Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 201 Director: Mário Lopes Sexta, 21 de Julho de 2017
Edifício quinhentista recebe eventos e espetáculos gratuitos durante três dias
Convento do Carmo requalificado reabre hoje com função cultural em Torres Novas
De 21 a 23 de julho, o Município de Torres Novas promove um programa diversificado de eventos, com acesso gratuito, para assinalar a inauguração do Convento do Carmo, edifício histórico e emblemático que começou a ser construído em 1558. Um non stop de iniciativas artísticas, de teatro a concertos, de instalações a fotografia, de dança a arte urbana, entre outras áreas. Um programa para todas as idades, a decorrer nos vários espaços do Convento do Carmo, de manhã à noite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Alcobaça
Vila de Aljubarrota recebe Feira Internacional
de Antiguidades de 28 a 30 de julho
A vila de Aljubarrota vai receber de 28 a 30 de julho a 2ª Feira Internacional de Antiguidades. Mais de 200 feirantes, colecionadores e antiquários oriundos de Portugal, Espanha, França e Bélgica, irão invadir as ruas da vila e disponibilizar, durante os três dias do certame, antiguidades, colecionismo e velharias. Além das antiguidades pode contar também com animação tradicional e espaços de tasquinhas e petiscos. O evento é uma organização conjunta dos colecionadores Carlos Henriques e José Manuel Dias, da Junta de Freguesia de Aljubarrota e do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Retorno da Euro Winners Cup para a economia do concelho estimada em 3,3 milhões de euros
A Euro Winners Cup, evento desportivo organizado pelo Município da Nazaré e a FIFA, de 28 de maio a 4 de junho, gerou retorno para a economia do concelho, com a mediatização alcançada nos diversos media. A competição desportiva esteve presente em 62 órgãos de comunicação, que geraram 191 notícias, nove transmissões em direto e seis em diferido. Esta presença mediática desencadeou mais de 25,5 milhões de impressões e ocupou um espaço editorial avaliado em 3,3 milhões de euros, valor que representa o potencial de retorno do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Beach 24h Spinning® Tour Portugal
São Martinho do Porto volta a ser a Capital Nacional do Spinning nos dias 28 e 29 de julho
Depois do sucesso da edição do ano passado, Beach 24h Spinning® Tour Portugal regressa ao areal da praia de São Martinho do Porto, nos dias 28 e 29 de julho, para desafiar milhares de atletas a pedalar por um estilo de vida saudável, neste que é o maior evento da modalidade no nosso país. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 24. Implementado em Portugal por Dino Pedras, diretor e master trainer de Spinning® em Portugal – o Beach 24h Spinning® Tour Portugal 2016, uma maratona em que os participantes passam 24horas a pedalar (em equipas de dois a 24 elementos), por turnos, com objetivo de se superarem a si mesmos e com o intuito de consciencializar para a importância de uma vida ativa e com hábitos saudáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Câmara aprova votos de pesar pela morte de Francisco Varatojo e Diamantino Lisboa
A Câmara Municipal de Leiria lamentou profundamente a morte de Francisco Varatojo, natural de Leiria e diretor do Instituto Macrobiótico de Portugal. O Município de Leiria reconhece o extraordinário contributo que demonstrou no seu trabalho na área da saúde e toda dedicação em construir um mundo melhor que lhe granjeou prémios, distinções e a reputação como um dos mais conceituados consultores internacionais na sua área.A Câmara Municipal de Leiria lamentou também profundamente a morte de Diamantino Carpalhoso Lisboa, antigo presidente da Junta de Freguesia de Amor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatos do PSD às Freguesias de Pombal nas Eleições Autárquicas de 2017
Maria José Marques é candidata do PSD à Junta de Freguesia de Vila Cã
A Comissão Política de Secção PSD/Pombal anuncia publicamente a aprovação da candidatura de Maria José Marques à Junta de Freguesia de Vila Cã. Com o objetivo e convicção para recuperar esta junta de freguesia para o PSD, a comissão política decidiu confiar e apostar em Maria José Marques, realçando o facto de ter experiência como autarca e de ser mulher, uma vez que o PSD/Pombal muito se tem empenhado em potenciar a participação política das mulheres.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Emigrantes e comunidade francesa entregam 356 mil € para apoiar vítimas dos incêndios
A comunidade portuguesa emigrada em França entregou esta quarta-feira, 19 de Julho, em Leiria um donativo de apoio às vítimas dos incêndios que atingiram o norte do distrito, no valor de 356 mil euros. A verba foi angariada junto da diáspora portuguesa e da comunidade francesa. A cerimónia decorreu no Teatro Miguel Franco, com a presença de representantes de uma associação constituída para a angariação de donativos em França - 'Solidarité aux victimes de l’incendie de Leiria -, autarcas franceses e portugueses, representantes de instituições nacionais e ainda do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo municipal defende acesso livre ao espaço
DGPC quer acesso ao Jardim do Obelisco pago com bilhete da visita ao Mosteiro de Alcobaça
O executivo municipal de Alcobaça mostrou-se “preocupado” com a proposta da DGPC – Direção Geral do Património Cultural relativamente à forma de tornar visitável o Jardim do Obelisco. A proposta apresentada pela DGPC, na reunião tida com todos os intervenientes na construção do Hotel no Mosteiro, pretende que o Jardim do Obelisco seja integrado nos espaços visitáveis do Mosteiro, tendo assim um custo o seu acesso, ao contrário do que defende a autarquia alcobacense, que pretende “uma fruição livre do espaço”. O assunto foi abordado da reunião de Câmara de 13 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instalado em Valado dos Frades
Julgado de Paz da Nazaré já está a funcionar
O Julgado de Paz da Nazaré, tribunal que permitirá resolver com maior rapidez e menos custos causas de menor complexidade, entrou em funcionamento. Este novo meio judicial, instalado em Valado dos Frades, funciona às segundas e quartas-feiras, das 09.30 às 12.30, e das 14.00 às 17.30. Tem competência para resolver causas de valor reduzido de natureza cível, de valor não superior a €15.000, de forma rápida e custos reduzidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Preço-base da intervenção orça em cerca de 313 mil euros
Aberto concurso para 2ª fase de remodelação da rede de águas e esgotos da vila do Cadaval
Encontra-se aberto o concurso público para a segunda fase da remodelação da rede de águas e esgotos da vila do Cadaval, uma intervenção prevista arrancar no último trimestre de 2017. Trata-se de uma obra financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na operação "Fecho do Sistema de Saneamento de Águas Residuais da Charneca" e na tipologia “Ciclo Urbano da Água”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Irina Chistiakova, Academia de Dança, Orquestra de Câmara Portuguesa, Cármelo de Los Santos, Hugo Trindade e João Barradas e Cappella Musical Cupertino de Miranda
25º Cistermúsica regressa este fim de semana
com concertos em Alcobaça, Benedita e Cós
Esta noite o Claustro D. Dinis volta a iluminar-se para receber o Cistermúsica, com a pianista Irina Chistiakova, da Rússia. O Recital de quinta-feira conta com obras de Mozart, Beethoven, Liszt, Prokofiev e António Victorino de Almeida (Estreia Absoluta). Sexta-feira, é a vez de “Murmúrios”, pela Academia de Dança de Alcobaça, na Escadaria do Mosteiro de Alcobaça, e da Orquestra de Câmara Portuguesa, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita (Suites e Concertos de Bach, com direção musical de Pedro Carneiro). Sábado, o violinista Cármelo de Los Santos (Brasil) atua na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça (18h), com a Integral das Sonatas e Partitas para Violino Solo de Bach e Hugo Trindade e João Barradas levarem o Jazz ao Claustro D. Dinis (22h). Domingo a Cappella Musical Cupertino de Miranda apresenta no Mosteiro de Santa Maria de Cós (18h), um Concerto Vocal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parte da receita reverte para os Bombeiros de Vieira de Leiria
Revista “Ol(h)á Florbela!” atua na Vieira
de Leiria em espectáculo solidário
A Revista Ol(h)á Florbela chega à Vieira de Leiria no dia 29 de julho, sábado, pelas 22 horas, para uma sessão solidária com os Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, Associação Humanitária para a qual reverterá parte da bilheteira. O elenco é liderado por Florbela Queiroz, que diverte a plateia como uma matreira alentejana, um tropa irreverente, entre outros bonecos, está um elenco talentosíssimo que, em muito, contribui para o êxito da revista, a par da grande atriz Vera Mónica, que recria a cantora Linda de Suza e interpreta dois novos fados que o público rapidamente começa a cantar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desfile da força em parada é antecedida de uma marcha a cavalo
Batalha evoca Mouzinho de Albuquerque
com presença militar do Exército
