Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 237 Director: Mário Lopes Terça, 20 de Outubro de 2020
Nazaré
Escola Amadeu Gaudêncio desinfetada após confirmação de aluno infetado com Covid-19
A escola básica e secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, foi alvo de uma operação de desinfeção, durante este domingo, dia 18 de outubro, após a confirmação de um caso positivo com Covid-19 entre a comunidade estudantil. A escola tem reunidas as condições higiene-sanitárias para funcionar, já esta segunda-feira, no horário regular, segundo informação prestada pelas autoridades responsáveis pelo estabelecimento. Assim, as aulas irão realizar-se normalmente, horários destinados a cada turma e cumprindo as normas de segurança em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
João Ferreira realizou uma sessão pública na Marinha Grande
Candidato do PCP à Presidência da República critica política de abandono do Pinhal de Leiria
O candidato à Presidência da República, João Ferreira, dedicou a manhã de sábado dia 17 de outubro, ao Pinhal de Leiria e à causa da defesa dos recursos naturais e das florestas, numa deslocação ao Concelho da Marinha Grande. A deslocação do candidato iniciou-se com uma visita ao Pinhal de Leiria acompanhado por vários autarcas da Marinha Grande, ativistas do Movimento em Defesa do Pinhal de Leiria, apoiantes, militantes e dirigentes do PCP na região. João Ferreira constatou no terreno que passados três anos de muitas promessas quase tudo está por fazer, e o abandono do Pinhal de Leiria é visível na falta de limpeza, degradação de vias e do edificado da Mata Nacional, proliferação de espécies invasoras, entre outros problemas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem ficou sujeito a pulseira eletrónica
GNR detém homem por violência doméstica
no concelho de Porto de Mós
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 16 de outubro, deteve um homem de 40 anos, por violência doméstica, no concelho de Porto de Mós. No âmbito de uma investigação, os militares apuraram que o suspeito havia infligindo maus-tratos verbais, psicológicos, físicos e ameaças de morte reiteradamente, durante a relação de 14 anos que mantinha com a sua companheira, uma mulher de 37 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
380 projetos no âmbito do REPOR correspondem a um investimento de 135 milhões de euros
Programa Repor de apoio às empresas afetadas pelos incêndios de 2017 alargado até 2021
Foi publicado, no dia 16 de outubro, o Decreto-Lei n.º 88/2020, que amplia o prazo do Programa REPOR. O Programa REPOR é uma medida de apoio às empresas afetadas pelos incêndios de 15 outubro de 2017, que tiveram um impacto severo em vários concelhos das regiões Centro e Norte do país. O programa foi criado pelo Decreto-Lei n.º 135 B/2017, de 3 de novembro. Com esta alteração, é alargado até 31 de dezembro de 2021 o prazo para a conclusão das obras de reconstrução dos investimentos empresariais afetados por estes incêndios, e cuja execução se atrasou devido à Pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Ourém esteve representado em Mação
Médio Tejo integra rede de apoio às vítimas
de violência doméstica
Foi assinado, na tarde de 15 de outubro, em Mação, o protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica com os Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), cerimónia integrada no seminário sobre violência doméstica, que contou com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. O Protocolo foi assinado pelos representantes dos 13 Municípios que constituem a CIMT: Ourém, Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, comprovando a proatividade desta Comunidade Intermunicipal na área da violência doméstica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa municipal refresca a sustentabilidade com o lançamento da águaAS
Águas de Santarém fomenta consumo de água da torneira com lançamento de marca própria
A empresa A.S. - Empresa das Águas de Santarém - EM, S.A., entidade gestora da água e saneamento no Concelho de Santarém, anunciou, no dia 16 de outubro, a nova marca amiga do ambiente: a “águAS, Natural de Santarém”. A sustentabilidade é palavra-chave por detrás desta novidade, pretendendo que a água do município chegue a todos, de todas as formas. O lançamento contempla uma nova garrafa reutilizável, um rótulo e um posicionamento de marca semelhante a qualquer outra insígnia de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal vestiu figuras de Bordallo Pinheiro e os monumentos da cidade de rosa para apoiar o ciclista
João Almeida mantém-se na liderança do Giro
de Itália e já é herói nas Caldas da Rainha
As figuras de Bordallo Pinheiro e os monumentos da cidade foram vestidos de rosa para apoiar o ciclista português que se mantém na liderança do Giro de Itália pelo décimo dia consecutivo. Hashtag #vaijoao já circula nas redes sociais. João Almeida é natural de Caldas da Rainha e a cidade está rendida ao seu desempenho no Giro de Itália. A população e a autarquia juntaram-se numa onda de apoio e vestiram-se de rosa para ver o jovem português chegar ao pódio. É a primeira vez que o ciclista de 22 anos participa numa prova desta dimensão e já é um candidato ao título. Este domingo, na 15ª etapa, irá usar a camisola rosa pelo décimo segundo dia consecutivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto tem um financiamento de 80.000 euros
Câmara de Leiria, Grupo Lusiaves e InPulsar assinam protocolo para apoiar sem abrigo
A Câmara Municipal de Leiria, a InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário e o Grupo Lusiaves acabam de assinar um protocolo de cooperação, por via de financiamento do Grupo Lusiaves, o qual tem por objetivo inserir socialmente pessoas sem-abrigo na cidade de Leiria, através do modelo internacional Housing First. Na sequência do apelo lançado pela Câmara de Leiria, o Grupo Lusiaves decidiu apoiar o projeto com um financiamento de 80.000€, valor que servirá para proporcionar habitações individuais e um contributo para o dia-a-dia de todas as pessoas identificadas como sem-abrigo pela InPulsar (associação dinamizadora do projeto Morada Certa - Leiria Housing First).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência visita CERCINA e cerâmica
A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, deslocou-se, na passada sexta-feira, 9 de outubro, ao Município da Nazaré para visitar a CERCINA - Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inserção da Nazaré e uma empresa de cerâmica, instalada em Valado dos Frades, tendo sido acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, e pela vereadora da Ação Social, Regina Piedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Reunião de Câmara de 6 de outubro
Município de Azambuja aprova a construção
do novo Posto da GNR de Aveiras de Cima
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na reunião ordinária do dia 6 de outubro, o “Protocolo de colaboração para a celebração do contrato interadministrativo para a construção das novas instalações do Posto Territorial da GNR de Aveiras de Cima”, a celebrar entre o Município de Azambuja, o Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana. O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Aveiras não apresenta condições condizentes com as necessidades operacionais de uma força de segurança, situação que não contribui para a prossecução da missão e que causa constrangimentos ao desempenho dos profissionais daquela força de segurança e dos cidadãos município que recorrem ou usufruem dos serviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia e escolas assumem transparência dos dados
Câmara do Cartaxo divulga número de casos ativos de COVID-19 em escolas do concelho
A Câmara Municipal do Cartaxo informou, no dia 16 de outubro, que no decurso das duas últimas semanas foram confirmados quatro casos ativos de novo coronavírus SARS-CoV-2 em três estabelecimentos de ensino do concelho. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo assegura que todas as situações estão a ser acompanhadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelas autoridades de saúde – que trabalham em estreita colaboração com os agrupamentos de escolas, associações de pais e encarregados de educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apoios e cedências de instalações a associações
Câmara da Batalha assinala 3º ano de mandato com visita a vários projetos em curso
A maioria governativa na Câmara Municipal da Batalha assinala o terceiro ano de mandato com visita a vários projetos em curso no concelho da Batalha e através de apoios e cedências de instalações para associações locais. O Executivo Municipal da Batalha assinala o terceiro ano de mandato com visita a vários projetos em curso no concelho da Batalha, assinando pela manhã mais um protocolo de formação das lideranças com o Agrupamento de Escolas, Academia de Líderes Ubuntu, seguindo-se visitas às empreitadas em curso no Largo da Praça da Fonte no Reguengo do Fetal e ao novo Parque de Eventos da Batalha, projetos municipais que integram as áreas de reabilitação urbana da Batalha e Reguengo do Fetal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara do Fundão sucede a autarca de Mangualde
