Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Leiria tem condições para ser Capital Europeia da Cultura?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 215 Director: Mário Lopes Domingo, 18 de Novembro de 2018
Através de protocolo entre o Município e o Instituto Politécnico de Tomar
Centro de Estudos em Fotografia de Tomar abre terça-feira na Casa dos Cubos
O Município de Tomar e o Instituto Politécnico local celebram no dia 20 de novembro, pelas 18 horas, o protocolo de cooperação que cria o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT), que se instala no edifício da Casa dos Cubos, em Tomar. Este Centro de Estudos tem como principal objetivo aprofundar a relação antiga destas Instituições com a Cultura Fotográfica, nomeadamente através dos Arquivos Fotográficos Históricos e Contemporâneos, mas também através da formação em Fotografia no ensino superior, que já acontece no Instituto Politécnico de Tomar há mais de 30 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Atelier do Doce, Pastelaria Alcoa e Oportune Tempore
Júri do Concurso de Melhor Doce Conventual atribui três menções honrosas
Não houve 1ºPrémio na 20ª edição do Concurso de Melhor Doce Conventual da Mostra Internacional de Doces e Licores de Alcobaça, havendo apenas lugar a três Menções Honrosas: “Amor Meu”, do Atelier do Doce (Alcobaça), “Barriga de Freira”, da Pastelaria Alcoa (Alcobaça) e “Pão de Ló de Ovar”, da Oportune Tempore Unip. (Ovar). Por sua vez, “Figo com Vinho do Porto”, das Monjas Cistercienses (Rio Caldo) recebeu o Prémio da Melhor Compota. Para o Melhor Licor Conventual, o 1º Prémio de Qualidade foi para o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso), recebendo ainda o Licor de Framboesa, da Licores Abbatiale (Alcobaça) uma Menção Honrosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca convida comerciantes para reunião de trabalho
Câmara propõe criação da Associação
de Comerciantes do Concelho do Cartaxo
Para encerrar o ciclo de reuniões que decorreram este ano em todas as freguesias, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo volta a convidar comerciantes para trabalho conjunto. Balanço das oito reuniões, freguesia a freguesias, criação da Associação de Comerciantes do Concelho do Cartaxo e animação de Natal, vão estar na ordem de trabalhos da reunião. Pedro Magalhães Ribeiro convidou os comerciantes de todo o concelho para uma reunião de trabalho a decorrer no Centro Cultural, no dia 20 de novembro, terça-feira, às 21h00. Na ordem de trabalhos estarão a criação de uma associação de comerciantes do concelho, a recolha de propostas para a construção de um programa de animação de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
20 mil pessoas passaram no Pavilhão Multiusos da Expotorres
Inovação marcou a 15ª edição das Festas
da Cidade de Torres Vedras
A 15ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras decorreu entre 27 de outubro e 11 de novembro com um programa que integrou 80 atividades em áreas como cultura, desporto, vinhos e gastronomia. A edição deste ano contou com várias novidades, em que se destaca o formato renovado das Tasquinhas, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, por onde passaram cerca de 20 mil pessoas.” No que toca à animação musical, o destaque foi para as atuações de Miguel Gameiro e Fábia Rebordão. A aposta neste formato das Festas da Cidade vai continuar, com a edição do próximo ano a contar com as atuações de Susana Félix e Raquel Tavares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Teatro da Rainha inicia ações de formação
em Moçambique e Açores
O Teatro da Rainha inicia, entre 18 de novembro e 7 de dezembro, duas acções de formação: em Moçambique, numa parceria com a Universidade Eduardo Mondlane, e nos Açores, Ilha Terceira, em colaboração com a CrossOver, na Escola Tomás de Borba. Moçambique é o retomar do fio de acções anteriores – a criação na Casa Velha de “De Volta da Guerra” e a apresentação de “Eu Feuerbach”, no Avenida, além de um Seminário de dramaturgia com textos vicentinos - o Teatro da Rainha vai fazer em Maputo, com alunos do Curso de Teatro da Universidade Eduardo Mondlane e as Companhia de Teatro Locais, um projecto duplo sobre escritas: uma Oficina de Escrita Teatral, orientada por Joseph Danan e Luís Varela e uma Oficina de Encenação orientada por Fernando Mora Ramos e António Afonso Parra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD acusam Governo de asfixiar financeiramente a instituição
Instituto Politécnico de Leiria pode paralisar se Governo não pagar 600 mil euros em atraso
Dezoito deputados do PSD manifestam preocupação pelas dificuldades manifestadas recentemente pelos órgãos de gestão deste Instituto Politécnico recordando que foi afirmado publicamente que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) poderá ter de “bloquear todas as aquisições de bens e serviços” até ao final do ano se não receber o devido reforço financeiro do Estado. Este alerta, partilhado pelo próprio presidente do IPL, consubstancia-se nas dotações orçamentais em atraso, nomeadamente faltarem ao IPL cerca de 600 mil euros relativos ao reforço das despesas imputadas ao Instituto Politécnico de Leiria fruto das alterações legislativas efetuadas pelo Governo. Esta verba em falta decorre apenas do cumprimento do Estado do Acordo de Legislatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Inácio garante “proveitos importantes em termos de projeção e de prestígio”
