Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 200 Director: Mário Lopes Segunda, 26 de Junho de 2017
Dino Carmo obtém resultado histórico no Itacoatiara Pro
Bodyboarders da Nazaré brilham no Brasil
O atleta Praia do Norte, Dino Carmo, obteve, no dia 24 de junho, no Itacoatiara Pro - 3ª etapa do Circuito Mundial da APB Tour, um resultado histórico, ao classificar-se em segundo lugar, a melhor posição de sempre alcançada. Dino Carmo varreu os ¼ de Final, eliminando Jared Houston; e nas 1/s finais eliminou Dave Hubbard (10,75 pontos), com 13,25 pontos. Também Tó Cardoso, atleta Praia do Norte, fez uma prestação brilhante, nas águas de Itacoatiara. Ambos passaram para o Round 4 em 1º lugar no Itacoatiara Pro, mas acabaram por ter sortes diferentes. Teresa Almeida brilhou ainda nesta competição, onde estão presentes os melhores do mundo. A atleta do Vimeiro terminou em 5º lugar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Homem foi detido por posse ilegal de armas de fogo
GNR de Porto de Mós apreende 45 armas
de fogo
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial do Porto de Mós, deteve, no dia 19 de junho, em Porto de Mós, um homem de 57 anos, por posse ilegal de armas de fogo. A ação, desencadeada no decorrer de uma investigação pelo crime de posse ilegal de armas de fogo, culminou com a realização de uma busca domiciliária que levou à detenção do suspeito e à apreensão do seguinte material: 22 armas de guerra, 12 armas de caça da Classe C e D, 10 armas de defesa pessoal da Classe B e B1, uma arma transformada, sete miras telescópicas, 4951 munições de vários calibres,12 sabres, nove granadas de mão e gás pimenta, uma mina antipessoal, dois lança granadas e duas bazucas, dez armas brancas e oito catanas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo movimento Narciso Mota- Pombal Humano
Susana Neves é candidata independente à Junta da União de Freguesias “Alitém”
Susana Neves é a candidata pelo movimento independente de cidadãos, Narciso Mota-Pombal Humano|NMPH, à Junta da União de Freguesias Albergaria dos Doze, S. Simão de Litém e Santiago de Litém. Susana Neves tem 39 anos, é natural de Coimbra e reside na Carreira – Santiago de Litém. Licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia clínica e psicoterapia, exerce a sua actividade profissional em Albergaria-dos-Doze (externato local) e em Pombal, que conjuga com a formação, a intervenção social e trabalho académico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Fernando Luz
Livro "Marinha Grande em carne viva. 1 - Revolta no Pinhal" lançado no dia 1 de julho
O livro "Marinha Grande em carne viva. 1 - Revolta no Pinhal", da autoria de Fernando Luz, vai ser lançado no dia 1 de Julho, sábado, às 14h30. Trata-se de um romance que tem como base alguns acontecimentos reais ocorridos na Marinha Grande no início do século XX. Nele as famílias Sousa e Ferreira acompanham a história da Marinha Grande entre a 1.ª Grande Guerra e a mortal gripe pneumónica que se lhe seguiu, até à revolta dos vidreiros desempregados que em 1931 trabalhavam na abertura das estradas do pinhal, face às terríveis condições em que se encontravam. Pelo meio, nasce uma improvável amizade entre dois jovens de condições sociais e económicas completamente diferentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia decorre no dia 27 de junho
Centro Hospitalar de Leiria distingue colaboradores no Dia do Hospital de Pombal
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) comemora, no dia 27 de junho, terça-feira, o Dia do Hospital Distrital de Pombal (HDP), numa cerimónia que decorre a partir das 14h45, e conta com a presença de colaboradores e convidados. A sessão solene visa destacar o trabalho desenvolvido na instituição e homenagear os colaboradores do HDP. A cerimónia tem início com um momento musical, seguindo-se a distinção dos colaboradores no ativo com mais de 25 anos de serviço, e uma homenagem aos colaboradores que se aposentaram no último ano. A sessão incluirá ainda intervenções do presidente do Conselho de Administração do CHL, e de Jorge Longo, Técnico de Imagiologia do HDP, como orador convidado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro nacional de Rio de Moinhos, Festival de Doçaria e Encontro entre Margens
Rio de Moinhos espera centenas de visitantes reunindo três eventos num só certame
Dias 1 e 2 de julho, Rio de Moinhos, concelho de Abrantes, será o destino de centenas de pessoas. Esta singular freguesia do interior irá reunir três eventos num só certame: XIII Encontro Nacional dos Rio de Moinhos de Portugal, do VI Festival de Doçaria e Artesanato da Zona Norte do Concelho de Abrantes e do II Entre Margens. Um projeto ambicioso que vai marcar as suas gentes… gentes de todos os Rio de Moinhos de Portugal, gentes do norte do concelho de Abrantes, gentes que vivem com o Tejo, gentes que a visitam e todas as gentes são as suas gentes. Culturas e tradições, costumes e saberes, valores e vivências, tão diferentes e tão iguais, vão encontrar-se num só local durante dois dias para viver, aprender, ensinar e trocar as mais diversas experiências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um detido em prisão efetiva e oito em prisão preventiva
9 suspeitos de tráfico de droga nos distritos
de Leiria e Lisboa vão permanecer detidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, na sequência da operação desenvolvida em 20 de junho, por tráfico de estupefacientes, que decorreu nos distritos de Leiria e Lisboa, realizou 36 buscas domiciliárias e 25 não domiciliárias, algumas delas na cidade de Alcobaça e noutras localidades do concelho. Foram detidos 26 indivíduos que foram presentes ao DIAP de Leiria, tendo sido aplicadas como medidas de coacção a prisão efetiva a mulher de 56 anos, uma vez que tinha pendente um mandado de detenção desde 2008 por tráfico de estupefacientes e estava contumaz, e prisão preventiva para oito dos detidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, dia 26 de junho
Presidente do PSD visita Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera
Segunda-feira, dia 26 de junho, pelas 11h30, Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, visitará o quartel dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera. O presidente do PSD retoma este domingo, no Porto, a agenda pública partidária, depois de uma semana em que o PSD cancelou, logo no sábado, as iniciativas partidárias previstas devido à tragédia de Pedrógão Grande, manifestando pesar e solidariedade pela situação trágica que atingiu o distrito de Leiria. O líder do PSD deixou ainda uma mensagem de apreço e reconhecimento ao trabalho dos bombeiros no combate a um incêndio de proporções e consequências profundamente trágicas e de que não há memória.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 23 de setembro
Festival Materiais Diversos 2017 inspira-se
em Transações e Transformações
A Associação Materiais Diversos acaba de apresentar o programa do Festival Materiais Diversos que em 2017 é inspirado no binómio “Transações/Transformações”, processos sobre os quais pretende reflectir junto com o público, os profissionais e os artistas participantes na nona edição do projeto, que se realiza de 14 a 23 de setembro com actividades alargadas às localidades de Minde, Alcanena e Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4ª edição de 30 de Junho a 2 de Julho
Fadista Cuca Roseta abre Festival da Ginja
na Amoreira
Está de volta o Festival da Ginja de Óbidos, na Amoreira, de 30 de junho a 2 de julho, e conta, na quarta edição, com gastronomia, artesanato, visitas aos ginjais, doçaria, desfile de moda e muita animação musical. A fadista Cuca Roseta atua no primeiro dia do evento. Milhares de flores duplas, em papel, e coloridas, irão engalanar todo o circuito do Festival. “A qualidade das ofertas aos visitantes está a ser produzida numa clara evolução decorrente da experiência e satisfação dos eventos anteriores”, adianta, em nota, a organização, a cargo da Junta de Freguesia de Amoreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Francisco José Afonso é candidato da CDU
a presidente da Junta de Freguesia de Ferrel
Francisco José Santos Afonso é o candidato da CDU a presidente da Junta de Freguesia de Ferrel. O cabeça de lista da CDU à Assembleia de Freguesia da Ferrel para as Eleições Autárquicas de 1 de Outubro tem 60 anos de idade, é natural e residente em Ferrel e é empresário em nome individual no ramo da mecânica automóvel, exercendo a sua profissão desde os 13 anos. Foi cedo, com 16 anos, que Francisco José Afonso abraçou a causa da luta pela liberdade e a democracia, tendo desenvolvido, entre 1972 e 1974, actividade política como activista do MDP/CDE, envolvendo-se em várias lutas e acções de esclarecimento contra a ditadura a que o 25 de Abril de 1974 pôs fim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eco.Beatas
Câmara de Santarém lamenta vandalismo
dos equipamentos no espaço público
A Câmara Municipal de Santarém lamenta veementemente os atos de vandalismo de que estão a ser alvo os equipamentos de deposição de beatas de cigarro, designados por Eco.Beatas, colocados no âmbito da campanha de sensibilização Ambiental “be.eco”, no dia 3 de junho, no Centro Histórico da Cidade. A campanha em curso, tem como objetivo sensibilizar os fumadores para serem responsáveis, ou seja, para colocarem as beatas de cigarro nos cinzeiros “de bolso” que a autarquia oferece no Posto de Turismo, e para depositarem as beatas, posteriormente, num dos seis Eco.Beatas disponíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Engenheira Agropecuária
Sílvia João é a candidata do CDS-PP
à Junta de Freguesia de Pombal
A Comissão Politica da Concelhia do CDS-PP de Pombal aprovou por unanimidade o nome de Silvia João como candidata à Junta de Freguesia de Pombal, nas próximas eleições autárquicas em 1 de Outubro de 2017. Para a Comissão Política da Concelhia, “esta candidatura é diferenciadora pela liderança feminina, pelo compromisso genuíno da candidata com a população, alicerçada numa capacidade inata de apresentar soluções para os problemas reais das pessoas, onde se vai falar pouco e fazer muito”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pontos de entrega de donativos abrem em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos
CCDR coordena a entrega de donativos
para vítimas de incêndios na Região Centro
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) está a coordenar o trabalho de inventariação dos danos, prejuízos e necessidades globais, ao nível da habitação, infraestruturas e equipamentos, florestas e agricultura, atividade económica (indústria, turismo e serviços), proteção civil. Neste trabalho participam de forma empenhada e ativa várias entidades: os autarcas (presidentes de Câmara e presidentes de Junta de freguesia) dos 3 concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), o Instituto da Segurança Social, a Proteção Civil, as Infraestruturas de Portugal, o IAPMEI e o Turismo de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Feira de São Pedro recebe mais de 200 mil visitantes de 29 de junho a 9 de julho
A centenária Feira de São Pedro, maior mostra agroindustrial e comercial da região oeste, realiza-se de 29 de junho a 9 de julho, na Expotorres (Torres Vedras). com 11 dias de duração e uma área de exposição de aproximadamente 4 hectares, Torres Vedras recebe e mostra ao país os agentes económicos de toda a região, repartidos por 2 pavilhões, área descoberta, espaços de comércio, de artesanato e tradicional, tasquinhas, restauração, zona de animação noturna e divertimentos. A Feira de São Pedro recebe todos os anos mais de 200 mil visitantes, de todas as zonas do país, cotando-se no top 3 das maiores feiras generalistas nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria
Triplo evento da matemática reúne professores e estudantes de todo o País em Leiria
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL) celebra a matemática “a triplicar” entre 13 e 15 de julho, com três eventos: a realização da Escola de Verão da Sociedade Portuguesa de Matemática, o Mat-Oeste 2017, e a entrega dos prémios do concurso nacional Prémio Pedro Matos 2017. A Escola de Verão, que se destina a professores, acontece entre 13 e 15 de julho, enquanto o Mat-Oeste, também para professores mas focado na região Oeste, decorre a 13 de julho, com o tema “Matemática do Mar”. A edição do Mat-Oeste fecha com a entrega do Prémio Pedro Matos, que se destina a estudantes do ensino secundário de todo o País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização do Fórum Ribatejo
Centro Cultural Municipal da Barquinha recebe "I Encontro de Cultura Popular do Ribatejo"
