Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 204 Director: Mário Lopes Sexta, 20 de Outubro de 2017
Capoulas Santos reuniu com autarcas de Alcobaça, Marinha Grande, Leiria e Pombal
Ministro da Agricultura visita Pinhal de Leiria
e anuncia apoios para agricultores afetados
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos e o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, visitaram a área ardida no Pinhal de Leiria, e reuniram-se no dia 18 de outubro, no salão nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande, com os presidentes das Câmaras de Alcobaça, Marinha Grande, Leiria e Pombal, respetivamente, Paulo Inácio, Paulo Vicente, Raul Castro e Diogo Mateus. O ministro anunciou apoios para os agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro que afetaram estes concelhos e queimaram grande parte do Pinhal de Leiria. Capoulas Santos mostrou-se “aberto a encontrar novas formas de gestão florestal que sejam mais eficazes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
16.º Festival Nacional do Vinho Leve decorre em paralelo
Festa das Adiafas celebra final das colheitas
e valoriza produção agrícola do Cadaval
Foi inaugurado no final da tarde de 13 de outubro, a Festa das Adiafas 2017 e o 16º Festival Nacional do Vinho Leve, no Cadaval. O município mais rural do distrito de Lisboa, é o principal produtor de Pera Rocha e de Vinho Leve, e volta a homenagear o final das colheitas e a potenciar a economia com um certame que reúne anualmente gastronomia, espetáculos, exposições, colóquios e atividades equestres. O certame organizado pelo Município do Cadaval, tem um orçamento superior a 30 mil euros, decorre até 22 de outubro, sendo aguardados milhares de visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Municípios da Lezíria do Tejo apresentam-se
no Festival Nacional de Gastronomia
A CIMLT e os 11 Municípios da Lezíria do Tejo participam este ano, pela primeira vez, no Festival Nacional de Gastronomia. Esta é a 37ª edição do Festival, que decorre de 19 a 29 de outubro, na Casa do Campino, em Santarém, com o tema “O pão de cada dia!”. Este ano, os Municípios da Lezíria do Tejo vão animar o certame com ações de divulgação turística, mostra e degustação de produtos regionais no stand intermunicipal da CIMLT e momentos de cozinha ao vivo no espaço de showcooking da Casa do Campino. Os Municípios vão também promover muita animação musical por todo o recinto, durante os 11 dias de Festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos autarcas tomam posse no Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro afirma humildade perante maioria absoluta obtida nas urnas
Os novos autarcas eleitos a 1 de outubro para a Assembleia e Câmara Municipal do Cartaxo tomaram posse no dia 11 de outubro, no Salão Nobre do edifício sede de Município, que foi pequeno para acolher mais de duas centenas de pessoas que assistiram ao ato de instalação dos órgãos autárquicos. Pedro Magalhães Ribeiro é o presidente da Câmara Municipal, reeleito pelo Partido Socialista, força política que obteve maioria absoluta na eleição para os dois órgãos autárquicos municipais. O executivo é composto por Fernando Amorim, Elvira Tristão, Pedro Nobre e Ana Bernardino – também do Partido Socialista –, e por Jorge Gaspar e Nuno Nogueira, da coligação Juntos pela Mudança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
´De 28 de outubro a 1 de Novembro
Feira de São Simão 2017 traz produtos da terra ao Mercado Municipal de Alcobaça
Na Feira de São Simão, que este ano decorre de 28 de outubro a 1 de novembro, pode encontrar os frutos secos e os passados, tão típicos e apreciados nesta quadra, assim como outros produtos alimentares regionais: queijos, enchidos, azeite e doces e tradicionais, como as típicas broas de batata doce, entre muitas outras iguarias. A tradicional Feira de São Simão, remonta, em Alcobaça, ao reinado de D. Manuel I (1495-1521), e celebra-se entre o Dia de São Simão (28 de outubro) e o Dia de Todos os Santos (1 de novembro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Empresarial da Região de Santarém
Maria Salomé Rafael reeleita presidente
da Direção da Nersant
A Assembleia Geral Eleitoral da Nersant, reunida no dia 18 de outubro, na sede da Nersant, em Torres Novas, elegeu os corpos sociais da Associação Empresarial da Região de Santarém para o triénio 2017-2019. A lista, composta pela Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho Geral, Direção dos Núcleos (Abrantes, Cartaxo, Santarém, Sorraia e Ourém) e Direção - num total de 88 membros dos corpos sociais - foi formalmente eleita com 122 votos. Maria Salomé Rafael, em representação da EPVT, S.A., mantém-se na liderança da associação, avançando assim para um novo mandato de três anos na direção da estrutura associativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois dos incêndios do fim de semana afetarem gravemente a Região de Leiria
Nerlei acusa Estado de não cuidar do Pinhal de Leiria e exige medidas de preservação
Face aos efeitos dos incêndios do fim de semana, a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria alerta para o facto do Estado, enquanto proprietário da maior mancha florestal do distrito de Leiria – a Mata Nacional do Pinhal do Rei – não ter cuidado desse património de forma conveniente nem preservado a floresta, nomeadamente, “não ter procedido à sua limpeza e manutenção, nem cuidado das suas estradas apesar das elevadas receitas que dai retira”, pois “ se tivesse sido realizado não se teria perdido cerca 80 por cento da sua área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido aos incêndios na freguesia de Pataias e Martingança
Água da rede pública do norte do concelho
de Alcobaça está hoje imprópria para consumo
Os Serviços Municipalizados de Alcobaça informaram estas quarta-feira, dia 18 de Outubro, os consumidores residentes em Pataias, Martingança, Burinhosa, Paredes da Vitória, Légua, Falca, Água de Madeiros, Pedro do Ouro e Vale acerca do transporte de cinzas para a rede pública de água devido às chuvas desta segunda e terça-feiras, resultantes dos incêndios na freguesia de Pataias e Martingança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos eleitos já tomaram posse
