Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda que a "Geringonça" morreu?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Quinta, 17 de Outubro de 2019
Ocupando as pastas da Agricultura e da Coesão Territorial
Maria do Céu Albuquerque e Ana Abrunhosa
entram para o novo Governo do PS
Maria do Céu Albuquerque e Ana Abrunhosa vão integrar o novo Governo presidido por António Costa. O anúncio do novo elenco governativo teve lugar após a reunião desta terça-feira, 15 de outubro, do primeiro-ministro com o Presidente da República. A ex-presidente da Câmara Municipal de Abrantes e atual secretária de Estado do Desenvolvimento Regional vai ocupar a pasta da Agricultura enquanto a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro vai ocupar a pasta da Coesão Territorial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Assinalando 2 anos de mandato
Câmara da Batalha lança concursos públicos para projetos de 1,5 milhões de euros
O Executivo da Câmara Municipal da Batalha na sua reunião desta segunda-feira, dia 14 de janeiro, registou o segundo ano do atual mandato com a aprovação de concursos públicos de lançamento de novas empreitadas, por concurso público, e relativas ao projeto de Requalificação do Antigo Campo de Futebol, junto ao Mosteiro da Batalha, para Parque de Eventos “Santa Maria da Vitória” e zona de lazer, na Vila da Batalha, um investimento no valor de 1,2 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 1 de novembro
Feira de São Simão 2019 traz a Alcobaça
frutos secos e animação
Na Feira de São Simão, que este ano decorre de 26 de outubro a 1 de novembro, no Mercado Municipal de Alcobaça, pode encontrar os frutos secos e os passados, tão típicos e apreciados nesta quadra, assim como outros produtos alimentares regionais: queijos, enchidos, azeite e doces tradicionais, como as típicas broas de batata doce, entre muitas outras iguarias. Haverá ainda um espaço de tasquinha/restauração que servirá almoços e jantares. Entrada gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Escola Superior de Saúde faz cordão humano em Leiria pela erradicação da pobreza
A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria dinamiza esta quinta-feira, 17 de outubro, um cordão humano pela erradicação da pobreza. Em simultâneo será lido o “Manifesto Contra a Pobreza”. Clarisse Louro, diretora da ESSLei, explica que «a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em 1992, há quase três décadas, no entanto ainda hoje verificamos que muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável continuam por concretizar. Esta será uma forma de manifestarmos a nossa vontade, de exigirmos, a realização efetiva destes Objetivos, por um País e Mundo mais justos». A organização prevê juntar 1.000 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos nesta manifestação pacífica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem utilizava um íman eletromagnético
Motorista detido pela GNR em Óbidos por manipulação de tacógrafo
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento de Trânsito de Leiria, deteve, dia 15 de outubro, um homem de 33 anos por manipulação de tacógrafo, em Óbidos. No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares detetaram um veículo pesado de mercadorias, que circulava sem que o condutor fizesse o registo dos seus tempos de condução e repouso, manipulando o aparelho tacográfico, através de um íman eletromagnético.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Politécnico promove alimentação saudável e sustentável no Dia Mundial da Alimentação
O MARE-Politécnico de Leiria - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria dinamizam esta quarta-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o workshop “Ser saudável é responsabilidade de todos”. A iniciativa, que decorre a partir das 18h00, no Jardim de Infância / Escola Básica do Alemão, em Peniche, é aberta ao público e pretende promover lanches escolares mais saudáveis e sustentáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ricardo Araújo Pereira foi um dos autores convidados este domingo
Marcelo Rebelo de Sousa: “O que torna único o Folio é o seu lado inesperado e inovador”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é um fã desde a primeira hora do FOLIO – Festival Literário de Óbidos e, como não poderia deixar de acontecer, esteve este domingo, 13 de Outubro, na vila histórica para participar neste evento e assistir a algumas das sessões, onde acabou também por ser um dos protagonistas. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o facto de o FOLIO ter temáticas para vários públicos e, por isso, ser tão abrangente. O Chefe de Estado considerou também que o tema escolhido foi muito importante, porque aborda muitas questões e “toca toda a gente, atraindo públicos muito diversos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Números do INE revelam que a procura turística da região cresceu acima da média nacional em agosto
Agosto foi o melhor mês de sempre
para o turismo no Centro de Portugal
Agosto de 2019 foi o melhor mês de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, tanto em número de dormidas e hóspedes, como nos proveitos hoteleiros. Números dados hoje a conhecer pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, relativos a agosto, mostram igualmente que a procura da região continua a crescer acima da média nacional. No total de dormidas, o mês de agosto de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018, aumentou cerca de 3% no Centro de Portugal: verificaram-se 1.028.850 dormidas em agosto de 2018 e estas foram 1.060.101 no mesmo mês de 2019, num crescimento de 31.251 dormidas. Este aumento de 3% superou a média nacional, que subiu 2,6%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto U-Bike evita 17 mil kg de emissões de CO2 no distrito de Leiria
Bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria percorrem 100 mil quilómetros
As bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria já percorreram 100.000 quilómetros, evitando a emissão de cerca de 17.000 quilos de dióxido de carbono na atmosfera, em Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha. O projeto U-Bike já serviu, desde junho de 2018, 382 utilizadores, entre estudantes, professores, investigadores e técnicos do Politécnico de Leiria, nos seus diversos campi. Atualmente circulam no âmbito deste projeto 183 bicicletas elétricas em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oeste afirma-se como Região de referência nacional e internacional na temática do combate às alterações climáticas e desenvolvimento
Comunidade Intermunicipal do Oeste lança
a Maria para combater as alterações climáticas
Alinhada com o Acordo de Paris, bem como com as orientações da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020), a Comunidade Intermunicipal do Oeste desenvolveu o Plano Intermunicipal de Combate às Alterações Climáticas do Oeste, um plano de ação que identifica as principais vulnerabilidades e medidas de adaptação às alterações climáticas nos 12 Municípios da Região. Neste sentido, a Comunidade Intermunicipal do Oeste criou a Maria, uma menina que vai levar aos cidadãos da Região Oeste e ao país uma mensagem de sensibilização e consciencialização para a importância da preservação do planeta através da mudança de comportamentos diários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 11 de novembro
Festas da Cidade unem cultura, gastronomia e desporto em torno da tradição de Torres Vedras
As Festas da Cidade de Torres Vedras estão de regresso, com uma vasta programação que decorre entre 26 de outubro e 11 de novembro e que promete unir cultura, gastronomia e desporto em torno da tradição. "A vinha e o vinho de Torres Vedras" é o tema do cortejo etnográfico que dará início ao programa, no dia 26, juntando nove ranchos folclóricos do Concelho em torno de uma recriação etnográfica que se irá focar em hábitos e costumes relacionados com a vinha e o vinho. O dia começa com a concentração dos ranchos junto ao Mercado Municipal, às 11h00, seguindo-se um cortejo rumo ao Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições, que, às 15h00, será palco do Encontro de Folclore do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atletas madeirense e leiriense subiram ao lugar mais alto do pódio
Bruno Moniz e Patrícia Carreira venceram Meia Maratona de Leiria
Mais de mil atletas participaram na Meia Maratona de Leiria, uma festa do desporto que veio para ficar. Bruno Moniz e Patrícia Carreira foram os atletas que subiram ao pódio em primeiro lugar no final da Meia Maratona de Leiria e que desta forma conquistaram um bilhete para a Meia Maratona de Shantou, na China, onde irão representar o Município de Leiria, no próximo dia 22 de dezembro. O público não faltou para apoiar os atletas e todos aqueles que para além da Meia Maratona, participaram na prova de 10 km, corrida da pequenada e caminhada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Carlos Fonseca impressionado com o Festival Literário Internacional de Óbidos
Presidente da República de Cabo Verde participa durante três dias no Folio 2019
O Presidente da República de Cabo Verde participou nos primeiros três dias do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que foi inaugurado no dia 10 de outubro e se prolonga até ao dia 20 de outubro. Jorge Carlos Fonseca gostaria que se mantivesse uma ligação forte com Óbidos, de forma a trocar experiências culturais, com base no que acontece no Folio. Em Cabo Verde há dois importantes festivais literários e Óbidos poderá servir de exemplo pela forma como envolve a comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando ser um ato ilegal
CDU contesta retirada de propaganda eleitoral por funcionários da Câmara de Peniche
No dia 27 de setembro, em período oficial de campanha eleitoral, foram retiradas da via pública três estruturas metálicas de propaganda da CDU que se encontravam junto da Fortaleza de Peniche, da fábrica Thay Union (ESIP) e do Porto de Pesca, duas das quais com propaganda da CDU e uma com propaganda da Festa do “Avante”, sendo que estruturas similares de outros Partidos foram mantidas nos seus locais. A CDU teve informações de que teriam sido funcionários da Câmara Municipal de Peniche (CMP), com o auxílio de uma viatura da CMP, a retirar as estruturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentadora esteve à conversa com alunos da escola básica e secundária
Catarina Furtado no Bombarral: “Não deixem que vos digam que não podem mudar o mundo”
Catarina Furtado, apresentadora de televisão, atriz e embaixadora da Boa Vontade do Fundo de População das Nações Unidas, esteve esta quarta-feira, dia 9 de outubro de 2019, à conversa com os alunos da Escola Básica e Secundária Fernão Pó, no Bombarral. Tendo com pano de fundo o livro da sua autoria “Adolescer é fácil, #só que não”, Catarina Furtado começou a conversa com os alunos e professores que lotaram o auditório da escola, falando sobre a sua experiência enquanto voluntária das Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
OesteSustentável implementa projeto em edifícios municipais
Município de Arruda recebe projeto de iluminação LED e de bateria de condensadores
No âmbito do Fundo de Eficiência Energética, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste procedeu à implementação do projeto que considera a substituição de 335 lâmpadas LED e de instalação de baterias de condensadores em diversos edifícios municipais, nomeadamente Pavilhão Multiusos e no edifício dos Paços de Concelho de Arruda dos Vinhos. Estas três medidas de eficiência energética permitem poupar cerca de 6 mil euros por ano ao Município de Arruda dos Vinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