Alcobaça formaliza apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027
Foi assinado esta quinta-feira, da 15 de novembro, no Parque de Negócios de Alcobaça, um protocolo de colaboração que efetiva o apoio dos Municípios de Alcobaça e Torres Vedras à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. A assinatura decorreu no âmbito da assembleia da OesteCIM e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Recorde-se que em fevereiro de 2018, o Município de Leiria anunciou o alargamento da candidatura à escala regional, envolvendo autarquias, associações e instituições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival encerra este domingo
Mais de cem pessoas no Concerto de Órgão
e Trompa do Festival de Órgão de Santarém
Mais de cem pessoas assistiram esta sexta-feira, dia 16 de novembro, ao Concerto de Órgão e Trompa, com Daniel Nunes, no Órgão e Edgar Barbosa, na Trompa, no âmbito do FÓS - Festival de Órgão de Santarém, na Igreja de S. Nicolau. Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Joaquim Ganhão, Joaquim Ganhão, responsável pelos bens culturais da Diocese de Santarém e Diretor do Museu Diocesano, e Mário Rebelo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, assistiram ao Concerto que contou com a interpretação de temas de “Quatro séculos de Música – Do Renascimento ao Romantismo”, de Manuel Rodrigues Coelho (1555-1635), a Francisco Correa De Arauxo (1584-1654), passando por George Frederic Handel (1685-1759), Camille Saint-Saens (1835-1921) e Joseph Haydn (1732-1809).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto OesteSustentável com evitando 3,59 ton de CO2
Iluminação LED permite à ESAD em Caldas da Rainha poupar mais de mil euros por ano
A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, em parceria com o IPL no âmbito do projeto “LEDifícios do Oeste” conduziu à instalação de lâmpadas LED na Escola Superior de Artes e Design, em Caldas da Rainha. Através desta medida, 11 dos municípios do Oeste já possuem edifícios dotados de equipamentos de iluminação eficientes. Esta intervenção permite uma poupança estimada de 8657 kWh/ano, evitando cerca de 3,59 tonCO2 em emissões e representando assim uma poupança anual 1164,10 euros para o Município de Caldas da Rainha e uma redução de 63% nos custos correspondentes com eletricidade tendo um retorno do investimento municipal na ordem dos 15 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal cria Programa Revitalizar e Rejuvenescer
Torres Vedras aprova benefícios fiscais
para jovens que adquiram imóveis nas ARU
O executivo municipal de Torres Vedras aprovou, no dia 14 de novembro, em Reunião de Câmara, o Programa Revitalizar e Rejuvenescer – PR2. Este programa visa atrair jovens para as Áreas de Reabilitação Urbana – ARU do concelho de Torres Vedras, através do alargamento dos incentivos fiscais ao nível do Imposto Municipal sobre Imóveis - IMI, do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis - IMT e das taxas urbanísticas. Os benefícios abrangem os indivíduos entre os 18 e os 35 anos que adquiram prédios urbanos que sejam objeto de ações de reabilitação, em zonas do concelho de Torres Vedras já reconhecidas, ou a ser reconhecidas, como ARU.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Avisan 2018
Santarém recebe Exposições Internacionais de Cães e Gatos
A Avisan 2018 – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, certame que decorre entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco de Exposições Internacionais de Cães e Gatos. A 25ª Exposição Canina Nacional de Santarém e a 19ª Exposição Canina Internacional de Santarém decorrem a 01 e 02 de dezembro, respetivamente. A 8ª Exposição Internacional de Gatos de Santarém realiza-se a 01 e 02 de dezembro e é organizada pelo Clube Português de Felinicultura, único órgão reconhecido oficialmente em Portugal, detentor do Livro de Origens Português e membro da Federação Internacional Felina – FIFe, maior órgão Felino a nível mundial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal do Oeste manifesta apoio à candidatura
Alcobaça, Torres Vedras e Sobral já integram candidatura Leiria Capital Europeia da Cultura
A Comunidade Intermunicipal do Oeste declarou oficialmente o seu apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. Reunidos no Parque de Negócios de Alcobaça, no dia 15 de novembro, num ambiente de amizade e fraternidade, os autarcas do Oeste manifestaram esse apoio na presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Alcobaça, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço foram os primeiros municípios a assinar a adesão à Capital Europeia da Cultura, acordos que irão ainda ser ratificados nas reuniões das respetivas Câmaras Municipais. O Município de Torres Vedras deixou assim cair a hipótese de uma candidatura própria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Orçamento de Estado para 2019