Presidente reeleito da Câmara da Batalha aposta na Educação para os próximos anos
Realizou-se no dia 16 de outubro, no Auditório Municipal da Batalha, a cerimónia de instalação da Assembleia e da Câmara Municipal, para o mandato de 2017 a 2021. No decurso do processo eleitoral que decorreu a 1 de outubro, exerceram no Concelho da Batalha o direito de voto 8.073 eleitores (14.154 inscritos), tendo o Partido Social Democrata conquistado 5 mandatos e o PS e o CDS-PP um mandato cada. Foram eleitos para a Câmara Municipal Paulo Batista Santos, Carlos Agostinho Monteiro, Liliana Pereira Moniz, André Costa Loureiro e Germano Santos Pragosa, pelo PSD, Carlos Emanuel Repolho, pelo PS, e Horácio Moita Francisco, pelo CDS-PP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 4 de novembro
Rui Massena ao piano abre Books&Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça
Rui Massena é um dos grandes destaques da edição deste do Books&Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, evento que decorrerá entre os dias 4 a 14 de novembro, trazendo a Alcobaça escritores e artistas profissionais para partilhar a sua experiência e conhecimento junto do seu público. O espetáculo do maestro e compositor irá marcar a abertura oficial do evento no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro a 4 de novembro, pelas 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa
Leiria recebe especialistas de todo o País para falar de dor pós-cirúrgica
A dor pós-cirúrgica é o mote do III Encontro de Anestesiologia e das V Jornadas da Dor de Leiria, que decorrem dias 19 e 20 de outubro, quinta e sexta-feira, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, (porta 7) e que vão juntar mais de uma centena de especialistas de Anestesiologia, Cirurgia, Fisiatria, Medicina Geral e Familiar, além de artistas de musicoterapia e psicólogos de todo o país, numa organização do Centro Hospitalar de Leiria..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além da mancha florestal
Incêndios no Concelho da Batalha não registam vítimas humanas ou danos materiais relevantes
A Câmara Municipal da Batalha informou, no dia 16 de outubro, que nos fogos que deflagraram no Concelho na última noite de domingo e madrugada de segunda-feira, nas freguesias de São Mamede e Reguengo do Fetal não registaram quaisquer vítimas humanas nem danos materiais assináveis, para além dos próprios decorrentes dos incêndios em povoamentos/zonas florestais consumidas. O Município da Batalha agradece, reconhecidamente, a extraordinária ação dos Bombeiros envolvidos no combate às chamas, tendo a Autarquia prestado todo o apoio solicitado, designadamente quanto às refeições e ao apoio logístico necessário
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Feira de Todos os Santos decorre no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira
Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das mais antigas feiras tradicionais do país. Este ano, a Feira de Todos os Santos vai decorrer de 27 de outubro a 2 de novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira. Dos espetáculos equestres, às largadas de touros, passando pelo artesanato, pela gastronomia e vinhos de excelência, até à música e às luzes dos carrosséis, tudo convida a descobrir a renovada Feira de Todos os Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Todos bombeiros
Incêndios no concelho de Leiria causam seis feridos
Tendo em conta a situação dramática que se viveu no concelho e na região de Leiria nas últimas 24 horas, o Município de Leiria comunicou, no dia 16 de outubro, que em Coimbrão, Ervideira, há a registar uma casa ardida e anexos de uma outra habitação. Em Monte Real e Carvide arderam anexos e casas desabitadas nos lugares de Boco, Lameiro e Moinhos. Em Monte Redondo e Carreira arderam também algumas casas abandonadas. 95 homens estiveram envolvidos no combate às chamas [32 dos Bombeiros Municipais de Leiria, 45 dos Voluntários de Leiria, 37 dos Voluntários da Maceira e 26 dos Voluntários da Ortigosa], apoiados por 18 viaturas. Há a registar seis feridos, cinco Bombeiros Municipais de Leiria e um Bombeiro Voluntário de Leiria, para além de danos em sete viaturas, uma das quais, dos Bombeiros Municipais, completamente destruída.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Big Riders Mundiais aproveitam primeiro grande swell de outono na Praia do Norte
Canhão da Nazaré já dispara “bombas”
a rondar 10 m de altura
As previsões bateram certo, e o swell esperado entrou em grande esta segunda-feira, 16 de outubro, pela Praia do Norte, para gáudio das dezenas de big riders mundiais que já se encontram na Nazaré. Com uma ondulação de meter respeito, e a provocar bons caldos a quem lá esteve dentro, a Praia do Norte, na Nazaré, disparou bombas, vindas do Canhão, a rondar 10m de altura, nos sets maiores. Jamie Mitchell, Hugo Vau, Lucas Chumbinho, Carlos Burle, Marcelo Luna, Alemão de Maresias, Alessandro Marcianó, Justine Dupont, Fred Vid e Ross Clarke-Jones foram alguns dos que não quiseram perder oportunidade de enfrentar o poder do mar da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incêndios
Quercus lamenta nova tragédia em Portugal
A Quercus lamenta profundamente a catástrofe que se vive novamente em Portugal, com um tão elevado número de vítimas mortais, bem como a destruição de tantos hectares de floresta. A Associação Nacional de Conservação da Natureza recorda que Portugal viveu nos últimos meses debaixo da ameaça constante dos incêndios e que não haverá concelho que não tenha sido atingido por tal calamidade. Segundo a Quercus, as falhas de hoje são a consequência de décadas de negligência no que diz respeito ao ordenamento do território e da floresta, que num quadro de seca severa e extrema, com temperaturas elevadas e ventos fortes criam as condições para incêndios de uma enorme violência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praça da Fruta tem 600 anos e está fresca como uma alface!
