoiar associações pela suspensão da Festa das Adiafas
A Câmara Municipal do Cadaval deliberou, recentemente, atribuir um apoio financeiro às associações parceiras da Festa das Adiafas na área da gastronomia, cuja realização foi suspensa devido ao contexto pandémico. A autarquia cadavalense teve por base, nesta tomada de decisão, a situação de pandemia criada pela Covid-19 e a inerente suspensão da realização da Festa das Adiafas, que teria lugar em outubro de 2020, devido ao risco de contágio e propagação da doença, bem como à evidente dificuldade em garantir as condições de segurança necessárias para a realização do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipamento permite reduzir pedidos de exames a prestadores externos
Centro Hospitalar de Leiria já realiza TAC Cardíaca e Angiografia Coronária por TAC
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já realiza a Tomografia Computorizada (TAC) Cardíaca e a Angiografia Coronária por TAC, o que permite um estudo mais adequado de muitos doentes, bem como reduzir a realização de outros exames mais complexos e de maior desconforto para os doentes. Este exame, executado com muito baixo risco para o doente e rápido na sua realização, é hoje um dos métodos de imagem mais importantes em Medicina Cardiovascular.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD eleitos pelo distrito questionam o Ministério da Saúde
Região de Leiria só tem metade dos delegados de saúde ao serviço
A falta de profissionais de saúde está também a atingir o distrito de Leiria. Numa pergunta à ministra da Saúde, esta quarta-feira, os deputados do PSD pelo distrito estimam que a região estará a funcionar com metade dos médicos delegados de saúde em efetividade de funções. Hugo Patrício Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques citam uma notícia veiculada por jornal regional que revela que “dos 10 delegados de saúde que fazem parte do serviço do Pinhal litoral (Pombal, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós), quatro estão de baixa, um estará de férias e com pedido de exoneração”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devida à forte redução de casos dos últimos dias
Município da Batalha pede retirada do concelho da lista nacional de risco da COVID-19
O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, enviou uma carta ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em que pede a reavaliação da situação específica do Concelho da Batalha, através da retirada da lista dos concelhos determinados com risco elevado e levantamento das restrições à circulação fixadas pelo Decreto n.º 8/2020, de 8 de novembro. O Município da Batalha foi considerado um concelho de risco por força da Resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2020, de 2 de novembro, segundo o critério adotado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que define como situação de elevada incidência a existência de 240 casos por cada 100 000 habitantes nos últimos 14 dias
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento ascende a um total de 40 mil euros
Município de Tomar investe em campanha
de descontos natalícia no comércio local
O Município de Tomar vai investir um total de 40 mil euros na campanha “Tomar Natal é no Comércio Local”, iniciativa em parceria com os comerciantes do concelho, que se inicia a 14 de novembro, terminando a 31 de dezembro de 2020. Para os compradores a campanha, além de simples e vantajosa, dá inúmeras possibilidades de escolha pois são eles próprios a decidirem que descontos querem utilizar e onde, através de cartões de 10 ou 20 euros adquiridos por metade do preço, num máximo de 200 euros em cartão por pessoa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do especialista Marcelo Vianna Filho
Universidade de Coimbra realiza estudo sobre
o freixo centenário da Azambujeira dos Carros
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, reuniu no dia 5 de novembro com o Professor Marcelo Vianna Filho, botânico da Universidade de Coimbra especialista na conservação de espécies vegetais ameaçadas, com vista à realização de um estudo sobre o freixo centenário da Azambujeira dos Carros. Acompanhado pelo autarca, pelos elementos do executivo da Junta de Freguesia da Roliça, e pelo técnico do Gabinete Florestal da autarquia, Rui Peres, o docente deslocou-se ao local, onde recolheu amostras de casca, folhas e ramos para análise em laboratório, efetuou as medições da árvore, para além de observar a possível existência de sinais de doenças e fungos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para prestar apoio emocional aos seus profissionais e à população
Centro Hospitalar de Leiria abre serviço para promover saúde mental no contexto Covid-19
