Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Leiria tem condições para ser Capital Europeia da Cultura?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 215 Director: Mário Lopes Segunda, 12 de Novembro de 2018
Desenvolvimento da atividade turística justifica nova alteração
Município do Cartaxo altera Plano Diretor Municipal pela oitava vez
O Município do Cartaxo deu início ao período de discussão pública da 8.ª Alteração ao Plano Diretor Municipal (PDMC), cujo Relatório de Fundamentação e Parecer da CCDR-LVT pode ser consultado junto dos serviços municipais ou no site do Município. Promover o desenvolvimento económico, permitindo a criação de novas empresas e negócios, neste caso ligados à atividade turística, é o principal objetivo da alteração proposta pelo Município. A proposta de alteração já obteve parecer positivo da CCDR-LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. O aviso publicado em Diário da República no final de outubro, determina que período de discussão pública decorre durante trinta dias, terminando a 17 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Marinha Grande
Requalificação de campo de jogos e zona verde na Pedrulheira vence Orçamento Participativo
A proposta 4 relativa à requalificação do Campo de Jogos e Zona Verde, no lugar da Pedrulheira, na Marinha Grande, apresentada por Ana Marta Duarte, foi a vencedora do Orçamento Participativo 2018, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Os resultados foram divulgados na noite desta sexta-feira, 9 de novembro, pelas técnicas do OP, na presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira, que destacou a importância desta iniciativa “para apelar e incentivar a uma postura mais participativa da população no processo de desenvolvimento do seu concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de novembro a 2 de dezembro
Torres Novas promove Festival Gastronómico das Couves com Feijões
De 23 de novembro a 2 de dezembro, o Município de Torres Novas organiza o I Festival Gastronómico das Couves com Feijões. Esta iniciativa pretende contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos que compõem a gastronomia típica torrejana. Durante este período, o prato pode ser degustado em 29 estabelecimentos aderentes do Concelho de Torres Novas, sob as mais variadas formas:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com dois projetos desenvolvidos no âmbito da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia
Estudantes do Politécnico de Leiria integram os 11 finalistas dos Prémios PlayStation 2018
“Keg Wars” e “Advanced Override” são dois dos 11 jogos finalistas dos Prémios PlayStation 2018, desenvolvidos por estudantes da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Os dois jogos dos estudantes da ESTG serão apresentados ao júri final do concurso da PlayStation, bem como à imprensa especializada e ao público em geral no espaço PlayStation, durante a Lisboa Games Week, na FIL, entre os dias 16 e 19 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta de Classificação do Culto a N. S. da Nazaré entregue no Vaticano
Peregrinos nazarenos entregam ao Papa candidatura a Património da Humanidade
Um grupo de peregrinos da Nazaré, composto pelo padre Paolo Lagatta, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, o presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno Batalha, entre outros membros da Paróquia de Nossa Senhora das Areias da Pederneira, vai ser recebido pelo Santo Padre, Papa Francisco, na próxima quarta-feira, 14 de novembro, durante a Audiência Geral que se realizará no Vaticano. Após a Bênção Apostólica a todos os presentes, será entregue ao Papa Francisco a pretensão de candidatar o Culto e a Devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD mobilizado para a recandidatura autárquica de Filipe Sales
Luís Marques Mendes critica “queixinhas
do presidente da Câmara” de Peniche
Luís Marques Mendes, antigo líder do PSD e atual Conselheiro de Estado, foi o convidado do jantar que assinalou a apresentação dos novos órgãos da concelhia do PSD Peniche no dia 9 de Novembro. Para além dos militantes, marcaram presença muitos simpatizantes do partido e candidatos nas listas encabeçadas por Filipe Sales em 2017. Em sala cheia e num ambiente descontraído, o jantar assinalou, nas palavras do vereador do PSD, o “retomar das iniciativas públicas depois de um ano em que decidimos dar algum descanso às pessoas” porque, explicou “ninguém gosta de um estilo de campanha eleitoral permanente” nem que se ande “sempre com as eleições na boca”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento de 15,8 milhões de euros mantém o investimento estrutural definido para o concelho
