Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica a greve dos enfermeiros?
Legítima
Excessiva
Não sei
Edição Nº 219 Director: Mário Lopes Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Telpark é uma aplicação de download gratuito desenvolvida em Portugal
Estacionamento na Marinha Grande já pode ser pago através de aplicação de telemóvel
A TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande tem em funcionamento um novo sistema de pagamento do estacionamento através da aplicação para intitulada “Telpark Telpark é uma aplicação de download gratuito desenvolvida em Portugal, estando a funcionar em 80 cidades da Península Ibérica e ultrapassando já um milhão de clientes registados que efetuam mais de 2 milhões de pagamentos, todos os meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Torres Vedras
Municípios vão às Jornadas do Hidrogénio
para apoiar combate às alterações climáticas
Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras, acolhe as Jornadas do Hidrogénio. Esta iniciativa, organizada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, com apoio da Associação Nacional dos Municípios, pretende analisar o contributo do hidrogénio para os planos municipais de combate às alterações climáticas, identificando oportunidades de financiamento e apresentando projetos para discussão, no quadro da iniciativa comunitária Hydrogen Regions da Fuel Cell Hydrogen Joint Undertaking.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Carnaval de Vieira de Leiria regressa 20 anos depois
A tradição do Carnaval vai regressar a Vieira de Leiria, entre os dias 2 e 5 de março, cerca de 20 anos após a realização do último desfile, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande. A iniciativa partiu da recém-constituída Associação “AlóédaVieira”, com o objetivo de retomar esta tradição no concelho da Marinha Grande, nomeadamente naquela freguesia. Vão realizar-se desfiles de Carnaval no centro da vila, junto ao Largo da República, e bailes num pavilhão localizado na Área Industrial de Vieira de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Câmara Municipal
4.ª Gala do Desporto de Leiria homenageia agentes desportivos do concelho
O Município de Leiria vai homenagear e atribuir prémios a vários agentes desportivos do concelho, numa cerimónia que se realiza no dia 23 de fevereiro, às 21 horas, no Teatro José Lúcio da Silva. A 4.ª Gala do Desporto 2019 irá reconhecer o trabalho desenvolvido por clubes e atletas leirienses, premiando não só os resultados alcançados como também o empenho e a dedicação demonstrados em prol do desporto no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após mandado de busca domiciliária
PSP das Caldas da Rainha detém homem de 52 anos de idade por violência doméstica
No dia 14 de fevereiro de 2019, pelas 8 horas e no âmbito de um inquérito por violência doméstica, a Esquadra de Investigação Criminal da PSP, da Divisão Policial de Caldas da Rainha, deu cumprimento a um mandado de busca domiciliária, tendo detido um homem com 52 anos de idade. Da execução da busca foi apreendido o seguinte material: uma pistola Walter P38 de 9 mm; uma caçadeira de calibre 12; uma granada de mão defensiva (completa mas desativada); uma catana com 58cmm; dois cartuchos calibre 12; oito munições calibre 9mm e um coldre próprio para pistola P38.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados da Fenprof
Greve geral da Administração Pública encerra mais de 90% de estabelecimentos de ensino
Foram mais de 90% as escolas em que, no dia 15 de fevereiro, não houve aulas, por força da conjugação da greve de trabalhadores não docentes e docentes das escolas. Isso significa que cerca de milhão e meio de alunos não tiveram aulas num dia em que o protesto dos trabalhadores da Educação teve uma fortíssima expressão e contribuiu para a elevada percentagem de trabalhadores da Administração Pública em greve, que superou os 80%, adiantou a FENPROF – Federação Nacional de Professores. Confira a lista de escolas encerradas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Município apresenta projeto de ciclovia
entre a Praceta Raul Lopes e o Politécnico
Foi apresentado no dia 14 de fevereiro, ao final da tarde, no salão nobre dos Paços do Concelho, o projeto Tomar Ciclável, que prevê a criação de uma ciclovia com um percurso de cerca de dois quilómetros ao longo da Estrada da Serra, entre a Praceta Raul Lopes e o Instituto Politécnico. Já com candidatura aprovada a fundos comunitários, este percurso pretende ser o primeiro troço de uma cidade mais amiga das pessoas e do ambiente em que as bicicletas desempenham um papel decisivo, e que prevê a extensão deste eixo até ao Convento de Cristo e a criação de um outro paralelo ao rio, aproveitando algumas estruturas descontínuas já existentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
1ª edição da Taça Ibérica de Stand Up Paddle realiza-se em São Martinho do Porto
A 1ª Taça Ibérica e a 2ª edição da Taça de Portugal de SUP Race para clubes vão realizar-se pela primeira vez numa prova única na praia de São Martinho do Porto. No dia 6 de julho, a Concha Azul será novamente o palco para provas oficiais de stand up paddle, uma modalidade com um crescente número de praticantes no concelho de Alcobaça, devido às condições únicas e ideais para a sua prática oferecidas pela praia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
37.º Festival Música em Leiria apresentado
dia 18 de fevereiro no Palácio dos Ataídes
O Palácio do Ataídes, situado no Terreiro, na zona histórica de Leiria, recebe no dia 18 de fevereiro às 18 horas a apresentação pública da 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML), promovido pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA), que contará como convidada especial a bailarina Joana Brito, que se encontra a fazer carreira em Madrid com a Plataforma Displaced, e que atuará no FML a 31 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Cidades Amigas das Crianças
Município de Torres Novas oferece 40 bicicletas às escolas
O Município de Torres Novas ofereceu 5 bicicletas a cada um dos estabelecimentos de ensino de 1.º CEB da rede pública, num total de 40 bicicletas. Estas bicicletas podem ser utilizadas em atividades letivas, extracurriculares ou até disponibilizadas em tempos de recreio. A sessão oficial da entrega decorreu no dia 14 de fevereiro, no Centro Escolar Visconde S. Gião e no Centro Escolar de Riachos, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e do vereador da Educação, Joaquim Cabral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peça desapareceu da casa-museu Vieira Natividade
Polícia Judiciária recupera obra de arte centenária do Mosteiro de Alcobaça
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação em inquérito titulado pela Secção de Caldas da Rainha do DIAP da Comarca de Leiria, localizou e apreendeu uma peça classificada como objeto de arte com valor histórico e artístico, pertencente ao espólio do Mosteiro de Alcobaça. A peça agora recuperada, que se descreve como sendo uma escultura em gesso que reproduz a “roda da vida” que se encontra na cabeceira do túmulo de D. Pedro I, produzida pelo escultor António Augusto da Costa Motta, havia sido subtraída por volta do ano de 2005 da casa-museu Vieira Natividade, gerida pelo Mosteiro de Alcobaça, situado nesta cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dormidas de visitantes nacionais subiram 5 por cento
Centro de Portugal fecha ano turístico de 2018 com resultados acima das expetativas
Os resultados preliminares da atividade turística no país em 2018, divulgados esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), comprovam que o ano passado foi claramente positivo para o Centro de Portugal em vários indicadores, apesar de ter como comparação um ano de 2017 verdadeiramente extraordinário, em que a região recebeu a visita do Santo Padre e em que celebrou o Centenário das Aparições de Fátima. Num ano em que não houve visita do Papa, dormidas de visitantes nacionais subiram 5 por cento, proveitos cresceram 7 milhões de euros e número de hóspedes estabilizou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 a 5 de março
Carnaval de Santarém alerta para o impacto
das Alterações Climáticas