Paulo Fernandes eleito presidente do Conselho Regional do Centro
Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, é o novo presidente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). O Conselho Regional reuniu, no dia 15 de outubro, em Coimbra, para eleger a Comissão Permanente deste órgão, na sequência da renúncia do anterior Presidente, João Azevedo, ex-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, que assumiu funções de deputado. Recorde-se que também Isabel Damasceno foi eleita presidente da CCDR do Centro, tendo a ex-presidente da Câmara Municipal de Leiria concorrida em lista única.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido já tinha antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de ilícito
GNR de Óbidos detém homem em flagrante
por furto em residência de A-dos-Negros
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Óbidos, deteve, dia 15 de outubro, em flagrante delito um homem de 38 anos por furto em residência, na freguesia de A-dos-Negros, no concelho de Óbidos. Na sequência de uma denúncia onde alegadamente terá sido avistado um indivíduo a sair de uma residência com alguns objetos suspeitos na sua posse, os militares da GNR deslocaram-se de imediato ao local, onde intercetaram o suspeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
PCP acusa Governo de desinvestir no Pinhal de Leiria e ainda lucrar com venda de madeira
A Direção da Organização Regional de Leiria considera que o anúncio do Secretário de Estado das Florestas, na Marinha Grande, de um investimento de 4,4 milhões de Euros no Pinhal de Leiria até 2024 (pouco mais de 1 milhão de Euros por ano) é a prova irrefutável da inércia, incapacidade e falta de vontade política do Governo em dar resposta às necessidades há muito identificadas para um real plano de reflorestação, recuperação, revitalização e valorização da Mata Nacional de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça e Juntas de Freguesia colaboraram na elaboração do Plano
Plano de vacinação da gripe pretende evitar deslocações dos idosos aos centros de saúde
A Câmara Municipal de Alcobaça reuniu esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal com as 13 juntas de freguesias do concelho e a Dra. Ana Pisco, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Norte com o objetivo de elaboração de um calendário de administração gratuita de vacinas da gripe sazonal, em locais próprios de cada freguesia. O plano de vacinação destina-se a isentar os cidadãos com mais de 65 anos da necessidade de se deslocarem aos centros de saúde correndo riscos desnecessários de contágio por COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para tornar mais fácil o acesso ao Castelo
Município de Leiria investe mais de 900 mil euros na requalificação do Largo de S. Pedro
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, dia 13 de outubro, em reunião de Câmara a abertura de um procedimento concursal com o objetivo de proceder a arranjos no Largo de S. Pedro, com um investimento total previsto de cerca de 970 mil euros. Com esta intervenção pretende-se tornar mais fácil o acesso ao Largo e ao Castelo, devolvendo ao Largo de S. Pedro uma imagem mais próxima do que se pensa ter sido a original, com aspeto medieval. A permanência no Largo é um dos aspetos a ter em conta nesta intervenção, dado que atualmente não existem bancos nem áreas vocacionadas para a permanência no local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
“Frutos 2020” promove congresso online sobre Inovação e Estratégia para a Fruticultura
No âmbito da 5ª edição da Frutos - Feira Nacional de Hortifruticultura - que devia ter tido lugar em agosto mas foi cancelada devido à COVID-19- vai realizar-se, no dia 10 de dezembro, um congresso sobre “Inovação e Estratégia para a Fruticultura Nacional”. Devido à pandemia, o evento será realizado online. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, como entidade promotora, optou por organizar um encontro técnico destinado aos profissionais do setor, cumprindo um dos principais objetivos do certame que é a valorização e promoção do desenvolvimento do setor hortofrutícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos concelhos de Sintra e Torres Vedras
PJ detém 2 presumíveis autores de incêndios florestais em Santa Cruz e Pero Pinheiro
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, identificou, localizou e deteve dois homens, de 50 e 52 anos, pela existência de fortes indícios da prática de crimes de incêndio florestal. As duas situações são distintas e sem ligação entre si ou entre os respetivos autores individuais, tendo um dos incêndios sido cometido na passada semana, na zona de Pêro Pinheiro, em Sintra e o outro, no pretérito dia 11, na zona de Santa Cruz, em Torres Vedras, ambos em terrenos agrícolas e de mato rasteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 2.015 vagas disponíveis ocupadas
Politécnico de Leiria preenche 94% das vagas após 2ª fase do concurso nacional de acesso
O Politécnico de Leiria colocou na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso mais 431 estudantes, preenchendo o total de vagas de 38 das suas licenciaturas. No total, contemplando os matriculados da primeira fase e os colocados da segunda fase, ingressaram no Politécnico de Leiria 2.015 novos estudantes através do concurso nacional de acesso, preenchendo 94% das vagas colocadas a concurso nas suas cinco Escolas. No conjunto dos TeSP, licenciaturas e mestrados o Politécnico de Leiria tem, aproximadamente, 5.000 novos ingressos dos mais de 12.400 estudantes matriculados atualmente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Walter Chicharro anunciou o seu estado de saúde nas redes sociais
Presidente da Câmara da Nazaré está infetado com COVID-19
Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, anunciou nas redes sociais, no dia 14 de outubro, que está infetado com COVID-19. O autarca, que é também presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, decidiu submeter-se ao teste da COVID-19 depois de ter estado numa reunião em que um dos presentes testou positivo. Da mesma reunião, onde participaram várias pessoas, vieram-se a confirmar mais dois casos positivos, aparentemente todos com origem no mesmo caso. A família direta de Walter Chicharro também já foi testada, mas todos testaram negativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carlos Pinto Machado acusa Rosa Guerra e o marido de intervirem de forma abusiva ao criarem listas de fação
Ex-candidato do CDS à Câmara de Óbidos acusa presidente da Distrital de dividir o partido
Carlos Pinto Machado, ex-candidato do CDS PP à Câmara de Óbidos e ex-dirigente local, solicitou a impugnação do plenário concelhio de Óbidos que ocorreu no dia 10 de Outubro na sede concelhia CDS nas Caldas da Rainha por alegadas irregularidades graves e grosseiras. O militante de Óbidos acusa a presidente da Distrital de Leiria, Rosa Guerra, de dividir o partido. No caso particular de Óbidos, acusa-a de tentar silenciar a sua voz, por ter apoiado outro candidato no congresso que elegeu Francisco Rodrigues dos Santos, promovendo de forma abusiva uma “lista da sua fação” às eleições para a concelhia de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passados três anos do incêndio
Deputados do PSD do distrito indagam Governo pelas medidas adotadas para o Pinhal de Leiria
Esta quinta-feira, dia 15 de outubro, passados três anos do incêndio do Pinhal de Leiria os deputados do PSD do círculo de Leiria entregaram uma Pergunta ao Governo sobre o assunto. No dia 15 de outubro de 2017, o Pinhal de Leiria, uma das grandes heranças e património natural do nosso país, mandado plantar pelo rei D. Afonso III no século XIII e aumentado substancialmente pelo rei D. Dinis I, teve 86% da sua área completamente destruída num violento incêndio. A Mata Nacional de Leiria, também conhecida por Pinhal de Leiria e Pinhal do Rei, é propriedade do Estado e, para o PSD, é ao Estado que devem ser assacadas as responsabilidades por três anos de pouca ação no que ao Pinhal de Leiria diz respeito. A Mata Nacional de Leiria, também conhecida por Pinhal de Leiria e
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa integra projeto “Hospital Amigo do Doente Celíaco”
Centro Hospitalar de Leiria divulga e-book com receitas sem glúten de snacks saudáveis
