Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 80 Director: Mário Lopes Domingo, 8 de Dezembro de 2019
"Santa no Gelo"
Pista de gelo abre dia 1 de Julho em Santa Cruz
Abre ao público no dia 1 de Julho (domingo), às 10h, no Parque de Jogos em Santa Cruz, a maior pista de gelo natural do País. O evento, denominado "Santa no Gelo", é uma organização da empresa municipal Promotorres, com o apoio da autarquia. Determinados a patinar no gelo, os torreenses vão poder desfrutar, em plena época balnear e aquecidos pelo calor do Verão, de uma pista de gelo com 630 m2, capacitada para 100 patinadores em simultâneo. “Santa no Gelo” promete diversão de 1 de Julho a 26 de Agosto, todos os dias das 10h às 24h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Câmara Municipal quer promover civismo no concelho
Pacto Cívico de Leiria assinado segunda-feira
Seis dezenas de associações, empresas e instituições das Freguesias de Coimbrão, Leiria, Marrazes e Pousos já aceitaram o convite da Câmara Municipal de Leiria para subscrever o ‘Pacto Cívico de Leiria’, numa cerimónia que terá lugar na segunda-feira dia 2 de Julho, pelas 17h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O ‘Pacto Cívico de Leiria’ é um dos componentes da campanha ‘LEIRIA é a minha casa’ e para a sua assinatura foram convidadas cerca de 80 associações e instituições com sede nas Freguesias de Coimbrão, Leiria, Marrazes e Pousos: escolas, associações juvenis, ambientalistas e empresariais, associações de pais e empresas patrocinadoras da campanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trio Mediterrain e Corais do Orfeão de Leiria
Festival “Música em Leiria” apresenta sons
da Europa na última semana de Junho
A 25ª edição do festival “Música em Leiria” regressa nos dias 29 de Junho em Pombal e 30, em Leiria, com o Trio Mediterrain e uma mistura de nacionalidades e instrumentos na música clássica. Reunidos a partir de Berlim, os “jovens músicos de particular talento” Laura Ruiz Ferreres, clarinete, Bruno Borralhinho, violoncelista e Kim Barbier, ao piano, propõem um concerto variado e são rosto de uma programação musical “que reserva espaço ao público mais jovem”. O “Música em Leiria” volta ao Teatro José Lúcio logo no domingo, dia 1, para a interpretação de obras de Luís Tinoco, Queen e de musicais da Broadway pelos Corais do Orfeão de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Feira de S. Pedro espera 200 mil visitantes
A Feira de S. Pedro abre as portas no dia do seu patrono prolongando-se até ao domingo 8 de Julho. A Feira de S. Pedro – uma das maiores feiras generalistas realizadas em Portugal – conta com mais de 400 expositores comerciais, contando, ainda, com áreas de restaurantes e tasquinhas, de divertimentos e de feirantes tradicionais. Pólo de convivência tradicional dos torrienses e da população do Oeste, a Feira constitui uma demonstração da pujança empresarial da Região. Durante a semana a feira abre às 17 h e fecha às 24h e aos fins-de-semana abre às 15 h e encerra às 24 h. Sextas e sábados encerra à 1 h da manhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 1 de Julho
Museu do Cartaxo abre portas para comemorar Dia do Vinho
Para comemorar o Dia do Vinho, no domingo, 1 de Julho, o Museu Rural e do Vinho do Cartaxo abre as suas portas para visitas gratuitas, dando também a provar um bom néctar do concelho. Este espaço estará aberto ao público das 9h30 às 12h30 e das 15h às 17h30. O Município do Cartaxo associa-se, assim, à iniciativa lançada há quatro anos pela ViniPortugal, que consiste em propor aos museus e aos agentes económicos do sector a abertura das portas das suas adegas e de outras estruturas valorizadoras do mundo vitivinícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas inaugura 2.ª fase da Avenida Poente
A inauguração da 2.ª fase da Avenida Poente de Torres Vedras realiza-se no dia 28 de Junho, pelas 20h, com a presença do Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos. A cerimónia será antecedida de um beberete, pelas 19h30, nos Claustros do Convento da Graça. De referir que este novo troço daquela via periférica, com uma extensão de 1,785 Kms, ligará a Rotunda situada nas imediações do Parque Verde da Várzea à Rotunda do Barro, contribuindo, dessa forma, para diminuir a intensidade do tráfego que circula no interior da Cidade de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro de Cós
António Rosa com carta branca no Cistermúsica
O Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça apresenta, no dia 30 de Junho às 21h30, no Mosteiro de Cós, o concerto “Carta branca a António Rosa”. Serão intérpretes António Rosa (clarinete) e António Oliveira (piano), os quais interpetarão obras de Fernando Lapa, Witold Lutoslawski, Igor Stravinsky, Niels Gade e Francis Poulenc. Este é o segundo concerto dedicado a músicos alcobacenses, depois de Sérgio Carolino ter actuado no dia 16 de Junho com os Saxofínia. No dia 7 de Julho, será a vez do percussionista Manuel Campos fechar este ciclo. Preço: 5 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas
Batalha acolhe Simpósio Iberoamericano
A Batalha recebe o Simpósio Iberoamericano sobre Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas entre os dias 28 de Junho e 1 de Julho, uma organização conjunta da Sociedad Española para La Defensa del Património Geológico y Minero, Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e Sociedade Portuguesa de Espeleologia, com o patrocínio da Câmara Municipal da Batalha, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ministério da Ciência e Ensino Superior) e do INETI (Ministério da Economia e Inovação). À data presente está programada a apresentação de 36 comunicações orais e de 7 posters.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Junho a 8 de Julho
Monges Tibetanos do Mosteiro Tashi Lhunpo abrem Festas do Almonda
As Festas do Almonda terão lugar em Torres Novas, de 29 de Junho a 8 de Julho. Na sua maioria os espectáculos acontecem ao ar livre e são de entrada gratuita. O palco do Jardim das Rosas vai receber música e dança originárias da Índia, música árabe, uma banda de ritmos argentinos, sapateado, fado e folclore português e muita música de fusão, de sons latinos, africanos e reggae. Um workshop de percussão em bidons irá animar o ambiente todos os fins de tarde no Jardim, assim como uma aula de dança indiana ao ar livre para todos. Curtas-metragens realizadas por jovens na formação de cinema lançam novos olhares numa noite que será também de cinema.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 30 de Junho na Biblioteca Municipal