Câmara Municipal de Pedrógão Grande aprova “orçamento de rigor”
As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2019 do Município de Pedrógão Grande foram aprovadas por maioria no dia 31 de outubro, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e abstenção dos eleitos do PSD. Em relação ao Orçamento, no valor de 15,8 milhões de euros, realce para o facto de representar um aumento da receita corrente relativamente ao ano anterior de 1,36%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de Abrã recebe 2ª sessão a 23 de novembro
Abitureiras é a segunda freguesia do concelho de Santarém a conhecer a Carta Arqueológica
A Junta de Freguesia de Abitureiras acolheu esta noite, dia 9 de novembro, a Sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Abitureiras. A Carta Arqueológica, apresentada por António Matias, ostearqueólogo da Câmara de Santarém que lidera a equipa que nos últimos anos realizou o levantamento que permite a apresentação da Carta Arqueológica de Santarém que identifica 461 sítios arqueológicos, contou com a participação de António Silva Branco, presidente da Junta de Freguesia e restantes membros do Executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Escola de Hotelaria de Fátima
Insignare assina protocolo com a Trivalor
na área da alimentação hospitalar
A Insignare – Associação de Ensino e Formação, assinou quarta-feira, dia 7 de novembro, um protocolo com a Trivalor SGP, no sentido de cooperação institucional entre ambas as entidades de forma a promover iniciativas de aprendizagem, nas componentes de formação prática em contexto de trabalho ou teórica, com vista à elevação dos níveis de qualificação dos alunos. Serão organizadas e ministradas iniciativas nas múltiplas áreas de formação da Insignare, tendo por objetivo uma melhor integração dos alunos no mercado de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
3.500 utentes ganham médico de família
USF Villa Romana inaugurada em Rio Maior
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, vai inaugurar a nova Unidade de Saúde Familiar de Rio Maior – a USF Villa Romana. A cerimónia, que vai decorrer a 12 de novembro, pelas 11 horas, no centro de saúde local, contará com a presença de Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior. Com um total de 7.196 utentes, a criação desta USF permite dar médico de família a 3.563 cidadãos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Azambuja e o Carregado
Plataforma EN3 promove ação de protesto
pela segurança dos peões na EN3
A plataforma EN3 é um movimento de cidadãos interessados em melhorar as condições de circulação na Estrada Nacional 3, nomeadamente no troço entre Azambuja e o Carregado onde se localizam inúmeras plataformas logísticas. Esta estrada tem sido fustigada por inúmeros acidentes, alguns com vítimas mortais. A plataforma EN3 tem desenvolvido algumas ações para que o assunto possa ser resolvido ou pelo menos minimizado. A ação mais visível aconteceu no dia 15 de maio onde iluminámos com milhares de velas as bermas da estrada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício que foi sede do CRIO - Centro de Recuperação Infantil Oureense
Nersant e Município Oureense celebram contrato de empreitada para a Startup Ourém
A Câmara Municipal de Ourém celebrou no dia 7 de novembro, o contrato de empreitada de obras públicas referente ao início dos trabalhos para a criação da Startup Ourém, parceria entre a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Município. Recorde-se que a Nersant e o Município de Ourém assinaram no dia 20 de junho um protocolo de colaboração para a criação da Startup Ourém, estrutura de apoio ao empreendedorismo que terá como objetivo atrair e instalar neste concelho, novos projetos empresariais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vamos Iluminar Óbidos” com a participação especial dos Anjos
Árvore de Natal de 9 m inaugurada em Óbidos com 80 mil leds de luz
O Município de Óbidos convida toda a população a vir acender as luzes de Natal da Vila de Óbidos, a 16 de dezembro, pelas 19 horas, na Porta da Vila. Naquele que será um momento repleto de magia, a comunidade é convidada a formar um cordão humano, trazendo a sua própria luz (uma vela, lanterna, tocha…), para simbolicamente acender os mais de 80 mil leds de luz, distribuídos pela árvore de Natal de 9 metros, pela muralha do Castelo e pelo trilho mágico da Rua Direita, até à entrada do recinto do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro de Artes Plásticas “Times and Movements of the Image”