Torres Vedras apresenta proposta de apoio
à redução tarifária nos transportes públicos
A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou uma proposta sobre o programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos previsto na proposta de lei do Orçamento de Estado para 2019. Pretende-se, desta forma, garantir equidade de tratamento entre cidadãos que se deslocam diariamente para Lisboa nos seus movimentos pendulares entre o local de residência e o local de trabalho ou estudo - nomeadamente entre a NUT III do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa - uma vez que os problemas de mobilidade são os mesmos ou mais agravados devido a uma oferta mais reduzida e menos diversificada, nomeadamente na Linha do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Volta Nacional do Secundário passou pelo Oeste
JSD pesa mochilas dos alunos da Região Oeste e propõe aulas mais digitais
No dia 5 de novembro, a Volta Nacional do Secundário da Juventude Social Democrata marcou presença no Oeste, nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Lourinhã e Torres Vedras, visitando o Externato João Alberto Faria, Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, Escola Secundária Madeira Torres e a Escola Secundária Henriques Nogueira. Numa iniciativa designada “Não estás farto de andar com os livros às costas?”, a JSD pesou as mochilas dos alunos de todas as escolas em que passou, com o intuito de procurar saber qual é a média de peso que os alunos carregam às costas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 17 de novembro
CNEMA recebe Tecfresh – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas
A Tecfresh’18 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que se realiza pela segunda vez e que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, abre na próxima 5ª feira, 15 de novembro, e prolonga-se até sábado 17 de novembro pretendendo ser um ponto de encontro entre profissionais do sector. O objetivo é divulgar e mostrar as evoluções tecnológicas que acontecem no sector agrícola, promover o encontro de profissionais e ser uma ponte para estabelecer relações comerciais entre empresas, avaliar a estratégia definida para o futuro e promover parcerias técnico/profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades decorrem durante o mês de novembro
Centro Hospitalar de Leiria sensibiliza comunidade para a problemática da Diabetes
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes durante o mês de novembro, com atividades de sensibilização junto da comunidade. A diabetes é considerada por muitos como uma das epidemias do século XXI, mas que em grande parte pode ser evitada através de escolhas de vida mais saudáveis. Segundo o último Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, estima-se que mais de um milhão de portugueses com idade entre os 20 e os 79 anos tem diabetes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre até domingo
XX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais inaugurada hoje em Alcobaça
De 15 a 18 de novembro, o Mosteiro de Alcobaça é mais uma vez mais palco da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais um evento que prima pela sua originalidade, qualidade e identidade. A Doçaria Conventual de Alcobaça, legado dos Monges e das Monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça que, em cerca de oito séculos de permanência na região, deixaram na nossa memória a dedicação à terra, à arte, à agricultura e também à doçaria conventual. São famosas as cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, o licor de ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
I Semana da Empregabilidade potencia oportunidades profissionais e networking entre empresas e estudantes
Politécnico de Leiria vai disponibilizar mais
de 1.320 ofertas de emprego e/ou estágio
O Politécnico de Leiria organiza a primeira edição da Semana da Empregabilidade, entre os dias 20 e 23 de novembro, dinamizada pela Bolsa de Emprego do Politécnico de Leiria, em colaboração com as cinco Escolas e respectivos gabinetes de estágio/empregabilidade. O evento passa em todas as escolas do Politécnico de Leiria, onde participam cerca de 70 empresas e instituições, que disponibilizam mais de 1.320 ofertas de emprego e/ou estágio profissional, e a oportunidade de networking entre empresas e estudantes candidatos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Mouchão, Mouriscas
Oliveira de Abrantes com 3350 anos candidata a Árvore Europeia do Ano 2019
A Oliveira do Mouchão, em Mouriscas, é finalista ao concurso nacional que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano, tendo sido indicada pela Câmara Municipal de Abrantes (CMA). A UNAC – União da Floresta Mediterrânica é o organizador do concurso nacional. O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. Desde então, o número de países envolvidos no concurso cresceu de 5 para 13. O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes
Livro “Leiria – Cidade e Diocese” premiado pela Academia Portuguesa da História
A Academia Portuguesa da História acaba de distinguir com vários prémios dez obras de autores nacionais editadas em 2018. Entre elas conta-se “Leiria – Cidade e Diocese. Documentos Fundacionais (1545-1918)”, da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes, que foi contemplado com o Prémio História Francisco da Gama Caeiro, no valor de 1.500 euros. Este trabalho de 224 páginas, em formato A4 e capa dura, é uma edição da Textiverso, editora de Leiria, n.º 45 da sua colecção “Tempos & Vidas”, com data de Maio de 2018, e foi apresentado no Celeiro da Casa do Terreiro, em Leiria, no dia 26 de Maio de 2018. Constitui uma “Edição Comemorativa do Primeiro Centenário da Restauração da Diocese, 1918-2018”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto aborda “O Fim da Ideia de Guerra”
Mosteiro da Batalha recebe primeira audição mundial do concerto “Metanoia”
A primeira audição mundial do concerto “Metanoia”, da autoria de Emanuel Dimas de Melo Pimenta vai ter lugar no dia 17 novembro às 19 horas, em três espaços do Mosteiro da Batalha. Igreja – Violoncelo: Audrey Riley; Sala do Capítulo – Emanuel Pimenta (Projeção vídeo); Adega dos Frades – Soprano: Laetitia Grimaldi; Adega dos Frades – Celebração da Paz, com pão, vinho e queijo. Entrada Livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No auditório do Hospital de Santo André
Centro Hospitalar de Leiria dinamiza primeiras Jornadas de reabilitação cardíaca e respiratória
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dinamiza esta segunda-feira, 19 de novembro, a no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, as primeiras Jornadas de Reabilitação Cardíaca e Respiratória, com o tema “Continuidade de seguimento nos Cuidados de Saúde Primários”, e que pretende fortalecer a ligação entre os cuidados diferenciados hospitalares e os cuidados de proximidade. Organizadas pelos serviços de Medicina Física e de Reabilitação, Cardiologia e Pneumologia, as jornadas abordarão temas como os programas de reabilitação cardíaca e de reabilitação respiratória do CHL, o exercício físico no doente cardíaco, a educação para a saúde do doente com doença pulmonar obstrutiva crónica, a ansiedade no doente respiratório, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Imagem de Nossa Senhora foi entregue ao Santo Padre
Papa recebe hoje carta sobre classificação do Culto a N. S. da Nazaré a Património Mundial
O grupo de peregrinos da Nazaré da Nazaré entregou esta quarta-feira, dia 14 de novembro, ao Papa Francisco a pretensão da classificação do culto e devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da Unesco. Está cumprido o objetivo de entregar a imagem ao Santo Padre e de solicitar o apoio à candidatura que queremos apresentar à Unesco. Foi um momento muito emocionante”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre o quilómetro 33.7 e 35.8
Infraestruturas de Portugal põe traço contínuo no IC8 a pedido do Município de Pombal
A comunicação por parte da Infraestruturas de Portugal (IP), de que irá proceder à colocação de um duplo traço contínuo no troço do IC8, entre o quilómetro 33.7 e 35.8, é tida pelo presidenta da Câmara Municipal de Pombal como “um passo positivo para aumentar os níveis de segurança daquele troço”, afirmou Diogo Mateus na última reunião do Executivo. Diogo Mateus lembra que esta Comunicação é “ uma reação ao pedido que o Município tinha formalizado há quase dois meses, para que se procedessem às melhorias das marcações longitudinais no IC8”, na sequência de uma sucessão de acidentes com vitimas mortais naquela zona do itinerário complementar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Convento de Cristo recebe mostra retrospetiva do Atelier Aires Mateus
“Aires Mateus – Arquivo 1998 – 2018”, a exposição que percorre os últimos 20 anos do Atelier Aires Mateus, inaugura no dia 23 de novembro, às 18 horas, no Convento de Cristo, em Tomar. Para esta retrospetiva, os arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus escolheram 54 projetos, apresentados em 91 maquetes, nas salas do Noviciado do Convento da Ordem de Cristo. Esta exposição de Arquitectura acontece no âmbito da parceria entre a Direção Geral do Património Cultural – Convento de Cristo, a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Sul, que trouxe já ao monumento Património Mundial da Humanidade Unesco, exposições dos arquitectos Souto de Moura e Carrilho da Graça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com ofertas para clientes nos dias 15 e 17 de novembro
Bricomarché reabre nas Caldas da Rainha
O Bricomarché das Caldas da Rainha reabre no próximo dia 15 de novembro com um novo conceito de loja, mais adaptado às necessidades dos seus clientes. A loja do Bricomarché das Caldas da Rainha vai festejar a reabertura com todos os seus clientes através de duas ofertas surpreendentes. No dia 15 deste mês, todos os clientes que realizem compras nesta superfície comercial serão surpreendidos com a oferta em talão da totalidade do valor do IVA dos produtos adquiridos. No dia 17 de novembro, por cada 100€ de compras a loja irá oferecer 20€ em talão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cabo Verde
