Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Forte de Peniche deve ser um memorial aos ex-presos políticos?
Sim
Não sei / talvez
Não
Edição Nº 210 Director: Mário Lopes Segunda, 21 de Maio de 2018
Entre a Direcção Geral de Agricultura e a empresa Construções Pragosa
Ministro da Agricultura apadrinha assinatura do contrato da obra do Regadio da Cela
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos apadrinhou no dia 18 de maio, na sede da Associação de Regantes da Cela, a assinatura do auto de consignação da obra de requalificação do Regadio da Cela, entre a Direção Geral de Agricultura e a empresa Construções Pragosa, responsável por executar a obra. A obra já se iniciou este mês e a primeira etapa é a execução da rede de rega, investimento de 3,5 milhões de euros. O projecto de modernização do Regadio da Cela é um investimento superior a 10 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Santuário de Fátima felicita o seu bispo diocesano pela escolha e reconhece nela a deferência para com Fátima
Papa nomeia D. António Marto como Cardeal
O Papa anunciou este domingo, 20 de maio, no Vaticano, a criação, como cardeal, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. O consistório para a criação de 14 novos cardeais eleitores está marcado para 29 de junho, no Vaticano. O responsável português junta-se assim a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente no Colégio Cardinalício. Foi bispo auxiliar de Braga de 2001 a 2004 e Bispo de Viseu desde então até 22 de Abril de 2006, data em que recebeu a nomeação para Bispo de Leiria-Fátima. Entrou nesta diocese no dia 25 de Junho de 2006. Como bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto recebeu no Santuário da Cova da Iria os Papas Bento XVI (2010) e Francisco (2017).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carlos Martins prometeu diligenciar para resolver os problemas ambientais do concelho
Secretário de Estado visita Marinha Grande com Rio Lis e Arte Xávega na agenda
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, reivindicou junto do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, medidas urgentes do Governo para a resolução de questões relacionadas com a requalificação das zonas costeiras e ribeirinhas do concelho. O encontro decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara, Carlos Caetano, e do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Pedrosa tomou posse como presidente do Politécnico de Leiria
Novo presidente do IPL quer doutoramentos na Universidade Politécnica de Leiria
«Juntos faremos um ecossistema educativo, de investigação e de inovação, que levará o Politécnico de Leiria ainda mais longe», afirmou Rui Pedrosa na cerimónia em que tomou posse como presidente do Politécnico de Leiria, realizada no dia 15 de maio. Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, destacou a importância de juntar todos os politécnicos na questão dos doutoramentos e na designação internacional das instituições: «Vamos continuar a luta, está a ser feito o caminho». Pedro Lourtie salientou os cinco anos de partilha de funções com Nuno Mangas e o bom entendimento entre ambos, e desejou a Rui Pedrosa toda a sorte para a nova função que agora inicia, e «pode contar com a solidariedade institucional do presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos órgãos das várias estruturas concelhias tomaram posse
Manuel António Santos tomou posse como presidente da Concelhia do PSD de Pombal
Os novos órgãos do PSD e da JSD de Pombal para o biénio 2018-2020 tomaram posse no dia 12 de maio, num jantar que congregou cerca de 250 pessoas. Nesta iniciativa, que contou com a presença do secretário-geral do PSD, José Silvano, foi dada posse aos núcleos concelhios da JSD e do PSD, às MSD (Mulheres Sociais Democratas) e à Comissão Política de Secção do PSD. Manuel António Santos foi eleito pelos militantes, em eleições realizadas no dia 5 de maio, e é agora o líder da concelhia social-democrata. Juntamente com a sua equipa, o professor e ex-presidente da Junta de Freguesia da Guia, promete “Olhar para o Futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
José Aurélio leva ao Centro de Artes exposição "Um homem pensa porque tem mãos"
O Centro de Artes das Caldas da Rainha inaugurou, no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a exposição "O homem pensa porque tem mãos", do escultor José Aurélio. Esta é a primeira exposição temporária realizada no Museu Leopoldo de Almeida que inaugurou a 15 maio 2017. José Aurélio é um dos nomes mais importantes da escultura portuguesa da segunda metade do século XX, aluno na ESBAL de Leopoldo de Almeida, com trabalho de destaque no campo da arte pública, na medalhística mas também com um contributo de vulto na divulgação da arte contemporânea.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 a 20 de maio
