Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 236 Director: Mário Lopes Quarta, 23 de Setembro de 2020
Candidatura conjunta no âmbito do Portugal Ciclável 2030
Ciclovia intermunicipal com 7 quilómetros vai ligar Batalha a Ourém
Os municípios da Batalha e de Ourém, com o intuito de promoverem junto das populações práticas de mobilidade ativa ciclável com vantagens inequívocas para a Saúde, para a Economia e para o Ambiente, procederam à submissão de uma candidatura conjunta no âmbito do “Portugal Ciclável 2030” (2.º aviso) e que visa a construção de uma ciclovia intermunicipal, que ligará os dois municípios. A referida infraestrutura, com cerca de 7 quilómetros de extensão, apresenta um investimento conjunto superior a meio milhão de euros, ligando as localidades de São Mamede e Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Relatos indicam que os efluentes são despejados no Rio Lis sem tratamento
Deputados do PS de Leiria questionam Governo sobre descargas poluidoras de ETAR no Rio Lis
Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria questionaram, no dia 22 de setembro, o Governo sobre as descargas poluidoras da ETAR/Norte no Rio Lis, denunciando que esta infraestrutura, que tem como função tratar e preservar o ambiente, "em vez de tratar os efluentes os despeja no Rio Lis sem tratamento". Em duas perguntas dirigidas aos ministros do Ambiente e Ação Climática e da Administração Interna, os parlamentares socialistas apontam que "a poluição do Rio Lis por efluentes suinículas não tratados é um crime ambiental grave e representa um atentado à saúde pública", recordando que "durante muitos anos a revolta (e os prejuízos) das populações não encontrou, ainda, resposta adequada por parte dos poderes públicos e dos suinicultores prevaricadores".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relação entre Património e Educação
Município de Alcobaça saúda tema e adere
às Jornadas Europeias do Património 2020
As Jornadas Europeias do Património (JEP), uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, são o evento cultural mais celebrado e partilhado pelas pessoas que vivem na Europa. A natureza pan-europeia das manifestações contribui para aproximar os cidadãos e realçar a dimensão europeia e o valor do património cultural nos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia. Na edição de 2020 das JEP, que a nível nacional decorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro, será celebrada a relação entre Património e Educação. Em Alcobaça, as atividades começam no dia 24 de setembro com a apresentação do Plano de Atividades Educativas 2020-2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vídeo foi publicado no Twitter
PSP desmente acusação de violência policial nas Urgências do Hospital de Leiria
A propósito do vídeo publicado na rede social Twitter, pela Sr.ª Eliana, sobre uma ocorrência, dia 20 de setembro, acusando a PSP de Leiria de violência policial, a Polícia de Segurança Pública confirma que foi chamada às urgências do Hospital de Santo André, em Leiria, na madrugada de domingo, pelas 0h50, onde estariam a ocorrer desacatos. Uma vez chegados ao local os polícias foram contactados por um militar da Guarda Nacional Republicana, devidamente uniformizado, que se encontrava naquele hospital, o qual informou ter sido agredido pela cidadã Eliana quando tentava pôr termo a uma situação de desacatos entre ela e duas funcionárias do referido hospital. Perante a situação, os polícias prestaram o apoio necessário para que o militar da GNR efetivasse a detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Termas Centro Classic Cars deu boas-vindas ao outono
Automóveis clássicos e desportivos partiram à descoberta das termas da Região Centro
Dezenas de carros clássicos e desportivos, de Portugal e Espanha, passaram três dias relaxantes a descobrir as termas da região Centro. A iniciativa “Termas Centro Classic Cars”, que levou automóveis clássicos e desportivos à descoberta das termas da região Centro, resultou num enorme sucesso e numa experiência a repetir. Durante três dias, no passado fim de semana, mais de meia centena de participantes, divididos por 29 equipas portuguesas e espanholas, tiveram oportunidade de conhecer cinco emblemáticas estâncias termais, bem como as principais atrações turísticas e paisagens em redor. No final, a satisfação de todos os presentes deixou a garantia de que mais edições irão acontecer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto U-Bike promove mobilidade sustentável da comunidade académica
Politécnico de Leiria recebe Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) distinguiu, no dia 17 de setembro, o Politécnico de Leiria com o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, na categoria de Instituições de Ensino, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. O projeto U-Bike é o grande “responsável” por este galardão da instituição, já que promove a mobilidade sustentável da comunidade académica desde junho de 2018, e contribui para a alteração de comportamentos mais amigos do ambiente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
18 residem no concelho de Torres Vedras, três no Cartaxo e três na Lourinhã
Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras apresenta 24 casos ativos de COVID-19
Foi identificado esta segunda-feira, dia 21 de setembro, no concelho de Torres Vedras um cluster de casos de COVID-19 associados a um local de culto religioso, a Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. O cluster apresenta 24 casos ativos, dos quais 18 residem no concelho de Torres Vedras, três no concelho do Cartaxo e três no concelho da Lourinhã. Note-se que dos 18 casos ativos registados no Concelho, dez pertencem à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, seis à freguesia de União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, um à freguesia de Ponte do Rol e um à freguesia de União das Freguesias de Carvoeira e Carmões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa decorre de 19 de setembro a 18 de dezembro
Comemorações do Centenário do Nascimento
de Bernardo Santareno arrancam em Santarém
As comemorações do Centenário do Nascimento de Santareno vão decorrer de 19 de setembro a 18 de dezembro, na cidade de Santarém. Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (Santarém, 19 de Novembro de 1920 — Oeiras, 29 de Agosto de 1980) é considerado o maior dramaturgo português do século XX. Formado em Medicina psiquiátrica, Bernardo Santareno rapidamente conciliou a sua profissão de médico com a de escritor. Primeiro poeta, autor de três livros e mais tarde, em muito influenciado pelas experiências como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia que incluiria no seu único livro de narrativas, «Nos mares do fim do mundo», dedicou-se ao teatro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo integra o 38.º Festival Música em Leiria
‘The Primitals Brothers’ levam comédia musical à capella ao Teatro José Lúcio da Silva
O grupo “The Primitals Brothers” protagoniza na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, pelas 21h30, uma hilariante comédia musical ‘a capella’ no Teatro José Lúcio da Silva, integrada na programação do 38.º Festival Música em Leiria (FML), promovido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA). De entrada gratuita, o espetáculo apresenta quatro povos nativos de um planeta muito parecido com o planeta Terra, que entram em palco prontos para seduzir a plateia, inundando-a com muitos diferentes géneros musicais que aprenderam graças às suas viagens fora do espaço e do tempo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido tem antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes
GNR detém homem por violência doméstica no concelho de Pombal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 19 de setembro, deteve um homem, de 44 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Pombal. Na sequência de diligências de investigação despoletadas pelo crime de violência doméstica, apurou-se que o suspeito havia infligido maus tratos físicos, verbais, psicológicos e ameaças de morte, durante a relação de 13 anos que mantinha com a sua esposa, uma mulher de 45 anos. Ao tentar por termo à relação, há cerca de um mês, e na sequência de ter ido retirar alguns dos bens pessoais e essenciais à residência familiar, a vítima foi ameaçada de morte pelo suspeito, o qual recorreu a uma arma de fogo, obrigando a vítima e seus filhos, de 18, 22 e 26 anos, a fugirem do local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa juntou as cinco comissões vitivinícolas do Centro: Beira Interior, Dão, Bairrada, Tejo e Lisboa
Turismo Centro de Portugal apresentou o guia de enoturismo e gastronomia
O Turismo Centro de Portugal e as cinco Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) do Centro de Portugal juntaram-se no dia 18 de setembro numa iniciativa que celebrou o enoturismo e a gastronomia da região. O evento teve lugar na Quinta do Convento, em Alenquer, e finalizou uma visita de três dias que levou jornalistas a conhecer as cinco regiões vínicas do território do Centro de Portugal. Na área da CVR Tejo, o grupo foi ao encontro de produtores em Tomar, e na CVR Lisboa, os jornalistas tiveram contacto com um produtor do Cadaval, terminando a rota na Quinta do Convento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Susana Serrano Rodrigues é a nova diretora-executiva da Escola de Negócios de Leiria
D. Dinis Business School tem nova diretora
e passa a designar-se Leiria Business School
A D. Dinis Business School actualizou e simplificou o seu nome e imagem associando-o à Cidade de Leiria, deixando para trás a designação D. Dinis. Assume assim a designação Leiria Business School. A nova diretora-executiva da Escola de Negócios de Leiria, Susana Serrano Rodrigues irá conduzir a Escola nesta nova etapa de reebranding. Susana Rodrigues é Doutorada em Gestão Estratégica pela Universidade de Wolverhampton no Reino Unido. É professora na ESTG/Politécnico de Leiria. Tem estado envolvida na coordenação e desenvolvimento de projetos financiados nacionais e europeus, de formação, de investigação e para a competitividade empresarial e colaborado com empresas e municípios na apresentação de soluções estratégicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com conclusão prevista para sexta-feira
Pavimentação na Av. Nossa Senhora de Fátima tem início segunda-feira em Leiria
Terão início na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, os trabalhos de pavimentação da Avenida Nossa Senhora de Fátima, no troço entre a Avenida Marquês de Pombal e a Rua João Paulo II, que se encontra atualmente encerrado para a execução das obras de requalificação daquela área. Prevê-se que a intervenção termine na sexta-feira, dia 25, e, tendo em conta o tipo de trabalhos, não será permitida a circulação de viaturas alheias às obras durante este período.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia do seu aniversário