O "I Encontro de Cultura Popular do Ribatejo" realiza-se no dia 24 de Junho, sábado, no Centro Cultural Municipal da Barquinha. Numa organização do Fórum Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal da Barquinha, o Encontro pretende iniciar um ciclo de iniciativas destinadas não só a conhecer melhor o Ribatejo como a constituir uma mostra periódica da produção teórico/cultural desenvolvida nesta Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Valter Vinagre exibe instalação “Fora de Cena” no edifício Céu de Vidro do Parque D. Carlos I
A instalação “Fora de Cena”, de Valter Vinagre, realizada durante a criação da peça Europa 39”, do Teatro da Rainha, a partir dos textos Dansen, Quanto custa o ferro?, Rascunhos de 1939 e Mies & Meck de Bertolt Brecht vai estar patente ao público nos dias 23 e 24 de Junho, no edifício Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4ª edição
Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe Seminário da Arte de Ler
A 4ª edição do seminário “Da Arte de Ler” realiza-se nos próximos dias 29 e 30 de junho, na Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA). O evento é organizado pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, e irá reunir um conjunto de especialistas que irão versar sobre “Sons e Imagens”, o tema escolhido para o seminário deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um milhão de euros para projetos de engenharia, saúde, gestão, design, cerâmica e aquacultura
FCT e Portugal 2020 aprovam nove projetos
de investigação do Politécnico de Leiria
O Politécnico de Leiria viu nove projetos aprovados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com financiamento no âmbito do Portugal 2020. O concurso destinou-se à dinamização da investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) nos Institutos Politécnicos nacionais, e traduz-se num financiamento global para o Politécnico de Leiria de cerca de 1 milhão de euros, e 400 mil euros para os diferentes parceiros, para o desenvolvimento destes projetos, com duração de 18 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquias de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera fazem levantamentos dos estragos
Incêndio de Pedrógão Grande extinto
ao fim de cinco dias
O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos, foi dado como extinto ao fim de cinco dias de combate. Apesar de os meios se manterem no terreno a efetuarem operações de rescaldo e para evitar futuros reacendimentos, é tempo agora das autarquias dos concelhos mais afetados, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, fazerem levantamento das pessoas e dos bens atingidos, bem como das necessidades para voltar a recuperar aqueles concelhos. No total dos cinco dias, arderam mais de 30 mil hectares de floresta e área agrícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antigo presidente da Assembleia Municipal de Leiria
Câmara Municipal de Leiria manifesta pesar
perante o falecimento de Leonel Pontes
O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, manifestou esta quinta-feira, 22 de Junho, profundo pesar com a notícia do falecimento do antigo presidente da Assembleia Municipal de Leiria, Leonel Pontes. “É com profundo pesar que recebemos a notícia da morte de Leonel Pontes, um leiriense empenhado no desenvolvimento e progresso da sua terra. Promoveu a cidadania e participação cívica e política, sendo um homem de convicções”. Leonel Pontes teve uma importante participação na vida ativa em Leiria, tendo, entre outros cargos, sido deputado da Assembleia Municipal, 1.º Secretário e Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipa venceu a Taça de Portugal em Andebol em Cadeira de Rodas
Atletas alcobacenses de desporto adaptado homenageados na Câmara de Alcobaça
Sábado, 17 de junho, no Pavilhão da Escola D. Pedro I em Alcobaça, a equipa da APD Leiria (Associação Portuguesa de Deficientes), venceu a Taça de Portugal em ACR6 (Andebol em Cadeira de Rodas), uma vitória que teve o contributo dos atletas alcobacenses Patrícia Traquina (Casal Abegão), Cândido Delgado (Mogo), Aníbal Costa (Burinhosa), João Pedro (Ataíja de Cima). Já este ano estes mesmos atletas sagraram-se TriCampeões Nacionais de ACR6 e ACR4 e Vice-Campeões Nacionais de BCR (Basquetebol em Cadeira de Rodas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
35º Festival Música em Leiria
Pedro Rodrigues atua esta sexta-feira em Leiria com a Orquestra Filarmonia das Beiras
O guitarrista Pedro Rodrigues apresenta-se mais uma vez no Festival Música em Leiria, desta vez com a Orquestra Filarmonia das Beiras, apresentando o emblemático Concerto Aranjuez para Guitarra e Orquestra de Joaquin Rodrigo, sob a direção do maestro Jean-Sébastien Béreau. O concerto desta sexta-feira, dia 23 Junho às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, irá ainda homenagear Maurice Ravel no ano em que passam 80 anos sobre a sua morte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Ecoparque Sensorial da Pia do Urso recebe Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura
O Município da Batalha recebeu esta quarta-feira, 21 de Junho, a honrosa distinção nacional do Prémio Acesso Cultura 2017 - Menção Honrosa, com o projeto Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, na categoria “Acessibilidade Física”. O júri considerou que a criação do Ecoparque Sensorial instalado na antiga aldeia serrana, destaca a relação entre o património, a sustentabilidade e o fomento do turismo, que inclui a grande diversidade de públicos, independentemente das suas características e necessidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à melhoria das contas municipais
Município de Leiria baixa IMI para mínimo
e muda derrama para estimular emprego
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira uma redefinição da estratégia fiscal para 2018, que prevê uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para a taxa mínima e uma reformulação da derrama, com o objetivo de estimular a criação de emprego e fixação de pessoas no concelho. “A redução de impostos só é possível porque o Município de Leiria é hoje o mais eficiente a gerir o dinheiro dos contribuintes da Região Centro (vide o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses)”, refere a deliberação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha
GNR apreende mais de 5 mil doses de droga
e detém 26 suspeitos em Leiria e Lisboa
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve esta terça-feira, dia 20 de junho, 18 homens e oito mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 57 anos, por tráfico de estupefacientes nos distritos de Leiria e Lisboa. No âmbito de uma investigação com cerca de dois anos, deu-se cumprimento a 36 buscas domiciliárias e 25 não domiciliárias, que permitiram desmantelar uma estufa, apreender droga e diverso material, destacando-se 3 086 doses de heroína; 1 935 doses de haxixe; 22 plantas de cannabis com 13 quilos; 33 800 euros; Quatro caçadeiras; Um revólver; 80 cartuchos; 17 automóveis ligeiros;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 24 de Junho
600 mascarados e cabeçudos de todo o País desfilam no Carnaval de Verão de Santa Cruz
A praia de Santa cruz, no concelho de Torres Vedras, acolhe a realização do Carnaval de Verão já este sábado, 24 de julho, a partir das 22h. Muita animação, música, desfile de mascarados, cabeçudos, grupos organizados… serão cerca de 600 figurantes oriundos de todo o país para se encontrarem nesta grande festa que se realiza desde 1995. O início do desfile está marcado para as 22h00 nas ruas do centro de Santa Cruz e à meia-noite, o magnífico fogo de artifício promete iluminar os céus da vila balnear.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sardoal, Abrantes, Tomar, Torres Novas e Ourém
Deputado do PSD interpela ministro pelo atraso na colocação de médicos no Médio Tejo
Na audição que decorreu no dia 21 de junho na Comissão de Saúde da Assembleia da República, o deputado do PSD, Duarte Marques, em nome dos eleitos pelo distrito de Santarém questionou o Ministro da Saúde pelo atraso na autorização para a celebração de contractos entre o ACES Médio Tejo e os médicos do programa “Bata branca”, bem como com médicos reformados, para desempenhar funções no concelho do Sardoal. Adalberto Campos Fernandes reconheceu o atraso que vem já do final de 2016, mas comprometeu-se a despachar esses assuntos de imediato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas da Bacia Hidrográfica do Lis foi um dos temas em análise
Conselho da Região Hidrográfica do Centro reúne na Batalha
Realizou-se no dia 21 de junho, no Auditório Municipal da Batalha, o Conselho da Região Hidrográfica do Centro (CRH), órgão de consulta e apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, em matérias relacionadas com os recursos hídricos para as bacias hidrográficas integradas nas respetivas áreas de jurisdição, nos termos do Decreto-lei n.º 56/2012, de 12 de março. Participaram nesta sessão diversos representantes dos ministérios do Ambiente e da Agricultura, bem como de outros organismos da Administração Pública, Instituições de Ensino Superior e diversos Autarcas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estão abertas as inscrições para o festival
Gravíssimo! volta a fazer de Alcobaça a capital do mundo dos metais graves
29 de agosto a 2 de setembro: estas são as datas deste ano em que a Academia de Música de Alcobaça (AMA) volta a promover o Gravíssimo! 7º Festival e Academia Internacional de Metais Graves, verdadeiro acontecimento musical no domínio dos instrumentos de metais graves que, depois de seis edições, este ano torna a assumir mais uma etapa no seu ambicioso percurso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1200 operacionais em combate
Quarto dia de incêndios em Pedrógão Grande obriga à evacuação de várias aldeias
O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, podendo este número ainda vir a aumentar. O incêndio, considerado o maior e mais dramático da história de Portugal, teve início em Escalos Fundeiros, Pedrógão Grande, tendo-se alastrado a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, bem como à Sertã, no distrito de Castelo Branco e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra. No quarto dia de chamas, este incêndio colou-se ao de Góis originando uma frente de dezenas de quilómetros. Já arderam mais de 26 mil hectares de floresta e várias aldeias foram evacuadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por 1,3 milhões de euros
Município de Leiria aliena torre do Topo Norte do Estádio para acolher Serviço de Finanças
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, 20 de junho, uma proposta de alienação da Torre Nascente do Topo Norte do Estádio Dr. Municipal Magalhães Pessoa, com uma área de construção de 4.500 m2, destinada a instalações para albergar e juntar num único local os Serviços de Finanças locais e distritais de Leiria. “A Estamo, Participações Imobiliárias, S.A. justificou o seu interesse aquisitivo, por necessitar do prédio em causa para construção e instalação de espaços para albergar e juntar num único local, os Serviços de Finanças locais e distritais de Leiria, tendo em vista a prossecução das atribuições do Estado, no domínio fiscal”, refere a deliberação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duas praias têm Bandeira Azul e cinco “Praia Ouro”
São Martinho do Porto abre época balnear nas praias galardoadas do concelho de Alcobaça
Conhecida como a Concha Azul, São Martinho do Porto é considerada a Melhor Praia do País para a Família e tem honras de abertura da época balnear de toda a orla costeira concelhia. Calendário das épocas balneares do concelho de Alcobaça: São Martinho do Porto - 17 de Junho a 17 de Setembro; Paredes de Vitória - 24 de Junho a 10 de Setembro; Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira e Légua - 1 de Julho a 3 de Setembro; Em 2017, as praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória foram uma vez mais galardoadas com a Bandeira Azul e com o estatuto de Praia Acessível – Praia para Todos, ao passo que Paredes da Vitória, Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira obtiveram novamente o galardão “Praia de Ouro”, atribuído pela Quercus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento acontece de 13 de Julho a 6 de Agosto
Mercado Medieval: Óbidos é Casa de Rainhas
A ligação da Vila com as mulheres é longa, repleta de lendas e histórias de princesas mouras e cristãs, rainhas, artistas e mulheres comuns que deixaram um legado interessante e uma aura que se sente no burgo. Neste Mercado Medieval de Óbidos, que acontece de 13 de Julho a 6 de Agosto, acerca-se a condição feminina em tempos da Idade Média. O Mercado Medieval de Óbidos realiza-se às 5.ª e 6.ª feira das 17h00-01h00, sábados, das 10h00-01h00 e domingos das 10h00-24h00
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa os incêndios de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera
Batalha aprova voto de pesar e solidariedade com os afetados pelos fogos