Principais livrarias e alfarrabistas da região levam livros, animação e Cultura à Batalha
A 17ª edição da Feira do Livro da Batalha, realiza-se de 17 a 20 de maio, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Vila da Batalha. A iniciativa conta com a participação das principais livrarias da região que a que se juntam alfarrabistas. À venda e com descontos significativos, podendo mesmo chegar aos 50%, estará uma vasta seleção de publicações para todos os leitores, incluindo os géneros infantil, romance e temas da atualidade e em áreas de conhecimento distintas como a Economia, a História, a Geografia e a Filosofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém recebe espetáculo audiovisual ‘Speaking of Chance’
Lloyd Cole, Luís Fernandes e André Gonçalves
com estreia mundial no Teatro Sá da Bandeira
Lloyd Cole, Luís Fernandes e André Gonçalves apresentam “Speaking of Chance”, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, dia 27 de maio, às 18h00. “Speaking of Chance” é um espetáculo audiovisual de André Gonçalves, Lloyd Cole e Luís Fernandes, cuja estreia mundial acontece em Portugal. O uso do termo “aleatoriedade” no contexto da composição musical disseminou-se a propósito da música dos séculos XX e XXI, através de nomes como John Cage, Pierre Boulez, Brian Eno ou Morton Feldman. Contudo já W.A. Mozart, de certa forma, recorria a este conceito nas suas improvisações. É esta herança que serve como ideia basilar para “Speaking of Chance”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª edição do CityHack decorre de 2 e 3 de junho
Maratona tecnológica de 24 horas Hackaton regressa a Tomar
A segunda edição do CityHack, projeto promovido pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e pelo Município de Tomar, vai decorrer nos próximos dias 2 e 3 de junho, no Complexo Cultural da Levada, nesta cidade. Trata-se de uma maratona tecnológica de 24 horas — também conhecida por Hackaton — que pretende incentivar os estudantes mais arrojados a criar soluções para desafios reais. O CityHack 2018 destina-se a estudantes de ensino superior, que não tenham medo de um desafio, em que o objetivo é responder a problemas reais e encontrar soluções tecnológicas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, em áreas como: Saúde e Bem-Estar; Turismo e Cultura; Mobilidade, Eficiência Energética, Economia Local, Associativismo e Ação Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento recria regresso a Leiria dos soldados que partiram para a I Grande Guerra
Mais de mil figurantes dão vida à recriação histórica “Leiria há 100 anos”
Mais de mil figurantes vão dar vida à Leiria de outros tempos, em mais uma edição da recriação histórica “Leiria há 100 anos”, que se realiza nos dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, no coração da cidade, com entrada livre. Esta viagem no tempo vai decorrer no Largo Paulo VI, Jardim Luís de Camões, Largo de Goa, Damão e Diu, Mercado de Sant’Ana. Praça Rodrigues Lobo e Largo 5 de Outubro, das 14 às 24 h de sábado, e das 13 às 20 h de domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lara Azeitona foi apurada em Torres Vedras
Aluna da Nazaré está na final do Concurso Nacional de Leitura
Lara Azeitona, aluna da Nazaré, foi apurada para a fase final do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu no dia 16 de maio em Torres Vedras, cidade que acolheu a Fase Intermunicipal do Oeste. As Bibliotecas do Oeste marcaram presença numa fase que contou com a participação de quatro alunos da Nazaré (Agrupamento de Escolas da Nazaré). A iniciativa integra o Plano Nacional de Leitura 2027, com a organização geral do CNL, ao longo de duas fases consecutivas: fase regional e fase nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Pavilhão de Vieira de Leiria recebe nome
de Albino Reis Paulo
Na sequência de uma recomendação apresentada na última Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, a Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, por unanimidade, no dia 14 de maio, atribuir o nome de “Albino Reis Paulo” ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Vieira de Leiria. De acordo com a recomendação apresentada, Albino Reis Paulo foi “licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e sempre se entregou, de alma e coração”, à promoção da prática desportiva como complemento à “aquisição de hábitos de vida saudáveis, não se limitando aos seus alunos na experiência quotidiana, mas estendendo a sua influência a todos os que o rodeavam”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Riomaiorense Palhatiko é o palhaço anfitrião
Rio Maior recebe 4ª edição do PalhaçArte - Encontro de Palhaços e Artes do Circo