A Praça Mouzinho de Albuquerque recebe esta sexta-feira, 21 de julho, às 11h00, mais uma homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria, Joaquim Mouzinho de Albuquerque. A iniciativa, organizada pela Arma da Cavalaria do Exército, com o apoio da Autarquia, contará com diversas intervenções e um desfile da força em parada, sendo antecedida de uma marcha a cavalo, que chegará à Vila da Batalha na quinta-feira, dia 20. Nascido na Quinta da Várzea, na Batalha, Joaquim Mouzinho de Albuquerque foi um distinto militar português, cuja intervenção e sentido estratega ficou bem patente na Batalha de Macontene (Moçambique).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No antigo Paço Episcopal
Município assina protocolo para a instalação
da Loja do Cidadão em Leiria
O Município de Leiria assinou esta terça-feira, 18 de julho, um protocolo para a instalação da Loja do Cidadão no antigo Paço Episcopal, no centro da cidade, com a Agência para a Modernização Administrativa, o Instituto dos Registos e Notariado, a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Instituto da Segurança Social. A secretária de Estado-Adjunta e da Modernização Administrativa destacou a assinatura de protocolos com oito municípios da Região Centro para instalação de lojas do cidadão, num investimento na ordem dos 4,5 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 a 23 de julho
Centenas de jogadores disputam na Batalha final do Torneio Nacional de Futebol de Rua
A vila da Batalha recebe, de 19 a 23 de Julho, junto ao Mosteiro, a final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, iniciativa que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação Cais e a APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol. O evento é destinado a quem se encontra em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente a residir em centros de acolhimento, internatos, habitações degradadas ou outras e tem como objetivo estimular a sua capacitação e o desenvolvimento das competências pessoais e sociais. De 19 a 23 de julho passarão pela Batalha 21 seleções distritais, num total de mais de 240 atletas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novas licenciaturas à medida das necessidades do mercado
Politécnico de Leiria vai abrir 1900 vagas
para o ano letivo 2017/2018
O Politécnico de Leiria abriu 1.900 vagas para o ano letivo 2017/2018. A oferta de licenciaturas do Politécnico de Leiria é composta por 54 cursos, nas áreas de educação e ciências sociais, engenharia e tecnologia, artes e design, turismo, saúde e desporto, ciências e tecnologia do mar, e ciências empresariais e jurídicas. A oferta foi complementada com a recente formação em Engenharia Alimentar - licenciatura pioneira com mobilidade entre Leiria (Peniche), Bragança e Viana do Castelo -, Gestão de Restauração e Catering, Dietética e Nutrição, e Programação e Produção Cultural. Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, destaca a aposta em oferta formativa que responde à demanda do mercado, «realidade de que somos muito conscientes pela ligação forte entre a academia e a indústria».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município é o primeiro concelho do Oeste a assinar novo acordo coletivo
Câmara do Sobral assina acordo com STAL
e repõe dias de férias a funcionários
No dia 10 de julho, o Município de Sobral de Monte Agraço assinou um novo ACEEP - Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública com o STAL - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local. Com este novo acordo foram repostos alguns dos direitos retirados aos trabalhadores pelo governo PSD/CDS-PP e que o atual governo não repôs. Assim, entre outras matérias, são repostos os três dias de férias retirados. “Assinar este acordo significa aplicar a lei 35 de 2014 que permite aos municípios majorarem os dias de férias retirados pelo anterior governo. Somos o primeiro município na zona Oeste como em muitas iniciativas em que nos destacamos diariamente”, afirma José Alberto Quintino da Silva, presidente de Câmara do município de Sobral de Monte Agraço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encerra ao público dia 18 de julho de 2017
Câmara de Pedrógão Grande vai requalificar
o edifício da Piscina Municipal
O edifício da Piscina Municipal de Pedrógão Grande encerra para obras de requalificação no dia 18 de julho, fruto da candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) no âmbito do Portugal 2020, levada a cabo pelo Município de Pedrógão Grande. A intervenção na Piscina Municipal e no Ginásio contíguo está orçada em 375.102,97 euros com uma taxa de financiamento de 95%. Estes dois equipamentos municipais vão ser alvo de obras de requalificação que visam responder a várias insuficiências no seu funcionamento permitindo atuar na correção de fatores muito importantes relacionados com as vertentes energéticas e ambientais de sustentabilidade do funcionamento do edifício, reduzindo ainda os gastos de manutenção com os mesmos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara acompanhou a primeira visita
Unidade Móvel de Saúde do Bombarral já está
ao serviço da população
A Unidade Móvel de Saúde do Bombarral iniciou, no dia 17 de julho de 2017, a sua atividade, levando o serviço de enfermagem a várias localidades do concelho. Bombarral, Barrocalvo, Salgueiro, Delgada, São Mamede, Pó, Columbeira e Azambujeira-dos-Carros foram as localidades visitadas pela enfermeira e pela auxiliar do Centro de Saúde do Bombarral, que neste dia de estreia contaram ainda com o acompanhamento do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira, e da vereadora do pelouro da Saúde, Norberta Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Documentário vencedor do Prémio Internacional Books&Movies 2016 editado em DVD
O Município de Alcobaça promoveu recentemente a edição em DVD do documentário vencedor do Prémio Internacional Books&Movies 2016, o qual está à venda na Biblioteca Municipal de Alcobaça (PVP: 6€). O prémio foi atribuído à obra “José (Au) Vento”, um documentário sobre o escultor alcobacense José Aurélio, realizado pelos também alcobacenses Gonçalo Tarquínio e Rita Pimenta. A próxima edição do festival decorrerá de 4 a 14 de novembro, estando a concurso a modalidade “Roteiro de viagens escrito”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A menos de 3 meses das eleições autárquicas
Presidente da Concelhia de Alcobaça do PS demite-se
O líder da Concelhia de Alcobaça do PS, César Santos, apresentou no dia 6 de julho a sua demissão. Em declarações ao Tinta Fresca, César Santos referiu que “se demitiu do órgão político por motivos profissionais e pessoais, ficando apenas a coadjuvar na campanha política”. O clima no PS Alcobaça estava conturbado já há alguns meses, sobretudo, com a dificuldade em encontrar o candidato do partido à Câmara Municipal de Alcobaça, tendo a desistência de Isabel Fonseca vindo a agravar ainda mais a situação. Ao que o nosso jornal conseguiu apurar junto do PS, outro dos motivos que terá levado à demissão de César Santos foi “a falta de comunicação entre os diversos órgãos do partido”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após reunião com autarca de Pedrógão Grande
Deputados do PS garantem que a ajuda tem chegado às vítimas dos incêndios
Os deputados socialistas António Sales e José Miguel Medeiros reuniram-se, no dia 17 de Junho, com o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, para fazer um ponto de situação das ajudas depois do incêndio que assolou a região há um mês. António Sales garantiu, depois da reunião com o autarca, que a “Câmara Municipal criou um gabinete que procura congregar o apoio e a busca de ajuda, o empenho coordenado no terreno das diferentes entidades e que existe levantamento gizado de situações a ser permanentemente atualizado, de modo a, continuamente, serem satisfeitas as necessidades de todos os afetados pelo incêndio”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Câmara promove visita a obras na Benedita
e Turquel nos setores da Saúde e Educação
A Câmara Municipal de Alcobaça promoveu, no dia 30 de junho, uma visita ao edifício em construção da Unidade de Saúde Familiar da Benedita, às instalações provisórias do Centro de Saúde de Turquel, dado que o edifício atual vai sofrer obras de beneficiação, e ainda às obras do futuro Centro Escolar de Turquel, que ainda se encontra na fase das fundações. Acompanharam o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, o vice-presidente Hermínio Rodrigues, o presidente das Juntas de Freguesia da Benedita, Raul João, e de Turquel, Jorge Honório, bem como o administrador da construtora Tecnorém, Carlos Batista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido Comunista Português e Partido Ecologista os Verdes divulgam propostas de apoio aos concelhos afectados pelos incêndios
PCP e PEV realizam visita aos concelhos
de Pedrogão Grande e Castanheira de Pera
O Partido Comunista Português e o Partido Ecologista os Verdes realizaram no dia 14 de julho uma visita conjunta aos concelhos de Castanheira de Pera e de Pedrogão Grande para acompanhamento da situação nestes dois concelhos do Distrito de Leiria após os grandes incêndios que afectaram a região do Pinhal Interior Norte. A Delegação conjunta foi integrada por Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional de Leiria; Manuela Cunha, João Martins, e Sónia Colaço, membros da Comissão Executiva do PEV; Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu; Filipe Rodrigues, membro do Comité Central do PCP;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho
Menino do Lapedo já pode ser visitado
ao fim de semana
O Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo, em Santa Eufémia, Leiria, vai abrir todos os sábados e domingos de 01 de agosto a 10 de setembro, entre as 14:00 e as 18:00. O núcleo também vai funcionar, no mesmo horário, no feriado de 15 de agosto. Durante o ano, as visitas podem ser realizadas mediante marcação prévia na Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame teve início no dia 14 de julho
21ª edição da Feira do Livro de Peniche decorre até 15 de agosto
Numa organização da Associação Juvenil de Peniche, teve inicio a 21ª edição da Feira do Livro de Peniche no passado dia 14 de julho e decorrendo até ao dia 15 de agosto. A feira decorrerá no espaço habitual, no Clube Recreativo Penichense e estará aberto diariamente entre as 16h e as 23h30. A feira do livro tem como principal objetivo possibilitar um contato direto com o livro à população que se deslocar à feira e, possibilitar ainda, o acesso a livros com vários descontos. A feira conta com a presença de cerca de 39 editoras, com alguns milhares de títulos de vários géneros literários. Os descontos variam entre os 10% e 35% em diversas editoras nacionais, para além de promoções a partir de 0,50 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal
Nazaré recebe “Exposição de viaturas antigas da Marinha Portuguesa"
De 15 a 23 de julho, algumas das viaturas antigas e emblemáticas da Marinha estão na Biblioteca Municipal da Nazaré, na “Exposição de viaturas antigas da Marinha Portuguesa". Esta mostra, que resulta de uma parceria da Marinha com a Câmara Municipal da Nazaré, é uma atividade integrada na comemoração dos 700 anos da criação formal da Marinha. As viaturas antigas da Marinha são mantidas pela Direção de Transportes através do seu Núcleo Museológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Foram produzidos pelo menos 30 milhões de eucaliptos em Portugal na última época
Atrasos da Reforma Florestal leva a corrida para compra de eucaliptos
Os viveiros florestais nacionais produzem cerca de 30 milhões de eucaliptos certificados por ano, dos quais quase metade são plantas produzidas por empresas do grupo Altri e The Navigator Company. A Quercus alerta que a não publicação da prometida legislação para restrição à plantação de novas áreas de eucalipto, poderá levar a uma nova corrida à compra e plantação desta espécie florestal, com graves consequências ao nível do ordenamento do território e ao nível da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mercado americano em Portugal cresce 30%
Secretária de Estado do Turismo visita Aldeia Neptuno do Santa Cruz Ocean Spirit
O segundo dia de provas do Santa Cruz Ocean Spirit ficou marcado pela realização do Santa Cruz SUP Sprint Fun, uma prova de velocidade, que decorreu na Praia do Mirante. Foram realizadas duas mangas da prova, cada uma com a extensão cerca de 250 metros, e venceu quem obteve melhor tempo. A 11.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit contou ainda com a visita da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Uma visita que não é uma estreia. Com uma ligação próxima ao Turismo de Portugal, um dos objetivos é - garantiu - "internacionalizar o festival para que seja uma âncora de divulgação e de colocar Santa Cruz no mapa, muito associada ao mar e aos desportos náuticos."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Militar e professor universitário
Caldas da Rainha e Leiria celebram centenário do escritor Manuel Ferreira
Completa-se esta terça-feira, 18 de Julho, o centenário de Manuel Ferreira, escritor e investigador que, em muitos aspectos, foi pioneiro no estudo e divulgação das literaturas africanas de língua portuguesa. Foi a condição militar que trouxe Manuel Ferreira às Caldas da Rainha. Estava-se em 1954, o então sargento regressava, com a mulher e dois filhos da Índia. Manuel Ferreira nasceu em Gândara dos Olivais, Marrazes, Leiria, a 18 e Julho de 1917. Na sua terra natal a evocação do escritor começou em 28 de Março de 2017, com uma conferência do Professor Pires Laranjeira, docente da Universidade de Coimbra, antigo discípulo de Manuel Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vinhos do concelho conquistaram dois prémios “Grande Medalha de Ouro” e dois “Medalha de Ouro”
Cadaval recebe sessão de entrega de diplomas do 16º Concurso “La Selezione del Sindaco”
A sessão de entrega de diplomas referentes ao 16º Concurso “La Selezione del Sindaco” vai decorrer esta quarta-feira, dia 19 de julho, pelas 15h00, no auditório dos Paços do Concelho do Cadaval. A entrega tem por base aquele evento internacional italiano, que distinguiu, recentemente, quatro vinhos produzidos neste concelho, respetivamente com dois prémios “Grande Medalha de Ouro” e dois “Medalha de Ouro”. A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação envolveu operação 81 militares
GNR detém três suspeitos de tráfico de droga no concelho de Peniche
O Comando Territorial de Leiria da GNR, durante a madrugada de domingo, dia16 de julho, deteve três homens, entre os 22 e os 30 anos, por crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de Peniche. Na sequência de uma operação de combate à criminalidade, para além dos detidos, foram ainda identificados 15 indivíduos por posse de estupefacientes para consumo e foi apreendido 223 doses de haxixe, 18 doses de cocaína, 12,1 gramas de cannabis, nove gramas de liamba e três armas brancas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reconhecimento da qualidade arquitetónica de obra projetada pelo ateliê de Célia Gomes
Docente da ESAD vence prémio AICA Arquitetura
Célia Gomes, docente da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD/IPL), foi distinguida com o Prémio AICA Arquitetura 2016, pela obra de requalificação da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço D’Arcos. O prémio foi atribuído aos arquitetos Célia Gomes e Pedro Machado Costa (a.s* atelier de santos), autores do projeto, que foi ainda nomeado para os prémios internacionais “EU Prize for Contemporary Architecture - Mies VanDer Rohe Award 2017” e “Architizer2017”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associações acusam Governo estar a contribuir para o agravamento da desflorestação em Portugal
Ambientalistas contestam novo licenciamento de quatro centrais a biomassa florestal
Depois de em 2016 ter aprovado o licenciamento de quatro centrais a biomassa florestal “residual”, o Governo acaba de atribuir licenciamento a outras quatro unidades fabris. Assim, só no decurso da presente legislatura foram atribuídas licenças a um total de oito unidades fabris para queima de material orgânico de origem florestal. Estes investimentos privados dispõem de remuneração garantida por parte de Estado. Importa ter em conta que a ligação entre as centrais a biomassa florestal residual e a redução do risco de incêndio florestal foi já desmistificada pelo Parlamento, em 2013.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No seguimento da abertura do concurso público
Parque verde do Cadaval vai ser valorizado
Encontra-se aberto o concurso público para a Requalificação e Valorização do Parque Verde Urbano da Vila do Cadaval – Parque de Lazer da Mata da Misericórdia, uma intervenção que tem por meta a reabilitação e reparação daquele espaço verde. A obra contempla a plantação de mais árvores, recuperação das zonas degradadas, aumento das condições de segurança, construção de uma zona para exercício de cães de companhia e ainda a construção de um quiosque para apoio de bar aos utentes do parque.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casa cheia para assistir à apresentação da candidatura aos órgãos municipais da Marinha Grande
Movimento + Concelho lança Carlos Logrado, Elvira Ferreira e Armando Constâncio
Cerca de uma centena de munícipes participaram na apresentação da candidatura autárquica do grupo + Concelho, deixando o auditório do edifício da Resinagem, na Marinha Grande, quase lotado. Coube ao mandatário da candidatura, Almeida Gomes, empresário do maior grupo hoteleiro da região Centro, apresentar os candidatos aos diversos órgãos autárquicos. Carlos Logrado, empresário; Elvira Ferreira, doutorada em Didática da Matemática, professora do 1.º ciclo e do ensino universitário e atualmente reformada e Armando Constâncio, empresário e ex-vice-presidente da Câmara da Marinha Grande constituem, por ordem de apresentação, os três primeiros candidatos à Câmara Municipal da Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame promete a maior animação de sempre no castelo e centro histórico
Leiria Medieval recria coroação do Infante
D. Duarte como herdeiro da Coroa de Portugal
