Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Leiria tem condições para ser Capital Europeia da Cultura?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 84 Director: Mário Lopes Quinta, 13 de Dezembro de 2018
IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
Doces conventuais este fim-de-semana
no centro comercial El Corte Inglés
No âmbito da IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, a realizar de 15 a 18 de Novembro, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a Câmara Municipal (CMA) vai estar, dias 3 e 4 de Novembro, no estabelecimento “El Corte Inglés”, numa acção promocional do evento. O objectivo desta “acção de charme”, que será a primeira de muitas outras programadas pela organização, é divulgar e dar a conhecer a Mostra, que tem recebido em edições anteriores cerca de 100 mil visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Colóquio “O Vinho: os desafios do sector”
Reestruturação do sector vitivinícola esteve
em debate no Cadaval
Integrado no certame “VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região”, decorreu no dia 19 de Outubro, no auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, um colóquio subordinado ao tema: “O Vinho: os desafios do sector”, numa parceria da Câmara Municipal do Cadaval com o Centro de Informação Europeia Europe Direct Oeste. A conferência teve como linha orientadora o esclarecimento sobre a reforma proposta pela Comissão Europeia e suas implicações directas no dia-a-dia dos diferentes agentes que operam no sector vitivinícola e, em última análise, do consumidor final. Foi ainda seu propósito esclarecer e exemplificar o papel que as autarquias locais podem assumir na sua ligação com o sector.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 240 mil euros
Núcleo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo terá capacidade para 60 alunos
O núcleo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi inaugurado no dia 30 de Outubro, pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. A nova escola de nível IV, com cursos pós 12º ano, representa um investimento de 240 mil euros por parte do Turismo de Portugal e de 120 mil euros por parte do Município de Óbidos. Tutelada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a oferta resume-se a três cursos: Técnicas de Turismo, Técnicas e Gestão de Turismo e um curso de Pastelaria, que funcionará a partir de Janeiro de 2008.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passagem do TGV no concelho de Alcobaça
Gonçalves Sapinho acusa RAVE de má-fé
e critica “protagonistas de pacotilha”
A Câmara Municipal de Alcobaça convocou uma conferência de imprensa, no dia 29 de Outubro, sobre a passagem do TGV no concelho. Gonçalves Sapinho repudia o que considera ser o envenenamento do processo político local e nega que o seu Executivo tenha descurado o acompanhamento do processo do comboio de alta velocidade. O autarca acusa a administração da RAVE de agir de má-fé ao receber um grupo de pessoas “sem qualquer representatividade”, que classifica de “protagonistas de pacotilha” e promete levar o caso à União Europeia e aos tribunais, se tal for necessário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Vereador António Salvador assume pelouro
do Ordenamento do Território e Urbanismo
António Salvador, eleito pelo Grupo de Cidadão Independentes, vai ser nomeado vereador em regime de meio tempo da Câmara Municipal da Nazaré, com o pelouro do Ordenamento do Território e do Urbanismo. O anúncio oficial foi feito no dia 29 de Outubro, em conferência de imprensa, pelo presidente da autarquia, Jorge Barroso, que justificou a nomeação do vereador da oposição como uma forma «de distribuir o muito trabalho que existe» e que estava «nas mãos de poucas pessoas». Esta decisão resulta, segundo o edil, da necessidade de «aproveitar o conhecimento e a experiência de cada eleito para alargar o leque de vereadores com pelouros e dar-lhes a oportunidade de trabalhar em prol do concelho».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola é repartida com Caldas da Rainha
Ministro da Economia inaugura pólo Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo
O Pólo de Óbidos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vai ser inaugurado hoje, 30 de Outubro, pelas 11h, nas instalações do Auditório Municipal de São Tiago, em Óbidos, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho. Esta nova estrutura formativa resulta de um protocolo celebrado entre o Turismo de Portugal, que adquiriu o equipamento operacional e pedagógico, e a Câmara Municipal de Óbidos, que foi responsável pelas obras de adaptação do edifício Espaço São Tiago.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cós- Alcobaça
Bazar das Monjas inaugura exposição sobre cabeça recuperada de São Bernardo
O Bazar das Monjas inaugura, no dia 3 de Novembro, pelas 15 horas, em Cós, a mostra “Um Reencontro com a História” - Exposição da provável cabeça de uma estátua de São Bernardo de Claraval, datada de 1669, após mais de um século de ausência do seu lugar original, um nicho exterior situado no lado sul da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Cós. A exposição estará patente ao público até ao dia 30 de Novembro, diariamente das 13 às 23 horas, excepto segundas-feiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Centro Escolar de Gondemaria inaugurado com Pré-Escola e 1º Ciclo
O Centro Escolar de Gondemaria, em Ourém, foi inaugurado no dia 26 de Outubro, pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos. O novo edifício, situado ao lado do antigo edifício do 1º Ciclo, com o qual irá funcionar em rede, custou cerca de 500 mil euros e possui quatro salas de aula, refeitório, ludoteca e ginásio. Valter Lemos congratulou-se com o novo equipamento, considerando que a maioria das actuais escolas não correspondem ainda às necessidades dos tempos modernos, justificando o facto por ter havido até agora “alguma despreocupação da sociedade portuguesa no atendimento das crianças.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com paragens em Alcobaça e no Cadaval
105º Raid Figueira da Foz – Lisboa: relíquias a motor passaram pela região Oeste
O Raid Figueira da Foz – Lisboa”, tradicional passeio de automóveis antigos, voltou a fazer a habitual paragem na vila do Cadaval ao início da tarde do dia 21 de Outubro. Após a habitual pausa no Cadaval, a invulgar caravana rumou em direcção a Lisboa, onde, a conta-gotas, cruzaram a linha de meta (frente à Igreja Matriz do Campo Grande, em Lisboa), conforme terminavam os cerca de 300 km de itinerários complementares que ligam a cidade da Figueira da Foz à capital. A organização coube ao Automóvel Clube de Portugal e Clube Português de Automóveis Antigos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 3 de Novembro
Mário Laginha apresenta "Canções & Fugas"
no Teatro-Cine de Pombal
"Canções & Fugas" é o nome do projecto musical que o pianista e compositor Mário Laginha leva ao palco do Teatro-Cine de Pombal, no dia 3 de Novembro (sábado), pelas 21h30, no âmbito do Festival das Artes promovido pelo Município de Pombal. Neste projecto, Mário Laginha compôs uma série de fugas - respeitando a sua técnica de escrita, mas introduzindo elementos comuns ao universo do jazz - alternando-as com igual número de temas, com uma estrutura bastante livre e espaço para a improvisação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feliciano Barreiras Duarte entra na direcção do PSD
Leiria e Oeste elege cinco representantes
para o Conselho Nacional do PSD
Paulo Batista Santos (Batalha), Paulo Inácio (Alcobaça) e Aristides Sécio (Cadaval) foram eleitos para o Conselho Nacional do PSD na lista B, liderada por Manuel Castro Almeida, presidente da Câmara de S. João da Madeira. Eleitos pela lista A foram Maria Ofélia Moleiro (Pombal) e Feliciano Barreiras Duarte (Bombarral), tendo este assumido ainda uma das vice-presidências da direcção do PSD. Miguel Goulão, natural de Caldas da Rainha, foi também eleito, mas em lista própria. Luís Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, foi eleito pela lista B para o Conselho de Jurisdição Nacional. A lista A, encabeçada por Mota Amaral, elegeu 20 conselheiros nacionais contra 16 da lista B.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Feira de São Simão: festa das associações reúne tasquinhas e frutos secos
