Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o principal responsável pelos incêndios?
A Proteção Civil
O Governo
As alterações climáticas
A falta de limpeza das matas
A excessiva plantação de eucaliptos
Os incendiários
Outro
Edição Nº 89 Director: Mário Lopes Sábado, 19 de Agosto de 2017
Dia 1 de Abril
10ª Travessia de Balão de Ar Quente chega hoje a Alcobaça e Batalha
Coimbra é palco, na manhã do primeiro dia de Abril, do primeiro Voo Competição da 10ª Travessia de Balão de Ar Quente com largada da Praça da Canção. A meio da manhã, a Caravana da travessia estaciona frente ao Mosteiro de Alcobaça que receberá da parte da tarde novo Voo Competição que partirá do Mosteiro da Batalha. A noite fica reservada a voos nocturnos e a um espectáculo musical frente ao Mosteiro de Alcobaça. No dia seguinte, os balões partem de manhã cedo de Alcobaça com destino a Santarém, onde, à tarde terá lugar novo Voo Competição com largada do Centro Nacional de Exposições. No dia 3 de Abril, pela manhã, arrancará novo Voo com partida no mesmo centro de Exposições de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Dia 2 de Abril
Jaime Gama preside a cerimónia evocativa do Bicentenário das “Linhas de Torres”
O presidente da Assembleia da República preside, no dia 2 de Abril, em Torres Vedras, a uma cerimónia evocativa do Bicentenário das “Linhas de Torres”. Estarão também presentes o Chefe do Estado-Maior do Exército, general José Luís Pinto Ramalho, o presidente da Comissão de Defesa Nacional, Miranda Calha e o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel. Na ocasião será lançado do Livro “Roteiro das Linhas de Torres Vedras” da autoria da Professora Noémia Santos, no Museu Municipal de Leonel Trindade (Convento da Graça), apresentado por Carlos Guardado da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Procissão com Relíquia do Santíssimo Milagre junta centenas fiéis nas ruas do centro histórico
A Grande Festa das celebrações do Santíssimo Milagre, organizada pela Real Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém, encheu as ruas da Cidade no dia 31 de Março, com várias centenas de pessoas a juntarem-se à comemoração dos 761 anos do milagre e os 11 anos da elevação da Igreja a Santuário. A Grande Festa, que se prolonga até 26 de Dezembro, teve o seu ponto alto neste dia, começando logo pela manhã com a veneração da Sagrada Relíquia, às 11 horas. A tarde seguiu com a Missa Solene presidida pelo senhor Bispo de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Interpretada pela Orquestra Filarmonia de Gaia
Requiem de Mozart evoca em Peniche naufrágio do navio San Pedro de Alcantara
No âmbito do projecto “Peniche: encontro entre dois continentes”, organizado em parceria pela Câmara Municipal de Peniche e Embaixada do Perú, que contempla a realização durante o presente ano de um programa de eventos evocativos do naufrágio do navio San Pedro de Alcantara (1786), terá lugar na Igreja de S. Pedro, em Peniche, no dia 5 de Abril, a partir das 21h45, a execução do Requiem KV 626 em Ré menor de W. A. Mozart. Esta peça de música sacra executada in memoriam de José Gabriel Tupac Amaru, intitulada "Requiem para um inca defunto", será interpretada pela Orquestra Filarmonia de Gaia, sob direcção do Maestro Mário Mateus. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Casa de turismo rural inaugurada na Cela Nova
A abertura da unidade de alojamento turístico "Quintal d'Olívia - A Estada Rural" terá lugar no dia 3 de Abril em Cela Nova, Alcobaça. Localizada no centro da vila, esta unidade evoca a memória dos seus antigos proprietários, em particular de Olívia Ascenção, avó do promotor, e visa contribuir para retratar os hábitos e costumes de uma família tradicional do campo, através de um acervo fotográfico significativo, bem como de outros elementos que contextualizam o visitante com a época e com as vivências locais. Esta unidade dispõe de 2 Suites + 1 quarto, WC privativa, ar condicionado, televisão, telefone e internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Expotorres recebe primeira edição da Feira Caça, Pesca e Natureza do Oeste
O Parque Regional de Exposições (Expotorres), em Torres Vedras, acolherá a realização da I Feira Caça, Pesca e Natureza do Oeste, a decorrer entre 4 e 6 de Abril. Tendo noção da abundância de recursos cinegéticos, e sabendo da importância que as actividades de caça e pesca têm ao nível socio-económico e ambiental neste território, a Câmara Municipal de Torres Vedras organiza esta mostra, em colaboração com a Comissão Municipal de Cinegética; Promotorres, EEM; e a Federação das Zonas de Caça do Oeste - Oestecaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um concerto com a Filarmónica Senhor. dos Aflitos do Soutocico
Rádio Batalha comemora 19 anos
A Filarmónica Sr. dos Aflitos do Soutocico dá os parabéns à Emissora Regional Rádio Batalha, num concerto a realizar este domingo, dia 30 de Março, às 16h, nas Capelas Imperfeitas, no Mosteiro da Batalha. O espectáculo integra as comemorações do 19º aniversário da Rádio Batalha, com o apoio da Câmara Municipal da Batalha e Mosteiro de Santa Maria da Vitória. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
PS critica deputados do PSD por defesa
do TGV a oeste da Serra dos Candeeiros
A Federação Distrital do PS de Leiria, na sequência de informações contraditórias sobre o traçado definitivo do TGV na sua ligação Lisboa/Porto, reitera a sua posição de sempre na “defesa intransigente do traçado que consagra uma estação do comboio de alta velocidade em Leiria, mais concretamente na freguesia da Barosa. O secretariado da Federação Distrital do PS entende que esta estação de TGV em Leiria é crucial para manter e amplificar o curso de desenvolvimento económico e o progresso da região e do País.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a bailarina Elsa Sham's
SAMP organiza Festa de Berço subordinada
ao tema “Sons e histórias do Oriente”
A Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) organiza, no dia 30 de Março (domingo) às 10h30, no Auditório SAMP, a Festa de Berço deste período... Uma subordinada ao tema “Sons e histórias do Oriente”. Trata-se de um espectáculo de música, dança e teatro para crianças dos 0 aos 5 anos. A organização promete uma experiência singular, tendo como convidada especial a bailarina Elsa Sham's. A SAMP organiza ainda no dia 29 das 17h às 19h, com entrada livre, um workshop de Danças do Oriente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com interpretação de Paulo Lameiro, Inesa Markava, João dos Santos e Nuno Gonçalves
SAMP homenageia Olivier Messiaen e Ruy Belo interpretando “O Abismo dos Pássaros”
A Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) organiza, no dia 27 de Março às 21 horas, na Sé Catedral de Leiria, mais uma sessão da Catedral de Sons, um espectáculo único de luz, poesia e cor, aliadas à envolvência da música imponente do Grande Órgão num dos mais bonitos espaços da cidade. Serão interpretes Paulo Lameiro, Inesa Markava, João dos Santos e Nuno Gonçalves, num evento mágico que promete não deixar ninguém indiferente. “O Abismo dos Pássaros” é uma homenagem a Olivier Messiaen e a Ruy Belo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Camilo Korrodi
Câmara Municipal da Nazaré inicia processo
de classificação da central rodoviária
A Câmara Municipal da Nazaré vai desenvolver as formalidades necessárias para proceder à classificação do edifício da central rodoviária como imóvel de interesse público municipal. Em causa está a valorização de uma construção tida como um exemplo da arquitectura do Modernismo Português, da autoria de Camilo Korrodi, referenciado num estudo da Ordem dos Arquitectos como «um dos edifícios de valor arquitectónico «puro» que demonstra o que «de melhor se fez no século XX em Portugal».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 31 de Março
Câmara da Marinha Grande inaugura Escola
e Cantina das Trutas
A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugura, no dia 31 de Março, às 11 horas, a Escola EB 1 e Cantina Escolar das Trutas, situadas na Rua 42, no lugar das Trutas, freguesia de Marinha Grande. Está prevista a realização de actividades para as crianças da escola, com o objectivo de tornar aquele dia num dia de festa. A inauguração está a ser preparada pela Câmara Municipal, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Nery Capucho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cônsul de Portugal em Bordéus salvou milhares
de judeus durante a II Guerra Mundial
Estátua do diplomata Aristides de Sousa Mendes inaugurada em Santarém
Câmara de Santarém, na sequência da política de requalificação que está a levar a cabo, com vista a dignificar os principais eixos estruturantes da cidade, vai homenagear Aristides de Sousa Mendes com a colocação de uma estátua, na rotunda junto ao Complexo Aquático Municipal, no dia 3 de Abril, às 12h, da autoria de Margarida Santos. Aaron Ram, embaixador de Israel em Portugal, Edna Ram, embaixatriz, Maria de Jesus Barroso, presidente da Fundação Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos, José Oulman Carp, Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa e Álvaro de Sousa Mendes, neto do homenageado, já confirmaram a sua presença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Santarém
Comemorações do 25 de Abril de 1974 arrancam com evocação a Salgueiro Maia
As comemorações do 25 de Abril arrancam no dia 3 de Abril, data da morte do Capitão de Abril, Salgueiro Maia, numa organização da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril com o apoio da Câmara de Santarém. Neste dia, às 10 horas, tem lugar uma evocação a Salgueiro Maia, junto ao monumento do Jardim dos Cravos, em Santarém. A cerimónia conta com a presença do presidente da Câmara de Santarém, Moita Flores, da viúva de Salgueiro Maia, Natércia Maia e de um representante da Câmara de Castelo de Vide, entre muitos outros. A festa prossegue no dia 4 de Abril com o “Café Abril Concerto”, às 21 horas, no Forum Mário Viegas, em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Março a 6 de Abril