A atmosfera medieval volta a invadir o castelo e o centro histórico, de 21 a 23 de julho, três dias em que a cidade regressa ao tempo dos reis. Nesse fim de semana, quem sair às ruas de Leiria poderá ter a felicidade de se cruzar com D. João I, D. Filipa de Lencastre, D. Nuno Álvares Pereira ou os infantes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique. Na edição deste ano, com o tema “Leiria Medieval: Infante D. Duarte, Herdeiro da Coroa”, é recriada a consagração do Infante D. Duarte, então com 9 anos, como legítimo herdeiro da Coroa de Portugal após o falecimento do primogénito, D. Afonso, em Braga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incêndios assolaram os concelhos do norte da região de Leiria
Assembleia Distrital de Leiria do PSD aprova voto de pesar pelas vítimas dos incêndios
Não há memória de um incêndio tão trágico como aquele que lavrou nos concelhos do norte da região de Leiria, nos passados dias 17, 18, 19, 20 e 21 de Junho de 2017, tendo causado 64 vitimas mortais e mais de 250 feridos. Nesse sentido, a Assembleia Distrital de Leiria do PSD, reunida no dia 10 de julho, em Figueiró dos Vinhos manifesta a sua total solidariedade e pesar às famílias, amigos e populações dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos que foram fortemente fustigadas por este incêndio avassalador.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em contraciclo com a Região Oeste
Balança comercial do concelho de Alcobaça mantém-se positiva em 33 milhões de euros
No primeiro quadrimestre de 2017 a balança comercial do concelho manteve-se positiva apesar da descida registada no contexto nacional e do Oeste. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística recolhidos pelo Observatório Social do Município de Alcobaça, o concelho registou, nos primeiros quatros meses do corrente ano, uma balança comercial positiva de quase 33 milhões de euros, ao passo que na região Oeste ocorreu um decréscimo na ordem dos 77 milhões de euros (ver gráfico em baixo).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de segunda-feira, 17 de julho
Montalvo recebe Esplanada de Leitura
- Ler com O´Neill
Promover o livro e a leitura em tempo de férias é o principal objetivo da atividade Esplanada de Leitura - Ler com O’Neill, um evento promovido pela Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, o qual vai decorrer na Escola Adães Bermudes, em Montalvo, a partir de segunda-feira, 17 de julho. Dinamizadas com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do Programa de Ocupação de Tempos Livres - Longa Duração, a Esplanada de Leitura Ler com O´Neill, disponibilizará, para leitura domiciliária e presencial, livros, revistas, jornais e jogos didáticos, e dinamizará a realização de trabalhos manuais e ateliês para os mais novos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 6 de agosto, aberto que quinta a domingo
Mercado Medieval de Óbidos 2017 dedicado
à condição da mulher na Idade Média
Começou esta quinta-feira, dia 13 de julho, mais uma edição do Mercado Medieval de Óbidos, este ano dedicado à condição de ser mulher na Idade Média. Até 6 de agosto, aberto de quinta a domingo, é possível assistir a diversos espetáculos, animação e, naturalmente, a um grande menu gastronómico, preparado pelas coletividades do concelho de Óbidos. Segundo o administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, organizadora do evento, “foram contratados, para a edição deste ano do Mercado Medieval de Óbidos, perto de 30 grupos de animação nas áreas de música, teatro, dança, torneios e recriação histórica”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação assinou protocolo com Grupo Crédito Agrícola
Nersant consegue 64 milhões de euros com
5 linhas de crédito para empresas associadas
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, assinou hoje em Lisboa, um protocolo com o Grupo Crédito Agrícola, que vai permitir às suas empresas associadas ter acesso a condições preferenciais de produtos e serviços bancários. O protocolo, já em vigor, tem ainda à disposição cinco linhas de crédito, que representam no total 64 milhões de euros para as empresas associadas da Nersant.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sobre questões como Interculturalidade, Igualdade de Género, Cidadania Ativa
Roteiro Cidadania em Portugal promove debate em Pombal, Caldas e Arruda dos Vinhos
O Roteiro Cidadania em Portugal vai estar, entre os dias 17 e 22 de julho, nas regiões do Oeste, Coimbra, Leiria e na Área Metropolitana de Lisboa, com um programa de atividades sobre questões como Interculturalidade, Igualdade de Género, Cidadania Ativa, entre outras. A semana terminará com o 1º Encontro Inter Espiritual e Cultural do Vale Encantado, em Arruda dos Vinhos, onde se realizará um debate subordinado ao tema “Como construir pontes ao invés de muros?”, com a participação de representantes de várias confissões religiosas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
Alcobaça promove vinhos e produtos locais
na 2ª edição dos Vinhos da Região de Lisboa
De 11 a 16 de julho, decorre a segunda edição da feira Vinhos de Lisboa na Rua Augusta, um evento dedicado à promoção dos vinhos da região de Lisboa associados aos produtos endógenos dos vários municípios participantes. Alcobaça, município com grande tradição vitivinícola, está representada pelos vinhos da Adega de Alcobaça e da Quinta dos Capuchos. Associados aos vinhos da região, os turistas podem degustar queijos, Ginja e Doces Conventuais. Há ainda animação com “Padeiras de Aljubarrota” e com o cantor Francisco Peças. Uma aposta do Município de Alcobaça na promoção turística dos seus produtos endógenos de excelência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prado Karton
Deputado do BE reúne com trabalhadores
de empresa de Tomar declarada insolvente
O deputado do Bloco de Esquerda, Carlos Matias, eleito pelo distrito de Santarém, vai reunir este sábado, 15 de julho com os trabalhadores da Prado Karton, uma empresa de Tomar que pediu insolvência e tem nos seus quadros 72 trabalhadores. A administração da empresa decidiu avançar com o pedido de insolvência da sociedade, depois de ter falhado a apresentação de um plano de recuperação. A Prado Karton tem nos seus quadros 72 trabalhadores. Em comunicado a administração da empresa garante que está já assegurado o pagamento dos salários do mês de Junho e salienta ainda o “empenho exemplar dos trabalhadores no processo de tentativa de revitalização da empresa”. O deputado Carlos Matias vai assim encontrar-se com os trabalhadores da Prado Karton, por forma a inteirar-se da situação laboral das mais de sete dezenas de pessoas que dependem dos salários da fábrica de produção de papel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em concurso aparente com crime de desacatamento ou recusa de execução de decisão do tribunal
Ministério Público acusa presidente da Câmara da Nazaré do crime de desobediência
O Juízo Central de Instrução Criminal de Leiria emitiu um despacho de pronúncia, no dia 3 de julho de 2017, alicerçando-se na acusação deduzida em 17 de maio de 2016 pelo Ministério Público em exercício de funções no Departamento de Investigação e Ação Penal de Nazaré, em que imputa ao arguido Valter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, a perpetração, em autoria material e sob a forma consumada, de um crime de desobediência, em concurso aparente com um crime de desacatamento ou recusa de execução de decisão de tribunal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 14 de julho
Delegações do PCP e PEV visitam concelhos
de Pedrógão Grande e Castanheira de Pera
Face à tragédia que se abateu sobre variados concelhos da região do Pinhal Interior Norte resultante dos incêndios que causaram dezenas de vitimas mortais, um elevado número de feridos e danos materiais de enorme monta, o PCP e o PEV estão a acompanhar, a variados níveis, a identificação das causas e responsabilidades, a necessária e prioritária atenção à recuperação de todos os danos causados por tão grande calamidade e prevenção de consequências, e ainda as medidas imediatas de reparação e compensação para todos os que perderam bens, empresas e empregos. Nesse sentido, vai realizar-se esta sexta-feira dia 14 de julho uma visita conjunta do do Partido Ecologista Os Verdes e do Partido Comunista Português aos Concelhos de Castanheira de Pêra (manhã) e de Pedrógão Grande (tarde).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casa cheia na abertura
Narciso Mota inaugura sede de candidatura
“A Nossa Casa”
Foram muitos os pombalenses que estiveram na tarde de sábado, 8 de julho, na abertura da sede da candidatura independente aos órgãos autárquicos de Pombal, Narciso Mota-Pombal Humano|NMPH, enchendo por completo as várias salas deste espaço, simbolicamente designado por “A Nossa Casa”. Num ambiente simples e informal, cerca de 200 pessoas de todo o Concelho de Pombal ouviram Narciso Mota dizer que a sua candidatura, tal como a “Nossa Casa”, não tem medos barreiras ou fronteiras, salientando o ambiente puro e genuíno ali vivido “como pura e genuína é a nossa gente”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Empresa Municipal Nazaré Qualifica aliena 13 lotes da ALE de Valado dos Frades