A Feira de S. Simão foi inaugurada no dia 26 de Outubro, com as presenças dos vereadores Carlos Bonifácio, Alcina Gonçalves e Hermínio Rodrigues e ainda do presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Frutos secos, queijos, enchidos, compotas, vinhos regionais entre outros manjares da gastronomia e cozinha típica do concelho de Alcobaça vão estar expostos até 1 de Novembro, no MercoAlcobaça. A feira junta este ano 14 tasquinhas a cargo das associações do concelho que prometem adoçar o paladar aos visitantes, na companhia de momentos musicais, animação cultural e uma pequena mostra de artesanato. A entrada é gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cientista ganhou o Prémio Pessoa 2006
Prof. António Câmara disserta em Porto de Mós sobre Vilas Fortes e Criativas
Para assinalar o primeiro aniversário do Blog Vila Forte (www.vilaforte.blog.com) os seus editores convidaram o prestigiado Prof. António Câmara, galardoado com o Prémio Pessoa 2006, para dar uma palestra no Auditório da Ecoteca de Porto de Mós (junto ao Jardim), no dia 29 de Outubro (segunda-feira), às 21h, sob o tema Vilas Fortes e Criativas. O Prof. António Câmara lecciona na Universidade Nova e já foi docente no muito prestigiado MIT e na Cornell University.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Paraíso das Crianças
Cadaval: benemérita funda casa de acolhimento de crianças vítimas de abandono e maus-tratos
Rosinda Justino, ex-emigrante em França, é a mentora da Associação Paraíso das Crianças, sediada na freguesia do Peral, no Cadaval, que visa criar uma casa de acolhimento para crianças abandonadas ou vítimas de maus-tratos. A benemérita, oriunda de uma família humilde, doou um terreno e 100 mil euros para a construção da sede e casa de acolhimento de crianças até aos 12 anos de idade. A associação já possui o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social e procura actualmente um arquitecto benemérito que elabore o projecto de arquitectura da casa de acolhimento das crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Infra-estrutura vai ter 4 tanques
Câmara aprova abertura de concurso de ideias para Complexo de Piscinas da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua última reunião ordinária, realizada no dia 4 de Outubro, a abertura do concurso público internacional para a concepção do estudo prévio de arquitectura do Complexo Municipal de Piscinas da Marinha Grande. Foram aprovados os documentos do programa preliminar que estão na base do concurso de ideias, que atribuirá um prémio aos três primeiros classificados, sendo respectivamente: 10 mil euros e adjudicação do projecto ao primeiro classificado; três mil euros ao segundo; e dois mil euros ao terceiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois da retirada da confiança política
Luísa Mesquita acusa direcção do PCP
de a tratar como mera figurante
Luísa Mesquita acusa o PCP de não ter em conta as suas opiniões e de a tratar como uma mera funcionária. A deputada do PCP e vereadora da Câmara Municipal de Santarém considera que o partido agiu de má-fé ao convocá-la para uma reunião, no dia 24 de Outubro, para discutir o seu trabalho, ao mesmo tempo que distribuía um comunicado à imprensa retirando-lhe a confiança política. Luísa Mesquita irá agora esperar pelas decisões do partido para tomar uma posição definitiva, sendo certo que irá manter os cargos de deputada na Assembleia da República e vereadora na Câmara de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por violação das regras do partido
PCP: Direcção Regional delega no secretariado procedimentos disciplinares a Luísa Mesquita
O Secretariado do Comité Central do PCP decidiu, no dia 24 de Outubro, retirar a Luísa Mesquita a confiança política para o exercício dos cargos de deputada na Assembleia da República e vereadora da Câmara Municipal de Santarém, considerando “o desrespeito por princípios estatutários, a atitude de violação de compromissos políticos e éticos, a intolerável situação de recusa em participar nas reuniões, nas jornadas parlamentares do Grupo Parlamentar e no trabalho parlamentar para que foi destacada.” Reunida no mesmo dia, a Direcção Regional de Santarém do PCP decidiu delegar no seu Secretariado as competências para proceder a eventuais procedimentos disciplinares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de vários meses de discórdia
Bonança política chegou à Câmara da Nazaré
Ao contrário das últimas reuniões de Câmara, a sessão de 22 de Outubro do Executivo da Nazaré contou com um inesperado clima de entendimento e concórdia. Tudo em nome dos superiores interesses do concelho. Os vereadores António Salvador e João Benavente estão na primeira linha do espírito de colaboração e até já participaram numa reunião do Executivo com a CCDR. Segundo Jorge Barroso, a colaboração de outros vereadores em projectos estruturantes do concelho pode acontecer a qualquer momento, caso haja acordo entre as duas partes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
João Barradas, Marlon Valente e Tiago Pirralho
Três jovens acordeonistas portugueses competem no 57º Troféu Mundial de Acordeão
O Troféu Mundial de Acordeão vai realizar-se na cidade de Samara, na Rússia, entre 5 e 9 de Novembro e, mais uma vez, irá contar com a participação de acordeonistas portugueses que representarão o nosso País. João Barradas, Marlon Valente e Tiago Pirralho serão os representantes portugueses que na categoria júnior e sénior irão prestar provas, depois de muitos meses de preparação com o professor Aníbal Freire, de quem são alunos, na escola de música Serenata, em Alcobaça. Os 3 jovens concertistas, que já possuem alguma experiência internacional, pois já obtiveram vários primeiros prémios, perspectivam um bom resultado para Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 25 de Outubro
PSP de Alcobaça detém indivíduo por posse
de 78 doses individuais de cocaína
A PSP de Alcobaça procedeu à detenção, no dia 25 de Outubro, pelas 22h30, de um indivíduo do sexo masculino, de 31 anos de idade, em virtude de ter sido surpreendido numa artéria daquela cidade, na posse de produto estupefaciente denominado “Cocaína”, em quantidade suficiente para a confecção de 78 doses individuais. O produto estupefaciente foi apreendido e o detido será presente às autoridades Judiciárias competente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
António Vasconcelos Nogueira vence Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno
António Fernando de Vasconcelos Nogueira, de 46 anos, foi o grande vencedor da 1ª edição do ”Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno”, com a peça original. "As Lamentações de G. von H. ou Auto Dos Bem Amados". O autor é professor convidado da Universidade de Aveiro e já tinha sido distinguido com a atribuição ex-aequo do Prémio Literário "José Régio" Teatro 2001 pelo seu primeiro escrito literário presente a concurso: a peça “O Mestre de K”. O prémio, no valor de 15 mil euros, será entregue ao vencedor na II Gala Bernardo Santareno, marcada para o dia 19 de Novembro, no Teatro Sá da Bandeira.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Alcobaça
IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais adoça paladar aos portugueses
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Património Mundial e uma das “7 Maravilhas de Portugal”, recebe de 15 a 18 de Novembro, a IX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais. Uma organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcobaça, que se assume como pioneira, desde 1999, na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Conventos de Alcobaça e Cós. De referir que os Monges da Ordem de Cister do Mosteiro de Oseira (Ourense) garantiram a sua presença este ano com os magníficos Licores de Eucaliptine e Ambrar Oro.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Fazendo equipa com Miguel Relvas e Mário Albuquerque
Moita Flores apoia Vasco Cunha nas eleições para a distrital do PSD de Santarém
O presidente da Câmara de Santarém declarou o seu apoio à candidatura de Vasco Cunha, apoiante de Marques Mendes, à Distrital do PSD porque "conhece bem" os elementos da sua lista, em particular Miguel Relvas, e sabe que "com eles Santarém sai reforçada", de acordo com a Lusa. Miguel Relvas recandidata-se à presidência da Mesa da Assembleia-Geral e Mário Albuquerque ao Conselho de Jurisdição. João Moura, vereador na Câmara Municipal de Ourém e apoiante de Menezes, apresentou também, no dia 23 de Outubro, a sua candidatura para a disputa eleitoral que está marcada para 9 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Secretário de Estado da Educação inaugura Complexo Escolar da Gondemaria