A Câmara Municipal da Batalha aprovou, no dia 20 de Junho, por unanimidade, um voto de pesar e solidariedade com todos os afetados pelos incêndios de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, e homenageou o empenho dos Bombeiros e demais entidades envolvidas nas operações de combate aos fogos. Desde sexta-feira passada, dia 16 de junho, os concelhos de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, foram assolados por uma vaga de incêndios de enorme dimensão e consequências devastadoras que se fizeram sentir em todo o País e que produziram efeitos particularmente graves em Pedrogão Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Grupo Auto Júlio comemora 30º aniversário com concerto de Anselmo Ralph
Olaria, aguarela, cerâmica, cestaria e ilustração são algumas das artes que vão estar a ser produzidas ao vivo durante a festa dos 30 anos do Grupo Auto Júlio, que irá ter lugar a 24 de junho na Expoeste (Caldas da Rainha), e que contará com a atuação do famoso artista angolano Anselmo Ralph. A animação musical desta festa vai ser complementada com os grupos de bombos e de marchas da associação Monte Olivett, a banda filarmónica de A-da-Dagorda e o Grupo Coral e Musical da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de vítimas mortais subiu para 64
1100 bombeiros continuam a combater grande incêndio de Pedrógão Grande
Cerca de 1100 homens combateram esta segunda-feira, dia 19 de junho, o grande incêndio de Pedrógão Grande que teve início no sábado em Escalos Fundeiros, Pedrógão Grande, e que se alastrou aos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria e ao concelho da Sertã, no distrito de Castelo Branco. Ao final do terceiro dia de combate ao incêndio há a registar 135 feridos, dos quais 121 civis, 13 bombeiros e um GNR. Seis feridos estão em estado grave: quatro bombeiros voluntários de Castanheira de Pera e dois civis. O número de vítimas mortais subiu para 64, incluindo um bombeiro de Castanheira de Pera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Música de rua regressa em 2018 com alargamento de concertos a outros pontos do concelho
Ana Moura encerrou “Esquininhas” na Nazaré com multidão no areal
Ana Moura foi cabeça de cartaz do evento da Câmara da Nazaré, “Esquininhas”, que levou a música a várias ruas da praia da Nazaré no sábado, 17 de junho. O concerto de encerramento foi colorido pela presença de uma imensa multidão, a fazer lembrar os dias de verão, na Praia. “Foi um sucesso total este primeiro Esquininhas”, declarou Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal, para quem “a ideia de realizar concertos em espaço público, ao longo do roteiro das nossas ruas pequenas, permitiu juntar boa música, de vários géneros, com boas assistências em todas as esquinas e cantinhos fabulosos da Nazaré”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Receitas do espectáculo «Lusíadas?» revertem para as vítimas do sinistro
TAP promove espectáculo de apoio às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande
O Teatro Amador de Pombal, num gesto de cidadania e solidariedade, promove um espectáculo de apoio às vítimas do incêndio que assolou a região Centro, em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera. O espectáculo, «Lusíadas?», realiza-se no próximo dia 23 de Junho, sexta-feira, pelas 22h00, no Teatro-Cine de Pombal. Os bilhetes de ingresso para o espectáculo não têm valor definido, sendo o espectador quem define o preço do bilhete e dá o que entender, de acordo com as suas possibilidades. A totalidade da bilheteira reverterá para a ajuda às vítimas do incêndio de Pedrogão Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Municípios assinam protocolo para a criação
da rede intermunicipal das bibliotecas do Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e os 12 Municípios que constituem o seu Conselho Intermunicipal vão proceder, às 9h30, do dia 22 de Junho, na sede da OesteCIM, em Caldas da Rainha, à Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Cooperação para a Constituição da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no âmbito da recente criação do Grupo de Trabalho Intermunicipal das Bibliotecas Municipais da Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Astronomia no Forte” permite a observação dos astros à noite
Sobral de Monte Agraço convida a explorar
os céus no Forte do Alqueidão
O Centro de Interpretação das Linhas de Torres abre as “portas” do Forte de Alqueidão a 30 de junho para a observação astronómica noturna. Integrado no programa Explor(A)lqueidão, o programa “Astronomia no Forte” promovido pelo Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) em Sobral de Monte Agraço, organiza a sua 2ª edição astronómica noturna. Os visitantes poderão explorar o Circuito do Alqueidão sob uma nova perspetiva, observando o céu. Destinado ao público em geral e famílias, o “Astronomia no Forte” que permite a observação de estrelas, cuja dinamização fica a cargo da empresa Via Láctea.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Celebrações vão decorrer de 23 de junho a 1 de Julho
Inaugurações e lançamento de projetos marcam 103ºAniversário do Município do Bombarral
As comemorações do 103º Aniversário do Município do Bombarral vão decorrer de 23 de junho a 1 de Julho. Destaque para a inauguração das obras de requalificação da Rua Eng.º Ferreira Cardoso e do Polidesportivo Descoberto do Pó, a Sessão Solene da Assembleia Municipal, as inaugurações do Monumento "Tributo à Pera Rocha do Oeste", da Avenida Prof. Daniel Pires e da Requalificação do Polidesportivo Descoberto do Vale da Várzea, bem como o Almoço Comemorativo (aberto à população), a apresentação do projeto da requalificação do Mercado Municipal e da Loja do Cidadão, e a entrega aos Bombeiros Voluntários do Bombarral de equipamentos e assinatura da escritura de doação do terreno contíguo ao novo quartel
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra
Balanço dos incêndios no norte do distrito
de Leiria sobe para 63 mortos e 136 feridos
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, informou na tarde desta segunda-feira, que faleceu bombeiro de Castanheira de Pera de 40 anos, com um filho. “Morreu gloriosamente mais um dos nossos no exercício da sua nobre missão dando a sua própria vida para salvar a de outros”, disse Jaime Soares. O balanço atual de vítimas às 15 horas de segunda-feira é de 63 mortos, 136 feridos, dos quais 7 graves, entre os quais cinco bombeiros, todos da corporação de Castanheira de Pera. A esta hora, havia 18 frentes ativas, nos concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra. Até agora, já 355 pessoas receberam apoio psicológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sede da Nersant
Secretário de Estado da Indústria apresenta programa Capitalizar em Torres Novas
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, recebe no dia 4 de julho, pelas 10h, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, para apresentar às empresas da região o programa Capitalizar. O programa Capitaliza-se é um programa do lançado pelo Governo de apoio à capitalização das empresas e à retoma do investimento, com o objetivo de promover estruturas financeiras mais equilibradas, reduzindo os passivos das empresas economicamente viáveis, bem como de melhorar as condições de acesso ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas. Foi criado em agosto de 2016, com um total de 66 medidas propostas pela Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato independente nas listas do CDS/PP à Câmara Municipal de Alcobaça
Carlos Bonifácio apresenta eixos estratégicos da candidatura à Câmara de Alcobaça
Carlos Bonifácio, candidato independente nas listas do CDS/PP à Câmara Municipal de Alcobaça, apresentou, no dia 9 de Junho, os eixos estratégicos da sua candidatura. Estiveram presentes cerca de duas dezenas de apoiantes, incluindo o presidente da Concelhia do CDS, Luís Querido, e o director de campanha, Eduardo Nogueira. O actual vereador do CDS e ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça de 2o01 a 2009 garante que concorre para ganhar e que é a alternativa ao que considera imobilismo da actual gestão autárquica. O compromisso eleitoral já está a partir disponível na página oficial da candidatura no facebook e será fechado definitivamente no final deste mês, podendo ainda receber contributos por parte dos munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alerta da Associação Nacional das Farmácias
Redução de margens e preço de medicamentos estrangula farmácias
Os números dos primeiros quatro meses de 2017 relativamente à actividade das farmácias confirma as dificuldades no sector. «O problema agudizou-se a partir de 2011 e estabilizou ligeiramente em 2015 e 2016, mas ainda se faz sentir e há estabelecimentos em situação financeira muito complicada» comentou Nuno Flora, secretário-geral da ANF – Associação Nacional das Farmácias. A principal causa para esta situação é a «redução das margens de lucros e o preço dos medicamentos», acrescentou o dirigente. Nuno Flora admite a dificuldade de acesso aos medicamentos pela menor «capacidade financeira das farmácias em manter em stock um elevado número de medicamentos».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras serão apresentadas durante a Feira de São Bernardo
Câmara de Alcobaça convida empresas a criar peças cerâmicas alusivas a D. Pedro e D. Inês
No seguimento do evento “Bom dia Cerâmica” que decorreu na cidade de Alcobaça, de 2 a 4 de junho, cujo balanço é “muito positivo”, segundo Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, o município convidou 10 das principais empresas de cerâmica do concelho a criar peças alusivas ao Canto “D. Pedro e D. Inês”, de “Os Lusíadas”. As peças serão colocadas ao longo do Passeio Pedonal da cidade e serão dadas a conhecer à população durante a Feira de São Bernardo, que decorre na cidade de 19 a 23 de agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Feira Nacional de Agricultura promoveu cereais e exaltou agricultura portuguesa
A 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo, evento que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e cujo tema central foram os “Cereais de Portugal” encerrou portas no dia 18 de Junho, com um saldo positivo na participação de expositores e na área ocupada pelas empresas que apostaram no certame para a divulgação de produtos e serviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O mais grave incêndio em Portugal
Grande incêndio florestal em Pedrógão Grande provoca 62 mortos
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, anunciou ao início da tarde deste domingo, 18 de junho, que 62 pessoas morreram no incêndio entre Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos. A maioria dos corpos foi encontrado na Estrada Nacional 236, que faz a ligação ao IC 8, dentro das viaturas ou na berma, havendo ainda a registar 54 feridos. O governante informou que foram encontradas 30 pessoas em viaturas e 17 fora das viaturas ou nas margens da estrada e em ambiente rural foram encontradas 10 vítimas mortais, pelo que.apelou à população para não se deslocar ao local, de forma a facilitar o trabalho dos bombeiros que combatem as chamas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Skate Parque de Leiria volta a ser reconhecido a nível nacional
Circuito Nacional de Skate volta a Leiria
Leiria volta a receber, pelo segundo ano consecutivo, uma das etapas do Circuito Nacional Skate 2017 "DC SkateChallenge", nos dias 24 e 25 de junho. Mais de 100 skaters vão colocar em prática tudo aquilo que sabem e lutar pelo título de campeão nacional no novo Skate Parque de Leiria, já reconhecido a nível nacional pela construção adequada à prática da modalidade, uma vez que o projeto integrou os desejos da comunidade skater local e foi projetado por um arquiteto especialista nesta modalidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins
Ana Cristina Ribeiro apresenta candidatura
à Câmara de Salvaterra de Magos
O Bloco de Esquerda apresenta este domingo a candidatura autárquica ao concelho de Salvaterra de Magos, que será liderada por Ana Cristina Ribeiro, presidente desta autarquia entre 2001 e 2013. Ana Cristina Ribeiro, conhecida em Salvaterra de Magos por “Anita”, será assim a cabeça de lista do Bloco de Esquerda a Salvaterra de Magos, embora concorra enquanto candidata independente. A apresentação da candidatura está marcada para as 17 horas do dia 18 de junho, na Praça da República, em frente à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e vai contar com um beberete e animação musical.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Quinta da Romaneira vence Concurso Nacional de Azeites 2017