“Praça Viva” dinamiza emblemático mercado
de frutas e legumes das Caldas da Rainha
Tem cerca de 600 anos e está fresca como as alfaces que todos os dias ali se vendem! Falamos da emblemática “Praça da Fruta” das Caldas da Rainha, onde todos os dias, desde o século XV, se montam as bancas que vendem frutas, legumes e outros bens. É o mais antigo evento diário da cidade, o mais antigo mercado diário ao ar livre do País, atraindo semanalmente milhares de pessoas, que aí se abastecem de produtos frescos e “muito mais saborosos do que aqueles que se vendem no supermercado”, afirmam os compradores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tecnologia tailandesa já chegou a Portugal e pode ser usada por qualquer pessoa
Bola extintora acaba com pequenos incêndios em segundos
Chegou a Portugal a bola extintora de incêndios, uma tecnologia revolucionária que permite apagar pequenos fogos em segundos e que pode ser usada por qualquer pessoa. A Elide Fire Extinguishing Ball pesa cerca de 1,3 quilos e é ativada em contacto com o fogo, levando entre três a dez segundos a explodir, extinguindo o fogo. A bola pode ser usada na extinção de fogos de materiais sólidos e líquidos inflamáveis, em incêndios com gases combustíveis e em equipamentos elétricos até 5000 volts, bastando atirá-la para o local do foco de incêndio. Na explosão emite sempre um sinal sonoro entre 120 e 140 dba (decibéis).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso de Saltos Nacional A/C
Bernardo Ladeira vence Grande Prémio do Centro Equestre Internacional de Alfeizerão
A pista indoor do Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA) recebeu nos dias 13, 14 e 15 de Outubro, o Concurso de Saltos Nacional A/C. Este que é o primeiro concurso do Torneio de outono, que decorre entre 13 de outubro e 17 de dezembro no. Patrocinado pelo Restaurante Pinóquio, este torneio é constituído por, 7 CSN A/C (13 a 15, 20 a 22 e 27 a 29 de outubro; 10 a 12, 17 a 19 e 24 a 26 de Novembro; 8 a 10 dezembro) e um CSI 1, de 15 a 17 de dezembro, num total de 24 dias de provas. A competição foi liderada pelo Major Pedro Carvalho e as pistas estiveram a cargo do chefe de pista, José Corte Real Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
80% do Pinhal de Leiria foi destruído pelas chamas
Incêndios devastadores afetam concelhos
de Alcobaça, Marinha Grande e Leiria
Naquele que foi considerado pela Proteção Civil como “o pior dia doa ano” em matéria de incêndios, grande parte da mata do Pinhal de Leiria foi destruída pelos incêndios que deflagraram por volta das 14h na Praia da Légua e por volta das 14h30 em Burinhosa, localidades do concelho de Alcobaça, no dia 15 de Outubro. Os incêndios tiveram como grande aliado o forte vento que se fez sentir e as altas temperaturas, tendo atingido localidades como, Praia da Légua, Praia das Paredes, São Pedro de Moel, Praia da Vieira e Praia do Pedrógão, obrigando à deslocação de populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS reforça maioria absoluta em Leiria
Raul Castro promete “humildade e ambição” para o seu terceiro e último mandato
Os membros da Câmara e Assembleia Municipal de Leiria tomaram posse, no dia 14 de Outubro, no Teatro José Lúcio da Silva. Foram oradores o presidente da Assembleia Municipal cessante, José Manuel Silva, o líder do PSD na Câmara Municipal, Fernando Costa, e o presidente da Câmara Municipal reeleito pelo PS, Raul Castro. José Manuel Silva começou por anunciar a sua retirada da vida política leiriense, uma vez que vai passar a residir no Porto, para ocupar o cargo de presidente da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. O presidente cessante da Assembleia Municipal congratulou-se por a nova Assembleia Municipal ser composta por “pessoas experientes e de qualidade”, tornando “Leiria um dos municípios quais qualificados do País”, com pessoas “altamente competentes.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Incêndio na freguesia de Pataias e Martingança praticamente dominado
A Câmara Municipal de Alcobaça informou, ao início da tarde desta segunda-feira, que o incêndio na freguesia de Pataias e Martingança se encontra praticamente dominado. O Município agradece aos bombeiros das corporações que se juntaram no combate a este incêndio (Pataias, Alcobaça, São Martinho do Porto, Benedita, Nazaré, Peniche, Óbidos Ortigosa, Batalha, Marinha Grande, Maceira e Juncal), dado que “o seu trabalho e sacrifício permite, neste momento, considerar o incêndio praticamente dominado.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição EXIT
Vitrinas de lojas das Caldas da Rainha recebem mostra de cerâmica de antigos alunos da ESAD
As vitrinas das lojas das Caldas da Rainha vão ser montra da exposição EXIT, uma mostra de trabalhos em cerâmica desenvolvida por antigos alunos da Escola Superior de Arte e Design (ESAD.CR). Com inauguração marcada para as 15 h do dia 21 de outubro (no próximo sábado) a EXIT expõe 24 projectos da autoria de 20 artistas nas montras de 23 lojas do centro da cidade. A exposição, com a curadoria de Fernando Carradas, docente do Curso de Design de Produto - Cerâmica e Vidro, pode ser vista até 29 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 21 de outubro
Cartaxo recebe colóquio sobre o Ribatejo
e a 1.ª República
Organizado pelo Fórum Ribatejo e pela Câmara Municipal do Cartaxo, vai realizar-se no dia 21 de outubro, sábado, no Cartaxo, o colóquio O Ribatejo e a 1.ª República. Sendo o Ribatejo uma região de precoces e profundas convicções republicanas, o colóquio procurará, neste mês em que evocamos o 5 de Outubro, analisar o contributo dado por alguns dos seus concelhos para a implantação e a consolidação da República em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerca de 30 participantes retrataram património concelhio
Concurso “A minha terra, um património” reúne meia centena de fotografias no Cadaval
Foram entregues, no dia 14 de outubro, no âmbito do certame Festa das Adiafas (Cadaval), os prémios referentes ao 3.º concurso fotográfico “A minha terra, um património”, iniciativa do Museu Municipal que reuniu cerca de 30 participantes de dentro e fora do concelho, no total de meia centena de fotografias alusivas ao concelho. As fotos dos três primeiros lugares e das duas menções honrosas estão patentes, até dia 22, no recinto da Festa das Adiafas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca aumentou a sua maioria absoluta
Walter Chicharro tomou posse do 2º mandato como presidente da Câmara da Nazaré
Decorreu este sábado, dia 14 de outubro, a sessão da tomada de posse dos eleitos nas Autárquicas 2017. Walter Chicharro foi reeleito para um segundo mandato, com maioria absoluta. As eleições de 1 de outubro, para as quais votaram 7.150 eleitores (14.567 inscritos), deram a vitória ao Partido Socialista, que obteve 4047 votos; o PSD 1801; a CDU 507; o BE 257 e o movimento Nazaré Primeiro no século XXI 179. O Partido Socialista elegeu Walter Chicharro; Manuel Sequeira; Regina Piedade, Orlando Rodrigues e Salvador Formiga. O PSD elegeu Alberto Madaíl e António Trindade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço de Adoção
Centro de Recolha do Município de Alcobaça cria site para adoção de animais de estimação