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai prestar apoio emocional aos seus profissionais e à população que sinta que a sua saúde mental e o seu equilíbrio emocional estão a ser afetados pelo atual contexto da pandemia de Covid-19. Esta medida pretende contribuir para o restabelecimento do bem-estar da população e dos profissionais, e impedir que as pessoas mais afetadas pelo isolamento social e pela incerteza da situação atual, que poderão evidenciar situações de ansiedade, insegurança, medo e desesperança, desenvolvam patologias mentais mais graves, ou entrem em burnout (stress profissional).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autores regionais promovem leituras breves das suas obras, na primeira pessoa
Biblioteca Municipal inicia projeto de leitura de textos na voz dos próprios autores
Estreou esta terça-feira, 10 de novembro, o projeto “Na Voz do Autor”, uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Alcobaça com o objetivo de dinamizar os autores regionais, com leituras breves das suas obras, na primeira pessoa. Porque os autores do concelho continuaram a criar em confinamento, e merecem visibilidade, pretende-se promover a sua leitura, através da partilha dos vídeos de cada autor participante, nas paginas digitais e redes sociais do município. Os vídeos são lançados bimestralmente às terças feiras (2ª e 4ª terça de cada mês), Porque a Biblioteca Municipal de Alcobaça dá Voz aos Nossos Autores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em carta dirigida ao Primeiro-Ministro, António Costa
Presidente da Câmara da Batalha contesta decisão de proibir a circulação no concelho
O presidente da Câmara Municipal da Batalha contesta a proibição de circulação na via pública no seu concelho, o qual passou a integrar a lista de 121 concelhos sujeitos ao Estado de Emergência desde 9 de novembro. Em carta dirigida ao primeiro-ministro, António Costa, Paulo Batista Santos alerta para os graves prejuízos ao comércio, restauração e atividades similares, sem que se verifique um benefício significativo a nível local para o controlo da pandemia de COVID-19 já que os consumidores do concelho não se encontram impedidos de frequentar o comércio nos concelhos vizinhos, que não estão sujeitos às limitações do Estado de Emergência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para implementar 13 lotes de terreno na Zona Industrial de Casal da Lebre
Câmara da Marinha Grande aprova suspensão parcial do PDM na Zona Industrial
A Câmara Municipal da Marinha Grande (CMMG) aprovou no dia 2 de novembro a suspensão parcial do Plano Diretor Municipal, relativamente à área necessária para implementar 13 lotes de terreno na Zona Industrial de Casal da Lebre, visto que os restantes 8 lotes já foram criados na primeira expansão realizada ainda este ano. A área dos 13 lotes em causa insere-se, de acordo com o PDM (de 1995), em Espaço Agro-Florestal, Espaço Florestal de Produção, Espaço Florestal de Proteção e em Espaço Canal. Esta situação levou a Câmara Municipal a tomar a iniciativa de apresentar a referida proposta de suspensão do PDM de modo a viabilizar a criação de 13 lotes, cujas áreas variam entre os 2 943 m2 e os 11 951 m2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O ex-líbris da Lourinhã volta a marcar a agenda da região a partir de 12 de novembro
9ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã arranca em 17 restaurantes locais
A 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã tem lugar de 12 a 22 de novembro. Dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e com vários estabelecimentos de restauração, a iniciativa tem o objetivo de, uma vez mais, promover aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes a nível mundial. A distinção DOC – Denominação de Origem Controlada – é atribuída às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e de tecnologias de vinificação, conservação, destilação, envelhecimento e engarrafamento que devem ser seguidas para que a produção obtida possa usar a menção DOC “Lourinhã”, atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com três Concursos de Ideias de Negócios
Politécnico de Santarém inicia programa de apoio ao empreendedorismo START-IPS
Atividades do Programa de empreendedorismo arrancam com 3 Concursos de Negócios e as candidaturas decorrem até 12 de dezembro. Aos três primeiros classificados de cada Concurso serão atribuídas bolsas no valor global de 6.300€. O Instituto Politécnico de Santarém acaba de divulgar as iniciativas 2020-2021 do programa de empreendedorismo - START-IPS. As atividades do Programa arrancam com três Concursos de Ideias de Negócios para as áreas de Inovação no Desporto, Saúde e Bem Estar; Transformação Digital nos Negócios e na Educação, e Ambiente, Agricultura, Sustentabilidade e Valorização de Recursos Endógenos, cujas candidaturas já se encontram a decorrer até ao próximo dia 12 de dezembro 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prevaricadores aproveitaram a forte precipitação