A “Quinta da Romaneira” venceu o Concurso Nacional de Azeites 2017, que decorreu a 18, 19 e 22 de maio e que foi coorganizado pelo Cepaal - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e pelo Centro Nacional de Exposições, em Santarém com o patrocínio do Conselho Oleícola Internacional. Recorde-se que esta é a primeira competição nacional a ser reconhecida pelo Conselho Oleícola Internacional e acolheu a primeira edição do Prémio Mario Solinas Portugal e contou com o contributo de provadores nacionais e estrangeiros, em vários dias de provas cegas, para distinguir os melhores azeites portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Festas de Valado dos Frades assinalam 26 anos de elevação a vila
A freguesia de Valado dos Frades foi elevada à categoria de vila há 26 anos. Para assinalar a data realizam-se, nos dias 20, 24 e 30 de junho, as Festas da Vila, que decorrerão em frente à junta de freguesia. No dia 20 tem lugar cerimónia do hastear da bandeira, junto da sede da Junta de Freguesia (Largo Dr. Manuel Colares Pereira), às 10h00. Nos dias 24 e 30 de junho decorrerão atividades com a participação de coletividades da freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mercado de Produtores
Produtores do Oeste participam no LX Rural
Produtores do Oeste participam no LX Rural Depois da primeira participação em 2016, os Municípios do Oeste far-se-ão representar novamente no evento LX Rural, nos dias 18 e 25 de Junho, no espaço LX Factory, em Alcântara, Lisboa . O LX Rural – Mercado de Produtores resulta de uma parceria entre a LX Factory, em Alcântara e a Comunidade Intermunicipal do Oeste com o objetivo de promover a melhor produção agrícola e gastronómica da região Oeste
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Calum Scott é autor de“Dancing On My Own”
Vencedor do Britain’s Got Talent vai atuar
nas Festas da Batalha
O cantor Calum Scott, vencedor do Britain’s Got Talent em 2015 e autor de “Dancing On My Own” é o cabeça de cartaz das Festas da Batalha 2017, estreando-se em absoluto em Portugal. A acompanhar o britânico, fazem parte do cartaz David Carreira, no dia 11, GNR, no dia 12, D.A.M.A, no dia 13 e Carminho, no dia 14. As Festas da Batalha oferecem o melhor da gastronomia da Batalha e contam na sua programação com provas desportivas e a habitual Gala Internacional de Folclore. As Festas da Batalha são uma organização do município da Batalha, decorrem de 11 a 15 de agosto, e têm um orçamento superior a 140 mil euros. As entradas são livres.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com recepção no Salão Nobre dos Paços do Concelho
Município de Alcobaça homenageia clubes
e atletas do concelho
No dia 12 de junho, a Câmara Municipal de Alcobaça acolheu no Salão Nobre dos Paços do Concelho um conjunto de atletas e associações desportivas do concelho não só pelos resultados que obtiveram recentemente, mas também pelo “continuo e árduo trabalho ao longo dos anos que muito orgulha os alcobacenses. Vocês são embaixadores do concelho e como tal este reconhecimento de todo o executivo camarário é vos devido”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatos do PSD às Freguesias de Pombal nas Eleições Autárquicas de 2017
Humberto Margarido Lopes é candidato do PSD à Junta de Freguesia de Almagreira
Na freguesia de Almagreira a escolha para as próximas eleições autárquicas recaiu sobre Humberto Margarido Lopes, tendo a Comissão Política de Secção PSD/Pombal aprovado a sua candidatura, numa escolha considerada lógica e segura, considerando que “a sua experiência autárquica ao longo dos últimos anos, como secretário e tesoureiro daquela junta de freguesia, assegura que é um conhecedor da realidade local e das preocupações da população daquela freguesia e por isso o melhor candidato para assegurar o desenvolvimento da mesma.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quercus propõe medidas para inverter esta situação
32,6 % do território nacional está em situação de seca severa e/ou desertificada
Neste Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, a Quercus apela ao diálogo, compromisso e ação de todos os parceiros dos vários quadrantes da sociedade (Governo, produtores agrícolas e florestais, empresas, indústria, sociedade civil) que, direta ou indiretamente, podem contribuir para a diminuição da desertificação dos ecossistemas através da utilização sustentável dos recursos naturais. Em Portugal, e segundo o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação [2], 32,6 % do território nacional encontra-se em situação degradada, e 60,3% estão em condições razoáveis a boas. A aridez dos solos atinge a totalidade do interior Algarvio e do Alentejo, está a progredir para as zonas do noroeste, tradicionalmente uma das mais pluviosas da Europa, e a aumentar nas zonas do litoral sul e montanhas do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora lança livro no jardim do Museu de Aguarela Roque Gameiro
Zulmira Bento lança “Aspectos Linguísticos
da Freguesia de Minde”
O lançamento do livro “Aspectos Linguísticos da Freguesia de Minde”, da autoria de Zulmira Bento, com apresentação de Abílio Madeira Martins, terá lugar no dia 24 de junho de 2017, sábado, às 18 horas, no jardim do Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Alcanena. Zulmira Bento nasceu em Vale Alto, Freguesia de Minde, Concelho de Alcanena. Completados os estudos secundários no Colégio de Santa Maria, em Torres Novas, matriculou-se na Universidade de Coimbra, cidade onde reside desde então, tendo-se licenciado em Filologia Germânica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso “Melhor Leitor da Rede de Bibliotecas Escolares"
Município premeia melhores “alunos-leitores” do concelho de Leiria
A segunda edição do Concurso “Melhor Leitor da Rede de Bibliotecas Escolares”, que decorreu durante o ano letivo 2016/17, contou com a participação de 20 escolas do concelho e terminou com a distinção de 33 alunos de todos os níveis de ensino, através da oferta de livros e da entrega de certificados de melhores leitores da Biblioteca Escolar. Inserido no projeto Educativo Municipal “Leiria, Concelho Educador”, e realizado no âmbito do programa de Educação para a Leitura “Vamos Ler+”, este concurso, direcionado para os alunos do 1º ciclo do ensino secundário, teve como objetivo nuclear incentivar e premiar o prazer de ler, de forma autónoma e lúdica, estimulando desta forma o sucesso escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mickael Carreira, D.A.M.A e Gisela João são cabeças de cartaz
SA Marionetas apresentam megaprodução sobre Pedro e Inês na Feira de São Bernardo
A edição de 2017 da Feira de São Bernardo realiza-se de 19 a 23 de agosto e tem como cabeças de cartaz Mickael Carreira, D.A.M.A e Gisela João. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio e pela vereadora da Cultura Inês Silva, durante a reunião de Câmara de 12 de junho. Além de Michael Carreira, que atua no dia 20; D.A.M.A no dia 22 e Gisela João no dia 23 de agosto, também o alcobacense Francisco Peças atua, no dia 21, com o Tributo a Elvis Presley. O primeiro espetáculo será uma megaprodução teatral alusiva a Pedro e Inês, promovida pela companhia SA Marionetas em frente ao Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra deverá terminar até início do próximo ano
Câmara Municipal constrói Centro de Saúde
do Cadaval
Encontra-se em curso, na vila do Cadaval, a empreitada de construção do Centro de Saúde – Unidade de Saúde Familiar do Cadaval, que conta com um valor de execução na ordem dos 700 mil euros. O novo equipamento tem por intuito melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados primários de saúde no Concelho, estando prevista a sua conclusão no início do próximo ano. Adjudicada à empresa “Datiben, Construções Unipessoal, Lda.", a obra teve início a 6 de março do corrente, tendo estado suspensa entre 21 de março e 9 de maio por questões técnicas relacionadas com as respetivas fundações. A construção foi, por esse motivo, alvo de uma prorrogação do prazo, tendo o seu término legal passado para 15 de janeiro de 2018, adianta a Divisão de Ordenamento do Território (DOT) da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Vigilância reforçada na praia do Pedrógão durante a época balnear
A praia do Pedrógão vai este Verão contar com um reforço de vigilância durante a época balnear, com a instalação de sete postos de nadadores salvadores, que vão ficar responsáveis por uma frende de praia com mais de um quilómetro dividida em três áreas. O início da época balnear iniciou-se no dia 15 de junho, estando a cerimónia de hastear da bandeira azul agendada para dia 19. Nos meios previstos no Plano Integrado de Segurança, contam-se 12 nadadores salvadores, uma moto de água para salvamento marítimo, uma moto 4x4 para assistência a banhistas, e uma torre de coordenação e vigilância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coleção “Cavalo de Pégaso” conta com mais três volumes
Delmar Domingos de Carvalho apresenta três novas obras na Feira do Livro do Bombarral
Delmar Domingo de Carvalho apresentou, no dia 9 de junho, mais três dos 23 volumes que compõem a coleção “Cavalo de Pégaso”. Intitulados "Cristo e Castidade", "Deus e Discernimento", "Educação e Esperança", os novos volumes foram apresentados no âmbito da XI Feira do Livro do Bombarral, que está a decorrer na Praça do Município até dia 24 de junho, tendo a sessão decorrido na galeria de exposições temporárias do Museu Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Turcifal recebe Feira da Caça, Pesca e Natureza do Oeste- Oeste Natura
A 8.ª edição da Feira da Caça, Pesca e Natureza do Oeste Oeste Natura decorre de 16 a 18 de Junho, no Complexo Desportivo do Turcifal, no concelho de Torres Vedras. Esta mostra contará com atividades permanentes, que incluem uma exposição de fauna viva, espécies cinegéticas e domésticas, um campo de treino de caça para cachorros e tasquinha da caça (na zona de exposição); bem como com um conjunto de iniciativas diversas que passam pela realização de concursos de cães de caça, de pesca, demonstrações de cães de parar e de cachorros coelheiros, batismos equestres e momentos de animação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Víctor Vala é o candidato da CDU a presidente da Junta de Freguesia da Atouguia da Baleia
A lista da CDU à Assembleia de Freguesia da Atouguia da Baleia para as Eleições Autárquicas de 1 de Outubro será encabeçada pelo candidato a presidente da Junta de Freguesia, Víctor José Andrade Vala, de 61 anos, natural e residente em Atouguia da Baleia, empresário em nome individual, mecânico e actual presidente do Grupo Desportivo Atouguiense. A CDU de Peniche realça que “Víctor Vala é um homem do povo, dedicado munícipe e cidadão da Atouguia da Baleia, personificando os valores do Trabalho em prol da população, da Honestidade que lhe é reconhecida por todos os que o conhecem ou que com ele trabalham e da competência com que, nomeadamente no movimento associativo desportivo, tem assumido as altas responsabilidades de gestão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 29 de julho
Gala da Miss Portuguesa vai ter projecção
de videomapping no Mosteiro da Batalha
O Largo do Infante D. Henrique, junto Mosteiro da Batalha, recebe no dia 29 de julho, pelas, a final da edição 2017 da Miss Portuguesa. De 11 a 29 de julho, as 18 finalistas irão efetuar várias provas e desfiles durante o estágio que passará por localidades como Lisboa, Elvas, Covilhã, Abrantes, Mealhada, Alter do Chão e Batalha. A Gala Miss Portuguesa 2017 será apresentada por Ricardo Carriço e as finalistas serão vestidas pelo costureiro Rafael Freitas. A vencedora irá representar Portugal no concurso Miss Mundo, a realizar em Sanya, China no final do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município vai candidatar-se ao Programa de Ajustamento Municipal
Câmara da Nazaré vai reestruturar dívida
de mandatos anteriores a 2013
O Município da Nazaré vai remeter à Comissão Executiva do FAM o Formulário para a obtenção do empréstimo do Fundo de Apoio Municipal (FAM) de 33,2 milhões de euros, valor correspondente à dívida da Câmara, realizada em mandatos autárquicos anteriores a 2013. O Programa de Ajustamento Municipal do Município prevê uma assistência financeira por parte do FAM de 33,23 milhões de euros, destinados a fazer face à amortização da dívida a fornecedores e à banca, registada até 2013.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 13 a 23 de junho
Festas de Ourém 2017 leva concertos a Ourém, Caxarias, Freixianda e Fátima
O concelho de Ourém prepara-se para receber mais uma edição das Festas de Ourém, este ano apostadas num modelo integrador, descentralizador, valorizador das potencialidades locais. Com uma clara aposta na música nacional, as Festas de Ourém prometem animar os oureenses e visitantes, com um cartaz diversificado que transporta vários concertos até às vilas de Caxarias e Freixianda e à cidade de Fátima, programação que é conciliada com a das freguesias. The Peorth, Sigma, Richie Campbell, Aurea, Salvador Sobral, José Cid e Mickael Carreira são os artistas convidados desta edição das Festas de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 17 de junho