A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) divulga um novo e-book intitulado “Snacks saudáveis na doença celíaca”, com dicas para retirar o glúten da alimentação diária e com diversas receitas ideais para celíacos. Esta iniciativa, que antecipa o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), integra o projeto “Hospital Amigo do Doente Celíaco”, que assenta numa filosofia de formação contínua a profissionais de saúde e comunidade, procurando garantir que em todos os serviços de qualquer das unidades do CHL, o doente celíaco tem à disposição alimentos aptos à sua condição, e que encontra profissionais que entendem a sua patologia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Água do Rio Alviela não abastece Lisboa há vários anos
Os Verdes questionam a transformação
do canal do Rio Alviela num Oleoduto
A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre um projeto de traçado para uma ligação, por conduta de transporte de Jet A1 (combustível destinado à aviação), entre o parque da Companhia Logística de Combustíveis, localizado em Aveiras de Cima, Azambuja, e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. De recordar que a água do Rio Alviela não abastece Lisboa há vários anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Delegação visita Fátima antes do debate de urgência
Deputados do PSD preparam em Fátima debate parlamentar sobre situação económica regional
No dia 15 de outubro, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Adão Silva, e os deputados Afonso Oliveira, Isaura Morais, Duarte Marques, João Moura, Cristóvão Norte e Márcia Passos visitam Fátima para se inteirarem da situação económica e social vivida na região. O PSD marcou, aliás, um debate de urgência no Parlamento, sobre este tema, para sexta-feira. Nesta quinta-feira, serão ouvidos os autarcas locais, a Reitoria do Santuário de Fátima empresários dos ramos da Hotelaria, Restauração e Comércio que operam em Fátima
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território é convidado
Câmara da Marinha Grande convoca Governo
para reunião do Observatório do Pinhal do Rei
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, convocou uma reunião do Observatório do Pinhal do Rei, no dia 15 de outubro de 2020, pelas 15 horas, no Teatro Stephens, para debater a situação do Pinhal do Rei, volvidos 3 anos dos incêndios que devastaram 86% da sua área. O objetivo desta reunião é igualmente o balanço do trabalho realizado pelo ICNF nestes anos e a apresentação do plano de trabalhos a realizar para os próximos anos. Espera-se a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, do presidente do ICNF, Nuno Banza e da diretora regional do ICNF, Fátima Araújo Reis, lém de todos os membros permanentes do Observatório do Pinhal do Rei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR identifica autor de descarga ilegal
de resíduos suinícolas no Rio Baça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, detetou esta terça-feira, dia 13 de outubro, uma descarga ilegal de um efluente pecuário proveniente de uma exploração suinícola para uma linha de água, afluente do Rio Baça, na localidade de Casal da Pequena, no concelho de Alcobaça. Após a denúncia de uma rejeição de efluentes pecuários para uma linha de água, os militares detetaram uma descarga diretamente para o curso de água através de um tubo ligado a uma lagoa de depuração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fora dos contentores
Município de Leiria, Acilis e Valorlis lançam campanha contra abandono de resíduos
O Município de Leiria, em colaboração com a ACILIS - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria e a Valorlis -Valorização e Tratamento de Residuos Sólidos, S.A., vai realizar um conjunto de ações de sensibilização junto dos estabelecimentos comerciais do centro urbano de Leiria, com o objetivo de eliminar as situações de abandono de resíduos em locais inapropriados e contribuir para a melhoria ambiental da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviço irá monitorizar o ar das 7 freguesias do município
Município de Azambuja implementa rede
para monitorização da qualidade do ar
O Município de Azambuja procedeu à instalação de um serviço de monitorização da qualidade do ar, que irá percorrer todas as freguesias do concelho, ao longo de três anos. A referida monitorização prevê controlar e medir a qualidade do ar, através dos parâmetros Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Azoto (NOx), Ozono (O3) e partículas em suspensão (PM10). Em simultâneo, serão avaliados parâmetros meteorológicos como a temperatura, a pressão atmosférica, a humidade relativa, a precipitação, a direção e velocidade do vento e a radiação ultravioleta. A duração de cada monitorização é semestral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato do PCP às eleições para a Presidência da República realiza sessão pública na Marinha Grande
PCP fomenta visita de João Ferreira três anos após os grandes incêndios no Pinhal de Leiria
Assinalam-se, no dia 15 de Outubro, 3 anos dos grandes incêndios em várias áreas florestais do centro e norte do País. A Direção da Organização Regional de Leiria do PCP recorda que o ano de 2017 ficou gravado na História como um ano negro para a floresta nacional e para as populações da região centro do nosso País, desde logo para o Distrito de Leiria que, em Junho e Outubro, viu arder uma parte considerável das suas florestas. O PCP informa que o candidato à Presidência da República, João Ferreira, visitará este sábado, 17 de outubro, o Pinhal de Leiria e realizará na Marinha Grande, pelas 11h, no Auditório da Resinagem, uma sessão pública dedicada ao tema: “Defender os recursos naturais e as florestas nacionais
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Ourém e Fátima
Aplicação para smartphones já permite pagar estacionamento no Município de Ourém
O pagamento de estacionamento através da Via Verde já está disponível no Município de Ourém, através da contratação do serviço da “Via Verde Estacionar”, uma aplicação para smartphones de pós-pagamento do estacionamento, que serve de alternativa ao pagamento com moedas nos parquímetros de Ourém e Fátima. O serviço, já presente em 28 Municípios nacionais, irá abranger 420 lugares de estacionamento em Fátima e 280 em Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Ensemble Darcos e Ana Quintans levam música à Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa
No dia 17 de outubro, sábado, pelas 17h, na Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, em Torres Vedras, realiza-se o concerto Time Stands Still, interpretado pelo Ensemble Darcos e a soprano Ana Quintans. Numa alusão às Lachrimae or Seven Tears de John Dowland, Time Stands Still é uma revisitação pelo compositor Nuno Côrte-Real, da obra do compositor inglês, contemporâneo de Shakespeare. Com uma linguagem e instrumentação modernas que sem nos afastar do século XXI nos levam também ao século XVII e à sua melancolia, Côrte-Real cria um contraste entre as luth songs originais de Dowland que parecem ter sido feitas para a voz de Ana Quintans e peças instrumentais dedicadas a compositores e intérpretes caros ao compositor português, dentro de géneros musicais barrocos revisitados, como a pavana ou a fuga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da candidatura a geoparque mundial da UNESCO
AGEO e LNEG assinam acordo de colaboração para o aspiring Geoparque Oeste
“A AGEO - Associação Geoparque Oeste e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P assinaram neste mês de outubro um protocolo de colaboração com o objetivo de alinharem estratégias na área de investigação, otimização e utilização de infraestruturas e de meios técnicos e humanos. Com este protocolo, as instituições comprometem-se a partilhar informações relacionadas com a sua atividade no território do aspiring Geoparque Oeste, enriquecendo deste modo as bases de dados do LNEG e em simultâneo a candidatura do aspiring Geoparque Oeste ao Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contratos vão ser submetidos ao Tribunal de Contas
Câmara de Alcobaça assina contratos das obras do Pavilhão Multiusos e da ALEB
Duas das maiores empreitadas de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça foram recentemente formalizadas através da assinatura dos respetivos contratos de empreitada. Na quinta-feira, 8 de outubro foi assinado o contrato do futuro Pavilhão Multiusos de Alcobaça (que irá requalificar o complexo do MercoAlcobaça). Na manhã desta segunda-feira, foi a vez da assinatura do contrato da Zona Empresarial Responsável da Benedita (projeto conhecido como a ALEB).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Alexandre Quintanilha, François Matarasso, José Tolentino Mendonça e Kepa Korta
Leiria e Caldas recebem fecho do Congresso Internacional O Futuro da Nossa Cidade
A Rede Cultura 2027 é uma rede de municípios da região centro de Portugal, que atua na área da Cultura. Constituiu-se com a liderança da cidade de Leiria para promover uma candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, mas tem como objetivos maiores a promoção da Cultura e dos seus agentes em todo o seu território nacional. Composta por 26 municípios, integra territórios de 3 Comunidades Intermunicipais, Leiria, Médio-Tejo e Oeste, fazendo a Lourinhã parte deste último.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Respol Resinas vai patrocinar a obra