O Município de Santarém volta a organizar diversas atividades para celebrar o Carnaval, de 1 a 5 de março. As “Alterações Climáticas” são o tema escolhido para celebrar o Carnaval no Concelho, tendo em conta que são uma das maiores ameaças do século XXI, com consequências profundas e transversais a várias áreas da sociedade: económica, social e ambiental. Assim, as associações são convidadas a participar nos Corsos Carnavalescos e a engalanar os carros alegóricos com cor, folia e imaginação, de modo a alertar para o flagelo das Alterações Climáticas que afeta o Planeta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crime ocorreu em 2018
Operário dos transportes detido em Leiria
por abuso sexual de crianças agravado
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um suspeito da prática de crime de abuso sexual de crianças, ocorrido na zona de Leiria. O crime em causa foi considerado agravado, pela relação de proximidade entre vítima e agressor. Apesar dos factos terem ocorrido em 2018, só recentemente chegaram ao conhecimento da Polícia Judiciária, que de imediato desenvolveu a investigação correspondente. O detido é um homem de 31 anos de idade, operário no setor dos transportes e foi presente às autoridades judiciárias competentes, sendo-lhe aplicada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença dos secretários de Estado do Emprego e da Valorização do Interior
JS de Castanheira de Pera convida governantes para encontro "Explorar o Interior- Emprego"
A Federação distrital de Leiria da Juventude Socialista, promove, no dia 23 de fevereiro (sábado), na Praça da Notabilidade, em Castanheira de Pera, um encontro da Juventude Socialista local intitulado "Explorar o Interior- Emprego". Este evento contará com a presença de Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego e João Paulo Catarino, secretário de Estado da Valorização do Interior. Para além destes oradores, contará também com a presença do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, o Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, Ivan Gonçalves, deputado da Assembleia da República e Joel Gomes, presidente da Federação distrital de Leiria da Juventude Socialista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após mandado de busca domiciliária
PSP de Pombal detém homem por furto
em residência
No dia 12 de fevereiro e na sequência de um processo em investigação na Esquadra Complexa de Pombal, da Divisão Policial de Leiria, relativo a furto em residência, a PSP deu cumprimento a um mandado de busca domiciliária e a um mandado de busca não domiciliária, tendo detido um homem com 29 anos de idade. Da execução das duas buscas foi apreendido uma aparelhagem e respetivo sistema de som, um aspirador doméstico, uma garrafa de gás, um carro de mão, portadas e janelas de alumínio, uma placa de fogão em inox, candeeiros diversos, uma motosserra, alguns objetos de decoração e uma faca tipo "borboleta", arma essa proibida por lei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cláudia Vicente e César Santos acreditam que ROMED vai ajudar na integração da comunidade
Vereadores do PS pedem adesão de Alcobaça ao programa de mediadores ciganos
Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista Cláudia Vicente e César Santos admitem que a integração da comunidade cigana é definitivamente um problema em Alcobaça. Por isso, os dois autarcas propõem que o Município adira ao programa para a formação de mediadores ciganos, o ROMED, na 3.ª edição, desta vez com o apoio financeiro da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade. Criado no âmbito do Programa Europeu de Formação de Mediadores, o ROMED termina este ano o seu financiamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Montepio às vezes o amor”
Festival de Música do Dia dos Namorados passa por Caldas da Rainha, Leiria e Santarém
Arranca dia 14 de fevereiro, em 17 cidades portuguesas, a maior edição de sempre do Montepio às vezes o amor - O Festival de Música do Dia dos Namorados. Baptizadas de Capitais do Amor, Aveiro, Caldas da Rainha, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Setúbal são as primeiras 8 cidades a acordar ao som do cupido esta quinta-feira, data em que se celebra o Dia dos Namorados. Diogo Piçarra sobe ao palco do CCC das Caldas da Rainha, mas o concerto já tem lotação esgotada, enquanto Raquel Tavares leva o fado ao Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Dia 16, é a vez de Mafalda Veiga subir ao palco do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, mas o concerto já tem lotação esgotada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo projeto de requalificação no Largo da Praça da Fonte no Reguengo do Fetal
Prémio de Arquitetura Mateus Fernandes atribuído a arquiteta da Batalha
Sara Saragoça Soares, arquiteta e natural do Concelho da Batalha, é a vencedora da segunda edição do Prémio de Municipal de Arquitetura “Mateus Fernandes”, iniciativa que pretende distinguir projetos de requalificação do espaço público e que na presente edição se dedicava ao Largo da Praça da Fonte, na Freguesia de Reguengo do Fetal. A escolha do Largo da Praça da Fonte levou em linha os efeitos da tempestade Ana que, em 2017, derrubou a palmeira centenária existente neste largo centenário da sede de freguesia, assumindo-se como um símbolo histórico, mas também afetivo desta aldeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste – Aluno ao Centro
Comunidade Intermunicipal do Oeste cria projetos escolares de reforço da parentalidade
No âmbito do Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste – Aluno ao Centro, mais concretamente na ação 1.3.1 EsPa - Encontros na Escola: Reforço da Parentalidade, a Comunidade Intermunicipal do Oeste vai desenvolver várias atividades por toda a Região Oeste. Tendo presente a importância dos pais no desenvolvimento das crianças enquanto futuros cidadãos, importa que os mesmos tenham apoio nesta tarefa nobre e essencial ao futuro da sociedade – educar. Ao longo dos anos, várias são as informações e temáticas que se têm afirmado socialmente ao nível da intervenção parental e que importa fazer chegar aos pais, de diferentes formas e com recurso a várias estratégias, respeitando os seus tempos e as suas dinâmicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dança, música, canto e teatro sobem ao palco do Teatro José Lúcio da Silva no dia 16 de fevereiro
Espetáculo "Reagir 2019" convoca este sábado artistas de Leiria para a luta ao cancro
Dança, música, canto e teatro vão subir ao palco do Teatro José Lúcio da Silva este sábado, 16 de fevereiro, para o espetáculo "Reagir 219 - As Artes de Leiria na Luta ao Cancro". Com receitas a reverter para o Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), este espetáculo contará com atuações de artistas da região de Leiria, num momento em que a cultura inspira a esperança de todos aqueles que direta ou indiretamente, lutam contra o cancro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa do Associativismo conta com a participação do fadista Gonçalo da Câmara Pereira
Câmara da Batalha aprova apoio de 260 mil euros destinados ao movimento associativo
A Câmara da Batalha aprovou a atribuição de 260 mil euros às Associações Concelhias, no decurso da submissão das candidaturas à primeira fase do Programa de Apoio ao Associativismo. A Festa do Associativismo do Concelho da Batalha tem lugar já este sábado, 16 de fevereiro, às 19h30, no Salão Paroquial de São Mamede, numa sessão que contará com a participação do conceituado fadista Gonçalo da Câmara Pereira. Os apoios a conceder respeitam as tipologias de Investimento, Atividades Regulares e Desporto, evidenciando-se que a atividade desportiva federada movimenta no Concelho, só nas camadas jovens, cerca de 700 atletas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Nacional de Municípios Portugueses reuniu na Batalha
ANMP quer reabrir negociações com Governo sobre descentralização administrativa
O Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), reunido esta terça-feira, dia 12 de fevereiro, na sede da Câmara Municipal da Batalha, decidiu criar um grupo de trabalho para encetar um novo diálogo com o Governo sobre a transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais. De acordo com Manuel Machado, presidente da ANMP, a Lei-quadro da descentralização administrativa, já aprovada em Conselho de Ministros, obriga a administração central a “consensualizar” com a Associação Nacional de Municípios todas as 21 áreas abrangidas pela nova legislação, o que ainda não aconteceu, apesar das negociações terem sido iniciadas há já dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mass MoCa seleciona artista nazarena entre 360 candidatos
Ex-aluna da ESAD Marisa Piló selecionada para expor num dos maiores museus americanos