De 1 a 3 de junho, Rio Maior será a cidade anfitriã, e o riomaiorense Palhatiko o palhaço anfitrião, da 4ª edição do PalhaçArte - Encontro de Palhaços e Artes do Circo de Rio Maior. Todas as crianças têm o direito de brincar e sorrir! E porque dia 1 de Junho é o dia delas, não queremos apenas sorrisos… preferimos gargalhadas, e o PalhaçArte vai andar nas escolas a espalhar animação e receber palmas! No sábado, 2 de junho, o dia começa às 10h30 com espetáculos de artes circenses, palhaços e magia no Jardim Municipal. Para um final de tarde muito divertido em família, às 18H00, o momento alto deste evento, a Gala PalhaçArte reúne um elenco de luxo no palco do Cineteatro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio Literário do Médio Tejo 2017
António Lúcio Vieira apresenta em Constância livro “25 Poemas de Dores e Amores”
António Lúcio Vieira é um poeta ribatejano, de Torres Novas, que venceu, há poucos meses, o Prémio Literário do Médio Tejo 2017 na categoria Poesia. Para a Direção da Casa-Memória de Camões, “António Lúcio Vieira é um poeta de rara sensibilidade e notáveis recursos estilísticos, merecedor do nosso apreço e do nosso acolhimento à sua obra poética”. Assim, a Casa-Memória de Camões receberá, no seu auditório, no domingo, 27 de maio, pelas 16 horas, uma sessão de apresentação do seu livro 25 Poemas de Dores e Amores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Projeto municipal “Comer Bem é Fixe” leva
alunos a visitar o Regadio da Cela
No âmbito do projeto de educação alimentar Comer bem é ser fixe!, e de forma a comemorar o Dia Nacional da Agricultura, nos dias 15 e 16 de maio, 5 turmas do 1º ciclo do ensino básico foram visitar os Campos Agrícolas da Cela para contactarem com os produtores agrícolas e conhecerem a origem de alguns alimentos. Esta ação conta com o apoio da Associação de Beneficiários da Cela e da Confederação dos Agricultores de Portugal. O projeto municipal Comer bem é ser fixe! pretende promover junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente um comportamento positivo relativo à alimentação, com um forte incentivo à adoção de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Sales, Margarida Marques e José Miguel Medeiros
Deputados do PS eleitos por Leiria fazem balanço positivo do mandato
Os deputados do PS – Partido Socialista eleitos por Leiria, António Sales, Margarida Marques e José Miguel Medeiros fizeram no dia 14 de maio, em conferência de imprensa, o balanço da sua actividade como deputados na primeira metade da legislatura e a apresentação das prioridades para a 2ª fase do mandato que terminará em Outubro de 2019. Educação, Saúde, Infraestruturas, Ambiente e Cultura foram os temas mais abordados, com a Linha do Oeste, o Aeroporto de Monte Real, a requalificação do IC8 e do IC2, IP6 e a necessidade de colocar mais meios humanos nos centros de saúde em principal destaque.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Codornizes para todos os gostos de 31 de Maio a 3 de Junho no Landal
Festival Nacional da Codorniz espera mais
de 15 mil visitantes nas Caldas da Rainha
Pizza de codorniz, hambúrguer de codorniz, panadinhos, codorniz de escabeche, e muitas outras propostas…sem esquecer as tradicionais fritas e grelhadas. Tudo regado com os vinhos regionais, alguns produzidos mesmo ali, na localidade do Landal, fechando a refeição com o pão-de-ló e as peras rocha, também ali produzidos, embebidas nos vinhos da terra (peras bêbadas). Falamos do VIII Festival Nacional da Codorniz do Landal, nas Caldas da Rainha, que arranca no próximo dia 31 de Maio (quinta-feira) e até 3 de Junho (Domingo) promete um verdadeiro festim gastronómico com pratos à base de codorniz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria
Ministério da Educação reúne com as CPCJ
do Distrito de Leiria
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria irá realizar esta sexta-feira, dia 18 de maio de 2018, em Leiria, no auditório do m|i|mo, o encontro de representantes do Ministério da Educação com as CPCJ do distrito de Leiria, subordinado ao tema "O papel do professor/educador como membro da CPCJ", com o apoio do Município de Leiria e da Comissão Nacional de Proteçãod de Crianças e Jovens. Este Encontro contará com a presença de Teresa Espírito Santo, da Equipa Técnica da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e encerrará com uma atividade cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Portugal Sou Eu” associa-se ao evento a convite da Câmara Municipal de Benavente
Festival do Arroz Carolino vai decorrer
de 18 a 20 de maio em Benavente
A 2ª Edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas vai decorrer entre os dias 18 e 20 de maio, no parque ribeirinho da vila ribatejana. Já no final desta semana, o “Portugal Sou Eu” vai estar no Festival do Arroz Carolino com um espaço institucional para prestar esclarecimentos às empresas sobre o processo de adesão e oferecer aos visitantes merchandising, com o objetivo de sensibilizar para a importância do programa. Para além do espaço institucional, o “Portugal Sou Eu” também estará presente nos showcookings, através da cedência de equipamento de cozinha da Meireles e com os produtos da Minho Fumeiro, da Loja do Sal e da Quinta dos Olmais, qualificados com o Selo “Portugal Sou Eu”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Novo plano de sinalização altera circulação rodoviária nas ruas junto ao Hospital da CUF