Câmara de Alcobaça divulga programa do colóquio “7 razões para votar”
A Câmara Municipal de Alcobaça realiza, no dia 30 de Junho, pelas 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o colóquio "7 Razões para Votar". Estarão presentes como oradores Gonçalves Sapinho, da Câmara Municipal de Alcobaça, Joaquim Veríssimo Serrão, presidente Honorário da Academia Portuguesa de História, Rui Rasquilho, director do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Luís Rosa, gestor e autor, Pedro Tavares, engenheiro civil, António Maduro, professor e Maria Augusta Trindade, historiadora. De seguida, seguir-se-á uma visita guiada ao Mosteiro pelo mágico Luís de Matos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Cultural de Belém
Museu Colecção Berardo com 24 mil visitantes no primeiro dia de abertura ao público
O Museu Colecção Berardo foi inaugurado no dia 25 de Junho no Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, com a presença do primeiro-ministro José Sócrates. O Museu esteve aberto ao público durante 24h non-stop, com entrada gratuita. Cerca de 24 mil pessoas visitaram a exposição no primeiro dia, levando a Fundação Berardo a estender a gratuitidade da entrada ao segundo dia de funcionamento. A cidade de Lisboa contará agora com um novo espaço museológico de referência, onde o público português e estrangeiro poderá desfrutar dos grandes nomes da arte nacional e internacional dos sécs. XX e XXI.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de familiares do cônsul
Aristides de Sousa Mendes homenageado em Leiria
No II aniversário da Rota de Arquitectura Korrodi realiza-se no dia 28 de Junho (quinta-feira) pelas 21h30, no Instituto da Juventude de Leiria, uma conferência sobre Aristides de Sousa Mendes com a Dra Ana Luz e a presença de três familiares de Aristides de S. Mendes. Aristides de Sousa Mendes - Foi cônsul português em Bordéus tendo salvo cerca de 30 000 pessoas na II Guerra Mundial (10 000 das quais eram judeus), tendo desobedecido às ordens de Salazar. Será também entregue o prémio do concurso de fotomontagem sobre Património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival terá lugar de 24 a 26 de Agosto
Moita Flores, Da Weasel e Mundo Secreto apresentaram Live Experiences in Alviela
Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, Gonçalo Terenas, da Global Share, empresa organizadora e produtora do Live Experiences in Alviela, Francisco Mendes, Relações Públicas deste Festival, apresentaram no dia 25 de Junho em conferência de imprensa em Lisboa, no restaurante Linha D’Água, o festival Live Experiences in Alviela que terá lugar em Vaqueiros, nos dias 24, 25 e 26 de Agosto. Além dos já referidos Da Weasel e Mundo Secreto, actuarão neste festival 4Taste, Xutos e Pontapés e Pedro Abrunhosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moção aprovada por unanimidade
Assembleia Municipal da Nazaré exige novo Centro de Saúde
A Assembleia Municipal da Nazaré pretende que o Governo inscreva a construção do novo Centro de Saúde como investimento prioritário no que se refere à edificação de novas infra-estruturas de saúde na região Centro. Em moção aprovada por unanimidade no dia 22 de Junho, a Assembleia Municipal da Nazaré lamenta que o novo Centro de Saúde não seja considerado prioritário pela ARS do Centro e salienta que as actuais instalações, que são «provisórias há dezenas de anos», não possuem «as mais adequadas condições organizacionais e operacionais, mesmo após as intervenções efectuadas para a passagem do SAP para este local».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4.º Estágio Internacional de Orquestra
Orfeão de Leiria inaugura ciclo de concertos com actuação do clarinetista António Rosa
No âmbito do 4.º Estágio Internacional de Orquestra da região Leiria – Fátima organizado pelo Orfeão de Leiria, teve início no dia 25 de Junho um concerto do clarinetista António Rosa, na Casa Municipal de Cultura em Alvaiázere. Natural de Vestiaria (Alcobaça), este músico licenciado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na classe do Professor António Saiote, frequenta actualmente o Mestrado em Clarinete na Universidade de Aveiro. O referido estágio terá início a 16 de Julho e termina a 29 do mesmo mês, estando ainda a decorrer inscrições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos mais importantes grupos europeus de Música Antiga
NeoBarok estreia no Festival Música em Leiria
Perfeição e virtuosismo, por si só, não são sinónimos de grande música. Junte-se-lhe o prazer e alegria de a tocar, e um entendimento renovado da prática da música antiga, uma experiência que se cruza com as referências a Reinhard Goebel, ao Música Antiqua de Colónia, ao Concerto Köln e a Akademie für Alte Musik - algo que este recém-formado agrupamento sustenta em cada uma das suas apresentações -, eis a fórmula para o aplauso unânime que o NeoBarock vem conhecendo por toda a Europa. Esta semana estarão em Leiria, a convite do Festival Música em Leiria. O concerto é no dia 27 de Junho (quarta-feira), às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Novo Circo de Shangai actua dia 30 de Junho
no Pavilhão dos Desportos
O Novo Circo de Shangai estará em Torres Novas no dia 30 de Junho (sábado), pelas 22h, no Pavilhão dos Desportos, para apresentar um espectáculo com impressionantes números mágicos e acrobáticos. Formada em 1991, esta companhia de circo surgiu na sequência de inúmeros pedidos para performances no estrangeiro. Nos últimos 14 anos, tem adquirido um estatuto profissional e de qualidade, desenvolvendo e difundindo as tradições das artes populares chinesas através do circo acrobático.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Museu Alfredo Keil, Casa da Literatura António Lobo Antunes, Centro de Ciência Viva e Mercado das Artes
Câmara Municipal de Torres Novas projecta cidade criativa
