Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o nível da pandemia em Portugal?
Normal que haja surtos pontuais
Anormal e a culpa é do Governo
Anormal e a culpa é do comportamento das pessoas
Não sei
Edição Nº 234 Director: Mário Lopes Sexta, 7 de Agosto de 2020
EPAL adjudica construção de central hidroelétrica da Estação de Tratamento de Água no concelho de Tomar
ETA da Asseiceira vai a primeira do mundo 100% autossustentável sem energia solar
A EPAL vai investir 5 milhões de euros na construção de uma central que permite produzir energia nas tubagens que transportam água potável para Lisboa, sendo a primeira ETA do mundo 100% autossustentável em energia sem recurso a painéis fotovoltaicos. O investimento, previsto no Programa EPAL 0% Energia que tem como objetivo atingir, até 2025, a neutralidade energética. A central hidroelétrica da ETA da Asseiceira produzirá energia elétrica turbinando a água nas condutas que transportam água para Lisboa, permitindo que a ETA atinga a neutralidade energética assim como a Estação Elevatória de Castelo do Bode
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Autarquia garante que já não há qualquer foco de contaminação
Câmara da Nazaré já reparou anomalia na rede de saneamento que contaminou a praia
Após identificação de uma anomalia na rede de saneamento da Vila da Nazaré e confirmação de valores anómalos na qualidade da água da praia da vila, o Município da Nazaré, a Autoridade Regional de Saúde, a Capitania do Porto da Nazaré, o Comando-local da Polícia Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente — Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste e a Associação de nadadores-salvadores da Nazaré, decidiram encerrar a praia a banhos. A anomalia na rede já foi alvo de reparação e não existe, neste momento, qualquer foco de contaminação na mesma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Condicionada à prevenção da COVID-19
Centro Hospitalar de Leiria volta a permitir a presença de acompanhantes durante o parto
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aprovou um procedimento, com base na Orientação da DGS 018/2020 sobre a Gravidez e Parto, que permite a presença de um acompanhante, sem a possibilidade de troca, da grávida durante o parto. Estando agora reunidas todas as condições para a sua execução, o procedimento prevê que o acompanhamento seja feito, naturalmente, com várias limitações que os visitantes devem seguir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro reuniu na Fleximol com deputados Hugo Costa e Mara Lagriminha
Trabalhar para viabilizar o Plano de Recuperação da Fleximol, empresa do Cartaxo que se encontra em processo de insolvência, continua a ser o principal objetivo de Pedro Magalhães Ribeiro. Depois de na passada semana ter reunido com representantes dos trabalhadores e com o administrador de insolvência da empresa, esta manhã o autarca promoveu uma reunião de trabalho nas instalações da empresa com os deputados Hugo Costa e Mara Lagriminha. Uma reunião solicitada pelos dois deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Santarém, que contou também com representantes da administração da empresa, com o administrador da insolvência, com o advogado da empresa e com os serviços municipais de empreendedorismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclos de estudo reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros conferem título de especialista
Politécnico de Leiria abre três novos mestrados na área da Saúde
Enfermagem Comunitária – Área de Enfermagem de Saúde Familiar, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, são os novos mestrados da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria. Reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros e conferindo o título profissional de enfermeiro especialista, estes cursos irão decorrer durante o próximo ano letivo 2020/2021 e as candidaturas podem ser formalizadas até ao dia 31 de agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grandes investimentos nas áreas de Lisboa e Porto podem absorver 80% das verbas
Distrital de Leiria do PSD pede repartição justa das verbas do Fundo de Recuperação europeu
Os dirigentes da Comissão Política Distrital de Leiria do Partido Social Democrata (PSD), reunido esta segunda-feira, dia 3 de agosto, mostraram-se preocupados com a distribuição dos 45 mil milhões de euros que o país vai receber do Fundo de Recuperação europeu, temendo que a região de Leiria seja mais uma vez preterida. Para o PSD do distrito de Leiria a afetação já anunciada pelos diferentes membros do Governo das verbas provenientes do Fundo de Recuperação, sobretudo se considerarmos os grandes investimentos previstos para o aeroporto em Lisboa, a ligação de alta velocidade Porto-Lisboa, e para os metros de Lisboa e do Porto, totalizam cerca de 80% do dinheiro que Portugal vai receber de Bruxelas, pelo que importa conhecer para onde vão os 20% que sobram.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em contexto adaptado à pandemia
Festas da Batalha oferecem concertos ao vivo
e online com Diogo Piçarra e Gisela João
Mesmo com as limitações decorrentes da atual situação pandémica, as Festas da Batalha vão realizar-se, nos dias 14, 15 e 16 de agosto. O programa dos festejos compreende no feriado municipal, 14 de agosto, às 18h00, na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha a cerimónia evocativa da Batalha de Aljubarrota, seguindo-se a apresentação do novo autocarro escolar do Município. Pelas 21h30 decorrerá o concerto acústico com o artista Diogo Piçarra, nas Capelas Imperfeitas, com transmissão online através da página do Facebook do Município da Batalha, terminando os festejos com uma sessão de fogo de artifício.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gonçalo Lopes manifesta indignação com “péssima qualidade do serviço prestado no concelho”
Câmara de Leiria pede medidas contra atrasos de semanas na entrega do correio
O Município de Leiria manifestou junto dos CTT a necessidade de criação e de implementação de medidas face aos atrasos verificados na entrega de correio no concelho. Em carta enviada ao presidente do Conselho de Administração dos CTT, Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal, transmitiu a “indignação dos munícipes pela contínua degradação do serviço prestado” e exige “soluções que permitam agilizar e reduzir os tempos de entrega da correspondência”. O autarca refere que a pandemia do COVID-19 prolongou os atrasos “de várias semanas e até meses”, “com as graves consequências que tal situação poderá acarretar na vida dos munícipes, empresas e instituições do nosso concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Análise de qualidade da água revelaram valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência
Praia da Nazaré interditada hoje a banhos
pela Autoridade Regional de Saúde
A Praia da Nazaré foi interditada a banhos pela Autoridade Regional de Saúde esta quarta-feira, dia 5 de agosto, após a análise de qualidade da água ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência para esta praia, encontrando-se a água imprópria para banhos. Segundo a Autoridade Marítima Nacional, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Nazaré deu instruções para que se hasteasse a bandeira vermelha, alertando-se a população para as indicações em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Almeirim
Sopa da Pedra e Caralhotas já são certificadas em Portugal
A Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim (pão pequeno cozido no forno a lenha) já são certificadas em Portugal. O processo das duas especialidades típicas do concelho foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido. A certificação já está a ser analisada na Comissão Europeia, que deverá concluir o processo no próximo ano. Para Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, “esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades, o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras, e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
PJ detém homem por fortes indícios da prática de crime de incêndio na zona de Moledo
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, identificou e deteve um homem, de 32 anos de idade, por fortes indícios da prática de crime de incêndio, ocorrido no primeiro fim de semana de agosto. A investigação esclareceu que o detido, após uma noite de diversão e já alcoolizado, quando se deslocava para casa, decidiu incendiar uma habitação devoluta sita na mesma rua, por ser pertença de um seu conhecido, com o qual tem divergências e conflitos há vários anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
38.ª edição do festival mais antigo do País foi reformulado para assegurar edição em 2020
Festival Música em Leiria regressa em agosto com novas datas para quatro espetáculos
Depois de ter sido obrigado a suspender a realização da 38.ª edição do Festival Música em Leiria (FML) e a reformular todo o programa, devido à pandemia da COVID-19, o Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA) acaba de anunciar o regresso do festival com novas datas para quatro espetáculos. O primeiro realiza-se já no dia 23 de agosto, e será protagonizado pelo trio “Furum Fum Fum”, às 16h30, na marginal da Praia do Pedrogão, integrado na iniciativa Comboio de Artistas, promovida pela Câmara Municipal de Leiria que consiste num palco itinerante, que irá percorrer o concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santa Casa da Misericórdia investiu cerca de 5,2 milhões de euros nas instalações
Câmara da Marinha Grande apoia Unidade
de Cuidados Continuados com 150 mil euros
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, Joaquim João Pereira, assinaram no dia 29 de julho um contrato-programa com vista à atribuição de uma subvenção pública no valor de 150 mil euros. O apoio financeiro corresponde ao valor dos custos previstos para a prossecução do objeto do contrato-programa na componente relativa à Aquisição de equipamentos e mobiliário para a nova Unidade de Cuidados Continuados (UCC).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipado com as mais recentes tecnologias de segurança de passageiros
Município da Batalha investe 257 mil euros
em autocarro escolar adaptado à pandemia
As novas exigências que se colocam ao serviço e a melhoria da qualidade dos transportes escolares, justificaram a necessidade de a autarquia dispor de um novo autocarro com 45 lugares e equipado com as mais recentes tecnologias de segurança de passageiros. Trata-se de um investimento de 257 mil euros realizado para apoiar a função educativa, mas também o apoio às demais entidades associativas e económicas do concelho da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homenagem reuniu cerca de uma centena de profissionais no estacionamento do HSA
Bilhota Xavier deixa Serviço de Pediatria
do Centro Hospitalar de Leiria com aplausos
Cerca de uma centena de colaboradores do Hospital de Santo André (HSA) fizeram questão de homenagear, na passada sexta-feira, dia 31 de julho, o médico Bilhota Xavier, naquele que foi o seu último dia como diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), com um aplauso conjunto de agradecimento pelos 31 anos de dedicação à comunidade leiriense. «Aquilo que aconteceu aqui hoje foi o melhor prémio que recebi», declarou emocionado Bilhota Xavier, que aos 67 anos cessa funções por motivos de aposentação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Santarém assinou protocolo com a Associação Dignitude
Projeto Emergência abem – COVID 19 garante medicamentos à população mais fragilizada
O Município de Santarém aprovou na reunião do executivo municipal do dia 3 de agosto, um novo protocolo de cooperação com a Associação Dignitude, através do qual serão facultados medicamentos à população de Santarém que se encontra mais fragilizada devido à pandemia de COVID-19, numa vertente de cariz social e solidário, garantindo-se o acesso aos medicamentos através do projeto "Abem: Rede Solidária do Medicamento-Emergência abem – COVID 19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a distribuição de 30 mil envelopes porta-máscaras
Câmara da Batalha lança nova campanha de apoio aos setores da restauração e hotelaria
A Câmara da Batalha vai distribuir 30 mil envelopes porta-máscaras, como reforço das medidas de segurança de clientes dos restaurantes e hotéis locais, que conhecem fortes exigência no âmbito da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma aposta no turismo e na valorização da oferta local cultural e de natureza, uma vez que as saquetas disponibilizadas contêm informação turística que promove a divulgação dos valores naturais e culturais do Município da Batalha. O projeto também promove o uso da máscara como medida de prevenção e saúde pública, bem assim apela ao respeito pelos valores ambientais, uma vez que pretende-se minimizar a deposição das máscaras usas no espaço público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais 109 vagas que no ano anterior
Politécnico de Leiria abre 2.025 vagas
para cursos de licenciatura do novo ano letivo
O Politécnico de Leiria vai abrir um total de 2.025 vagas nos seus cursos de licenciatura para o ano letivo 2020/2021, mais 109 que no ano anterior. Destas vagas, 1.915 serão por via do Concurso Nacional de Acesso e as restantes 110, estarão disponíveis em 20 cursos de licenciatura, para os estudantes do concurso especial de ingresso no ensino superior para titulares de curso de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo a tendência do País que não registou qualquer morte este domingo
Região Oeste reduz casos ativos de COVID-19
e todos os concelho têm menos de 50 infetados
A Região Oeste reduziu o número de casos ativos de COVID-19 no final de julho e esta segunda-feira, dia 3 de agosto, não apresenta qualquer concelho com mais de 50 pessoas infetadas. Alenquer (48), Torres Vedras (47) e Caldas da Rainha (47) lideram no número de casos ativos, seguido do Sobral de Monte Agraço (34). Alcobaça tem 15 casos ativos, enquanto Lourinhã e Arruda dos Vinhos têm 11 casos cada. Nos restantes concelhos, o numero de infetados é residual: Óbidos (6), Peniche (4), Bombarral (2) e Cadaval (1). O concelho da Nazaré não tem qualquer caso ativo registado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Direção da Organização Regional de Leiria
PCP manifesta preocupação pelos atrasos no projeto de modernização da Linha do Oeste
A Direção da Organização Regional de Leiria, do Partido Comunista Português, manifestou, no dia 25 de julho, a sua preocupação pelos sucessivos atrasos verificados na concretização do projeto de modernização da Linha do Oeste, que trarão inevitáveis consequências negativas para o desenvolvimento económico e social da região, para as populações cuja mobilidade continua muito condicionada ao transporte rodoviário e para o meio ambiente. De referir que o condutor de um veículo ligeiro de mercadorias morreu este sábado, dia 1 de agosto, após colidir com um comboio ao fim da tarde, numa passagem de nível em Gândara dos Olivais, no concelho de Leiria. A colisão na Linha do Oeste provocou o descarrilamento da carruagem e obrigou à suspensão da circulação durante cerca de dez horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A iniciativa vai oferecer descontos às famílias do Oeste que visitem o Dino Parque
Dino Parque e Comunidade Intermunicipal lançam campanha para residentes no Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste e o Dino Parque vão lançar uma campanha promocional com o objetivo de reativar a atividade turística no Oeste através da oferta de um desconto de 25% na entrada do parque temático, na Lourinhã. Os visitantes que pretendam usufruir do desconto deverão apresentar um comprovativo de residência e documento identificativo. A campanha é válida de 2 adultos e 2 crianças (máximo). O objetivo desta ação é promover o turismo interno, dinamizando a economia neste setor e estimulando a sua recuperação no âmbito da pandemia provocada pela Covid19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande deixará de ter escolas com amianto
Câmara Municipal assina acordo para remoção
de amianto na EB 2/3 Alberto Nery Capucho
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, assinou um acordo de cooperação com o Estado Português para a remoção de amianto na Escola EB 2/3 Alberto Nery Capucho, numa cerimónia que decorreu no dia 27 de julho, em São Pedro de Sul. Esta parceria com o Governo “vai permitir a realização de uma obra através da qual deixaremos de ter amianto nas escolas do nosso concelho, dando assim um passo muito importante na saúde pública da nossa comunidade educativa. Temos realizado vários acordos com o Estado Português, para requalificação de escolas dos 2º e 3º ciclos do concelho, que resultam em claro benefício para toda a comunidade educativa e com os quais muito me congratulo”, destaca a presidente Cidália Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento teve lugar na praia fluvial de Fernandaires, em Vila de Rei, com a presença da ministra da Agricultura
Castelo do Bode e núcleos do Oeste integram Estações Náuticas do Centro de Portugal