A implementação do novo plano de sinalização que vai alterar a circulação rodoviária na envolvente do Hospital da CUF, em Santarém, está agendada para o próximo domingo, dia 20 de maio, ao início da manhã, por forma a minimizar eventuais transtornos na circulação rodoviária. A circulação passa a ser realizada em sentido único, na rua Zeferino Silva, no sentido descendente, e na rua de Moçambique, no sentido ascendente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultados do Observador Cetelem Exercício e Alimentação Saudável
Portugueses gastam menos em bens para a prática de exercício do que em medicamentos
85% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem gastam por ano, em média, 146 euros em bens essenciais para a prática de exercício físico, como vestuário ou calçado, o que representa um custo mensal de cerca de 12 euros. Este representa metade do valor gasto pelos portugueses em medicamentos. Apesar se estar a assistir a uma nova vaga de motivação para a prática de exercício físico, parece evidente o desinteresse generalizado da maioria dos portugueses pelo exercício físico, com menos de um terço a afirmarem que praticam exercício físico com regularidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa Agrícola de Alcobaça tem a primeira mulher presidente
Maria do Carmo Martins: água, apoio técnico, experimentação e conhecimento são apostas
É a primeira mulher a liderar a Cooperativa Agrícola de Alcobaça. Maria do Carmo Martins tem 44 anos e é Engenheira Agrónoma com mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural. A nova presidente da direcção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça tomou posse em janeiro de 2018, para um mandato de três anos. Em entrevista ao Tinta Fresca, Maria do Carmo Martins fala do passado da Cooperativa e da recuperação que foi feita nos anteriores mandatos, e aborda também os novos projectos e as preocupações da direcção que lidera para os próximos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PCP promete lutar contra a decisão da CP de suprimir comboios inter-regionais
CP suprime ligações inter-regionais directas entre Caldas da Rainha e Coimbra
Perante a possível decisão da CP de suprimir as ligações inter-regionais directas, entre as Caldas da Rainha e Coimbra já a partir de 1 de Junho, a Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP expressa, em comunicado, a sua “frontal oposição a tal decisão que a ser concretizada representaria um grave passo no sentido da degradação da Linha do Oeste e seria o corolário da dramática falta de composições a diesel na Linha do Oeste, que tem levado a CP a suprimir diariamente, desde Janeiro de 2017, diversos comboios e a substituir estes por ligações em autocarro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXIII Conferência Anual de Gestão reúne cerca de 250 participantes
ESTG analisa oportunidades e desafios de novas tecnologias nas empresas financeiras
“Fintech: Oportunidades e Desafios” é o mote da XXIII Conferência Anual de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), que se realiza esta quinta-feira, dia 17 de maio às 15h30, no auditório 1, do edifício B da ESTG/IPL. Com organização conjunta da licenciatura e mestrado em Gestão, mestrado em Controlo de Gestão, e mestrado em Finanças Empresariais, a edição deste ano conta com cerca de 250 participantes, onde se fala de desafios das Fintech, isto é, a inovação e o uso de novas tecnologias por empresas financeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Festas do Império do Divino Espírito Santo
de Alenquer encerram este fim de semana
O fim de semana de Pentecostes marca como é tradição o encerramento das Festas do Império do Divino Espírito Santo em Alenquer, que vão decorrer entre sexta-feira 18 de maio e domingo 20 de maio. As origens do Culto do Espírito Santo em Alenquer, desde o século XIV e o seu percurso até à atualidade, já estão patentes numa série de painéis ao longo da calçada Francisco Carmo (a calçadinha para os alenquerenses).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio anual promove o desenvolvimento da atividade científica dentro da instituição
Centro Hospitalar de Leiria lança “Prémio
de Investigação CHL - José Ribeiro Vieira”
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou o “Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira”, que distingue trabalhos de investigação realizados na instituição, e visa estimular a atividade científica do CHL. O novo galardão é dirigido aos profissionais do CHL, autores de trabalhos publicados em revistas científicas com peer review e fator de impacto atribuído e publicamente conhecido, publicados no ano civil anterior ao que o prémio se refere.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18, 19, 20 e 21 de maio