O Complexo Escolar da Gondemaria vai ser inaugurado no dia 26 de Outubro (sexta-feira), pelas 15 horas, pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos. O edifício, que resulta de um investimento municipal na casa dos 850 mil euros, conta com uma biblioteca/mediateca, sala de docentes, gabinete de atendimento, quatro salas de aula e uma sala de actividades de expressão plástica. O edifício é ainda servido por um refeitório e uma sala polivalente com balneários, pronta para a prática desportiva, sendo estes dois últimos equipamentos, juntamente com a biblioteca/mediateca, usados pelos restantes alunos da freguesia. No total o edifício ocupa 1215 metros quadrados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de Novembro às 16h30
Santarém recebe concerto de tributo a Adriano Correia de Oliveira
Foi há 25 anos, em Avintes, que se calou uma das mais límpidas vozes de sempre da música portuguesa: Adriano Correia de Oliveira. Santarém assinala a data com o espectáculo “Cantaremos Adriano – Tributo a Adriano Correia de Oliveira”. A homenagem ao cantor terá lugar no dia 4 de Novembro, às 16h30, no Teatro Sá da Bandeira em Santarém. Vários músicos juntam-se neste tributo, onde vão interpretar algumas das músicas mais emblemáticas de Adriano Correia de Oliveira, um dos mais importantes músicos portugueses do séc. XX.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a visita ao Festival Nacional de Gastronomia
Secretário de Estado do Turismo não confirma Região de Turismo de Lisboa em Santarém
Jaime Gama, presidente da Assembleia da República visitou, no dia 24 de Outubro, dia dedicado à Região de Turismo do Norte Alentejano, o 27º Festival Nacional de Gastronomia, que decorre até 4 de Novembro, na Casa do Campino em Santarém. Contudo, foi Bernardo Trindade a figura em foco deste dia, por via do processo de reformulações das regiões de turismo. O secretário de Estado do Turismo garantiu que o Festival irá continuar em Santarém, mas não confirmou se a sede da futura Região de Turismo de Lisboa será na capital do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o apoio dos produtores de vinhos portugueses
Associação de Municípios Portugueses do Vinho faz leilão de apoio ao futebolista José Torres
Com o objectivo de contribuir para minimizar a difícil situação económica, devido a doença prolongada, vivida actualmente pelo ex-jogador da selecção e do Benfica, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) realiza, no dia 27 de Outubro, um leilão com vinhos oferecidos por produtores de todo o País. O leilão, que terá lugar no stand da AMPV, instalado no recinto do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, no dia 27 de Outubro a partir das 15 horas, conta com vinhos recolhidos nas várias regiões vitivinícolas portuguesas, através da rede de municípios que integram aquela associação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito dos 25 Anos do CENCAL
CENCAL presta homenagem a Mestre João Reis
O conselho de administração do CENCAL entendeu, no âmbito das comemorações dos 25 anos da instituição, homenagear João Reis, (1942/1997), mestre oleiro, monitor e coordenador dos Cursos de Cerâmica Criativa do CENCAL entre 1987 e 1997, formador insigne, um marco indelével no percurso formativo de 25 anos da instituição. Assim, no dia 30 de Outubro, pelas 10 horas e 30 minutos, será promovida nas instalações do CENCAL, nas Caldas da Rainha, uma sessão de homenagem a mestre João Reis, falecido a 25 de Junho de 1997.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Últimos Concertos
Temporada de Cravo de Óbidos termina dia 27
A V Temporada de Cravo de Óbidos este ano dedicada a comemorar os duzentos e cinquenta anos da morte de Domenico Scarlatti, termina nos dias 26 e 27 de Outubro,. Na sexta-feira, dia 26 de Outubro, pelas 21h30, no Auditório Municipal Casa da Música, Sara Braga Simões (soprano) e Júlio Galvão (cravo) apresentam obras de Scarlatti e outros num Recital de Cravo. Segue-se no sábado, dia 27 de Outubro, pelas 21h30, no Santuário Senhor Jesus da Pedra, a apresentação da já consagrada Camerata Josefa d´Óbidos com obras de Scarlatti, Bach, Vivaldi, Britten, Elgar e Barber com direcção musical de Massimo Mazza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FURA, FURA: um “encontro olhos nos olhos”
Teatro da Rainha promove tributo a José Afonso
A companhia das Caldas da Rainha encerra o mês de Outubro com uma iniciativa original na área da música. De 25 a 27 de Outubro, FURA, FURA vai relembrar o “libertador de consciências”, com três concertos e uma exposição patente na Sala Estúdio do Teatro da Rainha. FURA, FURA reúne três universos de criação diferentes com um ponto em comum: o facto de ter como referência constitutiva José Afonso, um poeta que, para Fernando Mora Ramos, “tudo da voz tocou com magia melódica, ritmo vital e subtileza popular e erudita”. Mezzo Ensemble, Couple Coffee, João Afonso e João Lucas saúdam assim durante três dias, sempre às 21h30, a memória da figura de proa do “canto livre”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Lourdes Norberto, Manuela Maria, Paula Lobo Antunes e Álvaro Faria
Cine-Teatro de Alcobaça recebe peça de teatro “Felizmente não é Natal!”
O Cine-Teatro recebe, no dia 27 de Outubro (sábado), pelas 15h e pelas 21h30, a hilariante comédia de Carles Alberola, encenada por Celso Cleto “Felizmente não é Natal”. Uma peça que conta com a interpretação de conceituados actores nacionais como: Lourdes Norberto, Manuela Maria, Paula Lobo Antunes e Álvaro Faria. O espectáculo das 15h, que surge na sequência das comemorações do Dia Mundial do Idoso, terá como público-alvo idosos com mais de 60 anos, residentes no Concelho de Alcobaça, utentes de IPSS, familiares e funcionários. Nesse sentido, o Município de Alcobaça disponibiliza transporte de todas as sedes de concelho até à cidade, tendo o bilhete um valor especial de 5 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
PCP retira confiança política a Barros Duarte
A Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP admite que o actual presidente da Câmara já não irá renunciar ao mandato, considerando a atitude de Barros Duarte uma “sobreposição dos interesses pessoais aos interesses colectivos e de apego desmesurado ao poder.” Para o PCP, João Barros Duarte defraudou a confiança do seu Partido e camaradas, de todos quantos confiaram na CDU e no seu projecto e, em larga medida, as expectativas dos marinhenses, pelo que retira a confiança política a João Barros Duarte, que “daqui em diante passará a representar-se a si próprio.” Barros Duarte permanece de baixa médica, pelo período de um mês, até ao dia 9 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquitecto Gonçalo Seiça Neves era professor da Universidade de Coimbra
Genro do presidente da Câmara de Alcobaça faleceu inesperadamente
Faleceu, inesperadamente, o arquitecto Gonçalo Seiça Neves, genro do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho. O velório do professor da Universidade de Coimbra tem início terça-feira, pelas 16h30, na Capela da Universidade de Coimbra. A missa fúnebre será realizada no dia 24 de Outubro, pelas 15h, na mesma capela. O funeral seguirá para o cemitério da localidade de Recardães, no concelho de Águeda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Galeria Mouzinho de Albuquerque
Júlio Resende: um nome maior da arte portuguesa em exposição na Batalha
A exposição “Momentos de um Trajecto”, da autoria de mestre Júlio Resende foi inaugurada no dia 14 de Outubro, na Galeria Mouzinho de Albuquerque, na Batalha. Uma mostra que reúne 58 obras, quase todas representativas do percurso de um dos maiores nomes da arte portuguesa do século XX, pintadas no Brasil, Goa, Moçambique e Cabo Verde. O longo trajecto do consagrado pintor portuense, de 90 anos de idade, passou, além da tela, pela pintura a fresco, vitral, painéis cerâmicos, ilustração de obras literárias e cenários teatrais. A não perder, até 25 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Casa-Museu Mário Botas com inauguração prevista para final de 2008
