Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 227 Director: Mário Lopes Sexta, 6 de Dezembro de 2019
Nazaré
Igreja de S. Gião abre ao público até ao verão depois de obras de consolidação da estrutura
Estão em curso as intervenções de consolidação da estrutura do edifício da Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão. Este equipamento está a ser alvo de obras de Restauro e de Consolidação Estrutural através de um investimento de 244.954,12 euros. Esta obra está identificada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que faz parte integrante do PEDU da Nazaré, aprovado e contratualizado entre o Município da Nazaré e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Em aula aberta aos alunos do primeiro ano da Licenciatura em Administração Pública da ESTG
Gonçalo Lopes assinala em aula do Politécnico 100 dias como presidente da Câmara de Leiria
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, fez esta quarta-feira, 4 de dezembro, um balanço dos primeiros 100 dias de liderança do Município numa aula aberta aos alunos do primeiro ano da Licenciatura em Administração Pública da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Nesta aula, integrada no VIII Ciclo de Aulas Abertas desta escola do Politécnico de Leiria, Gonçalo Lopes apresentou algumas das principais medidas tomadas desde que assumiu a presidência da Câmara, dia 26 de agosto de 2019, nomeadamente ao nível administrativo, investimento no espaço público, política ambiental, desenvolvimento social e apoios às freguesias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Paula Carloto de Castro, Manuela Poitout e Manuel Fernandes Vicente
Apresentação do livro sobre os “Fenómenos
do Entroncamento” enche Cine-Teatro S. João
No dia 30 de novembro, o Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, teve lotação esgotada, na apresentação do livro “Fenómenos do Entroncamento – A História das Estórias”, com o anfitrião ator Carlos Cunha, dos Commedia a la Carte. A apresentação foi feita pela coordenadora e coautora do livro (Paula Carloto de Castro), pelo presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, pelos autores Manuela Poitout e Manuel Fernandes Vicente e pelo editor da obra (António Vieira da Silva).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Magia natalícia de regresso ao concelho de Torres Vedras…
A magia e a fantasia do Natal estão de regresso a Torres Vedras e a Santa Cruz.
Ao princípio da noite desta sexta-feira, dia 29 de novembro, as iluminações de Natal foram inauguradas na zona central destas localidades, em atos públicos que contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. Na ocasião, Carlos Bernardes frisou a importância da campanha de Natal em que se inserem estas iluminações para a economia e a comunidade local, salientando as melhorias que foram realizadas no âmbito da mesma, que é levada a cabo em parceria com a ACIRO (Associação Comercial e Industrial da Região Oeste), o que passou, por exemplo, pela extensão das iluminações de Natal à Av. General Humberto Delgado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Ministra da Agricultura quer Portugal no Top 10 dos exportadores mundiais de vinho
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, destacou esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, durante o Fórum Anual Vinhos de Portugal, nas Caldas da Rainha, que o setor do vinho sempre acompanhou a evolução e que hoje é um importante embaixador de Portugal, “não estagnou e procurou sempre estar na linha da frente na resposta aos mais diversos desafios que temos vindo a enfrentar. Testou, adaptou, criou e cresceu – uma receita bem conseguida que, certamente, será para manter”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Município de Leiria e do Politécnico de Leiria
Programa de monitorização de exercício físico já está disponível na aplicação Movida.polis
Os Município de Leiria e o Politécnico de Leiria apresentaram esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, na Ludoteca do jardim da Almuinha Grande, o Movida.polis, um programa de aconselhamento de atividade física à medida de cada utilizador. Um dos principais objetivos deste programa passa pela utilização da tecnologia associada à prática do exercício físico, que permite a análise de dados e um acompanhamento personalizado dos praticantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto inclusivo envolve os sentidos da visão, do tato, do olfato e do paladar
Novo Circuito Turístico Batalha apresentado no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
A Câmara da Batalha apresentou um novo circuito turístico no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O circuito pedonal percorre a Igreja Matriz, a réplica do Pelourinho e a escultura de homenagem ao Mestre Alfredo Neto Ribeiro, o Largo do Infante, as Capelas Imperfeitas e o Posto de Turismo da Vila da Batalha. Envolvendo os sentidos da visão, do tato, do olfato e do paladar, o trajeto compreende ainda a visualização do mais recente filme promocional do Município, denominado “Cinco Sentidos”, premiado internacionalmente no Festival de Filmes de Turismo em Amorgos, na Grécia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento "Poesia com Melodia", no próximo dia 7 de dezembro
“Viva Termas Centro” leva animação, cultura e experiências às estâncias termais da região
A rede Termas Centro vai apresentar no dia 7 de dezembro a próxima edição do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, iniciativa que irá levar ações e iniciativas diversificadas às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021. Música, teatro, dança, fotografia, passeios pedestres ou de carros clássicos, showcooking e torneios desportivos são algumas das iniciativas que vão animar as estâncias termais nos próximos dois anos. As Termas das Caldas da Rainha e as Termas de Monte Real estão entre as 18 estâncias termais do Centro de Portugal. ,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde o dia 2 de dezembro
Espaço ao Cidadão do Bombarral já está
em funcionamento
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, foi o primeiro munícipe a recorrer ao Espaço do Cidadão, serviço que se encontra disponível, desde esta segunda-feira, dia 2 de dezembro de 2019, no edifício dos Paços do Município. Num único balcão são disponibilizados vários serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quinta-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 21h
Luís Montenegro apresenta candidatura à presidência do PSD nas Caldas da Rainha
O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro vai realizar uma sessão distrital de apresentação da sua candidatura, na próxima quinta-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 21h, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha. Recorde-se que, no dia 11 de janeiro se realizarão as eleições diretas para Presidente do PSD e, simultaneamente, a Eleição dos Delegados ao 38º Congresso do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esta quarta-feira, dia 4 de dezembro