Câmara da Marinha Grande coopera com Loja Social no Tarrafal
Os vereadores da Câmara Municipal do Tarrafal, de Cabo Verde, Eva Lopes e David Soares, estiveram na Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito do acordo de geminação entre os dois municípios, no dia 7 de novembro. Os autarcas reuniram com o adjunto da presidente da Câmara da Marinha Grande, Raul Testa, com o chefe da Divisão de Desenvolvimento para a Cidadania, Pedro Jerónimo, e técnicos da autarquia. Esta visita inscreveu-se na iniciativa da Câmara do Tarrafal de manutenção de contactos regulares com os Municípios com quem mantém relações de amizade e de cooperação, em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras desiste de candidatura própria
Oeste CIM apoia candidatura de Leiria
a Capital Europeia da Cultura
A Comunidade Intermunicipal do Oeste irá apoiar a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça durante a reunião pública de 11 de novembro. Paulo Inácio revelou que do diálogo entre os autarcas do Oeste resultou o abandono de uma eventual candidatura de Torres Vedras a favor de Leiria e que o apoio da Oeste CIM deverá ser formalizado esta quinta-feira, na reunião de autarcas do Oeste no Parque de Negócios de Alcobaça, que contará com a presença de Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No encerramento do projeto de Internacionalização da Rede de Centros de Alto Rendimento
Ministro da Educação preside em Rio Maior
a sessão sobre Centros de Alto Rendimento
A Fundação do Desporto promove na sexta-feira, dia 16 de novembro, no Rio Maior Sports Centre, dois eventos (CAR). Durante a manhã, na “Sessão de Encerramento Institucional do Projeto” estarão presentes o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estando também presentes muitos convidados internacionais, especialistas na gestão e promoção internacional de Centros de Alto Rendimento. Ao longo da manhã, em várias comunicações, vão intervir alguns responsáveis dos CAR, abordando as estratégias futuras para o processo de promoção e divulgação internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apreendidas 2 302 doses de heroína, 177 de haxixe e 166 de cocaína
GNR detém sete pessoas em Leiria por tráfico de estupefacientes e posse de armas proibidas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 12 de novembro, sete homens com idades compreendidas entre os 20 e os 36 anos, por tráfico de estupefacientes e por posse de armas proibidas, no concelho de Leiria. No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há oito meses, foi dado cumprimento a cinco mandados de buscas domiciliárias e sete em veículos, que resultaram na apreensão de 2 302 doses de heroína, 177 doses de haxixe, 166 doses de cocaína, 31 doses de liamba, seis veículos, três armas de fogo, 61 munições, 12 telemóveis, nove artigos em ouro, oito televisões, dois tablets e duas consolas, duas balanças de precisão, uma câmara de filmar e 10.686 euros em numerário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Liga Europeia e Euro feminino de clubes
Futebol de praia na Nazaré distinguido
com prémio “Melhor Evento do ano”
O evento Nazaré Euro Beach Soccer League e Euro Women's Beach Soccer Club em 2018 foi distinguido com o prémio do Melhor Evento do Ano pela Beach Soccer. “O investimento no futebol de praia tem sido bem-sucedido, quer na dinamização económica do concelho, quer na afirmação nacional e internacional, quer na promoção deste desporto fantástico”, diz Walter Chicharro sobre o prémio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Nuno Figueiredo recebe Prémio Nacional
de Poesia Actor Mário Viegas
O poeta e ficcionista Nuno Figueiredo, recebeu, no dia 10 de novembro, o Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, atribuído pelo Centro Cultural Regional de Santarém, pela obra “Epifanias”, que mereceu a preferência do júri da quarta edição deste Prémio instituído para obras inéditas, no domínio da poesia, contou com 243 obras concorrentes, oriundas de Portugal, Brasil, França, Reino Unido e São Tomé e Príncipe. O júri, presidido por Tiago Torres da Silva, da Sociedade Portuguesa de Autores, e que conta ainda na sua constituição com Manuel Freire, Vicente Batalha, Domingos Lobo e Maria da Purificação, destaca o “estilo de escrita inovador” de Nuno Figueiredo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR recupera material furtado em residência
de Aljubarrota
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça e do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 10 de novembro, identificou dois homens, com 29 br>e 34 anos, por suspeita de furto em interior de residência, no concelho de Aljubarrota. No seguimento de uma denúncia por furto em interior de residência, os militares encetaram diligências que culminaram na identificação dos suspeitos e na localização dos bens furtados no interior de um armazém, tendo sido realizada uma busca ao seu interior e posteriormente à residência de um dos suspeitos. Este ação permitiu apreender e recuperar diversos armários, bancadas, eletrodomésticos de cozinha, um corta-relvas e três candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desenvolvimento da atividade turística justifica nova alteração