GNR detém idoso por caça ilegal no Carvalhal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, deteve, dia 13 de outubro, em flagrante delito, um homem de 75 anos, pelo crime do exercício do ato venatório em terrenos não cinegéticos, em Carvalhal, no concelho de Bombarral. No decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, para prevenção, deteção e repressão de situações ilícitas, os militares detiveram o indivíduo que se encontrava a praticar o exercício do ato venatório em terrenos não cinegéticos, ou seja, terrenos onde não é permitida a caça, nomeadamente em povoados, numa faixa de proteção de 250 metros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verificar oportunidades de melhoria é o intuito da sondagem de opinião
Sondagem de opinião sobre serviços municipais do Cadaval prolongada até fim de outubro
O Município do Cadaval está a aplicar, até 31 de outubro, um conjunto de inquéritos (anónimos) destinados a avaliar o grau de satisfação dos utentes dos serviços municipais. Os questionários destinam-se a sondar o público sobre o atendimento geral camarário, bem como sobre a Biblioteca Municipal, Museu Municipal e Gabinete de Inserção Profissional. Por isso, apela à participação, pois a sua opinião conta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com carregamento rápido
Grupo Barraqueiro testa autocarro elétrico
de 95 lugares em Torres Vedras
O Grupo Barraqueiro, em parceria com o Município de Torres Vedras, encontra-se a testar um autocarro 100% elétrico em Torres Vedras. O autocarro foi apresentado esta sexta-feira, 11 de outubro, no Centro de Educação Ambiental, numa sessão que contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, e um responsável da empresa industrial francesa que desenvolveu o autocarro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Cinema de Turismo realiza-se em Torres Vedras de 22 a 25 de outubro
Filme promocional do Centro de Portugal vence prémio do público do Festival ART&TUR
O filme “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?” (https://bit.ly/2WnVXmi), produzido pela Slideshow para o Turismo Centro de Portugal, foi o grande vencedor do prémio do público no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo. O festival vai ter lugar em Torres Vedras, de 22 a 25 de outubro. Pela primeira vez na sua história, o Festival ART&TUR ofereceu este ano ao público a oportunidade de votar nos melhores filmes e documentários de turismo na competição, através dos People’s Choice Awards. A votação, dividida em três categorias, decorreu no website do Festival, entre 9 de setembro e 9 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara do Bombarral recebeu Mara Duarte
Governadora do Distrito 1960 visitou o Rotary Club do Bombarral
Mara Duarte, Governadora do Distrito 1960 para o Ano Rotário de 2019/2020, foi recebida esta sexta-feira, dia 4 de outubro de 2019, pelo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, no âmbito da visita que a dirigente realizou ao Rotary Club local. A receção teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, onde marcaram igualmente presença o vice-presidente da autarquia, Nuno Vicente, o vereador Vitor Fonseca, assim como o presidente do Rotary Club do Bombarral, Adolfo Pereira, e outros sócios do clube rotário e do sócio honorário e Governador do distrito 1960 no Ano Rotário 2017/2018 - Afonso Malho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de outubro
Cartaxo Sessions trazem bandas alternativas
ao Centro Cultural do Cartaxo
As Cartaxo Sessions estão de volta ao Centro Cultural do Cartaxo no dia 18 de outubro, a partir das 22h30. Em palco estarão as bandas Ecstatic Vision e Astrodome, logo depois da abertura com NancyKnox nos discos. Conhecidas por trazerem ao Cartaxo bandas alternativas nacionais e internacionais, as Cartaxo Sessions prometem mais uma noite incrível e diferente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cuidados paliativos são um direito de todos
Centro Hospitalar de Leiria sensibiliza para
a importância dos cuidados paliativos
A Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Centro Hospitalar de Leiria, e a equipa que assegurará os Cuidados Paliativos Pediátricos (EIHSCP-P), uniram-se para assinalar, durante todo o mês de outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos e dos Cuidados Paliativos Pediátricos, que se comemoram oficialmente dia 12 de outubro. Até ao final do mês o CHL sensibilizará, no seu site e Facebook, para a importância dos cuidados paliativos, como fator integrante dos cuidados prestados aos utentes, e garantia da dignidade humana durante o processo da doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Única sinagoga medieval portuguesa
Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar inaugurado a 15 de Outubro
O Núcleo Interpretativo Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto vai ser inaugurado no dia 15 de Outubro, terça-feira, às 17 h. Monumento nacional classificado desde 1921, o templo hebraico é um dos monumentos mais visitados de Tomar. O edifício deve ter sido construído no final da primeira metade do século XV, tendo sido o único edificado para o efeito em Portugal que chegou aos nossos dias. Financiada por uma elite de judeus, próximos da Ordem de Cristo e da família real que a administrava, a construção da Sinagoga seguiu de perto o estilo gótico e estava perfeitamente integrada nos sítios usuais para as casas de oração dos judeus: um local recolhido a meio da judiaria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às portas de Lisboa, o Cadaval é o principal produtor de pera rocha e vinho leve
Festa das Adiafas volta a homenagear o final das colheitas e potenciar economia no Cadaval
De 19 a 27 de outubro, o Cadaval, concelho rural às portas de Lisboa e principal produtor nacional de pera rocha e de vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos e animação variada. Contempla, invariavelmente, o Festival Nacional do Vinho Leve – 18ª Edição, e volta a eleger a Miss Adiafas. Junte-se à festa!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na cerimónia comemorativa dos 50 anos da geminação dos Município de Tokushima e Leiria