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, foi a convidada de honra da cerimónia pública de apresentação das Estações Náuticas do Centro de Portugal, que aconteceu no dia 29 de julho, na Praia Fluvial de Fernandaires, no concelho de Vila de Rei e que se encontra inserida na Estação Náutica de Castelo do Bode. As oito Estações Náuticas certificadas no Centro de Portugal são Aveiro, Castelo do Bode, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste (vários núcleos), Ovar e Vagos. Além destas, outras 7 Estações Náuticas estão em processo de certificação na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Campos Multidesportivos de S. Pedro de Moel estão quase prontos
A Câmara Municipal da Marinha Grande encontra-se a finalizar a obra para a criação de um espaço desportivo multifuncional em São Pedro de Moel, versátil, seguro e apelativo. Aproveitando as estruturas pré-existentes dos dois campos de ténis, foi implementado um campo muitidesportivo e reabilitado um dos campos de ténis. Os campos deverão ficar preparados para a prática de diferentes modalidades desportivas e contemplar as respetivas balizas e tabelas bem como as necessárias marcações desportivas no pavimento. O investimento ascende a 75 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por um período de seis meses
Câmara de Pombal aprova apoio social extra
a famílias afetadas com a pandemia Covid-19
Atenta às famílias que viram reduzidos os seus rendimentos nos últimos meses, face à pandemia Covid-19, a Câmara Municipal de Pombal aprovou uma medida excecional de apoio visando salvaguardar maior liquidez aos agregados familiares em situação de vulnerabilidade socioeconómica. A medida contempla a redução de 50% no valor das faturas dos serviços de fornecimento de água, saneamento básico e recolha de resíduos sólidos urbanos aos consumidores domésticos em situação de desemprego ou com comprovada quebra de rendimentos igual, ou superior a 20% e cujo rendimento “per capita” mensal atual do agregado familiar se situa entre 61% e 70% da Retribuição Mínima Mensal Garantida em vigor, ou seja, entre 387,35€ e 444,50€, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Município
Lourinhã reinventa relação com a cultura
e a arte em “Sons na Minha Terra”
Neste momento tão sui generis que todos estamos a viver, e após um período de confinamento e isolamento social, toda a vida quotidiana teve de ser reinventada e tudo mudou a nossa relação com a cultura e a arte. Passo a passo, vamos ajustando as nossas práticas a esta reinvenção e agora, mais do que nunca, precisamos de cultura e arte na nossa vida para bem da saúde mental e do equilíbrio emocional. Atento a isto, o Município da Lourinhã apresenta ”Sons Na Minha Terra” onde músicos nacionais e locais são convidados a atuar em lugares identitários do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Via liga a A 17 no Louriçal à A 23 em Vila Velha do Ródão
Petição “Pela Requalificação Urgente do IC8” quer levar 10.000 assinaturas ao Parlamento
Célia Freire, vereadora da Câmara Municipal de Ansião, e Pedro Pimpão, presidente da Junta de Freguesia de Pombal, juntaram-se à petição “Pela Requalificação Urgente do IC8”, unindo-se nesta luta já antiga que continua a não apresentar soluções para os próximos anos. A petição “Pela Requalificação Urgente do IC8” foi lançada no dia 27 de julho por Célia Freire, como primeira subscritora, pretendendo recolher 10.000 assinaturas para levar à discussão na Assembleia da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio BPI ”la Caixa” Infância distingue Casa do Povo de Óbidos e Centro Solidariedade e Cultura de Peniche
IPSS de Peniche e Óbidos premiadas pelo apoio a crianças e jovens em vulnerabilidade social
O BPI e a Fundação ”la Caixa” anunciaram, no dia 29 de julho, os projetos vencedores da 2ª edição do Prémio BPI ”la Caixa” Infância. São 750 mil euros para apoiar 31 projetos que fomentem o desenvolvimento integral e a saúde de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como o reforço de competências parentais. António Barreto, presidente do júri do Prémio BPI ”la Caixa” Infância, salienta a importância do trabalho das instituições premiadas para enfrentar as novas dificuldades causadas pela pandemia, entre os quais a Casa do Povo do Concelho de Óbidos e o Centro Solidariedade e Cultura de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça Marquês de Pombal
Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Pombal
com música e arte lusófona e do Mediterrâneo
O Festival Sete Sóis Sete Luas vai regressar a Pombal com música e arte do Mediterrâneo e do mundo lusófono, entre 3 de agosto e 5 de setembro. Embora com medidas de restrição devido à pandemia da Covid-19, este evento cultural internacional vai ter lugar na Praça Marquês de Pombal, em pleno centro histórico da cidade. A entrada é gratuita, limitada aos lugares disponíveis e mediante apresentação de bilhete, os quais poderão ser levantados no Teatro-Cine de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos nomes grandes do jazz nacional
Pianista Daniel Bernardes atua em Leiria
no Criajazz - Festival Novo Jazz
O Criajazz - Festival Novo Jazz traz a Leiria um dos nomes grandes do Jazz Nacional: Daniel Bernardes. O Concerto realiza-se dia 9 de Agosto (Domingo, 18 horas), no Centro Cívico de Leiria (Zona Histórica de Leiria). Este é já o terceiro concerto de Jazz que o O Nariz - Teatro De Grupo traz à Região no âmbito deste Festival, depois de Paulo Santo Quinteto e de Vasco Bernardes Trio que rapidamente esgotaram a Praça Eça de Queirós. O Criajazz é organizado pelo O Nariz, com o patrocínio da Câmara Municipal de Leiria e o apoio de "Leiria Cidade Criativa da Música da Unesco", Fundação Caixa de Crédito Agrícola de Leiria e Teatro José Lúcio da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição
Orçamento participativo de Porto de Mós vai decorrer de 1 de agosto a 15 de setembro
Inicia dia 1 de agosto até 15 de setembro, a primeira etapa do Orçamento Participativo de Porto de Mós deste ano. Nesta fase, os cidadãos elaboram os projetos e submetem-nos ONLINE em op.municipio-portodemos.pt ou recorrendo a impresso próprio disponível na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia. Recorde-se que, na primeira edição do Orçamento Participativos, foi eleito o projeto “Reabilitação do Campo Desportivo da Chã” com a construção de uma pista de “pumptrack”. Para o proponente, Luís Filipe Boal, a obra executada é “pouco usual em Portugal” sendo a pista “uma das melhores do país”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destinado a espaço de lazer
Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça adquire imóvel no lugar de Casal Pinheiro
A Junta de Freguesia de Évora adquiriu recentemente mais um imóvel, agora no lugar de Casal Pinheiro. Trata-se de um prédio, em ruínas, com 700 metros quadrados, situado no centro do Casal Pinheiro, junto à Associação local. Para este espaço, a Junta de Freguesia de Évora presidida por Fernando Azeitona tem previsto um espaço de lazer. A aquisição deste imóvel só foi possível graças ao apoio do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tradicional Feira de São Bernardo não se realiza pela primeira vez em séculos
Alcobaça celebra S. Bernardo simbolicamente ao som do rock'n'roll de bandas locais
No dia em que se celebra a memória de São Bernardo, a Câmara Municipal de Alcobaça organiza, no dia 20 de agosto, uma justa homenagem ao santo padroeiro do concelho e figura maior da Ordem de Cister, celebrando a sua memória ao som de rock’n’roll made in Alcobaça. Durante a manhã terão lugar as cerimónias oficiais com missa em sua honra, desfile até à estátua de São Bernardo onde será deposta uma coroa de flores. Durante a tarde serão transmitidos através das plataformas online (Youtube, Facebook e Instagram) três concertos de bandas locais com bastante projeção nacional: Churky, Plastic People e Stone Dead irão atuar no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa os incêndios ocorridos na Região Centro, em junho de 2017
PS rejeita ‘instrumentalização da comissão de inquérito sobre apoios a vítimas dos incêndios’
O Partido Social Democrata (PSD) requereu, potestativamente, há uns meses, uma comissão parlamentar de inquérito com vista a aferir da regularidade do processo de atribuição de apoios na sequência dos incêndios ocorridos na região Centro, em junho de 2017. O PS considera que, “desde o início dos trabalhos, o PSD tem manifestado uma permanente instabilidade, e mesmo desconhecimento, sobre o que efetivamente é objeto da Comissão que o próprio partido requereu, não só sobre o período a apreciar como sobre a gestão das audições que apontou como obrigatórias.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Leiria
GNR detém cinco pessoas integrantes de rede de tráfico de droga em Mira d’Aire e Minde
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Leiria, deteve, dia 27 de julho, quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 46 e os 64 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, na localidade de Mira de Aire e Minde, concelhos de Porto de Mós e Alcanena. No seguimento das diligências policiais foram realizadas cinco buscas, três domiciliárias e duas em veículos, culminando na detenção dos cinco suspeitos e na apreensão de 43 doses de heroína, quatro telemóveis, duas balanças e sacos de acondicionamento e material de corte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Oeste Sustentável abre candidaturas ao projeto de sustentabilidade urbana “Living Streets”
A Oeste Sustentável abre a partir do dia 31 de julho de 2020, até ao dia 9 de outubro de 2020, as candidaturas para o projeto Living Streets. Os Municípios portugueses podem candidatar-se à criação de uma Living Street, transformando as ruas da sua cidade num ponto de encontro sustentável. Em Portugal, as Living Streets deverão ser implementadas entre dezembro de 2020 e outubro de 2021 e as duas candidaturas vencedoras podem obter um financiamento, para o desenvolvimento do seu projeto, no valor de vinte mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aulas começam em novembro nas Caldas da Rainha
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste estreia curso para termas e SPA
Estão abertas as inscrições para o primeiro Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar, que o Turismo de Portugal estreia no ano letivo 2020/2021, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. Com o início das aulas marcado para novembro, este Curso de Especialização Técnica tem como objetivo dotar profissionais com competências técnicas de gestão para o desempenho de funções em estabelecimentos termais, SPA e outras unidades de saúde e bem-estar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido tem antecedentes criminais por crimes de incêndio florestal
PJ detém homem por atear incêndio florestal no concelho da Sertã
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR da Sertã e dos Bombeiros Voluntários da mesma localidade, deteve um homem de 64 anos de idade, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal, ocorrido no final da tarde da passada quarta-feira dia 29.07.2020. O suspeito, com o uso de chama direta, colocou o incêndio em zona de mato mas próximo de habitações e de uma mancha florestal. O incêndio teria tido proporções bem mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção de bombeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Este ano agravado pela pandemia do novo coronavírus
Conselho Geral contesta o subfinanciamento do Politécnico de Leiria nos últimos anos
O Conselho Geral do Politécnico de Leiria tomou conhecimento da apreciação crítica aprovada pelo Conselho Geral do Politécnico do Porto sobre o Contrato de Legislatura assinado entre o Governo e as Instituições de Ensino Superior e a correspondente tomada de posição. As questões suscitadas na apreciação do Politécnico do Porto colocam-se igualmente ao Politécnico de Leiria, designadamente, osubfinanciamento crónico do Politécnico de Leiria, verificável pela comparação entre os valores calculados através da fórmula de financiamento e as verbas efetivamente atribuídas, como constatado pelo Tribunal de Contas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por obrigar o presidente da Câmara a pagar custas de processos em que o Município venha a ser condenado
CCDR considera ‘abusiva e ilegal’ deliberação aprovada por cinco vereadores de Pombal
Os Serviços de Apoio Jurídico e à Administração Local da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) considera que a proposta, aprovada pelos vereadores não executivos da Câmara Municipal de Pombal, “afigura-se como carente do necessário suporte legal e por isso abusiva e ilegal”. Em causa está uma proposta apresentada pelo vereador Pedro Brilhante na Reunião do Executivo Municipal, realizada a 19 de junho, aprovada pelos restantes vereadores sem pelouros atribuídos (Narciso Mota, Michael da Mota António, Odete Alves e Ana Gonçalves), em que delibera “imputar a responsabilidade financeira ao presidente da Câmara Municipal que resulte da liquidação de custas da parte em que o Município venha a ser condenado, nos processos de intimação para prestação de informações, consulta de documentos ou passagem de certidões”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em agosto e setembro
Cottas Club Jazz Band leva espetáculos gratuitos de jazz às Termas da região Centro
Seis estâncias termais da região Centro vão receber espetáculos de jazz gratuitos durante os meses de agosto e setembro. O evento, que recebeu o nome de “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, vai levar um magnífico show da banda Cottas Club Jazz Band, do Bombarral, a seis estâncias termais, entre 28 de agosto e 11 de setembro. “Queremos mostrar a todos que as estâncias termais da região Centro são destinos aprazíveis para se visitar e conhecer”, sublinha coordenador da rede Termas Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Golpe ascendeu a 7 474 euros
Duas mulheres arguidas por burla nas Caldas por venderem madeira de propriedade pública
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, no dia 28 de julho, constituiu arguidas duas mulheres, de 43 e 49 anos, pela prática do crime de burla qualificada, em Caldas da Rainha. A ação foi efetuada pelos militares da Guarda no seguimento de uma investigação relacionada pelo crime de burla qualificada, ocorrida em junho de 2018. Nessa data as suspeitas terão vendido madeira de corte, de uma propriedade pública, tendo efetuado uma burla no valor de 7 474 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande incêndio de 2017 foi o tema
Observatório Técnico Independente da AR debate na Marinha Grande o Pinhal do Rei
O Observatório Técnico Independente da Assembleia da República reuniu, no dia 28 de julho, na Marinha Grande, com a presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, do presidente do ICNF-Instituto Conservação da Natureza e Florestas, Nuno Banza; do professor Castro Rego, do Observatório Técnico Independente, e de e agentes de segurança e proteção civil. Durante o dia foi feita a reflexão sobre o incêndio que devastou 86% do Pinhal do Rei em 2017 e ordenamento florestal, além de visitas ao Pinhal pelas equipas destas entidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curso TeSP vai decorrer na ESTG
Politécnico de Leiria abre curso de Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais
O Politécnico de Leiria acaba de abrir as candidaturas para o seu novo curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais, que será lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). O novo curso tem a duração de dois anos, conta com estágio curricular e pretende dar resposta, de forma inovadora, às necessidades no setor dos recursos minerais. As candidaturas ao TeSP em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais decorrem até ao dia 31 de agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta pelo PSD
PS recusa visita parlamentar aos territórios afetados pelos incêndios de 2017
O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata sugeriu esta terça-feira, dia 28 de julho, uma visita aos territórios afetados pelos incêndios, no âmbito da Comissão Eventual Parlamentar de Inquérito à Atuação do Estado na atribuição de Apoios na Sequência dos Incêndios de 2017 na Zona do Pinhal Interior. Com proposta de realização em setembro, no início da nova sessão legislativa e no momento do regresso aos trabalhos da comissão, o Grupo Parlamentar do PSD sugeriu aos restantes grupos parlamentares a visita aos concelhos afetados. Esta proposta, que não chegou a ser formalmente apresentada a votação, recolheu de imediato a recusa por parte do Grupo Parlamentar do PS, que considerou “não ter interesse” nesta visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No final do biénio pastoral dedicado aos jovens
Cardeal D. António Marto envia mensagem
aos jovens: levanta-te e muda o mundo
No final do biénio pastoral dedicado aos jovens, estava previsto o encerramento com uma grande festa. Tudo estava preparado para Porto de Mós receber a juventude de toda a diocese de Leiria-Fátima, não fosse a pandemia trocar todos os planos e cancelar todos os trabalhos feitos nesse sentido. Ainda assim, o bispo da Diocese, D. António Marto, não quis deixar os mais novos sem uma mensagem de esperança e encorajamento e gravou-a em vídeo (está também disponível no podcast da Diocese). D. António Marto começa por dizer que “há mais vida para além da pandemia” para elogiar “o testemunho belo de generosidade e solidariedade que muitos jovens voluntários deram neste tempo de provação junto dos mais necessitados”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Grutas de Lapas vão reabrir ao público