Marisa Piló, diplomada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, foi selecionada entre 360 candidatos para fazer residência artística no museu Mass MoCa, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América. No total são 60 os artistas selecionados para esta residência artística num dos maiores museus dos EUA. Para Marisa Piló «ser selecionada para o programa de residências artísticas daquele que é considerado um dos maiores museus de arte contemporânea dos Estados Unidos, que tem duas exposições incríveis de dois grandes artistas, o James Turrell e Sol Lewitt, é o realizar de um sonho."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 13 de fevereiro e 1 de março
Dias de Thomar vão ser de festa para todos
os gostos
Balizados por duas das datas mais marcantes da História local (a elevação a cidade em 13 de Fevereiro de 1844 e a fundação do castelo em 1 de Março de 1160), decorrem a partir da próxima quarta-feira os Dias de Thomar. O dia de abertura será marcado pela exposição pública, na Biblioteca Municipal, da carta original de D. Maria II que promulgava o título de cidade, a par de uma recriação da rainha em estátua viva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 9 de fevereiro
Cidade Europeia do Vinho 2018 encerrou
com cerimónia no Teatro-Cine de Torres Vedras
A programação da “Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras/Alenquer” terminou com a Cerimónia de Encerramento que se realizou, no dia 9 de fevereiro, sábado, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Esta cerimónia foi o culminar de um ano repleto de atividades, onde se promoveu o vinho, a vinha e os territórios de Torres Vedras e de Alenquer. A cerimónia, que se seguiu ao lançamento do vinho comemorativo da distinção, teve início com a atuação conjunta da ROTA – Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” e da Associação de Dança Teatro de Intervenção Urbana – ILÚ, com a participação dos alunos do curso de Intérprete PERFORMACT, que uniram a tradição e a contemporaneidade num momento único.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal associa-se a campanha da SUMA
Município de Alcobaça associa-se à campanha ambiental “Lixo Culpado”
Decorrente da parceria existente entre a Câmara Municipal e a SUMA, vai realizar-se, no município de Alcobaça, uma ação de sensibilização ambiental, com o intuito de incentivar os munícipes a refletir sobre as práticas diárias a aplicar em relação à gestão dos resíduos produzidos, para além de uma componente de intervenção qualitativa em sala de aula, nos jardins de infância e estabelecimentos de ensino de 1.º ciclos da rede pública do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jurista tem experiência na área da Educação
Distrital de Santarém indica Vânia Neto
para lista do PSD ao Parlamento Europeu
A Comissão Política Distrital do PSD, reunida dia 31 de janeiro, deliberou por unanimidade indicar o nome de Vânia Andreia Lopes Neto para integrar a lista do PSD às próximas eleições Europeias de 2019. Vânia Neto, 39 anos, atualmente exerce funções na Microsoft Western Europe como Western Europe Education Sr. Marketing Manager. Na Microsoft Portugal desde Outubro de 2011, exerceu inicialmente funções de gestora do Programa Parceiros na Educação e em Janeiro de 2014 foi promovida a Diretora para a Educação, Cidadania e Responsabilidade Social da Microsoft Portugal (Education & Citizenship Lead), funções que desempenhou até outubro de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em pleno ato de ameaça com arma branca
GNR de Pombal detém homem em flagrante
por violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Pombal deteve, no dia 10 de fevereiro, em flagrante delito, um homem, de 38 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Pombal. A detenção ocorreu no âmbito de uma denúncia de violência doméstica em que uma mulher, de 40 anos, estava a ser vítima de agressões e ameaças de morte, com recurso a uma faca, por parte do seu companheiro, solicitando auxílio à GNR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Siza Vieira classifica programa da ACEPI como visionário para empresas do setor comércio e serviços
Ministro da Economia: comerciodigital.pt é
um grande salto para micro empresas e PME
O ComércioDigital.pt, iniciativa conjunta da ACEPI e da CCP (Confederação do Comércio e dos Serviços de Portugal), apoiada pelo governo português e cofinanciada pelo COMPETE 2020 com um montante de 1.2 milhões de euros), já arrancou e quer promover a digitalização de mais de 50 mil empresas da área do comércio e dos serviços até ao final de 2020. Na sessão oficial de lançamento, que teve lugar em Leiria, no Teatro Miguel Franco, e perante um auditório cheio, Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, considerou que este projeto da ACEPI é visionário e que se trata de uma das maiores oportunidades de sempre para as empresas do setor do comércio e dos serviços obterem as condições necessárias para beneficiarem do potencial da economia digital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival promove novos talentos da música nacional com dois concertos em Leiria
“Música em Leiria” recebe vencedor do Prémio Jovens Músicos e alunos do Estágio de Sopros
A 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML) irá receber o jovem violinista André Gaio Pereira, vencedor do Prémio Jovens Músicos RTP/Antena 2 em 2017, e também os alunos do Estágio de Sopros de Leiria, em dois concertos que refletem a missão do Festival de promover novos talentos da música nacional clássica e contemporânea. André Gaio Pereira vai estar no Solar dos Ataídes (ao Terreiro) em Leiria, no dia 3 de abril, acompanhado pelo pianista Francisco Sassetti. Já o concerto integrado no Estagio de Sopros de Leiria terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva, orientado pelo maestro Rui Carreira, no dia 14 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luísa Maria Vieira tem nos «fragmentos da natureza» sua fonte inspiradora
Artista plástica “Lumavie” expõe Artesanato Contemporâneo na Biblioteca do Cadaval
Abriu oficialmente no dia 9 de fevereiro, na Biblioteca Municipal, a Exposição de Artesanato Contemporâneo, pela autora cadavalense “Lumavie” – Luísa Maria Vieira. A inédita mostra ficará patente ao público até dia 1 de março. A mostra de “Lumavie”, cujo nome tem a sua origem nas primeiras letras do nome da autora – Luísa Maria Vieira, ficará patente de 11 de fevereiro a 1 de março, no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal – segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terça-feira, dia 12 de fevereiro
Associação Nacional de Municípios reúne
esta terça-feira na Batalha
O Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), presidido pelo Presidente Manuel Machado, reúne esta terça-feira, 12 de fevereiro, a partir das 10 horas, na Sala de Sessões da Câmara Municipal da Batalha. Esta é a reunião quinzenal habitual do Conselho Diretivo, porém, desta vez, é descentralizada para a Batalha. No final da reunião, previsto para as 12h30, o presidente do Conselho Diretivo da ANMP e o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Santos, falarão, em Conferência de Imprensa, aos jornalistas presentes, que abordarão, nomeadamente, o Processo de descentralização administrativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de fevereiro na Praça Rodrigues Lobo
Brisas do Lis Night Run e Centro Hospitalar
de Leiria correm juntos pela luta ao cancro
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai pelo segundo ano consecutivo associar-se à Brisas do Lis Night Run para celebrar e assinalar a luta ao cancro, no âmbito do projeto Reagir 2019. Todos estão convidados, e o encontro esta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, às 21h00 na Praça Rodrigues Lobo para depois passar pelo Hospital de Santo André, marcando esta parceria entre o CHL e o NEL (Núcleo de Espeleologia de Leiria) / Pédatleta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Está a decorrer o procedimento concursal destinado ao preenchimento de 3 postos de trabalho
Câmara da Nazaré regulariza vínculos laborais precários
A Câmara da Nazaré está a regularizar os vínculos laborais precários de funcionários que reúnem os requisitos legais apontados pela lei, para a ocupação de postos de trabalho do seu mapa de pessoal. Está a decorrer o procedimento concursal (Aviso 8/2019) comum destinado ao preenchimento de 3 postos de trabalho (nas áreas funcionais do Turismo e Património e Cultura), restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (Lei nº 112/2017).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Deputada do PS pede ao Governo um médico prometido para extensão de saúde de Ribamar