Centro Hospitalar de Leiria vai criar quartos
de isolamento no Serviço de Pneumologia
Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e Manuel Barbeiro Costa, presidente do Conselho de Administração da Respol Resinas, assinaram recentemente um protocolo de cooperação, que oficializa uma doação que poderá ascender até 100 mil euros da Respol Resinas, para a construção de três quartos de isolamento com pressão negativa, no internamento do Serviço de Pneumologia do CHL, para tratamento em segurança, de doentes infeto-contagiosos. O concurso público para esta obra está em processo de abertura e o valor total previsto para este projeto é de cerca de 200 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Deputadas do BE visitam o Convento de Cristo e a Anta do Vale da Lage
No âmbito da programação do Grupo Parlamentar da Assembleia da República do Bloco de Esquerda e da programação direcionada para a Cultura e Património da Comissão Coordenadora Distrital de Santarém do BE, realizou-se no dia 6 de outubro uma visita a Tomar das deputadas Alexandra Vieira (eleita pelo círculo de Braga, com formação académica e de História de Arte) e Fabíola Cardoso, professora, deputada eleita por Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
“Alma”, de Tiago Correia, sobe ao palco sábado no Teatro Virgínia
A peça «Alma», distinguida com o Grande Prémio de Teatro Português SPA 2018, sobe ao palco do Teatro Virgínia este sábado, dia 17 de outubro, a partir das 21h30. O júri realçou a qualidade da obra, “as personagens apresentam-se com uma autenticidade surpreendente: num texto que dirige um olhar lúcido e questionador sobre a futilidade do mundo contemporâneo.” É uma peça sobre a juventude, a solidão e a possibilidade de confiança na amizade e no amor, a importância de que se revestem os laços familiares e a transmissão de valores entre gerações são alguns dos temas abordados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número já ultrapassa os 400
Casos ativos de COVID-19 na Região Oeste triplicam num mês
O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste triplicou num mês, passando de cerca de 150 no início de setembro para 423, no dia 10 de outubro. Os concelhos que integram o distrito de Lisboa concentram a grande maioria dos casos, com destaque para Alenquer (112), Torres Vedras (82), Arruda dos Vinhos (49), Sobral de Monte Agraço (24) e Lourinhã (20), a que se junta agora Peniche (57). Na zona norte, com menor número de infeções, Alcobaça continua a ser o concelho mais afetado (38), seguido de Caldas da Rainha (13), Bombarral (12), Cadaval (8), Nazaré (7) e Óbidos (1).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Percurso Pedestre da Mata Nacional do Vimeiro vai ser inaugurado esta sexta-feira
O Percurso Pedestre da Mata Nacional do Vimeiro vai ser inaugurado esta sexta-feira, dia 16 de outubro, pelas 10 horas, pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Uma obra pensada para famílias, escolas, grupos organizados e apreciadores da Natureza, que permite conhecer e desfrutar um dos maiores patrimónios naturais do concelho de Alcobaça. Antes de integrar o património do Estado, a Mata pertenceu ao Mosteiro de Alcobaça. Em 1835 (após a extinção das ordens em religiosas) foi incorporada na Administração Geral das Matas do Reino sendo atualmente gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova criação da Formiga Atómica
Peça de teatro “Fake” vai ter estreia nacional
no Centro Cultural do Cartaxo
O palco do Centro Cultural do Cartaxo vai receber, no dia 17 de outubro, sábado, às 21h30, a peça Fake – que explora as tensões entre verdade e mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e a propensão de cada um para acreditar nos preconceitos que carrega. A nova criação da Formiga Atómica vai apresentar-se ao mundo no Cartaxo em estreia nacional, no âmbito da Rede Eunice Ageas. O CCC integra a rede até 2022, depois de ter sido selecionado, pelo Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), entre 19 candidatos de todo o país, para ser um dos três espaços culturais a receber peças do TNDMII.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Trindade
GNR assegura Celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Fátima
No dias 11 a 13 de outubro, a Guarda Nacional Republicana, através do Comando Territorial de Santarém, realiza uma operação policial em Fátima, concretamente no Santuário e zona envolvente, de modo a garantir a segurança e tranquilidade públicas, o controlo do tráfego rodoviário e o cumprimento das normas sanitárias aplicáveis às Celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro. As celebrações deverão ocorrer de acordo com as regras estabelecidas ao abrigo da declaração de Situação de Contingência, segundo as orientações da Direção-Geral da Saúde e considerando as Medidas adicionais ao Plano de Contingência, divulgadas pela reitoria do Santuário de Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 17 de outubro, às 10h, início no Largo do Município
Movimento de Oposição ao Aterro de Azambuja promove caminhada pelo fecho do aterro
O Movimento de Oposição ao Aterro de Azambuja (MOAA) vai realizar uma caminhada pelo fecho do aterro, no próximo dia 17 de outubro, sábado, com encontro marcado pelas 10h00 no Largo do Município de Azambuja. O percurso terá cerca de 3,5 km com partida na Rua Trás da Igreja, passando por diversas ruas da Vila de Azambuja, terminando na entrada do aterro e tem como objetivo levar a conhecer o aterro de perto. A iniciativa é gratuita e não requer inscrição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orfeão de Leiria e Academia de Música de Alcobaça entre as mais afetadas
Deputada Margarida Balseiro Lopes contesta cortes no financiamento do Ensino Artístico
A deputada do PSD, Margarida Balseiro Lopes, questionou a ENSEMBLE (Associação Portuguesa de Instituições de Ensino de Música) na Assembleia da República sobre os cortes no Ensino Artístico e que ameaçam o futuro de várias instituições da Região. A deputada lembrou que a expectativa era de crescimento do Ensino Artístico Especializado, o que afinal não aconteceu. Verifica-se, antes, uma dramática realidade de cortes brutais em várias escolas. Exemplos disso são o Orfeão de Leiria, com cortes superiores a 60%, e a Academia de Música de Alcobaça. Para o PSD, esta é uma situação especialmente grave pelo momento escolhido, depois de realizadas as inscrições para o ano letivo seguinte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Santarém organiza “Por Terras de Cabral”
Colóquio internacional em Santarém assinala 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral
De 8 a 11 de Outubro, “Por Terras de Cabral” junta Gilberto Gil, Onésimo Teotónio Almeida, Ivan Lins, António Zambujo, Tim Bernardes, Pedro Abrunhosa, Tom Zé, Bruno Nogueira, Gregório Duvivier e Mariana Cabral (Bumba na Fofinha) num ciclo de conversas online que aproxima Santarém do Brasil. Há 500 anos falecia, em Santarém, o navegador e explorador português Pedro Álvares Cabral, ficando sepultado na Igreja de Santa Maria da Graça, monumento nacional desde 1910 e um dos mais importantes exemplares da arte gótica em Portugal. Quase três séculos depois, há 198 anos, dava-se a Independência do Brasil. É a partir destes dois momentos históricos que o município de Santarém promove “Por Terras de Cabral” um diálogo on-line entre Portugal e Brasil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade do Centro Hospitalar do Oeste
Deputados do PSD questionam sobrelotação
da Urgência do Hospital de Caldas da Rainha
Nove deputados do PSD, sobretudo, do Círculo de Leiria questionaram, no dia 9 de outubro, a Ministra da Saúde sobre a sobrelotação do serviço de urgência da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste. Hugo Patrício Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre, João Gomes Marques, António Maló de Abreu, Cláudia Bento, Fernanda Velez e Ofélia Ramos recordam que, nos últimos meses tem sido crescente o número de relatos de situações em que a sobrelotação e a escassez de recursos humanos do serviço de urgência da unidade de Caldas da Rainha, do Centro Hospitalar do Oeste, têm posto em causa o atendimento dos utentes do Serviço Nacional de Saúde que residem naquela região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teste da BioJam pode ser aplicado desde as primeiras 24 horas de contágio
Teste de antigénio rápido deteta a Covid-19
em 15 minutos
A BioJam, em conformidade com a legislação para Dispositivos Médicos de Diagnóstico In Vitro, já notificou o INFARMED para a distribuição dos testes rápidos antigénico NADAL® COVID-19 Ag, um teste que permite detetar, desde as primeiras 24 horas de contágio, uma proteína do vírus que permite determinar a infeção, preenchendo assim uma lacuna de diagnóstico rápido na fase inicial da infeção, já que este teste dispõe de uma janela de deteção similar à dos testes PCR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na localidade de Outeiro da Ranha