Marco Rodrigues apresentou em Santarém
o seu disco “Copo Meio Cheio”
Marco Rodrigues apresentou sábado, dia 19 de setembro, o seu novo disco “Copo Meio Cheio” no Convento de São Francisco, em Santarém, no âmbito das Comemorações do Centenário Bernardo Santareno. O artista, acompanhado por um perfeito trio de fado, apresentou para além de alguns temas de “Copo Meio Cheio”, nomeado para um Grammy Latino, muitos dos sucessos que marcaram a sua carreira, como “Homem do Saldanha” e “Rosinha dos Limões” e alguns fados tradicionais incontornáveis, como “Nem às Paredes Confesso”, “Comadre Mari’Benta”, acompanhado, por vezes pelo público. “Copo Meio Cheio”, sucessor de “Fados do Fado”, foi um trabalho desafiante que levou o fadista a convidar uma série de compositores e letristas da música pop nacional, como Diogo Piçarra, Agir, Carlão, Capicua, Luísa Sobral, Marisa Liz e Tiago Pais Dias (Amor Electro), Guilherme Alface e João Direitinho (ÁTOA), Boss AC, Pedro da Silva Martins (Deolinda), entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para mudar comportamentos e desmistificar preconceitos
Centro de Atendimento a Jovens de Alcobaça cria projeto Tira[teimas] com sessões on line
Entre 24 de setembro de 2020 e 24 de junho de 2021, o Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) de Alcobaça irá promover um conjunto de sessões através da plataforma online ZOOM, subordinadas a diversas temáticas onde a promoção da mudança de atitudes e comportamentos e da desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central. As oficinas Tira[teimas], assumem-se como um conjunto de sessões de funcionamento regular, temáticas e estruturadas, para diferentes públicos. Cada sessão tem um/a convidado/a e um tema especifico. Funciona através da plataforma online Zoom.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Almonda Parque e antiga Central Elétrica
do Caldeirão alvo de obras de requalificação
As empreitadas de requalificação da antiga Central Elétrica do Caldeirão, espaços exteriores e Almonda Parque, ambas parte integrante do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Novas, decorrem a bom ritmo. O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, acompanhado de elementos do executivo e técnicos municipais, visitou os trabalhos no dia 17 de setembro e constatou no local o avanço dos trabalhos. De recordar que a intervenção no Almonda Parque, que se prevê que esteja concluída no final do primeiro trimestre de 2021, pretende contribuir para a revitalização e qualificação do centro histórico através da transformação do espaço em parque urbano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bispo de Viana do Castelo era natural de Leiria
Município de Leiria manifesta profundo pesar pelo falecimento de D. Anacleto Oliveira
O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de D. Anacleto Oliveira esta sexta-feira, vítima de acidente de viação. Natural de Cortes, Leiria, D. Anacleto Oliveira nasceu a 17 de julho de 1949, tendo sido ordenado sacerdote em 1970 e nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2005. A ordenação episcopal de D. Anacleto Oliveira decorreu no Santuário de Fátima em 2005, tendo sido nomeado bispo de Viana do Castelo em 2010. Atualmente presidia à Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade e à Comissão de Tradução da Bíblia para português a partir dos textos originais na Conferência Episcopal Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autores foram os arquitectos Fernando Sanchez Salvador e Margarida Grácio Nunes
Obra da Sinagoga de Tomar recebe Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
A obra de recuperação da Sinagoga de Tomar, que reabriu em 2019, acaba de ser galardoada com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria de Melhor Intervenção de Restauro, que foi ontem entregue, no Porto. A obra Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto - Projecto de Conservação e Reabilitação teve como autores os arquitectos Fernando Sanchez Salvador e Margarida Grácio Nunes, e um acompanhamento direto da arquiteta Elsa Pimenta e do engenheiro José Almeida, do Município de Tomar, entidade responsável pela execução da obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara Municipal acompanhou o primeiro dia de aulas
Alunos do Centro Escolar do Bombarral voltam às aulas com novas regras
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, acompanhou esta quinta-feira, dia 17 de setembro, o regresso às aulas por parte dos alunos do 1º Ciclo e do pré-escolar que frequentam o Centro Escolar. O edil teve assim oportunidade de verificar as várias medidas de prevenção contra a Covid-19 que foram tomadas para que alunos, professores e pessoal não docente pudessem regressar à escola em segurança. Antes da entrada no edifício os alunos procedem à desinfeção das mãos, sendo de seguida reencaminhados para o circuito associado ao respetivo ano de escolaridade, permitindo, desta forma, que haja apenas contacto entre estudantes do mesmo nível de ensino, como explicou o coordenador do Centro Escolar, professor Luís Camilo Duarte
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclista da Efapel venceu graças a um sprint vigoroso
Luís Mendonça é o primeiro camisola amarela do Troféu Joaquim Agostinho
Luís Mendonça (Efapel) é o primeiro camisola amarela do Troféu Joaquim Agostinho, graças a um sprint vigoroso, lançado de longe para vencer a etapa inaugural, 145,6 quilómetros, com partida e chegada em Torres Vedras. A viagem foi animada por várias tentativas de fuga, a mais consistente de todas juntando 14 homens em frente de corrida. Mas o pelotão, comandado, em momentos diferentes, pelo Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, pela W52-FC Porto e pela Efapel, não permitiu o sucesso das diferentes iniciativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de três casos confirmados
Deputados do PSD contestam o encerramento de extensões de saúde no distrito de Leiria
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria estão preocupados com o encerramento de várias extensões de saúde no distrito, sendo os casos mais recentes no Pinhal Fanheiro, no concelho de Alcobaça, e em Famalicão da Nazaré e exigem respostas do Ministério da Saúde. Os deputados deslocaram-se às referidas instalações, após terem tido conhecimento de que a Unidade de Saúde de Famalicão da Nazaré e a Extensão de Saúde do Pinhal Fanheiro, na Freguesia do Bárrio, se encontrava encerrada desde março de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
26 apresentações de 11 espetáculos serão apresentados por 10 companhias
23ª edição do festival Marionetas na Cidade vai decorrer de 2 a 4 de outubro em Alcobaça
A 23ª edição do festival Marionetas na Cidade irá decorrer de 2 a 4 de outubro na cidade de Alcobaça. São 26 apresentações de 11 espetáculos apresentados por 10 companhias ao longo de 2 dias em 5 recintos. Haverá duas exposições patentes no Museu do Vinho de Alcobaça com inauguração a 2 de outubro pelas 18h00 até 2 de novembro, com entradas livres: Manipulações Ilustradas 2003 – 2020, de Rui Sousa, e Marionetas, de Carlos Reis. Esta edição tem a particularidade de ser totalmente realizada ao ar livre e totalmente gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Especialistas internacionais debatem tema no Politécnico de Leiria
Ministra da Segurança Social abre em Leiria congresso “Envelhecimento como um Todo”
Ser uma referência no debate das questões em torno do envelhecimento é o principal propósito do Congresso Internacional sobre Envelhecimento, cuja terceira edição decorre já na segunda e terça-feira, dias 21 e 22 de setembro, promovida em parceria com o Politécnico de Leiria. Sob o mote “Envelhecimento como um Todo”, o AGEINGCONGRESS2020 é transmitido online, estando a sessão de abertura agendada para o dia 21 de setembro, pelas 09h00, no auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Ana Cristina Luz
Livro “A Lista de Aristides de Sousa Mendes” apresentado na Biblioteca Municipal de Leiria
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, recebe sábado, dia 19 de setembro, às 17 horas, a apresentação do livro “A Lista de Aristides de Sousa Mendes”, da autoria de Ana Cristina Luz. Esta sessão contará ainda com a presença de Cláudia Ninhos, doutorada em História, área de especialização em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, especialista na história das relações luso-alemãs, do Nacional-Socialismo e do Holocausto, e do Dr. António Moncada de Sousa Mendes, neto do Cônsul de Bordéus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
World Press Cartoon
Cartunistas internacionais vão estar disponíveis sábado para fazer caricaturas dos caldenses
Este sábado, 19 de setembro, se for ao Café Central, Citrus, Dominó, Contradição ou Venézia e lhe oferecerem uma caricatura, não estranhe! Alguns dos mais conceituados cartunistas do mundo estão nas Caldas da Rainha para participar em mais uma edição do World Press Cartoon e sábado, a partir das 11 horas, vão estar nestes locais para surpreender os caldenses com a sua criatividade e talento. Em anos anteriores, a iniciativa normalmente decorria nas ruas da cidade mas este ano, devido à previsão de chuva, optou-se por realizar a mesma dentro de alguns dos cafés do centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra cofinanciada pela União Europeia através do programa Alentejo/2020
Requalificação da Escola Básica de Vila Nova da Rainha já arrancou
Os trabalhos de requalificação e refuncionalização da Escola Básica, Jardim de Infância e espaços exteriores de Vila Nova da Rainha já começaram. Trata-se de uma obra prevista na Carta Educativa Municipal, num investimento da Câmara de Azambuja de 855 mil euros, e que se enquadra na estratégia da autarquia que dá prioridade máxima à área da Educação. Através de uma candidatura ao programa Alentejo 2020/Portugal 2020, o município conseguiu um cofinanciamento da União Europeia, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, de 556 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição da iniciativa internacional RHI
Projeto Revolution_Hope_Imagination marca presença em Alcobaça de 18 a 21 de setembro