A construção da Casa-Museu Mário Botas, interrompida desde Abril de 2006, devido à renúncia do empreiteiro André Brás, poderá ficar concluída em 2008. Isabel Castro, directora da instituição da Nazaré, assegurou ao Tinta Fresca que à data, os pagamentos à empresa estavam em dia, encontrando-se a obra já na fase de acabamentos. A Fundação Mário Botas tomou posse da obra em Janeiro de 2007, estando previsto para breve o lançamento de um novo concurso. Refira-se que a obra do pintor nazareno permanece, desde 1998, na reserva do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em encontro nacional no dia 18 de Outubro
Regiões de Turismo chumbam projecto
do Governo sobre mapa do turismo nacional
O novo mapa turístico esteve em discussão no dia 18 de Outubro, em Lisboa, num encontro da Associação Nacional das Regiões de Turismo, que aprovaram, quase por unanimidade, o chumbo da proposta do Governo. Em causa está a redução das actuais regiões de turismo de 19 para apenas 5, que coincidirão assim com as regiões administrativas (NUTS II) existentes em Portugal Continental: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. O presidente da Região de Turismo do Oeste defende que dividir turisticamente um País com base em regiões administrativas é um erro, mas acredita que o processo ainda é reversível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com sessão de esclarecimento sobre o QREN
Centro de Apoio ao Empresário das Caldas
da Rainha apresentado no dia 31 de Outubro
O Centro de Apoio ao Empresário das Caldas da Rainha (CAE) vai ser apresentado no dia 31 de Outubro, na Expoeste, promovendo, simultaneamente, a primeira iniciativa: uma sessão de esclarecimento sobre o Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN) e os novos programas de apoio às empresas. Hugo Oliveira, vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha responsável pelo sector do desenvolvimento económico, fará a apresentação do Centro de Apoio ao Empresário, uma estrutura que visa apoiar, acompanhar e desenvolver o tecido empresarial e estimular o empreendedorismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Sérgio Godinho apresenta “Ligação Directa”
no Teatro José Lúcio da Silva
Sérgio Godinho apresenta, no dia 27 de Outubro, pelas 21h30, o seu último trabalho discográfico “Ligação Directa” no palco do Teatro José Lúcio da Silva. O espectáculo com o título “Sérgio Godinho |em| ligação directa”, tem como base o repertório constante neste último trabalho e é “uma ligação directa” às emoções e à razão, que desde sempre as canções de Sérgio Godinho despertaram: o amor, a ironia, a esperança, a contestação. Sérgio Godinho irá interpretar as suas canções mais recentes das quais se destacam “Às vezes o amor”, “Marcha centopeia”, “O rei do zum zum”, “Só neste país”, ou “A deusa do amor”, brindando ainda o público com as maiores referências da sua obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 26 de Outubro
José Régio revivido nas Caldas da Rainha
O Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, o Museu do Hospital e das Caldas e a Associação Forense do Oeste inauguram, no dia 26 de Outubro, às17h30, na Capela de São Sebastião, a exposição “Espelhamentos- Herança literária de José Régio. À noite, pelas 21 horas, decorrerá no Café Central, mais uma edição do Café das Quintas, com a presença de Isabel Cadete Novais, do Centro de Estudos Regianos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com limpeza de valas
Protecção Civil marinhense previne cheias
A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Gabinete de Segurança e Protecção Civil, procedeu a trabalhos de prevenção de cheias, durante a época de Verão. A operação consistiu em limpeza de valas, para evitar que as chuvas do Outono e Inverno obstruam as linhas de água e desencadeiem inundações. Durante os meses de Agosto e Setembro foram desenvolvidas acções de limpeza em 18 quilómetros de valas, dentro da malha urbana das freguesias de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos
Casa da Europa debate discriminação etária
No âmbito do Fórum da Igualdade, iniciativa com a qual a Casa da Europa do Ribatejo (CER) pretende celebrar o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (AEIOT) realizar-se-á no dia 25 de Outubro pelas 21h no auditório do Pálacio do Infantado, em Samora Correia, o segundo debate deste Fórum subordinado ao tema da “Discriminação Etária”. Neste debate, organizado em parceria com a Cãmara Municipal de Benavente, serão abordadas por vários particpantes as discriminações de que são alvo diversas faixas etárias da população em virtude da sua idade, bem como iniciativas que visam eliminar essas mesmas discriminações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Radiação electromagnética de sistemas de comunicações móveis vai ser medida nas Caldas
Câmara e Instituto das Telecomunicações assinam protocolo de monitorização
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o Instituto de Telecomunicações assinam, no dia 23 de Outubro, às 15 h, um protocolo no âmbito do Projecto MonIT para a instalação de uma rede de monitorização remota de campos electromagnéticos no concelho. Tendo em conta as preocupações manifestadas pelas populações sobre os efeitos para a saúde dos níveis da radiação emitida por sistemas de telecomunicações móveis e a necessidade de um esclarecimento adequado sobre o tema, a autarquia decidiu proceder à medição dos valores no concelho. Assim, foi instalada uma rede de monitorização com estações em 4 locais: telhado da Câmara, Escola Raul Proença, Silos e Bombeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado na Festa da Marioneta da Artemrede
Companyia Jordi Bertran apresenta espectáculo de marionetas em Santarém e Alcobaça
A Artemrede apresenta pela primeira vez uma Festa da Marioneta, até 18 de Novembro, em vários locais, nomeadamente nos associados desta estrutura. Neste âmbito, a Companyia Jordi Bertran, de Espanha, apresenta, no dia 25 de Outubro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, e no dia 31 às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça, o espectáculo de marionetas “Antologia”. Sete monólogos "musicais, plásticos e teatrais" para marionetas, compõem o espectáculo. O movimento, os pequenos detalhes, o humor, a poesia, produzem um magnetismo hipnótico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
27º Festival Nacional de Gastronomia: sabores entre a tradição e a modernidade
O almoço inaugural do 27º Festival Nacional de Gastronomia foi confeccionado por Nuno Mendes, chefe de cozinha do ano de 2006, com uma ementa dedicada ao Dia do Ribatejo. Um sinal da mudança de rumo do certame, que pretende conciliar a cozinha tradicional com a cozinha contemporânea. Presentes no almoço estiveram os secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e da Reabilitação, Jorge Lacão e Idália Moniz, respectivamente, e o director da ASAE, entre outros. António Nunes garantiu não pretender causar problemas ao festival, que decorre até 4 de Novembro, na Casa do Campino, em Santarém, confessando ser ele próprio um frequentador de festivais de gastronomia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com as presenças de Laborinho Lúcio e Armando Leandro
CPCJ/Caldas promove I Encontro de Comissões de Protecção de Crianças e Jovens do Oeste
A Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) das Caldas da Rainha promove no dia 24 de Outubro na Escola Técnica Empresarial do Oeste, o I Encontro da CPCJ’s do Oeste. Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e actual membro do Conselho Superior da Magistratura, integrará o painel intitulado “ Criança, sujeito de Direitos”. Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, falará sobre o papel das CPCJ’s na efectivação dos Direitos das Crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Dreams in Colour”
Disco de David Fonseca entra directamente
para nº1 do top nacional de vendas
Editado no dia 8 de Outubro, “Dreams in Colour”, o novo disco de David Fonseca, entra directamente para Nº 1 do Top Nacional de Vendas com apenas uma semana de presença nas lojas. Aguardado com enorme expectativa, o sucessor de “Sing Me Something New” (2003) e de “Our Hearts Will Beat As One” (2005), tem provocado, nos media e no público, um entusiasmo assinalável: as apresentações de “Dreams In Colour” nos dias 7 e 14 nos fóruns da Fnac do Colombo e Norteshopping contaram com um número invulgar de pessoas para este tipo de eventos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição de Artesanato no Cadaval
