Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 207 Director: Mário Lopes Sexta, 19 de Janeiro de 2018
Ações na foz vão decorrer nos dias 19,20 e 22 de janeiro
Câmara de Santarém promove remoção
do jacinto-de-água na Foz do rio Alviela
A Câmara de Santarém vai promover ações de remoção do jacinto-de-água, na Foz do rio Alviela, em Vale Figueira, nos dias 19,20 e 22 de janeiro, das 09h30 às 16h00. Quem estiver interessado em participar, basta aparecer, na Foz do rio Alviela, em Vale de Figueira. Aconselha-se o uso de galochas, botas de pescador, luvas e roupa impermeável. A autarquia tem acompanhado, desde junho de 2017, a evolução do problema de poluição no rio Alviela, também causada pelo Jacinto-de-água, (Eichornia crassipes), espécie exótica e invasora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Lourinhã
Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro lança Agenda Cultural para 2018
No dia 27 de janeiro decorre o lançamento oficial da agenda cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), para o ano 2018. O tema “A Batalha do Vimeiro – 210 anos de História” dá o mote às iniciativas da agenda evocativa, que se prolonga até ao final do ano, com atividades para todos os públicos, que unem o conhecimento sobre este período da história a momentos lúdicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR recupera material furtado em interior de estabelecimento industrial de Amor
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, dia 15 de janeiro, identificou um homem de 22 anos, pelo crime de furto em interior de estabelecimento industrial, na localidade de Amor - Leiria. Na sequência das diligências de investigação pelo crime de furto em interior de estabelecimento industrial, ocorrido na noite anterior, foi possível proceder à identificação do suspeito, tendo sido realizada uma busca domiciliária, que resultou na apreensão de ferramentas e utensílios de construção e bricolage, no valor presumível de 3 500 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 22 de janeiro, em Vieira de Leiria
Capoulas Santos apresenta na Marinha Grande estratégia de recuperação do Pinhal de Leiria
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, apresenta na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, a Estratégia de Recuperação do Pinhal de Leiria. Na mesma sessão será também constituída a Comissão Científica para Implementação do Programa de Recuperação das Matas Litorais. Na iniciativa que contará com autarcas da região, e onde haverá também lugar à plantação de árvores pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, marcará também presença, o primeiro-ministro António Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola de Ciclismo Team Ribeirense
Porto de Mós vai ter Escola de Ciclismo
No dia 19 de janeiro, pelas 17h00, será apresentada, no Espaço Jovem de Porto de Mós, a Escola de Ciclismo Team Ribeirense, que resulta de uma iniciativa do Clube Desportivo Ribeirense, com o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós e da Junta de Freguesia de Porto de Mós. Na mesma sessão serão, ainda, apresentadas as provas “5ª Taça de Portugal de Downhill”, “Up-Hill – Subida do Morro do Castelo” e “Troféu de Downhill Urbano”, que decorrerão durante o presente ano no concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo vai ter como tema “Olival e Azeite”
A 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo decorre de 2 a 10 de Junho de 2018 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, cuja temática vai incidir no "Olival e Azeite". Este ano realce para o “World Olive Oil Summit” que contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais da fileira do azeite e que engloba o “Concurso Nacional de Azeites”, o “Congresso Nacional de Azeite”, o “Simpósio Nacional de Olivicultura”, uma “Exposição de Azeites Premiados”, “Exposições de Pintura e Fotografia”, ações de “Show Cooking” para adultos e crianças e ainda a exibição de filmes alusivos ao tema.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 27 de janeiro
Alcobaça: Centro Cultural Gonçalves Sapinho recebe comédia romântica "Enfim, Nós"
A comédia romântica “Enfim, Nós”, protagonizada por Marta Fernandes – conhecida pela participação nas novelas “Louco Amor” (TVI), “Os Nossos Dias” (RTP), entre outros – e pelo ator madeirense Ruben Silva, sobe ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, no próximo dia 27 de janeiro pelas 21h30. Escrita por Cláudio Torres Gonzaga e Bruno Mazzeo (experientes autores do mundo da televisão), “Enfim, Nós” está em cena no Brasil há dez anos, tendo obtido grande aclamação por parte da crítica e do público. Foi vista por mais de 900 mil espectadores e apresentada em mais de 150 cidades. O bilhete tem um preço de 10 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
41.436 pessoas visitaram o espaço
Centro Cultural da Nazaré regista um aumento de visitantes
O Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) teve um crescimento de visitas durante o ano de 2017. O registo de atividade deste centro de divulgação e promoção da cultura nazarena indica que 41.436 pessoas entraram no edifício com o objetivo de visitar as exposições temáticas (periódicas) e de obter indicações sobre a sua história e a relação com a comunidade piscatória. A estatística indica, também, que o número de pessoas que procurou os conteúdos oferecidos ou expostos tem vindo a crescer anualmente. Em 2015 deslocaram-se ali 31.662 pessoas, e no ano seguinte 32.715 (2016), tendo o número voltado a subir em 2017, para 41.436.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas
Santarém recebeu divulgação de oportunidades de financiamento do IFRRU 2020
A Sessão Pública de Divulgação de Oportunidades de Financiamento do IFRRU 2020 - Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, teve lugar esta terça-feira, dia 16 de janeiro, pelas 15 horas no Teatro Sá da Bandeira em Santarém. Esta ação que reuniu vários/as autarcas, técnicos/as de reabilitação urbana e investidores do Distrito, contou a participação de Jorge Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e de Inês Barroso, vice-presidente da CMS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Entradas nos museus e Castelo crescem 15% e já ultrapassam os 155 mil visitantes
O número de visitantes aos espaços museológicos do Município de Leiria cresceu 15% em 2017 e atingiu um total de 155.224 pessoas, o que corresponde a um aumento de 20.710 visitas em relação a 2016. Este total diz respeito às entradas no Museu de Leiria, Centro de Diálogo Intercultural (CDIL) - que abrange a Igreja da Misericórdia e a Casa dos Pintores -, Castelo de Leiria, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel, Agromuseu Municipal D. Julinha e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho (Lapedo). Em média, estes espaços registaram um total de 12.945 visitantes por mês, o que representa um aumento de 1.736 face a 2016, ano em que o total de visitantes foi de 134.514.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Remodelação do equipamento ascendeu a mais de 370 mil euros
Inauguração da Escola do Painho marcou Feriado Municipal do Cadaval
A inauguração da remodelada Escola Básica do Painho foi o ponto alto das comemorações do 13 de Janeiro – Feriado Municipal do Cadaval, celebração que assinalou os 120 anos da restauração do concelho com dois dias de atividades alusivas. A renovação do dito equipamento de ensino ascendeu a mais de 370 mil euros. A cerimónia inaugural do recém-requalificado estabelecimento de ensino painhense aconteceu na tarde do insigne dia do concelho (13 de janeiro) e foi aberta ao público e presidida por José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Delegado Regional ouve preocupações locais no Conselho Municipal da Educação
No dia em que se celebraram os 749 anos da realização da 1ª aula pública em Portugal, realizada a 11 de janeiro de 1269 no Mosteiro de Alcobaça, a Câmara Municipal de Alcobaça realizou uma sessão aberta do Conselho Municipal da Educação que contou com a presença do delegado regional de Lisboa e Vale do Tejo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Francisco Neves. Durante a reunião, realizada no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o responsável recolheu um conjunto de preocupações relacionadas com a realidade do ensino no concelho, partilhadas pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, e pelos membros do Conselho presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas lojas FNAC e nas principais plataformas digitais
Novo disco de César Cardoso lançado dia 10
de fevereiro
O novo álbum de originais do saxofonista César Cardoso, que conta com a participação especial do saxofonista Miguel Zenón, várias vezes nomeado para os prémios Grammy, será lançado no dia 10 de fevereiro nas lojas FNAC e nas principais plataformas digitais (iTunes e Spotify). “Interchange” é o mais recente álbum de César Cardoso, saxofonista, compositor e arranjador e maestro da Orquestra de Jazz de Leiria. Já com 2 discos editados, o “Half Step” (em 2010) e o “Bottom Shelf” (em 2015), este novo disco conta com a mesma formação do último – na guitarra, Bruno Santos, no contrabaixo, Demian Cabaud e na bateria, André Sousa Machado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoiante de Rui Rio
Jorge Faria de Sousa é o novo presidente