Ministra da Agricultura encerra Fórum Anual Vinhos de Portugal nas Caldas da Rainha
A ministra da Agricultura estará presente na sessão de encerramento do Fórum Anual Vinhos de Portugal (ViniPortugal), o qual decorrerá esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, nas Caldas da Rainha. Maria do Céu Albuquerque proferirá uma intervenção pelas 17 horas na sessão de encerramento do Fórum Anual Vinhos de Portugal, que decorre esta quarta-feira, a partir das 9h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 5 e 8 de dezembro
Comida tailandesa é a novidade do Street Food Festival nas Caldas da Rainha
O festival de gastronomia regressa à cidade das Caldas da Rainha pratos de todo o mundo, showcookings e muita animação, entre os dias 5 e 8 de dezembro. A comida tailandesa é a grande novidade da 4ª edição do Street Food Festival que decorre esta semana nas Caldas da Rainha. Dezenas de restaurantes trazem iguarias de todo o mundo àquele que é já um dos eventos de food trucks de referência do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Águas do Vimeiro /Vimeiro Original realça pH alcalino com imagem renovada
A constante preocupação em responder afirmativamente às necessidades atuais dos consumidores, que se preocupam cada vez mais com o seu bem-estar e a saúde, levam a marca Vimeiro a apresentar agora no mercado uma imagem renovada para a “Vimeiro Original”, com especial destaque para as características únicas e diferenciadoras desta água: o pH alcalino e a fonte de minerais essenciais. Reconhecida em 1893 por Charles Lepierre, recebeu a categoria de Água Minero Medicinal em 1896 pelo Rei D. Carlos, é ainda hoje recordada sob o slogan “A saúde está primeiro, beba água do Vimeiro”, a Vimeiro Original representa esta essência na perfeição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Natal Serrano da Serra D’El-Rei tem o maior investimento de sempre em 2019
O Natal Serrano da Serra D’El-Rei tem o maior investimento de sempre, com a Junta de Freguesia a apostar forte na atração natalícia com um investimento de 6.000 euros. É neste espírito natalício que a Iluminação de Natal entrou em funcionamento no dia 29 de novembro em diversos locais desta Vila do concelho de Peniche. Para dia 8 de dezembro está agendada uma das grandes novidades do Natal Serrano, trata-se da iniciativa de Balão de Ar Quente “Voos cativos de balão”, no período compreendido entre as 10 e as 13 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 20 de dezembro
Cinema, Yoga e Oficinas são oferta cultural
nas Férias de Natal da Biblioteca de Alcobaça
Para gozar a pausa letiva durante o Natal, a Biblioteca Municipal de Alcobaça preparou um vasto programa de atividades desenhadas especialmente para o público escolar (pré-escolar e 1º ciclo) e para a comunidade em geral. De 16 a 20 de dezembro, participe com toda a família nas Férias de Natal da Biblioteca às quais não irão faltar sessões de cinema, Yoga para crianças e oficinas lúdico-pedagógicas centradas na quadra natalícia que se avizinha. Confira o programa completo das Férias de Natal da Biblioteca Municipal de Alcobaça (atividades mediante inscrição prévia através do email: bma.inscricoes@cm-alcobaca.pt)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazarenos estiveram em destaque no Paraguai
Jordan Santos e Rúben Brilhante sagram-se campeões mundiais de futebol de praia
Jordan Santos e Rúben Brilhante, dois jogadores da Nazaré, sagraram-se este domingo, 1 de dezembro, campeões mundiais de futebol de praia com a vitória de Portugal sobre a Itália na final do Mundial 2019. Os dois atletas são patrocinados pela marca Praia do Norte. O melhor jogador do mundo, Jordan Santos, escreveu o nome na lista de marcadores da partida, com 3 golos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara de Leiria enviou segunda-feira uma carta ao ministro do Ambiente e da Ação Climática
Gonçalo Lopes pede ao Governo para travar exploração de gás na Bajouca
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, enviou esta segunda-feira, 2 de dezembro, uma carta ao ministro do Ambiente e da Ação Climática a pedir o resgate da concessão de exploração de gás natural na Bajouca. O envio desta missiva surge na sequência da carta que o ministro João Pedro Matos Fernandes enviou à jovem ativista Greta Thunberg, em que afirma que Portugal é um dos países europeus que mais sofre com as consequências das alterações climáticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento Ascende a 3 milhões de euros
Assembleia Municipal da Batalha aprova plano de desenvolvimento desportivo para 2020
A Assembleia Municipal aprovou, no dia 27 de novembro, o Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal da Batalha para 2020, bem como o plano de desenvolvimento desportivo e cultural para os próximos anos, bem assim o respetivo financiamento que ascende a cerca de 3 milhões de euros, contemplando a ampliação para fins desportivos e culturais do pavilhão multiusos na Vila da Batalha, a construção de um novo pavilhão gimnodesportivo em São Mamede e ainda a instalação de relvado sintético no Reguengo do Fetal. Estes projetos foram aprovados com os votos favoráveis da maioria do PSD e votos contra das bancadas do PS e CDS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Experiência foi alargada ao 1º ciclo
Escolas do concelho de Porto de Mós recebem mais 65 robôs
No âmbito do projeto “pensamento computacional”, iniciado no pré-escolar do Centro Escolar de Porto de Mós e agora alargada ao 1º ciclo, através das Atividades de Enriquecimento Curricular - Introdução à Programação e Informática e Programação Informática Brilhante - foram entregues 65 robôs em todas as escolas de 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho. O público-alvo são os alunos do pré-escolar e 1º e 2º ano de escolaridade, ainda que os equipamentos possam ser utilizados por toda a população escolar. Os robôs permitem realizar uma série de jogos didáticos, introduzir programação, desenvolver o raciocínio lógico, sequencial e a inteligência espacial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curso junta cerca de 150 participantes nacionais e internacionais em Lisboa
Médico Fisiatra do Centro Hospitalar de Leiria coorganiza e é formador no Euro-Musculus X