Miniaturas feitas com fósforos em exposição
no Moinho das Castanholas
Dando sequência às exposições de carácter temporário, o Museu Municipal do Cadaval irá promover, de 22 a 29 de Outubro, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), uma Exposição de Artesanato constituída por peças feitas com fósforos e também em madeira, num total de mais de 30 artigos. Uma mostra inédita, a não perder, que inaugura dia 22, pelas 15 horas. O intuito desta exposição temporária consiste em continuar a divulgar o artesanato da região, neste caso, pôr o público em contacto com trabalhos feitos, manualmente, com materiais pouco usuais, como é o caso dos fósforos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala do Desporto Escolar 2007
Câmara da Marinha Grande recebe prémio
pelo Desporto Escolar
A Câmara Municipal da Marinha Grande foi distinguida com o “Prémio Autarquia”, pelo Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, durante a Gala do Desporto Escolar 2007, que decorreu no dia 11 de Outubro, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, e que contou com a presença da ministra da Educação. A Gala do Desporto Escolar 2007 visou a atribuição de Prémios a entidades que se distinguiram no âmbito do Desporto Escolar, envolvendo seis categorias: “Aluno”, “Professor”, “Escolar”, “Internacional”, “Autarquia” e “Especial”. As distinções foram atribuídas ao nível de cada uma das cinco Direcções Regionais de Educação (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e Região Autónoma dos Açores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 19 de Outubro
Rita Guerra em palco com “Sentimento”
no Café Concerto de Pombal
A cantora Rita Guerra actua no dia 19 de Outubro (sexta-feira) às 23 horas, no Café Concerto de Pombal. Dona de uma das mais bonitas vozes portuguesas, Rita Guerra dispensa grandes apresentações, tendo uma das carreiras mais estáveis e consolidadas dentro do panorama musical português. Rita Guerra (voz e piano), que apresentou no dia 24 de Setembro o seu último álbum “sentimento”, apresenta-se em palco acompanhada de Alexandre Manaia (teclados e guitarra), Gonçalo Pereira (guitarras), Ricardo Pego (baixo) e Rui Reles (bateria).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma das Unidades de Cuidados Continuados melhor apetrechada do País
Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição apresentado na Batalha
O Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição, localizado na localidade de Brancas, vai ser apresentado, no dia 20 de Outubro, aos Irmãos e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia da Batalha. Considerada por alguns responsáveis de saúde como uma “referência de excelência” a nível regional e nacional neste sector, esta nova unidade dispõe de moderno equipamento clínico enquadrado nas exigências do Serviço Nacional de Saúde, e extravasa a dimensão concelhia, considerando-se como uma resposta credível não só para o concelho da Batalha mas também para os limítrofes, nomeadamente Porto de Mós, Alcobaça e Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
300 mil pessoas são esperadas em Santarém
Festival Nacional de Gastronomia:Moita Flores convida presidente da ASAE para inauguração
A 27ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que decorre de 18 de Outubro a 4 de Novembro, na Casa do Campino em Santarém, foi apresentada no dia 15 de Outubro, por Moita Flores, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e Carlos Abreu, presidente da Região de Turismo de Santarém. O certame, com um orçamento de 500 mil euros, conta este ano com uma empresa qualificada que fará o controlo dos produtos alimentares. Descontente com a actuação “espalhafatosa” da ASAE na última edição, que levou à apreensão de alguns alimentos, Moita Flores decidiu convidar este ano para a inauguração o próprio presidente da ASAE, cuja presença está confirmada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1º Festival de Dança de Alcobaça decorre de 1 a 17 de Novembro
Primeira edição do Internacional Exchange Festival arranca com 9 espectáculos
O Internacional Exchange Festival - 1º Festival de Dança de Alcobaça decorre de 1 a 17 de Novembro, em Alcobaça, Leiria e Santa Maria da Feira. No total, o festival conta com nove espectáculos, em que participarão o Moscow Piano Quartet, a Companhia Nacional de Bailado, o Ballet Nacional da Croácia (TIZ Rijeka), o Quorum Ballet, a Escola de Dança do Conservatório Nacional, a Academia de Dança Contemporânea, o Ad Lib Trio Acústico e a CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea, a entidade organizadora. Consulte aqui o programa do festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Instituto Bernardo Santareno
Gala, teatro, exposições e conferências marcam “Novembro, Mês de Santareno” em Santarém
Pelo segundo ano, o Instituto Bernardo Santareno vai organizar em colaboração com a Câmara Municipal de Santarém o “Novembro, Mês de Santareno”. O programa divide-se em três partes principais: ciclo de conferências, comemorações dos 50 anos da primeira exibição da peça “A Promessa” e a II Grande Gala Santareno. De destacar também a estreia do espectáculo "Bernardo Santareno: Os Túneis da Liberdade", pelo VETO Teatro Oficina, a 23 de Novembro e a exposição “Santarém, Capital do Teatro” patente ao público, de 5 a 30 de Novembro, no hall do Teatro Sá da Bandeira, que destacará Almeida Garrett, Bernardo Santareno, Alda Rodrigues e Mário Viegas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Região de Turismo do Oeste considera proposta do Governo “um perfeito disparate”
Lisboa pode absorver Regiões de Turismo
do Oeste, Leiria-Fátima, Ribatejo e Templários
O secretário de Estado do Turismo já entregou a proposta da nova lei-quadro, que prevê a redução das actuais regiões de turismo de 19 para apenas 5, coincidentes com as regiões administrativas existentes em Portugal Continental (NUTS II): Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. A proposta vai estar em discussão no dia 18 de Outubro, em Lisboa, num encontro da Associação Nacional das Regiões de Turismo, mas o descontentamento parece ser generalizado. A ser aprovada a proposta, as Regiões de Turismo do Oeste, Leiria-Fátima, Santarém e Templários irão desaparecer e ser integradas na mega Região de Turismo de Lisboa, que se estenderá de Pombal a Setúbal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémios de escultura e pintura
Paulo Perre e Henrique do Vale vencem V Bienal de Artes Plásticas da Nazaré
O escultor Paulo Perre com o trabalho “Consersio in aliam naturam XII” e o pintor Henrique do Vale com “Ouro do mar vivo” foram os vencedores da V Bienal de Artes Plásticas da Nazaré, tendo os vencedores arrecadado os prémios de 3 000 e 2500 euros, respectivamente. Os 53 trabalhos seleccionados continuam em exposição no Centro Cultural da Nazaré até ao dia 21 de Outubro. Na cerimónia de premiação, que decorreu no dia 14 de Outubro, foram ainda atribuídas menções aos artistas Cristina Joana Oliveira, Rosa Pereira e José Fonte (menções honrosas em Pintura), e Conceição Cabral (menção honrosa em Escultura).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 a 27 de Outubro
Comitiva de Alcobaça inicia visita a Moçambique
Uma comitiva composta pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, os vereadores José Vinagre e Rogério Raimundo, Eduardo Marques, deputado da Assembleia Municipal de Alcobaça, José Canha, director regional de Agricultura e cerca de 20 empresários do concelho, vão representar o Município de Alcobaça, de 20 a 27 de Outubro, em Moçambique. Durante a estada, será assinado o protocolo de Geminação entre o Município de Alcobaça e o Município da Beira, a realizar no dia 22 de Outubro, seguido da inauguração do “Jardim Cidade de Alcobaça”na Beira, para o qual a Câmara Municipal contribuiu com um a verba de 16 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia vai manter apenas duas geminações activas
Câmara Municipal de Santarém quer fortalecer colaboração com Cabo Verde
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, acompanhado por alguns técnicos da autarquia visitou, de 8 a 12 de Outubro, a ilha de Brava, em Cabo Verde. Com esta visita, Francisco Moita Flores teve como objectivo participar na semana cultural a convite da do Centro Cultural Português – Instituto Camões, em Cabo Verde, aproveitando para contactar com aquela ilha geminada com Santarém e perceber quais as áreas em que Santarém poderia, com mais celeridade, cooperar. Segundo o edil, das geminações já celebradas, apenas Brava e Targoviste (Roménia) se manterão activas, ficando, todas as outras temporariamente “adormecidas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Balanço de 2007