Câmara de Tomar denuncia mais uma descarga ilegal no rio Nabão
O Município de Tomar constatou a ocorrência de mais uma descarga ilegal de efluentes no rio Nabão, a qual foi detetada durante a madrugada de segunda-feira, dia 9 de novembro. A autarquia já denunciou este caso às autoridades competentes, nomeadamente ao SEPNA, à APA e à Tejo Ambiente, requerendo junto das mesmas que o problema seja tratado definitivamente e apelando a que sejam aplicados os esforços possíveis por forma a implementar todas as medidas corretivas necessárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas pastelarias, cafés e restaurantes alcobacenses com tradição na Mostra
Edição Especial Doces & Licores Conventuais vai decorrer nas casas de doces do concelho
Perante as contingências relacionadas com a pandemia do Covid-19, a Câmara Municipal de Alcobaça irá realizar, de 26 de novembro a 1 de dezembro, uma “Edição Especial Doces & Licores Conventuais” – nas casas alcobacenses com tradição na Mostra. Será a 22ª edição de um evento com a maior projeção do concelho de Alcobaça que celebra aquela que é uma das marcas identitárias mais próximas do coração dos alcobacenses. O Município de Alcobaça e a ACSIA - Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça associam-se às casas do concelho com maior tradição e presença regular na mostra que irão proporcionar um conjunto de novidades e ofertas especiais nas próprias casas, durante os dias do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural
Centro de Recolha de Animais de Companhia inaugurado em Porto de Mós
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, inaugurou esta segunda-feira, dia 9 de novembro, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Porto de Mós. Segundo o secretário de Estado, Eng.º Nuno Russo, este investimento efetuado pela Câmara Municipal de Porto de Mós, deveria servir de exemplo e que deveria ser replicado pelas restantes Câmaras do País. A construção e entrada em funcionamento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia insere-se nas políticas de proteção animal que a autarquia tem vindo a desenvolver e é a concretização de mais um compromisso deste Executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com abertura de um posto temporário de atendimento de Serviço Social
Centro Hospitalar de Leiria atualiza Plano de Prevenção e Controlo de Infeção por Covid-19
Devido ao contexto epidemiológico atual, e na sequência da atualização do Plano de Contingência no âmbito da Prevenção e Controlo de Infeção por Covid-19 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), nomeadamente o procedimento de acesso às instalações do CHL por não profissionais, o Conselho de Administração do CHL deliberou na sua reunião de 4 de novembro a abertura de um posto temporário de atendimento de Serviço Social, dedicado ao atendimento ao cidadão/utente e/ou familiar, junto à entrada principal do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, a partir do dia 9 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Viva quem canta! vai realizar-se no dia 28 de novembro
Pedro Barroso homenageado no Teatro Virgínia
com concerto no 70º aniversário do cantor
No dia 28 de novembro, Pedro Barroso, uma das vozes de Abril, completaria 70 anos. O Teatro Virgínia, em Torres Novas, abre-lhe as portas para um Concerto-Festa-Memória, em que vão participar vários amigos, interpretando algumas das músicas do cantautor. O espetáculo tem início marcado para as 21h30 desse dia, sábado, e os bilhetes, com o custo de 10€, podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30), nos pontos de venda Fnac e Worten e online em www.bol.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Assembleia Municipal aprova Voto de Pesar pelo falecimento de Joaquim Veríssimo Serrão
Tendo como proponentes a Bancada do PSD na Assembleia Municipal e a União de Freguesias da Cidade de Santarém, a Assembleia Municipal de Santarém, manifestou, no dia 28 de setembro, o seu profundo pesar pelo falecimento do ilustre Scalabitano, Catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, ocorrido no dia 31 de julho de 2020, e endereça à família enlutada, as mais sentidas condolências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município define prioridades para os próximos 5 anos
Batalha reforça investimentos nas áreas