da Concelhia do PSD da Lourinhã
Jorge Faria de Sousa, membro da Assembleia Municipal da Lourinhã desde 2013, é o novo presidente da concelhia da Lourinhã do PSD, tendo sido o cabeça de lista mais votado das duas candidaturas que se apresentaram. No passado sábado, dia 13 de Janeiro, no ato eleitoral mais participado dos últimos anos (cerca de 90%) os militantes do PSD Lourinhã, elegeram a lista liderada por Jorge Faria de Sousa, com o lema "Afirmar o PSD, Servir os Lourinhanenses", que recolheu 53% dos votos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Festas das Chouriças traz gastronomia, música, folclore e tradições a Valado dos Frades
Decorrem de 19 a 21 de janeiro as tradicionais Festas das Chouriças, em Valado dos Frades. O momento alto das celebrações em honra de S. Sebastião decorre no domingo, dia 21, a partir das 12h30, com a procissão, que irá percorrer as principais ruas da vila, seguindo-se o leilão das chouriças e oferendas (15h00). As festas populares, realizadas com o apoio e incentivo da autarquia local, são baseadas em costumes e na tradição cultural local. A gastronomia, a música, o folclore e as tradições são os elementos em destaque nestas festividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro da Batalha é o terceiro monumento mais visitado do país
Número de visitantes nos monumentos
da região aumenta cerca de 20% em 2017
O número de visitantes nos três monumentos classificados pela Unesco como Património Mundial aumentou significativamente em 2017, com o Mosteiro da Batalha à cabeça com um crescimento de 24,1%, seguindo o Convento de Cristo, com 19,9% e, por último, o Mosteiro de Alcobaça com 15,0%. O crescimento também é notável nos últimos seis anos, onde o boom turístico foi responsável por aumentos superiores a 60% em todos os monumentos nacionais, excepto o Mosteiro de Alcobaça (44,3%) e a Torre de Belém (10,7%), esta devido à opção da DGPC de limitar o número de visitantes por hora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ART TUR decorre de 23 a 26 de outubro
Leiria recebe Festival Internacional de Cinema de Turismo pela primeira vez
A cidade de Leiria vai acolher de 23 a 26 de Outubro, pela primeira vez o ART TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, um evento que pretende demonstrar a importância das produções audiovisuais na promoção turística. Já na sua 11ª edição, tendo as 10 primeiras sido realizadas na zona norte de Portugal, o festival irá atrair centenas de produtores e realizadores de todo o mundo, que pretendem através dos seus filmes promover turisticamente diferentes locais e regiões. As inscrições para o festival estão abertas e encerram no final de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 15 milhões de euros
Farmacêutica Generis instala-se em Rio Maior
Após o surgimento em vários órgãos de comunicação social de noticias sobre a instalação da Generis em Rio Maior, a Câmara Municipal confirma que a empresa farmacêutica irá construir em Rio Maior uma unidade fabril, situada na área do Parque de Negócios de Rio Maior, cujo fim será o processamento e a embalagem de medicamentos; Para que tal possa concretizar-se a Generis acordou com a DEPOMOR, SA, sociedade gestora daquela área empresarial, a aquisição de um conjunto de lotes que totaliza cerca de 88.000 m2, o que levou a que a Câmara Municipal de Rio Maior a aprovar uma alteração ao Plano de Pormenor do Parque de Negócios de Rio Maior na última reunião do executivo, no passado dia 12 de Janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
Câmara de Porto de Mós quer taxa de sucesso escolar de 100% no seu concelho
A apresentação do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar em Porto de Mós teve lugar no dia 15 de janeiro, na Biblioteca Municipal, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, e da vereadora da Educação, Telma Cruz, que apresentou o projeto. Este plano surge no âmbito de uma candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria – CIMRL, através da dinamização de 7 atividades, todas de caráter intermunicipal, envolvendo os 10 municípios, onde Porto de Mós se enquadra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verba irá dirigir para o ambiente, apoio social e atividades económicas
Município da Batalha apresenta em 2017 saldo positivo de 3 milhões de euros
A Câmara Municipal da Batalha aprovou por unanimidade transitar para o ano de 2018 um saldo global de 2.954.508,80 euros, relativo às operações orçamentais e de tesouraria do ano de 2017, valor que será prioritariamente aplicado em projetos ambientais, nas funções sociais e na ampliação da área empresarial da Batalha. O saldo agora apresentado representa um crescimento positivo face a 2016 de 1,4%, o que expressa um forte empenhamento na gestão criteriosa das contas da autarquia da Batalha, tendo em conta que em 2017 a Câmara realizou fortes investimentos nas componentes da educação, com a construção do novo Centro Educativo do Reguengo do Fetal e o arranque das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após recurso por ter sido chumbado em junho de 2017
Centro 2020 aprova candidatura para criar Unidade de Cuidados Paliativos em Alcobaça
A Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro aprovou na semana passada, após reclamação apresentada pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), a candidatura a fundos comunitários para a criação de uma Unidade de Cuidados Paliativos, no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira. Em declarações ao Tinta Fresca, Paulo Inácio, presidente do Município de Alcobaça, mostrou-se muito satisfeito com o anúncio e referiu que “o projecto já está concluído e CHL deve lançar o procedimento concursal para a empreitada o mais breve possível”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila da Batalha recebe o evento
Federação de Leiria congratula-se pela escolha do distrito para o Congresso Nacional do PS
O presidente da Federação Distrital do PS de Leiria, o deputado António Sales, congratulou-se com a realização do próximo Congresso Nacional do partido no distrito. “Teremos o gosto de receber no concelho da Batalha os militantes que participarão neste Congresso e que virão de todos os pontos do País”, anunciou. António Sales considerou esta escolha “um voto de confiança e de estímulo em relação ao trabalho feito até aqui pela Federação”. “Consideramos também uma honra poder associar o nosso distrito e um dos nossos concelhos a mais uma página marcante na história do Partido Socialista”, declarou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Mares e Oceanos” é o tema da edição 2018
Monumento do Carnaval de Torres Vedras inaugurado no dia 20 de janeiro
A inauguração do tradicional Monumento do Carnaval de Torres Vedras realiza-se no dia 20 de janeiro, às 19h, na Praça da República, bem no coração da cidade de Torres Vedras. Na ocasião, para além dos autores, estarão presentes elementos da Real Confraria do Carnaval, grupos carnavalescos e representantes da Câmara Municipal de Torres Vedras e Promotorres E.M., entidades responsáveis pela organização do evento, que decorre de 09 a 14 de fevereiro. “Mares e Oceanos” é o tema da edição 2018 do Carnaval mais português de Portugal. Esse é também o mote desta já emblemática obra de arte. A sua inauguração marca o início da folia carnavalesca e é sempre um momento muito aguardado pelos torrienses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Receita ascendeu a 10 mil euros
Mil pessoas assistem ao Concerto Solidário
de Ano Novo em Santarém
Mil pessoas assistiram e vibraram este sábado, dia 13 de janeiro, com o Concerto Solidário de Ano Novo, no Grande Auditório do CNEMA, com a Orquestra Clássica Amorevole e as vozes da soprano Cecília Rodrigues, do tenor Marco Alves dos Santos e do barítono Luís Rodrigues, sob a direção do maestro arouquense António Costa, que nos conduziu pelos trechos musicais das grandes óperas de Mozart, Rossini, Strauss, Verdi, Donizetti, Sorozabal e de Bizet. A apresentação do Concerto esteve a cargo do Maestro António Vitorino de Almeida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prevendo um pico da gripe nos próximos dias
118 farmácias de Leiria organizam plano
de vacinação de última hora
Como o pico da gripe está previsto para os próximos dias em Portugal*, as farmácias estão a fazer um derradeiro esforço para vacinar a população ainda desprotegida. O distrito de Leiria tem pelo menos 118 farmácias habilitadas a administrar vacinas contra o vírus da gripe. No continente e nas ilhas, existem pelo menos 2.326 farmácias portuguesas habilitadas a administrar a vacina contra a gripe. Esta semana reforçaram stocks, para facilitarem o acesso à vacina aos portugueses de qualquer ponto do território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Veto Teatro Oficina projeta plano de atividades ambicioso para 2018
O Veto Teatro Oficina projeta para 2018, um Plano de Atividades ambicioso, nomeadamente quanto a criações que o grupo pretende estrear neste ano, tanto para o público infantil, como para o público adulto. Assim, logo em fevereiro (24 e 25) estreia “Cantando Espalharei!...”, cujo tema versa a epopeia dos Descobrimentos e inclui o Ballet da Academia de Dança, o Coro e a Orquestra Típica Scalabitana, sendo apresentado no Teatro Sá da Bandeira, com encenação de Nuno Domingos sobre um guião de José Ramos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-autarca do Porto contou com o apoio dos presidentes das Distritais de Leiria e Oeste