A deputada do PS Margarida Marques perguntou à ministra da Saúde para quando está prevista a colocação de um médico de família na extensão de saúde de Ribamar, para que os “utentes possam beneficiar do acesso pleno ao Serviço Nacional de Saúde, sem discriminação”. De recordar que a freguesia de Ribamar, no concelho da Lourinhã, tem cerca de 1.550 utentes sem médico de família. Numa pergunta enviada à tutela, a parlamentar socialista eleita pelo círculo de Leiria recordou que esta extensão de saúde não atende apenas utentes residentes na freguesia, como também residentes em freguesias vizinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o limite anual de 75 mil euros
Câmara de Ourém cria fundo de financiamento de 300 mil euros para IPSS do concelho
Foi aprovada, na reunião da Câmara de Ourém de 4 de fevereiro, a proposta do Executivo Municipal que visa a constituição de um fundo de financiamento municipal para apoiar as IPSS do concelho na aquisição de viaturas. Este fundo no valor de 300 mil euros será colocado à disposição das instituições de solidariedade social e formalizado através de protocolo individual submetido a aprovação da Assembleia Municipal, já que vigorará para o período de 2019 a 2022.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Sara Barradas e Vera Mónica
José Raposo regressa com comédia musical
ao Centro Cultural do Cartaxo
Vou Levar-te Comigo é a comédia musical protagonizada por José Raposo, Sara Barradas e Vera Mónica que vai subir ao palco do Centro Cultural do Cartaxo no dia 2 de março, sábado, a partir das 21h30. A Rita (Vera Mónica) e o Chico (José Raposo), um ex-casal de atores de mérito reconhecido pelo grande público decide fazer “qualquer coisa” que os perpetue na memória coletiva dos portugueses. Contratam uma autora que através das canções das suas vidas consiga contar a história do encontro dos dois e do grande amor que viveram.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Made in Portugal" é o tema desta edição do Carnaval
Milhares de foliões participam na inauguração do Monumento ao Carnaval de Torres Vedras
O programa do Carnaval de Torres Vedras arrancou oficialmente este sábado, 9 de fevereiro, com a inauguração do Monumento ao Carnaval. A Praça da República não foi suficiente para acolher os milhares de foliões, que não quiseram perder a inauguração da obra que se intitula "Grande Galo, Zé". Recordando que "Made in Portugal" é o tema desta edição do Carnaval, Bruno Melo, da Gravity Balance - empresa responsável pela conceção do monumento -, explicou que a presença do Galo de Barcelos era "obrigatória" enquanto apresentava as diversas figuras desta edição do Carnaval de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Água chega a São Bento já no próximo verão
Água chega a São Bento já no próximo verão avança a bom ritmo a obra de execução do sistema de abastecimento de água em São Bento, concretamente nos lugares de Espinheira, Moliana e Covão do Frade. Estas eram zonas da freguesia serrana que ainda não se encontravam abastecidas com o serviço de água e saneamento, o que justifica o investimento de €167 500,00 por parte da autarquia. Assim, em meados de julho de 2019, cerca de 80 habitações destes lugares já terão acesso a água da rede pública. Numa política de execução e regeneração da rede de abastecimento de água e de saneamento do concelho de Porto de Mós estão, ainda, a decorrer trabalhos em vários locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando ser uma ameaça séria para as abelhas e seres humanos
Câmara de Tomar apela à colaboração popular para evitar a proliferação da vespa asiática
Decorreu no dia 2 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, uma sessão de esclarecimento sobre a vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, iniciativa do Município, através da Divisão de Proteção Civil e que contou com a participação de técnicos da Enxame de Abelhas, entidade especializada no seu combate, bem como da Associação de Apicultores do Centro de Portugal. Introduzida acidentalmente na Europa já neste século, e sem predadores, esta vespa (de tamanho superior e mais escura que a vespa comum, e com apenas uma lista amarela no abdómen – não confundir com a vespa crabro que é ainda maior mas com o abdómen todo amarelo) está a pôr em perigo a biodiversidade e nomeadamente as abelhas e a produção de fruta, além de ser mais agressiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro visa debater o envolvimento da comunidade na promoção da interculturalidade
Orfeão acolhe Encontro da Rede de Escolas para a Educação Intercultural da região centro
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes irá acolher no dia 13 de fevereiro, o VI Encontro da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI) da região centro sob o tema “Pilar Comunidade”, com o objetivo de debater o envolvimento da comunidade na promoção da interculturalidade. A iniciativa, dinamizada em conjunto pelo Alto Comissariado para as Migrações, pelo Ministério da Educação através da Direção-Geral da Educação (DGE) e pela Fundação Aga Khan Portugal, terá lugar nas instalações da Escola de Música do Orfeão de Leria (EMOL) entre as 10h e as 17h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Genética, desporto e alimentação determinam saúde das pessoas
Conhecimento do perfil genético já permite adaptar estilo de vida aos genes de cada pessoa
Será que a alimentação que está a praticar é a mais adequada para si? Cada pessoa possui um perfil genético único, com necessidades nutricionais únicas. É por isso que um plano alimentar baseado na genética é duas a três vezes mais eficaz do que um plano convencional. E é também por esse motivo que duas pessoas que sigam o mesmo plano alimentar igual podem obter resultados diferentes. A nutrigenética tem uma explicação e, melhor ainda, a solução para a adaptação do estilo de vida à genética de cada um.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo camarário visita unidades que iniciaram atividade no local
Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades inaugurada já este verão
Quatro empresas iniciaram o processo de instalação da sua atividade na Área de Localização Empresarial (AAE / ALE) de Valado dos Frades. Dos 34 lotes postos à venda pela empresa municipal Nazaré Qualifica, foram vendidos 28, estando em curso uma operação de alienação dos últimos terrenos loteados, cujas candidaturas poderão ser rececionadas até 28 de fevereiro na Câmara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aprovado por unanimidade em reunião de Câmara
PSD de Tomar propõe regulamento para fixação e atração de investimento e criação de emprego
A Comissão Política de Secção do PSD de Tomar realizou no dia 4 de fevereiro uma conferência de imprensa, na qual estiveram também presentes os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Tomar MT. O Partido Social Democrata desde há muito que tem manifestado a sua preocupação pelo que considera ausência de uma estratégia de captação de investimento e de criação de incentivos às empresas. Por isso, apresentou em reunião de Câmara uma proposta para a elaboração de um regulamento de incentivo ao investimento, em março de 2018. Apesar da sua aprovação, passados largos meses nada se concretizou do lado do Município e o PSD tomou a iniciativa de elaborar o Regulamento para a Fixação e Atração de Investimento Privado e Criação de Emprego, aprovado por unanimidade em reunião de Câmara a 4 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aula Digital destina-se a todos os alunos do 9º, 10º e 12º anos
Município de Alcobaça oferece acesso gratuito a plataforma de apoio à preparação de exames
O Município de Alcobaça disponibiliza a ferramenta Aula Digital gratuitamente a todos os alunos do 9º, 10º e 12º anos, com o objetivo de os ajudar no estudo e na preparação para os exames nacionais. A “Aula Digital” é uma plataforma de ensino e aprendizagem que permite aos alunos estudar os conteúdos das disciplinas submetidas a exame através de recursos digitais: testes interativos com correção automática, resumos da matéria, laboratórios virtuais, vídeos, apresentações, e muito mais. Além disso inclui um Banco de Recursos, organizados pelos temas/domínios de várias disciplinas que podem ser utilizados para pesquisa livre de termos e temas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 10 de fevereiro, com concentração pelas 9h30 no Largo do Papa, em Leiria