a 1 de agosto
As Grutas de Lapas, no concelho de Torres Novas, vão reabrir ao público a partir do próximo sábado, dia 1 de agosto, exibindo o selo Clean & Safe, atribuído pelo Turismo Centro de Portugal, que certifica que os requisitos de limpeza e higienização exigíveis, em termos de precauções básicas e procedimentos de prevenção e controlo de infeção relativamente à pandemia da Covid-19, estão a ser aplicados. As medidas a adotar no âmbito da reabertura incluem o limite de 5 visitantes em simultâneo, o condicionamento de suportes táteis, um percurso de visita unidirecional e o uso obrigatório de máscara. O horário para visitas é de segunda a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Cistermúsica abre com lotações esgotadas
em todos os concertos até agora realizados
Lotação esgotada: tem sido esta a máxima associada aos primeiros concertos da 28.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que teve, no dia 22 de julho, o seu concerto de abertura pelo jovem Quarteto Tejo, acompanhado em palco por um dos decanos da música em Portugal, António Saiote, a celebrar atualmente 50 anos de carreira. A atuação quebrou o silêncio do Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça e o fim do interregno cultural ditado pela pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura
Ministros da Ciência e Agricultura inauguram instalações do SFCOLAB em Torres Vedras
A cerimónia de inauguração das novas instalações do SFCOLAB terá lugar no dia 29 de julho, pelas 14h00, na Estação Vitivinícola Nacional – INIAV, na localidade de Dois Portos, Torres Vedras. O momento irá contar com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes. O SFCOLAB – Associação SFCOLAB Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura será um centro gerador de soluções digitais inovadoras para a agricultura, orientado para as tecnologias de ponta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleita lista com 66 empresas do distrito de Santarém
Domingos Chambel eleito presidente da Direção da Nersant
Domingos Chambel foi eleito esta segunda-feira, dia 27 de julho, presidente da Direção da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém. A lista liderada por Domingos Chambel foi eleita com um total de 234 votos a favor e 28 votos em branco, num total de 262 votantes, na Assembleia Eleitoral da Nersant, na segunda-feira, 27 de julho, na sede da Associação, em Torres Novas. Domingos Chambel substitui na presidência da Nersant Salomé Rafael, que cumpriu três mandatos à frente da Associação Empresarial. O empresário de Abrantes Domingos Chambel lidera uma lista constituída por 66 empresas, representadas por várias individualidades que compõem os vários órgãos sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praia vai continuar a ser patrulhada em 2020
Patrulhamento da Praia da Nazaré em 2019 melhorou segurança de banhistas e visitantes
A Praia da Nazaré vai continuar a ser patrulhada todo o ano no âmbito do protocolo de colaboração entre o Município e a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré, que vigorará até 31 dezembro de 2020. O novo acordo, assinado anualmente, inclui a cedência de equipamentos, entre os quais a Moto e o pagamento a nadadores salvadores (5 nadadores salvadores pelo período de 12 meses; 3 nadadores salvadores pelo período de 3 meses para reforço durante a época balnear; 3 nadadores salvadores de serviço na passagem de ano).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Mata Nacional do Urso e Jardim da Almuinha Grande
Município de Leiria plantou mais de 24 mil árvores em 2019
O Município de Leiria efetuou a plantação de 24.337 árvores em 2019 no concelho de Leiria, em ações de reflorestação nas áreas ardidas na Mata Nacional do Urso, junto à Lagoa da Ervedeira, em resultado da gestão de espécies existentes em espaço público municipal e na construção do Jardim da Almuinha Grande. No que diz respeito à reflorestação das zonas ardidas, foram realizadas duas ações: dia 16 de novembro, em que foram plantadas 12.500 árvores, na Mata Nacional do Urso, junto à Lagoa da Ervedeira, e dia 23 de novembro, com a plantação de mais 11.000 espécimes, na mesma zona.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De alunos da Escola de Saúde do Politécnico de Leiria
Câmara da Nazaré recebe sessão de entrega
de Certificados de Curso de Licenciatura
Dois alunos da Escola de Saúde do Politécnico de Leiria, residentes no concelho da Nazaré, receberam, no dia 25 de julho, os seus certificados de conclusão do curso de licenciatura numa sessão solene que decorreu nos Paços do Concelho da Nazaré. Este ano, atendendo à situação sanitária que o país atravessa, a cerimónia não pode realizar-se nos moldes habituais, uma vez que tal implicaria a concentração de um elevado número de pessoas no mesmo espaço, bem como a sua deslocação para Leiria, estando estas atividades desaconselhadas em termos de saúde pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PCP reclama manutenção dos direitos dos trabalhadores
SPAL continua em lay-off e prepara redução significativa do número de trabalhadores
A SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, S.A. – com sede em Valado dos Frades, concelho da Nazaré, está a preparar uma “grande transformação” na empresa. O PCP recorda que tem vindo a afirmar que “a crise de saúde pública provocada pela COVID-19 iria servir de pretexto para todos os atropelos aos trabalhadores, tentando o grande capital, com tais manobras, tornar intactas as suas pretensões de aumentar a exploração dos trabalhadores e ao mesmo tempo aumentar os seus lucros. Nos últimos dias mais de 180 trabalhadores (num universo de 300) têm recebido a informação de que a suspensão do seu contrato de trabalho se prolongará até final de agosto, podendo esta suspensão ser prorrogada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa educativo pretende aproximar jovens da realidade das Forças Armadas e de Segurança
Bombarral adere a programa do Referencial
de Educação para a Segurança, Defesa e Paz
O Município do Bombarral, representado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Vicente, formalizou, esta terça-feira, dia 21 de julho, a cooperação com os ministérios da Defesa e da Educação com vista a implementação do programa educativo do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. A cerimónia simbólica de entrega dos protocolos celebrados entre as entidades do Governo e as câmaras do distrito de Leiria, teve lugar na cidade leiriense, com a presença do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, da secretária de Estado da Educação, Susana Amador, do secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho e da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PJ deteve o homem por crimes de Incêndio Florestal
Homem provoca fogos florestais em Alcobaça
e participa depois no combate aos incêndios
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve no dia 25 de julho de 2020 um homem, suspeito da prática de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos na zona de Alcobaça. O arguido munido de um isqueiro e cigarros, ateava fogos na sua área de residência, após o que era habitual participar no combate aos mesmos. O conhecimento dos factos foi recente, tendo sido desenvolvidas diligências investigatórias de imediato, que conduziram à detenção do suspeito por esta Polícia Judiciária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano de 2020
Município de Azambuja já apoiou Bombeiros e Cruz Vermelha do concelho com 228 mil euros
A Câmara Municipal de Azambuja já atribuiu, desde o início do ano 2020, um total de 228 mil euros às duas corporações de Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja e à Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiras de Cima, com vista a reforçar a capacidade de resposta operacional destas instituições enquanto agentes de proteção civil. Esta fatia do orçamento municipal contempla verbas para fazer face à aquisição e à contratação de meios técnicos e humanos, assim como ao investimento em equipamentos de autoproteção e viaturas, essenciais ao desempenho competente e eficaz da meritória missão destas forças na salvaguarda da segurança do território e de toda a população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Factos foram remetidos ao Tribunal de Porto de Mós
GNR detém homem por desacatos na Batalha com ameaça agravada e recurso a arma
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial da Batalha, deteve, no dia 26 de julho, um homem de 50 anos, por ameaça agravada com recurso a uma arma de ar comprimido, no concelho de Batalha. Após uma denúncia de que estariam a ocorrer desacatos num estabelecimento de restauração e bebidas, na localidade da Batalha, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local. Quando chegaram ao local, apuraram que o suspeito ameaçou de morte e agrediu um indivíduo com o recurso a uma arma, vindo a ser intercetado e detido nas imediações do local, na posse de uma arma de ar comprimido, dissimulada no casaco, que foi apreendida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de queixa ao Ministério Público
Estaleiros Navais de Peniche impugnam
concurso para construir ferryboat elétrico
Os Estaleiros Navais de Peniche contestam o desfecho de um concurso público internacional, lançado pela Câmara Municipal de Aveiro, para a execução e construção de um ferryboat elétrico que vai passar a assegurar as travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto. O projeto foi adjudicado ao agrupamento de empresas portuguesas formado pela Navaltagus (reparação e Construção Naval, S.A.) e pela Navalrocha (Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A.), após exclusão de um estaleiro holandês e Estaleiros Navais de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido já tinha antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime
GNR detém homem com 150 doses de heroína no concelho de Porto de Mós
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Leiria, ontem, dia 23 de julho, deteve, em flagrante delito, um homem de 48 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Tremoceira, concelho de Porto de Mós. No decorrer de uma ação policial, os militares da Guarda intercetaram um veículo, com dois homens no seu interior, referenciados por tráfico e consumo de estupefacientes, resultando na detenção do condutor, que se encontrava na posse de produto estupefaciente. No seguimento das diligências policiais foi ainda realizada uma busca ao veículo, culminando na apreensão de 150 doses de heroína, 10 doses de cocaína e dois telemóveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Vereadora Cristina Casanova apresentou Rotas Culturais e de Natureza de Pernes
No âmbito do lançamento das Rotas Culturais e de Natureza de Pernes, Cristina Casanova Martins, vereadora da Câmara Municipal de Santarém, participou este sábado, dia 25 de julho, na Mesa Redonda intitulada “Pernes, Destino com História”, que decorreu na Junta de Freguesia de Pernes e na Rota dos 5 Sentidos. As Rotas Culturais e de Natureza de Pernes desdobram-se na Rota das Terras de Lobos, Rota dos 5 Sentidos e Rota da Reconquista.O lançamento das Rotas Culturais e de Natureza de Pernes tem como objetivo divulgar a História, a Cultura e o Património de Pernes e de Santarém, para além de pretender captar visitantes e turistas para a freguesia e para o concelho, como forma de desenvolvimento económico, na área do Turismo Cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crimes foram cometidos de forma transgeracional ao longo dos últimos 40 anos
PJ detém 3 homens em Tomar por abuso sexual de crianças, violação e violência doméstica
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve no dia 23 de julho de 2020, três homens, suspeitos da prática dos crimes de abuso sexual de crianças, violação e violência doméstica, agravados, ocorridos na zona de Tomar. As vítimas, em número de oito, todas do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 05 e os 68 anos de idade, terão sido sujeitas a atos sexuais de relevo, bem como maus tratos físicos e psíquicos, pelos arguidos. Entre os arguidos e as vítimas existem relações de parentesco e coabitação, tendo os crimes sido cometidos de forma transgeracional nos últimos 40 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ganinete será o 158 em Portugal
Abrantes cria Gabinete de Apoio ao Emigrante
Na reunião de Câmara realizada no dia 21 de julho de 2020, foi aprovada a minuta de protocolo a celebrar entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e o Município de Abrantes para constituição do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE). Os destinatários destes gabinetes são os portugueses que estão emigrados, aqueles que já regressaram, assim como todos os cidadãos que pretendam iniciar um processo migratório, apoiando-os na resolução de diversos problemas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Adjunto e da Economia visitou empresa que começou com a venda de velas em Fátima
Empresa Manulena em Mira de Aire pondera investir 400 mil na área da cosmética e saúde
João Neves, secretário de Estado Adjunto e da Economia, visitou na manhã desta sexta-feira, 24 de julho, a empresa Manulena, em Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós. Esteve acompanhado de uma comitiva que integrou o presidente do IAPMEI, Nuno Mangas; a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, acompanhada de Neusa Magalhães; o presidente do NERLEI António Poças e os presidentes da Câmara Municipal de Porto de Mós e da Junta Freguesia de Mira de Aire, Jorge Vala e Alcides Oliveira, respetivamente
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Três anos após o grande incêndio
PCP acusa Governo de financiar Mata Nacional de Leiria com o valor da madeira ardida
A Direção da Organização Regional de Leiria do PCP assinalou em comunicado, no dia 24 de julho, o terceiro aniversários do grande incêndio no Pinhal de Leiria, recordando que “o ano de 2017 ficou gravado na História como um dos anos mais negros para a floresta nacional e em particular para a populações da região centro do nosso País. O concelho da Marinha Grande, viu grande parte do seu território ser devastado pelo grande incêndio que destruiu cerca de 86% da Mata Nacional de Leiria e que se estendeu aos concelhos de Alcobaça e de Leiria. Na véspera dos três anos desta tragédia, o PCP considera “dramático que persistam a falta de uma política clara e decidida de recuperação da MNL, a escassez de investimento e a inércia do Governo e da Câmara Municipal da Marinha Grande.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dirigida a jovens, veraneantes e emigrantes do concelho
Município de Leiria lança nova campanha
para uso de máscara
O Município de Leiria apresentou esta sexta-feira, dia 24 de julho, o Leiria Regressa 2.0, a mais recente campanha de sensibilização para o uso de máscara, como medida de proteção ao COVID-19. Na conferência de imprensa no Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (Parque do Avião), Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “percebemos que houve, em alguns momentos, um esquecimento da preocupação em usar a máscara” e este é um “trajeto colectivo, não adianta só um estar protegido”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
“Agosto Convida” substitui Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha
Na impossibilidade de realizar, devido à pandemia da Covid-19, aquele que é o grande evento anual do concelho do Bombarral, o Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha, o Município do Bombarral irá dinamizar ao longo o próximo mês o evento “Agosto Convida”. Com o intuito de trazer mais vida à vila durante este período de maior atração turística, procurando, ao mesmo tempo, dinamizar o comércio tradicional e a economia local, a edilidade preparou um conjunto de iniciativas, a começar pela realização de vários momentos de animação de rua, que ocorrerão todos os sábados de manhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do ministro da Defesa Nacional
Câmara da Marinha Grande e Governo assinam protocolo para referencial de educação para paz
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, assinou o protocolo do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, no dia 21 de julho, em Leiria, na presença do ministro da Defesa Nacional, da Secretária de Estado da Educação, do secretário de Estado para a Descentralização e da secretária de Estado para das Migrações. Para a presidente “este protocolo permite concretizar mais ações de parceria entre a administração local e as organizações ligadas à educação e à segurança que contribuem para formar jovens mais participativos, responsáveis e esclarecidos”. “Investir na educação e na segurança é edificar uma sociedade promotora de paz e com mais valores de cidadania”, continua Cidália Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a construção de uma região de turismo inteligente e sustentável.