Pedro Passos Coelho apresenta candidatura
de Fernando Marques à Câmara de Ansião
Sábado, dia 17 de junho, pelas 20h30, Pedro Passos Coelho estará presente na apresentação de candidatura de Fernando Marques a Ansião (Centro de Negócios de Ansião, Parque Empresarial Camporês, Chão de Couce, Ansião). O presidente do PSD volta assim ao distrito de Leiria, depois de ter estado, em maio, na celebração do aniversário do Partido Social Democrata, em Pombal. O líder da oposição marca agora presença em Ansião, para a apresentação de Fernando Marques à Câmara Municipal, um candidato que promete continuar a atrair investimento para o concelho, desenvolvendo-o e gerando mais emprego.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Salvador Sobral atua na Benedita em setembro
Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2017, vai atuar na Benedita, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, no dia 1 de Setembro, pelas 21h30. A informação foi avançada por Inês Silva, vereadora da Cultura do Município de Alcobaça, durante a reunião de Câmara de 12 de junho. Segundo a vereadora, o cantor de “Amar pelos Dois” virá à Benedita integrado na digressão nacional de apresentação do seu último trabalho “Excuse Me”. Além da Benedita, o cantor irá atuar na região, este domingo, dia 18 de junho, em Ourém, num concerto integrado nas Festas de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Flux Tomar – Rota de Luz”
Monumentos de Tomar vão estar iluminados até domingo com espetáculo de vídeo mapping
Até 18 de junho, Tomar ilumina-se com o espetáculo multimédia Flux Tomar – Rota de Luz. Numa iniciativa do Município de Tomar, o património da cidade templária é realçado pelas criações artísticas de luz e vídeo criadas pelo ateliê OCUBO. Durante dez noites, entre as 21h30 e as 00h00, os espetáculos de vídeo mapping e projeção interativa decorrem em simultâneo nos principais monumentos da cidade: Convento de Cristo (mais precisamente no exterior da Charola), Paços do Concelho, Igreja de Santa Maria do Olival e Moinho da Ordem, no Complexo Cultural da Levada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo da Comissão Europeia
Região Centro é a segunda mais competitiva
A Região Centro é a segunda região portuguesa mais bem posicionada no Índice de Competitividade Regional da União Europeia (191.ª), sendo apenas superada pela Área Metropolitana de Lisboa (139.ª). Esta é a conclusão do estudo elaborado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia. Em 2016, a Região Centro é das três regiões portuguesas com o melhor posicionamento nos grupos Básico e Eficiência, onde se destacam, respetivamente, as componentes da saúde e do ensino superior, formação e aprendizagem ao longo da vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra será apresentada em todas as escolas do concelho
Livro/CD “Alcobaça Terra do Amor” mostra ícones culturais do concelho às crianças
“Padeira de Aljubarrota”, “D. Inês de Portugal”, “Porquinhos de Alcobaça”, “Gulosos”, “Sapateiro” e “Moinho de Vento” são alguns dos poemas da autoria de José Fanha, com música de Daniel Completo e ilustrações de Cristina Completo, que compõem o livro/CD “Alcobaça Terra do Amor, apresentado no dia 8 de junho, no Centro Escolar de Alcobaça. O livro pretende celebrar as melhores características e qualidades do concelho de Alcobaça e da sua História, através de poemas e canções. O livro será apresentado em todas as escolas do concelho até ao final do ano letivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a visita à Feira Nacional de Agricultura
Presidente da República garante em Santarém que “agricultura é um sector de futuro”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta terça-feira, dia 13 de junho, durante a visita que efectuou à Feira Nacional de Agricultura, certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até domingo, dia 18 de junho, que a “agricultura é um sector de futuro” e considerou a FNA 17 “um grande evento que tem sido um sucesso ano após ano”. Ao longo da tarde, um verdadeiro banho de multidão acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa que contactou com inúmeros expositores destacando a presença de gente jovem, a qualidade dos stands e a aposta das empresas em inovar e em participar com novas iniciativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 a 28 de Junho
Constância recebe Pré-Congresso Mundial
de Carrilhão
No âmbito do 19º Congresso Mundial de Carrilhão, que terá lugar na cidade de Barcelona, realiza-se o respetivo pré-congresso em Constância, de 23 de a 28 de junho, numa organização da CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão e da Câmara Municipal de Constância. Contando com a presença de carrilhanistas e organistas nacionais e internacionais, a realização do pré-congresso em Constância marcará mais uma vez a Vila Poema como local de afirmação da música e do carrilhão e a arte de o tocar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto "Estás a Ler?"
Esplanadas de Tomar vão ter bibliotecas
de acesso livre
Vai ser apresentado publicamente na segunda-feira, dia 19 de junho, pelas 17h30, no café Paraíso, o projeto "Estás a Ler?", uma iniciativa do Município de Tomar e do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, com a colaboração do comércio local. Do Convento de Santa Iria à Praça da República, junto a cinco esplanadas, pequenas bibliotecas (idealizadas no Agrupamento e executadas pelos serviços de carpintaria do Município) oferecem aos leitores, residentes e visitantes, as grandes obras da nossa literatura (e também traduções em Inglês, Francês e Espanhol), livros sobre a História e o Património de Tomar e ainda leitura para o público infanto-juvenil sobre a História de Portugal e os Templários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas
Fundação da Juventude estabelece parcerias para atribuição de estágios no distrito de Leiria
São 24 as empresas que ainda estão disponíveis para acolher jovens estudantes ao abrigo do PEJENE-Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, que decorre até final de setembro. No total existem 36 vagas por preencher em 25 áreas distintas de formação que vão desde o Ambiente ao Desporto passando por áreas como o Gestão de Qualidade, Multimédia ou Animação Turística, entre outros. Os jovens a frequentar o penúltimo e último ano de qualquer curso do ensino superior têm ao dispor uma bolsa de estágios, criada através de uma parceria entre a Fundação da Juventude e 24 empresas do distrito de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Só Alcanena e Golegã não têm cabeças de lista
Passos Coelho apresentou candidatos do PSD
a 19 dos 21 concelhos do distrito de Santarém
Pedro Passos Coelho apresentou, no dia 11 de junho, durante a 5ª Convenção Autárquica Distrital, que se realizou no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, os candidatos do partido a 19 dos 21 concelhos do distrito, faltando apenas apurar os candidatos para Alcanena e Golegã. Na ocasião, o líder do PSD acusou o Governo de “viver de herança” e de “não fazer nem uma reforma”. Já Nuno Serra, líder da distrital, acusou o Governo de António Costa de “distinguir e segregar concelhos pela cor partidária”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Insolvência ou penhora atinge mais de 20% das Farmácias nacionais
15% das farmácias de Leiria estão em situação de insolvência e penhora
O número de farmácias em situação de insolvência ou penhora continua a aumentar. Nos últimos cinco anos registou-se uma subida de 145,2% de farmácias nesta posição. As dificuldades financeiras do setor colocam em causa a cobertura farmacêutica nacional, a rede de saúde de proximidade à população e o acesso ao medicamento. No distrito de Leiria, são já 15,3% as Farmácias nestas condições, mais que duplicando as 6% existentes em 2012.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De natureza extrajudicial, constitui uma forma ágil de dirimir conflitos
Delegação do Cadaval do Julgado de Paz
do Oeste já a funcionar na Câmara Municipal
Passou a funcionar a 6 de junho, no edifício Paços do Concelho, a Delegação do Cadaval do Julgado de Paz do Oeste, tribunal de proximidade que visa resolver litígios de forma mais simples, rápida e economicamente acessível. O referido Julgado de Paz tem como área de circunscrição os 12 municípios da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste. Instalada na Câmara Municipal, a Delegação do Cadaval do Julgado de Paz do Oeste efetua atendimento ao público às segundas e sextas-feiras, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h00, através de funcionários da autarquia designados e formados para o efeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De forma a respeitar os seus legítimos interesses
PS Alcobaça apela ao Governo para que ouça os habitantes da freguesia da Benedita
O Secretariado Da Comissão Política Concelhia do PS Alcobaça, reunido para analisar a situação vivida no Externato Cooperativo da Benedita decidiu tornar público a sua profunda solidariedade para com as populações da freguesia da Benedita, nomeadamente os encarregados de educação e seus educandos, o compromisso de defender os interesses destes até as últimas instâncias, desde que no cumprimento da legislação vigente, e a defesa do princípio de que nenhum aluno da Benedita seja forçado a ir estudar fora da Freguesia, a não ser por opção própria ou de área de estudo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Região Centro
Centro 2020 aprova 20 milhões de euros
para centros hospitalares
O Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020 aprovou um novo pacote de projetos na área da saúde. Estão em causa 12 projetos ligados a Centros Hospitalares, que envolvem remodelações físicas, aquisição de equipamentos, entre outras intervenções. Estes projetos envolvem um investimento de cerca de 32 milhões de euros e terão um apoio do Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de cerca de 20 milhões de euros. Até ao momento, o Centro 2020 já aprovou, no total, 33 projetos, na área da saúde, que totalizam um investimento de 44 milhões de euros e um valor de fundos europeus de cerca de 30 milhões de euros
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho do Porto recebe 1º edição
do Beach SUP Race
A baía de São Martinho do Porto acolhe no dia 1 de julho a primeira edição do Beach SUP Race, uma prova de Stand Up Paddle organizada pela Associação de de Stand Up Paddle de Portugal (ASUPP) em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça. A competição é homologada pela Federação Portuguesa de Surf e será disputada em duas mangas, nas categorias de 12'6" e 14', numa distância de 3,5Km x 2. O Beach SUP Race terá um prémio monetário de 1.500€ e a inscrição é gratuita para os atletas federados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instalado no Balcão Único de Atendimento do Município
Espaço Empresa inaugurado nos Paços
do Concelho de Tomar
Tomar conta com um Espaço Empresa a partir do dia 5 de junho, no Balcão Único de Atendimento do Município, situado no rés-do-chão dos Paços do Concelho, e que funcionará no horário das 9h00 às 16h00, sem interrupção. No local estarão disponíveis os seguintes serviços: RNPC - Registo Nacional de Pessoas Coletivas: - Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio Serviços e Restauração (RJACSR): Alojamento Local; Autenticação BdE (registo de acesso); Criação Chave Móvel Digital; Acesso ao DEE (Dossier Eletrónico da Empresa) e INPI - Propriedade Industrial - registo de marcas on-line.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Feira da Agricultura distingue premiados dos concursos e recebe líderes do PSD e CDS-PP
A 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até ao dia 18 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como tema central “Os Cereais de Portugal” distinguiu este domingo, 11 de Junho, os produtos premiados nos Concursos Nacionais e contou com a visita dos lideres do PSD e CDS-PP, Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas, respetivamente. Durante o dia, a Feira Nacional de Agricultura, foi palco da entrega de Prémios “Os Melhores dos Melhores”, iniciativa que distingue os produtos premiados nos vários Concursos Nacionais que decorreram no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de novembro de 2016 a maio de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
The Gift e Cuca Roseta são cabeças de cartaz das Festas São Pedro 2017
O momento alto do calendário cultural do concelho de Porto de Mós está quase aí. As Festas São Pedro 2017, que este ano têm lugar entre os dias 29 de junho e 9 de julho, trazem consigo uma panóplia de atividades lúdicas, culturais e desportivas para todos os gostos e idades, sem esquecer os variados espetáculos musicais, com nomes tão sonantes como The Gift, Apartirtudo, Cuca Roseta, The Tricky Bastards + Dog, Quem é o Bob? – Tributo a Bob Marley, Caelum, Sangre Ibérico, Banda Red, Ala dos Namorados e Expensive Soul.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Sintra e na Feira do Livro de Lisboa