Já se encontra disponível, a partir da página oficial de Internet do Município de Alcobaça, o Espaço da Adoção, um serviço gerido pelo CROAMA - Centro de Recolha Oficial do Município de Alcobaça que apresenta os animais atualmente disponíveis para adoção. Na página dedicada ao Espaço de Adoção poderá encontrar fotografias dos animais que atualmente se encontram alojados no centro de recolha. Inaugurado em 2016, o CROAMA apresenta todas as condições de atendimento, recolha e tratamento de animais domésticos com uma estrutura focada na promoção da adoção responsável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Meio milhar de pessoas visitaram a loja no 1º dia
Essence Manulena Candle Shop abre Atelier
de velas em Fátima
A 5 de outubro realizou-se no hotel Essence Inn Maranos, em Fátima, a bênção e abertura oficial da Essence Manulena Candle Shop, um espaço de exposição e venda dos produtos Manulena que integra um atelier de velas, no qual é possível ao cliente personalizar a vela que adquire de recordação ou para usar para a procissão de velas. Foram muitos os que acolheram o convite conjunto do hotel Essence Inn Marianos e da Manulena e participaram no momento inaugural, realizado durante a manhã. Fizeram-se representar várias congregações e organismos religiosos presentes em Fátima e as mais diversas instituições civis da região, além de muitas outras pessoas que quiserem conhecer o espaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto organiza “A noite das Corujas”
Para que a tradição se mantenha, no próximo dia 4 de Novembro, o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM), no Cadaval, reúne de novo os amigos na Serra de Montejunto, desta vez para “A Noite das Corujas”. E como a data é sugestiva para descobrir a magia das noites frias de Outono, irão ao encontro das lendas e mistérios da nossa serra... No final, os visitantes terão à espera bebidas quentes, uma ceia ligeira e a habitual queimada galega.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Universidade Sénior abre novo ano lectivo
com 300 alunos e 33 disciplinas
A sessão de abertura do ano escolar 2017/2018 da Universidade Sénior de Tomar (UST) decorreu no dia 9 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal. O vereador da Educação, Hugo Cristóvão, abriu a sessão, de modo informal, desejando que este seja mais um ano de êxitos para os cerca de 300 alunos da UST, número que pode crescer porque as inscrições ainda estarão abertas durante o mês de outubro. Sublinhou ainda a importância da aprendizagem ativa e em são convívio que a UST proporciona.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marmita 5S: ementas simples, sazonais e sustentáveis
CHL ensina utentes de Alcobaça e Leiria a confecionar marmitas saudáveis e saborosas
A Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do Centro Hospitalar de Leiria convida os utentes a participar nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, segunda-feira, na entrada da Consulta Externa do Hospital de Santo André, entre as 10h e as 13h, e na Consulta Externa do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, das 10h às 12h30. As nutricionistas e dietistas da UND, Graça Medina, Ângela Carvalho, Joana Moutinho, Raquel Oliveira e Tânia Jorge, partilharão com os utentes a conceito alimentar “Marmita 5S”, criada pela UND, que consiste em refeições saudáveis, simples, saborosas, sazonais e sustentáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Ceramista internacional Eduardo Constantino inaugura exposição no Museu da Cerâmica
Eduardo Constantino, um dos mais notáveis ceramistas portugueses da atualidade, está de regresso às Caldas da Rainha, cidade onde nasceu em 1948, para inaugurar uma exposição sobre a cor e a forma. A exposição é inaugurada este sábado, às 16 horas, estando patente ao público de 14 de outubro a 26 de novembro, no Museu da Cerâmica. A residir em França desde 1976, o artista caldense apresenta no Museu da Cerâmica os mais recentes trabalhos. São peças de grande envergadura, em grés e porcelana, resultantes das suas experiências sobre a incidência da cor na forma cerâmica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Ana Filipa Isidoro da Silva
Círculo Cultural Scalabitano organiza Tertúlia Literária sobre Sophia de Mello Breyner
O Departamento de Ar Livre e Lazer do Círculo Cultural Scalabitano (CCS)realiza mais uma Tertúlia Literária desta vez sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, sobre a qual vai falar Ana Filipa Isidoro da Silva, no dia 20 de outubro, às 20h, no restaurante Téjá, nas Portas do Sol, em Santarém. Luísa Barbosa, presidente do CCS, considera que “Sophia de Mello Breyner Andresen é a grande poetisa portuguesa e, por isso, se merece figurar no Panteão Nacional Português, merecia também ter sido Prémio Nobel. Mas não é por isso que não deixa de ser uma mulher de invulgar sensibilidade e conhecimento e uma escritora e poetisa de uma beleza e criatividade ímpares.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 a 22 de outubro
Centro ecológico educativo do Paul de Tornada promove visitas à Lagoa de Óbidos
A Associação Pato e o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada - Prof. João Evangelista, promove, de 19 a 22 de outubro, visitas à Lagoa de Óbidos, localizada nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. “Lagoa Viva - Venha conhecer a Lagoa de Óbidos e ajudar-nos a preservá-la!” O programa inclui Laboratórios ao ar livre – Biodiversidade da Lagoa de Óbidos, Caminhadas pelas margens da Lagoa, Limpeza da praia e Anilhagem Cientifica de Aves. Serão 4 dias para ficar a conhecer um pouco melhor a Lagoa com atividades ao ar livre, ajudando a promover e proteger este local único. A atividade é gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha be.eco
Comissões de praxe de escolas do Politécnico de Santarém recolhem 37600 beatas de cigarro
As Comissões de Praxe das Escolas Agrária, de Enfermagem e de Gestão do Instituto Politécnico de Santarém, promoveram na tarde do dia 11 de outubro, uma ação de rua para a recolha de Beatas de Cigarro, no âmbito duma Praxe Solidária. Esta ação contou com a participação de cerca de 150 alunos, que durante 1h30, conseguiram recolher das ruas da Cidade, 37600 Beatas de Cigarro. Esta ação integra a Campanha de sensibilização ambiental - Campanha be.eco de recolha de beatas, promovida pela Câmara de Santarém, a que as Comissões de Praxe destas Escolas decidiram aderir, de modo a sensibilizar os novos alunos e os cidadãos em geral, para a problemática do abandono deste resíduo nocivo em espaço público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Experiência pioneira no Centro Hospitalar de Leiria foi implementado em todas as unidades hospitalares
Ministério da Saúde destaca e replica boas-práticas da implementação do sistema informático do CHL
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) congratulam o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) pela implementação do novo sistema informático hospitalar, destacando que as boas práticas do CHL permitem agora a replicação do programa em todas as unidades hospitalares, bem como o seu alargamento aos cuidados de saúde primários, «de forma a promover uma visão cada vez mais integradora da saúde do cidadão». O novo sistema informático possibilita aos profissionais de saúde a consulta de informação do utente de forma simples e intuitiva, nas diversas instituições do SNS, nomeadamente medicação crónica, vacinas e diagnósticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 2011 e 2016
Batalha é o único concelho da região de Leiria em que a população aumentou