O espólio do músico, pintor e poeta Alfredo Keil vai ficar em Torres Novas, num museu a instalar na Casa do Paço. O protocolo para instalação do Museu Alfredo Keil foi assinado no dia 23 de Junho, no jardim do Castelo, por António Rodrigues, presidente da Câmara Municipal e por Francisco Keil do Amaral, bisneto do autor da Portuguesa, na presença do secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho. No âmbito do QREN, a autarquia aposta no projecto Turris XXI - Cidade Criativa, que incluirá não apenas o Museu Nacional Alfredo Keil, mas também a Casa da Literatura António Lobo Antunes, o mercado das artes e o Centro de Ciência Viva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa um artigo de opinião do deputado social-democrata
PSD Batalha chama a Feliciano Barreiras Duarte “exibicionista” e “interesseiro”
A Comissão Política de Secção do PSD da Batalha reuniu no dia 11 de Junho e contestou o teor de um artigo de opinião do deputado Feliciano Barreiras Duarte, publicado no Região de Leiria, em que assume o mérito de ter indicado António Lucas como candidato à Câmara Municipal da Batalha, nas eleições de 2001, depois de um jantar na Lapa com o então presidente do PSD Durão Barroso. Em comunicado, o PSD da Batalha, contesta a ”total falta de rigor do texto publicado” e “a falsidade dos argumentos utilizados.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 200 pessoas presentes em jantar temático sobre Mozart
Programa de turismo cultural começou
no Mosteiro de Alcobaça
A Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA) iniciou o seu programa de turismo cultural, no dia 22 de Junho, no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça, com o espectáculo “Venha Jantar com Mozart”. Mais de 200 pessoas responderam ao convite para jantar e assistir à representação teatral da vida do génio de Salzburgo. O programa de turismo cultural decorre agora diariamente, podendo o turista escolher as actividades que mais lhe agradem. Para 20 de Agosto, a mesma produtora, Artonus, irá estrear um jantar temático no Mosteiro, alusivo ao mito universal de D. Pedro I e Inês de Castro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Junho a 8 de Julho
Pedro Santana Lopes convidado especial
da VI Feira do Livro do Bombarral
Pedro Santana Lopes é um dos convidados da VI Feira do Livro do Bombarral, que decorre de 29 de Junho a 8 de Julho, no Palácio Gorjão. O ex-primeiro-ministro irá apresentar o seu livro “Percepções e Realidade”. António Homem Cardoso, Nuno Cardal, Margarida Fonseca Santos, Padre António Vaz Pinto, Daniel Sampaio, Zita Seabra, Moita Flores e Tiago Rebelo são os outros escritores presentes no certame. Consulte aqui o programa da feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA)
AMA aposta no turismo cultural em Alcobaça para atrair famílias de todo o País
A Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA) divulgou, no dia 14 de Junho, um ambicioso programa de turismo cultural para a cidade de Alcobaça, orientado para o segmento familiar. Tendo o Mosteiro de Santa Maria como âncora fundamental, o programa idealizado pelo empresário Carlos Gomes pretende valorizar as componente emotiva (amor eterno), artístico- (momentos musicais e de dança), gastronómica (doces conventuais e roteiro gastronómico dos Coutos de Alcobaça) e lúdica (teatro de marionetas e provas de licores). O arranque começa com o espectáculo “Venha Jantar com Mozart”, no dia 22 de Junho, no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Festas de São Pedro estão de volta
A cerimónia de abertura das Festas de S. Pedro terá lugar no dia 23 de Junho, pelas 18h, nas Piscinas Municipais de Porto de Mós. As festividades irão decorrer de 23 de Junho a 1 de Julho e contarão com a presença de Lucas e Matheus, José Malhoa, Tatiana, Quim Barreiros, Dança Brasil, Bailão com LF Music, Broa de Mel, II Festival de Música da Juventude e, a encerrar, D’ZRT. Todos os visitantes podem ainda deliciar-se com as iguarias e pratos típicos confeccionados pelas duas dezenas de tasquinhas que este ano estarão presentes no âmbito da XV Feira de Gastronomia e que são promovidas e dinamizadas pelas diversas colectividades do concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conclusão do LNEC
Faixa de risco da praia da Nazaré poderá ser reduzida
A faixa de risco da arriba da Nazaré, que obrigou à interdição de 100 metros da praia de banhos, poderá ser reduzida. Esta é a principal indicação dos ensaios de queda de graves ontem realizados no promontório da Nazaré, num âmbito de estudo de estabilidade da vertente sul realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Numa análise preliminar, baseada nos dados registados na observação da zona de impacto dos blocos, os responsáveis do LNEC consideram ser possível avançar rapidamente com uma recomendação no sentido da redução da actual faixa de risco, coadjuvada por uma intervenção na base do promontório, que passará pela execução de uma vala e de mota de retenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arranhó - Arruda dos Vinhos
Secretário de Estado da Cultura inaugura Museu Irene Lisboa
No dia 24 de Junho é inaugurado o primeiro projecto cultural que o Município de Arruda dos Vinhos desenvolve na área da museologia, o Museu Irene Lisboa que ficará localizado em Arranhó. Com início marcado para as 16h, a inauguração contará com a presença do secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho e com um espectáculo de música, teatro e leitura expressiva a cargo do Externato João Alberto Faria. "Irene Lisboa: O Pouco e o Muito", é a exposição de longa duração que assinala a inauguração do Museu e retrata o percurso biográfico desta poetisa/pedagoga que nasceu a 25 de Dezembro de 1892, na Quinta da Murzinheira, na freguesia de Arranhó.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova denominação é Taxa de Serviço
Concelhia do PS de Alcobaça contra Aluguer
de Contador de Água
A vereadora do Partido Socialista abandonou a última reunião da Câmara de Alcobaça, não participando na votação. A posição de Dulce Bagagem deve-se à apresentação a votação da mudança de denominação do Aluguer de Contador de Água para Taxa de Serviço, nas últimas duas reuniões de Câmara. A vereadora defendeu que o espírito da lei, aprovada em Assembleia da República, com votos favoráveis do PS e PSD, explicita que “a responsabilidade pelos contadores deve ser dos prestadores do serviço e não deve implicar custos para os utentes”, acrescentando que “o prestador do serviço não poderá cobrar ao consumidor “qualquer outra taxa de efeito equivalente”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vida e Morte de um Objecto”