A Empresa Municipal Nazaré Qualifica abriu novo procedimento para a alienação de 13 lotes da Área de Localização Empresarial (ALE) de Valado dos Frades. Os lotes a concurso identificam-se com os números: 2,4,6,8,15,16,17,18,19,20,21,29 e 32. As candidaturas deverão ser entregues/rececionadas no Edifício dos Paços do Concelho da Nazaré até às 17h00 do dia 27 de julho. Os interessados neste procedimento devem consultar a documentação disponível em www.nazarequalifica.pt e www.cm-nazare.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de Pedro Mateus e Nilton Lopes
Escola Profissional de Ourém conquista mais 2 prémios em concurso protótipos tecnológicos
Pedro Mateus e Nilton Lopes, alunos do curso de Electrónica, Automação e Comando, da Escola Profissional de Ourém, conquistaram os prémios “Melhor Exposição” e “Melhor Escola Estreante”, no Concurso de Protótipos Tecnológicos APTIPRO, cuja final decorreu no dia 11 de julho, em Oliveira do Bairro. A Bengatrónica, de Pedro Mateus, conquistou o prémio “Melhor Exposição”, mais um este ano - o terceiro. O projeto consistiu na criação de uma bengala eletrónica destinada a invisuais, com o complemento de uns óculos, que em conjunto emitem sinais e vibrações ao detetarem objetos e obstáculos em diferentes níveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 de julho e 27 de agosto
Museu do Vinho de Alcobaça recebe exposição de humor com alto teor alcoólico
O Museu do Vinho de Alcobaça dá continuidade à sua programação de exposições temporárias, inscritas no circuito nacional, com uma mostra que une o bom humor à cultura imaterial e material do vinho. Entre 22 de julho e 27 de agosto, estará patente, na Adega dos Balseiros, a exposição “O Espírito do Vinho e os Humores” cuja temática se insere no levantamento histórico do desenho humorístico associado ao tema do vinho. A exposição comissariada por Osvaldo Macedo de Sousa (historiador e colecionador) é uma oportunidade rara para o público estabelecer contacto com trabalhos de desenho humorístico que vão do século XIX à contemporaneidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Trabalhos arqueológicos no Castro de Vila Nova de S. Pedro vão ter Dia Aberto à população
Os trabalhos arqueológicos no “Castro de Vila Nova de s. Pedro”, no concelho da Azambuja, tiveram início no dia 03 de julho e decorrerão atá ao próximo dia 21 de julho. No dia 19 de julho irá decorrer o “Dia Aberto” a toda a população e comunidade, onde será possível realizarem visitas guiadas e ateliers de arqueologia experimental, entre as 08h00 e as 19h00. Neste dia, cerca de 120 crianças inscritas na actividade “Férias Desportivas” irão visitar o “Castro de Vila Nova de s. Pedro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de ser dos concelhos com maiores reservas de água
Alenquer tem a 4ª fatura da água mais cara
do País
Os dados revelados pela revista da DECO no seu número de Julho/Agosto, disponíveis em www.deco.proteste.pt/tarifas-agua, revela que Alenquer tem a quarta fatura da água mais cara do país. A DECO realizou simulações para dois cenários, com consumos mensais de 10 m3, e de 15 m3,e incluiu as tarifas de saneamento de águas residuais, e de resíduos sólidos urbanos. Em ambos os cenários Alenquer é o quarto município com a fatura mais elevada, com montantes que atingem os 422 euros anuais, e os 590,8 euros anuais, respectivamente, sem incluir IVA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verdes querem medidas para minimizar consequências
Limpeza da zona do derrame de combustível junto a praia de Peniche vai demorar meses
Na semana passada e na sequência de uma alegada rotura numa das caldeiras da empresa de plásticos, Plastimar, as populações e os pescadores de Peniche, foram confrontados com um derrame, que se estima de 3 a 4 toneladas, de fuelóleo junto à praia do Abalo, em Peniche. O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre o combustível derramado na praia do Abalo, em Peniche e que se alastrou à praia da Areia Norte, prevendo-se que a limpeza da zona, provocada por este grave atentado ambiental, levará meses a ser feita. A gravidade deste problema é de tal ordem que, apesar do derrame ter ocorrido quase há uma semana, ainda hoje se sente o cheiro intenso, sobretudo na Praia do Abalo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Fonseca quer tranquilidade política neste tempo de férias
PJ procede a buscas na Câmara de Ourém
O Município de Ourém foi alvo esta quarta-feira, dia 12 de Julho, de uma intervenção inspetiva por parte da Polícia Judiciária (PJ), tendo o Executivo prestado a melhor colaboração, quando solicitada nas diligências concretizadas e disponibilizado toda a documentação solicitada, aliás como é prática comum em ocasiões análogas. Na circunstância, a Presidência da Câmara adianta que “manifestou de forma clara e objetiva a sua disponibilidade e bem assim de todos os serviços sob a sua dependência orgânica, no sentido da melhor colaboração futura com as autoridades, se eventualmente solicitada, sempre em função das investigações agora desenvolvidas e das questões que possam, também eventualmente, vir a ser suscitadas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre sexta-feira, dia 14 de julho, às 17h30, no Edifício Nerlei
V Encontro IPL - Indústria reúne parceiros para debater “Os desafios da Indústria na Era 4.0”
O próximo Encontro IPL – Indústria, nesta sua quinta edição subordinado ao tema “Os desafios da Indústria na Era 4.0”, contará com a presença de Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A iniciativa, organizada em conjunto pelo Politécnico de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Nacional de Indústria de Moldes (CEFAMOL), decorre já esta sexta-feira, dia 14 de julho, pelas 17h30 e juntará numa mesa redonda personalidades como António Mira, da Siemens Portugal, Gilberto Landim, da Key Plastics Portugal, Jorge Portugal, da COTEC Portugal, Paulo Almeida, da Associação Empresarial de Portugal, e Paulo Pinto, da La Redoute Portugal e Espanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quarto elemento
PJ detém assaltante à mão armada a bancos e estações dos CTT na Região Centro
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve o quarto elemento de um grupo de homens, pela presumível autoria da prática de vários crimes de roubo, perpetrados com recurso a armas de fogo, ocorridos na zona centro de país, entre janeiro e abril do corrente ano. Os assaltantes, todos com passado criminal, são os presumíveis autores de vários roubos à mão armada, nomeadamente aos CTT de Bustos - Oliveira do Bairro, de Amor - Leiria, de Louriçal - Pombal, de Albergaria-a-Velha, da Curia - Anadia e a uma agência bancária localizada em Pataias, Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Neon Run Nazaré provoca este sábado alterações à circulação do trânsito
Realiza-se este sábado, 15 de julho, a Neon Run Nazaré 2017, que implicará algumas alterações à circulação do trânsito, e iluminação da Marginal da Nazaré até às 24h00. Das 19h00 de 15 de julho às 02h00 do dia 16 existirá corte de trânsito na Av. República e na Av. Manuel Remígio, com estacionamento condicionado (a partir das 18h00, no dia 15, fica proibido o estacionamento automóvel nestas avenidas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede Ciclope
CIMLT instala rede de vigilância a incêndios florestais na Lezíria do Tejo
No dia 4 de julho, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo deu início à implementação da candidatura “Rede de Vigilância de Apoio à Decisão para os Incêndios Florestais na Lezíria do Tejo”, que consiste na ampliação e modernização da rede de vigilância e aquisição de dados do sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais – Ciclope – com cobertura na área de responsabilidade da CIMLT e zonas limítrofes. Esta candidatura foi aprovada no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com uma comparticipação de 85% de Fundo de Coesão. O investimento total será de 205.000,00€, sendo a contribuição do Fundo de Coesão de 174.250,00€.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na histórica vila de Aljubarrota
Aljubarrota Medieval comemora independência de Portugal
Na Aljubarrota Medieval – evento com mais de 20 anos de existência – milhares de pessoas percorrem anualmente as ruas estreitas que caracterizam esta vila, revivendo os tempos medievais. Aqui poderá provar o afamado pão da padeira, os queijos, os enchidos, os licores, os doces, o mel e as compotas. Também haverá espaço para a olaria, a tecelagem e os bordados. Revive-se o ambiente e o quotidiano da época medieval com as tavernas, os cortejos, torneios a pé e a cavalo, mostras de armas, ceia medieval, acampamento, malabarismos e muita música. Um dos momentos altos é a recriação da Batalha de Aljubarrota, não descurando a Noite da mítica Padeira de Aljubarrota ou a Noite de D. Nuno, o Santo Condestável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação
Vice-presidente da Câmara de Leiria destaca desafios e oportunidades das TIC na educação
O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou esta terça-feira, 11 de Julho, na sessão de abertura do Encontro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, promovido pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra, o papel central que o professor representa no sistema educativo e para o sucesso escolar. “Por mais revolucionários ou disruptivos que sejam os avanços tecnológicos, o professor continuará a ser o coração de todo o sistema educativo que continua a ter, na relação professor-aluno, uma das variáveis com maior peso para o sucesso escolar”, referiu Gonçalo Lopes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaz de luxo na Aldeia Neptuno