da saúde, ambiente e promoção turística
A Câmara Municipal vai colocar à apreciação pública as linhas principais para o orçamento de 2021 e anos seguintes, “num período que se prevê exigente e de forte investimento em áreas estratégicas para a recuperação da economia, do emprego e da melhoria das condições de vidas dos batalhenses”, refere o autarca local. A construção de um novo centro de saúde “Centro de Saúde Condestável” e a construção dos “Passadiços da Magueixa”, na freguesia do Reguengo do Fetal, são alguns dos projetos da proposta de orçamento e plano plurianual de investimentos (PPI) 2021 a 2025.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para fazer face às contingências da pandemia do Covid-19
Câmara de Alcobaça adota medidas de apoio
às famílias, empresas e instituições
A Câmara Municipal de Alcobaça irá levar à próxima Assembleia Municipal (18 de novembro) um conjunto de medidas já aprovadas em sede de reunião de Câmara, que visam apoiar as famílias, empresas e instituições do concelho para fazer face às contingências decorrentes da pandemia do Covid-19.Esta quinta-feira, 5 de novembro, sob proposta do presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, o executivo camarário aprovou a fixação para 2021 da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o mínimo legal (0.3%). Trata-se de “uma política de progressiva redução de impostos implementada desde o início de todo este projeto político iniciado em 2009”, afirma o edil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho integra a lista dos 121 concelhos de risco elevado de COVID-19
Município de Azambuja substitui bancadas do Mercado Diário e autoriza funcionamento
O Município de Azambuja procedeu, recentemente, à renovação de várias bancas do Mercado Diário da vila de Azambuja. Este mercado diário, localizado junto ao Páteo do Valverde, foi contemplado com 12 bancadas novas, para os pontos de venda de frutas e legumes, com o objetivo de substituir as existentes, instaladas na inauguração do mercado em 2007, que apresentavam sinais de degradação. As novas bancadas são de metal inoxidável, o que oferece uma maior resistência e durabilidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Área de Acolhimento Empresarial de Freixianda já tem projeto de execução aprovado
A Câmara Municipal de Ourém aprovou o projeto de execução referente à futura Área de Acolhimento Empresarial de Freixianda, na reunião extraordinária do dia 28 de outubro. A proposta foi aprovada por unanimidade e constitui um passo fundamental para a concretização de um projeto que o atual Executivo Municipal entende como estruturante não só para o desenvolvimento da zona norte, mas também de todo o concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anúncio da 4.ª conferência online, promovida pelo Gabinete Económico e Social da Região de Leiria
Politécnico vai criar um Parque de Ciência
e Tecnologia da Indústria na Marinha Grande
“Temos nesta região uma capacidade transformadora única no país”, afirmou, no dia 5 de novembro, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, durante a sua participação na 4.ª conferência online, promovida pelo Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL), realizada a partir do BigPrintLab - Novo laboratório do CDRsp, na Marinha Grande. A nível empresarial, Nuno Rodrigues anunciou “a criação de um Parque de Ciência e Tecnologia da Indústria na Zona Industrial da Marinha Grande”, que “permita também ser um pólo de atração e capacitação com base nos projetos” que já estão em curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Ministério da Coesão Territorial
Centro recebe 25 milhões de euros para ampliar ou criar Áreas de Acolhimento Empresarial
O Ministério da Coesão Territorial disponibilizou 25.5 milhões de euros dos Programas Operacionais Regionais para investimento na expansão e aumento da capacidade ou criação de novas Áreas de Acolhimento Empresarial. As verbas serão distribuídas pela Região Norte (12 milhões de euros, com um aviso de 6 milhões de euros exclusivamente para territórios do Interior), pela Região Centro (com 10 milhões de euros de dotação) e pela Região do Alentejo (com 3.5 milhões de euros).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada do PSD questionou o ministro da Educação
Margarida Balseiro Lopes pede concurso adicional para as escolas do Ensino Artístico