União de Freguesias comemora 34º Aniversário da Elevação de Pataias a Vila
O Executivo da União das Freguesias de Pataias e Martingança comemora o 34º Aniversário da Elevação de Pataias a Vila, nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio de 2018, no Largo do Cruzeiro, em Pataias. Do cartaz consta uma Feira do Livro, Exposições, Tasquinhas das Associações, o XV Encontro de Colecionismo Carlos Salvador (19 de maio), o XII Passeio Pedestre (20 de maio) e a inauguração do Parque de Lazer, junto às piscinas, com Burricada – Passeio de Burros, exercícios de máquinas de fitness, animação para as crianças e Eletronic Jam Sessions.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira Nacional de Agricultura 2018
Uso de "barrete de campino" dá entrada grátis
no "Dia do Município de Santarém"
O "Dia do Município de Santarém", 7 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, foi apresentado em conferência de imprensa esta terça-feira, dia 15 de maio, pelas 15h30 na Sala dos Azulejos dos Paços do Concelho. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), os vereadores Inês Barroso e Jorge Rodrigues, e Vasco Gracias, director-executivo do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), fizeram a apresentação dos principais destaques para o "Dia de Santarém".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato devia ter-se iniciado em abril
DGPC autoriza contratenores Luís Peças e João Paulo Ferreira a atuar no Mosteiro de Alcobaça
Os contratenores alcobacenses Luís Peças e João Paulo Ferreira já têm autorização da DGPC – Direção Geral do Património Cultural para iniciar as suas atuações musicais no Mosteiro de Alcobaça. O processo, segundo os músicos, estava a arrastar-se desde janeiro, altura em que enviaram uma proposta à directora da DGPC para renovação de contrato, sem obtenção de resposta até à data. Contactada pelo Tinta Fresca, a DGPC referiu, no dia 15 de maio, que “se encontra concluída a tramitação legal” e que “estão actualmente reunidas as condições necessárias para que os dois contratenores iniciem funções”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para prestar serviços de administração central ao nível empresarial
Câmara de Porto de Mós aprova protocolo
para a criação do Espaço Empresa
Foi aprovado em reunião de Câmara de 10 de maio, por unanimidade, a assinatura de Protocolo da Câmara Municipal de Porto de Mós com a Agência para a competitividade e Inovação (IAPMEI), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com o objeto de definir regras para a instalação e funcionamento do “Espaço Empresa” no concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IFRRU 2O2O – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana
Cartaxo apresenta instrumento financeiro
para regeneração urbana
O IFRRU 2O2O – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana, esteve em debate em sessão pública organizada pelo município do Cartaxo. Dina Ferreira, vogal executiva da comissão diretiva da estrutura de gestão do IFRRU, recordou que “para o financiamento é indispensável o parecer positivo do município” para além de “apenas os imóveis localizados dentro das ARU poderem ser financiados”. Pedro Magalhães informou que nos próximos três anos, o Município do Cartaxo vai investir 5,4 milhões de euros de fundos comunitários, dentro das Áreas de Reabilitação Urbana, para a reabilitação do espaço público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscritos nas escolas do concelho
Câmara da Batalha aprova transporte gratuito para todos os alunos até ao 12º ano
A Câmara Municipal da Batalha pretende alargar os transportes gratuitos a todos os alunos que frequentam as escolas do Concelho da Batalha, uma medida de apoio às famílias e que representa um investimento municipal superior a 30 mil euros. Esta medida consta em proposta de Regulamento a apreciar na próxima reunião do executivo municipal e a aprovar em definitivo pela Assembleia Municipal, com o objetivo de entrar em vigor no ano letivo de 2018/2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2º- aniversário
Bombarral comemora adesão ao movimento “Cidade dos Afetos”
A cerimónia de adesão do Município do Bombarral ao movimento “Cidade dos Afetos” teve lugar no dia 19 de maio de 2016, nos Claustros do Palácio. Iniciado pelas Câmaras Municipais do Barreiro e de Caldas da Rainha e pelas Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio e Zé Povinho, este movimento pretende mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a promover o bem-estar e estilos de vida saudáveis. A comemoração da adesão do Bombarral ao movimento “Cidade dos Afetos” terá lugar de 18 a 22 de maio, com várias actividades
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Município de Ourém recebe Presidentes