Paulo Tuna expõe no Atelier António Duarte
Paulo Tuna inaugura, no dia 21 de Junho (quinta-feira) às 22 horas, no Atelier-Museu António Duarte, no Centro de Artes das Caldas da Rainha, uma exposição intitulada “Vida e Morte de um Objecto”. Para ver até 31 de Julho. Paulo Tuna nasceu na região de Trás-os-Montes, em 1976. Licenciou-se em Artes Plásticas pela ESAD. Vive e trabalha nas Caldas da Rainha. Expõe com regularidade desde 1996.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
XXIV Festival do Vinho Português duplica número de expositores
De 14 a 22 de Julho, o Bombarral acolherá os visitantes no seu XXIV Festival do Vinho Português, o mais antigo e tradicional certame de divulgação da vitivinicultura nacional, este ano revitalizado com a presença do dobro dos stands vitivinícolas de anos anteriores, num total que atinge neste momento as quatro dezenas de expositores entre adegas e outros produtores de vinho. Nos seus 24 anos de vida e em especial nos últimos 13, o certame transformou-se numa referência para o sector, atraindo todos os anos à Mata Municipal algumas dezenas de milhares de visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contact pertence ao grupo BES
Telemarketing: empresa de grande dimensão inaugurada nas Caldas da Rainha
O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Costa, era, no dia 19 de Junho, a imagem da satisfação na cerimónia de inauguração da empresa Contact, nas Caldas da Rainha, uma empresa ligada ao Grupo BES.A empresa vai funcionar na antiga Fábrica Frami, entretanto remodelada, e para a sua instalação nas Caldas da Rainha Autarquia e Contact celebraram um acordo em Maio passado. “Habituados a ver fechar empresas, é com satisfação redobrada que vemos abrir uma empresa desta dimensão” disse Fernando Costa, acrescentando que “Caldas está de braços abertos para mais iniciativas”. O número de postos de trabalho criados poderá ultrapassar as duas centenas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 a 24 de Junho
Parque Vaz Monteiro recebe Feira Medieval
de Alenquer
A Feira Medieval de Alenquer é inaugurada no dia 22 de Junho (sexta-feira), pelas 22 horas, com um cortejo medieval da Câmara Municipal para o Parque Vaz Monteiro onde decorrerá o evento. No sábado e domingo, a feira reabre pelas 15 horas, com várias tavernas recheadas de petiscos e outras iguarias, bem como artesanato e muita animação (teatro, música, dança do ventre, torneio de armas, venda de escravos, falcoaria, cerco e captura de bruxas, malabares, cuspidores de fogo e inúmeras personagens da época medieval, nomeadamente, bárbaros, bruxos, cobradores de impostos, combatentes, mendigos, músicos, nobres, povo).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Assembleia Municipal promove debate sobre Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades
Para debater o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, a Assembleia Municipal da Marinha Grande promove uma reunião debate, no dia 21 de Junho às 21h, no Auditório do Museu do Vidro. Para discutir esta problemática a Assembleia Municipal entendeu convocar as diferentes Associações, Instituições, Partidos, Autarcas, Forças de Segurança, Escolas, Sindicatos, ONG’s, e outras entidades concelhias etc…
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional de Luta contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas
Nazaré recebe espectáculo de Down Hill Urbano
O Dia Internacional de Luta contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é o mote para a realização de um espectáculo de Down Hill Urbano que a CERCINA, Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré, e a Câmara Municipal da Nazaré vão promover no dia 26 de Junho, a partir das 15h30, no centro da vila nazarena. Uma nova aposta que promete trazer dinamismo às ruas da Nazaré e que conta com a colaboração de Marco Fidalgo, atleta profissional de Down Hill da equipa BERG CYCLES | SPORT ZONE, na organização. O “Dia D” pretende mostrar aos jovens que há alternativas ao consumo de drogas. Mais saudáveis, radicais e cheias de adrenalina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
LNEC realiza estudo de estabilidade
Arriba do Sítio da Nazaré com ensaios de queda de graves na quarta e quinta-feira
De 20 a 21 de Junho decorrem os ensaios de simulação da queda de graves da arriba da Nazaré. O estudo, promovido pela Câmara Municipal da Nazaré e desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, pretende avaliar as condições de estabilidade da arriba sul do promontório da Nazaré. Para tal, serão efectuados, a partir da manhã de quarta-feira, ensaios de queda de blocos de betão, devidamente sinalizados, visando a medição do alcance do seu impacto na falésia e no areal da praia.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Marinha Grande
Concelhia do PS contra decisões da Câmara sobre Vitroibérica e parques industriais
A concelhia do PS da Marinha Grande denunciou, no dia 18 de Junho, em conferência de imprensa, o que considera “obstáculos que a actual maioria PCP/PSD na Câmara Municipal está a colocar ao desenvolvimento económico e empresarial do concelho.” A concelhia do PS da Marinha Grande refere ter tido conhecimento que a Câmara Municipal “se prepara para, através de exigências absurdas e sem sentido, impedir o funcionamento da ex-empresa Marividros, adquirida por via judicial pela Vitroibérica, fazendo com que 35 trabalhadores actuais, mais 20 no próximo ano, possam dar continuidade à sua actividade laboral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Câmara Municipal aprovou Requalificação do Campo Sá da Bandeira – Jardim da Liberdade
A Câmara de Santarém aprovou no dia 4 de Junho, em sessão de Câmara, a abertura do concurso público para concepção, construção e exploração do parque público de estacionamento subterrâneo, no âmbito do projecto de construção do Jardim da Liberdade. O início da obra tem lugar na Av. do Brasil e está previsto para Agosto deste ano, e o jardim para Fevereiro de 2008, prevendo-se que o prazo de execução seja de 9 a 12 meses, tendo um investimento previsto de 6 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
IPPAR dá parecer favorável à requalificação
e valorização do Jardim das Portas do Sol