A iniciativa RHI - Revolution_Hope_Imagination, um projeto que pretende criar um diálogo entre a arte e os negócios, a cultura e o turismo, regressa ao concelho de Alcobaça entre os dias 18 e 21 de setembro. A nível nacional o evento decorre de 18 a 25 de setembro. O projeto é levado a cabo pela Arte Institute, organização sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz em todos os continentes. Em quase 9 anos já promoveu quase 900 artistas e esteve presente em 36 países e 86 cidades. É o único projeto português no mundo que, de forma sustentada, tem conseguido promover a cultura contemporânea e a marca “Portugal”, transversalmente em todas as áreas artísticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de outubro a 7 de novembro
Festival Internacional Caldas nice Jazz regressa com edição maioritariamente portuguesa
O diretor do Festival Internacional Caldas nice Jazz, Carlos Mota, teve necessidade de redesenhar toda a sua programação face à pandemia da Covid-19, mas o Festival sobreviveu aos constrangimentos da pandemia e apresenta um programa com nomes conceituados do Jazz, maioritariamente portugueses, desenho este, que estava inicialmente pensado para o 10º aniversário do Festival, mas que devido ao atual contexto foi antecipado para este ano. Tendo em conta os tempos de pandemia que vivemos, o festival foi assim redesenhado no escrupuloso cumprimento das normas de segurança, tendo o CCC adquirido equipamentos tecnológicos específicos para higienização das salas, com certificação no combate à covid-19, garantindo a total segurança na fruição do espaço CCC por parte dos espectadores e artistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido aprova estratégia para eleições autárquicas 2021
Concelhia do PSD de Pombal quer conquistar todas as Juntas de Freguesia do concelho
O PSD/Pombal, reunido na segunda-feira, dia 14 de setembro, aprovou por unanimidade o documento orientador para as eleições autárquicas 2021. Neste documento, que traça as linhas de orientação estratégica do Partido e a calendarização das diferentes acções inerentes, o PSD/Pombal começa por fazer o balanço da sua força autárquica no concelho, onde detém as presidências da Câmara e Assembleia Municipal, assim como, de dez Juntas de Freguesia, perfazendo um total de 97 autarcas eleitos que diariamente dão o melhor de si em prol da nossa comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 0,3%
Câmara de Leiria mantém taxa mínima de IMI
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira em reunião de Câmara a manutenção, para 2021, da taxa mínima permitida por lei de IMI, de 0,3%, à semelhança do que acontece desde 2018, existindo ainda possibilidade de minoração no caso de imóveis em zona declarada Área de Reabilitação Urbana (ARU) e de majoração para os prédios urbanos degradados não devolutos e devolutos nesta mesma área. Recordamos que entrou em vigor este ano o Regulamento de Apoio ao Investimento e à Criação de Emprego no concelho de Leiria, que estabelece as condições e os critérios para o reconhecimento de isenções totais ou parciais, objetivas e subjetivas, relativamente aos impostos e outros tributos municipais (IMI, IMT e Derrama).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal investiu 50 mil euros em obras de requalificação e mobiliário e material didático
Primeira sala de ensino pré-escolar público arranca no Cartaxo com o novo ano letivo
A primeira sala de ensino pré-escolar público da freguesia do Cartaxo está pronta para receber as primeiras 25 crianças. As inscrições ultrapassaram a oferta disponível, explicou o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, que quer “abrir mais uma sala de ensino pré-escolar no Cartaxo, já no próximo ano letivo”. O investimento da Câmara Municipal em obras de requalificação e aquisição de mobiliário e material didático rondou os 50 mil euros. Para além da sala de ensino pré-escolar, a Escola Básica José Tagarro passa a contar com uma nova sala polivalente, uma nova sala Snoezelen, novo mobiliário no refeitório comum e instalações sanitárias renovadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Única freguesia sem centro escolar
Câmara de Pombal investe 1,5 milhões de euros na construção de Centro Escolar na Pelariga
O Município de Pombal vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na construção do Centro Escolar da Pelariga, a única freguesia que ainda não possui nenhum centro escolar. Na sua última reunião, o Executivo Municipal deliberou lançar a concurso público a referida empreitada que propõe o prazo de execução de 450 dias. Para a vereadora da Educação, o novo estabelecimento de ensino pretende “assegurar a igualdade de oportunidades de educação pré-escolar e de ensino a todas as crianças e alunos”, salientando que “todas as freguesias do concelho ficarão, entretanto, equiparadas com novas infraestruturas e equipamentos inovadores”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Festivais de Jazz do Valado e de Août of Jazz
de Capbreton acertam iniciativas conjuntas
Os festivais de jazz de Valado dos Frades e de Août of Jazz de Capbreton, em França, estão a estudar iniciativas que estimulem a geminação entre os dois municípios na área da cultura, em particular na música. O maestro do Big Band do Município da Nazaré, e diretor musical do Festival de Jazz do Valado, Adelino Mota, esteve naquela cidade francesa, no âmbito do acordo de geminação entre Municípios, tendo sido um dos convidados da organização do 30º Festival de Jazz da cidade, que decorreu de 18 a 23 de Agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serão plantadas espécies arbóreas da fauna portuguesa
Município de Leiria lança projeto de plantação de mais de 10 mil árvores no concelho
O Município de Leiria lançou o projeto “Plantar uma Árvore, Cuidar o Futuro” que prevê a plantação de 11.200 árvores no concelho, uma iniciativa com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas no território, tal como recuperar as áreas ardidas, degradadas ou subaproveitadas com a plantação de espécies autóctones, sensibilizando, simultaneamente a população para a importância de criar e manter os espaços verdes do concelho. Neste projeto, que é uma das 19 ações preconizadas no Programa Renovar Leiria e irá incluir as Freguesias e Uniões das Freguesias do concelho, serão plantadas espécies arbóreas da fauna portuguesa, sendo que a escolha das espécies depende das características ecológicas de cada local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No arranque do ano escolar
Câmara da Batalha cede materiais de proteção
e transfere 70 mil euros para o Agrupamento
A Autarquia da Batalha procedeu à distribuição de diversos materiais de proteção, medição da temperatura e de limpeza nas diversas escolas do agrupamento e transferiu um montante de 70 mil euros para a gestão da escola no âmbito do acordo de descentralização de competências aprovado pelos órgãos da escola. Para o presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, “é muito importante que tudo esteja preparado e nas melhores condições de segurança para o início do ano letivo, num tempo bastante desafiante para toda a comunidade educativa”. “O Agrupamento de Escolas conta com o total empenho do município no apoio à retoma das atividades escolares, sempre focalizados na qualidade das aprendizagens e este ano também na proteção da saúde dos alunos e de toda a comunidade escolar”, adianta o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tema "Pombal: um valido ou um primeiro-ministro?"
Webinar assinala 250 Anos da Concessão
do Título do Marquês de Pombal
No âmbito das comemorações dos 250 Anos de Concessão do Título de Marquês de Pombal, o município está a realizar, através da sua Unidade de Turismo, um conjunto de atividades que se prolongarão pelos próximos meses. “Pombal: um valido ou um ‘primeiro-ministro’?” será o tema do webinar que irá decorrer esta quinta-feira, 17 de setembro, a partir das 18h30, a cargo de José Subtil, professor catedrático na Universidade Autónoma de Lisboa e membro da Associação Cultural de Oeiras Espaço e Memória. Para além de possibilitar participações presenciais, limitada e mediante inscrição prévia, o webinar será transmitido em streaming através do portal do Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com vasta formação nesta área
João Ribeiro nomeado Coordenador Municipal de Proteção Civil de Torres Novas
João Ribeiro foi nomeado Coordenador Municipal de Proteção Civil de Torres Novas, com efeitos a partir de 1 de setembro. A apresentação foi feita no dia 14 de setembro, através de uma conferência de imprensa, promovida pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira. João José Paiva Ribeiro, 43 anos, natural e residente em Torres Novas, é licenciado em Engenharia Agropecuária pelo Instituto Politécnico de Coimbra, com uma pós-graduação em Proteção Civil pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e mestrando em Riscos e Proteção Civil no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, possuindo diversas formações gerais e específicas salientando-se o curso de Fogo Controlado e o de Técnico Responsável de Produtos Fitofarmacêuticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem foi detido por cultivo de estupefacientes
GNR de Pombal apreende 544 doses de cannabis
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pombal, deteve, no dia 15 de setembro, um homem de 60 anos, por cultivo de estupefacientes, na freguesia de Almagreira, no concelho de Pombal. No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há cerca de dois meses, os militares da Guarda apuraram que o suspeito mantinha 12 plantas num terreno agrícola. Foi dado cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e um em veículo, culminando na apreensão de 544 doses de cannabis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Hospitalar de Leiria continua a apostar na descentralização das especialidades médicas
Hospital Distrital de Pombal já disponibiliza consultas de Otorrinolaringologia
O Hospital Distrital de Pombal (HDP), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), já disponibiliza consultas de Otorrinolaringologia (ORL) aos seus utentes, no âmbito da sua aposta na descentralização e diferenciação de serviços nas suas unidades de Pombal e Alcobaça. «Os nossos utentes da área de referência do HDP já têm acesso a esta especialidade mais perto de casa, sem necessidade de se deslocarem a Leiria, e com o acompanhamento dos especialistas do Serviço de Otorrinolaringologia», explica Paulo Enes, diretor deste Serviço do CHL. As consultas de ORL no HDP estão a funcionar desde dia 17 de agosto, e decorrem às segundas e sextas-feiras, das 9h00 às 14h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para preparar o regresso das sessões de cinema
Cine-Teatro Paraíso inicia em Tomar
obras de reabilitação