das Repúblicas de Malta e de Portugal
Ourém vai receber no dia 16 de maio a visita da Presidente da República de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, momento que contará com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Esta receção à Presidente da República de Malta acontece na sequência da participação do Presidente da Câmara Municipal de Ourém no Fórum Turismo do Mediterrâneo, realizado em Malta, e onde Luís Miguel Albuquerque foi agraciado com o “Prémio Mediterrâneo de Turismo” pelas boas práticas de turismo executadas em Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a ocorrência de mais um acidente mortal
Deputados do PSD apelam ao primeiro-ministro para requalificar o IC2 no concelho de Pombal
Após receberem a notícia de mais duas vítimas mortais no IC2, no troço que atravessa a freguesia de Vermoil, os deputados do PSD Pedro Pimpão, Teresa Morais, José António Silva e Margarida Balseiro Lopes entregaram, no dia 11 de maio, na Assembleia da República, um pedido de esclarecimento dirigido ao primeiro-ministro, em que se apela à intervenção urgente no Governo na requalificação do IC2 no concelho de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Dominguinhostoma posse esta quarta-feira
Novo presidente do Conselho Coordenador
dos Politécnicos toma posse em Leiria
O novo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, eleito a 2 de maio, tomará posse numa cerimónia agendada para o próximo dia 16 de maio, pelas 14h15, na Biblioteca José Saramago, sita no campus 2, do Politécnico de Leiria. Pedro Dominguinhos, presidente do Politécnico de Setúbal, foi eleito em reunião plenária, por unanimidade dos votos presentes, sucedendo assim a Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, na condução dos destinos do CCISP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
GNR recupera Águia de Harris ferida
em Atouguia da Baleia
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, recuperou, no dia 11 de maio, em Atouguia da Baleia - Peniche, uma Águia de Harris. Após uma denúncia da existência de uma ave ferida na via pública, os militares de imediato a recolheram, tendo-a encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Montejunto, possibilitando o devido acompanhamento médico-veterinário, para posteriormente ser devolvida ao seu habitat natural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 25 e 26 de maio
Festival Internacional de Magia leva a magia
e o ilusionismo à Benedita
A vila da Benedita será pela 4ª vez consecutiva o local escolhido para a realização do Festival Internacional de Magia, um dos mais importantes eventos nacionais dedicados ao ilusionismo. A programação do Benedita Mágica distribui-se pelo Centro Cultural Gonçalves Sapinho e pela Praça Damasceno de Campos, nos dias 25 e 26 de maio, trazendo à freguesia do concelho de Alcobaça alguns dos mais conceituados especialistas nacionais e internacionais nas artes da ilusão. Destaque para a presença de nomes como David Sousa, Francisco Mousinho e Solange Kardinaly (Portugal), Hugo Maximiliano (Espanha), Juan Mayoral (Espanha), Mago Ruben (Espanha), Zheng Huang (China) e Jahn Gallo (Suécia).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para residentes distantes do Tribunal
Tribunal de Santarém disponibiliza sistema de videoconferência
O Tribunal Judicial da Comarca de Santarém vem dar conhecimento à população da existência, nos vários Palácios de Justiça dos Núcleos que compõem o Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, de equipamentos de videoconferência que podem ser utilizados sempre que a deslocação ao local do julgamento ou tomada de declarações seja distante ou onerosa. Para o efeito, devem os/as interessados/as requerer nos processos a utilização dessa faculdade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abrangendo todo o concelho
Unidade de Saúde Familiar Vitrius já iniciou actividade na Marinha Grande
A Unidade de Saúde Familiar Vitrius, instalada no Centro de Saúde da Marinha Grande, iniciou na sexta-feira, 11 de maio, a sua atividade, garantindo resposta assistencial a cerca de 14000 utentes, dos quais 1903, na sua maioria crianças e jovens, passaram a ter médico de família atribuído. A USF Vitrius, a 8.ª USF integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, é coordenada pela médica Delfina Jesus Carvalho, e reúne uma equipa multiprofissional constituída por 8 médicos, 8 enfermeiros e 5 assistentes técnicos, num total de 21 profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Mariano Gago homenageado em Leiria
IPL comemora o Dia Nacional dos Cientistas
na conferência ‘Os caminhos do conhecimento’