A Batalha é um dos 34 municípios portugueses, num total de 308, que viram a sua população aumentar entre 2011 e 2016, de acordo com o estudo “Retrato Territorial de Portugal” divulgado esta quinta-feira, 12 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística. O Concelho da Batalha registou um aumento populacional de 0,01 por cento, sendo o único a crescer no distrito de Leiria. De acordo com este estudo, na temática referente à diferenciação territorial do turismo, o Município da Batalha, no retrato territorial por município do número de dormidas por 100 habitantes, evidencia que, em 2016, este indicador era o mais elevado da Região de Leiria
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paleontólogo e museólogo
Dino Parque Lourinhã contrata Simão Mateus para Coordenador Científico
Simão Mateus, com uma vasta experiência em paleontologia e museologia autor de vários artigos científicos, acaba de assumir as funções de Coordenador Científico do Dino Parque Lourinhã, passando a ser responsável por toda a coordenação da exposição do parque, área museológica e laboratório de paleontologia. Antes de integrar a equipa do Dino Parque, Simão Mateus exerceu funções no Museu de Ciência e História Natural da Universidade do Porto enquanto Curador/Gerente da coleção paleontológica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com exercício de prevenção sísmica
Leiria adere ao Dia Internacional de Redução
de Catástrofes
O Município de Leiria assinala esta sexta-feira, 13 de outubro, o Dia Internacional de Redução de Catástrofes, no âmbito do qual é realizado o exercício de cidadania "A Terra Treme". Trata-se de uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que tem como objetivo chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância da adoção de comportamentos simples, que podem salvar vidas. Este exercício, que tem a duração de um minuto, ocorre esta sexta-feira, dia 13, às 10h13.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da marca “Science por Mike Stewart”
Loja Praia do Norte tem à venda pranchas desenhadas para as ondas da Nazaré
Estão à venda na loja da Praia do Norte pranchas da “Science por Mike Stewart”, especialmente desenhadas para as condições das ondas desta costa. “Estou muito feliz com esta parceria, que é a única que tenho com uma praia, e logo com a que, provavelmente, é um dos maiores "beach break” do mundo, disse o atleta, que falou da natureza especifica das ondas desta praia, “são únicas”, e para a qual foram desenhadas, de propósito estas pranchas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa iniciativa da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha Portuguesa
Pera Rocha é tema de exposição solidária
no Cadaval
“A Rocha que virou pera” é o título da exposição fotográfica solidária, patente até 28 outubro na Biblioteca Municipal do Cadaval, com trabalhos da autoria de Hugo Tavares e Miguel Tiago, passíveis de ser adquiridos. A iniciativa da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha reverte, integralmente, para o respetivo trabalho social. Perto de 60 trabalhos em fotografia (do total das 70 fotos constituintes do espólio) estão expostos nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval, abordando o tema da agricultura, mais precisamente a cultura da pera Rocha, ex-libris da economia local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
17. ª Edição dos Passeios Seniores
Município de Alcobaça leva comunidade sénior a visitar o Porto
O Município de Alcobaça, à semelhança do sucedido em anos transatos, realizou a 17. ª Edição dos Passeios Seniores, destinada a pessoas com mais de 65 anos de idade, residentes no concelho, tendo como principal objectivo promover um dia de convívio entre seniores e a possibilidade de visita a locais distintos do dia-a-dia, proporcionando assim um dia agradável a este público-alvo. Esta iniciativa, desempenha, assim, uma ferramenta crucial no trabalho da Autarquia contra o isolamento social e na promoção do bem-estar dos participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CEO do Grupo não foi acusado
Grupo Lena realça “enorme discrepância entre suspeitas e acusações” da Operação Marquês
Tendo em conta a nota tornada pública esta quarta-feira, dia 11 de Outubro, pela Procuradoria-Geral da República sobre a chamada “Operação Marquês”, a Comissão Executiva (CE) do Grupo Lena considera ser da mais elementar justiça o arquivamento do processo respeitante ao CEO do Grupo Lena, Joaquim Paulo da Conceição, que consequentemente deixou de ser arguido neste processo, além de que “nunca se percebeu, a não ser para melhor assegurar a sua defesa enquanto cidadão e profissional, a razão da sua constituição como arguido, uma vez que na altura dos pretensos factos nem sequer exercia funções na holding do Grupo Lena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pelo Município de Leiria
Fórum Cidades Verdes junta especialistas
em sistemas de construção com vegetação
O Município de Leiria vai promover, no dia 24 de outubro, terça-feira, o Fórum Cidades Verdes, uma iniciativa que vai juntar especialistas em sistemas de construção com vegetação. O programa, a decorrer no Teatro Miguel Franco, tem início às 9h30, com receção e abertura, seguindo-se, às 10 h, uma intervenção, pela arquiteta Ana Mesquita, da empresa LandLab, sobre sistemas de construção com vegetação. Segue-se, meia hora depois, uma intervenção do engenheiro Paulo Palha, da Neotur, sobre “Coberturas Verdes: conceito, serviços prestados e sistemas de construção”. O programa da manhã fecha, a partir das 11h45, com o tema “Coberturas Verdes: conceito, serviços prestados e sistemas de construção”, por Paulo Palha, da Neoturf.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Re-nascer depois das cinzas”
Grupo de gestores de Pedrógão Grande reage
à catástrofe com organização de conferência
O dia 17 de junho ficou marcado pelo incêndio mais violento que Portugal já conheceu. O incêndio de Pedrógão Grande causou 64 mortos, 254 feridos (dos quais, sete graves) para além de habitações, bens, propriedades e empresas devastadas. Face à tragédia, três amigos com raízes na região e em conjunto com Henrique Niessen da incubadora ‘A Ponte’, decidiram contribuir com o seu know-how para o renascer da atividade económica local. Essa ajuda chega sob a forma de conhecimento, com a organização da conferência 'Re-Nascer - Depois das Cinzas', que vai ter lugar no dia 21 de outubro, em Pedrógão Grande e que é de acesso gratuito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feminista torrejana
Assembleia da República recebe exposição sobre Maria Lamas, mulheres, paz e liberdade
Há 70 anos, Maria Lamas iniciava um percurso pelo país que viria a resultar num retrato da condição feminina em Portugal, nesse final da década de 40 do séc. XX. Este périplo culminou na edição de As Mulheres do Meu País, imagem despudorada de um Portugal esquecido, momento político de afirmação das mulheres como pilares não só da família, mas também da economia do país. A ação cívica e política de Maria Lamas decorre em três mundos: o das Mulheres, o da Paz e o da Liberdade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pela Casa-Memória de Camões
Encerramento do Ano Camões assinalado
em Constância