Simão Serrano, médico fisiatra do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e coordenador do Grupo de Interesse em Ecografia em Medicina Física e Reabilitação da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, é um dos organizadores locais do curso EURO-MUSCULUS X, que decorre em Lisboa, entre os dias 5 a 8 de dezembro, e junta cerca de 150 participantes e 28 formadores de diferentes especialidades, oriundos de vários países. O EURO-MUSCULUS é constituído por um grupo de médicos fisiatras europeus que se dedica há mais de uma década a promover a investigação clínica e o ensino da utilização da ecografia na intervenção em patologia músculo-esquelética, na medicina da dor e também na área neurológica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esforço e trabalho dos voluntários foi determinante, estando envolvidas mais de 40 mil pessoas em todo o País
Bancos Alimentares Contra a Fome angariam 2.125 toneladas de alimentos em dois dias
Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este fim de semana mais de 2.100 toneladas de géneros alimentares, na campanha realizada em 2.000 superfícies comerciais de 21 regiões do País. Prosseguem ainda ao longo da próxima semana, até 8 de dezembro, a campanha “Ajuda Vale”, nos supermercados, e a campanha online em www.alimentestaideia.pt. 40 mil voluntários dos 21 Bancos Alimentares (Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Terceira, Viana do Castelo e Viseu) convidaram, durante o fim de semana, os portugueses a partilhar os bens alimentares que compram para as suas casas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Saúde apadrinhou o protocolo
Grupo Lusiaves doa 150 mil € para ampliar Serviço de Pneumologia do Hospital de Leiria
«O Centro Hospitalar de Leiria [CHL] está mais capacitado, com mais e melhores condições, para servir os seus utentes. Ganhamos todos, ganha Portugal, e por isso vim aqui apadrinhar este protocolo», salientou o secretário de Estado da Saúde, António Sales, na cerimónia de assinatura do acordo de cooperação com o Grupo Lusiaves, que colabora com um donativo de 150 mil euros para a execução do projeto de ampliação do Serviço de Pneumologia do CHL. O evento decorreu este sábado, dia 30 de novembro, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR apreende no mercado semanal de Santana 30 mil euros em artigos contrafeitos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, identificou, no dia 1 de dezembro, nove indivíduos, com idades compreendidas entre os 22 e 65 anos, por suspeita de venda de artigos contrafeitos, em Alvorninha, concelho de Caldas da Rainha. No âmbito de uma fiscalização efetuada ao recinto do mercado semanal de Santana, que visou o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos, os militares apreenderam 1 214 artigos têxteis e calçado contrafeitos, com um valor estimado superior a 30 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
7.º Edição acontece em março de 2020
Leiria Film Fest recebe mais de 900 filmes
em apenas três meses
Em apenas 75 dias, a 7.ª Edição do Leiria Film Fest recebeu 902 curtas-metragens a concurso, de 67 países diferentes. Número que surpreendeu, logo à partida, os organizadores. «Sabendo que, este ano, as candidaturas só estiveram abertas durante pouco mais de dois meses, quando em anos anteriores existia um período mais alargado de submissão, foi uma surpresa bastante agradável ver que o número se mantém», afirma Bruno Carnide, realizador e co-organizador do Festival em parceria com Cátia Biscaia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha
Museu do Vinho revê revolução do 25 de abril com a exposição “Os Rapazes dos Tanques”
A vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva, e o representante da associação Caixa 17.35, António Guerra, inauguraram, no dia 8 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça, a exposição temporária “Os Rapazes dos Tanques”, da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha. A exposição insere-se nos Encontros de Fotografia de Alcobaça, estando a sua produção a cargo do Centro Português de Fotografia. É a oportunidade de tomar contacto com um dos mais ilustres fotógrafos portugueses através deste trabalho que constitui um dos marcos da história contemporânea do fotojornalismo nacional na comemoração dos 45 anos da Revolução de 1974.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha
GNR apreende gamo detido ilegalmente
em residência do Bombarral
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, identificou, dia 28 de novembro, uma mulher com 52 anos, por posse ilegal de uma espécie cinegética em cativeiro, no concelho de Bombarral. No decorrer de uma ação de patrulhamento os militares detetaram um gamo, num terreno adjacente a uma residência, sem o respetivo alvará de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carlos Bernardes pede no Congresso da ANMP novas metas para o novo ciclo de financiamento comunitário
Autarca pede envelope financeiro substancial para combate às alterações climáticas
No decorrer do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, usou da palavra para alertar para a situação de emergência climática em que nos encontramos, referindo que Portugal será um dos países da União Europeia mais afetado pelos efeitos das alterações climáticas. O autarca fechou a sua intervenção referindo que é essencial que o novo ciclo de financiamento comunitário para combate às alterações climáticas através do Municípios seja dotado de um envelope financeiro substancial, que permita a execução de projetos relevantes a nível local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Nacional das Orquestras Regionais junta as três Orquestras Regionais
ANOR junta Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul e Orquestra do Norte
Partilham desafios e objetivos e vão reforçar laços com colaborações e atuações conjuntas, como já aconteceu em setembro passado num concerto que teve lugar no Aeroporto Internacional de Faro. As três Orquestras Regionais reconhecidas pela Direção-Geral das Artes preparam-se para criar a ANOR – Associação Nacional das Orquestras Regionais, com o intuito de criar uma identidade coletiva comum às três entidades. Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB), Orquestra Clássica do Sul (OCS) e Orquestra do Norte (ON), as três Orquestras Regionais estão a criar condições para desenvolver um trabalho coletivo e em prol de um maior prestígio e incremento artístico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Vieira de Leiria
GNR detém três homens na foz do Rio Lis por captura ilegal de meixão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, nos dias 28 e 29 de novembro, deteve em flagrante delito três homens, com idades compreendidas entre os 47 e 59 anos, por captura de meixão, no Rio Lis, em Vieira de Leiria. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram três indivíduos a pescar meixão ilegalmente, através do manuseamento de artes de pesca, denominadas por “capinete ou arca”. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 2 356 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clube de Debates discute se "O Desporto é um equalizador social?"