O Jardim das Portas do Sol, considerada a sala de visitas da cidade de Santarém que aguarda há décadas por obras de melhoramento, vai finalmente ser requalificado. Uma equipa de técnicos da Câmara Municipal de Santarém elaborou um projecto prévio que permitiu o lançamento do Concurso Público de Concepção / Construção, sobre o qual o IPPAR deu Parecer favorável. A obra terá início ainda este ano, sendo o custo de 1,7 milhões de euros, financiada pelo Programa Polis ao abrigo de uma candidatura da autarquia de Santarém, devendo estar concluída no prazo de um ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 30 de Junho
Câmara Municipal de Alcobaça organiza colóquio "7 Razões para Votar"
A Câmara Municipal de Alcobaça realiza, no dia 30 de Junho, pelas 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o colóquio "7 Razões para Votar". Estarão presentes como oradores Gonçalves Sapinho, da Câmara Municipal de Alcobaça, Joaquim Veríssimo Serrão, presidente Honorário da Academia Portuguesa de História, Rui Rasquilho, director do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Luís Rosa, gestor e autor, Pedro Tavares, engenheiro civil, António Maduro, professor e Maria Augusta Trindade, historiadora. De seguida, seguir-se-á uma visita guiada ao Mosteiro pelo mágico Luís de Matos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Cabo Verde
Câmara da Marinha Grande assina protocolo de geminação/cooperação com o Tarrafal
A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 14 de Junho, por unanimidade, submeter um pedido de autorização à Assembleia Municipal para celebração de um protocolo de geminação / cooperação com o Município do Tarrafal, em Cabo Verde. Esta pretensão decorre, fundamentalmente, de laços históricos, culturais e linguísticos que unem Portugal e Cabo Verde, para além daqueles que ligam especificamente os dois concelhos, nomeadamente o facto de se tratarem de duas importantes referências históricas que se cruzaram na luta contra o regime repressivo e colonial português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira SAMP para Bebés e Famílias
Pinhal das Artes com primeira edição na mata de São Pedro de Moel
A primeira edição do Pinhal das Artes: Feira SAMP para Bebés e Famílias terá lugar no dia 23 de Junho, na mata de São Pedro de Moel (Pinhal de Leiria). Esta feira resulta do crescimento dos projectos Berço das Artes, Músicos de Fraldas e Concertos para Bebés e dirige-se a todas as crianças dos 0 aos 5 anos e suas famílias. As actividades programadas dividem-se em tendas familiares, tendas temáticas e palco central, conforme descritivo abaixo. Os objectivos primeiros deste projecto da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), de Leiria, passam por promover o diálogo entre a fruição artística e a natureza, estimular a troca de bens e saberes culturais desde a primeira infância e oferecer a famílias com bebés um amplo conjunto de actividades artísticas ao ar livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 30 de Junho
Exposição “Gárgulas do Mosteiro da Batalha” dinamiza concurso 7 Maravilhas de Portugal
A exposição inédita “Gárgulas do Mosteiro da Batalha” está patente de 14 a 30 de Junho, na Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque. Esta iniciativa faz parte do programa de divulgação do Mosteiro da Batalha, no âmbito do concurso 7 Maravilhas de Portugal. A mostra, uma organização da Câmara Municipal e do Mosteiro da Batalha, com o apoio da EAOTB e do CEPAE, reúne um importante espólio fotográfico de algumas das mais impressionantes gárgulas do Mosteiro da Batalha, além de ter painéis explicativos e uma área multimédia. É possível observar na exposição três gárgulas originais e duas réplicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SA Marionetas e CeDeCe estreiam bailado
no Cine-Teatro de Alcobaça
Deuses da dança e das marionetas à solta
na abertura de “A Caixa de Pandora”
O grupo SA Marionetas estreou, nos dias 8 e 9 de Junho, no Cine-Teatro de Alcobaça, o espectáculo “A Caixa de Pandora”, um bailado de grande intensidade e beleza plástica, com marionetas de 4,5 metros de altura, um verdadeiro hino para os sentidos. O grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça esteve cheio na noite de estreia desta co-produção de CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea e S.A.Marionetas-Teatro & Bonecos, baseada na célebre história da mitologia grega.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Empresa de call center do Grupo BES cria
200 postos de trabalho
A Contact, prestadora de serviços de call/contact center, vai inaugurar no dia 19 de Junho as suas novas instalações nas Caldas da Rainha. Esta iniciativa vem no seguimento da expansão do volume de negócio da empresa fora do Grupo BES e irá permitir a criação de cerca de 200 postos de trabalho. O novo contact center representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros. A empresa sublinha que a abertura deste novo site da Contact irá contribuir para a dinamização e desenvolvimento económico da região, tendo o mesmo sido apoiado desde o início pela Câmara das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor do Hino Nacional
Museu Nacional Alfredo Keil inaugurado dia 23 em Torres Novas
A cerimónia de assinatura do protocolo para instalação do Museu Nacional Alfredo Keil, em Torres Novas, terá lugar no dia 23 de Junho, pelas 18h, no Jardim do Castelo de Torres Novas, com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho. Alfredo Keil (1850-1907) foi pintor e compositor de mérito, tendo ficado para a história, após a implantação da República, como o compositor do Hino Nacional, que ainda hoje se mantém em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor do blogue Do Portugal Profundo
António Caldeira constituído arguido no caso da licenciatura de José Sócrates
António Caldeira, autor do blogue Do Portugal Profundo acaba de ser constituído arguido no caso da licenciatura de José Sócrates, revelou o próprio no dia 15 de Junho no seu sítio da Internet. O professor alcobacense, que investigou e publicou este dossiê, depois desenvolvido na blogosfera e nos media, foi ainda convocado para ser testemunha noutro inquérito relativo ao mesmo assunto. O caso de Caldeira sucede ao de outro professor, António Charrua, suspenso e alvo de um inquérito disciplinar por parte da Direcção Regional da Educação do Norte, alegadamente devido a uma piada sobre a licenciatura em Engenharia Civil do primeiro-ministro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4ª edição