Rui Rio vence Santana Lopes na eleição direta para presidente do Partido Social Democrata
Rui Rio venceu as eleições diretas para presidente do Partido Social Democrata, que tiveram lugar este sábado, dia 13 de janeiro. O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto e ex-vice-presidente do PSD recebeu 22.611 votos (54,4%) dos militantes contra 18.974 (45,6%) do seu único adversário, Pedro Santa Lopes. Rui Rio deverá ter como principal adversário nas eleições parlamentares de 2019 o atual primeiro-ministro António Costa, do Partido Socialista, que já anunciou a realização do seu Congresso Nacional para os dias 25, 26 e 27 de maio, na Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha e Peniche
Festival pela Vida e contra a Nuclear assinala 40º aniversário nas Caldas da Rainha e Ferrel
A organização do Festival Pela Vida e contra a Nuclear assinala, nos dias 20 e 21 de janeiro, nas Caldas da Rainha e Ferrel, Peniche, o 40º aniversário deste movimento contra a construção de uma central nuclear em Ferrel, Peniche. As comemorações iniciam-se sábado com uma conferência na Sociedade de Instrução e Recreio e prosseguem domingo em Ferrel, com diversas iniciativas, incluindo a inauguração do Painel de Azulejo e de um Mural na Junta de Freguesia de Ferrel e a apresentação do Livro Almaraz e outras coisas Más, de António Eloy.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desfile sairá às ruas das freguesias da Nazaré, Famalicão e Valado dos Frades
“Eu amo a Escola” é o tema do Carnaval
da Criança na Nazaré
“Eu amo a Escola” é o tema do Carnaval da Criança na Nazaré, que sairá às ruas das freguesias da Nazaré, Famalicão e Valado dos Frades no dia 9 de fevereiro. “O tema é um incentivo à nossa escola”, disse o vereador da Educação, Manuel Sequeira, acrescentando que se trata também de “um estímulo à continuação dos estudos no concelho e de um elogio a todos os agentes educativos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Trintões 2018 organizam em Vila Chã de Ourique Festa em Honra do Mártir S. Sebastião
Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, Vila Chã de Ourique recebe mais uma Festa que honra a tradição. Durante três dias, a vila acolhe um programa de atividades e eventos que vão desde um espetáculo de variedades, passando pela tradicional recolha de oferendas e desfile pelas ruas da vila, até à Procissão em Honra do Mártir. Destaque para o espetáculo de Variedades no Centro Social Ouriquense, com a participação de Mónica Coelho, Vasco Casimiro, José Ribeiro, Joana Almeida, Grupo de Violas da Gi, Rancho Folclórico Os Campinos de Vila Chã de Ourique, Os TriAdmira-te e o Grupo de Teatro da Catequese
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira
Massimo Esposito inaugura em Alcanena exposição “We Are All Family”
A inauguração da Exposição “We Are All Family”, de Massimo Esposito, terá lugar no dia 20 de janeiro de 2018, sábado, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena. O artista italiano colaborou com a Companhia das Artes, em Santarém; Mestre Quadros e Molduraliz, em Leiria; a associação Palha de Abrantes, com a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e Mação; a Galeria Rodrigues Lobo, em Leiria; e a Associação Recreativa de Loureira, em Fátima. A colaboração também se estendeu às Câmaras Municipais de Mação, Leiria, Santarém, Sardoal e Sertã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clube das Caldas da Rainha conseguiu acesso às meias-finais da Taça de Portugal
Comunidade Intermunicipal do Oeste atribui voto de louvor ao Caldas Sport Club
A Comunidade Intermunicipal do Oeste na sua reunião extraordinária de 11 de janeiro, deliberou por unanimidade, atribuir um voto de louvor e reconhecimento ao Caldas Sport Club, pela vitória alcançada no dia 10 de janeiro frente ao S.C Farense (3-2), passando assim às meias-finais da Taça de Portugal. A OesteCIM deseja ao centenário clube das Caldas da Rainha – fundado em 1916 - os maiores sucessos futuros, que passarão pela disputa de uma inédita presença no Estádio do Jamor, se eliminar o Desportivo das Aves. Sporting e FC Porto disputarão a outra meia-final da Taça de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria
Alexandre Quintanilha profere conferência em Leiria sobre desafios na investigação biomédica
O Centro Hospitalar de Leiria recebe Alexandre Quintanilha na primeira conferência de 2018 do Centro de Investigação (CI/CHL), que acontece a 17 de janeiro, quarta-feira, a partir das 11h30 horas, no auditório do Hospital de Santo André. O reputado biólogo português, professor jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e atualmente deputado na Assembleia da República, falará sobre os desafios atuais em biomedicina, a área das ciências biológicas vocacionada para a pesquisa e investigação na área da saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Carolina Henriques Pereira
CCC recebe apresentação do livro “Refugiados da II Guerra Mundial nas Caldas da Rainha”
O livro “Refugiados da II Guerra Mundial nas Caldas da Rainha”, da autoria de Carolina Henriques Pereira, vai ser lançado, no dia 20 janeiro (Sábado) às 15h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. A apresentação estará a cargo da Professora Irene Vaquinhas. “Numa fase em que os livros de memórias e os romances históricos sobre a segunda Grande Guerra suscitam grande interesse do público em geral, chegando ao cinema e a televisão, a leitura do estudo académico de Carolina Henriques Pereira tem o maior interesse e pertinência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Janeiro
Lourinhã recebe Troféus de Atletismo e BTT
e Campeonato Municipal de Matraquilhos
Os Troféus Municipais de Atletismo e de BTT e o Campeonato Municipal de Matraquilhos arrancam no início deste 2018, com objetivo de proporcionar aos quadros competitivos locais uma prática desportiva regular. Em simultâneo, o Município procura dinamizar a atividade das associações envolvidas na organização das diferentes provas. Neste domingo, dia 14, tem início o 26º Troféu Municipal de Atletismo, com a realização, às 09h30, do 3.º Grande Prémio de Atletismo das Cesaredas. Também nas Cesaredas decorre, a 21 de janeiro, aquela que é a prova inaugural do 19.º Troféu Municipal de BTT - o 3.º Grande Prémio de BTT das Cesaredas. A organização destas duas competições encontra-se a cargo da Associação dos Amigos do Planalto das Cesaredas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposições, tertúlias, saraus temáticos e oficinas criativas
Biblioteca Municipal de Alcobaça com nova programação a partir de janeiro
Exposições, tertúlias, saraus temáticos, oficinas criativas e uma sessão com o atleta olímpico David Rosa são as principais propostas para o mês de janeiro da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Consulte toda a programação e aproveite para visitar a Biblioteca no arranque do novo ano. «Motivação" é o tema do segundo de um ciclo de debates, desta vez com o desportista de BTT David Rosa, várias vezes campeão nacional, atleta olímpico (Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016), presença assídua no circuito internacional de BTT Cross Country e muitas aventuras de bicicleta por esse mundo fora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundo de Apoio Municipal em risco
Deputados do PS questionam o Governo sobre financiamento do FAM na Nazaré
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Leiria questionaram ao Ministério da Administração Interna se o atual regime jurídico de recuperação financeira do Fundo de Apoio Municipal (FAM) vai acabar. Os parlamentares tiveram conhecimento de que o Orçamento do Estado para este ano pode não permitir o adequado financiamento do FAM ao município da Nazaré. Recorde-se que o município da Nazaré, liderado pelo PS, anunciou em junho que ia recorrer a um empréstimo de 33,2 milhões de euros do FAM para amortizar dívida contraída por anteriores executivos do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número corresponde a 24 farmácias
17,5% das farmácias do Distrito de Leiria estão em situação de penhora e insolvência
A nível nacional, mais de um quinto das farmácias portuguesas, 21,4 por cento, entrou em 2018 na mesma situação, enfrentado processos de insolvência e penhora. No distrito de Leiria, 17,5 por cento das farmácias entra em 2018 numa situação de crise económica, sem garantias de sobrevivência. A crise agudizou-se em 2017, estando agora 630 farmácias num universo de 2.943 em situação económica difícil, de acordo com o barómetro MOPE, do Centro de Estudos de Avaliação em Saúde (CEFAR). Em Leiria são 24 as farmácias em dificuldade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural
Ourienses passam a ter serviço educativo do museu e visitas à casa do administrador grátis