Caminhada do Centro Hospitalar de Leiria desafia leirienses a viver de forma saudável
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai desafiar os leirienses a viver de forma saudável, caminhando e adotando o exercício físico nas suas rotinas do dia-a-dia. A Caminhada do CHL acontece no dia 10 de fevereiro, domingo, com concentração às 9h30 no Largo do Papa, em Leiria, e é uma das iniciativas do projeto “Reagir”, que decorre de 4 a 16 de fevereiro, e convida todos a aparecer e trazer um amigo.Dia 10 de fevereiro, com concentração pelas 9h30 no Largo do Papa, em Leiria. Para a edição de 2019 do “Reagir” estão previstas também uma corrida/caminhada no dia 13, quarta-feira, pelas 21h30, na Praça Rodrigues Lobo, em que os profissionais e amigos do CHL se juntam à Brisas do Lis Night Run, num percurso que passará pelo HSA; e a “Gala Reagir 2019”,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
Câmara da Marinha Grande previne insucesso escolar com refeições felizes
"Refeições felizes, famílias saudáveis" foi o tema do workshop realizado na passada sexta-feira, 1 de fevereiro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, no âmbito da apresentação da equipa do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE). ste Plano está em funcionamento desde o dia 10 de dezembro de 2018, até 31 de agosto de 2020 e resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020. É composto por uma psicóloga, uma nutricionista e uma mediadora intercultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desfile vai realizar-se no dia 1 de março
Vila Carnaval de Porto de Mós espera mais de dois mil participantes
Vila Carnaval é uma iniciativa da Câmara Municipal de Porto de Mós que visa celebrar esta época de folia através de um desfile de Carnaval, a ter lugar no dia 1 de março, às 10h00, com início no Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, em Porto de Mós. O desfile percorrerá as ruas da vila de Porto de Mós e contará com a participação dos alunos das escolas de todo o concelho, desde o jardim de infância ao ensino secundário, culminando na Praça da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em reunião com a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna
Concelhia e deputados do PS questionam MAI sobre a insegurança no concelho de Peniche
O presidente da Concelhia de Peniche do Partido Socialista, Henrique Estrelinha e o presidente da Junta de Freguesia de Ferrel, Pedro Barata, reuniram com os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria (Margarida Marques, António Sales, Odete João) e com a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, a propósito da insegurança que se vive no Concelho de Peniche. Antes disso, a mesma delegação tinha reunido com o deputado Filipe Neto Brandão, coordenador do PS na 1ª Comissão da Assembleia da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a assinatura do contrato de concessão do Convento Santo António dos Capuchos
Presidente da Câmara defende reabilitação
de património para atrair investimento a Leiria
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, defendeu esta quarta-feira, 6 de fevereiro, a importância da requalificação do património histórico, na medida e que torna as nossas cidades mais atrativas e competitivas, contribuindo para a captação de moradores e reforço da atratividade para o investimento nas áreas de comércio e serviços. Raul Castro falava na cerimónia de assinatura do contrato de concessão do Convento Santo António dos Capuchos, que decorreu no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro do Ambiente presidiu ao lançamento do concurso para a 2ª fase do desassoreamento da Lagoa
Lagoa de Óbidos: PCP apoia desassoreamento e recusa delegação de competência nas câmaras
O ministro do Ambiente deslocou-se, no dia 5 de Fevereiro, à Foz do Arelho para presidir ao lançamento do concurso para a 2ª fase de desassoreamento da Lagoa de Óbidos, com um orçamento de 16 milhões de euros. Tal intervenção, há muito prevista no Plano de Gestão Ambiental da Lagoa de Óbidos, foi durante largos anos alvo de protelamentos, dilações e execuções incompletas, que levaram, aliás, o próprio ministro a admitir que a intervenção na Lagoa padecia de um «atraso insuportável» e, para o PCP, “a realidade confirma-o.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Monumento do Carnaval de Torres Vedras 2019 é inaugurado no dia 9 de fevereiro
Ministério da Economia patrocina Carnaval de Torres Vedras 2019
A inauguração do Monumento do Carnaval de Torres Vedras 2019 terá lugar no dia 9 de fevereiro, sábado, às 19h00, na Praça da República, em Torres Vedras. “Grande Galo Zé...” é o nome do Monumento deste ano, que estará em pleno centro da cidade até ao dia 6 de março e que será o baluarte de um tema que faz jus ao nosso país, já que “Made in Portugal” é o mote dos festejos carnavalescos deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Guilherme d’Oliveira Martins é o orador convidado do 2º Conselho de pais e professores
A segunda edição do Conselho de Pais e Professores do Concelho de Pombal terá como orador convidado o Professor Guilherme d’Oliveira Martins, antigo ministro da Educação e atual administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. A sessão decorrerá no dia 13 de fevereiro, e contará com a moderação do Professor Roberto Carneiro. O 2º Conselho de Pais e Professores terá lugar no Café Concerto, pelas 18 horas, e centrará a sua discussão no tema “Como enfrentar os desafios educativos do século XXI, conciliando o global e o local, o universal e o singular, a tradição e a modernidade, as ideias e a realidade?”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4 pessoas foram detidas e 8 identificadas em Peniche, Óbidos, Lourinhã, Torres Vedras e Oeiras
GNR apreende mais de 18 mil doses de droga no distrito de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve esta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, nos concelhos de Peniche, Óbidos, Lourinhã, Torres Vedras e Oeiras, quatro homens e identificou outros oito, com idades compreendidas entre os 17 e 22 anos, por suspeita de tráfico de droga e 41 crimes de roubo e furtos, no âmbito de uma investigação, que decorria há cerca de cinco meses, pelos crimes de furto de máquinas de tabaco do interior de estabelecimentos, tráfico de estupefacientes e roubos com recurso a arma branca e força física, ocorridos entre agosto de 2018 e janeiro de 2019, nos concelhos de Nazaré, Caldas da Rainha, Alcobaça, Peniche, Óbidos, Lourinhã, Torres Vedras e Oeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Qualificar Comércio e Serviços para a Economia Digital
Ministro da Economia lançou em Leiria
o programa “ComércioDigital.pt”
O ministro da Economia lançou em Leiria, no dia 6 de fevereiro, o programa “ComércioDigital.pt” - Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital. O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, defendeu que as empresas devem encarar globalização como oportunidade e não ameaça, adaptando-se a um novo paradigma de comunicação imposto pela generalização das plataformas digitais que deu origem a uma geração de nativos digitais que alinham os seus modelos de consumo com as suas novas formas de interação social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Verão” em em dose dupla
The Gift apresentam novo álbum em Alcobaça
nos dias 2 e 3 de maio
“Verão” é o novo álbum dos The Gift que será lançado no primeiro semestre de 2019 e que será apresentado durante a digressão nacional The Gift Primavera/Verão 2019. As datas dos concertos em Alcobaça da banda de Sónia Tavares, Nuno Gonçalves, Miguel Ribeiro e John Gonçalves já estão agendadas: 2 e 3 de maio, às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal aprovou a proposta
Empreitada de Requalificação do Mercado Municipal de Santarém já foi aprovada
O Executivo Municipal de Santarém aprovou por unanimidade, no dia 5 de fevereiro, em reunião de Câmara, a proposta de adjudicação para a contratação da empreitada de “Requalificação/Alteração do Mercado Municipal de Santarém”. A adjudicação da contratação da empreitada foi feita à empresa Habitâmega Construções, S.A., pelo valor total de 1.949.340,00 € e o prazo de execução é de 12 meses. Depois da assinatura do contrato, o processo será submetido ao Tribunal de Contas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Revisão publicada na revista científica “Advances in Nutrition” elimina dúvidas
Estudo confirma não haver provas que associem os adoçantes a efeitos na microbiota intestinal