NOVA e Comunidade Intermunicipal do Oeste vão criar a primeira região inteligente do País
A Nova Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM Oeste) preparam-se para criar a primeira região inteligente do país. O ecossistema criado por esta parceria estratégica permite que a academia de excelência e a administração pública possam implementar modelos que ajudem o processo de tomada de decisão de políticas públicas e, simultaneamente, ajudem investidores e agentes económicos a desenvolver atividades económicas de efetivo valor acrescentado, baseado em dados factuais. O Projeto terá investimento total de um milhão de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador do PSD recusa articular posições com a Comissão Política concelhia
PSD defende estabilidade política em Pombal
e retira confiança política a Pedro Brilhante
A Concelhia do PSD de Pombal repudia, em comunicado de 23 de julho, “o clima de crispação política crescente que se vive nas reuniões da Câmara Municipal de Pombal", reiterando o apelo ao prevalecimento do bom senso e do diálogo entre todos os eleitos. Face à irredutibilidade na articulação prévia das posições políticas com os órgãos próprios do PSD e considerando as atitudes reiteradamente assumidas em sede de reunião de Câmara que são contrárias à boa execução dos compromissos programáticos propostos pelo PSD para o presente mandato autárquico, as posições doravante assumidas pelo vereador Pedro Brilhante deixam de vincular o PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dedicado à hortofruticultura
Câmara de Alcobaça promove sessão sobre medidas de segurança na época das colheitas
A hortofruticultura é um setor chave e prioritário para o concelho de Alcobaça, especialmente entre os meses de agosto e novembro, aquando da tradicional época da apanha agrícola. A tomada de medidas de segurança e de mitigação da propagação do novo coronavírus por parte dos empresários agrícolas é essencial para manter esta atividade com grande peso na economia local. Foi com base neste pressuposto que o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça promoveu na tarde do dia 22 de julho, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento que contou com a participação de cerca de 40 empresários do setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em articulação com o Município de Leiria e Águas do Centro Litoral
Politécnico de Leiria vai realizar estudo
para requalificação da ETAR das Olhalvas
O Município de Leiria assinou esta quarta-feira, dia 22 de julho, um protocolo com o Politécnico de Leiria (IPL) e a Águas do Centro Litoral (AdCL) que prevê a realização do “Estudo para a Requalificação Tecnológica da ETAR das Olhalvas”, durante os próximos quatro meses. Para Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, este é “um momento simbólico, mas importante, que resulta da vontade comum” de três entidades, uma parceria que irá trabalhar na “melhoria do desempenho ambiental [da ETAR]” e “na preparação para os desafios ambientais do futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Próxima Cimeira Ibérica esteve também em cima da mesa
Turismo do Centro, Porto e Norte e Castela
e Leão cooperam para fazer face à pandemia
O Turismo Centro de Portugal e as entidades congéneres das regiões vizinhas de Castela e Leão e Porto e Norte acordaram, no dia 24 de julho, numa reunião, uma série de iniciativas tendentes a fazer face à situação provocada pela atual pandemia. As iniciativas passam pelo reforço da cooperação transfronteiriça em produtos turísticos comuns às regiões, nomeadamente através de uma estruturação, promoção e valorização turística conjunta. Entre os produtos turísticos conjuntos mais relevantes destacam-se o Enoturismo, Gastronomia e Vinhos, os Lugares Património Mundial da UNESCO, o Turismo Cultural e Religioso e as Rotas Napoleónicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Já foram detetados 40 casos positivos
Empresa do Parque Empresarial de Tomar encerrada após foco de contágio de COVID-19
Foi detetado esta terça-feira, dia 21 de julho, um eventual foco de contágio com o SARS-COV2 na empresa Ribasabores, sediada no Parque Empresarial de Tomar. Dos cerca de 200 funcionários, cerca de metade fizeram o teste ainda na terça-feira equivalendo ao seu turno, tendo os primeiros resultados chegado à noite com 34 casos positivos. Os restantes estiveram a fazer testes esta tarde, esperando-se os resultados. Na manhã desta quarta reuniu a Comissão Municipal de Proteção Civil que decidiu, após proposta da delegada de saúde, o encerramento da empresa após todos os trabalhadores realizarem testes. A empresa acatou naturalmente as decisões e mostrou toda a colaboração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Artístico de Linguagens Urbanas
Arte urbana nas Caldas da Rainha inspira-se
na Covid-19 e Bordalo Pinheiro
Quem visitar a cidade de Caldas da Rainha vai encontrar edifícios da cidade com as paredes trabalhadas por quatro artistas portugueses. Add Fuel, Akacorleone, Nuno Viegas e Daniel Eime participaram no Festival Artístico de Linguagens Urbanas (FALU), cuja primeira fase decorreu até ao dia 15 de julho. Os quatro artistas portugueses transformaram em murais as paredes dos edifícios da cidade. Desta forma, todos podem ver arte respeitando as medidas de distanciamento social. O segundo momento da iniciativa é em outubro, com participação de Bordalo II.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP)
Mostra gastronómica e vínica em Santarém celebra a gastronomia como património cultural
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP) celebram, numa iniciativa que decorre sobretudo online, a parceria entre gastronomia e vinho, na data em que se comemoram os 20 anos da elevação da gastronomia a património cultural de Portugal. Celebra-se, no próximo dia 26 de julho, os 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal, por Resolução do Conselho de Ministros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Visita guiada convida a descobrir a arquitetura de Santa Cruz
No dia 25 de julho, sábado, pelas 16h00, em Santa Cruz, realiza-se a visita guiada "Santa Cruz - Um roteiro pela arquitetura de veraneio". Com ponto de encontro na Azenha de Santa Cruz, este roteiro é uma oportunidade para fazer uma leitura à morfologia urbana daquela localidade costeira, em busca dos testemunhos da Arquitetura de Veraneio. A visita, orientada pelo arquiteto André Baptista, tem uma extensão de 3,5 km e uma duração de 2h30. Os participantes devem levar roupa confortável, calçado adequado e água. A participação está limitada a 20 pessoas mediante inscrição prévia, através do número de telefone 261 320 760 ou do e-mail cultura@cm-tvedras.pt. A inscrição é gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer e Torres Vedras têm mais de metade dos casos ativos do coronavírus
Região Oeste ultrapassa mil casos de COVID-19
Os concelhos de Alenquer e Torres Vedras detêm mais de metade do número de pessoas infetadas com COVID-19, com 86 e 85 casos, respetivamente. Caldas da Rainha aparece em terceiro lugar, com 52 casos ativos. Em quarto lugar aparece Sobral de Monte Agraço, com 25 casos ativos, um valor elevado em termos relativos, dado tratar-se de um concelho com menos de três mil habitantes. Em quinto lugar aparece Alcobaça com apenas 23 casos ativos, valor que tem vindo a diminuir nas últimas semanas. O último concelho com valores de dois dígitos é Peniche, com 14 casos ativos. Óbidos (9), Arruda dos Vinhos (8), Lourinhã (6), Cadaval (4), Bombarral (4) e Nazaré (3) são os municípios do Oeste com menos casos ativos de COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quatro Projetos de Investimento já estão em curso
Batalha investe 1,5 milhões em ecovias e trilhos para atrair turistas
A Câmara Municipal da Batalha acelerou, desde março, as candidaturas e processo de empreitadas de ecovias e trilhos para serem alternativas ao turismo de eventos, uma das “montras turísticas” do concelho que, este ano, devido à pandemia de covid-19, sofrerá uma “forte limitação”. “Nos últimos anos triplicámos o investimento de ecovias e trilhos do concelho e pretendemos ir mais longe. Desde março, percebendo os efeitos que a pandemia de covid-19 teria no turismo e na necessidade de reinventarmos a nossa oferta, acelerámos as candidaturas e processo de empreitadas de ecovias e trilhos, porque percebemos que o núcleo da nossa montra turística – cultura, gastronomia e eventos – iria sofrer uma limitação tremenda”, refere o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Serviço de Gastrenterologia
Companhia Avícola do Centro doa 120 mil euros para equipamento do Centro hospitalar de Leiria
«Com este protocolo, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) promove a melhoria da qualidade de um trabalho que já é uma referência na Região Centro e no País», destacou, no dia 21 de julho, Rosa Reis Marques, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre o CHL e o grupo CAC – Companhia Avícola do Centro, que doou 120 mil euros para apoiar a instalação de um equipamento de disseção endoscópica da submucosa (ESD), no Serviço de Gastrenterologia desta unidade hospitalar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo será dedicado a Nª Sª de Fátima
Fafá de Belém celebra aniversário em Fátima com um concerto online para todo o mundo
A Fafá de Belém é uma das mais icónicas artistas brasileiras de todos os tempos. A cantora luso-brasileira, conhecida devota de Nossa Senhora de Fátima, decidiu celebrar o seu aniversário no dia 9 de Agosto com um regresso a Portugal para um concerto único e intimista realizado no Auditório do Centro de Estudos de Fátima e que será transmitido em direto para todo o mundo via Streaming através da plataforma cultural internacional CLIVEON - Culture Live Online.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Buscas passaram também pelos concelhos de Soure e Figueira da Foz
PJ faz buscas na Nazaré e desencadeia operação de combate ao tráfico de armas
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em inquérito dirigido pelo DIAP de Coimbra, no decurso da operação “Ferro e Fogo”, identificou e deteve três homens e constituiu arguidos outros onze, um dos quais, a coberto de uma licença de colecionador, que o habilita a possuir armas de fogo devidamente legalizadas, e que se dedicava à aquisição, transformação e venda ilícita de armas de fogo e munições, que fornecia a inúmeros indivíduos residentes em várias zonas do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades de I&D decorrem com o apoio da Fundação para Ciência e Tecnologia
“Verão com Ciência” do Politécnico de Leiria dinamiza ações de formação e investigação
O Politécnico de Leiria vai proporcionar quatro ações de formação e investigação, com a oferta de 49 bolsas de investigação, no âmbito do programa “Verão Com Ciência” promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES). A iniciativa decorre entre os meses de julho e outubro co quatro programas que decorrem na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Leiria. Os programas serão dinamizados pelas unidades de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo; IT – Instituto de Telecomunicações e LSRE/LCM – Laboratório de Processos de Separação e Reação/Laboratório de Catálise e Materiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Magalhães Ribeiro enviou ofício dirigido ao ministro da Economia e à ministra do Trabalho
Insolvência da Fleximol leva edil da Câmara do Cartaxo a pedir intervenção do Governo
A situação da Fleximol – Suspensões para Veículos, SA, que este mês entrou em processo de insolvência, preocupa o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, que, em ofício dirigido esta segunda-feira, 20 de julho, ao ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, apela ao agendamento de reunião com a presença de ambos e uma visita ao local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dinossauro português mais famoso do mundo tem 4 metros de altura
Dino Parque da Lourinhã exibe exemplar único no mundo do dinossauro português Miragaia
Pela primeira vez na história foi produzido o modelo do dinossauro português Miragaia, exemplar único no mundo, que se encontra em exposição no Dino Parque da Lourinhã. O museu ao ar livre mais famoso de Portugal reforçou a sua originalidade, valor pedagógico e lúdico com a chegada do mais recente modelo, o Miragaia. Oriundo da Lourinhã, este espécime pertence à família dos estegossauros e distingue-se pelas suas características excecionais sendo, talvez por isso, o dinossauro português mais famoso do mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito das comemorações dos 250 anos da atribuição do título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo
Chapéus Pombalinos embelezam e dinamizam centro histórico de Pombal
Contribuir para o embelezamento e dinamização do centro histórico da cidade de Pombal, tornando-o mais atrativo e colorido, é um dos objetivos da exposição Chapéus Pombalinos, executada pela comunidade educativa, instituições, lojistas e Serviço Educativo do Museu (veraneantes da Praia do Osso da Baleia). A iniciativa, inserida no projeto Chegada da Primavera ao Centro Histórico, realiza-se no âmbito das comemorações dos 250 anos da atribuição do título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 50 mil euros
Aquapolis norte vai ter dois campos de Padel
no Parque Urbano Ribeirinho de Abrantes
Inicia-se esta semana a intervenção para implementação de dois campos descobertos em Abrantes para a prática de padel, uma variante do ténis que ganha cada vez mais adeptos e praticantes. Serão construídos na área do parque de desporto e lazer do Aquapolis, margem norte (Barreiras do Tejo). A aposta no Padel vem diversificar a oferta lúdico desportiva no concelho e a opção pelo Parque Urbano Ribeirinho vem valorizar os equipamentos já existentes nas duas margens do Tejo. O Aquapolis continua a ser uma das apostas da autarquia para proporcionar à população o acesso a várias modalidades desportivas, mas também a espaços públicos de recreio e de lazer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Óbidos e no Bombarral
GNR de Torres Vedras identifica 5 mulheres e um homem por furto e recetação
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, identificou, dia 20 de julho, cinco mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 20 e os 62 anos, por furto e recetação, na localidade de Ereira, concelho de Torres Vedras. No seguimento de diligências de investigação por furtos ocorridos desde maio, em Óbidos e no Bombarral, os militares da Guarda realizaram quatro buscas, uma domiciliária, uma em armazém e duas em veículos, na localidade de Ereira, culminando na apreensão de cinco motosserras, duas moto roçadoras, uma rebarbadora e um gerador proveniente de furtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Caldas, Cidade Criativa da Unesco”
Câmara lança programa de aquisições
para ceramistas locais
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai lançar um programa de aquisições para os ceramistas locais, no valor global de 25 mil euros, no âmbito das atividades do “Caldas da Rainha Cidade Cerâmica” integrada na rede de Cidades Criativas da UNESCO do Artesanato e Artes Populares. 2020 marca o primeiro ano de iniciativas do projeto mas devido à pandemia COVID-19, as “prioridades de investimento” foram revistas. No imediato, o importante é apoiar a comunidade de artistas ligados à cerâmica, fortemente atingida por esta crise. “O risco é da paragem se traduzir numa devastação”, é a preocupação manifestada pela comissão executiva do Programa que entende que “a Cidade Criativa não deve passar ao lado desta emergência”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido a despiste e doença
Município de Leiria lamenta mortes em Santa Catarina da Serra e decreta luto municipal
O Município de Leiria lamenta profundamente a morte de um jovem bombeiro e do condutor de uma viatura este sábado, dia 18 de julho, em Santa Catarina da Serra, dois óbitos que estão a consternar profundamente a comunidade. O primeiro óbito ocorreu cerca das 16 horas, na sequência do despiste de uma viatura de todo o terreno em Barreiria, na União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, sendo a vítima mortal um homem sénior cuja identidade ainda não foi confirmada pelas autoridades. Poucas horas depois, em Vale Maior, também União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, um bombeiro do corpo dos Bombeiros Voluntários de Leiria – Seção de Monte Redondo perdeu a vida vítima de doença súbita, quando se encontrava em vigilância a um incêndio florestal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ranking elaborado pela Valorsul
Carnaval de Torres Vedras e Feira de São Pedro no top 3 dos EcoEventos
O Carnaval de Torres Vedras e a Feira de São Pedro foram dos EcoEventos que mais quantidade de resíduos reciclaram em 2019. Estes dois eventos ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, no ranking elaborado pela Valorsul, sendo apenas superados pelo Campeonato do Mundo de Surf. Em 2019, durante realização do Carnaval de Torres Vedras foram recolhidas seletivamente 9.121 toneladas de resíduos. Já no âmbito da edição de 2019 da Feira de São Pedro foram recolhidas seletivamente 7.965 toneladas de resíduos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Construção do Pavilhão Desportivo de Alcanede já arrancou
Ricardo Gonçalves, presidente do Município de Santarém e Manuel Joaquim Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, entre outros membros autarcas locais visitaram, no dia 17 de julho, os trabalhos que estão a ser efetuados para a construção do Pavilhão Desportivo da Escola Básica 2,3 de Alcanede. Esta obra que teve início no dia 01 deste mês é de extrema importância para a comunidade escolar e desportiva de Alcanede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arguidos tinham estufa caseira de produção de cannabis
GNR detém três pessoas nas Caldas da Rainha por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, no dia 17 de julho, deteve três pessoas, um homem e duas mulheres com idades compreendidas entre os 28 e os 58 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Caldas da Rainha. No seguimento de uma denúncia, os militares da Guarda identificaram o possível local de uma plantação de cannabis, bem como os respetivos proprietários. No seguimento das diligências policiais, foi realizada uma busca domiciliária onde foi detetada uma estufa caseira de produção de estupefacientes, que foi posteriormente desmantelada. No total foram apreendidas seis plantas de cannabis ainda em estado de pré floração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara Municipal da Nazaré ocupava o cargo interinamente há cerca de um ano
Walter Chicharro vence eleições na Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista
Walter Chicharro foi eleito presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, no dia 17 de julho, vencendo o seu opositor, José Pereira dos Santos, advogado de Leiria. O atual presidente da Câmara Municipal da Nazaré, que ocupava o cargo interinamente há cerca de um ano, depois do anterior presidente, António Sales, ter sido chamado a ocupar o cargo de secretário de Estado da Saúde, obteve 737 votos (61%) contra 477 votos (39%) de Pereira dos Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pertencente ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria
Bombeiro morre durante operação de vigilância a incêndio que deflagrou no concelho de Leiria
O ministro da Administração Interna emitiu uma nota este sábado, dia 18 de julho, manifestando “um sentimento de profunda consternação” pela notícia do falecimento do bombeiro Filipe Pedrosa, de 34 anos, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria, vítima de doença súbita, durante as operações de vigilância ao incêndio que esta tarde deflagrou no Arrabal, no concelho de Leiria. Eduardo Cabrita endereça os sentidos pêsames à família, amigos e ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encosta da Ribeira de Santarém e Encosta de Santa Margarida
Obras nas encostas de Santarém prosseguem
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém e Carlos Marçal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém visitaram esta sexta-feira, dia 17 de julho, as obras de Estabilização das Encostas de Santarém. Nesta visita, os autarcas puderam verificar que tanto as obras que decorrem na Encosta da Ribeira de Santarém, como na Encosta de Santa Margarida estão a avançar a um bom ritmo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos concelhos de Leiria e Marinha Grande
PJ realiza buscas no distrito de Leiria por fraude em subsídio, fraude fiscal e branqueamento
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, no âmbito de três diferentes inquéritos titulados pelo Ministério Público – Departamento de Investigação e Ação Penal de Paredes (Porto-Este), realizou uma operação policial para cumprimento de mandados de buscas domiciliárias e não domiciliárias, pela presumível prática de crimes de fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada e branqueamento, sendo que uma das investigações se desenvolve no âmbito de uma Equipa Mista entre a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Direção de Finanças do Porto e a Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte. Foram levadas a cabo nove buscas domiciliárias e vinte e três buscas não domiciliárias (que incluíram instalações de empresas e gabinetes de contabilidade), realizadas nos Concelhos de Porto, Gondomar, Paredes, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Espinho, Leiria, Marinha Grande e Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Biblioteca de Praia lança concurso de fotografia