Governo do Japão atribui Diploma de Mérito
ao Município de Leiria
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão atribuiu esta quarta-feira, 9 de outubro, o Diploma de Mérito ao Município de Leiria, pelo trabalho relevante desenvolvido na difusão da cultura nipónica em Portugal. A atribuição, pelo embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, decorreu durante a cerimónia protocolar comemorativa dos 50 anos da geminação dos Município de Tokushima e Leiria, no Teatro Miguel Franco. Segundo o Embaixador, este diploma distingue o Município de Leiria pelo “papel relevante que tem desempenhado no aprofundamento de laços de amizade entre Portugal e o Japão”, em especial ao nível do intercâmbio cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio financeiro às Equipas de Intervenção Permanente passou para 90 ml euros
Câmara reforça subsídio aos Bombeiros do Concelho de Porto de Mós para 220 mil euros
As três corporações dos bombeiros do concelho de Porto de Mós voltaram a ter um reforço de verbas, em 2019, de forma a permitir uma melhor operacionalidade e eficiência no socorro e na proteção de pessoas e bens. Considerando o apoio financeiro associado às Equipas de Intervenção Permanente, que passou para 90.000,00€, o montante total do subsídio ascende agora a 220.000,00€.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
"Melhor Arroz Doce de Vale da Pinta" vai ser anunciado este domingo
Não há festa, romaria ou casamento, onde não haja um bom arroz doce. E a Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta quer apurar qual é o melhor Arroz Doce de todos. Por isso desafia cozinheiros e cozinheiras, amadores e amadoras, profissionais e apaixonados, dos zeros aos cem, do Norte ao Sul a fazerem o seu melhor Arroz Doce e a inscreverem-se no "Melhor Arroz Doce de Vale da Pinta". O arroz doce vem possivelmente dos mouros que por cá andaram, mas o ingrediente fundamental sabemos que terá chegado da Pérsia. No Oriente o arroz sempre simbolizou a fertilidade e, talvez por isso, é utilizado no final das cerimónias de casamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Salão Imobiliário de Portugal, categoria Espaços Públicos
Jardim da Almuinha Grande vence Prémio Melhor Reabilitação Urbana do SIL
O Jardim da Almuinha Grande venceu esta quinta-feira o Prémio Melhor Reabilitação Urbana do Salão Imobiliário de Portugal, na categoria Espaços Públicos. Segundo a organização, o grupo de trabalho que atribuí os Prémios SIL do Imobiliário 2019 nas diversas categorias foi “unânime na atribuição do Prémio Reabilitação Urbana na categoria Espaços Públicos, face ao seu contributo para o desenvolvimento do sector imobiliário”. A entrega do prémio foi feita ao presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, numa cerimónia no Imobiliário, que decorreu na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fabíola Cardoso substitui Carlos Matias no Parlamento
BE elege deputada pelo distrito de Santarém
e reelege coordenador distrital
O novo Secretariado Distrital do Bloco de Esquerda, emanado da Coordenadora Distrital de Santarém, constituído pelo coordenador Luís Gomes, e pelos secretários Ana Sofia Ligeiro, Carlos Marecos, Francisco Colaço, Paulo Marques e Tiago Carvalho, reunido, no dia 8 de outubro, procedeu a uma primeira avaliação os resultados das Eleições Legislativas do passado domingo, congratulando-se pela manutenção de um deputado eleito pelo distrito, através da eleição de Fabíola Cardoso, bem como pela manutenção e reforço da influência dos partidos de esquerda, perante a derrota clara dos partidos de direita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 9 de novembro
Colóquio internacional dedicado ao enoturismo regressa ao Museu do Vinho de Alcobaça
O Museu do Vinho de Alcobaça acolhe no dia 9 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça – Adega dos Vinhos Tintos, mais uma edição do Colóquio Internacional Enomemórias & Enoturismo, Os Territórios Culturais do Vinho, desta vez . dedicado ao tema “A Paisagem e o Património Secular do Vinho. Os Vinhos Históricos. A organização é da Câmara Municipal de Alcobaça - Museu do Vinho de Alcobaça, com o Patrocínio Científico do Instituto Universitário da Maia, numa parceria com a AMA – Associação Amigos do Mosteiro de Alcobaça
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vítimas eram a companheira e a filha de ambos
GNR de Pombal apreende 1360 munições
em processo de violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Pombal, no dia 9 de outubro, apreendeu 1 360 munições na sequência de um processo por violência doméstica, em Pombal. Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o suspeito, de 57 anos, agredia fisicamente e ameaçava de morte as vítimas, a sua companheira de 53 anos, com quem manteve uma relação durante 17 anos, e a filha de ambos, de 14 anos. No seguimento das diligências efetuadas, os militares deram cumprimento a um mandado de busca à residência do suspeito, culminando na apreensão de 1343 cartuchos, 19 munições e dois redutores para espingarda de caça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, 18 de outubro
Escola Superior de Turismo e Tecnologia
do Mar comemora 20 anos de existência
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria assinala a 18 de outubro, sexta-feira, 20 anos de existência. O evento ocorre no seu auditório, a partir das 14h30. Na ocasião serão ainda distinguidos estudantes diplomados das primeiras licenciaturas da ESTM, professores e personalidades ligadas à Escola, que têm contribuído para a afirmar como player de excelência na sua área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por avocação de pelouros e competências delegadas e subdelegadas
Presidente da Câmara de Pombal retira pelouros ao vereador Pedro Brilhante