O Município de Ourém, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural que se assinala em 2018, pretende reforçar o envolvimento da comunidade ouriense com o seu território de pertença. Neste contexto, o Município implementou um programa de gratuitidade do serviço educativo do Museu Municipal para as instituições educativas e sociais do concelho e o acesso às exposições patentes na Casa do Administrador passa a ser gratuito aos domingos, para todos os visitantes. O acesso gratuito ao serviço educativo do Museu Municipal, com início em janeiro de 2018, acontece mediante marcação prévia no MMO, condicionado à disponibilidade de vaga. Para usufruir da gratuitidade na visita às exposições patentes na Casa do Administrador, bastará dirigir-se ao espaço nos domingos do ano em curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Artemrede
Projeto “Visionários” em Alcobaça transforma espectadores em programadores culturais
O Município de Alcobaça, em parceria com a Artemrede, está a promover o projeto “Visionários”, uma iniciativa que visa aproximar os programadores do público dando a este último a oportunidade de participar nos processos de decisão a nível da programação cultural do Município. Inspirado no projeto italiano “Visionari” de Luca Ricci, “Visionários” propõe um novo modelo de aproximação entre espectadores, artistas e instituições culturais. Subjacente a ela está a criação de uma plataforma de debate que fomenta a livre expressão, a aprendizagem informal e o empoderamento do espectador, que abandona o seu papel tendencialmente passivo para participar ativamente na programação cultural da sua região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscrições já abertas
Facebook para Empresas e Marketing Digital integram Plano de Formação Nersant 2018
No âmbito do seu plano de formação para 2018, a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, tem ações previstas na área Marketing e Publicidade. Em destaque estão os cursos de Facebook para Empresas e Marketing Digital, que têm sido bastante procurados pelas empresas. As ações de formação iniciam já nos próximos meses de fevereiro e março, devendo os interessados efetuar a sua inscrição o quanto antes. As inscrições são realizadas no portal da associação, em www.nersant.pt (menu Formação, separador Plano Formação Nersant 2018).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato foi assinado por um período de 50 anos
Governo concessiona exploração da Água Termal ao Município das Caldas da Rainha
Depois da assinatura do auto de consignação da cedência do Hospital Termal das Caldas da Rainha, do Parque D. Carlos I e da Mata Rainha D. Leonor, em 2015, foi agora a vez da assinatura do contrato de concessão de exploração da Água Termal, que permite ao município de Caldas da Rainha explorar por um período de 50 anos, com possibilidade de renovar por mais vinte anos, a água termal da unidade hospitalar mandada construir pela Rainha D. Leonor e que se encontrava fechada desde 2012, devido à presença de uma bactéria. A primeira valência a funcionar, ainda em 2018, serão os tratamentos por inalação, no balneário novo já construído pelo município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Formação específica inclui várias especialidades médicas
Centro Hospitalar de Leiria inicia novo ano
com 61 novos médicos internos
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu, no dia 2 de Janeiro, 61 novos médicos internos, sendo 38 internos do ano comum e 23 internos de formação específica, que agora iniciam o plano formativo na instituição. O CHL tem idoneidade para formar internos nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastrenterologia, Ginecologia / Obstetrícia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Oftalmologia, Ortopedia, Patologia Clínica, Pediatria Médica, Pneumologia e Psiquiatria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa completo já foi apresentado
Carnaval de Alcobaça "Folia&Algazarra" vai ser dedicado aos "Super Heróis”
É muito antiga a tradição carnavalesca em Alcobaça, passando o espírito do Carnaval de geração em geração. Um pouco por todo o concelho, têm lugar festejos carnavalescos. Este ano, sob o tema "Super Heróis”, esperam-se novamente milhares de foliões na tenda gigante, colocada em frente ao Mosteiro de Alcobaça, mesmo no coração da cidade, vindos de vários pontos do país, para a mais extraordinária “Folia&Algazarra”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Família promove missa de 7º dia
Faleceu o fundador da papelaria Americana Manuel Pedro de Sousa
Faleceu o fundador da papelaria Americana, Manuel Pedro de Sousa, de 85 anos, de causas naturais. Sua esposa, Laura de Jesus Santos de Sousa, seus filhos, Laura Maria Santos de Sousa Esperança, Paulo Manuel Santos de Sousa, António Carlos Santos de Sousa, Manuel José Santos de Sousa, Pedro Miguel Santos de Sousa, seu genro, suas noras, seus netos, bisneto e restante família participam a todas as pessoas das suas relações e amizade o falecimento do empresário leiriense, no dia 5 de janeiro, que o seu funeral se realizou dia 6 de Janeiro na Igreja do Convento dos Franciscanos e que mandam celebrar, sexta-feira, dia 12, pelas 19h15, na Sé Catedral de Leiria a missa de 7º Dia sufragando a sua alma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro de fotografia mostra olhar sobre o corpo e a alma de Tomar
Luís Ribeiro apresenta livro “Alma Nabantina” no dia 20 de janeiro em Tomar
O livro “Alma Nabantina”, de Luís Ribeiro, vai ser lançado no sábado, dia 20 de janeiro, pelas 15 horas, na Sociedade Nabantina, em Tomar, numa iniciativa conjunta com o Município. Tomarense de nascimento e aqui residente, o autor trabalha na área da Náutica, mas a sua grande paixão é a fotografia, agora vertida para papel neste volume publicado pela editora Alma Lusa na colecção Fotografia e Arte Lusitana. Ao longo de uma centena de páginas, Luís Ribeiro, que colabora na imprensa local e é um dos responsáveis do grupo Amigos da Fotografia de Tomar, mostra-nos o seu olhar sobre o corpo e a alma de Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados dos Postos de Turismo e Informação
Turistas já procuram a Nazaré todo o ano
Os portugueses e os brasileiros foram as duas nacionalidades que mais recorreram aos serviços do Posto de Turismo e Informação instalado no Sítio da Nazaré, seguindo-se os italianos e os polacos. Já os franceses, espanhóis e alemães foram os que mais entraram no Posto de Informação de Turismo do Mercado Municipal, situado a escassos metros da Praia, à procura de apoio para a sua visita e estada. “Os números da diversidade de nacionalidades e de presenças são a prova que a Nazaré está na moda, e que as ações de promoção do concelho no país e no estrangeiro foram oportunas. Vamos às feiras de turismo e temos trabalhado muito o mercado de incentivos à visita de um território de características únicas”, disse Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Hospitalar de Leiria, ARS Centro e ACES Pinhal Litoral reunidos em Leiria
Centro Hospitalar de Leiria pede reforço
dos centros de saúde para libertar urgências
O Conselho de Administração e equipas coordenadoras do Serviço de Urgência Geral e do Plano de Contingência da Gripe do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reuniram na tarde desta quarta-feira, 9 de janeiro, no Hospital de Santo André (unidade de Leiria do CHL) com a presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, e o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral (que abrange os concelhos de Leiria, Batalha, Pombal, Porto de Mós e Marinha Grande), Pedro Sigalho. A iniciativa do CHL teve como objetivo articular com os cuidados primários, com o apoio da ARSC, soluções para a situação de sobrecarga das urgências hospitalares, procurando definir e adotar medidas imediatas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abertura do concurso para empreitada em Alcobaça inicia-se dentro de duas semanas
Município apresenta projecto de requalificação da Av. Professor Joaquim Vieira Natividade
Foi apresentado na reunião de Câmara de Alcobaça de 8 de janeiro o projecto de requalificação da Avenida Professor Joaquim Vieira Natividade em Alcobaça. O investimento ascende a cerca de 1 milhão de euros e a abertura do concurso para a empreitada deverá ocorrer dentro de duas semanas. No projecto serão feitas alterações ao nível rodoviário e paisagístico, no sentido de dar uma maior qualidade de vida e segurança àquela que é uma das principais portas de entrada da cidade de Alcobaça. O projecto é da autoria do arquitecto paisagista Luís Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Pergunta ao Governo
Deputados do PSD manifestam preocupação pelas falhas no Hospital Distrital de Santarém
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém manifestaram, no dia 9 de Janeiro, “uma elevada preocupação” face aos múltiplos problemas e denúncias sobre a prestação de cuidados de saúde nos Hospital Distrital de Santarém (HDS). O arrastar do processo de investimento na reabilitação do bloco operatório do HDS é por todos conhecido, apesar da verba necessária estar disponível e cabimentada desde 2015, mas as mais recentes declarações da Ordem dos Médicos agudizaram a preocupação geral e a confiança dos utentes deste hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia agradece acompanhamento do projeto de proteção ambiental do Mosteiro da Batalha
Câmara da Batalha agenda reunião de trabalho com deputados do PS eleitos por Leiria