Secretário de Estado do Desporto e Juventude participa em Alcobaça em debate do PS
O Clube de Debates do Partido Socialista irá promover a conversa "O Desporto é um equalizador social?" com o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, no dia 2 de dezembro, às 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. João Paulo Rebelo conversará sobre o tema escolhido com Raul Testa, do Clube de Debates, e Rui Alexandre, presidente da Concelhia do PS de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de animação inclui a visita do Pai Natal e muita animação e diversão
Iluminação de Natal e exposição de esculturas inauguradas este domingo no Cadaval
O Natal chega ao Cadaval este domingo, dia 1 de dezembro, pelas 18h00, com a inauguração da iluminação e da exposição de esculturas na praça central da vila, bem como de um presépio de Natal de grandes dimensões – uma das principais atrações da quadra festiva, que estará patente no Mercado Municipal. Não faltará, no programa de animação da quadra, a visita do Pai Natal e muita animação e diversão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção Ambiental
GNR recupera águia-pesqueira e 2 saca-rabos em Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, recuperou, dia 28 de novembro, um espécime da espécie águia-pesqueira e libertou dois espécimes da espécie saca-rabos (mangusto europeu), no seu habitat natural, no concelho de Caldas da Rainha. Após a denúncia de um popular, os militares procederam à recolha de um espécime da espécie águia-pesqueira Pandion haliaetus, da família Pandionidae, por se encontrar ferida numa asa, em Salir do Porto, tendo posteriormente sido entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto – Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Resolução deu entrada esta sexta-feira na Assembleia da República
PEV pede fim da pesquisa e exploração de hidrocarbonetos na área «Batalha e Pombal»
O Partido Ecologista “Os Verdes” defende que, nas vésperas da realização da COP 25, a ter lugar em Madrid, é fundamental aferir das ações e decisões tomadas com vista ao cumprimento de objetivos para o combate às alterações climáticas e que, em Portugal, há decisões tomadas que contrariam o caminho necessário para os objetivos traçados e que, notoriamente, estão em contra-ciclo com a necessidade de nos livrarmos da nossa extrema dependência de combustíveis fósseis, que têm grave impacto nas emissões de gases com efeito de estufa. Uma dessas decisões, na qual o Governo PS persiste, é a de manter o contrato de prospeção e exploração de hidrocarbonetos na Bacia Lusitânica, na área de concessão denominada «Batalha e Pombal».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Centro Cultural e Congressos recebe exposição e tertúlia sobre o caricaturista José Vilhena
O Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, a Confraria do Príapo e o Arquivo José Vilhena, convidam para a inauguração da exposição que terá lugar no próximo domingo, dia 1 de dezembro, pelas 15 horas, seguida de uma tertúlia sobre obra do autor. A exposição, com curadoria de Luís Vilhena, mostra uma seleção de originais de desenhos que serviram para capas e contracapas dos livros publicados entre os anos 50 e 70.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o apoio da Mercedes
Equipa de Patrulhamento da Praia da Nazaré recebe equipamentos para época de inverno
A equipa de patrulhamento da praia da Nazaré recebeu, hoje, um reforço dos equipamentos para a época de inverno, que começou a 16 de setembro e terminará a 31 de maio. Foram entregues os novos fardamentos, adquiridos pela Câmara no âmbito do acordo com a Associação de Nadadores-salvadores, e uma carrinha (Pick Up 4X4), que surge de um protocolo com a Mercedes. “A Mercedes apoia-nos na missão de apresentar a Praia da Nazaré como uma das mais seguras do país, e que apresenta resultados relevantes na prevenção e salvamento de vidas”, disse o Presidente de Câmara da Nazaré, que manifestou a vontade deste entendimento se prolongar por mais anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Departamento de Investigação Criminal de Leiria
PJ detém homem em Peniche por abuso sexual de crianças e violação e violência doméstica
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 29 de novembro, um homem suspeito da prática dos seguintes crimes: abuso sexual de crianças, violação, ambos agravados, e violência doméstica, cometidos na zona de Peniche. O arguido, praticou atos sexuais de relevo com a sua filha de 4 anos de idade, bem como constrangeu a sua companheira a práticas sexuais, num quadro de violência doméstica através de maus tratos físicos e psíquicos, infligidos sobre as duas vítimas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria Cidade Criativa da Música oferece Natal cantado à cidade
Coro gigantesco de 300 vozes inaugura hoje Leiria Cidade Natal
Um coro gigantesco de cerca de 300 vozes vai inaugurar esta sexta-feira, 29 de novembro, às 21 horas, o Leiria Cidade Natal, com uma atuação na Fonte Luminosa logo após a inauguração da iluminação natalícia. Esta iniciativa, que celebra também a designação de Leiria, pela Unesco, como Cidade Criativa na Área da Música, junta 13 coros do concelho, que vão interpretar em conjunto dois clássicos desta quadra: Adestes Fidelis e Linda Noite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária
Conselho Intermunicipal do Oeste quer preços mais baixos nos passes do Oeste para Lisboa
O Conselho Intermunicipal do Oeste reunido no dia 28 de novembro de 2019 deliberou, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), conseguir que os passes inter-regionais da região Oeste com a Área Metropolitana de Lisboa (AML) baixem significativamente o seu valor em 2020. Como região limítrofe à AML, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, estima que cerca de 5000 pessoas se deslocam diariamente entre o Oeste e a AML.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 1 e 24 de dezembro
União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria dinamiza 24 dias de atividades de Natal
A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) vai organizar um programa de atividades de Natal na freguesia, entre os dias 1 e 24 de dezembro como forma de marcar "Momentos de Natal". Numa organização da UFAV, em parceria com a Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e da Região de Leiria (ACSIA) e das escolas, IPSS, associações culturais e desportivas da freguesia, o executivo gizou um calendário recheado de atividades a pensar nos mais novos, com uma forte vertente pedagógica e de animação de rua, bem como de incentivo ao comércio tradicional e local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Susana Amador deslocou-se à Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio
Secretária de Estado avalia necessidades
do Agrupamento de Escolas da Nazaré