O presidente da Câmara Municipal de Pombal exarou um despacho no dia de 9 de outubro de 2019, em que retira os pelouros e competências delegadas e subdelegadas no vereador Pedro Brilhante, avocando para si os pelouros do Desporto, Tempos Livres e Lazer; Juventude e Empreendedorismo; Equipamentos Públicos; Agricultura e Florestas. O vereador, que é também presidente da Distrital de Leiria da JSD, ficará agora sem pelouros, competências ou outras funções atribuídas, passando ao regime de não permanência, com efeitos a partir desta quinta-feira, dia 10 de outubro de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com os maiores entusiastas mundiais das atividades ao ar livre que utilizam o vento
Nazaré vai receber o 1º Festival Internacional
do Vento em maio de 2020
A Nazaré vai realizar o 1º Festival Internacional do Vento em maio de 2020, em parceria com a Fête du Vent de Marseille (França). O evento propõe-se juntar na praia da Nazaré (zona sul) os maiores entusiastas mundiais das atividades ao ar livre que utilizam o vento como a força motriz. O surfkite, powerkite, landkite e windsurf serão algumas das atividades previstas nesta edição de arranque de um evento que está programado para os dias 8,9 e 10 de maio, e irá reunir atividades lúdicas, desportivas, educativas e científicas ligadas aos 3 elementos centrais: o ar, a terra e mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
Caldas Nice Jazz regressa às Caldas da Rainha
até 2 de novembro
A edição de 2019 do Festival Internacional de Jazz das Caldas da Rainha arrancou a 4 de outubro e prolonga-se até 2 de novembro. Organizado pelo Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o festival, que é já uma referência no jazz em Portugal, conta com sete concertos de artistas nacionais e internacionais. No primeiro dia, o trio do pianista Brad Mehldau abriu a maior sala de espetáculos da cidade e, no dia 17, sobe ao palco a Orquestra de Jazz de Matosinhos. O cartaz fica completo com os concertos de Kinga Glyk, Isabella Lundgren, Dave Douglas & Uri Caine Duo, "Pedro Moreira Sax Ensemble" e Matthew Halsall, que encerra esta oitava edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com votos favoráveis dos autarcas do PS e PSD
Câmara de Leiria aprova proposta de instalação de bebedouros na cidade
PS e o PSD aprovaram em reunião de Câmara uma proposta para instalação de pontos distribuição gratuita de água na Cidade de Leiria. O Campo de Lançamentos, o Jardim da Almoinha, o Parque Infantil do Caniço e o Parque do Avião vão ser os espaços que a Câmara Municipal de Leiria vai dotar de novos bebedouros públicos. A zona Polis da cidade, junto ao rio, é percorrida diariamente por centenas de munícipes entusiastas da prática desportiva informal, pelo que a existência de bebedouros se torna uma necessidade relevante para que todos possam ter acesso a água gratuita ao longo dos trajetos percorridos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escrita é uma paixão antiga que já deu alguns frutos
Cadavalense Helena Soares Silva lança livro de poesia na Biblioteca Municipal do Cadaval
A Biblioteca Municipal do Cadaval recebe dia 12 de outubro, pelas 15h00, o lançamento de um trabalho literário de mais uma conterrânea, de seu nome Helena Soares Silva. “Noites Brancas” é o título do livro de poesia editado por esta ex-atleta e ex-funcionária pública que, desde muito cedo, descobriu a escrita. Helena Soares Silva nasceu em Dili, Timor-Leste, no ano de 1962, e reside no concelho do Cadaval (Casais do Peral).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Discoteca Lipp’s reabre para festa dos anos 90
no Ateneu Cartaxense
A saudosa discoteca Lipp’s vai reabrir apenas por uma noite, a 25 de outubro, no Ateneu Artístico Cartaxense, para uma grande festa de celebração dos anos 90 aberta a toda a família. “Venha recordar as noites inesquecíveis passadas na Lipp’s e deixe-se contagiar pelos sons e ritmos que marcaram os anos 90”, propõe a organização. As pulseiras de entrada, com um custo de 3€, podem ser adquiridas na Secretaria do Ateneu Artístico Cartaxense e no Café Pastelaria Kábulas 2. A pista de dança estará aberta logo a partir das 21 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Igreja de Santo Quintino foi construída em 1520
Monumento Nacional reabre ao público
em Sobral de Monte Agraço
A reabertura da Igreja de Santo Quintino, em Sobral de Monte Agraço, foi assinalada, no dia 29 de setembro, com uma missa presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa. As obras de beneficiação, conservação e restauro da Igreja de Santo Quintino realizadas pela Câmara Municipal, enquadraram-se na estratégia nacional de desenvolvimento Portugal 2020 – Programa centro 2020, Desenvolvimento Territorial da Região oeste, na candidatura “Pacto para o desenvolvimento e Coesão territorial”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 10 e 11 de outubro
Obras no Mercado Municipal de Leiria obrigam
a operação de retirada da cobertura de amianto
No âmbito da empreitada de requalificação do Mercado Municipal de Leiria, vai ser realizada a remoção da cobertura e laterais do edifício poente, uma operação que obrigará a tomar algumas medidas que terão impacto na circulação naquela zona. Atendendo aos riscos para a saúde pública associados à remoção do amianto, o empreiteiro procederá ao encerramento da via que passa entre os dois edifícios do Mercado, quer para o trânsito automóvel quer para o pedonal, nos dias 10 e 11 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para celebrar o legado da Ordem dos Templários
Cortejo Templário Noturno sai à rua em Tomar na noite de sábado
Tomar recebe na noite deste sábado, dia 12 de outubro, o Cortejo Templário Noturno. Neste ano em que a Festa Templária não se realizou devido à coincidência de datas com os Tabuleiros que envolveram toda a população do concelho, o legado da Ordem não foi esquecido, sendo comemorado no fim de semana em que se celebram dois importantes aniversários com ela relacionados: a morte do mestre D. Gualdim Pais, em 1195, e o início da perseguição que terminaria com a sua extinção, em 1307, ambos a 13 de Outubro. O cortejo terá início às 22h30, no Castelo, com o seguinte percurso: Av. Dr. Vieira Guimarães, Av. Dr. Cândido Madureira, Rua Infantaria 15, Praça da República, Rua Serpa Pinto, Ponte Velha, Rua de Santa Iria e finalizando na igreja de Santa Maria dos Olivais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para promoção do álbum Apocalyspe Party