Marchas animam Cadaval no Santo António,
São João e São Pedro
A 4ª edição das Marchas Populares de Santo António decorreu no dia 12 de Junho, na vila do Cadaval, numa organização da Junta de Freguesia do Cadaval, com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval. No dia 22, enquadrando-se na Festa de S. João, que decorre de 21 a 26 de Junho, voltam as marchas ao Cadaval, para os também já habituais desfiles de São João, constituindo mais uma organização da Junta de Freguesia local. Também no dia 30, por ocasião do S. Pedro, as marchas prosseguem na Ventosa, no largo principal da localidade, desta feita numa organização do Ventosa Atlético Clube.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Almeno Gonçalves, António Melo, Joaquim Nicolau e Fernando Serrão
“Crise dos 40” contada no masculino sobe ao palco do Cine-Teatro da Nazaré
A "Crise dos 40”, uma comédia teatral com os conhecidos artistas de televisão, Almeno Gonçalves, António Melo, Joaquim Nicolau e Fernando Serrão, vai estar em cena no Cine-Teatro da Nazaré no dia 23 de Junho, às 21h30. Baseada num original espanhol de grande sucesso, “La Curva de la Felicidad”, da autoria de Eduardo Galán e Pedro Gómez, a peça conta a história das angústias e dúvidas existenciais de quatro homens que, ultrapassada a barreira dos 40 anos, se vêem a braços com novos rumos de vida. Joaquim Fonseca, o protagonista, de 42 anos, é guionista de televisão. Vítima de um trabalho instável e em plena crise dos 40 é abandonado pela mulher.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Marques Mendes, Ferreira do Amaral e Miguel Relvas discutem programa do PSD
O PSD vai levar a efeito, no dia 23 de Junho (sábado), a partir das 15 horas, uma sessão distrital, organizada pela Comissão Nacional de Revisão do Programa do PSD, no âmbito das propostas para um “Futuro Sustentável para os Portugueses” subordinado ao tema «Viver nas Cidades (Urbanismo, Transportes, Desporto, Lazer)”. A referida sessão na Sala Infante II, do Hotel dos Templários, em Tomar, contará com a presença de Marques Mendes, presidente do PSD, terá como oradores Joaquim Ferreira do Amaral e o deputado Miguel Relvas e será emitida em directo pela Internet em www.programa.psd.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anunciado na visita a São Martinho do Porto
Água de Castelo do Bode chega em Agosto
à Região Oeste
O executivo municipal de Alcobaça efectuou uma visita a S. Martinho do Porto, no dia 9 de Junho, para mostrar as últimas novidades em termos de abastecimento e tratamento de água e obras de requalificação urbana da vila balnear. O município irá receber em breve água de Castelo do Bode, através da ligação Alcanhões/Póvoa de Santarém, seguindo para o Cadaval, através de 100 quilómetros de condutas e então distribuída para os vários municípios da Região Oeste. Rio Maior, Lourinhã e Peniche serão os primeiros a receber esta água, já em Agosto, seguindo-se Cadaval, Bombarral e Óbidos, depois Caldas da Rainha e, finalmente, Nazaré e Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gastronomia e artesanato da região até 17 de Junho
XVII FIABA: os sabores tradicionais da Batalha
do tachadéu às migas de arroz
A XVII FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha decorre até 17 de Junho tendo como objectivo divulgar o artesanato da região, além da boa gastronomia local. A animação está assegurada através de grupos populares, de jazz, da Gala da RTP e, no dia 16 de Junho, do XIX Encontro Nacional de Coleccionadores da Batalha. 16 tasquinhas das diferentes associações culturais e desportivas do concelho permitem ao visitante saborear pratos típicos como o tachadéu, os ossos de porco cozidos, a chanfana e as migas com arroz. 70 stands oferecem os mais variados produtos de artesanato, assim como cerâmicas, madeiras e artigos de decoração, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo Aeroporto de Lisboa
Núcleos empresariais e regiões de turismo contestam adiamento da Ota
Na sequência das declarações do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, em relação à localização do novo aeroporto de Lisboa, a Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste (ADRO), o Conselho Empresarial do Centro (Coimbra), a Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) e as Regiões de Turismo do Oeste, Leiria-Fátima, Ribatejo e Templários promoveram uma conferência de imprensa no dia 13 de Junho, na sede da ADRO, em Torres Vedras, para divulgar uma posição conjunta, considerando estar em causa a credibilidade e a estabilidade nas decisões do Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 15 e 16 de Junho
Escola Profissional de Agricultura de Alcobaça organiza “Dias Abertos”
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister / Alcobaça vai abrir as suas portas à comunidade, nos dias 15 e 16 de Junho, com a realização dos "Dias Abertos". No âmbito da realização deste evento, a escola preparou um programa que permite valorizar e reforçar a relação Escola / Meio. A iniciativa começa com a acção de divulgação " O Papel da Joaninha na Maçã de Alcobaça", seguindo-se a apresentação e divulgação do eco-percurso da maçã de Alcobaça, largada de Joaninhas e, por fim, actividades equestres e vacada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XV Festival de Música de Alcobaça
Schubert no seu esplendor no Cistermúsica
A Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana juntaram os seus músicos para uma actuação conjunta (das cordas) de “A Grande” 8ª Sinfonia de Schubert. No Cine-Teatro de Alcobaça esteve, no dia 10 de Junho, uma centena de músicos interpretando uma das mais vigorosas obras da música clássica, exigindo especial preparação física para uma actuação ininterrupta de hora e meia. Sob direcção de Michael Zilm, a sinfonia do génio de Viena foi um momento de grande exaltação musical, sublinhado no final pelo público com uma longa salva de palmas. O Cistermúsica prossegue a 16 e 17 de Junho, com Sérgio Carolino e os britânicos The Orlando Consort.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Weasel, Pedro Abrunhosa, 4Taste, Xutos e Pontapés e Mundo Secreto já confirmados
Santarém palco de Festa de Pré-Apresentação do Live Experiences in Alviela