Pombal foi o concelho do distrito de Leiria
mais afectado pelos incêndios
O número de incêndios florestais diminuiu este ano no distrito de Leiria, tendo passado de 794 em 2006 para 666 em 2007. Segundos dados da Guarda Nacional Republicana e do Comando Distrital de Operações de Socorro, a extensão de área ardida também diminuiu, passando de 4358 para 1184 hectares. Pombal foi o concelho mais afectado este ano pelos incêndios no distrito, com 754 hectares de área ardida na Fase Charlie (1 de Julho a 30 de Setembro), seguido de Leiria (163 ha) e Batalha (145 ha). 2007 aproxima-se assim dos valores de 2004 (1473 ha), ficando muito abaixo da cifra negra de 2005 (26942 ha).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Instituto Politécnico de Tomar
Golegã inaugura Centro de Estudos Politécnicos
O novo Centro de Estudos Politécnicos da Golegã – CESPOGA foi inaugurado, no dia 9 de Outubro, pelo presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), António Pires da Silva, e pelo presidente da Câmara da Golegã, José Veiga Maltez, através da assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas instituições. O início das actividades está previsto para o mês de Novembro com dois cursos de especialização tecnológica (CET) em Gestão de Animação Turística e outro em Técnicas e Gestão de Turismo, para além de diversos seminários, workshops, ateliers e pós-graduações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Festa das Adiafas e Festival do Vinho Leve
da Região cada vez com mais público
A VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região arrancou, no dia 13 de Outubro, com uma elevada afluência de público na eleição da Rainha das Adiafas 2007. O certame decorre no Parque de Serviços Urbanos do Cadaval até ao dia 21, com restaurantes e tasquinhas no recinto da festa, a par de exposições diversas, animação musical, actividades equestres e, na sexta-feira, um colóquio sobre Vinho. O certame destina-se também a promover o vinho leve da região, de baixo teor alcoólico, único no País, que pode ser consumido às refeições ou adquirido nos expositores do recinto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Luís Filipe Menezes: PSD recusa crescimento económico minimalista
O Congresso Nacional do PSD, que decorreu de 12 a 14 de Outubro, na Expotorres, em Torres Vedras, consagrou Luís Filipe Menezes como o novo presidente, mas a grande novidade foi a previsível eleição de Pedro Santana Lopes para líder da bancada parlamentar do PSD. Em termos de discurso político, as grandes novidades de Menezes são a exigência de uma nova Constituição da República e a recusa do actual modelo de Globalização, defendendo que só pode haver mercado livre se todas as economias respeitarem os Direitos do Homem e as regras ambientais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Centro Dramático Bernardo Santareno estreia peça “Noite de Assassinos”
O Centro Dramático Bernardo Santareno estreia dia 19 de Outubro, às 21h30, a peça “Noite de Assassinos”, no Teatro Sá da Bandeira. A peça volta a cena nos dias 20, 26 e 27 de Outubro. José Triana, escritor cubano, em 1965 ganhou o prémio de teatro, em Havana, com a peça A Noite dos Assassinos. Nesta peça, o autor, coloca três jovens adultos a brincar ao assassinato, tendo como alvo os seus próprios pais. Lalo, Cuca e Beba, são três irmãos que simulam sucessivamente serem eles próprios, os seus pais, os amigos da família, os vizinhos e familiares, numa actividade teatral intensa, em que simulam situações reais e imaginárias encaminhando-se para uma brincadeira terrível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cós – Alcobaça
Escultora Madalena Metelo produz Prémio
de Revelação Artística D. Benta de Aguiar
A jovem escultora Madalena Metelo é a autora do Troféu PRADBA 2007 - Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar. A obra foi produzida por sugestão do escultor José Aurélio, durante um estágio realizado pela autora no seu atelier em Alcobaça durante o Verão de 2007 . A obra ilustra a frase do epitáfio de D. Benta de Aguiar: "Benta na Vida, Águia na subida ao Ceo". Trata-se de uma peça cerâmica de grande beleza e sobriedade plástica, de cor branca, com cerca de 30 cm de altura e um peso de cerca de 0,6 kg.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o Quarteto com Piano de Moscovo, Solistas de Salzburgo e Roberto Corrêa
Município de Alcobaça comemora em Outubro
o Dia Mundial da Música
O concelho de Alcobaça festeja “Outubro - Mês da Música”, com a apresentação de cinco espectáculos musicais. Assim, o Quarteto com Piano de Moscovo actua nos dias 19 e 20 de Outubro no Mosteiro de Cós às 21h30 e no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias às 18 horas, respectivamente. No dia 21 de Outubro às 18h30, é a vez dos Solistas de Salzburgo actuarem no Mosteiro de Alcobaça e, no dia 26 às 18h30, o guitarrista Roberto Corrêa traz a Alcobaça os sons do sertão brasileiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro José Lúcio da Silva
Vieux Farka Touré apresenta em Leiria álbum “Festival do Deserto”
Vieux Farka Touré (filho do falecido Ali Farka Touré, a maior lenda do blues africano) e os Tinariwen actuam no dia 18 de Outubro às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva. Vieux Farka Touré lança agora o seu primeiro disco onde se podem escutar a kora de Toumani Diabaté e, a guitarra do seu pai, Ali Farka Touré na sua última gravação.Os Tinariwen têm-se destacado desde há dois anos como um dos grupos de maior expressão da chamada world music com tours ininterruptas por todo o mundo (numa delas chegaram a abrir alguns concertos para os Rolling Stones). O disco novo, Aman Iman: Water Is Life é o mote principal deste concerto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Núcleo Oeste da Amnistia Internacional promove encontro contra discriminação homossexual
O Núcleo do Oeste da Amnistia Internacional, sensível ao que fundamentou um ano europeu para a igualdade de oportunidades para todos, e no âmbito da campanha da Amnistia Internacional ‘Discriminar não é Humano’, vai promover uma reflexão sobre uma das formas de discriminação ainda existente, a discriminação relativa à orientação sexual na sua forma de homossexualidade. A sessão terá lugar no dia 20 de Outubro (sábado), às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Igreja da Santíssima Trindade: modernidade
e conforto para os peregrinos do século XXI
A inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, teve lugar na tarde de 12 de Outubro, com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, do cardeal Tarcísio Bertone, representante do Papa Bento XVI, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e de Luciano Guerra, reitor do Santuário de Fátima. A nova igreja tem capacidade para nove mil pessoas e custou cerca de 80 milhões de euros, incluindo o túnel rodoviário adjacente. A luz e o espaço são as marcas deste edifício de arquitectura contemporânea com traço do grego Alexandros Tombazis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de Outubro a 1 de Novembro
Pratos tradicionais voltam a Alcobaça
com a Feira de São Simão
Frutos secos, queijos, enchidos, compotas, vinhos regionais entre muitos outros manjares da gastronomia e cozinha típica do Concelho de Alcobaça, vão estar expostos de 26 de Outubro a 1 de Novembro, no MercoAlcobaça, no âmbito das comemorações da Feira de São Simão. Caracterizada pela relação estabelecida com as freguesias do concelho, esta feira reúne um diverso leque de actividades. Para além de adoçar o paladar aos visitantes, contará com momentos musicais, tasquinhas, animação cultural e uma pequena mostra de artesanato. A entrada é gratuita, basta trazer boa disposição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Grupo percussão Tocándar actua em Espanha