A deputada do PSD, Margarida Balseiro Lopes, participou numa audição pública com várias escolas do Ensino Artístico que vieram lamentar o caos criado no Concurso lançado este ano pelo Ministério e pedir um novo concurso adicional. Este concurso adicional foi, aliás, prometido pelo Governo em agosto de 2020. Face ao que considera “inação e ao silêncio do Governo em relação ao concurso adicional”, Margarida Balseiro Lopes, na audição na especialidade do Orçamento, questionou diretamente o Ministro da Educação sobre a data para o lançamento do concurso adicional para estas escolas, recordando que sem este concurso adicional muitas escolas podem a curto e a médio prazo encerrar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSP deteve o homem já referenciado em inúmeros outros inquéritos crime
Tribunal de Leiria decreta prisão preventiva
a jovem suspeito de violência doméstica
O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, a sequência das diligências de investigação, levadas a cabo por elementos da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Caldas da Rainha procedeu à detenção, no dia 4 de novembro, de um homem de nacionalidade portuguesa, com 29 anos de idade, em cumprimento de Mandados de Detenção fora de flagrante delito, emitidos no âmbito dos autos de inquérito por Violência Doméstica. O detido encontra-se indiciado pela prática de quatro ilícitos criminais, dois crimes de violência doméstica sobre pessoa particularmente indefesa em razão da idade e dois crimes de extorsão sobre os progenitores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberações da Reunião de Câmara de 3 de novembro
Azambuja aprova protocolo com Alenquer para candidatura no âmbito do empreendedorismo
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou na reunião do dia 3 de novembro, em sessão quinzenal ordinária, a ratificação do protocolo celebrado com o Município de Alenquer nos domínios da inovação e do empreendedorismo. Esta parceria tem como objetivo a submissão de uma candidatura conjunta ao programa “Sistema de apoio a ações coletivas – Promoção do Espírito Empresarial”, cofinanciado pelos fundos “Portugal 2020”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por proposta do Conselho Regional do Centro
Ampliação do Hospital de Leiria considerado investimento estruturante para a região Centro
Por iniciativa conjunta e inédita das Comunidade Intermunicipais da região Centro, o Conselho Regional do Centro aprovou, no dia 4 de novembro, uma proposta de investimentos estratégicos para a região que considera estruturante o projeto de beneficiação e ampliação do Centro Hospitalar de Leiria (Hospitais Santo André, Pombal e Alcobaça), projetos a incluir no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR). Por iniciativa da Comunidade Intermunicipal da região de Leiria, a beneficiação do Hospital de Leiria foi considerado um dos 8 projetos âncora para a região Centro, que assim reclama maior participação na gestão e execução do PRR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para apoiar a restauração do concelho
Município de Torres Novas promove 3º Festival Gastronómico das Couves com Feijões
O Município de Torres Novas organiza, entre os dias 20 e 29 de novembro, o III Festival Gastronómico das Couves com Feijões, que decorrerá nos 40 restaurantes aderentes, numa iniciativa que pretende apoiar o setor da restauração, bastante afetado pela pandemia da COVID-19. O evento visa contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos típicos da gastronomia torrejana e conta com o envolvimento da Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal da Aroeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudantes do Politécnico de Leiria promovem evento na terça-feira, 10 de novembro
“Animarte” regressa em formato online para enriquecer as práticas de Animação Turística
Está prestes a chegar a 11.ª edição do “Animarte”, um evento promovido pelos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Animação Turística, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, no âmbito das unidades curriculares de Gestão Cultural e Comunicação Digital no Turismo. Em causa estará a dinamização de um conjunto diversificado de workshops e tutoriais em diversas áreas artísticas, educativas, lúdicas e desportivas, com o propósito de enriquecer a intervenção das práticas de Animação Turística. A iniciativa decorre esta terça-feira, dia 10 de novembro, em formato online.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa pretende promover uma cidadania ativa e responsável, desde tenra idade
Cadaval adere a projeto Rádio-Escolas
já em curso na Escola Básica e Secundária