Britânicos Thee Eviltones regressam a Portugal para concertos em Lisboa, Portalegre e Alcobaça
A banda britânica de garage rock Thee Eviltones regressa a Portugal para realizar três concertos de promoção do álbum Apocalyspe Party editado em 2017 em conjunto com os lendários Electric Frankenstein, neste mês de outubro. Além de Lisboa e Portalegre, o grupo atua no dia 19 de outubro no Rock Fest, integrado no Festival Books & Movies. Com três álbuns editados, um deles em parceria com os lendários Electric Frankenstein, já percorreram a Europa com diversas digressões e participações em Festivais de relevo tendo em Portugal um considerável grupo de admiradores, até porque o guitarrista, Tiago Queiroz, é português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Lourinhã
4º Fórum Social Intermunicipal – Lourinhã
e Torres Vedras debate a “Saúde Mental”
A 4.ª edição do Fórum Social Intermunicipal – Lourinhã e Torres Vedras decorre nos dias 9 e 10 de outubro, na Lourinhã, tendo como tema “Saúde Mental”. O evento foi apresentado no dia 7 de outubro, numa conferência de imprensa realizada no Salão Nobre do Edifício Paços do Concelho da Lourinhã. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, referiu a importância dos modelos intermunicipais, destacando que, neste caso, já são “13 anos a trabalhar em prol de uma temática que é transversal”. Carlos Bernardes realçou também a pertinência desta iniciativa enquanto plataforma que permite ouvir as comunidades e os especialistas para, assim, “dar mais robustez aquilo que são as estratégias municipais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para conhecer a Geologia de Peniche
Associação Arméria promove viagem de barco entre Peniche e Baleal a bordo do Odisseia Viva
A próxima iniciativa da associação Arméria será já durante a manhã deste domingo, 13 de outubro: uma viagem de barco entre Peniche e Baleal, a bordo do Odisseia Viva, para conhecer a Geologia de Peniche. Devido à lotação limitada do barco é necessário realizar-se a reserva/pagamento do respetivo lugar. Ainda há vagas disponíveis, mas geralmente é nos últimos dias que ocorre uma maior procura, pelo que a associação pede aos interessados que façam a inscrição nesta iniciativa e/ou partilhem pelos vossos conhecidos através da sua página de Facebook (o encontro é pelas 9h15 e partida pelas 9h30).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Obras de requalificação do Jardim do Cardal arrancam no final de outubro
As obras de requalificação do Jardim do Cardal vão arrancar no final de outubro. O projeto da obra, cujo valor ascende a 558.620€, com financiamento de 85% do FEDER, será apresentado publicamente esta terça-feira, dia 8 de outubro, pelas 18h30, nos Claustros dos Paços do Concelho de Pombal. Inserida no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Pombal (PEDU), a obra prevê a valorização das suas características e vivências, ao colocá-lo num ponto crucial de fluxos pedonais com a introdução de uma nova passagem aérea pedonal, sobre a linha férrea, definida em projeto autónomo, que proporcionará a ligação destas das duas zonas da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia vai disponibilizar também uma nova viatura elétrica
Câmara decide remodelar o Centro de Saúde
da Batalha
O edifício onde funciona o Centro de Saúde da Batalha, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, da Administração Regional de Saúde do Centro, IP, necessita de intervenção física para requalificar as condições de acessibilidade indispensáveis para prestar os devidos cuidados de saúde à população. Neste sentido, a Câmara Municipal da Batalha, dando sequência às novas competências que decidiu aceitar na área da saúde, irá assumir a responsabilidade na execução de intervenções de remodelação da USF Condestável, no Centro de Saúde da Batalha. O procedimento concursal, a ser lançado pelo Município da Batalha, prevê um investimento de cerca de 75.000 euros, incluindo diversas obras de conservação, pinturas e a instalação de um elevador de acesso ao primeiro piso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Floresta Viva fomenta sensibilização ambiental e celebra a natureza na Lagoa da Ervedeira
A Floresta Viva regressa dia 12 de outubro à Lagoa da Ervedeira, um evento de celebração da natureza e sensibilização ambiental. A pretexto de explorar, brincar e aprender, a Floresta Viva, promovida pelo Município de Leiria com o apoio da Freguesia do Coimbrão e dos SMAS, assume uma importante dimensão ao nível da consciencialização e incentivo à preservação da natureza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Josiah Blackmore falará sobre "Os mares épicos de Camões"
Professor da Universidade de Harvard profere em Constância conferência sobre Camões
A Casa-Memória de Camões em Constância promove, no dia 19 de outubro (sábado), pelas 16 horas, uma conferência sobre Camões pelo Prof. Josiah Blackmore da Universidade de Harvard. O Prof. Blackmore virá propositadamente da sua Universidade nos Estados Unidos da América a Portugal e a Constância para esta conferência intitulada Os mares épicos de Camões. A presença do Prof. Blackmore em Portugal é, naturalmente, uma honra e uma oportunidade excecional para se poder ouvir e trocar ideias e opiniões com um dos mais reputados camonistas internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ranchos folclóricos do concelho promovem “Tradições da Vila”
Caldas da Rainha “viaja no tempo” este sábado com recriação de tradições e costumes antigos