Santa Cruz Ocean Spirit está de volta
de 14 a 23 de julho
A uma semana do arranque da 11.ª edição do maior festival internacional de desportos de ondas, ha mais novidades acerca do cartaz musical. O Santa Cruz Ocean Spirit regressa, entre os dias 14 e 23 de julho, com 10 dias repletos de ação com provas nacionais e internacionais de bodyboard, surf, skimboard, kayaksurf, waveski, bodysurf, natação e stand up paddle (SUP). Mas além do desporto, há um cartaz de luxo associado a mais uma edição do evento. Este ano, o Santa Cruz Ocean Spirit surge com uma associação à Promotorres EM, empresa que em parceria com a autarquia vai organizar o evento, e com o Seven, empresa que se associa ao festival na vertente noturna.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autárquicas 2017
Pedro Cintra é o candidato do CDS à Junta
de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria
Atual autarca do CDS na Junta de Freguesia de Alcobaça, o arquitecto Pedro Cintra vai liderar a lista do partido a este órgão nas eleições de 1 de outubro. Para Luís Querido, presidente da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do CDS, “trata-se de um candidato que acredita que a política é um instrumento para fazer o bem, para estar ao serviço da comunidade, com base na seriedade e na responsabilidade, e que recusa liminarmente o exercício do poder somente pelo poder. Trata-se de um candidato muito determinado que se rege por elevadíssimos valores éticos e morais.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luís Aguiar, Rute Violante, António Palmeira, Maria Kowalski e João Ferreira
Cinco fotógrafos de Leiria expõem em Rheine
O trabalho de cinco fotógrafos leirienses vai estar em exposição em Rheine, uma iniciativa integrada nas comemorações dos 20 anos de geminação entre o Município de Leiria e aquela cidade alemã. Esta exposição, de 30 de julho a 24 de setembro, surge após uma primeira mostra também de fotografia que ocorreu no m|i|mo – museu da imagem em movimento, onde uma centena de imagens de cinco fotógrafos alemães esteve em exibição, no âmbito de uma parceria com o Museu de Kloster Bentlage, com a curadoria de Ana David e Gerrit MuserKamp.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para instalar o Espaço Jovem Empreendedor
Câmara da Batalha reabilita edifício público "Antigo Hospital da Misericórdia"
A Câmara Municipal da Batalha procedeu ao início da obra de reabilitação do edifício municipal designado como "Antigo Hospital da Misericórdia", com o objetivo de instalação da futura Unidade de Apoio à Rede Europeia de Conhecimento para a Juventude, um espaço inovador vocacionado para o empreendedorismo jovem e de partilha de espaços e recursos (Co-working), potenciando a qualificação e o emprego de jovens. Trata-se de um investimento global que ascende a 435 mil euros, cofinanciado por fundos europeus e que requalificará um edifício localizado na entrada da Vila da Batalha, contribuindo para o objetivo municipal da reabilitação urbana e valorização dos espaços públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maior evento europeu dedicado a esta arte tradicional vai decorrer de 20 a 23 de julho
Mostra Internacional de Rendas de Bilros traz centenas de rendilheiras a Peniche
A Câmara Municipal de Peniche irá realizar, de 20 a 23 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Destaque para o lançamento de produto de pastelaria inspirado na Renda de Bilros de Peniche com integração de Macroalgas Marinhas, a presentação de projetos de design urbano e de produto, alusivos à identidade local pelos alunos da Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria, centenas de rendilheiras a trabalhar ao vivo, Desfiles “Rendas na Moda” com criações nacionais e internacionais e forte presença de delegações internacionais provenientes de Espanha; França; Itália; República Checa; Bélgica; Rússia; Polónia; Inglaterra; Suíça; Estónia; Bulgária; Alemanha e Argentina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo mestrado em Cibersegurança e Informática Forense já tem vagas abertas
Politécnico de Leiria forma especialistas
para lidar com ataques informáticos
O Politécnico de Leiria já abriu as vagas para o novo mestrado em Cibersegurança e Informática Forense, que se inicia no próximo ano letivo 2017/2018, e decorre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPL). Esta nova formação pretende responder ao desafio proposto pela diretiva da União Europeia sobre segurança de redes e sistemas de informação, que prevê a formação de profissionais com elevadas competências para lidar com os ataques e incidentes que ocorrem no ciberespaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”
Porto de Mós e OesteCIM promovem produtos típicos nas ruas de Lisboa
Porto de Mós promove-se na Rua Augusta e na Rua do Comércio, em Lisboa, pelo segundo ano consecutivo, na iniciativa “Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”, da organização da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRLX), em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa. Arranca esta terça-feira, dia 11 de Julho, este programa de promoção de produtos típicos que decorrerá até ao dia 16 de julho, entre as 11h00 e as 20h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Concurso para o Centro Escolar da Linhaceira já foi lançado
O Município de Tomar lançou na sexta-feira, dia 7 de julho, o concurso público internacional para a construção do Centro Escolar da Linhaceira. A abertura das propostas concorrentes está prevista para o dia 7 de agosto. O novo edifício escolar da freguesia de Asseiceira vai ser construído no lado poente do Salão Multiusos da Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, passando a constituir o cartão de visita da aldeia para quem venha do lado da sede de freguesia. Recorde-se, aliás, que o Município apoiou a construção do pavilhão em troca da cedência do terreno (propriedade da ACRL) para erigir o Centro Escolar, cujos alunos irão usufruir das instalações daquele, nomeadamente para actividades desportivas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Troféu Joaquim Agostinho
Ciclista Amaro Antunes vence Grande Prémio Internacional de Torres Vedras
João Benta (RP-Boavista) ganhou este domingo, 9 de julho, a quarta e última etapa do Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação de 162 quilómetros entre S. Martinho do Porto e o alto da Carvoeira, que coroou Amaro Antunes (W52-FC Porto) vencedor do Grande Prémio. A etapa foi anormalmente calma, sem qualquer movimentação dos pretendentes à camisola amarela de Amaro Antunes, acabando por trazer alguma emoção apenas nos derradeiros 2 quilómetros, sempre a subir até à meta, coincidente com um prémio de montanha de terceira categoria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a vitória frente à Itália
Portugal vence a Euro Beach Soccer League Nazaré 2017
Portugal venceu a Euro Beach Soccer League Nazaré 2017, após a vitória, este domingo, sobre a Itália, por 8-5, num jogo que foi acompanhado por um estádio cheio e vibrante, que esteve sempre ao lado da equipa das Quinas, apoiando-a rumo à vitória. Já na competição feminina, que lutou pela Taça Euro Beach Soccer, no Estádio Viveiro da Nazaré, durante os três dias da prova, o título de campeã foi para Inglaterra, que venceu, na final, a Suíça, por 4-0.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 a 30 de julho
Grandes concertos nas escadarias do Mosteiro de Alcobaça marcam 25º Cistermúsica
A 25ª edição do Cistermúsica foi apresentada no dia 30 de Junho, nos Paços do Concelho de Alcobaça, pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, pelo presidente da direcção da Academia de Música de Alcobaça, Rui Morais, e pelo director artístico do Festival, Alexandre Delgado. Na celebração das suas bodas de prata, o Cistermúsica convidou para 2017 grupos e artistas que nele deixaram algumas das melhores recordações, numa edição que celebra o génio de Bach e Ravel, combinando obras raras e obras amadas do grande público. Com o Claustro do Rachadouro ocupado com obras, esta edição é marcada pelo regresso dos grandes espectáculos às escadarias do Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a abertura de novas lojas
Leroy Merlin anuncia criação de mais de 300 novos postos de trabalho para Leiria e Loulé
A Leroy Merlin, que prossegue a implementação do seu plano de expansão em Portugal, está a preparar a abertura de duas novas lojas, localizadas em Loulé e Leiria. Neste âmbito, a empresa de Bricolage, Construção, Decoração e Jardim vai criar mais de 300 novos postos de trabalho nestas duas regiões, estando para isso à procura de colaboradores, para diversas áreas, que pretendam integrar um desafio profissional de desenvolvimento contínuo numa empresa líder, distinguida por dois anos consecutivos pelo Índice de Excelência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão pública encheu o salão da Junta de Freguesia do Cadaval.