Historiador alcobacense Hélio Pires apresenta livro “Os Vikings em Portugal e na Galiza”
O historiador alcobacense Hélio Pires apresenta esta semana o seu livro “Os Vikings Em Portugal e na Galiza/ As Incursões Nórdicas Medievais no Ocidente Ibérico”, primeiro livro escrito e publicado em Portugal a abordar em profundidade o tema das incursões vikings no Ocidente Ibérico. O livro será apresentado em Sintra, na Casa do Fauno, no dia16 de junho, sexta-feira, às 21h30, e na Praça Azul da Feira do Livro de Lisboa, no dia 17 de junho, sábado, às 19h. Na sessão na Casa do Fauno, o autor falará ainda sobre história, lenda e mitologia nórdica, sendo no final servido um Hidromel do Fauno - Sangue Viking!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeito foi abordado na via pública
GNR apreende mais de 200 doses de haxixe
no Bombarral
O Coando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Bombarral, deteve, no dia 6 de junho, um homem de 26 anos de idade, por tráfico de estupefacientes, no Bombarral. No âmbito de uma ação de fiscalização o suspeito foi abordado na via pública tendo sido apreendido na sua posse 205 doses de haxixe. O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo
Ministro da Agricultura e presidentes do PSD e CDS visitam a maior Feira Agrícola do País
O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, Luis Capoulas Santos, inaugurou este sábado, dia 10 de junho, a 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 18 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como central “Os Cereais de Portugal”. Durante mais de duas horas, o ministro da Agricultura visitou vários espaços, provou inúmeros produtos e cumprimentou os muitos visitantes que se deslocaram ao primeiro dia da maior e mais antiga feira do setor Agrícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Estratégico Educativo Municipal fica comprometido
Batalha quer esclarecimento do Governo sobre redução de turmas no Colégio de S. Mamede
A Câmara Municipal da Batalha expressou preocupação pela redução de turmas do 7º ano de escolaridade Colégio de São Mamede, conforme o previsto no aviso de abertura de procedimento para celebração de contratos de associação, publicado pelo Ministério da Educação no passado dia 30 de maio. Em ofício dirigido à Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, o Município da Batalha recorda que o Colégio de São Mamede representa, no contexto educativo municipal, uma resposta formativa necessária e complementar, com especial expressão na contratualização de formação continuada de turmas do 3.º ciclo do ensino básico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Concelhia socialista
Guilherme Gaboleiro vai liderar a lista do PS à Assembleia Municipal de Rio Maior
A Comissão Política Concelhia de Rio Maior do PS aprovou como candidato à Assembleia Municipal de Rio Maior, Guilherme Gaboleiro, actual presidente da Concelhia socialista. O candidato, de 50 anos, licenciado em Matemática, é docente na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, desde 1997, onde desempenhou diversos cargos, também lecionou no Instituto Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano lectivo 2017/2018
Externato Cooperativo da Benedita assegura frequência gratuita a alunos do secundário
Na sequência da decisão do Ministério da Educação de retirar ao Externato Cooperativo da Benedita o financiamento de três turmas do ensino secundário, foi solicitada pelo presidente do Município de Alcobaça, Paulo Inácio, uma audiência à secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. O encontro teve lugar esta terça-feira, 6 de junho, tendo-se a secretária de Estado comprometido a analisar a situação. Com vista a não pôr em causa o normal funcionamento da instituição, o Instituto N. Sra. da Encarnação comunicou que assegurará o acesso ao ensino secundário a todos os alunos desta área geográfica carenciada de rede pública escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquivo Distrital de Leiria
Colóquio sobre educação patrimonial e artística homenageia Ernesto Korrodi em Leiria
O Arquivo Distrital de Leiria e o CEPAE - Centro do Património da Estremadura organizam, no dia 17 de junho de 2017, às 09h30, no Arquivo Distrital de Leiria, o Colóquio "Reflexões sobre Educação Patrimonial e Artística: Homenagem a Ernesto Korrodi III", cuja temática aborda o «Urbanismo». Serão oradores Fernando Magalhães, Ana Moderno, Emanuela Quinta, Pedro Sanchez, Mónica Romãozinho, Micael Sousa, Miguel Figueiredo e Joel Esperança. Genoveva Oliveira é a curadora do projecto. O Colóquio realiza-se com o apoio da União de Juntas de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia de Portugal
Câmara cede viatura de comando a Bombeiros da Nazaré em dia de aniversário da corporação
Os Bombeiros Voluntários da Nazaré comemoram 90 anos. A data foi festejada, neste 10 de junho, com a habitual sessão solene, na presença de toda a corporação, dirigentes, população e entidades convidadas e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro e do comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, João Paulo Estrelinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fernando Pessoa, Amália e Mick Jagger
World Press Carton abre com três esculturas da coleção dos Figurões da Bordallo Pinheiro
As Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro apresentam este sábado, 10 de junho, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, três novas esculturas que integram a coleção Os Figurões, integrada no World Press Cartoon. O lançamento será feito pelo criador desta coleção António, um dos maiores cartoonistas portugueses da atualidade. Fernando Pessoa, Amália e Mick Jagger juntam-se a Angela Merkel, Barack Obama, Eusébio, Papa Francisco e Mário Soares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Folio 2017 – Festival Literário Internacional de Óbidos
Câmara desmente que verba do festival Folio tenha sido desviada para o surf
A propósito da notícia que saiu esta terça-feira, dia 6 de junho, no Diário de Notícias, com o título “Verba para o Festival Folio foi desviada para o surf”, a Câmara Municipal de Óbidos desmente a informação e garante que nunca houve verba desviada, porque nunca houve uma verba atribuída diretamente ao Folio. Por outro lado, adianta que o Campeonato de Surf é um dos eventos âncora da região, assim como é o Folio e tantos outros eventos que se realizam no Oeste, como os dedicados ao vinho, à doçaria conventual, à agricultura, só para citar alguns dos muitos exemplos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
21° Semana Internacional do Acordeão regista grande adesão de inscrições e de público
Entre 27 de Maio e 4 de Junho, a 21ª Semana Internacional Do Acordeão “Alcobaça 2017” proporcionou seis concertos, duas Masterclasses e o 22° Troféu Nacional / 3° Concurso Internacional de Acordeão, que tiveram lugar no Cine-Teatro de Alcobaça, no Centro Cultural Dr. Gonçalves Sapinho (Benedita) e no Mosteiro de Alcobaça. A organização realça que os artistas foram “aplaudidos por um público fantástico e os concertos proporcionaram momentos que jamais serão esquecidos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mercado Municipal de Leiria realiza-se hoje Mercado do Falcão antecipado para 4ª feira
Na sequência dos feriados dos dias 10 e 14 de Junho, a Câmara Municipal informa que o Mercado Municipal de Leiria se realiza, como habitualmente, no sábado, dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no mesmo horário. Por sua vez, por proposta da Divisão do Desenvolvimento Económico e Ambiente, a edilidade deliberou que o Mercado do Falcão não se realizará no dia 15, por ser feriado (Corpo de Deus), mas sim no dia 14 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Praia de Santa Cruz recebe desfile de moda
“Be Fashion”
A praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, será palco da realização do evento de moda “Be Fashion” já no dia 17 de junho, sábado, a partir das 21h30, que contará com a presença de manequins bem conhecidos do público como Isabel Figueira, Olívia Ortiz, Merche Romero, Carla Matadinho, Afonso Vilela e Pedro Guedes. Na rua José Pedro Lopes estende-se uma passerelle com cerca de 60 metros, na qual os manequins desfilarão as coleções primavera/verão das lojas aderentes de Santa Cruz e Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia do Corpo de Deus
Nazaré promove Soleníssima Procissão
do Santíssimo Sacramento
No dia 15 de junho, quinta-feira, tem lugar a Soleníssima Procissão do Santíssimo Sacramento, cujo início está marcado para as 15h30. O evento religioso é uma organização da Confraria do Santíssimo Sacramento da Pederneira. Como manda a tradição, as varandas e janelas das habitações por onde passará a procissão deverão apresentar-se enfeitadas, com motivos religiosos e colchas, dando ainda mais cor a esta manifestação religiosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Monte Real
Autarcas de Leiria, Coimbra e Figueira da Foz defendem utilização mista da Base Aérea nº5
Os presidentes das Câmaras Municipais de Leiria, Coimbra e Figueira da Foz, Raul Castro, Manuel Machado e João Ataíde das Neves, respetivamente, bem como o presidente da Nerlei, Jorge Santos e o presidente do IPL, Nuno Mangas, defenderam no dia 6 de junho, em conferência de imprensa, a abertura da Base Aérea 5 em Monte Real á aviação civil, através do modelo de utilização mista da pista, idêntico ao utilizado na Base das Lajes, nos Açores. Os autarcas destas três autarquias e da Marinha Grande garantiram a “sustentabilidade” da pista e avançaram que existe já um operador disponível para efetuar voos desde Monte Real e , um investidor interessado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Requalificação está estimado em 1 milhão de euros
Estado cede Forte de S. Miguel ao Município
da Nazaré
A Câmara da Nazaré aprovou, no dia 6 de junho, a celebração do “Auto de cedência e aceitação do Forte de S. Miguel Arcanjo entre o Estado Português e o Município. O imóvel destina-se a ser recuperado, tendo em vista a sua conservação, restauro e desenvolvimento das atividades de âmbito cultural e de interesse municipal. Por se tratar de um imóvel classificado de interesse público e integrado no domínio público hídrico, a realização de obras no mesmo carece de parecer prévio da Direção-Geral do Património Cultural e da Agência Portuguesa do Ambiente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
Capoulas Santos inaugura a 54ª Feira Nacional de Agricultura
Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, inaugura a 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo no sábado, dia 10 de junho, às 15h00. O palco da festa da Agricultura será, uma vez mais, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas -, que irá receber, durante nove dias, a maior e mais antiga feira do setor agrícola, este ano associada aos “Cereais de Portugal”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cantora luso-britânica sobe ao palco no concerto de verão
Mia Rose ao vivo em São Martinho do Porto
A cantora luso-britânica Mia Rose sobe ao palco na vila de São Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, no dia 29 de julho, para mais um grande concerto de verão na melhor praia do país para a família. Mia Rose atingiu um invejável sucesso graças ao YouTube, cujos os vídeos foram visionados mais de 125 milhões de vezes. A sua participação como júri no programa da RTP “A Voz de Portugal” (versão portuguesa do concurso de talento musical “The Voice”), conferiu-lhe maior popularidade junto do publico português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Papa regressa a Roma com o coração cheio de recordações felizes da Peregrinação a Fátima
Papa Francisco envia carta ao presidente
da Câmara Municipal de Ourém
Deu entrada nos serviços da Câmara Municipal de Ourém, no dia 7 de junho, uma carta proveniente do Vaticano dirigida ao presidente da Câmara, Paulo Fonseca, em que o Papa Francisco confessa que ""regressado a Roma com o coração cheio de recordações felizes da minha Peregrinação ao Santuário de Fátima, desejo renovar a expressão do meu agradecimento a si e, através da sua pessoa, a todos quanto dum modo ou doutro concorreram para tornar possível e frutuosa a minha permanência entre vós. A todos e cada um o meu muito obrigado."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Maria Helena da Cruz Coelho e António Manuel Ribeiro Rebelo
Mosteiro de Alcobaça recebe lançamento de livro sobre D. Pedro e D. Inês