Ciclo de Música Coral “Calçada Romana”
alarga-se a Porto de Mós, Leiria e Alcobaça
A Associação Coral Calçada Romana e a Delegação de Leiria do INATEL promovem, de 29 de Março a 6 de Abril, o Ciclo de Música Coral “Calçada Romana – Via de Cultura – Coros XIV (Sons Entre Mar e Serra)”. Esta 14ª edição assinala o “crescimento” de 3 para 5 dias de concertos que, para além de Serro Ventoso e Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós, visitam ainda os concelhos de Leiria (Barreira e Azóia) e de Alcobaça (Cós). No final do Concerto de Encerramento, no dia 6 de Abril, em Alqueidão da Serra, será conhecido o vencedor do Prémio de Harmonização Coral José Ribeiro de Sousa que contou com participações de Portugal, Brasil e Itália.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 3 de Abril no Arquivo Distrital de Leiria
Café das Quintas convida Moita Flores
e José Charters Monteiro
O escritor, investigador e autarca Moita Flores e o arquitecto José Charters Monteiro são os convidados do Café das Quintas, dinamizado por Carlos André, no dia 3 de Abril às 18h, no Arquivo Distrital de Leiria. Moita Flores, natural do Alentejo, tem-se destacado como escritor e criminologista. O actual presidente da Câmara de Santarém lançou em 2007 o romance “A Fúria das Vinhas” e é considerado um dos melhores argumentistas de ficção portuguesa. José Charters Monteiro, natural de Porto de Mós, é arquitecto e director da revista “Arquitectura e Vida”. Tem uma larga carreira como professor catedrático em várias universidades europeias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com reflorestação de uma área ardida em 2007
SOS Floresta: Câmara da Marinha Grande dinamiza actividades de sensibilização ambiental
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai realizar a campanha “SOS Floresta - Vamos Manter a Floresta Viva”, no dia 1 de Abril, das 9h30 às 11h, num talhão da Mata Nacional, junto ao Parque de Merendas da Portela, freguesia de Marinha Grande. A iniciativa integra-se no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta e destina-se a alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Concelho. Realiza-se na próxima semana, em virtude de decorrem as férias lectivas da Páscoa. No âmbito do “SOS Floresta” irá ser reflorestada uma área ardida em 2007, da Mata Nacional, situada junto ao Parque de Merendas da Portela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclo de caminhadas “Percorrer Montejunto(s)”
Percurso “Rota dos Moinhos” dia 29 de Março na Serra de Montejunto
Enquadrado no ciclo de caminhadas “Percorrer Montejunto(s)”, a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, através do Centro de Interpretação Ambiental, irá realizar na tarde do dia 29 de Março (sábado), o percurso “Rota dos Moinhos”, estando a decorrer as inscrições. O mencionado percurso está agendado para as 13h30 do referido sábado, tem uma distância a percorrer de 10 Km, sendo que o local de encontro será junto à igreja matriz de Vilar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido ao aumento de pequenos delitos e afluência de turistas
Câmara Municipal da Nazaré quer aumento
de efectivos da PSP e GNR
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, no dia 24 de Março, por unanimidade, uma proposta a enviar ao Ministério da Administração Interna, solicitando o aumento do número de efectivos da PSP e GNR, no concelho. O presidente da autarquia, Jorge Barroso, elogiou o trabalho desenvolvido pelas duas forças de segurança no combate à criminalidade, mas considera que as recentes situações de pequeno delito registadas demonstram a necessidade de reforçar o quadro de pessoal, de modo a garantir a segurança de pessoas e bens numa região de forte atracção turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Sócrates lança concurso para concessão
de cinco estradas do Litoral Oeste
O primeiro-ministro, José Socrátes, lançou no dia 24 de Março, em Leiria, o concurso público para a concessão de estradas no Litoral Oeste, que contempla a construção de cinco vias nos distritos de Leiria e Santarém: um troço do IC2 entre Porto de Mós (S. Jorge) e Leiria, o IC9, o IC36, a Variante de Alcobaça e a Variante da Nazaré. No total, serão 85 km de novas estradas a construir até 2011, representando um investimento será de 260 milhões de euros, que deverá contribuir para o aumento da coesão territorial e para a redução da sinistralidade rodoviária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de ter afirmado que o traçado iria ser revisto
Mário Lino promete linha do TGV a oeste
da Serra dos Candeeiros
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirmou, no dia 24 de Março, em Leiria, que a estação do TGV em Leiria é uma decisão que já está tomada há muito tempo e recordou que as estações no traçado do TGV foram definidas num diploma do Governo anterior. Apesar de ter afirmado, no dia 4 de Março, que o traçado iria ser revisto devido ao facto do novo aeroporto já não ficar localizado na Ota, Mário Lino vem agora dar o dito por não dito e afirmar que a linha de alta velocidade irá passar a oeste da Serra dos Candeeiros, dado ser o único traçado que permitirá uma estação em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 a 30 de Abril
I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho inspirado em obra de Almeida Garrett
O Cartaxo vai receber o I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho, nos dias 28, 29 e 30 de Abril, integrado na 20.ª Festa do Vinho. Inspirado na obra “Viagens na Minha Terra”, na qual Almeida Garrett reproduz quadros deliciosos da paisagem ribatejana e descreve episódios e costumes que caracterizam a vivência de locais como o Cartaxo, este congresso propõe uma viagem pelo conhecimento de novos horizontes sociais, históricos, culturais e arquitectónicos. O evento decorrerá no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, que receberá representantes dos museus portugueses e a Associação de Museus do Vinho de Espanha, que conta com 33 museus associados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorando o Dia Mundial do Teatro
Revista “Óh Zé, não faças banzé!” atinge 2000 espectadores e realiza últimos espectáculos
Assinalando o Dia Mundial do Teatro (27 de Março) e em vias de atingir os dois mil espectadores, a revista “Óh Zé, não faças banzé!” realizará as suas últimas sessões no dia 28 de Março às 21h30 e 30 de Março às 15 horas sempre no Cine Auditório no Cadaval devendo o público reservar os bilhetes com antecedência para o telemóvel 912153971. Após ser visto e aplaudido ao longo de 12 sessões, a revista do Grupo Gente Gira, do Cadaval tem merecido os maiores elogios por parte de todos os espectadores: textos e músicas inspirados, espectaculares cenários, luxuoso guarda-roupa, excelentes coreografias e uma grande cumplicidade com o público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Funeral de António Madeira é amanhã
Morreu o presidente do Universo Isla
A direcção do Universo Isla comunica, com grande tristeza e pesar, o falecimento do presidente do Conselho de Administração da UNISLA, Dr. António Manuel Soares Madeira, vítima de doença prolongada. O seu corpo encontra-se em câmara ardente na Capela junto às Portas do Sol em Santarém e a cerimónia fúnebre realizar-se-á amanhã, dia 26 de Março, na Igreja de Alcanhões, pelas 10:30 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após reunião com professores caldenses
PS das Caldas pede política de maior diálogo com os profissionais da educação
A convite da concelhia do PS das Caldas da Rainha, Odete João, deputada por Leiria e membro da Comissão Parlamentar da Educação, reuniu no dia 17 de Março com professores militantes do PS e com alguns cidadãos politicamente independentes, também eles professores ou ligados à formação. A reunião serviu para analisar e reflectir sobre o actual estado da Educação em Portugal, nomeadamente o Estatuto da Carreira Docente, a Avaliação do Desempenho dos Docentes, a Formação dos Docentes e a organização escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do ex-Presidente Ramalho Eanes
Colóquio sobre Miguel Torga lança propostas juntando Património, Educação e Turismo
O general Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, foi o convidado de honra da Câmara da Batalha e do Instituto Superior das Novas Profissões (ISNP) no colóquio de reflexão sobre a temática do Património Cultural Português e sua ligação à Educação e ao Turismo realizado no dia 15 de Março, no Auditório Municipal da Batalha. A sessão ficou marcada pela leitura de oito propostas da autoria do professor José Cymbron, nomeadamente, a criação do Dia Miguel Torga, do Museu da PIDE, Museu dos Descobrimentos e Museu do Megalitismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de vários actores
Câmara Municipal de Óbidos homenageia encenador Carlos Avilez
Óbidos vai comemorar o Dia Mundial do Teatro com uma homenagem a Carlos Avilez. A cerimónia terá lugar dia 27 de Março, pelas 15 horas no Auditório Municipal Casa da Música. Na homenagem ao homem que um dia disse “O Teatro é a minha vida” vão estar os amigos e colegas Carmen Dolores, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Guida Maria, Manuel Cavaco, Marcantónio Del Carlo, Carlos Freixo, Irene Cruz, Helena Isabel, Fernanda Borsatti, entre muitos outros. No mesmo dia, por volta das 12 horas vai ser inaugurada, na Galeria novaOgiva, uma exposição sobre a obra do actor e encenador.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o lema “Se não podemos vencê-los... vamos comê-los”
Festival Gastronómico de Lagostim de Rio decorre no mês de Abril em Ferreira do Zêzere