No decurso da pergunta dirigida ontem aos ministros do Planeamento e das Infraestruturas e da Cultura pelos deputados do Partida Socialista eleitos pelo Círculo de Leiria e suscitada devido à intervenção ambiental que se encontra em execução na zona frontal do Mosteiro da Batalha, a Câmara Municipal vem, uma vez mais, expressar o seu reconhecimento pelo empenhamento dos parlamentares na preocupação quanto aos evidentes sinais de desgaste e de deterioração de alguns elementos do monumento, no decurso de diversos estudos científicos publicados e que, atendendo ao arrastar do problema durante décadas, entende-se da máxima importância resolver.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verba da Câmara Municipal transita para 2018
Superavit do ano de 2017 garante viabilidade
de obras essenciais para o Município de Leiria
A verba de 39 milhões de euros, que transita de 2017 para 2018, assegura o investimento municipal necessário para realizar as grandes obras consideradas essenciais para o município, sustentou o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, à margem da reunião do executivo que decorreu esta terça-feira. A maioria das intervenções previstas para os próximos anos resulta de candidaturas a fundos comunitários que, como se sabe, sofreram atrasos aquando da definição do atual Quadro Comunitário de Apoio. O Município de Leiria, contudo, fez questão de reservar desde sempre as verbas que são imprescindíveis assim que as empreitadas principiarem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ao contrário do veiculado por certos órgãos de informação
Câmaras do Cadaval e da Lourinhã esclarecem que IMI mantém valores nestes municípios
Tendo sido erradamente noticiado, em determinados meios de comunicação, que a taxa de IMI no Cadaval, a pagar em 2018, seria de 0,38%, o Município vem esclarecer que a informação não corresponde à verdade e não tem qualquer fundamento, dado que a taxa se manteve nos 0,375%, valor, aliás, que se mantém inalterado desde 2013. O Município da Lourinhã informa também que o IMI de 2017, a pagar em 2018, não sofreu qualquer aumento, mantendo-se a taxa de 0,35%, como pode ser consultado no Portal das Finanças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Margarida Marques, António Sales e José Miguel Medeiros querem respostas urgentes do Governo
Deputados do PS questionam muro de betão para proteção do Mosteiro da Batalha
Os deputados do PS eleitos por Leiria questionaram, no dia 8 de janeiro, os ministros do Planeamento e Infraestruturas e da Cultura, Pedro Marques e Luís Filipe Castro Mendes, respetivamente, sobre a execução do projeto, com a construção de um muro, frente ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Os socialistas reconhecem que o Mosteiro “carece de proteção ambiental quer relativa à poluição quer relativa ao ruido e à vibração”, mas visto ter-se iniciado recentemente a execução do projeto com a construção de um muro, junto ao Itinerário Complementar n.º 2 (IC2) em frente ao Mosteiro Santa Maria da Vitória, consideram imperativo e urgente que o Governo responda a um conjunto de perguntas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 9
Cine-teatro da Nazaré reabre em fevereiro
com programação regular
O Cine-teatro da Nazaré vai apresentar uma programação regular ao longo do ano. A partir de fevereiro, a sala de espetáculos do Município da Nazaré passará a fazer parte do roteiro da oferta cultural da Região. O edifício tem estado a ser preparado para receber espetáculos e eventos, e equipado para a projeção e exibição de filmes cinematográficos. Concertos; teatro; revista à portuguesa; efemérides; galas, entre muitas outras datas relevantes farão o cartaz da reabertura do espaço, património da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de espécies arbustivas
Intervenção na frente do Mosteiro da Batalha inclui plantação de milhares de árvores
A Câmara Municipal da Batalha vem prestar alguns esclarecimentos, na sequência de algumas reações que a intervenção ambiental em frente ao Mosteiro da Batalha tem merecido. A autarquia salienta que o projeto desta intervenção inclui a instalação de uma barreira acústica e a implantação de um jardim vertical através da plantação de milhares de árvores e diferentes espécies arbustivas, com o intuito de preservar o monumento do ruído, das vibrações e do dióxido de carbono que diariamente é libertado pelos 14 mil automóveis que circulam na EN1. A parte frontal dos painéis de betão ficará envolvida por vegetação.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
No Campeonato Nacional de Marcha
Inês Henriques bate record nacional de 35 km
de marcha em Porto de Mós
Inês Henriques ganhou, no dia 7 de janeiro, em Porto de Mós, o Campeonato Nacional de Marcha, na prova de 35 km, melhorando, assim, o seu tempo do ano passado (2h50m09s) em mais de quatro minutos e garantindo o recorde nacional. Porto de Mós foi, desta forma, palco de mais uma conquista, por parte de Inês Henriques, a quem foi atribuído o título de embaixadora de Porto de Mós, concelho onde alcançou pela 1ª vez o record do mundo. Já João Vieira foi o campeão masculino, com 2h38m18s. Pedro Isidro, com 4h11m25s, e a estreante Sandra Silva, com 5h08m13s, sagraram-se campeões de 50 km marcha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 6,29 milhões de euros
Ministério da Saúde aumenta capital estatutário do Centro Hospitalar de Leiria
O Ministério da Saúde anunciou, no dia 8 de Janeiro, o reforço do capital estatutário de várias instituições de saúde, entre as quais o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), no valor de 6,29 milhões de euros. O despacho do secretário de Estado do Tesouro que define os montantes vem juntar-se a outros dois, assinados pela secretária de Estado da Saúde, relativos a reforços de financiamento por via do contrato programa 2017 das instituições EPE. As verbas destinam-se, exclusivamente, ao pagamento de dívida vencida, por ordem de maturidade, permitindo uma redução substancial do stock de dívida e do prazo médio de pagamentos, e serão disponibilizadas através da Direção-Geral do Tesouro e Finanças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diretor da DGESTE presente no Dia Municipal da Educação
Conselho Municipal da Educação de Alcobaça promove reunião aberta esta quinta-feira
Aproxima-se o Dia Municipal da Educação, que se celebra esta quinta-feira, dia 11 de janeiro de 2018. Como tem sido habitual, a Câmara de Alcobaça comemora este dia de grande valor histórico no qual se realizou a primeira aula pública em Portugal em 1269, no Mosteiro de Alcobaça. Este ano, a efeméride será assinalada com uma reunião aberta do Conselho Municipal da Educação, alargada a toda a comunidade escolar do concelho. A reunião terá lugar no dia 11 de janeiro, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, com a participação especial de Francisco Neves, diretor da DGESTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, que fará um diagnóstico da Educação Municipal no concelho de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clima de euforia na apresentação da música de Susana Félix
Carnaval de Torres Vedras 2018 entra ao ritmo do “Samba da Matrafona”
O “Samba da Matrafona”, música que celebra o Carnaval de Torres Vedras, foi apresentado no dia 4 de janeiro, no Teatro-Cine de Torres Vedras na presença de centenas de foliões que não quiseram perder a oportunidade de começar a entrar no espírito do Carnaval mais português de Portugal. Susana Félix, cantora e compositora torriense e amante da festa da sua terra, lançou o desafio à Organização do Carnaval e a dois reconhecidos músicos brasileiros e o resultado foi este samba que homenageia os torrienses, o Carnaval de Torres e a matrafona*.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudos Nersant apoiam a internacionalização das empresas do Ribatejo
Ribatejo exporta 4 milhões para Moçambique mas podia exportar 822 milhões de euros
Foi esta a principal conclusão de um estudo de mercado que a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, elaborou sobre o potencial de exportação dos produtos da região do Ribatejo para Moçambique. No âmbito do apoio à internacionalização das empresas da região do Ribatejo, a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, tem levado a cabo a elaboração de estudos de mercado para perceber o potencial de exportação, por categoria de produtos, da região do Ribatejo para diversos mercados. Para Moçambique, foram identificados 75 produtos da região com potencial de exportação, num valor global de 822 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feriado ocorre a 11 de Janeiro
Celebrações do Feriado Municipal de Óbidos vão estender-se até 10 de março
O programa do Feriado Municipal de Óbidos que se celebra no dia 11 de Janeiro, contém um vasto conjunto de actividades que se estendem de 8 de janeiro a 10 de março. Destaque para a palestra tertúlia “Josefa de Óbidos e o tempo na Vila das Rainhas”, por Augusto Moutinho Borges, a Tradicional Festa de Santo Antão, visita às obras do Largo de São Marcos das Gaeiras, do Espaço Memória de A-da-Gorda e à Rede de Rega das Baixas de Óbidos, visita ao Santuário do Senhor da Pedra, com a presença do Provedor da Santa Casa da Miserícórdia de Lisboa, inauguração da Exposição “Anúncios Classificados”, de Jorge Silva e lançamento do livro, lançamento dos Espaços dos Cidadãos e lançamento da Obra de Conservação das Muralhas do Castelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra fotográfica
André Botelho expõe “As ondas da Nazaré”
na Galeria Municipal Paul Girol