O Ano Camões, vivido em Constância desde outubro do ano passado para assinalar os 40 anos da Associação Casa-Memória de Camões e os 25 da Escola Luís de Camões, com a participação da Câmara Municipal de Constância, vai agora encerrar na terça-feira, 17 de outubro, na Casa-Memória de Camões, 18 horas, com a apresentação da Rota de Camões, da arq.ª Dália Lacerda-Machado, na parede exterior da Casa-Memória e intervenção musical por alunos da Escola Luís de Camões de Constância da professora Ana Coelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscrições abertas até 8 de Novembro
43ª Meia Maratona Internacional da Nazaré corre-se a 12 de Novembro
Estão abertas as inscrições para a 43ª Meia Maratona Internacional da Nazaré, que vai para a estrada no dia 12 de novembro, com partida na Marginal da Nazaré às 11 horas. Paralelamente, corre-se a 22ª Volta à Nazaré, na distância de 10 km, e realiza-se a 12ª Caminhada da Meia, com cerca de 6 km. Duas iniciativas que pretendem envolver um leque mais alargado de pessoas nesta grande festa do atletismo popular. Os interessados em participar neste evento poderão efetuar a sua inscrição num novo portal, através do link http://lap2go.com/mm-nazare-2017, até às 24 horas do dia 8 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vaga de fundo deu vitória a movimento independente de cidadãos
Henrique Bertino disponível para alianças pós-eleitorais na Câmara de Peniche
A candidatura do GCECP – Grupo de Cidadãos Eleitores do Concelho de Peniche, liderada pelo ainda presidente da Junta de Freguesia de Peniche, ganhou no dia 1 de outubro as eleições à Câmara Municipal de Peniche, interrompendo assim 12 anos de governação CDU. Henrique Bertino ganhou com maioria relativa obtendo 31% dos votos (3 mandatos), seguindo-se o PSD com 28,98% dos votos (2 mandatos), o PS com 18,73% (1 mandato) e a CDU com 15,10% (1 mandato). Embora eleito pela CDU, Henrique Bertino não se reviu no programa eleitoral da coligação PCP-PEV nestas eleições e, já “inconformado pelos últimos 4 anos” de governação municipal, decidiu candidatar-se como independente, provocando assim uma inédita divisão no eleitorado da CDU.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18 de outubro a 1 de dezembro
Caldas Nice Jazz traz às Caldas da Rainha grupos de referência internacional
O Caldas Nice Jazz vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, de 18 de outubro a 1 de dezembro. Mantendo um conjunto distinto de estilos, essenciais a uma percepção do universo de influências do Jazz, conta com grupos de referência internacional como Jack Broadbent, aclamado como “O novo mestre da slide guitar”, Hailey Tuck, nascida no Texas, mas residente em França, o Club des Belugas com Brenda Boykin, uma das principais bandas de Nujazz na Europa, Patrícia Lopes, compositora e pianista brasileira, Aaron Goldberg Trio, Jacqui Naylor (voz) e Art Khu (Piano e guitarra), a cantora e pianista Sarah McKenzie, a dupla Afonso Pais e Rita Maria, fechando com “uma grande senhora do Jazz mundial”, Patrícia Barber.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição sobre o tema está em preparação
Museu lança campanha de recolha para contar História dos plásticos em Leiria
"A nossa região alberga uma série de indústrias de moldes e transformação de plástico, com destaque para algumas das mais antigas de todo o país, desde meados de 1930. Os objetos em plástico, visíveis no nosso quotidiano em grande escala a partir dos anos 40 do século XX, viriam a moldar a nossa percepção da realidade e a fazer parte integrante da nossa vida, fosse nos brinquedos, na construção civil ou na produção de equipamentos médicos. A lista é interminável. Reconhecendo a relevância deste material, a importância da indústria dos plásticos em Leiria e também o debate suscitado pelo seu uso, o Museu de Leiria, em associação com o projeto de investigação “O Triunfo da Baquelite – Contributos para uma história dos plásticos em Portugal”, prepara uma exposição sobre a História dos Plásticos.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
No âmbito das parcerias do Município com a OesteSustentável e com a EDP
Programa de eficiência energética no Cadaval prossegue com substituição de luminárias
No âmbito da fase-piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, o Município do Cadaval promoveu, em parceria com a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a substituição dos sistemas de iluminação do edifício dos Paços do Concelho. Ainda adentro da sustentabilidade energética, mas numa parceria camarária com a EDP, continua em marcha, em várias ruas do concelho, a campanha de substituição de luminárias convencionais por luminárias LED.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Hospital de Santo André
Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria reúne profissionais de saúde
Sentir, Perceber e Intervir são os conceitos orientadores do XII Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria, que acontece nos dias 12 e 13, quinta e sexta-feira, no auditório do Hospital de Santo André. O evento reúne cerca de 300 de profissionais das diversas áreas da saúde, para debater temáticas como a simulação clínica, a ética, a depressão e a alimentação. «São os temas que interessam aos enfermeiros na atualidade, e que fazem sentido ser estudados e debatidos, não só para o crescimento profissional dos enfermeiros, como para a melhoria contínua dos cuidados aos utentes», explica a organização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposições da Galeria Municipal de Torres Vedras inserem-se no Arte ao Centro
Paços recebe exposições de Marta Viana e João Catarino e mostra de artistas do Coletivo Brasil
Integrado no evento Arte ao Centro, a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras vai acolher a partir desta sexta-feira, dia 13 de Outubro, duas exposições, para além da mostra dos artistas do Coletivo Brasil 2017. Uma dessas exposições, da artista brasileira Marta Viana, intitula-se “Orgânicas”. Nesta mostra, que estará patente até 3 de novembro, esta artista apresentará um conjunto de 27 fotografias que refletem o seu trabalho de pesquisa, observação e perceção das formas da natureza. Também no dia 13 de outubro, igualmente pelas 18h30, na Paços, será inaugurada uma exposição de desenhos e diários gráficos de João Catarino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Festival Bike recebeu mais de 20 mil pessoas na grande festa do mundo da bicicleta
A 14ª edição do Festival Bike - Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional que decorreu de sexta- feira até domingo no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebeu 21.500 visitantes. Ao longo de três dias Festival Bike foi o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer estão ligados a este ramo como o comprovam os 105 expositores presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Docente do Politécnico de Leiria
Academia Internacional de Cerâmica distingue José Luiz Silva como novo Embaixador Cultural
A Academia Internacional de Cerâmica (AIC), com sede em Genève (Suíça), distinguiu por eleição José Luiz Silva, docente da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria, como Embaixador Cultural da Cerâmica e novo membro. «Esta nomeação representa o reconhecimento de uma personalidade, que não sendo ceramista, tem desempenhado um papel relevante na promoção e dignificação da Cerâmica», defende Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 13 a 15 de outubro
Batalha promove segurança rodoviária infantil com Pista de Karting Itinerante