GNR de Pombal detém suspeito de tráfico de estupefacientes com 83 doses de heroína
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pombal, deteve, dia 8 de outubro, deteve em flagrante um homem de 45 anos por tráfico de estupefacientes, na localidade de Outeiro da Ranha, no concelho de Pombal. No decorrer de uma ação policial, os militares da Guarda abordaram uma viatura, tendo o condutor demonstrado nervosismo. De imediato foi efetuada uma busca ao veículo que culminou na apreensão de 83 doses de heroína, três doses de cocaína e uma dose de haxixe, que se encontravam na sua posse e no interior de vários compartimentos da viatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto SoftAware junta instituições de ensino superior de vários países da Europa
Politécnico de Leiria integra parceria europeia para promover talentos na área do software
O Politécnico de Leiria juntou-se a seis instituições do ensino superior da Europa para criar e desenvolver o SoftAware, um projeto cujo propósito passa por estabelecer uma parceria transnacional entre os principais atores responsáveis pelo crescimento dos profissionais na área da informática (IT), nomeadamente instituições de ensino superior, centros de investigação, empresários, associações profissionais, parceiros sociais, centros de formação e pequenas e médias empresas, com o objetivo de promover o desenvolvimento de talentos na área do software na Europa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junto à Praça de Toiros
Município de Azambuja cria posto gratuito
de carregamento de veículos elétricos
O Município de Azambuja já tem disponível um posto de carregamento de veículos elétrico, de utilização gratuita. O equipamento está instalado junto à Praça de Toiros e encontra-se em funcionamento todos os dias da semana, 24h por dia. Este investimento foi objeto de uma candidatura da empresa Mobi.E, S.A. ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, do projeto P2Rede+MOBI.E (bii.), no âmbito da promoção de estratégias de baixo teor de carbono (Eixo Prioritário I).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal promove Festival de Arte Urbana
Marinha Grande vai ter o Festival Sopro
inspirado na tradição marinhense
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai promover o Festival “Marinha Grande, Sopro: Arte Pública”, com curadoria da associação Riscas Vadias, de 25 de outubro a 13 de novembro de 2020. Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, “a arte urbana é uma expressão artística poderosa e impactante que queremos estimular na Marinha Grande. O Festival Sopro, inspirado na tradição marinhense, é apenas o início de um trabalho a longo prazo que queremos cumprir no que toca à arte urbana e à cultura no concelho da Marinha Grande. Para além disso, este Festival reserva-nos uma surpresa em homenagem ao escultor marinhense Joaquim Correia, no centenário do seu nascimento”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto com artistas estrangeiros cancelado pelas restrições de viagens devido à Covid-19
Elisa Rodrigues, Carolina Deslandes e IRMA integram Festival Internacional Caldas nice Jazz
O concerto do harpista colombiano Edmar Castaneda e do gaiteiro suiço Gregoire Maret no Festival Internacional Caldas nice Jazz, no dia 31 de outubro, foi substituído pelo concerto de Elisa Rodrigues com Carolina Deslandes e IRMA. A situação de pandemia de Covid-19 levou o Duo Edmar Castaneda & Gregoire Maret a decidir não avançar com a viagem para Portugal, devido às restrições de alguns países em relação às viagens de regresso no nosso País. A restante programação do Festival mantém-se inalterada, com o início dos concertos em sala já a dia 29 de Outubro com Manuel Linhares Quarteto, dia 30 com os Lokomotiv e dia 31 com o novo concerto de Elisa Rodrigues com Carolina Deslandes e IRMA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia vai ter nova sede
Caranguejeira aposta na melhoria dos serviços públicos e numa nova estrada
A Caranguejeira foi o quinto destino da Rota das Freguesias nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, tendo o Presidente da Câmara Municipal de Leiria ficado a conhecer os projetos da Junta de Freguesia e a actual realidade socioeconómica face à pandemia da COVID-19, tendo visitado empresas, o centro de saúde, a escola básica e o lar local. Acompanhado da vereadora das Obras Particulares, Rita Coutinho, Gonçalo Lopes afirmou que “esta é uma freguesia extremamente empreendedora e dinâmica”, destacando que “é notável a maneira como têm resistido à crise” e das visitas “ficou evidente a pujança económica da sua indústria”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
CCDRC avança com a Aplicação inCENTRO para captação de investimento territorial
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apresenta esta quinta-feira, dia 8 de outubro, a aplicação inCENTRO, uma ferramenta digital que visa contribuir para a captação de iniciativas de investimento territorial nos municípios que compõem a região Centro. Esta ferramenta, que pode ser consultada em http://incentro.ccdrc.pt/, reúne a diversidade de oferta relativa às condições para a instalação das empresas e o leque de benefícios fiscais, financeiros, e sociais, disponibilizados pelos municípios para atrair novas famílias e fixar as residentes, sobretudo nos territórios mais desfavorecidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Azambuja apresentou projeto de adaptação do Ribeiro de Aveiras às alterações climáticas
Azambuja vai ter o primeiro Laboratório de Rio funcional na zona sul do País
O Município de Azambuja promoveu uma sessão de apresentação do projeto “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas no Concelho de Azambuja”. A sessão teve lugar no dia 6 de outubro de 2020, no espaço do futuro Parque Ambiental de Azambuja, nos antigos viveiros do ICNF, em Aveiras de Baixo. A sessão de apresentação contou com a presença do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Azambuja, bem como de dirigentes e técnicos da ERIO – empresa responsável pelo projeto, e da Floponor – empresa executante da empreitada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cidália Ferreira foi recebida na Comissão Parlamentar da Agricultura
Presidente da Câmara da Marinha Grande depõe no Parlamento sobre ambiente no Rio Lis
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, fez parte, no dia 6 de outubro de 2020, da sessão da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar dedicada ao problema da poluição da bacia hidrográfica do Lis. Nas declarações prestadas, a presidente afirmou que “quem tem pago a fatura das descargas ilegais no Rio Lis tem sido a população que não só tem de aguentar com os maus cheiros que infestam as ruas e as habitações, como se vê também prejudicada, no caso da Praia da Vieira, na sua subsistência, muito assente na atividade turística.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A convite da Cercina - Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré
Secretária de Estado para Inclusão das Pessoas com Deficiência em programa da Rádio Nazaré
Ana Sofia Antunes é a convidada de honra de “A Voz da Igualdade”, um programa realizado pela CERCINA, no âmbito de um projeto cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR). A secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência vai estar na Rádio Nazaré, esta sexta-feira, 9 de outubro, como entrevistada do programa “A Voz da Igualdade”. A convite do presidente do Conselho de Administração da CERCINA, Joaquim Pequicho, Ana Sofia Antunes estará nos estúdios da Rádio Nazaré para falar sobre o trabalho desenvolvido pelo Governo na área da inclusão das pessoas com deficiência, assim como para conhecer, no terreno, este projeto inovador a nível nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maior campanha ambiental de sempre para promover movimento coletivo
Grupo EGF lançam campanha ambiental
"O Futuro do Planeta não é Reciclável"
As concessionárias EGF, grupo líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, lançaram, esta quarta-feira, a maior campanha de sensibilização ambiental alguma vez desenvolvida em Portugal com fundos europeus. Com um investimento de mais de um milhão de euros, o movimento O Futuro do Planeta não é Reciclável, https://vimeo.com/465685418 apela à prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos. O filme publicitário conta com a realização de Rúben Alves, autor do aclamado filme “A Gaiola Dourada”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cinco locais do Centro de Portugal eleitos para a lista dos 100 Destinos Mundiais Sustentáveis de 2020
Torres Vedras e região Oeste distinguidos pelas suas práticas de sustentabilidade.