A Câmara Municipal de Alcobaça, a Associação dos Amigos de D. Pedro e D. Inês e o Mosteiro de Alcobaça promovem este sábado, dia 10 de junho, pelas 16horas, na Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça, a sessão de apresentação do livro “D. Pedro e D. Inês, entre o amor e a morte. Sermão das exéquias de D. Inês de Castro, de D. João de Cardaillac. Edição crítica, tradução e comentário filológico”, da autoria dos Professores Maria Helena da Cruz Coelho e António Manuel Ribeiro Rebelo, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra. A obra é apresentada pela professora doutora Maria Leonor Machado de Sousa. Esta sessão insere-se nas Comemorações de D. Pedro I.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valência irá funcionar no mesmo espaço do Juízo de Proximidade do Bombarral
Ministra da Justiça inaugura Julgado de Paz
do Oeste
A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, inaugurou no dia 6 de junho, no Bombarral, a sede do Julgado de Paz do Oeste. Com a criação deste Julgado de Paz é extinto o antigo Julgado de Paz dos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré e Óbidos. Os processos pendentes em Alcobaça e Nazaré são agora transferidos para a delegação de Alcobaça do novo Julgado de Paz e os de Caldas da Rainha e Óbidos para a sede do Julgado de Paz, no Bombarral. O Julgado de Paz oferece um serviço de maior proximidade à população da Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a entrada em funcionamento de três ETAR
Cartaxo vai ter cobertura de saneamento básico acima dos 90%
A Câmara Municipal do Cartaxo assinalou o Dia Mundial do Ambiente com visita a obras da ETAR de Valada e Pontével e à futura localização da ETAR da Lapa. No conjunto, as infraestruturas terão capacidade para tratar as águas residuais de mais de um terço da população. Pedro Magalhães Ribeiro afirmou que “ao fim de mais de dez anos de projetos, adjudicações sem consequências, expectativas e anúncios que nunca se concretizaram, o Cartaxo entrou em 2017 com duas ETAR em obra e a compra do terreno onde até ao final do ano nascerá a terceira ETAR. Em 2018 o Cartaxo terá uma cobertura de saneamento básico superior a 90%”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Bom Dia Cerâmica exibiu a vitalidade artística da indústria cerâmica da região
Durante 3 dias (2 a 4 de junho) o Mercado Municipal de Alcobaça transformou-se no epicentro de toda a criatividade artística da indústria cerâmica na região, acolhendo o evento “Bom Dia Cerâmica”, realizado em simultâneo com várias outras localidades em Portugal. Além das diversas atividades realizadas, nomeadamente, projeções de filmes, exposições artísticas, showroom de peças industriais das fábricas de Alcobaça, demonstrações e espaços de lazer, decorreu também o I Encontro Nacional de Cerâmica no qual marcaram presença várias figuras ligadas à história e à atualidade do setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Começou na Pederneira a requalificação
da Praça Bastião Fernandes
O Largo Bastião Fernandes, na Pederneira, está a ser intervencionado. A Reabilitação deste largo, onde se localiza a antiga Casa da Câmara, o Pelourinho e a Igreja Matriz está integrada no plano de requalificação de espaços públicos do concelho. A obra representa um investimento total de 111.013,71 €, com Apoio Financeiro da União Europeia de 81.961,25€ e Apoio Financeiro Público Nacional de 29.052,46€.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso regional de ideias de negócio nas escolas
CCDR elege hoje o “Aluno Empreendedor
da Região Centro 2017”
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove esta quinta-feira, dia 8 de junho, pelas 14h30, em Coimbra, a quarta edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio ’17 nas escolas”. Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2017” entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da Região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ana Battaglia Abreu e Tiago Orfeu selecionados entre 134 participantes
Dois estudantes da ESAD são finalistas
do Prémio Nacional Arte Jovem 2017
Ana Battaglia Abreu e Tiago Orfeu, estudantes do mestrado em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria, foram selecionados entre 134 participantes para o Prémio Nacional Arte Jovem 2017. O concurso nacional é promovido pelo CDAP - Carpe Diem Arte e Pesquisa, e destina-se a estudantes dos cursos de artes visuais, finalistas em 2017 ou que tenham terminado os cursos em 2016 ou 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Ansião e Abrantes avançam com projecto-piloto a nível nacional
Espaço Empresa junta 20 serviços públicos
em Leiria para facilitar a vida aos empresários
O edifício-sede da Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria acolhe desde o dia 5 de junho o Espaço Empresa. O serviço que reúne 20 serviços públicos arrancou nos concelhos de Leiria, Ansião e Abrantes e visa “agilizar a ligação entre empresas e Estado” e representará uma “poupança de recursos” para o Governo. O espaço foi inaugurado pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e pela secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Líder do CDS-PP visitou Externato Cooperativo da Benedita
Assunção Cristas acusa Governo de “dualidade de critérios” nos contratos-associação
Assunção Cristas, líder do CDS-PP, visitou no dia 5 de junho, o Externato cooperativo da Benedita e acusou o Ministério da Educação de “dualidade de critérios” relativamente ao corte do número de turmas em escolas com contratos associação. A líder centrista acusa ainda o Governo de “ter feito uma deriva à esquerda” sendo “estas decisões concessões claríssimas ao PCP e ao BE”. Recorde-se que das 5 turmas para ensino normal e de 3 para ensino profissional do 10º ano solicitadas pelo Externato da Benedita, o Ministério da Educação apenas garante a abertura de duas de ensino formal e duas de ensino profissional, reduzindo para metade a oferta formativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“A notícia mais importante para o Cartaxo nos últimos 20 ou 30 anos”
Cartaxo já tem um espaço de excelência
para instalação de empresas
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, presidiu à sessão de Apresentação das Condições de Comercialização da Área de Localização Empresarial do Falcão – Valleypark, que teve lugar no dia 31 de maio e na qual estiveram empresários do concelho e da região, autarcas locais, deputados da Assembleia da República e responsáveis de instituições públicas e privadas, entre os quais os presidentes da CCDR Lisboa e Vale do Tejo e da CCDR Alentejo ou a Direção Executiva do Fundo de Apoio Municipal. A Área de Localização Empresarial do Falcão – Valleypark, cujas infraestruturas representam um investimento municipal superior a 2,3 milhões de euros já pode ser comercializada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
PEV questiona Governo sobre danos causados por produção de filme no Convento de Cristo
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Ministério da Cultura, sobre alegados danos provocados no Convento de Cristo, decorrentes da utilização do espaço em filmagens autorizadas, tendo sido mostradas imagens de telhas partidas, fragmentos pétreos quebrados e árvores abatidas no Claustro da Hospedaria, sendo ainda possível visionar as paredes do Claustro bastante negras, sugestivas de uma exposição prolongada a temperaturas elevadas e a fumo provenientes da combustão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Orçamento Participativo recebeu 30 propostas
A edição do Orçamento Participativo de 2017/2018 conta com uma lista de 30 propostas apresentadas, em áreas como mobilidade, ação social e habitação, segurança, turismo, educação, cultura e desporto ou espaços verdes. Recorde-se que o Orçamento Participativo foi criado pelo município de Leiria com o objetivo de incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, contribuindo assim para uma sociedade civil dinâmica e coesa, aumentando a transparência da atividade autárquica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abate de sobreiros e azinheiras protegidas sem a devida autorização
Quercus denuncia destruição de floresta mediterrânica em Tomar
A Quercus foi alertada para a destruição de uma área de floresta mediterrânica dominada por um sobreiral, com azinheiras, carvalhos portugueses e medronheiros, entre outras espécies, em Porto de Cavaleiros, no concelho de Tomar. A gravidade da situação é acrescida, dado que existe reincidência no abate ilegal de sobreiros, ocorrido em julho de 2015 na propriedade denominada Corvina, com uma área de cerca de 23 hectares, localizada junto do Rio Nabão, em Porto de Cavaleiros e parcialmente integrada no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000. Este é o único terreno com alguma dimensão na zona norte da antiga freguesia de Pedreira, que não foi alvo de plantações de eucaliptos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa marcou presença na apresentação dos candidatos do PS ao concelho de Santarém
Rui Barreiro quer recuperar Câmara ao PSD: "Santarém não pode continuar a ficar para trás"
Cerca de 500 pessoas marcaram presença no dia 2 de junho, no CNEMA, em santarém, para a apresentação dos cabeças de lista do Partido Socialista ao concelho de Santarém. António Costa, secretário-geral do PS apadrinhou a sessão, onde se ficou a conhecer quem acompanha Rui Barreiro na corrida à Câmara Municipal às eleições de 1 de outubro, bem como os candidatos às juntas de freguesia e o cabeça de lista à Assembleia Municipal, Joaquim Neto. António Costa aproveitou a ocasião para mandar recados a Pedro Passos Coelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A medida pretende vencer a inacessibilidade aos cuidados básicos de saúde
Cadaval passa a contar com Unidade Móvel
de Saúde
O Cadaval passou, recentemente, a contar com uma Unidade Móvel de Saúde, com vista à prestação de cuidados de saúde primários à população concelhia, com enfoque especial na população idosa e de mobilidade reduzida. Pela dispersão geográfica caraterística do território, o Cadaval foi o único concelho do Oeste Sul a ser contemplado com a medida. António Martins, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Sul, esteve no Cadaval, no dia 1 de junho, a oficializar o arranque do funcionamento da Unidade Móvel de Saúde do Cadaval, integrada nas comemorações do município do Dia Mundial da Criança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Inácio celebrou neste dia o seu 50º aniversário
Livro ‘Moinho de Vento’ lançado em Alcobaça no Dia Mundial da Criança
O Município de Alcobaça celebrou durante uma semana o Dia Mundial da Criança, com atividades em todas as freguesias. Destaque para as comemorações de dia 1 de junho, o Dia Internacional da Criança, onde o Mercado Municipal de Alcobaça recebeu centenas de alunos do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo das escolas da cidade, que puderam assistir a uma peça de teatro alusiva ao conto infantil “Moinho de Vento”, da autoria de Inês Silva, vereadora da Cultura, e a animação com mágico, música e dança. No final, foram cantados os parabéns ao autarca Paulo Inácio, que neste dia comemorou mais um aniversário
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Stone decorre de 7 a 10 de Junho na Batalha
ExpoSalão promove sector da pedra natural e recebe secretário de Estado da Energia
Arranca esta quarta-feira, 7 de junho, mais uma edição da Stone - Feira de Máquinas, Equipamentos, Ferramentas, Tecnologia e Pedra Natural, na Exposalão - Batalha. Esta é a única feira para o setor da pedra natural em Portugal e tem como objetivo o aumento das exportações nacionais, através da promoção e divulgação da rocha ornamental portuguesa junto dos mercados externos. A feira decorre de 7 a 10 de Junho e terá a visita do secretário de Estado da Energia no dia 10 de Junho às 15h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Sofia Lisboa nomeada embaixadora do projeto “Leiria Tem Saúde”
Sofia Lisboa, ex-vocalista dos Silence 4, foi apresentada esta segunda-feira, 5 de junho, como embaixadora do projeto “Leiria Tem saúde”, numa conferência de imprensa em que confessou o seu entusiasmo em se aliar a um projeto que tem como finalidade contribuir para a construção de um concelho mais saudável. “É uma honra, um orgulho e também um dever cívico”, disse Sofia Lisboa a propósito da sua adesão ao projeto “Leiria Tem Saúde”, destacando a importância, até em virtude da sua experiência pessoal na luta contra o cancro, de fazer rastreios e prevenir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Rota do Vale do Lapedo homologada pela Federação de Campismo e Montanhismo
A Rede de Percursos Pedestres de Leiria convida à descoberta de Santa Eufémia - Lapedo, no domingo, dia 11 de junho, a partir das 9h30, uma iniciativa marcada pela inauguração da sinalização do percurso “Rota do Vale do Lapedo”, de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Tal como tem sido feito em todos os percursos, o desafio é descobrir os pontos de interesses de Santa Eufémia, com destaque para o Centro de Interpretação, Abrigo do Lagar Velho e Moinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Externato Cooperativo da Benedita admite entregar escola ao Estado