Leiria foi a cidade eleita pela Agência Ciência Viva para a comemoração nacional do Dia Nacional dos Cientistas, que se assinala no dia 16 de maio, quarta-feira, às 9h30, no Teatro José Lúcio da Silva. O Politécnico de Leiria participa no evento, que visa celebrar e reconhecer o papel dos cientistas na sociedade portuguesa, com a conferência “Os Caminhos do Conhecimento, o legado de José Mariano Gago”, que reúne investigadores, artistas, empresários, políticos, professores e estudantes para um debate sobre o conhecimento para um futuro comum.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviços Municipalizados efectuaram a obra
Reabertura do Ascensor da Nazaré está prevista para 15 de maio
O Ascensor da Nazaré deverá retomar o normal funcionamento na terça-feira, dia 15 de maio. O serviço foi suspenso por motivos de segurança depois de se ter verificado a queda de blocos de pedra da arriba para o túnel. Após a deteção da queda de pedras, apesar destas terem ficado retidas numa rede protetora, a primeira entidade a quem foi comunicada a suspensão de atividade do Ascensor, e explicados os motivos, foi a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por ser a entidade que tutoria a área de arriba sobranceira ao túnel”, explica Orlando Rodrigues, vereador na Câmara e vogal dos Serviços Municipalizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Marques apresentou a “Triste Vida a de Moisés Jacinto”
Escritor do Bombarral publica primeiro livro
aos 93 anos
O bombarralense António Marques apresentou, aos 93 anos, o seu primeiro romance, intitulado “Triste Vida a de Moisés Jacinto”. A apresentação teve lugar no sábado, dia 5 de maio de 2018, no Auditório Municipal do Bombarral, e ocorreu perante uma plateia composta por familiares e muitos amigos do autor, que não quiseram deixar de marcar presença neste momento tão especial. Ao presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, coube fazer a abertura da sessão, tendo afirmado ser uma “enorme honra e um prazer imenso presenciar a apresentação pública da obra do senhor António Marques”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém dois homens em Turquel por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça e Benedita, deteve, no dia 11 de maio, em flagrante delito, na localidade de Turquel, dois homens de 19 e 40 anos, por tráfico de estupefacientes. Os militares, no decorrer de uma ação de patrulhamento preventivo, abordaram dois ocupantes de um veículo, que adotaram um comportamento suspeito na presença dos militares, tendo estes na sua posse 29 doses de heroína e 11 doses de crack. Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa partiu de um desafio lançado pelo Turismo Centro de Portugal à Nissan Portugal
Turismo do Centro e Nissan plantam 180 mil árvores no Pinhal de Leiria
Pelo simples facto de viajarem, os proprietários dos veículos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200 vão ajudar à reflorestação do Centro de Portugal. Este é conceito da iniciativa LEAF4Trees, promovida pela Nissan, na sequência de um desafio lançado pelo Turismo do Centro de Portugal, e que conta com a parceria do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Em conjunto, as três entidades preveem plantar cerca de 180.000 árvores na Mata Nacional do Pinhal de Leiria. O protocolo entre a Nissan Portugal e o ICNF assinado no dia 12 de maio, em Lisboa, contando com o apoio da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poupança representa uma redução de 65% nos custos com a fatura de energia elétrica
OesteSustentável instala iluminação LED
nos Paços de Concelho de Caldas da Rainha
A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste em parceria com o Município de Caldas da Rainha instalou iluminação LED no Edifício do Paços do Concelho, no âmbito da fase piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, que permitirá evitar cerca de 28 toneladas de CO2 para atmosfera, representando assim uma poupança anual de cerca de 13 000 euros para o Município de Caldas da Rainha. Esta intervenção permite uma poupança estimada perto de 67 000 kWh ano, evitando cerca de 28 tonCO2 em emissões e representando assim uma poupança anual de cerca de 14 000 euros para o Município de Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa “Esquininhas” 2018
Anselmo Ralph atua ao vivo na praia da Nazaré a 16 de junho
Anselmo Ralph dará um dos concertos do Programa “Esquininhas” 2018 na Nazaré, no dia 16 de junho. O espetáculo está marcado para as 22:00, no palco instalado no areal da Praia da Nazaré (junto ao Estádio do Viveiro). O “Esquininhas” é um evento de caráter cultural, da iniciativa da Autarquia, composto por vários concertos, que irão decorrer num percurso de esquinas da vila, num trajeto feito através das travessas que ligam as várias ruas da zona antiga da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval e Alenquer
Serra de Montejunto recebe Semana da Floresta de 11 a 18 de maio