Cinco destinos do Centro de Portugal integram a lista dos 100 Destinos Mundiais Sustentáveis de 2020. Esta lista, já na sexta edição, é elaborada anualmente pela Green Destinations, uma fundação sem fins lucrativos que se foca no desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis em todo o mundo. O objetivo é distinguir as melhores práticas de sustentabilidade em destinos que inspirem outros locais, operadores turísticos e turistas. Os cinco destinos do Centro de Portugal que integram a lista são: Águeda; Geopark Arouca; Serras do Socorro e Archeira; Torres Vedras; e região Oeste. De assinalar que foram eleitos 11 destinos em Portugal, pelo que quase metade são do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Resolução pede ao Parlamento para aprovar recomendação ao Governo
Deputados do PSD pedem a reabilitação
da Escola Secundária de Porto de Mós
Os deputados do PSD apresentaram o Projeto de Resolução nº 692/XIV/2ª, que recomenda ao Governo que promova, com urgência, a ampliação e reabilitação da Escola Secundária de Porto de Mós do Agrupamento de Porto de Mós, deste mesmo concelho, distrito de Leiria. Na sua exposição, os parlamentares recordam que o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós tem na sua constituição diferentes estabelecimentos de ensino entre os quais a escola sede, a Escola Secundária de Porto de Mós, um edifício com mais de 40 anos de existência. Neste agrupamento estão matriculados aproximadamente 2349 alunos, dos quais 903 pertencem ao 3º ciclo e ensino secundário, distribuídos por turmas do ensino regular e profissional, em duas escolas secundárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Trigénius celebrou 22º aniversário em Fátima
com a inauguração da nova sede
A Trigénius celebrou 22 anos no dia 1 de outubro de 2020 e as celebrações tiveram lugar durante o dia 2 de outubro, data em que também foi inaugurado o Edifício Trigénius pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, pelo presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva e pelo Padre António Pereira. A empresa sediada em Fátima, distrito de Santarém, nasceu em 1998 como uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento e implementação de Software e Formação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
15º aniversário da renovação do Teatro Virgínia assinalado com concerto gratuito de Noiserv
Para assinalar o 15.º aniversário da remodelação do atual edifício, o Teatro Virgínia tem agendado um concerto de Noiserv com entrada gratuita (mediante levantamento prévio de bilhete, limitado a 2 por pessoa), que terá lugar esta terça-feira, dia 13 de outubro, a partir das 21h30. Noiserv, multi-instrumentista a quem já chamaram «o homem-orquestra» ou «banda de um homem só», conta no seu currículo com o bem sucedido disco de estreia One Hundred miles from thoughtlessness (2008), o EP A day in the day of the days (2010), o galardoado Almost Visible Orchestra que foi distinguido como melhor disco de 2013 pela Sociedade Portuguesa de Autores e ainda em 2016 o longa-duração 00:00:00:00 que é descrito pelo músico lisboeta como «a banda sonora para um filme que ainda não existe, mas que talvez um dia venha a existir».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Companheira era o alvo das agressões
GNR detém jovem por violência doméstica no concelho de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Leiria, no dia 5 de outubro, deteve um homem de 24 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Leiria. Na sequência de uma denúncia por violência doméstica e após diligências policiais, os militares da Guarda apuraram que o suspeito infligia maus tratos físicos, verbais e psicológicos à sua companheira de 23 anos, ameaçando-a de morte caso tentasse terminar a relação de 14 meses. Mesmo na presença dos militares, o suspeito continuou a proferir tais ameaças contra a vítima, o que levou à sua detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo Municipal pode avançar com ação cautelar junto do Tribunal Administrativo
Batalha contesta licenciamentos de pedreiras pela DGEG que violam o PDM
A Assembleia Municipal da Batalha, na passada quarta-feira, dia 30 de setembro, aprovou por unanimidade, uma moção de protesto pelas decisões da direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que decidiu autorizar uma licença de pesquisa da designada Pedreira “Selada”, em 28 de agosto de 2020, e conceder a licença de exploração da pedreira n.º 6837, determinada de “Casal do Gaio”, por despacho de 2 de setembro de 2020, ambas no lugar da Torre, freguesia de Reguengo do Fetal, concelho da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa é liderada por Maria Pedro Guarino
Sensimeter é a primeira spin-off do Politécnico de Leiria dedicada aos cuidados de saúde
Nasceu no final de setembro a empresa spin-off do Politécnico de Leiria, a Sensimeter – Healthcare and Technology Solutions, Lda., que desenvolve atividades de investigação, conceção, desenvolvimento e inovação, produção e comercialização de equipamentos, materiais, produtos, técnicas, tecnologias, software e meios tecnológicos aplicados, em especial, aos cuidados de saúde. Esta spin-off do Politécnico de Leiria nasceu impulsionada pelo projeto de investigação CBmeter, reconhecido no programa de empreendedorismo Poliempreende, e premiado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, com a atribuição da Bolsa Bragança Parreira SPD/Roche, na área da Tecnologia em Diabetes. O projeto já potenciou o registo da patente de um dispositivo para diagnóstico precoce de doenças metabólicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distrital de Leiria do PS elege Raul Testa para vice-presidente da Federação Distrital
Walter Chicharro quer conquistar nas eleições mais Câmaras do Distrito de Leiria para o PS
A Comissão Política Distrital (CPD) de Leiria do Partido Socialista reuniu, em condições de segurança, esta segunda-feira, dia 5 de outubro, na Quinta do Paul, Ortigosa, Leiria. A CPD elegeu a mesa da Comissão Política, o Secretariado Federativo e ainda o vice-presidente da Federação Distrital, Raul Testa. De acordo com o presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, Walter Chicharro, “para os desafios que nos esperam este ano e especialmente em 2021 precisaremos da ajuda de todos os militantes e simpatizantes do Partido Socialista para conservar e estender as opções socialistas a mais concelhos do nosso distrito. O nosso Partido no Distrito sai destas últimas eleições mais coeso e mais certo do que quer, um PS forte e ambicioso em todos os concelhos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Propostas não devem exceder o montante de 100 mil euros
Orçamento Participativo de Pombal recebe candidaturas até final de outubro
Estão a decorrer até final deste mês de outubro o período de candidaturas para a edição 2020 do Orçamento Participativo (OP) de Pombal, numa iniciativa da Câmara Municipal com o objetivo de envolver os cidadãos nas decisões sobre a afetação dos recursos públicos no âmbito das políticas municipais. O OP pretende ainda sensibilizar os munícipes para o exercício de uma participação ativa e informada na vida pública e permitir aos decisores políticos auscultar as suas prioridades, preocupações e tê-las em conta na definição das políticas públicas, mesmo naquilo que não se restringe ao âmbito do Orçamento Participativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tendo como oradores Lucília-José Justino, Ernesto Jana e Aurélio Lopes
Tomar recebe Encontros do Sagrado Feminino e não esquecem Santa Iria
Mesmo sem o envolvimento da Feira, a padroeira de Tomar, Santa Iria, não vai deixar de ser evocada naquele que é o momento do ano em que é omnipresente para a população do concelho. Assim, decorrerá dia 17 de outubro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal de Tomar, a iniciativa “Encontros do sagrado feminino”, com o subtítulo “Usos e percursos do sagrado feminino em Portugal: Maria e as Outras”. Serão oradores Lucília-José Justino com “Rezar com Maria; rezar a Maria”; Ernesto Jana acerca de “O religioso feminino como fator estruturante de Tomar. O caso de Santa Iria”; e Aurélio Lopes sobre “De Mãe de Jesus a Rainha do Céu: a Ascensão de Maria entre o Povo e a Igreja”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Obras de pavimentação já começaram
na Rua Paulo VI e Rua de Santo André
Têm início esta terça-feira, dia 6 de outubro, as obras de pavimentação na zona 3, Rua Paulo VI e Rua de Santo André, em Leiria, intervenção que inclui ainda a Rotunda Eng. Rui Silveirinha e a Rua Carolina Ferreira Ribeiro. Com uma duração prevista de dez dias úteis e dividida em cinco fases (dois dias para cada fase), a empreitada obrigará a cortes e condicionalismos de trânsito, sendo sugeridos desvios alternativos. Com uma duração estimada em 90 dias (sendo expectável uma redução significativa nesta previsão) e um investimento total de cerca de 323 mil euros, o plano inclui ainda as zonas da Avenida Heróis de Angola e da Rua dos Mártires e Largo da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nota que “temos de aprender a conviver com o vírus”
Ministro Manuel Heitor elogia arranque do ano letivo em segurança no Politécnico de Leiria
«O Politécnico de Leiria é a prova clara que é possível ensinar e aprender em segurança, em todas as áreas: das ciências da saúde às ciências informáticas, às artes, e mais do que isso, conviver com artistas e empresários», afirmou Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no final da visita desta sexta-feira, dia 2 de outubro, ao Politécnico de Leiria. «O Politécnico de Leiria deu um exemplo impressionante a todo o país, pois foi a instituição que começou mais cedo, há quatro semanas em aulas. É uma instituição de Ensino Superior com responsabilidade, que ensina os estudantes a viver de forma responsável, mas também tem uma função pedagógica para a sociedade em geral, porque temos de aprender a conviver com o vírus.»