O concelho de Ferreira do Zêzere vai ser o local escolhido para o I Festival Gastronómico de Lagostim de Rio em Portugal, a ter lugar em Abril de 2008 nos restaurantes aderentes deste concelho, às sextas*, sábados e domingos. Apesar do conceito de festival gastronómico não ser uma novidade, o segredo está no ingrediente utilizado o Lagostim de Rio "procambarus clarkii", que nunca teve honras de cartaz num evento deste género no nosso País. Este lagostim vermelho que é considerado uma "praga biológica" por biólogos e pescadores, é também uma iguaria de requinte em países como a França, Alemanha, EUA e China.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemoração das “7 Maravilhas de Portugal”
The Gift e Fernanda Fragateiro iluminaram
o Mosteiro de Alcobaça
Na sequência da eleição “7 Maravilhas de Portugal”, no qual o Mosteiro de Alcobaça foi um dos escolhidos, a EDP convidou 7 grupos musicais e 7 artistas plásticos para se associarem ao evento comemorando essa eleição com os seus trabalhos. O dia 7 de Março foi a data agendada para o Mosteiro de Alcobaça, cabendo a performance artística à artista plástica Fernanda Fragateiro e o concerto aos “The Gift”, uma vez mais de regresso a casa. A próxima celebração terá como convidado o mágico Luís de Matos, que volta a Alcobaça, no dia 6 de Julho, à noite, para a realização da “Maior Metamorfose de Todos os Tempos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da “VII Semana da Floresta”
Mais de mil alunos do Cadaval procuraram
o “sino de ouro”
A 7ª edição da “Semana da Floresta”, iniciativa que este ano decorreu na Serra de Todo-o-Mundo, terminou no dia 18 de Março. Cerca de 1200 alunos do concelho realizaram, ao longo de sete dias, um percurso temático dedicado à “lenda do sino de ouro”, e aprenderam um pouco mais sobre a importância da floresta, as energias renováveis e a popular lenda serrana, que prendeu, até ao fim, a atenção dos mais pequenos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalho em vidro de três gerações de mestres vidreiros
“Novas Mestrias:Colégio dos Mestres Vidreiros” patente ao público no Museu do Vidro
O Museu do Vidro, na Marinha Grande, tem patente ao público, até ao dia 31 de Agosto, a exposição “Novas Mestrias: Colégio dos Mestres Vidreiros”. Dedicado à vida e obra de três gerações de profissionais, cujos méritos permitiram a sua entrada no Colégio dos Mestres Vidreiros, esta mostra é uma homenagem a todos os artistas que deram o melhor de si a esta arte, que é a imagem da Marinha Grande. 11 mestres vidreiros - António Esteves, António Lopes “Pexino”, António Traquina, Franklin Laranjo, Joaquim Filipe Ferreira, Jorge Mateus, José António Duarte Carvalho “Zé do Ernesto”, José Dias dos Santos, José Manuel Roque de Jesus “Líbano”, Júlio Liberato dos Santos, Justino Magalhães apresentam cerca de 40 obras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Auto do Descimento da Cruz decorre
Sexta-feira Santa na Cerca do Castelo
O Auto do Descimento da Cruz é uma celebração ancestral, que consiste numa “teatralização religiosa” representando a retirada do Senhor da cruz. Esta cerimónia tem lugar na Sexta-feira Santa, pelas 18h, na Cerca do Castelo. Esta teatralização conta com cerca de 30 personagens, entre os quais se contam soldados romanos, amigos de Jesus, as Marias, São João e Nossa Senhora. Com origem na década de 1960, esta cerimónia é um dos pontos altos da Semana Santa de Óbidos, decorrendo num ambiente de grande emoção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Dia Mundial da Floresta
Câmara e juntas do concelho de Alcobaça propõem troca de papel velho por plantas novas
Trocar papel velho por plantas novas é a proposta que a Câmara Municipal de Alcobaça e as Juntas de Freguesias do Concelho lançam aos munícipes para comemorar o “O Dia Mundial da Árvore e da Floresta, 21 de Março”. Uma iniciativa que vem na sequência do projecto lançado em 2006 pelo Pelouro do Ambiente, que pretende abordar a questão da reciclagem de papel e sensibilizar os munícipes para a temática: “Por cada tonelada de papel reciclado poderemos evitar o abate de 15 árvores”. Através da colaboração das Juntas de Freguesias, a população está convidada a entregar uma pesagem de papel em troca de vasos com plantas. A troca é feita de acordo com a proporção referenciada na tabela (Confira aqui).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com inauguração de placa evocativa
Resistente antifascista José Gregório homenageado no centenário do seu nascimento
A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugurou uma placa evocativa do I Centenário do Nascimento de José Gregório, no dia 19 de Março, na Rotunda José Gregório, localizada na Avenida com o mesmo nome, na Marinha Grande. Nascido em 19 de Março de 1908, na Marinha Grande, José Gregório, operário vidreiro, revolucionário e resistente antifascista, marcou indelevelmente a História da Marinha Grande como um dos dirigentes da greve insurreccional de 18 de Janeiro de 1934.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Políticos de Leiria estão contra petição entregue por autarcas e habitantes de Alcobaça
Paulo Inácio defende “direito à interrogação” no caso do traçado do TGV
O presidente da Assembleia Municipal e quatro presidentes de juntas de freguesia do concelho de Alcobaça promoveram, no dia 18 de Março, no Cine-Teatro de Alcobaça, uma conferência de imprensa, para desdramatizar o nervosismo que parece ter-se apoderado de alguns responsáveis políticos do distrito de Leiria, depois da entrega na Assembleia da República de uma petição contestando o traçado da linha de alta velocidade a oeste da Serra dos Candeeiros. Neste cenário político altamente volátil surgem rumores de que Rio Maior poderá ser alternativa a Leiria para acolher a estação do TGV.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 1 e 2 de Abril
Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente passa por Alcobaça, Batalha e Santarém
Vontade de promover os Balões de Ar Quente em Portugal, dando continuidade ao sonho que começou em 1709, com Bartolomeu de Gusmão, conhecido como Padre Voador. Esta é a mensagem passada pelo Clube Português de Balonismo e a empresa REALIZAR, que organizam a 10.ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, um evento que se realiza desde 1997. Alcobaça, Batalha e Santarém estão entre os destinos de passagem desta travessia, única no mundo, uma vez que percorre o País de Norte a Sul, e reúne os melhores pilotos de Balonismo, que já deram provas do seu profissionalismo, com vitórias conquistadas ao longo das nove edições, com os seus balões de ar quente e rescue team.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Santarém
Romaria e Foral de Santarém marcam último dia das Festas de S. José
A chuva não demoveu os Romeiros de S. José de realizarem, na manhã de 19 de Março, a Romaria a cavalo, da Praça de Touros Celestino Graça até à Igreja de Santa Clara, onde decorreu a Missa do Dia do Município e a Benção aos Romeiros. À tarde, a Biblioteca Municipal de Santarém foi palco da apresentação do Foral de D. Manuel a Santarém, por Maria Helena Cruz Coelho, autora do estudo e edição da obra, apresentada pelo historiador Joaquim Veríssimo Serrão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de Março a 11 de Maio
Festas do Espírito Santo regressam a Alenquer
De 23 de Março a 11 de Maio, Alenquer volta a celebrar a festas em honra do Divino Espírito Santo, com as celebrações religiosas de encerramento a serem presididas por D. Tomaz da Silva Nunes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Serão vários os eventos semanais, num vasto programa religioso e cultural em cada Domingo, até ao fim de semana de 10 e 11 de Maio em que se celebra a Festa do Pentecostes - descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Depois de interrompidas no século XIX, por cerca de 150 anos, as Festas do Divino Espírito Santo em Alenquer voltaram por uma só vez em 1945, tendo renascido o ano passado ao que tudo indica para continuarem no futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Comissão Acompanhamento do Campo Militar de S. Jorge pede intervenção do IGESPAR
A Fundação Batalha de Aljubarrota foi recebida em audiência pelo governador civil de Leiria com vista à apresentação da recreação histórica da batalha medieval de 1385, a realizar nos dias 13 e 15 de Junho. Por outro lado, face à enorme área da batalha definida como zona “non aedificandi” que, a concretizar-se, envolveria um enorme território urbano da freguesia local, com prejuízos evidentes para a população residente, foi deliberado solicitar um parecer jurídico ao IGESPAR com vista a esclarecer se, em sede de plano de pormenor, é possível definir e garantir condições para dar resposta às preocupações da Câmara de Mós e da Junta de Freguesia da Calvaria de Cima, designadamente no que diz respeito a futuras construções e ampliações a executar na área definida como “non aedificandi”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para realizar quatro peças televisivas
Carlos Alberto Moniz filmou no Cadaval
para a RTP
A “Semana da Floresta”, que termina no dia 19 de Março, constituiu o mote para que uma equipa da RTP, liderada pelo conhecido músico e apresentador Carlos Alberto Moniz, se tivesse deslocado no dia 17 de Março, ao concelho do Cadaval, para realização de quatro reportagens televisivas. A VII edição da “Semana da Floresta” constituiu, com efeito, uma das mais mediáticas edições desta iniciativa, tendo envolvido (a exemplo de outros eventos camarários) uma boa cobertura, quer por parte dos órgãos de informação regional, quer de diversos órgãos de comunicação social nacionais, ao nível da rádio, imprensa e televisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em reunião de 17 de Março