Já arrancou, na Escola Básica e Secundária do Cadaval, o projeto Rádio-Escolas para o ano letivo 2020-21, desenvolvido pela Associação Portuguesa Rádio Miúdos e subsidiado pelo Município do Cadaval. A adesão da Câmara Municipal a esta iniciativa integra-se numa estratégia de desenvolvimento de abordagens inovadoras junto da camada estudantil concelhia. Um grupo de estudantes do 5º ano do Concelho do Cadaval, que manifestaram interesse em participar, iniciaram a 30 de outubro uma formação prática de como fazer rádio, tendo começado por um primeiro contacto com os equipamentos necessários ao apetrechamento do estúdio de emissão, localizado em instalações da Escola Básica e Secundária do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Aquanena adquire quatro veículos elétricos e instala quatro postos de carregamento elétrico
A Aquanena – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, EM SA, adquiriu recentemente quatro veículos ligeiros elétricos, através da Central Nacional de Compras Municipais Connect®/Municípia. A empresa está também em processo de instalação de quatro postos de carregamento das viaturas elétricas, que serão colocados nas instalações da ETAR de Alcanena. Esta aposta na mobilidade elétrica enquadra-se num dos eixos estratégicos da Aquanena, numa ambição de promover um mundo mais sustentável, reduzindo os impactes ambientais decorrentes das atividades da Aquanena, ao optar por meios de transporte mais “amigos do ambiente.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano onde regista o maior número de sempre de estudantes matriculados
Universidade Europeia arranca em novembro liderada pelo Politécnico de Leiria
A aprovação da Universidade Europeia – Regional University Network (RUN), liderada pelo Politécnico de Leiria, «é um dos grandes marcos alcançados em 2020» e reforça a afirmação do Politécnico «como uma instituição que cumpre cada vez mais em pleno o seu papel e responsabilidade de instituição de ensino superior pública, quer na dimensão nacional, quer na dimensão internacional», afirmou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria. No discurso proferido na Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2020/2021, que decorreu no dia 3 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva, Rui Pedrosa avançou que o projeto RUN começa formalmente este mês de novembro, integrando estudantes, professores, investigadores e técnicos de todas as instituições envolvidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca da Batalha foi eleito no dia 4 de novembro em Coimbra
Paulo Batista Santos vai representar o Comité do Programa Operacional Regional do Centro
O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, foi eleito no dia 4 de novembro em Coimbra, representante do Comité de Acompanhamento do Programa Operacional Regional do Centro 2020 – Centro 2020, órgão da CCDRC responsável por analisar e aprovar a metodologia e os critérios de seleção das operações, os relatórios de execução anuais e finais, as propostas da autoridade de gestão para alteração do programa e analisar as questões que afetem o desempenho do programa, a execução de grandes projetos, as ações destinadas a promover o desenvolvimento sustentável e a execução dos instrumentos financeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra “Perseverança” é da autoria do artista Robot
Festival Sopro da Marinha Grande homenageia bombeiros em arte urbana
Encontra-se concluída a primeira de três intervenções artísticas no âmbito do Festival “Marinha Grande, Sopro: Arte Pública”, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com curadoria da associação Riscas Vadias. Numa das paredes da torre do quartel dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi pintada a obra “Perseverança”, pelo artista Robot, que retrata a figura de uma bombeira. De acordo com o artista, “é do conhecimento geral, que grande parte dos bombeiros em Portugal são voluntários. Homens e mulheres colocam a vida em risco para combater as chamas e ajudar os outros, sem pedir nada em troca”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatura aprovada e cofinanciada pelo Fundo Ambiental
Azambuja apresentou o projeto “Paul Natura – Conhecer para Proteger”
A apresentação do projeto “Paul Natura – Conhecer para Proteger” decorreu no dia 30 de outubro. Esta sessão deu a conhecer os objetivos do projeto, assim como das iniciativas planeadas para os próximos meses no âmbito da educação ambiental. Este projeto privilegia ações que contemplam a promoção do património natural – bio e geodiversidade, e do papel dos serviços prestados pelos ecossistemas, abarcando iniciativas de formação e capacitação, de sensibilização ambiental e de participação ativa da comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para os novos espaços de Gastrenterologia e de Pneumologia
Delegação Distrital da Anafre oferece material médico-cirúrgico ao Centro Hospitalar de Leiria