CDU do Cadaval quer ser alternativa ao “amorfismo dos atuais vereadores da oposição”
A CDU promoveu, no dia 7 de julho, pelas 21 horas uma sessão pública na Junta de Freguesia do Cadaval que se encheu de apoiantes e candidatos da CDU. Durante a sessão, a CDU apresentou os candidatos a 5 juntas de freguesia e usaram da palavra Ricardo Miguel, Brizelinda Marques e Luís Fernandes, do Comité Central do PCP. Entre os apoiantes, estava a conhecida atriz Florbela Queiroz que manifestou o apoio à Candidatura da CDU no Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Direção Geral do Património classifica Painel em azulejo da Pan Am de Reguengo do Fetal
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) procedeu, mediante comunicação dirigida à Câmara Municipal da Batalha, à abertura formal do procedimento de classificação do painel de azulejo, localizado na Freguesia de Reguengo do Fetal. Situado na encosta nascente que ladeia esta freguesia, o antigo painel publicitário da extinta companhia área norte americana “Pan Am”, integra a memória coletiva da antiga companhia aérea, sendo constituído por cerca de 4000 azulejos, com uma área de 92 metros quadrados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 23 de julho
Festival das Artes arranca em Coimbra
com música, cinema e artes plásticas
O Festival das Artes está de regresso na sua 9.ª edição repleta de bons motivos para sair de casa e aproveitar todas as actividades que acontecem entre os dias 15 e 23 de Julho, em Coimbra. O tema central deste ano, Metamorfoses, traz novas propostas e reinventa as que vão sendo habituais, com uma programação eclética para ver, ouvir e experimentar em vários espaços da cidade. Na manhã de sábado, dia 15 de Julho, um tuk tuk carregado de palavras e notícias viaja pela cidade, deixando leituras que convidam quem passa a juntar-se à festa. A Inauguração e Cerimónia de Abertura do Festival acontecem mais tarde, pelas 16h00, no Museu Nacional de Machado de Castro, com “Metamorphosis: Cenários em Azul e Branco”, uma exposição de azulejaria produzida em parceria pelo Museu Nacional de Machado de Castro e a Fundação Inês de Castro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município vai enviar projeto à DGPC para parecer final
Projeto do Hotel no Mosteiro de Alcobaça espera parecer da DGPC para iniciar a obra
A Câmara Municipal de Alcobaça organizou, no dia 7 de julho, uma reunião entre a Visabeira, o arquiteto Souto Moura, os elementos da vereação, bem como representantes da sociedade civil local e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), para dar a conhecer os trabalhos de arqueologia realizados no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, bem como o projeto final do hotel e as acessibilidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Cidália Ferreira acusa a oposição de ser força de bloqueio e pede maioria reforçada para o PS
No dia 30 de Junho, sob o lema "Juntos Fazemos uma Marinha Grande", perante uma sala repleta, com mais de 300 pessoas, no auditório do edifício da Resinagem, teve lugar a apresentação de Cidália Ferreira como candidata a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande. Com a presença de José António Viera da Silva, atual ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Margarida Marques, actual secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e de inúmeros cidadãos marinhenses sem filiação partidária, de todos os quadrantes políticos, com destaque para o actual vereador do PSD, António Santos, que também quis estar presente e testemunhar o apoio a esta candidatura,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa intitulada “Fátima e os Papas” vai decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI
Santuário de Fátima promove 2.ª edição
dos Cursos de Verão
Nos dias 10,11 e 12 de julho decorrerá a 2.ª edição dos Cursos de Verão, no Centro Pastoral de Paulo VI. O curso, intitulado Fátima e os Papas, homenageia Luciano Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima entre 1976 e 2013, figura de grande relevo no desenvolvimento do estudo das temáticas ligadas à História e Mensagem de Fátima. Da sua prolífera obra, destaca-se todo o labor em prol da Documentação Crítica de Fátima. A iniciativa coordenada por Marco Daniel Duarte, atual diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, é pensada para investigadores que pretendem estudar o fenómeno Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovens diabéticos superam desafios radicais e partilham experiências de vida
Centro Hospitalar de Leiria dinamiza
“Fim de semana radical com a Diabetes”
A Consulta de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) organizou a quarta edição de um “Fim de semana radical com a Diabetes”, onde participaram 16 adolescentes diabéticos, dos 13 aos 18 anos, seguidos no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. A Quinta da Escola, em Alvados, acolheu esta iniciativa que decorreu entre os dias 30 de junho e 2 de julho, e que contou com a supervisão médica de oito profissionais do CHL, entre pediatras, enfermeiras, internos de pediatria e dietista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Os Verdes recomendam ao governo medidas para despoluir a Ribeira da Boa Água
O PEV entregou, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução em que recomenda ao Governo que efetue uma programação e calendarização de medidas necessárias para a despoluição da Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda, o qual atravessa o concelho de Torres Novas e desagua no Tejo, com o envolvimento dos agentes locais, assim como garanta a fiscalização que assegure prevenção em relação à não poluição da mesma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plataforma já está acessível
Câmara Municipal de Alcobaça testa aplicação para comunicação de problemas nas praias
A Câmara Municipal de Alcobaça irá disponibilizar através da Internet uma ferramenta que torna possível o reporte e notificação de irregularidades relacionadas, entre outras, com a presença de lixo, danificação de equipamentos ou contaminação da água nas praias do concelho de Alcobaça. A plataforma é acessível através do endereço – https://praia.comigo.pt – e permite comunicar diretamente com os serviços técnicos do Município, notificando-os de um conjunto predefinido de situações as quais serão automaticamente reportadas ao departamento responsável pela sua resolução.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
30 anos a afirmar o Oeste
Comunidade Intermunicipal do Oeste assinala 30º aniversário
A Comunidade Intermunicipal do Oeste assinalou, no dia 6 de julho, os seus 30 anos de existência (1987-2017). Sob o slogan 30 anos a Afirmar o Oeste, a cerimónia contou, entre outras individualidades com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, do presidente da CCDR-LVT, João Teixeira, do representante da CCDR do Centro, dos 12 presidentes dos Municípios do Oeste, ex-presidentes, administradores delegados, colaboradores, ex-colaboradores e várias entidades e parceiros estratégicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Infestante aquática “Erva-Pinheirinha”
Município de Leiria intervém no Rio Lis
para travar erva infestante
O Município de Leiria vai proceder a uma ação de limpeza do rio Lis, na cidade de Leiria, com o objetivo de impedir a proliferação da infestante aquática “Erva-Pinheirinha”, em consonância com as boas práticas e orientações da Agência Portuguesa do Ambiente. Esta intervenção está agendada para o final da próxima semana, uma vez que foi necessário estabelecer um período de segurança de forma a salvaguardar o intervalo de desova dos peixes, que se podem ver, em grande quantidade, nomeadamente os infantis, no troço urbano do rio.~
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatos do PSD às Freguesias de Pombal nas Eleições Autárquicas de 2017
Sílvio Santos é o candidato do PSD à Junta de Freguesia de Carnide
A Comissão Política de Secção PSD/Pombal anunciou publicamente a aprovação da candidatura de Sílvio Santos à Junta de Freguesia de Carnide. O PSD Pombal continua “a apostar naqueles que muito têm feito e gostam das suas freguesias e tendo em conta a lógica de continuar a ter “os melhores” candidatos às Juntas de Freguesia e aqueles que já têm provas dadas nestas funções”, pelo que não hesitou ao fazer esta escolha. Sílvio Santos é gerente de três empresas, que empregam 92 funcionários. Como empresário sempre apoio a sua terra nos mais diversos eventos da freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em articulação com os demais albergues existentes no Caminho Português de Santiago
Santa Casa da Misericórdia de Azambuja vai inaugurar novo “Abrigo do Peregrino”
Esta segunda feira, dia 10 de julho, pelas 16h00, a Santa Casa da Misericórdia de Azambuja irá inaugurar o novo espaço “Abrigo do Peregrino”, em Azambuja. O abrigo permite acolher as centenas de peregrinos que, anualmente, passam por Azambuja a caminho de Santiago de Compostela. O abrigo faz parte do acordo com a Associação Portuguesa dos Amigos do Apóstolo Santiago, que foi interrompido há cerca de um ano por degradação do espaço anterior. O actual “Abrigo do Peregrino” situa-se no complexo da Igreja da Misericórdia, na Rua Espírito Santo, nº 1, na vila de Azambuja. Todo o percurso pedonal estará devidamente sinalizado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatura Independente Narciso Mota- Pombal Humano
Narciso Mota reúne com taxistas da cidade
e admite mudar praça de táxis de Pombal
A candidatura Narciso Mota-Pombal Humano, visitou, no dia 5 de julho, os taxistas de Pombal (cidade), com os quais manteve - publicamente e no seu local de trabalho - uma reunião informal, onde foram abordadas várias questões e preocupações que afectam a actividade destes profissionais. No topo dos assuntos abordados, esteve a actual localização da "praça" de táxis (em frente ao palácio da Justiça) que, não reúne condições mínimas para taxistas e passageiros, sobretudo quando se verificam condições climatéricas severas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em conjunto com a Área Metropolitana do Porto, Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões
Roteiro “Cidadania em Portugal” promove debate na Região de Leiria
O Roteiro Cidadania em Portugal vai estar, entre os dias 11 e 15 de julho, na Área Metropolitana do Porto, Região de Aveiro, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões, com um programa de atividades sobre questões como Igualdade de Género, Combate às Desigualdades, Cidadania Ativa, entre outras. O objetivo desta iniciativa – uma parceria do Governo e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR) – é colocar as redes e comunidades locais a discutir os temas da cidadania, da participação cívica, o combate às desigualdades ou as discriminações. Em Leiria, a acção decorre esta terça-feira, dia 11 de Julho, no Largo da República (10h-12h30) e Quinta do Alçada, sede do Projeto Redes na Quint@, das 14 h30 às 16h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diogo Mateus no Dia do Hospital de Pombal