O programa “Viver o Mar” da Biblioteca de Praia do Município está a promover um concurso de fotografia, dedicado ao tema “Nazaré”, e cujo resultado final será divulgado no dia 31 de julho, às 17h00, naquele equipamento, instalado na praia mais típica de Portugal. A iniciativa, que dinamiza a atividade na Biblioteca de Praia todos os anos, tem como objetivos formar e sensibilizar públicos para questões ambientais, contribuindo, ao mesmo tempo, para a ocupação dos tempos livres em férias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministra da agricultura combate efeitos da COVID-19
Governo reforça medidas de crise de apoio
ao setor dos vinhos para 18 milhões de euros
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes Albuquerque, aprovou o reforço do pacote de medidas de crise de apoio ao setor dos vinhos para 18 milhões de euros. Assim, será possível passar de 10 para 12 milhões de euros para a medida de destilação e de 5 para 6 milhões de euros para o armazenamento. Além disso, serão reforçados os montantes unitários dos apoios que estavam previstos pela Portaria 148-A/2020 de 19 de junho. Na medida de destilação de crise, os valores passam de 0,40€/l para 0,60€/l no caso dos vinhos com denominação de origem e de 0,30€/l para 0,45€/l no caso dos vinhos com indicação geográfica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projetos potenciam 3 milhões de euros de investimento
Câmara de Torres Vedras lança concursos para concessão de espaços de hotel e apoio de praia
A Câmara Municipal de Torres Vedras lançou nove concursos para concessão de espaços. Em causa está o edifício das antigas “Águas Termais da Fonte Nova”, assim como vários apoios de praia e equipamentos com funções de apoio de praia na costa do concelho de Torres Vedras. A apresentação dos espaços para concessão decorreu no dia 17 de julho, no edifício das antigas “Águas Termais da Fonte Nova”, situado na Rua Santos Bernardes, em Torres Vedras. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, destacou a importância destas intervenções para potenciar a atividade turística no território, referindo que se prevê que as mesmas representem cerca de 3 milhões de euros de investimento e gerem cerca de 100 postos de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem ficou sujeito à medida de coação de Termo de Identidade e Residência
PJ detém homem por roubo violento em Tomar
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em inquérito dirigido pelo DIAP de Santarém, no dia 15 de julho, deu cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e a um mandado de detenção que visaram um suspeito de um roubo violento. A factualidade imputada ao suspeito ocorreu no dia 3 de setembro de 2018, pela 01h10, quando um casal foi surpreendido no interior da sua residência em Tomar por quatro indivíduos desconhecidos que, com recurso a armas de fogo e empregando uma enorme violência física e psicológica sobre as vítimas, lograram subtrair diversos bens e valores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Turma Costura Solidária dos Universitários 50+ oferece vestuário a crianças da Casa S. Miguel
A vereadora da Ação Social da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Pereira, e a formadora da disciplina de Costura Solidária dos Universitários 50+, Amélia Bernardo, entregaram esta segunda-feira, dia 13 de julho, quatro dezenas de vestidos e calções à Casa de S. Miguel, instituição sediada em Fátima que acolhe meninas desprovidas de meio familiar. Confecionadas no âmbito das atividades letivas deste projeto municipal, as peças de vestuário destinavam-se a crianças carenciadas de todo o mundo. Na impossibilidade das mesmas serem entregues, devido à pandemia da Covid-19, optou-se por oferecer as peças de roupa a instituições locais que se mostraram disponíveis para as receber.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junto ao Cemitério dos Capuchos
Crematório de Santarém está quase concluído
Na visita realizada esta sexta-feira, dia 17 de julho, ao Crematório de Santarém, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém e Carlos Marçal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém tiveram oportunidade de verificar que os trabalhos estão praticamente concluídos. O crematório, uma obra muito importante para a população do concelho, está a ser construído numa área plana, a nascente, em resultado do processo de ampliação do Cemitério dos Capuchos, adjacente ao muro limítrofe inferior do cemitério, com acesso viário pela Rua da Imaculada Conceição, no prolongamento da Rua Tenente Valadim e da Avenida António dos Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo emitiu Declaração da Situação de Alerta
Distrito de Santarém entra em alerta vermelho Distrito de Leiria em alerta laranja até domingo
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática assinaram esta quinta-feira o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente. A Situação de Alerta abrange o período compreendido entre as 00h00 horas do dia 17 de julho e as 23h59 horas do dia 19 de julho. O concelho de Santarém deve atingir esta sexta-feira os 41ºC e o concelho de Leiria os 34ºC, mas há concelhos que podem atingir 37ºC (Bombarral) ou mesmo 38ºC (Alvaiázere).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detenção por Incêndio Florestal
PJ detém incendiário no concelho de Abrantes já com antecedentes criminais por fogo posto
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e com a colaboração da Guarda Nacional Republicana de Abrantes, deteve, no dia 15 de julho, um homem de 49 anos de idade, suspeito de ser o autor de diversos incêndios florestais recentes, na zona norte do concelho de Abrantes. O arguido, agora detido, tem antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crimes, tendo já sido condenado em pena de prisão, entretanto suspensa. O detido foi presente às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Santarém, no dia seguinte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Celebração da Batalha do Vimeiro vai decorrer como Evento Simbólico Digital
Nos dias 17, 18 e 19 de julho, o Município da Lourinhã, a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro reúnem-se para simbolicamente assinalar as datas em que, em anos anteriores, se realiza presencialmente no Vimeiro-Lourinhã, o evento: “Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista”, que, neste ano de 2020, está nomeado para o concurso das 7 Maravilhas da Cultural Popular Portuguesa (podendo votar-se através do contacto: 760 207 832).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Astronomia e arte poética em Constância
Planetário Ptolomeu do Jardim-Horto de Camões realiza Observação do Céu Noturno
Nas noites de 31 de julho e de 21 de agosto vai ser possível observar o céu com versos d’Os Lusíadas por perto no magnífico cenário do Planetário de Ptolomeu do Jardim-Horto de Camões em Constância. As ações, integradas no programa Ciência Viva no Verão 2020, resultam de uma parceria entre o Centro Ciência Viva de Constância e a Associação da Casa-Memória de Camões e serão dinamizadas pelo astrónomo Máximo Ferreira e pela professora de Português e camonista Ana Maria Dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Enterro do Bacalhau candidato às 7 Maravilhas da Cultura Popular
O Enterro do Bacalhau é um teatro de rua de cariz marcadamente pagão, que percorre as ruas da aldeia de Soutocico, na noite de Sábado de Pascoela, e termina numa monumental ceia de bacalhau. Imagine-se um cortejo fúnebre, pelas ruas da aldeia, com um matizado fantástico dos coloridos trajes, grotescamente iluminados pela in¬nidade de archotes que o acompanham. São mais de 300 figurantes e a participação dos espectadores potencia a prestação dos atores, conferindo ao evento uma dimensão e notoriedade ímpares. Uma experiência única, graticante e memorável, na corrida para as 7 Maravilhas da Cultura Popular. A próxima eliminatória que vai apurar o vencedor regional por Leiria tem lugar no dia 20 de julho, na Batalha, e será transmitida, em direto, pela RTP1.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Diocese de Leiria-Fátima vai ter novo diácono no dia 26 de julho
No dia 26 de julho, a diocese de Leiria-Fátima contará com mais um membro no seu clero. Às 16h00, na Sé de Leiria, iniciará a celebração em que Jorge Manuel Pombo Fernandes será ordenado no ministério do diaconado. Também na mesma cerimónia, o Micael Ferreira vai ser instituído leitor. Se o Micael Ferreira é natural da Diocese, da paróquia de Monte Redondo, já o Jorge Fernandes, vem do Crato, um lugar do Alentejo. Oportunamente, será dado a conhecer mais alguns pormenores da vida do futuro diácono.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cidália Ferreira contraria afirmação de Matos Fernandes na Assembleia da República
Câmara da Marinha Grande desmente ministro
e mantém intenção de criar Museu da Floresta
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira desmentiu esta quarta-feira, dia 15 de julho, a afirmação do ministro do Ambiente e da Ação Climática na Assembleia da República de que a Câmara Municipal da Marinha Grande recuou no processo da criação do Museu da Floresta. Cidália Ferreira vem clarificar a posição da Câmara Municipal recordando que, desde 1999, a Marinha Grande deseja receber o Museu da Floresta e que, assim que tomou posse como Presidente da Câmara, logo após os incêndios que devastaram o Pinhal do Rei, deu início a negociações com o Governo para finalmente ser implementado o projeto nacional do Museu da Floresta” no Parque do Engenho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10 freguesias vão ter tecnologia de última geração
Altice anuncia cobertura até 2021 de fibra ótica superior a 90% no concelho de Porto de Mós
A Altice Portugal deslocou-se, no dia 15 de julho, a Porto de Mós, para anunciar o reforço em redes de telecomunicações nas 10 freguesias do concelho, um investimento totalmente autónomo, privado e voluntário, nunca antes visto no Município de Porto de Mós. Assumindo-se como o único operador que garante a cobertura de fibra ótica da região, a Altice Portugal volta a investir neste concelho, traduzindo-se numa cobertura de fibra ótica superior a 90% até 2021. Este investimento está em linha com a estratégia da Altice Portugal no que diz respeito à expansão e fortalecimento da resiliência de infraestruturas de nova geração. De recordar que até ao final deste ano a Altice Portugal vai levar fibra ótica a 5,3 milhões de casa e empresas do nosso País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Policial teve lugar no dia 14 de julho
PSP apreende mais de mil peças contrafeitas
no Mercado do Levante de Leiria
No dia 14 de julho, a Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, da Divisão Policial de Leiria, desencadeou uma Operação Policial no Mercado do Levante, nesta cidade de Leiria, direcionada para a venda de produtos contrafeitos. Da operação resultaram 4 detenções, 3 mulheres e 1 homem, com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos de idade, pela prática do crime de venda de produtos contrafeitos, tendo sido apreendido o seguinte material: 967 peças de vestuário (t-shirts, polos, calções, calças, fatos de treino, entre outros) e 71 pares de calçado e vários outros artigos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entregas serão feitas às quintas-feiras
Porta-Livros leva a Biblioteca de Alcobaça
até aos leitores
A Câmara Municipal de Alcobaça tem um novo serviço de empréstimo domiciliário de livros. A iniciativa Porta-Livros pretende estreitar a distância entre a Biblioteca Municipal e os leitores de todo o concelho, principalmente aos que pertencem a grupos de risco, tenham mobilidade reduzida ou que sejam profissionais de saúde e de segurança, levando os livros às suas casas. As entregas fazem-se às quintas-feiras e estão sujeitas a marcação. Mais informações através do telefone 262 580 880 ou através do E-mail biblioteca@cm-alcobaca.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a obra “Alegria para o Fim do Mundo”,
Andreia C. Faria é a vencedora da 13.ª edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro
“Alegria para o Fim do Mundo”, de Andreia C. Faria (2019, Ed. Porto Editora), é a obra vencedora do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, uma escolha unânime por parte do júri do galardão que, ao longo dos anos, tem vindo a premiar a prosa e a poesia escritas em língua portuguesa. O livro “Alegria para o Fim do Mundo”, que este ano foi adotado como mote para a Feira do Livro do Porto, e que tem acumulado elogios por todo o país, é um livro que reúne a obra de Andreia C. Faria e que foi publicado na coleção lançada em 2019 pela Porto Editora, “Elogio da Sombra”, dirigida por Valter Hugo Mãe.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR detém cadastrado em flagrante por furto em estabelecimento de Salir de Matos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, dia 14 de julho, um homem, de 40 anos, por furto num estabelecimento, na localidade de Salir de Matos, no concelho de Caldas da Rainha. Na sequência do acionamento de um alarme silencioso foi efetuado um alerta a comunicar aos militares da Guarda de que estaria a decorrer um furto num estabelecimento comercial. Estes foram de imediato para o local onde estava um homem encapuzado que ainda tentou fugir assim que viu os militares da GNR, tendo sido de imediato apanhado e detido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival de Música de Alcobaça
28º Cistermúsica aposta em concertos ao vivo juntando segurança e a excelência de sempre
Depois de alguns meses de expetativa, a 28.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça vai mesmo avançar este verão, entre os dias 22 de julho e 19 de agosto, com uma programação que embora adaptada aos tempos excecionais que vivemos (sobretudo com artistas nacionais e com formações de pequena e média dimensão) manterá a qualidade reconhecida a este festival. Os diretores artísticos, Rui Morais e André Cunha Leal, acreditam que realizar o festival este ano, reflete o espírito de compromisso da instituição produtora, Banda de Alcobaça, com o atual panorama cultural e constitui um sinal de esperança muito relevante no contexto que atravessamos. "As manifestações culturais são essenciais enquanto fonte de alegria, reflexão, bem como de esperança, particularmente, nos tempos em que vivemos", sublinha a dupla.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após o relatório da ANACOM sobre a qualidade de serviço no concelho
Altice Portugal investe em fibra ótica e reforça rede móvel no concelho Porto de Mós
Esta quarta-feira, 15 de julho, a Altice Portugal desloca-se ao concelho de Porto de Mós (Leiria) para um conjunto de iniciativas que visam assinalar o reforço das redes de telecomunicações das 10 freguesias do concelho, num investimento totalmente autónomo, privado e voluntário, nunca antes visto no município de Porto de Mós. De forma a aumentar a proximidade ao território, a inclusão tecnológica e digital, o desenvolvimento social e os acessos a mais e melhores serviços, a Altice Portugal irá garantir a cobertura deste território com infraestruturas de última geração, cumprindo, uma vez mais, o papel de maior investidor do País em rede de fibra ótica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerada uma candidatura de unidade
Lista encabeçada por Paulo Mateus renova liderança da Secção de Alcobaça do PSD
Realizaram-se no sábado, dia 11 de julho, eleições para os órgãos concelhios da Secção de Alcobaça do PSD. Assumido como um claro sinal de unidade, apresentou-se à eleição uma única lista, presidida por Paulo Mateus, formada pelos atuais membros em funções. As motivações para esta recandidatura predem-se com a continuidade do trabalho iniciado no mandato que agora termina, do qual destacam as reuniões descentralizadas pelas freguesias com os militantes e autarcas do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Gym2beKind” promove treino de competências sociais dos estudantes da ESSLei com jogos de tabuleiro
Projeto do Politécnico de Leiria vai integrar
as Academias Gulbenkian do Conhecimento
O projeto “Gym2beKind”, do Politécnico de Leiria, acaba de ser selecionado para integrar a iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian, após aprovação positiva por avaliação de júri. Ao integrar as Academias Gulbenkian do Conhecimento, o “Gym2beKind”, que tem como objetivo desenvolver competências sociais e permitir o treino ativo e inovador das competências de comunicação dos estudantes da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, com recurso a jogos de tabuleiro modernos e dinâmicas/simulações de grupo, garante assim a sua continuidade por via do financiamento agora obtido no valor de 28 550 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do Secretário de Estado da Saúde
Renova oferece equipamentos de Raio-X
ao Centro Hospitalar do Médio Tejo
A Renova entregou, no dia 14 de julho, dois equipamentos de Raio-X portáteis ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, em Torres Novas. A oferta da Renova permite agilizar o diagnóstico na realização de exames radiológicos em doentes infetados com COVID-19 e aumentar assim a capacidade de resposta do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Sales, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ramos Ferreira, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa e ainda com o CEO da Renova, Paulo Pereira da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o projeto Viva Leiria
Leiria aposta em conceito de economia circular para estimular o comércio local
O projeto Viva Leiria, além de ser um verdadeiro sucesso, apresenta-se como um projeto inovador na medida em que se desenrola com base num conceito de economia circular, em que todos os intervenientes saem a ganhar. A fórmula é simples: os comerciantes do concelho de Leiria são convidados a aderir gratuitamente ao projeto. Por cada 10 euros em compras os clientes recebem vales para trocar por Brisas do Liz e um cupão de participação nos sorteios, ficando habilitados a packs Experiência Viva Leiria, no valor de 150 LeiriaCoin.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Francisca Van Dunem considera ser um modelo a seguir
Ministra elogia instalação do Juízo de Família e Menores na Escola Primária de Alcobaça
As instalações do Juízo de Família e Menores de Alcobaça, instalado na antiga Escola Primária da cidade, foram esta tarde, 14 de julho, prontamente sublinhadas pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, como “um exemplo da recuperação do património edificado público para melhor servir as populações. O facto deste edifício ter sido uma escola primária retira-lhe um certo peso institucional associado a um tribunal, tornando este espaço muito mais acolhedor. Trata-se de um modelo que pode e deve ser replicado no País, quer pelo Ministério da Justiça quer por outras pastas governativas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da presidente Cidália Ferreira
Câmara da Marinha Grande pede ao Governo Plano de Ação para o Pinhal do Rei
A presidente da Câmara Municipal, endereçou ao secretário de Estado das Florestas, com conhecimento ao primeiro-ministro, ao ministro do Ambiente e Transição Climática e ao presidente do ICNF, uma mensagem com uma posição sobre o Pinhal do Rei, na sequência das moções apresentadas na Assembleia Municipal da Marinha Grande. Cidália Ferreira reiterou a sua "profunda e sincera preocupação com o estado de reconstrução do Pinhal do Rei, tal como sempre manifestou perante os anteriores secretários de Estado, presidentes e diretores regionais do ICNF". A autarca identificou 3 eixos fundamentais que carecem de resposta, sendo o primeiro a limpeza, preservação e reconstrução do Pinhal do Rei e o reforço de meios humanos e técnicos para os Serviços Florestais da Marinha Grande e o Museu Nacional da Floresta os restantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Pergunta ao Governo destinada à ministra da Cultura
Deputados do PSD de Leiria questionam não abertura das grutas de Mira de Aire
Os deputados do PSD do distrito de Leiria entregaram, no dia 10 de Julho, na Assembleia da República uma Pergunta dirigida à ministra da Cultura, sobre o encerramento das grutas de Mira de Aire, desde o dia 15 de março, seguindo as diretrizes das entidades de saúde. Olga Silvestre, Hugo Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque e João Marques recordam que, atualmente, as grutas nos outros países da Europa e EUA encontram-se abertas ao público e, apesar de reconhecerem que cada caso é um caso e de terem consciência das exigências do momento, realçam também que as referidas grutas têm o plano de contingência aprovado que ainda é mais restritivo do que a DGS aconselha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após reunião das várias entidades
Batalha: Comissão Municipal de Proteção Civil recomenda horário de cafés só até às 24h