A Batalha acolhe nos dias 13, 14 e 15 de outubro, junto ao Pavilhão Multiusos, a atividade “Conduzir em Segurança” - Pista de Karting Itinerante, resultado de uma parceria entre a Autarquia da Batalha e o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML). O principal objetivo da iniciativa visa promover, junto dos mais jovens, a importância da Prevenção Rodoviária e da segurança na estrada, bem como proporcionar o contacto com a modalidade desportiva do Karting.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da sua gama de vinhos
Museu do Vinho de Alcobaça já está presente na montra digital do Portugal Museum Store
Sabia que toda a gama de vinhos à venda no Museu do Vinho de Alcobaça pode ser adquirida online? Basta aceder à página de internet da Portugal Museum Store, uma loja especializada em marketing museológico. O Museu do Vinho de Alcobaça associou-se recentemente esta plataforma com o objetivo de disponibilizar a sua oferta e serviços a partir desta loja online, permitindo aos turistas nacionais e internacionais a possibilidade de receber a seleção dos artigos adquiridos através deste serviço online, no hotel em que estão instalados ou na morada de residência, e de poderem usufruir deste modo de uma melhor e mais tranquila visita a Museus / Monumentos e Cidades Portuguesas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Cristina Branco traz “Menina” ao Teatro Virgínia
Cristina Branco apresenta sábado, 14 de outubro, o seu mais recente trabalho, o álbum «Menina», título do seu mais recente trabalho com temas originais de autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes. Um disco de novas abordagens, de novos compositores de várias latitudes da música portuguesa como os já referidos, mas também como Peixe e Nuno Prata (Ornatos Violeta), Pedro da Silva Martins e Luís Martins (Deolinda), Jorge Cruz (Diabo na Cruz), Luís Severo (Cão da Morte), um fado tradicional (com texto de Amália), e textos de Ana Bacalhau (Deolinda) e Kalaf (Buraka Som Sistema).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem foi retido até à chegada da GNR
Populares detêm assaltante de residências
em Aljubarrota
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça, deteve esta segunda-feira, dia 9 de outubro, em Aljubarrota, um individuo de 57 anos, por furto no interior de uma residência. A ação foi efetuada na sequência de uma denúncia de intrusão numa residência, tendo o suspeito sido surpreendido por populares e retido no interior da mesma, até à chegada dos militares da GNR. O suspeito tinha na sua posse duas chaves de fendas e uma chave pertencente a outra residência, a qual tinha sido alvo de tentativa de furto. O indivíduo foi constituído arguido, sujeito a termo de identidade e residência e presente no Tribunal Judicial de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ayaka Suzuki venceu o Nazaré Pro 2017
Joana Schenker conquista na Praia do Norte título de campeã do mundo de bodyboard
Joana Schenker é campeã do Mundo do Circuito Mundial do Mundo APB, título alcançado, este domingo, 8 de outubro, na Praia do Norte – Nazaré. A atleta algarvia, tricampeã europeia e nacional de bobyboard, é a primeira portuguesa a conseguir o título de Campeã do Mundo do Circuito Mundial de bodyboard APB. Teresa Almeida, atleta local, terminou em 5º lugar. “Surfei, dei o meu melhor, mas a Isabela Sousa (4 vezes Campeã Mundial de Bodyboard) fez aquela onda, e não deu para superar. Mas fico muito feliz pelo quinto lugar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A par do 16.º Festival Nacional do Vinho Leve
Festa das Adiafas celebra final das colheitas com dez dias de animação no Cadaval
O Cadaval, principal produtor de Pera Rocha e de Vinho Leve, volta a homenagear o final das colheitas e a potenciar a economia com um certame que reúne anualmente gastronomia, espetáculos, exposições, colóquios e atividades equestres. O concelho mais rural do distrito de Lisboa recebe, de 13 a 22 de outubro, no pavilhão municipal, situado junto ao campo da feira do Cadaval, este certame, onde a homenagem às tradições rurais se funde com a divulgação e dinamização económica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rogério Raimundo deixa executivo após 20 anos
CDU admite que trabalho do seu vereador em Alcobaça foi reconhecido mas não valorizado
No balanço do mandato do seu vereador na Câmara Municipal de Alcobaça Rogério Raimundo, a CDU sublinha que afirmou nesta campanha “a inabalável confiança no nosso trabalho, intervenção e papel insubstituível que ocupamos no concelho de Alcobaça e no país. Reafirmamos a convicção de que a luta que travamos em defesa dos interesses populares e dos direitos dos trabalhadores, na construção de um Portugal desenvolvido e soberano é tão exigente quanto necessária. Garantimos que é com a nossa determinação, a nossa intervenção e luta, que o povo português e os Alcobacenses podem contar para defender os seus direitos e construir uma vida melhor.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão em Leiria terá lugar no dia 17 de outubro
Governo desafia leirienses a apresentarem ideias para Orçamento Participativo Jovem
O Governo lançou o Orçamento Participativo Jovem Portugal, que desafia jovens dos 14 e os 30 anos a apresentarem ideias de projetos de investimento público, uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de promover participação democrática. No dia 17 de outubro, terça-feira, às 18 horas, no IPDJ, vai decorrer uma sessão pública em Leiria, para apresentação e debate de propostas de âmbito nacional e regional, bem como de esclarecimento e auxílio aos cidadãos jovens que pretendam participar ativamente no processo do OP Jovem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedrógão Grande
Candidatura comunitária de valorização turística da Albufeira do Cabril já foi aprovada
Aproveitar e valorizar melhor os recursos naturais e património associado ao rio Zêzere e a albufeira do Cabril, que tem forte potencial para captar visitantes, turistas e novos públicos, visando assim melhorar a experiência turística e ampliar a promoção e divulgação do concelho de Pedrógão Grande, são os objetivos do “Projeto integrado para a valorização turística da Albufeira do Cabril” no Concelho de Pedrógão Grande, cuja candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Programa Nacional de Valorização do Interior foi agora aprovada. Com um custo total estimado em 345.507,00 euros, o Projeto foi aprovado integralmente e vai ser cofinanciado a fundo perdido com 90% do investimento, ou seja, em 310.956,30 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Centro Ciência Viva do Alviela promove Baile do Morcego
Estamos no outono e, no mês de outubro, os morcegos da gruta da Lapa da Canada abandonam este abrigo para iniciarem um novo ciclo. Por isso, o Centro Ciência Viva do Alviela, localizado nos Olhos d’Água, Alcanena, promove o Baile do Morcego, a ter lugar no dia 31 de outubro, a partir das 20h00. Numa noite associada a mitos e superstições, num ambiente imersivo, teremos um baile de máscaras, alusivas à temática dos morcegos. Num cenário fantástico, venha jantar connosco, na companhia de investigadores, ouça histórias de arrepiar (ou não) e baile ao som da música folk dos Akhorda. Se não souber dançar, não se preocupe pois há workshop de danças do mundo para morcegos-pés-de-chumbo, orientado pela Marisa Barroso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício dos Paços do concelho
Balcão Único do Município da Nazaré já abriu