Não há evidências suficientes para que se possa associar os adoçantes não calóricos ao aumento do apetite, ingestão a curto prazo ou risco de desenvolver diabetes ou cancro. A garantia é dada por um estudo publicado recentemente na revista científica Advances in Nutrition, que fez uma revisão das evidências fornecidas através de estudos experimentais e análises clínicas sobre os efeitos dos adoçantes na microbiota intestinal. Os adoçantes não calóricos podem substituir os açúcares porque imitam o seu sabor doce, mas têm pouco ou nenhum impacto na ingestão diária de energia e são frequentemente mais doces do que a sacarose
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela Junta de Freguesia de Fátima
Município de Ourém apoia Festival da Paz 2019
A Câmara Municipal de Ourém aprovou a proposta de protocolo a celebrar com a Junta de Freguesia de Fátima para atribuição de um apoio financeiro consignado à realização do Festival da Paz 2019. O documento foi discutido na reunião de Câmara de 4 de fevereiro e define um apoio financeiro até ao valor de 25 mil euros, que será agora apreciado em sede de Assembleia Municipal. A Junta de Freguesia de Fátima vai promover mais uma edição do Festival da Paz, evento que decorrerá em junho de 2019 e que, dado o seu caráter regional, será um complemento cultural à Feirourém 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Inauguração do Parque Verde marcada
para o dia 21 de março
A inauguração do Parque Verde está marcada para o dia 21 de março, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Recorde-se que a obra se prolongou mais do que o tempo inicialmente previsto, mas após vários adiamentos o Parque Verde de Alcobaça encontra-se quase concluído, faltando apenas alguns acabamentos. Na sua página de Facebook, o autarca aproveita para esclarecer dúvidas a propósito de estacionamento e acessibilidades, recordando que as imediações traseiras do Centro Escolar de Alcobaça são contíguas e terão acesso direto ao Parque Verde, estando esta zona equipada com uma larga zona de estacionamento. Também a partir da rotunda do Pingo Doce, haverá estacionamento com acesso direto à zona de cafetaria e parque infantil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município aceitou receber a gestão da rede dos julgados de paz
Câmara da Batalha quer criar Julgado de Paz
no âmbito do processo de descentralização
Na sequência da decisão dos órgãos municipais em aceitar a transferência da totalidade das novas competências a receber da Administração Central do Estado, as previstas no âmbito da designada descentralização, a Câmara da Batalha irá propor a instalação de um Julgado de Paz, possibilidade prevista no diploma que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e das entidades intermunicipais no domínio da justiça (DL n.º 101/2018, de 29/11).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 46 mil euros
Município de Porto de Mós reforça frota com aquisição de dois automóveis 100% elétricos
De acordo com os novos padrões ambientais, o Município de Porto de Mós reforçou a sua frota automóvel através da aquisição de dois automóveis 100% elétricos, com uma bateria Z.E. 40, com uma autonomia de 300 km e possibilidade de carregamento em 65 minutos. Recorde-se que a frota automóvel do Município é constituída por veículos com uma idade média de 20 anos, que têm, por isso, elevados índices de poluição, acrescidos aos elevadas altos custos de manutenção que exigem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
PJ detém homem por abuso sexual de crianças e de pessoa incapaz de resistência
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, após receber denúncia e iniciada de imediato a investigação, recolheu elementos de prova que levaram à detenção do suspeito, pela prática de vários crimes de abuso sexual, ocorridos na zona de Leiria. O detido, um homem de 42 anos de idade, operário fabril, ao longo de mais de um ano, abusou sexualmente de duas menores, com quem mantém relação de proximidade, aproveitando os momentos em que estava a sós com as mesmas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Classificação de Interesse Municipal
Azambuja inicia Regulamento de Inventariação e Classificação de Património Histórico-cultural
O Executivo Municipal de Azambuja, na sua reunião ordinária do dia 29 de janeiro, aprovou a proposta de início de procedimento tendente à elaboração do Regulamento de Inventariação e de Classificação de Património Histórico-cultural como de Interesse Municipal do Município de Azambuja. A necessidade deste regulamento é vital para que a enorme riqueza histórica, cultural e patrimonial do município seja preservada, recriada e divulgada, assim como, reforçar a importância de envolver os jovens na preservação, promoção e divulgação do património e da cultura do seu concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da prevenção da Defesa da Floresta Contra Incêndios
Município de Santarém e GNR preparam “Operação Floresta Segura 2019”
No âmbito da prevenção da Defesa da Floresta Contra Incêndios “Operação Floresta Segura 2019”, realizou-se, no dia 5 de fevereiro, uma reunião entre o Município de Santarém e a Guarda Nacional Republicana. Na reunião esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil – Comando dos Bombeiros Municipais e Gabinete Técnico Florestal, o Gabinete de Sistemas de Informação Geográfica , o Chefe do SEPNA/GNR Major Pedro Reis, elementos do destacamento da GNR de Santarém e dos GIPS-Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal aceita a descentralização
Batalha quer projetos regionais integrados
no Programa Nacional de Investimentos
A Assembleia Municipal da Batalha aprovou esta sexta-feira, dia 01 de fevereiro, por unanimidade, uma moção da bancada do PSD a propor a inclusão de projetos regionais no âmbito do designado Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), respetivamente ao nível da rede viária a Construção de Nó no IC9 (Zona Industrial de São Mamede) e respetiva ligação à A1 em Fátima; no domínio da rede aeroportuária a realização de estudos e projetos com o objetivo de aferir a viabilidade da abertura da Base Aérea n.º 5 de Monte Real (Leiria) à aviação civil; e no capítulo ambiental, defende a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES) – Despoluição da Bacia Hidrográfica do Lis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
40º aniversário
Torres Vedras celebra elevação da primeira vila a cidade após o 25 de abril
Torres Vedras assinalou os 40 anos de elevação à categoria de cidade através de uma sessão evocativa que decorreu este domingo no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho. No início da sessão foram recordadas as declarações de Alberto Avelino à RTP no dia 3 de fevereiro de 1979, dia em que foi publicada a lei que consagrou a elevação da vila de Torres Vedras a cidade. “As pessoas estão bastante interessadas e contentes”, afirmava o então presidente da Câmara Municipal, referindo-se à população de uma cidade “em franco desenvolvimento e com uma indústria bastante florescente.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FAB LAB – Laboratório de fabricação digital
Câmara aceita sugestões para a elaboração
do Regulamento da FAB LAB de Porto de Mós
Foi aprovado em reunião ordinária da Câmara Municipal de Porto de Mós, realizada no dia 17 de janeiro de 2019, o início do procedimento de elaboração do “Regulamento da FAB LAB de Porto de Mós”, o qual se encontra em fase de Participação Procedimental pelo prazo de 10 dias úteis, ou seja, até ao dia 8 de fevereiro de 2019. A Instalação de uma FAB LAB – Laboratório de fabricação digital em Porto de Mós permitirá contextualizar, desenhar, desenvolver, fabricar e testar soluções inovadoras. Um conceito desenhado e pensado para a comunidade, que dotará esta região de um polo que disponibiliza tecnologia aberta à experimentação, propiciando condições e meios necessários a um ambiente de inovação e criatividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conferência assinala o Dia Mundial de Luta contra o Cancro
CHL aposta na inovação terapêutica e dimensão espiritual no tratamento de doentes com cancro
“Conviver com o cancro” foi o mote da conferência organizada pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que assinalou o Dia Mundial de Luta contra o Cancro, no dia 4 de fevereiro, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. Dirigida a profissionais, doentes e suas famílias, a conferência evidenciou a inovação terapêutica como forte aliada no tratamento para o cancro, e realçou a necessidade de acompanhar a dimensão espiritual da pessoa que lida com esta doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 24 de fevereiro