Distrital de Leiria do PSD defende TGV com estação em Leiria sem espartilhar povoações
A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD alargada aos Presidentes de Secção do PSD do distrito de Leiria, reunida em 17 de Março, reafirma a sua posição de considerar que é da maior importância a construção da estação ferroviária de Leiria/TGV, necessariamente equacionando também o desenvolvimento e modernização da linha do Oeste. No entanto, o PSD considera também que o projecto nacional do transporte ferroviário de alta velocidade, a concretizar-se na ligação entre Lisboa e Porto, deverá desenvolver a região e não espartilhar povoações, como inicialmente se previa para os concelhos de Pombal e Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caminhada inaugural contou com mais de 150 participantes
“Caminho da Roliça” inaugurado a 15 de Março
Mais de 150 pessoas participaram no dia 15 de Março, na caminhada inaugural do percurso pedestre “O Caminho da Roliça”, actividade integrada nas Comemorações do Bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro. Coordenado pelo Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa, que também participou neste evento, o percurso tem uma extensão de aproximadamente 11 quilómetros, passando pelos pontos mais importantes da batalha entre os exércitos francês e luso-britânico, locais onde foram efectuados alguns apontamentos históricos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 22 de Março
XXI Festival Nacional de Folclore do Rancho Tá-Mar da Nazaré junta cinco grupos folclóricos
O XXI Festival Nacional de Folclore do Rancho Tá-Mar da Nazaré realiza-se no dia 22 de Março (sábado), pelas 15 horas. Este ano, participam no evento o Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pividém (Guimarães), o Rancho das Cantarinhas de Buarcos (Figueira da Foz), o Rancho Folclórico de Penacova, o Rancho dos Campinos da Azinhaga (Ribatejo) e o anfitrião, o Rancho Folclórico Tá-Mar da Nazaré. O programa do Festival inclui desfile dos grupos participantes pelas ruas da vila, seguida de exibição no palco junto à Praça Sousa Oliveira. O Festival de Folclore do Rancho Tá-Mar da Nazaré conta com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 12 de Março
Governo permuta terreno para permitir expansão da Zona Industrial da Marinha Grande
O Conselho de Ministros aprovou, no dia 12 de Março, a autorização da permuta de uma parcela de terreno do Estado, na Mata Nacional do Casal da Lebre, por duas parcelas de terreno do Município da Marinha Grande. A resolução autoriza a permuta de uma parcela com a área de cerca de 54 hectares por duas parcelas propriedade da Câmara Municipal da Marinha Grande, constituídas pelo prédio rústico denominado Pinhal do Concelho / Pinhal do Casal da Boa Esperança, com a área de 534800m2, na freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria, e pelo prédio rústico no Pinhal da Paliota, freguesia de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, com a área de 72 900m2, localizado em área contígua à Mata Nacional do Pedrógão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cine-Teatro de Alcobaça
Maria João Quarteto apresentou álbum
com cancioneiro popular brasileiro
O Maria João Quarteto apresentou, no dia 1 de Março, no Cine-Teatro de Alcobaça, o seu novo disco intitulado “João”, que reúne 14 canções do cancioneiro popular brasileiro. A mais aclamada cantora de jazz portuguesa esteve igual a si própria em palco, contagiando o público que encheu a plateia com alegria, bom humor, pedagogia q.b. e a melhor música de além-mar, de Ary Barroso a Caetano Veloso, de Carlinhos Brown a Chico Buarque. O contrabaixista Damian Cabaud, o baterista Vicky e o guitarrista André Fernandes fizeram desta noite uma festa aclamada pelo público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edição da Fundação Batalha de Aljubarrota
Saul António Gomes desvenda em livro segredos da Batalha Real
Saul António Gomes, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresentou, no dia 15 de Março, na Sala de Sessões do Município da Batalha, o livro “A Batalha Real - 14 de Agosto de 1385”. Editado pela Fundação Batalha de Aljubarrota, este livro com uma edição de apenas 250 exemplares, aborda, com o rigor e credibilidade a que o autor já nos habituou, o processo que levou à mutação onomástica da Batalha Real em Batalha de Aljubarrota, designação que se consolidou a partir do século XVI. A apresentação da obra “Batalha Real - 14 de Agosto de 1385” coube a Mário Barroca, director científico das edições da Fundação Batalha de Aljubarrota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça
Curso de Educação e Formação de Adultos cria site com os “Serviços Úteis do Concelho”
Os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos – B3 (9º ano) da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça apresentam, durante a Escola Aberta (dias 12,13 e 14 de Março), a sua Primeira Questão Geradora. No âmbito desta questão, vão dar a conhecer um site com os “Serviços Úteis do Concelho”. O objectivo do projecto é disponibilizar informação e facilitar a procura ao cidadão comum, proporcionando-lhe um melhor conhecimento da Nossa Terra. Poderão ter acesso a essa informação, visitando o site http//servicosalcobaca.com.sapo.pt , disponível a partir do dia 12 de Março de 2008.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um Dodge de 1915
Recorde do Quilómetro Lançado de Valada batido 102 anos depois
O recorde do Quilómetro Lançado de Valada, que pertencia a José de Aguiar, que em 1906 conseguiu percorrer os mil metros no tempo de 43,3 segundos, foi finalmente batido na 3.ª edição desta prova. A proeza coube a Filipe Vasconcelos, com um Dodge de 1915, que conseguiu o tempo de 41,701s, na característica recta que liga a Ponte do Reguengo à freguesia ribeirinha de Valada. Este concorrente já havia vencido em 2007, com o mesmo veículo e com o tempo de 43,333 segundos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em jantar de militantes
PCP anuncia desbloqueio do alargamento da zona industrial da Marinha Grande
O PCP anunciou durante o jantar de aniversário realizado no dia 15 de Março na Marinha Grande, que o alargamento da zona industrial da Marinha Grande já foi decidido e desbloqueado pelo Governo, após os esforços bem sucedidos do grupo parlamentar do Partido Comunista na Assembleia da República. O PCP considera que este é um passo com uma década de atraso, que estava a atrofiar e impedir o crescimento e implantação de novas indústrias esperando agora um forte impulso na economia local com a criação de postos de trabalho e aumento de produtividade em vários sectores como os moldes, plásticos, mobiliário, alimentar e construção. Desta forma, o PCP lembra que dá cumprimento a uma das promessas eleitorais que o levou de volta à presidência da autarquia marinhense após 12 anos na oposição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festas de S. José em Santarém
Clã levam cinco mil pessoas a Santarém
Cerca de 5 mil pessoas vibraram na noite de 15 de Março, em Santarém, ao ritmo dos Clã, que subiram ao palco cerca das 22 horas para aquecer uma noite fria, mas com muito calor humano presente nas Festas de S. José, já que 20 mil visitantes preenchiam o recinto das Festas. "H2omem","Problema de Expressão", "Sopro do Coração", "Dançar na corda bamba", temas imortalizados pela banda, assim como "Tira a teima" e "Sexto andar" singles retirados do novo álbum "Cintura", foram alguns dos temas com que os Clã brindaram a assistência scalabitana, que mostrou saber na ponta da língua as letras das canções da banda do Norte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural organiza ciclo de conferências
No âmbito das comemorações do 10º aniversário da Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural, está a ser organizado um ciclo de conferências, a decorrer no Auditório Municipal de Torres Vedras, estando agendadas para o dia 25 de Março "História Conceptual de los Dinosaurios", com o Prof. Dr. José Luiz Sanz (Catedrático de Paleontologia da Universidade Autonoma de Madrid; Comissão Científica da ALT-SHN) pelas 18 h e "Los Dinosaurios de la Peninsula Ibérica, pelo Prof. Dr. Francisco Ortega (Grupo de Biologia. Dep. de Física Matemática Y Fluidos, UNED, Madrid; Presidente da Comissão Científica e Investigador do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da ALT-SHN) pelas 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cantora de Pataias foi finalista do "Cantigas na Rua"
Canção “Foolish Game” de Joana Rico atinge 180 mil downloads
A música “Foolish Game” da cantora Joana Rico atingiu os 180 mil downloads, em apenas dois meses. Joana Rico é natural de Lisboa, mas vive actualmente na Praia da Paredes, Pataias, Alcobaça, conta com 148 mil visitas apenas num dos sites de música onde colocou a sua canção: www.imeem.com . A cantora iniciou a sua carreira aos cinco anos por brincadeira e desde aí tem cantado em bares, espectáculos e programas televisivos, tendo sido finalista do programa “Cantigas da Rua”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resposta ao deputado Feliciano Barreiras Duarte
Ministério da Agricultura aguarda resposta
da autarquia sobre Museu Nacional do Vinho
O ministro da Agricultura respondeu ao requerimento do deputado Feliciano Barreiras Duarte, entregue no dia 11 de Janeiro, informando que foi admitida a possibilidade do IVV efectuar uma cedência a curto prazo das instalações à Câmara Municipal de Alcobaça, esperando que a Câmara proceda à requisição dos dois funcionários na Situação de Mobilidade Especial, com vista a assegurar a abertura do Museu. Ficou também acordado que o município iria estudar o assunto relativo ao pessoal e equacionar um modelo para a cedência (1ª fase), ficando o IVV de preparar uma minuta de contrato de cedência e enviar informação relativa às áreas dos espaços que constituem o Museu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Defendendo a preservação do Paul e Charneca de Ota