A Comissão Municipal de Proteção Civil da Batalha reuniu esta segunda-feira, dia 13 de julho, para analisar a evolução da situação epidemiológica do SARS-COV-2 (Covid-19) no Município da Batalha, bem assim para realizar um ponto de situação do plano municipal de operações referente ao dispositivo especial combate incêndios rurais. Numa sessão muito participada e na qual intervêm o delegado de saúde, os comandantes da GNR e Bombeiros, representantes da Segurança Social e das freguesias, entre outros representantes da proteção civil municipal, foi avaliada positivamente a ação das diversas entidades na prevenção e controlo da situação epidemiológica da COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luís de Sousa esteve presente na Corrida de Toiros em Estremoz
Presidente da Câmara de Azambuja assiste à primeira tourada a nível mundial em 2020
O presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, esteve presente na praça de toiros de Estremoz, no sábado, dia 11 de julho, naquele que foi o primeiro espetáculo desta natureza a nível mundial em 2020, já que, na sequência da pandemia que assola Portugal e o resto do mundo, apenas recentemente foram decretadas as regras que permitem a realização de corridas de toiros, desde que as entidades promotoras cumpram as normas de segurança exigidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após revisão de projetos de obras de requalificação na Avenida N. Sra. de Fátima e Avenida Heróis de Angola
Concelhia de Leiria do PCP critica descontrolo nas obras municipais em Leiria
A Comissão Concelhia de Leiria do PCP considera que as recentes decisões tomadas pela Câmara Municipal de Leiria sobre a revisão de projetos de obras de requalificação na Avenida N. Sra. de Fátima e Avenida Heróis de Angola são preocupantes, confirmando a denúncia que o partido vem fazendo sobre o que classifica de “gestão de direita do PS na Câmara de Leiria ao longo dos últimos 11 anos” e que não há justificação para que "com as obras da Avenida N. Sra. de Fátima já em curso, se tenha concluído que tanto os aspetos centrais de qualquer projeto de requalificação urbana como os estudos preliminares a fazer para elaborar o projeto tenham sido completamente esquecidos, afetando a qualidade da intervenção e aumentando substancialmente os custos previstos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após Parlamento chumbar a suspensão dos contratos de exploração de gás nas concessões “Batalha” e “Pombal”
Ativistas da campanha "Gás é andar para trás" contra furos de gás na Bajouca e Aljubarrota
As organizações da campanha "Gás é andar para trás" reiteram que, apesar do parlamento ter chumbado propostas de cancelamento e suspensão dos contratos de prospeção e exploração de gás, elas não irão permitir que os trabalhos se desenvolvam, seja na freguesia de Aljubarrota seja na Bajouca. Apesar de ainda não existirem datas específicas para a realização dos primeiros trabalhos nos terrenos já adquiridos pela empresa “Australis Oil & Gas”, estas organizações reiteram que, juntamente com as populações locais, não irão permitir o que consideram “mais um crime climático.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, 20 de julho
RTP emite programa “7 Maravilhas da Cultura Popular” do distrito de Leiria a partir da Batalha
A Batalha vai receber na próxima segunda-feira, 20 de julho, junto ao Mosteiro, o programa da RTP “7 Maravilhas da Cultura Popular”. Na emissão em direto a partir da Batalha, num total de seis horas, serão apresentadas as candidaturas do Distrito de Leiria que a organização do concurso aprovou para a fase da votação e que contemplam os seguintes patrimónios: Enterro da Bacalhau (Soutocico – Leiria), Renda de Bilros e Procissão Marítima Noturna em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem (Peniche), Arte Xávega e Artesanato em Vidro (Marinha Grande), Muros de Pedra Seca (Porto de Mós) e Procissão dos Caracóis do Reguengo do Fetal (Batalha).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas instalações da Cooperativa Agrícola de Bombarral
Bombarral recebe ação de formação destinada
a produtores agrícolas sobre a COVID-19
No âmbito da atual pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal do Bombarral através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade de Saúde e a Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), com a Cooperativa Agrícola de Bombarral (CAB) e demais entidades locais, vão organizar uma ação de informação e sensibilização sobre a COVID-19 destinada aos produtores agrícolas. Esta ação tem como objetivo informar e esclarecer os intervenientes ligados ao setor sobre as boas práticas de segurança sanitária no atual contexto da COVID-19, especialmente face ao atual contexto que se avizinha com o arranque da campanha da apanha da fruta no concelho do Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria
PJ detém homem por homicídio qualificado
na forma tentada na Chamusca
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um homem, de 36 anos de idade, desempregado, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, ocorrido na zona da Chamusca, no dia 14 de fevereiro de 2020. O arguido munido de uma arma de fogo, terá disparado sobre a vítima, atingindo-a no braço, à altura do tórax. De seguida abandonou o local, sem prestar qualquer socorro à vítima, tendo-se ausentado da sua área de residência para parte incerta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em associação com a Misericórdia de Alcobaça
Cooperativa Agrícola de Alcobaça promove ação solidária de recolha de alimentos.
A Cooperativa Agrícola de Alcobaça, cumprindo a sua missão social, associou-se à Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça numa ação solidária de recolha de alimentos. O resultado desta cooperação visa ajudar pessoas/famílias que necessitem, fazendo-lhes chegar alimentos recolhidos na Granja de Cister. A iniciativa teve início no dia 9 de Julho. Semanalmente, será divulgada uma lista de produtos alimentares prioritários, para que sócios e clientes da Cooperativa deixem o seu contributo com a garantia de que o produto doado chegará, através da estrutura de apoio da Santa Casa de Misericórdia, a quem necessita. A recolha dos produtos será feita na Granja de Cister, às quintas-feiras das 9 às 18h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal
Projeto europeu da OesteCIM para a Igualdade de Género aprovado pela EEA Grants
Oeste +Igual: OesteCIM é entidade promotora de projeto-piloto Europeu para a implementação de políticas e boas-práticas nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Aprovado no âmbito do Programa “Conciliação e Igualdade de Género” do EEA Grants 2014-2021, o projeto-piloto pretende desenvolver e implementar políticas eficazes e instrumentos nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, nos 12 municípios da OesteCIM, em parceria com o Centre for Gender and Equality (Noruega).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apenas 21 casos
Concelho de Santarém regista menor número de casos ativos de COVID-19 em três meses
O concelho de Santarém, que liderou o número de casos ativos de COVID-19 na região nos últimos meses, chegando a atingir 79 casos no dia 21 de abril, registou um decréscimo significativo nas últimas semanas, reduzindo-se para apenas 21 casos ativos este sábado, dia 11 de julho. No total, o concelho regista 218 casos de infeção desde o início da pandemia, dos quais 185 já estão recuperados. Neste momento, há 32 casos em vigilância ativa e registaram-se 12 óbitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vale Furado, Polvoeira, Água de Madeiros,, Paredes da Vitória e São Martinho do Porto
Assistentes de praia formados no Politécnico
de Leiria vigiam praias do concelho de Alcobaça
Por iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça, foi assinado, no dia 10 de julho, no Cine-Teatro de Alcobaça, um protocolo de colaboração com o Politécnico de Leiria para formação de assistentes de praia. Os estudantes do Politécnico irão assegurar a vigilância da lotação e do distanciamento social entre os veraneantes através de recomendações com teor essencialmente pedagógico, em articulação com as autoridades municipais, de ambiente e saúde. A medida, que já está a ser implementada desde o dia 4 de julho, contempla a colocação de 12 assistentes pela Unidade de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Alcobaça durante os meses de julho e agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Atrium inicia obra de remodelação para instalar o balcão do Instituto de Registos e Notariado
As obras de remodelação do espaço do Atrium para instalação dos serviços do Instituto de Registos e Notariado já tiveram início este mês de julho, num investimento de cerca de meio milhão de euros, integralmente financiado pelo IRN, não apenas para a obra mas também para mobiliário e equipamentos do novo modelo nacional de Balcão Único de Atendimento do IRN. Esta obra tem um prazo de execução de 4 meses. Assim que o IRN esteja instalado no Atrium, o Instituto de Gestão Financeira dos Equipamentos da Justiça começará a pagar uma renda mensal ao Município da Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Magalhães Ribeiro promoveu uma reunião para o efeito
Câmara Municipal do Cartaxo monitoriza plano de contingência da Zona Ribeirinha de Valada
· A Câmara Municipal do Cartaxo mantém controlo sobre cumprimento do Plano de Contingência dedicado exclusivamente a regular o uso do espaço público na zona ribeirinha da freguesia de Valada. As áreas da fluvina e de estacionamento foram abertas a 19 de junho depois de assegurado o reforço da fiscalização por parte da GNR. Pedro Magalhães Ribeiro afirmou na altura que o reforço do patrulhamento foi “condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permitiu abrir o espaço a mais pessoas, em melhores condições de segurança.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca já está registada e conta com candidatura aprovada no programa Portugal Inovação Social
Politécnico de Leiria cria marca ‘100% IN’ para a inclusão de alunos com necessidades especiais
Fruto de uma parceria celebrada entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Pedre António Vieira (IPAV), o “100% IN”®, que nasceu em 2018 com o objetivo de promover a inclusão integral de estudantes com necessidades educativas especiais, recebeu, neste mês de junho, o registo de marca portuguesa (com o número 637258) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no mesmo ano em que viu ser aprovada a sua candidatura ao programa Portugal Inovação Social. O projeto vem reforçar a vocação do Politécnico de Leiria para a inclusão, assumido como um dos valores primordiais da sua ação ao nível da sua dinâmica interna, mas também na sua relação com o exterior, seja junto da sua comunidade, seja a nível nacional ou em contexto internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de infetados no concelho subiu para 71
Torres Vedras volta a ser o concelho do Oeste com mais casos ativos de COVID-19
O concelho de Torres Vedras voltou a ser, no dia 10 de julho, o concelho da Região Oeste com mais casos de COVID-19 ativos (71). A situação já tinha acontecido no início da pandemia, mas cerca de dois meses depois baixou para um mínimo de apenas um caso ativo. Caldas da Rainha é agora o segundo concelho com mais casos ativos (64), seguido de Alenquer (63). Alcobaça é agora o quarto concelho mais afetado (41), seguido de Peniche (23) e Sobral de Monte Agraço (21). Lourinhã (14), Óbidos (12) e Cadaval (11) são os últimos municípios do Oeste com números de dois dígitos. Bombarral (9), Arruda dos Vinhos (9) e Nazaré (4) são os municípios com menos casos ativos de COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Clean Water
GNR deteta seis crimes e 19 contraordenações por descargas ilegais de resíduos no Lis e Lena
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria, face às sucessivas denúncias de alterações de características da bacia hidrográfica dos rios Lis e Lena, lançou uma operação intitulada de “Clean Water” em fevereiro de 2020, visando fazer face às descargas diretas e indiretas de efluentes provenientes da indústria transformadora, bem como das atividades agrícolas e pecuárias, as quais apresentam bastante representatividade na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Biblioteca de praia de S. Martinho do Porto abre ao público com todas as normas de segurança
A Biblioteca de Praia em São Martinho do Porto abre ao público, de forma condicionada, no dia 13 de julho, segunda-feira, cumprindo todos os requisitos de segurança no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Permanecerá em funcionamento até ao dia 30 de agosto. Coordenada pela Biblioteca Municipal, a Biblioteca de Praia, abre todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com o serviço de empréstimo domiciliário de livros, até ao limite máximo de duas semanas (15 dias).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 11 e 15 de julho
Congresso da Rede Cultura 2027 visita Tomar
e Castanheira de Pera
Depois de Batalha, Caldas da Rainha e Óbidos, o ciclo Congresso aos Sábados, ruma pela primeira vez ao Médio-Tejo. Este sábado, dia 11 de julho, o Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade estará em Tomar, para uma sessão intitulada “Hospitalidade ou outrar-se”, que pretende refletir sobre a hospitalidade no território da Rede Cultura 2027. Depois de percorrer as três CIM abrangidas pela Rede Cultura 2027, o ciclo Congresso às Quartas regressa ao Norte. No dia 15 de julho estará em Castanheira de Pera, na Praça da Notabilidade, para uma sessão subordinada ao tema Um sistema cultural mais preparado para as crises.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estratégia visa minimizar riscos da COVID-19 na época das colheitas
Governo apresenta a autarcas do Oeste guia
de boas práticas nas fileiras agroalimentares
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estiveram reunidos, no dia 8 de julho, com os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o presidente da CIM de Leiria, representantes da CIM da Lezíria do Tejo e CIM do Médio Tejo e demais entidades, para definir a estratégia de minimização da Covid-19 nas fileiras agroalimentares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pão de frutos vermelhos é o resultado de vários anos de investigação
Pão de medronho desenvolvido por estudante do Politécnico já está disponível em Leiria
O Pão de Medronho, um produto desenvolvido nos últimos 10 anos pelo chefe de cozinha e nutricionista Rui Lopes, também estudante de mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, e membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), da mesma instituição, acaba de ser disponibilizado ao público. Aquele que será o primeiro pão de frutos vermelhos, nesta fase de arranque, estará disponível nos supermercados Coviran das localidades de Telheiro, Planalto, Monte Redondo, Amor, Arrabalde e Reguengo do Fetal, no distrito de Leiria, e nas próximas semanas estará também acessível em Castelo Branco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Projeto ambiental premiado internacionalmente volta às praias do concelho com Bandeira Azul
A candidatura à Bandeira Azul em cada época balnear integra um programa de atividades de Educação Ambiental, da responsabilidade do Município de Alcobaça. No contexto atual da pandemia COVID-19 foi feita uma adaptação ao tema do ano 2020, considerando-se estes temas anuais: “Bem-Estar é um Lugar à Beira Mar”, “De Volta ao Mar com Atitude de Mudar” e “O Mar Começa Aqui - O Mar Começa em Ti.” Devido à pandemia as atividades de educação ambiental inicialmente programadas não vão ser concretizadas na praia como habitual. Foi necessária a adoção de suportes e metodologias diferenciadoras na realização de atividades pedagógicas que permitem continuar a desafiar os utentes na promoção da educação ambiental, tendo em consideração as contingências impostas pelo COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da pandemia COVID-19
Rede de Cuidados Continuados Integrados na Região Centro passa a contar com 21 camas
No âmbito da pandemia COVID-19, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) na região Centro passou a contar com 21 camas destinadas a reforçar a capacidade de resposta no contexto de pandemia, possibilitando a mais rápida saída de doentes dos hospitais. Neste âmbito, foram celebrados contratos-programa entre a Administração Regional de Saúde do Centro, a Segurança Social e três entidades, a saber: Associação de Beneficência Popular de Gouveia (12 camas de média duração e reabilitação), Santa Casa da Misericórdia da Batalha (6 camas de média duração e reabilitação) e Santa Casa da Misericórdia de Pinhel (3 camas de longa duração e manutenção).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Performance reflete sobre a presença do digital nas vidas contemporâneas
Dança “Step 2 Duplicate” desconfina em Leiria no festival “Estado de Excepção”
“Step 2 Duplicate”, uma performance de dança contemporânea que se debruça, através do movimento, sobre a duplicação dos indivíduos e das suas relações interpessoais nas várias redes sociais, integra, a 18 de julho, sábado, às 21h30, a programação do festival “Estado de Excepção” organizado pelo Leirena Teatro. A apresentação no festival que percorre as ruas do concelho de Leiria desde junho é uma adaptação, para os tempos de pandemia, do original que estreou em 2019 no espaço cultural “Rua das Gaivotas 6”, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atendimento ao público está a funcionar à distância
Câmara da Marinha Grande encerra ao público no regime presencial até ao dia 14 de julho
Um trabalhador da Câmara Municipal da Marinha Grande testou positivo para a Covid-19. Apesar de se ter identificado que a infeção do funcionário municipal não terá ocorrido dentro das instalações da Câmara Municipal, após ponderação dos riscos, a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, decidiu encerrar todos os atendimentos presenciais ao público até ao dia 14 de julho, inclusive, com exceção das escolas e mercados municipais que manterão o seu funcionamento normal e implementar o regime de teletrabalho para todos os trabalhadores da autarquia no mesmo período, mantendo-se apenas os piquetes de serviços essenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praia das Amoeiras, em Santa Cruz
Torres Vedras já tem uma praia para cães
A primeira praia para cães do concelho de Torres Vedras foi inaugurada no dia 8 de julho. Trata-se da Praia das Amoeiras, em Santa Cruz, que esta época balnear está preparada para receber os banhistas que queiram levar os seus amigos de quatro patas. A praia, que conta com um extenso areal, tem abrigos para os animais, decorados como as típicas barracas de praia que se encontram naquela localidade, assim como bebedouros e dispensadores de sacos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a deteção de um caso em Almeirim
BE de Santarém preocupado com possibilidade de implantação de redes de tráfico humano
O Secretariado Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda manifesta a sua preocupação com a falta de vigilância e controlo que tem possibilitado a implantação de redes de tráfico humano, como a situação desta quinta-feira, 8 de julho, em Almeirim comprova. Recorde-se que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve três pessoas e identificou 150 potenciais vítimas dos crimes de tráfico humano e auxílio à imigração ilegal que trabalhavam nos campos agrícolas da zona de Almeirim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 25 de julho
Festas do Almonda vão decorrer no Castelo
de Torres Novas com lotação limitada
O Município de Torres Novas vai promover, a partir do dia 8 de julho (dia em que se celebra o 35.º aniversário da elevação de Torres Novas a cidade), um programa de animação com artistas ligados ao concelho. Os espetáculos decorrerão no interior do castelo, com lotação limitada, e cumprindo todas as recomendações de segurança no âmbito da prevenção da Covid-19. A entrada é gratuita mas requer levantamento prévio de bilhete.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Exposição Insetos em Ordem até 30 de outubro no Parque Ambiental de Santa Margarida
Insetos em Ordem é o título da exposição que está patente na Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida, no concelho de Constância, até ao próximo dia 30 de outubro. Aberta ao público todos os dias das 10h00 às 19h00, a exposição é uma organização da TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal com o apoio da autarquia de Constância. A Mini Exposição Insetos em Ordem permite aproximar os visitantes do mundo dos insetos de uma forma dinâmica e divertida. Trata-se de uma exposição científica que permite conhecer o método de identificação dos animais através da utilização de chaves dicotómicas e que reúne também informação sobre as características, diversidade, biologia e ecologia das 14 principais ordens de insetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peixe juvenil encontrava-se congelado
GNR detém dois homens em Monte Redondo por posse ilegal de 113 quilos de meixão
O Comando Territorial de Leiria, através do Destacamento de Trânsito de Leiria, deteve, dia 3 de julho, dois homens de 31 e 37 anos, pelo crime de dano contra a natureza, na Auto Estrada do Litoral Centro (A17), em Monte Redondo. As detenções foram efetuadas no seguimento de uma abordagem a uma viatura, que seguia em plena A17, indiciando circular de modo irregular, sendo a mesma encaminhada para a área de serviço daquela Auto Estrada em Monte Redondo para fiscalização. No decorrer da fiscalização os militares da Guarda verificaram que a viatura transportava vários sacos de congelação com 113 quilos de meixão, Anguilla Anguilla, congelado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.