"Centro Hospitalar de Leiria foi discriminado
na atribuição de fundos em relação a Coimbra"
No 52.º aniversário do Hospital Distrital de Pombal (HDP), unidade do Centro Hospitalar de Leiria, e na quinta cerimónia do Dia do HDP, Licínio de Carvalho, vogal executivo do Conselho de Administração do CHL considerou que é a excelência dos profissionais da casa que ajuda a minimizar e colmatar as dificuldades que são impostas ao Centro Hospitalar. «O empenho e colaboração de todos tem permitido concretizar a estratégia de afirmação regional e nacional que ambicionamos para o CHL, ao mesmo tempo que, com qualidade certificada pela JCI, damos resposta a um quadro crescente de utentes – 450 mil».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moção foi enviada ao Governo e Assembleia da República
Assembleia Municipal do Cadaval defende reposição das Freguesias extintas em 2013
A Assembleia Municipal do Cadaval aprovou, na sessão do dia 30 de Junho, uma Moção em que defende a reposição das Freguesias. Os deputados do PSD (12), CDU (1) e CDS (1) votaram a favor, enquanto a bancada socialista se dividiu: três votaram a favor, três abstiveram-se e sete votaram contra. A Assembleia Municipal do Cadaval considera que “tal medida significou a eliminação de milhares de eleitos autárquicos, maior afastamento entre eleitos e eleitores, maiores dificuldades na resposta aos problemas e anseios das populações, desvirtuamento do papel e função das freguesias na organização do poder local, entre outras perdas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 2018
Câmara de Alcobaça quer a Bandeira Azul
na praia da Pedra do Ouro
A Câmara Municipal de Alcobaça está a tomar diligências no sentido de garantir, para o próximo ano, a Bandeira Azul para a praia Pedra do Ouro, que assim se tornará na terceira praia galardoada pela Associação Bandeira Azul depois de São Martinho e Paredes da Vitória. Esta segunda-feira, dia 3 de julho, realizaram-se as respetivas cerimónias de hasteamento da Bandeira Azul e da Bandeira “Praia Acessível – Praia Para Todos” nas duas praias do concelho de Alcobaça, nas quais o presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio manifestou a sua intenção de “ver reconhecido todo o esforço desenvolvido pela autarquia no sentido de garantir o usufruto da orla costeira do concelho com o máximo de qualidade e segurança."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Viagem no tempo até ao século XIX
Vimeiro promove Recriação Histórica
& Mercado Oitocentista entre 14 e 16 de julho
Entre os próximos dias 14 e 16 de julho, Vimeiro celebrará a histórica Batalha de 1808, ponto central na segunda restauração da independência de Portugal, organizando a sua Recriação Histórica & Mercado Oitocentista. Destaque para a Recriação Histórica da Batalha de Vimeiro, o regresso ao século XIX com demonstrações de profissões e ofícios da época, produtos gastronómicos e jogos de guerra do Período Napoleónico, o Baile Oitocentista e a recriação do de um Banquete em Honra de Sua Majestade
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Afonso Antunes sagra-se campeão nacional
de Surf sub 16
Afonso Antunes de apenas 13 anos, sagra-se campeão nacional de surf no escalão de Sub 16 nas praias de Peniche. A “Capital da Onda”, Peniche, foi a rainha do surf em Portugal nos escalões mais jovens do surf nacional, tendo recebido durante quatro dias duas competições muito importantes para o surf nacional, o Rip Curl GromSearch e a finalíssima do campeonato Nacional de Surf Esperanças (CNSE) da Federação Portuguesa de Surf no escalão de Sub 16. No fim de semana de 1 e 2 de julho disputou-se a finalíssima do CNSE. As previsões eram de condições difíceis, principalmente para sábado em que o vento soprou muito forte do quadrante norte, com rajadas de aproximadamente 60km/h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exibição patente entre 7 de julho e 3 de setembro
Finalistas de Artes Plásticas da ESAD mostram trabalhos artísticos no Banco de Portugal
Os estudantes finalistas do curso de licenciatura em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria mostram e divulgam os seus trabalhos artísticos numa exposição aberta ao público. Esta mostra criativa, que marca o final do presente ano letivo, inaugura esta sexta-feira, dia 7 de julho, às 16h00, no Banco de Portugal, em Leiria. Na exposição os visitantes podem conhecer cerca de 45 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, durante o terceiro e último ano da licenciatura em Artes Plásticas. Pintura, escultura, instalação efémera, desenho, colagem, fotografia, vídeo, entre muitas outras técnicas e meios, são alguns dos objetos selecionados para esta exibição
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ofélia Moleiro integra Movimento Independente de Cidadãos Narciso Mota-Pombal Humano
Ex-deputada do PSD lidera lista independente à Assembleia Municipal de Pombal
Ofélia Moleiro vai liderar a lista à Assembleia Municipal de Pombal, pelo Movimento Independente de Cidadãos Narciso Mota-Pombal Humano. Tendo exercido cargos de vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Pombal, Ofélia Moleiro, foi deputada à Assembleia da Republica, onde desempenhou as funções de secretária da Mesa da Assembleia e da Direcção de Grupo Parlamentar e integrou vários grupos de trabalho e comissões Parlamentares, tendo também feito parte do Grupo População e Desenvolvimento da ONU, com missões na Guiné-Bissau e Filipinas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias
Aldeia piscatória do Escaroupim apela ao voto durante a Gala dedicada às Aldeias Ribeirinhas
Escolhida entre mais de três centenas e meia de candidaturas, uma delas apresentada pelo Município de Salvaterra de Magos, a aldeia do Escaroupim é pré-finalista do Concurso "7 Maravilhas de Portugal - Aldeias" e agora precisa do apoio de todos para conseguir chegar à final. A Gala "7 Maravilhas de Portugal" dedicada à categoria Aldeias Ribeirinhas, na qual concorre o Escaroupim, acontece no dia 9 de Julho, pelas 21horas,na RTP1.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociais-democratas manifestam solidariedade com populações do Pinhal Interior
Distrital de Leiria do PSD quer apuramento de responsabilidades pelos grandes incêndios
Na primeira reunião da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD, realizada no dia 4 de Julho, após os trágicos incêndios que assolaram os concelhos do norte da região de Leiria, a CPD/PSD manifesta o seu pesar pelas 64 vitimas ocorridas nesta tragédia e expressa toda a sua solidariedade para com as populações do Pinhal Interior que foram fortemente afetadas por esta tragédia. A Distrital de Leiria do PSD considera que este é o momento para analisar o que efetivamente se passou naqueles fatídicos dias, no sentido de perceber o que não correu bem com o objetivo maior de evitar que uma tragédia com esta dimensão possa voltar a ocorrer em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 9 de Julho
Granja de Cister comemora 3º aniversário com conferência, livro, showcooking e passeio
A Granja de Cister, projecto da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, celebra o 3º aniversário nos dias 7, 8 e 9 de Julho. Três anos de promoção da região de Alcobaça através do produto agroalimentar de qualidade. O programa inclui, no dia 7 de Julho, sexta-feira, o Jantar Conferência ‘Liberdade e Cidadania’, com o historiador Rui Rasquilho, no dia 8 de Julho, sábado, a apresentação do Livro ‘Capital Social – Um futuro nas Cooperativas Agrícolas’ e Palestra e Showcooking ‘A linguagem sagrada dos alimentos, ingredientes que iremos precisar’ e, no dia 9 de julho, domingo, o Passeio cultural ‘Alcobaça antes e depois de Cister’, que encerra com uma Ginja de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Bloco de Esquerda reúne especialistas
Catarina Martins participa sábado em Leiria
no Fórum - Floresta , que políticas públicas?”
Com o objetivo de se preparar o debate sobre política florestal que terá lugar no próximo dia 19 na Assembleia da República, o Bloco de Esquerda organiza um Fórum com várias mesas de debate sobre temas ligados à floresta. Vários especialistas em política florestal irão debater com ambientalistas, este sábado, dia 8 de julho, quais as respostas públicas que devem ser dadas para o ordenamento da floresta portuguesa. O Fórum tem lugar no Instituto Polítécnico de Leiria, no pólo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Campus 2, Morro do Lena, Alto do Vieiro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso nacional de solicitadoria distinguiu trabalho de investigação de Francisco Loureiro
Docente do Politécnico de Leiria recebe Prémio Solicitador Daniel Lopes Cardoso
Francisco Serra Loureiro, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria) foi distinguido recentemente com o terceiro lugar no concurso Solicitador Daniel Lopes Cardoso, organizado pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), no âmbito do congresso anual realizado em Viana do Castelo. “A liberdade religiosa do trabalhador à luz da Convenção Europeia dos Direitos do Homem” é o tema do trabalho premiado, que resulta da investigação desenvolvida no âmbito do mestrado em Solicitadoria de Empresa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Roteiro propõe descoberta do Vale do Lapedo e do Abrigo do Lagar Velho
Os amantes da natureza e dos percursos pedestres têm mais um desafio, o de participar no Roteiro do Vale do Lapedo e Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, que se realiza este sábado, dia 8 de julho, entre as 10h30 e as 12h30, com ponto de partida no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho. Os participantes terão oportunidade de percorrer os trilhos do Passado no Vale do Lapedo e no Abrigo do Lagar Velho, com a companhia do “Menino do Lapedo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anúncio do ministro Capoulas Santos durante a sessão de esclarecimento sobre o projeto
Governo abre concurso para o projeto
de modernização do Regadio da Cela
Já foi publicado em Diário da República, na passada semana, o anúncio da abertura de concurso para a realização da primeira fase da obra do projeto de modernização do Regadio da Cela. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural durante a sessão pública de divulgação e debate sobre o projeto de modernização do Perímetro de Rega da Cela. Segundo Capoulas Santos, o investimento comunitário de 10 milhões de euros a ser implementado numa área de mais de 450 hectares, será executado em três fases e a sua conclusão está prevista para a primavera de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Festivais de verão: Conheça os seus direitos
Joana Parracho
Não adiemos a esperança
Victor Gil
AVC: como regressar ao dia a dia passo a passo?
Drªa Ana Matias
A Asma em números
Dr. João Fonseca
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o