Este sábado, dia 12 de outubro, Caldas da Rainha vai “viajar no tempo”. No âmbito do Projecto Retrato, promovido por alguns ranchos folclóricos do concelho, vão ser recriados vários quadros históricos mostrando - com admirável rigor - vivências e cenas do quotidiano, tradições, trabalhos e ofícios, brincadeiras, cenas de namorados e casamentos, entre outras, do final do séc. XIX e princípio do séc. XX. As recriações cénicas e etnográficas irão acontecer ao longo de todo o dia, em vários locais da cidade, protagonizadas por dezenas de elementos dos ranchos que constituem este projecto e a que se juntam mais uns quantos grupos convidados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordo engloba o registo e partilha de informação clínica do Serviço Nacional de Saúde
Centro Hospitalar de Leiria assina protocolo com prisão sobre cuidados de saúde a reclusos
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o Estabelecimento Prisional de Leiria e o Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, assinaram recentemente um protocolo de parceria que prevê o acesso e partilha de informação aos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da prestação de cuidados de saúde à população reclusa, para diminuir a contração de doenças. Ao CHL compete a criação de condições adequadas e facilitação da implementação dos modelos de referenciação no Estabelecimento Prisional de Leiria, bem como o fornecimento das informações técnicas necessárias às equipas de suporte da SPMS, e a aplicação e garantia das condições identificadas pela SPMS no âmbito da cibersegurança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Socialistas reforçam posições nos dois distritos
PS vence no distrito de Santarém e Oeste
PSD vence eleições no distrito de Leiria
O PSD venceu as eleições no distrito de Leiria com 33,5% contra 31,1% do PS, elegendo 5 deputados contra 4 do PS. O Bloco de Esquerda voltou a eleger um deputado, com 9,4%, enquanto o CDS perdeu o seu deputado, quedando-se por 5,3%. Já no distrito de Santarém, o PS venceu por larga margem, obtendo 37,1% (4 deputados) contra 25,2% (3 deputados) do PSD, 10,2% (1 deputado) do BE e 7,6% (1 deputado) da CDU. A nível nacional o PS foi o grande vencedor, com 36,7% (106 deputados), seguido do PSD com 27,9% (77), do BE com 9,7% (19), da CDU com 6,5% (12), do CDS com 4,3% (5), do PAN com 3,3% (4), do Chega com 1,3% (1), da Iniciativa Liberal com 1,3% (1), e do Livre com 1,1% (1).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento, no valor de 120.000€ mais IVA
Câmara de Pombal quer investir na valorização do Rio Anços e Ribeira do Ourão
A Câmara Municipal de Pombal submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental, com o objetivo de realizar “Intervenção de Limpeza e Valorização – Rio Anços e Ribeira do Ourão”. O investimento, no valor de 120.000€ mais IVA, surge no seguimento de um “Estudo de Caracterização e Propostas de Intervenção de Limpeza e Valorização para o Rio Anços e Ribeira do Ourão”, visando essencialmente a reparação de rombos e estabilização e consolidação de margens (com recurso a técnicas de engenharia natural e vegetação autóctone), controlo de espécies invasoras, construção de micro e mini-açudes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Socialistas sobem seis pontos percentuais em Leiria face às legislativas de 2015
PS conquista 4º deputado ao CDS e alcança melhor resultado da década no distrito de Leiria
O Partido Socialista alcançou em Leiria, nas eleições legislativas deste dia 6 de outubro, o melhor resultado dos últimos 10 anos registados no Distrito, em eleições para a Assembleia da República. Os socialistas conseguiram ainda, em Leiria, um aumento percentual de votos face às últimas legislativas. Com uma votação de 31,07% obtida em 2019, Comparativamente aos 24,82% conquistados nas eleições legislativas de 2015, o PS alcança no Distrito uma subida de seis pontos percentuais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeitos furtavam os bens que se encontravam no interior dos veículos
GNR detém dois homens no Seixal acusados
de furtos em veículos de Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 3 de outubro, identificou dois homens de 27 e 28 anos, pelo crime de furtos em veículo, na localidade do Seixal. Na sequência de uma investigação que decorreu durante quatro meses, por furtos em veículos, ocorridos na localidade de Óbidos, os militares apuraram que os indivíduos partiam os vidros dos veículos, maioritariamente de aluguer e de matrícula estrangeira, furtando os bens que se encontravam no interior dos mesmos. Foi dado cumprimento a oito mandados de busca, dos quais quatro domiciliárias e quatro a veículos, na cidade do Seixal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verba ascende a 4 milhões de euros
Área de Localização Empresarial da Benedita já tem financiamento europeu
A Área de Localização Empresarial da Benedita já tem financiamento assegurado, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça na Assembleia Municipal de 27 de setembro. Paulo Inácio informou que o valor de fundos comunitários ascende a 4 milhões de euros, a que se irão juntar mais 4 milhões resultantes da venda dos lotes, totalizando os 8 milhões de euros necessários para construir todas as infraestruturas para o funcionamento do espaço empresarial. Também o Museu do Vinho de Alcobaça já tem o financiamento atribuído para a 1ª fase da obra, que ascende a 450 mil euros, faltando apenas o visto do Tribunal de Contas. De referir que o valor para a segunda fase da obra ascende a 1,7 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada custa 2,5 milhões, mas é financiada por fundos comunitários
Cineteatro de Ourém inicia obras profundas para ser espaço cultural de primeira qualidade