A Delegação Distrital de Leiria da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) ofereceu esta terça-feira, dia 3 de novembro, ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL) equipamento médico-cirúrgico que será utilizado nos novos espaços ampliados dos Serviços de Gastrenterologia e de Pneumologia no Hospital de Santo André (HSA). A oferta inclui duas mesas mayo hidráulicas, um suporte para fixar um monitor multiparâmetros a um ventilador e uma marquesa tripartida elétrica, no valor total de 3.166,93 euros, resultado de uma campanha de angariação de fundos, destinada à aquisição de material médico-cirúrgico para o CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Testes foram negativos e só três foram inconclusivos
Município de Ourém testa os funcionários
à COVID-19 após 4 casos positivos
Tendo tido conhecimento, na última sexta-feira, 30 de outubro, de quatro casos positivos para Covid-19 no seio do Edifício-sede do Município de Ourém, a Câmara Municipal acionou de imediato o seu plano de contingência, procedendo em conformidade com as orientações emanadas pela Autoridade de Saúde Local, e em plena articulação com o Serviço de Proteção Civil de Ourém. A autarquia já procedeu à desinfeção de locais de trabalho e promoveu a testagem de dirigentes, funcionários e demais colaboradores: 178 testes negativos e 3 inconclusivos, num universo de 181 pessoas testadas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Empresa LPR reforça a sua sustentabilidade com Centro de Serviços na SONAE
A LPR - La Palette Rouge (LPR), uma divisão do Euro Pool System Group, continua apostada na promoção da sustentabilidade e na redução da pegada ecológica ao criar um Centro de Serviços na Azambuja, nomeadamente, nas instalações do Grupo SONAE. Com esta nova localização, no seio de um operador retalhista de referência, a LPR dá mais um passo na consolidação do nível de serviço proporcionado aos seus clientes, ao mesmo tempo que otimiza fluxos logísticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento não vai decorrer no Mercado de Sant’Ana este ano
Prove Leiria Doçaria com edição especial em 2020 com a participação de 12 pastelarias
A edição de 2020 do Prove Leiria Doçaria decorre de 13 a 15 de novembro, mas este ano, dada a situação global, o formato do evento foi adaptado, e os doces não vão pisar o seu palco habitual, o Mercado de Sant’Ana, estando, em vez disso, disponíveis nas suas próprias casas, que é como quem diz, nas pastelarias! Vão ser três dias dedicados à doçaria ou especialidades locais, com a participação de 12 pastelarias de Leiria, que vão selecionar e preparar 3 doces especiais para apresentar. Entre as pastelarias Alexmel, Arqueiro, Brisanorte, Costa, Dolce Peccato, Maglice, Mimo Doce Heritage, Pão Quente, Permarcati, Pires, Real Padaria e Sar&Doce, serão 36 os doces disponíveis e que prometem proporcionar momentos de puro prazer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE)
GNR detém homem por violência doméstica no concelho de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, no dia 3 de novembro, um homem de 41 anos pelo crime de violência doméstica, no concelho de Leiria. No âmbito de diligências de investigação que decorriam há cerca de duas semanas, os militares da Guarda apuraram que o suspeito havia infligido maus-tratos verbais, psicológicos, físicos e ameaças de morte à sua companheira, uma mulher de 42 anos, durante uma relação de dois anos. As ameaças chegaram a acontecer com recurso a arma de fogo, com o objetivo de exercer um controlo total da sua vida diária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Manipulações Ilustradas" por Rui Sousa e “Marionetas de Fios” de Carlos Reis
Museu do Vinho de Alcobaça recebe dupla exposição do Festival Marionetas na Cidade
O Município de Alcobaça associou-se à companhia S.A.Marionetas –Teatro & Bonecos na produção das exposições "Manipulações Ilustradas" por Rui Sousa e “Marionetas de Fios” de Carlos Reis, integradas na última edição do Festival Marionetas na Cidade, e cujo propósito se insere na política de programação museológica do Museu do Vinho de Alcobaça cumprindo um dos seus esteios fundamentais que é o da proximidade à comunidade e a promoção de ações de instituições de interesse público e cultural sediadas em Alcobaça. As exposições estarão patentes até 3 de janeiro de 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Proteja-se da COVID-19. Proteja-se da pneumonia
Dr. Paulo Paixão
Iluminação do Parque Verde, passadiços na Baia de S. Martinho do Porto e lotes para habitação
Carlos Bonifácio
Viver com a demência em tempos de COVID: conselhos para quem cuida
Teresa Castanho
Diabetes: um inimigo silencioso
Dr. Manuel Portela
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o