A 17ª Semana da Floresta decorre na serra de Montejunto, de 11 a 18 de maio, aberta ao pré-escolar e 1.º ciclo do Cadaval e Alenquer, numa organização conjunta dos Municípios do Cadaval e de Alenquer. As atividades decorrem de manhã das 10h às 12h00 e à tarde das 14h às 16h00, sendo o ponto de partida junto ao Centro de Interpretação Ambiental / Polo de Receção Turística (Serra de Montejunto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra ‘Fratelli Toso 1910-1970’ assinala o Dia Internacional dos Museus
Marinha Grande recebe mostra sobre os 60 anos da fábrica italiana de vidro de Murano
A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o Dia Internacional dos Museus (DIM) através de um conjunto de atividades dirigido à população, que decorre de 18 a 25 de maio, com o objetivo de divulgar os espaços museológicos da cidade e cujo ponto alto ocorre no dia 18 de maio, com a “Noite dos Museus”, que inclui a inauguração da exposição “Fratelli Toso” e o concerto do Quarteto D. Dinis, do Orfeão de Leiria, no Museu do Vidro. O Dia Internacional dos Museu é celebrado a 18 de maio, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM) que, este ano, escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Município envolve escolas e comunidade
nas comemorações do Dia Mundial da Terra
No dia 22 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra, tendo o Município de Alcobaça, através do pelouro do Ambiente, realizado diversas atividades de carácter ambiental nos dias 19, 20 e 21 de abril envolvendo escolas e restante comunidade. Ao todo participaram mais 300 de pessoas nas sessões de cinema ECO, nas ações de limpeza de praia “Clean up Days”, e no percurso interpretativo pelo Vale da Ribeira do Mogo. Destaque para a adesão de 5 Eco-Escolas de Alcobaça, com alunos do 1º ao 8º ano de escolaridade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Como Entidade Pública Empresarial
Governo integra o Centro Hospitalar do Oeste no sector Empresarial do Estado
A Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista congratulou-se esta sexta-feira pela aprovação em Conselho de Ministros de 10 de Maio de 2018 do Decreto-Lei que integra o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) no sector Empresarial do Estado como Entidade Pública Empresarial (EPE) O CHO é composto por três unidades Hospitalares situadas nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, servindo cerca de 300 000 utentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio promove investigação sobre história local na região de Leiria
"Prémio Villa Portela" passa a ser suportado pela Câmara Municipal de Leiria
A promoção da investigação da história local e do património do distrito de Leiria e do concelho de Ourém é o objetivo do “Prémio Villa Portela, que tem candidaturas abertas até 15 de outubro.Apresentado em conferência de imprensa esta quinta-feira, 10 de maio, este prémio, criado em 2010 por Ricardo Charters d'Azevedo, anterior proprietário da Villa Portela, passa a ser suportado pelo Município, no âmbito da passagem para a esfera autárquica do edifício Villa Portela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Feira Rural está de regresso a Santa Cruz
Em 2018 a Feira Rural apresenta uma grande novidade com cheiro a maresia! A primeira edição da Feira Rural de Santa Cruz realiza-se no dia 19 de maio, sábado, junto ao Mercado Municipal de Santa Cruz. Ao terceiro sábado de cada mês (exceto julho e agosto), vai poder visitar e fazer as suas compras na Feira Rural de Santa Cruz com a mesma frescura e qualidade de sempre. Será possível visitar bancas dedicadas à doçaria, aos vinhos e ao artesanato junto do Mercado Municipal de Santa Cruz, que neste dia funcionará até às 17h00, enquanto no interior do Mercado Municipal juntos dos operadores desse espaço, vai encontrar a venda de frutas e produtos hortícolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Fernanda Mateus
PCP promove 12º Jantar Comemorativo da Comissão de Freguesia da Benedita
O Partido Comunista Português realiza o 12º Jantar Comemorativo da Comissão de Freguesia da Benedita no sábado, dia 19 de maio, a partir das 20 horas, no restaurante O Paraíso. O orador convidado è Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valores dos apoios mantêm-se, à exceção dos Bombeiros Voluntários de Santarém
Município de Santarém assina protocolos com Associações de Bombeiros Voluntários locais
O Município de Santarém assinou, no dia 10 de maio, três protocolos de cooperação com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho, de modo a dar continuidade aos protocolos atualmente em vigor, uma vez que as Associações de Bombeiros Voluntários, conforme disposto no art.º 46.º da Lei de Bases da Proteção Civil, são agentes da proteção civil e parceiros indispensáveis do Município no levantamento, previsão, avaliação e prevenção de riscos coletivos, assumindo a proteção e o socorro de pessoas e bens em perigo quando situações de acidente grave ou catástrofe ocorrem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o