A secretária de Estado da Educação, Susana Amador, deslocou-se à Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio no âmbito de uma visita da tutela destinada a conhecer o parque escolar e a contactar a Câmara, docentes e diretores de Agrupamento de Escolas. A presença da responsável decorreu no início da legislatura e no âmbito da avaliação do que poderá ser incluído em próximos Orçamentos de Estado, “olhando para as prioridades de cada território”, mas também da descentralização de competências de matérias da educação do Estado para as Autarquias locais, a partir do dia 1 de janeiro de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Caldas, Rainha do Natal”
Pista de gelo ecológica inaugurada este sábado nas Caldas da Rainha
Vai ser inaugurada este sábado, 30 de novembro, às 16h00, a pista de gelo ecológica na Praça da Animação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com a presença da cantora Rebeca. Este ano a organização da programação do Natal – uma parceira da ACCCRO e do município das Caldas da Rainha – apostou ainda mais em tecnologias viradas para a defesa do Ambiente. Para além da iluminação de Natal ser composta por leds, a utilização de gelo sintético nesta pista permite a ausência dos gastos elevados em água ou eletricidade que estão associados a uma pista convencional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Embaixadores do Bosque plantam 80 árvores
na Benedita
Na manhã do dia 25 de novembro, na Fonte da Senhora, Benedita, duas turmas do Externato Cooperativo da Benedita e da Escola Frei António Brandão, plantaram 80 árvores, de diversas espécies, numa iniciativa inserida no projeto Embaixadores do Bosque, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça, com o apoio da Fundação GALP, com o seu projeto Terra de Esperança, e da ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e Ambiente). Com a iniciativa, procurou-se, junto das novas gerações, a conscien- cialização para as questões ambientais, para a preservação do meio ambiente e para a necessidade de repor o que vamos consumindo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia decorre sábado, no HSA, com a presença do secretário de Estado da Saúde
Grupo Lusiaves apoia a ampliação do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) celebra um protocolo de cooperação técnica e financeira com o Grupo Lusiaves, que colabora com um donativo de 150 mil euros para a execução do projeto de ampliação do Serviço de Pneumologia do CHL. A cerimónia de assinatura, que decorre este sábado, dia 30 de novembro, pelas 11h30, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, é presidida pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Marques Mendes
1º Jantar/Debate promovido pelo PSD Batalha junta mais de 150 de pessoas
O Partido Social Democrata (PSD) assinalou os dois anos de mandato autárquico esta terça-feira, dia 26 de novembro, com um jantar convívio, que teve lugar em São Mamede, aberto a militantes e simpatizantes, com especial destaque aos homens e mulheres que integraram as listas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. O evento, que contou com casa cheia, teve a presença de destacados militantes social democratas, como do ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes, ou do deputado à Assembleia da República Hugo Oliveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Distrital de Santarém
BE acusa Governo e autarquia de ineficiência
da gestão ambiental no concelho de Alcanena
A Distrital de Santarém do Bloco Esquerda acusa Governo e autarquia de ineficiência da gestão ambiental no concelho de Alcanena. “É a população que paga a ineficiência da gestão ambiental no concelho de Alcanena. Entre o cheiro fétido que percorre o concelho, as descargas de efluentes por tratar e os terrenos contaminados com metais pesados, Alcanena continua a não conseguir impedir episódios de poluição no concelho”, refere o BE, recordando que a indústria dos curtumes é apontada como a principal poluidora. Até hoje, o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC) não conseguiu resolver o problema da modernização deste parque industrial e da sua compatibilização com a envolvente natural e humana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aplicação de entrega de refeições da Uber
Uber Eats celebra dois anos com a chegada
a Leiria e Santarém
No dia em que celebra o segundo aniversário em Portugal, o Uber Eats - a aplicação de entrega de refeições da Uber - chega a Leiria. No decorrer do mês de novembro, o Uber Eats expandiu ainda o serviço para Santarém, Paços de Ferreira, Figueira da Foz e Queijas. A chegada do Uber Eats a Leiria celebra os dois anos de atividade em Portugal. O Uber Eats ultrapassou as 30 cidades onde a aplicação está disponível. Hoje, o Uber Eats já cobre mais de 45% da população portuguesa e a rede de restaurantes parceiros cresceu de 90 para mais de 3000 em apenas dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prova assinalou 25 anos do Montejunto Rally Clube
Troféu do Rali do Cadaval ficou em casa com a vitória do cadavalense Carlos Valentim
Realizou-se, no último fim de semana de novembro, o Rali do Cadaval, que constituiu uma parceria do Montejunto Rally Clube com o Clube Automóvel da Marinha Grande, integrado no Campeonato Centro de Ralis. O conterrâneo Carlos Valentim foi o vencedor de uma prova que contou com 30 participantes. Aquela que foi a última prova do mencionado campeonato regional, decorreu, mais precisamente, no dia 23 de novembro, com uma super-especial noturna, prosseguindo no dia seguinte com duas classificativas, percorridas por 3 vezes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão de Análise indefere EIA na Freguesia de Reguengo do Fetal
Estudo de impacto ambiental chumba Pedreira da Barrosinha no concelho da Batalha
Em reunião ocorrida esta terça-feira, dia 26 de novembro, no Ministério do Ambiente e Transição Energética que contou com a presença do secretário de Estado da Energia, João Galamba, o presidente da Câmara Municipal da Batalha foi informado do indeferimento do estudo de impacto ambiental da Pedreira da Barrosinha. Na base desta decisão, e de acordo com o transmitido ao autarca da Batalha, radica a ausência de enquadramento do Plano Diretor Municipal da Batalha atendendo ao facto de que a pedreira em causa estar localizada em área de Rede Natura, tal como argumentado pelo Município na comunicação endereçada ao secretário de Estado da Energia e demais entidades intervenientes neste processo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Guião e sinalética inclusiva são apresentados terça-feira, 3 de dezembro
Catedral de Leiria inaugura espaço litúrgico para pessoas com necessidades específicas
A Catedral de Leiria será a primeira do País a contar com um guião multiformato impresso e com a identificação dos diferentes espaços litúrgicos que permitirá a todos os públicos “ler” e conhecer os diferentes espaços. O guião dos espaços litúrgicos e toda a sinalética da Catedral foram desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e ficará disponível nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, com três versões: braille com imagens em relevo, em escrita aumentada, e em sistema pictográfico para a comunicação, o que lhe permite ser lido por pessoas cegas, surdas e com incapacidade intelectual. Todos os espaços litúrgicos terão as respetivas sinaléticas também nestes formatos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mantendo o IMI numa das mais baixas taxas da região