Alambi contra transformação dos terrenos
da Ota em zona industrial
A Alambi considera preocupantes as notícias que dão conta do interesse da Câmara Municipal de Alenquer na instalação de um parque empresarial nos terrenos da região de Ota para onde estava prevista a construção do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa. A autarquia pretende que o Governo, no âmbito das compensações pela não construção do aeroporto no local, levante os condicionalismos existentes que derivam da classificação RAN e REN, e possibilite a necessária alteração do uso dos solos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Celebrações pascais decorrem de 8 a 23 de Março
Moscow Piano Quartet e Luís Peças actuam
na Semana Santa de São Martinho do Porto
De 8 a 23 de Março, a vila de S. Martinho do Porto evoca a Paixão e a morte de Cristo, que constituem importantes manifestações religiosas. Um programa marcado pelos cerimoniais da quadra quaresmal e enriquecido por manifestações culturais. Destacam-se a Procissão dos Passos do Senhor e o Descimento da Cruz, seguido de Procissão do Enterro e os Concertos Corais na Igreja Matriz. Este ano, o programa apresenta uma musicalidade diferente, ao receber um concerto com o Moscow Piano Quartet, que actuará, no dia 15, pelas 21h30, na Igreja Matriz, e no dia 16, pelas 18h, os visitantes podem ainda assistir à actuação de Luís Peças, cantor lírico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da Virus - 1.ª Mostra de BD, Animação e Ilustração em Leiria
Artista Nelson Dias homenageado em Leiria
A Livraria Arquivo e a Associação Eco organizam, no dia 16 de Março às 16 horas, uma homenagem a Nelson Dias com apresentação do Livro Wanya, Escala em Orongo, na Praça Rodrigues Lobo, Leiria. Apresentado por duas gerações de autores, críticos e estudiosos, o clássico de banda desenhada Wanya, Escala em Orongo, é agora recordado no âmbito da merecida homenagem ao seu autor e mentor dos desenhos, o artista plástico Nelson Dias. Estarão presentes Rui Zink, Geraldes Lino, José de Matos-Cruz, Guilherme Valente (Gradiva), Maria João Franco (artista plástica e viúva de Nelson Dias) e Augusto Mota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, dia 13 de Abril
Tragédia e religiosidade motiva colóquio
e exposição no Centro Cultural da Nazaré
"A Tragédia e a Religiosidade na Vida da Nazaré" é o tema da exposição que estará patente no Centro Cultural da Nazaré, de 16 de Março a 13 de Abril, numa organização do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré. A mostra, de cariz etnográfico, pretende evidenciar a importância que aspectos como os naufrágios, o luto e a fé tiveram sobre a identidade cultural da Nazaré. A mesma temática será alvo de um colóquio a realizar no dia 16 de Março, pelas 16 horas, no Centro Cultural da Nazaré, que contará com a presença de Saul António Gomes, Pedro Penteado, José Maria Trindade, José Travaço dos Santos e Padre José Luís.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 17 de Março
Plataforma Sindical dos Professores recebida
na Presidência da República
A Plataforma Sindical dos Professores será recebida no dia 17 de Março, pelas 15 horas, na Presidência da República. A audiência terá lugar em Belém, sendo a delegação da Plataforma Sindical dos Professores recebida pela Dr.ª Susana Toscano, responsável pelo sector da Educação na Presidência da República. A Plataforma Sindical pretende, nesta reunião que solicitou, apresentar as suas preocupações face à situação de grande instabilidade que se vive na Educação, decorrente das políticas educativas em curso, sendo, também, oportunidade para apresentar a posição que, no dia 8 de Março, os professores presentes na Marcha da Indignação aprovaram.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso para a criação de um logótipo
Hospital Particular de Fátima assina protocolo de colaboração com o IADE
O Hospital Particular de Fátima assinou um protocolo de colaboração com o IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, com vista ao lançamento de um concurso para a criação de um logótipo do futuro Hospital, numa cerimónia que decorreu em Fátima. Este concurso, dirigido aos alunos do último ano do IADE, pretende que seja criado um "símbolo" que mostre a marca de qualidade que se ambiciona para este Hospital. A selecção do melhor logótipo está prevista para o final do mês de Maio e a cerimónia de entrega do prémio no próximo mês de Junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com programa cultural e religioso
Semana Santa de Óbidos regressa
de 14 a 23 de Março
Óbidos continua a ser palco de celebrações de acontecimentos de índole histórico-religiosa. Evocando a Paixão e a morte de Cristo, a Semana Santa, que este ano se realiza entre 14 e 23 de Março, atrai à Vila de Óbidos muitas pessoas, unidas pela devoção ou, simplesmente, por curiosidade cultural e turismo religioso. No Domingo de Ramos tem lugar a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, que percorre algumas ruas tortuosas, dentro e fora das muralhas de Óbidos, parando junto de pequenos evocativos aos Passos da Paixão, culminando na Igreja da Misericórdia, onde se costuma encontrar armado um Calvário, representando a Montanha de Palestina, nas proximidades de Jerusalém, onde Jesus sofreu a crucificação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 16 de Março
Quilómetro Lançado de Valada reúne veículos construídos antes de 1918
O Cartaxo vai voltar a receber o Quilómetro Lançado de Valada. A 3.ª edição desta prova está marcada para o dia 16 de Março, a partir das 15h, uma vez mais na Estrada Nacional 3-2, que liga a Ponte do Reguengo à freguesia ribeirinha de Valada. O Quilómetro Lançado de Valada é único evento no país a reunir veículos anteriores a 1918 e foi recuperado em 2006, precisamente para assinalar o centenário da primeira prova disputada em Portugal, em 1906, na Estrada Nacional 3-2, e que contou com a presença do Rei D. Carlos I e da Rainha D. Amélia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Faltam pediatras
Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras evita risco de encerramento imediato
O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Torres Vedras, José Mateus, no seguimento da entrevista dada, no dia 13 de Março, à Agência Lusa e à Antena 1, onde referiu que a Urgência Pediátrica se encontrava, mais uma vez, com falta de médicos, sob pena de não poder assegurar os serviços este fim de semana, informa que a situação já foi resolvida e que, um dos médicos fez saber que irá assegurar a Urgência Pediátrica e que, ao nível do Internamento o problema não se coloca. A situação não é definitiva, pelo que, o presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, António Branco, empenhado que está em encontrar uma solução para este caso, reunirá com José Mateus no início da próxima semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Socialistas criticam posição de deputados do PSD
Federação Distrital de Leiria do PS defende estação do TGV na Barosa
A Federação distrital do PS de Leiria, na sequência de informações contraditórias sobre o traçado definitivo do TGV na sua ligação Lisboa/Porto, reitera publicamente a sua posição de sempre que é “a defesa intransigente do traçado que consagra uma estação do comboio de alta velocidade em Leiria, mais concretamente, na freguesia da Barosa. O secretariado da Federação Distrital do PS entende que esta estação de TGV em Leiria é crucial para manter e amplificar o curso de desenvolvimento económico e o progresso desta região e do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sequência do incêndio ocorrido no dia 7 de Março
Câmara antecipa investimento planeado para beneficiação do Ateneu Artístico Cartaxense
A estratégia de desenvolvimento desportivo que a Câmara do Cartaxo passa pela concretização do Pavilhão Multiusos, infra-estrutura moderna e polivalente, com potencialidades para assegurar a prática desportiva regular de colectividades, clubes e escolas, e na beneficiação do pavilhão do Inatel e do Ateneu Artístico Cartaxense, dois equipamentos complementares da nova estrutura. Considerando o incêndio ocorrido no final da tarde do dia 7 de Março, que destruiu parcialmente a nave principal do Ateneu, com elevados prejuízos para a direcção, que vê assim comprometida a continuidade da prática desportiva e artística, a autarquia decidiu de imediato ajudar esta colectividade, antecipando o investimento previsto para a beneficiação da infra-estrutura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conhecer a história dos instrumentos
“Orfeão Fora de Portas” no Dia do Pai
“Orfeão Fora de Portas” é o projecto criativo e pedagógico do Orfeão de Leiria, dirigido a todas as crianças e aos seus familiares, cuja apresentação está marcada para o dia 19 de Março, Dia do Pai, no Teatro José Lúcio da Silva, pelas 15 horas. O “Orfeão Fora de Portas” é um espectáculo divertido que pretende dar a conhecer a história e o som de alguns dos instrumentos musicais, inserindo-se na sensibilização para a música que o Orfeão tem vindo a desenvolver. A apresentação ficará a cargo de Sérgio Ventura e Frederico Fernandes, professores e instrumentistas do Orfeão de Leiria, que irão explicar a evolução do fagote e do oboé, dois instrumentos de sopro cujas formas têm sido modificadas ao longo dos tempos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com presença dos melhores duatletas nacionais
Duatlo do Cadaval regista recorde de atletas