“As Ondas da Nazaré” são o tema da mostra fotográfica que André Botelho apresenta na Galeria Municipal Paul Girol, de 13 de janeiro a 10 de fevereiro. A paixão pela fotografia começou cedo, e a dedicação a esta arte afirmou-se com a sagração da Nazaré como um dos spots internacionais de ondas grandes, confirmada com a entrada da “maior onda do mundo alguma vez surfada” no Guiness Book of Records, em 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1ª sessão de Diga 33 terá lugar no dia 16 de janeiro
Teatro da Rainha promove Poesia no Teatro
às terças terças-feiras de cada mês
Tem inicio na terça-feira, 16 de Janeiro, às 21h30, a primeira de um conjunto de sessões de poesia, programadas por Henrique Manuel Bento Fialho que o Teatro da Rainha apresenta na sua Sala Estúdio em 2018, com Nuno Moura (autor e editor nas editoras Mia Soave e Douda Correria) e João Paulo Esteves da Silva (músico, autor, tradutor). “Diga 33” terá lugar todas as terças feiras na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia decorreu na Câmara de Leiria
Associação Páginas de Música entrega bolsas de estudo a nove alunos do concelho de Leiria
Nove alunos do concelho de Leiria receberam esta sexta-feira, 5 de Janeiro, bolsas de estudo da Páginas de Música – Associação de Solidariedade e Apoio Social (PM), numa cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Leiria, que apoiou a associação na seleção dos candidatos e nos procedimentos administrativos relativos ao processo. As bolsas, no valor de 900 euros, foram entregues a alunos que se destacaram pelo mérito escolar, sendo também considerado o rendimento per capita familiar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Templo hebraico está em obras
Espólio da Sinagoga de Tomar já pode ser visto no Complexo da Levada
Está aberta ao público no Complexo Cultural da Levada a exposição que integra parte do espólio da Sinagoga de Tomar enquanto decorrem as obras naquele monumento. A mostra está patente na sala multiusos do Complexo, acessível pela Central Eléctrica, de quarta-feira a domingo entre as 14 e as 17 horas, com entrada livre. Esta exposição decorrerá enquanto durarem as obras de reabilitação e conservação da Sinagoga, cuja primeira fase é apoiada pelo reino da Noruega, através do fundo EE Grants, com 150 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de Janeiro
Miguel Gameiro atua no concerto de Ano Novo da Banda dos Bombeiros de Torres Vedras
Miguel Gameiro é o músico convidado para o Concerto de Ano Novo da Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras a realizar no dia 13 de janeiro (sábado) às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, com direção musical do maestro Marco Silva. A banda de música da AHBVTV vem, mais uma vez, organizar o seu Concerto de Ano Novo, perseguindo o êxito que teve na realização dos anteriores. Recorde-se que nomes como Anabela, Fernando Tordo, Rui Drummond, Vânia Fernandes, Herman José, Rita Guerra, um Tributo ao Queen com os One Vision e o espetáculo West Love Story fazem parte da história do CAN da banda, no qual uma média de 2500 espetadores já encheram o pavilhão multiusos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sede dos Bombeiros Voluntários
V Torneio Internacional de Xadrez Alcobaça vai decorrer de 20 e 21 de janeiro
O V Torneio Internacional de Xadrez Alcobaça vai decorrer de 20 e 21 de janeiro de 2018, na sede dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, em paralelo com o V Torneio Jovem de Xadrez. As inscrições devem ser feitas até ao dia 10 de Janeiro às 24 horas. Aceitam-se inscrições de última hora, no local de jogo, até às 10,00 horas desde que não perturbe a organização. Cada clube deverá apresentar um relógio digital por cada dois jogadores inscritos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presentes foram oferecidos a associações da Marinha Grande
Alunos e docentes do IPL constroem árvore
de Natal solidária com 250 pacotes de leite
Estudantes e docentes da licenciatura em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL) construíram uma árvore de Natal “solidária” com 250 pacotes de leite, decorada com presentes para animais. A Associação Protetora dos Animais da Marinha Grande (APAMG) foi a instituição de destino para os dez presentes angariados, e todos os pacotes de leites que serviram de estrutura para esta árvore foram entregues ao Centro de Acolhimento Temporário (CAT) “O Girassol”, também na Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Obra do muro de suporte entre Rua Oriol Pena
e Rua Eng. António Torres já foi consignada
A Empreitada do Muro de suporte entre a Rua do Oriol Pena e a Rua Eng. António Torres, junto ao Largo do Rossio, em Pernes, foi consignada esta segunda-feira, dia 3 de janeiro. A obra, com prazo de execução de 45 dias, a contar da data da consignação, pretende requalificar o muro que serve de suporte para conter um desnível de 4 metros, para além de assegurar a sua impermeabilização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 623 mil euros
U-Bike disponibiliza bicicletas elétricas
à comunidade do Politécnico de Leiria
O Município de Leiria formalizou esta quarta-feira, 3 de Janeiro, a adesão ao projecto U-Bike Portugal, no âmbito do qual a comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai utilizar 220 bicicletas elétricas, com o objetivo de alterar os comportamentos de mobilidade, em detrimento do uso do transporte individual motorizado. Esta iniciativa resulta da aprovação de uma candidatura ao projeto U-Bike Portugal, desenvolvida em parceria entre o IPL e o Município, sendo tecnicamente suportada, como documento estratégico, pelo Plano Estratégico de Mobilidade e Transportes de Leiria, envolvendo um investimento de 623.395,98 euros, com financiamento europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O destaque vai para a inauguração oficial da remodelada Escola Básica do Painho
Feriado Municipal do Cadaval vai ter dois dias de atividades comemorativas
O Município do Cadaval promove, nos dias 13 e 14 de janeiro, as comemorações do 120.º Aniversário da Restauração do Concelho (Feriado Municipal – 13 de janeiro). Entre os diversos eventos de âmbito cultural e desportivo que compõem o programa festivo, o destaque vai, este ano, para a inauguração da requalificada Escola Básica do Painho. O Feriado Municipal, ocorrendo este ano ao sábado, voltará a iniciar-se com o Hastear da Bandeira, pelas 09h30, com acompanhamento musical pela Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval. Acontecendo junto aos Paços do Concelho, reúne habitualmente a presença de diversos representantes autárquicos e de outras entidades locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eduardo Cabrita vai estar presente em Santarém
Ministro preside à apresentação do Protocolo de Promoção da Segurança Rodoviária
A Cerimónia de Apresentação Pública dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Protocolo de Promoção da Segurança Rodoviária, celebrado com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária terá lugar na terça-feira, dia 09 de Janeiro, às 15h00, nas instalações da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), em Santarém, e será presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalhos na Rua Manuel Bernardo das Neves obrigam a condicionamento de trânsito e circulação até março
Câmara do Cartaxo inicia requalificação
do Campo da Feira
A Câmara Municipal do Cartaxo informa que, os trabalhos de requalificação da Rua Manuel Bernardo das Neves – Campo da Feira, que tiveram início no dia 2 de janeiro, se devem prolongar por um período de 90 dias. Durante os trabalhos, esta zona da cidade do Cartaxo estará sujeita a condicionamentos de trânsito e de circulação, de acordo com o que for necessário para a execução da obra e a segurança de pessoas e bens. Estes condicionamentos terão especial incidência na Rua Manuel Bernardo das Neves, na Travessa do Valmosqueiro e na Rua Batalhoz (no troço entre a rotunda das padarias e a Rua Nova do Outeiro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mulher foi identificada pelo crime de recetação
Artigos roubados em residência da Guia encontrados pela GNR em Almeirim
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, no dia 5 de janeiro de 2018, identificou uma mulher, de 40 anos de idade, pela suspeita de recetação de artigos provenientes de diversos furtos em interior de residência. Na sequência de um processo de investigação de um furto em interior de residência, ocorrido em 31 de dezembro de 2017, na zona da Guia, foi dado cumprimento a três mandado de busca, dos quais um domiciliário e dois a veículos, na localidade de Almeirim, no Distrito de Santarém, o que resultou na apreensão de diversos objetos em ouro, uma televisão plasma, um candeeiro e uma mesa de centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Formação 2018
Nersant promove oferta de formação obrigatória para as empresas
Sabia que as empresas são obrigadas a prestar formação profissional aos seus funcionários? E que mediante visita, deverão demonstrar à entidade inspetora o plano de formação anual de todos os colaboradores? Planifique a formação da sua empresa com a Nersant e inscreva-se nas diversas ações já disponíveis. A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém tem já inscrições abertas para o seu plano de formação não financiada 2018, onde já estão disponíveis algumas ações passíveis de inscrição por parte das empresas, IPSS’s e / ou seus colaboradores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 12 e 13 de janeiro