Município do Cartaxo altera Plano Diretor Municipal pela oitava vez
O Município do Cartaxo deu início ao período de discussão pública da 8.ª Alteração ao Plano Diretor Municipal (PDMC), cujo Relatório de Fundamentação e Parecer da CCDR-LVT pode ser consultado junto dos serviços municipais ou no site do Município. Promover o desenvolvimento económico, permitindo a criação de novas empresas e negócios, neste caso ligados à atividade turística, é o principal objetivo da alteração proposta pelo Município. A proposta de alteração já obteve parecer positivo da CCDR-LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. O aviso publicado em Diário da República no final de outubro, determina que período de discussão pública decorre durante trinta dias, terminando a 17 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Requalificação de campo de jogos e zona verde na Pedrulheira vence Orçamento Participativo
A proposta 4 relativa à requalificação do Campo de Jogos e Zona Verde, no lugar da Pedrulheira, na Marinha Grande, apresentada por Ana Marta Duarte, foi a vencedora do Orçamento Participativo 2018, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Os resultados foram divulgados na noite desta sexta-feira, 9 de novembro, pelas técnicas do OP, na presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira, que destacou a importância desta iniciativa “para apelar e incentivar a uma postura mais participativa da população no processo de desenvolvimento do seu concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de novembro a 2 de dezembro
Torres Novas promove Festival Gastronómico das Couves com Feijões
De 23 de novembro a 2 de dezembro, o Município de Torres Novas organiza o I Festival Gastronómico das Couves com Feijões. Esta iniciativa pretende contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos que compõem a gastronomia típica torrejana. Durante este período, o prato pode ser degustado em 29 estabelecimentos aderentes do Concelho de Torres Novas, sob as mais variadas formas:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colóquio Ibero-americano de Património Cultural do Vinho
Especialistas internacionais focam importância do enoturismo no Museu do Vinho de Alcobaça
Uma das conclusões extraídas do Colóquio Ibero-americano de Património Cultural do Vinho, no dia 10 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça, sob o tema “Enomemórias & Enoturismo: Os Territórios Culturais do Vinho. Paisagem, Museus, Comunidade” foi que os diversos agentes envolvidos no setor (entidades governamentais, produtores e operadores turísticos) devem saber trabalhar em concertação para valorizar e rentabilizar o chamado enoturismo, dado ser o vinho um dos maiores patrimónios nacionais. Outra conclusão foi que esta vertente do setor turístico, em exponencial crescimento a nível global, depende da capacidade e no investimento na preservação do património vinhateiro que cada região consegue realizar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com dois projetos desenvolvidos no âmbito da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia
Estudantes do Politécnico de Leiria integram os 11 finalistas dos Prémios PlayStation 2018
“Keg Wars” e “Advanced Override” são dois dos 11 jogos finalistas dos Prémios PlayStation 2018, desenvolvidos por estudantes da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Os dois jogos dos estudantes da ESTG serão apresentados ao júri final do concurso da PlayStation, bem como à imprensa especializada e ao público em geral no espaço PlayStation, durante a Lisboa Games Week, na FIL, entre os dias 16 e 19 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio “Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional”
Campanha do Turismo do Centro triunfa nos Prémios Internacionais de Viagem e Turismo
A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International Travel & Tourism Awards”, atribuídos em Londres. A campanha recebeu o Gold Award, equivalente ao primeiro lugar, na categoria “Best National Tourism Board / Destination Marketing Organisation Campaign” (Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional). A candidatura do Turismo Centro de Portugal derrotou concorrentes tão fortes como os Estados Unidos. A gala de atribuição de prémios decorreu na noite de terça-feira, 6 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta de Classificação do Culto a N. S. da Nazaré entregue no Vaticano
Peregrinos nazarenos entregam ao Papa candidatura a Património da Humanidade