Santarém foi palco no dia 8 de Junho, da Festa de Pré-Apresentação do Festival Internacional de Música de Santarém Live Experiences in Alviela. Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, o conhecido apresentador Francisco Mendes, relações públicas do festival e Gonçalo Terenas, da Global Share, produtora do evento, reafirmaram que a edição deste ano, que terá lugar em Vaqueiros - Santarém, nos dias 24, 25 e 26 de Agosto, terá muitas surpresas, uma vez que se trata de um projecto inovador com um conceito diferente, ligado a uma problemática ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
XVII FIABA com Gastronomia, Animação
e Artesanato de 14 a 17 de Junho
De 14 a 17 de Junho, tem lugar a XVII edição da FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha. O certame, com uma importância cada vez mais notória na região centro, tem vindo a contar, de ano para ano, com um número de solicitações cada vez maior por parte dos artesãos que desejam participar nesta importante feira. A par do artesanato, a gastronomia, a cargo das Associações do concelho, marca também presença e dá-se a conhecer aos milhares de visitantes que ocorrem ao evento. Da chanfana de cabra, ao tachadéu, das migas com arroz aos doces tradicionais, a oferta é variada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Jorge Custódio deixa Convento de Cristo
Jorge Custódio deixou de ser director do Convento de Cristo no dia 31 de Maio. Em carta de despedida, Jorge Custódio anuncia o seu regresso ao Palácio da Ajuda, para “continuar a servir a causa do Património e do País.” Sem indicar os motivos da sua saída, o professor refere que “independentemente da minha vontade pessoal, da motivação e do meu desempenho como director do Convento de Cristo, decidiu o senhor director do IGESPAR não renovar a minha Comissão de Serviço.” Iria Caetano, que deixa a direcção do Panteão Nacional, é a nova directora do Convento de Cristo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lúcia Almeida Matos em Alcobaça
Armazém das Artes organiza conferência
sobre exposição “ Escultura com Afectos”
O Armazém das Artes organiza, no dia 30 de Junho, no seu auditório, uma conferência com a historiadora de arte Lúcia Almeida Matos. A professora da Faculdade de Belas Artes do Porto falará sobre a exposição “ Escultura com Afectos”, patente ao público até 16 de Setembro nos espaços da Fundação. A entrada é livre. Recorde-se que o Armazém das Artes inaugurou, no dia 12 de Maio, esta mostra representativa da melhor arte portuguesa dos últimos 50 anos, estando previstas conferências e debates com a participação de autores e críticos de arte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Patente ao público até 30 de Junho
Luís de Matos inaugurou exposição “7 Ícones
de Alcobaça” no Posto de Turismo
O Posto de Turismo de Alcobaça inaugurou, no dia 12 de Junho, a Exposição “7 ícones de Alcobaça”, numa organização da Câmara Municipal de Alcobaça. Além dos sete ícones: os amores de D. Pedro e D. Inês de Castro; a Maçã; a Doçaria Conventual; a Chita; o Cristal; a Padeira de Aljubarrota e a Nova Pop / Movimento Madbaça, Luís de Matos foi a “estrela” da Inauguração. A autarquia divulgou entretanto o novo sítio da Internet dedicado à candidatura do Mosteiro de Alcobaça no concurso 7 Maravilhas de Portugal: http://mosteiro.alcobaca.pt/
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado
Marchas populares saem à rua na Nazaré
As marchas populares saem à rua na Nazaré na noite de 16 de Maio (sábado). Cinco marchas vão desfilar pelas ruas da vila, a partir das 21 horas. A primeira exibição decorrerá no Largo de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. Depois, as marchas desfilarão pela Marginal e, finalmente, abrilhantarão as Festas em Honra de Santo António, na Pederneira. Este ano, participam a Marcha do Sítio, a marcha "Aos três Santos vou Cantar", de Ana Maria Mendes, a Marcha "Varandas da Nazaré", com o tema "Nazaré à noite", a marcha da Pederneira, com o tema "Pederneira vai ao campo", e a Marcha do Clube Recreativo Beneficente Valadense, de Valado dos Frades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Galardões atribuídos pela Associação Bandeira Azul e Quercus
Distrito de Leiria e Região Oeste distinguidos com 14 Bandeiras Azuis e 21 Praias de Ouro
Oito concelhos do distrito de Leiria e Região Oeste foram contemplados com a Bandeira Azul, num total de 14 praias: Alcobaça (1), Caldas da Rainha (1), Figueiró dos Vinhos (1), Nazaré (1), Lourinhã (2), Peniche (6), Pombal (1) e Torres Vedras (1). Também a Quercus decidiu atribuir um galardão às praias com qualidade boa entre 2001 e 2005 e qualidade sempre análises boas em 2005. Das 180 “Praias de Ouro” seleccionadas, 21 são do Distrito de Leiria e Região Oeste: Alcobaça (5), Leiria (1), Lourinhã (4), Marinha Grande (1), Nazaré (1), Peniche (3) e Torres Vedras (6).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de ter garantido em Leiria concurso público para a construção ainda em 2007
Mário Lino dá dito por não dito e suspende construção do Aeroporto da Ota
O ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações anunciou, no dia 11 de Junho, durante a realização de um colóquio na Sala do Senado da Assembleia da República, que o Governo irá suspender a construção do Aeroporto da Ota para estudar a possibilidade da sua localização em Alcochete, nos terrenos da actual carreira de tiro, propriedade do Exército. Esta decisão de Mário Lino surge depois do presidente da CIP ter apresentado um estudo em que é defendida a localização do Novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete devido a uma maior proximidade face a Lisboa, menores custos de construção e uma área disponível superior à da Ota (7500 contra 2000 hectares na Ota).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PRADBA 2007
Bazar das Monjas de Coz institui Prémio
de Revelação Artística D. Benta de Aguiar
O Bazar das Monjas de Coz instituiu, no dia do seu 3º aniversário, a 5 de Junho, o Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar (PRADBA). O concurso pretende contribuir para a descoberta de novos valores no campo das artes e para a divulgação da riqueza cultural e patrimonial da Freguesia de Cós, Concelho de Alcobaça, onde pontifica o Mosteiro de Santa Maria de Cós. O monumento, fundado em 1279, viria a ser transformado na casa conventual das monjas da Ordem feminina de Cister no século XVI, situação que se manteve até à extinção das ordens religiosas (1834). Os interessados poderão concorrer nas modalidades de Ensaio, Texto Literário, Pintura, Desenho, Escultura, Fotografia e Vídeo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando que consenso é impossível