O Balcão Único do Município da Nazaré entrou em funcionamento esta sexta-feira, dia 6 de outubro, no edifício dos Paços do concelho. Para além de novas funcionalidades, este serviço, instalado num espaço requalificado do edifício da Câmara Municipal, apresenta-se com novas acessibilidades, a pensar nas pessoas de mobilidade reduzida. Sobre o Balcão Único do Município da Nazaré, “trata-se de uma solução que permite que vários serviços dispersos se concentrem num só espaço”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Megabyte em curso
ARS renova informática nos centros de saúde da Região Centro com 1200 computadores
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) está a renovar o parque informático nas unidades de Cuidados de Saúde Primários da região Centro com a instalação de 1200 novos computadores em substituição de equipamento obsoleto. Iniciada, numa primeira fase, em 2016, pela ARSC, o investimento do Ministério da Saúde na modernização do parque informático dos CSP tem prosseguido, em 2017, no âmbito da Operação Megabyte. A distribuição e instalação dos novos equipamentos, realizada através do Gabinete de Sistemas de Informação e Comunicações da ARSC, em articulação com ao ACeS, já está terminada nos agrupamentos de centros de saúde (ACeS) Pinhal Interior Norte e Pinhal Litoral,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Luísa Oliveira do Got Talent atua ao vivo
na Benedita
A cantora portuguesa Luísa Oliveira, que se destacou na temporada 2014/2015 do programa “Got Talent” da RTP, atua no próximo dia 21 de outubro no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, Alcobaça, pelas 21h30. 2017 marca o início da sua tournée "Mémórias". Depois de conquistar os quatro jurados do famoso concurso de talentos da RTP com as suas interpretações surpreendentes, está agora à procura de conquistar todo o público português. As palavras-chave que definem a música de Luisa Oliveira são cumplicidade, emoção e saudade!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão realiza-se em Fátima com o apoio da Nersant
Campanha ibérica de prevenção de acidentes
de trabalho passa pela região
A Nersant - Associação empresarial da Região de Santarém, juntou-se à campanha conjunta da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Inspección de Trabajo y Seguridad Social (ITSS), com o objetivo de sensibilizar os empregadores e trabalhadores do Ribatejo para a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O seminário realiza-se em Fátima, no dia 25 de outubro. A redução dos acidentes de trabalho constitui um dos objetivos estratégicos do Quadro Estratégico Europeu para a Segurança e Saúde no Trabalho 2014 - 2020, bem como das Estratégias de Segurança e Saúde no Trabalho de Espanha e de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Pedro Silva, Francisco Azevedo, Júlia Rodrigues e Marta Luís
mimo recebe Final do Poetry Slam Leiria
Sábado, dia 14 de Outubro, às 21h30, a Sala dos Arcos, no m|i|mo - museu da imagem em movimento, recebe a Primeira Final do Poetry Slam Leiria. Sendo o conceito de Poetry Slam pautado pelo som, voz, força e movimento numa batida poética, mais significado assume a realização desta Primeira Final no m|i|mo - espaço de recolha, salvaguarda, conservação e inventariação de objectos e técnicas relacionadas com as imagens em movimento. Apurados para essa noite estão já os vencedores das edições mensais: Pedro Silva, Francisco Azevedo, Júlia Rodrigues e Marta Luís.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ricardo Fernandes duplica votação nos socialistas
PS conquista Câmara do Bombarral ao PSD
Ricardo Fernandes (PS) conquistou 24 anos depois a câmara municipal do Bombarral ao PSD de José Manuel Vieira. O PS ganhou com 48.94% e 3113 votos (mais 1500), tendo obtido a maioria absoluta com quatro mandatos. Por outro lado a coligação PSD/CDS não foi além dos 37.24% e 2369 votos (menos 812), conquistando apenas 3 mandatos, menos um do que em 2013 quando concorreram separadamente. A CDU obteve 7,88% e 501 votos (menos 278), perdendo assim o vereador eleito em 2013. O PS obteve também maioria absoluta na Assembleia Municipal e conquistou duas das quatro freguesias do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Siza Vieira para o edifício continua na gaveta
CDU Nazaré condena encerramento do Museu Dr. Joaquim Manso aos fins de semana
Sendo um direito constitucional de cada cidadão a fruição e o acesso à Cultura e uma obrigação do Estado a preservação e defesa do património, memória e identidade colectiva, a CDU da Nazaré considera inaceitável a situação actual em que se encontra o Museu Dr. Joaquim Manso na Nazaré, que “já não tem condições mínimas para se manter aberto ao público durante o fim de semana, por diversas razões, privando os cidadãos desse direito inalienável. Por outro lado, todo o património que o edifício alberga, da mais preciosa valia para a preservação da nossa identidade local e construção da memória futura, está cada vez mais ameaçado pela degradação estrutural, demasiado evidente, de todo o edifício.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival vai decorrer de 9 a 15 de outubro
20º festival Marionetas na Cidade arranca segunda-feira em Alcobaça
Depois do sucesso de Lúmen - que irá ficar para sempre na memória das dezenas de milhares espectadores - de mais um prémio internacional, desta feita, de "Melhor Direção Artística" no EXPO2017 World Puppet Festival, em Astana, no Cazaquistão, e, mais recentemente, da conquista de um galardão no "Kyiv International Festival of Puppet Theatre", em Kiev, Ucrânia, a companhia alcobacense, S. A. Marionetas organiza a 20ª edição do festival Marionetas na Cidade, que este ano decorre de 9 a 15 de outubro, e tem o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça. O programa arranca já na próxima segunda-feira e inclui 21 espetáculos de 12 companhias de teatro oriundas de 5 países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado José Luís Ferreira questiona o Governo
Verdes querem saber causa da morte de peixes no rio Tejo
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre a grande quantidade de peixes mortos no Rio Tejo, entre Vila Franca de Xira e Alhandra, no início de Outubro. O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista observa que esta situação não é nova, uma vez que já nos últimos dois meses se têm verificado queixas relativamente a este problema, que representa um motivo de preocupação para a população em geral e nomeadamente para os pescadores e os praticantes de atividades náuticas naquela zona.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ExpoSalão
Moldplás leva à Batalha soluções tecnológicas e inovações para o setor dos moldes e plásticos
A 10ª edição da Moldplás decorre de 8 a 11 de novembro, na Exposalão (Batalha), contando com duas centenas de expositores que vão dar a conhecer as soluções tecnológicas e as inovações para o setor dos moldes e plásticos e esperando um número recorde de 25 mil visitantes. Portugal ocupa a terceira posição entre os maiores produtores de moldes da Europa e é o oitavo a nível mundial, depois de, em 2016, ter atingido um crescimento histórico: o valor das exportações, pela primeira vez na história desta indústria, ultrapassou a barreira dos 600 milhões de euros,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O Deselegante Declínio da Autoridade Administrativa
Sérgio Martinho
O declíno acentuado das funções executivas podem ser indicadores de doença
Drª Luísa Lagarto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o