Um grupo de peregrinos da Nazaré, composto pelo padre Paolo Lagatta, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, o presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno Batalha, entre outros membros da Paróquia de Nossa Senhora das Areias da Pederneira, vai ser recebido pelo Santo Padre, Papa Francisco, na próxima quarta-feira, 14 de novembro, durante a Audiência Geral que se realizará no Vaticano. Após a Bênção Apostólica a todos os presentes, será entregue ao Papa Francisco a pretensão de candidatar o Culto e a Devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD mobilizado para a recandidatura autárquica de Filipe Sales
Luís Marques Mendes critica “queixinhas
do presidente da Câmara” de Peniche
Luís Marques Mendes, antigo líder do PSD e atual Conselheiro de Estado, foi o convidado do jantar que assinalou a apresentação dos novos órgãos da concelhia do PSD Peniche no dia 9 de Novembro. Para além dos militantes, marcaram presença muitos simpatizantes do partido e candidatos nas listas encabeçadas por Filipe Sales em 2017. Em sala cheia e num ambiente descontraído, o jantar assinalou, nas palavras do vereador do PSD, o “retomar das iniciativas públicas depois de um ano em que decidimos dar algum descanso às pessoas” porque, explicou “ninguém gosta de um estilo de campanha eleitoral permanente” nem que se ande “sempre com as eleições na boca”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento de 15,8 milhões de euros mantém o investimento estrutural definido para o concelho
Câmara Municipal de Pedrógão Grande aprova “orçamento de rigor”
As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2019 do Município de Pedrógão Grande foram aprovadas por maioria no dia 31 de outubro, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e abstenção dos eleitos do PSD. Em relação ao Orçamento, no valor de 15,8 milhões de euros, realce para o facto de representar um aumento da receita corrente relativamente ao ano anterior de 1,36%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de Abrã recebe 2ª sessão a 23 de novembro
Abitureiras é a segunda freguesia do concelho de Santarém a conhecer a Carta Arqueológica
A Junta de Freguesia de Abitureiras acolheu esta noite, dia 9 de novembro, a Sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Abitureiras. A Carta Arqueológica, apresentada por António Matias, ostearqueólogo da Câmara de Santarém que lidera a equipa que nos últimos anos realizou o levantamento que permite a apresentação da Carta Arqueológica de Santarém que identifica 461 sítios arqueológicos, contou com a participação de António Silva Branco, presidente da Junta de Freguesia e restantes membros do Executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Escola de Hotelaria de Fátima
Insignare assina protocolo com a Trivalor
na área da alimentação hospitalar
A Insignare – Associação de Ensino e Formação, assinou quarta-feira, dia 7 de novembro, um protocolo com a Trivalor SGP, no sentido de cooperação institucional entre ambas as entidades de forma a promover iniciativas de aprendizagem, nas componentes de formação prática em contexto de trabalho ou teórica, com vista à elevação dos níveis de qualificação dos alunos. Serão organizadas e ministradas iniciativas nas múltiplas áreas de formação da Insignare, tendo por objetivo uma melhor integração dos alunos no mercado de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
3.500 utentes ganham médico de família
USF Villa Romana inaugurada em Rio Maior
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, vai inaugurar a nova Unidade de Saúde Familiar de Rio Maior – a USF Villa Romana. A cerimónia, que vai decorrer a 12 de novembro, pelas 11 horas, no centro de saúde local, contará com a presença de Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior. Com um total de 7.196 utentes, a criação desta USF permite dar médico de família a 3.563 cidadãos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Azambuja e o Carregado
Plataforma EN3 promove ação de protesto
pela segurança dos peões na EN3
A plataforma EN3 é um movimento de cidadãos interessados em melhorar as condições de circulação na Estrada Nacional 3, nomeadamente no troço entre Azambuja e o Carregado onde se localizam inúmeras plataformas logísticas. Esta estrada tem sido fustigada por inúmeros acidentes, alguns com vítimas mortais. A plataforma EN3 tem desenvolvido algumas ações para que o assunto possa ser resolvido ou pelo menos minimizado. A ação mais visível aconteceu no dia 15 de maio onde iluminámos com milhares de velas as bermas da estrada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício que foi sede do CRIO - Centro de Recuperação Infantil Oureense
Nersant e Município Oureense celebram contrato de empreitada para a Startup Ourém
A Câmara Municipal de Ourém celebrou no dia 7 de novembro, o contrato de empreitada de obras públicas referente ao início dos trabalhos para a criação da Startup Ourém, parceria entre a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Município. Recorde-se que a Nersant e o Município de Ourém assinaram no dia 20 de junho um protocolo de colaboração para a criação da Startup Ourém, estrutura de apoio ao empreendedorismo que terá como objetivo atrair e instalar neste concelho, novos projetos empresariais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vamos Iluminar Óbidos” com a participação especial dos Anjos