O Grupo de percussão Tocándar irá actuar em Espanha nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, no II Festival “Aires de Dulzaina” na cidade de S. Esteban de Gormaz, localizada entre Valladolid e Sória. Será um festival de música tradicional, dedicado principalmente ao instrumento tradicional “dulzaina” conhecido entre nós por gralha. O projecto, para além da percussão com instrumentos tradicionais e outros, conta já com um grupo de caretos, gigantones e cabeçudos. Brevemente irá iniciar a escola de gaitas de foles, sendo os primeiros 4 exemplares oferecidos pela Junta de Freguesia da Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Colecções de Mário Botas, Costa Pinheiro e SA Marionetas em exposição no Armazém das Artes
O Armazém das Artes inaugurou, no dia 5 de Outubro, três exposições em simultâneo: o espólio dos 10 anos da companhia SA Marionetas, a mostra “Spleen”, do pintor nazareno Mário Botas (1952-1983) e a obra gráfica do pintor Costa Pinheiro (1932 - ), considerado um dos mais importantes pintores da segunda metade do século XX. As exposições estarão patentes ao público até 31 de Dezembro, todos os dias das 14 h às 19h. As entradas são pagas, havendo descontos para estudantes, professores e seniores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
VI Festa das Adiafas arranca com eleição
da Rainha das Adiafas
A “VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região” decorre no Cadaval, de 13 a 21 de Outubro. Gastronomia típica, exposições, espectáculos, eleição da Rainha das Adiafas 2007, actividades equestres e um colóquio sobre vinho são as propostas de um certame de reconhecimento nacional. O certame é organizado pela Câmara do Cadaval e dedicado ao final das colheitas, contando com boa gastronomia, servida por restaurantes e tasquinhas, exposições de artesanato e de actividades económicas, espectáculos musicais, eleição da “Rainha das Adiafas” (logo na noite de abertura), e ainda a realização do “III Fim-de-Semana Equestre”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 26 de Outubro
Guitarrista Roberto Corrêa traz a Alcobaça música do Sertão brasileiro
Integrada na digressão Portugal – Cabo Verde (Outubro e Novembro de 2007), Roberto Corrêa apresenta-se no Mosteiro de Alcobaça no dia 26 de Outubro (sexta-feira), às 21h, na Sala do Capítulo. Hoje, no Brasil e no mundo, quem quiser ouvir cultura do interior do Brasil Central terá por ouvir Roberto Corrêa, importante nome da viola na actualidade. Guitarrista, compositor e pesquisador, tornou-se referência nacional e internacional do género. As suas composições e interpretações têm levado a música do Sertão aos palcos do mundo inteiro. Uma oportunidade de ser relacionar mais intimamente com a Cultura brasileira. Entrada Livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
PS e PSD pedem eleições para a Câmara Municipal
As concelhias do PS e PSD da Marinha Grande pedem eleições para a Câmara Municipal, por considerem o actual projecto autárquico esgotado, após o anúncio da renúncia do presidente da Câmara, até agora não concretizado. Entretanto, a Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata da Marinha Grande, reunida a 24 de Setembro, decidiu por maioria, apresentar a sua demissão ao presidente da Mesa do Plenário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a melhoria do seu estado de saúde
Concelhia da Marinha Grande do PCP acredita na renúncia de Barros Duarte
Perante as notícias em torno da não concretização da renúncia ao mandato por parte de Barros Duarte, a Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP esclarece que o anúncio público por parte da Comissão Concelhia de que Barros Duarte renunciaria ao mandato de presidente da Câmara foi acordado nos termos e conteúdos básicos antecipadamente com o próprio. O PCP refere que “sendo verdade que Barros Duarte ainda não apresentou a renúncia ao mandato, queremos acreditar que o compromisso assumido com o Partido será cumprido e que a formalidade da renúncia acontecerá logo que Barros Duarte melhore o seu estado de saúde.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de ter votado por um dos traçados na AMLEI
João Salgueiro manifesta-se contra os dois traçados do TGV em Porto de Mós
João Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, esclareceu ao Tinta Fresca não haver contradição entre ter votado favoravelmente a opção do traçado do TGV Leiria-Poente, no âmbito da Área Metropolitana de Leiria, e ter aprovado uma deliberação, na Câmara Municipal de Porto de Mós, contra os dois traçados em estudo. “No âmbito da Câmara Municipal foi aprovado que ambas as soluções são penalizadoras para o concelho de Porto de Mós”, referiu o edil, acrescentando, no entanto, que mantém a decisão tomada na AMLEI.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Petição em defesa do Teatro Rosa Damasceno junta quase duas mil assinaturas
O presidente da Câmara Municipal de Santarém confirmou ao Tinta Fresca não haver novos desenvolvimentos relativamente à acção posta em tribunal pela autarquia sobre o processo de venda do Teatro Rosa Damasceno, em que se declarou parte interessada no negócio. Moita Flores não recebeu também qualquer informação relativamente ao inquérito aberto pela Polícia Judiciária sobre o incêndio que vitimou no dia 10 de Março este edifício classificado. Relativamente à vigília que juntou cerca de uma centena de pessoas junto ao Teatro Rosa Damasceno, no dia 28 de Setembro, o edil comentou apenas que “se pudesse, também lá tinha estado nessa noite.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Listas estão afixadas nas juntas de freguesia
Devolução de cauções da electricidade e gás aos consumidores já começou
Terminou no dia 23 de Setembro o prazo fixado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) às entidades prestadoras destes serviços, para procederem à afixação e divulgação das listas de consumidores, a quem foi cobrada caução nos contratos celebrados até 1999. A DECO alerta ser fundamental que todos os consumidores exijam a devolução dos montantes pagos, a título de caução, dispondo de 180 dias para reclamar a devolução.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Leiria
Damião Porto inaugura exposição individual
de pintura na Galeria 57
A Galeria 57 promove uma exposição individual de trabalhos do pintor Damião Porto, no dia 13 de Outubro (sábado) pelas 21 horas, em Leiria. Na ocasião será lançado o livro onde se encontram reproduzidas as obras patentes na exposição “Histórias que nunca ninguém sabe…Parte 1”. Licenciado em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto, Damião Porto, depois de concluir a licenciatura, nunca mais parou de pintar e de nos surpreender com os seus trabalhos, fazendo exposições em Portugal e no estrangeiro. Apesar dos seus 32 anos, é neste momento um dos mais promissores pintores portugueses e um dos mais aplaudidos por alguns dos melhores críticos de arte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região”
Câmara Municipal do Cadaval organiza debate
sobre os desafios do sector do vinho
Já está definido o programa do colóquio subordinado ao tema: “O Vinho: os desafios do sector”, a realizar, no dia 19 de Outubro (sexta-feira), pelas 14 horas, no auditório municipal do Cadaval, no âmbito do certame “VI Festa das Adiafas e VI Festival do Vinho Leve da Região”, que, por sua vez, decorre de 13 a 21 de Outubro. O colóquio é organizado pela Câmara Municipal do Cadaval, em parceria com o Centro de Informação Europeia Europe Direct Oeste, considerando a vitivinicultura um dos pilares fundamentais da economia regional e o certame um espaço de celebração e promoção dos produtos da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Moita Flores apresenta projecto de 96 milhões de euros de requalificação da frente ribeirinha
O projecto de requalificação urbana da frente ribeirinha de Santarém, apresentado no dia 3 de Outubro, no Waterfront 2007, no Centro de Congressos de Lisboa, promete revolucionar a zona e tornar Santarém um dos melhores destinos turísticos do País e da Europa. A Câmara Municipal de Santarém prevê a construção de um dique para libertar a zona ribeirinha das cheias e transformá-la no grande Parque da Cidade, uma via pedonal de ligação entre Alfange e a Ribeira de Santarém, na actual linha de caminho-de-ferro a ser desactivada e a implantação de um pólo universitário da Universidade de Ciências Gastronómicas na antiga Fábrica de Alfange.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passagem da linha ferroviária de alta velocidade
Câmara da Batalha volta a reiterar a opção
pelo traçado do corredor Leiria-Poente