Presidente da Câmara do Cartaxo desafia Governo a avançar já com o aeroporto da Ota
A construção do novo aeroporto da Ota marcou a reunião da Câmara do Cartaxo, no dia 6 de Junho. Perante as diversas reflexões e tomadas de posição quanto a esta matéria, o presidente do Município voltou a reforçar a necessidade de “se avançar com o projecto o quanto antes”. Considerando como certa a sua implementação, Paulo Caldas informou que o desenvolvimento do concelho está a ser projectado já tendo em conta esta realidade. O autarca sublinhou que “é preciso explicar aos portugueses que a Ota faz sentido” e que um consenso nacional, técnico e político é, hoje, impossível de concretizar, por isso, “é fundamental partir imediatamente para a acção”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estação Florestal Nacional descura Mata do Gaio
Assembleia Municipal promove visita de alerta
a pulmão verde do concelho de Alcobaça
A Assembleia Municipal de Alcobaça promoveu, no dia 9 de Junho, uma visita à Mata do Gaio, na Freguesia do Vimeiro. São 267 hectares de floresta, incluindo pinheiros (150 hectares) e quercinius (70 hectares), sobretudo, carvalhos e sobreiros. Apesar do valioso património florestal em causa, o Estado tem descurado por completo este verdadeiro pulmão verde do concelho de Alcobaça, de que é proprietário. Um dos tesouros desta mata reside nas cerca de 80 subespécies de sobreiro, oriundas de várias partes do mundo, plantadas há meio século pelo ilustre engenheiro agrónomo Joaquim Vieira Natividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jazz em português
Festival de Jazz de Santarém marca reabertura do Ginásio do Seminário
O Festival de Jazz de Santarém está marcado para os dias 15, 16 e 17 de Junho, no requalificado Ginásio do Seminário. Miguel Braga e "Transa Atlântica" que convida Fernando Girão, no dia 15, João Mendes c/ Trio Carlos Azevedo, Quinteto Paula Oliveira e Bernardo Moreira, com "Lisboa que adormece", no dia 16, Quinteto de Jazz de Lisboa "20 anos sem Zeca Afonso" e Quarteto de André Sarbib convida Maria Viana, no dia 17, são as propostas em cartaz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Interdição de 100 metros da praia avança
dia 11 de Junho
A barreira de delimitação dos 100 metros de praia que ficarão interditados a banhistas na praia da Nazaré, durante a presente época balnear, será colocada no dia 11 de Junho (segunda-feira). Os trabalhos decorrerão ao longo da manhã, dando assim cumprimento à medida imposta pelo INAG, para salvaguarda da zona de risco da falésia. Imposição que a Câmara Municipal acatou, sob pena de não ser atribuída a Bandeira Azul à praia da Nazaré, apesar de cumprir todos os outros critérios de qualidade ambiental exigidos. Entretanto, dentro de poucos dias, deverá avançar no terreno o estudo de queda de graves que a autarquia encomendou ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso 7 Maravilhas de Portugal
Câmara de Alcobaça promove concurso para cerimónia do Estádio da Luz
Quer ir ao Estádio da Luz, dia 7 de Julho, assistir à Cerimónia de Consagração das 7 Novas Maravilhas Nacionais e do Mundo, com bilhete pago e transporte? A Câmara Municipal de Alcobaça convida-o a votar, até 30 de Junho, no Mosteiro de Alcobaça o maior número de vezes possíveis e, nesse mesmo dia, apresentar as facturas telefónicas detalhadas. Os dez maiores votantes ganham um bilhete para a Cerimónia de 07/07/07 no Estádio da Luz. No âmbito da Campanha “O Truque é Votar”, a Câmara Municipal de Alcobaça acordou também com a Rodoviária do Tejo a inclusão de publicidade na carreira rápida que faz todos os dias o trajecto Alcobaça – Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 11 a 16 de Junho
Junta de Freguesia de Leiria lança Roteiro
da Morcela de Arroz de Leiria
De 11 a 16 de Junho irá decorrer a 1ª Edição do Roteiro da Morcela de Arroz de Leiria 2007, que contará com a participação de 9 estabelecimentos de restauração e bebidas da freguesia de Leiria. Durante esse período, os estabelecimentos irão colocar à disposição dos clientes pratos confeccionados com a típica Morcela de Arroz de Leiria, assim como as especialidades da casa. Para uniformizar a imagem da iniciativa, foram distribuídos aos estabelecimentos: aventais, ementas e cartazes, alusivos ao Roteiro e ainda um prato de barro com a inscrição do Roteiro, como lembrança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Junho a 8 de Julho
Câmara do Bombarral organiza VI Feira do Livro
O Bombarral acolhe, de 29 de Junho a 8 de Julho, os visitantes na sua VI Feira do Livro, evento que após um ano de interrupção retoma o seu lugar na divulgação do gosto pelo livro e pela leitura, constituindo um evento marcante no panorama regional, pela qualidade dos autores e outras actividades na área do teatro e da música. A organização é da Câmara Municipal do Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santamaria, 4Taste, Rabo de Saia e Corvos são os cabeças-de-cartaz
Festas da Cidade e do Concelho de Ourém
de 15 a 23 de Junho
As Festas da Cidade e do Concelho de Ourém decorrem de 15 a 23 de Junho. A abertura inclui o encerramento da Cenourém, com a peça “O Pequeno Imperador”, de Atílio Bari, interpretada pelo Grupo de Teatro da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama no Cine-Teatro Municipal, e o concerto com o grupo brasileiro “Rabo de Saia”, no Centro de Negócios de Ourém, local onde decorre também a feira de Gastronomia e Artesanato. Os grupos Santamaria, 4Taste, Rabo de Saia e Corvos são os cabeças-de-cartaz desta edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A Linha do Oeste, o TGV e o Aeroporto da Ota
Mário Lopes
OPINIÃO
Perpetuum mobile - Celebrar a Continuidade
Miguel Sobral Cid
XV Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça
Alexandre Delgado
Óbidos já é uma “Maravilha de Portugal”, mas...
Carlos Orlando Rodrigues
A importância da arquitectura nas cidades com património histórico
Carlos Bonifácio
“Ao Menino e ao Borracho mete Deus a mão por baixo…”
Isabel Ferreira e Margarida Batalha
De novo a diáspora?! Ou multilocalidade?
Alzira Simões
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o