Árvore de Natal de 9 m inaugurada em Óbidos com 80 mil leds de luz
O Município de Óbidos convida toda a população a vir acender as luzes de Natal da Vila de Óbidos, a 16 de dezembro, pelas 19 horas, na Porta da Vila. Naquele que será um momento repleto de magia, a comunidade é convidada a formar um cordão humano, trazendo a sua própria luz (uma vela, lanterna, tocha…), para simbolicamente acender os mais de 80 mil leds de luz, distribuídos pela árvore de Natal de 9 metros, pela muralha do Castelo e pelo trilho mágico da Rua Direita, até à entrada do recinto do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro de Artes Plásticas “Times and Movements of the Image”
IPL e UNL promovem conferência internacional centrada na imagem em movimento
“Times and Movements of the Image” é o mote para a conferência internacional de Artes Plásticas, que a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa dinamizam nos dias 15 e 16 de novembro. Este encontro promete apresentações que mostram as tensões entre a imagem fixa e a imagem em movimento, discussões sobre a questão da perenidade do projeto artístico e a imaterialidade da imagem captada pelas novas tecnologias, sem esquecer a relação com as disciplinas artísticas mais tradicionais, como a pintura, o desenho e a escultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça assume-se como capital da doçaria conventual
Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça celebra 20 anos
A XX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais vai realizar-se de 15 a 18 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça. Uma edição que reflete a adesão crescente das pastelarias locais à doçaria conventual, que têm vindo a aprimorar as suas técnicas e a recuperar receitas antigas, estando previstos um recorde de 12 representantes de Alcobaça em 2018. De Portugal, mas também da Bélgica, Espanha e França virão as 17 delegações convidadas, a maioria repetentes, por reconhecerem na Mostra de Alcobaça uma importância única no panorama da doçaria nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa
Primeiro-ministro visita hoje aproveitamento hidroagrícola das baixas de Óbidos e Amoreira
O primeiro-ministro visita esta sexta-feira, 9 de novembro, o aproveitamento hidroagrícola das baixas de Óbidos e Amoreira. António Costa preside à sessão de Consignação da Empreitada da Rede de Rega do Bloco da Amoreira Óbidos | Bombarral, nos Paços do Concelho do Bombarral, na qual estará também presente o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Luís Capoulas Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na abertura do ano letivo
IPL anuncia como prioridade alterar designação para Universidade Politécnica de Leiria
Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, afirmou ser o desígnio para a instituição, e que «se tivesse uma única prioridade, seria a da alteração da designação para Universidade Politécnica de Leiria», para uma denominação «condizente com a missão e plenitude funcional do Politécnico de Leiria, determinante e diferenciadora, sem preconceitos». Na sessão solene de abertura do ano letivo, Rui Pedrosa deixou ainda claros os vários constrangimentos de ordem orçamental que poem em causa a sustentabilidade da instituição, nomeadamente um deficit orçamental para 2019 fruto das alterações legislativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Votos do PSD foram suficientes
Câmara de Pombal aprova orçamento de 38,3 milhões de euros para 2019
A Câmara Municipal de Pombal aprovou por maioria (PSD), com os votos contra dos vereadores da oposição (NM-PH e PS), o orçamento para 2019 no valor de 38,3 milhões de euros, documento que será agora remetido à Assembleia Municipal para apreciação e votação. A proposta apresentada apresenta uma poupança corrente de 7.7 milhões de euros, que resulta da arrecadação de uma receita corrente de 33 milhões de euros, em contrapartida de uma despesa corrente de 24 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL aposta em projetos de cooperação além-fronteiras
Politécnico de Leiria promove projetos de inclusão em Cabo Verde e no Brasil
O Politécnico de Leiria está a promover as boas práticas para a inclusão social além-fronteiras, através da equipa do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, que está em Cabo Verde. Célia Sousa, coordenadora do CRID, considerado um modelo de boas páticas internacional no que toca a inclusão, sendo-lhe reconhecido um know-how e trabalho feito únicos a favor da sociedade, está em Cabo Verde como consultora do governo cabo-verdiano, a dar formação a docentes, em tecnologias de apoio na educação inclusiva, no âmbito de um projeto para a inclusão e acessibilidade financiado pelas Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Pela Conclusão da IC3/A13
Tiago Carrão
Posição do CDS sobre os documentos previsionais do Municipio de Alcobaça para 2019
Carlos Bonifácio
A vacinação reduz o número de casos e de mortes por pneumonia
Dr. Vasco Barreto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o