Município do Cadaval aprovou orçamento
e taxas para 2020
Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal do Cadaval, ocorrida a 22 de novembro, o Orçamento Municipal para 2020, cujo valor financeiro ronda os 13 milhões de euros. Foi ainda aprovado o “IMI Familiar”, que prevê uma redução do valor a pagar, em função do número de dependentes no agregado familiar, e a devolução de um por cento do IRS a pagar pelos munícipes contribuintes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR detém homem por captura ilegal de meixão na Foz do Rio Tornada
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, deteve, no dia 25 de novembro, em flagrante delito, um homem com 58 anos, por pesca de meixão, na Foz do Rio Tornada, no concelho de Caldas das Rainha. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram um indivíduo a pescar meixão ilegalmente, através do manuseamento de uma arte de pesca, denominada por “capinete ou arca”. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 411 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de dezembro, quarta-feira, na tenda de natal “Recreio dos Duendes”
All Dance traz danças tradicionais e populares a Leiria Cidade Natal
O Politécnico de Leiria volta a desafiar a cidade para um pezinho de dança com o All Dance 2019. A 12.ª edição consecutiva da iniciativa que promove a cultura popular e o património através das danças tradicionais e populares convida a comunidade para mais uma festa da dança, no dia 4 de dezembro, quarta-feira, na tenda “Recreio dos Duendes”, na Leiria Cidade Natal. A primeira oficina do dia tem início marcado para as 13h30, estando outra agendada para as 20h30, ambas com entrada livre – só é exigida vontade de dançar! Este ano, entre outras surpresas, o All Dance conta com danças tradicionais chinesa e equatoriana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso da empreitada entre Torres Vedras e Caldas da Rainha pode ser lançado nas próximas semanas
Infraestruturas de Portugal mantém calendário da modernização da Linha do Oeste
Relativamente às notícias publicadas nos últimos dias em vários órgãos de comunicação social, a Infraestruturas de Portugal esclarece que não há nenhuma suspensão ou cancelamento de qualquer obra do Ferrovia 2020, e que todos os investimentos previstos executar no âmbito do Ferrovia 2020 estão em desenvolvimento e serão concretizados até final de 2023. Apesar de alguns atrasos verificados e já esclarecidos publicamente, a IP está a realizar todos os esforços no sentido de concretizar este Programa, o maior plano de investimentos das últimas décadas na modernização da Rede Ferroviária Nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acobaça
CEERIA comemora 43.º aniversário com reabertura do Palacete e Sarau Cultural
O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA) comemora o 43.º aniversário no próximo dia 3 de dezembro com um dia repleto de atividades abertas a toda a comunidade. O dia 3 de dezembro – curiosamente quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – começa às 10 horas, com a reabertura do Palacete do CEERIA, mais conhecido por palacete cor-de-rosa. Depois de obras profundas de requalificação, o palacete (que agora regressa à cor original: o ocre) é uma importante infraestrutura da instituição e um dos marcos visuais e arquitetónicos da cidade que, agora, terá nova vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia em Torres Novas foi presidida pela ministra da Saúde
Postos dos Bombeiros de Fátima, Bombarral, Óbidos e Leiria recebem ambulâncias do INEM
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima foi uma das 75 entidades que assinou, a 22 de novembro, na sede dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, em Torres Novas, o protocolo para renovação das ambulâncias afetas aos PEM - Postos de Emergência Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Na região, também os Bombeiros Municipais de Leiria e os Voluntários do Bombarral e Óbidos assinaram protocolos com o INEM.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhor Evento de 2018 nos Prémios “Turismo do Ribatejo
Presépios de Sal abrem ao público em Rio Maior de 30 de novembro a 6 de janeiro
De 30 de novembro a 6 de janeiro é possível visitar, nas Salinas Naturais de Rio Maior, os mais originais presépios, no evento “Presépios de Sal”, considerado o Melhor Evento de 2018 nos Prémios “Turismo do Ribatejo. Todos os anos as Marinhas de Sal – Rio Maior, marcadas pelas suas salinas naturais e pela tipicidade das pequenas casas de madeira com singular construção, transformam-se na Aldeia dos Presépios de Sal, onde os visitantes vivem a magia da quadra natalícia numa centenária aldeia de salineiros. Desde 2012, quem nos visita por esses dias pode apreciar os presépios feitos de sal nas pequenas casinhas de natal, onde os lojistas criam os seus próprios presépios e os estabelecimentos de restauração e bebidas participam com menus apropriados a esta quadra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR de Pataias deteta cinco cães de raça potencialmente perigosa em situação irregular
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, identificou, dia 25 de novembro, um homem e uma mulher, com 31 e 65 anos, por detenção de cinco cães de raça potencialmente perigosa em situação irregular, em Pataias, no concelho de Alcobaça. Durante uma ação de patrulhamento, os militares detetaram a presença dos animais de raça potencialmente perigosa, no logradouro de uma habitação e após algumas diligências apurou-se que duas pessoas, mãe e filho, eram detentores de cinco cães de raça potencialmente perigosa (Dogue Argentino), sem cumprir com a legislação em vigor para a sua detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Publicação póstuma do arquiteto Jorge Estrela
“Grafitos Medievais no Mosteiro da Batalha” apresentado em livro no dia 30 de novembro
A cerimónia de apresentação do livro “Grafitos Medievais no Mosteiro da Batalha”, publicação póstuma do arquiteto Jorge Estrela, terá lugar no dia 30 de novembro (sábado) às 18h30, no Auditório do Mosteiro da Batalha. Depois da exposição, surge agora em livro este trabalho de Jorge Estrela, que vem preencher uma lacuna no estudo e conhecimento do Mosteiro, extraindo literalmente da pedra rabiscada uma outra narrativa, que nos aparece, nos é oferecida, como uma descoberta surpreendente e aliciante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 647 mil euros
Câmara Municipal de Ourém aprova a criação da Zona Industrial de Freixianda
A Câmara Municipal de Ourém aprovou na reunião de Câmara de 18 de novembro o início do procedimento para a constituição da futura Zona Industrial de Freixianda. Com esta deliberação, aprovada por maioria com a abstenção dos vereadores da oposição, o Município está finalmente em condições de encetar a aquisição dos terrenos necessários para a nova zona industrial, num investimento de cerca de 647 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para assinalar o segundo ano de mandato autárquico