Como tem acontecido de ano para ano, o “XI Duatlo do Cadaval”, realizado a 9 de Março, voltou a bater o recorde de participantes, tendo suplantado os 300 atletas inscritos. Numa edição onde, uma vez mais, o Olímpico de Oeiras se sagrou Campeão Nacional de Clubes em masculinos e femininos, participaram os melhores atletas nacionais de duatlo e triatlo, entre eles, a campeã do mundo em triatlo, Vanessa Fernandes, que venceu individualmente a prova feminina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da AARA não concorda com apoios selectivos à agricultura
Pedro Calado: “Os políticos não devem fazer futurologia”
Paulo Portas, presidente do CDS-PP foi o convidado da Associação de Agricultores da Região de Alcobaça (AARA) para o encerramento da Feira Agrícola de Alcobaça, no dia 9 de Março. Paulo Portas dirigiu críticas ao ministro da Agricultura, a exemplo do anfitrião, que não concorda com o Plano Estratégico para a Agricultura traçado pelo Governo que aposta em áreas específicas da agricultura, como o olival, a vinha, a hortofruticultura e a floresta. Pedro Calado aconselhou o ministro a não fazer futurologia, lembrando que os cereais estão de novo em alta, depois de terem sido considerados um sector economicamente inviável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Câmara Municipal investe mais de 500 mil euros
no aumento de capacidade do Cemitério
No dia 5 de Março de 2008, na Sala de Sessões do Município, foi assinado o contrato de adjudicação da empreitada de “Ampliação do Cemitério de Peniche” com a firma “Henrique Querido, Limitada”, com sede em Caldas da Rainha. A deliberação desta adjudicação foi tomada em reunião de Câmara realizada no dia 3 de Janeiro, após a realização do respectivo concurso público. O Projecto prevê a ampliação do cemitério numa área de, aproximadamente, 6240m² e inclui, entre outros aspectos:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Monte Redondo – Leiria
Colisão de comboio com ambulância provoca quatro mortos na Linha do Oeste
Um comboio que circulava na Linha do Oeste, no sentido norte-sul, na Freguesia de Monte Redondo, Leiria, colidiu com uma ambulância, provocando a morte imediata dos quatro ocupantes da viatura. O embate entre a ambulância e o comboio regional que fazia a ligação entre Coimbra e Caldas da Rainha, ocorreu cerca das 10h do dia 11 de Março, obrigando a interromper a circulação ferroviária até às 15h18 para desobstrução da via. A passagem de nível, dotada de meias-barreiras, sinalização sonora e luminosa encontrava-se com a cancela fechada e com a sinalização activa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD Leiria fazem balanço de três anos de Governo PS
“O distrito de Leiria é o patinho feio do Governo
socialista”
Os deputados do PSD Feliciano Barreiras Duarte, Ofélia Moleiro e Carlos Poço, eleitos pelo círculo de Leiria, realizaram uma conferência de imprensa, no dia 10 de Março, para fazerem um balanço dos três anos de Governo do PS. Economia, investimento público, TGV, acessibilidades, fogos florestais e agricultura foram alguns temas abordados pelos parlamentares, que vão pedir a intervenção do provedor de Justiça e do procurador-geral da República no caso do TGV, de forma a garantir uma estação em Leiria e, ao mesmo tempo, defender o interesse das populações de Alcobaça e Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Março
Rede de Museus do Vinho reúne em Alcobaça
A Rede de Museus do Vinho da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho reúne no dia 12 de Março, pelas 10h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Alcobaça. Em cima da mesa vai estar a preparação do I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho, a realizar no próximo mês de Abril. Marcam presença, amanhã, nesta reunião, os Museus do Vinho do Porto, Arruda dos Vinhos, Redondo, Palmela, Cartaxo, entre outros, para além da vice-presidente do IVV, Maria João Fernão Pires.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Ministro da Administração Interna associa-se às Festas de S. José
No âmbito das Festas de S. José (patrono dos carpinteiros e dos artífices), que se realizam de 14 a 19 de Março, em Santarém, a Câmara de Santarém recebe o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, no dia 14 de Março, às 17h, nos Paços do Concelho. Às 17h30, tem lugar a tomada de posse dos Órgãos Sociais da Irmandade dos Romeiros de S. José. A Comitiva prossegue, juntamente com o ministro Rui Pereira, às 18h, para a Inauguração Oficial das Festas de S. José, acompanhada pelos Romeiros, para o Pórtico de Entrada na Av. Afonso Henriques, seguindo-se uma homenagem a Celestino Graça com a deposição de uma coroa de flores junto à Estátua.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Workshop de Jazz
Orfeão de Leiria recebe Mário Laginha
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes vai receber Mário Laginha para um workshop de jazz, nos próximos dias 17, 18 e 19 de Março, das 14h30 às 20h30. Direccionado para alunos de música, frequentando ou não a Escola de Música do Orfeão, este workshop tem como objectivo mostrar a linguagem característica do jazz. “Mário Laginha vai ensinar algumas técnicas de jazz aplicadas a vários instrumentos, remetendo para a sua experiência como músico e compositor”, afirma Sandra Martins, directora pedagógica da Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
XXII Festival Gastronómico do Cabrito e XI
Mostra de Doçaria Regional de 15 a 24 de Março
Por iniciativa do Município de Torres Novas, o Festival Gastronómico do Cabrito irá realizar-se pela 22ª vez neste concelho de 15 a 23 de Março e contará com a participação de 14 restaurantes. Os apreciadores de gastronomia tradicional poderão neste período degustar pratos especialmente confeccionados com “Cabrito da Serra d’Aire”, criados na serra com o mesmo nome em áreas onde as plantas silvestres com efeitos medicinais e aromáticos fazem desta carne um verdadeiro “pitéu” inesquecível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Mateus receia fuga de técnicos e doentes
Presidente do Centro Hospitalar Torres Vedras contra a construção do Hospital Oeste Sul
José Mateus, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Torres Vedras, está contra a construção de um novo hospital na cidade, argumentando que essa decisão iria impedir a modernização do actual hospital, o que levaria a uma debandada dos técnicos para outras unidades mais modernas, nomeadamente, o novo Hospital de Loures, a inaugurar dentro de três anos. O Hospital de Torres Vedras enfrenta, uma crise na Pediatria, uma vez que irá dispor em breve de apenas 3 pediatras para assegurar todo o serviço, incluindo o da maternidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da secção de Futsal
Benfica cria núcleo de formação no Bombarral
Aceitando o repto lançado pela Câmara Municipal, a secção de Futsal do Sport Lisboa e Benfica escolheu o concelho do Bombarral para a criação do seu quinto núcleo de formação, que irá desenvolver a sua actividade no Pavilhão Municipal. O projecto destina-se a jovens (rapazes e raparigas) com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, os treinos têm lugar às segundas e quartas-feiras, a partir das 18h30, e são coordenados pelos técnicos Ana Castro e Cristóvão Rosa, ambos naturais do concelho do Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Música prossegue mais dois dias
Recorde do mais longo concerto do mundo batido no Cartaxo
O "maior concerto do Mundo", promovido por dois músicos de Santarém, David e Valter Antunes, alcançou às 16 h do dia 10 de Março, no Bellissimo Caffe, no Cartaxo, o recorde de 186 horas de música sem parar, mas o objectivo é prosseguir até à meia-noite de terça-feira. De acordo com as regras da organização do Guinness Book os Records, que regista os mais insólitos recordes do mundo, só pode haver pausas de três segundos, o que obriga a que esteja sempre alguém a tocar ou a cantar. De acordo com a Lusa, como seria dispendioso ter um representante do Guinness no Cartaxo durante dez dias, David Antunes está a gravar as 242 horas de concerto em computador e depois enviará o ficheiro e aguardará a decisão dos responsáveis que certificam os recordes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-Presidente da República vem à Batalha integrado numa comitiva
General Ramalho Eanes assinala vida e obra de Miguel Torga
A Vila da Batalha recebe no próximo sábado, 15 de Março, com início às 17h30, uma acção de reflexão alusiva à temática do Património Cultural Português e sua ligação à Educação e ao Turismo. Sob a coordenação do professor universitário José Cymbron e com a presença do general Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, nesta iniciativa serão analisados alguns textos literários da autoria de Miguel Torga, Jorge Dias, Carlos Queiroz entre outros escritores. Marcarão também presença os alunos da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), a quem caberá a animação musical deste encontro, a realizar no Auditório Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Substituindo Pedro Ribeiro
Pedro Gil assume funções de vereador
na Câmara do Cartaxo
Pedro Gil Gomes Franco tomou posse, no dia 10 de Março, como vereador da Câmara do Cartaxo, em substituição de Pedro Magalhães Ribeiro. Para o presidente do município, Paulo Caldas, esta tomada de posse configura “um passo de estabilidade, de confiança e de renovação do desenvolvimento do concelho”. O contributo de Pedro Gil será essencial para continuar a trabalhar em prol da população, frisou Paulo Caldas, que distinguiu também o trabalho profissional que o novo vereador tem vindo a desenvolver na área vinícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mário Lino reuniu com autarcas do Oeste
Linha do Oeste é o “joker” das negociações entre Governo e autarcas