Estão a decorrer diversas obras de remodelação no Cine-Teatro Paraíso para assegurar a reabertura e retoma das atividades culturais de Tomar neste espaço e preparar o mesmo para o regresso das sessões regulares de cinema. As intervenções de reabilitação centram-se nos espaços do bar, sala do 1.º andar (foyer) e loja de merchandising, tal como reativação das bilheteiras no hall da entrada principal, substituição da tela e sinalética, cortina-fogo, instalação de monitores, etc. Aproveitando a remodelação da calçada, será inserido um lettering em pedra de granito com a designação "Cine-Teatro Paraíso" e a data de 1924, correspondente à data da sua inauguração após projeto do Arquiteto Deolindo Vieira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha “Juntos Venceremos a nova Batalha”
Lourinhã inspira-se na Batalha do Vimeiro e lança campanha para apoiar produtores locais
O Município da Lourinhã, através do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e do Gabinete de Apoio ao Empresário, com o apoio da Delta Cafés, lança a 16 de setembro a campanha “Juntos Venceremos a Nova Batalha”. Apostando na promoção da história da Batalha do Vimeiro, a campanha pretende relembrar à comunidade a importância desta batalha na história do país e do mundo, transportando para a atualidade a mensagem de que só unidos, determinados, resilientes e orientados para o combate à pandemia por COVID 19, conseguiremos alcançar uma nova vitória!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dirigido ao ministro do Ambiente e Ação Climática
Deputados do PSD questionam o Governo sobre o atraso nas obras da foz do Rio Alcoa
Os deputados do PSD do círculo de Leiria, Hugo Patrício Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Gomes Marques, questionaram, no dia 14 de setembro, o ministro do Ambiente e Ação Climática sobre o atraso na obra de Restruturação dos esporões da foz do Rio Alcoa, na Nazaré. Até ao momento não é conhecido o resultado deste concurso, nem é conhecida data de consignação, nem de início da obra, pelo que os parlamentares sociais-democratas do distrito entendem justificar o questionamento do Governo sobre o andamento deste processo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Património Cultural Europeu Na Rede Cultura 2027”
Rede Cultura 2027 promove colóquio de jovens investigadores em Leiria, Tomar e Batalha
A Rede Cultura 2027 é um projeto pioneiro de candidatura a Capital Europeia da Cultura que agrega 26 Municípios de três Comunidades Intermunicipais e que, através da criação de uma rede de cidades e vilas, vai possibilitar a cooperação no domínio das artes, da cultura e do conhecimento. Neste sentido, o Call for Papers, inserido no conjunto de ações levadas a cabo no âmbito da referida candidatura, terá uma sessão inaugural no dia 06 de outubro e prolonga-se até ao dia 27. Com datas marcadas nos dias 06, 08 e 10 de outubro, o Colóquio decorrerá no Museu de Leiria, no Instituto Politécnico de Tomar e no Mosteiro da Batalha, respetivamente, sempre entre as 15h00 e as 17h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passando a funcionar no "Espaço Sabores Lourinhã"
Centro de Testes Covid-19 muda de instalações na Lourinhã
O Centro de Testes COVID19 passa a funcionar no "Espaço Sabores Lourinhã" (frente ao Centro Coordenador de Transportes), na Rua Miguel Bombarda, Vila da Lourinhã. Este Centro é fruto de uma parceria da Câmara Municipal da Lourinhã com o Laboratório Germano de Sousa, a ARS-LVT e o ACES Oeste Sul, estando a servir todo o território nacional. O horário mantém-se: 2ªfeira - 6ªfeira | 14h - 17h, assim como o nº para contacto: 800200150
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Companhia S.A.Marionetas representa Portugal na Eslováquia com Teatro Dom Roberto
A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos, de Alcobaça, irá representar Portugal em Festival na Eslováquia na cidade de Bratislava. Esta participação será a primeira fora do país desde o início da pandemia covid-19. Será apresentado o teatro tradicional de marionetas português o "teatro Dom Roberto" dia 19 de setembro no festival Puppets in the Park. Para além da companhia portuguesa, irão estar representantes de Itália, Inglaterra, França e Eslováquia. Já em outubro, de 2 a 4, a companhia organiza a 23ª edição do festival Marionetas da Cidade na cidade de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Secundária de Porto de Mós e Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
Deputados do PSD visitam escolas do distrito de Leiria no arranque do ano letivo
Depois de uma semana dedicada ao arranque do novo letivo, os deputados do PSD terminam o roteiro de auscultação da comunidade escolar com uma visita a escolas do distrito de Leiria, estando prevista visitas à Escola Secundária de Porto de Mós, no dia 14 setembro, às 9h e ao Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, no dia 15 setembro, às 10h. Para o PSD, o Governo planeou tarde o ano letivo e tem andado sempre atrasado na concretização de várias medidas indispensáveis para o bom funcionamento das escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia lança medidas excecionais para o novo ano letivo
Escolas de Torres Vedras enfrentam COVID-19
com reforço de 178 assistentes operacionais
A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou, no dia 8 de setembro, um conjunto de medidas que serão implementadas durante o próximo ano letivo, no âmbito da COVID-19. Estas medidas visam apoiar as escolas do Concelho na minimização do risco de transmissão da doença em contexto escolar. A sessão de apresentação, que decorreu na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, da vice-presidente e vereadora da Educação, Laura Rodrigues, e do delegado de Saúde do ACES Oeste Sul, Nuno Rodrigues.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovida pela Ceifacoop
Conferência "Quo Vadis Lourinhã" vai ser dedicada ao tema “Mobilidade”
De 16 a 22 de setembro, o município da Lourinhã associa-se a mais uma conferência "Quo Vadis Lourinhã", a terceira deste ciclo, dedicada ao tema “Mobilidade” e promovida pela Ceifacoop. Tal como nos anteriores eventos, pretende-se estimular o pensamento global para as causas e consequências das alterações climáticas, agindo localmente através de medidas que cada pessoa, empresa e instituições locais possam tomar, no combate ao aquecimento global. Com este evento assinala-se ainda a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre anualmente entre os dias 16 e 22 de setembro e que este ano tem como tema central: “Emissões Zero, Mobilidade para todos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
(re)início da programação do Centro Cultural Regional de Santarém
Convento S. Francisco recebe concerto de Jazz com o Trio Tinoco, Almeida e Dias
O Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas promove um concerto de Jazz no Convento S. Francisco, em Santarém, com o Trio Tinoco (Saxofone), Almeida (Contrabaixo) e Dias (Bateria) O (re)início da programação CCRS 2020 terá lugar respeitando afastamento de lugares e uso de máscaras. As entradas são grátis e limitadas, com bilhetes entregues à entrada só para controle do número de entradas. O concerto conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para os setores do ‘Comércio e Serviços’ e ‘Restauração e Bebidas’
ACILIS lança Selo “Estabelecimento Seguro” em colaboração com o Município de Leiria
A ACILIS, em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, lançou o Selo “Estabelecimento Seguro” para os setores do ‘Comércio e Serviços’ e ‘Restauração e Bebidas’ do concelho de Leiria. Com esta iniciativa, enquadrada nas medidas de apoio à retoma da economia e reabertura dos estabelecimentos, a ACILIS reforçar entre todos o sentimento de confiança e segurança. O selo foi criado para reconhecer que os estabelecimentos aderentes assumem, de forma voluntária, responsável e profissional, o compromisso de cumprirem um conjunto de regras e boas práticas em termos de segurança, higiene, saúde e de distanciamento social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com reforço da profissionalização do setor
Ministra da Agricultura apresentou no Cartaxo
a Agenda de Inovação para a Agricultura
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou, no dia 11 de setembro, na AgroGlobal, em Valada do Ribatejo, no concelho do Cartaxo, a Agenda da Inovação para a Agricultura 20 | 30. Este plano estratégico para a Agricultura, a 10 anos, foi apresentado numa sessão que contou com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Luis Planas, tendo ainda integrado a intervenção do comissário europeu de Agricultura, Janusz Wojciechowski.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seis propostas foram admitidas
Orçamento Participativo de Leiria divulga lista provisória de propostas
Foi publicada esta sexta-feira, dia 11 de setembro, na plataforma do Orçamento Participativo de Leiria a lista provisória das propostas consideradas válidas para votação. Foram analisadas e aceites pelo júri 6 candidaturas de um total de 30 ideias submetidas, tendo as restantes sido excluídas por não cumprirem alguns dos critérios estabelecidos nas Normas de Participação, como por exemplo a ausência de formulário ou por incidirem sobre espaços fora do domínio municipal. Os interessados que não concordarem com a avaliação feita podem apresentar reclamação de 14 a 18 de setembro para o endereço orcparticipativo@cm-leiria.pt, sendo a lista definitiva divulgada entre os dias 21 e 25 deste mês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessões de teatro decorrem até final de setembro ao ar livre
“Gargalhadas Desconfinadas” reiniciam
a programação cultural na Chamusca
O Município da Chamusca retomou a oferta cultural aos munícipes do concelho, após o período de confinamento, com uma proposta de espetáculo de teatro de rua intitulado “Gargalhadas Desconfinadas”, produzido pela Companhia de Teatro do Ribatejo, com apoio e organização do Município. As sessões de teatro decorrem durante as sextas-feiras de agosto e de setembro, ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Municipal da Chamusca, tendo-se iniciado a 21 de agosto, com repetição de mais duas sessões a 28 de agosto, e ainda novas sessões durante todas as sextas-feiras de setembro e outubro, com a possibilidade de existirem duas sessões em cada dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Confiança entre os portugueses cai e está abaixo da média europeia
Economia é o que mais preocupa portugueses seguida de Saúde com registo histórico
No segundo trimestre de 2020, os portugueses mostram-se menos confiantes do que a globalidade dos consumidores a nível europeu. Segundo os resultados do estudo “The Conference Board® Global Consumer Confidence Survey”, conduzido em colaboração com a Nielsen, o grau de confiança registado entre os consumidores portugueses registou uma quebra de 31 pontos em comparação com período homólogo, ficando abaixo da média europeia. 84% dos portugueses considera que o seu país está em recessão económica e a maioria dos portugueses modificou os seus gastos e tentou poupar. Os Bens de Grande Consumo cresceram 8,2% no 2º trimestre, impulsionados pela pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado nas Jornadas Europeias do Património