Marques Mendes participa no jantar/debate
de autarcas do PSD na Batalha
A Comissão Política do PSD/Batalha realiza esta terça-feira, dia 26 de novembro, um jantar e debate com o antigo presidente do partido e atual comentador televisivo Luís Marques Mendes. Este evento assinala igualmente o segundo ano de mandato autárquico e inicia um ciclo de iniciativas do género que aquela concelhia irá realizar ao longo do ano de 2020 com personalidades ligadas à história do PSD ou com especialistas de diversos temas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Não deixes que façam de ti um saco”
Bombarral: Ação de rua sensibiliza a população para a problemática da violência doméstica
Uma equipa de vários elementos de diversas instituições dinamizou, entre os dias 19 e 21 de novembro de 2019, uma ação de rua no concelho do Bombarral, com vista a sensibilizar a população para a questão da violência doméstica. Sob o lema “Não deixes que façam de ti um saco”, ao longo dos três dias, a iniciativa está a percorrer as várias freguesias do concelho, alertando os populares para uma problemática que continua na ordem do dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Raul Castro e José Miguel Medeiros receberam o prémio “Mérito Cultural”
INATEL Leiria comemora 75 anos com Gala de Reconhecimento e entrega de prémios
A Gala Reconhecer realizou-se no Teatro Miguel Franco, em Leiria, no dia 17 de novembro, comemorando assim os 75 anos da delegação INATEL Leiria, instituída a 5 de dezembro de 1944, na presença de imensas personalidades e representantes de autarquias, instituições e associações, assim como do Conselho de Administração da Fundação INATEL. Esta Gala teve como objetivo enaltecer o que de melhor se faz na Cultura, no Desporto, na Intervenção Social e no Turismo no distrito de Leiria, homenageando diversas instituições e personalidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No 8º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português
Bolo Rei da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro ganha prémio “Melhor dos Melhores”
O “Bolo Rei” confecionado pela Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro obteve a distinção Melhor dos Melhores no 8º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que decorreu a 19 de novembro e que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção. Esta iniciativa teve como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às 16h30 do dia 7 de dezembro, na Igreja do Convento da Portela
Orfeão de Leiria traz Filarmonia das Beiras ao Natal leiriense com "Missa da Glória"
A Orquestra Filarmonia das Beiras “celebra” na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos) a “Missa da Glória”, de Giacomo Puccini, em conjunto com o Coro DeCa, da Universidade de Aveiro, sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, no âmbito do Concerto de Natal oferecido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA) à cidade. O espetáculo de entrada gratuita está marcado para as 16h30 do próximo dia 7 de dezembro, e contará ainda com a participação do Coro de Iniciação e Coro de Câmara da Escola de Música do Orfeão de Leiria, juntando em palco cerca de centena e meia de participantes, entre instrumentistas e coralistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para apresentar a próxima edição da Agroglobal
Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo reúne com ministra da Agricultura
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro reuniu com a ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque na tarde de terça-feira, dia 19 de novembro. Nesta reunião, o autarca teve oportunidade de apresentar a próxima edição da Agroglobal, que acontece em 2020, de 9 a 11 de setembro. Acompanhado pelo Engenheiro Joaquim Pedro Torres, mentor e promotor do projeto, o presidente da Câmara promoveu este evento de cariz profissional que, durante alguns dias, torna Valada na maior montra de produtos, serviços e tecnologia ligados à agricultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Academia de Música de Alcobaça
Cistermúsica renova apoio da Direção-Geral
das Artes para o biénio 2020-21
O Festival de Música de Alcobaça já revelou a imagem e avançou as datas da 28ª edição, bem como as temáticas que farão parte da programação. Em 2020, o Cistermúsica regressa de 26 de junho a 31 de julho, prosseguindo a missão de aproximação do grande público à música clássica e evocando duas grandes efemérides: os 250 anos do nascimento de Beethoven e os 500 anos da Circum-navegação. O Festival de Música de Alcobaça é a atividade artística estruturante do projeto cultural da instituição, que engloba ainda o Gravíssimo! — Academia e Festival de Metais Graves, o Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” e um projeto educativo nas áreas da música e dança, que decorre em todo o concelho, ao longo de todo o ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cenário é idêntico nos distritos de Leiria e Santarém e na Área Oeste
Menos de 1/3 dos militantes do PSD têm quotas pagas e direito a votar nas eleições internas
O recém-eleito presidente da Distrital de Lisboa do PSD, Ângelo Pereira declarou, no dia 23 de novembro, apoio público à candidatura de Miguel Pinto Luz à presidência do Partido Social Democrata. A Distrital de Lisboa do PSD é composta por 10 concelhias, 9 das quais apoiam Miguel Pinto Luz, num distrito que atualmente representa 19,32% com quotas pagas, ou seja com capacidade para votar. De referir que, até agora (23 de novembro), nenhuma distrital tem mais de metade dos militantes com quotas pagas – condição indispensável para poderem exercer o seu direito de voto nas eleições internas e, na grande maioria, o número não ultrapassa a 1/3. O mesmo ocorre nos distritos de Leiria e Santarém e na Área Oeste do Distrito de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém aprovou o documento
Estudo prévio da requalificação da ligação da ZI de Casal dos Frades ao IC9 aprovado
A reunião da Câmara Municipal de Ourém realizada no dia 18 de novembro foi palco da aprovação do estudo prévio referente à requalificação da Estrada Nacional 356, na ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades – Ourém ao IC9. Após a aprovação do estudo prévio segue-se a elaboração do projeto de execução que permitirá a beneficiação deste troço da E.N. 356. A requalificação prevista tem uma estimativa orçamental na ordem dos 2.110.000€ + IVA e o projeto de execução da “E.N. 356 - Requalificação da ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades ao IC9” deverá estar concluído em 60 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura do edifíco
Carlos Bica atua no aniversário do Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