Rock’Ink Fest traz a Alcobaça festival motard, rock e a arte de tatuar
O Rock’Ink Fest promete juntar o rock/metal e um dos seus símbolos universais - a arte de tatuar - nos dias 12 e 13 de janeiro, no pavilhão MercoAlcobaça, na cidade de Alcobaça. A ideia saiu da vontade de dois motards alcobacenses, Cátia Dias e Jeroen de Wilde, que decidiram juntar as duas artes e partir para a realização de um festival, que conta com nomes do rock underground como Rockschool, Sérgio e Animais, Low Torque, Hibrid Park, Fuzzil, Icarus e Abaixo Cu Sistema, entre outros, sendo apadrinhado pelo vocalista dos Moonspell, Fernando Ribeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Sabacheira
Concelho de Tomar abre 3º Espaço do Cidadão
Com a inauguração, no dia 4 de Janeiro, do Espaço do Cidadão em Vale dos Ovos, freguesia da Sabacheira, Tomar passa a contar com três equipamentos do género distribuídos pelo território concelhio, uma vez que já estavam em funcionamento os da Junceira e da Asseiceira. E não se ficará por aqui, uma vez que a presidente da Câmara, Anabela Freitas, revelou que se está já a trabalhar no próximo, que ficará situado na freguesia de S. Pedro. O objetivo é ter serviços de proximidade com os munícipes, em especial junto das populações mais idosas e com maior dificuldade de deslocação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sofá, livros, almofadas e um tablet: o novo kit para promover a leitura
Câmara de Leiria quer criar pequenos espaços de leitura nas salas de aula do 1.º ciclo
A Câmara Municipal de Leiria apresentou esta quinta-feira, 4 de janeiro, um projeto que prevê instalar pequenos espaços de leitura nas salas de aula, equipados com uma estante com 15 livros, um tapete, um sofá duplo, um conjunto de almofadas de chão e um tablet. Segundo a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, “a intenção é colocar a promoção da leitura no centro dos esforços das escolas e dos professores, permitindo alargar e diversificar ações em contexto escolar e nas famílias”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia vai organizar dia 13 janeiro a corrida “Pombal em Rolamentos”
Pombal recupera tradição dos carrinhos
de rolamentos
A Junta de Freguesia de Pombal vai organizar no dia 13 de janeiro de 2018 a prova “Pombal em Rolamentos”. O objetivo passa por recuperar uma tradição de várias gerações de pombalenses e voltar a realizar junto ao nosso Castelo, uma descida de carrinhos de rolamentos.Trata-se de uma prova que, apesar de ter caráter competitivo, tem objetivo máximo o convívio, a diversão e o entretenimento entre todos os participantes, devendo o desportivismo merecer nota de destaque ao longo desta atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Prof. Jorge Paiva profere conferência
“As plantas na obra poética de Camões”
Vai realizar-se no dia 12 de janeiro, sexta-feira, pelas 11 horas, no auditório da Casa-Memória de Camões em Constância, uma conferência intitulada As plantas na obra poética de Camões pelo Prof. Doutor Jorge Paiva. Investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, o Professor Jorge Paiva é um dos mais conceituados biólogos portugueses. Na sua conferência cruza o conhecimento científico sobre as plantas com o conhecimento sobre a vida e a obra de Luís de Camões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tuna Robustuna Afonsina (Casais Robustos) e Rancho Folclórico de Covão do Coelho
Dois grupos do concelho cantam as Janeiras ao executivo municipal de Alcanena
Dois grupos do concelho deslocam-se esta sexta-feira, dia 5 de janeiro de 2018, à Câmara Municipal de Alcanena, para Cantar as Janeiras ao executivo municipal. O reviver desta tradição portuguesa, que anuncia o nascimento de Jesus e deseja um feliz ano novo, terá início às 19:15h e contará com a atuação dos seguintes grupos: Tuna Robustuna Afonsina (Casais Robustos) às 19h15 e Rancho Folclórico de Covão do Coelho, às 19h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Distrito de Santarém
CTT encerra balcões de Alpiarça e Alferrarede
Os CTT anunciaram um novo plano de reestruturação, que contempla o encerramento de 22 postos / lojas em todo o País, dois deles no Distrito de Santarém, o balcão de Alpiarça e o balcão de Alferrarede, em Abrantes. A Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda considera que, desde a privatização dos CTT, o serviço postal se tem degradado acentuadamente, com a empresa focada no lucro e na distribuição de dividendos à custa do despedimento de trabalhadores, aumento dos ritmos de trabalho, tempos de espera inaceitáveis, resultado de contínua diminuição do número de trabalhadores afetos ao atendimento ao público, do encerramento de balcões e de precariedade global em toda a linha de serviços prestados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instrumento de Financiamento para Reabilitação e Revitalização Urbana
Leiria recebe sessão pública de divulgação
do IFRRU 2020
Divulgar as oportunidades de financiamento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas – IFRRU 2020 é o objectivo da sessão pública a ter lugar no dia 16 de Janeiro, pelas 10 horas, no auditório do estádio municipal (acesso porta 7). Nesta sessão de esclarecimento, aberta ao público em geral, a equipa da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 fará uma apresentação sobre os apoios disponíveis bem como os requisitos para obter este financiamento. As sessões públicas no âmbito do IFRRU 2020 vão decorrer todas as regiões do país entre os meses de janeiro e março de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo da Madeira é a principal novidade da 5ª edição
Teatro Amador de Pombal promove Encontro
de Teatro de 12 a 14 de janeiro
A quinta edição do Encontro de Teatro, promovido pelo Teatro Amador de Pombal, continua a alargar as suas fronteiras e acolhe este ano uma companhia madeirense, o Teatro Experimental da Camacha, mantendo os seus objectivos principais de dar a conhecer novas propostas teatrais e outras formas de expressão teatral. O pontapé de saída é dado na sexta-feira, dia 12 de Janeiro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Pombal, pelo grupo Ajidanha, de Idanha-a-Nova, com o espectáculo «O anexo», a partir do «Diário de Anne Frank», com adaptação e encenação de Nádia Santos e as interpretações de Ana Grilo e Carla Sofia Miguel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para 2018
Assembleia Municipal de Constância aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano
A Assembleia Municipal de Constância aprovou por maioria, no dia 29 de dezembro, com os votos contra da CDU, os documentos previsionais para 2018 (Orçamento e Grandes Opções do Plano), no valor de 7.859.755€, um documento que foi aprovado no Órgão Executivo em 21 de dezembro. O Orçamento e as Grandes Opções do Plano contemplam enquanto projetos estruturantes a conclusão do Centro Escolar de Montalvo, o Plano de Regeneração Urbana – PARU, a Eficiência energética em infraestruturas e edifícios públicos, a ampliação e beneficiação da ETAR de Montalvo e a Rede de drenagem de águas residuais e Estar da Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de candidatura ao Portugal 2020
Bombeiros de Tomar adquirem novo veículo
de combate a incêndios florestais
Os Bombeiros Municipais de Tomar entram em 2018 com uma nova viatura apta para o combate a incêndios florestais. O autotanque foi adquirido pelo Município no âmbito de uma candidatura ao Portugal 2020, tendo um custo total de cerca de 167 mil euros, cuja comparticipação se deverá situar em torno dos 85%. Trata-se de um veículo florestal de combate a incêndios, de marca Volvo, com chassi todo-o-terreno e um tanque com capacidade para 4.000 litros de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De acordo com a recomendação da ERSAR
Município de Ourém aprova redução de 100%
na tarifa de ligação de esgotos domésticos
A Câmara Municipal de Ourém aprovou no dia 2 de janeiro de 2018, uma redução de 100% no valor da tarifa de ligação dos ramais às redes de esgotos domésticos, a aplicar em 2018, de acordo com uma recomendação da ERSAR e em sintonia com a isenção na colocação de contadores e ligação a ramais de água, já em vigor. Esta medida tem por base a desejável universalização do acesso aos serviços de saneamento, por razões sociais, ambientais e de saúde pública. Deste modo, o Município de Ourém promove o acesso de todos os cidadãos e empresas do concelho ao serviço de saneamento existente, de acordo com a estratégia definida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipamento recebeu um total de oito mil entradas
Pista de Gelo da Batalha angaria 2500 euros
para os Bombeiros Voluntários da Batalha
A pista de gelo natural instalada na Praça Mouzinho de Albuquerque, durante o mês de dezembro, recebeu um total de oito mil entradas. A gestão do equipamento, com 200 metros quadrados, contou com a prestimosa colaboração de duas associações do Concelho da Batalha, que assumiram toda a gestão da bilheteira, da preparação prévia dos participantes e do apoio dado no interior da pista. Nas duas últimas semanas de dezembro, todos os alunos da rede pública concelhia (jardins de infância e 1º CEB), enquadrados nas Atividades de Tempos Livres, deslocaram-se à Vila da Batalha e usufruíram gratuitamente da pista de gelo, saboreando a sensação de patinar sobre gelo autêntico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de árbitros de elite