Petiscos, tapas e vinhos locais vão pôr Tomar
à prova
Vem aí mais uma iniciativa de promoção da gastronomia local que não vai deixar ninguém indiferente. Durante dez dias, incluindo dois fins-de-semana, 16 casas tomarenses convidam a provar as suas tapas, alguma delas pratos tradicionais da casa, outras criadas especificamente para este evento, organizado pelo Município em colaboração com restaurantes, cafés e afins. A iniciativa chama-se Tomar à Prova e convida a experimentar um total de 18 petiscos (dois locais apresentam duas sugestões), cada um dos quais acompanhado de um copo de vinho de Tomar (ou Mouchão). O preço é de apenas três euros por cada conjunto de petisco e bebida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR detém homem por pesca ilegal de meixão na Foz do Rio Tornada
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, deteve, dia 5 de fevereiro, em flagrante delito, um homem com 58 anos, por pesca de meixão, na Foz do Rio Tornada, no concelho de Caldas das Rainha. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram um indivíduo a pescar meixão ilegalmente, através do manuseamento de uma arte de pesca, denominada por “capinete ou arca”. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 219 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal revelou estratégia para os próximos três anos
Pedro Machado: “Não temos turismo a mais
no Centro de Portugal”
Os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) para o triénio 2019-21 tomaram posse no dia 1 de fevereiro, numa cerimónia que decorreu no Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu. A ARPTC é uma entidade público-privada, sem fins lucrativos, que se destina à promoção externa do território do Centro de Portugal. Pedro Machado, que presidente igualmente à Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, renova a liderança da ARPTC por mais três anos. Como vice-presidente continua igualmente Jorge Loureiro. Paulo Fernandes foi reconduzido como presidente da Assembleia-Geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No encerramento do projeto “Promoção do Espírito Empresarial do Oeste”
Comunidade Intermunicipal do Oeste apresenta novas iniciativas de apoio ao empreendedor
A Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a Associação Empresarial da Região Oeste – AIRO, promoveu a sessão de encerramento do projeto “Promoção do Espírito Empresarial do Oeste”, no dia 29 de janeiro, na sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha. A sessão de abertura foi realizada pelo primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Paulo Simões, e pelo representante da Associação Empresarial da Região Oeste, Jorge Barosa, que salientou o facto deste projeto de promoção do empreendedorismo ter envolvido mais de 8000 pessoas, com "uma onda muito positiva na Região que tem de ser aproveitada".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Debussy, Schubert, Vianna da Motta e Turina
Trio Pangea e Orquestra Sinfónica de Leiria
com grandes compositores no Música em Leiria
O Trio Pangea e a Orquestra Sinfónica de Leiria, as mais recentes confirmações do Festival Música em Leiria, irão representar a componente mais erudita daquele que é o mais antigo festival de música do país, a decorrer sem interrupções, com obras de Claude Debussy, Franz Schubert, José Vianna da Motta e Joaquín Turina, entre outros. A Orquestra Sinfónica de Leiria, sob a direção do maestro José Eduardo Gomes, apresenta-se na Igreja de S. Francisco, em Leiria, no dia 7 de abril, e o Trio Pangea, composto por Bruno Beltoise, ao piano, Adolfo Carbajal, no violino, e Teresa Valente Pereira, no violoncelo, sobe ao palco do Teatro Miguel Franco no dia 17 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento promovido pelo Sport Clube Escolar Bombarralense recebeu oito centenas de visitantes
Sopa de Ossos vence Festival de Sopas
do Bombarral
O Sport Clube Escolar Bombarralense promoveu, nos dias 26 e 27 de janeiro, a terceira edição do seu Festival de Sopas, evento que se destinou à angariação de fundos para as obras de reabilitação da sede do clube. Ao longo dos dois dias, as cerca de oito centenas de pessoas que aderiram à iniciativa tiveram oportunidade de se deliciar com nove sopas diferentes, cuja confeção esteve a cargo das várias secções do clube verde e amarelo e dos alunos do Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Informação do ACES Lezíria
Cartaxo vai ter dois novos médicos de família
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, que no início do mês endereçou um pedido de audiência à Ministra da Saúde, com caráter de urgência, para dar conta das preocupações da autarquia com os cuidados de saúde primários no concelho, recebeu no dia 24 de janeiro, do ACES Lezíria (Agrupamento de Centros de Saúde - Lezíria), a informação de que até março deste ano, dois novos médicos estarão a trabalhar no concelho. Pedro Magalhães Ribeiro congratula-se com a vinda de dois médicos de família "anunciada pelo ACES Lezíria. É uma notícia de enorme importância para os utentes do concelho", mas mantém o pedido de audiência à Ministra da Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Montalvo já teve início
Na freguesia de Montalvo, concelho de Constância, já estão a decorrer as obras de Requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR. A intervenção tem um custo de 125.495,00€, com um financiamento comunitário de 102,420,75€, através do POSEUR – Programa Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, sendo a restante verba assegurada pelo orçamento da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por decisão da Câmara Municipal
Marinha Grande vai receber transferência
de seis competências do Governo
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, por maioria, na sua reunião do dia 25 de janeiro, a transferência de seis novas competências para os Órgãos Municipais no ano de 2019: autorização de exploração das modalidades afins de jogos de fortuna ou azar e outras formas de jogo, justiça, apoio às equipas de intervenção permanente das associações de bombeiros voluntários, instalação e a gestão de Lojas de Cidadão e de Espaços Cidadão, habitação e gestão do património imobiliário público
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Foz do Arelho
Ministro do Ambiente preside ao lançamento do concurso para dragagem da Lagoa de Óbidos
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, preside à Sessão Pública de lançamento do concurso para a Dragagem da Zona Superior da Lagoa de Óbidos, esta terça-feira, dia 5 de fevereiro, na sala Atlântico do Inatel da Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FCT-UNL, Museu da Lourinhã e Museu Geológico são os vencedores
Parque dos Dinossauros da Lourinhã atribui bolsas de investigação científica
A PDL – Parque de Dinossauros da Lourinhã realizou, no dia 31 de janeiro, a cerimónia de atribuição de Bolsas de Investigação criadas pelo Dino Parque em parceria com o Pingo Doce. O valor angariado pelas cadernetas “Super Animais 3” dedicadas aos Dinossauros ascende os 70.000 mil euros que serão distribuídos por três projetos de investigação na área da Paleontologia em território nacional. Das 15 candidaturas recebidas, foram selecionadas três para a atribuição das bolsas pela sua importância na investigação e preservação do património paleontológico português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão informativa 2IN do IAPMEI passa no Ribatejo
Secretário de Estado da Economia apresenta Sistema de Incentivos à Inovação em Santarém
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, juntou-se ao IAPMEI na organização, na região de Santarém, da sessão de informação sobre o Sistema de Incentivos à Inovação, que vai decorrer já no dia 6 de fevereiro, em Santarém. O secretário de Estado da Economia, João Neves, acaba de confirmar presença no evento. O IAPMEI iniciou no dia 28 de janeiro o ciclo de sessões informativas 2IN (+Investimento +Inovação), que está a percorrer o país com a apresentação do Sistema de Incentivos à Inovação. Santarém acolhe a realização desta sessão, já no próximo dia 6 de fevereiro, no Santarém Hotel, a partir das 10h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da empresa municipal Nazaré Qualifica
Área de Acolhimento Empresarial de Valado
dos Frades tem últimos cinco lotes à venda