Durante os meses de novembro e dezembro, o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro terá dois motivos para uma grande celebração uma vez que se assinalam os 75 anos da sua edificação original e 15 anos da sua recuperação e reabertura. Recorde-se que a inauguração do edifício teve lugar a 18 de dezembro de 1944 e a sua reabertura a 12 de novembro de 2004 No âmbito desta dupla celebração, o Cine-Teatro apresenta o conceituado músico de jazz português Carlos Bica, num concerto acompanhado de André Santos (guitarra elétrica) e João Mortágua (saxofones alto e soprano), a realizar dia 29 de novembro, às 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
‘Especial de Natal’ de ‘Era uma vez...Varatojo’ proporciona festa natalícia às crianças
O "Era Uma Vez...Varatojo", que se realiza na Associação Cultural e Beneficente de Stº. António de Varatojo, no concelho de Torres Vedras, com uma frequência quase mensal, já está a criar raízes junto do público mais jovem e dos seus familiares. Desta vez, o "Especial de Natal" terá lugar no dia 1 de dezembro (Domingo e feriado), às 16 horas, com uma duração máxima de 2 horas e meia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
EDP Renováveis vai produzir energia solar nos três concelhos
Concelhos do Cartaxo, Azambuja e Alenquer recebem investimento de 80 milhões da EDP
A empresa EDP Renováveis vai investir mais de 80 milhões de euros em produção de energia solar nos concelhos do Cartaxo, Azambuja e Alenquer. A informação foi comunicada pelo presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro depois de reunir esta sexta-feira, dia 22 de novembro, com comitiva da empresa, que integrava António Lobo Gonçalves, administrador delegado, Humberto Loureiro, gestor de Projeto na área de Projetos Onshore para Portugal, e Hugo Costa, diretor-adjunto em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
15 professores europeus visitaram o Agrupamento de Escolas da Batalha
Erasmus+ junta docentes de Itália, Eslovénia, Malta e Portugal na Batalha
O Agrupamento de Escolas da Batalha recebeu, entre 18 e 21 de novembro, um grupo de 15 professores provenientes de Malta, Itália e Eslovénia, que estiveram na Batalha a participar numa mobilidade de docentes, realizada no âmbito do Projeto Erasmus + “Numeracy and Literacy through Coding and Robotics”. Nestes quatro dias foi possível partilhar experiências de boas práticas ao nível de implementação de projetos no 1.º Ciclo do Ensino Básico e desenvolver competências pedagógicas digitais, através da realização de workshops promovidos pelos alunos do 10º, 11º e 12º do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iluminações de Natal irão encher as ruas de Torres Vedras e Santa Cruz de luz e cor
Mais de 60 atividades animam a época natalícia em Torres Vedras
Entre 29 de novembro e 6 de janeiro, o programa "Este Natal… Torres Vedras é sua!" celebra a época natalícia com mais de 60 atividades. Música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema fazem parte deste programa, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional. Ao cair da noite, as iluminações de Natal irão encher as ruas de Torres Vedras e Santa Cruz de luz e cor. A inauguração da iluminação de Natal está marcada para dia 29 de novembro, às 18h00, na Praça da República, em Torres Vedras, onde terá início o desfile "Natal para Todos".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Fernando Manuel Brites apresenta em Leiria romance “Labirinto de emoções”
Este sábado, dia 23 de novembro, às 17h00, será apresentado na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, o livro “Labirinto de emoções”, romance de Fernando Manuel Brites cuja trama tem como cenário a região de Leiria. A produção foi da editora Hora de ler, de Leiria. A apresentação estará a cargo do escritor Luís Vieira da Mota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
DORLEI acusa autarquias do PS de incumprimento na execução das Opções do Plano e Orçamento da Despesa
PCP contesta hipotéticos êxitos financeiros
dos Municípios de Leiria e Marinha Grande
A recente divulgação pública do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018 serviu de mote para uma campanha de propaganda do PS relativa à gestão das câmaras municipais de Leiria e da Marinha Grande. A este propósito, o PCP sublinha que o referido anuário não é uma publicação oficial, nem da tutela nem do Instituto Nacional de Estatística. Trata-se de um estudo da responsabilidade dos seus autores, colaboradores e patrocinadores que não transmite, nem poderia transmitir, um juízo oficial ou oficialmente validado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa espanhola prevê comercializar 850 GWh de energia elétrica “limpa” em Portugal em 2019
ACCIONA fornece eletricidade renovável
às fábricas da Vidrala na Marinha Grande
A ACCIONA chegou a um acordo com o Grupo Vidrala para fornecer energia elétrica de fontes renováveis às duas fábricas de embalagens de vidro em Portugal durante o ano 2020, para um volume estimado em mais de 173 gigawatts/hora (GWh). A energia fornecida à Vidrala será utilizada para cobrir o consumo de eletricidade das fábricas Gallo Vidro e SB Vidros que a empresa, com sede em Llodio (Álava, Espanha), opera na Marinha Grande. Todo o fornecimento de energia será 100% renovável, o que evitará a emissão para a atmosfera de cerca de 60 000 toneladas de CO2 durante a vigência do contrato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Comitiva conjunta do Turismo do Centro e Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal
Turismo Centro de Portugal visitou valências turísticas do concelho de Torres Novas
Uma comitiva conjunta da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) efetuou uma visita institucional ao concelho de Torres Novas. A visita inseriu-se na iniciativa "Na Rota do Centro", que tem como principal objetivo conhecer de forma detalhada os principais projetos na área do Turismo realizadas ou a realizar no território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projetos para Fátima e Espite
Orçamento Participativo de Ourém 2019 já tem vencedores
Encerrou no dia 15 de novembro o período de votação da primeira edição do Orçamento Participativo de Ourém, iniciativa que registou quase dois mil votos distribuídos pelos 13 projetos a sufrágio. Após análise dos votos registados, por projeto e área temática, foram apurados dois vencedores de acordo com as normas vigentes, nomeadamente, a proposta nº 11 com a designação “Proposta de requalificação de um espaço público inutilizado em espaço desportivo”, na freguesia de Fátima, e ainda a proposta nº 6 com a denominação “Piscina de água corrente” na freguesia de Espite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela CIMLT e cofinanciado pela União Europeia
Azambuja inaugurou Salas do Futuro, espaços de inovação para todos os alunos do concelho
Estão inauguradas as Salas do Futuro nos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja, no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. O Município de Azambuja integra ativamente este projeto, desde a primeira hora, e assinala mais este grande passo na sua execução. Recorde-se que este plano é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o