O Ministro Mário Lino reuniu-se no dia 7 de Março, na Associação de Municípios do Oeste, nas Caldas da Rainha, para mais uma ronda do processo negocial com os autarcas da região, na sequência da alteração da localização do aeroporto internacional de Lisboa, para Alcochete. Até ao final dos trabalhos irão continuar a decorrer reuniões sectoriais, estando prevista uma reunião geral para o final de Março. De recordar que os autarcas do Oeste, para um melhor e mais rápido desenvolvimento deste processo organizaram-se em cinco grupos: Acessibilidades e Mobilidade, Competitividade Territorial, Coesão Territorial, Territórios Medidas de Excepção e Governação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mão Morta apresentam o seu álbum “Maldoror”
Os Mão Morta apresentam o seu álbum “Maldoror” no dia 13 Março às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A partir de “Os Cantos de Maldoror”, a obra-prima literária que Isidore Ducasse, sob o pseudónimo de Conde de Lautréamont, deu à estampa nos finais do séc. XIX, os Mão Morta, com os dedos de alguns cúmplices, estruturaram um espectáculo singular onde a música brinca com o teatro, o vídeo e a declamação. Público-alvo: M/16 - Preço: Plateia e 1º balcão: 12 euros/ 2º Balcão: 10 euros - Duração: 1h20 (sem intervalo)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por Maria Helena Cruz Coelho e Veríssimo Serrão
Foral quinhentista de Santarém apresentado
no dia do Município
No dia 19 de Março, dia do Município, vai ser lançado e apresentado o fac-simile do Foral quinhentista de Santarém pelos professores Maria Helena Cruz Coelho, autora do estudo, e Joaquim Veríssimo Serrão, às 15 horas, no salão nobre da Biblioteca Municipal de Santarém. O foral Manuelino doado à Vila de Santarém é datado de 1 de Fevereiro de 1506 e é composto por 56 fólios em pergaminho, ornamentado de belíssimas iluminuras e detentor de uma encadernação singular. Encontra-se em bom estado de conservação no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 15 de Março
Via-Sacra volta ao Centro Histórico da Cidade
de Alcobaça
A Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça organiza, no dia 15 de Março de 2008, pelas 21 horas, uma Via-Sacra Solene nas Ruas do Centro Histórico de Alcobaça. O percurso iniciar-se-á no Largo de Nossa Senhora da Conceição, passando pelas Ruas Dr. Nascimento e Sousa, Araújo Guimarães, Largo 5 de Outubro, Alexandre Herculano, Praça Dom Afonso Henriques, Praça 25 de Abril (Rossio), terminando, com bênção final, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Todo o percurso está centrado no elemento Luz, enquanto símbolo de purificação e redenção Cristã, justificando-se, assim, a localização de cada uma das quinze estações a solenizar ao longo da caminhada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na reunião da Câmara de Alcobaça
Gonçalves Sapinho defende localização
da estação de TGV entre Leiria e Fátima
Inauguração da VCI – Via de Cintura Interna, Museu do Vinho, divulgação da sentença da providência cautelar interposta pela CREPMA aquando do início das obras de requalificação da Praça 25 de Abril, TGV, nova lei de licenciamento de construções, aprovação do Conselho de Administração da Empresa Municipal Terra de Paixão EEM e projecto para espaço da antiga Olaria de Alcobaça foram alguns dos assuntos abordados na reunião da Câmara Municipal de Alcobaça, no dia 3 de Março. Estiveram presentes o presidente Gonçalves Sapinho e os vereadores Carlos Bonifácio, Hermínio Rodrigues, Alcina Gonçalves, José Vinagre, Rogério Raimundo e Daniel Adrião.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma das maiores manifestações de sempre em Portugal
Marcha da Indignação junta 100 mil professores
Os professores portugueses realizaram, no dia 8 de Março, uma manifestação histórica em Portugal, juntando cerca de 100 mil pessoas em Lisboa. A Marcha da Indignação que percorreu as artérias da capital entre o Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço visou protestar contra as políticas do Ministério da Educação, nomeadamente, o processo de avaliação dos professores e o Estatuto da Carreira Docente, consideradas atentatórias da dignidade profissional dos professores. Os professores reafirmaram a sua determinação para prosseguirem a luta, caso as suas propostas não sejam tidas em conta, anunciando, desde já uma Semana Nacional de Luto nas Escolas na última semana de aulas do 2º período.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado dos Frades
BIR promove curso de Prova de Vinhos
A Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades leva a efeito no dia 16 de Março, pelas 15h30, um curso de prova de vinhos. Esta iniciação à enologia estará a cargo do eng. Rodrigo Martins. Neste curso serão abordados temas como o exame visual, a análise olfactiva e a análise gustativa, fundamentais para uma adequada prova de vinhos. As inscrições, abertas até ao dia 14, custam 35 euros e poderão ser efectuadas através dos telefones 962636563 e 968933545. A formação decorrerá na nova sede da Biblioteca de Instrução e Recreio, e insere-se no programa de celebrações do 75º aniversário daquela colectividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Análise da Marcha de Indignação dos Professores
Conselho Nacional da FENPROF reúne
nos dias 10 e 11 de Março
O Conselho nacional da FENPROF reúne nos próximos dias 10 e 11 de Março (segunda e terça), em Lisboa, no Hotel Roma (Sala Veneza). Nesta reunião do órgão máximo e de direcção da FENPROF, o tema central de debate e decisão será a luta dos professores. Partindo da análise da Marcha de Indignação dos Professores (que se realiza hoje, dia 8 de Março) e da resposta do Governo às principais reivindicações dos docentes, serão tomadas decisões, quer no que concerne à definição da intervenção da FENPROF no plano das propostas e da negociação, quer em relação ao prosseguimento da luta dos professores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Ourém
Hotéis de Fátima totalizam 15 mil camas
São, precisamente, 14.949 as camas existentes e disponíveis em Fátima. Estas, e outras informações, fazem parte do levantamento do Parque Hoteleiro de Ourém, levado a efeito pela autarquia, referente a finais de 2007. Nesse estudo fica-se a saber que existem 239 estabelecimentos hoteleiros em Fátima, 44 em situação regular, 105 em fase de regularização. Existem ainda 90 de cariz religioso. Juntos, estes 239 estabelecimentos possuem 7.547 unidades de alojamento (quartos), totalizando as 14.949 camas referidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entrevista com Rui Rasquilho
IGESPAR lança concurso internacional para acolher hotel de luxo no Mosteiro de Alcobaça
O Ministério da Cultura irá lançar durante o primeiro semestre de 2008 o concurso internacional para a concessão de um hotel de luxo no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça e terrenos adjacentes. A informação foi avançada pelo director do monumento Património Mundial em vésperas da celebração, no dia 7 de Março, da eleição do mosteiro fundado pela Ordem de Cister como uma das 7 Maravilhas de Portugal, que inclui uma exposição da autoria da escultora Fernanda Fragateiro e um concerto, com o grupo The Gift .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de pais demarca-se da CONFAP
Movimento Aprender a Sério solidário com a luta dos professores em defesa da escola pública
Um grupo de pais resolveu organizar-se como movimento com o objectivo de intervir nas questões ligadas ao ensino e à educação em Portugal. O Movimento Aprender a Sério não se revê no discurso da direcção da Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP) e defende a escola pública, decidiu criar um Movimento de pais em defesa da escola pública. No sábado, dia 8 de Março, juntar-se-á à manifestação em solidariedade com os professores. Consulte aqui o manifesto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aproveitando o cenário natural e a lenda da Serra de Todo-o-Mundo
VII Semana da Floresta irá envolver 1400 alunos do Cadaval
Está tudo a postos para o arranque da 7ª edição da “Semana da Floresta”, iniciativa que este ano decorre na Serra de Todo-o-Mundo, de 10 a 19 de Março. Através de um percurso temático dedicado à "Lenda do Sino de Ouro”, cerca de 1.400 alunos do Concelho do Cadaval irão aprender um pouco mais sobre a importância da floresta e das energias renováveis, bem como sobre a lendária história daquela serra. Mediante a organização da “VII Semana da Floresta”, a Câmara Municipal do Cadaval irá, uma vez mais, envolver a comunidade escolar concelhia, do Pré-escolar ao 3.º Ciclo, em torno do objectivo da sensibilização ambiental, nomeadamente em termos de preservação florestal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia em que um grupo de cidadãos entrega petição na Assembleia da República
Ministro das Obras Públicas admite alteração do traçado do TGV
Cerca de 30 cidadãos do concelho de Alcobaça entregaram no dia 4 de Março, na Assembleia da República, uma petição, que reuniu mais de cinco mil assinaturas, contra a passagem do TGV no concelho. A acção teve lugar no mesmo dia em que o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, admitiu que o traçado do TGV poderá ser revisto, uma vez que a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa deixou de ser na Ota. A encabeçar a comitiva à Assembleia da República esteve Paulo Inácio, presidente da Assembleia Municipal (AM) e o primeiro subscritor da petição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Teatro da Rainha estreia Western Judeu
O Teatro da Rainha estreia, no dia 13 de Março, a peça “Weisman e Cara Vermelha - um Western Judeu”, de George Tabori, na Antiga Lavandaria do Hospital Termal – Caldas da Rainha. George Tabori, de origem húngara, escreveu e publicou em três línguas e viveu em vários países: “Perdi o meu inglês, o meu alemão está a piorar e só falo húngaro com o meu cão”, confidenciou certa vez a um jornalista. Em cena nos dias: 14, 15, 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de Março, sempre às 21h30, na Antiga Lavandaria do Hospital Termal – Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional da Mulher