A empresa municipal Nazaré Qualifica iniciou um novo procedimento para a alienação dos últimos cinco lotes da Área de Acolhimento Empresarial (AAE/ALE) de Valado dos Frades. As candidaturas deverão ser entregues/rececionadas no Edifício dos Paços do Concelho da Nazaré até às 17h00 horas do dia 28 de fevereiro de 2019. Os interessados neste procedimento devem consultar a documentação disponível em www.nazarequalifica.pt e www.cm-nazare.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio será feito através de projeto-piloto numa 1ª fase
Governo exige resultados clínicos
para comparticipar tratamentos termais
“A conversão do projeto-piloto em definitivo dependerá da avaliação efetuada, podendo ter de haver ajustamentos, sendo de salientar que o Governo sempre reconheceu a importância da comparticipação dos tratamentos termais, razão pela qual espoletou todo o processo de estudo da matéria”. “A avaliação far-se-á com base nos resultados alcançados, incorporando componentes de custo-benefício, quer em termos clínicos, quer na redução da despesa com MCDT, medicamentos, episódios de urgência, consultas externas e internamentos, bem como o impacto no absentismo laboral”, esclareceu a ministra em resposta à questão colocada pela deputada Margarida Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conclusão do IC3 é a principal exigência
PSD Distrital de Santarém contesta Programa Nacional de Investimentos 2030
Tendo sido tornado público o Programa Nacional de Investimentos até 2030, o PSD Distrital de Santarém considera inaceitável a não inclusão do IC3/A13 no documento enviado pelo Governo para a Assembleia da República, e informa que tudo fará para que esta obra fundamental para o distrito venha a ser concretizada. A Comissão Política Distrital do PSD de Santarém emitiu um comunicado sobre o assunto, na sequência da sessão de debate no dia 31 de janeiro, sobre o Plano Nacional de Investimentos até 2030 com o vice-presidente da CPN do PSD, Manuel Castro Almeida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de fevereiro
Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe fase municipal do Concurso Nacional de Leitura
No dia 18 de fevereiro, a Biblioteca Municipal de Alcobaça irá acolher a fase municipal da 13ª edição Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa do Ministério da Educação através do Plano Nacional de Leitura, que visa estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. Em Alcobaça, juntamente com outros municípios, irá decorrer a segunda etapa do concurso (fase municipal) depois da fase escolar, realizada no contexto da sala de aula, mas que contou igualmente com o apoio das Bibliotecas Municipais. Seguir-se-ão fases intermunicipais e, por fim, a fase nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR identifica suspeito de furto numa oficina nos Milagres
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, identificou, dia 30 de janeiro, um indivíduo, com 26 anos, por ser suspeito de um furto em interior de uma oficina automóvel, na localidade de Milagres, concelho de Leiria. No decorrer das diligências de um furto ocorrido no dia anterior, 29 de janeiro, a GNR identificou um indivíduo, que através do arrombamento do portão da oficina, subtraiu diversas ferramentas que seriam para seu uso particular.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
9 e 10 de fevereiro no Pavilhão da Mata
Campeonato Nacional de Dança disputado
nas Caldas da Rainha
A cidade de “todos os desportos” volta a ser palco de um grande evento, desta feita o Campeonato Nacional de Dança, dias 9 e 10 de fevereiro, no Pavilhão da Mata. Cerca de 250 pares estarão nas Caldas da Rainha a dar tudo o que têm naquela que é a prova mais importante do calendário da Federação Portuguesa de Dança Desportiva. Numa antecipação do espetáculo que será possível assistir a 9 e 10 de Fevereiro, já este Sábado, 2 de Fevereiro, a conceituada atleta caldense Patrícia Carmo e o seu par, Miguel Fernandes, farão uma demonstração de dança desportiva, no centro Comercial La Vie, pelas 15H30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 6 de fevereiro
Ministro da Economia lança em Leiria roadshow do programa “ComércioDigital.pt”
A iniciativa da ACEPI que pretende promover a transformação digital de 50 mil empresas portuguesas vai ter a primeira sessão em Leiria e conta com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. O lançamento do Roadshow do Programa “ComércioDigital.pt” – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital, vai ter lugar no próximo dia 6 de fevereiro no Teatro Miguel Franco, em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo e Salvaterra de Magos
Projecto técnico de requalificação da Ponte Rainha D. Amélia vai avançar de imediato
Reunidos na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), em Almada, na manhã do dia 30 de janeiro de 2019 (quarta-feira), os Presidentes das Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos, Pedro Magalhães Ribeiro e Hélder Esménio, insistiram com a IP no sentido da equipa projetista, que saiu do concurso recentemente adjudicado, avaliasse a possibilidade técnica de alargar a plataforma de circulação na Ponte Rainha D. Amélia, para que desse modo ela pudesse ajudar um pouco mais a economia local e regional, em particular aqueles que se dedicam ao sector agrícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro subscritor foi o deputado de Leiria António Sales
Parlamento louva voto do PS por ‘Ferrel,
a Capital da Luta contra o Nuclear"
A Assembleia da República regozijou-se, dia 1 de fevereiro, pela concessão da marca “Ferrel, a Capital da Luta contra o Nuclear" à freguesia de Ferrel, Peniche. O voto de louvor, uma iniciativa do Grupo Parlamentar do PS, que teve como primeiro subscritor o deputado de Leiria António Sales, foi aprovado por unanimidade. “Estávamos em março de 1976 e Portugal vivia um período pós-revolucionário e pré-eleitoral, quando a iminência do ‘primeiro conflito ambiental da democracia’ convoca o povo de Ferrel para a rua, unido, contra a instalação de uma central nuclear para a produção de energia elétrica”, recordam os socialistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Fundação Medeiros e Almeida inaugura mostra coleção Mª do Céu e Luís Pereira de Sampaio
A inauguração da exposição "Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio. Uma colecção em foco.", com curadoria da Doutora Joana d´Oliva Monteiro, irá ter lugar na segunda-feira, 4 de fevereiro, às 18horas, na Fundação Medeiros e Almeida, Rua Rosa Araújo, 41, em Lisboa. Esta exposição vem na sequência do Prémio Colecionador que o alcobacense Luís Pereira de Sampaio recebeu postumamente, concedido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) em 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Diário de Bordo da Expedição Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau”
Jornalista e editor da Revista “Todo o Terreno” apresenta livro nas Caldas da Rainha
No dia 9 de fevereiro, pelas 17 h, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, o jornalista Alexandre Correia convida-nos a embarcar numa fantástica viagem. Pelas suas palavras e imagens, o também editor da revista Todo Terreno leva-nos na Expedição Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau, uma experiência que se transformou agora no livro que o autor vai apresentar a 9 de Fevereiro na Biblioteca das Caldas. A apresentação estará a cargo de Manuel Romão de Sousa, figura de grande relevo no mundo automóvel nacional e um dos veteranos da primeira participação portuguesa no Rali Paris-Dakar, em 1982, e que hoje reparte a sua vida entre Lisboa e Tornada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR identifica mulher em Alfeizerão por detenção ilegal de espécies exóticas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, identificou, no dia 31 de janeiro, uma mulher, com 58 anos, por detenção de três aves exóticas, em cativeiro, da família Psittacidae, no concelho de Caldas das Rainha. No decorrer de uma ação de patrulhamento os militares detetaram a existência de três aves exóticas, no anexo de uma residência, um Papagaio Diadema “Amazoba Autumnalis”, um Aratinga de Bando “Psittacara Leurocophthalmus” e um Inseparável de Fischer “Agapornis Fischeri”, sem a respetiva declaração ou registo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Quebrar a confiança
Luís Guerra Rosa
Morte de peixes no Rio Alcoa e encerramento de balcão bancário em São Martinho do Porto
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o