IPL e UNL promovem conferência internacional centrada na imagem em movimento
“Times and Movements of the Image” é o mote para a conferência internacional de Artes Plásticas, que a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa dinamizam nos dias 15 e 16 de novembro. Este encontro promete apresentações que mostram as tensões entre a imagem fixa e a imagem em movimento, discussões sobre a questão da perenidade do projeto artístico e a imaterialidade da imagem captada pelas novas tecnologias, sem esquecer a relação com as disciplinas artísticas mais tradicionais, como a pintura, o desenho e a escultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça assume-se como capital da doçaria conventual
Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça celebra 20 anos
A XX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais vai realizar-se de 15 a 18 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça. Uma edição que reflete a adesão crescente das pastelarias locais à doçaria conventual, que têm vindo a aprimorar as suas técnicas e a recuperar receitas antigas, estando previstos um recorde de 12 representantes de Alcobaça em 2018. De Portugal, mas também da Bélgica, Espanha e França virão as 17 delegações convidadas, a maioria repetentes, por reconhecerem na Mostra de Alcobaça uma importância única no panorama da doçaria nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa
Primeiro-ministro visita hoje aproveitamento hidroagrícola das baixas de Óbidos e Amoreira
O primeiro-ministro visita esta sexta-feira, 9 de novembro, o aproveitamento hidroagrícola das baixas de Óbidos e Amoreira. António Costa preside à sessão de Consignação da Empreitada da Rede de Rega do Bloco da Amoreira Óbidos | Bombarral, nos Paços do Concelho do Bombarral, na qual estará também presente o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Luís Capoulas Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na abertura do ano letivo
IPL anuncia como prioridade alterar designação para Universidade Politécnica de Leiria
Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, afirmou ser o desígnio para a instituição, e que «se tivesse uma única prioridade, seria a da alteração da designação para Universidade Politécnica de Leiria», para uma denominação «condizente com a missão e plenitude funcional do Politécnico de Leiria, determinante e diferenciadora, sem preconceitos». Na sessão solene de abertura do ano letivo, Rui Pedrosa deixou ainda claros os vários constrangimentos de ordem orçamental que poem em causa a sustentabilidade da instituição, nomeadamente um deficit orçamental para 2019 fruto das alterações legislativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Votos do PSD foram suficientes
Câmara de Pombal aprova orçamento de 38,3 milhões de euros para 2019
A Câmara Municipal de Pombal aprovou por maioria (PSD), com os votos contra dos vereadores da oposição (NM-PH e PS), o orçamento para 2019 no valor de 38,3 milhões de euros, documento que será agora remetido à Assembleia Municipal para apreciação e votação. A proposta apresentada apresenta uma poupança corrente de 7.7 milhões de euros, que resulta da arrecadação de uma receita corrente de 33 milhões de euros, em contrapartida de uma despesa corrente de 24 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL aposta em projetos de cooperação além-fronteiras
Politécnico de Leiria promove projetos de inclusão em Cabo Verde e no Brasil
O Politécnico de Leiria está a promover as boas práticas para a inclusão social além-fronteiras, através da equipa do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, que está em Cabo Verde. Célia Sousa, coordenadora do CRID, considerado um modelo de boas páticas internacional no que toca a inclusão, sendo-lhe reconhecido um know-how e trabalho feito únicos a favor da sociedade, está em Cabo Verde como consultora do governo cabo-verdiano, a dar formação a docentes, em tecnologias de apoio na educação inclusiva, no âmbito de um projeto para a inclusão e acessibilidade financiado pelas Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Pela Conclusão da IC3/A13
Tiago Carrão
Posição do CDS sobre os documentos previsionais do Municipio de Alcobaça para 2019
Carlos Bonifácio
A vacinação reduz o número de casos e de mortes por pneumonia
Dr. Vasco Barreto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o