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proteção Civil de Torres Vedras recomenda o uso generalizado de máscara na via pública
Casos de COVID-19 no concelho de Torres Vedras sobem para 77
A 4 de outubro, o concelho de Torres Vedras registava 77 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, mais seis que no dia anterior, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 33 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 227 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou nove novos casos confirmados e três novos casos recuperados. Os clusters de infeção mais graves no concelho têm origem na Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras e no Lar de Nossa Senhora da Luz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede Cultura organizou congresso online “O Futuro da Nossa Cidade”
Atratividade do concelho de Alcobaça traz novos desafios à sua qualidade de vida
O concelho de Alcobaça apresenta características únicas que fazem deste território um exemplo de qualidade de vida. A sua crescente atratividade, no contexto do movimento de fuga das grandes cidades para zonas menos populosas motivada pela pandemia do COVID-19, dá o mote para uma discussão mais aprofundada sobre os desafios que esta nova realidade implica para o atual perfil do concelho. O assunto esteve na ordem do dia no congresso online “O Futuro da Nossa Cidade”, inserido no âmbito da Rede Cultura 2027, e realizado, este sábado, 3 de outubro numa das estufas do Parque Verde da Cidade de Alcobaça, com o apoio da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Pimpão destaca investimentos importantes na Freguesia de Pombal
Rede Pombus na Freguesia de Pombal alargada a 7 linhas de circulação e mais de 220 paragens
O alargamento da rede POMBUS a toda a freguesia, requalificação da rede viária e corredor ribeirinho do Arunca foram salientados pelo autarca na última Assembleia Municipal. Começando por saudar toda a comunidade educativa pelo empenho colocado na abertura de um ano letivo tão atípico e exigente, o presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Pedro Pimpão, interveio na última sessão ordinária da Assembleia Municipal salientando a concretização de importantes compromissos eleitorais assumidos para este mandato, honrando e respeitando o pacto assumido com a população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa
Amaro Antunes conquista a Volta a Portugal
com um 7º lugar no contrarrelógio em Lisboa
A W52-FC Porto desceu esta segunda-feira, dia 5 de outubro, a Lisboa para comemorar um triunfo duplo na Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa. Amaro Antunes confirmou a conquista da Camisola Amarela e Gustavo César Veloso impôs-se na oitava e última etapa, um contrarrelógio individual de 17,7 quilómetros, disputado na capital. As derradeiras pedaladas confirmaram o favoritismo portista. Gustavo César Veloso puxou dos galões de contrarrelogista e, depois de abrir a Volta a ganhar o prólogo, fechou a corrida impondo-se no contrarrelógio lisboeta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer, Torres Vedras e Arruda dos Vinhos concentram a maioria dos casos
Casos ativos de COVID-19 na Região Oeste continuam a crescer e já ultrapassam os 300
O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste está a crescer desde o início de setembro e já ultrapassa os 300, duplicando o número de infeções face a agosto. Os concelhos a sul da Região Oeste continuam a concentrar a maioria dos casos, no dia 4 de outubro, nomeadamente, Alenquer (71) Torres Vedras (71), Arruda dos Vinhos (46) e Peniche (37). Em quinto lugar surge Alcobaça, (29), seguido da Lourinhã (16), Sobral de Monte Agraço (16) e Caldas da Rainha (11). Nos restantes concelhos, os números de infeções continuam baixos: Nazaré (9), Bombarral (6), Cadaval (5) e Óbidos (0).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Américo Bom
Faleceu o presidente da Junta de Freguesia
de Amor
O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Américo Rosa Ferreira Bom, presidente da Junta de Freguesia de Amor, ocorrido este sábado, dia 3 de outubro de 2020, vítima de doença. Presidente na Junta de Freguesia eleito pelo PS desde 18/10/2017, Américo Bom, de 68 anos, foi um membro empenhado no desenvolvimento da sua freguesia, seja enquanto autarca, seja como membro ativo do movimento associativo. Casado e pai de três filhos, a nível profissional era igualmente reconhecido pelo seu dinamismo e contributo para o desenvolvimento económico da região, nomeadamente no Grupo TJ, como sócio e director de produção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município conseguia verba de 170 mil euros do Fundo Ambiental
Azambuja apresenta o projeto de adaptação
do Ribeiro de Aveiras às alterações climáticas
O Município de Azambuja vai promover uma sessão de apresentação do projeto “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas no Concelho de Azambuja”. Este projeto representará um investimento global de 200 mil euros, dos quais a Câmara Municipal conseguiu um financiamento de 170 mil, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental enquadrada no objetivo “Adaptar o território às alterações climáticas – concretizar o P3AC”. Este projeto representará um investimento global de 200 mil euros, dos quais a Câmara Municipal conseguiu um financiamento de 170 mil, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental enquadrada no objetivo “Adaptar o território às alterações climáticas – concretizar o P3AC”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Movimento promove a atividade desportiva na cidade
Alcobaça em Andanças assinala 7º aniversário
e aguarda luz verde da DGS para regressar
O movimento Alcobaça em Andanças faz no dia 7 de Outubro, sete anos de existência. A organização suspendeu os treinos a 12 de março para cumprir com as indicações da DGS para o combate à epidemia de COVID-19 e espera retomar a atividade assim que a DGS assegure a inexistência do risco de contágio. Os membros da organização continuam com a mesma motivação, de dinamizar o treino da quarta-feira e possibilitar a quem quiser participar, de forma livre e gratuita, esse momento de caminhada e corrida em vários ritmos, na cidade de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na cerimónia de entrega do galardão Empresas Gazela
Gonçalo Lopes destaca espírito empreendedor da região de Leiria e pede mais investimento
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou esta sexta-feira, dia o espírito empreendedor da região, na cerimónia de entrega do galardão de Empresa Gazela à Lubrifuel, que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno. “No Município de Leiria estamos apostados em construir um ecossistema favorável ao nascimento e crescimento de novas empresas, nomeadamente através da criação de uma moderna plataforma de 2 de outubro, infraestruturas de apoio ao setor empresarial”, disse Gonçalo Lopes, numa alusão ao futuro Centro de Negócios a instalar no topo norte do Estádio Municipal, vocacionado para a atração de empresas de base tecnológica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal do Oeste (com 140%) foi a que mais investiu no transporte público a nível nacional
Autarcas do Oeste pedem ao Governo reforço
do financiamento para os transportes públicos
A Comunidade Intermunicipal do Oeste veio destacar, no dia 2 de outubro, a necessidade de ser reforçado o financiamento, por parte do Governo, para os transportes públicos na região Oeste. A necessidade de desdobrar a oferta de transportes públicos no Oeste e na oferta para Lisboa, com os milhares de pessoas no fluxo diário que existe para esta área metropolitana, assim como, o reforço do transporte escolar, pelo desdobramento de horários ou pelos 2/3 de limite definido por cada veiculo, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e os seus municípios, no âmbito da pandemia COVID-19, tem que compensar os operadores de transporte público em mais de 4milhões de euros no segundo semestre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor é o vieirense Fernando Crespo
Câmara da Marinha Grande inaugura Memorial ao Conhecimento em Vieira de Leiria
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, inaugurará esta segunda-feira, dia 5 de outubro, o «Memorial ao Conhecimento» na freguesia de Vieira de Leiria. A ideia para este memorial foi inicialmente apresentada à Câmara em 2019 por uma comissão de antigos alunos da antiga escola primária daquela freguesia que pretendiam executar este projeto com o apoio da Câmara Municipal. Com o desmembramento desta comissão, a Câmara Municipal após parecer da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria decidiu avançar com a promoção e execução deste projeto assumindo o custo total do mesmo. O projeto foi oferecido pelo vieirense Fernando Crespo que, assim, afirma ter cumprido a sua dívida de gratidão pelo lugar que o viu nascer e pelo carinho e estima que os Vieirenses lhe têm dedicado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para celebrar World Bike Tour
EDP oferece 40 bicicletas a quatro IPSS incluindo a APPACDM de Santarém
A EDP apoia mais uma vez o World Bike Tour, um evento que tem como objetivo aliar o desporto e as práticas saudáveis às novas tendências de mobilidade das cidades. Os objetivos desta prova, de que a EDP é parceira desde 2006, estão totalmente alinhados com a mobilidade sustentável, um dos pilares fundamentais da estratégia de atuação da marca EDP. A edição de 2020 acontece no dia 4 de outubro, entre a Avenida da Liberdade e o Parque das Nações. O evento irá decorrer com o cumprimento de todas as regras estipuladas pela Direção Geral da Saúde, tendo o limite máximo de participantes sido reduzido a metade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Póvoa de Santarém - Santarém
PEV questiona acompanhamento dos idosos
do Centro de Repouso e Lazer Fonte Serrã