Olívia da Costa lança “Inventário Azulejar
do Santuário do Bom jesus do Carvalhal”
No dia 25 de setembro pelas 18 horas vai ser lançado o livro “Inventário Azulejar do Santuário do Bom Jesus do Carvalhal”, on line . Integrado nas Jornadas Europeias do Património, a arquiteta Olívia da Costa lança on line o InventárioAzulejar do Santuário do Bom jesus do Carvalhal sito no Bombarral. Do Inventário fazem parte cerca de 50 fichas caraterizam cada peça cerâmica presente no Santuário. A Organização é da Costa Verde e Prata | Património Cultural do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um total de 102 casos registados
Número de casos ativos de COVID-19 aumenta na Região de Leiria mas continua moderado
O número de casos ativos de COVID-19 tem aumentado na Região de Leiria desde o final de agosto, mas continua em níveis moderados. O concelho de Leiria tem, no dia 11 de setembro, o maior número de casos (59), seguido de Pombal (23), Porto de Mós (9), Batalha (4) e Marinha Grande (3). O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral regista um total de 102 casos, dos quais 4 correspondentes em outros ACES. Desde o início da pandemia registam-se 483 casos, dos quais 362 já recuperaram, havendo ainda 18 óbitos a registar. Há dois doentes internados e um na Unidade de Cuidados Intensivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa doou 50.000 máscaras e 1.000 litros de álcool gel a 100 Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal
Tabaqueira apoia 10 IPSS do distrito de Leiria com distribuição de máscaras e álcool gel
Atendendo ao atual contexto de pandemia, a Tabaqueira, subsidiária portuguesa do Grupo Philip Morris International (PMI), decidiu apoiar aqueles que trabalham diretamente com as populações e ajudar uma centena de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), um pouco por todo o país, através da doação de 50.000 máscaras e 1.000 litros de álcool gel. A solução desinfetante é produzida pela Tabaqueira na sua fábrica em Albarraque, concelho de Sintra, de acordo com a formulação recomendada pela Organização Mundial de Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PIN’ARTE decorre nesta freguesia do concelho da Chamusca
Festival de Arte Urbana em Contexto Rural anima Ulme de 11 de setembro a 11 de outubro
A freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe o PIN’ARTE – Festival de Arte Urbana em Contexto Rural, de 11 de setembro a 11 de outubro. Durante um mês, sobretudo aos fins de semana, diversos artistas de rua vão pintar murais, fazer esculturas ao vivo e deixar as suas obras espalhadas pelas ruas de Ulme e do Semideiro, num festival que tem dado vida e cor a esta freguesia. Um dos destacados artistas que vai marcar presença nesta edição será Óscar Rodrigues, o famoso escultor que usa a motosserra como instrumento de trabalho e que, recentemente, realizou o famoso busto de Miguel Torga na raiz do negrilho. O artista vai realizar uma escultura ao vivo no Semideiro, nos dias 3 e 4 outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por iniciativa do executivo municipal
Autarcas de Leiria realizam visita à freguesia
da Bajouca
O Município de Leiria promoveu esta terça-feira, dia 8 de setembro, uma visita à freguesia da Bajouca, uma iniciativa com o objetivo de avaliar a resposta que está a ser dada localmente às dificuldades resultantes da pandemia Covid-19, um roteiro que incluiu a Junta de Freguesia, diversas empresas e associações. “Queremos avaliar como a crise que surgiu em resultado da pandemia está a afetar a vida das pessoas para identificarmos as melhores formas de atuação”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, explicando que este é um roteiro que vai passar por todas as freguesias do concelho, numa estratégia de proximidade à população, setor empresarial e movimento associativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do Presidente da República e da ministra da Cultura
Perve Galeria reabre com ciclo comemorativo dos seus 20 anos de existência em Alfama
Encerrada desde março, devido às medidas de confinamento, a Perve Galeria retoma a sua atividade no dia 19 de setembro, inaugurando um ciclo comemorativo dos seus 20 anos de existência em Alfama, com uma mostra intitulada "Diálogos 2.0" que contará com mais de uma centena de obras de arte que permitem revisitar outras tantas exposições que esta instituição foi apresentando, desde o ano 2000, nos seus espaços no centro histórico da capital portuguesa, onde tem também instalada a Casa da Liberdade - Mário Cesariny, e noutros locais de referência em Portugal e no estrangeiro. São duas décadas de divulgação das artes visuais que a Perve Galeria comemora, com a inauguração a contar com a presença de destacadas personalidades, entre as quais a do Presidente da República, da Ministra da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prevenção da COVID-19, Apoio às Famílias, Comunidade Educativa e investimento nas Escolas são as prioridades.
Município de Abrantes investe cinco milhões
de euros no ano letivo 2020-2021
A Câmara Municipal de Abrantes anuncia que vai manter a educação como um pilar fundamental da sua estratégia e, assim, efetuar um investimento próximo dos cinco milhões de euros no ano letivo 2020-2021. Na Receção aos professores realizada no dia 10 de setembro, em Abrantes, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos clarificou que “a educação é um pilar de tal forma importante para Abrantes, que nos últimos dez anos investimos perto de 30 milhões em infraestruturas e numa série de outras coisas como apoios às famílias, atividades extracurriculares ou transporte escolar. Pelo contexto que vivemos e, para este ano letivo, demos prioridade à tomada de todas as medidas possíveis perante a COVID-19."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Provedor da Santa Casa da Misericórdia mostra-se confiante que este seja um caso isolado na instituição
Funcionária de lar no Cartaxo testa positivo
à COVID-19
Uma funcionária da Casa de Santa Cruz, residência para idosos pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, recebeu esta quinta-feira, 10 de setembro, resultado positivo para a Covid-19. Recebida esta informação por parte da Santa Casa de Misericórdia do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, convocou uma reunião de Proteção Civil com carácter de urgência, que decorreu nessa mesma tarde no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o objetivo de criar uma nova dinâmica para o Centro Histórico
Município de Leiria lança projeto de promoção
e revitalização da Rua Direita
O Município de Leiria apresentou esta quinta-feira, dia 10 de setembro, o projeto de promoção e revitalização da Rua Barão de Viamonte intitulado “Viva a Rua Direita”, que contempla o condicionamento do trânsito, a iniciativa de sensibilização “Vibrar sem som”, reforço de iluminação pública, instalação de iluminação decorativa, ações de embelezamento e dinamização cultural, limpeza e desinfeção das ruas, controlo de pragas e eliminação de grafitis. Na apresentação, a vereadora da Educação e Cultura da Câmara de Leiria, Anabela Graça, explicou que este projeto resultou de reuniões entre moradores, comerciantes e o Município, com o objetivo de criar uma nova dinâmica para o Centro Histórico, de modo a torná-lo mais atrativo e com melhor qualidade de vida para residentes, agentes económicos e visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 150 mil euros
Câmara de Santarém assina protocolo de apoio financeiro com associações e agentes culturais
A assinatura dos protocolos relativos ao apoio financeiro do Município de Santarém a associações e agentes culturais decorreu, dia 10 de setembro, no Convento de S. Francisco. Foram assinados 29 protocolos, relativos ao apoio a 55 candidaturas aprovadas, sendo 9 de Atividade Permanente (Programa Anual – 85.000€) e 46 de Atividade Pontual (Projeto Pontual – 65.000€) e Festivais. Os projetos serão dinamizados até 15 de abril de 2021, nas áreas do teatro, música, dança e expressão corporal, cultura tradicional, artes plásticas, pesquisa, investigação e desenvolvimento e em iniciativas de âmbito transdisciplinar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça dos Claras
Mercado de Frutos Secos de Torres Novas
vai decorrer de 2 a 5 de outubro
O Município de Torres Novas vai promover, de 2 a 5 de outubro (sexta a segunda-feira, feriado) um Mercado de Frutos Secos. Este evento tem como objetivos gerais assegurar uma alternativa à Feira Nacional dos Frutos Secos, ajustada aos constrangimentos impostos no âmbito da pandemia por Covid-19; garantir o abastecimento de frutos secos ao consumidor em conformidade com as condições definidas pela DGS e apoiar o setor. Estarão disponíveis frutos secos, desidratados e cristalizados e produtos regionais. O Mercado de Frutos Secos funcionará na Praça dos Claras, das 17h às 21h na sexta-feira e das 9h às 21h no sábado, domingo e feriado. A entrada é gratuita mas limitada à lotação do recinto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de apoio à internacionalização das empresas
Nerlei aposta em missões virtuais com foco na preparação das empresas para a nova realidade
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria está a adaptar os seus projetos às novas circunstâncias provocadas pela pandemia. No que respeita ao projeto conjunto de apoio à internacionalização das empresas, o International Business 2018-2020, foi alargado o prazo de execução em 9 meses e passou a privilegiar-se a metodologia de trabalho virtual. Assim, neste momento, o projeto de apoio à internacionalização de empresas da NERLEI engloba cinco missões virtuais: Polónia, Canadá, Emirados Árabes Unidos, México e Suíça; e apenas duas missões empresariais presenciais: a Marrocos e à Polónia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministério da Saúde anunciou a abertura de concursos
Governo atribui ao Centro Hospitalar de Leiria 31 vagas para médicos especialistas
O Ministério da Saúde anunciou recentemente a abertura de concursos para contratação de médicos no Serviço Nacional de Saúde, e atribuiu 26 vagas para novos especialistas no Centro Hospitalar de Leiria (CHL). Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, destaca que «este reforço de quadros especializados vai permitir que a nossa instituição incremente a sua capacidade de resposta às necessidades dos nossos utentes e consolide a prestação de cuidados médicos em algumas áreas».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra teve erros de construção
Deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria criticam impasse na Barragem de Alvorninha
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria questionaram, no dia 9 de setembro, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sobre o impasse na requalificação da Barragem de Alvorninha, inaugurada inaugurada em 2005 já com erros de construção. Na presença do presidente da Junta de Freguesia de Alvorninha, José Henriques, os deputados do PSD testemunharam no local o estado da Barragem de Alvorninha. Recorde-se que, em 2006 o LNEC determinou que a cota de enchimento da barragem teria um limite de 93 metros, que representa apenas cerca de 5% da capacidade total de armazenamento da barragem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberação vai ser sujeita a pronúncia por parte da Assembleia Municipal
Câmara da Batalha aceita receber do Estado
as competências no domínio da ação social
A Câmara Municipal da Batalha decidiu por unanimidade receber em 2021 as novas competências previstas no Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de agosto, que concretiza a transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da ação social. Esta decisão do executivo batalhense de receber em 2021 as novas competências previstas no Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de agosto, que concretiza a transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da ação social, será sujeita a pronúncia por parte da Assembleia Municipal da Batalha na sessão a realizar ainda durante o presente mês de setembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Câmara aprova aquisição de 14 hectares
na futura Zona Industrial da Freixianda
Foi aprovado na Reunião da Câmara de 7 de setembro, a aquisição de 14 hectares de terreno, com vista à implantação da futura Zona Industrial da Freixianda. Este foi mais um importante passo para a implementação desta área empresarial, desta feita através da aprovação da elaboração do contrato de promessa, compra e venda, com o pagamento, já este ano, de aproximadamente 81 mil euros. Nas palavras do presidente da Câmara, trata-se de “uma área empresarial muito importante para o norte do concelho de Ourém (...) para mais numa zona considerada de baixa densidade e que, por isso, potencia e beneficia as empresas que optem por aí se sediar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação teve lugar no Cineteatro de Porto de Mós
Politécnico de Leiria elabora Plano Estratégico de Turismo Sustentável para Porto de Mós
No dia 7 de setembro de 2020 foi apresentado no Cineteatro de Porto de Mós o Plano Estratégico para o Turismo Sustentável, elaborado pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria que traça uma visão do turismo no concelho de Porto de Mós para os próximos 10 anos. Este plano engloba 51 medidas agrupadas em quatro eixos estratégicos: Turismo de Natureza, Turismo Cultural, Turismo Gastronómico e Turismo Industrial que irão afirmar Porto de Mós no todo da Região de Turismo do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos moldes habituais
Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro decide não realizar o Carnaval de 2021
A Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro reuniu, no dia 9 de setembro, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, para tomar uma decisão concertada sobre a realização do Carnaval 2021, atendendo à importância estratégica do evento para estas cidades, bem como ao atual contexto de pandemia. Em perfeita sintonia, os cinco Carnavais que integram esta Rede (Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras) consideram que, com base nos dados actualmente disponíveis, não há condições para realizar o Carnaval 2021 nos moldes habituais, nomeadamente os corsos carnavalescos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a expropriação do imóvel
Câmara de Ourém avança para aquisição
do edifício da Sinagoga
O início do processo de expropriação do imóvel onde alegadamente terá funcionado a sinagoga de Ourém foi aprovado na Reunião da Câmara de 7 de setembro. Esta aquisição representa uma aposta do executivo camarário, tendo em conta o grande crescimento que o turismo judaico tem tido em todo o país e, nesse sentido, o interesse destes espaços que, neste caso concreto, poderá, segundo Luís Miguel Albuquerque, “funcionar como um interessante complemento ao turismo religioso de Fátima”. A solução de expropriação surge depois do insucesso no acordo com os dois herdeiros do imóvel e inclui uma indemnização no valor de 8700€. É intenção do executivo, liderado por Luís Miguel Albuquerque, num futuro próximo, estudar, restaurar e tornar visitável este espaço de elevada importância histórica e cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento na Quinta do Paul será marcado por fortes condicionantes pela pandemia
XIX Congresso Distrital do PS decorre sábado em Leiria
O XIX Congresso do Partido Socialista do Distrito de Leiria decorrerá na Quinta do Paul este sábado, 12 de setembro e juntará os delegados eleitos nas eleições distritais realizadas no dia 17 de julho. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do Congresso Distrital, Raul Testa, "este ano o Congresso surge num formato mais curto (8h30 às 13h30 em vez de um dia inteiro), com muitas regras de segurança que fizemos questão de pedir à Autoridade de Saúde e num espaço que, em condições normais, levaria o triplo das pessoas."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Coletivo Regional de Leiria de “Os Verdes”
PEV lamenta grande incêndio no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Desde a madrugada de domingo, 06 de setembro, até final da tarde de segunda-feira, lavrou um incêndio de grandes dimensões no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no concelho de Porto de Mós e que consumiu mais de mil hectares de povoamento florestal deste parque natural. O Partido Ecologista Os Verdes e o seu Coletivo Regional de Leiria lamentam a ocorrência deste fogo, que iniciou com cerca de 5 fontes de ignição distintas e em simultâneo, e cujas causas ainda estão por apurar, havendo no entanto possível ato humano. Este incêndio teve um grande avanço no território, devido às características próprias das Serras com difíceis acessos e aos ventos fortes que se fizeram sentir, dificultando o trabalho dos operacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Euro Winners Cup decorre no Estádio do Viveiro – Jordan Santos
Atleta testa positivo antes da Euro-Winners Cup na Nazaré
A partir desta terça-feira, 8 de setembro, joga-se, no Estádio do Viveiro - Jordan Santos, a Euro Winners Cup. Os campeões SC Braga defrontarão, na jornada inaugural, o CDS cartel (wat), às 16h30. O anfitrião ACD O Sótão jogará às 18h00 com o Marseille Beach Team (MAR). Jogar-se-á também a women's Euro Winners Cup Nazaré 2020. Todos os jogos decorrerão sem público. No âmbito da testagem pré-evento, processo pelo qual passaram as 32 equipas participantes na edição deste ano, foi confirmado um caso positivo ao SARS COV 2 de um elemento de uma das equipas participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após buscas à casa do jovem de 22 anos
GNR de Alcobaça detém arguido por violência doméstica com droga no quarto do bebé
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça, no dia 6 de setembro, deteve um homem de 22 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação policial que visou garantir a segurança de uma vítima durante a remoção de bens do suspeito, arguido em crime de violência doméstica, os militares da Guarda, além do nervosismo e inquietação por parte do homem, sentiram um forte odor a produto estupefacientes nos seus pertences. A diligência resulta de um processo de violência doméstica que se iniciou no mês de agosto, onde o suspeito terá provocado agressões físicas e psicológicas a uma mulher de 27 anos, com quem manteve um relacionamento de cerca de dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Museu Municipal Carlos Reis assinala os 200 anos da Revolução Liberal
O Museu Municipal Carlos Reis irá celebrar os 200 anos da Revolução Liberal Portuguesa com diversas conferências online, a partir do seu facebook, onde se irá discutir e abordar este acontecimento histórico tão importante para o país e para o concelho. A iniciativa terá lugar nos dias 11, 16 e 18 de setembro e irá contar com a participação de uma série de historiadores especializados na temática e moderação do investigador Gabriel de Oliveira Feitor (MMCR).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a dispensa de 38 trabalhadores
PCP denuncia despedimento coletivo na SPAL
As Comissões Concelhias de Alcobaça e Nazaré do PCP denunciam, em comunicado conjunto do dia 7 de setembro, o despedimento coletivo na SPAL. O PCP revela que a SPAL, mesmo depois de ter recebido apoios públicos, aderindo ao regime de Lay-Off, não pagou 85% do valor dos subsídios de férias e agora promove um despedimento colectivo de 38 trabalhadores. Além disso, “como se não bastasse, ainda criou o clima “necessário” para que mais 30 trabalhadores se vissem na contingência de aceitar uma rescisão por mútuo acordo, não lhes garantindo o que era seu por direito”, denuncia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades letivas têm início no dia 17 de setembro
Orfeão de Leiria aluga sala gigante no Estádio Municipal para garantir distanciamento social
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) prepara-se para regressar às atividades letivas presenciais, seis meses depois de ter sido decretado o primeiro estado de emergência em Portugal, que obrigou à suspensão das aulas em regime presencial e a uma adaptação dos docentes e estudantes ao ensino à distância. O início das aulas de música e dança, agendado para o próximo dia 17 de setembro, marca o regresso de alunos e professores à instituição, estando garantido o cumprimento de todas as normas de segurança da Direção-Geral de Saúde (DGS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do dia 14 de setembro
Câmara da Batalha oferece testes serológicos à Covid-19 a professores e funcionários escolares
No dia 14 de setembro serão retomados os testes serológicos ao covid-19 abertos à população, com prioridade nos primeiros dias para os docentes e funcionários das escolas da Batalha, antecipando a abertura do ano letivo previsto para o dia 17. A Batalha vai iniciar a partir da próxima segunda-feira testes ao coronavírus covid-19 a professores e funcionários do 1º,2º,3º Ciclos e do secundário, no âmbito das medidas preventivas disponibilizadas pelo Município da Batalha e em colaboração com um conhecido laboratório nacional especializado em testes serológicos ao SARS-CoV-2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bispo de Leiria-Fátima publica carta pastoral sobre a Eucaristia para os próximos dois anos