A requalificação do Cineteatro Municipal de Ourém prossegue dentro dos prazos e em bom ritmo, sendo perfeitamente visíveis os efeitos desta intervenção profunda, levada a cabo pela Câmara Municipal de Ourém, no sentido de oferecer à comunidade um centro de artes e espetáculos modernizado e de primeira qualidade. O projeto visa a reabilitação de um espaço com mais de três décadas ao serviço da população. Inaugurado em setembro de 1988, o antigo Cineteatro Municipal proporcionou concorridas sessões de cinema durante largos anos, tendo oferecido palco às mais variadas ações culturais, como o histórico Cenourém, festival de teatro com duas décadas de existência, sempre com o antigo Cineteatro como pano de fundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No intuito de assinalar a importância da atividade física para a saúde
Dia do Coração leva 60 caminheiros ao Cadaval e lança livro sobre hábitos de vida saudáveis
Teve lugar no Cadaval, no dia 29 de setembro, a comemoração do Dia Mundial do Coração, cujo foco incidiu numa caminhada que juntou 60 participantes. Contou ainda com rastreios de saúde, biblioteca temática e apresentação do livro “Corre, Corre Coração – Uma história de superação pessoal”, da conterrânea Dulce Várzea. As atividades comemorativas do Dia Mundial do Coração, promovidas pelo Município em articulação com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, decorreram, como previsto, em duas fases distintas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com direção de Fernanda Narciso
Círculo Cultural Scalabitano abre Oficina de Teatro e Artes Plásticas
O Círculo Cultural Scalabitano vai concretizar a breve trecho um dos seus projetos mais emblemáticos, no campo do teatro. A criação da sua Academia de Teatro. Educar pela Arte é sobretudo contribuir para o desenvolvimento da personalidade da criança dando-lhe ferramentas poderosas para a compreensão do mundo. Neste conceito, as expressões artísticas são entendidas como meio privilegiado para a formação do desenvolvimento da aprendizagem com base na criatividade, na liberdade de expressão, do sentir e pensar, no prazer de aprender e experimentar caminhos diversos e alternativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Legislativas 2019
Câmara de Pombal cria plataforma informática para recolha dos resultados eleitorais
O Município de Pombal desenvolveu uma plataforma para a recolha de resultados eleitorais que será utilizada pela primeira vez nas Eleições para a Assembleia da República, este domingo, dia 6 de outubro. A necessidade de desenvolvimento desta plataforma foi identificada no seguimento de alguns erros na comunicação de dados pelos presidentes das Assembleias de Voto aos Presidentes das Juntas de Freguesia, e destes ao Município. A plataforma, desenvolvida pelos técnicos do Município, validará os somatórios dos resultados e da abstenção e só permitirá a submissão se coincidirem com número de votantes inscritos nas mesas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
José Cid vai ser a grande atração da Feira Nova de Santa Iria 2019
O artista José Cid vai ser a grande atração da edição de 2019 da Feira Nova de Santa Iria, evento centenário organizado pelo Município de Ourém que entre 24 e 31 de outubro vai levar muita animação até ao Parque da Cidade António Teixeira e Centro Municipal de Exposições. José Cid, artista com mais de 50 anos de carreira e recentemente distinguido com um Grammy Latino de Excelência Musical, vai atuar em Ourém no dia 26 de outubro, pelas 21h30, e será o ponto alto da programação da Feira Nova de Santa Iria 2019, além dos habituais carrosséis, carrinhos de choque e do tradicional mercado de domingo (27 de outubro), no Mercado Manuel Prazeres Durão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com prize money de 2300 euros
3ª Meia Maratona de Leiria no dia 13 de outubro já tem centenas de atletas inscritos
Com organização a cargo da Câmara Municipal de Leiria, em parceria com Atletas.net, a Meia Maratona de Leiria realiza-se no domingo, dia 13 de outubro, estando abertas inscrições para participar nesta festa do desporto. Em paralelo com a Meia Maratona realiza-se uma prova de 10 quilómetros, a corrida da pequenada, destinada a crianças, e a prova de caminhada. Para participar neste evento, que conta com um prize money de cerca de 2300 euros, estão já inscritos centenas de atletas. O atrativo extra para os vencedores feminino e masculino da Meia Maratona será uma a viagem à cidade chinesa de Shantou, com presença assegurada, em representação especial do Município de Leiria, na prova de Meia Maratona integrada na Maratona Internacional de Shantou que se realiza dia 22 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Corpo da mulher de 30 anos foi escondido numa mala
PJ detém homem por homicídio da namorada em Arruda dos Vinhos
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, com a colaboração do Posto da Guarda Nacional Republicana de Arruda dos Vinhos, identificou, localizou e deteve um homem, de 38 anos de idade, por fortes indícios da prática de um crime de homicídio. Os factos delituosos foram cometidos na manhã do dia 2 de setembro, naquela vila, tendo vitimado uma mulher, companheira do ora detido, com 30 anos. A investigação apurou que o presumível autor, possivelmente motivado por questões de natureza passional, atingiu a vítima com um golpe letal de arma branca, desferido num quarto que ambos haviam arrendado, numa habitação em que, à altura dos factos, não se encontravam outras pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um evento “Azambuja - Terra do Torricado”
“Paraísabor- Festival do Torricado” anima
Vale do Paraíso de 4 a 6 de outubro
Em Vale do Paraíso, freguesia do Concelho de Azambuja, já se preparam os assadores e o carvão para mais um Festival do Torricado. Nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2019, vai decorrer a 14º edição do Paraísabor – Mostra Gastronómica de Vale do Paraíso, com a 6ª Feira de Artesanato em paralelo. À semelhança dos anos anteriores, a festa decorrerá no espaço envolvente ao pavilhão polidesportivo. O rei da ementa volta a ser o célebre “Torricado” acompanhado de bacalhau assado ou febras grelhadas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o