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sobre o surto e as dezenas de pessoas infetadas com o vírus Covid-19, entre utentes e funcionários, incluindo a diretora técnica e a médica que prestava cuidados médicos no lar, com a necessidade de deslocalização de utentes cujos testes deram negativo para outras instalações, a hospitalização de muitos outros e várias mortes de idosos utentes, do Centro de Repouso e Lazer Fonte Serrã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Torres Novas investe mais de 1 milhão de euros
Requalificação da EN3 vai ligar os concelhos
de Torres Novas e Entroncamento por ciclovia
Na reunião de Câmara Municipal de Torres Novas de 30 de setembro foi aprovado o projeto de execução e a abertura de concurso para a empreitada de “Requalificação da EN3 - Troço entre a Rotunda do Nicho de Riachos e o Limite do Concelho do Entroncamento”. O valor base foi fixado em 980.500 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e o prazo de execução proposto é de 270 dias. A obra iniciar-se-á na rotunda de interseção com a EN 243 (Nicho de Riachos) e termina nas proximidades do limite com o concelho do Entroncamento, junto ao acesso a Casais Castelos, numa extensão de cerca de 2260 m.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal de Alcobaça patrocina 32 projetos
Festival Novo Palco convoca 150 artistas
para atuarem em Alcobaça durante 5 meses
Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus Covid-19 foi a cultura, que engloba artistas, autores, compositores, técnicos de som, de palco e de multimédia, entre muitas outras profissões ligadas a este enorme setor. No sentido de apoiar os agentes culturais locais, a Câmara Municipal de Alcobaça apresenta o festival Novo Palco, um evento cultural multidisciplinar com artistas e grupos do concelho, a ter lugar no Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, de 7 de outubro de 2020 a 20 de fevereiro de 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gonçalo Lopes interveio na apresentação da Estratégia Nacional para Efluentes Agropecuários e Agroindustriais
Câmara de Leiria pede solução definitiva
para tratamento de efluentes agropecuários
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou esta terça-feira, dia 29 de setembro, que não é admissível continuar a adiar a solução para o tratamento dos efluentes do setor agropecuário, um problema identificado há décadas, num processo que gerou um enorme sentimento de desconfiança quanto à efetiva vontade de superar de forma eficaz e duradoura este desafio. O autarca falava na sessão de apresentação da Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais (ENEAPAI), que decorreu no Teatro Miguel Franco, com a presença dos secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e do Ambiente, Inês dos Santos Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 de outubro a 1 de novembro
“A Gula - à mesa dos restaurantes do concelho” vai dinamizar Azambuja Terras do Torricado
O Município de Azambuja volta a promover o evento gastronómico “A GULA – à mesa dos restaurantes do concelho”, este ano entre os dias 01 de outubro e 01 de novembro. Com esta iniciativa, a autarquia apoia os estabelecimentos aderentes na valorização da gastronomia do concelho e na dinamização da economia local. Uma vez mais, “A Gula” prossegue a aposta na afirmação da marca Azambuja Terras do Torricado. São doze, os restaurantes aderentes a esta edição 2020 do evento, localizados nas freguesias de Alcoentre, Aveiras de Cima, Azambuja e Vila Nova da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CEPAE é um dos oradores
Peniche recebe 1.º Congresso das Associações de Defesa do Património do Oeste
O presidente do Centro do Património da Estremadura (CEPAE) será orador no 1.º Congresso das Associações de Defesa do Património do Oeste, este sábado, dia 3 de Outubro de 2020, em Peniche, promovido pela associação Patrimonium. Adélio Amaro abordará o tema "Património em rede". André Camponês, sócio do CEPAE, será orador com o tema "A salvaguarda do património cultural em Peniche e Alcobaça no final do século XIX". O congresso terá início às 15 horas e será transmitido online nas redes sociais, através do Facebook ou do Youtube
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“In Search of Light” é apresentado no dia 3 de outubro, no Teatro José Lúcio da Silva
Percussionista leiriense Eduardo Cardinho lança novo CD no Festival Música em Leiria
O Festival Música em Leiria (FML), promovido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA), vai levar ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, no próximo sábado, dia 3 de outubro, pelas 21h30, o percussionista leiriense Eduardo Cardinho, para apresentar o seu mais recente disco “In Search of Light”. O álbum foi gravado em julho de 2018, na companhia do saxofonista de renome mundial Ben Van Gelder, do virtuoso acordeonista João Barradas e de uma sólida secção rítmica composta por Bruno Pedroso e André Rosinha. Nas gravações esteve ainda um quarteto de cordas em algumas das músicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo dados da Câmara Municipal
Final 4 da Taça da Liga pode ter 75 milhões
de euros de impacto na notoriedade de Leiria
A realização da Final 4 da Taça da Liga – Allianz Cup - pode representar um impacto em termos de notoriedade de Leiria equivalente a um investimento de 75 milhões de euros em marketing, à semelhança do que aconteceu com Braga, a cidade que recebeu as três últimas edições da prova. Este é um dos eventos desportivos de maior impacto em Portugal. Na última edição, a transmissão televisiva da final desta competição chegou a 1,6 milhões de pessoas, um share de 33%, tendo a audiência de toda a prova chegado a 3,3 milhões de pessoas, na RTP e Sportv.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Francisco Dinis foi eleito presidente da Comissão Organizadora do Congresso Nacional
Nazaré vai receber o Congresso Nacional da JS
No domingo, dia 27 de setembro, decorreu em Coimbra a última Comissão Nacional da Juventude Socialista do mandato e que teria entre os pontos da ordem de trabalhos a marcação da data do Congresso Nacional, o seu local bem como a sua Comissão Organizadora, COC. Neste momento decisivo para esta juventude partidária, Francisco Dinis, presidente da Federação Distrital de Santarém, mereceu a confiança da larga maioria dos militantes sendo eleito para presidir à comissão responsável pela organização do momento mais importante a cada dois anos, que se realizará nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, na Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Rotas cruzadas 2 passou por Sintra, Leiria, Batalha e Pombal
PSP apreende mais de 300 doses de heroína, cocaína e liamba nos distritos de Leiria e Lisboa
A Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra de Investigação Criminal, desencadeou, no dia 29 de setembro, uma operação de combate ao tráfico de droga, com a realização de oito buscas domiciliárias e oito buscas não domiciliárias nos Concelhos de Lisboa, Sintra, Leiria, Batalha e Pombal. O processo estava em investigação há cerca de 2 anos, sendo o mesmo que em junho deste ano já permitiu a apreensão de mais de 18 quilos de várias drogas e a detenção de 17 suspeitos. Nesta operação foram detidas uma mulher e dois homens, com idades compreendidas entre os 31 e os 51 anos de idade. Foram ainda constituídas arguidas outras três pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
23º Festival Marionetas na Cidade
Marionetas dinamizam a cidade de Alcobaça
este fim de semana
Pelo 23º ano consecutivo, o Festival Marionetas na Cidade dinamiza este fim de semana (de 2 a 4 de outubro) a cidade de Alcobaça com uma programação dedicada ao que de melhor se faz a nível nacional na área do teatro de marionetas. Promovido pela multipremiada companhia alcobacense S.A. Marionetas com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, a edição deste ano irá apresentar 10 companhias, 11 Espetáculos, 26 Apresentações, 2 Exposições, durante 3 dias em 5 recintos. Dados os constrangimentos resultantes do contexto da pandemia do COVID-19, o festival irá realizar-se integralmente em espaços ao ar livre, com reserva antecipada de lugares de entrada gratuita, através do email sam@samarionetas.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Clã atua dia 10 de outubro no Teatro Virgínia
No dia 10 de outubro, os Clã sobem ao palco do Teatro Virgínia para apresentar o seu álbum «Véspera». Os bilhetes têm o custo de 15€ (sendo aplicáveis descontos) e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30, pontos de venda Fnac e Worten ou em www.bol.pt . 2020 marca o regresso dos Clã aos discos. «Véspera» chegou com a primavera, sob o signo da estranheza destes tempos que vivemos. Lançado em pleno confinamento, o nono disco da banda foi muito bem recebido pelo público, imprensa e crítica especializada. O álbum alcançou, na primeira semana, o primeiro lugar no top de vendas da AFP e os temas de avanço – Tudo no Amor, Sinais, Armário e Jogos Florais - são presenças constantes nas rádios nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de mandado de detenção europeu
GNR da Nazaré detém suspeito da prática
de crimes sexuais com menores
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Valado de Frades, no dia 29 de setembro, deteve um homem de 54 anos, sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades francesas, no concelho de Nazaré. Os militares da Guarda localizaram o suspeito na localidade de Valado de Frades, dando cumprimento ao mandado europeu, por suspeita da prática de crimes sexuais com menores. O detido ficou detido no Estabelecimento Prisional de Coimbra, após ter sido presente no Tribunal de Relação de Coimbra, ficando a aguardar a sua entrega às congéneres francesas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Estrada Nacional Nº 1
Nuno Catita
Alcobaça e o Futuro
Rui Alexandre
Dever de informar
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o