IPL debate em Leiria o desafio de ser árbitro
e a ética no desporto
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPL) recebe na primeira quinta-feira do ano, 4 de janeiro, às 18 horas, a conversa aberta “Também é difícil ser árbitro”, que conta com a presença de Fábio Veríssimo, árbitro de futebol C1 Internacional (FIFA), António Nobre, árbitro de futebol C2 Elite (FPF), e José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, moderados por Rui Matos, docente do Politécnico de Leiria, coordenador da licenciatura em Desporto e Bem-Estar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste
Valorsul tem uma nova página na internet
A Valorsul tem uma nova página na internet. Com uma imagem e conteúdos renovados, em www.valorsul.pt é possível descobrir como é tratado e valorizado o lixo doméstico produzido nos 19 municípios da sua área de intervenção. Ao navegar na página web da Valorsul todos podem visitar virtualmente as suas instalações, ficar a conhecer as Áreas de Negócio da empresa, as ofertas de Educação Ambiental e, na Área Clientes, encontrar toda a informação necessária para entregar os seus resíduos na Valorsul.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Objetos roubados foram recuperados
PSP detém na cidade de Leiria homem suspeito da prática de roubo por esticão
No dia 31 de dezembro de 2017, pelas 17h30, a Polícia de Segurança Pública procedeu à detenção de um homem com 50 anos de idade, suspeito de ser o autor de um roubo por esticão, ocorrido momentos antes, na cidade de Leiria. No seguimento das diligências efetuadas, o suspeito foi intercetado e detido, tendo-lhe sido apreendido os objetos subtraídos do roubo, bem como outros objetos provenientes de outros ilícitos, praticados neste dia. O detido foi presente às autoridades judiciárias competentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luísa Sobral compôs o hino da campanha “Brinquedos que tocam”
LeiriaShopping integra campanha solidária
que doou mais de 1900 brinquedos a crianças
Neste Natal, os Centros Comerciais da Sonae Sierra levaram a cabo a ação solidária “Brinquedos que tocam”. Guiados pela voz e guitarra da cantora Luísa Sobral, considerada personalidade do ano 2017, pela associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, os visitantes dos Centros envolveram-se na causa e ofereceram os tão desejados brinquedos a mais de 1.900 crianças e jovens. “Querido Pai Natal”, o hino da Campanha composto por Luísa Sobral, foi a prova de que a música é a mais poderosa de todas as linguagens, capaz de tornar real os sonhos das crianças. Foram mais de 1.900 brinquedos oferecidos pelos visitantes dos Centros, que foram todos entregues antes da noite de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Modelo de concertos nos três dias foi uma aposta ganha
Um mar de gente festejou a Passagem de Ano na Nazaré
O programa abriu na passada sexta-feira, dia 29, com Quim Barreiros uma voz bem conhecida do público, que iniciou o aquecimento do ambiente da festa. No sábado, o cantor e compositor Pedro Abrunho, e o DJ Paulo Granada iluminaram a noite à multidão que escolheu esta vila para se despedir de 2017. Os festejos terminaram com uma das maiores afluências de sempre, brindados com um espetáculo pirotécnico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
GNR apreende mais de 100 quilos de metais
não preciosos na Redinha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Pombal, dia 29 de dezembro, apreendeu 129 quilos de metais não preciosos, no IC2 em Redinha. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram um veículo cujo condutor, após verificar a presença dos militares da GNR, adotou uma condução suspeita. Os militares abordaram o veículo e, no decorrer da fiscalização, verificaram que no seu interior existiam vários sacos com cobre descarnado, e diversas ferramentas, cuja proveniência é desconhecida, pelo que o material foi apreendido dada a suspeita do mesmo ser furtado, designadamente, 129 quilos de cobre, dois pares de luvas, um pé de cabra e diversas ferramentas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tato e Dalinha
Carnaval da Nazaré já escolheu os Reis
para “Ná pai pá gente”
António Oliveira e Adália Maria Santos são os Reis do Carnaval 2018 na Nazaré. Tato e Dalinha, como também são conhecidos, foram apresentados no baile do dia 1 de janeiro, que marca o arranque desta festa tão esperada. A data serviu, também, para a apresentação da Marcha Geral, que foi composta por Nuno Abelha, Tiago Batalha, Vitor Maurício e António Lopes. "Ná pai pá gente" é o mote da edição de 2018. O Carnaval da Nazaré alia a tradição a uma manifestação de rua de forte importância para a economia local, apresentando-se de forma espontânea, brincalhona, e com muita gente que gosta de se divertir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita recebe Histórias com Teatro Dentro
A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, decidiu fazer dos primeiros sábados de cada mês dias dedicados à promoção da leitura juntos dos mais novos, o segundo atelier tem início às 11h00 de dia 6 de janeiro de 2018. As histórias escondidas dentro dos livros vão saltar das páginas cá para fora, vão habitar o espaço da biblioteca e a imaginação dos leitores mais pequenos – é a segunda sessão de Histórias com Teatro Dentro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio promove prova de chás e infusões de plantas
Neste Inverno, o Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio^, em Alcanena, promove a atividade sobreAmesa, um menu saboroso e diversificado para nos aquecer os sentidos e começa pelo chá. Dia 13 de janeiro, às 16 horas, haverá uma prova de chás e infusões de plantas com a sommelier Sónia Fiuza, do Departamento de Química da Universidade de Coimbra, Clarinda Paixão, da Américo Duarte Paixão, Lda., e António Coutinho, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. Sabe qual a diferença entre chá e infusão? Conhece as principais espécies de plantas medicinais e aromáticas da nossa região e em que situações se utiliza! m? Participe nesta mostra de plantas e degustação de chás e infusões e fique a conhecer as suas características.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nem o tempo chuvoso nem a queda da Árvore de Natal flutuante afastaram os milhares de visitantes
Passagem de Ano de São Martinho do Porto consolida número de visitantes
A Passagem de Ano de São Martinho do Porto manteve este ano o número de visitantes, apesar da semana chuvosa e da queda da Árvore de Natal flutuante em consequência da passagem da tempestade Bruno não terem ajudado à mobilização na última semana. Perante milhares de pessoas, à meia-noite, a Concha Azul, voltou a encher-se de cor e de luz para comemorar o início do Ano Novo com um espetáculo único de fogo de artifício realizado a partir de várias plataformas flutuantes colocadas na Baía.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Animação decorreu em vários espaços, com enfoque no centro da vila
Pai Natal oferece 370 prendas às crianças
do Cadaval
O Cadaval recebeu a festividade natalícia, dando lugar de destaque à animação de rua. O Pai Natal, entre outras figuras do imaginário coletivo, voltaram, assim, a trazer alegria e magia ao centro da vila. Entre as diversas atividades dinamizadas, a Câmara Municipal não esqueceu a já habitual vertente solidária. O Natal chegou oficialmente ao Cadaval dia 1 de dezembro, data em que se acendeu a árvore de natal na zona central da vila, bem como as luzes nas principais ruas, com sonorização musical das mesmas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do projeto Empreender Leiria
Nerlei realiza três webinars no mês de janeiro
Durante o mês de janeiro a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vai dar continuidade ao ciclo de webinars, no âmbito do projeto Empreender Leiria, com a realização de três sessões: dia 10, com o tema “Marketing e Branding”, dia 17, com o tema “Planeamento e controlo do negócio” e, dia 24, com o tema “Liderança e gestão de equipas”. A participação é gratuita mas com inscrição obrigatória para apoiotecnico@nerlei.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alburitel, Ourém e Freixianda
Câmara de Ourém aprova três propostas de protocolos de colaboração
Na reunião de Câmara realizada a 18 de dezembro foram aprovadas três propostas de protocolos de colaboração com a Junta de Freguesia de Alburitel, Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Piedade e Liga de Amigos da Secção de Bombeiros de Freixianda. Estas propostas de protocolo foram aprovadas por unanimidade e serão submetidas à próxima Assembleia Municipal. O protocolo a celebrar com a Junta de Freguesia de Alburitel destina-se á aquisição de equipamento para o Edifício-sede da freguesia, dotando-o de melhores condições funcionais. O protocolo contempla um apoio financeiro até ao montante de 10 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Conquistar Alcobaça: um projeto a 4 anos
Luís Guerra Rosa
Os 12 desejos da DECO para 2018
Suzana Pestana
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o