O presidente da Câmara da Batalha voltou a reiterar junto do Director Geral da Agência Portuguesa do Ambiente a posição assumida pelo Município face à opção da construção do traçado da linha férrea de alta velocidade no concelho da Batalha. Para António Lucas, o corredor que melhor serve os interesses dos munícipes, do concelho e do próprio País é o Leiria-Poente, posição também consubstanciada pela Área Metropolitana de Leiria, que mereceu, recorde-se, o voto unânime de todos os autarcas. António Lucas explica que o traçado em causa apresenta vantagens inequívocas quer no que toca à minimização dos impactes ambientais como também no plano financeiro no que concerne à construção do traçado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Outubro, Novembro e Dezembro
Município de Pombal promove Festival das Artes
Teatro, dança e música são as grandes artes a que o Município de Pombal dedica um festival durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, a decorrer no Teatro-Cine de Pombal. O musical ”Querido Che”, no dia 13 de Outubro e a peça “O Monstro às Escuras”, de Filipe Crawford, no dia 27 de Outubro são os primeiros espectáculos em cartaz.. Para assistir aos espectáculos, o Município de Pombal disponibiliza um Cartão Festival das Artes ao preço de 5 euros e que permite uma redução de aproximadamente trinta por cento na aquisição dos bilhetes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Promotora de Ensino e Formação de Fátima é a nova proprietária
Escola Superior de Educação de Torres Novas muda de mãos
A Escola Superior de Educação de Torres Novas (ESETN) passou formal e definitivamente, no dia 2 de Outubro para a alçada da Associação Promotora de Ensino e Formação de Fátima (APEFF), entidade formativa vocacionada para a formação ao longo da vida. “A APEFF já operava desde 1 de Setembro de 2004 com todas as condições, em contratos renovados anualmente; este é o contrato definitivo”, afirmou David Catarino. De acordo com o protocolo celebrado, apenas fica em posse da Diocese o edifício e o Alvará emitido pelo Ministério competente que, de acordo com a legislação actual é intransmissível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Barros Duarte não renunciou
Presidente da Câmara da Marinha Grande regressa em black out
Barros Duarte regressou no dia 8 de Outubro à presidência da Câmara Municipal da Marinha Grande, mas iniciou um black out, não prestando quaisquer declarações. Ao contrário do que anunciou a Concelhia do PCP da Marinha Grande, Barros Duarte não apresentou a sua renúncia e continua a trabalhar nos dossiês da autarquia. A última reunião de Câmara decorreu no dia 4 de Outubro, uma sessão importante em que foi aprovado o lançamento do concurso público para a concepção do futuro Complexo Municipal de Piscinas da Marinha Grande, que incluirá três pistas de 50m para treinos de alta competição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD do distrito de Leiria apresenta proposta temática
XXX Congresso Nacional do PSD reúne delegados em Torres Vedras
O XXX Congresso Nacional do PSD decorre nos dias 12, 13 e 14 de Outubro, na Expotorres, em Torres Vedras. Entretanto, o PSD do distrito de Leiria, pela voz do presidente da Comissão Política Distrital, Fernando Marques, considera que não há tempo a perder e o PSD tem de construir novas soluções alternativas para o País. Em proposta temática a apresentar ao Congresso Nacional, o PSD de Leiria apresenta uma moção sob o título "Afirmar Leiria num Portugal moderno e competitivo", visando, nas palavras do autarca de Ansião, "reflectir e pensar Leiria, os seus problemas, as suas potencialidades e os novos contextos para afirmar esta Região."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centenário do Nascimento de Miguel Torga
Grupo Teatrão leva à cena em Coimbra
o Projecto TerraTorga
O Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra lançou o repto ao Teatrão - Teatro para a Infância de Coimbra e, depois de uma série de três sessões de leituras encenadas (em espaço público) de alguns dos contos mais emblemáticos da obra de Miguel Torga, levadas a cabo nos meses de Verão, é a vez do Projecto Terra Torga subir agora a palco, no Museu dos Transportes, como corolário deste Projecto dedicado a um dos mais importantes escritores portugueses do século XX, dando a conhecer a obra do autor que escolheu Coimbra para viver. Com esta 36º produção d' O Teatrão, pretende-se, em primeiro lugar, uma aproximação ao autor de uma forma não tradicional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande recebeu debate do PS sobre políticas de família e natalidade
Paulo Pedroso defende prestação única
de apoio à natalidade
A biblioteca do Sport Operário, na Marinha Grande encheu, no dia 27 de Outubro, para ouvir Paulo Pedroso, ex-ministro do Emprego e Formação Profissional, no âmbito das conferências que a federação distrital do PS está a realizar sob o lema “Portugal precisa de mais bebés. Como ajudar as famílias a tratar deles? Paulo Pedroso entende que a atribuição de um apoio substancial ao nascimento, como o estão a fazer a Espanha e a Alemanha, é muito mais eficaz do que colocar a tónica apenas no aumento da prestação do abono de família.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Festival Nacional de Teatro de Marionetas - Marionetas na Cidade”
Treze companhias nacionais de marionetas mostram encanto do teatro de rua
A companhia S.A. Marionetas organiza, de 5 a 14 de Outubro, na cidade de Alcobaça o “Festival Nacional de Teatro de Marionetas - Marionetas na Cidade”. Esta 10ª edição conta com a presença de 13 companhias que realizarão 30 espectáculos em 10 dias espalhados por toda a cidade. Destaque para a excelente exposição que reúne o espólio da companhia nos seus 10 anos de existência a decorrer no Armazém das Artes e para a estreia de “Ben Almanzor – o feitiço do mouro no Castelo de Alcobaça”. O espectáculo da S.A.Marionetas, que recriou a lenda de Ben Almanzor feita com sombras gigantes projectadas nas paredes do Castelo de Alcobaça, teve a originalidade de ser visionado à noite do largo do Mosteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão registou a maior participação de sempre
Assembleia Municipal Alcobaça interrompida
por multidão preocupada com o TGV
A reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Alcobaça que debateu a passagem do TGV pelo concelho de Alcobaça, no dia 4 de Outubro, foi interrompida pouco depois do início da discussão deste tema. Centenas de pessoas afluíram ao auditório da Biblioteca Municipal, mas viram-se impossibilitadas de assistir devido à reduzida capacidade da sala, que comporta apenas 100 pessoas. A solução passou então pela transferência da sessão para o Cine-Teatro, com capacidade para 330 pessoas, mas que acabou por acolher mais de 500. Cerca das duas horas da manhã, a Assembleia Municipal aprovou duas moções que rejeitam a passagem do TGV a Oeste da Serra dos Candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Mestres organeiros recuperam órgãos de tubos
Seis dos oito órgãos históricos da cidade de Santarém estão a ser alvo de recuperação, num investimento de 410 mil euros. A recuperação é da responsabilidade da Câmara de Santarém em parceria com o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém. As obras de restauro decorrem até Setembro de 2008. Os seis órgãos de tubos são propriedade da Diocese (paróquias de Salvador, S. Nicolau e Marvila) e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 de Outubro a 30 de Dezembro em Tomar
Núcleo de Arte Contemporânea mostra pinturas, desenhos e objectos de Albertina Mântua
Um conjunto de pinturas, desenhos e objectos de Albertina Mântua dão corpo, de 14 de Outubro a 30 de Dezembro, à 27.ª exposição temporária do Núcleo de Arte Contemporânea. A artista nasceu no ano de 1929 em Lisboa, em cuja Escola Superior de Belas-Artes se licenciou. Foi das poucas mulheres a participar nos primeiros momentos da intervenção surrealista, destacando-se os cadavre-exquis realizados em parceria com Vespeira. Partindo desse universo da década de 50, Albertina Mântua cruza múltiplas referências, desde Max Ernest a Magritte, com citações que recuam a Bosch, passando pelo Simbolismo e pelo Romantismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A escola da Calçada de Carriche
Mário Lopes
OPINIÃO
Portugal e as Migrações: “Novos e Velhos Desafios”
Henrique Tigo
O Arquitecto Eugénio dos Santos
Luís Rosa
A nova cruz alta de Fátima
D. Serafim Ferreira e Silva
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o