D. António Marto apela à celebração dominical em tempo “de emergência eucarística”
A diocese de Leiria-Fátima está a iniciar um novo ciclo pastoral que vai estender-se por dois anos. Depois do biénio dedicado à juventude, começa agora o biénio dedicado à Eucaristia e o pontapé de saída já está dado: o cardeal D. António Marto publicou a aguardada carta pastoral “A Eucaristia, Encontro e Comunhão com Cristo e os Irmãos”, que é o documento orientador para a atividade da Diocese nos próximos tempos. No documento podem identificar-se três partes bem distintas e complementares. Na primeira parte, é feita uma abordagem ao sacramento no seu contexto atual. Na segunda, é apresentada uma perspetiva teológica da Eucaristia. Na terceira, são enunciadas as linhas de orientação pastoral para o biénio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após arder cerca de mil hectares de mato no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Fogo no concelho de Porto de Mós extinto
ao final da tarde de segunda-feira
O fogo que deflagrou na madrugada de domingo, 6 de setembro, no concelho de Porto de Mós, foi extinto ao final da tarde de segunda-feira. Contudo, o dispositivo de bombeiros irá manter-se no local esta terça-feira para controlar eventuais focos de reacendimentos, face às condições atmosféricas desfavoráveis, prevendo-se uma máxima de 32ºC e a ocorrência de vento fraco. No total, terão ardido cerca de mil hectares de mato no Parque Natural das serras de Aire e Candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo título consecutivo da equipa das quinas
Portugal sagra-se na Nazaré campeão europeu de futebol de praia
A seleção nacional de Portugal sagrou-se na Nazaré bicampeã europeia de futebol de praia ao vencer, na tarde de domingo, a Suíça, por 5-4, no último dia da Super Final da Liga Europeia, prova organizada pela Beach Soccer Worldwide, com golos de Leo Martins (2), André Lourenço, Belchior e Bê Martins. De salientar que na equipa atuam dois jogadores nazarenos: Jordan Santos e Rúben Brilhante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Incêndio no concelho de Porto de Mós lavra há dois dias e continua sem previsão de termo
O incêndio que deflagrou na madrugada deste domingo, dia 6 de agosto, na União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, concelho de Porto de Mós, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, continua ativo, apesar do trabalho dos bombeiros. Na tarde desta segunda-feira, segundo o adjunto João Caria, do CDOS de Leiria, estavam destacados 178 bombeiros, 53 veículos e quatro meios aéreos, não havendo ainda previsão do termo do incêndio, que lavra em zonas montanhosas e de difícil acesso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Polidesportivo da Vestiaria conclui obras
de requalificação e reabre dia 10 de setembro
O Polidesportivo da Vestiaria reabre dia 10 de setembro cumprindo o desejo do Executivo da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria de lhe conferir mais-valias importantes e em falta na aldeia. Em primeiro lugar, visa a atribuição de condições de prática desportiva e de segurança a um espaço bastante degradado e pouco convidativo. Paralelamente, considerando a importância que tem para a Escola EB1, vem complementar o espaço de recreio contribuindo assim para o bem-estar de escalões etários com interesses de lazer diferentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizada pela Artemrede
Festival Manobras em edição dupla passa por Abrantes, Alcanena, Pombal, Sobral e Tomar
A iniciativa organizada pela Artemrede apresenta-se agora no outono de 2020 e na primavera de 2021, assegurando programação cultural em 15 territórios. A programação, conhecida esta segunda-feira, dia 7 de setembro, em Pombal, acontece numa primeira fase de 12 de setembro a 31 de outubro, com iniciativas em Abrantes, Alcanena, Barreiro, Montemor-o-Novo, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar. O festival contará nesta primeira fase com 27 apresentações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Homem detido pela GNR por roubo por esticão em Alfeizerão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de São Martinho do Porto, no dia 3 de setembro, deteve um homem de 45 anos, pelo crime de roubo por esticão, na freguesia de Alfeizerão, concelho de Alcobaça. Na sequência de uma denúncia de que havia ocorrido um roubo por esticão a uma mulher de 69 anos, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde conseguiram intercetar o suspeito e recuperar os bens subtraídos. O suspeito abordou a mulher na via pública, tendo roubado a mala e o relógio, arrancando-lhe os bens à força.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lar Fonte Serrã e Lar Vale Monte
Surto em dois lares faz aumentar casos ativos de Covid-19 no concelho de Santarém para 92
O número de Casos de Covid-19 voltou a disparar no concelho de Santarém, tendo sido registados 92 casos ativos no dia 5 de setembro, depois de se ter atingido um mínimo de apenas 4 casos no dia 15 de agosto. Este subido acréscimo de casos deve-se a dois surtos ocorridos em dois lares do concelho: Lar Fonte Serrã (Póvoa de Santarém) e casa de repouso Quinta Valemonte. Neste momento, há 326 casos registados no concelho desde o início da pandemia (Não está refletido os dados do Lar Vale Monte), 105 casos em vigilância ativa, 222 casos recuperados e 12 óbitos, segundo informação obtida através do ACES Lezíria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bragança foi o palco das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical
Distritos de Leiria e Santarém ficaram fora
das 7 Maravilhas da Cultura Popular
Realizou-se no Castelo de Bragança, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Bragança, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical, que terminou com a revelação dos patrimónios vencedores através de votação popular e em direto num programa transmitido pela RTP em prime time. Os distritos de Leiria e Santarém ficaram fora da lista das 7 Maravilhas da Cultura Popular, apesar de terem tido dois representantes na final: “Muros de Pedra Seca”, de Porto de Mós, e a “Bênção do Gado”, de Torres Novas, que não obtiveram votos suficientes na votação do público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após ter assassinado o padrasto
GNR detém homem pelo crime de homicídio qualificado em Ferreira do Zêzere
Na sequência da detenção em flagrante delito do suspeito do cometimento de um crime de homicídio ocorrido esta sexta-feira, dia 4 de setembro, em Ferreira do Zêzere pela GNR daquela localidade, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, recolheu prova relativa às circunstâncias em que o referido homicídio ocorreu. A vítima mortal, de 73 anos de idade era padrasto do suspeito, sendo o presumível autor um homem de 42 anos de idade, desempregado, residente no concelho de Loures. O crime foi perpetrado com arma branca tendo o autor deixado o local levando o filho, com um ano de idade, que se encontrava à guarda dos avós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro Nacional de Aguarela
Vinte aguarelistas nacionais captaram a beleza do concelho de Torres Vedras
O concelho de Torres Vedras voltou a acolher o Encontro Nacional de Aguarela. Na segunda edição deste evento, que decorreu de 28 a 30 de agosto, os talentosos artistas participantes na mesma retrataram o centro histórico de Torres Vedras, Porto Novo, a zona das escarpas da Maceira e a vila do Turcifal, abordando estes locais sob diferentes prismas, que foram de panorâmicas mais gerais a pequenos pormenores que podem passar mais despercebidos ao comum dos observadores, numa multiplicidade pictórica que patenteou a beleza natural e edificada do concelho de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“onde as maçãs crescem”
Carlos Lopes Pires lança último livro de poesia no jardim da Casa-Museu João Soares
No dia 12 de setembro, sábado, pelas 17h00, terá lugar o lançamento do último livro de poesia de Carlos Lopes Pires, de Leiria, no jardim da Casa-Museu João Soares, em Cortes – Leiria, ao ar livre e na observância das atuais limitações de contingência pandémica. Neste livro, que tem por título “onde as maçãs crescem”, com 202 páginas, espelha uma bem atual «reflexão sobre o significado das palavras e dos nomes, particularmente sobre a morte e o seu sentido, sobre a esperança, sobre o amor nas suas diversas vertentes…». A obra, com a chancela da editora “Hora de ler”, será apresentado por Luís Vieira da Mota e António Nunes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Olaria da Bajouca vai estar ao vivo na Rua Direita este fim de semana
Projeto “Viva a Rua Direita” vai revitalizar
rua tradicional do centro histórico de Leiria
O projeto Viva a Rua Direita vai ser apresentado oficialmente no dia 10 de setembro, quinta-feira, pelas 18h00, no pátio da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria. O principal objetivo do projeto é a promoção e revitalização da Rua Barão de Viamonte, uma das principais artérias do centro histórico de Leiria, que ainda hoje é considerada um espaço privilegiado para a implantação do comércio tradicional da cidade, beneficiando da sua localização central e de grande riqueza histórica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiros postais foram enviados hoje, numa iniciativa que teve lugar em Aveiro
Personalidades públicas vão receber postais que promovem a gastronomia regional
O presidente da República e outras personalidades e figuras públicas vão receber nas suas caixas de correio postais alusivos ao Dia Nacional da Gastronomia, onde constam frases que desafiam à promoção da gastronomia regional portuguesa. A iniciativa da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), que contou com o apoio do Turismo Centro de Portugal e dos CTT, foi lançada no dia 4 de setembro em Aveiro, tendo sido enviados os primeiros postais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 600 mil euros
Ministra da Coesão Territorial visita obras de retirada do amianto em escolas de Almeirim
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, deslocam-se a Almeirim para visitar as obras de retirada do amianto em duas escolas do concelho. A visita acontece esta segunda-feira, dia 7 de setembro, às 16h30, na escola EB 2/3 Febo Moniz, em Almeirim. Os governantes e o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, seguem depois para a escola EB 2/3 de Fazendas de Almeirim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a garantia de cumprir todas as medidas de segurança recomendadas pela DGS.