Júlia Guarda Ribeiro apresenta livro “Mulheres da Marinha Grande. Histórias de luta e coragem”
Inserido nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal da Marinha Grande apresenta, no dia 8 de Março de 2008 (sábado), pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande (em frente à Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande), o livro “Mulheres da Marinha Grande. Histórias de luta e de coragem”, da autoria de Júlia Guarda Ribeiro, ilustrado por Mestre Guilherme Correia. Alberto Cascalho, presidente da Câmara da Marinha Grande, falará sobre a autora. A apresentação do livro ficará a cargo de Graça Abranches. Durante a apresentação realizar-se-á a leitura de um pequeno excerto de um dos contos por Laura Quintela. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Portas virá também visitar o certame
III Feira Agrícola Alcobaça inaugurada no dia 7 de Março
A Câmara Municipal e a Associação de Agricultores da Região de Alcobaça organizam, de 7 a 9 de Março no MercoAlcobaça, a IIIª Feira Agrícola de Alcobaça. A visita oficial ao certame será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, pelas 15h do dia 7 de Março, e contará ainda com a presença de Pedro Calado, presidente da AARA, do adjunto do governador civil de Leiria, Gonçalo Lopes, entre outras individualidades regionais e locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Expo Criança
Ministra da Educação abre Congresso Municipal de Educação
"Juntos por uma Educação de Qualidade" é o nome do congresso que a Câmara Municipal de Santarém vai promover, nos dias 6 e 7 de Março, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, no âmbito da Expo Criança. Augusto Mateus, Luísa Mesquita, Carlos Neto, Lígia Batalha, João Formosinho e Francisco Moita Flores, são alguns dos oradores já confirmados para falar sobre Educação como Pilar de Desenvolvimento e apresentar o Plano Estratégico Municipal, sobre os Direitos da Criança e sobre Sedentarismo e Motricidade na Infância, neste congresso cujo encerramento fica a cargo de António José Seguro. A ministra da Educação deverá estar presente na sessão de abertura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festas do Município de 14 a 19 de Março
Festas de S. José comemoram reconquista cristã de Santarém por D. Afonso Henriques
De 14 a 19 de Março (Dia de S. José – patrono dos carpinteiros e dos artífices), Santarém veste as cores da campina para comemorar as Festas do Município. A autarquia apresenta um programa com várias iniciativas, recheado de tradições e inovações, que vão ter lugar, na sua grande maioria, no Campo Infante da Câmara. Da programação, destaque para a comemoração da reconquista cristã de Santarém por D. Afonso Henriques, no dia 14 de Março durante a manhã e para os concertos os Clã, no dia 15 de Março e Quim Barreiros, no dia 16 de Março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Publicação analisa uma das batalhas mais decisivas para a independência de Portugal
Saul Gomes publica “A Batalha Real de 1385”
Numa edição da Fundação Batalha de Aljubarrota, a Sala de Sessões do Município da Batalha recebe a 15 de Março (sábado, às 16h), o lançamento da obra “A Batalha Real - 14 de Agosto de 1385”, da autoria de Saul António Gomes. Pela mão do autor, distinto Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, têm surgido inúmeras publicações relativas à Batalha e à sua história. A presente edição é mais um bom exemplo, que alude a factos decorridos na Batalha Real de 14 de Agosto de 1385, decorrida no planalto de São Jorge, que consagrou a independência definitiva de Portugal. A apresentação da obra “Batalha Real - 14 de Agosto de 1385” caberá a Mário Barroca, Director Científico das edições da Fundação Batalha de Aljubarrota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 9 de Março
Santarém acolhe Festival do Magusto
O Festival do Magusto, inserido na iniciativa Sabores & Saberes, está a decorrer em Santarém até ao dia 9 de Março. Esta campanha gastronómica conta com a adesão de 18 restaurantes do concelho de Santarém que dedicam parte da sua ementa à confecção de pratos com Magusto. O Magusto é um prato típico ribatejano que tem como base da sua confecção a sopa de couves a murro, quase sempre com feijão, a que se adiciona o pão de milho ou de trigo às fatias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Movimento de indignação continua a crescer
Dois mil professores protestam em Leiria contra política do Ministério da Educação
Dois mil professores protestaram em Leiria, no dia 3 de Março, contra a política do Ministério da Educação, nomeadamente, quanto ao sistema de avaliação e ao Estatuto da Carreira Docente. “Negociação sim, imposição não”, “Categoria só há uma, a de professor e mais nenhuma” e “está na hora, está na hora da ministra ir embora” foram duas das palavras de ordem mais ouvidas na habitualmente pacata cidade de Leiria. Mário Nogueira, presidente da FENPROF, acusou o Governo de não cumprir as sentenças dos tribunais e desafiou o Ministério da Educação a mostrar as nove sentenças judiciais favoráveis ao não pagamento das aulas extraordinárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Grupo de Teatro “Os Gambuzinos” apresenta peça “As lágrimas amargas de Petra Von Kant”
O Grupo de Teatro “Os Gambuzinos” apresenta, nos dias, 8, 29 de Março e 5 de Abril (sábados) às 21h30 e 9,16, 30 de Março e 6 de Abril (domingos) às 16 h, do Externato Cooperativo da Benedita a peça “As lágrimas amargas de Petra Von Kant”, de R. W. Fassbinder, com encenação de José Carlos Saramago. ”Para Fassbinder, todas as relações humanas se baseiam no poder e o amor é por excelência um dos melhores exemplos. Baseado nesta asserção, constrói em “As lágrimas amargas de Petra Von Kant”, uma descida aos infernos da sua protagonista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Santarém
Camilo de Oliveira apresenta peça de teatro
“O meu rapaz é rapariga”
“O meu rapaz é rapariga” é a nova peça de teatro de Camilo de Oliveira e chega a Santarém, no dia 7 de Março, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira. A peça centra-se nas peripécias de um homem transmontano, chefe de família, empresário de sucesso no ramo da tinturaria, emprega na sua empresa a sua mulher e o seu irmão. O irmão foge com a mulher e o homem destroçado vai para Lisboa procurar o seu filho de quem gosta muito e o qual já não vê há anos, para contar a sua situação familiar e empresarial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Maria Adelaide Simões volta a editar poesia
Depois de “Voltada para Mim”, Maria Adelaide Oliveira Simões volta a publicar mais uma obra poética, desta feita intitulada “A Dimensão do Olhar”. A cerimónia de lançamento desta publicação tem lugar no dia 8 de Março, às 16h, na Sala de Sessões do Município da Batalha e será apresentada pela Professora Cristina Nobre, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. Com uma enorme sensibilidade para a escrita, em particular para o estilo poético, Maria Adelaide Oliveira Simões, no entender de Luís Simões Gomes, que prefacia a obra, aponta que a autora «vive a sua criação poética não como um saber ou um sossego, mas antes como uma muito lúcida e inevitável inquietação».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para falar sobre qualificação, competitividade e alterações laborais
Ministro do Trabalho convidado da NERLEI para jantar-conferência em Leiria
Vieira da Silva, ministro do Trabalho e Solidariedade Social, vai estar em Leiria, no dia 13 de Março, para participar num jantar-conferência da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria. Durante o jantar-conferência, o ministro do Trabalho falará aos participantes sobre qualificação e competitividade, nomeadamente na vertente dos apoios previstos no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), e também sobre as alterações em matéria laboral que estão em discussão. A iniciativa decorre na Quinta das Silveiras, Leiria, pelas 20 horas. Os interessados em participar poderão fazê-lo através da página da internet da Associação em www.nerlei.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casa do Brasil
Cutileiro inaugurou exposição em Santarém
João Cutileiro inaugurou, no dia 1 de Março, em Santarém, a exposição “Pedras na Praça: arte pública”, que contou com a presença do presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores. À sessão compareceram algumas dezenas de admiradores da sua obra que fizeram questão de se associar a esta homenagem que é feita ao artista enquanto escultor, mas também aos que acreditam e promovem a criação contemporânea. A mostra está patente ao público até 30 de Março, na Casa do Brasil, em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Via de Cintura Interna será novo limite da cidade
A segunda fase da Via de Cintura Interna de Alcobaça foi inaugurada no dia 1 de Março, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras. Embora tenha características urbanas e rurais, a VCI irá ser patrulhada pela PSP em toda a sua extensão, por acordo entre a GNR e PSP. Gonçalves Sapinho sublinhou que a inauguração do segundo troço da VCI irá desviar o trânsito do centro da cidade, deixando os veículos de ter de passar junto ao Mosteiro de Alcobaça. O edil acredita que a VCI irá constituir um novo limite da cidade, permitindo também a sua expansão urbanística e desenvolvimento nos diversos domínios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Do Estado sem povo
Valdemar Rodrigues
Ser professor em Portugal
António Maduro
O Regicídio
Henrique Tigo
A crise na Educação!
Mário Nogueira
De jesuíta a “imperador”: erudição e pluralidade em António Vieira
Aldinida Medeiros
Porque a passagem do TGV é contra-natura
Por Jorge Alves
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o