Ministro da Economia visita Espaço Empresa
e participa em conferência em Leiria
O ministro Adjunto e da Economia visita esta quarta-feira, dia 08 de julho, às 17h30, o renovado Espaço Empresa em Leiria, no edifício da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria. Pedro Siza Vieira será o principal orador da conferência “Incentivar e Valorizar as Atividades Empresariais” que terá lugar pelas 18 h, no edifício Nerlei, em Leiria. Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Joaquim Meneses, empresário, e António Poças, presidente da direção da Nerlei serão também oradores nesta conferência que será transmitida em direto do Facebook da Nerlei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CCDR do Centro promove assinatura de um Pacto Institucional
Pacto para a Valorização da Economia Circular junta 84 entidades da Região Centro
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 84 entidades públicas e privadas assinaram um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na região Centro. Enquanto responsável pela coordenação da Agenda Regional de Economia Circular do Centro, a CCDRC desafiou os agentes regionais para assumirem o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares. São cerca de 230 ações assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização, ecodesign e eco-concepção, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos, simbioses industriais, tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia das Amoeiras
Primeira praia para cães de Torres Vedras inaugurada em Santa Cruz
A inauguração da primeira praia para cães do concelho de Torres Vedras decorreu na manhã desta quarta-feira, 8 de julho, na Praia das Amoeiras, em Santa Cruz. Esta época balnear, a Praia das Amoeiras está preparada para receber os banhistas que queiram levar os seus cães, contando com abrigos para os animais e bebedouros, assim como dispensadores de sacos. O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, da Associação para Proteção aos Animais de Torres Vedras (APA) e da Associação INCLUIR+.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Município vai construir rotunda na interseção
das ruas Dr. João Soares e Afonso Lopes Vieira
O Município de Leiria adjudicou uma empreitada para a construção de uma rotunda na interseção das Ruas Dr. João Soares e Afonso Lopes Vieira, junto à Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, uma obra que se pretende concretizar durante o período de interrupção escolar, altura do ano em que se regista uma significativa redução do tráfego automóvel nestas vias. Com um investimento de 345 mil euros e um prazo de execução de 90 dias, esta obra visa oferecer melhores condições de tráfego e segurança numa artéria que, pela proximidade de diversas escolas, regista grandes constrangimentos no tráfego automóvel motivados por convergência de veículos particulares para embarque e desembarque de alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA recebe Concurso Nacional de Azeite no dia 22 de julho
O Concurso Nacional de Azeites de Portugal, evento organizado pelo CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e pelo CNEMA, realiza-se a 22 de julho de 2020, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. Este concurso tem como objetivo a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem – Obtido unicamente por processos mecânicos, produzido na última campanha 2019/2020, que sejam propriedade de produtores e embaladores reconhecidos legalmente, e que sejam comercializados pelos próprios com referência comercial exclusiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça apela ao civismo e cumprimento de regras de segurança nas praias do concelho
Assistentes de praia sensibilizam veraneantes em Paredes da Vitória e São Martinho do Porto
Esta manhã de segunda-feira, 6 de julho, a Câmara Municipal de Alcobaça procedeu ao já tradicional hastear da Bandeira Azul e da Bandeira “Praia Acessível- Praia para Todos”, dois importantes galardões que atestam a qualidade, a segurança e acessibilidade das duas praias de maior afluência do concelho. Ambas as praias estão já a ser, desde o início do mês de julho e até ao final de agosto, patrulhadas por assistentes de praia formados através de um protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eurobetonilhas passou a dispor de um equipamento autonivelante de betão
Empresa de Pombal tem equipamento inovador na Península Ibérica
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Alves Mateus, visitou esta terça-feira (6 de julho), a empresa Eurobetonilhas – Betonilhas e Parquets, Lda., a convite da gerência, com o objetivo de conhecer um equipamento inovador ao nível da Península Ibérica. Num investimento superior a 300 mil euros, a empresa sediada na Zona Industrial da Formiga, em Pombal, passou a dispor de um equipamento autonivelante, único em Portugal e Espanha, desenvolvido em parceria com um laboratório francês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de julho
Torres Novas comemora 35 anos como cidade com concerto de Teresa Tapadas
O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de julho, quarta-feira, um programa de comemoração do 35.º aniversário da elevação de Torres Novas a cidade. As atividades têm início às 10h, junto da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas, seguindo-se as intervenções de José Trincão Marques, presidente da Assembleia Municipal e de Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal. Por volta das 10h30, decorrerá a assinatura de protocolo entre o Município e o Clube Desportivo de Torres Novas, com vista à cedência de espaço para instalação da futura sede. Às 11 horas será inaugurado o Espaço do Cidadão situado na junta de freguesia de Chancelaria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filme promocional da região Centro de Portugal continua a conquistar troféus em festivais de cinema de turismo internacionais
Escrivaninha de Fernando Pessoa e 1ª edição da Mensagem em exposição no Museu do Pão
A escrivaninha de Fernando Pessoa faz agora parte do espólio do Museu do Pão, bem como uma rara primeira edição da sua obra, “Mensagem”, ambas acessíveis ao público através da sua integração no circuito expositivo permanente do Museu. As duas peças, assim como um par de óculos que se encontram emprestados à Brasileira do Chiado, foram adquiridas pelo Museu num leilão de bens pertencentes à família do escritor. A apresentação das peças emblemáticas aconteceu esta terça-feira, dia 7 de julho, no Museu do Pão, em Seia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa RETOMAR
Câmara da Batalha aprova apoio de emergência
de 75 mil euros às associações desportivas
O Município da Batalha decidiu antecipar apoios financeiros excecionais para minimizar os impactos das associações e clubes desportivos locais, no valor global de 75 mil euros, sendo uma medida enquadrada no âmbito do Programa Municipal de Apoio extraordinário e temporário para dinamização da cultura e do associativismo (Programa RETOMAR), que define um regime temporário e excecional de apoio às associações, grupos artísticos ou coletividades que se dediquem às atividades desportivas, audiovisuais, de teatro ou de dança, constituídas em pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora é Odete Lobo Fernandes
Confraria Ibérica do Tejo apresenta na Golegã Caderno Cultural dedicado à poesia
A Confraria Ibérica do Tejo continua a apoiar as obras de qualidade dos autores e das autoras que precisam de ser divulgadas. Desta vez, a CIT apoia o lançamento de um Caderno Cultural, o Nº 35, dedicado à poesia - um Caderno de Poesia. Ocorrerá este sábado dia 11 de Julho, às 11h30 da manhã, junto ao monumento ao Avieiro localizado na Azinhaga sobranceiro ao Almonda, na ponte do Cação. A autora é Odete Lobo Fernandes, da Azinhaga, e o prefácio é de autoria de José Veiga Maltez, presidente da Câmara Municipal de Golegã. A CIT - Confraria Ibérica do Tejo agradece à Câmara Municipal da Golegã e à Junta de Freguesia de Azinhaga o apoio prestado, sem o qual não teria sido possível a edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de infetados no concelho subiu de 48 para 65
Caldas regista mais 17 casos de COVID-19 devido a focos em lar e infantário
O concelho de Caldas da Rainha registou mais 17 casos positivos de COVID-19 este domingo, dia 5 de julho, resultando essencialmente de dois focos, no Lar do Montepio Rainha D. Leonor e num infantário, registando um total de 139 casos confirmados desde o início da pandemia, 65 dos quais ativos, 4 óbitos e 70 recuperados. O presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha reconhece que o caso concreto do episódio ocorrido no lar de idosos remonta ao final do mês de junho, quando se verificou o aparecimento de sintomas em alguns utentes e funcionários que tinham tido resultados negativos nos testes efetuados a 26 de Junho. Sendo assim, foi necessário realizar uma segunda bateria de testes que registaram desta vez, até ao momento, mais 15 casos positivos (13 utentes e dois funcionários).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seis pessoas foram identificadas
GNR deteta 25 caravanas em estacionamento e acampamento ilegal na Marinha Grande e Leiria
O Comando Territorial de Leiria, através do Destacamento Territorial de Leiria, no dia 5 de julho, efetuou uma ação de fiscalização de atividade de caravanismo e acampamentos ocasionais, na orla costeira dos concelhos de Leiria e Marinha Grande. O objetivo da ação foi a verificação das atividades interditas na orla costeira, nomeadamente a circulação, permanência e estacionamento de veículos motorizados, com vista à conservação dos valores ecológicos constantes no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) de Ovar-Marinha Grande, para proteção dos ecossistemas e minimizar riscos sobre os valores naturais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à pandemia por Covid-19
Feira mensal da Lourinhã reabre ao público após 3 meses de suspensão
Após 3 meses suspensa, decorrente da pandemia por Covid-19, reabriu esta segunda-feira, dia 6 de julho, ao público a feira mensal da Lourinhã. O vereador com o pelouro da Proteção Civil, João Serra, acompanhado pela GNR e pelos serviços municipais de Proteção Civil, deslocou-se esta manhã ao espaço para aferir as condições de reabertura, que obedeceram a um Plano de Contingência elaborado pela Câmara, bem como para transmitir confiança nesta nova fase, a feirantes, comerciantes, prestadores de serviços, clientes e público em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para tratamentos, medicação e adaptação da habitação
Câmara de Pombal associa-se ao Lions Clube no apoio à família do ‘menino Pedrito’
A Câmara Municipal de Pombal, através da vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde, Ana Maria Cabral, associou-se, este sábado, 3 de julho, à ação do Lions Clube de Pombal – Marquês de Pombal, de entrega de um donativo à família do jovem Pedro Ferreira, “menino Pedrito”, como é carinhosamente conhecido, a quem foi diagnosticado Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença neuromuscular, hereditária e degenerativa, altamente incapacitante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mulher é arguida por tráfico de estupefacientes
GNR detém mulher produtora e consumidora
de cannabis em Monte Redondo
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial da Guia, deteve este domingo, dia 5 de julho, uma mulher de 54 anos, por tráfico de estupefacientes, na freguesia de Monte Redondo, concelho de Leiria. No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda aperceberam-se de um forte odor a produto estupefaciente vindo do interior do veículo, que a condutora, depois de questionada, confidenciou ser consumidora de cannabis e que cultivava as próprias plantas para seu consumo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants 2014-2021
Projeto Oeste+Recicla vai pagar pelo depósito de garrafas de bebidas não reutilizáveis
O projeto Oeste +Recicla foi aprovado no âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants 2014-2021, cujo slogan é “Working together for a green and competitive Europe”. Com o principal objetivo de aumentar a aplicação dos princípios da economia circular em setores específicos, na produção e consumo, o Projeto Oeste +Recicla tem por base a implementação de um sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas não reutilizáveis que irá potenciar o aumento da taxa de reciclagem de embalagens de plástico de produtos de consumo contribuindo para os objetivos do MFEE 2014-2021,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidaturas decorrem no mês de julho
Orçamento Participativo 2020/2021 de Leiria conta com orçamento de 561 mil euros
Tem início esta quarta-feira, dia 1 de julho, o período de apresentação das propostas ao Orçamento Participativo (OP) de 2020/2021, numa edição que disponibiliza 561.141,36 euros à concretização das ideias mais votadas e que tem como novidade a existência de áreas temáticas. As candidaturas devem ser enviadas até 31 de julho e deverão estar integradas numa das três categorias definidas para este ano: Verde ou Imaterial, Jovem e Material.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Costa lidera na categoria sénior
Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras) vence e lidera Taça de Portugal de Ciclismo sub-23
Rui Costa (UAE Team Emirates) ganhou este domingo, 4 de julho, a Prova de Reabertura, um contrarrelógio individual de 22 quilómetros, pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, disputado em Sangalhos, concelho de Anadia. O poveiro assumiu o comando da geral da Taça. Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras) foi o melhor sub-23 e lidera a Taça de Portugal na categoria mais jovem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação teve lugar em streaming no Facebook do Teatro- Cine de Torres Vedras
CD sobre o órgão Histórico da Igreja assinala 500 anos da Misericórdia de Torres Vedras
Decorreu no dia 28 de junho, domingo, pelas 17 horas, o lançamento / apresentação do CD: " Torres Vedras: O Órgão Histórico da Igreja da Misericórdia" que, devido às regras aplicadas à COVID-19, passou em streaming no Facebook do Teatro- cine de Torres Vedras. No ano em que a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras celebra os seus 500 anos de existência, este trabalho discográfico representa os 12 anos de atividade deste órgão de tubos de 1773, construído por Bento Fontanes (restauro em 2008 por Dinarte Machado), importante organeiro galego do século XVIII, recriando as sonoridades e práticas musicais da época.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vencedor do World Press Photo e instagrammers estreiam câmara da Fujifilm no Centro de Portugal
Cinco fotógrafos vão descobrir o território
da Região de Leiria e do Médio Tejo
Um premiado fotojornalista, vencedor do World Press Photo, e quatro instagrammers portugueses estão, desde o dia 2 de julho, a fotografar alguns recantos do Centro de Portugal, no “Roteiro FujifilmXperience Centro de Portugal”. O motivo é o lançamento nacional de uma nova câmara fotográfica Fujifilm Série X. Durante os dias 2, 3 e 4 de julho, os cinco fotógrafos vão descobrir o território da Região de Leiria e do Médio Tejo, acompanhados das novas câmaras fotográficas mirrorless, Fujifilm X-T4 e Fujifilm X100V. No primeiro dia, visitam locais emblemáticos de Porto de Mós e do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, passando, no dia seguinte, por Entroncamento, Constância e Vila Nova da Barquinha. O “Roteiro termina em Tomar, no terceiro dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste regista 317 casos ativos no dia 3 de julho
Casos de COVID-19 sobem em Torres Vedras e descem em Alcobaça e Caldas da Rainha
Alenquer continua a ser o concelho da Região Oeste com maior número de infetados ativos com COVID-19 (71), acumulando um total de 209 casos desde o início da pandemia. Contudo, Torres Vedras é agora o segundo concelho com maior número de casos ativos (52), ultrapassando mesmo Alcobaça (50) e Caldas da Rainha (48). Peniche é agora o 4º concelho do Oeste com mais casos do coronavírus (27), seguido do Bombarral (16), Sobral de Monte Agraço (13), Cadaval (11) e Lourinhã (10). Com números de um dígito estão Arruda dos Vinhos (9), Óbidos (9) e Nazaré (1).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Praia fluvial do Agroal abre limitada à presença de 200 pessoas em simultâneo