Centro de alto rendimento de Caldas da Rainha recebe Liga de Clubes de Badminton
Caldas da Rainha transforma-se este fim-de-semana, dias 5 e 6 de setembro, na capital do badminton português, com o Centro de Alto Rendimento da cidade a receber o Campeonato Nacional de Equipas Mistas Seniores. Em competição vão estar 130 atletas de 13 equipas, que vão lutar pelos títulos de campeão nacional da primeira e segunda divisão. No sábado, os clubes disputam as últimas jornadas do campeonato e, no dia 6, decorrem as finais. Com os títulos nacionais da primeira e segunda divisão por atribuir, espera-se muita emoção com o regresso oficial das melhores equipas nacionais e de muitos dos melhores jogadores portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira reunião já ocorreu
Grupo de trabalho para a Covid-19 vai acompanhar início do ano letivo em Leiria
A abertura do novo ano letivo no contexto Covid-19 está a ser acompanhada em Leiria por um grupo de trabalho multidisciplinar, com a participação do Município, representantes dos agrupamentos escolares e do ensino privado, Delegada de Saúde e Proteção Civil, criado com o objetivo de garantir as melhores condições para o regresso dos alunos às aulas. Esta sexta-feira, dia 4 de setembro, decorreu uma reunião deste grupo de trabalho, com a participação das vereadoras da Educação do Ambiente e Saúde e da Educação do Município de Leiria, Ana Esperança e Anabela Graça, respetivamente, em que foram abordados vários temas relativos às preocupações e medidas a tomar no sentido de tornar a abertura do ano letivo o mais segura possível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projetos de exploração de recursos marinhos estão integrados no GAL Pesca Oeste
Politécnico de Leiria lança três novos projetos para criar produtos alimentares e cosmética
O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria vai iniciar no mês de setembro três novos projetos integrados no Grupo Ação Local Pesca Oeste (GAL Pesca Oeste), com vista à exploração de recursos marinhos para desenvolvimento de produtos para as áreas alimentar e de cosmética, no âmbito da Medida de Execução das estratégias de desenvolvimento local de base comunitária. Os projetos ProReMar, SeaFilm e COSMOS, do MARE – Politécnico de Leiria, são cofinanciados com um valor de 193.350,59 euros pelo Programa Operacional MAR 2020, que tem por objetivo implementar em Portugal as medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para professores, auxiliares de ação educativa e transportes escolares
Município de Azambuja prepara novo ano letivo com ações sensibilização para a Covid-19
O Município de Azambuja promoveu, no dia 2 de setembro, três ações de sensibilização para as questões relacionadas com a Covid-19 destinadas às auxiliares de ação educativa e à equipa de transportes escolares da Câmara Municipal. Estas ações realizaram-se uma em cada Agrupamento de Escolas, envolvendo assim as auxiliares dos estabelecimentos de ensino de todo o concelho. De referir que estão, igualmente, a decorrer ações de sensibilização, em formato online mas com os mesmos objetivos, dedicadas aos professores dos três agrupamentos – Alto de Azambuja (dia 3 de setembro), Vale Aveiras (dia 8) e Azambuja (dia 9).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município insiste na classificação de São Mamede como freguesia prioritária
Batalha exige integração de S. Mamede na rede primária de faixas de gestão de combustível
O Município da Batalha exige ao Governo a decisão de considerar a freguesia de São Mamede, no Concelho da Batalha, Distrito de Leiria, freguesia prioritária no âmbito das medidas e ações preventivas a desenvolver no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios (SDFCI), seja na definição de medidas operacionais, seja nas regras aplicáveis à gestão de combustível. Numa semana em que o risco de incêndio é considerado muito alto, o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, em ofício dirigido ao Governo, alerta para a necessidade de revisão do Despacho n.º 2616/2020, de 26/02, que procede à identificação das freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
João Costa preside à sessão sob o tema Reinventar o Futuro
Secretário de Estado Adjunto e da Educação preside ao Dia da Educação em Pombal
O secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, vai presidir à sessão de abertura do Dia da Educação que decorrerá esta quarta-feira, 9 de setembro, às 14h30, no Teatro-Cine de Pombal, sob o tema Reinventar o Futuro. O Dia da Educação, realizado anualmente no início de cada ano letivo pelo Município de Pombal, pretende proporcionar um momento de boas-vindas à comunidade educativa e refletir conjuntamente sobre temas educativos emergentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o objetivo de contribuir para a redução do abandono animal e do aparecimento de colónias de animais vadios e errantes
Câmara de Leiria aprova regulamento especial de esterilização de cães e gatos de companhia
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, dia 1 de setembro, em reunião de Câmara, o Projeto do Regulamento do Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia (canídeos e felídeos), criado com o objetivo de contribuir para a redução do abandono animal e do aparecimento de colónias de animais vadios e errantes. São abrangidos pelo regime especial de esterilização os animais de companhia, cães e gatos, cujo detentor pertença a um agregado familiar com carências económicas devidamente comprovadas pela Divisão de Desenvolvimento Social do Município de Leiria, e animais resgatados das ruas por populares ou por associações zoófilas, legalmente constituídas, e que após comunicação com o médico veterinário responsável do Município se verifique não terem detentor e não serem possuidores de qualquer zoonose, e para os quais exista um adotante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antiga escola do concelho de Torres Vedras foi requalificada
Escola de Alfeiria vai ser residência artística para artistas, investigadores e curadores
A antiga Escola de Alfeiria foi convertida em residência artística no âmbito do projeto RAMA - Residências Artísticas Maceira Alfeiria. A cerimónia de inauguração do espaço decorreu no dia 1 de setembro, em Alfeiria. A RAMA - Residências Artísticas Maceira Alfeiria, para além deste espaço, conta com um estúdio, que funciona numa antiga adega, na localidade de Maceira, na freguesia de União das Fregueisas de Dois Portos e Runa. Destinada a artistas, investigadores e curadores nacionais e internacionais, a RAMA pretende desenvolver-se como centro de investigação avançada no campo das artes e do cruzamento com as ciências e a educação, procurando ideias para a sustentabilidade, a ecologia e o equilíbrio entre sistemas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em parceria com o Centro Humanitário de Santarém/Cartaxo da Cruz Vermelha Portuguesa
Município de Santarém apoia Projeto de Apoio
a pessoas em situação de Sem Abrigo
A Câmara Municipal de Santarém celebrou um acordo de parceria com o Centro Humanitário de Santarém/Cartaxo da Cruz Vermelha Portuguesa, com vista à implementação do Projeto Housing First, um projeto inovador no Município dirigido às pessoas em situação de sem abrigo do concelho de Santarém com consumos ativos e comorbilidade psiquiátrica, pretendendo dar respostas ao nível do acolhimento destas pessoas, bem como do apoio à sua inserção no mercado de trabalho. Este projeto é cofinanciado pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de cerca de 1,3 milhões de euros
Zona Industrial de Casal do Lebre tem saída
e entrada novas na rotunda de ligação à A8
A Câmara Municipal da Marinha Grande executou mais duas fases das obras de expansão da Zona Industrial de Casal do Lebre, que inclui uma nova saída e entrada na rotunda de ligação à A8, num investimento de cerca de 1,3 milhões de euros. Esta obra garante uma segunda entrada e saída na Zona Industrial, através da ligação da Rua da Alemanha à rotunda sul da Estrada do Guilherme, por forma a aumentar as condições de segurança e de acesso às instalações das diferentes indústrias presentes na Zona Industrial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque Infantil de Toledo, Miradouro de Pena Seca e Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã
Orçamento Participativo da Lourinhã 2020 tem três projetos aprovados
Os Resultados Finais da Votação do Orçamento Participativo da Lourinhã 2020, distribuídos pelos três patamares orçamentais, foram conhecidos no dia 31 de agosto. Em 2020, houve 23 propostas, que passaram, após análise técnica, a 15 projetos. Os mesmos obtiveram um total de 2868 votos, que resultaram em 3 projetos mais votados, num total de investimento de 64.998€. Os votos distribuíram-se entre propostas relacionadas com o Espaço Público, através da proposta 17, Parque Infantil de Toledo (296 votos) e da proposta 11, Miradouro de Pena Seca (242 votos) e com a Cultura, através da proposta 23, Digitalizar e disponibilizar à comunidade 600 anos de arquivo da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã (483 votos).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pescado apreendido foi entregue a várias instituições de solidariedade
Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreende 355 quilos de pescada juvenil
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu, no dia 1 de setembro, 355 quilos de pescada, com o valor estimado de 3 550 euros, no concelho da Nazaré. No âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, os militares da Guarda detetaram um veículo que transportava a pescada, tendo verificado que os espécimes não possuíam a medida estipulada por lei, neste caso, 27 centímetros, o que resultou na sua apreensão. No decorrer das diligências policiais, foi identificado um homem de 43 anos e elaborado respetivo auto por contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37 500 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Associação Acreditar
Câmara de Leiria adere ao Setembro Dourado de sensibilização sobre o cancro pediátrico
O Município de Leiria vai associar-se uma vez mais à iniciativa Setembro Dourado, de sensibilização sobre o cancro pediátrico, promovida pela Associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro. Setembro é o mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, momento muito especial para as organizações que, em todo o mundo, apoiam as crianças e jovens com cancro, e suas famílias. “O cancro não me define” é o lema que os sobreviventes desta doença querem transmitir neste mês de sensibilização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Como se preparar para as pandemias pós-pandemia: riscos para a saúde da visão
Dr. Raúl de Sousa
Hepatites crónicas e a importância do diagnóstico precoce
DR. Arsénio Santos
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o