Entregar a Escola ao Estado é uma das hipóteses aventadas por Nuno Sardinha, director do Externato Cooperativo da Benedita, para resolver o problema do financiamento da instituição, que se arrasta desde 2012 e que volta a colocar-se este ano, pondo em risco a sustentabilidade da instituição criada há 53 anos para suprir a falta de uma escola secundária na localidade. Perante uma sala a abarrotar, com mais de 300 pessoas presentes na Casa da Vila, não só o presidente da Câmara de Alcobaça como todos os oradores presentes prometeram lutar para demonstrar a justeza das posições do Externato e o direito deste ser equiparado às escolas públicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras, Caldas da Rainha e Benedita
Grupo Auto Júlio comemora 30 anos
com aposta no crescimento
O Grupo Auto Júlio está a comemorar 30 anos. O grupo criado por António Júlio em 1987, tem atualmente 13 empresas, em 10 sectores de atividade e dá emprego a 280 colaboradores, tendo sede nas Caldas da Rainha, mas a sua área de influência estende-se a Benedita, Leiria, Pombal, Torres Vedras, Peniche, Lourinhã, Alcobaça, Nazaré, Alcanena, Algarve e Alentejo. Além do setor automóvel, setor imobiliário e combustíveis, a Auto Júlio abraçou também agora a eficiência energética ao adquirir 70% da Alferpac. Para comemorar os 30 anos, a empresa organizou uma visita às suas instalações em Torres Vedras e Caldas da Rainha e à Alferpac, na Benedita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha de sensibilização ambiental be.eco
10 mil beatas recolhidas em 1 h em Santarém
Nesta manhã de sábado, dia 3 de junho, Santarém lançou a campanha de sensibilização ambiental be.eco, para a recolha seletiva de beatas de cigarro no Largo do Seminário. Com esta campanha, lançada no mês em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente e que conta com o apoio da Delta Cafés, a Câmara Municipal de Santarém implantou no centro histórico da Cidade, seis equipamentos de deposição de beatas de cigarro, designados por ECO|Beatas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Museu Leopoldo de Almeida
Caldas da Rainha lança livro sobre obra pública de Ferreira da Silva
O recém-inaugurado Museu Leopoldo de Almeida encheu-se este domingo, dia 4 de Junho, para a apresentação do livro “Ferreira da Silva – Obra em Espaço Público”. A obra, editada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, resulta de um vasto trabalho de investigação sobre peças do autor localizadas em espaços públicos e privados de acesso público. A investigação foi coordenada por Isabel Xavier, professora e historiadora, e contou com a participação de João Martins Pereira, responsável pela fotografia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Havana Shots é a Campeã feminina de 2017
SC Braga vence Euro Winners Cup na Nazaré
O Sporting de Braga é campeão da europa em futebol de praia depois de ter conquistado, este domingo, pela primeira vez, a Taça Europeia de clubes de futebol de praia, ao vencer os ucranianos do Artur Music por 8-5.Já a equipa de futebol de praia do Sporting terminou a sua prestação nesta competição no sétimo lugar, com a vitória sobre os espanhóis do Bala Azul, por 6-3; enquanto a ACD O Sótão ficou em 15º lugar, ao vencer o Seferhisar Cittaslow. Da competição feminina, vitória da BSC Havana Shots, a Campeã Europeia feminina. Venceu, na Final, a equipa de Portsmouth por 4-3. As inglesas ainda estiveram em vantagem, mas perderam a batalha pelo ouro nos minutos finais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Ciência Viva do Alviela
Alcanena recebe workshop de hidroponia: como cultivar sem solo?
No dia 17 de junho, às 15h00, o Centro Ciência Viva do Alviela, nos Olhos d´Água, em Alcanena, divulga técnicas de cultivo de plantas sem solo, num workshop de hidroponia promovido em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém. Sabia que pode cultivar plantas em suspensão? Se as raízes receberem uma solução nutritiva constituída por água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta, pode fazer crescer plantas em recipientes suspensos, uma solução ideal para habitações sem áreas de cultivo na envolvência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sede da Nerlei
Ministro da Economia inaugura em Leiria
um dos primeiros Espaços Empresa do País
A Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria vai acolher no seu edifício-sede um dos primeiros Espaço Empresa do País. A inauguração decorre esta segunda-feira, dia 5 de junho, às 10 horas, e conta com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e da secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verão In. Str... é um espanto!
Câmara de Santarém, empresas e associações voltam a dar as mãos na animação de verão
A Câmara de Santarém e as forças vivas do Concelho, voltam a dar as mãos no Verão In. Str... é um espanto!, apresentado esta quinta-feira, dia 1 de junho, ao final da tarde, em conferência de imprensa na EPVT – Escola Profissional do Vale do Tejo, que contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, e dos vereadores, Susana Pita Soares, Inês Barroso e Luís Farinha.Este projeto é feito em Santarém, através da prática de gestão cultural participada e pretende também, fortalecer a atratividade turística da Cidade, através da valorização de vivências culturais identitárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aljubarrota é um dos pilares fundamentais da identidade nacional
Aljubarrota acolheu terceiro dia do colóquio dedicado às Batalhas Fundacionais
A Estalagem do Cruzeiro, em Aljubarrota, acolheu, no dia 27 de maio o terceiro momento do Colóquio dedicado às Batalhas Fundacionais, organizado pela Rede de Municípios com Batalhas Históricas, informalmente constituída pelos municípios de Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Castro Verde, Fronteira e Gaia. O colóquio, que também se realizou em Batalha e Porto de Mós, trouxe a Aljubarrota alguns dos maiores especialistas e investigadores nacionais que discutiram, entre vários assuntos, quais os pressupostos a satisfazer para uma afirmação definitiva de Aljubarrota como pilar fundacional da identidade portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa da Criança promove empreendedorismo e profissões
Câmara de Ourém distribui 2500 mealheiros
às crianças do concelho
O Município de Ourém dedicou os últimos três dias às crianças do concelho. Cerca de 2500 crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do concelho de Ourém participaram nas várias atividades relacionadas com o empreendedorismo e as profissões. Nesta atividade os mais pequenos tiveram oportunidade de contactar com muitas profissões diferentes tais como oleiro, canalizador, músico, ator, técnico de saúde, pintor, costureira, padeiro, bombeiro, polícia, piloto de fórmula1, astrónomo, agricultor, etc.. No Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal distribuiu por todas as escolas que participaram na Festa da Criança, um mealheiro (porquinho com o timbre do Município) para que as crianças comecem desde cedo a ter noções sobre economia e poupança, incutindo-lhes hábitos de poupança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatos do PSD às Freguesias de Pombal nas Eleições Autárquicas de 2017
Manuel Serra é candidato à Junta da União
de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca
A Comissão Política de Secção PSD/Pombal anunciou publicamente a aprovação da candidatura de Manuel Serra à Junta da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca. Acreditando e apostando naqueles que muito têm feito pelas suas freguesias e tendo em conta o lema de escolher “os melhores” candidatos às Juntas de Freguesia para o desenvolvimento e futuro das mesmas, o PSD Pombal não hesitou ao fazer esta escolha. Manuel José Carreira Serra, tem 61 anos de idade, nasceu em Lisboa, Freguesia dos Anjos, é casado e tem dois filhos. Exerceu funções de gestor em várias empresas ao longo da sua vida profissional, estabelecendo-se como empresário até ao final da mesma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Francisca Van Dunem regressa ao Bombarral
Ministra da Justiça inaugura no Bombarral sede do Julgado de Paz do Oeste
A inauguração da sede do Julgado de Paz do Oeste, situada no Bombarral, vai ter lugar esta segunda-feira, dia 6 de junho, pelas 10 horas, com a presença da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. O objetivo é potenciar uma justiça mais próxima dos cidadãos e das empresas da região, uma vez que em todos os municípios será possível, pelo menos, entregar requerimentos e obter informações. No território abrangido pela Comunidade Intermunicipal, vai existir um único Julgado de Paz, com sede no Bombarral e delegações nos restantes 11 municípios que a integram.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Lisboa
Cadaval promove prática “informal” de futebol em protocolo com FPF e AFP
A Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Lisboa e o Município do Cadaval firmaram, no dia 31 de maio, na sede da autarquia, um protocolo que vem homologar as atividades informais na área futebolística, permitindo juntar mais praticantes à “família do futebol”. Na prática, o acordo assinado vem dar, aos apaixonados da modalidade, condições e enquadramento idênticos aos atletas federados. O protocolo de cooperação, assinado no auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, tem por base o mais recente enquadramento legal, consubstanciado no Decreto-Lei 45/2015, de 09 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
27ª edição da FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha decorre até domingo
60 artesãos e 17 tasquinhas levam à Batalha artesanato, gastronomia e tradição
Até dia 4 de junho, domingo, decorre a 27ª FIABA - Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, com a presença de 60 artesãos e 17 tasquinhas. O evento considerado um dos maiores a nível regional promove o que de melhor se faz na região a nível de artesanato e gastronomia, esta com a participação das associações do concelho que servirão ao público as iguarias tradicionais da região. Também a componente de animação destaca os grupos tradicionais do concelho e da região. A FIABA é uma organização do Município da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado Bruno Dias entregou requerimento no Parlamento
CDU Alcobaça contesta corte de turmas
no Externato Cooperativo da Benedita
A Coordenadora da CDU de Alcobaça informou que reuniu, no dia 24 de maio, com o director do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), no âmbito das autárquicas 2017, tendo recolhido ideias para parcerias e novas respostas entre a câmara e o ECB e que, na ocasião, nada fazia esperar esta ameaça da corte de turmas, anunciada pelo Ministério da Educação. Assim, a CDU Alcobaça anuncia que irá à luta com todas as instituições, na Câmara e Juntas, de forma a alterar esta posição do governo PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Construído em 1913
Município assinala Dia Nacional do Pescador com exposição do barco salva-vidas “Peniche”
No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, no dia 31 de maio, o Município colocou em exposição, na Praça Jacob Rodrigues Pereira, a embarcação salva-vidas “Peniche”, que foi reabilitada pela Câmara Municipal de Peniche. Terminado o seu restauro pela Câmara Municipal de Peniche, e depois de anos a degradar-se, este símbolo histórico das gentes do mar de Peniche, será colocado temporariamente novamente ao olhar do público na cidade. Estará exposta a partir do dia 31 de maio na também recuperada Praça Jacob Rodrigues Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
I Concentração do Moto Clube da Nazaré "Os Foquins" promete 3 dias de convívio e diversão
O Parque Atlântico, no Sitio da Nazaré, é o palco da I Concentração do Moto Clube da Nazaré "Os Foquins", que se realiza nos dias 2, 3 e 4 de junho. Serão três dias de convívio e diversão em que não vai faltar um espectáculo de Freestyle, Bike Wash e Show Surpresa no sábado. A música, nomeadamente o Rock também se vai fazer ouvir no recinto e no domingo o ponto alto vai ser a bênção dos capacetes pelo Padre Paolo Lagata na escadaria do Santuário de Nª Srª da Nazaré, às 12h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Existo e Sinto, Logo Tenho Direito a Voto! Porque Não?
José Marques
Egas Moniz fez a primeira angiografia cerebral há 90 anos
Dr. Pedro de Melo Freitas
Atenção ao betão
Luís Guerra Rosa
Sabia que fumar poucos cigarros…. pode causar um AVC?
Drª Sofia Ravara
Ressacados e sem limites
Nuno Catita
Escoliose não é causada por peso das mochilas
Dr. Nuno Neves
Hipertensão... uma porta aberta para o AVC
Dr. Jorge Poço
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o