A época balnear na Praia Fluvial do Agroal teve início no dia 1 de julho e decorre até 15 de setembro, período em que será possível desfrutar deste património natural de inestimável valor com toda a segurança, já que a Câmara Municipal de Ourém desenvolveu todos os procedimentos necessários para o cumprimento integral das normas e recomendações em vigor, no âmbito do combate à disseminação da Covid-19. O acesso à Praia Fluvial do Agroal está limitado à presença de 200 pessoas em simultâneo, controlo realizado no acesso ao recinto que se encontra delimitado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Temperaturas podem atingir 40ºC em algumas cidades
Onda de calor leva ARS do Centro a ativar medidas do plano de contingência do verão
Em virtude da previsão de temperaturas altas a partir de sábado, 4 de julho, que deverão prolongar-se durante a próxima semana na região Centro, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), através do Departamento de Saúde Pública, chama a atenção para a necessidade da população adotar um conjunto de procedimentos que, mantendo o conforto térmico e uma correta hidratação, previnam os efeitos do calor na saúde. Deve ser dada especial atenção às pessoas mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas, nomeadamente às crianças, pessoas com mais de 65 anos, aos portadores de doenças crónicas e a todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, no exterior com consequente exposição forçada ao sol e ao calor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na data que assinala o 76º aniversário do Capitão de Abril
Município de Santarém e Associação assinalam 76º aniversário de Salgueiro Maia
A Câmara Municipal de Santarém e a Associação Salgueiro Maia (ASM) assinalaram, no dia 01 de julho, o aniversário de nascimento de Salgueiro Maia, com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Capitão de Abril, nos Jardim dos Cravos, em Santarém. Nesta cerimónia, que assinala o 76º aniversário de Salgueiro Maia, estiveram presentes Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Coronel Andrade da Silva, Presidente da Associação Salgueiro Maia e Coronel Leonardo Antão, Presidente da Mesa de Assembleia Geral da ASM, entre outros membros da Associação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém homem e mulher em flagrante delito por furto em Alpedriz
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Valado de Frades, deteve, no dia 2 de julho, uma mulher e um homem, de 30 e 45 anos, por furto no interior de uma residência, na localidade de Alpedriz, no concelho de Alcobaça. Na sequência de uma denúncia a informar que estaria a decorrer um furto numa residência, os militares da GNR deslocaram-se de imediato para o local, deparando-se com os suspeitos retidos por populares. O material furtado, recheio da residência (mobiliário e artefactos), foi recuperado, tendo sido apreendido o veículo utilizado pelos suspeitos para a prática do furto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relatório da ANACOM comprova fundamento das queixas dos portomosenses
Concelho de Porto de Mós precisa de melhoria significativa nas comunicações móveis
“O concelho de Porto de Mós precisa de uma melhoria significativa nas comunicações móveis”, afirmou o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações que se deslocou a Porto de Mós para entregar a Jorge Vala o relatório técnico sobre a qualidade de acesso dos portomosenses às redes de comunicações. Foi também identificada necessidade idêntica na cobertura de fibra ótica. O trabalho de campo foi realizado nos dias 24 a 26 de junho. Durante estes dias a equipa técnica da ANACOM visitou todas as freguesias do concelho percorrendo 623 quilómetros em testes às redes móveis das três operadoras. No final concluiu que é justa a reivindicação das populações de S. Bento, Alqueidão da Serra, Arrimal-Mendiga e Mira de Aire.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
ESTM arranca com mestrado em Gastronomia no próximo ano letivo
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria vai ter um novo Mestrado em Gastronomia, que arranca já no ano letivo 2020/2021. As candidaturas decorrem até ao dia 22 de julho e podem ser realizadas online, no site da instituição. O novo ciclo de estudos da ESTM aposta numa formação especializada que visa responder às necessidades resultantes da constante evolução da área da gastronomia e restauração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vice-presidente Fernando Amorim vai acumular as áreas da Cultura, Acção Social e Saúde
Presidente da Câmara do Cartaxo retira pelouros à vereadora Elvira Tristão
Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, informou, na reunião de Secretariado do PS do dia 2 da julho, a sua decisão de retirar os pelouros a Elvira Tristão, vereadora com as áreas da Cultura, Acção Social e Saúde. O presidente Pedro Ribeiro informou que foi uma decisão muito ponderada e uma decisão bastante complexa. Sublinhou que tem com a camarada Elvira Tristão “uma relação de amizade e uma relação política com mais de 25 anos”. Afirmou, ainda, que “temos um longo percurso e um longo caminho comum, feito de muitas batalhas políticas travadas lado a lado”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apela ao voto no candidato da Lezíria do Tejo
Cestaria em Junco de Coruche é finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular
O Município de Coruche é finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular, com a sua Cestaria em Junco, na categoria Artesanato. O Município conta com o seu apoio nesta votação! Vote na Cestaria em Junco, ligando o 760 207 751 (valor da chamada: 0,60€+IVA). Apoie o candidato da Lezíria do Tejo. Esta é mais uma iniciativa das "7 Maravilhas", que desde 2007 promovem a Identidade Nacional e o melhor de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a “Operação Obrigado”
Centro Hospitalar de Leiria agradece apoio dado pela comunidade durante a pandemia
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de lançar a “Operação Obrigado” para agradecer à comunidade o apoio prestado à Instituição e a todos os seus profissionais durante a fase mais aguda do combate à pandemia da COVID-19. O agradecimento do CHL é dirigido a empresas, organizações e cidadãos que, das mais diversas formas, fizeram chegar o seu apoio, e estará presente nos jornais da região de Leiria, nos roll ups colocados nas entradas principais e nas consultas externas do Hospital de Santo André, do Hospital Distrital de Pombal e do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira e nas redes sociais com um vídeo protagonizado pelos profissionais do CHL, com a mensagem “COVID-19 | Operação Obrigado: O CHL agradece à comunidade”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feiras Virtuais Nersant
1ª Feira dos Equipamentos anti-Covid arranca com 28 expositores do Ribatejo
Com a realização deste certame digital, pretendeu a Nersant aproximar a oferta da procura, em materiais e equipamentos de proteção da pandemia do COVID-19. Ao desafio responderam 28 empresas: Parte superior do formulário Unique View, A. Faria da Silva, Amitrónica, Bindopor, Bratun, Descontel Consulting, Digital Vision, Dimedica, Ecoveg, Fernanda Galo, Flora Garden, Gravymedal, Iterp, Itimeaccess, Jotipox, Linextras, M3, Medisigma, Naxol, Next Step, Nobre Brindes, Primetool, Prodyalca, Rodalgés, Smf, Tagus Pharma, Trimnw e Trisca, Lda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimas podem chegar aos 5 mil euros
GNR vai controlar ajuntamentos e consumo
de bebidas alcoólicas em espaços públicos
A Guarda Nacional Republica alerta os cidadãos para o novo regime contraordenacional associado à declaração das situações de calamidade, contingência e alerta, a vigorar desde as 00h00 de hoje, 1 de julho, até às 23h59 do próximo dia 14 de julho. Com a declaração de três tipos de situação diferentes em Portugal Continental, no âmbito da pandemia COVID-19, diferentes normas se aplicam, em razão da localização geográfica. Assim, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa, que se encontra em situação de contingência e dispõe ainda de 19 freguesias em situação de calamidade, todo o restante território nacional continental se encontra em situação de alerta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente vai estar presente em Santa Margarida da Coutada
Altice Portugal assinala instalação de fibra ótica em 100% do concelho de Constância
O presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, vai estar em Santa Margarida da Coutada, esta quinta-feira, dia 2 de julho, às 18h00, junto ao Parque Ambiental de Santa Margarida, para assinalar o investimento feito em fibra ótica na freguesia. Esta era a única freguesia no concelho de Constância que não estava ainda dotada com esta infraestrutura, que permite acesso a serviços e tecnologia do futuro, nomeadamente à rede comercial 5G.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bispo da diocese de Leiria-Fátima
Cardeal D. António Marto convida à inscrição
em Educação Moral e Religiosa Católica
O Cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima acaba de publicar uma mensagem a convidar os encarregados de educação a matricularem as crianças e jovens na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). “A situação atual de pandemia veio reforçar a necessidade de que a educação na escola abranja todas as dimensões do ser humano”, contextualiza o prelado para, logo a seguir, constatar que “é preciso ser saudável não só do ponto de vista físico, mas também espiritual, moral e cultural”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação.
LeiriaShopping garante cumprimento dos mais elevados padrões de higiene e certificação SGS
Para garantir a segurança e bem-estar dos seus visitantes, lojistas, fornecedores e colaboradores, o LeiriaShopping, centro gerido pela Sonae Sierra, decidiu dar um passo em frente, verificando e certificando os atuais procedimentos de limpeza e higienização, através de uma parceria com a SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Depois de inspecionado, o LeiriaShopping recebeu a certificação de monitorização de higiene e avaliação de desinfeção da SGS, que confirma a rigorosa aplicação de protocolos e regulamentos e, desse modo, reforça o compromisso da Sonae Sierra com a segurança e prevenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção do Ambiente
GNR recupera bufo real e peneiro vulgar
nas localidades de Caldas da Rainha e Pataias
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Caldas da Rainha, recuperou, dia 29 de junho, um exemplar da espécie bufo real e um exemplar da espécie peneiro vulgar, na localidade de Caldas da Rainha e Pataias. Após o alerta de populares, os militares da Guarda recolheram o bufo real, Bubo bubo, que se encontrava no interior de um armazém e o peneiro vulgar, Falco tinniculus, foi entregue no Posto Territorial de Pataias. Ambas as aves estavam debilitadas fisicamente. As aves foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens, em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia das Rocas
Ecobola Nivea está de regresso este verão
a Castanheira de Pera
A EcoBola Nívea chega este ano, pela primeira vez, à Oeiras Marina e ao Pingo Doce da Póvoa do Varzim. A Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, mantém também o mítico ponto de encontro. As EcoBolas Nívea são uma versão ecológica deste símbolo icónico do Verão, produzidas com materiais reciclados e recicláveis. A partir de dia 01 de Julho, quem passear pela Oeiras Marina ou for ao Pingo Doce da Póvoa do Varzim já pode conhecer a EcoBola Nívea! A 18 de Julho, reabre a Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, contando pelo segundo ano consecutivo com a presença da EcoBola Nívea.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto vai ligar Alcobaça e Nazaré por ciclovia ou autocarro elétrico
Mobilidade Suave do Rio Alcoa pedonaliza primeiro rio em Portugal da nascente até à foz
“Este é seguramente um dos mais ambiciosos projetos de dinamização e valorização territorial entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré. A ligação entre ambos é histórica e essencial para se compreender a identidade de todo este território. Num lógica de potenciação das mais-valias de cada um, faz todo o sentido que esta ligação seja consumada, materializando uma visão de futuro sustentável e de união entre os povos”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, durante a apresentação do projeto de Mobilidade Suave do Rio Alcoa que se realizou no dia 30 de junho, no Your Hotel & Spa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com seis ações de sensibilização em diversas freguesias do concelho de Caldas da Rainha
Fruticultores preparam a apanha da fruta com rigorosas medidas sanitárias anti-COVID-19
Com vista a informar e esclarecer fruticultores, madeireiros e outros empresários ligados ao sector primário para as boas práticas de segurança sanitária em contexto de Covid-19, a Proteção Civil Municipal das Caldas da Rainha, Autoridade de Saúde local e Juntas de Freguesia vão realizar seis ações de sensibilização em diversas freguesias do concelho. Além de outras atividades agrícolas e florestais que já decorrem, faltam poucas semanas para o arranque da campanha da apanha de fruta no concelho e, este ano, são muitos os desafios que se colocam a empresários e trabalhadores na forma de organizar os trabalhos e a logística da operação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ao SARS-COV-2 (COVID-19)
Município da Batalha regista mais de 2000 inscrições para realização de testes serológicos
A Câmara Municipal da Batalha vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, a primeira fase de disponibilização de testes serológicos ao SARS-COV-2 à população em geral e junto dos setores mais sensíveis da construção, transportes internacionais, restauração e hotelaria. Na presente data e em apenas uma semana já foram registados mais de mil pedidos individuais, dos quais 408 considerados como pessoas de risco no âmbito da COVID-19 e ainda 20 indivíduos que viajaram recentemente do estrageiro, ambas situações consideradas prioritárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Praia do Pedrógão hasteia bandeiras Azul, Qualidade Ouro, Praia Acessível e ColorAdd
As bandeiras Azul, Praia Qualidade Ouro, Praia Acessível, ColorAdd e a bandeira do Município de Leiria, foram hasteadas esta segunda-feira, ao final da tarde, na praia do Pedrógão, numa cerimónia simbólica que contou com a presença do presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, vereadores, presidentes das freguesias e representantes de diversas entidades civis e forças de segurança. As bandeiras foram hasteadas nas praias Centro e Sul, tendo a Praia Sul recebido, este ano e pela primeira vez, o galardão da Bandeira Azul, após uma candidatura apresentada pelo Município de Leiria, juntando-se à praia de Pedrógão Centro que tem consecutivamente conquistado este galardão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca e ex-deputado defende uma nova agenda mobilizadora para Pombal
Pedro Pimpão vence eleições para a Concelhia do PSD de Pombal
As listas encabeçadas por Pedro Pimpão à Comissão Política de Secção e José Gomes Fernandes à Mesa da Assembleia de Secção foram eleitas para os órgãos concelhios do PSD/Pombal no biénio 2020/2022, no acto eleitoral que se realizou no sábado, dia 27 de Junho de 2020. Com uma taxa de afluência significativa, neste contexto de desconfinamento em que vivemos e com lista única, participaram cerca de 70% dos militantes activos com quotas pagas, registando 109 votos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O CEPAE e o Museu Nacional da Floresta
Adélio Amaro
Estatuária, Memória e Democracia
Leonor Carvalho
As grandes epidemias da História
Joaquim Vitorino
Dever de informar
Carlos Bonifácio
A Pandemia… dos ignorados
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o